domingo, maio 28, 2017

Arma encontrada em carro leva quatro pessoas a prisão em São Francisco do Oeste/RN


Informações preliminares repassadas pela Polícia Militar dão conta que após rondas de rotinas foram detido 4 pessoas e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Pau Ferros, uma arma de fogo teria sido encontrada no interior do carro, um revólver calibre 38 mediante tal flagrante todos foram conduzidos pela Equipe do GTO e Policia Militar a Delegacia Civil onde prestaram depoimento para esclarecimento dos fatos.

Fonte: Blog O Cobra
Leia Mais ››

Moto foi tomada de assalto entre Caraúbas e Apodi


De acordo com informações, na manhã de sexta-feira (26), a moto do funcionário público Cezar Carlos foi tomada de assalto nas proximidades do local conhecido como alto do Olho D'Água na RN-233 entre Caraúbas e Apodi.

Na ocasião, o funcionário vinha com sua filha para deixa-lá para pegar pegar o ônibus que vai com os universitários para Mossoró, quando foram surpreendidos por dois homens que entraram na frente da moto e anunciaram o assalto, onde além da moto, um capacete e uma mochila de sua filha Wilyana Eulina com todos os documentos, celular e material da faculdade.

Fonte: Caraúbas News
Leia Mais ››

Dona de casa é morta a facadas na Serra de João Vale no município de Triunfo Potiguar. O ex-marido é o principal suspeito


Um crime bárbaro foi registrado neste sábado 27 de maio de 2017, na Serra de João do Vale, no no município de Triunfo Potiguar na região Oeste Potiguar

Uma dona de casa identificada como Leidiana da Silva Freitas de 27 anos de idade foi brutalmente assassinada a golpes faca dentro de sua residência naquerla localidade. 

Segundo a Polícia Militar, o ex-marido dela, Pedro Quirino da Silva,  de 40 anos de idade é o principal suspeito do crime e que após matar sua ex-companheira fugiu com dois filhos do casal.

Segundo familiares da vítima, o motivo do crime foi por causa da separação do casal. Pedro Quirino não aceitava o fim do relacionamento e vinha ameaçando sua ex-companheira de morte. Policiais militares do município de Triubfo Potiguar realizaram diligências, no sentido de localizar, prender e resgatar as crianças, mas sem êxito. 

Uma informação de que o suspeito do crime estaria fugindo para Mossoró com as duas crianças, mobilizou a Polícia Militar da cidade, que montou barreiras na BR 110 sentido Upanema, mas sem sucesso.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

RN atinge marca de 1.000 homicídios em 2017, diz instituto

Necrotério do Instituto Técnico Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Foto: Caroline Holder/ G1)

A violência no Rio Grande do Norte continua atingindo e superando marcas preocupantes. Neste sábado (26), segundo levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida – o estado chegou a 1.000 assassinatos registrados somente este ano – o que dá uma média de 6,8 homicídios por dia. A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública disse que o órgão não vai cometar os dados do OBVIO.
“Uma pena. Nós não merecemos isso”, disse o especialista em gestão e políticas de segurança pública Ivenio Hermes, que também é coordenador do instituto. “O tratamento inadequado às causas da violência não gera um entendimento amplo do fenômeno da violência no Rio Grande do Norte, e isso se mostra nas ausências do Estado em diversas áreas que se correlacionam em políticas de segurança pública”, comentou.

Contador de homicídios do OBVIO  (Foto: OBVIO)
Contador de homicídios do OBVIO (Foto: OBVIO)

Em comparação ao mesmo período do ano passado, ou seja, levando em consideração a quantidade registrada de pessoas vítimas de homicídio entre 1º de janeiro e 27 de maio de 2016, o ano de 2017 já contabiliza um crescimento de 27,6%.
"O Estado simplesmente não consegue promover meios de reduzir a violência de forma duradoura"
“As ações de redução não se sustentam porque as lacunas deixadas pelo Estado se tornaram um espaço propício para o crescimento da influência de grupos de criminosos. Ao deixar de priorizar investimentos para reforçar os três principais retroalimentadores da violência: a impunidade, o tráfico de drogas e o descontrole no sistema carcerário, o Estado simplesmente não consegue promover meios de reduzir a violência de forma duradoura”, critica Ivenio.
“Seguindo essa sequência de perdas de espaço, onde as ausências do estado são supridas pelos criminosos nas comunidades, 2017 já desponta como o ano mais violento da história do Rio Grande do Norte”, acrescenta o especialista.
Além de homicídios dolosos, entram na estatística elaborada pelo OBVIO outros crimes violentos que resultem em morte, como roubo (no latrocínio), estupro ou lesão corporal seguidos de morte. Cadáveres e ossadas encontradas e mortos em confrontos policiais também são considerados.
Cidades mais sangrentas
Em Natal, foram 264 assassinatos entre 1º de janeiro e o início desta manhã, dia 14 de maio. Na lista das cidades mais violentas do no estado, também preocupam:
Mossoró, com 107 homicídios contabilizados;
Parnamirim, com 69;
Ceará-Mirim, com 64;
Macaíba, com 40;
São Gonçalo do Amarante, com 35.

Cidades mais violentas do RN (Foto: OBVIO)
Cidades mais violentas do RN (Foto: OBVIO)

Capital mais violenta do país
No início do mês, uma pesquisa elaborada e divulgada pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, revelou outro dado preocupante ao apontar Natal, a capital potiguar, como a 10ª cidade mais violenta do mundo. A lista, que possui 50 cidades, inclui 19 cidades brasileiras. Destas, Natal é a primeira, com 69,56 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

GTO DE PATU-RN PRENDE MULHER SUSPEITA DE TER ROUBADO APARELHOS CELULARES DURANTE O UMARIZAL FEST


Policiais Militares do Grupo Tático Operacional (GTO) de Patu prenderam a pessoa de Keliane Ramos da Silva. Conhecida popularmente por Kely a mesma é suspeita de ter roubado vários celulares em um evento realizado na noite de ontem cidade de Umarizal.

Com ela foi encontrado alguns celulares oriundos de furto, em seguida a mesma foi conduzida a delegacia local onde ficará a disposição da justiça.

Fonte: Na Ficha da Polícia
Leia Mais ››

Mais de 60% dos MEIs potiguares ainda não enviaram declaração


A menos de uma semana para encerrar o prazo, mais de 61% dos 88.161 Microempreendedores Individuais (MEIs) potiguares aptos a declarar a receita anual do negócio ainda não entregaram o documento. A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei) é obrigatória e informa à Receita Federal sobre o faturamento bruto do negócio ao longo do ano passado.
No Estado, até agora só foram feitas 34.345 declarações, segundo levantamento do Sebrae a partir de dados da Receita. Em todo o Brasil, foram feitas mais de 2,3 milhões de declarações.

Fonte: Robinson Pires
Leia Mais ››

Rio São Francisco vai garantir abastecimento de 94 municípios do RN

sao francisco

O Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco levará água para os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
No percurso das estações de bombeamento, a água passará por reservatórios nas cidades pernambucanas de Cabrobó, Terra Nova, Salgueiro e Verdejante. O equipamento acionado tem capacidade de bombear até 14 m³ por segundo.
Por meio do Eixo Norte, a água será levada para os rios Brígida (PE), Salgado (CE), do Peixe e Piranhas-Açu (PB e RN) e Apodi (RN), garantindo o fornecimento para os açudes Chapéu (PE), Entremontes (PE), Castanhão (CE), Engenheiro Ávidos (PB), Pau dos Ferros (RN), Santa Cruz (RN) e Armando Ribeiro Gonçalves (RN).
Estão em construção, somente no Eixo Norte do projeto, cerca de 260 km de canais, 3 estações de bombeamento, 9 aquedutos, 3 túneis e 17 reservatórios. O maior reservatório de todo o PISF está localizado no Eixo Norte.
Com a chegada da água a essa região cearense, teremos o aumento da oferta hídrica proporcionada pelos maiores reservatórios estaduais (Castanhão, Orós e Banabuiú), que operados de forma integrada com os açudes fornecem água para os diversos usos da maior parte da população das Bacias do Jaguaribe e Metropolitanas, alcançando 5 milhões de habitantes em 56 municípios.
Já no Rio Grande do Norte, o Projeto de Integração do São Francisco vai garantir o abastecimento seguro para 94 municípios, com 1,2 milhão de habitantes, por meio do aumento da garantia da oferta de água dos açudes Santa Cruz e Armando Ribeiro Gonçalves e da perenização de todos os trechos dos rios Apodi e Piranhas-Açu, em associação com uma rede de adutoras que vem sendo implantada.
Além disso, haverá ampliação da disponibilidade hídrica dos maiores trechos dos rios Apodi e Piranhas-Açu, situados a montante dos açudes Santa Cruz e Armando Ribeiro Gonçalves, estabelecendo uma fonte hídrica permanente para as populações de mais de 50 municípios localizados nessas duas bacias hidrográficas.
A Transposição do Rio São Francisco é uma luta iniciada por Aluízio Alves, como Ministro da Integração Nacional no Governo de Itamar Franco.

Fonte: Robinson Pires
Leia Mais ››

Em busca de apoio político, Temer passa o dia em reuniões com aliados


Em meio à maior crise desde que assumiu o governo, o presidente Michel Temer passou este sábado (27) em reuniões com aliados em busca de apoio político para permanecer no cargo e dar andamento às reformas que tramitam no Congresso.
Entre os políticos que se encontraram com Temer no Palácio do Jaburu está o ex-presidente José Sarney, do PMDB, mesmo partido do presidente. Nenhum dos encontros estava previsto na agenda oficial do presidente divulgada pelo Palácio do Planalto.
O primeiro político a se reunir com o presidente neste sábado foi o deputado Júlio Cesar (PSD-PI), coordenador da bancada do Nordeste. No encontro, os dois trataram do projeto que valida incentivos fiscais dados pelo estados para atrair empresas.
Logo depois, em um almoço, Temer recebeu os ministros Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional), Aloysio Nunes (Relações Exteriores), Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Bruno Araújo (Cidades). O último chegou a anunciar que entregaria o cargo após as delações da JBS, mas não chegou a oficializar a decisão.
No fim da tarde, o presidente da República recebeu políticos peemedebistas. Além de Sarney, também foi ao Jaburo o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.
Temer tem dito a interlocutores e publicamente que não renunciará e que permanecerá no cargo até 31 de dezembro de 2018, último dia do mandato.
BNDES
Para evitar a impressão de esvaziamento do governo diante da crise política, o presidente substituiu com rapidez a ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Maria Silvia Bastos, que pediu demissão nesta sexta (26).
No mesmo dia, nomeou para o cargo o economista Paulo Rabello Castro, que era presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Congresso
Além de buscar apoio político para se sustentar no cargo, Temer tem negociado a votação de matérias importantes no Congresso Nacional.
No Senado, o presidente aposta no avanço do projeto que estabece uma reforma trabalhista. A previsão é de que o texto seja votado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) já nesta semana.
O desafio é garantir que a base aliada consiga vencer a obstrução já anunciada de partidos da oposição.
Na Câmara, Temer busca vencer a batalha com a oposição, que anunciou obstrução aos trabalhos até que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), dê andamento a um dos 13 pedidos de impeachment apresentados contra o presidente por causa da delação da JBS.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Defesa diz que Aécio nunca usou bloqueador de celular encontrado pela PF

Agentes da Polícia Federal deixaram o apartamento de Aécio Neves na zona sul do Rio (Foto: Cristina Boeckel / G1)

A defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou neste sábado (27), por meio de nota, que o bloqueador de celular encontrado pela Polícia Federal (PF) no apartamento do tucano no Rio nunca foi usado. Segundo o criminalista, o parlamentar de Minas ganhou o equipamento durante a campanha presidencial de 2014 por conta de suspeitas de que a campanha estava sendo alvo de espionagem (leia a íntegra do comunicado ao final desta reportagem).

No último dia 18, a PF deflagrou a Operação Patmos, na qual cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Aécio, entre os quais um apartamento localizado na avenida Vieira Souto, em Ipanema, onde foi encontrado, entre outros objetos, o bloqueador de celular.

“Ele [bloqueador de celular] foi oferecido ao senador ainda na campanha presidencial de 2014, quando suspeitava-se de que conversas da sua equipe poderiam estar sendo gravadas. Porém, o aparelho jamais foi utilizado pelo senador”, afirma Alberto Toron.

A Operação Patmos se baseou em informações repassadas pelos empresários Joesley e Wesley Batista em seus acordos de delação premiada com a Lava Jato. As denúncias dos donos do frigorífico JBS motivaram o afastamento de Aécio do Senado por ordem do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Joesley entregou à Procuradoria Geral da República gravação de uma conversa que teve com Aécio na qual os dois combinam o repasse de R$ 2 milhões ao senador tucano. Aécio pediu o dinheiro ao empresário alegando que precisava pagar advogados que o defendem na Lava Jato.

No comunicado, o criminalista ressalta ainda que aguarda ter acesso a todos os documentos apreendidos durante as diligências da Polícia Federal no apartamento do cliente dele para esclarecer os fatos. Na avaliação do defensor, todos os documentos divulgados evidenciam “que nada que comprometa a atuação do senador foi encontrado”.

Outros objetos

Ao cumprir os mandados de busca em apreensão no apartamento de Aécio, a Polícia Federal encontrou vários objetos que foram, posteriormente, relacionados em um relatório divulgado nesta sexta-feira (26).

Além do bloqueador, os agentes federais apreenderam, por exemplo, "diversos documentos acondicionados em saco plástico transparente. Dentre esses papéis havia um azul com senhas, diversos comprovantes de depósitos e anotações manuscritas, dentre as quais a inscrição "cx 2".

A PF também apreendeu diversas obras de arte, entre as quais 15 quadros e 1 estátua. Uma das telas é de autoria do famoso pintor brasileiro Cândido Portinari.

O advogado de Aécio disse na nota divulgada neste sábado que a obra de Portinari foi feita, em 1961, especialmente para avô do senador mineiro, o ex-presidente Tancredo Neves.

Toron também ressaltou no comunicado que a folha com a inscrição “cx2” é desconhecida pela defesa do parlamentar e que ele espera ter acesso a esses documentos "o mais rapidamente possível" para demonstrar que não se referem a qualquer irregularidade.

Doleiro alemão

No gabinete de Aécio Neves no Senado, a Polícia Federal encontrou nove folhas impressas que, segundo os investigadores, estariam redigidas em alemão relativo a Norbert Müller.

Müller é citado em outras investigações como suposto doleiro especializado em abrir contas na Suíça.

O nome do doleiro já apareceu relacionado ao do senador afastado do PSDB, em 2015, na delação premiada do ex-senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS).

À época, Aécio informou que a mãe dele contratou Norbert Mülller, em 2001, porque queria vender imóveis e aplicar recursos no exterior.

Na nota divulgada neste sábado, a defesa do senador afirmou que o documento encontrado no gabinete que menciona Norbert Müller é público. Toron destacou ainda que solicitou uma cópia do documento para demonstrar que “a referência feita à mãe do senador havia sido arquivada por não conter irregularidades”.

Leia a íntegra da nota divulgada pela defesa de Aécio:

Nota de esclarecimento do advogado do senador Aécio Neves

Os documentos divulgados ontem sobre apreensões feitas na residência do senador Aécio Neves evidenciam que nada que comprometa a atuação do senador foi encontrado, atestando, mais uma vez, a lisura de seus atos.

Quanto ao quadro do pintor Portinari, trata-se de pintura feita especialmente para o presidente Tancredo Neves em 1961. Além de estar na família há quase 60 anos, o quadro consta de todas as principais publicações sobre o autor com referências ao seu proprietário.

Em relação ao aparelho de bloqueio de celulares, ele foi oferecido ao senador ainda na campanha presidencial de 2014, quando suspeitava-se de que conversas da sua equipe poderiam estar sendo gravadas. Porém, o aparelho jamais foi utilizado pelo senador.

Quanto à citada inscrição “cx2” em uma folha de papel, desconhecida por nós, a defesa do senador aguarda o mais rapidamente possível ter acesso a esse "papel" para demonstrar que não se refere a qualquer irregularidade.

Sobre o documento que se refere a Norbert Müller, trata-se de documento público, cuja cópia foi solicitada pela defesa do senador, após citações na imprensa, exatamente para demonstrar que a referência feita à mãe do senador havia sido arquivada por não conter irregularidades.

Todas as campanhas das quais participou o senador ocorreram em absoluto respeito à legislação vigente. Por isso, repudiamos com veemência ilações apressadas que vêm sendo feitas sobre os citados documentos e aguardamos acesso a eles para que todos os esclarecimentos sejam feitos e eventuais dúvidas sanadas.

Alberto Toron
Advogado do senador Aécio Neves

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Não temos compromisso com governo’, diz Alckmin em evento em SP

Alckmin e Doria no Seminário de Eficiência na Gestão Pública (Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou neste sábado (27) que adota uma postura de compromisso com o país e com as reformas trabalhista e da previdência, mas que não tem compromisso com “governo”.
“Nós não temos compromisso com governo, temos compromisso com o Brasil, com as reformas, com a retomada do crescimento econômico”, afirmou durante seu discurso de 17 minutos.
A frase foi dita por Alckmin em evento em São Paulo e ocorre no momento em que o presidente Michel Temer (PMDB) enfrenta uma crise causada pela delação e divulgação de gravação feita pelo dono da JBS, Joesley Batista.
Ao final do evento, Alckmin adotou tom diferente e mostrou apoio ao governo Temer. “O presidente da República, o presidente Temer está trabalhando, não teve nenhuma decisão do Poder Judiciário, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PSDB mantém o seu apoio, nós temos compromisso com o país, temos compromisso com as reformas. Nós temos que ajudar o país“, disse.
Alckmin afirmou ainda que não mudou sua posição em relação ao governo Temer. “Pelo contrário, nesse momento de instabilidade, estamos firmes, ajudando”, disse.
O evento Seminário de Eficiência na Gestão Pública foi organizado pela Prefeitura de São Paulo e contou com diversos caciques do PSDB e prefeitos do partido no estado.
'Relação indivisível'
O prefeito de São Paulo, João Doria, disse que sua relação com Alckmin é “indivisível”. A afirmação de Doria acontece uma semana após uma operação policial na Cracolândia mostrar descompasso entre as duas gestões.
Integrantes da gestão Doria apontaram que a ação ocorreu antes de medidas protetivas aos usuários, como o cadastro das famílias que viviam na área. O secretário Wilson Pollara, por exemplo, responsável pela área da saúde no município, afirmou que não sabia que a operação iria acontecer e que não estava previsto um “Dia D”.
Doria afirmou neste sábado que a relação é de absoluta integração. “Deixar muito clara a posição do prefeito de São Paulo de absoluta integração com o governo do estado. Relação absolutamente sólida entre governador com o prefeito. Relação essa que não se fundamenta apenas na política, fundamenta em uma história de 37 anos de amizade. Absolutamente indivisível, absolutamente inquebrantável”, diz.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Eunício cancela edital que previa UTI aérea para senadores, diz assessoria


A assessoria de imprensa do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), informou neste sábado (27) que o peemedebista mandou cancelar um pregão que seria aberto pela Casa para contratar, pelo período de um ano, uma empresa de serviços de UTI aérea.
Nesta sexta (26), reportagem do G1 mostrou que o Senado previa gastar até R$ 450 mil para contratar uma empresa aérea para transportar, em casos de necessidade, senadores e seus dependentes, ex-senadores e até os cônjuges de ex-senadores.
O documento previa que a empresa disponibilizasse dois aviões, um modelo Jato, ao custo de R$ 24 por quilômetro voado e outro Turbo Hélice, cujo quilômetro voado custaria R$ 21.
Neste sábado, um dia após a publicação do texto, a assessoria de imprensa de Eunício procurou a reportagem para infomar que o presidente do Senado decidiu cancelar o edital "para evitar que houvesse especulações".
A assessoria do senador explicou ainda que a licitação do serviço de UTI aérea para senadores e ex-senadores foi uma recomendação do TCU e que a concorrência aberta teria como objetivo estabelecer uma "estimativa" para que o serviço fosse utilizado apenas quando necessário.
Antes do cancelamento do edital, a assessoria do Senado, que não é a mesma de Eunício, havia informado que a contratação do serviço de transporte aeromédico estava prevista em um Ato da Comissão Diretora da Casa de 1995, que trata da assistência à saúde dos senadores e seus dependentes e dos ex-senadores e seus cônjuges.
De acordo com o ato, essas pessoas têm direito à assistência domiciliar de emergência, urgência e traslado terrestre ou aéreo. Além disso, também têm direito à assistência médico-hospitalar, médico-ambulatorial, odontológica, psicoterápica, fisioterápica, terapêutica complementar e de urgência, obstétrica e de enfermagem.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Filho de deputado estadual sofre acidente e é levado para hospital em estado grave

Anaclato Giraldelli Bezerra, de 28, anos foi levado inconsciente para hospital (Foto: Facebook/Reprodução)

O filho do deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) está internado em estado grave após se envolver em um acidente na manhã deste sábado (27), na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. Anacleto Giraldelli Bezerra, de 28 anos, conduzia uma caminhonete que bateu num poste de sinalização próximo ao viaduto do Despraiado. O jovem foi resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para uma unidade hospitalar.
O carro conduzido por Anacleto seguia sentido Bairro Santa Rosa, quando bateu no poste de sinalização. O acidente foi registrado por volta de 6h [horário de Mato Grosso].

Anacleto conduzia caminhonete pela Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá (Foto: TVCA/Reprodução)
Anacleto conduzia caminhonete pela Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá (Foto: TVCA/Reprodução)

Após o acidente, o jovem ficou preso às ferragens e a lateria precisou ser cortada para a retirada de Anacleto. Ainda no local, a vítima foi estabilizada e, em seguida, levada para o Pronto Socorro de Cuiabá.
Depois dos primeiros atendimentos, Anacleto foi transferido inconsciente para um hospital particular. O atual estado de saúde ele não foi informado.
Na internet, o parlamentar confirmou o acidente e pediu orações para o filho. “Obrigado a todos que estão juntos comigo em orações. Deus está no comando”, declarou.

Motorista arrancou poste de energia em acidente em Cuiabá (Foto: TVCA/Reprodução)
otorista arrancou poste de energia em acidente em Cuiabá (Foto: TVCA/Reprodução)

Outros acidentes
Além do acidente com o filho do deputado, outros dois acidentes foram registrados neste sábado.
Em um deles, também na Avenida Miguel Sutil, o condutor de um veículo perdeu o controle do veículo e arrancou um poste de energia elétrica. O carro ficou preso em uma árvore e quase caiu de um barranco. O motorista fugiu do local.
Pouco tempo depois, o pai dele foi ao local do acidente para realizar a retirada do carro. Ele não informou o motivo do acidente.

Motorista capotou nos trilhos do VLT, em Várzea Grande (Foto: TVCA/Reprodução)
Motorista capotou nos trilhos do VLT, em Várzea Grande (Foto: TVCA/Reprodução)

No outro acidente, um carro capotou nos trilhos do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. O condutor do veículo não teve ferimentos e foi retirado de dentro do veículo pelos amigos. As causas do acidente não foram divulgadas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF queria ouvir Temer nesta semana


O delegado da Polícia Federal Josélio Azevedo de Sousa pretendia que o presidente Michel Temer prestasse depoimento nesta semana, dia 31 de maio, no curso do inquérito com base nas delações do Grupo J&F. Em despacho do dia 24, ele delegou a uma escrivã da PF a ordem de intimar não só Temer, como também o senador Aécio Neves (PSDB-MG), para depor no dia 01/06, e o deputado Rodrigo da Rocha Loures (PMDB-PR), para o dia 02/06.

Com efeito, uma escrivã procurou a defesa de Temer, que, no entanto, recorreu ao Supremo pedindo o adiamento do depoimento até a conclusão da perícia nos áudios gravados pelo delator Joesley Batista, sócio do Grupo J&F. Em seguida ao pedido da defesa do presidente da República, o ministro Fachin esclareceu, em despacho, que a perícia nos áudios gravados pelo empresário Joesley Batista era a “única diligência por ora deferida” e pediu o retorno dos autos da Polícia Federal até o Supremo, para que ele pudesse decidir se atendia ou não a pedidos feitos – entre eles, o de Temer, para suspender depoimento até a análise dos áudios.

Pedido

Nesta sexta-feira, 26, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao ministro Edson Fachin que autorize a tomada de depoimento do presidente Michel Temer, alegando a necessidade de concluir de forma mais rápida o inquérito aberto contra ele, Aécio Neves e Rocha Loures pelo fato de que há investigados presos.

A Operação Patmos, no dia 18, prendeu preventivamente Andrea Neves, irmã de Aécio, Frederico Pacheco, primo do senador afastado, e Mendherson Sousa Lima, assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG).

Os dois últimos apontados como as pessoas que teriam buscado R$ 2 milhões que teriam sido repassados indevidamente pela JBS a Aécio Neves.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Família de Gilmar Mendes é fornecedora da JBS


A família do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), é fornecedora de gados para a JBS, uma das maiores processadoras de carne do mundo e que acaba de ter um acordo de delação premiada homologado pelo tribunal.

A informação foi dada pelo ministro à Folha. No cargo, Gilmar pode ter de tomar decisões sobre a delação.

A reportagem questionou o ministro sobre encontro recente que teve com o empresário Joesley Batista, um dos sócios da JBS que gravou secretamente o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Gilmar confirmou a reunião, ocorrida, segundo ele, a pedido do advogado Francisco de Assis e Silva, um dos delatores da empresa. Joesley, de acordo com Gilmar, apareceu de surpresa ao encontro, que, diz o ministro, tratou de questão referente ao setor de agronegócio.

A conversa ocorreu fora do Supremo, no IDP, escola de direito em Brasília da qual o ministro do STF é sócio. A data da conversa, segundo Gilmar, é posterior a 30 de março, quando o tribunal realizou um julgamento sobre o Funrural, fundo abastecido com contribuições de produtores rurais à previdência.

Fonte: Folha Press
Leia Mais ››

Atuais prefeitos e vereadores poderão ter mandatos de 2 anos

Resultado de imagem para eleições

Os prefeitos e vereadores eleitos em 2016 são contra a proposta de antecipar as eleições municipais para 2018. 
Se a proposta for aprovada, os mandatos deles só valerão dois anos. A ideia seria firmar um calendário de eleições gerais. No entanto, deputados e senadores que votarem a favor deverão perder apoios importantes nos municípios. O texto, já em tramitação no Senado Federal, gera polêmica.

Fonte: Martins em Pauta
Leia Mais ››

Paraibano é preso acusado de matar bebê de 10 meses após discussão com mãe da criança

acusado_-_matar_bebe_no_ceara

Um homem de 32 anos natural da cidade paraibana de Cajazeiras foi preso no Ceará acusado de matar um bebê de 10 meses após uma discussão com a mãe da criança. A prisão de Iarley Mendonça de Souza aconteceu nesta sexta-feira (26) em Lavras da Mangabeira, região sul do Ceará.

De acordo com informações da polícia, o homem confessou o crime e afirmou que matou o bebê após discutir com sua companheira, que é mãe da vítima. Em depoimento o homem afirmou que quando era criança costumava apanhar de sua mãe e que lembrou o caso na hora da discussão, quando decidiu praticar o crime.
A criança ainda chegou a ser levada às pressas para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos provocados pelo espancamento.
Ele ainda tentou fugir da casa após matar o bebê, mas a população soube do caso, conteve a fuga e tentou linchá-lo. A Polícia Militar do Ceará recebeu a denúncia e efetuou a prisão do acusado, que foi encaminhado para a Delegacia Regional de Iguatu, onde é mantido sob escolta policial, já que os moradores das cidades estão revoltados com o caso.

Fonte: Uirauna Net
Leia Mais ››

Mãe morre após saber da morte do filho em chacina em Caruaru


Uma mulher - de idade não divulgada - morreu após saber da morte do filho na noite de sexta-feira (26) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, a mãe já estava fragilizada e a morte pode ter ocorrido em decorrência de problemas cardíacos. Mas, a causa ainda não foi identificada.
Segundo informações da Polícia Militar, o filho, que tinha 23 anos, foi uma das vítimas da chacina ocorrida na rua Goiás , no Salgado, também na noite da sexta. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo recua e revoga trecho de decreto que ampliava ensino a distância na educação fundamental


No mesmo dia em que autorizou que alunos do ensino fundamental que ficassem sem aula por falta de professor concluíssem as disciplinas por meio de ensino a distância, o governo federal recuou e decidiu revogar trecho do decreto presidencial que facilitou a oferta desses cursos em "situações emergenciais". Um novo decreto será publicado na edição desta segunda-feira (29) do "Diário Oficial da União" retificando o anterior.
Por meio de nota, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação informou que houve um "erro material" na redação do artigo 9º do decreto 9.057, que havia sido assinado pelo presidente Michel Temer na última quinta (25). O decreto que havia ampliado o acesso aos cursos de EaD foi publicado na edição desta sexta (26) do "Diário Oficial".
Entre outros pontos, o ato presidencial permitia cursos a distância para educação básica (fundamental, médio e profissional) em situações especiais.
No caso específico da educação fundamental, o governo havia permitido no artigo 9º do decreto desta semana permitir que os estudantes matriculados nas séries finais do ensino fundamental que estivessem privados da oferta de disciplinas obrigatórias do currículo escolar cursassem as disciplinas por meio do EaD.
Na prática, o governo havia dado aval para que os alunos que ficassem sem aula por falta de professor se matriculassem em cursos de ensino a distância.
Segundo a assessoria da pasta, o decreto assinado por Temer revoga outro, de 2005, que também permitia a ampliação de oferta de novos cursos nos ensino fundamental, médio e superior.
"A Secretaria de Educação Básica do MEC informa que houve um erro material na redação do Art. 9º do Decreto 9.057 de 25 de maio de 2017. Diante disso, a retificação será enviada para publicação na próxima segunda-feira (29/05), restabelecendo os termos do Decreto 5.622 de 19 de dezembro de 2005 de acordo com o § 4º do art. 32 da Lei nº 9.394 (LDB) de 1996", diz a nota divulgada pelo Ministério da Educação.
Diante da avaliação de que ocorreu um erro no artigo 9º, o governo decidiu revogar este dispositivo. Com isso, ressaltou a assessoria do MEC, ficam mantido os termos do decreto de 2005.
A legislação anterior já permitia o acesso dos estudantes do ensino fundamentgal aos cursos de EaD nas seguintes situações:
estejam impedidos, por motivo de saúde, de acompanhar o ensino presencial
se encontram no exterior
vivam em localidades que não possuam rede regular de atendimento presencial
são transferidos compulsoriamente para regiões de difícil acesso (incluídas as missões localizadas em regiões de fronteira)
estejam privados de liberdade
O trecho que havia sido incluído nesta semana e que agora foi revogado ampliava essa possibilidade especial também aos estudantes que "estejam matriculados nas séries finais do ensino fundamental regular e privados da oferta de disciplinas obrigatórias do currículo escolar".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Inspetor de escola é condenado a 72 anos de prisão por estupro de alunas em Matão

Crime ocorreu em escola estadual de Matão (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)

O inspetor acusado de estuprar 4 alunas da Escola Estadual Roberto Veltre, em Matão (SP), foi condenado a 72 anos de prisão em regime fechado pelo juiz Ricardo Domingos Rinhel, da Vara Criminal da cidade. Ele já estava preso desde novembro de 2016, três meses após os casos começarem a ser investigados.
A pena foi determinada com base em diferentes artigos do Código Penal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele condenou o funcionário, chamado de "tio" no ambiente escolar, por estuprar diversas vezes três crianças, com agravante por ocupar um cargo de autoridade, por abusar uma vez de uma quarta vítima, e por ter registro com cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo menor.
Além da reclusão, o magistrado estipula o pagamento de uma multa e veda o direito de apelar em liberdade. O advogado do inspetor informou ao G1 que a decisão cabe recurso, mas que não poderia comentar o caso por questões contratuais e pelo processo estar em segredo de Justiça.
"A gente acha justa [a pena]. Em um caso desses, é até difícil querer apenar alguma coisa porque é um crime extremamente relevante para a sociedade porque, além de ser um estupro, ele ataca a sociedade. Para nós ele teria que ficar lá para o resto da vida", disse o advogado Fabio Busnardi Fernandes, que representou a família de uma das crianças.
Na época do crime, a menina representada por Fernandes tinha 8 anos. "Minha cliente teve que mudar totalmente de vida, mudar de cidade, mudar de escola", contou.
Ele também afirmou que, como o crime ocorreu no ambiente escolar, vai entrar com uma ação contra o estado pedindo indenização por danos morais.

Entenda o Caso
O homem foi preso no dia 9 de novembro do ano passado, três meses após os casos começarem a ser investigados pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade. O juiz concedeu a prisão preventiva apontando prova da existência dos crimes e indícios suficientes de autoria.
"A materialidade é demonstrada pelas declarações, depoimentos, relatórios de atendimento psicológicos e laudos periciais. As vítimas apontaram o acusado como autor dos crimes, havendo, inclusive, relatos de ameaça", escreveu.

Na época, a polícia informou que ele teria abusado de duas crianças com menos de 11 anos e que chegou a ser transferido para a Escola Estadual Henrique Morato devido às suspeitas. O Diário Oficial do Estado de São Paulo traz o pedido de transferência (veja acima).
A Secretaria Estadual de Educação, por sua vez, informou na ocasião que não iria se pronunciar porque o caso estava sendo investigado pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Filho é preso após vídeo dele agredindo mãe de 84 anos causar revolta na web


Nos últimos dias, vídeos de um homem xingando e agredindo a própria mãe, uma idosa de 84 anos, vêm sendo compartilhados por todo o País por meio do WhatsApp, atingindo milhões de visualizações e causando revolta entre as pessoas. Nas imagens, enquanto a mulher pede por clemência, o homem a ameaça verbal e fisicamente, a impede de levantar da cadeira, puxando-a com força para trás, chegando a dar tapas e até mesmo a bater nela com objetos.

O homem em questão é Roberto Elísio Coutinho, morador da cidade de Raposa, na região metropolitana de São Luís, no Maranhão, e que já teve prisão preventiva decretada pelas autoridades do Estado. A idosa nas imagens se chama Joseth Coutinho, é mãe do acusado e sofre do Mal de Alzheimer.

“‘Senhor’ é o c***, que eu não sou senhor, sou teu filho! […] Cala boca! Ou tu fica calada ou vai internada!”, estão entre as palavras ditas pelo homem ao longo da discussão, enquanto agride a mãe com tapas.

Antes de ser preso, Roberto chegou a dar uma entrevista ao telejornal JMTV, da TV Mirante, onde alegou ter assistido posteriormente aos vídeos gravados. Perguntado sobre o que sentiu ao ver suas próprias agressões, respondeu: “Arrependimento, tristeza, nojo, raiva, tudo.” “Eu preciso de tratamento, dessa vez, mais complexo, com internação. […] Quando eu tenho esses surtos, eu não gravo nada”, acrescentou.

A reportagem do canal também falou com José Augusto Cutrim, promotor de defesa do idoso que pediu a prisão preventiva de Roberto, que ainda deve passar por perícia médica. “Até que ele demonstre, via judicial, que realmente sofre de algum problema médico, é um sujeito perfeitamente normal, sabendo o que está fazendo e irá responder pelo crime que cometeu.”

O filho de Roberto já havia registrado uma ocorrência denunciando agressão de Roberto à senhora na semana anterior na Delegacia de Proteção ao Idoso.

Após os fatos virem à tona, a idosa fez exame de corpo de delito e pôde voltar para casa, acompanhada por assistentes sociais do Ministério Público.

Veja:


Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Atentado contra milícia financiada pela CIA deixa mortos no Afeganistão

Moradores afegãos se reúnem em local que carro-bomba atacou uma força de milícias pró-governo financiadas pela CIA, nesta sábado (27), no Afeganistão (Foto: Farid Zahir/AFP)

Um atentado com carro-bomba reivindicado pelos talibãs e, ao que parece, contra uma milícia financiada pela CIA, deixou pelo menos 13 mortos entre civis e militares neste sábado em Khost, no leste do Afeganistão.
Vários membros das Forças de Proteção de Khost, conhecidas por seus abusos, inclusive contra a população, destacam-se entre as vítimas desta explosão ocorrida pela manhã em uma estação de ônibus.
Um balanço anterior do porta-voz do ministério do Interior no Twitter falava em 18 mortos e seis feridos na "estação de ônibus de Khost", cidade próxima à fronteira com o Paquistão e às zonas tribais do país.
O porta-voz Najib Danish posteriormente revisou o balanço para baixo em um comunicado, afirmando que "o ataque, ocorrido às 08H25 (locais), deixou 13 mortos e oito feridos, entre eles duas crianças".
Segundo Danish, "o alvo era a rodoviária: as vítimas vestiam-se como civis, é difícil confirmar sua identidade por enquanto", declarou à AFP.
Mas para o chefe da polícia provincial, Faizulah Ghairat, contactado pela AFP, o atentado apontava especificamente para uma milícia da província que opera contra os rebeldes islamitas, as Forças de Proteção de Khost.
"A explosão foi contra as forças de segurança quando se dirigiam para realizar seu serviço", declarou Ghairat. "Entre as vítimas figuram civis e membros da milícia que trabalham com as tropas americanas", acrescentou.
Ofensiva talibã
As forças americanas no Afeganistão têm uma base próxima ao aeroporto de Khost, Camp Chapman, que operam conjuntamente com as forças afegãs.
No mês passado, essa base foi atacada por um carro-bomba, que explodiu nos portões de acesso em 24 de abril. Quatro afegãos morreram e seis ficaram feridos, segundo um responsável. Nesse dia, o chefe do Pentágono, o general Jim Mattis, estava de visita a Cabul.
As Forças de Proteção de Khost, que operam como uma milícia sob a supervisão da CIA, têm uma reputação marcada pela violência e pela obscuridade. São acusadas de torturas, sequestros, detenções arbitrárias e operações noturnas secretas.

Os talibãs reivindicaram a operação em seu site no marco da ofensiva da primavera, batizada de "Operação Mansuri", nome de seu antigo líder.
"Nesta manhã foi atacado um comboio de soldados vestidos como civis e utilizando veículos civis. Vinte e duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas", afirmaram.
Os talibãs lançaram sua ofensiva da primavera no fim de abril e multiplicaram as operações contra as forças afegãs: nesta semana lançaram três ataques coordenados na província de Kandhar contra bases militares, deixando mais de 60 mortos.
O secretário de Defesa americano, Jim Mattis, alertou no mês passado sobre "outro ano difícil" para as forças de segurança no Afeganistão.
Os Estados Unidos e vários de seus aliados da Otan estão analisando o envio de milhares de tropas adicionais para tentar reverter a situação frente os rebeldes.
O Pentágono prevê solicitar milhares de efetivos a mais para o Afeganistão, onde atualmente estão presentes 13.500 militares da Otan para ajudar o governo de Cabul a enfrentar as forças talibãs.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Explosão de carro-bomba deixa 18 mortos no Afeganistão


Um carro-bomba conduzido por um suicida matou ao menos 18 pessoas no leste do Afeganistão neste sábado (27), informou o Ministério do Interior afegão, no primeiro dia do mês sagrado do Ramadã para o islamismo.
Outras seis pessoas ficaram feridas, sendo duas crianças, segundo o porta-voz ministério, Nayib Danish. A explosão ocorreu perto de um campo de futebol e uma base militar, segundo oficiais.
"Os corpos estão irreconhecíveis e é difícil dizer se são de civis ou forças de segurança", afirmou Gul Mohammaddin Mangal, chefe do departamento de saúde pública de Khost, onde ocorreu o ataque.
Também hoje, ao menos 36 morreram em confrontos entre as forças de segurança e militantes na província de Badghis, no noroeste do país.
Um ataque dos militantes deixou 22 insurgentes mortos, além de seis homens das forças de segurança e oito civis, segundo Zahir Bahand, porta-voz do governador da província. O confronto também deixou 33 militantes e 17 civis feridos.
Aliado do Ocidente, o governo afegão enfrenta tanto o Talibã quando o Estado Islâmico no país. As forças talibãs aumentaram seus ataques nas semanas anteriores ao Ramadã, com ataques em Kandahar, Paktia e Helmand, entre outras províncias.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Médico é suspeito de ter usado seu sêmen em inseminações


Doze pessoas nascidas de um centro de fertilidade holandês abriram um processo contra o local. Segundo os pacientes, o diretor do centro é o pai biológico deles e, durante anos, usou seu próprio material genético nas inseminações.

As 12 pessoas –e dez mães que suspeitam que seus filhos tenham recebido o material genético de Jan Karbaat, diretor da clínica que morreu no mês passado aos 89 anos– pedem, na ação aberta em uma corte em Roterdã, para ter acesso ao DNA de Karbaat.

Os suspeitos de serem filhos dele têm entre 8 e 36 anos.

Entre 1980 e 2009, Karbaat comandou uma clínica de fertilidade nas proximidades de Roterdã e ficou conhecido no campo da reprodução assistida. Cerca de 10 mil crianças foram concebidas com auxílio da clínica.

Fonte: Folha Press
Leia Mais ››

Dupla volta a funcionar, São Paulo vence Palmeiras e mantém tabu no Morumbi


São Paulo contou com outra dobradinha de Lucas Pratto e Luiz Araújo para conseguir vencer o Palmeiras por 2 a 0, na noite deste sábado, no Morumbi, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A dupla já havia marcado os dois gols do triunfo sobre o Avaí, pelo mesmo placar, na segunda-feira passada.

ESCRITA MANTIDA
Agora, o tabu de 15 anos sem derrotas do Tricolor para o Verdão em seu estádio ganhou o 24º capítulo: são 15 vitórias dos donos casa e nove empates. A última vez que os palmeirenses comemoraram os três pontos no Cícero Pompeu de Toledo foi no dia 20 de março de 2002, na vitória por 4 a 2, pelo Torneio Rio-SP.


O JOGO
Quem esperava por iniciativa de algum lado nos primeiros 45 minutos do Choque-Rei se decepcionou. O ápice de emoção foi um chute de Jean, aos 4 minutos, que passou perto da trave direita de Renan Ribeiro, e uma bola cruzada por Luiz Araújo, aos 10, que Juninho quase mandou contra a própria meta palmeirense. A primeira etapa ficou nisso. Os dois times assumiram posturas defensivas, deixando o jogo chato.

A etapa final começou devagar, mas melhorou a partir dos 17, depois do gol de Pratto, que aproveitou passe primoroso de Marcinho. Cuca, então, apostou em Keno, que entrou bem na vaga de Guerra e começou a jogada do pênalti sofrido por Jean, aos 20 - e desperdiçado pelo próprio camisa 2.

O treinador, palmeirense, então, abriu mão da linha de três defensores ao trocar Felipe Melo por Borja. Mas, apesar de aumentar a pressão, o Palmeiras sofreu mais um gol. Pratto enfiou para Luiz Araújo, que tocou por baixo de Prass, aos 38, decretando o resultado final no Morumbi.

AGENDA
Na próxima rodada, o São Paulo vai até Campinas, onde visita a Ponte Preta no domingo (4), às 16h, no Moisés Lucarelli. Já o Palmeiras, no mesmo dia e horário, recebe o Atlético-MG em sua arena. Antes disso, porém, o Verdão terá decisão pela Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, encara o Internacional, às 21h45, no Beira-Rio, pelo duelo de volta das oitavas de final. A equipe leva a Porto Alegre a vantagem do primeiro jogo, que venceu por 1 a 0.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››