terça-feira, agosto 09, 2022

Homem é preso por importunação sexual dentro de ônibus em Natal

Um homem de 54 anos foi preso por importunação sexual, na noite de segunda-feira (8), após ser filmado se masturbando dentro de um ônibus em Natal. O crime foi presenciado por uma mulher, que filmou o abuso e denunciou o suspeito.


Interior de ônibus em Natal (Arquivo) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O caso aconteceu por volta das 18h20 e foi comunicado à Polícia Militar por um agente de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal.


De acordo com o relatório da PM, o agente informou que o motorista parou o ônibus para uma passageira descer e a mulher deixou o veículo chorando.


Ainda de acordo com a testemunha, a mulher alegou que o homem estava se masturbando dentro do ônibus.



Após serem acionados, os policiais militares prenderam o suspeito na avenida Felizardo Moura, no bairro Nordeste, na Zona Oeste de Natal.


Ele foi levado para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da Zona Norte de Natal.


Segundo a Polícia Civil, como a pena máxima para o crime é maior que 4 anos, a delegada não arbitrou fiança e o homem passou por audiência de custódia nesta terça-feira (9).


Na audiência, a Justiça estipulou fiança de meio salário mínimo para o preso e aplicou medidas cautelares como recolhimento domiciliar no período noturno, das 18h até às 5h e nos dias de folga, além de monitoramento eletrônico por tornozeleira.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Advogada é condenada a 4 anos e meio de reclusão por envolvimento com facção criminosa no RN

Fazendo upload: 189285 de 189285 bytes.


Uma advogada foi condenada pela Justiça a 4 anos e seis meses de reclusão por integrar uma facção criminosa no Rio Grande do Norte, segundo denúncia do Ministério Público.


A ré foi presa em 10 de junho de 2019, como um dos alvos da operação Emissários. Além dela, outros advogados foram presos na mesma ação.


Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN, eles eram responsáveis por repassar ordens dos chefes de uma facção criminosa que estavam detidos em unidades prisionais potiguares a integrantes do grupo que ainda estavam nas ruas.


Na denúncia, o MPRN apontou que a advogada atuava transmitindo recados, com teor criminoso, de presidiários custodiados no presídio estadual Rogério Coutinho Madruga para os demais integrantes da facção em liberdade, bem como o inverso, utilizando-se da sua atividade profissional.


Ainda segundo a acusação do MPRN, mesmo não possuindo relação processual com os apenados do presídio estadual Rogério Coutinho Madruga, a advogada realizava visitas diárias a diversos presos da organização criminosa, favorecendo a manutenção das atividades da facção.


Na sentença condenatória, a Justiça destacou que “a integração da acusada à organização criminosa é inconteste".


"A partir dos diálogos captados, verifica-se claramente a associação voluntária da acusada à organização criminosa, valendo-se da sua condição de advogada para, durante as visitas aos internos, intermediar a comunicação entre os membros da organização criminosa que se encontravam privados de liberdade e os demais integrantes da organização soltos”, diz a decisão.



Segundo o MP, as mensagens envolviam informações sobre tráfico de droga, entre outros crimes.


Novas operações prenderam advogados suspeitos de envolvimento com facções

Vários crimes como o cometido pela advogada condenada vieram a público no Rio Grande do Norte, em 2022. Em maio, a Secretaria de Administração Penitenciária chegou a mudar as regras para entrada de advogados nos presídios para tentar evitar o transporte de bilhetes. Segundo a pasta, foram 10 flagrantes em cerca de quatro meses.


Em junho deste ano, uma advogada foi presa em flagrante por suspeita de passar "bilhetes" para detentos no presídio estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal.Dois apenados também foram conduzidos para prestar depoimentos na Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).


Uma operação deflagrada em julho, pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, prendeu três advogados - duas mulheres e um homem - suspeitos de envolvimento com facções criminosas.


Segundo a investigação do MPRN, eles trocavam mensagens com detentos, estabelecendo a comunicação deles com outros integrantes da organização criminosa que estão nas ruas.


Outro advogado suspeito foi detido nesta segunda-feira (8), na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. Ele é apontado pelo Ministério Público Estadual como "mensageiro do crime".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vereador investigado por fraudes no SUS pede afastamento do cargo uma semana após voltar à Câmara de Parnamirim

Vereador pelo município de Parnamirim, na Grande Natal, Diogo Rodrigues (PSD) pediu afastamento do mandato na Câmara Municipal por 120 dias, alegando motivos de saúde.


Câmara Municipal de Parnamirim, na região metropolitana de Natal (Arquivo) — Foto: Divulgação/CMP


Investigado por fraudes no Sistema Único de Saúde, o parlamentar usa tornozeleira eletrônica e havia retomado ao cargo legislativo no último dia 2 de agosto, após autorização da Justiça.


O vereador publicou uma nota nas redes sociais, nesta terça-feira (9). Na mensagem, ele afirma que precisa focar na saúde e fica incompatível, no momento, voltar às atividades parlamentares.


A Câmara Municipal de Parnamirim disse, por meio de sua assessoria, que foi informada da decisão do vereador e que o suplente César Maia, deverá reassumir o mandato.


Parlamentar é investigado por fraude em sistema do SUS — Foto: Cedida


Investigado

Diogo e outras sete pessoas se tornaram réus em processos que resultaram da operação Fura-fila, deflagrada pelo Ministério Público em 2020. No ano seguinte, em abril, o parlamentar foi preso em sua residência.


Ele é suspeito de encabeçar um suposto esquema de fraudes no sistema de marcação de consultas e exames do SUS. O vereador ficou preso durante nove meses e retornou às suas atividades após o encerramento do período de afastamento.


O parlamentar utiliza tornozeleira eletrônica por decisão da juíza Manoela Barbosa, da 2ª Vara de Parnamirim. O intuito da decisão é garantir que o vereador não tenha nenhum contato com as pessoas envolvidas na investigação, sejam testemunhas ou réus.



A Defesa do parlamentar, reforçou, na semana passada, que o vereador não foi condenado. Os advogados destacam que as investigações estão na fase de instrução processual para apurar as provas para que o julgamento seja feito.


Esquema

As investigações do MPRN foram iniciadas em 2019, após denúncias de servidores da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).


Segundo o MP, a investigação descobriu que desde 2017 uma suposta organização criminosa inseria dados falsos e alterava informações no Sistema Integrado de Gerenciamento de Usuários do SUS (SIGUS) - sistema informatizado utilizado pela Sesap e por alguns municípios do Estado para regular a oferta, autorização, agendamento e controle de procedimentos ofertados pelo SUS.


Ainda segundo o MPRN, as investigações apontaram que o esquema seria encabeçado por Diogo Rodrigues da Silva, eleito vereador por Parnamirim em 2020. Ainda antes de se eleger, usando sua posição dentro da estrutura administrativa do município de Parnamirim, ele teria montado o esquema de inserção de dados falsos no SIGUS, burlando a fila do SUS.


A suspeita é que ele teria como braço-direito no esquema a própria companheira, Monikely Nunes Santos, que é funcionária de um cartório em Parnamirim. Ela também foi presa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN não atinge meta de cobertura vacinal infantil para nenhuma das vacinas de rotina desde 2018

Dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) analisados pelo Instituto Santos Dumont (ISD) apontam que, desde o ano de 2018, o Rio Grande do Norte não alcança a meta de cobertura vacinal recomenda pelo Ministério da Saúde para nenhuma das vacinas de rotina indicadas para as crianças de até um ano de idade.


RN não alcança a meta de cobertura vacinal infantil para nenhuma das vacinas de rotina desde 2018 — Foto: Almir Gadelha/SVM


O levantamento preocupa especialistas da área de saúde diante da possibilidade de retorno de doenças já consideradas erradicadas, como a poliomielite. "A recusa na vacinação tem sido associada a surtos de varicela, doença pneumocócica, sarampo e coqueluche. Recentemente, estamos acompanhando relatos de volta de doenças controladas há vários anos, como a poliomielite", conta a preceptora infectologista do ISD, Carolina Damásio.



Das 11 vacinas que constam no calendário infantil até 1 ano de vida, apenas as de BCG e Hepatite B atingiram as metas de 90% no ano de 2018, segundo a Sesap. Após esse ano, nenhuma das vacinas obrigatórias atingiu os percentuais indicados pelo Ministério da Saúde, que variam de 90% a 95%.


A poliomielite é uma doença contagiosa causada por um vírus, que pode infectar crianças e adultos e levar à paralisia dos membros inferiores nos casos mais graves. A única forma de prevenção é a vacina, obrigatória para todas as crianças menores de 5 anos.


Os índices de cobertura vacinal do sarampo no RN também preocupam profissionais da saúde. Apesar da campanha nacional realizada pelo Ministério da Saúde para incentivar a imunização, apenas 36% das crianças até 4 anos de idade haviam sido vacinadas até o começo do mês de agosto, de acordo com dados da plataforma RN + Vacina.


Os baixos índices de cobertura vacinal não são exclusividade do Rio Grande do Norte. A cobertura vacinal contra pólio chegou a 100% em 2013; ficou em 84,74% em 2017; e no ano passado despencou para 67,71%. Três a cada dez crianças não foram vacinadas, segundo o DataSus.



"Quedas nos índices de vacinação infantil podem trazer sérios riscos à saúde pública, como retorno de doenças controladas ou já erradicadas, ocasionando sofrimento desnecessário a crianças menores (incluindo sequelas permanentes) e desperdícios de recursos geralmente já limitados na saúde", reforça a preceptora infectologista Carolina Damásio.


Campanha de vacinação da Poliomielite


A campanha nacional de vacinação contra poliomielite e multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente teve início na segunda-feira (8). A campanha segue até o dia 9 de setembro, e a expectativa é atingir a meta de cobertura vacinal de 95%, preconizada pelo Ministério da Saúde.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Ilha misteriosa' aparece na Lagoa de Extremoz e chama atenção da população; entenda

A paisagem da Lagoa de Extremoz, na Grande Natal, ficou diferente nesta terça-feira (9). Um grande bloco de vegetação surgiu em uma das margens do reservatórios, formando uma espécie de "ilha".


Bloco de vegetação se desprendeu e formou uma espécie de "ilha" — Foto: Marinaldo Estevam/Cedida


De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, não se trata de vegetação do fundo da lagoa. O que ocorreu, sendo a pasta, foi o desprendimento de um banco de vegetação de outra margem do reservatório.


"Muito provavelmente, ocorreu devido a forte ação das chuvas. São plantas aquáticas, com raízes superficiais, que não tem uma fixação no solo da lagoa", afirma o analista ambiental da pasta, Cleto Freire.



De acordo com a pasta, vistorias recentes feitas no local mostraram a existência de blocos de vegetação com a mesma característica.


A mudança no visual da lagoa foi vista já nas primeiras horas na manhã desta terça. No local, diversos moradores fizeram questão de registrar o aparecimento do bloco.


Em nota, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) afirmou que o surgimento da placa de vegetação é uma consequência do fenômeno de "eutrofização" de alguns corpos de água, que é o processo de poluição que reduz o nível de oxigênio da água e, nesse caso, facilitou a proliferação de plantas aquáticas.


"Devido à concentração de matéria orgânica, grandes colônias de plantas e conseguem se desprender e formar ilhas flutuantes", afirma o Idema/RN. O órgão enviou técnicos ao local para coleta de amostragem da vegetação, para identificar a espécie da planta em questão.


No local, diversos populares fizeram seus registros da mudança na paisagem — Foto: Vini Marinho/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Reservatórios do Rio Grande do Norte têm aumento de volume após chuvas, aponta Igarn

O monitoramento do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) mostra que houve aumento do volume em alguns reservatórios do Rio Grande do Norte após as últimas chuvas. O relatório foi divulgado nesta segunda-feira (8).


Açude do Morcego, em Campo Grande — Foto: Canindé Soares/Arquivo


É o caso da barragem Tabatinga, em Macaíba, que acumula 28.881.562 m³ (32,15% da sua capacidade total). No último relatório divulgado, o reservatório estava com 27.438.187 m³, correspondentes a 30,54% do total.


Já em Poço Branco, a barragem do município acumula 36.862.203 m³ (27,1% da sua capacidade total), No mais recente levantamento, o reservatório estava com 35.509.654 m³, correspondentes a 26,11% da totalidade de sua capacidade.



O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares.

Também foram registrados aumentos no açude Morcego, em Campo Grande; e no açude Bonito II, em São Miguel. As reservas hídricas superc


Ainda segundo o levantamento, o volume total das reservas hídricas segue acima dos 50%. O acumulado é de 2.362.836.839 m³, percentualmente, 53,98% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³.


Parede da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, fica em Itajá, na região Oeste potiguar — Foto: Bruno Andrade/Arquivo


Maiores reservatórios

Maior reservatório do Rio Grande do Norte, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, acumula 1.504.189.524 m³, 63,39% da sua capacidade total.


Segundo maior reservatório do RN, Santa Cruz do Apodi acumula 260.089.555 m³, correspondentes a 43,37% da sua capacidade total.


Atualmente, dois reservatórios estão com 100% da sua capacidade, são eles: Flechas, localizado em José da Penha, e o açude público de Encanto.


Situação das Lagoas


A lagoa de Extremoz, responsável por parte do abastecimento da zona norte da capital, está com 9.891.025 m³, correspondentes a 89,76% do seu volume máximo, que é de 11.019.525 m³.


Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 44.166.465 m³, percentualmente, 52,41% da sua capacidade total, que é de 84.268.200 m³.


A lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 10.791.525 m³, equivalentes a 97,44% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dia dos Pais deve injetar R$ 63 milhões no comércio do Rio Grande do Norte, diz pesquisa

Um pesquisa da Fecomércio RN apontou que 51,9% dos natalenses pretendem comprar presentes em comemoração ao Dia dos Pais, celebrado no dia 14 de agosto.


Dia dos Pais deve injetar R$ 63 milhões no comércio do Rio Grande do Norte, aponta pesquisa — Foto: Luana Tayze


A pesquisa mostra ainda que a data deve injetar R$ 63 milhões no comércio do estado. O preço médio de cada presente é de R$ 126 na capital potiguar.


Confira o resultado da pesquisa em Natal:

Em 2022, 51,9% dos natalenses pretendem ir às compras para o dia dos pais. Em 2021, esse percentual era de 47,8%;

Produtos mais buscados: itens de vestuário (54,7%); calçados e acessórios (19,3%); perfumaria/cosméticos (16,8%); eletroeletrônicos ou celulares (5,4%); joias ou relógios (2,8%).

Em Natal, o gasto médio com presente será de R$ 126,43. O gasto é 5,8% nominalmente maior do que o revelado na pesquisa de 2021 (R$ 119,49).

Forma de pagamento: 54,1% pretendem pagar o presente à vista; 45,9% pretendem parcelar.

Locais de compra: 47,5% pretendem comprar os presentes em shoppings; 35,7% no comércio de rua; e 9,6% pretendem fazer as compras pela internet.

Entre as pessoas que vão presentea, 55,3% são mulheres e 48,3% são homens;

65,4% das pessoas que pretendem presentear os pais têm idades entre 18 e 24 anos;

No quesito renda familiar, a intenção de consumo é maior entre os que possuem rendimentos acima de 10 salários mínimos (81,8%).


Confira o resultado da pesquisa em Mossoró:

Em 2022, 46,3% dos mossoroenses pretendem ir às compras para o dia dos pais. Em 2021, esse percentual era de 47,7%;

Produtos mais buscados: itens de vestuário (40,6%); perfumaria e cosméticos (26,5%); calçados e acessórios (20,9%) e eletroeletrônicos (6,4%).

Em Mossoró, o gasto médio com presente será de R$ 136,91. O gasto é 16,6% maior do que o revelado na pesquisa de 2021 (R$ 117,40).

Forma de pagamento: 43,8% pretendem pagar o presente à vista; 52,4% pretendem parcelar.

Locais de compra: 43,5% pretendem comprar os presentes no comércio de rua; 28,9% em shoppings; e 12,5% pretendem fazer as compras pela internet.

Entre as pessoas que vão presentear, 55,7% são mulheres.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte registra nove tremores de terra em 12 horas na região de João Câmara

O Rio Grande do Norte voltou a registrar tremores de terra. De acordo com o Laboratório Simológico da UFRN (LabSis), foram registrados tremores no município de João Câmara, sendo o maior deles de magnitude 2.1 entre a noite desta segunda (8) e a madrugada desta terça (9).


Região de João Câmara teve tremores de terra registrados — Foto: Cedida/LabSis UFRN


De acordo com o órgão, foram registrados nove tremores, sendo sete abaixo de 1.0. Além do fenômeno de maior magnitude, ocorrido às 20h09, um segundo tremor, de 1.6 na Escala Richter, também foi registrado.


Na última semana, o LabSis registrou tremores no mar, próximo à cidade de Touros. Já no último domingo de julho, outros tremores também foram registrados, sendo um deles de magnitude 3.7, com relatos de pessoas que viram "janelas balançarem".


Os tremores registrados nesta noite estão longe do maior da história contabilizado no Rio Grande do Norte. Em 1986, também em João Câmara, um abalo de magnitude 5.1 fez casas desabarem e milhares de moradores deixarem o município.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Professora é dada como morta três vezes e luta para voltar a receber benefício do INSS



Uma professora de 59 anos está vivendo um drama com o INSS, após ter o benefício cancelado por três anos consecutivos porque foi dada como morta. Mesmo provando que estava viva em 2020, 2021 e 2022, mais uma vez, Sônia Maria da Silva está sem receber o benefício. Desde fevereiro ela não recebe o dinheiro a que tem direito.


"Pelo INSS, eu estou morta, mas faço imposto de renda, vivo minha vida normal, meu CPF está normal. Mas no INSS eu sou considerada morta. O INSS cismou que eu estou morta, e eu não consigo me desvencilhar desse óbito, eu não sei mais o que eu faço", disse Sônia.



O drama da professora começou em fevereiro de 2020, quando ela esteve no banco para fazer a prova de vida. Ela descobriu que o benefício tinha sido suspenso porque o INSS a considerava uma pessoa morta.


"Cheguei lá e o gerente falou que eu estava morta e eu pirei. Fiz prova de vida, fiquei ligando para o INSS, levei meses. Muito sofrimento, muita agonia de todo jeito, recorri, e o INSS pagou direitinho, voltou a estabilizar tudo normal", contou Sônia.


Um ano depois, o drama se repetiu e Sônia foi dada novamente como morta. Despois de passar meses lutando, ela conseguiu voltar a receber o benefício.


Mas quando pensou que numa mais passaria pelo problema, em fevereiro deste ano, a professora foi surpreendida pela terceira vez com a suspensão do benefício.


Confundida com homônima

Ao pesquisar pela suposta certidão de óbito, descobriu no site do registro civil um documento que dizia que ela havia morrido no Hospital Souza Aguiar, no Centro.


"O óbito ressurgiu. Ele que ressuscita, e caiu no meu beneficio. Eu, Sônia Maria da Silva não sou a Sônia que morreu dia 11 de fevereiro de 2020 no Souza Aguiar. E com isso o meu nome ficou atrelado ao dela", disse a professora.



Depois da terceira vez considerada como morta, para compensar a suspensão do benefício, Sônia teve que aumentar a carga horária do trabalho como professora na rede estadual.


"Eu estou completamente destruída, tanto na parte financeira, como na parte de saúde. Tive problema de coluna, tive problema pressão alta, vários problemas e isso não cessa. E eu não sei o que fazer", disse Sônia.


Na tarde de segunda-feira (8), Sônia disse que ligou para o INSS e foi informada que o processo dela tinha sido encerrado. E o pior: sem que ela tivesse conseguido provar que estava viva, para desespero da professora.


"Se não fosse por meus amigos, meus parentes, as cestas básicas que eu ganhei, ajuda econômica que me emprestaram e alguns até me deram, eu não teria sobrevivido. Consegui em 2020, consegui em 2021, mas em 2022 eu não consigo. E eu fui duas vezes presencialmente no INSS e não deu em nada. Por favor, INSS, me dê uma solução", pediu a professora.


A produção do RJ1 entrou em contato com o INSS para saber por que o problema de Sônia Maria da Silva não foi resolvido, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Belga enviou para irmão foto de lesões e relatou agressões de cônsul alemão: 'Um inferno aqui com Uwe'

Em mensagens e fotos enviadas ao irmão, o belga Walter Henri Maximilien Biot relatou que sofria agressões por parte do marido, o cônsul alemão Uwe Herbert Hahn. Walter foi encontrado morto na noite de sexta-feira (5) no apartamento onde vivia com o marido, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Segundo a Polícia Civil, Uwe é o principal suspeito da morte.


Investigações indicam que Walter Henri Maximilien Biot mandou mensagem para o irmão relatando agressões — Foto: Reprodução


Em depoimento à polícia, um amigo de Walter contou que, depois da morte, falou com com o irmão da vítima. Para sua surpresa, o familiar ainda não sabia que seu irmão havia morrido.



O irmão do belga mostrou ao amigo de Walter o print de uma conversa por Whatsapp em que Walter relatava ter sido agredido por Uwe em 17 de julho. O marido do cônsul também revelou ao familiar o interesse em contar sobre as agressões para a polícia no Brasil.


- “Eu te ligo outro dia. É um inferno aqui com Uwe”, dizia a mensagem enviada por Walter.

- “Não se preocupe... Tenha coragem...”, respondeu o irmão.

- “Eu vou para a polícia”, afirmou o belga, enviando uma foto de um ferimento no queixo.


Uwe segue preso no Rio de Janeiro. No domingo (7), a Justiça negou o pedido de habeas corpus.


O g1 procurou o Consulado da Alemanha no Rio de Janeiro, que afirmou que não vai se manifestar sobre o caso.


Separação


Cônsul da Alemanha foi preso em flagrante suspeito de assassinar o marido na Zona Sul do Rio — Foto: Reprodução


No mesmo depoimento, o amigo de Walter contou que o casal falava em separação diariamente.


Segundo a testemunha, um espanhol de 57 anos, Walter tinha vergonha dos vizinhos por conta das constantes brigas no imóvel e que, por diversas vezes, os dois atiravam objetos um contra o outro.


O amigo de Walter também contou que ele mesmo chegou a reparar em uma porta e uma janela quebradas no apartamento, e que o belga afirmou que Uwe havia quebrado durante uma briga.


A testemunha destacou que nunca chegou a presenciar nenhuma agressão. Walter e Uwe estavam juntos há 23 anos.



Isolado


Cônsul Uwe Herbert Hahn foi transferido para presídio na Zona Norte do Rio — Foto: Betinho Casas Novas / TV Globo


De acordo com o amigo do belga, Walter tinha muitos amigos na vizinhança do apartamento, mas Uwe não mantinha contato com ninguém. Ele disse que, recentemente, Walter passou a ser menos visto pelos amigos da região.


O homem afirmou, ainda, que o sumiço causou apreensão e, por isso, ele foi até o prédio onde o amigo morava e perguntou sobre ele para os vizinhos, que responderam não tê-lo visto. Depois disso, pediu para o porteiro interfonar para ele, que atendeu e disse que não estava bem, aparentando ter feito uso de bebida alcoólica.


A partir daí, Walter teria ficado cada vez mais recluso e só mantinha contato por mensagens, se recusando a atender ligações. Na terça-feira (2) da semana passada, a testemunha mandou uma mensagem perguntando o motivo pelo qual ele não atendia os telefonemas, e recebeu como resposta que ele estaria em depressão por causa de Uwe.



Os dois não mantiveram mais contato e ele soube da morte pelo noticiário.


Humilhações e agressões

A testemunha relatou no depoimento uma série de humilhações e agressões que a vítima vinha sofrendo por parte do marido.


Funcionário de uma barraca de praia no mesmo bairro da orla carioca, ele revelou que o homem suspeito de homicídio apostava na impunidade, por conta da posição que ocupava.


“Uwe é uma pessoa extremamente arrogante e não raro escutava o cônsul vociferar: 'Eu sou diplomata e nada pode me acontecer'.", disse à polícia a testemunha.

Um artigo da Convenção de Viena sobre Relações Consulares é citado tanto no auto de prisão como na decisão da Justiça que determinaram que o cônsul permanecesse sob custódia das autoridades brasileiras.


De acordo com o auto de prisão, assinado pela delegada Camila Lourenço, da 14ª DP (Leblon), mesmo que seja levado em consideração que o cônsul teria direito à imunidade prevista pela convenção, o artigo 41 do documento destaca que a exceção são os crimes graves cometidos no território onde atuam.


Amigos de Walter tratados com desprezo

A testemunha contou que se mudou para o Brasil em outubro de 2019 e logo se aproximou de Walter. Os dois ficaram muito amigos e costumavam caminhar juntos na Lagoa, apesar de Uwe não gostar muito.



“Uwe tratava os amigos de Walter com desprezo. Que, por não trabalhar, Walter era constantemente diminuído por Uwe. E que ficava responsável por todas as tarefas domésticas do casal”, registrou a polícia sobre depoimento do amigo.

A testemunha também afirmou que o diplomata usava drogas, em especial cocaína e cristal, além de álcool. E disse que Walter também usava drogas, mas esporadicamente.


O espanhol contou ainda que o casal chegou a ficar separado por meses. “Walter possuía um grande amigo rico na Bélgica. Por não tolerar mais as humilhações, resolveu se separar; o amigo belga arcou com toda sua mudança para Bélgica. Após três meses, Walter retornou ao Brasil e retomou o casamento.”


Cerca de um ano atrás, o amigo belga morreu, deixando uma herança de 600 mil euros para Walter, que já tinha recebido 400 e faltavam 200 mil.


“A partir daí, as brigas aumentaram, porque Uwe não podia mais diminuir o marido. Falou também que Walter passou a ter seu próprio dinheiro, realizando suas tarefas por conta própria, o que 'causava extrema irritação em Uwe'", explica.


A testemunha acrescentou que Walter começou a sair sozinho, o que deixou o companheiro ainda mais enfurecido.



'Não há dúvidas sobre a autoria', diz delegada


A delegada Camila Lourenço, responsável pela investigação afirmou, nesta segunda, que a polícia não tem dúvida sobre a existência do crime.


"A gente não tem dúvida sobre a existência do crime. Queremos saber o que teria motivado, qual o plano de fundo, os bastidores, como estava o clima do casal, qual a relação do casal. Essas circunstâncias vão ser importantes, não para definição de autoria, que já está definida, mas para incidência de circunstâncias que vão qualificar o crime e na persecução penal que vai interferir na pena", disse.


Ainda de acordo com a delegada, a vítima tinha inúmeras lesões e até uma mangueira de ar-condicionado teria sido usada nas agressões.



"Foi uma sucessão de espancamentos. Uma das lesões é compatível com pisadura humana na região da costela e outra decorrente de ação contundente com objeto cilíndrico. A gente apreendeu uma mangueira de ar-condicionado que pode ter sido utilizada para realizar as agressões. Também foi apreendido um bastão. Ele foi espancado", afirmou.


Durante a perícia no imóvel, os investigadores encontraram manchas de sangue em diversos cômodos do imóvel. De acordo com a delegada, a explicação do cônsul para a família foi que o marido teve um infarto.


"Ele [o cônsul] teria que apresentar uma versão, tinha que justificar a morte do marido para os familiares. Ele contou que o marido infartou. A versão que ele apresenta para pessoas de seu convívio, inclusive para a secretária dele, era que o marido havia infartado", explicou a delegada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rentabilidade dos bancos se recupera em 2021 e lucro bate recorde, diz Banco Central

Fazendo upload: 258791 de 258791 bytes.


A rentabilidade das instituições financeiras se recuperou no ano passado, após redução de lucros registrada em 2020 com a pandemia da Covid-19, e o saldo positivo dos bancos bateu recorde em 2021.


As informações foram divulgadas pelo Banco Central nesta terça-feira (9) por meio do Relatório de Estabilidade Financeira do primeiro semestre.


Segundo o BC, o chamado retorno sobre o patrimônio líquido do sistema bancário nacional alcançou 15,1% em dezembro do ano passado, contra 11,5% no fechamento de 2020 (quando caiu por conta dos efeitos da pandemia).


Em meados do ano passado, a rentabilidade dos bancos já havia retornado ao patamar pré-pandemia.


O aumento da rentabilidade dos bancos foi registrado em um ano de crescimento dos empréstimos bancários e de alta na taxa básica de juros pelo Banco Central, na tentativa de conter as pressões inflacionárias. A taxa Selic avançou de 2% ao ano, em janeiro de 2021, para 9,25% ao ano no fechamento do ano passado.


O juro bancário médio de pessoas física e empresas, por sua vez, registrou em 2021 a maior alta em 6 anos, ao atingir 33,9% ao ano. Essa taxa não considera os setores habitacional, rural e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Lucro recorde

De acordo com o relatório do BC, o lucro líquido dos bancos somou R$ 132 bilhões e bateu novo recorde no ano passado. A série histórica do Banco Central para este indicador começa em 1994.


De acordo com o Banco Central, o crescimento da taxa de juros e a redução das despesas com provisões (recursos que ficam apartados para fazer frente a eventuais perdas), além de ganhos de eficiência, explicam a melhora dos resultados.


"A rentabilidade do sistema deve se manter resiliente, mas os lucros tendem a crescer em ritmo mais lento. O cenário para 2022 é de atividade econômica mais fraca, menor crescimento do crédito, normalização da inadimplência de custo de captação e operacional mais altos", avaliou o BC.


Estabilidade financeira

O Banco Central também avaliou que suas análises indicam que "não há risco relevante para a estabilidade financeira" no Brasil.


"Testes de estresse de capital demonstram que o sistema bancário está preparado para enfrentar todos os choques macroeconômicos simulados. O sistema financeiro nacional mantém provisões adequadas ao nível de perdas esperadas com crédito, e capitalização e liquidez confortáveis", acrescentou.


Esse desempenho, ainda segundo o BC, está em linha com a recuperação do Produto Interno Bruto (PIB), que, no último trimestre de 2021, situava-se acima do nível pré-pandemia.


"O sistema bancário mantém-se sólido e apto a sustentar o regular funcionamento da economia", acrescentou a instituição.


Segundo o Banco Central, a queda na capacidade de pagamentos por parte das empresas e pessoas físicas não representa um risco à estabilidade financeira pois a grande maioria dos bancos está bem capitalizada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cônsul preso pela morte do marido retorna para presídio de Benfica após ser atendido em hospital penitenciário

O cônsul alemão Uwe Herbert Hahn, principal suspeito pela morte do marido, o belga Walter Henri Maximilien Biot, já está de volta à Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio.


Cônsul Uwe Herbert Hahn é tranferido para presídio na Zona Norte do Rio — Foto: Betinho Casas Novas / TV Globo


O g1 apurou que, na manhã desta terça-feira (9), ele passou mal e precisou ser socorrido para o Hospital Hamilton Agostinho, no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste.


No local, ele foi atendido e medicado. Em seguida, após mostrar sinais de recuperação, Uwe Herbert foi novamente conduzido ao presídio de Benfica.


O diplomata alemão é principal suspeito pela morte do marido, o belga Walter Henri Maximilien Biot, morto na última sexta-feira (5). A polícia encontrou o corpo do belga no apartamento onde ele morava com o marido, em Ipanema, na Zona Sul.


Polícia não tem dúvida sobre a autoria

A delegada Camila Lourenço, responsável pela investigação da morte do belga Walter Biot, afirmou que a polícia não tem dúvida de que ocorreu um crime.


"A gente não tem dúvida sobre a existência do crime. Queremos saber o que teria motivado, qual o plano de fundo, os bastidores, como estava o clima do casal, qual a relação do casal. Essas circunstâncias vão ser importantes, não para definição de autoria, que já está definida, mas para incidência de circunstâncias que vão qualificar o crime e na persecução penal que vai interferir na pena", afirmou a delegada.


Segundo Camila Lourenço, a causa da morte do belga foi um traumatismo craniano na região da nuca. A delegada explicou que ele foi vítima de uma ação contundente, que gerou uma infiltração hemorrágica. "Há um contexto que sugere ter havido espancamento", completou a delegada.


"Segundo o perito, algumas das lesões eram recentes e outras mais antigas, o que sugere que ele vinha sendo agredido, que ele vinha sofrendo espancamentos, mais ou menos uns dois dias. Isso pra mim tá claro", acrescentou.


Lourenço ainda afirmou que Walter estava em um relacionamento abusivo e que ele "claramente era submetido à violência doméstica: física, psicológica, patrimonial e moral".


Relembre o caso

Em seu depoimento à Polícia Civil, o diplomata alemão Uwe Herbert Hahn, lotado no Consulado da Alemanha no Rio, disse que seu marido Walter Henri Maximilien Biot sofreu um mal súbito por volta das 20h da última sexta-feira (5) e caiu.


Uwe disse também que o companheiro “tomava pastilhas para dormir” e “bebia muito”.


O cônsul contou que o marido teria entrado em surto e começado a correr em direção ao terraço. Ele disse que o marido tropeçou no carpete e caiu com o rosto no chão e fez alguns barulhos, que ele não sabe informar se seriam gemidos ou dor.


Uwe disse ainda que estava na cozinha preparando uma massa, quando ocorreu a queda e que ele não sabe dizer se o marido bateu com a cabeça em alguma mobília ou no chão.


Em depoimento, o diplomata afirmou que ficou desesperado e chegou a dar um tapa nas nádegas de seu marido para tentar reanimá-lo e que depois foi até a portaria para pedir ajuda ao porteiro, que acionou o Samu.


Os socorristas encontraram o belga já em parada cardiorrespiratória e com lesões no corpo — em especial, uma na cabeça e outra nas nádegas — e não atestou a causa da morte.


O corpo, então, foi levado para o IML, onde foram constatados inúmeros ferimentos na cabeça e no corpo de Biot.


O casal estava junto havia 20 anos, morava em uma cobertura em Ipanema e tinha passaporte diplomático. Walter faria 53 anos no próximo sábado.


Uwe foi preso na noite de sábado (6) e transferido para o presídio de Benfica na manhã de domingo (7).


Também neste domingo, a defesa do cônsul deu entrada em um habeas corpus, mas o pedido foi negado pelo plantão judiciário.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Instituto Butantan diz que deve entregar vacina CoronaVac para imunizar crianças de 3 a 4 anos em meados de setembro

O Instituto Butantan estima que conseguirá entregar lotes de CoronaVac para vacinar contra Covid-19 crianças de 3 a 4 anos em meados de setembro. O Distrito Federal e o Rio de Janeiro interromperam a vacinação com o imunizante.


Lotes de Coronavac, do Instituto Butantan, foram recebidos em Manaus — Foto: Divulgação


O Instituto voltou a importar Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da China para iniciar a retomada da produção em solo brasileiro, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a imunização desse grupo.


"A decisão foi tomada com o intuito de disponibilizar, o mais rápido possível, o imunizante à pasta e a previsão de entrega pelo instituto é em meados de setembro. O Butantan dialoga constantemente com o Ministério da Saúde e aguarda posicionamento oficial da pasta sobre as ofertas de venda da vacina CoronaVac ao Programa Nacional Nacional de Imunizações (PNI)", disse o Instituto ao g1 em nota.



A CoronaVac voltou a ser incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI), mas as tratativas de compra e definição de calendário para vacinar as crianças ainda segue sem definição pelo Ministério da Saúde.


A vacinação dessas crianças tem sido feita no país de forma isolada e independente em cidades que tinham lotes da vacina disponíveis.


No final do mês passado, o governador Rodrigo Garcia disse que serão importados 8 mil litros do produto da farmacêutica Sinovac para a produção de 10 milhões de doses do imunizante.


O governador chegou a afirmar que as vacinas estariam liberadas em agosto - o que não irá ocorrer. O estado diz que usou recursos da Fundação do Instituto Butantan para viabilizar essa importação.


Desembarque de carga vinda da China com 6 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) da CoronaVac, vacina contra Covid-19 do Instituto Butantan, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, em Guarulhos (SP), neste sábado, 26 de junho de 2021 — Foto: PAULO LOPES/BW PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


A Secretaria Estadual da Saúde afirma que caso o Ministério da Saúde não faça a compra dos imunizantes que serão produzidos, São Paulo irá vacinar as crianças do estado com essas doses.


O Instituto Butantan é fornecedor da CoronaVac para todo o Brasil. Só no estado de São Paulo são 1,1 milhão de crianças nessa faixa etária.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia investiga professor por assédio de alunas em Nova Iguaçu: ‘Arruma foto de biquíni', diz mensagem

A Polícia Civil investiga o caso de um professor de matemática suspeito de assediar alunas de um colégio particular de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.


As estudantes, que são menores de idade, denunciaram o professor, que mandava mensagens pedindo fotos e até convites para o motel. O pai de uma estudante prestou queixa sobre o caso.


O professor foi demitido por justa causa pelo Colégio Novo Horizonte na segunda-feira (8). Ele trabalhava na instituição havia dois anos.


O pai de uma das meninas e as estudantes devem prestar depoimento nesta terça (9).


A TV Globo não conseguiu contato com o professor de matemática.



As alunas afirmam que ele mandava mensagens de cunho sexual. Em uma delas, ele pede fotos de biquíni para ver imagens de uma parte íntima delas.


Fazendo upload: 118350 de 118350 bytes.
Em mensagem, professor pede para ver fotos de biquíni de estudantes, pois diz que deseja ver imagens de uma parte íntima delas — Foto: Reprodução/ TV Globo


Em outra mensagem, ele propõe uma ida ao motel com a estudante.


Pai registrou caso na polícia

O pai de uma das alunas soube o que aconteceu e foi até a escola e gritou do lado de fora para tentar expor o professor. O homem registrou uma queixa na Polícia Civil.


“Ela contou primeiro para a mãe, e a mãe contou para mim. Ele convidou a coleguinha dela para ir para o motel, ameaçou falando que sabia onde ela mora. Pediu para convidar a minha filha para ir também, depois da aula ele passaria em um local combinado, conforme ele escrevia, para poder ir os três para o motel”, disse o pai.



Ele afirma que, além da demissão, quer que o professor seja preso pelo assédio.


“É um perfil de pedófilo que a gente conhece. Eu quero é esse cara preso”, contou.


Em outra mensagem, professor propõe uma ida ao motel com estudante. — Foto: Reprodução/ TV Globo


A equipe administrativa do colégio confirmou que recebeu as denúncias, que logo tomou providências e está orientando e acolhendo os pais e estudantes.


“A gente desligou o professor já de imediato. Fizemos um afastamento por justa causa. Fizemos o contato com a família, pois tivemos que dar um suporte aos pais e para as alunas. Esse professor trabalhava com a gente há dois anos e não sabíamos de nada do ocorrido. Então, é uma situação que estamos passando e não gostaríamos”, disse Ludmila Gama, administradora da escola.



O caso foi registrado na 52ª DP (Nova Iguaçu).


Fonte: g1

Leia Mais ››