sábado, setembro 21, 2013

ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NO ABOLIÇÃO IV EM MOSSORÓ.

Na tarde de sábado, 21 de setembro de 2013, por volta das 15h30min, a Central de Operações do SAMU Mossoró, foi acionada para uma ocorrência de acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta tipo Traxx e uma caminhoneta, onde uma pessoa ficou ferida na Avenida Senador Petrônio Portela, em frente à caixa d´água, no Conjunto Habitacional Abolição IV em Mossoró.Sergio Erikson Lins Gomes,34 anos de idade, trafegava em sua motocicleta, na referida avenida acima citada, o mesmo invadiu a contra mão batendo de frente com uma caminhoneta, "Sergio" sofreu um corte profundo na perna direita, foi socorrido pelos profissionais da viatura Bravo 02 do SAMU Fábio e Dalva, consciente e orientado para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde receberá atendimento e ficará em observação.


Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Dois homens vestidos de ninjas tentam matar jovem em Mossoró, RN

Dois adolescentes de motocicleta Fan de cor vermelha e vestidos como ninjas tentam matar um jovem na rua Melo Franco no bairro Barrocas em Mossoró. A ação criminosa aconteceu por volta de 15 horas de sábado 21 de Setembro de 2013.

José Ronny Cavalcante de 23 anos de idade, residente na rua Melo Franco foi alvejado e apresentava dois ferimentos transfixantes, nos dedos e mão direita e região lateral direita do abdomem com o projetil alojado.

Populares informaram aos Policiais da Viatura da Base Integrada Comunitária, que os elementos se aproximaram e efetuaram cerca de três disparos no jovem que estava em frente a residencia de seus pais. 

Ainda de acordo com a equipe da viatura “Bic” comandada pelo Sgt Juscelino, Cb Carlos Maísa e o Sd F. Andrade, a vitima pertence a uma família de Evangélicos, não tem envolvimento com droga e a motivação pode está relacionada a um namoro, de Ronny com alguém ligada aos acusados. A policia já dispõe dos nomes dos acusados e segundo informações, são menores.

José Ronny foi socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento do Santo Antônio e transferido em uma Unidade de Suporte Avançado “Alfa” do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia.




Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

GTO APREENDE DOIS MENORES ACUSADOS DE ASSALTOS EM MOSSORÓ PORTANDO ARMA DE FOGO

Policiais do G. T. O que compõe o 2°BPM de Mossoró durante um patrulhamento de rotina na Av. Dix Neuf Rosado (Leste/Oeste) no final da manhã deste sábado (21) de setembro de 2013 suspeitaram de dois indivíduos que estavam em uma moto TRAXX de cor vermelha, cujas as características eram idênticas a uma moto TRAXX, denunciada por várias vítimas de assaltos em diversos pontos da cidade de Mossoró. Durante a abordagem foi constatado que os dois indivíduos são primos, e com um deles de 16 anos, foi encontrado um revolver calibre 38 com seis munições intactas. Um dos menores apreendidos já tem passagem pela polícia, por furto e o outro, é acusado de um homicídio contra Ramílton Silva do Nascimento, "Pombão" no fato ocorrido no bairro Barrocas, no dia 8 de janeiro de 2012. Os menores apreendidos foram conduzidos para a DP de plantão, juntamente com a moto e a arma apreendida para serem apresentados a autoridade policial que tomará as medidas de praxe de acordo com o "ECA" Estatuto da Criança e do Adolescente. Os dois residem no bairro Santo Antônio.
Ou seja as crianças serão ouvidas e liberadas para quem sabe ainda hoje conseguirem outra arma para continuarem, atormentando as pessoas de bem. Lamentável que as autoridades não tomem providencias no sentido de mudar essa lei, que só serve na realidade para incentivar cada vez mais os menores a entrar no mundo do crime.




Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Jovem é espancado e enterrado vivo, mas acaba sendo socorrido

Populares conseguiram socorrer um jovem, na manhã deste sábado (21), após o mesmo ter sido enterrado vivo, em um morro, no loteamento Santa Cecília, no Pajuçara, na zona Norte de Natal. A vítima tinha sido espancada e enterrada viva, mas conseguiu sair do buraco e pedir ajuda.

A ocorrência foi registrada próximo ao Rio Doce, onde os populares visualizaram a vítima agonizando e pedindo por socorro. Com isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou atendimento ao jovem.

Atordoado, a vítima se identificou como sendo Diego. Algumas pessoas que estiveram no local disseram que ele era conhecido pelo apelido de João da Mata. De acordo com a polícia, testemunhas relataram que quatro homens teriam arrastado o jovem até a área do morro e o enterrado, possivelmente acreditando que ele estava morto.

Diego foi bastante agredido, tendo hematomas por várias partes do corpo e um ferimento profundo na cabeça. Até o momento, nenhum suspeito do crime foi identificado. O jovem foi levado para o Hospital Santa Catarina e está internado em recuperação.


Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

PM prende jovem apontado como um dos principais assaltantes de Natal

Policiais militares do 9º Batalhão prenderam um jovem de 18 anos, identificado como Eudson Borges de oliveira. Galeguinho, como é mais conhecido, é apontado como um dos principais assaltantes em atividade em Natal, nos últimos meses. Ele foi reconhecido por vítimas e chegou a confessar outros crimes.

Eudson Borges foi preso, na noite desta sexta-feira (20), na rua Cafarnaum, no Planalto. O soldado Henrique contou para o Portal BO que uma motocicleta tinha sido roubada naquele bairro, mas a vítima fez o rastreamento através do GPS, chegando a até a casa na rua Cafarnaum.

Lá, os policiais encontraram Galeguinho e mais um jovem conhecido pelo apelido de Fofão. Dentro da casa, foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e uma escopeta calibre 12, bem como a moto que tinha sido roubada.

Diante do flagrante, os dois suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul. No momento em que estava na delegacia, além de ser reconhecido pela vítima que teve a moto roubada, Galeguinho também foi reconhecido pelo gerente de um posto de combustíveis que tinha sido assaltado na manhã de ontem.

Galeguinho confessou ainda ter participado de um assalto a uma padaria, na Cidade Satélite, onde acabou atirando em um policial da Rocam, há aproximadamente seis meses. “Ele era considerado pela Polícia Militar, o assaltante mais procurado nos dias atuais”, disse o soldado Henrique.

Inclusive, a polícia chegou a levantar a possibilidade dele já ter matado algum policial, pois tem uma tatuagem de palhaço no braço, o que no mundo do crime é atribuído a quem pratica esse tipo de crime. Em conversa com o Portal BO, Galeguinho declarou que realmente realiza muitos assaltos, mas ressaltou que não é matador de policial.


Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Presidente do Quênia vai à TV e confirma 39 mortes e 150 feridos em ataque

O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, disse em pronunciamento na TV que ao menos 39 pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas no ataque deste sábado (21) em um shopping center na capital Nairóbi. O governo dos Estados Unidos confirmou que cidadãos norte-americanos estão entre os feridos.

Considerando a ação um ato terrorista, Kenyatta pediu calma e orações à população, e disse que  "o terrorismo é uma filosofia de covardes".

Segundo informações de agências de notícias, parentes do presidente também foram mortos no tiroteio.

"Eu sei o que vocês sentem, tendo também pessoalmente perdido parentes muito próximos", declarou o presidente.

Kenyatta prometeu "caçar" os autores do ataque, "para onde quer que tenham corrido", e que o país irá puni-los, descrevendo como "delicada" a operação de socorro a vítimas e reféns, mantidos dentro do shopping por mais de doze horas após o tiroteio.

"Doem sangue, deem conforto às famílias. (...) Fiquem calmos e vigilantes", pediu o presidente.

EUA confirmam norte-americanos entre os feridos
O Departamento de Estado dos EUA considerou "um ato de violência desmedido" o ataque no shopping center em Nairóbi e confirmou que há cidadãos norte-americanos entre os feridos.

"Temos notícias de cidadãos norte-americanos feridos no ataque, e a embaixada dos Estados Unidos está agindo para fornecer assistência", disse, em comunicado, a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf.

"Condenamos este atentado desmedido no qual homens, mulheres e crianças inocentes foram mortos ou feridos", diz a nota do governo dos EUA, que não deu detalhes sobre os norte-americanos feridos por questões de privacidade.

Grupo somali Al- Shabaab assume ataque
Por volta de meio-dia (6h, no horário de Brasília), um grupo armado invadiu o Westgate Mall, que fica em uma área nobre de Nairóbi e é frequentado por estrangeiros e quenianos de alto poder aquisitivo. Segundo testemunhas, vários homens usando turbantes pretos atiraram granadas e dispararam contra as pessoas.

De acordo com agências de notícias e as emissoras de TV CNN e Al Jazeera, o grupo islâmico Al- Shabaab, que teria ligações com a Al Qaeda, assumiu em nota a autoria do crime.

Em 2011 os militantes já haviam ameaçado atacar a capital como forma de protesto pelo envio de tropas quenianas a seu país.

"Os mujahedines entraram ao meio-dia de hoje no Westgate", diz uma mensagem postada no Twitter. "Eles mataram mais de cem infiéis quenianos e a batalha prossegue", afirma a mensagem. "Por muito tempo nós travamos uma guerra contra os quenianos em nossa terra, agora é hora de mudar o campo de batalha e levar a guerra para a sua terra", afirmou o Al-Shabaab na rede social.

Na sexta-feira (20), o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, teve um encontro com o presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, em Washington.

Antes da reunião, Kerry disse: "Os EUA, obviamente, têm se empenhado em ajudar a Somália a lutar contra o terror tribal... e o presidente [do Quênia] e seus aliados têm realmente feito um trabalho incrível em revidar".

O principal secretário do Interior do Quênia, Mutea Iringo, afirmou no Twitter que "forças especiais estão dentro do prédio evacuando civis" e que "a segurança foi reforçada em outros shoppings da cidade".

Também pela rede social, o chefe da Polícia Nacional, David Kimaiyo, divulgou que um atirador foi ferido na ação e que outros haviam sido presos. 

Testemunhas disseram a uma TV local que alguns suspeitos trocaram de roupa e deixaram o local com os civis, mas a polícia negou que isso seja verdade.

De acordo com a rede BBC, a polícia pediu para que a imprensa interrompa as transmissões ao vivo no local, e os moradores foram orientados a não se aproximar da área.

Muçulmanos seriam poupados
Elijah Kamau, que estava no local, afirmou que os atiradores disseram que "os não muçulmanos seriam os alvos e que os islâmicos estavam a salvo".

Segundo relatos, algumas pessoas chegaram a ficar 40 minutos escondidas em lojas e nos banheiros até conseguirem escapar por uma saída nos fundos do shopping.

Manish Turohit, 18, ficou no estacionamento do prédio por duas horas e disse a jornais locais que os atiradores carregavam rifles de assalto AK-47, coletes à prova de bala e granadas.

"Eles entraram e jogaram uma granada. Todos começaram a correr, e eles dispararam enquanto gritavam". 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Torcedor que ficou preso na Bolívia é ferido em troca de tiros com PM

Torcedor do Corinthias Rafael Machado Castilho e a mãe (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Um dos torcedores do Corinthians preso na Bolívia após a morte de um adolescente em um jogo realizado pela Libertadores no estádio Jesús Bermúdez, na cidade de Oruro, foi preso novamente, desta vez na em Santo Estevão, na Bahia, na noite de sexta-feira (20). Segundo informações do tenente Wilson, da 57ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Rafael Machado Castilho de Aráujo, que é de Praia Grande (SP), estava acompanhado de um rapaz de 23 anos em uma moto quando viu uma blitz da PM na cidade e atirou contra a viatura.
De acordo com o tenente, a polícia reagiu aos tiros e perseguiu os dois suspeitos, que acabaram baleados e detidos. Rafael foi atingido no braço e acima do peito, do lado esquerdo. O outro rapaz, que é baiano, foi atingido nas nádegas. Os dois foram levados para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, cidade distante cerca de 100 km de Salvador.
O tenente Wilson informou que foi apreendido com os rapazes um revólver calibre 38, de modelo especial. Com Rafael, a polícia encontrou documentos que comprovam a entrada e saída dele na Bolívia. Também foi encontrada uma carteira da torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel, em nome de Rafael. A polícia informou que os dois suspeitos não correm risco de morte. Nenhum policial ficou ferido durante a troca de tiros.

Rafael estava no primeiro grupo de corintianos libertado pelo governo boliviano, e chegou ao Brasil em 9 de junho. A mãe do torcedor, Valcineia Machado dos Santos, confirmou ao G1 que o filho foi hospitalizado na Bahia, mas não quis dar mais detalhes sobre o ocorrido.
O caso foi registrado no Complexo Policial de Feira de Santana, de onde deve ser encaminhado para uma delegacia local.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher que teve olhos perfurados fala sobre prisão do ex: 'não perdoo'

Operadora de caixa Mara Rúbia Guimarães teve os olhos perfurados pelo ex-marido, em Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo pessoal)Foi através de uma ligação da delegada Ana Elisa Gomes que a operadora de caixa Mara Rúbia Guimarães, de 27 anos, ficou sabendo da prisão do ex-marido. O homem, de 30 anos, é suspeito de ter torturado e perfurado os olhos da dela com uma faca de mesa, quando ela chegava em casa para almoçar. Aliviada após a detenção, ela quer que ele pague pelo que fez: "não perdoo o que ele fez comigo", disse Mara Rúbia ao G1.
O suspeito foi encontrado na noite de quinta-feira (19), em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Um dia depois, foi apresentado pela polícia na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Goiânia.
A mulher foi agredida pelo ex-companheiro no dia 29 de agosto, na casa onde morava, em Goiânia. Apesar de estar mais tranquila com a prisão, a operadora de caixa ainda não se sente completamente segura. "Tinha muito medo dele voltar. E o medo de que talvez ele não fique preso continua", salienta. O homem está detido temporariamente por 30 dias, que podem ser prorrogados por mais 30, enquanto o inquérito não é concluído.

A delegada Ana Elisa Gomes, responsável pelo caso, disse que o suspeito confessou as agressões e que agiu porque a mulher não quis reatar o relacionamento com ele, terminado há dois anos. Ele também afirmou que não queria ter matado a ex-mulher, mas Mara Rúbia não acredita na versão.
"Pela crueldade que ele agiu, me amarrando e perfurando os meus olhos, não tenho dúvida de que ele queria me matar. Acho até que ele pensou que eu já estava morta quando fugiu da minha casa. Ele judiou de mim, me pegou de surpresa e disse que queria me matar", relembra.
Tratamento
Mara Rúbia já passou por duas cirurgias e um terceiro procedimento está marcado para daqui a duas semanas. Ela conta que tem ido frequentemente a Fundação Banco de Olhos de Goiás, onde faz o tratamento. Apesar de otimista, ela sabe que sua situação é complicada.
"Estou animada pelo tratamento, os médicos me dão força, mas sei que meu caso é complicado. Não enxergo nada do olho direito, e do esquerdo apenas 25%. Eles tentaram reconstruir meus olhos para quem sabe, futuramente, minha visão possa aumentar usando óculos com lentes mais fortes", explica.
O único problema é que a mulher tem chorado muito ultimamente. E não é pelos momentos que passou, mas sim por conta do filho. Ela e a avó paterna do garoto, de 7 anos, travam na Justiça uma batalha pela guarda da criança.
"Sempre que penso no meu filho, começo a chorar. Isso atrapalha a minha recuperação, porque incha bastante. Mas tenho certeza que em breve terei ele aqui comigo", estima.

Homem que torturou e perfurou olhos de ex-mulher é preso em Goiânia, Goiás (Foto: Luísa Gomes/G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

México enfrenta desafio da reconstrução após duas tempestades

Governo precisará reconstruir da infinidade de casas, escolas, estradas e pontes (Foto: Jacobo Garcia/Reuters)Os últimos vestígios das tempestades que deixaram ao menos 101 mortos e 68 desaparecidos no México começavam a se dissipar e abrir caminho para um novo desafio do governo: a reconstrução da infinidade de casas, escolas e estradas destruídas pelos muitos desabamentos e transbordamentos de rios.

"O número de mortes relacionadas aos fenômenos meteorológicos aumentou de 99 para 101", informou na noite de sexta-feira (20) o secretário de governo Miguel Ángel Osorio Chong em uma coletiva de imprensa, na qual informou que 371 municípios foram afetados e 58.531 pessoas foram retiradas de suas casas.
As tempestades Manuel e Ingrid, que atingiram as duas costas do México desde o fim de semana passado, afetaram dois terços do país.
Em Guerrero, o estado mais devastado, que tem costa no Pacífico, uma comunidade montanhosa sofreu um grande deslizamento que deixou dois mortos e 68 desaparecidos, enquanto em Acapulco cerca de 40 mil turistas ficaram isolados por cinco dias.
Depois de distribuir toneladas de alimentos e remédios em todas as comunidades que ficaram isoladas - exceto em duas encravadas no alto de montanhas com forte neblina - e de retirar quase todos os turistas que ficaram bloqueados em Acapulco, o governo se concentra agora em "fazer com que a normalidade prevaleça novamente nesta entidade (Guerrero) e em todos os outros estados da República" mexicana, disse o presidente Enrique Peña Nieto.
Mas, para o governo, os danos da extraordinária combinação das duas tempestades ainda são incalculáveis, disse na quinta-feira Osorio Chong à Rádio Fórmula.
E calcular tudo isso não será tarefa fácil. Guerrero, por exemplo, um dos estados mais pobres do México, tem uma topografia muito irregular, repleta de montanhas e rios, onde habitam em pequenas comunidades uma grande parte de seus 3,3 milhões de habitantes, o que dificulta a contabilização dos danos sofridos por seus habitantes.
A secretária de Desenvolvimento Social, Amalia García, disse na sexta-feira que, ante a magnitude deste desafio, os jovens de Guerrero ajudarão a concluir o diagnóstico dos danos para começar o quanto antes a distribuição de ajuda entre os atingidos.
Peña Nieto, que visitou várias das comunidades de Guerrero, disse que permanecerá em Acapulco "para seguir trabalhando com as autoridades e voluntários que se uniram para ajudar" nas tarefas de reconstrução.
Devido à emergência, o presidente cancelou sua viagem a Nova York, onde deveria participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, marcada para a próxima semana.
Reabilitação cara para um país com baixo crescimento
Em nível nacional, as inundações provocadas por Ingrid e Manuel provocaram danos em um total de 1,5 milhão de casas de 22 dos 32 estados do país e afetaram severamente ao menos 72 estradas, segundo os primeiros cálculos oficiais.
O governo do México, que em agosto revisou em baixa a projeção do crescimento econômico para este ano de 3,1% a 1,8%, terá que desembolsar apenas para reabilitar as estradas 40 bilhões de pesos (US$ 3 bilhões), informou na sexta-feira o secretário de Comunicações e Transportes, Gerardo Ruiz.
No início da semana, o secretário de Fazenda, Luis de Videgaray, havia informado que há um fundo de 12 bilhões de pesos (US$ 916 milhões) para enfrentar as consequências de desastre naturais.
Em uma tentativa de amortizar o impacto econômico dos fenômenos climáticos, a secretaria de Economia anunciou que concederá créditos a médias e pequenas empresa - o principal motor econômico do país - com taxas de 9,7%.
Fenômenos climáticos perdem força
O fenômeno Manuel, que mudou várias vezes de categoria e que fez na segunda-feira um segundo impacto como furacão na costa do noroeste mexicano, perdeu força na sexta-feira, deixando apenas vestígios, que estão se dissipando sobre a serra sul do estado de Chihuahua (norte), infirmou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).
Manuel deixou três mortos e 100.000 afetados em sua passagem pelo estado de Sinaloa (noroeste), indicaram as autoridades.
Por outro lado, no Golfo do México, uma zona de baixa pressão ameaça há dois dias se converter em ciclone, embora as probabilidades de que isso ocorra tenham caído de 70% para 30%, segundo o SMN.
Desde 1958 o México não era atingido simultaneamente por dois ciclones, como foi o caso de Manuel e Ingrid entre sábado passado e segunda-feira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Garota do soluço' é condenada à prisão perpétua por morte nos EUA

Jennifer Mee chora ao ouvir o veredito  (Foto: Scott Keeler/Tampa Bay Times/AP)
A americana Jennifer Mee, de 22 anos, foi condenada à prisão perpétua, sem direito à liberdade condicional, após julgamento no condado de Pinellas, no estado da Flórida (EUA).
A jovem chorou ao ouvir o veredito lido pela juíza Nancy Moate Ley após julgamento de cinco dias.
Em 2010, Jennifer atraiu Shannon Griffin, um funcionário do Walmart para uma casa abandonada, sob o pretexto de comprar maconha. Uma vez lá, dois amigos de Griffin tentaram assaltá-lo, mas ele reagiu e acabou morto com quatro tiros.
Também envolvido no crime, Laron Raiford foi condenado e sentenciado à prisão perpétua em agosto. Lamont Newton, o outro acusado, que era namorado de Jennifer na época, ainda aguarda julgamento.
Antes de ser presa pelo envolvimento no assassinato, Jennifer Mee ficou mundialmente conhecida por seus espasmos de soluço. Em janeiro de 2007, a então adolescente começou a soluçar e não parou mais até a desesperadora crise completar 5 semanas - foram 50 soluços por minuto.
Especialistas analisaram a situação de Jennifer Mee na época, mas não souberam dizer por que os soluços começaram nem por que deram uma trégua.

Jennifer Mee foi condenada à prisão perpétua por morte nos EUA (Foto: Scott Keeler/Tampa Bay Times/AP)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 5,5 milhões neste sábado

O concurso número 1.532 da Mega-Sena está acumulado e pode pagar R$ 5,5 milhões no sorteio que acontece às 20h deste sábado (21). O Caminhão da Sorte estará estacionado em Simão Dias (SE).
Caso algum apostador acerte sozinho as seis dezenas premiadas e decida investir o prêmio na poupança, terá rendimento mensal de R$ 26 mil, de acordo com a Caixa Econômica Federal. Ou então, com o valor seria possível comprar uma frota de 220 carros populares.
As apostas custam a partir de R$ 2 e podem ser feitas até as 19h, em qualquer uma das 12.600 lotéricas do país.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Papa faz primeiras mudanças na Cúria romana, o 'governo do Vaticano'

O papa Francisco realizou suas primeiras mudanças na Cúria romana, o "governo do Vaticano", disse neste sábado (21) a Santa Sé.
Beniamino Stella, de 72 anos, que até agora era o responsável pela chamada '"Escola de Núncios", foi nomeado prefeito da Congregação para o Clero, substituindo Mauro Piacenza, designado penitenciário-mor.
Outro italiano, Lorenzo Baldisseri, até agora prefeito da Congregação para os bispos e que foi secretário do último conclave, foi nomeado para liderar o Sínodo dos Bispos. Ele substitui o croata Nikola Eterovic, designado Núncio Apostólico na Alemanha.
Estas são as primeiras mudanças do papa Francisco na Cúria romana após a nomeação, há algumas semanas, de Pietro Parolin como número dois do Vaticano.
No dia 31 de agosto, Parolin foi eleito pelo Papa argentino para ser seu secretário de Estado, o equivalente ao cargo de Primeiro-Ministro, substituindo o polêmico Tarcisio Bertone.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Doente, criança é deixada sozinha em casa por mais de 5h, em Manaus

Integrantes do Conselho Tutelar da Zona Centro Sul se comunicava com a criança pela caixa do correios da casa (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Uma menina de cinco anos foi encontrada sozinha em uma casa, na tarde desta sexta-feira (20), no bairro Morada do Sol, Zona Centro-Sul de Manaus. Policiais militares que faziam patrulhamento de rotina na área ouviram gritos de socorro vindo da casa. A criança, assustada, contou que estava doente e passou mais de 5h sozinha trancada na residência.


De acordo com o soldado Elizoney Pinheiro, da 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), ele e um colega passavam de moto no local quando ouviram a voz da criança. Eles contataram o Conselho Tutelar da Zona Centro-Sul.
No local, policiais e conselheiros ficaram conversando com a menina por meio de um interfone e através da porta. Eles questionaram onde a criança estudava, foram até a escola e conseguiram o contato de responsáveis, mas os telefonemas não foram atendidos durante toda a tarde.

Menina estava sozinha em casa desde às 13 horas (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)

A criança, que estava com catapora, contou que ficou assustada porque a avó teria dito que ia sair rapidamente e voltava. "Ela disse que voltava em três minutinhos, que ia na parada de ônibus e em um curso, e não voltou até agora", relatou a menina.
Segundo o Conselho Tutelar, os pais da criança e a avó poderão responder por abandono de incapaz. A avó da criança foi encaminhada ao 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Ao chegar na casa, mais de 5h após a situação ser detectada pela polícia, ela se negou a falar com a imprensa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adolescente desaparecida é encontrada pela própria irmã, em RR

Roupas da adolescente foram levadas para a Delegacia (Foto: Adonai Mendes)Uma adolescente de 17 anos, que estava desaparecida há quatro dias, foi localizada pela própria irmã na noite desta sexta-feira (20), no bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista, em um apartamento.
Após receber a informação de um conhecido sobre o lugar onde a garota se encontrava, ela foi ao local e acionou a Polícia Militar. Além da adolescente, duas  meninas de 14 anos e um jovem de 18 anos foram conduzidos ao 5° Distrito Policial (DP).
"Fiz uma busca no bairro e a encontrei andando com outra garota na rua. Me escondi para ela não ver. Se eu não fizesse isso, ela fugiria de novo. Fui ao posto policial mais próximo e relatei o caso", diz a irmã, ressaltando que a garota fugiu de casa sem motivo algum.
De acordo com ela, a adolescente estava com duas amigas, de 14 anos, que também fugiram de casa. "Quando os policiais chegaram ao apartamento, as três estavam no local. Elas teriam combinado para fugir juntas", afirma, complementando que a adolescente fugiu de casa na última terça (17).
O inquilino do apartamento, um jovem de 18 anos, foi conduzido ao 5° DP acompanhado das três garotas. Ele alegou que o namorado da adolescente pediu para elas dormirem no local.
"Ele falou para mim que elas ficariam até este sábado (21) no meu apartamento para dormir. Não vi problema algum e não sabia que ela estava desaparecida. Não tenho televisão em casa. Saio de casa às 6h da manhã e retorno às 22h. Além disso, não conheço nenhuma delas", diz.
Ao G1 a adolescente disse apenas que não tinha motivo para fugir. Ela negou ainda que o namorado fosse a razão da sua fuga.

A irmã e a mãe da adolescente prestaram esclarecimentos no 5° DP. Elas disseram que não conhecem o jovem de 18 anos. Os pais das meninas de 14 anos também foram chamados à delegacia.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem morre e adolescente fica gravemente ferido após assalto e perseguição em João Pessoa

Um homem morreu e um adolescente ficou feridoUm homem morreu e um adolescente ficou gravemente ferido depois que os dois foram atropelados na manhã desta sexta-feira (20), no conjunto Ernani Sátiro, zona Sul de João Pessoa. Segundo a polícia, a dupla estava fugindo após assaltar um depósito no mesmo bairro.

Um homem morreu e um adolescente ficou feridoEles teriam chegado em uma moto, rendido as pessoas que estavam no depósito que guarda materiais de construção e cometido o crime. Durante a fuga, os dois foram perseguidos e atropelados. Testemunhas afirmam que o dono do estabelecimento assaltado foi o responsável pelo atropelamento.

O rapaz que morreu também tinha uma perfuração na cabeça, que pode ter sido provocada por um disparo de arma de fogo. Apesar dessas informações, a polícia ainda investiga para confirmar se o homem morreu com o tiro ou no acidente e quem atropelou a dupla.

O adolescente que estava no banco de carona da moto foi levado em estado grave para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital.

Equipes da Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) removeram o corpo do homem.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Flamengo faz contato com Abel, mas treinador não deve suspender férias

Abel Braga técnico Fluminense (Foto: André Durão)
A saída de Mano Menezes deu nova oportunidade para Jayme de Almeida. Nesta sexta-feira, o presidente Eduardo Bandeira de Mello passou confiança ao treinador, enquanto diretoria e departamento de futebol decidem sobre quem será o novo comandante do Flamengo. Ao longo do dia, foi feito contato telefônico com Abel Braga.
O treinador curte férias e disse que não pretende trabalhar mais em 2013. Ainda assim, integrantes da alta cúpula do Flamengo fizeram contato com o treinador para saber se ele toparia repensar sua decisão e assumir a equipe, que está na 15ª colocação, com 26 pontos, apenas dois a mais do que Criciúma, primeiro da zona de rebaixamento.
Além de ser considerada a melhor opção do mercado e ser o único nome de consenso entre os cartolas, Abel conhece o caldeirão rubro-negro, onde trabalhou em 2004, quando foi campeão carioca mas sofreu a traumática perda da decisão da Copa do Brasil para o Santo André. Para pessoas próximas, o treinador segue mantendo firme a posição de que não voltará a trabalhar até o fim da temporada.
Capacete exalta Jayme
Enquanto uma decisão não é tomada, o ex-jogador Junior, um dos maiores ídolos da história do Flamengo, defende a permanência de Jayme que, segundo ele, tem credenciais de sobra para assumir o posto no restante do Brasileirão.
- Ele conhece muito o Flamengo. Foi meu auxiliar em 94, quando fui treinador pela primeira vez. Em 2004, quando voltei como diretor, fez um grande trabalho na base. Jayme tem conhecimento do clube, jogou pelo clube, chegou à seleção brasileira em 76 pelo Flamengo. Mais credenciais, impossível. Ele estava como auxiliar do Mano. Isso pode ajudar. Não sei se trazendo um treinador que desconheça como as coisas acontecem no Flamengo, a dimensão, até que ponto esse cara possa colocar a mão no negócio e transformar a coisa de uma hora para outra – analisou Junior.
Com Jayme de Almeida no comando, o Flamengo enfrenta o Náutico neste domingo, às 16h, em Recife.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suspeito de atirar em policial militar era foragido da Paraíba

Um dos homens suspeitos de ter participado de uma tentativa de assalto e do confronto com um policial militar, na cidade de Parnamirim, foi identificado e era foragido da Paraíba. Francisco Diógenes de Lima, de 28 anos, é apontado pela polícia como um criminoso de alta periculosidade.

Na tarde desta sexta-feira (20), ele e mais dois comparsas teriam tentado realizar um assalto no Centro de Parnamirim, no entanto, um policial militar que estava de folga e fazia um serviço de segurança em uma loja acabou percebendo a ação e reagiu.

Houve uma troca de tiros e o soldado Galdino acabou sendo baleado. Depois do tiroteio, três homens foram presos em um veículo Citroën C3, de cor prata. Um deles é Francisco Diógenes. O trio foi levado para o Hospital Walfredo Gurgel, para receber atendimento médico.

Lá, Francisco Diógenes chegou a apresentar nome falso, mas, ao ser conduzido para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, acabou sendo reconhecido pelo policial civil Thales Cardoso como um dos criminosos mais procurados em vários estados do Nordeste.

O suspeito tinha, inclusive, um mandado de prisão em aberto, expedito pela justiça em Cabedelo, na Paraíba. Ele responde a processo por assaltos, tráfico de drogas e homicídios. Os outros dois homens presos após a ocorrência em Parnamirim continuam no Hospital Walfredo Gurgel, assim como o soldado Galdino está em recuperação no Hospital Deoclécio Marques.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeitura de Mossoró-RN abre concurso para 325 vagas

A prefeita de Mossoró Claudia Regina divulgou nesta sexta- feira, 20, a realização de concurso público para o preenchimento de 325 vagas em diversos cargos nas secretarias de Educação e Desenvolvimento Social. O edital do concurso será publicado na edição da próxima segunda- feira, 23 no Jornal Oficial de Mossoró (JOM). O anúncio foi feito durante entrevista coletiva à imprensa no Palácio da Resistência.

De acordo com a prefeita, a maioria das vagas ofertadas são para assistente social em ambas as secretarias. “Temos um compromisso sério com a melhoria da educação em nosso município, por isso que estamos nos esforçando para melhorar o quadro de professores em nossas escolas” comentou a prefeita.

Para os cargos de professor serão 200 vagas, os salários variam entre R$ 1.537,17 e R$ 2.077,89. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet entre os dias 14 de outubro e 4 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 70,00.

Na secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, as oportunidades são para: Assistente Social (40), Psicólogo (19) e Técnico de nível superior (32).

Já para a secretaria de Educação e Desporto as vagas estão abertas para assistente social (04), educador físico (05), interprete de líbras (02), nutricionista (02) e professores de Artes (06), Ciências (09), Educação Física (20), Ensino Religioso (02), Geografia (05), História (03), Inglês (06), Língua Portuguesa (07), Matemática (07) Música (06) e professor de Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (150).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RN tem o pior IDEB no ensino fundamental


Dados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica revelam:Em 2011, o Estado teve um dos piores desempenhos do ensino fundamental do país.

Nos anos iniciais fica a frente apenas de Alagoas.A evasão escolar chega a 19% no Rio Grande do Norte e metade dos jovens com 19 anos declaram ter concluído o ensino médio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo só aplicou 11% do previsto em programa de prevenção ao uso de drogas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou na última que 370 mil brasileiros de todas as idades usaram regularmente crack e similares nas capitais ao longo de pelo menos seis meses em 2012.

Embora os números assustem, o governo parece não estar tão preocupado com as políticas de saúde pública para sanar o problema. O programa orçamentário “Coordenação de Políticas de Prevenção, Atenção e Reinserção Social de Usuários de Crack, Álcool e Outras Drogas” só recebeu 11% dos R$ 373 milhões autorizados para aplicações na iniciativa em 2013.

Os R$ 41 milhões destinados ao programa até agora, sequer decorreram de ações previstas para 2013. Desse valor, R$ 38,4 milhões correspondem a restos a pagar pagos, ou seja, compromissos assumidos e não quitados em exercícios anteriores, pagos neste ano. O montante destinado ao programa faz parte do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), gerido pela Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Os recursos do Funad são constituídos de dotações específicas estabelecidas no orçamento da União, além de doações e de recursos de qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico de drogas, de abuso ou utilizado em atividades ilícitas de produção ou comercialização de drogas, após decisão judicial ou administrativa tomada em caráter definitivo. O valor é destinado ao desenvolvimento, à implementação e à execução de ações, programas e atividades de repressão, de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes de substâncias psicoativas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PM desenterra 2,2 quilos de maconha e prende dupla em Nova Cruz, RN

A droga, segundo a PM, estava enterrada às margens de um rio que corta a região  (Foto: Tenente Alcino/PM do RN)Dois homens, com 21 e 26 anos respectivamente, foram presos no final da tarde desta sexta-feira (20) suspeitos de tráfico de entorpecentes na cidade de Nova Cruz, na região Agreste potiguar. Segundo a Polícia Militar, com a dupla foram apreendidos 2,2 quilos de maconha, 100 gramas de crack, uma balança de precisão e R$ 72 em dinheiro. A droga, de acordo com o major Tavares, comandante do 8º Batalhão da PM, estava enterrada às margens de um rio que corta a região.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ACIDENTE DE GRANDES PROPORÇÕES NO BAIRRO BOM JESUS EM MOSSORÓ.

Um acidente de grandes proporções, porém só com danos materiais foi registrado na madrugada de hoje (21\09\13), no bairro Bom Jesus em Mossoró. O condutor de uma Hilux perdeu o controle, subiu o canteiro e colidiu com um Corsa de cor branca que estava parado no estacionamento e uma moto preta que também estava parada no estacionamento. Por pouco ninguém se feriu, apenas danos materiais. A perícia foi acionada para realizar os trabalhos de praxe. Todos os condutores permaneceram no local. 



Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ:MULHER EM FÚRIA DA GOLPES DE FACA NA BUNDA DE INDIVIDUO NA FAVELA DO VELHO EM MOSSORÓ

Por volta das 23:00 horas dessa sexta feira 20 de setembro de 2013 uma mulher conhecida como "Neguinha" tentou contra a vida de um homem identificado como Emerson José Cassiano de 23 anos de idade surpreendeu o mesmo que se encontrava dormindo em uma casa abandonada na rua Projetada na Favela do Velho no bairro Dom Jaime Câmara (Malvinas). De acordo com as informações colhidas no local a casa é utilizada como ponto de consumo de entorpecentes por usuarios de drogas. Não se sabe a motivação do ato criminoso praticado por "Neguinha" que desferiu duas cutiladas na região glútea e na virilha do homem utilizando uma faca de mesa. "Neguinha" aparentando está sob efeito de drogas permaneceu no local ate a chegada da Polícia Militar que deu voz de prisão em flagrante a mesma e a conduziu para a DP de plantão para ser apresentada a autoridade policial e deverá ser autuada em flagrante por tentativa de homicídio e recambiada para uma unidade prisional feminina. A vítima foi socorrida por uma viatura BRAVO 4 do SAMU e em seguida conduzido para o Hospital Regional Tarcisio Maia em Mossoró.






Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Professor vítima de preconceito anuncia suicídio em sua página no Facebook

Arma usada por Oséias Alves para se matar Em uma postagem publicada ontem, por volta das 13h30, na página do Facebook, o professor de inglês Oséias Alves, que era transexual, anunciou que iria pôr fim à própria vida. "Decidi partir hoje... adeus meus amores!", escreveu ele no seu perfil pessoal. Poucos minutos depois, ele concretizou o anúncio, cometendo suicídio, com um tiro no ouvido, dentro de um quarto de motel, às margens da BR-304, no conjunto Abolição III.
De acordo com a Polícia Militar, por volta das 14h, meia hora após a postagem do professor, a direção do motel acionou uma guarnição informando que um tiro teria sido ouvido vindo de dentro de um dos apartamentos. Quando os policiais chegaram encontraram o professor morto próximo a um revólver calibre 38. A arma usada no crime foi a mesmada última postagem no Facebook. 
No texto de despedida deixado na rede social, o professor destacou que não aguentava mais sofrer discriminação e preconceitos por parte da sociedade que o recriminava pela opção sexual. "...Não pedi pra nascer nem muito menos ser considerada um monstro como se eu tivesse algo contagioso...", destacou. "Alguns conseguem continuar e outros não. Hoje eu desisti de mim (...) Cansei desse mundo e dessa vida", declarou.
Um amigo de Oséias Alves contou que ele estava muito angustiado ultimamente e que já havia revelado o desejo de morrer. "O meu amigo estava deprimido com um monte de problemas e situações que vinha enfrentando, principalmente no seu local de trabalho, que não o aceitava como ele era. Ele chegou a me confessar que não vinha vivendo e sim suportando a vida", destacou um jovem que não quis ser identificado.
Nas suas últimas publicações na página de relacionamento, Oséias Alves exaltava o desejo de morte e sempre enfatizando que estava sofrendo preconceito. "Não ousem me julgar, porque cansei dos julgamentos e das pedras que sobre mim foram atiradas. Todos que morrem se tornam bons, assim diz o ditado", diz uma parte do texto em sua carta de despedida.tragédia, vários amigos postagem mensagens de despedida no seu perfil de Oséias Alves. O corpo do professor foi velado na capela do Hospital Duarte Filho e será encaminhado para Grossos, sua cidade natal. 
Oséias Alves residia há algum tempo em Mossoró. Atualmente, ele era professor de inglês no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ele já atuou como professor em Grossos e no Núcleo de Estudo e Ensino de Línguas (NEEL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Após a notícia da 


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TCE solicita inspeção na Sesap e suspeita de R$ 32 milhões em irregularidades

Thompson solicitou inspeção - ArquivoO Pleno do Tribunal de Contas do Estado acatou, na manhã dessa quinta-feira (19), voto do conselheiro Carlos Thompson pela realização de inspeção especial na Secretaria de Estado de Saúde Pública - Sesap, mais precisamente para apurar irregularidades nos pagamentos de adicional de insalubridade, plantões eventuais e analisar a situação de quase 600 servidores em área de transferência ou sem lotação definida, além da possível acumulação ilícita de cargos públicos. 
A auditoria da Inspetoria do TCE encontrou no ano 2011, na Sesap, um dispêndio de R$ 32.688.453,85 com o pagamento dos adicionais. Na época, a secretaria alegou existirem servidores na própria sede da Sesap e em outros órgãos administrativos que receberiam o pagamento do adicional. Além disso, trabalhadores afastados e sem lotação identificada também recebiam o adicional.
"Como se não bastasse, há suspeita de que a Secretaria de Saúde realizaria o pagamento do adicional de insalubridade até mesmo para servidores que estão cedidos a outros órgãos e diversos municípios do estado do Rio Grande do Norte, contrariando o que dispõe a Lei Complementar Estadual nº 333/2006, em seu artigo 26, §2º, in verbis:", relatou o conselheiro.
O conselheiro concedeu um prazo de 45 dias para a diretoria de Pessoal do TCE apresentar diagnóstico da situação.
A decisão de Carlos Thompson foi baseada em relatório elaborado pelos inspetores de Controle Externo do TCE, José Monteiro Coelho Filho, Anne Emília Costa Carvalho e Vilmar Crisanto do Nascimento, que ao analisarem o Relatório de Execução Orçamentária da Secretaria de Saúde, detectaram as possíveis irregularidades.
Ainda, consta nos autos a notícia de possíveis pagamentos indevidos de plantões eventuais concedidos a servidores em setores como as Farmácias Populares, Apami Mossoró, Apami São José de Mipibu, setor de radiologia, centro cirúrgico, alojamento conjunto e centro obstétrico do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho.
O relatório do TCE aponta que, durante a auditoria, pode-se observar o uso indevido e indiscriminado de plantões eventuais, servindo entre outras práticas como forma de recompensar servidores pelo exercício de funções de chefias ou coordenadorias sem gratificações ou com gratificações inexpressivas ante a importância e as responsabilidades assumidas pelo titular das coordenações. No mês de maio/2012, para se ter uma ideia, a Sesap gastou R$ 4.256.745,40 com o pagamento dos referidos plantões eventuais.
De acordo com o voto do conselheiro, nada impede que o TCE "fiscalize o pagamento dos plantões eventuais, com o objetivo de apurar sua correta destinação e cumprimento à legislação pertinente, face à possível lesão ao erário e comprometimento dos princípios constitucionais norteadores da conduta administrativa, na hipótese de confirmação das pretensas ilegalidades. Ressalte-se, outrossim, a possibilidade ainda da configuração de atos de improbidade e/ou ilícitos penais."
No curso da auditoria, além disso, relatam os inspetores que um número de aproximadamente 600 servidores não foram localizados, ou seja, não se sabe, efetivamente, onde prestam seus serviços ou mesmos se estão trabalhando regularmente. Tais colaboradores encontram-se na área de transferência, mas sem lotação definida. Isto significa dizer que a Secretaria de Saúde não tem qualquer controle sobre eles. A inspeção ainda vai apurar a possibilidade de acumulação indevida de cargos.
No voto o conselheiro conclui: "considerando as possíveis irregularidades apontadas pela Inspetoria de Controle Externo, bem como a que foi suscitada por este Conselheiro Relator, determino que a representação aqui formulada seja investigada por meio de inspeção especial, nos termos do dispositivo antecedente, com intuito de apurar a legalidade e legitimidade das despesas com o adicional de insalubridade e os plantões eventuais, sem olvidar da análise dos servidores em área de transferência e/ou sem lotação definida, e da possível acumulação ilícita de cargos". O voto foi aprovado por unanimidade dos conselheiros.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bon Jovi proibiu Globo de mostrar integrantes contratados, diz Boninho

O Bon Jovi proibiu o canal Multishow, da Rede Globo, de mostrar baterista e baixista contratados para o show da banda nesta sexta (20) no Rock in Rio, afirmou Boninho, diretor na emissora, em seu Twitter na madrugada deste sábado.

"O som é bom, mas Mr. Bon Jovi proibiu de dar o baixista e o baterista!", postou. "Vou desenhar! Somos proibidos de mostrar o baterista e baixista, porque não são da banda!!!"

O baterista Rich Scannella e o baixista Hugh McDonald, que colabora com a banda desde 1994, de fato não apareceram focalizados nas imagens exibidas na transmissão ao vivo do canal Multishow. Em alguns momentos, quando surgia a bateria, o instrumento estava iluminado apenas na parte inferior, enquanto o músico ficava na penumbra. 

Pouco depois de tuitar sobre a proibição, Boninho voltou a escrever que Bon Jovi teria liberado as imagens dos integrantes, mas apenas em tomadas mais abertas. "Pronto, banda liberada... Corte melhor com todos tocando. Mr Bon ficou bonzinho!!", escreveu o diretor.

O titular das baquetas, Tico Torres, baterista original do grupo, foi internado com fortes dores abdominais e não pôde se apresentar no festival. A apendicite obrigou a banda a cancelar outros shows da turnê latino-americana, no México, Chile e Argentina.

Ao final do show no Rock in Rio, ao saudar o público, Bon Jovi pediu "aplausos para o baterista Rich Scanella, que voou de New Jersey até aqui só para tocar".

Especula-se que a manutenção das datas no Brasil aconteceu por questões contratuais. Bon Jovi, no entanto, afirmou que fez questão de se apresentar por se tratar do Rock in Rio. A banda toca em São Paulo neste domingo (22).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP apura lista VIP de ingressos distribuídos pelo DF para Brasil x Japão

Agnelo Queiroz, governador do DF: lista de ViP de convidados sob suspeitaO MP-DF (Ministério Público do Distrito Federal) investiga se é falsa a "lista VIP" que o governo do DF montou para distribuir os mil ingressos e 18 lugares no camarote exclusivo que comprou com dinheiro público para a abertura da Copa das Confederações, com a vitória da seleção brasileira sobre a japonesa por 3 a 0, em 15 de junho no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Na hora de explicar aos órgãos de controle o gasto de R$ 2,8 milhões com a cortesia, o governo apresentou uma lista com os nomes dos supostos 509 convidados para a partida e não a relação das pessoas que de fato usaram os ingressos. Convidados ouvidos pelo UOL Esporte, por exemplo, disseram que não aceitaram o convite.

É o caso da procuradora-geral do DF, Eunice Carvalhido. "Me ligaram da parte do governador oferecendo ingressos para o jogo, mas eu não aceitei a cortesia", diz a procuradora-geral. "Compareci ao evento, mas a convite da Presidência da República, no camarote da Fifa", afirma. Agora, o Ministério Público quer saber por que o governo do DF utilizou uma lista errada na prestação de contas da compra dos ingressos. "Aparentemente eles passaram a lista inicial de convidados, e não quem foi de fato ao evento. É preciso esclarecer quem recebeu as entradas de fato", afirma ela. "Já há um inquérito aberto aqui no MP sobre essa compra de ingressos. Agora, a veracidade dessa lista e qual a lista correta dos beneficiados com as entradas serão investigados também".

A lista milionária de convidados do governador Agnelo Queiroz (PT) inclui senadores, deputados federais e distritais, funcionários públicos do DF, padres, pastores, jornalistas, comediantes, atletas e 37 dos 40 desembargadores do TJ-DF (Tribunal de Justiça do DF). A relação foi enviada ao TC-DF (Tribunal de Contas do DF) e ao MP-DF (Ministério Público do DF), que exigiu que o governo do DF devolva o dinheiro ao Tesouro e solicitou a lista de nome por nome de quem foi beneficiado com as entradas, após o UOL Esporte revelar o caso em fevereiro deste ano.

De acordo com o governo do DF, cada convidado teve direito a dois ingressos. Apesar disso, 16 políticos e autoridades que constam na relação afirmam que, embora tenham recebido a oferta de entradas do governo do DF, recusaram a cortesia.

Na Câmara dos Deputados, o convite do governo do Distrito Federal parece ter feito pouco sucesso. André Vargas (PT-PR), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), José Antonio Reguffe (PDT-DF)  e Arthur Lira (PP-AL) informaram que não aceitaram o convite. O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) disse que nem estava em Brasília no fim de semana da partida. A deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou que não aceitou o convite e, naquele dia, foi à delegacia prestar apoio a pessoas que haviam sido detidas em uma manifestação nos arredores do Mané Garrincha.

Entre os deputados que tinham o nome na lista de convidados do governo do Distrito Federal ouvidos pelo UOL Esporte o único que admitiu ter ido ao estádio foi José Guimarães (PT-CE). Segundo sua assessoria de imprensa, porém, ele também não aceitou a cortesia e comprou um ingresso com seu próprio dinheiro.

Entre os senadores, Alfredo Nascimento (PR-AM), que chegou a ser ministro dos Transportes, informou que até soube que seria incluído na lista, mas que o convite não chegou e que, portanto, não foi ao jogo. Também procurados, os senadores Cristóvão Buarque (PDT-DF), Valdir Raupp (PMDB-RR) e Ciro Nogueira (PP-PI) aumentaram a lista de quem recusou o agrado proposto pelo governo do Distrito Federal.

Dirigentes partidários também afirmaram que não compareceram ao jogo. Presidente do PT, o deputado estadual Rui Falcão disse que assistiu à partida em casa, em São Paulo. Por meio de sua assessoria de imprensa, Falcão fez questão de enfatizar que não recebeu, do governo do Distrito Federal, nenhum convite impresso para assistir ao primeiro jogo da Copa das Confederações em Brasília. Carlos Lupi, presidente do PDT e ex-ministro do Trabalho, também negou ter ido ao jogo a convite de Agnelo Queiroz.

O ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab, é outro que afirma que não foi ao jogo. O escritório do PSD em São Paulo diz que não recebeu o convite do governo do Distrito Federal. Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa de Kassab, "como há outras instâncias partidárias, não podemos afirmar que não tenha chegado em outro local".

Confirmados
A deputada federal Manuela D`Ávila (PCdoB-RS) confirma que recebeu os ingressos "sem pedir", mas não foi ao jogo e cedeu as entradas para funcionários de seu gabinete. O senador Gim Argello (PTB-DF) confirma que aceitou os convites, mas também diz que não foi ao jogo e "não lembra para quem deu" os ingressos. O senador Jorge Vianna (PT-AC), outro presente na "lista VIP" do DF, confirma que recebeu os ingressos e foi ao jogo "como vice-presidente do Senado". 

Integrantes da bancada governista na Câmara Legislativa do DF também confirmam ter recebido o convite, e pelo menos cinco aceitaram os ingressos.

O TJ-DF, por meio de sua assessoria de imprensa ao telefone, afirma que nenhum dos 37 desembargadores convidados para a partida entre Brasil e Japão tinha algo a comentar sobre o caso, mas que "quase nenhum" havia aceitado os ingressos. Também constam na lista de convidados, foram procurados pela reportagem e não responderam se foram ao jogo ou não os senadores Wellington Dias (PT-PI) e Eunicio de Oliveira (PMDB-CE), e também os deputados federais Asdrubal Bentes (PMDB-PA) e Jovair Arantes (PTB-GO). O secretário de comunicação do PT, Paulo Frateschi, também não respondeu. 

Notoriedade e relevância
O governo do DF justificou a escolha dos convidados para a abertura da Copa das Confederações, em documento oficial, por sua "relevância" e "notoriedade". Observado isso, chamaram representantes do corpo diplomático, líderes empresariais e trabalhistas, funcionários "de destaque" da Terracap [empresa estatal do DF],  investidores potenciais,  líderes políticos e religiosos,  jornalistas, artistas e desportistas de destaque e servidores do governo do DF "a trabalho".

Questionado pela reportagem sobre o por quê da lista divulgada não encontrar respaldo na realidade, se havia erro, qual o motivo dele, se a lista será refeita, se o governo vai cobrar de volta o valor de quem ganhou os ingressos ou se tinha qualquer coisa a explicar sobre o assunto, o governo do Distrito Federal não respondeu. Diz apenas que o senador Cristóvão Buarque e o deputado federal José Antônio Reguffe (PDT-DF) estavam na lista de convidados mas declinaram. "Se houver outros fatos serão devidamente apurados", encerra a resposta do governo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››