quinta-feira, julho 22, 2021

Órgãos fazem perícia e investigam queda de estrutura que deixou vítimas em construção de fábrica na Grande Natal

O Instituto Técnico-Científico de Perícia vai fazer uma perícia para buscar descobrir o que causou a queda da estrutura metálica do teto de uma fábrica de móveis em construção em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.


Teto de galpão desabou e deixou um morto e nove feridos em São Gonçalo do Amarante — Foto: Neto Pires


O acidente, que aconteceu na quarta-feira (21), matou uma pessoa e deixou pelo menos outras nove feridas. Seis vítimas foram socorridas ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, e três delas precisaram passar por cirurgia.


Os peritos fizeram uma analise inicial ainda na quarta-feira (21) e marcaram uma reunião para esta quinta (22) para elaborar a estratégia para iniciar o trabalho. De acordo com o órgão, ainda não é possível dizer o que teria motivado a queda da estrutura, que faria parte do teto da fábrica.


Nesta quinta-feira (22) o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) também enviou um fiscal ao local para verificar quem é o engenheiro responsável pela obra e se ela estava regularizada. De acordo com o órgão, novos passos serão tomados somente após essa primeira análise.


Segundo a prefeitura de São Gonçalo do Amarante, a obra estava legalizada no município e recebeu licença para instalação no município.

Em nota, a empresa Madetex - responsável pela fábrica - se solidarizou com as vítimas do acidente no canteiro de obra, disse que presta suporte aos vitimados e que vai cooperar com as autoridades.


"A causa do acidente segue sob investigação dos órgãos competentes e também será objeto de estudo técnico solicitado pela empresa, mas decorreu do desprendimento da estrutura metálica de apoio à cobertura do galpão, cuja atribuição de execução era de responsabilidade de uma empresa terceirizada", informou em nota.


estrutura metálica do teto desabou, durante construção em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. — Foto: CBM/Cedida


O acidente

A estrutura metálica do telhado de um galpão, onde estava sendo construído uma fábrica de móveis, desmoronou no início da tarde e atingiu os trabalhadores.


O caso aconteceu na Rua Ex-combatente Miguel Lúcio do Nascimento, localizada na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.


A vítima fatal foi identificada como Genildo Batista, de 48 anos, que morava na comunidade de Jacaraú. Segundo a família, esse era o terceiro dia de trabalho de Genildo na obra.


"Hoje era terceiro dia hoje, ele começou na segunda-feira. Hoje em dia com todo mundo desempregado, então ele estava bem contente", contou o pai de criação Natanel de Souza Batista, na quarta (22).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN e Conselho Regional de Medicina firmam acordo na Justiça para criação de mais 55 leitos de UTI

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (Cremern) e o governo do RN pactuaram um novo acordo na Justiça para o aumento de leitos de UTI no estado. Ao todo, serão abertos mais 55, chegando a até 202.


Leitos de UTI no RN — Foto: Divulgação/Sesap


O acordo judicial foi firmado na 4ª Vara Federal, em audiência pública conduzida pela juíza Gisele Leite nesta quinta-feira (22), em face do ajuizamento de Ação Civil Pública por parte do Cremern em desfavor do Estado do RN, com objetivo da ampliação de leitos.


A nova pactuação aumenta os números de leitos inicialmente acordados na Justiça em 2013 e retificados em 2017.

No acordo anterior, foi pactuada a abertura de 158 novos leitos, tendo até o presente momento sido abertos por força da ação civil 147 leitos, que somados aos 30 leitos privados provisórios em contrato, totalizam 177 leitos.


Com o novo acordo, a Ação Civil Pública passará a tutelar 202 de leitos, com abertura de mais 55 novos - sendo 10 em São José de Mipibu, 20 no Hospital Maria Alice Fernandes, 05 UTIN em Currais Novos (até novembro de 2021) e 20 leitos no Hospital da Mulher de Mossoró (até junho de 2022).



Depois de abertos, esses leitos somente poderão ser fechados por força de decisão judicial. Durante a audiência, as partes apresentaram a sua visão atual sobre o cenário da necessidade de criação de novos leitos de UTI,.


Para o presidente do Cremern, Marcos Jácome, o novo acordo foi importante. ''Haveremos de avançar ainda mais em relação à qualificação desses leitos, desde sua regulação de acessibilidade, com controle do tempo ideal de permanência nesses leitos", disse.


"Sempre com supervisão dos equipamentos adequados e da necessária habilitação dos profissionais para atuarem numa área tão especifica".


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN ultrapassa 355 mil casos confirmados e tem 7.039 mortes por Covid

O Rio Grande do Norte chegou aos 355.349 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia da Covid, em março de 2020. Ao todo, 7.039 pessoas morreram da doença neste período.


Os dados estão na edição desta quinta-feira (22) do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Outros 1.484 óbitos estão sob investigação.


Em comparação com o boletim de segunda-feira, são 815 casos a mais e cinco novas mortes.

Das mortes registradas, quatro aconteceram nas últimas 24 horas e foram notificadas - Caraúbas (1), Nova Cruz (1), Santana do Seridó (1) e Canguaretama (1).


O RN tem ainda 166.040 casos suspeitos e 673.646 casos descartados de Covid.


O número de pessoas internadas pela Covid caiu para 328- sendo 271 na rede pública e 57 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap).


Com 171 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 48% na rede pública; com 44 internados, a rede privada tem 25% de ocupação.



Números do coronavírus no RN

355.349 casos confirmados

7.039 mortes

166.040 casos suspeitos

673.646 casos descartados





Fonte: G1

Leia Mais ››

Pesquisadores da UFRN criam novo padrão para teste da Covid capaz de diminuir ocorrência de falso negativo

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte estão desenvolvendo novas versões dos chamados "iniciadores" (ou primers), um dos principais elementos usados nas reações dos testes de identificação da Covid. Essa nova combinação tem se mostrado capaz de aumentar a eficácia dos resultados dos exames RT-PCR (swab).


Teste Covid covid-19 Natal RN Rio Grande do Norte rt-pcr swab — Foto: Ascom/IMD/UFRN


O trabalho é do Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME/IMD) e do Laboratório de Biologia Molecular Aplicada (Laplic/UFRN) e foi publicado no jornal "Scientific Reports", da revista Nature, um dos maiores veículos científicos do mundo.


O estudo analisou os principais iniciadores (primers) utilizados em todo o mundo e, em seguida, criou primers inéditos, capazes de aumentar a assertividade das testagens da Covid, evitando erros de diagnósticos, como os casos de “falso negativo”.


“Conseguimos desenhar nove conjuntos de primers e sondas, que nada mais são do que ‘pedacinhos’ de DNA utilizados na PCR, que teoricamente são capazes de funcionar na identificação de qualquer variante do SARS-CoV-2 conhecida até então", explicou o professor do Laboratório de Biologia Molecular Aplicada da UFRN, Daniel Lanza.


"Isso diminui consideravelmente a chance de erro dos testes da doença”, reforçou.

Atualmente, o estudo tem sido feito através de simulações computacionais de bioinformática e ainda precisa passar para o teste in vitro.



O artigo é fruto do trabalho da mestranda Maria Júlia Davi, do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática (PPG-Bioinfo/IMD), em parceria com os professores João Paulo Lima, docente do BioME, Selma Jerônimo, do Instituto de Medicina Tropical do Rio Grande do Norte (IMT/RN), e Daniel Lanza.


Melhora na detecção de variantes

O exame PCR é amplamente conhecido no mundo e o principal e mais eficaz método de detecção do coronavírus.


A novidade trazida pelo estudo está em aumentar o nível de detecção do vírus e a capacidade de encontrar variantes, através dos novos primes.


“Os principais desafios para a identificação continuada do vírus são justamente suas eventuais mutações", pontua o professor Daniel Lanza.


"Eu posso ter um primer para uma variante do vírus da Covid, mas quando ele sofre alguma mutação, esse primer pode perder eficiência e meu diagnóstico pode ser impreciso".

Dessa forma, o que o estudo fez foi, "a partir de um grande banco de dados com sequências genéticas do SARS-CoV-2, identificar as regiões no genoma viral que apresentam menor propensão às mutações", diz o professor Daniel Lanza.


"A partir daí, desenhar novos primers específicos, aplicáveis a qualquer variante do vírus conhecida”.


Todos os primers foram desenhados e testados por bioinformática (in silico) pelos professores João Paulo Lima e Daniel Lanza.


Para o trabalho, foram utilizados alinhamentos de milhares de sequências genéticas do SARS-CoV-2 e os primers foram testados contra mais de 211 mil genomas do vírus e suas variantes recentes – tarefa apoiada pelo supercomputador do Núcleo de Processamento de Alto Desempenho (NPAD/UFRN).


Segundo o professor João Paulo Lima, o custo do projeto foi praticamente zero. "Com exceção dos recursos indiretos oferecidos pela Capes para o pagamento da bolsa de pesquisa da nossa mestranda (Capes – Ação Emergencial)", disse.


Testagem em vitro

O próximo passo da pesquisa é a testagem dos novos primers in vitro, segundo os professores. Até o momento, a validação aconteceu apenas por simulações computacionais de bioinformática.



Para a nova etapa, a pesquisa contará com o apoio do IMT, instituição que já realizou mais de 40 mil testagens de Covid-19 só em Natal durante a pandemia.


Testes para Covid-19 sendo feitos no IMT da UFRN — Foto: Anastácia Vaz/UFRN


"Algumas amostras do IMT já foram disponibilizadas para iniciarmos os testes in vitro. Esse é o próximo passo para validarmos definitivamente os novos primers e apresentar um novo protocolo mais eficiente para detecção do vírus”, contou Daniel Lanza.


Segundo os docentes, qualquer empresa ou instituição que tenha estrutura mínima para a realização de testes de PCR ou pesquisas com as sequências do vírus é capaz de testar e validar os novos kits.


“Contanto que se tenha um termociclador, equipamento necessário para fazer uma reação PCR, e um laboratório de biologia molecular, é possível realizar os testes”, garantiu o João Paulo Lima.

O pesquisador pontua, no entanto, que "para o oferecimento dessa nova testagem ao público, será necessário, após a validação, obter as devidas autorizações das agências reguladoras".


Segundo ele, "não apenas os primers, mas sim uma série de fatores que devem ser levados em conta para que os testes de um determinado local sejam consideradas de fato”, ressalta Daniel Lanza.


Para manterem válidos os resultados do estudo, os pesquisadores continuam, mensalmente, alinhando sequências genéticas do SARS-CoV-2, de modo a atualizar a lista de primers, caso surjam novas variantes do vírus.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Produção industrial do Rio Grande do Norte representa 6,8% do setor no Nordeste, diz IBGE

A indústria do Rio Grande do Norte possuía um valor da transformação industrial (VTI) de R$ 9,4 bilhões, que representa 6,8% do setor no Nordeste, em 2019. Os dados são da Pesquisa Industrial Anual – Empresa, divulgados na quarta-feira (21) pelo IBGE.


Produção de petróleo e gás representa maior parte do valor de transformação industrial no RN — Foto: Getúlio Moura/Petrobras/Divulgação


A participação do estado na indústria regional foi a mesma de 2010, ou seja, não aumentou em uma década. Ainda assim, o estado segue com o quarto maior valor de transformação entre os estados vizinhos, principalmente por causa da produção de petróleo e gás.


Pernambuco foi o estado que mais cresceu em participação, passando de 16,1% em 2019 para 21% em 2019. Em números absolutos, o Valor da Transformação Industrial pernambucano é de R$ 28,9 bilhões em 2019.


O Maranhão também ampliou sua fatia na indústria regional: saiu de 3,7%, em 2010, para 6,1% em 2019, equivalente a R$ 8,4 bilhões.


Participação dos estados do Nordeste na produção industrial regional — Foto: IBGE


Apesar da mais forte queda no período analisado, a Bahia ainda representa a maior parcela da região, 40,6%, o que significa R$ 56,1 bilhões. Mas em 2010, a indústria baiana era responsável por 45% do VTI do Nordeste.


No total, a região alcançou R$ 138,1 bilhões em Valor da Transformação Industrial em 2019. O VTI é resultado do valor bruto da produção industrial menos os custos das operações. Segundo o IBGE, foram pesquisadas unidades locais de indústrias com cinco pessoas ocupadas ou mais.


Na comparação com todas as unidades da federação, o Rio Grande do Norte está na 16ª posição em Valor da Transformação Industrial, 18ª posição no número de pessoal ocupado (57,3 mil trabalhadores) e 17º lugar no ranking da receita líquida de vendas (R$ 13,3 bilhões).


O estado produz apenas 6 dos 100 produtos industriais de maior receita de vendas no Brasil

No primeiro lugar da lista está “óleos brutos de petróleo”. No RN, esse produto gerou R$ 65,2 milhões em receita líquida de vendas em 2019, a quinta maior entre todos os estados do país, mas bem abaixo dos primeiros colocados.


Na produção de óleos brutos de petróleo, o estado só ficou atrás do Rio de Janeiro (R$ 88 bilhões), São Paulo (R$ 15,8 bilhões), Espirito Santo (R$ 2 bilhões) e Bahia (R$ 212,5 milhões).


Os outros cinco produtos ou serviços que o estado potiguar tem produção relevante dentro desta seleção são: refrigerantes (R$ 188,9 milhões em receita líquida de vendas); gás natural, liquefeito ou em estado gasoso (R$ 100,9 milhões); serviços relacionados a serviços de extração de petróleo e gás, exceto prospecção (R$ 117,4 milhões); biscoitos e bolachas (R$ 24 milhões); queijos frescos (R$ 67,8 milhões); e massa de concreto preparada para construção, concreto usinado (R$ 56,6 milhões).


A receita líquida de vendas é o resultado da receita bruta de vendas menos impostos, vendas canceladas, descontos e abatimentos incondicionais.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Detran disponibiliza serviços de CNH que podem ser solicitados pela internet no RN

Usuários e Centros de Formação de Condutores (CFCs) que precisam realizar serviços de CNH agora podem solicitá-los de forma remota, através do WhatsApp ou e-mail. A iniciativa foi anunciada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN nesta quarta-feira (21).


Central de Atendimento ao Detran em Natal RN — Foto: Divulgação


Entre os serviços que podem ser solicitados, estão: prorrogação de prazo de processo no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), alteração de endereço e correção de dados no processo de CNH.


De acordo com o Detran, a iniciativa tem como objetivo dar mais praticidade ao andamento de serviços realizados pela Coordenadoria de Habilitação do Órgão.

Jonas Godeiro, coordenador de Registro de Condutores do Detran, explica que foi montado um espaço com servidores que vão atuar recebendo essas demandas, dando sequência ao andamento das solicitações.


“Nosso objetivo é conceder comodidade ao usuário e CFCs que vão poder fazer a solicitação remotamente e ser atendido por nossa equipe que vai atuar durante todo o horário de funcionamento da unidade do Detran”, comentou.


De acordo com o diretor do Departamento, Jonielson Pereira, o plano é implantar esses mesmos procedimentos nas demais coordenadorias do Órgão, sendo a cada semana divulgada uma nova relação de serviços que poderão ser solicitados por canais remotos oficiais do Órgão.



“Com essa medida, estamos diminuindo o fluxo de pessoas nas unidades do Detran, dando comodidade a quem precisa do serviço e buscando ampliar a celeridade do atendimento”, declarou o diretor.


Os serviços remotos já podem ser solicitados através do WhatsApp 3232-8030/3232-8039 ou pelo e-mail renach@detran.rn.gov.br.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Com superlotação no Hospital Walfredo Gurgel, Sesap planeja implantar regulação nos atendimentos de urgência

Enfrentando uma superlotação, com pacientes nos corredores da maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, o governo planeja implantar o sistema de regulação na urgência no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.


Pacientes internados em macas nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal — Foto: Cedida


Segundo servidores, há mais de 100 pacientes internados em macas improvisadas em corredores e até na recepção da unidade. Trabalhando há oito anos na unidade, a médica Nicelle de Morais afirma que nunca viu situação como a dos últimos dias.


"A maioria das pessoas não sabe o que é passar alguns dias no Walfredo Gurgel. Elas só sabem quando precisam e vêm aqui e passam três, quatro, cinco dias numa maca no chão, com seu acompanhante sentado na cadeira, sem privacidade para trocar de fralda, sem privacidade para tomar um banheiro. Um banheiro para 100 pessoas", afirmou.


Para piorar a situação, profissionais terceirizados, como maqueiros e higienistas, entraram em greve por atrasos salariais. Na tarde de quarta-feira (21), apenas metade dos higienistas trabalharam na unidade. À noite, apenas dois maqueiros ficaram disponíveis no hospital.


Regulação

Segundo o governo, a sobrecarga da unidade é reflexo da busca direta do serviço pela população e também dos encaminhamentos de pacientes dos municípios, "muitas vezes de casos de baixa complexidade".


Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que está trabalhando na reformulação do modelo de atendimentos às urgências. "O planejamento é de que a partir de setembro, a porta de urgência só passe a atender pacientes com a indicação de outros serviços e a devida regulação", disse por meio de nota.


Para isso, a Sesap informou que está atuando junto às unidades regionais e ao próprio município de Natal, para que os serviços municipais possam atender às demandas de menor complexidade, para desafogar o hospital.


"Quanto aos maqueiros, que são terceirizados, a empresa responsável atrasou o envio da documentação, influenciando diretamente no processo de pagamento, que está em tramitação e deve ser efetuado em breve.", informou o governo.


O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel é referência em cirurgias de alta complexidade, neurocirurgia, neurologia, traumatologia, cirurgia vascular, nefrologia, setor de queimados, cardiologia, agravos clínicos, entre outras especialidades voltadas para a alta complexidade.


Segundo o governo, até o momento, nenhum paciente deixou de ser assistido.


Ambulâncias do Samu na entrada no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil passa de 547 mil mortes por Covid; média móvel de óbitos cai pelo 26º dia seguido



O Brasil registrou 1.444 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta quinta-feira (22) 547.134 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.155 – o menor registro desde o dia 26 de fevereiro (quando estava em 1.148). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -17% e aponta tendência de queda. É o 26º dia seguido de queda nesse comparativo.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quinta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Sexta (16): 1.246

Sábado (17): 1.196

Domingo (18): 1.245

Segunda (19): 1.224

Terça (20): 1.197

Quarta (21): 1.170

Quinta (22): 1.155

De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel de mortes acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Apenas dois estados apresentam tendência de alta nas mortes: Goiás e Amazonas.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 19.524.092 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 49.603 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 37.479 novos diagnósticos por dia – o menor registro desde o dia 7 de janeiro (quando estava em 36.452). Isso representa uma variação de -21% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica tendência de queda também nos diagnósticos.


Em seu pior momento, a curva da média de diagnósticos chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Luciano Huck assume 'Domingão' a partir de 5 de setembro



Luciano Huck vai assumir o "Domingão" a partir de de 5 de setembro.


Segundo comunicado da Globo divulgado nesta quinta-feira (22), o apresentador assumirá o programa em um "formato que vai misturar quadros de sucesso com grandes histórias até dezembro. Em janeiro, Huck estreará a temporada 2022 do 'Domingão' com muitas novidades".


Com a entrada de Huck, Tiago Leifert, que vinha comandando o "Super Dança dos Famosos", se despede das tardes de domingo. A grande final do programa acontece em 29 de agosto.


Já o "Caldeirão", antes comandado por Huck, virá com novo apresentador a partir de 4 de setembro. Segundo a emissora, "o nome está sendo definido para comandar a atração até o fim do ano".



Fim do 'Se joga'

Outra alteração anunciada pela emissora na grade é um game show comandando por Fernanda Gentil.


No dia 28 de agosto, a apresentadora encerra o "Se Joga" para se "dedicar, em outubro, à apresentação de um novo game, que vai ser exibido aos domingos, antes do futebol".


O comunicado também informa que a partir de 4 de setembro "as tardes de sábado da emissora vão começar com humor e cinema". "Depois da 'Sessão Comédia', com 'O Melhor da Escolinha', vai ao ar a 'Sessão de Sábado', com filmes para toda a família".


Huck no 'Domingão'

Em junho, durante entrevista para o "Conversa com Bial", Luciano Huck afirmou que iria assumir o comando de um programa aos domingos na Globo após a saída de Fausto Silva.


"Tenho enorme respeito pelo Faustão. Ele sempre foi muito generoso. Será um privilégio enorme ocupar o horário dele", afirmou o apresentador na época.


Fausto Silva havia confirmado em janeiro que deixaria o "Domingão do Faustão" e a TV Globo no fim de 2021. Mas em junho, "por razões estratégicas e internas, a Globo tomou a decisão de antecipar a saída de Fausto Silva do programa, e juntos decidiram formalizar o distrato".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mansão que era do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, arrematada em 2020 por R$ 27,5 mi, é colocada à venda por R$ 70 mi em SP

A mansão que pertencia ao ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, arrematada em leilão por R$ 27,5 milhões em 2020, foi colocada à venda por R$ 70 milhões, informou nesta quarta-feira (22) a imobiliária MBRAS, responsável pela negociação.



Mansão do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira no Morumbi, em São Paulo — Foto: Jonne Roriz/Agência Facto/Agência Estado


O imóvel localizado no bairro do Morumbi, Zona Oeste da cidade de São Paulo, é um dos maiores da cidade, possui projeto arquitetônico de Ruy Ohtake, paisagismo de Roberto Burle Marx e esculturas de Oscar Niemeyer.


Mansão em que morou Edemar Cid Ferreira tem pé direito de 9 metros de altura e janelões blindados — Foto: MBRAS/Divulgação


A mansão compôs a massa falida do Banco Santos, que sofreu uma intervenção do Banco Central em 2014 depois de um rombo bilionário. Edemar Cid Ferreira, condenado a 21 anos de prisão por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta, foi despejado da mansão em 2011 para reduzir os danos dos mais de 2 mil credores, que amargaram perdas de R$ 2,7 bilhões somente no Brasil.



Ele e o filho chegaram a ser presos em 2006, mas o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitiu que respondessem ao processo em liberdade.


Fazendo upload: 1182181 de 1182181 bytes.
Edemar Cid Ferreira, ex-dono do banco de Santos, em sua casa no Morumbi, na capital paulista — Foto: Evelson de Freitas/Estadão Conteúdo/Arquivo


A casa foi arrematada na quarta vez em que foi a leilão, em fevereiro de 2020, com o lance vencedor de R$ 27,5 milhões, maior do que o mínimo estipulado, que era de R$ 10 milhões, mas muito abaixo da avaliação de valor do imóvel - R$ 78 milhões.


O empresário paraibano José Janguiê Bezerra Diniz, que entrou para a lista de bilionários da Revista Forbes em 2014, arrematou a mansão com a expectativa de instalar uma escola de alto padrão direcionada para o ensino infantil, mas, de acordo com a imobiliária, a pandemia do coronavírus mudou os planos dele.


O CEO da imobiliária MBRAS, Lucas Melo, se diz confiante sobre a venda do imóvel, considerando um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que prevê o crescimento do ramo em 2021 de 30%, uma vez que no primeiro trimestre os financiamentos já cresceram 113%, se comparado ao mesmo período de 2020.


“Ter essa propriedade em nosso portfólio é um privilégio. Conseguimos exclusividade em um ano que está sendo muito positivo para o segmento de altíssimo padrão. Além de toda exclusividade que o comprador pode ter ao morar nesse imóvel, a propriedade possui potencial para desenvolvimento imobiliário, podendo ser transformada em um condomínio de casas e até em grandes estabelecimentos”, apontou Melo.


Como é a mansão

A mansão possui área total de mais de 8.000 m², cinco andares, piscinas coberta e descoberta, academia, biblioteca, quadras de tênis e squash, adega para 5 mil garrafas, 34 banheiros, janelões blindados, pé direito de 9 metros de altura e heliponto. O custo com manutenção é de R$ 1 milhão por ano.


Entre as curiosidades do imóvel estão uma mesa de 24 lugares feita em mogno no século 19, na Inglaterra, avaliada em mais de R$ 100 mil, a parede da sala de jantar, que é revestida em ouro, e um elevador exclusivo para transporte de comida até os quartos no segundo pavimento.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Imóveis, lanchas e outros bens pessoais de Eike Batista e Thor devem ser usados para ressarcir credores, decide Justiça

Eike Batista e o filho, Thor Batista, devem ter que usar bens pessoais para ressarcir credores, após a falência da empresa MMX Sudeste Mineração.


Eike Batista, em foto de 2017. — Foto: Bom Dia Brasil


Isso porque a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais negou um recurso da companhia nesta semana, que buscava reverter a decisão que determinou a falência da empresa. A juíza responsável pelo caso, Cláudia Batista, avaliou que a companhia descumpriu termos previstos no plano de recuperação judicial, iniciado em 2014.


Cabe recurso.


Agora, imóveis, lanchas, relógios, um fundo de investimentos e direitos minerários de Eike e Thor Batista podem entrar no ressarcimento. O pagamento aos credores, inclusive com esses itens, deve começar ainda em 2021, segundo Bernardo Bicalho, o administrador judicial da MMX.


Iate de Eike Batista, em foto de 2018. — Foto: Reprodução


Os bens pessoais dos dois devem ser usados porque ambos tiveram a personalidade jurídica desconsiderada neste processo.


O fundo de investimentos de Eike Batista que deve entrar como forma de pagamento de credores soma US$ 150 milhões, de acordo com a Abradin, Associação Brasileira de Investidores. A entidade descobriu o dinheiro recentemente. O fundo estava escondido sob vários veículos de investimento e agora é disputado pelos vários credores de Eike Batista.


A reportagem tenta contato com os advogados da MMX Sudeste Mineração para um posicionamento sobre o assunto.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Briga com cadeiradas em fila de vacinação na Paraíba viraliza nas redes sociais

Um vídeo de uma confusão na fila da vacinação contra a Covid-19 na cidade de Bayeux, na Paraíba, viralizou após circular nas redes sociais nessa semana.


Nas imagens, três mulheres e um homem trocaram empurrões e chegaram a atirar cadeiras uns contra os outros. A briga aconteceu na terça-feira (20), no bairro de Tambay.


A Secretaria de Saúde de Bayeux explicou que a confusão foi consequência de uma rixa antiga entre famílias. Os envolvidos se encontraram ocasionalmente na fila de um ponto de vacinação da cidade e então começaram a se desentender.


Uma equipe da Guarda Municipal chegou a ser acionada, e a briga foi contida. A Secretaria informou também que, após o ocorrido, os envolvidos foram imunizados contra a Covid-19, e a vacinação seguiu normalmente no local. Ninguém foi preso ou ficou ferido.


Briga com cadeiradas em fila de vacinação na Paraíba viraliza nas redes sociais — Foto: Twitter/Reprodução


Especulações sobre o motivo da briga

Diferentes versões da história surgiram nas redes sociais para tentar identificar o que motivou a briga.


Na publicação que viralizou no Twitter, que já conta com mais de 26 mil curtidas e 3 mil compartilhamentos, o autor escreveu que a esposa e a amante de um homem teriam se encontrado no posto de vacinação. A Prefeitura de Bayeux, no entanto, não confirma essa versão;

Em outros comentários, internautas afirmaram que a confusão teria começado após uma das envolvidas ter furado a fila da vacina. Essa possibilidade também foi descartada pela Secretaria de Saúde;

Entre os usuários que compartilharam, está a influenciadora e ex-BBB Lumena Aleluia, que escreveu bem humorada: “achei esse vídeo didático. Não importa se você é amante ou a fiel, o importante é se vacinar!”


Fonte: G1

Leia Mais ››

Butantan anuncia início de testes de eficácia da CoronaVac contra a variante delta da Covid

O Instituto Butantan anunciou nesta quinta-feira (22) o início de estudos para analisar se a CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, é efetiva contra a variante delta (B.1.617.2, indiana) do coronavírus.


O instituto divulgou também que a variante gama (P.1) ainda predomina no estado de São Paulo, concentrando 90,74% dos casos registrados, enquanto a variante delta tem incidência de 0,03%. Este percentual é verificado por meio do sequenciamento de cerca de 7% das amostras positivas para a doença no estado, ou seja, nem todos os casos confirmados têm sua variante detectada.


"O Butantan já está trabalhando no isolamento da variante delta. Esse é o primeiro passo", disse Dimas Covas, diretor do instituto, em coletiva de imprensa na quarta (21).

O diretor do Butantan declarou ainda que já foram feitos testes em laboratório sobre a resposta da CoronaVac à variante delta, mas ainda não foram "conclusivos".


"Neste momento, existem estudos em andamento com relação ao desempenho das vacinas especificamente em função da variante delta. Algumas vacinas já testadas, a CoronaVac ainda testes em laboratório, mas não testes conclusivos. Temos que avaliar, sim. O fato de ter tido já um aumento de casos em alguns países levou, inclusive, alguns estudos a serem adiantados", completou.



No início de julho, a diretora do Centro de Desenvolvimento Científico (CDC) do Butantan, Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni, havia declarado que estudos sobre a eficácia da vacina contra a delta seriam feitos quando a variante tivesse um maior número de contaminados no estado.


Segundo o último boletim oficial, divulgado nesta quinta (22), há 10 casos de transmissão local da variante delta no estado de São Paulo, sendo oito na capital e dois na região do Vale do Paraíba. A transmissão comunitária dessa cepa foi confirmada pela prefeitura da capital na última quinta-feira (15).


O Butantan afirma que planeja ações de vigilância epidemiológica, como o aumento do número de amostras sequenciadas, ou seja, com a variante identificada, e uma enquete soroepidemiológica para entender a presença da delta no estado.


O Brasil identificou 110 casos da variante delta, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (19). Entre esses pacientes, cinco evoluíram para a versão grave da Covid-19.


Tubos de exame de sangue para teste da Covid-19 no estado de São Paulo — Foto: Cadu Rolim/Estadão Conteúdo



Mapeamento do vírus

A gestão municipal disse que continua fazendo o monitoramento das variantes do coronavírus na capital periodicamente, por meio de cálculo amostral, por semana epidemiológica.



Desde abril, em parceria com o governo do estado, o município tem encaminhado parte das amostras de exames RT-PCR positivos ao Instituto Butantan para que seja realizada uma análise genômica, que identifique as cepas circulantes no momento na cidade. Foi por meio desta iniciativa que foi detectado o primeiro caso positivo para esta variante na capital.


A secretaria também disse que tem um acordo de estudo de variantes com o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e com o Instituto Adolfo Lutz, que fazem a vigilância com o objetivo de identificar quais cepas circulam pela cidade.


A variante delta foi identificada no Brasil há cerca de um mês e já é responsável por pelo menos duas mortes no país. Ela tem se tornado a cepa dominante em todo o mundo, segundo a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan.


O primeiro caso da variante delta no estado de São Paulo foi identificado em um passageiro de 32 anos que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, em 22 de maio, e seguiu para o Rio de Janeiro. Ele é de Campos dos Goytacazes, no Rio, e o diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Imposto de Renda 2021: Receita libera nesta sexta-feira consulta ao terceiro lote de restituição

A Receita Federal informou que vai liberar nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, as consultas ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021, relativo ao ano-base 2020.


Fazendo upload: 706493 de 706493 bytes.



As consultas poderão ser feitas:


na página da Receita na internet;

no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

A restituição será paga em 30 de julho. O pagamento é feito diretamente na conta bancária informada na declaração do IR.


Segundo a Receita, 5 milhões de contribuintes receberão a restituição no terceiro lote, entre prioritários e não prioritários. O valor total a ser pago é de R$ 5,8 bilhões.


Foram contemplados no terceiro lote:


idosos acima de 80 anos (13.985 pessoas);

contribuintes entre 60 e 79 anos (95.298);

contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (8.987);

contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (36.616);

contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 18 de maio (4.913.343).

O primeiro lote foi pago em 31 de maio. Ao todo, foram creditados R$ 6 bilhões a 3,4 milhões de contribuintes. Já o segundo foi pago em 30 de junho a 4,2 milhões de pessoas, que receberam R$ 6 bilhões. Haverá, ainda, mais dois lotes de pagamentos.


Malha fina


Caso o contribuinte identifique alguma pendência na declaração, é possível retificar a declaração, corrigindo as informações que estejam equivocadas.


As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.


Calendário

Confira o calendário completo de pagamento das restituições do IR 2021:


1º lote: 31 de maio (já pago);

2º lote: 30 de junho (já pago);

3º lote: 30 de julho;

4º lote: 31 de agosto;

5º lote: 30 de setembro.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RJ confirma primeiras quatro mortes provocadas pela variante delta da Covid



O Governo do Rio afirmou nesta quinta-feira (22) que quatro pessoas já morreram no estado pela variante delta da Covid.


Foram duas mortes em Nova Iguaçu, uma em Duque de Caxias - cidades da Baixada Fluminense - e outra em uma cidade ainda em investigação.


Na última rodada de pesquisa epidemiológica feita no estado, das 380 amostras analisadas, 16 % eram da variante delta. A variante delta representa 16% dos casos, mas a variante gama ainda é a mais comum no estado.


O município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, deu mais detalhes sobre a primeira morte da variante delta ocorrida na cidade.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, o paciente que morreu é do sexo masculino, tem 50 anos, e é morador de Duque de Caxias.


Ele deu entrada na UPA Beira Mar, no dia 26 de junho para o primeiro atendimento. No dia 28, foi internado e transferido para a UTI do Hospital Municipal Dr Moacyr Rodrigues do Carmo, onde morreu no dia 5 de julho. "O paciente apresentou febre, tosse , dispnéia e na TC de tórax com 50% de opacidade em vidro fosco. O paciente apresentava comorbidades", disse a prefeitura, em nota.


A notificação que confirma o paciente como portador da variante Delta, a foi realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, que monitora os resultados dos exames realizados em todo o Estado, e repassada ao município no dia 18 de julho.


A cidade monitora seis casos da variante. Os sintomas apresentados foram variados e incluem os típicos da doença: febre, tosse, dispneia, dor de cabeça, dores no corpo, alteração de olfato e paladar, e vômito.


"Dos seis usuários identificados, quatro estão assintomáticos e em bom estado geral de saúde no momento, um evoluiu a óbito e um ainda não foi localizado", disse a Prefeitura de Caxias.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mulher forja o próprio sequestro e usa o filho para pedir resgate ao marido, diz polícia



Uma mulher foi presa em flagrante em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, acusada de forjar o próprio sequestro e do filho, de 3 anos de idade, para pedir resgate ao marido.


Segundo a polícia, Raimunda Souza, de 43 anos, disse que ia levar a criança a uma consulta médica e, horas depois, mandou mensagens para o homem afirmando que havia sido sequestrada e que os criminosos queriam R$ 70 mil pelo resgate.


Para dar mais credibilidade à história, ela colocou a criança chorando no telefone falando com o pai. O marido entrou em contato com a Delegacia Antissequestro (DAS), que descobriu que não havia consulta e que os dois estavam dentro de um shopping.


“Nós fizemos as diligências dentro do shopping e, por volta das 18h, nós a encontramos com a criança na praça de alimentação. Sem nenhum tipo de sequestro, sem estar ameaçada. Ela estava tranquilamente sentada com a criança”, disse o delegado Cláudio Góis, responsável pelo caso.


Na delegacia, Raimunda Souza confessou o crime.


“Nós a conduzimos até a delegacia e ela relatou que estava devendo dinheiro, tinha uma dívida muito grande em cartão de crédito, estava devendo a agiotas e teve a ideia de usar ela e o filho para tirar o dinheiro do marido e quitar a dívida”, afirmou Góis.


Raimunda chegou a ser presa, mas foi liberada. Ela vai responder pelo crime de extorsão em liberdade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Flávio Bolsonaro posta vídeo sendo vacinado na repescagem e é o primeiro da família a dizer que foi imunizado



O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) postou um vídeo nesta quinta-feira (22) sendo vacinado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.


Flávio tem domicílio no Rio e no Distrito Federal. Aos 40 anos, o senador foi vacinado na repescagem na capital fluminense. A vacinação para homens de sua idade ocorreu no dia 9 de julho, há quase duas semanas.


A Prefeitura do Rio estabeleceu nesta quinta (22) e sexta (23) a repescagem para quem tem mais de 35 anos e ainda não tinha se imunizado.


Flávio é o primeiro político da família Bolsonaro a dizer que foi vacinado.


De acordo com a CPI da Pandemia, o governo Bolsonaro agiu contra vacinas que respondem pela maioria das doses aplicadas no país: CoronaVac, do Instituto Butantan, e da Pfizer.


Essas respondem por 50,2% das doses aplicadas até sábado (17). Depoimentos e documentos colhidos na comissão mostram que o Ministério da Saúde colocava obstáculos para a aquisição desses imunizantes.


Flávio Bolsonaro escreveu que foi vacinado com a AstraZeneca e escreveu a vacina é "bem mais barata que a de outros fabricantes".


Uma das frentes da CPI da Pandemia investiga um suposto pedido de propina na compra — que não se concretizou — de 400 milhões de doses do imunizante.



Segundo Luiz Paulo Dominghetti, que se apresentava como representante de uma empresa que intermediava a venda, um membro do governo teria pedido US$ 1 de propina por dose.


Fonte: G1

Leia Mais ››