segunda-feira, maio 27, 2013

Jovem tem casa invadida e é estuprada em Itaú-RN


De acordo com informações do Destacamento da Polícia Militar do Município de Itaú-RN, na pessoa do Sargento Xavier, por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (27), um homem, teria destelhado a casa de uma jovem de 19 anos (identidade preservada pela reportagem) que dormia sozinha, no bairro Nossa Senhora das Dores, e forçado à mesma a ter relações sexuais, sob ameaças; após a consumação do ato o acusado fugiu do local.

A vítima, mesmo sendo ameaçada por celular pelo acusado, na manhã desta segunda-feira (27), resolveu prestar queixas, sendo levada pela polícia ao Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP) na cidade de Mossoró para realização de exames de conjunção carnal.

Logo após a vítima foi levada para a delegacia de polícia de Apodi-RN para prestar depoimento contra o acusado, para que seja aberto um inquérito e encaminhado à justiça; caso o ele (acusado) não se apresente ao departamento de polícia, será emitido um mandado de prisão.

A Polícia não sabe informar, por quais motivos o homem teria cometido o ato, visto que, de acordo com a vítima, ela nunca teve envolvimento com o acusado.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Vereadores aprovam prorrogação da licença maternidade de 4 para 6 meses, de autoria do vereador Reikson Brasil

Foi aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo Municipal o Projeto de Lei, de autoria do vereador Reikson Brasil, referente a prorrogação da licença maternidade de 4 meses para seis meses.

A aprovação ocorreu na última sexta-feira, 24 de maio de 2013, na sala das sessões vereador Francisco Oliveira da Silva da 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itaú.

A reunião que teve início por volta das 17:20h com a leitura das atas das reuniões anteriores, ordinária e extraordinária, respectivamente, após o colhimento das assinaturas dos vereadores, não comparecendo a sessão apenas o vereador Alex Brasil, foi lido o Oficio encaminhado ao Secretário de Administração e Finanças, Marcos Moreira de Morais, que recusou-se receber o mesmo.

Logo após, foi pedido dispensa da leitura do projeto, sendo feita apenas a leitura do relatório referente ao Projeto de Lei nº 002/2013 de iniciativa do legislativo de autoria do vereador Reikson Brasil, que tem como fim específico a prorrogação da licença maternidade no âmbito do município de Itaú seguindo a orientação da Lei Federal 11.770/2008, determinando a extensão do prazo da licença maternidade de 4 meses para 6 meses, em razão  da orientação nacional determinada pela Lei 11.770/2008, estendendo o benefício para as pessoas que adotarem crianças obedecendo no entanto, uma regra de idade para concessão da prorrogação conforme regras do projeto de lei. Regulamentando ainda que além das servidoras da administração direta ou indireta serão agraciadas com extensão as mulheres que exercerem cargos comissionados ou funções gratificadas. Determinando ainda que as servidoras agraciadas com a prorrogação não poderão exceder outra atividade remunerada, ou manter a criança em creches ou outra organização de forma que se ocorrer tal situação, a servidora perderá a prorrogação do benefício recebido.

Ainda de acordo com o projeto, as despesas orçamentárias para implantação do projeto, serão por conta do município, podendo ser implementadas se necessário.

O Projeto de Lei apresentado tem origem na Lei Federal 11.770/2008 de autoria da Senadora Patrícia Saboia. A lei determina que no âmbito dos órgãos federal houvesse a prorrogação da licença maternidade como forma de maior proteção para as crianças, que amamentadas até os seis meses tem um poder de imunização muito maior para o enfrentamento de doenças.

Entretanto, a Lei que fora sancionada aproveitou somente a esfera dos órgãos federais, abrindo a possibilidade para que os municípios e estados legislassem acerca do assunto no seu âmbito, onde o vereador Reikson Brasil aproveitou para apresentar o Projeto de Lei visando pontos cruciais da concessão da prorrogação do benefício, visto pela comissão de apreciação do projeto na Câmara Municipal.

Entre eles está a preocupação na adoção de crianças, preocupando-se com a idade da adoção para que não fossem inferidos os princípios constitucionais da razoabilidade e proporcionalidade, determinando a concessão da prorrogação do prazo de acordo com a faixa etária das crianças adotadas.

Outro ponto favorável e louvável é a estipulação de que as servidoras devem gozar plenamente do benefício não podendo exercer outra atividade remunerada.

O projeto logo foi posto em votação sendo aprovado por todos os vereadores presentes e encaminhado para execução do poder executivo.

Ainda na reunião foi apresentado o requerimento nº 014/2013 de autoria da vereadora Maria de Fátima (Fafá) requerendo do poder executivo municipal providencias quanto a limpeza das paredes do açude Currais e do açude Clidenor Regis de Melo.

De acordo com o requerimento da vereadora o motivo da ação foi em vista das chuvas que assolaram o município, sendo necessário a manutenção das paredes dos referidos açudes, onde são vistos formigueiros que podem causar transtornos de pequenos e grande porte, além da proliferação de mosquitos que transmitem doenças a população. Causando uma sobrecarga no atendimento na saúde do município.

O referido requerimento ao ser colado em votação, todos aprovaram por unanimidade e encaminhado ao poder executivo.

Nas explicações pessoais o vereador Antônio Dias (Toiho Galego) deu boas vindas ao vereador Reikson Brasil, por estar ali presente, onde trouxe preocupação a todos eles, quando sofreu o acidente, em seguida parabenizou o mesmo pelo projeto de prorrogação da licença maternidade. Em seguida parabenizou a vereadora Maria de Fátima pelo requerimento, salientando que no açude Clidenor Regis de Melo os trabalhos já haviam começado.



Jailson Brito parabenizou Reikson pelo projeto, pedindo ao Presidente para fazer com que os projeto cheguem até as mãos do prefeito, que segundo informação não estão chegando nas mãos do gestor municipal.

Gildo Pinheiro parabenizou Reikson pela iniciativa, dizendo que as mães ituaense vão ser eternamente gratas a ele pela folga de seis meses, tendo mais tempo para amamentar e dar mais carinho, parabenizando também Maria Fátima (Fafá Maia) dizendo-se preocupado, principalmente os que moram na parte baixa da cidade, que sem esses cuidados pode causar o rompimento da parede, causando um desastre da proporção de um terremoto.

Os vereadores até acharam engraçado quando o vereador disse que poderia chegar até a praia de Tibau pelas águas. Encerrou suas palavras destacando a presença do ex-vice prefeito Airnaldes Brasil que se encontrava na Casa Legislativa.

O Vereador Márcio Lima parabenizou o jovem vereador pelo projeto que só tem a beneficiar as mães, destacando como de fundamental importância. Parabenizou também a vereadora Maria de Fátima pelo requerimento, destacado que já foi enviado requerimentos dessa natureza, mas que nunca foi atendido, almejando que agora possa ser feito algo.

Ítalo Medeiros também não deixou de parabenizar os colegas pelas iniciativas, que vem enriquecer cada vez mais o município e as pessoas beneficiadas. Destacando que deveria ter sido aproveitado o período de seca para se ter feito um trabalho de melhor reparação nas paredes dos açudes, que são duas grandes riquezas.

O autor do Projeto, Reikson Brasil agradeceu a Deus, seu Pai, a imprensa e toda população itauense que se preocuparam com sua saúde, agradecendo aos vereadores que o parabenizaram pela iniciativa.

O jovem vereador destacou que o projeto não beneficia somente a mãe. O principal objetivo do projeto é beneficiar a criança e o adolescente, destacando que um adulto solidário hoje, é reflexo de uma criança sadia e um adolescente saudável.

O vereador destacou ainda que o aleitamento materno, tanto alimenta como mata a sede, sem necessidade de outro tipo de alimento, além da prevenção de várias outras doenças quando não se tem os cuidados necessários nos seis primeiros meses de vida.

Parabenizou a vereadora Fafá Maia pelo olhar crítico, dizendo que um acidente, um dano causado pelo rompimento da parede de um açude não pode causar somente proporções de levar o colega Gildo Pinheiro a Praia de Tibau, mas pode trazer proporções a longo prazo, de anos, visando a preocupação com o abastecimento de água.

A vereadora Maria de Fátima agradeceu pela votação do requerimento, destacando que não é somente limpeza e sim a manutenção, destacando ainda que essa limpeza seja uma constante, comparando como a limpeza de uma casa, para que não sejam danificados. Parabenizou Reikson pelo projeto, saindo em defesa da mãe itauense e do bebê.

Por fim o vereador Paulo Moreira que parabenizou os colegas pelo projeto e requerimento, destacando a importância da casa legislativa em sair em benefício do povo, que ao ser votado como represente, é porque tem uma confiança em quem votou. Agradeceu a presença de todos declarando encerrada a sessão.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

Curto circuito provoca incêndio em residência em São Miguel-RN

Um curto circuito ocorrido na noite do ultimo sábado (25) provocou o incêndio de uma residência localizada na Travessa Augusta Pinheiro no Bairro Núcleo Manoel Vieira em São Miguel. No momento do incêndio não havia ninguém no local.

As chamas só foram contidas graças à ação de um funcionário de um deposito de gás que fica localizado nas proximidades da residência e que usou extintores para conter o fogo.

Técnicos da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) estiveram no local na manhã deste domingo (26) realizando uma vistoria que conclui que o incêndio foi realmente provocado por um curto circuito.



Reprodução Cidade News Itaú via São Miguel em Alta
Leia Mais ››

Mulher grávida de 09 meses na companhia de duas adolescentes esfaqueam outra mulher de 20 anos

Uma briga entre jovens do sexo feminino chamou a atenção na noite deste Domingo (26) em Currais Novos. Duas adolescentes, uma de 14 e outra de 16 anos, junto com RAFAELA MARIA DE FRANÇA ARAÚJO, 23 ANOS, são acusadas de esfaquearem com 06 golpes, a pessoa de WILIANE MAISA DE MEDEIROS, DE 20 ANOS, residente na Avenida Dr. Silvio Bezerra, 593, Centro de Currais Novos.
As agressões aconteceram no Centro da cidade, quando a vítima ia se dirigindo para casa. O motivo seria que uma das agressoras gosta de seu namorado e por isso a tamanha violência. Logo após a vítima foi encaminhada para o Hospital Regional e foi atendida pela equipe médica e não corre risco de morte.
Chama a atenção o fato de as 03 jovens estarem completamente a vontade na delegacia e que a adulta está grávida de 09 meses, isso mesmo, esperando o parto de seu segundo filho.
Possivelmente as lesões foram efetuadas com gargalos de garrafa e um punhal, que não foi encontrado com as mesmas, contudo pela gravidade dos ferimentos, foi algo contundente e teve a intenção de matar, segundo a médica plantonista.
No Depoimento na delegacia, as 03 acusadas estavam aparentemente sob efeito de drogas, álcool, cigarro, ou outros entorpecentes, inclusive a grávida de 09 meses.

Reprodução Cidade News Itaú via J. Dantas
Leia Mais ››

Motociclista embriagado atropela criança de 12 anos em Currais Novos

Neste domingo por volta das 16h um atropelamento foi registrado na Rua Elias Fernandes Bairro JK, onde uma menor de 12 anos brincava de bola na rua e atravessou a rua sem perceber se vinha algum veículo, surpreendendo Josinaldo Freire de Lima Brandão (39 anos , residente no Sítio Olho d'água dos Brandões) que pilotava uma moto Yamaha YBR 125 (placa MYK 2184 – Currais Novos/RN) que mesmo estando em baixa velocidade não teve como livrar a menina que acabou sendo atropelada.
A menina foi socorrida por populares para o Hospital Regional, mas para alívio de todos apenas sofreu escoriações e foi liberada ao receber atendimento médico.
A Rádio Patrulha (comandada por Cabo Brasão) chegou ao local que aguardou a Guarnição do 2º GPRE (sd. Francisco, sd. Gelson, sd. Francieldo e Sd. Francisco Washington) que realizou o teste de acoolimia constatando embriaguez do condutor da moto com 1,11mg/l, e também foi constatado que o mesmo não possuía habilitação. O condutor da moto foi atuado em flagrante.

Reprodução Cidade News Itaú via Esquadrão Resgate
Leia Mais ››

Ciclista embriagado sofre acidente e se recusa a receber atendimento médico em Currais Novos-RN



Logo após prestarem atendimento a um acidente na Av. Silvio Bezerra de Melo, os socorristas voluntários do Esquadrão Resgate se deslocaram até a rua Josué Bezerra Simões no Bairro Paizinho Maria para uma outra ocorrência.
Chegando no local, próximo a Churrascaria São Sebastião, encontraram JOSÉ REINALDO ROCHA (37 anos, residente na Av. 13 de Maio Bairro Paizinho Maria) caído no chão com sintomas de embriaguez. O mesmo estava em sua bicicleta quando perdeu o controle e sofreu uma queda deixando-o com várias escoriações na face.
Os socorristas conduziram o José Reinaldo até o Hospital Regional, mas o mesmo recusou-se a receber atendimento hospitalar e evadiu-se do local.



Reprodução Cidade News Itaú via Esquadrão Resgate
Leia Mais ››

Dois acidentes com duas mortes são registrados em intervalo de minutos na mesma rodovia em Teixeira


A polícia registrou dois acidentes na noite deste domingo (27/05), a primeira aconteceu por volta das 20hs na ‘Curva de Neneco’ município de Matureia, segundo as informações o acidente ocorreu entre uma motocicleta que vinha da cidade de Imaculada e um ônibus escolar que vinha da cidade de Patos.
A condutora da motocicleta era a teixeirense, Zelice Ramalho e teria sobrado na curva, atingindo de cheio o ônibus escolar. O SAMU foi acionado e imediatamente a mulher foi socorrida para o Hospital Regional de Patos, mais não resistiu aos ferimentos e faleceu.

MINUTOS DEPOIS

O segundo acidente ocorreu momentos depois que vitimou a teixeirense Zelice Ramalho, o jovem Leonardo conhecido por ‘Nego’ bateu de frente de carro quando estava voltando do local do acidente na ‘Curva de Neneco’. O acidente foi registrado na praça da cidade de Matureia, em frente à prefeitura municipal.
Segundo informações alguns curiosos foram até o local para ver o acidente e na volta o jovem Leonardo ‘Nego’ que conduzia o seu carro bateu de frente com outro carro que estava estacionado ao lado da Praça, em Matureia.
O corpo do jovem já se encontra no Hospital Sancho Leite em Teixeira. Ainda segundo informações O jovem residia no Beco da Delegacia e trabalhava na panificadora ‘Maia’.

Reprodução Cidade News Itaú via Thercio Rocha
Leia Mais ››

PREFEITURA DE ITAÚ REALIZARÁ MAIS UM SÃO JOÃO FESTEIRO

A Tradição de organizar um dos melhores eventos sócios/culturais da região do alto oeste potiguar levou a Prefeitura Municipal de Itaú a realizar o são joão no município no período de 21 a 25 de junho de 2013, onde haverá atrações locais e muito forró para as pessoas curtirem.
As maiores atrações estão previstas para os dias 24 e 25 de junho com bandas reconhecidas no cenário forrozeiro e que estão se destacando no mercado.

FORRÓ PAKERADORNo dia 24 Forró Pakerador e Forró dos 3.







No dia 25 as atrações serão Flávio e Pizada Quente e Anízio Junior.
Ainda faltam alguns detalhes de todas as atrações que serão divulgadas pela organização e também postadas por nós.

Reprodução Cidade News Itaú via Márcio Melo
Leia Mais ››

Papa Francisco critica casais que têm apenas um filho ‘por conforto’

papa francisco 1O Papa Francisco criticou nesta segunda-feira (27) a cultura do “conforto” e do “provisório”, alfinetando os casais católicos que desejam apenas um filho para poder continuar a “viajar de férias” ou “comprar uma casa”.

“Quantos casais se casam e pensam em seu coração, sem ousar dizer: ‘enquanto houver amor e, então, veremos depois’”, observou Francisco durante a missa matinal.

O Papa se colocou no lugar de um pai católico de hoje: Não, eu não quero mais um filho, porque não poderemos viajar de férias, não poderemos ir a tal lugar, não poderemos comprar uma casa! (…) Nós queremos seguir o Senhor, mas até certo ponto”.

“O bem-estar nos anestesia, nos faz mergulhar, nos tira a coragem de ir até Jesus. É a principal riqueza da cultura de hoje, a cultura do bem-estar”, lamentou.

O Papa, que co-celebrou a missa com o cardeal Philippe Barbarin, arcebispo de Lyon, na capela da Casa Santa Marta, onde reside, falou de um “fascínio pelo provisório”.

Francisco retomou fielmente, mas em termos concretos que podem estar na mente das pessoas, temas que seu antecessor Bento XVI expunha em termos abstratos: casamento concebido como temporário, medo de compromisso, preguiça e recusa de abandonar seu conforto pessoal.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Casal foi detido acusado de abandono de incapaz em São Rafael

Casal detido

Na noite de hoje 27/05/2013 às 18h00min. a guarnição policial de São Rafael foi solicitada para averiguar uma denúncia de abandono de incapaz no sítio Porcim, zona rural. Segundo representantes do Conselho Tutelar da cidade. Havia suspeita que três crianças estariam naquele local sozinha enquanto os pais estariam  bebendo desde o período da manhã na cidade. A guarnição, juntamente com os conselheiros, se deslocaram até o local informado e puderam constatar a veracidade da denúncia. Chegando no local, Encontram 03 crianças , onde a mais velha tinha na faixa de 12 anos e os outros dois, um menino e uma menina,  na faixa de 07 anos e 03 anos respectivamente.

residência onde se encontravam as crianças

A situação era desumana, onde as crianças estavam entregues a própria sorte, sem nenhuma alimentação e nenhuma energia elétrica, além de a residência não apresentar nenhuma segurança e ser em um local totalmente ermo. Foi perguntado à menina onde estariam seus pais, tendo a mesma respondido que os pais teriam saído por volta das 08h00min. da manhã e até aquele momento não teriam chegado e que ela não saberia informar onde os mesmos pudessem estar. O Conselho Tutelar ficou responsável pelas crianças fazendo a entrega a um familiar  das mesmas e a polícia militar saiu em diligências na tentativa de localizar o casal. Ambos foram localizados no estabelecimento conhecido como “Caipira Bar ou Bar do Caipira” , totalmente embriagados. Ao serem indagados sobre o paradeiro das crianças a Senhora Dalvaci Marques Barbosa, 38 anos, teria dito que estariam em casa, mas que ela já estava indo para casa naquele momento. Foi dada voz de prisão a Senhora Dalvaci e também ao seu esposo Cassiano Agripino da Silva, 33 anos. Ambos residentes no sítio Porcim. Os acusados foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para serem apresentados a autoridade competente.

Abandono de incapaz é crime cuja pena é de detenção de 1 a 3 anos, e neste caso podendo ser agravado por um terço em virtude do abandono ter sido praticado contra descendente e em local ermo.

Reprodução Cidade News Itaú via PM de São Rafael
Leia Mais ››

Vítima de assalto pode ter na verdade forjado tudo para ficar com o dinheiro

 Segundo vítima, homens armados em uma moto teria tomado aproximadamente R$ 7.000,00 de assalto.

Como havíamos noticiado no último dia 21/05/2013 (terça-feira) onde um agricultor teria sido vítima de um assalto nas imediações do sítio Desterro, RN 118, onde dois bandidos armados teriam tomado de assalto a quantia de R$ 7.000,00(sete mil reais) parece não ter passado de armação por parte da suposta vítima.
Informações e denúncias anônimas recebidas pelo Sargento de Santana do Matos, Sargento Morais, informavam todo teatro armado pela vítima.
De posse de tais informações, Sargento Morais procurou policiais do destacamento de São Rafael e foi dado início a uma pequena investigação. Depois de alguns depoimentos, descobriu-se que a suposta vítima teria na verdade passado em uma residência por volta das 18h30min.(segundo a vítima, horário que teria sido assaltado) e teria deixado uma  bolsa contendo dinheiro na residência de um cidadão, que não iremos citar o nome, retornando já na manhã de quarta-feira para pegá-la. 
A vítima ou acusado, até eu já me confundo, entrou em contradições piorando e complicando sua situação, mas afirma que foi assaltado por dois homens armados. Agora as investigações ficarão por conta da Dra Taís, Delegada de São Rafael. Se comprovada a farsa o cidadão em questão irá ter sérias complicações com a justiça.

Do blog, deixamos bem claro que não estamos inocentando ou acusando ninguém, os fatos foram apresentados e existem fortes indícios de tudo não ter passado de uma farsa. Ficando comprovada a veracidade do fato ou seja o assalto, iremos , com toda a certeza , publicar a verdade.

Reprodução Cidade News Itaú via PM de São Rafael
Leia Mais ››

Após quebrar barra de direção, caminhão pipa se parte ao meio e por pouco não causa uma tragédia

Ontem, por volta das 06h45min. Um acidente de trânsito foi registrado na RN 118, mais precisamente nas imediações da comunidade Coroa Grande, zona rural de São Rafael.
Um veículo tipo caminhão pipa, Chevrolet de cor azul e placas MXT 0387, conduzido pelo Senhor Clidenor Diniz de Medeiros, residente na rua Mutamba, Centro de São Rafael, desceu o aterro após o mesmo perder o controle. Segundo Clidenor iria com destino a comunidade Coroa Grande fazer o abastecimento de água no local, quando em uma reta a barra de direção quebrou e não houve como controlar o veículo. No caminhão além de Clidenor ia o senhor conhecido como “Segundo” com aproximadamente 50 anos de idade. “Segundo”teve um pequeno ferimento no rosto, ocasionado pela porta do caminhão ter ficado aberta e o mesmo ser arremessado para fora. O mesmo foi socorrido até o hospital da cidade e passa bem. O veículo teve seu chassi partido ao meio

Reprodução Cidade News Itaú via PM São Rafael
Leia Mais ››

Desde o início do ano, apenas 1 caso de gripe A foi confirmado no RN



A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresentou nota com informações a respeito da situação epidemiológica do vírus influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte.

Entre os dias 09 de janeiro e 15 de maio de 2013 o Instituto Evandro Chagas (Belém-PA) emitiu 35 laudos de casos suspeitos para Influenza A (H1N1), tendo sido 1 confirmado para a referida doença, 5 positivos para outros vírus respiratórios, e 29 negativos.

O novo caso confirmado foi de um indivíduo de nove meses, residente em Natal, que foi hospitalizado no dia 30/03/2013, recebeu alta em 03/04/2013 e passa bem. No ano de 2013, já foram recebidas 82 notificações para H1N1, dentre estas 01 caso confirmado de Influenza A(H1N1) e outros 34 descartados.

Dentre os 08 óbitos suspeitos do ano de 2013, 04 foram descartados, 03 estão em investigação e 01 foi positivo para Influenza A, porém inconclusivo para linhagem suína.

A SUVIGE orienta a população quanto às medidas de prevenção que devem ser adotadas:

-Lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar.

-Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável.

-Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

- Lavar as mãos frequentemente e não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jacqueline Brazil teve os braços deslocados pelo pai, foi expulso da igreja e assumiu o travestismo

Jacqueline Brazil teve os braços deslocados pelo pai, foi expulsa da igreja e assumiu o travestismo. Foto: Divulgação
A igreja evangélica estava lotada, naquele domingo comum de mormaço e orações, para ver o pastor mais querido. O fervor das preces teatrais, com falas e gestos efusivos amortizando o sofrimento individual, prorrogava o ponto alto da noite. Poucos sabiam o que aconteceria minutos adiante.

Mas o suor na testa e a camisa molhada, que já apresentava dois tons, eram sinais de que o mestre da cerimônia estava na iminência de executar o plano que transformaria o culto em algo inesquecível. Pelo menos para um dos presentes, que ouviu o pedido de silêncio geral e a convocação para subir ao púlpito com desconfiança.

O convite surpreendeu Jackson Silva de Oliveira. “Agora peço aos irmãos que nos deem às costas, que olhem para a saída”, orientou a voz soberana. Ele recebera um bilhete anônimo que acusava o jovem de 15 anos de ser um degenerado por intercambiar manifestações carnais com gente do mesmo sexo em salas e corredores da sede da congregação. A expulsão sumária foi concretizada com a revelação da história para todos os presentes. “Minha mãe não parou de chorar um minuto”, diria o maldito, anos depois.

Humilhado e sem entender o episódio que nem a natureza, nem Freud explicam, Jackson ganhou o mundo. “Eu era virgem e entendia que ali era o lugar onde se pregava o amor. Não sabia o que era paixão e tesão, como estavam dizendo. Na verdade, eu era muito temente a Deus”. O pai, que já deslocara os dois braços do filho, quando este tinha cinco anos e já apresentava trejeitos afeminados, ampliou a penitência ao vetá-lo em casa. “Fui morar na rua”. Precisamente no centro de João Pessoa/PB, onde seria abordado por um homem mais velho, que assumiu o lado paternal em sua criação. “Ele foi um anjo para mim. Me deu casa, comida e educação”. Nessa época, relações com mulheres foram testadas e entrar para a Marinha virou uma opção interessante. “Íamos a prostíbulos com frequência. Foi ali naquele meio que eu descobri minha homossexualidade”. E o primeiro amor, que não foi uma cafetina ou uma meretriz, mas um colega de farra que correspondeu àquela volúpia, no começo dos anos 1980.

Dez anos depois, um acidente de trabalho (detalhes omitidos) forçaria uma reserva prematura. As sequelas auditivas acabaram com o sonho de chegar a oficial. Com 27 anos de idade, ele estava aposentado e livre para sofrer uma metamorfose ensaiada em sua mente. “Eu me sentia homossexual, mas só quando fui morar no Rio é que me descobri travesti”. A vitória em um concurso de beleza gay, em 1994, foi o estopim para a transformação. “Quando me vi arrumada feito mulher, senti que era aquilo que queria para minha vida”. Longe da opressão familiar (o pai dizia que preferia ter um filho marginal) e do conservadorismo nordestino, Jackson virou Jacqueline Brazil, persona popular entre militantes pró-minorias em Natal, para onde voltou, em 2000, enfim órfão de pai e mãe. No currículo, uma faculdade de Psicologia inconclusa e a patente de 3º sargento reformado. Com essas credenciais, ela recebeu a reportagem d’O Jornal de Hoje em sua casa, um apartamento de três quartos no terceiro andar de uma galeria comercial na Cidade Alta, dividido com uma sobrinha adulta quase filha. “Ela mora comigo desde que nasceu”.

Nascida em Campo Grande, município do Oeste Potiguar conhecido até 1991 como Augusto Severo, Jacqueline Brazil exige ser tratada pelo interlocutor na 3ª pessoa do pronome pessoal do caso reto (ela). “É um direito que conquistamos, de sermos tratados como gênero feminino”.

A presidente da Associação de Travestis Reencontrando a Vida (Atrevida) defende causas como a efetividade do nome social nos órgãos públicos, a realização da revista policial feita por agentes mulheres, o direito de utilizar banheiro feminino em todos os lugares, bem como capacitação para o mercado de trabalho. “Uma travesti não tem como se esconder, como os gays e lésbicas. Tá na cara a condição dela. Por isso, desde cedo elas sofrem preconceito, o que quase sempre faz com que elas abandonem os estudos para viver de prostituição ou subempregos” – segundo dados levantados pela própria Atrevida, cerca de 70% das travestis e transexuais norte-riograndenses são analfabetas. Ela garante nunca ter feito programa e ser respeitada por vizinhos. “Nunca usei short curto, nem fui de fazer farra na minha casa. Sempre tive relacionamentos sérios, como agora que estou há cinco anos com a mesma pessoa”.

Simples afazeres para um heterossexual viram tormentos para uma travesti. Fazer compras, usar banheiro ou hospital público requer uma paciência constrangedora. “Não temos uma vida plena. Vivemos de subterfúgios. Não queremos o terceiro banheiro, como propôs a UFRN. Isso criaria um novo gueto. Queremos poder usar o banheiro feminino, pois é como nos sentimos. A mulher é muito mais aberta para os travestis. Ao contrário dos homens. Entrar no banheiro masculino é até perigoso. Sempre alguém assedia de forma grosseira, sem respeito algum. Nos hospitais, a mesma coisa. Temos que ser atendidas por mulheres”.

À base de antidepressivos, Jacqueline se recupera de um Acidente Vascular Cerebral ocorrido dois anos atrás, durante o tratamento de um câncer no estômago que deformou o olho direito, parte da boca e deixou uma série de limitações. “Nunca me envolvi com drogas, mas gosto de tomar minha cerveja e fumar um cigarrinho. Só que hoje faço isso com moderação”. Pensamentos suicidas alimentam perguntas sobre a dor incessante. “Me tranco no quarto e pergunto o que eu fiz para merecer isso”.

O medo da violência é um dos pilares do trabalho à frente da Atrevida. Casos de agressão e morte que envolve travestis são corriqueiros – segundo Jacqueline, foram sete assassinatos, em 2012. “É um crime de ódio que vamos debater no 2º Encontro de Travestis e Transexuais [do Estado]“. Marcado para acontecer entre os dias 06 e 08 de junho, no Praiamar Hotel, o evento pretende dialogar com a sociedade que isola os desiguais. “É fácil alguém na rua jogar fezes, urina, pedras ou xingar uma travesti. Por isso, quando tem casos como esse [travestis acusados de roubar e esfaquear supostos clientes em Ponta Negra] sinto como se tivesse perdido 12 anos de trabalho. Não compactuamos com isso, que só aumenta o estigma, o preconceito contra a gente. As pessoas precisam nos respeitar. Podem até não gostar, mas têm que me aceitar como ser humano”. Outra bandeira que agita é da campanha pelo Disque 100, número que acata denúncias de violência contra a população LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

Uma rosa tatuada em sua mão esquerda relembra os tempos de Marinha. Tempos em que viagens pela Venezuela, Argentina, Suíça, Senegal e África do Sul contribuíram para a formação de um capital intelectual diferenciado. “Devo muito à Marinha, não só por viver com a aposentadoria que ela me paga, mas por sempre ter me tratado com respeito”. O sotaque indecifrável, misto de carioca com sertanejo, revela andanças em busca de um porto seguro. “Não é mole viver deprimida, com todo mundo olhando esquisito e lhe recriminando. As pessoas matam nosso sentimento com esse comportamento. Não adianta eu ser íntegra, honesta e respeitosa com todos. A condição de minoria nos joga na marginalidade. Avançamos nas leis, mas o olhar pouco mudou. Acredito que Deus tem um propósito em nossa vida. Deixo na mão dele para que me dê forças de aguentar tanto sofrimento. Antes de morrer, quero ver travestis serem respeitadas como cidadãs. Essa será minha luta até o fim”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››