segunda-feira, novembro 06, 2017

UBS DO QUIXABEIRINHA É ALVO DE ARRASTÃO NA TARDE DESTA SEGUNDA FEIRA 06.

Cerca de dois elementos armados em uma POP de cor vermelha chegaram na UBS Dr. Sueldo Câmara do Aeroporto II (Macarrão), por volta das 14:30hs desta segunda feira 06 novembro 2017, renderam funcionários e usuários e realizaram um verdadeiro arrastão. De acordo com relato das vítimas para polícia, a ação foi rápida. Eles levaram celulares de funcionários e usuários, além de anéis e jóias e objetos pessoais. As vítimas foram orientadas prestar queixa na delegacia. Após ação criminosa os bandidos fugiram em sentido ignorado. Duas viaturas da Polícia Militar foi em apoio, realizou diligências, porém ninguém foi preso.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

DENARC prende quatro pessoas da mesma família suspeitos de tráfico de drogas no Bairro Santo Antônio em Mossoró

Quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher de uma mesma família, foram presas pela DENARC durante uma operação, na tarde desta segunda feira, na Rua Pedro Velho,no Bairro Santo Antônio em Mossoró. 

De acordo com o delegado Teixeira Júnior, os suspeitos começaram a ser investigados a partir de denuncias anônimas, através do disk-denuncia 197, chegadas a especializada. 

Durante a ação da Denarc, foram presos, Joaldo Antônio de Oliveira, 38 anos, Antônio Jocélio Oliveira Teixeira de 33 anos, Jocemberg de Oliveira Teixeira com 30 anos e Maria Damiana de Oliveira Teixeira todos membros de uma mesma família. 

Na casa deles os agentes da Denarc apreenderam 140 pedras de crack embaladas pronto para a venda, 120 gramas de Cocaína, 1.400 reais em espécie, além de duas balanças de precisão e sacos plásticos. 

Todos foram encaminhados à presença do delegado da especializada Dr. Teixeira Júnior, autuados em flagrante e vão responder por tráfico e associação para o tráfico de drogas. 

Após os procedimentos, os autuados serão conduzidos à Unidades prisionais de Mossoró, onde ficarão à disposição da justiça.




Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Atentado a tiros deixa marido e mulher baleados na região da Baxinha em Mossoró

Um atentado a tiros ocorrido na tarde desta segunda feira 6 de novembro na região da Baxinha no Abolição I em Mossoró, deixou marido e esposa baleados. Segundo informações da polícia militar Paulo Sérgio Moises Paiva e sua esposa Gilka Kátia Confessor estavam dentro de casa quando foram baleados por dois homens que invadiram a residência e atiraram no casal. Paulo Sérgio que segundo a polícia saiu da prisão há poucos dias, foi atingindo com três tiros na cabeça, enquanto que sua Mulher foi ferida duas vezes na perna. Os dois foram socorridos por duas ambulâncias do SAMU para o Hospital Regional Tarcísio Maia. De acordo com informações médicas, o estado de saúde de Paulo Sérgio é considerado grave. Ainda não há informações sobre a motivação do atentado. A Polícia Civil vai investigar o caso através de inquérito policial.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Gabarito oficial do Enem 2017 sai na quinta (16); veja resolução no G1 e entenda o cálculo da nota

Gabarito extraoficial e resolução comentada da prova (Foto: Reprodução/G1)O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só será divulgado na quinta-feira (16) pelo Inep. Na mesma data o governo também vai divulgar os cadernos de prova. O G1 apresenta o gabarito extraoficial e a resolução comentada de todas as questões. Em um programa ao vivo, os professores também explicaram as 10 mais difíceis e polêmicas do Enem.
A nota oficial do Enem de 2017 só será divulgada no dia 19 de janeiro. Mesmo depois de divulgado o gabarito oficial, ele dá aos candidatos apenas uma noção da performance na prova, mas o número de acertos não significa efetivamente a pontuação. Isso porque, além de não trazer o resultado da redação, ele vai dar o número absoluto de acertos. A cada um desses acertos vai ser atribuído um peso e uma nota, conforme um modelo chamada Teoria de Resposta ao Item, ou TRI.
A TRI é baseada em questões previamente classificadas como fáceis, moderadas e difíceis e no total de acertos que o aluno tem dentro de cada grupo. A metodologia é apontada como uma forma eficiente de avaliar o conhecimento acadêmico de estudantes, em prova.
Isso porque, segundo especialistas, ela cria uma escala de dificuldade, fazendo com que o candidato tenha mais pontos de acordo com o nível da questão que foi proposta.
Na prova baseada na TRI, as perguntas divididas previamente em diferentes dificuldades possibilitam um cálculo estatístico e de outras teorias matemáticas aplicadas para que os avaliadores analisem de forma mais profunda as respostas, ainda que em testes de múltipla escolha.
Se eles notam que o aluno errou muitas perguntas consideradas fáceis e acertou muitas difíceis, a metodologia indica que houve chute, fazendo sua média cair. Logo, a nota final passa a depender não só do número de acertos, mas também da dificuldade de cada questão acertada ou errada.

5 perguntas e respostas sobre a metodologia
1. Por que o nome 'Teoria de Resposta ao Item'?
A avaliação decorrente dela é feita sobre cada questão da prova, ou item, levando em consideração sua dificuldade. Depois, essas informações são cruzadas com as referentes à performance do aluno em outras questões, de dificuldades semelhantes e diferentes, desenvolvendo uma estatística que diferencia acertos por competência de acertos por sorte, pontuando mais os pertencentes ao primeiro grupo.
2. Existe outra metodologia de avaliação para provas como o Enem?
Sim, e ela era empregada no próprio Enem até 2010. Trata-se da Teoria Clássica dos Testes, ou TCT, que ainda é a mais comum nos vestibulares brasileiros, incluindo a prova da Fuvest. Nela, a avaliação é feita com base puramente no número de acertos. Se alguém acerta 60 alternativas de um número total de 100, acerta 60% da prova e recebe uma nota proporcional.
3. O Enem com TRI é mais difícil do que o Enem sem a TRI?
Segundo o MEC, não. A aplicação da metodologia não altera significativamente a performance dos candidaos, mas sim detalha melhor as notas, ajudando a evitar empates e determinando melhor as competências de cada um. É virtualmente nula a possibilidade de um candidato menos preparado tomar a vaga de um candidato mais preparado.
4. E se eu tentar identificar o nível de dificuldade de cada questão, consigo burlar o sistema de avaliação da TRI?
Dificilmente. Uma vez que cada aluno tem seu próprio repertório acadêmico, apontar quais questões são mais fáceis e quais são mais difíceis acaba sendo muito subjetivo e extremamente impreciso. Além disso, pode acabar fazendo com que você perca tempo precioso da sua prova.
5. Se com a TRI o chute é detectado e o aluno recebe menos pontos, é melhor deixar questões em branco?
Não. Mesmo com uma redução de nota em casos detectados de acerto por sorte, uma pontuação menor já é maior do que ter uma questão zerada por omissão. Se tiver certeza de não saber a resposta, mais vale o chute que deixar em branco.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem planejou por 1 ano matar estudante em escola estadual de Alexânia após ser rejeitado, diz polícia

Estudante Raphaella Novinski, de 16 anos, foi morta a tiros no Colégio Estadual 13 de Maio, em Alexânia, Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)A Polícia Civil diz que Misael Pereira Olair, de 19 anos, preso suspeito de matar a tiros a estudante Raphaella Novinski, de 16, planejou o crime por um ano. A jovem foi morta, na manhã desta segunda-feira (6), dentro de um colégio estadual de Alexânia, no Entorno do Distrito Federal. Segundo a delegada Rafaela Azzi, Misael cometeu o crime porque foi rejeitado pela vítima.

"Eles moravam no mesmo bairro. Ela era conhecida de vista, então, ele a adicionou no Facebook, tentou se aproximar, mas ela recusou. A cada recusa, ele tinha mais raiva, então o amor se tornou ódio e há um ano premeditou matá-la. Foi o tempo para juntar R$ 2,3 mil para comprar revólver e munição", disse a delegada ao G1.

Segundo a investigadora, o rapaz, que já foi ouvido e encaminhado para o presídio da cidade, deve ser autuado pelo crime de feminicídio.

"Inicialmente, foi homicídio qualificado, mas depois da oitiva se vê que se trata de uma situação de gênero, por visualizar a mulher como propriedade, ceifou a vida dela, atirou no rosto de uma menina que não quis se relacionar. Vê a desqualificação da mulher", explicou Rafaela.

A delegada conta que o autor afirmou que não se arrepende. "Alexânia foi surpreendida por um crime dentro de uma unidade educacional. Estamos perplexos com a situação, com a frieza dele, com a falta de arrependimento. Ele diz que não está arrependido".

Ainda de acordo com Rafaela, o suspeito afirmou que pretendia se matar após o crime. "No final do interrogatório, ele deu uma risada e disse: 'vou contar, eu ia dar cabo na minha vida com uma mistura de chumbinho que vi como era feito na rede social'. Ia tomar o veneno e efetuar um disparo, porque não queria sobreviver", disse a delegada.

Polícia apreendeu máscara, revólver, munição, faca e chumbinho com suspeito de matar estudante em Alexânia, Goiás (Foto: Paula Resende/G1)
Polícia apreendeu máscara, revólver, munição, faca e chumbinho com suspeito de matar estudante em Alexânia, Goiás (Foto: Paula Resende/G1)

O crime

Raphaella foi morta por volta das 7h50 desta segunda-feira (6), dentro do Colégio Estadual 13 de Maio, onde cursava o 9º ano do ensino fundamental. De acordo com a delegada, Misael entrou na escola, invadiu a primeira sala de aula do corredor, mas não encontrou a vítima. Em seguida, ele entrou na segunda sala, foi direto ao local onde a adolescente estava e disparou vários tiros contra ela, que morreu no local.

"Ele nos disse que foram 11 disparos, todos eles no rosto da menina. Tudo isso reforça o indício de crime passional, ele tinha estudado na escola no ano passado e tinha guardado este sentimento de ódio. Nós já ouvimos o depoimento dele, agora vamos seguir os procedimentos", afirmou a delegada.

Segundo a investigadora, Misael afirmou que "sentia ódio" da vítima e que, por isso, resolveu comprar uma arma e matá-la.

"Ele alega que é conhecido 'de longa data' da vítima, e que sentia muito ódio da menina. A partir do depoimento dele entendemos que ele tentou namorar com ela, mas foi rejeitado. Por conta disto, resolveu comprar uma arma, adentrar na escola onde ela estava e ceifar a vida dela", disse.

Um funcionário da escola, que preferiu não se identificar, contou ao G1 que o autor dos disparos pulou o muro e entrou no corredor da sala em que a vítima estudava, onde havia cerca de 30 alunos. "Ele estava de máscara, colocou a cabeça na sala do 9º ano B, viu que ela não estava e foi para a sala ao lado. Entrou, foi em direção à vítima, que estava sentada no fundo, e atirou", relatou.

Segundo o funcionário, ao ver o jovem sacando a arma, os alunos saíram correndo em desespero. Após atirar contra a vítima, o rapaz fugiu para os fundos da escola e pulou o muro novamente. Ele foi preso a cerca de 300 metros da instituição.

Em nota enviada ao G1, a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) também destacou que Misael "teria pulado o muro da escola mascarado para efetuar os disparos". Em seguida, foi preso quando tentava fugir em um Ford Escort. Com ele foi apreendido um revólver calibre 32.

Ainda segundo a nota, "três psicólogas e uma assistente social da Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte [Crece], de Anápolis, já foram deslocados para Alexânia para apoiar a equipe da escola, alunos e familiares. Uma equipe da Seduce também se deslocou para o colégio".

A Seduce ressaltou, ainda, que "a escola dispõe de câmeras no pátio e dois vigias noturnos para promover a segurança". Por fim, a secretaria lamentou o crime "e informa que trabalha em um esforço contínuo para manter a paz e a fraternidade no ambiente escolar".

Colégio Estadual 13 de Maio, em Alexânia, Goiás, onde estudante Raphaella Novinski foi morta a tiros (Foto: Paula Resende/G1)
Colégio Estadual 13 de Maio, em Alexânia, Goiás, onde estudante Raphaella Novinski foi morta a tiros (Foto: Paula Resende/G1)

Comparsa
Segundo a Polícia Civil, Misael usou uma máscara para invadir o colégio e teve ajuda do comerciante Davi José de Souza, de 49 anos, para cometer o crime. O homem também foi detido e, por volta das 14h, permanecia na Delegacia de Alexânia.
A delegada explicou que ele pode responder por favorecimento pessoal ou pelo mesmo crime que o atirador, feminicídio, já que, segundo ela, ele foi o responsável por dar carona ao suspeito até a escola. Davi deve ser ouvido novamente.
Advogado de Davi, Joel Pires de Lima, explica que o cliente é amigo da família de Misael e não imaginava que estava levando o jovem para cometer o crime.
"Ele disse que o Misael pediu para o Davi o levar até lá e pediu para esperar. Quando viu um rapaz mascarado e armado correndo, achou que era um assalto, nem pensou que era o Misael. O mascarado entrou no carro e disse: 'sai daqui se não eu atiro, sai da cidade'", relatou o advogado.
Ainda segundo Lima, ele tentou dar voltas e encontrar uma viatura para entregar o passageiro. "Foi um susto, ele não imaginava, mas está tranquilo que tudo será esclarecido", concluiu o advogado.
Segundo a polícia, Misael e Davi não tinham antecedentes criminais. A corporação ainda tenta confirmar a procedência do revólver apreendido com Misael.
Desespero
O tio da estudante disse, em entrevista à TV Anhanguera, que chegou "desesperado" ao colégio logo após o crime, e que viu a sobrinha dando "os últimos suspiros".
Roberto Pereira da Silva contou que era ele quem criava a adolescente e que nunca soube de nenhuma ameaça ou algo que colocassem em risco a vida da sobrinha.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Atirador de igreja no Texas se matou após perseguição de carro

Devin Kelley, o homem que matou 26 pessoas em uma igreja batista em Sutherland Springs, no Texas, neste domingo (5), se suicidou após ser perseguido por moradores da cidade, segundo a polícia.
O atirador trocou tiros com dois moradores armados durante uma perseguição de carro após o ataque contra a igreja – que deixou ainda 20 feridos. Ferido por um desses moradores, ligou para o pai para dizer que achava que não conseguiria escapar, e se matou.
Como Devin foi encontrado morto, inicialmente não estava claro qual teria sido sua motivação para o ataque. Mais tarde, o Departamento de Segurança Pública do Texas informou que Kelley aparentemente agiu motivado por problemas familiares. Ao realizar a matança ele falou de sentir raiva de sua sogra, que frequentava a igreja. Ele havia mandado mensagens ameaçadoras a ela.
Há registros em vídeo do que ocorreu dentro da igreja, que estão sendo analisados. Até o momento, as autoridades optaram por não abrir uma investigação por terrorismo.

Nesta segunda-feira (6), a polícia confirmou oficialmente que Devin Kelley foi o autor do ataque à igreja no Texas  (Foto: Texas Department of Public Safety via AP)
Nesta segunda-feira (6), a polícia confirmou oficialmente que Devin Kelley foi o autor do ataque à igreja no Texas (Foto: Texas Department of Public Safety via AP)

Segundo "New York Times", que obteve as informações junto aos investigadores, Devin Patrick Kelley era um jovem militar da Força Aérea americana. Ele morava em New Braunfels, no Texas, a cerca de 60 quilômetros no norte de Sutherland Springs, onde ocorreu a matança.
Segundo a Força Aérea, Kelley serviu em uma base aérea em Hollomann, no Novo México, em 2010, antes de ser afastado por mau comportamento em 2012. Ele foi condenado por uma corte marcial por violência contra sua mulher e seu filho. As autoridades ainda não informaram se, por causa de sua saída do serviço militar, ele era proibido de ter armas.

Vigília no Texas, após ataque a tiros que deixou 26 mortos (Foto: Sergio Flores/Reuters)
Vigília no Texas, após ataque a tiros que deixou 26 mortos (Foto: Sergio Flores/Reuters)

Freeman Martin, diretor do Departamento de Segurança Pública do Texas, disse que foram analisados posts que Kelley pode ter feito em redes sociais antes do ataque de domingo, incluindo um em que é mostrada uma arma AR-15.
As vítimas do ataque, que ainda não foram identificadas oficialmente, tinham idades entre 5 e 72 anos. Entre elas, estão uma mulher grávida, os três filhos e o sogro dela. A filha do pastor, de 14 anos, também morreu.
Trump
Para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o ataque é resultado de um "problema de saúde mental" e não envolve as leis que permitem o comércio de armas no país. Durante entrevista coletiva no Japão, ao ser questionado sobre o ataque, Trump atribuiu a ação a "um indivíduo muito perturbado, com muitos problemas".

Trump durante entrevista coletiva no Japão sobre ataque no Texas (Foto: REUTERS/Kiyoshi Ota/Pool)
Trump durante entrevista coletiva no Japão sobre ataque no Texas (Foto: REUTERS/Kiyoshi Ota/Pool)

"Temos um monte de problemas de saúde mental em nosso país, mas não é uma situação imputável às armas", declarou. "É um problema de saúde mental no mais alto nível. É um evento muito, muito triste".
Quando um atirador matou 59 pessoas e deixou mais de 500 feridas em Las Vegas, Trump também classificou o autor, Stephen Paddock, de um "indivíduo muito, muito doente", mas afirmou que as leis norte-americanas que permitem a posse de armas seriam discutidas com o passar do tempo.
Assim como ocorreu com várias outras de suas opiniões políticas, a visão de Trump sobre controle de armas se tornou mais conservadora ao longo dos anos, segundo a BBC.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caixa d’água desaba e mata três crianças em escola de Nossa das Dores, diz polícia

A caixa d'água ficava localizada ao lado da escola (Foto: Aplicativo/TV Sergipe)Na tarde desta segunda-feira (6), três crianças morreram e outras ficaram feridas após a queda de uma caixa d’água no telhado da Escola Professor Osman dos Santos Oliveira, no Povoado Campo Grande, município de Nossa Senhora das Dores, no Médio Sertão de Sergipe. A informação foi confirmada pelo subtenente Sobral, da Polícia Militar.

Moradores acompanham o resgate das vítimas (Foto: Aplicativo/TV Sergipe)
Moradores acompanham o resgate das vítimas (Foto: Aplicativo/TV Sergipe)

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros estão no local. O Insituto Médico Legal (IML) confirmou o chamado para o município, por volta das 15h.
A Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) confirmou que a caixa d'água pertence a empresa e ficava ao lado da unidade escolar. Segundo a assessoria de comunicação, uma equipe foi deslocada para o local do acidente.

Equipes do Samu e Bombeiros estão no local (Foto: Aplicativo/TV Sergipe)
Equipes do Samu e Bombeiros estão no local (Foto: Aplicativo/TV Sergipe)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rússia blinda Copa do Mundo diante de ameaças terroristas

Vista aérea do distrito comercial de Moscou e do rio Moskva feita por drone no domingo (5) (Foto: Dmitry Serebryakov/AFP)Vítima de vários atentados nos últimos meses e alvo de extremistas islâmicos por conta da presença do país na Síria, a Rússia prepara um reforçado esquema de segurança, praticamente um estado de exceção, diante das ameaças à Copa do Mundo de 2018.
16 mortos em um atentado à bomba em São Petersburgo em abril, sete pessoas esfaqueadas em um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico (EI) na Sibéria, em agosto, sem contar com as numerosas "células" do EI que os serviços de inteligência frequentemente anunciam ter desmantelado: os precedentes recentes não tranquilizam a preparação do Mundial.
Para a Copa do Mundo entre os dias 14 de junho e 15 de julho, "a ameaça de atentado na Rússia é muito real", advertiu Alexandre Goltz, especialista russo independente especializado em questões de segurança.
A Rússia enfrenta a ameaça há mais de 20 anos, mas a preocupação aumentou depois do apoio ao regime sírio em setembro de 2015. A decisão colocou o país como um dos objetivos prioritários do Estado Islâmico.
"As autoridades dizem que conseguiram destruir o EI. Mas vários milhares de russos participaram dos combates e agora começam a voltar à Rússia", lembrou Alexandre Goltz.
Segundo os serviços secretos (FSB), aproximadamente 2.900 extremistas russos, majoritariamente originários das instáveis repúblicas muçulmanas do Cáucaso, combateram na Síria. É preciso acrescentar a eles vários milhares de combatentes procedentes de países da Ásia Central, que contam com importantes colônias na Rússia.
'Atrair a atenção'
A sete meses do início do torneio, as reforçadas medidas de segurança já são visíveis e foram bem aceitas pela população. O país já pagou extensas contas quando vítima de terrorismo.
No metrô de Moscou foram instaladas entradas de segurança em todas as estações, onde bolsas e mochilas são revistadas. Em São Petersburgo, a polícia começou a ter na semana passada cães farejadores para rastrear explosivos.

Material de propaganda de grupo pró-Estado Islâmico (Foto: Reprodução/Site Intel Group)

O evento esportivo mais importante do mundo, junto aos Jogos Olímpicos, é um objetivo que obriga a aumentar a cautela. Todos os dias são realizadas dezenas de convocatórias para cometer atentados durante a Copa do Mundo, publicados em órgãos de propaganda do EI e pelos grupos de simpatizantes da organização em redes sociais. Em muitos deles existem referências às estrelas do futebol.
"São ameaças midiáticas para atrair a atenção", relativizou Pascal Boniface, diretor do Instituto de Relações Internacionais e Estratégias (IRIS) de Paris. Na sua opinião, o risco terrorista afeta a "todo evento esportivo global que atraia câmeras e vontade daqueles que querem provocar impacto". 

Meses antes dos Jogos Olímpicos de inverno de Sochi, em 2014, houve atentados com bomba em Volgogrado. 34 pessoas morreram na ocasião e "muitos atentados eram temidos" durante o evento, lembrou o especialista. No final, a competição terminou sem incidentes.
Diretor da FSB, Alexandre Bortnikov revelou no início de outubro que projetos de atentado antes da Copa da Confederações foram dissolvidos. A competição foi realizada em junho, também na Rússia.
Medidas drásticas
Desde 2016, a Rússia colocou em funcionamento um grupo de trabalho internacional encarregado das questões de segurança durante o Mundial. Segundo Alexandre Bortnikov, uniram-se ao projeto serviços de segurança de 32 países, apesar das tensões diplomáticas entre a Rússia e outros países ocidentais.

Sob a responsabilidade do FSB, um "estado maior geral de controle de segurança do Mundial" foi desenhado, segundo a imprensa russa, para evitar que os diferentes serviços não se esbarrem. Uma lista de lugares frágeis especialmente vigiados foi publicada.
As autoridades russas preferem ser discretas sobre o esquema de segurança da Copa do Mundo, mas o vice-primeiro ministro responsável por esportes, Vitali Mutko, anunciou que 30 bilhões de rublos (445 milhões de euros) serão investidos na segurança.
Em maio, o presidente Vladimir Putin assinou decreto "sobre as medidas de segurança reforçadas durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo", que esteve em vigor em junho de 2017 e que vai voltar a ativa entre 25 de maio e 25 de julho de 2018.
De maneira paralela, organizações de Direitos Humanos se preocupam com a limitação da liberdade de manifestações e de circulação por conta do decreto.
"Já vimos as consequências", declarou à AFP Yulia Gorbunova, da ONG Human Rights Watch, que disse que 33 pessoas foram detidas arbitrariamente durante a Copa das Confederações.

Fonte: G1
Leia Mais ››

WhatsApp falso no Google Play foi baixado mais de um milhão de vezes

Golpistas conseguiram cadastrar diversos aplicativos falsos do WhatsApp no Google Play, a loja oficial de aplicativos do Google para celulares e tablets com o sistema Android. Um dos aplicativos, chamado "Update WhatsApp" e identificado por um usuário do site "Reddit", ultrapassou a marca de um milhão de downloads.

WhatsApp falso (esquerda) e legítimo (direita) no Google Play. (Fotos: E_x_Lnc/Reddit/Reprodução)


Os aplicativos falsos chamaram atenção porque eram aparentemente desenvolvidos pela "WhatsApp, Inc.", o mesmo desenvolvedor que aparece cadastrado para o WhatsApp verdadeiro. Mas isso se tratava de uma ilusão de ótica: os hackers colocaram espaços fajutos ao lado do nome do desenvolvedor, como se fosse "WhatsApp, Inc. ".  Na página do Google Play, a diferença ficava imperceptível, exceto no link quando se clica no nome do desenvolvedor.

O Google Play possui uma série de filtros para impedir que aplicativos maliciosos ou falsos sejam cadastrados na plataforma. Mas, ao contrário do que acontece na App Store, da Apple, que em geral mantém aplicativos clonados e maliciosos fora da loja, muitos apps ilegítimos conseguem passar pelas barreiras do Google.

O especialista em segurança Nikolaos Chrysaidos, da fabricante de antivírus Avast, identificou uma série de outros apps falsos usando o mesmo truque para se aproveitar da marca e do nome do WhatsApp.

Os aplicativos falsos foram removidos do Google Play e o blog Segurança Digital não conseguiu localizá-los nesta segunda-feira (6).

Outros WhatsApp falsos cadastrados no Google Play. (Foto: Nikolaos Chrysaidos/Twitter/Reprodução)

Segundo o usuário do "Reddit" "dextersgenius", que fez uma análise do aplicativo, o "Update WhatsApp Messenger", que teve um milhão de downloads, apenas tentava instalar um outro aplicativo no aparelho e carregar anúncios publicitários. O aplicativo tem um ícone totalmente transparente, o que dificulta sua identificação nas configurações e lista de aplicativos do Android.

Embora a marca de um milhão de downloads para o aplicativo falso seja impressionante, o WhatsApp legítimo já acumula mais de um bilhão de downloads no Google Play.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Levantamento revela que apenas 1% das multas ambientais são pagas em MT

Para ONG, falta de punição é uma das razões para o alto índice de desmatamento ilegal em MT (Foto: Assessoria/Ibama-MT)Um levantamento realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) revelou que, de 100 multas aplicadas por crimes ambientais, apenas uma é paga. Segundo a ONG, essa é uma dos principais razões do alto índice de desmatamento ilegal em Mato Grosso.
O estado foi responsável por cerca de 20% de desmatamento detectado na Amazônia Legal em 2016. Foi identificado o desmate em uma área de 1.300 quilômetros quadrados. A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso emitiu mais de 600 multas por crimes ambientais entre os meses de janeiro e outubro deste ano.
Durante 2016, mais de 800 multas foram aplicadas e mais de duas mil pessoas, notificadas. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mais de 3,9 mil pontos de desmatamento na amazônia mato-grossensse entre agosto de 2016 e julho de 2017 foram encontrados. Em média, apenas 1% dos responsáveis pelo desmatamento pagaram a multa.
De acordo com a gestora ambiental, Ana Paula Valdiones, devido ao processo ser longo, grande parte não paga os valores respectivos das multas. "O processo é longo e às vezes, por falta de recursos, eles deixam de pagar as multas", contou.
O secretário adjunto de Gestão Ambiental, Alex Sandro Marega, explica que, apesar da demora na identificação dos responsáveis pelos desmatamentos, eles são notificados e devem prestar depoimento. "Nós conseguimos identificar os responsáveis e notificamos todos eles", afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Crianças ficam feridas após caminhão invadir escola em Iguaba Grande, no RJ

Caminhão invade escola em Iguaba Grande e deixa crianças feridas nesta segunda-feira (Foto: Fernanda Soares/G1)Pelo menos 17 crianças, com idade entre 11 e 14 anos, ficaram feridas após um caminhão invadir a sala de aula de uma escola municipal de Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio, na manhã desta segunda-feira (6). Segundo a Prefeitura, elas foram encaminhadas ao pronto-socorro da cidade com ferimentos leves. O carona do veículo sofreu uma fratura na perna e será levado para o Hospital Regional de Araruama.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caminhão atingiu duas salas de aula do Colégio Municipal Deputado Cláudio Moacyr de Azevedo, onde pelo menos 60 crianças do Ensino Fundamental assistiam aula. De acordo com o Corpo de Bombeiros, três viaturas do Grupamento de São Pedro da Aldeia e uma de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, foram enviadas para a realizar o osocorro das crianças.

O caminhão que transportava tijolos perdeu o freio durante uma descida, segundo um dos ocupantes do veículo, e tombou após fazer uma curva. De acordo com os bombeiros, um carro que estava estacionado próximo à escola foi atingida pelo caminhão antes de invadir a sala de aula do colégio. O motorista sofreu escoriações leves e foi atendido no local.
"Eu acabei de vir de lá. Fui oferecer ajuda. Tem muita gente procurando os filhos. O caminhão entrou em uma sala de aula, mas ninguém está em estado grave", disse uma professora que estava no local.


Por meio de nota, a Secretaria de Educação informou na rede social que as aulas na escola foram suspensas e sem previsão de retorno. Ao todo, 549 alunos estudam nos dois turnos do colégio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescente de 17 anos morre durante partida de futsal em Ponta Grossa

Caio dos Santos, de 17 anos, morreu durante uma partida de futsal, na noite de domingo (5), em Ponta Grossa (Foto: Facebook/Reprodução)O adolescente Caio dos Santos, de 17 anos, morreu durante uma partida de futsal em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, na noite de domingo (5).
O jovem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) à tarde e, no período da noite, disputaria um jogo da Copa Menores de Ponta Grossa 2017, pela equipe Interbarça, na categoria Sub-17.
Caio passou mal assim que pisou em quadra e desmaiou. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu e morreu.
A mãe do adolescente compartilhou fotos do filho em uma rede social e disse estar “estraçalhada”. Ela falou, ainda, que a família busca entender o que aconteceu.
“Meu filho proporcionou a nós os 17 anos mais mágicos... maravilhosos... animados...”, diz o texto.
Ela finaliza o texto dizendo que o que vai ficar é a saudade.
Também por meio da rede social, a mãe comunicou que o velório de Caio será realizado na Capela São Francisco, a partir das 11h30 deste segunda-feira (6). O sepultamento está previsto para as 10h deste terça-feira (7), no Cemitério Campos Gerais.
Em nota, a Organização da Copa Menores de Ponta Grossa 2017 e a Associação de Árbitros dos Campos Gerais informou que foi decretado luto de sete dias nas competições das categorias menores, devido à fatalidade.
“Lamentamos o falecimento do atleta e nos solidarizamos com a família e amigos, desejando força a todos neste momento tão difícil”, diz a nota.
A Unimed Ponta Grossa emitiu uma nota, nesta segunda-feira, informando que o jovem deu entrada no hospital na noite de domingo e foi atendido pelos profissionais do Pronto Atendimento do Hospital Geral Unimed (HGU).
“O paciente chegou com quadro de parada cardiorrespiratória e, apesar dos esforços tomados para ressuscitação, o menino evoluiu de maneira insatisfatória e entrou em óbito”, detalha a nota.
A cooperativa também lamentou a perda e prestou condolências à família de Caio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cunha diz que compra de seu silêncio foi ‘forjada’ para derrubar Temer

O ex-deputado Eduardo Cunha negou ter recebido dinheiro do empresário Joesley Batista para não fazer delação e afirmou que a suposta compra do seu silêncio foi “forjada para derrubar o mandato do presidente Michel Temer”. A fala de Cunha foi em resposta a uma pergunta do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, no âmbito dos interrogatórios da ação penal derivada da Operação Sépsis.

“Deram uma forjada e Joesley foi cúmplice e agora está pagando o preço por isso”, afirmou Cunha. A suposta compra do silêncio de Cunha apareceu pela primeira vez após divulgação do áudio da conversa gravada entre Temer e Joesley no Palácio do Jaburu. Em seu acordo de colaboração, Batista disse ter efetuado pagamentos para Cunha e seu operador, Lúcio Bolonha Funaro, com o objetivo de manter os dois em silêncio na prisão.

A informação embasou a abertura de investigação e posterior oferecimento de denúncia contra Temer pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Ainda em seu depoimento, Cunha afirmou ter participado de um encontro entre Joesley Batista e Michel Temer realizado em 2012. A revelação de Cunha sobre a reunião foi no momento em que o juiz Vallisney de Souza elencava perguntas sobre possíveis irregularidades no aporte do FI-FGTS na empresa Eldorado Celulose, do grupo J&F.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Emparn realizará o último leilão de animais de 2017

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) oferece aos criadores a última oportunidade de 2017 para adquirir animais. O tradicional “Leilão Anual da Fazenda Rockfeller”, em São Gonçalo do Amarante/RN, será no dia 25 de novembro (sábado), a partir das 9 horas. É mais uma busca para democratizar a disponibilização de animais de seus rebanhos a todos os criadores.

Em 2017, a EMPARN realizou ou participou de leilões  nas exposições agropecuárias de municípios de Caicó, Currais Novos, Mossoró, Parnamirim, na Festa do Boi. A empresa de pesquisa só pode comercializar seus animais em leilões e, no da Estação Experimental Felipe Camarão, serão incluídos além de tourinhos e matrizes com registro, outros animais sem registro, além de animais para abate. Serão cerca de 50 lotes, de bovinos das raças Pardo-Suíça, Gir, Guzerá, Sindi e Mestiços, como de caprinos Canindé, Anglonubiano e Saanen, ovinos Santa Inês e Morada Nova, além de muares, asininos e equinos.

Os animais serão ofertados em lotes individuais e coletivos, com preços iniciais calculados a partir do preço de abate (carne) e disputa a partir de lances para cada lote. A condição de pagamento será em duas parcelas, sendo a primeira de 50% à vista e a segunda em 30 dias, ambas em cheque.  Nos casos de pagamento total à vista o arrematante terá direito a desconto de 5%. Não será cobrada qualquer comissão de compra.

As aquisições estarão disponibilizadas para remoção com seus respectivos exames de brucelose e tuberculose no dia do leilão (25 de novembro), com carência máxima até o dia 27 de novembro. No dia do evento estará presente uma unidade do IDIARN para emissão das respectivas Guias de Trânsito Animal (GTA). O Edital e outras informações estarão disponíveis na sede da EMPARN, à Avenida Eliza Branco Pereira dos Santos, s/n, Parque das Nações, Parnamirim/RN ou pelo telefone (84) 3232-5864 nos ramais 204 e 234, no horário das 8h às 13h.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo do RN busca soluções para pagar 13º em dezembro

O Governo do Estado, por meio da assessoria de comunicação, enviou ao PORTAL NO AR nota reafirmando que trabalha para o pagamento do 13º salário dos servidores no mês de dezembro, apesar do risco apontado em matéria nacional do Estadão de que não haveria garantia do prazo ser cumprido.

“O Governo trabalha para honrar o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores estaduais no mês de dezembro, dentro do prazo estabelecido constitucionalmente, a exemplo do que ocorreu no ano passado”, disse a nota.

O Executivo não dispõe de datas, visto que ainda está em fechamento a folha salarial relativa ao mês de setembro, o que deve ocorrer até o dia 10. Ficando ainda pendente o calendário do mês de outubro.

A reportagem do Estadão listou além do Rio Grande do Norte os casos dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais que enfrentam dificuldades para garantir o pagamento dos servidores.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

PRF divulga balanço da “Operação Finados 2017”

A Polícia Rodoviária Federal encerrou a meia noite deste domingo (5) a “Operação Finados 2017” com um resultado considerado positivo segundo a instituição. Não houve registro de acidentes fatais nas rodovias federais no Rio Grande do Norte.

A comparação foi realizada com o feriado de 12 de outubro, que registrou 21 acidentes, 22 feridos e seis mortes. Já na Operação Finados foram registrados 13 acidentes, com 19 pessoas feridas e nenhuma vítima fatal.

Um dos fatores que contribuiu para esta diminuição foi o reforço na fiscalização e no policiamento, além do rigor tradicional dos inspetores no combate ao uso de bebida alcoólica, ao excesso de velocidade e às ultrapassagens proibidas.

A fiscalização começou na última quarta-feira (1) até este o domingo (5), com 1.823 veículos e motoristas. Desse total, 1.500 foram autuados por cometerem infrações diversas. Outros 986 condutores passaram pelo teste do bafômetro, dos quais 35 foram multados por estarem dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.

Em relação ao excesso de velocidade, 2.002 veículos tiveram as suas imagens capturadas pelo radar fotográfico, por transitarem com velocidade excessiva e 202 motoristas foram autuados por fazerem ultrapassagens proibidas. Outras 55 pessoas foram autuados por transitarem sem fazer uso do cinto de segurança sendo 23 motoristas e 32 passageiros. Outros doze condutores foram autuados por transportarem crianças de até sete anos e meio, sem fazer uso dos dispositivos de segurança (cadeirinhas).

Durante o feriado, a PRF prendeu quatorze pessoas, sendo três pessoas foram presas pelo crime de tráfico de drogas dentre outras ocorrências. Também foram recuperados cinco veículos roubados e apreendidos sete.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Homem encontrado morto dependurado em arvore na zona rural de Mossoró é identificado no ITEP

O homem encontrado morto e dependurado em uma arvore, na última sexta feira, dia 03,na região do Riacho Grande, na zona rurasl de Mossoró, foi identificado no ITEP por familiares. 

Trata-se do detento Leonardo Felipe Barbosa Baptista, o “Paulista” de 21 anos de idade, natural da cidade de Jau, no estado de São Paulo, e que era presno sistema prisional do Rio Grande do Norte. 

Segundo informações,ele era detento da Penitenciária de Alcaçuz e havia sido transferido para a cadeia de Caraúbas, na região Oeste Potiguar.  O corpo deverá ser liberado nas próximas horas, para a familia providenciar o seúltamento.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Homem é encontrado morto em quintal de residência no Redenção em Mossoró

O corpo de um homem, morador de rua, identificado como Vinicius  da Costa, natural do Rio de Janeiro, foi encontrado morto, na manhã desta segunda feira, 06 de novembro, dentro do muro do antigo Conselho Comunitário do conjunto Redenção em Mossoró. Segundo informações, ele vivia perambulando pelas ruas e de bar em bar no conjunto. O corpo foi encontrado por populares que, sentiram um mal cheiro e acionaram a Central de Radio da Policia Militar.A equipe de plantão no Itep fez a remoção do corpo, que não tinha sinais de violência, para a sede do órgão que vai aguardar a presença de familiares para que o corpo seja liberado.



Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Presos são indiciados por morte dentro de cadeia em Natal

Policiais em frente ao presídio Raimundo Nonato, no Rio Grande do Norte, onde ocorreu rebelião (Foto: Maksuel Figueiredo/Inter TV Cabugi)Quatro homens foram indiciados por um homicídio que aconteceu dentro na Cadeia Pública de Natal - o Presídio Provisório Raimundo Nonato, no dia 14 de setembro deste ano. O caso agora está com o Ministério Público, que deverá acusá-los à Justiça pela morte de Gustavo Alves de Paula. A vítima estava presa na unidade, junto com os suspeitos e teria morrido por causa da rivalidade entre facções criminosas que atuam dentro e fora das prisões potiguares.
Foram indiciados pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) os detentos Denilson Gadelha Horácio de Souza, de 19 anos, Francisco Cleone Ribanio da Silva, 35, João Pedro Dias Soares, 20, e Marco Aurélio Souza de Lima, 26.
Logo após a morte, os companheiros de cela de Gustavo afirmaram aos investigadores que a vítima teria sofrido uma overdose e falecido no local. Os policiais encontraram na mão dele uma haste de barbeador na cor amarela, como também uma trouxinha de um pó na cor branca, que estava no interior do seu calção. Para eles, esses materiais contribuíam para a possibilidade de overdose ser confirmada.
Porém as investigações, que contaram com o apoio dos policiais de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, apontaram para outra causa de morte: homicídio provocado por agressões físicas. Através de entrevista e interrogatório, diligências e algumas informações recolhidas pelo Disque Denúncia (181), foi possível identificar a motivação do crime e os seus autores, informou a Polícia Civil.
Para a polícia, o homicídio aconteceu devido uma rivalidade entre facções criminosas. A vítima integrava, ainda de acordo com os investigadores, era de uma facção criminosa rival a dos autores do crime.
Gustavo tinha chegado à unidade no dia anterior ao crime e estava no setor de triagem, onde ficam os detentos recém encaminhados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher mata o ex a facadas em SP após ser ameaçada e agredida no trabalho

Antonio Bento foi morto a facadas em Itanhaém, SP (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma comerciante matou a facadas o ex-companheiro em Itanhaém, no litoral de São Paulo, durante uma discussão. Ela alegou para a polícia que era constantemente agredida e que foi ameaçada enquanto trabalhava. Segundo testemunhas, a vítima não aceitava a separação. Após o crime, a mulher procurou uma delegacia, neste domingo (5), confessou o crime e foi liberada.
O caso ocorreu na praia do bairro Jardim Suarão, no quiosque de propriedade da comerciante, identificada como Viviane. Segundo o relatado à polícia, a vítima, Antonio Bento, teria ido ao estabelecimento e iniciado uma discussão, tentando destruir o comércio e agredir Viviane por não aceitar o término do relacionamento. O G1 tentou contato com Viviane para falar sobre o caso mas, até a publicação desta reportagem, não houve retorno.
Ainda de acordo com o relato às autoridades, para se defender, ela pegou uma faca e desferiu vários golpes contra Bento, que não resistiu aos ferimentos e morreu, a poucos metros do quiosque. Segundo a polícia, a suspeita relatou que em várias oportunidades era ameaçada pelo homem, que apareceu várias vezes para intimidá-la.
Segundo testemunhas ouvidas pelo G1, as brigas entre o casal eram frequentes, suposrtamente pelo fato de Bento não aceitar a separação e tentar, de todas as formas, reatar o relacionamento. Testemunhas afirmam que ele já teria agredido Viviane outras vezes, inclusive no mesmo dia de sua morte, horas antes. A comerciante chegou a acionar a polícia na ocasião.
Pouco depois de ter cometido o crime, Viviane se entregou na Delegacia Sede de Mongaguá, cidade vizinha. Ela foi ouvida e liberada logo após a ocorrência ter sido registrada, mas deverá responder por homicídio doloso. O caso será encaminhado para a Delegacia Seccional de Itanhaém, onde será investigado para confirmar todas as informações fornecidas pela comerciante.

Crime ocorreu em quiosque em Itanhaém, SP (Foto: G1 Santos)
Crime ocorreu em quiosque em Itanhaém, SP (Foto: G1 Santos)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Funcionária vítima de ataque em creche de Janaúba morre em hospital de BH

A auxiliar de professora Geni Oliveira Lopes Martins, de 63 anos, que trabalhava na Creche Gente Inocente, morreu na madrugada desta segunda-feira (6) no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. A secretária de Educação de Janaúba, Luzia Angélica Santos, confirmou a informação. Ainda segundo ela, o corpo deve chegar àquela cidade no fim da tarde ou início da noite para o velório.
Com a morte de Geni, subiu para 12 o número de mortos na tragédia da Creche Gente Inocente, em Janaúba, na Região Norte de Minas Gerais.

 Interior da creche de Janaúba que foi incendiada nesta quinta (5)   (Foto: Natália Jael/Inter TV Grande Minas)
Interior da creche de Janaúba que foi incendiada nesta quinta (5) (Foto: Natália Jael/Inter TV Grande Minas)

No dia 5 de outubro, Damião Soares dos Santos, de 50 anos, invadiu a creche, ateou fogo em funcionários, alunos e no próprio corpo. Ele não resistiu e morreu. No momento do ataque havia 75 crianças e 17 funcionários na escola. Doze pessoas morreram - nove alunos, a auxiliar de professora Geni Martins, a professora Heley Abreu Batista e o vigia Damião.

Vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, tinha mania de perseguição e premeditou crime em creche de Janaúba, diz polícia (Foto: Reprodução/Facebook)
Vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, tinha mania de perseguição e premeditou crime em creche de Janaúba, diz polícia (Foto: Reprodução/Facebook)

Geni estava em coma e foi transferida para a capital mineira com 70% do corpo queimado. No dia da tragédia, ela completou 63 anos. Em 12 de outubro, o marido dela, Odail Custódio Martins, disse ao G1 que uma sobrinha acompanhava os cuidados com a mulher. Ele desabafou e pediu ajuda.

Odail Custódio, era marido de Geni Oliveira Lopes Martins. (Foto: Juliana Peixoto/G1)
Odail Custódio, era marido de Geni Oliveira Lopes Martins. (Foto: Juliana Peixoto/G1)

"Somos casados há 40 anos e temos três filhos; um deles é doente. Eu ainda não recebi nenhuma visita. Quem vai poder me ajudar? Eu já estou sem condições de arcar com as viagens dos familiares para ir vê-la. Em Belo Horizonte, estamos com apoio de uma casa. Aqui, a gente ainda não recebeu nenhum tipo de ajuda. Ela é funcionária da creche e precisamos até de apoio psicológico".
Três pessoas seguem internadas na Santa Casa de Montes Claros, sendo duas crianças e um adulto; todos estão estáveis. Em Belo Horizonte, no Pronto-Socorro João XXIII, quatro pessoas ainda estão internadas; uma mulher que trabalhava na creche e uma criança estão em estado grave. Outras duas crianças estão com estado de saúde estável, de acordo com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Candidato 'surta' e foge da sala com prova do Enem nas mãos antes do horário permitido, diz Inep

Capa do caderno de provas do primeiro dia do Enem 2017 (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)O candidato Wisses Bernardo Pinheiro de Souza, que participava do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fugiu com o caderno de provas, no domingo (5), antes do horário permitido, em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o jovem “surtou” depois de pedir aos aplicadores explicação para uma das questões.
Conforme nota enviada pelo Inep ao G1, o fato ocorreu por volta de 17h05, mais de uma hora antes do horário em que era permitido sair da sala de aplicação com o caderno de provas - 18h30. O órgão afirmou que o caso configura um “descumprimento das regras do edital” e não caracteriza vazamento.
“O candidato surtou por conta de uma questão, queria que os aplicadores explicassem o quesito. Ao ser levado para a coordenação, insistiu na explicação. No momento que foi informado que seria eliminado, fugiu com a prova e com o cartão resposta”, diz o comunicado.
O G1 entrou em contato por email, ainda no domingo, com Inep, para saber quais são as consequências do fato para o candidato e para os demais concorrentes, e aguarda um posicionamento do órgão.
Segundo apuração do G1, o nome "Wisses Bernardo Pinheiro de Souza" aparece em uma lista de aprovados no concurso para o cargo de trabalhador nos serviços de coleta da Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg), realizado em 2009. No entanto, não há a confirmação do Inep, se trata-se da mesma pessoa.
A assessoria de imprensa da Comurg informou, por meio de nota ao G1, que o "Wisses" que aparece na lista de aprovados do concurso tomou posse, mas foi demitido no dia 14 de fevereiro de 2011, menos de dois anos após toamr posse.
O G1 tenta localizar Wisses para comentar o assunto.

Provas
As provas começaram pontualmente às 13h30, meia hora após o fechamento dos portões, às 13h. A aplicação do exame foi até as 19h, por conta da redação. Segundo o Inep, mais de 150 mil goianos fizeram as provas de domingo. O número representa 68,7% do total de inscrições no estado, de quase 220 mil pessoas.
Os candidatos que fizeram o exame em Goiânia afirmaram que a maior dificuldade das provas foram os longos enunciados das questões. No entanto, a maioria dos ouvidos pelo G1 elogiou o tema da redação, "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".
A pedagoga Valéria Assunção, de 32 anos, disse que achou a prova longa e com enunciados muito grandes. Sobre a redação, ela disse que ficou surpresa e esperava outro assunto, mas aprovou o tema escolhido.
"A prova de português é muito cansativa, cada pergunta tem um texto de quatro parágrafos para ler, então chega uma hora que você está até zonzo já. Sobre a redação, foi uma surpresa, esperava algo sobre homofobia, mas foi um bom tema", opinou.

Após forte chuva que caiu na capital goiana, candidatos chegam para o primeiro dia de provas do Enem  (Foto: Vitor Santana/G1)
Após forte chuva que caiu na capital goiana, candidatos chegam para o primeiro dia de provas do Enem (Foto: Vitor Santana/G1)

Debaixo de chuva
Apesar da chuva que caiu durante a manhã e início da tarde na Grande Goiânia, o movimento de estudantes foi tranquilo nos locais de provas da capital. O tempo não foi um obstáculo para a maioria dos estudantes, que compareceram e realizaram o Enem. No entanto, houve registro de candidatos atrasados. Entre eles está o estudante Reinaldo Rodrigues de Araújo, de 23 anos.
Ele chegou atrasado ao prédio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em Goiânia, e não conseguiu entrar para fazer as provas do primeiro dia Enem 2017. Reinaldo contou que se confundiu com o horário e também teve um pneu de sua moto furado no caminho. Por isso, não conseguiu chegar a tempo.
"Achei que era até às 13h30 [o fechamento dos portões], mas não li direito [o edital] e não vi que o portão fechava antes. Me sinto triste, é muito ruim confundir o horário e perder a prova. Eu já faço arquitetura e ia tentar o Enem porque queria uma bolsa na faculdade", disse ao G1.

Reinaldo Rodrigues de Araújo, de 23 anos, chegou atrasado ao local onde faria as provas. (Foto: Vitor Santana/G1)
Reinaldo Rodrigues de Araújo, de 23 anos, chegou atrasado ao local onde faria as provas. (Foto: Vitor Santana/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››