sexta-feira, julho 08, 2022

Bandidos fogem após explodirem cofre de posto de combustíveis na Reta Tabajara

Criminosos armados explodiram o cofre de um posto de combustíveis na Reta Tabajara, via de acesso à Grande Natal. O ataque ocorreu por volta das 3h30 da manhã desta sexta-feira (8) e, de acordo com testemunhas, ninguém ficou ferido.


Carro utilizado pelos bandidos na ação criminosa — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Não há confirmação da quantia levada pelos criminosos. A Polícia Militar foi acionada após o crime, e verificou não ter ficado nenhum explosivo no local.


Imagens de câmeras de segurança mostram a aproximação dos bandidos em um carro branco. A quadrilha sai do veículo e, encapuzados e fortemente armados, anunciam o assalto. Um frentista é obrigado a levar os criminosos aos cofre.



Diante do alvo, os criminosos explodiram um acesso e levaram uma quantia ainda não revelada na fuga. É possível ver pelo menos um dos bandidos com uma embalagem, aparentemente retirada do cofre, antes de fugirem.


No último mês de junho, foram pelo menos três explosões em postos da rede de combustíveis, sendo dois em Tangará e um na zona Norte de Natal. Policiais militares fizeram buscas nos arredores, mas ninguém foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Fonte; g1

Leia Mais ››

Chuva volta a alagar ruas de Natal, abre cratera e agrava situação em diferentes cidades do RN

Com chuvas registradas desde a madrugada desta sexta-feira (8), Natal e outras cidades da região metropolitana e da região Leste potiguar enfrentam agravamento dos alagamentos registrados desde o dia 1º de julho.


Uma nova cratera também se abriu na Rua Mar do Norte, no bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital potiguar.


Segundo o inspetor Israel Ferreira, a rua foi completamente interditada por volta das 10h30. As linhas de ônibus que passam pela região foram desviadas por outras ruas próximas.


"A cratera é muito grande e está se aprofundando mais. Houve um rompimento da galeria e a água está cavando por baixo do asfalto", disse.


Cratera se abriu na rua Mar do Norte, em Pajuçara, e via foi interditada — Foto: STTU/Cedida


A Secretaria de Mobilidade Urbana da capital registrou mais de 20 pontos de alagamento até por volta das 10h30 desta sexta-feira (8) - veja a lista no fim desta matéria.


A prefeitura orientou a população a acionar a Defesa Civil pelo telefone 156 em casos de emergências causadas pelas chuvas.


Ainda no bairro Pajuçara, moradores registraram um verdadeiro rio que se formou nas ruas da Zona Norte da capital. Na rua Apolônio Félix, uma moradora fez um vídeo mostrando a água entrando na casa dela.


Família na porta de casa alagada pela água da chuva no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal — Foto: Reprodução


A Defesa Civil da capital informou foi acionada para apenas um ponto, durante a manhã, na Rua Uberlândia, no bairro Neopolis, onde um buraco se abriu e um "pequeno alagamento" foi registrado.


O governo do Rio Grande do Norte anunciou que fará uma entrevista coletiva com participação de diferentes órgãos, no fim da manhã, para tratar sobre a situação das chuvas no estado.


Segundo o setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), somente nos primeiros três dias de julho choveu mais que o esperado para todo o mês.


Pelo menos nove cidades do Rio Grande do Norte informaram à Defesa Civil do RN que decretaram situação de calamidade ou emergência, desde o último domingo (3). Até a quarta-feira (6), a Defesa Civil já registrava uma morte, mais de mil pessoas desalojadas e 4,8 mil afetadas pelas chuvas.


Defesa Civil e STTU sinalizam buraco aberto em rua do bairro Neópolis em Natal — Foto: Cedida


Volume de chuvas

Em 6 horas, até por volta da 9h30, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou chuvas de 25,79 mm na capital potiguar.


Em Baía Formosa, no litoral Sul, foram 46,6 mm em seis horas e 78,89 mm em 12 horas. Ao todo, em dois dias, a cidade registrou 204.32 mm de água.


Outras cidades com grande volume de chuva desde a madrugada são: São José de Mipibu (32,04 mm), Várzea (26,32 mm) e Goianinha (23.59 mm).


Na BR-101, em Canguaretama, o aumento do Rio Cuimataú causou a interdição da BR-101 no sentido de Natal a João Pessoa.


Também em Canguaretama, moradores ficaram alagados na Rua da Palha - uma comunidade com histórico de alagamentos. Moradores relataram que a água chegou a levar embora alguns animais.


A chuva ainda agravou a situação da comunidade que vive em Barreta, em Nísia Floresta, onde as casas seguem alagadas desde o último fim de semana.


Casas alagadas em Barrêta, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Em Parnamirim, na região metropolitana, moradores registraram alagamentos nos dois sentidos da avenida Olavo Montenegro.


Pontos de alagamentos registrados em Natal

Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Romualdo Galvão, entre a Av. Nevaldo Rocha e Antônio Basílio, no sentido à Arena das Dunas.

Ponto de alagamento parcialmente transitável na Av. Interventor Mário Câmara x Av. Lima e Silva.

Ponto de alagamento parcialmente transitável na Av. Lima e Silva, próximo à rua dos Potiguares.

Ponto de alagamento parcialmente transitável na Av. Nevaldo Rocha, em frente a Semtas, sentido Zona Norte.

Ponto de alagamento transitável na Av. Rio Grande do Sul x Rua Pelotas, ao lado do Detran.

Ponto de alagamento parcialmente transitável na rua Ceará, entre a Av. Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, no bairro Cidade da Esperança, ao lado da lagoa de captação.

Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Amintas Barros, entre Av. Interventor Mário Câmara e rua dos Caicós.

Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Felizardo Moura, após a Compal, sentido urbana.

Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Paulistana, próximo a lagoa de captação.

Ponto de alagamento transitável na avenida Senador Salgado Filho, na altura do Hotel Maine.

Ponto de alagamento transitável na Av. Prudente de Morais x Av. Nascimento de Castro

Ponto de alagamento parcialmente intransitável na Av. Solange Nunes, sentido Nova Cidade, próximo ao posto de combustível.

Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida do Contorno, por trás da Funcarte.

Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Deodoro, embaixo do viaduto do Baldo.

Avenida Rio Branco, com ponto de alagamento parcialmente transitável, por trás do Teatro Alberto Maranhão.

Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Capitão Mor Gouveia x av Adolfo Gordo.

Av Alexandrino de Alencar x rua Jaguarari com ponto de alagamento parcialmente transitável.

Cruzamento da av Coronel Estevam x av Alexandrino de Alencar com ponto de alagamento parcialmente transitável.

Ponto de alagamento parcialmente transitável no cruzamento da avenida Prudente de Morais x Nascimento de Castro.

Avenida dos Xavantes com ponto de alagamento intransitável, próximo ao posto de combustível. Via está interditada.

Avenida Integração x BR-101 com ponto de alagamento intransitável. Via Interditada.

Avenida Ayrton Senna x Av das Alagoas permanece interditada.

Rua da Garoupa x rua Mar do Caribe interditada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

BR-101 é interditada no sentido de Natal a João Pessoa após rio transbordar

A BR-101 foi interditada na manhã desta sexta-feira (8) por causa de um alagamento provocado pelo Rio Curimataú que transbordou em Canguaretama, no Litoral Sul potiguar. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal.


BR-101 é alagada após rio transbordar em Canguaretama, no Litoral Sul potiguar — Foto: Reprodução


De acordo com a corporação, a rodovia está interditada na altura de uma ponte no quilômetro 165, no sentido de quem segue de Natal para João Pessoa.


O trecho fica distante cerca de 20 quilômetros da divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.


Uma equipe da PRF está no local para sinalizar o trecho e desviar o fluxo pelas faixas do sentido contrário, João Pessoa - Natal, que seguem liberadas.


Ainda de acordo com a PRF, o rio que passa pelo local transbordou e o volume da água ficou acima da ponte que existe no trecho.


Pessoas que passavam pelo local registraram a altura da água. Antes da chegada da viatura da PRF, alguns motoristas se arriscaram passando pelo trecho alagado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Operação prende três advogados suspeitos de entrar em presídios do RN com mensagens entre facções e detentos

Uma operação deflagrada nesta sexta-feira (8) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte prendeu três advogados - duas mulheres e um homem - suspeitos de envolvimento com facções criminosas.


Mensagem apreendida pelo Ministério Público em escritório de advocacia no RN — Foto: MPRN/Divulgação


Segundo a investigação do MPRN, eles trocavam mensagens com detentos, estabelecendo a comunicação deles com outros integrantes da organização criminosa que estão nas ruas.


Em um dos bilhetes apreendidos, uma advogada presa tratava da execução de um homem em Natal.

A operação Carteiras cumpriu seis mandados de prisão preventiva e outros quatro, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, Extremoz, Nísia Floresta.


Os mandados foram cumpridos nas residências dos advogados, em um escritório de advocacia e ainda nas penitenciárias estaduais de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga, ambas localizadas em Nísia Floresta.


A ação teve o apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal.


Mensagem encontrada dentro de banheiro da sala de atendimento aos advogados na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga. — Foto: Cedida


A investigação sobre o envolvimento dos três advogados com uma organização criminosa que atua dentro e fora de unidades prisionais potiguares começou em julho de 2021.


Segundo o MP, os três abusaram das prerrogativas da advocacia realizando a comunicação entre líderes faccionados presidiários e os demais integrantes da organização em liberdade, repassando mensagens sobre atividades criminosas, garantindo o funcionamento do grupo com a prática de diversos crimes.


Os três advogados presos são suspeitos de integrarem a estrutura da organização criminosa, sendo pessoas de confiança dos principais chefes da facção. Segundo o MP, os “gravatas”, como são chamados os advogados dentro da estrutura do grupo, exercem a função de “mensageiros do crime”.



Pelo que já foi apurado pelo MPRN, uma dessas advogadas se portava como “coordenadora dos Gravatas”, organizando e cobrando relatórios para os criminosos custodiados e repassando orientações aos membros soltos da organização, bem como transmitindo mensagens e preocupações dos chefes da facção que se encontram custodiados. Em uma conversa em um grupo de WhatsApp, ela chegou a reivindicar a função de “corregedora dos presídios” em nome da facção.


Para o MPRN, os três advogados suspeitos, gozando das prerrogativas legais do exercício da advocacia, atuam levando e trazendo “catataus” (bilhetes com informações e comunicações criminosas de dentro de presídios), sendo o principal elo entre os faccionados “da tranca” e os “da rua”.


Um dos “catataus” já apreendido pelo MPRN continha ordem para o “decreto” de um homem em Natal. Decreto é como os integrantes da organização criminosa se referem a homicídio.


Um outro bilhete apreendido em poder de um dos advogados presos comprova a ligação entre a organização criminosa do RN e uma facção que tem por base o Rio de Janeiro. Nessa mensagem aos criminosos potiguares, os faccionados fluminenses cobravam mais rigor no cometimento de crimes e no controle dos integrantes.


Além de supostamente serem os responsáveis pela comunicação entre os chefes da facção presos e os demais integrantes que ainda estão soltos, há indícios de que um dos advogados cometeu crime de obstrução de justiça, quando em 2021, a Polícia Civil prendeu em flagrante um integrante de facção criminosa que mantinha irregularmente em casa 60 munições intactas e uma cápsula do calibre 7,62, de uso restrito; 12 munições intactas de calibre 5,56, também de uso restrito; uma munição intacta do calibre .380; uma munição intacta do calibre .40; quatro munições intactas do calibre 9mm; e quatro carregadores para munições do calibre 9mm.


Uma das presas na operação Carteiras entrou em contato com um dos chefes da facção para ser constituída como sendo advogada nos autos da investigação policial. Ela foi à delegacia e requereu vista dos autos da investigação. Horas após, a denunciada ordenou que o integrante da organização criminosa destruísse prova relevante para a investigação.



Os três advogados investigados foram denunciados pelo MP e já são réus em ações penais. Eles ficarão presos à disposição da Justiça.


Os detentos tiveram novas prisões preventivas decretadas pela Justiça e irão responder pelos crimes previstos na lei de organização criminosa.


Em nota

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) afirmou que foi comunicada e acompanhou a operação “Carteiras”.


"A Seccional Potiguar acompanha os desdobramentos da operação do Ministério Público para salvaguardar e garantir que as prerrogativas dos advogados sejam respeitadas. Porém, as questões de mérito serão feitas pelas defesas constituídas. A Ordem não compactua com qualquer ação ilícita praticada por quem está nos quadros de inscritos. As denúncias serão apuradas com rigor pelo Tribunal de Ética e Disciplina, assim como determina o Estatuto da Advocacia", informou a entidade.


Mensagem entre preso e pessoas fora da cadeia, que teria sido flagrada com advogado em presídio do RN — Foto: Seap/Cedida


A troca de bilhetes entre advogados e presidiários, com mensagens enviadas por criminosos que estavam fora da cadeia, veio a público em maio de 2022, quando a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária decidiu aumentar as regras para entrada de advogados nos presídios do estado. Nos cinco primeiros meses do ano, 10 casos tinham sido registrados.


Na época, a Seap ainda informou que identificou 25 pessoas em estrutura organizada e com divisões de tarefas, típica de organizações criminosas.


Mensagem entre preso e pessoas fora da cadeia apreendidas com advogado no RN — Foto: Cedido


As mensagens apreendidas dizem respeito a acordos sobre o tráfico de drogas, acertos de contas e outras decisões sobre ações criminosas, entre outros assuntos.



No dia 31 de maio, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) suspendeu cautelarmente uma advogada suspeita de levar bilhetes para presos na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal.


Já no dia 30 de junho, uma advogada foi presa em flagrante ao tentar entrar no mesmo presídio levando "bilhetes" para detentos. Dois apenados também foram conduzidos para prestar depoimentos na Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Arquidiocese de Natal inicia campanha de arrecadação de alimentos para famílias afetadas pelas chuvas no RN; veja onde doar

A Arquidiocese de Natal iniciou uma campanha emergencial de arrecadação de alimentos não perecíveis para famílias afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Norte.


Catedral Metropolitana de Natal (Arquivo) — Foto: Arquidiocese de Natal


A instituição disse que tomou a iniciativa "sensibilizada pela situação de calamidade pública decretada por alguns municípios, em decorrência das fortes chuvas que caíram nos últimos dias".


Há pontos de arrecadação em Natal, Parnairim, Extremoz, Taipu e Poço Branco (veja detalhes abaixo).



Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (84) 3615-2800 / 3615-2801.


Veja os locais para doação

Catedral Metropolitana de Natal


Av. Floriano Peixoto, 674 – Tirol

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral)


Praça André de Albuquerque, s/n, Cidade Alta, Natal

Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h30

Paróquia de Santa Rita de Cássia – Ponta Negra


Rua Praia de Itamaracá, 18, Ponta Negra, Natal

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Paróquia de Santo André de Soveral – Emaús – Parnamirim


Rua Aeroporto de Petrolina, 626 - Conj. Jardim Aeroporto

Segunda a sábado, das 15h às 21h

Paróquia de São Miguel Arcanjo – Extremoz


Praça Prefeito José Franco s/n - Centro

Em horário comercial

Paróquia de Nossa Senhora do Livramento – Taipu e Poço Branco


Secretaria paroquial - Taipu


Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h

Igreja do Sagrado Coração de Jesus – Poço Branco


Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Perdemos tudo, chegou a hora de pedir socorro', diz moradora que teve a casa inundada em Barreta

A água acumulada das chuvas que caem desde o último fim de semana alagou várias ruas e casas de Barreta, distrito de Nísia Floresta, no litoral Sul potiguar. "Perdemos tudo, chegou a hora de pedir socorro", diz a dona de casa Aline dos Santos.


De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), julho, em apenas sete dias, já é o segundo mês mais chuvoso do ano, com 297 milímetros registrados até então. O número é bem superior a média esperada para o mês, que era de 158,7 mm.


Praia de Barreta, em Nísia Floresta, foi tomada pela água da chuva. — Foto: Reprodução/Redes Sociais


A casa onde Aline mora com a mãe e três filhos foi completamente tomada pela água. Ela perdeu eletrodomésticos, roupas, teve que suspender acama para não perder o colchão e acabou indo apara a casa de uma amiga.


"A casa está inundada desde domingo, não tem como a gente ficar aqui. É triste demais. Perdemos tudo, até os sonhos. E ninguém faz nada por nós", afirmou, emocionada.


O nível da água, que abaixou nos últimos dias, ainda não permite que Aline e sua família possam viver normalmente — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


A casa está localizada a mais de 500 metros da praia. Além das casas, ruas foram completamente tomadas pela água e o deslocamento é feito com o auxílio de canoas.


Famílias que moram na comunidade aguardam o nível de água baixar para calcular a totalidade dos prejuízos.



O g1 RN tentou contato com a administração pública de Nísia Floresta, mas não obteve retorno.


Ruas foram completamente tomadas pela água — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››