sábado, abril 20, 2013

ITAÚ/RN: VEJA O NÍVEL DOS RESERVATÓRIOS DO MUNICÍPIO APÓS AS CHUVAS OCORRIDA ONTEM, 19.

O quadro do município mudou de uma hora para outra, deixando a população sem palavras com tamanha quantidade de chuva que caiu na noite desta sexta-feira, 19 e durante a manhã deste sábado, 20. Em algumas localidades ocorreram um verdadeiro dilúvio com precipitações chegando a marca de 205 mm no bairro nossa senhora das dores (somando a noite de sexta e a manhã deste sábado), e que deixou muitos açudes de pequeno porte sangrando e os maiores em situação bem melhor devido a seca que castiga o sertanejo.
Na zona rural também ocorreram uma boa quantidade de chuvas como no sítio acauã que choveu 50 mm, no sítio marreco choveu 55 mm, no sítio jerusalém 130 mm, no sítio curais 155 mm.

Açude Currais

O Açude Currais que estava seco recebeu uma grande quantidade água, localidades próximo ao açude como o sítio currais choveu 155 mm e no sítio jerusalém choveu 130 mm águas que são desaguadas no açude currais.
Foi uma situação muito gratificante para o agricultor que já não tinha mais esperança em ver o solo tão castigado pela seca brotar de novo e com a chuva ocorrida tem a certeza de que a seca tão castigante fora amenizada.


Açude Currais


O açude currais ainda está longe de sangrar, pois estava totalmente seco, mas já é possível perceber que em seu leito existe água armazenada em boa quantidade.


Barragem de Fernando de Licor



Na zona urbana os olumes de chuvas foram maiores como ocorrido no bairro nossa senhora das dores em que a precipitação somada durante a noite a manhã deste sábado atingiu 205 mm. A barragem de Fernando de Licor que estava totalmente seca já está sangrando para dentro do açude currais, este é um reservatório de pequeno porte, mas permanece jorrando água em boa quantidade dentro da zona urbana.


Açude Público - Nossa Senhora das Dores

O açude público localizado no bairro nossa senhora das dores (próximo a Junior de dorzinho) que estava seco recebeu boa quantidade de  água, atingindo o cordão onde sangra para dentro do açude currais.

Açude de Junior de Dorzinho


Outro açude de pequeno porte localizado dentro da propriedade de Junior de dorzinho recebeu boa quantidade de água e também armazenou um bom volume em seu leito.


Açude Passagem

Açude Passagem


O Açude Clidenor Régis de Melo (Açude Passagem) que está com sua capacidade muito abaixo do normal, tendo em vista a seca e o mesmo abastecendo toda a zona rural de itaú e outras localidades e ainda a as cidades de Itaú/RN e Taboleiro Grande/RN não é possível afirmar a quantidade (Em Volume) real de água recebida, mas o fato é que o referido açude recebeu uma boa quantidade de água.

Barragem de Chico Antonio




A Barragem de Chico Antonio que deságua para dentro do açude passagem ainda não está sangrando como alguns comentários chegaram na cidade. A Equipe de reportagem do nosso blog esteve no local para confirmar a veracidade das informações e depois de pedirmos autorização ao proprietário do terreno que proibiu a entrada de visitantes por entender que alguns estavam quebrando litros de bebidas dentro da mesma nos concedeu permissão para registrar imagens da barragem e até a nossa saída do local a mesma ainda faltava cerca de 50 cm para desaguar suas águas para dentro do açude passagem que é o maior açude do município de Itaú.

Barragem de Chico Antonio

A barragem é o último local onde as águas chegam antes de desaguar no açude passagem, pois depois que ela sangra o açude recebe água em grandes proporções.


Açude na Saída de Itaú sentido à Pau dos Ferros/RN

Alguns outros açudes de pequenos portes localizados na Br 405 também estão sangrando como o açude localizado próximo a churrascaria santa luzia (Fabinho).
Este açude é o que está localizado na saída de Itaú para pau dos ferros próximos as antigas placas de sinalização.


Lagoa do Bairro da Felicidade

A Lagoa localizada no bairro da felicidade também está desaguando suas águas para dentro da barragem de Fernando de Licor que posteriormente deságua para o açude currais e assim por diante no município de Itaú/RN. 

Lagoa do Bairro da Felicidade

A referida lagoa encontrava-se em obras de urbanização e revitalização, e agora com a lagoa cheia a obra vai precisar de mais tempo para sua conclusão.


Reprodução Cidade News Itaú via Professor Márcio Melo
Leia Mais ››

Precipitações pluviométricas ultrapassam 160mm de chuva em Itaú


Por volta das 21:30 de ontem (sexta-feira, 19) teve início a chuva no município de Itaú-RN que de acordo com informações colhidas por nossa reportagem as medidas pluviométricas já ultrapassaram 160mm, onde é possível ouvir em até mais de 200mm de chuvas em alguns sítios.

Os reservatórios de água de pequeno porte já estão jorrando águas por seus sangradouros, há situações de emergências onde foi registrado um alto volume de água onde a mesma ultrapassa a parede de sustentação de reservatórios, gerando preocupação por parte de seus proprietários.

Uma situação semelhante a esse foi vivenciada no ano de 1953, em um 12 de Abril, hoje, abril de 2013, ouvimos agricultores mencionar em nunca ter testemunha algo desse tipo.

Para se ter uma ideia todos os reservatórios do municípios estavam simplesmente ao pó, poeira, o chão rachado demonstravam o sofrimento de um povo sofrido que clamavam por água. Muitos agricultores já se desfazem de seus rebanhos com medo de uma grande seca que assolava o nordeste; as previsões seriam de chuvas abaixo da média, porém quando a mão de Deus desce sobre o clamor do povo, faz a situação mudar de uma hora outra.

Um passo de mágica.

É assim que descrevo esse momento ímpar, em que vivenciamos. Estou no sítio de propriedade dos meus pais desde a noite de ontem (sexta-feira, 19) e hoje (sábado, 20) os açudes amanheceram completamente cheios, ou melhor, transbordando sua capacidade. Podemos dizer que ao deitar para dormir víamos apenas o pó na estrada e ao acordar, assim como um passe de mágica, olhando para todos os lados, derredores, a situação é a mesma, água, água e mais água, tudo alagado, uma cheia que parece inacreditável, a energia acabou desde as 22:30h de ontem, e por este motivo não foi possível a atualização do blog, mas isso aqui no sítio Jerusalém, na cidade o fornecimento de energia mantém-se, porém estou ilhado, sem passagem para cidade; todos os locai de acesso estão interditados devido a chuva.

O telefone que não para de tocar, com informações de todas as partes, a alegria, a emoção está tomando conta dos moradores, porque todos acreditavam estar vivendo a maior seca de todos os tempos, ouvíamos falar em migração para capital do Estado e até mesmo para outros estados brasileiro, a preocupação maior da população seria a escassez de água.

Os pluviômetros registram no sítio Jerusalém até as 7h 130mm, na cidade de Itaú foram registradas precipitações de 160 a 200mm e assim os sítios vizinhos a situação é a mesma.

Veja as votos registradas aqui no sítio por mim, Arlindo Maia e sinta a alegria que muitos agricultores estão sentindo em poder presenciar uma cena como essa que há muitos meses não conseguíamos ver, e só a mão poderosa de Deus, que teve misericórdia e compaixão de povo nordestino e enviou chuva, o que parece atingir toda região.

Qualquer nova informação, fique ligado aqui no blog que procuraremos manter você informado.

A energia foi reestabelecida as 8:40h.

























Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

Chuva Transforma Totalmente a Paisagem da Cidade de Itaú

O que para muitos parecia impossível; sobre as bençãos de Deus em Itaú aconteceu! Desde ontem sexta - feira 19\04\2013 por volta das 21:30h chove uma chuva tranquila que faz os sertanejos respirarem alivados, ficarem mais animados com os raios e trovões e uma noite inteira de gotas de chuva, que soam no chão, no telhado, e logo mais ao amanhecer o dia de hoje sábado, ver tudo que até ontem era somente poeira, transformado em água, com quase todos os açudes do município cheios, uns já jorrando, outros, quase, e o açude grande que divide o centro da cidade com os Sítios Jerusalém, Agico Velho, Belo Horizonte, Alto Novo já impresionando e emocionando à vista com a margem praticamente coberta pelas as águas que correm dos demais açudes, algo fascinante e indiscritível; rasumindo os Itauenses tem nesse momento, mais motivos para enxergarem um amanhã com melhores expectativas.
Dentro de instantes mais informações detalhadas com fotos dos pontos e locais que até ontem estavam secos e hoje parcialmente, outros totalmente cheios.
Simplesmente estamos felizes e encantados com a paisagem do dia! Agradecemos ao nosso Deus Senhor!
Leia Mais ››

CDP de Assu fica sem energia após infiltração por causa das chuvas



A madrugada deste sábado (20) foi de dificuldade para os agentes penitenciários que trabalham no Centro de Detenção Provisória de Assu. Após as chuvas que caíram na cidade durante a noite, o prédio ficou totalmente sem energia, após infiltrações causarem faíscas nos disjuntores.


 
A situação deixou os agentes tensos, tendo em vista que eles não conseguiam ter visibilidade total do CDP. O prédio é equipado com cinco câmeras de vigilância, no entanto, sem energia, elas não estavam funcionando. Além disso, como faíscas saiam direto dos disjuntores, os agentes temeram que se iniciasse um incêndio.

Atualmente, o CDP de Assu abriga 60 presos, divididos em quatro celas. Em denúncia enviada ao Portal BO, os agentes temem que o problema se agrave, tendo em vista que está se iniciando o período de chuvas naquela região. Eles alegam que a unidade precisa de reparos emergenciais tanto na rede elétrica quanto na parte hidráulica.

Reprodução Cidade News Itaú vi Portal BO
Leia Mais ››

Bandidos explodem caixa eletrônico no Bradesco de Vera Cruz


Criminosos invadiram a cidade de Vera Cruz, na madrugada deste sábado (20), e promoveram mais um crime contra agências bancárias. Desta vez, os assaltantes foram até a agência do Banco Bradesco e usaram explosivos para arrombarem um caixa eletrônico da unidade. A explosão destruiu parte do prédio.

As informações foram confirmadas ao Portal BO pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. Ele explicou que o crime foi registrado por volta das 2h30, quando o movimento nas ruas da cidade é bastante pequeno.

Mesmo assim, algumas testemunhas revelaram para os policiais que o assalto foi praticado por seis homens. Eles estavam em um Fiat Strada e também em duas motocicletas, usadas como apoio. Os bandidos entraram na agência e, provavelmente usando dinamites, explodiram o caixa eletrônico.

Informações repassadas por moradores para a reportagem dão conta que o impacto da explosão provocou grande destruição no prédio do Bradesco, bem como chegou a atingir um estabelecimento comercial vizinho. Antes de fugir, os bandidos chegaram a efetuar disparos em via pública, como forma de intimidação.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

HOMEM É ALVEJADO COM DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO SÍTIO HIPÓLITO NA BR-304 E MORRE A CAMINHO DO HRTM


Mais um crime de homicídio por disparos de arma de fogo,registrado pelo CIOSP na tarde de hoje sábado na cidade de Mossoró.
Desta fez o crime aconteceu na Comunidade de Hipólito que fica as margens da BR 304 sentido Mossoró Natal.
A Vítima de Nome João da Silva Martins,31 anos de idade,natural da cidade der Campo Maior no estado do Piauí,e residente no Sítio Hipólito zona rural de Mossoró.
Ele foi alvejado com cerca de três disparos de arma de fogo,desfechados,segundo informações por um policial à paísana que se encontrava naquela localidade.
De acordo com informações de testemunhas,houve um desentendimento entre a vítima e o acusado que acabou em homicídio.
A vítima foi trazida pela Alfa do SAMU para o Hospital Tarcísio Maia,mas não resistiu aos ferimento e acabou morrendo a caminho do HRTM.



Reprodução Cidade News Itaú via Villa Alvimar
Leia Mais ››

Tenente Ananias/RN: Colisão Frontal entre Motocicleta e F4000, deixa uma vitima fatal


Hoje 20 de Abril, por volta das 13h50min, o senhor Arnaldo Pereira de Lima que residia na Rua projetada Tenente Ananias, vinha da cidade de Tenente Ananias a Paraná em uma motocicleta Honda Placa MMP-2690 cor vermelha Jacarau/PB, quando colidiu com uma ¾ F4000, Ford placa KIP-7713, cor prata de Caicó/RN, e foi a óbito no local, também vinha outra pessoa com Arnaldo, onde foi socorrido, já o condutor da F4000 sumiu do local e não temos a identificação do mesmo.
A motocicleta pegou fogo e ficou completamente destruída, já a vitima fatal caiu na ribanceira.
A F4000 estava carregado de animais Caprinos.

Os policiais Rodoviários Estaduais CB Monteiro , Sd Ramilton e Sd Eudismar estiveram para o Registro do acidente.


Arnaldo Pereira de Lima, vitima fatal

A F4000 estava carregado de animais Caprinos.

Moto incendiada 








Reprodução Cidade News Itaú via Política Pauferrense
Leia Mais ››