domingo, março 13, 2022

Ciro Bezerra ganha festa surpresa de amigos em comemoração pelo seu aniversário.

 


O dia mesmo da sua natividade é 14 de março, nesta segunda-feira; Ciro Bezerra, empresário e ex-prefeito do município de Itaú/RN, foi surpreendido na noite deste sábado (12/03) por amigos e familiares com uma festa em comemoração por sua natividade.

 

Querido por grande público da municipalidade, os amigos não poderiam deixar a data do aniversário de Ciro Bezerra, passar em branco. Residindo atualmente em Morrosó/RN, onde mantém vínculos empresarias o ex-prefeito, não estaria pesente se a surpresa fosse realizada nesta segunda-feira (14), dia do seu aniversário.

 

Assim os amigos de Ciro Bezerra, resolveram antecipar a festa e comemorar com grande estilo a vida de um ser humano especial, humilde, que sempre esteve com o seu olhar voltado para o povo de Itaú que ainda o procuram em momentos de necessidades com um o filho recorre ao colo de um pai. Sim um pai, porque para muitos Ciro, tem esse papel na vida do cidadão itauense.

 

Ao som de Cléo Moura e Adailson e Bambam Cantor, os amigos de Ciro Bezerra, festejaram com muita comida, bebida, alegria e diversão, a nova vida celebrada. O evento ainda contou com a presença do pré candidato a deputado estadual, Jorge do Rosário, que tem acompanhado Ciro em vários eventos no município de Itaú.

 

Ciro disse ter ficado emocionado com a surpresa, agradecendo a todos os envolvidos que o proporcionaram momentos de muitas emoções: "Fiquei muito feliz e emocionado, percebi que construí amigos de verdade, agradeço a todos, aos meus familiares, principalmente minha esposa Jaíra Martins e a todos os amigos e amigas, que me proporcionaram momentos de muita emoção durante toda noite". disse

 

Na oportunidade os amigos de Ciro Bezerra usaram a palavra para o homenagear pela nova vida e compartilhar momentos aos quais a turma já puderam experimentar ao longo dos anos.


Veja todas as fotos clicando aqui ou na imagem abaixo:




 

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Jovem morre após se engasgar com pedaço de carne em Portalegre RN

Fazendo upload: 148500 de 148500 bytes.


Segundo informações preliminares, Leonardo Alves, de 27 anos, morreu engasgado com um pedaço de carne, enquanto estava bebendo em um bar com amigos, em Portalegre, na noite deste sábado (12). As informações foram repassadas por pessoas próximas ao falecido. Leonardo, que trabalhava com assistência técnica de celulares, era muito conhecido em Portalegre, a fatalidade deixou a população do município consternada.


Fonte: Portal Potiguar 

Leia Mais ››

Em 12 meses, RN registra 2.745 medidas protetivas concedidas a mulheres vítimas de violência doméstica no RN

Nos últimos 12 meses, a Justiça Estadual concedeu 2.745 medidas protetivas a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Rio Grande do Norte. Somente nos primeiros 13 dias de março de 2022, foram 94 casos.


RN registrou mais de 2,7 mil medidas protetivas concedidas a mulheres vítimas de violência no RN em 12 meses — Foto: Reprodução / MPPA


Os dados são da plataforma Proteger, um contador de medidas protetivas disponibilizado no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que foi lançado dentro da 20ª edição da Semana Nacional "Justiça pela Paz em Casa".


Por meio da plataforma é possível obter os números dos últimos 12 meses, de forma geral ou em cada um das unidades judiciárias do estado, em relação ao número de medidas distribuídas (solicitadas), concedidas, concedidas parcialmente, não concedidas e revogadas.



Segundo o Tribunal de Justiça do RN, as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha servem como mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, buscando garantir a preservação da saúde física, mental e patrimonial da vítima.


Elas são aplicadas após a denúncia de agressão feita pela vítima à Delegacia de Polícia, cabendo ao Judiciário determinar a execução desse mecanismo em até 48 horas após o recebimento do pedido da vítima ou do Ministério Público.


Entre as medidas, o judiciário pode determinar que o agressor saia de casa, se mantenha afastado da vítima, ou fique proibido de manter contato com ela por qualquer meio, por exemplo.


A nova plataforma possibilita monitorar os números ao longo dos meses e obter um quadro da situação da violência contra a mulher no estado.


O mês de agosto de 2021 foi o que mais teve medidas concedidas pelo judiciário potiguar, nos últimos 12 meses. Foram 305 medidas protetivas - uma média de quase 10 casos por dia. O segundo mês com mais casos foi novembro, com 297.


O menor número de medidas até agora foi registrado em fevereiro deste ano, com 193 medidas protetivas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN e policiais civis chegam a acordo e garantem direitos das categorias

O governo do Rio Grande do Norte e representantes do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e das associações de Delegados e Escrivães (Adepol e Assesp) selaram acordo sobre o adicional por tempo de serviço (ADTS). As negociações duraram 45 dias.


Governadora do RN se reúne com representantes da Polícia Civil — Foto: Sandro Menezes


Na oportunidade, foi aprovada a minuta do projeto de lei a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa. O governo manteve a estrutura atual das categorias que está na Lei complementar 670/2019, o que garante a preservação dos direitos das categorias.


A governadora Fátima Bezerra participou da reunião na sexta-feira (11) e ressaltou o esforço das partes envolvidas para se "chegar a um entendimento, resguardando o princípio que não abrimos mão, de não trilhar nenhum caminho que não fosse zelando, preservando direitos históricos conquistados pelas categorias".



A presidente do Sinpol, Edilza Faustino de Lima, destacou que o texto da minuta "muda a situação de risco de perda de direitos".


"Com o texto finalizado e consensualizado, serão dados os encaminhamentos para envio à Assembleia Legislativa, conforme as tratativas com o Gabinete Civil", explicou a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia.


As categorias da Polícia Civil no RN lutavam contra a possível perda de até 35% na remuneração devido à ação de inconstitucionalidade que o Ministério Público Estadual impetrou contra o pagamento do adicional por tempo de serviço. Os policiais chegaram a paralisar as atividades no estado - a greve foi encerrada no último dia 10.


"Durante todo o processo de negociação, o governo do RN reafirmou a defesa para que não houvesse qualquer perda de rendimentos aos trabalhadores e trabalhadoras", afirmou o controlador Pedro Lopes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Três servidores do Detran são presos por suspeita de fraude em provas teóricas no RN

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (11) quatro suspeitos por práticas de crimes em aplicações de provas teóricas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na unidade localizada no Shopping Via Direta, na Zona Sul de Natal. Três deles eram servidores do órgão.


Delegacia Especializada de Defesa do Patrimônio Público e do Combate à Corrupção (Deccor) conduziu investigações no Detran — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Eles foram autuados em flagrante delito pela suspeita das práticas dos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e prevaricação.


De acordo com as investigações da Delegacia Especializada de Defesa do Patrimônio Público e do Combate à Corrupção (DECCOR), um suspeito contava com a conivência de servidores do órgão e ocupava o local de aplicação da prova do verdadeiro candidato, que era dispensado ainda com o exame em curso.



Além dos três servidores, foi identificado um terceirizado (que já trabalhou naquela autarquia).


"Quem pagou para fazer a prova no lugar dele está cometendo um crime também e isto vai ser investigado ainda. A vítima é a sociedade, porque você vai estar colocando pessoas na rua habilitadas sem, de fato, serem aprovadas na prova teórica", falou o delegado Anderson Dutra, da Deccor.


As investigações sinalizaram que este esquema de fraude era praticado há aproximadamente três meses.


Em nota, o Detran destacou que "não compactua com qualquer ação irregular e toda e qualquer denúncia é apurada pela direção e órgãos competentes".


Os quatro suspeitos foram conduzidos até a delegacia; três pagaram fiança e foram liberados e um foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.


Três servidores do Detran são presos por suspeita de fraude em provas teóricas no RN — Foto: Divulgação


Crime

As investigações começaram no início de fevereiro. O Detran informou que "recebeu a denúncia de possível fraude no setor de prova teórica da unidade, e prontamente encaminhou para a Polícia Civil", conforme avisou em comunicado. Imagens dos locais de prova foram fornecidas à Deccor.


Os policiais apuraram que a verificação de documentos oficiais nas provas, mediante a presença do suspeito fraudador, era feita somente do verdadeiro candidato. O suspeito que realizava a prova já costumava ficar no local, aguardando o momento de entrar na sala e dar continuidade à prova de forma indevida.


O verdadeiro candidato era dispensado sem nenhuma justificativa. De acordo com a investigação, recebia um sinal de um servidor do Detran e saía da sala antes de acabar a prova, momento em que o falso candidato atuava na conclusão do exame teórico.


O Detran também comunicou em nota que a unidade do Via Direta segue funcionando normalmente para quem estiver com serviços agendados, de segunda a sexta, no horário de 9h às 18h.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fim de semana tem chuvas em todas as regiões do RN e estações pluviométricas chegam a marcar 211 milímetros em 24 horas

Chuvas foram registradas em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre a manhã de sábado (12) e a manhã deste domingo (13), de acordo com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte.


Chuva é registrada no fim de semana no RN — Foto: Reprodução


O maior volume foi registrado na região Agreste potiguar. Em 24 horas, o município de Poço Branco marcou 211,6 milímetros de água.


Outras 25 cidades da região também registraram algum volume de água. Três delas, acima de 50 milímetros: Brejinho (91 mm), Parazinho (87,8 mm) e Santa Maria (72,6 mm).


Outra região com boas chuvas foi o Leste potiguar. Somente o município de Taipu teve chuvas de 145,4 milímetros, seguido de Goianinha (98,8 mm), Parnamirim (44,4 mm), Extremoz (41,8 mm) e Vila Flor (41,4 mm).


Também houve chuva na capital potiguar, Natal, onde as estações pluviométricas registraram 35,6 milímetros. Até mesmo cidades de praias famosas como São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul também registraram precipitações, mas em escalas menores.


Na região Central, houve chuvas acima de 50 milímetros nas cidades de Jardim do Seridó (76,6 mm) e Cerro Corá (58,2 mm). Em São Bento do Norte, a estação marcou 40,6 mm.


No Oeste, pelo menos 12 cidades tiveram chuvas acima dos 20 milímetros. Os maiores volumes foram em Martins (75,6 mm), Umarizal (60,2 mm), João Dias (58,5 mm) e Almino Afonso (44 mm).


Em Rodolfo Fernandes, a chuva provocou sangramento de um açude, para comemoração de agricultores e moradores da região.


A semana começa com previsão de céu parcialmente nublado e pancadas de chuva em Natal, na segunda-feira (14). Tempo parecido também é esperado para Mossoró, no Oeste potiguar.


Já Caicó, no Seridó potiguar, deverá ter céu parcialmente nublado a claro, mas com pouca possibilidade de chuva. Previsão semelhante à de Pau dos Ferros, no Alto Oeste.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Redução do IPI deve impactar receitas do RN em R$ 150 milhões em 2022, diz secretário

A redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) oficializada pelo governo federal no fim de fevereiro para grande parte dos eletrodomésticos, em até 25%, animou consumidores e lojistas, mas colocou em alerta governos estaduais e municipais que contam com esse recurso nas suas receitas.


Redução do IPI visa incentivar consumo de produtos como eletrodomésticos — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


É que além da redução do preço para o consumidor e a expectativa de mais venda para o comércio, a redução do IPI reduz as receitas dos estados e municípios, já que parte do imposto é distribuído aos entes por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Município (FPM).



O governo do Rio Grande do Norte estima uma perda de aproximadamente R$ 150 milhões em 2022. Desse total, R$ 70 milhões em áreas como saúde, educação e segurança pública.


"De cara, a saúde e a educação perdem aproximadamente R$ 55 milhões. A educação, cerca de R$ 37 milhões e a saúde, em torno de R$ 18 milhões. Segurança pública também perde em torno de R$ 15 milhões. Esse são os setores mais afetados, nessa hora de perda, e a gente tem que ajustar as despesas desses setores a esse volume de receita menor do que a gente estava prevendo, que não vai se concretizar", diz o secretário de Planejamento do estado, Aldemir Freire.


Em 2021, somente a arrecadação do IPI gerou R$ 657 milhões para as receitas do Rio Grande do Norte. A reclamação, segundo o secretário, não é em relação ao incentivo necessário ao setor industrial, mas à falta de diálogo prévio, em um momento de negociações salarias com servidores em vários estados do país.


"Pegou estados e municípios de surpresa. A gente elaborou o orçamento de 2022 levando em consideração essas receitas, isso não foi dialogado e agora somos obrigados a fazer um ajuste de nossas contas em função de R$ 150 milhões de receitas que vamos perder esse ano", completou.



Incentivo ao consumo

A diminuição de preço que a redução do imposto sobre a indústria irá gerar deve variar de produto para produto, já que o valor de cada um varia também de acordo com outros impostos. Em uma loja de Natal, a expectativa é de um aquecimento de vendas nas próximas semanas, já que a empresa está negociando a compra de produtos já com a carga tributária menor.


Kalyanne Targino já está à procura de um microondas por um motivo especial. Ela quer empreender na fabricação de ovos de páscoa, bolos e doces. Para ela, a redução da arrecadação veio em boa hora.


"Vim dar uma olhada nos valores, saber como está, quais são os mais em conta, para isso me ajudar no meu empreendimento. Estou sabendo agora dessa redução. Para gente isso vai ser muito bom. Quanto mais reduzir, melhor, porque as coisas estão absurdas de caras, ainda mais para mim que estou começando", disse.


Segundo o contador André Macêdo, especialista em tributação, essa medida do governo federal tem vários objetivos. Entre eles, estimular a recuperação da indústria.


"O IPI serve para manobras, para aumentar competitividade, para incentivar consumo de determinas maneiras, restringir consumo também. Não é uma novidade se utilizar do IPI como política pública e econômica para combater a inflação, ou estimular consumo", diz.



Para o especialista, os gestores públicos que serão impactados pela redução do imposto deverão repensar as contas públicas. Ele também sugeriu que o governo federal poderia compensar os estados e municípios.


"Quanto maior a dependência que se tem de recursos vindos de outros entes, como a União, nesse caso, mais dependente vai ficar desse tipo de polícia. A primeira recomendação é que se trabalhe dentro da sua arrecadação própria. Quanto menos depender de recursos, menos vão sofrer os estados. O segundo é que a União também procure ter medidas de subvenção, de recomposição desses fundos, para se evitar prejuízos. Que se estimule a economia, mas que também se preserve as contas".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Do IFRN para os EUA: filho de agricultores é aprovado em universidade americana

Filho de agricultores, um estudante de 19 anos recém-formado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi aprovado em seleção na Universidade de Tufts, nos Estados Unidos. Moizés Henriques da Silva Almeida percorria mais de 50 quilômetros entre sua casa, no interior da Paraíba, e o Campus Pau dos Ferros do IFRN para assistir às aulas.


Filhos de agricultores, Moizés Henriques da Silva Almeida, recém-formado no IFRN, foi aprovado em universidade dos EUA — Foto: Arquivo pessoal


"Quando eu abri o portal da universidade e encontrei um grande 'Congratulations', primeiro veio o estado de choque, depois, a alegria de saber que deu tudo certo. Nem caiu a ficha ainda", contou. "Foi, definitivamente, o momento mais louco que eu vivi! Eu não pensava que conseguiria, porque é muito competitivo", completou.



Moizés foi um dos 20 brasileiros selecionados pelo Programa Oportunidades Acadêmicas Graduação, oferecido através do órgão EducationUSA. O estudante conheceu a Universidade de Tufts durante as buscas por uma instituição e fez todo o processo de admissão, que contou com produção de prova de proficiência; prova americana padronizada; cartas de recomendação; redações; formulários financeiros; entrevistas; e vários outros requisitos.


O egresso do IFRN viajará para os EUA nos próximos meses. Ele vai cursar por quatro anos Ciência da Computação, e talvez, também, Engenharia Ambiental, na Escola de Artes e Ciências da Universidade de Tufts, localizada no estado americano de Massachussetts.


"Desejo construir um futuro melhor para mim e para minha família e liderar a mudança do nosso país, que precisa de jovens proativos e dispostos a construírem um futuro melhor para todos. Que mais jovens com a realidade parecida com a minha também conquistem seus sonhos e objetivos", declarou.

A mãe do estudante, a agricultora Mônica Simone, não esconde o orgulho pela conquista do filho.


"É algo pelo qual ele já sonhava e lutava. Não veio de graça; foi através de muita luta e esforço, e Deus o abençoou", comemorou.


"É uma alegria imensa, que a gente nem sabe explicar, mas estamos muito felizes com a conquista dele. O coração fica um tanto apertado, mas confiante de que tudo dará certo, dando força para ele seguir. É uma conquista para a família, que está toda orgulhosa", emendou a mãe.


Rotina

Morador do município de Bom Sucesso, na Paraíba, com uma população estimada em 4.937 habitantes, Moizés formou-se no início de 2022 no Curso Técnico Integrado em Informática, no Campus Pau dos Ferros. "Para os estudantes do interior, estudar no IFRN é um feito muito importante, tanto pela qualidade de ensino que a gente sabe que tem lá, e também pelas oportunidades que sabemos que vamos encontrar", contou.


A rotina de Moizés começava cedo. Às 5h20, ele já estava saindo de casa, rumo ao Campus. O estudante dirigia-se até a cidade vizinha, Alexandria, no Rio Grande do Norte, onde pegava o ônibus em direção ao IFRN. Como se tornou bolsista na unidade, o retorno para casa ocorria por volta das 19h30.


Foram quatro anos no Curso Técnico Integrado em Informática. O jovem lembra, porém, que "antes de ingressar no instituto, não possuía contato com computadores ou tecnologias. Houve, então, o medo do que viria pela frente", mas o curso "supriu as necessidades de equipamentos e de conhecimento".


Estudar em outro país nem sempre esteve na lista de sonhos de Moizés. Foi após conhecer e aprender a língua inglesa, com os recursos que lhe eram possíveis, que o estudante descobriu as oportunidades que estão além do território brasileiro. "Oportunidades essas que não são introduzidas a jovens da minha realidade", ressaltou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN tem crescimento de 19% na instalação de usinas do setor elétrico em 2021

O Rio Grande do Norte teve um crescimento de 19% no número de usinas do setor elétrico instaladas no estado na comparação com 2020. É o que aponta a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec/RN).


Parque eólico Cumaru em São Miguel do Gostoso, RN — Foto: Divulgação


De acordo com a pasta, apenas no ano passado foram instaladas 36 novas usinas eólicas e uma usina hídrica. Em 2020, foram 17 novas eólicas e 3 solares.


A produção energética, com isso, também aumentou e cresceu apenas nas usinas eólicas em 138% de um ano para o outro, saindo de 642 MW para 1,5 GW.

De acordo com uma análise do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), baseadas em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e relatório divulgado no final de fevereiro pela associação europeia de energia eólica WindEurope, a produção de 1,5 GW em 2021 no RN representou 40% da produção nacional.



O número supera os registrados isoladamente por 12 países, como Reino Unido, com 328 Megawatts (MW), Turquia (1,4 GW), Holanda (952 MW), França (1,2 GW), Rússia (1,13 GW), Dinamarca (149 MW), Espanha (750 MW), Noruega (672 MW), Finlândia (671 MW), Polônia (660 MW), Ucrânia (359 MW) e Grécia (338 MW).


O estado, aponta a análise do ISI-ER, é ultrapassado apenas por Suécia (2,1 GW) e Alemanha (1,9 GW).


“O Rio Grande do Norte vem sobressaindo a nível nacional, e inclusive mundial, na produção de energias limpas e traz na sua matriz energética, entre solar e eólica, grandes possibilidades de ser o maior produtor do mundo de energias", avaliou o presidente do Sistema FIERN (Federação das Indústrias do RN), Amaro Sales.


"Isso nos coloca numa posição totalmente diferenciada, inclusive neste momento em que os olhos se voltam para o potencial de produção do hidrogênio verde”.

Para ele, a expectativa é de que “essa grande quantidade de energia possa contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do estado e do Brasil, e de que essa produção implique para o povo deixar de pagar bandeiras amarela e vermelha que encarecem a conta de luz, assim como de que sirva de incentivo à participação de outras empresas no setor, para captar essas energias”.



No RN e no Brasil ainda há a expectativa para o início da operação dos investimentos nas usinas offshore, que funcionam no mar. Os primeiros projetos estão à espera de licenciamento no Brasil e o Rio Grande do Norte é apontado como uma das zonas mais promissoras para investimentos.


“Pesquisas desenvolvidas pelo nosso Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e confirmadas por instituições reconhecidas no mundo aumentam ainda mais a credibilidade sobre a atratividade do nosso estado”, acrescenta Sales.


Regiões e produtividade

Os principais crescimentos no RN em 2021, de acordo com a Sedec-RN, foram nas cidades de Serra do Mel e Touros, que receberam oito novas usinas eólicas. O município de São Miguel do Gostoso recebeu quatro novas. Em 2020, Serra do Mel também já havia recebido outras 14 usinas eólicas.


Instalação de usinas no RN em 2021: EOL - Eolícas e PCH - Hídricas — Foto: Divulgação


Para a instalação desse tipo de usina, o RN é visto como em uma posição estratégica, para os especialistas.


“Cada dia mais o Brasil, e, no caso de eólica, em especial o Nordeste brasileiro, se caracteriza como um dos principais polos para produção de energia limpa”, garante Rodrigo Mello, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).


A Europa é a segunda maior produtora global da chamada “energia dos ventos”, atrás apenas da Ásia. Para os especialistas, a capacidade para produtividade dos parques eólicos colocam o Nordeste como área de grande vantagem para essa produção, segundo explica o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do ISI-ER, Antonio Medeiros.


“O Nordeste brasileiro possui uma das melhores características de vento do mundo para se implantar parques eólicos, com ventos constantes e fator de capacidade acima da média mundial”, pontuou.

Em números, enquanto o fator de capacidade médio alcançado no onshore, na Europa, é estimado em 23%, dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram praticamente o dobro no Brasil, com registros de até 60% na safra dos ventos, período que vai de junho a outubro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem tenta furtar combustível de carro estacionado sugando produto com mangueira



Câmeras de segurança flagraram um homem tentando furtar combustível de um carro estacionado, em uma das ruas de Nova Andradina (MS) - a 280 km de Campo Grande -. O suspeito utiliza uma mangueira e no flagrante, aparece tentando sugar o líquido que estaria no veículo. 


O vídeo começa mostrando um carro estacionando e outro veículo, o do suspeito, chegando. O homem, que tentou furtar o combustível, chega disfarçando, não dando a entender o porquê de ele estar naquele local.


Então, o suspeito abre a porta do passageiro, retira uma mangueira e começa o processo de tentativa de furto. O homem abre o tanque de combustíveis do carro, coloca a mangueira e aparece sugando o líquido em três tentativas.



Durante o processo, ciclistas e motoristas passam pelo local, mas não percebem nada. O suspeito segue com o plano e disfarça o furto na medida que outras pessoas passam perto dos carros.


O sujeito, então, agacha novamente segurando a mangueira. Vários carros passam pela rua e ele volta a disfarçar, olhando ao redor. Quando a via fica tranquila, pega a mangueira e enfia às pressas, novamente, no tanque do carro.


Passados alguns minutos, o portão da residência, que tem a câmera que gravou a tentativa de furto, abre e um morador saí do local. Neste momento, o suspeito entra no carro que estava e sai em disparado.


Até o momento, ninguém foi preso e identificado. O g1 entrou em contato com a Delegacia Regional de Polícia de Nova Andradina, mas ninguém atendeu.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Avião da Azul arremete no aeroporto em Guarulhos após aeronave da FAB demorar na pista

Fazendo upload: 577281 de 577281 bytes.


Um voo da Azul que se aproximava do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, arremeteu a poucos instantes antes de pousar por conta de outra aeronave, da Força Aérea Brasileira (FAB), na pista. O caso ocorreu na última quarta-feira (9), às 11h58, durante o voo 4619, entre Recife e Guarulhos.


A arremetida é um procedimento normal e seguro na aviação. (Entenda o que é a arremetida na aviação e por que ela é segura)


Pelas imagens captadas pelo canal SBGR Live, é possível observar que a aeronave da FAB, que havia pousado antes na mesma pista, ainda não havia concluído seu deslocamento para sair da área protegida.


No áudio, o controlador de tráfego alerta os pilotos do A320neo sobre a necessidade de arremetida: “Azul 4619, inicie arremetida, aeronave sobre a pista ainda”. Após a confirmação, os pilotos realizam o procedimento.


Ainda que houvesse tempo suficiente para que o avião se afastasse da pista enquanto o outro pousasse e desacelerasse, as normas de segurança determinam que a arremetida é o melhor procedimento para evitar qualquer risco de colisão na pista.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após morte de Paulinha Abelha, Banda Calcinha Preta retoma agenda de shows

O primeiro show da banda Calcinha Preta, após a morte da vocalista Paulinha Abelha foi realizado na noite desta sexta-feira (11), na cidade de Mata Roma, no Maranhão. A artista morreu no dia 23 de fevereiro, em decorrência de meningoencefalite, hipertensão craniana, insuficiência renal aguda e hepatite.


Show da banda Calcinha Preta em Mata Roma (MA) — Foto: Daved Ferreira/Assessoria da banda


Durante o retorno, os integrantes da banda ficaram bastante emocionados. "É momento de agradecer a Deus e aos fãs, por tanto carinho e todas as mensagens de apoio", disse o cantor Bell Oliver.


Cantor Bell Oliver da banda Calcinha Preta — Foto: Daved Ferreira/ Assessoria da banda


Além das homenagens para Paulinha realizadas durante o show a Calcinha Preta alterou a sua marca e acrescentou uma abelha e o bordão criado pela artista: ‘Como não amar'. A nova marca já está sendo usada no ônibus da banda.


Banda Calcinha Preta tem logomarca em homenagem à Paulinha Abelha — Foto: Divulgação/Banda Calcinha Preta/Arquivo


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jogador que fugiu da Ucrânia chega ao Paraná e é recebido pelos pais: 'Agora dá para se sentir em paz'

O paranaense Murilo Maia, de 23 anos, que estava na Ucrânia no início da guerra com a Rússia, chegou ao Paraná nesta sexta-feira (11) e foi recebido pelos pais no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana.


Murilo, que é jogador profissional de futebol, conseguiu voltar ao Brasil junto a outros brasileiros em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que resgatou o grupo na Polônia.


"Agora dá para relaxar um pouquinho, se sentir realmente em paz. Eu não sabia que eu tava precisando tanto assim de um abraço, depois de tudo o que a gente passou".


Murilo conseguiu atravessar a fronteira da Ucrânia em 25 de fevereiro e, desde o dia 26, estava abrigado em um hotel, em Varsóvia. O jovem é natural de Marechal Cândido Rondon, no oeste do estado.


Para chegar ao Brasil, o avião da FAB fez paradas em Lisboa, Cabo Verde, Recife e Brasília. Na capital do país, ele pegou um voo para o Paraná.


Murilo chegou ao Paraná nesta sexta (11) — Foto: Divulgação/RPC


"Agora é vida que segue. E continuar rezando para que a paz se restabeleça", disse a mãe de Murilo, Angélica Maia.


Na última quarta-feira (9), o jogador registrou em vídeo como foi o embarque dele com o grupo resgatado. 


Fuga da Ucrânia

O paranaense conseguiu deixar a Ucrânia com um grupo de amigos em 25 de fevereiro, um dia após o início do conflito. Ele estava na cidade de Bibrka. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Murilo disse que a saída do país foi tumultuada.


"Multidão querendo ir embora. Vocês podem ver gente querendo sair, muito carro, muita gente. Tem soldados armados [...] Tem gente tendo que voltar, muita gente se separando, mães e filhos saindo e pais ficando", disse no relato publicado.



A cidade onde Murilo estava com outros cinco amigos brasileiros fica próxima à fronteira com a Polônia. De carro, segundo ele, a viagem dura no máximo cinco horas. Mas pela gravidade da situação, ele disse que o trajeto foi mais demorado e cansativo.


Ele contou que parte do trajeto foi de van, e o restante a pé. Foram cerca de 20 horas de viagem.


Murilo Maia tem 23 anos e é do Paraná — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal


A invasão

A Rússia iniciou, em 24 de fevereiro, uma ampla operação militar para invadir a Ucrânia.


Putin iniciou o ataque ao leste da Ucrânia, com misseis e explosões. Em resposta, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acionou tropas e distribuiu armas aos ucranianos.


A capital, Kiev, teve congestionamentos, corrida aos mercados e estações de trem lotadas. Milhares de moradores começaram a deixar a cidade desde as primeiras horas do dia.


O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou Putin de iniciar uma "invasão em grande escala" contra o país.


Países contrários à invasão, como Estados Unidos, França e Inglaterra, anunciaram sanções para sufocar a economia russa, numa tentativa de desestimular os ataques.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Companhias aéreas devem subir o preço das passagens depois de alta dos combustíveis

As principais companhias aéreas do país devem aumentar nas próximas semanas o preço das passagens. A alta segue o curso de subida do preço dos combustíveis no mercado internacional, resultado do encarecimento das commodities desde a escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia.


Pista do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos — Foto: Sidnei Barros/Prefeitura de Guarulhos


O g1 procurou a Latam, Gol e Azul para confirmar a intenção de reajuste nos preços.


Latam


Avião da Latam estacionado no Aeroporto Internacional de Macapá — Foto: Maksuel Martins/GEA/Divulgação


Em nota, a Latam admitiu que os preços de combustíveis têm impacto relevante no custo de operação e o atual cenário demanda que a passagem fique mais cara.


"É inegável o impacto nos custos das companhias aéreas, em função da alta do preço do querosene da aviação (QAV) que, infelizmente, diante da imposição desse novo cenário de crise sem precedência e previsibilidade, afetará o aumento no preço das passagens", diz nota da Latam.


Gol


Avião Gol Noronha — Foto: Ana Clara Marinho


A Gol não pode responder aos questionamentos da reportagem porque está em "período de silêncio". Trata-se de uma exigência legal para empresas de capital aberto nos dias anteriores à divulgação de seus resultados trimestrais. A companhia publicará o balanço na próxima segunda-feira.



A Gol se posiciona, contudo, como associada da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). A entidade divulgou nota no último dia 8, dizendo que o conflito "pressiona ainda mais o já elevado preço do QAV, que em 2021 alcançou seu maior patamar, acumulando alta de 76,2%".


Segundo a Abear, o combustível responde por mais de um terço dos custos do setor, que têm uma parcela superior a 50% indexada pelo dólar.


"Diante desse cenário, a Abear informa que o consequente encarecimento do QAV nos curto e médio prazos poderá frear a retomada da operação aérea, o atendimento logístico a serviços essenciais e inviabilizar rotas com custos mais altos, incluindo o foco na expansão de mercados regionais, num setor que acumula prejuízo de R$ 37,4 bilhões de 2016 até o terceiro trimestre de 2021, impactando também o transporte de cargas e toda a cadeia produtiva do turismo", diz a nota.


Azul


Avião aeronave Azul Aeroporto de Uberaba voo Belo Horizonte — Foto: André Santos/Prefeitura de Uberaba


A Azul enviou longa nota ao g1, em que não confirma nem nega um possível aumento do preço das passagens.


A empresa lamenta a guerra e diz que, além das irreparáveis perdas humanas, o conflito também traz "consequências devastadoras para todos os setores da economia no mundo".


"A continuidade desse cenário poderá adiar uma retomada mais vigorosa da oferta de voos no país, assim como a inclusão de novas cidades e novas rotas e frequências entre aeroportos que já contam com serviço aéreo", diz o texto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro diz que Petrobras tem 'lucro absurdo' e se diz insatisfeito com reajuste dos combustíveis



O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (12) que a Petrobras registra "lucro absurdo" em um "momento atípico no mundo" e que ficou insatisfeito com o reajuste nos preços dos combustíveis anunciado pela empresa nesta semana.


Na quinta (10), em meio ao aumento na cotação do petróleo no mercado internacional, reflexo da guerra na Ucrânia, a Petrobras anunciou reajuste de 18,8% para a gasolina e de 24,9% para o diesel.


No dia seguinte, o Congresso aprovou e Bolsonaro sancionou um projeto que faz alterações na tributação sobre os combustíveis para tentar aliviar a alta de preços.


"Olha só, eu tenho uma política de não interferir. Sabemos das obrigações legais da Petrobras e, para mim, particularmente falando, é um lucro absurdo que a Petrobras tem num momento atípico no mundo. Então, não é uma questão apenas interna nossa", disse Bolsonaro a jornalistas após participar de um evento de filiação de deputados ao PL, partido ao qual ele também é filiado desde o final do ano passado (leia mais abaixo).



"Então, falar que eu estou satisfeito com o reajuste? Não estou satisfeito com o reajuste, mas não vou interferir no mercado", completou o presidente.


Na noite deste sábado (12) Bolsonaro voltou a criticar a Petrobras e disse que a empresa "não tem qualquer sensibilidade com a população".


“Resumindo, ontem a Petrobras aumentou em R$ 0,90 o preço do combustível, lamento, podia ter ficado mais um dia. A Petrobras demonstra que não tem qualquer sensibilidade com a população, é Petrobras futebol clube, o resto que se exploda”, disse o presidente.


No ano passado, a Petrobras registrou lucro líquido recorde de R$ 106,6 bilhões, valor 1.400,7% maior que o verificado em 2020 (R$ 31,504 bilhões).


O lucro da Petrobras em 2021 foi também o maior já registrado por empresas de capital aberto no Brasil, segundo levantamento elaborado pela plataforma Economatica.


Política de paridade

Esse lucro da Petrobras ocorreu em meio à disparada no preço dos combustíveis no Brasil, devido à valorização do dólar em relação ao real e ao aumento no valor do petróleo.


Os preços dos combustíveis dentro do Brasil são afetados por essas variações porque a Petrobras pratica a chamada paridade de preços. Isso significa que a empresa paga pelo produto o preço cobrado no mercado internacional e, por isso, repassa eventuais altas para refinarias, o que leva ao aumento de preços para o consumidor final.


Entenda no vídeo abaixo como funciona a política de preços da Petrobras.


Bolsonaro já criticou a política de paridade de preços, mas tem dito que não tem poder de interferir nas decisões da Petrobras.


Neste sábado, questionado novamente sobre o assunto, Bolsonaro afirmou que respeita a política de preços em vigor e que, uma eventualmente, depende da Petrobras. O presidente disse, porém, que a empresa não pode apenas visar lucro.


"A política de preço você pode estudar isso daí. Lá atrás fizeram, no começo do governo Temer, a PPI, paridade com o preço internacional. É coisa que ninguém entende, né? Estamos respeitando, se tiver que mudar isso aí, a Petrobras tem que apresentar uma proposta. Agora, não pode a Petrobras trabalhar exclusivamente visando lucro no mundo em crise, né? E com preço de combustível bastante alto aqui no Brasil", disse Bolsonaro.


"Esse atrelamento é bom para o mercado, é bom para os acionistas, mas é péssimo para o consumidor brasileiro", completou ele.


Troca na Petrobras

Bolsonaro foi questionado por jornalistas se pode tirar o general Joaquim Silva e Luna da presidência da Petrobras após o mega-aumento nos combustíveis e a repercussão negativa. O presidente respondeu:


"Todo mundo tem possibilidade de ser trocado. Todos. Exceto o presidente e o vice-presidente da República."


Perguntado novamente se irá tirar Silva e Luna do cargo, Bolsonaro respondeu:


"Não, ninguém falou em trocar. Você perguntou se ele pode ser trocado, qualquer um pode ser trocado no meu governo, menos eu, logicamente, e o vice-presidente da República, que tem mandato."


Subsídio à gasolina

Bolsonaro também confirmou que existe a possibilidade de o governo enviar na próxima semana ao Congresso um projeto para zerar a cobrança de PIS/Confins sobre a gasolina.


"Existe essa possibilidade. Conversei com o Banco Central também quanto influencia na inflação a gasolina, como está esse preço bastante alto no Brasil", disse Bolsonaro.


Na quinta (11), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo pode estudar a criação de um subsídio ao diesel se a guerra entre Rússia e Ucrânia se prolongar.


Filiações ao PL

O presidente Jair Bolsonaro deu as declarações sobre preços dos combustíveis após participar de um evento de filiação na sede nacional do partido dele, o PL.


Segundo a assessoria do PL, se filiaram ao partido neste sábado 15 deputados federais:


Sóstenes Cavalcante (RJ)

Coronel Chrisóstomos (RO)

Cabo Junior Amaral (MG)

Márcio Labre (RJ)

Bibo Nunes (RS)

Carlos Jordy (RJ)

Loester Trutis (MS)

Sanderson (RS)

Daniel Freitas (SC)

Luiz Lima (RJ)

Marcelo Álvaro Antônio (MG)

Delegado Eder Mauro (PA)

Capitão Alberto Neto (AM)

Luiz Phelippe de Orleans Bragança (RJ)

Nelson Barbudo (MT)

Além do presidente, participaram do evento a ministra Flávia Arruda (Secretaria de Governo), que também é filiada ao PL, e o secretário especial de Cultura, Mario Frias.


Depois do evento, o PL anunciou à imprensa que marcou o lançamento da pré-candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição para 26 de março. Entretanto, informou que o evento pode mudar de data em razão da agenda do presidente.


Fonte: g1

Leia Mais ››