quinta-feira, julho 07, 2022

Venda de autotestes no Rio Grande do Norte aumenta mais de 600%



Nas unidades da rede de farmácias Pague Menos, no Estado do Rio Grande do Norte, o aumento nas vendas de autoteste para Covid-19 foi de 626% em junho comparado com o mês anterior.


Já os testes de Covid-19, feitos por farmacêuticos nos consultórios do Clinic Farma e com emissão de laudos, tiveram aumento 615% no mesmo período. 


A tendência de crescimento nos números de exames realizados na rede se mantém nos primeiros dias de julho.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Bolsonaro confirma mais uma programação em Natal

O presidente da República, Jair Bolsonaro confirmou ontem vinda a Natal no dia 16 para participar da “Marcha com Jesus”. O presidente destacou que tem estado presente em diversas marchas evangélicas pelo país, e disse que esta na capital potiguar “vai ser, obviamente, muito concorrida”.


Jair Bolsonaro postou um vídeo anunciando a vinda ao Rio Grande do Norte, ao lado do ex-ministro Rogério Marinho



Jair Bolsonaro postou vídeo anunciando sua vinda ao Rio Grande do Norte, ao lado do ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho, que tem o apoio dele para disputar a eleição de senador por seu partido, o PL. Ao lado deles, também estão coronel Hélio Oliveira e o bispo Lindomar Sousa.


Em rede social, o coronel Hélio Oliveira informou que esteve com o presidente Bolsonaro para tratar de sua vinda no dia 16 de julho, ocasião da Marcha com Jesus, pela Liberdade, que ocorrerá às 14 horas, no Midway Mall.


“A vinda do Presidente Bolsonaro está mais do que confirmada e fizemos questão de gravar este vídeo. Tenho certeza que será um lindo e abençoado evento, onde iremos adorar ao nosso Deus, orar pelo futuro da nossa Pátria, pelas autoridades e por nossa liberdade”, disse Oliveira.


Rogério Marinho também destacou a programação do presidente em Natal no sábado, 16. “É o Potiguar marchando pela vida; pela família; pela pátria amada e, sobretudo, marchando para Jesus. Dia 16 de julho em Natal com a participação do nosso presidente. Fique atento às nossas redes”, sugeriu o ex-ministro.


Bolsonaro visitará o Rio Grande do Norte do Norte pela sexta vez em praticamente dois anos. Em agosto, o presidente passou por Mossoró, onde entregou moradias, em Ipanguaçu inaugurou obras de abastecimento de água e entregou títulos de regularização fundiária. 


Menos de um  ano depois, em julho de 2021, fez uma vistoria na  barragem de Oiticica, em Jucurutu, na região do Seridó. Já em fevereiro deste ano voltou à Oiticica, e assistiu a chegada das águas de transposição do rio São Francisco em Jardim de Piranhas.


Um mês depois, Bolsonaro foi a Parnamirim inaugurar a estação de trens de superfície no bairro de Cajupiranga. No dia 17 de junho, entregou o ponto de internet grátis do programa Wi-fi Brasil ao lado do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Uma das mais recentes participações de Jair Bolsonaro em uma “Marcha para Jesus” foi em Santa Catarina. 


Ao conceder entrevista na semana passada ao jornalista americano Tucker Carlson, o presidente Bolsonaro justificou seus posicionamentos com base em "valores cristãos" e afirmou que a esquerda brasileira é composta, em grande parte, de "ateus que não respeitam nada". O presidente também acusou opositores de agressão a padres e pastores e invasões a igrejas.


"Quando a Suprema Corte americana mudou o entendimento sobre o aborto, a esquerda brasileira não gostou. Nós gostamos da vida. O Lula, mesmo, disse que o aborto é uma questão de saúde pública a mulher é quem decide", afirmou.


Bolsonaro lembrou que o presidente eleito este ano terá ao menos duas indicações para o Supremo Tribunal Federal (STF) ao longo do mandato. Segundo ele, se o petista sair vitorioso do pleito, indicará magistrados favoráveis à interrupção da gravidez. O chefe do Executivo também fez críticas ao ministro da Corte Luís Roberto Barroso, mas ponderou que este afirmou, recentemente, não haver "clima" para discutir aborto no STF.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

PT tem conflitos com aliados no RN e em outros cinco estados

Mesmo com o empenho do ex-governador Márcio França (PSB) e após a costura de alianças em dois Estados, o PT ficou sem o apoio do PSD em São Paulo. O fracasso nas investidas sobre o partido de Gilberto Kassab, que hoje deve anunciar chapa com Tarcísio de Freitas (Republicanos), se dá no momento em que petistas e líderes do PSB externam conflitos nas articulações no Rio de Janeiro e em mais cinco Estados.


Presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, criticou uma suposta quebra de acordos do PT


A decisão de Kassab pelo apoio a Tarcísio foi informada a diretórios e pré-candidatos do PSD ontem. A composição envolve a indicação do ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD) a vice de Tarcísio, candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado. Petistas e aliados que queriam o PSD com o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) ficaram frustrados. França, que desistiu de disputar o Palácio dos Bandeirantes para concorrer ao Senado, chegou a abrir mão de indicar um vice em favor de um nome ligado a Kassab

Petistas minimizaram a adesão a Tarcísio. "Não perdemos o PSD porque nunca o tivemos. Estamos muito animados com a frente que está se formando em torno do Haddad", disse o deputado estadual Emídio de Souza (PT) e coordenador da campanha do petista ao governo.


O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) afirmou que até agora o correligionário já conseguiu uma "ampla coalizão", com apoios de Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (PSOL), ambos candidatos à Câmara. Segundo Padilha, Haddad precisa buscar "uma mulher ou uma grande liderança do interior" para vice.


Já a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse "lamentar" a posição de Kassab por entender que ele está reforçando o "palanque de Bolsonaro em São Paulo". No entanto, segundo ela, a decisão não afeta alianças com o PSD em Minas Gerais, onde o PT apoia o ex-prefeito Alexandre Kalil e na Bahia, onde o PT recebeu o apoio do PSD.


Argumento


As alianças do PT com candidatos do partido de Kassab são usadas como argumento pelo PSB para criticar a tentativa de tirar o deputado federal Alessandro Molon (RJ) da disputa pelo Senado no Estado. Petistas defendem a candidatura do deputado estadual André Ceciliano (PT-RJ) na chapa encabeçada por Marcelo Freixo (PSB) ao Palácio da Guanabara.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), seu candidato a vice, estiveram ontem no Rio e fizeram uma série de afagos em Ceciliano, que também é próximo de bolsonaristas. O impasse local levou preocupação a aliados do PT no Nordeste, como mostrou ontem a Coluna do Estadão. Nessas disputas, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, criticou uma suposta quebra de acordos.


"Estamos reivindicando o que o PT fez em Minas Gerais. O PT tinha candidato e abriu mão para apoiar o candidato do PSD, que não apoia o partido em nível nacional. No Rio Grande do Norte, reivindicamos a candidatura ao Senado, e eles preferiram apoiar um nome do PDT alinhado ao Bolsonaro. Por que não podem fazer essa concessão no Rio? Apenas o PT pode resolver essa questão. Queremos que os dois (Molon e Ceciliano) sejam candidatos", afirmou Siqueira.


Já Gleisi afirmou que a cobrança do PSB é "injusta". Segundo ela, são o PSB e Molon que estão descumprindo acertos. "No Rio de Janeiro, eu fiz um acordo com o Siqueira lá atrás. Ele disse: 'Olha, tem a candidatura do Freixo, e o Molon está querendo ser candidato'. Eu disse: 'Mas nós queremos participar da chapa'. Ele disse: 'Se o PT quer indicar o nome para participar da chapa, o Molon retira, sem problema'. O acordo é que a vaga seria do PT", disse Gleisi.


Durante um encontro de sambistas com Lula no centro do Rio ontem, Molon afirmou que não participou de nenhum acordo. E disse estar "perplexo" com a cobrança pública feita por Freixo para que abra da disputa. "Nossos adversários são outros. Fogo amigo não ajuda", afirmou.


O deputado federal tem se apegado a pesquisas eleitorais para se manter na disputa. Levantamento divulgado pelo RealTime Big Data na quinta-feira passada mostra o senador Romário (PL) e Molon empatados na margem de erro, com 19% e 14%. Daniel Silveira (PTB) tem 8%, e Ceciliano, 4%.


Além do Rio, as desavenças entre PSB e petistas se dão em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas e Rio Grande do Sul. No Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra (PT), por exemplo, fará um evento no próximo dia 23 para homologar a candidatura em aliança com Carlos Eduardo (PDT), com quem rivalizou em 2018. Naquela eleição, ele chegou a apoiar Bolsonaro.


O candidato do PSB é o ex-deputado federal Rafael Motta, presidente do diretório estadual. As bases petistas têm compartilhado nas redes sociais falas dos últimos anos em que Carlos Eduardo criticou duramente a petista.


Outro ponto de conflito é a Paraíba, em que o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) é o candidato de Lula ao Senado. O PT vai apoiar Veneziano Vital do Rêgo (MDB) ao governo. Coutinho está cassado pelo TSE e busca reverter a decisão da corte. Bancado por Lula, é um crítico feroz do governador João Azevêdo (PSB), que busca a reeleição. Ambos, um dia já foram do PSB.


Nessa briga, Siqueira tem cobrado "equilíbrio". Gleisi, por sua vez, disse que decisões tardias tanto na Paraíba quanto no Rio Grande do Norte levaram ao desalinhamento. Já no Rio Grande do Sul, as siglas encerraram as tratativas na semana passada, sem acordo, e ambas vão disputar o governo.


Em Pernambuco, o PT abriu mão de uma candidatura ao governo e está com o deputado federal Danilo Cabral (PSB). No entanto, Marília Arraes (Solidariedade), que se desfiliou do PT, se lançou colada à imagem de Lula e com apoio de ex-correligionários. Quadros petistas lançaram a campanha "oPTeiMarília".


A iniciativa é liderada pela vereadora Fany Bernal, de Garanhuns, terra natal de Lula, que acabou expulsa do PT. "Hoje, o manifesto conta com 500 lideranças petistas. Para a surpresa nossa, não filiados estão participando do manifesto", afirmou. Além dela, outros nove petistas foram expulsos do partido por manifestar apoio a Marília. A decisão foi tomada nesta terça, 5, pelo diretório estadual da legenda. 


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Pré-candidata a governadora diz que disputa está indefinida

Pré-candidata a presidente da República, Vera Lúcia participa do lançamento em Natal, às 18h30 de hoje, da chapa majoritária do PSTU no Rio Grande do Norte, que tem a assistente social Rosália Fernandes como pré-candidata ao governo e a professora Socorro Ribeiro para vice, enquanto o professor Dario Barbosa disputará o Senado.


Joven Pan News/T


O PSTU ainda apresentará, no auditório do Sindicado da Policia Civil (Sinpol), na avenida Rio Branco, as professoras Ana Célia Siqueira e Luciana Lima como pré-candidatas à Câmara e Assembleia Legislativa.


“O PSTU sempre foi um partido ligado à classe trabalhadora e elaboramos um programa levando em consideração a realidade dramática que os trabalhadores vivem hoje, a crise econômica brutal e uma crise social onde campeia a fome, a violência, desemprego”, disse Vera Lúcia.


Ela disse que hoje, o quadro da campanha presidencial “é indefinido”, porque se está em pré-campanha: “Temos três meses até chegar o dia das eleições, praticamente, então muitas coisas se definem nas duas últimas semanas de campanha”.


Para Vera Lúcia, “de antemão não dá para prever se vai ter somente um turno ou se será necessário um segundo turno, o que a gente observa é que existe uma polarização entre Bolsonaro e Lula, que acreditamos que é nefasta, porque limita a visibilidade do conjunto da sociedade para os vários programas que estão sendo apresentados pelas candidaturas”. 


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Justiça Federal do RN condena mulher que usou documento de colega de trabalho para conseguir financiamento de veículo

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou a 2 anos e 9 meses de reclusão uma mulher que usou o documento de uma colega de trabalho para conseguir realizar o financiamento de um veículo.


Justiça Federal do RN — Foto: Divulgação/JFRN


A sentença foi proferida pelo juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior, da 2ª Vara Federal. A pena convertida em prestação de serviço à comunidade.

A decisão aponta que a mulher trabalhava como supervisora de recursos humanos de uma empresa e começou a praticar golpes usando documentos pessoais dos colegas de trabalho.


Para financiar o carro, ela utilizou dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de uma colega de trabalho.


No interrogatório, a acusada disse que não foi no meio de trabalho, nem em virtude da função que exercia, que conseguiu subtrair a CNH da colega.


Ela explicou que conseguiu o documento em um dia em que estava dirigindo o carro da colega, e sem a proprietária estar presente, pegou o documento sem autorização ou conhecimento da titular.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Escadarias das praias do Madeiro e do Amor são interditadas por risco de deslizamento de falésias em Pipa

A Defesa Civil interditou duas escadarias que dão acesso às praias do Madeiro e do Amor, no distrito de Pipa, por causa dos danos causados pelas chuvas na região e de "altíssimo risco" de deslizamento de falésias. O fechamento das escadas aconteceu entre a tarde e a noite de quarta-feira (6).


Defesa Civil fecha passagem em escadaria em praia no distrito de Pipa. — Foto: Prefeitura de Tibau do Sul/Cedida


O distrito de Pipa é um dos principais destinos turísticos do Nordeste brasileiro e fica localizado no município de Tibau do Sul, distante cerca de 77 km de Natal.


Segundo a prefeitura, os técnicos constataram risco de deslizamento de falésias em uma extensão de 4 quilômetros, entre as duas praias, em decorrência das chuvas que caem desde o início de julho na região.


Praia do Madeiro, Tibau do Sul — Foto: Lucas Cortez/G1


Uma das escadarias interditadas é a que dá acesso à Praia do Madeiro, em frente ao hotel Madeiro Beach. A outra, que dá acesso à Praia do Amor e é conhecida como estada do Pescador.


Segundo a prefeitura, foram registrados pequenos deslizamentos durante o último fim de semana. As interdições nas escadarias, no entanto, foram preventivas, após monitoramento das áreas em que os deslizamentos se apresentaram mais intensos.


"Os acessos foram interditados por tempo indeterminado pelos danos causados devido às fortes chuvas dos últimos dias. Os deslizamentos que já ocorreram nas áreas estão sendo monitorados constantemente pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Defesa Civil Municipal, e os órgãos não descartam a possibilidade de mais deslizamentos nas áreas de falésias que compreende a Praia do Madeiro até a Praia do Amor, totalizando cerca de 4 km de extensão", informou a prefeitura por meio de nota.


Faixas e adesivo alertam para perigo e informam que escadaria está interditada — Foto: Prefeitura de Tibau do Sul/Cedida


Apesar das interdições, o secretário de Turismo do município, Lavoisyer Macena, afirmou que as praias seguem abertas para visitação e há acessos alternativos para elas.



"Mas é fundamental lembrar que, especialmente nessa época de mais chuvas, é obrigatório manter uma distância segura das bases das falésias, e estar sempre alerta aos avisos e sinalizações de perigo”, declarou.


Segundo a prefeitura, equipes de monitoramento estão nas praias e alertam os banhistas a não ficarem perto das falésias.


Praia do Amor, Pipa — Foto: Fernanda Zauli/g1


O coordenador da Defesa Civil Municipal, Mateus Tomas, afirmou que o monitoramento das falésias é rotineiro. Ele classificou as chuvas do início de julho como "eventos excepcionais" que agravam a situação das áreas de falésias, que já são sensíveis.


"Entramos em situação de alerta desde a tarde do dia 3, em que houve uma intensidade atípica de volume de chuva”, declarou.


Nas redes sociais, a prefeitura pediu que a população obedeça aos avisos de perigo.


Deslizamento matou família em 2020

O desmoronamento de um bloco de terra de uma falésia matou uma família em novembro de 2020, na praia da Pipa. Desde então, estudos sobre os riscos da região foram elaborados por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com profissionais de outras instituições, mas poucas medidas efetivas foram adotadas.


Outra parte da falésia da praia onde a família morreu caiu em janeiro deste ano, mas não atingiu ninguém.


Em junho, outros dois pontos das falésias da praia de Pipa sofreram deslizamentos. De acordo com a Defesa Civil do município, as atividades aconteceram após um "grande volume" de chuva que caiu nas horas anteriores. Também não houve feridos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lancha pega fogo em lagoa de Tibau do Sul, RN

Uma lancha pegou fogo na Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul, mesmo município onde fica localizada a praia da Pipa, no Litoral Sul potiguar.


Incêndio atingiu lancha na lagoa de Guaraíras em Tibau do Sul, RN — Foto: Reprodução


O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (6) e foi confirmado pela Marinha do Brasil. Ninguém se feriu.


A Marinha informou que tomou conhecimento de um incêndio ocorrido em uma embarcação de esporte e recreio e que a Capitania dos Portos abriu uma investigação sobre o caso.


"A embarcação se encontra em local seguro, e a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte abriu inquérito para apurar as causas do acidente", informou a corporação, por meio de nota.



Pessoas que testemunharam o incêndio usaram outros barcos para ajudar os ocupantes da lancha a sair do local. O número de pessoas não foi informado.


Uma das testemunhas disse que a suspeita inicial é de que um curto-circuito tenha causado o problema.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Operação do MP cumpre mandados de busca e apreensão contra organização criminosa no RN e PB

Uma operação deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) nesta quinta-feira (7) cumpriu 13 mandados de busca e apreensão contra uma suposta organização criminosa na região Seridó potiguar.


Operação do MP cumpriu mandados de busca e apreensão no RN e na Paraíba — Foto: MPRN/Divulgação


De acordo com o órgão, o grupo investigado é suspeito de integrar uma facção que atua dentro e fora de presídios potiguares e possui atividades ligadas ao tráfico de drogas, homicídios e roubos, entre outros crimes.


A operação Concriz cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nas cidades potiguares de Parelhas e Cerro Corá e ainda em São José do Sabugi, na Paraíba.


De acordo com a investigação, o grupo é suspeito de praticar crimes e controlar o tráfico de drogas em algumas cidades do Seridó, no Rio Grande do Norte.



Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos de telefone celular e outros equipamentos que estavam em poder dos investigados.


O material será analisado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Gaeco) e pela Promotoria de Combate a Organizações Criminosas.


Os promotores ainda apuram o envolvimento de outras pessoas com a organização criminosa e o envolvimento do grupo em outros crimes.


O MPRN contou com o apoio das Polícias Militares do Rio Grande do Norte e da Paraíba no cumprimento dos mandados.


Ao todo, 52 policiais militares potiguares e outros 8 paraibanos participaram da ação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Operação Hígia: TRF absolve filho de ex-governadora do RN e ex-auxiliar de governo dos crimes de corrupção e formação de quadrilha

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, absolveu o filho da ex-governadora Wilma de Faria, Lauro Maia, e o ex-auxiliar do governo do RN, João Henrique Lins Bahia, dos crimes de corrupção passiva e formação de quadrilha e reduziu as penas pelo crime de tráfico de influência.


Decisão foi emitida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede no Recife — Foto: Reprodução/Google Street Views


Os dois foram investigados na Operação Hígia, de 2008, que visava combater um suposto esquema de desvio de verbas públicas para firmar e prorrogar contratos na área de limpeza hospitalar e locação de mão-de-obra.


Lauro Maia havia sido condenado a 16 anos de prisão e João Henrique a 12. As penas pelo crime de tràfico de influência foram reduzidas para pouco mais de dois anos para ambos os réus, convertidas em serviços comunitários.



Segundo a legislação, as penas até quatro anos prescrevem em oito, mas, nese caso essas condenações só serão consideradas prescritas quando não houver mais possibilidades de recursos pelo Ministério Público Federal ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).


Em nota, a defesa de João Henrique Lins Bahia disse à Inter TV Cabugi que entende que o efeito prático da prescrição atende aos interesses pessoais momentâneos de João Henrique e, uma vez declarada a extinção da pena, ele ficará livre do "martírio processual", podendo "tocar a sua vida normalmente".


A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Lauro Maia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MPF denuncia ex-prefeito de Parnamirim por desvio de recursos da educação

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, e outras cinco pessoas por desvio de recursos federais da educação. Ao todo, o valor dos contratos irregulares chegou a quase R$ 3 milhões e foi repassado ao município entre 2013 e 2015.


Ex-prefeito de Parnamirim teve candidatura negada pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN — Foto: Reprodução


De acordo com o MPF, os denunciados deverão responder, de acordo com a participação de cada um, por inexigibilidade ilegal de licitação, crime de responsabilidade de prefeito municipal de desvio de bens e rendas públicas e associação criminosa.

A ação penal irá tramitar na Justiça Federal.


Além do ex-prefeito, foram denunciados outros três funcionários públicos durante a gestão e mais foi empresários (veja detalhes da denúncia do MPF mais abaixo).


Em contato com o g1, o ex-prefeito Maurício Marques se disse surpreso com a publicação da denúncia e informou que não recebeu notificação da Justiça.


"Estou tranquilo. Sempre determinei ao secretariado para cumprir a lei de licitações. Quando for notificado farei minha defesa", disse. Ele reforçou que se trata de uma denúncia e não de uma condenação.


Denúncia

Segundo a denúncia do MPF, os envolvidos inexigiram licitação fora das hipóteses previstas em lei para desviar recursos federais – do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Fundeb e do Salário-Educação.


Esses recursos seriam destinados à aquisição de brinquedos pedagógicos para os centros infantis e escolas de educação infantil de Parnamirim.


Como resultado, uma empresa firmou dois contratos com o município (de R$ 829.750,00 e R$2.114.006,00).


Segundo a denúncia do MPF, não houve pesquisa de preços para embasar o valor contratado e não há comprovação de que os materiais tenham sido entregues.

A contratação ainda era desnecessária, porque a prefeitura já havia adquirido os brinquedos em datas próximas, que estavam armanzenados de forma inapropriada, causando prejuízo aos cofres públicos, reforça o documento.



Crimes contra administação pública

Diante do inquérito policial, quebras de sigilo fiscal e buscas e apreensões realizadas, o MPF entendeu que o então prefeito, uma secretária e um empresário “de modo livre, consciente e voluntário, em comunhão de esforços e unidade de desígnios, formaram um grupo com o fim específico de cometer crimes contra a administração pública”.


A denúncia aponta que “o esquema consistia na intermediação de empresas ‘parceiras’" com atuação de um empresário perante o então prefeito do município, Maurício Marques, e uma secretária "a fim de que tais empresas fossem contratadas mediante inexigibilidade de licitação e assim houvesse o desvio de recursos públicos”.


A partir das operações Pequeno Rio e Libre Pretiosa, que desbarataram uma série de irregularidades em procedimentos licitatórios promovidos na área da educação em Parnamirim, entre 2013 e 2015, por meio de interceptações telefônicas e conversas pelo WhatsApp, o MPF concluiu que “os demandados engendraram um esquema de fraudes licitatórias não apenas naqueles procedimentos que servem de objeto à presente imputação, mas também em outros analisados em inquéritos próprios”.


Em reforço, fiscalização da Contraladoria-Geral da União (CGU) apontou que os brinquedos poderiam ter sido adquiridos normnalmente por licitação e identificou outras irregularidades, relativas à celeridade processual incomum, à ausência de motivação dos atos administrativos e à inexistência de justificativa de preços.


Fonte: g1

Leia Mais ››