sábado, dezembro 15, 2012

José Filho Melo pede na justiça eleitoral cassação de Prefeito Eleito de Itaú-RN Ciro Bezerra


De acordo com informações do site do TSE foi registrado nesta sexta-feira (14) o registro da ação de investigação judicial eleitoral (42453) impetrada pelo candidato derrotado nas eleições 2012 de Itaú-RN José Filho Melo (PTB) contra o Prefeito Eleito Ciro Bezerra (DEM) por captação ilícita de sufrágio, abuso de poder econômico e político, pedido de aplicação e multa, pedido de cassação de diploma e pedido de declaração de inelegibilidade na 35ª Zola Eleitoral.

Despacho

Em razão da certidão do Sr. Chefe de Cartório (fl. __), aguarde-se devolução a Ação Cautelar nº 350-96/2012, para que em seguida seja apensada.

Encaminhe-se cópia dos autos ao Ministério Público, para conhecimento e providências que entender necessárias.

Por fim, notifique-se os investigados com a cópia da inicial e dos documentos apresentados, para, no prazo de 05 (cinco) dias, oferecerem ampla defesa, juntada de documentos e rol de testemunhas, se cabível.

Cumpra-se.

Apodi/RN, 14 de dezembro de 2012.

MARCIO SILVA MAIA
Juiz Eleitoral

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Tite diz 'Vai, Corinthians!' e 'É nóis, mano!' em coletiva da Fifa e exalta apoio da torcida


Tite sorri enquanto Danilo fala na entrevista coletiva que antecede a decisão
A última entrevista coletiva de Tite antes da decisão do Mundial de Clubes mostrou um técnico sério em respostas sobre o Chelsea, seguro ao explicar por que tirou Douglas e bem humorado. Indagado neste sábado sobre a expectativa da torcida alvinegra para o duelo deste domingo, às 8h30, em Yokohama, Tite evitou discursos robustos e aderiu aos gritos preferidos do torcedor.

“Para o torcedor corintiano, o meu recado é: ‘Vai, Corinthians!’, ‘É nóis, mano!’”, sorriu Tite, em contato com repórteres internacionais em coletiva da Fifa.

Ao fim da entrevista, foi pedido para que ele repetisse os bordões devido à impossibilidade de filmar o anúncio anterior. Tite sorriu e repetiu “Vai, Corinthians!”, “É nóis, mano!”.

A maioria da torcida do Corinthians está em Tóquio, que fica a 1h30 de Yokohama. No Japão, os corintianos estão em maior número em relação aos ingleses fãs do Chelsea. A capacidade do Nissan Stadium, palco do jogo de domingo, às 20h30, é de 72 mil pessoas.

Tite foi bombardeado de perguntas sobre o esquema tático que pretende implantar e análises do Chelsea. Ele entendeu o interesse dos jornalistas, mas frisou que não sairia muita informação de sua parte em um momento decisivo.

“Eu respondi a pergunta anterior até um certo ponto. Mas eu não dei a outra parte da resposta, que cabe ser discutida somente no vestiário”, disse.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Galvão vê buraco na defesa do Chelsea e orienta Corinthians a atacar pela esquerda


Reprodução
Narrador de grandes decisões do futebol brasileiro, Galvão Bueno analisou o Chelsea na vitória contra o Monterrey, 3 a 1, na quinta-feira, e viu pontos a serem explorados pelo Corinthians para a decisão do título. O astro da Rede Globo entende que o setor direito do clube inglês apresenta falhas, deixando espaços para o adversário atacar.

“O Ivanovic costuma jogar na lateral direita, mas foi zagueiro contra o Monterrey. O Azpilicueta jogou na lateral, mas apresentou espaços. Se o Corinthians quiser pressionar o Chelsea, eu investiria no lado direito deles, que deixa buracos”, disse Galvão, ao UOL Esporte.

Para a decisão do título do Mundial de Clubes, domingo, às 8h30, em Yokohama, Emerson deve cair pelo lado esquerdo da defesa do Chelsea. Azplicueta cuidará da marcação no setor.

Tite definiu neste sábado a entrada de Jorge Henrique na vaga de Douglas. A ideia é dar mais velocidade pelos lados e reforçar a cobertura dos laterais nos avanços do Chelsea.

Galvão põe Corinthians e Chelsea em iguais condições de ser campeão.

“Chelsea e Corinthians apresentaram qualidades. No ano passado, o Barcelona tinha todo favoritismo e venceu. Já o Inter se segurou contra o Barcelona, conseguiu encaixar uma jogada e venceu. Mas num jogo como esse de agora, não tem favorito, apesar do time inglês ter investimento muito maior. O Corinthians pode perfeitamente ganhar a partida”.

A Rede Globo trouxe sua força máxima para a transmissão do Mundial de Clubes. Galvão, Casagrande e Arnaldo Cézar Coelho formam a equipe de narração dos jogos do Corinthians no torneio.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RP DO 10º BPM ENCONTRA MOTO DEPENADA E ABANDONADA NO BAIRRO VERTENTES EM ASSU/RN


Na manhã de hoje 15 de dezembro por volta das 11:00hs policiais da RP comandado pelo Cb Rodrigues com apoio do GTO conseguiram encontrar uma moto abandonada no bairro Vertentes em Assu, a mesma estava sendo depenada, pois já tinha sido retiradas várias peças da moto.
A moto foi levada ao pátio do 10º BPM de Assu para que seja realizado os procedimentos, já que a mesma estava sem placa.
Vale salientar que mesmo com poucas viaturas nas ruas, o trabalho continua, na tentativa de amenizar a bandidagem na reta final de 2012, onde o índice de criminalidade aumentam, por ser fim de ano, tempo de muitas festas.


Fonte: Focoelho/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assassino de Professor serra grade e foge do CDP de Pau dos Ferros/RN


Francisco Rafael Leite Mendes, 21 anos que se encontrava preso no CDP de Pau dos Ferros/RN acusado da morte do Professor Carlos Magno, fugiu durante a madrugada deste sábado (15).
De acordo com informações repassadas Rafael conseguiu serra a grade da cela e fugir da unidade.
Policiais Militares, civis e agentes penitenciários estão em diligências tentando localizar o fugitivo.
“Acreditamos e confiamos que a população possa nos ajudar para capturar Rafael, qualquer informação é só ligar para uma unidade policial mais próxima”, disse um Policial.

Fonte:Nosso Paraná RN/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RN:Professores aposentados por invalidez são convocados para revisão de aposentadoria


Os professores aposentados por invalidez estão sendo convocados para fazer revisão da aposentadoria. A convocação vale para quem se aposentaram a partir de 1º de janeiro de 2004. A atualização é para corrigir para mais a aposentadoria de quem perdeu dinheiro sob o pretexto da reforma constitucional.

A convocação foi normatizada pela emenda constitucional de nº 70, de 29/03/2012 e publicado em Diário Oficial da União em 30/03/2012. De acordo com a emenda, as pensões também terão o mesmo tratamento. Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos podem ser respondidos pela assessoria jurídica do Sindicato.

Fonte: Cardoso Silva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assassinato do radialista caicoense F. Gomes poderá ter nova investigação


A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vai criar uma Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas. O grupo será instalado em janeiro, durante o Seminário Internacional de Direitos Humanos e Jornalismo, programado para os dias 18 e 19 de janeiro de 2013, em Porto Alegre.

O objetivo é registrar os casos de jornalistas mortos e desaparecidos e também dos que foram perseguidos, ameaçados, indiciados em processos, condenados, exilados, presos e torturados na ditadura militar.

Aprovada no 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, a Comissão Nacional da Verdade da categoria será composta pelos jornalistas Audálio Dantas (SP), Nilmário Miranda (MG), Rose Nogueira (SP), Carlos Alberto Caó (RJ) e Sérgio Murillo de Andrade (SC), que vai coordenar a comissão.

Ao final dos trabalho a comissão deve produzir uma publicação especial e encaminhar o resultado à Comissão Nacional da Verdade (CNV) até agosto do próximo ano. 

Do blogue: É possível que com a  criação dessa comissão   assassinato do jornalista  caicoense F. Gomes tenha nova investigação.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Maias explicam ‘confusão’ no calendário


Líderes maias da América Latina foram a Los Angeles explicar a “confusão” na próxima mudança de ciclo no calendário pré-colombiano (maia), além de abençoar a comunidade imigrante que vive neste país. “De acordo com o calendário maia, este ano será marcado por uma mudança de ciclo que foi iniciada há 5.125 anos, o chamado baktunes”, disse à agência Efe Marte Trejo, historiador e astrônomo mexicano.

“Apesar dos 13 baktunes serem completados neste ano, isso não significa que o mundo vai acabar como muitas pessoas estão comentando”, completou Trejo. “Não devemos nos preocupar pensando que haverá uma destruição total do planeta. O que acontecerá é simplesmente uma mudança de ciclo, que terminará em dezembro para começar um novo período ou novo baktun”, afirmou.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Canguaretama/RN: Trágico acidente envolvendo ônibus que faz o transporte público escolar resulta na morte de duas estudantes.


ilustrativo


A tarde da última sexta feira, 14/12, será muito difícil de ser esquecida pelos canguaretamenses.
Um trágico acidente envolvendo um ônibus escolar e um grupo de adolescentes que retornavam para casa após as aulas resultou na morte de 02 jovens estudantes causando um grande choque e imensa tristeza aos munícipes da cidade de Canguaretama.
De acordo com informações preliminares, após o término das aulas, talvez um estudante (ainda não identificado) supostamente adentrou o ônibus escolar, e sem ter ciência da gravidade de seus atos alterou a marcha do veículo. O motorista sem perceber nada, ao acionar o motor, foi surpreendido por um grande solavanco impactando diversos estudantes, dente os quais alguns foram arremessados pela janela e outros que se encontravam por trás do veículo foram inevitavelmente atropelados.
Ainda de acordo com informações não oficiais, no acidente, uma jovem vítima, do sexo feminino, ficou gravemente ferida chegando a falecer a caminho da capital. Outra estudante, de apenas 10 anos veio a óbito no momento do acidente.

Fonte: Macaíba Policia/Sentinelas do Apodi/Serrinha dos Pintos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

HIPPIE É ASSASSINADO A FACADAS EM PARNAÍBA.


Por volta das 13:10h de (14/12), no troca-troca localizado na Praça da Santa Casa, no centro de Parnaíba, o hippie João Oliveira de Brito, 37 anos, que residia à rua Anhanguera, s/n, no bairro Planalto, foi assassinado com três facadas, uma delas atingindo-lhe o coração pelo elemento Joelton Cutrim Silva, 28 anos, residente em São Luís-MA.


O acusado foi preso em flagrante por policiais da Força Tática, sob o comando do Sargento Paulo Roberto e conduzido para Central de Flagrantes, no bairro São Benedito.

IMAGENS CHOCANTES A SEGUIR:




A vítima não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local


 Joelton Silva, acusado de ter matado a golpes de faca João Oliveira

Faca utilizada no assassinato

Sargento Paulo Roberto chegando a central de flagrantes com o acusado



Fonte: Yuri Gomes/Serrinha de Fato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pesca predatória causa a morte de milhares de peixe em São Rafael


Pesca predatória em São Rafael causou a morte de milhares de peixes em um açude que fica localizado às margens da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
O Agente em Segurança Comunitária, Clébio Bezerra, foi quem registrou essas fotos desse grave crime ambiental. A pesca é realizada sem nenhum cuidado e é feita através de uma prática conhecida como “Bate Buia” que consiste em bater com um pedaço de madeira sobre a água para colocar os peixes de encontro com uma rede de pesca. De acordo com o Agente Clébio, devido o nível da água está baixo e após os pescadores baterem com a madeira na água, a lama do fundo sobe, fazendo com que os peixes morram sem ter oxigênio. Este típo de pesca é considerado Crime Ambiental e se alguém for denunciado por tal prática responderá junto a legislação pertinente.

Fonte: PM de São Rafael/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Natal é destaque mais uma vez no Jornal Nacional


A educação de Natal foi destaque mais uma vez na mídia nacional. O Jornal Nacional exibiu reportagem mostrando o caos na educação em Natal.

O fim do ano letivo antecipado, a falta de pagamento de vários funcionários como os ASG’s e vigias, que já estão há três meses sem receber salários foram destaques na reportagem.

A reportagem também mostrou que prefeitura não realizou o repasse financeiro a secretaria de educação no total 84 milhões de reais. O secretario de educação, Walter Fonseca declarou estar de mãso atadas e que se sente impotente diante da atual situação.

A quantidade de prefeitos, três até o momento, que passaram pela capital nos últimos 45 dias também foi destaque.

Clique aqui para assistir a reportagem

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Estudante de 14 anos morre em acidente de trânsito na zona rural Alexandria/RN


Um acidente de trânsito ocorrido na tarde desta sexta-feira (14),  matou o adolescente Edgledson Eudes de Lima, 14 anos, fato ocorrido por volta das 17:35 horas na RN que liga Alexandria/RN à Santa Cruz/PB. 

Edgledson era aluno da Escola Gregório de Paiva em Alexandria/RN e seguia com destino a sua residência no Sítio Maniçoba pilotando uma motocicleta Honda,  cor branca, placa QA 785, perdeu o controle de direção e vindo a cair, sendo encontrado caído sobre pista foi socorrido para o Hospital Guiomar Fernandes,  não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Edgledson era filho do mototaxista Eudes, conhecido como Papangu.

Fonte:Nosso Paraná RN/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brejo dos Santos/PB:Tiroteio deixa dois feridos, entre eles um adolescente de 15 anos


Tentativa de homicídio em Brejo dos Santos (PB)
A violência continua sem limites no município de Brejo dos Santos, cidade vizinha a Catolé do Rocha. Rixas entre famílias teria sido o principal motivo de uma tentativa de homicídio registrado na tarde desta quinta-feira, fato ocorrido na Rua Antônio Benjamin da Cruz, no centro daquela cidade, que terminou em tiroteio, e deixou duas pessoas feridas, sendo uma das vítimas menor de idade.

Segundo relato de testemunhas as autoridades policiais, um veículo Corsa, cor vinho, com quatro pessoas a bordo, se aproximou do local, por volta das 13h30, e um homem identificado por Ronaldo Veras de Freitas, teria efetuado vários disparos de arma de fogo contra a pessoa de Irineu Vieira Gomes, 31 anos de idade, de profissão mecânico, residente na mesma rua do sinistro, que sofreu um balaço na perna, e um outro de raspão no abdômen.

Por sua vez, a vítima Irineu Gomes, que também estava armado, revidou contra os ocupantes do Corsa, efetuando quatro disparos contra o veículo, e atingindo a perna do adolescente R.V.F de 15 anos de idade.

Após a troca de tiros, a vítima Irineu Vieira Gomes foi socorrido para o Hospital São Lucas, em Brejo dos Santos, e o menor teria sido socorrido para o Hospital Regional de Catolé do Rocha.

Após os primeiros atendimentos, as duas vítimas foram transferidas para o Hospital Regional de Sousa.

Segundo informações policias, o que teria motivado a troca de tiros entre os envolvidos, são desavenças existentes entre algumas familiares  do município de Brejo dos Santos (PB).

O comandante do Destacamento Policial de Brejo dos Santos, Cabo R Silva esteve à frente das diligências policiais, e informou que os ocupantes do veículo Corsa se evadiram do local.

O BO foi encaminhado ao 12º BPM de Catolé do Rocha, para serem tomadas as devidas providências cabíveis.

Catolé News/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

COLETES E ARMAS USADOS EM ASSALTO A BANCO SÃO RECUPERADOS.


O que parecia ser uma ocorrência de rotina, resultou na prisão de um homem considerado perigoso. Gleidson de Souza Oliveira, 28, foi denunciado por uma irmã que estaria sendo ameaçada por ele. Os soldados Ramos e Márcio, do Ronda do Quarteirão (RD-1086) chegaram ao Parque São Miguel, na Grande Messejana, com objetivo de localizar o homem que estava fazendo ameaças à própria família e conduzi-lo à delegacia. 

Na casa do suspeito, no entanto, foram encontrados dois coletes à prova de balas, um revólver de calibre 38, munição de reserva e uma equipamento de som de origem não informada.
Conforme a Polícia, os coletes e a arma foram roubados durante o assalto seguido de arrombamento dos caixas eletrônicos da agência do Banco HSBC, localizado na Avenida Monsenhor Tabosa, no bairro Meireles.

Os objetos haviam sido roubados de um segurança no ataque a uma agência bancária no Meireles, O suspeito se negou a falar na Polícia FOTO: VIVIANE PINHEIRO

Fonte: Diário do Nordeste/Cidade news Itaú
Leia Mais ››

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO CEARÁ TROCA TIROS COM ASSALTANTES.


O Secretário de Segurança do Ceará, coronel Francisco Bezerra, e um policial militar trocaram tiros com dois homens que assaltaram uma pessoa em Fortaleza, na manhã deste sábado (15). De acordo com a polícia, o secretário Francisco Bezerra presenciou o crime na Via Expressa, no cruzamento com Avenida Manoel Jesuíno, quando reagiu e tentou impedir o crime. Ninguém ficou ferido.

Um outro policial que estava próximo ao local do crime trocou tiro junto com o secretário contra os suspeitos. Um deles fugiu e outro foi preso. O homem detido foi levado para a Delegacia de Roubos e Furtos. Na manhã deste sábado, há vários veículos da polícia no local e um helicóptero que fazem buscas pelo segundo suspeito.

O dinheiro roubado foi recuperado e devolvido. Ainda de acordo com a polícia, o suspeito preso na manhã deste domingo é o mesmo que assaltou o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes em 2010. Gilmar Mendes foi assaltado quando passava férias em Fortaleza e teve o cordão roubado.

Na Via Expressa próximo ao cruzamento com a Manoel Jesuíno, o trânsito está lento e há engarrafamento no local. Os policiais tentam coordenador o fluxo de veículos. Ainda de acordo com a Polícia Militar, o segundo suspeito fugiu em direção à Comunidade dos Trilhos, próximo ao local do crime.

Há duas semanas, no mesmo cruzamento, houve troca de tiros entre policiais e três suspeitos que roubaram armas de vigilantes da área. Os suspeitos foram presos por policiais que presenciaram o crime.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Veiculo capota no prolongamento da av. Rio Branco e deixa uma pessoa ferida


Um capotamento na manhã de Sábado 15 de Dezembro de 2012, no prolongamento da Av. Rio Branco, Próximo ao trevo de acesso ao Bairro Santa Delmira em Mossoró deixou uma pessoa ferida.

Segundo informações um veiculo tipo Meriva de placa MZL 3880 de Mossoró, conduzido por senhor aparentado 80 anos, seguia no sentido centro/Bairro Santa Delmira, quando ao fazer uma ultrapassagem pela direita a um outro veiculo que seguia no mesmo sentido, se assustou perdeu o controle do veiculo vindo a capotar varias vezes. No veiculo estava também o seu neto que nada sofreu.

O Samu foi acionado e socorreu o senhor com varias escoriações para o Hospital Regional Tarcisio Maia.




Fonte: O Câmara/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vítimas de massacre em escola nos EUA começam a ser identificadas


Moradores da pequena comunidade de Newtown, em Connecticut, ainda tentam se reerguer neste sábado depois de um dos piores massacres coletivos da história dos Estados Unidos, e a polícia procura respostas sobre o que fez um garoto de 20 anos matar 20 crianças em uma escola primária.

O agressor, identificado como Adam Lanza, abriu fogo na manhã de sexta-feira na Sandy Hook Elementary School, que tem crianças de cinco a dez anos. Ele matou 26 pessoas no total, antes de atirar em si próprio.

A polícia afirmou que um adulto foi encontrado morto em outro local da cidade. Muitos veículos de imprensa afirmam que pode ser a mãe do atirador, Nancy Lanza.

A polícia disse esperar obter mais informações na manhã deste sábado, incluindo a confirmação da identidade das vítimas. Mais de 12 horas após o massacre, a polícia começou a remover os corpos da escola e a chamar os pais para identificação, informou a NBC News.

O presidente Barack Obama exortou neste sábado os norte-americanos a se juntarem em solidariedade no luto pelas vítimas, dizendo que os corações de todos os pais dos EUA estavam "pesados com as feridas".

Ele pediu uma "ação significativa para impedir mais tragédias como essa", mas não chegou a exaltar especificamente leis de controle de armas mais rígidas em seu discurso semanal no rádio e na internet.

O presidente enxugou lágrimas enquanto fazia um pronunciamento à nação na sexta-feira: "Nossos corações estão partidos".

A tragédia foi o segundo massacre em escolar nos Estados Unidos nesta semana e a mais recente de uma série de acontecimentos similares neste ano.

O massacre reavivou o debate sobre o controle de armas em um país com uma vigorosa cultura da pólvora e um forte lobby, que desencorajou a maioria dos políticos de tomar grandes atitudes para dificultar o fácil acesso a armas de fogo.

Newtown, uma cidade a apenas 130 quilômetros a nordeste de Nova York, lamentava as mortes em vigílias locais.

"Estamos apenas rezando, precisamos apenas rezar a Deus para que isso não aconteça novamente, não importa onde", afirmou Amelia Adams, de 76 anos, que estava a caminho da igreja católica St. Rose de Lima com seu marido Kenneth, 81.

A igreja, que fica próxima do local do massacre, estava lotada dentro e pessoas estavam do lado de foram, com uma multidão calculada em mais de mil pessoas.

"Foi apenas brutal. Não consigo pensar em um mundo melhor. Foi simplesmente brutal ter de testemunhar a dor hoje", afirmou o monsenhor Robert Weiss após a cerimônia religiosa.

O governador de Connecticut, Dannel Malloy, disse a repórteres no fim da sexta-feira que nunca pensou que algo pudesse igualar o luto que ele e outras pessoas sentiram após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Fonte: Agência Reuters/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ação do Bope na zona norte do Rio deixa cinco mortos


Uma ação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar contra o tráfico de drogas no Morro do Faz Quem Quer, no Rio de Janeiro (RJ), n entre os bairros de Turiaçu e Colégio, na zona norte, resultou na morte de cinco pessoas acusadas de participação no tráfico na comunidade na manhã deste sábado (15). Uma pessoa ficou ferida e foi encaminhada ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

Na operação, quatro criminosos foram presos, entre eles, três mulheres. Os militares apreenderam uma espingarda, duas submetralhadoras, duas pistolas, além de 12 quilos (kg) de pasta base de cocaína e 2,5 mil papelotes de cocaína preparados para a venda.

O objetivo da ação do Bope era prender traficantes foragidos das comunidades da Mangueira, do Jacarezinho e do Complexo de Manguinhos ocupadas nos últimos meses pela Polícia Militar para implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Segundo a polícia, os criminosos mortos nesta ação pertenciam à mesma facção criminosa e teriam fugido para o Morro do Faz Quem Quer, após a ocupação das comunidades onde participavam do tráfico de drogas.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Comissão vai investigar desaparecimentos e mortes de jornalistas


A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vai criar uma Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas. O grupo será instalado durante o Seminário Internacional de Direitos Humanos e Jornalismo, programado para os dias 18 e 19 de janeiro de 2013, em Porto Alegre. 

O objetivo é registrar os casos de jornalistas mortos e desaparecidos e também dos que foram perseguidos, ameaçados, indiciados em processos, condenados, exilados, presos e torturados na ditadura militar.

Em 2012, 119 jornalistas foram mortos em todo o mundo, o maior número desde que o Instituto Internacional de Imprensa (cuja sigla em inglês é IPI) começou a pesquisar o assunto, em 1997. Na América Latina, foram registradas 22 mortes de jornalistas. O local considerado mais perigoso para o exercício da profissão é o México, onde sete profissionais foram assassinados. O Brasil, Honduras e a Colômbia também aparecem no relatório do IPI. No Brasil, houve quatro mortes, em Honduras, três, e na Colômbia, duas.

Aprovada no 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, a Comissão Nacional da Verdade da categoria será composta pelos jornalistas Audálio Dantas (SP), Nilmário Miranda (MG), Rose Nogueira (SP), Carlos Alberto Caó (RJ) e Sérgio Murillo de Andrade (SC), que vai coordenar a comissão.

Ao final dos trabalho a comissão deve produzir uma publicação especial e encaminhar o resultado à Comissão Nacional da Verdade (CNV) até agosto do próximo ano.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PRF prende 14 por embriaguez em blitz na BR 101


Foram feitos 216 testes de bafômetros nos condutores abordados pela PRF nesta sexta-feira (14) (PRF/Divulgação)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na noite desta sexta-feira (14) uma blitz na BR 101, nas proximidades do Natal Shopping, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal, com o objetivo de combater a embriaguez ao volante. A ação entrou pela madrugada deste sábado (15) e retirou de circulação 47 condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool. Dos condutores autuados, resultado dos 216 testes aplicados, 14 foram detidos pelo crime de embriaguez ao volante. A operação contou com uma equipe composta por 15 policiais rodoviários federais, e aconteceu de forma integrada com a PM.

As ações obedecem as diretrizes da Operação Rodovida, um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal, cujo lançamento ocorre hoje em Brasília- DF com a participação dos Ministérios da Justiça, Cidades, Saúde e Transportes.

Quatro fatores de risco para a segurança nas rodovias foram eleitos como prioritários a se combater: a embriaguez ao volante; o excesso de velocidade; as ultrapassagens indevidas e a condução de motocicletas fora das normas de trânsito. Esses fatores respondem pela maioria dos acidentes graves nas rodovias brasileiras. As estatísticas da PRF apontaram trechos críticos de ocorrência de acidentes, orientando , assim, a ação da polícia.

O reforço da fiscalização e do policiamento das rodovias ocorrerá durante as festividades do fim de ano e se estenderão até o Carnaval. Durante esse período, a PRF empregará todos os meios disponíveis para alcançar a meta desejada de redução de acidentes; sem prejuízo das ações de combate ao crime, uma vez que a fiscalização do trânsito é sempre acompanhada das medidas preventivas e repressivas contra os crimes previstos em Lei. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corinthians da final nunca jogou junto


O Corinthians terá diante do Chelsea neste domingo uma formação que pela primeira vez será utilizada em campo. A confirmação de Jorge Henrique entre os titulares apresentará um time com três atacantes e sem um armador. Tite minimiza o ineditismo e ressalta que as características do jogo determinaram a mudança:

“No futebol não existe fórmula mágica. A confiança que se dá é repetindo. No primeiro jogo eu queria mais posse de bola. Para o jogo contra o Chelsea, quero uma transição mais rápida. Repito: não tenho preferência individual”, disse.

A campanha da Libertadores se iniciou com o esquema 4-3-3. No decorrer do torneio, Tite abdicou de um atacante – Liedson – usando dois meias e dois atacantes. O 4-4-2 foi o esquema final contra o Boca Juniors.

Desde então, o Corinthians efetivou o 4-4-2, com Douglas na vaga de Alex. Perto do Mundial, o sistema ganhou uma variação, trocando um jogador rápido de frente (Romarinho) por um de área (Guerrero).

Agora frente ao Chelsea, Tite retomará o 4-3-3, com Jorge Henrique, Emerson e Guerrero, com Danilo dando suporte ao trio. Paulinho, com isso, ganha mais liberdade para se infiltrar, tendo Jorge Henrique cuidando da marcação adversária.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

No dia que completaria 105 anos, Niemeyer recebe homenagens


 (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)
O arquiteto Oscar Niemeyer completaria 105 anos neste sábado (15). Vítima de complicações renais e desidratação, ele morreu no último dia 5 no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro. Como parte das homenagens, o governo do Distrito Federal organiza algumas ações na Fonte Luminosa da Torre de TV.

Em 2010, Niemeyer pediu ao maestro Valerio Festi – que associa elementos do teatro à música e à  técnica de iluminação – que projetasse um espetáculo para Brasília, “a sua cidade”, inspirado em sua arquitetura. Hoje, o governo do Distrito Federal retribui a homenagem, segundo sua assessoria.

O espetáculo cultural, chamado Abraço de Luz, na Fonte Luminosa da Torre de TV, é uma homenagem ao arquiteto “que fez de Brasília um museu a céu aberto”. Uma estrutura de 20 metros de altura, em formato de semicírculo, será coberta por 65 mil lâmpadas coloridas.

A homenagem contará com uma apresentação do Coro Lírico de Brasília e com a leitura de versos e trechos de cartas de autoria de Niemeyer. O público verá também uma bailarina acrobata, dentro de uma esfera voadora. O Abraço de Luz será parcialmente aceso, em luto pela morte do arquiteto. A partir deste domingo (16) até o dia 6 de janeiro, a estrutura ficará totalmente acesa das 20h à meia-noite e, no dia 22, a Orquestra Sinfônica de Brasília se apresentará.

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Flamengo e Corinthians mantém maiores torcidas do país


Pesquisa Datafolha confirmou a tendência de crescimento da torcida corintiana no país. Desde 2009, quando o time voltou a disputar a Série A do Brasileiro, o número de seguidores do Corinthians só aumentou.

O último levantamento revela que as torcidas do Flamengo e do Corinthians estão numericamente empatadas como as maiores do país.

Questionados sobre "qual é o time de futebol de sua preferência", 16% dos entrevistados disseram que torcem pelo Flamengo, mesmo número daqueles que afirmaram ser corintianos.

Foram realizadas na última quinta-feira (12) 2.588 entrevistas em 160 municípios brasileiros, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Opinaram pessoas com 16 anos ou mais.

O Datafolha pesquisa sobre o número de torcedores desde 1993 e foi a primeira vez que a torcida corintiana atingiu o patamar de 16%.

Em 2010, já havia um empate técnico entre as maiores do Brasil: Flamengo, com 17%, e Corinthians, com 14%. A margem de erro era de dois pontos percentuais.

Em dezembro de 2009, novo levantamento divulgado logo depois de o Flamengo conquistar o Campeonato Brasileiro pela última vez apontou o time carioca com 19% da preferência nacional dos torcedores.

Já a equipe da capital paulista registrava 13%. Desde então, sua torcida só cresceu.

Os corintianos continuam superando os flamenguistas na preferência das pessoas que moram no Sudeste, região mais populosa do país (20% contra 13%), mas o time do Rio consegue equilibrar com larga vantagem no Nordeste (22% contra 12%) e também no Norte e no Centro-Oeste (23% ante 13%).

Comparando com os rivais da capital paulista, o percentual de corintianos é o mesmo que o de são-paulinos e palmeirenses somados.

A terceira maior torcida do Brasil continua sendo a do São Paulo, com 9%, seguida da palmeirense, com 7%, e da vascaína, com 5%. 

Fote: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mega-sena acumulada pode pagar R$ 33 milhões a ganhador


A Mega-Sena, acumulada há quatro rodadas, pode pagar R$ 33 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 1.451, que será realizado neste sábado (15), em Carmo do Rio Claro (MG), às 20h.

Se um apostador levar o prêmio sozinho, poderá se aposentar com uma renda superior a R$ 141 mil por mês, apenas investindo o prêmio em poupança, o que equivale a R$ 4.700 por dia. Ou ainda, adquirir 66 imóveis de R$ 500 mil cada um, com o valor total do prêmio.

Nenhum apostador acertou as dezenas sorteadas na última quarta-feira (12). Os números que saíram foram: 26 - 27 - 31 - 38 - 44 - 45.

Segundo a Caixa Econômica Federal, ao todo, foram 88 premiados que acertaram a quina e levaram R$ 30.888,14 cada um. Outros 7.146 acertaram a quadra e ganharam R$ 543,39 cada.

As apostas na Mega-Sena, que custam a partir de R$ 2, podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado, em uma das 11,9 mil casas lotéricas do país.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é assassinado a tiros na zona Norte


Um homem ainda não identificado foi assassinado a tiros no conjunto Vale Dourado, zona Norte de Natal, na manhã deste sábado (15).

Segundo informações da Polícia Militar, o fato ocorreu às 9h30 desta manhã, na Rua Joana Elisa Fernandes. Dois homens em uma moto passaram próximo ao homem e atiraram nele, que morreu no local. A viatura que foi atender a ocorrência ainda não teve acesso ao nome da vítima.

Também ainda não há pistas dos suspeitos. O Instituto Técnico-Científico foi acionado para recolher o corpo do local.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Kelps Lima assume vaga de Poti Jr. na AL/RN


 (Fábio Cortez/ArquivoDN/D.A Press)
O advogado Kelps Lima (PR) tomou posse efetivamente como deputado na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (13). A posse ocorreu após a saída do ex-deputado Poti Júnior, eleito e empossado hoje como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Kelps Lima já havia assumido anteriormente uma cadeira em 18 de outubro, com a licença do deputado Nelter Queiroz (PMDB), que comunicou hoje à mesa diretora o seu retorno à Casa.

Em seu primeiro pronunciamento como deputado efetivo, Kelps Lima agradeceu a todos que o apoiaram na conquista do mandato: aos familiares, amigos e os apoios políticos. Além do presidente Ricardo Motta (PMN), praticamente todos os colegas deputados o apartearam, dando-lhe boas vindas e desejando um bom mandato: Getúlio Rego (DEM), George Soares (PR), Fernando Mineiro (PT), Fábio Dantas (PHS), Gilson Moura (PV) e Hermano Morais (PMDB).E

Entre os muitos agradecimentos, o deputado Kelps Lima mencionou a Nelter Queiroz por não ter colocado nenhum obstáculo quando assumiu a interinidade em outubro passado e ao presidente Ricardo Motta (PMN) “Pela forma ímpar como conduziu o processo eleitoral para a Corte de Contas, quando dois amigos – Poti Júnior e Fábio Dantas – disputavam a vaga”.

Ricardo Motta disse que estava feliz pelo momento e tinha a certeza de que juntos iriam trabalhar por um RN melhor: “Levarmos ideias novas, oxigenarmos o parlamento para fazer com que o nosso Rio Grande do Norte recebe de nós o melhor que espera”, afirmou.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assassino de 20 crianças no EUA era ex-aluno da escola


Foto de Adam Lanza divulgada em TV americana (Divulgação)
O suspeito de ter matado 20 crianças e seis adultos, nesta sexta-feira (14), na escola primária Sandy Hook na cidade de Newtown, em Connecticut (EUA), seria um ex-aluno da instituição. 

Adam Lanza, 20, é apontado pela polícia como principal suspeito, e teria se suicidado após o ataque. A mãe dele, Nancy Lanza, também foi encontrada morta em casa e seria a 28ª vítima do massacre. Horas antes, policiais consultados pela imprensa americana tinham confundido Adam com seu irmão, Ryan, que foi interrogado pelos agentes.

A jovem Alex Israel, natural de Newtown, mas radicada em Londres, diz ter sido colega de escola de Adam no ensino primário. Em entrevista à rede de TV CNN, ela disse que o conheceu na infância, foram vizinhos e estudaram juntos.

Em sua página pessoal no Twitter (@alexisrael), a jovem disse ainda que costumava brincar na casa de Adam de vez em quando, e confirma que foi colega do suspeito em Sandy Hook. "Conheci o Adam criança na Sandy Hook".

A jovem também fez comentários sobre a mãe do suposto atirador. Israel disse, na entrevista, que a mãe dela era próxima de Nancy Lanza quando vizinhas. "Ela era uma boa pessoa", disse Alex.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Botijão explode e deixa duas pessoas feridas na zona Oeste

Ilutração

Um botijão de gás explodiu em uma residência, na zona Oeste de Natal, e deixou duas pessoas feridas na noite desta sexta-feira (14).

Conforme informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros Militares, tratava-se de um cilindro de gás de 5 kg, que não possui válvula de escape de segurança que impede possíveis explosões.

O fato ocorreu em uma casa da Rua Getúlio Vargas, no bairro Nordeste. Os nomes das vítimas não foram repassadas pelo CBM, mas sabe-se que foram socorridas para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é asssassinado com tiro na cabeça em praça pública


Ilustração
Um homem identificado pelo nome de Jonas Pereira de Brito, 31 anos, foi morto a tiros em plena praça do Centro de Extremoz, região metropolitana de Natal, na noite desta sexta-feira.

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, dois jovens em um carro ainda não identificado se aproximaram da vítima, que estava na praça, e atiraram várias vezes, atingindo Jonas na cabeça.

O fato ocorreu por volta das 22h da sexta. Depois do crime, os suspeitos deixaram o local em disparada e não foram localizados. O corpo de Jonas Brito foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e aguarda liberação dos familiares.

Ainda conforme informações da PM, suspeita-se que Jonas Brito tinha envolvimento com o tráfico de drogas, o que pode ter motivado seu assassinato.

A delegacia de Extremoz deverá apurar o crime a partir de agora.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CBF altera tabela da Copa do Nordeste e ABC pega o Bahia na estreia


O anúncio de que a Arena Castelão, em Fortaleza, seria utilizada já na rodada de abertura da Copa do Nordeste acabou não se confirmando. A própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a primeira mudança na tabela da competição regional, atingindo inclusive o jogo de estreia do ABC.
Em relação ao alvinegro potiguar, sua estreia seria contra o Itabaiana, de Sergipe, em Natal. Com a alteração realizada, no Grupo A, o ABC passa a ter como adversário no dia 19 de janeiro o time do Ceará, que enfrentaria o Bahia. Esse confronto, programado para Fortaleza, vai acontecer ainda no estádio Presidente Vargas, o "PV".
Por sua vez, o Bahia, que seria adversário do alvinegro cearense, vai encarar o Itabaiana. Os demais jogos ficam mantidos para o dia 20 de janeiro no horário das 17h. A adequação na tabela tem como foco principal um melhor planejamento para a abertura da Arena Castelão, que passou por reformas para abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014 e, em 2013, a Copa das Confederações. (Com informações do blogchicoinacio).

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia recupera moto tomada de assalto


Policiais do departamento de transito estavam em patrulhamento no bairro Santo Antonio, quando se depararam com dois indivíduos em uma moto tipo Fazer de cor preta sem placa, os indivíduos ao avistar os policiais empreenderam fuga, houve perseguição e os mesmos abandonaram a moto nas proximidades da fabrica Indufal e fugiram para dentro de um matagal.

A moto foi tomada de assalto no Bairro Aeroporto no dia 12 de Dezembro de 2012, quando um individuo a pé rendeu o proprietario e levou sua moto. 

A moto foi levada para delegacia de plantão onde sera entregue ao seu dono. Policiais da Força Tatica, Rocam, policia Ambiental e radio patrulha fizeram buscas no matagal mais até o momento ninguem foi preso.



Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››