sexta-feira, março 01, 2013

Próximos prefeitos serão eleitos para mandatos de seis anos


O Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, marcou para os dias  9 e 10 de abril a votação da reforma política.

“É um compromisso meu, do meu mandato na presidência desta Casa, resolver essa questão”, reafirmou Henrique Alves ao relator da matéria, deputado Henrique Fontana (PT-RS).

“Diante da falta de consenso entre os partidos, que vença a maioria”, acrescentou o presidente.

Henrique Fontana destacou os cinco pontos principais que será levado ao Plenário:Os principais pontos da reforma política são:

1) financiamento público de campanha;

2) coincidência das eleições a partir de 2022 (os próximos prefeitos e vereadores serão eleitos para mandatos de seis anos);

3) fim das coligações partidárias e formação de federações de partidos, válidas por um mandato sem dissolução;

4) sistema de votação diretamente no candidato, sendo que o voto de legenda vai ser direcionado para o primeiro da lista do partido ou da federação partidária e

5) participação popular por meio de assinatura eletrônica, sendo 500 mil para projetos de lei e 1,5 milhão para propostas de emendas à Constituição.

O relator elogiou ainda o compromisso de Henrique Alves com a Reforma Política:

“O presidente inicia o seu mandato com esse compromisso de fazermos uma reforma que fortaleça os partidos e a participação popular nas decisões desta Casa”, disse Henrique Fontana.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

AGENTE PENITENCIÁRIOS EVITAM FUGA EM MASSA NO CDP DE ASSU




Após revista agentes penitenciaros flagram grade arrancada e logo após as apreensões, 04(quatro) detentos que são considerados de alta periculosidade, ou mentores e articuladores da tentativa de fuga
SÃO ELES: Francisco Antonio Max Neto (Max), Art.33 e 35 (Trafico e associação ao trafico, Marco Vigue Rocha da Silva (Leitinho), Art.121 (Homicídio), Leandro Ricardo Varella Souto Silva (Abu), Art.157
(Assalto), Israel Ramos de Barros (Rael), Art.33 (Trafico).



Sob o comando do novo dirigente da Coordenadoria da Administração Penal do Estado (COAPE), MAJOR/PM CASTELLO BRANCO, agentes fizeram intervenção emergencial com objetivo de barrar entrada de drogas e outros materiais não permitidos por lei no Centro de Detenção Provisoria da cidade de Assu/RN. Contudo, dado a notícia de fugas em outros CDPs do Estado, como visto na imprensa, o Coordenador que acabara de assumir a administração penitenciária do Estado norte-riograndense, orientou o CDP de Assu que fizesse revista interventiva urgente para certificar e vistoriar a estrutura da unidade.
Bem aventurada foi a determinação do MAJOR, tendo em vista a descoberta surpreendente do rompimento total da grade que dava acesso a parte externa da carceragem. Segundo informações colhidas pós a revista-interventiva ficou revelado que a fuga estava programada para o próximo dia 02/03/2013 (sábado).
Na ação, também foram retirados do poder dos detentos, 10 (DEZ) aparelhos celulares e carregadores, armas artesanais (COSSOCOS) e uma porção de maconha.
A intervenção que impediu a fuga de 11 (onze) presos da CELA ‘01’ contou com o apoio operacional tático do agente da Penitenciária Agrícola Mário Negócio  - Antônio Eilson Carlos Dantas, que segundo a opinião dos agentes do CDP/ASSU foi imprescindível para o êxito da mesma, bem como o importante apoio da nossa briosa Polícia Militar.


Reprodução Cidade News Itaú via Força Tática de Assu
Leia Mais ››

Homem encontrado morto em Santa Luzia pode ter sido alvo de pedradas


Foi encontrado no inicio da manhã de ontem, 28 de fevereiro de 2013, por trás do baldo do Açude José Américo (principal açude que abastece a cidade), precisamente próximo a um local conhecido como pedra do Biscoito, sangria do açude, o corpo do senhor identificado como sendo Damião José Vicente, de 41 anos.

Inicialmente, e aparentemente, ele foi morto por pedradas. Somente depois de exames realizado pelo Instituto de Policia Cientifica, é que irá realmente, de fato, constatar outro tipo ou não de lesão, e caso exista, qual?
Pelo que foi levantado por nossa equipe, no local onde o corpo foi encontrado, ele morava na Rua José Jaime dos Santos, Bairro Frei Damião (as margens da BR 230 – Saída para Campina Grande), em Santa Luzia-PB.

Vitima: Pelas marcas encontradas no local, o corpo foi arrastado por cerca de 10 metros. Faziam 4 anos que ele era separado de sua primeira esposa, com a qual, deixou 4 filhos, 3 menores, e um já maior de idade, que inclusive, esse filho maior de idade, já tem um filho.
Damião José Vicente, deixa quatro filhos e um neto. Ele atualmente vivia com outra mulher.


De acordo com relatos de populares, pessoas que inclusive foram vizinhas dele em outro bairro onde o mesmo residiu, e de outras pessoas que são vizinhas dele atualmente, relataram que o mesmo não tinha nenhum envolvimento com nada de ilícito, apenas, que bebia muito.

Uma das frases que ouvimos no local, é que o mesmo só fazia mal a si mesmo pela bebida que ingeria.

Estavam no local, tanto sua ex esposa (mãe de seus 4 filhos),a senhora Eliana Cristina dos Santos, bem como, a sua atual esposa, a senhora Maria do Carmo.

Também estavam no local outros familiares da vítima, como uma irmã e seu filho.
O Rabecão e a equipe da Polícia Cientifica já está na cidade para remoção do corpo.

A Polícia Militar de Santa Luzia-PB estava no local, fez toda a interdição da área para preservação de pistas e o corpo será levado para o IML de Patos-PB onde será necropsiado.



Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

ASSALTO AOS CORREIOS DE FRANCISCO DANTAS


Como já é de costume todo dia ser assaltado agências dos correios, entre as de hoje (01), é a da cidade de Francisco Dantas.
Segundo informações do Sargento Jales, responsável pelo blog Informar e Propagar a coisa não saiu como os assaltantes planejaram e chegou-se a fazer reféns funcionários e clientes.
Segundo informações, um dos assaltantes teria reclamado com o outro dizendo que:
(Deixar de assaltar um banco pra assaltar uma merda dessa, brincadeira...)
A reclamação teria ocorrido depois da descoberto da falta ou pouca quantidade de dinheiro encontrada.
REFÉNS DENTRO DA AGÊNCIA: Alaécio, Naldinha de Anaximandro, Luís da Ambulância, Joana Darque e o seu filho Júnior, o Galêgo Funcionários, entre outros...Como já é de costume todo dia ser assaltado agências dos correios, entre as de hoje (01), é a da cidade de Francisco Dantas.
Segundo informações do Sargento Jales, responsável pelo blog Informar e Propagar a coisa não saiu como os assaltantes planejaram e chegou-se a fazer reféns funcionários e clientes.
Segundo informações, um dos assaltantes teria reclamado com o outro dizendo que:
(Deixar de assaltar um banco pra assaltar uma merda dessa, brincadeira...)
A reclamação teria ocorrido depois da descoberto da falta ou pouca quantidade de dinheiro encontrada.
REFÉNS DENTRO DA AGÊNCIA: Alaécio, Naldinha de Anaximandro, Luís da Ambulância, Joana Darque e o seu filho Júnior, o Galêgo Funcionários, entre outros...

Reprodução Cidade News Itaú via João Moacir
Leia Mais ››

CURRAIS NOVOS: Bandidos voltam a agir próximo a agências bancarias e roubam um humilde casal.

Vitimas

Por volta das 10h40 desta sexta-feira (01/03/13) o casal EDIVALDO DAVI DE OLIVEIRA E JOSEFA MARIA PAIXÃO sacaram no caixa do Banco do Brasil a importância de R$-2.700,00 referente a o auxílio natalidade e quando deixaram a agência foram seguidos por um casal, um homem calvo, óculos escuros, baixo, forte, usando camisa polo verde e calça jeans clara e a mulher morena, baixa, forte, camiseta rosa e calça jeans escura abordaram o casal próximo a Maré Mansa e levaram todo o dinheiro e documentos que estavam numa sacola.
O meliante estava dentro da agência e viu o momento que a vítima sacou o dinheiro.
A Polícia Militar realizou várias diligências com todo o efetivo de serviço, mas não localizou os acusados. Neste momento várias câmeras de segurança da lojas próximas que filmaram os suspeitos estão sendo analisadas e em breve haverá fotos nesse blog desses bandidos para que você leitor possa ajudar a capturar esses bandidos que estão agindo em nossa cidade.
O casal (Vítima) têm 06 filhos e esse dinheiro seria para pagar contas e comprar alimentos para a família que segundo as vítimas vinham passando necessidades.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Veja como é o local onde homem faz mulher refém há mais de 19 horas


A reportagem do Portal BO conversou com a proprietária da casa em que Alexsandro Silva de Lima, de 29 anos, mantém uma mulher refém, desde o início da noite desta quinta-feira (28), em São Gonçalo do Amarante. Maria Andry Silva contou que o jovem costumava ir para a residência e, em alguns casos, usava drogas.

“Ele costumava usar crack e chegou na casa ontem por volta das 12h, mas eu saí com meu filho”, conta a mulher. Maria Andry fez um desenho de sua casa e afirmou só existem duas portas no local e que caso Alexsandro queira sair, ele será visto pela polícia. Cerca de dez viaturas do BOPE e Batalhão de Choque fazem isolamento na rua 31 de março.

Os policiais tentam negociar com o suspeito que se manteve irredutível desde ontem. Há mais de 19 horas Alexsandro, que é foragido da Justiça, está com a mulher, que supostamente seria uma namorada dele. Os filhos do homem foram levados até lá e devem ajudar a polícia a intermediar na negociação e rendição dele.

A casa em que Alexsandro está com a mulher é pequena e tem um terreno baldio ao lado. Maria Andry acredita que o suspeito esteja vendo toda a movimentação da polícia através de uma janela na lateral da casa. “Inclusive, essa janela está quebrada e não fecha. É só empurrar que ela abre”, revela.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Tentativa de homicídio nas proximidades da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu


Por volta das 06:00 horas desta sexta feira, 01/03, o apenado ARIANO SUASSUNA DE SOUSA, 37 anos de idade, natural de Patu-RN, foi alvejado por pelo menos quatro disparos de arma de fogo, provavelmente de revólver calibre 38, já que não foi encontrada nenhuma cápsula no local. 
A vítima cumpre pena em regime semiaberto no CDP de Patu, e ao sair na manhã desta sexta feira, quando se aproximava de sua residência, que fica localizada na rua Jessé Freire, bem próximo da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu, da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil e do Centro de Detenção Provisória, foi abordado por dois elementos numa moto, usando capacetes, sendo que o garupa efetuou vários disparos em direção a ARIANO, que foi atingido por quatro disparos, sendo um de raspão no nariz, um no braço direito, um na perna e outro na região torácica. 
A vítima foi socorrida para o hospital municipal de Patu e em seguida foi transferida para o hospital regional Tarcísio Maia em Mossoró, sob escolta policial.
Há alguns meses atrás Ariano relatou que ao sair do CDP pela manhã, foi seguido por dois homens numa moto utilizando capacetes, mas conseguiu correr e se abrigar em sua residência antes que os mesmos pudessem esboçar qualquer reação. 
O delegado regional Dr. Sandro Reges irá instaurar inquérito policial para apurar o fato e as circunstâncias.

Reprodução Cidade News Itaú via Patu News
Leia Mais ››

25º homicídio em Mossoró em 2013: Jovem é morto dentro de sua residência no bairro Santo Antônio


ATENÇÃO!!!IMAGENS MUITO FORTES ABAIXO

 Tailan Castro da Silva, 17 anos de idade foi morto a tiros dentro de sua residência, no final da Rua 6 de Janeiro, bairro Santo Antônio no início da tarde desta sexta-feira, 1 de Março de 2013.
 Segundo informações colhidas pela polícia e repassada para a imprensa, um elemento chegou na porta, chamou a vítima que em seguida convidou o homem para entrar. Ambos tiveram uma conversa e logo após o acusado efetuou os disparos. A vítima veio a óbito antes do socorro médico dentro da residência a na presença do seu avô.
  Informações repassadas por um familiar da vítima, que o jovem ontem chegou a ser ameaçado por um elemento e que ele estaria envolvido com outro menor em um roubo de uma motocicleta recentemente.
  Uma viatura da Força Tática realiza o isolamento da área, até a chegada do ITEP que esta em Alexandria, para que possa ser feita a remoção do corpo da vítima.
   Com essa morte Mossoró contabiliza em menos de 24 hs três crimes de homicídios que deverão ser investigados pela DEHOM (Delegacia de Homicídios de Mossoró), tendo como titular o Bacharel Dr. Roberto Moura.






ATENÇÃO IMAGENS FORTES ABAIXO



Reprodução Cidade News Itaú Passando na Hora
Leia Mais ››

Justiça do RN condena latrocidas por morte de pastor em culto evangélico


O juiz Fábio Ataíde Alves, da 4ª vara Criminal de Natal, condenou os acusados de realizar um assalto ocorrido em 2009 em um culto evangélico, no bairro Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal. A ação dos criminosos resultou na morte do pastor Edmilson Batista de Melo. Outras 24 pessoas foram mantidas reféns durante o assalto.

O réu Nélson Francisco dos Santos deverá cumprir pena de 40 anos, nove meses e 12 dias de reclusão, enquanto que Josenildo Lima dos Santos foi punido com 16 anos, cinco meses e nove dias. Os réus foram condenados por roubo, latrocínio e corrupção de menores, uma vez que estavam acompanhados de um adolescente de 17 anos, que participou ativamente do crime.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou os acusados relatando que, na madrugada de 1º de novembro de 2009, por volta das 2h30, eles acertaram realizar um roubo contra 25 pessoas que se encontravam em um culto religioso, em uma área de dunas do bairro de Felipe Camarão, denominada “Morro do Careca”.
Os denunciados estavam munidos de revólveres. Eles abordaram o grupo de religiosos e passaram a exigir, sob ameaça de atirar, a quantia de R$ 200. Ao mesmo tempo que ameaçavam, subtraiam pertences do grupo. Em dado momento, identificaram o pastor, Edmilson Batista de Melo, e começaram a agredi-lo, chamando-o de “ladrão”.
Além disso, relataram os promotores, o réu Nelson Francisco importunou a filha do religioso ao levantar sua saia. Na defesa da filha, o orador protestou e recebeu três tiros, um deles atingindo sua cabeça, todos disparados pelo próprio Nelson. Os disparos causaram a morte da vida.
Resultaram feridos, também em decorrência de disparos de arma de fogo, outros dois evangélicos. Os acusados ainda provocaram lesões corporais em 22 evangélicos. E somente fugiram do local do crime quando um dos religiosos conseguiu escapar e chamar a polícia. O MP ofertou a denúncia em 30 de novembro de 2009.
De acordo com o juiz Fábio Ataíde, restaram comprovadas todas as condutas levantadas pelo Ministério Público, levando à condenação dos réus pelos três crimes tipificados na petição inicial.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Filhos de Alexsandro participam das negociações para libertar refém no RN


Alexandro Silva de Lima, de 29 anos (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)Alexsandro Silva de Lima, de 29 anos
(Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
A ex-mulher e os sete filhos de Alexsandro Silva de Lima, de 29 anos, - foragido que está mantendo uma mulher em cárcere privado há mais de 19 horas em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal – chegaram ao local para ajudar nas negociações.
A refém, identificada pela polícia apenas como Sinara, está sendo mantida na casa da tia de Alexsandro, Maria Andri da Silva, de 43 anos, desde as 18h desta quinta (28). Em entrevista ao G1, a tia contou que não entra em casa desde o final da tarde de ontem, quando Alexsandro se refugiou.
“Eu fui trabalhar e voltei para fazer a inscrição do meu filho na lista de interessados para trabalhar no aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Mas quando cheguei em casa, ele estava lá, e toda essa confusão começou. Eu nem pude entrar em casa. Eu já tinha proibido ele de ir na minha casa”, desabafou.

Negociação

A polícia segue com o cerco na tentativa de avançar nas negociações e libertar a mulher que é mantida refém na rua 31 de Março, no Centro de São Gonçalo do Amarante. A ex-mulher e os filhos de Alexsandro tentam ajudar no diálogo com ele.
A negociação tem a frente o capitão da Polícia Militar Givanildo Gomes. Segundo a PM, o capitão tem cursos de especialização na área de negociação e liberação de reféns e está há 17 anos na polícia. Givanildo já atuou em casos como este dentro e fora do estado.
Segundo a própria polícia, Alexsandro recebeu pão, biscoitos e água dos policiais que cercam a casa. De acordo com o capitão Ivson Lima de Araújo, comandante da Companhia Independente da Polícia Militar em São Gonçalo do Amarante, os alimentos foram entregues após o foragido ameaçar matar a mulher caso não recebesse alimento. "As negociações continuam, mas Alexsandro permanece armado e com a mulher sob seu domínio no interior da residência", disse o capitão.

Mulher de azul é tia de Alexsandro e dona da casa usada para manter mulher em cárcere privado (Foto: Rafael Barbosa/G1)Tia de Alexsandro (de azul) é dona da casa que
está cercada pela polícia (Foto: Rafael Barbosa/G1)
Foragido e usuário de crack
Ainda segundo o capitão, Alexsandro Silva de Lima é foragido do sistema prisional potiguar, tendo deixado de cumprir o regime semiaberto na cadeia de Passa e Fica, onde respondia pelo crime de assalto. Após ser recapturado e perder o benefício, o preso fugiu. Hoje, ele possui mandado de prisão em aberto expedido pelo juiz Henrique Baltazar, da Vara de Execuções Penais do Rio Grande do Norte.

A única relação entre Alexsandro e a refém que a PM confirma até o momento é que ambos são usuários de crack. A casa fica na rua 31 de Março, no Centro da cidade. Mais de 30 PM participam do cerco. A mulher foi identificada apenas como Sinara.
"Estamos conversando com o Alexsandro. Ele disse que está fanzendo tudo isso, mantendo a mulher refém, porque a polícia teria matado o tio dele", disse o capitão.
Entenda o caso
O cerco à casa onde Alexsandro mantém a mulher como refém começou por volta das 18hdesta quinta-feira (28), quando a PM recebeu informações de que Alexsandro estaria dentro de uma residência na rua 31 de Março.
Ao chegar no local, os militares se depararam com o suspeito, que abriu fogo, atirando contra a polícia. Homens do BPChoque e da Rocam foram acionados e cercaram a casa. Desde então, Alexsandro permanece no interior do imóvel acompanhado de uma mulher.
Segundo a polícia, a fúria de Alexsandro começou depois que o tio dele foi morto em confronto com a polícia na terça-feira (26). Henrique Eduardo Angelo da Silva, de 25 anos, que apesar de ser mais novo é tio de Alexsandro, era foragido do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte de Natal, onde cumpria pena por assalto à mão armada.

Polícia faz cerco à residência em São Gonçalo do Amarante, no RN (Foto: Jorge Talmon/G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Correio do Vaticano lança série de selos para marcar renúncia do Papa


O Correio do Vaticano divulgou nesta sexta-feira (1º) uma série de quatro selos que marcam a incomum situação da renúncia do Papa Bento XVI, ocasionando o período de Sé Vacante.
Os selos são ilustrados pelo escudo da Sé Vacante - um guarda-chuva vermelho sobre chaves cruzadas - e o texto: "Sede Vacante, Citta del Vaticano, MMXIII", referência ao ano 2013 em numerais romanos.

Selos especiais do Correio do Vaticano marcam a renúncia de Bento XVI (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)

Selos especiais do Correio do Vaticano marcam a renúncia de Bento XVI (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)

Selos especiais do Correio do Vaticano marcam a renúncia de Bento XVI (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)

Turistas fazem fila para comprar os novos selos lançados no Vaticano (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Entrega da declaração do Imposto de Renda 2013 começa nesta sexta-feira



A Receita Federal começa a receber, nesta sexta-feira (1º), a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, ano-base 2012. O prazo vai até o dia 30 de abril deste ano, e quem perder está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.

A declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento por meio de formulário de papel foi extinta em 2010.
Obrigatoriedade
Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.
Também estão obrigados a apresentar o documento os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.
A apresentação do IR é obrigatória, ainda, para quem obteve, em qualquer mês de 2012, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.
Quem tiver a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2012, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil, também deve declarar IR neste ano. Este é o mesmo valor que constava no IR 2012 (relativo ao ano-base 2011).
A obrigação com o Fisco se aplica também àqueles contribuintes que passaram à condição de residente no Brasil, em qualquer mês deste ano, e que nesta condição se encontrem em 31 de dezembro de 2012.
A regra também vale para quem optou pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado à aplicação na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias contados da celebração do contrato de venda.
Atividade rural
Também é obrigatória a entrega da declaração de IR 2013 para quem teve, em 2012, receita bruta em valor superior a R$ 122.783,25 oriunda de atividade rural. No IR de 2012, relativo ao ano-base 2011, este valor era de R$ 117.495,75.
O documento também tem de ser entregue por quem pretenda compensar, no ano-calendário de 2012 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2012, informou a Receita Federal.
Declaração de bens e dívidas
Segundo o Fisco, a pessoa física deve relacionar, na declaração do IR, os bens e direitos que possui, no Brasil ou no exterior, assim como suas dívidas. De acordo com o órgão, ficam dispensados de serem informados os saldos em contas correntes abaixo de R$ 140, os bens móveis, exceto carros, embarcações e aeronaves, com valor abaixo de R$ 5 mil. Também não precisam ser informados valores de ações, assim como ouro, ou outro ativo financeiro, com valor abaixo de R$ 1 mil. As dívidas dos contribuintes, ou seus dependentes, que sejam menores do que R$ 5 mil em 31 de dezembro de 2012 também não precisam ser declaradas.
Imposto a pagar
Caso o contribuinte tenha imposto a pagar em sua declaração do IR, a Receita informou que isso poderá ser dividido em até oito cotas mensais, mas nenhuma delas pode ser inferior a R$ 50. Caso o imposto a pagar seja menor o que R$ 100, deverá ser quitado em cota única. A primeira cota, ou a única, devem ser pagas até 30 de abril, e as demais até o último dia útil de cada mês, acrescidas de juros.
O Fisco informou que o contribuinte também pode antecipar, total ou parcialmente, o pagamento do imposto ou das cotas, não sendo necessário, nesse caso, apresentar Declaração de Ajuste Anual retificadora com a nova opção de pagamento. Também pode ampliar o número de cotas do imposto inicialmente previsto na Declaração de Ajuste Anual, até a data de vencimento da última cota desejada.
O pagamento integral do imposto, ou de suas cotas e dos acréscimos legais, pode ser efetuado mediante: transferência eletrônica de fundos por meio de sistemas eletrônicos dos bancos; Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), em qualquer agência bancária; ou débito automático em conta-corrente.
Último ano de preenchimento pelo modelo simplificado
O ano de 2013 será o último no qual os contribuintes que declaram o Imposto de Renda pelo modelo simplificado precisarão preencher sua declaração do IR, segundo informações da Receita Federal.
A partir de 2014, de acordo com o Fisco, caberá ao contribuinte confirmar ou alterar os dados pré-preenchidos pelo órgão e apresentados em sua declaração anual. Esse modelo de declaração pré-preenchida do IR já é adotado em outros países, como a Espanha, e será possível com cruzamento de dados prestados pelas empresas contratantes.
Dados da Receita mostram que 70% dos cerca de 25 milhões de contribuintes que entregam IR anualmente, ou seja, mais de 17 milhões de pessoas, optam pelo modelo simplificado de declaração do Imposto de Renda. Neste caso, há o desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça decreta prisão preventiva de envolvidos no incêndio de Santa Maria (RS)


<a href="http://noticias.uol.com.br/album/2013/02/04/incendio-em-boate-de-santa-maria-rs.htm#fotoNavId=pr9909388"><u>Familiares e amigos das vítimas do incêndio pedem por Justiça em ato que lembra um mês da tragédia</u></a>

O juiz Ulysses Louzada, da primeira vara criminal de Santa Maria (RS), decretou nesta sexta-feira (1º) a prisão preventiva dos sócios da boate Kiss, Elissandro Spohr, o Kiko, e Mauro Hoffman, e dos músicos da banda Gurizada Fandangueira, Luciano Augusto Bonilha e Marcelo de Jesus dos Santos.

Os quatro estão detidos na penitenciária estadual de Santa Maria por participação no incêndio que matou 239 pessoas, no dia 27 de janeiro.

O juiz aceitou as justificativas dadas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público para decretar a prisão preventiva. Para Louzada, a medida é fundamental para a garantia da ordem pública. "Venho desde ontem analisando o pedido e vi que se justificava. O fato teve repercussão mundial. O mundo todo chorou com Santa Maria. Isso não pode ser descartado", afirmou.

O magistrado disse ainda que a prisão preventiva não significa, porém, que os quatro sejam culpados ou responsáveis pela tragédia.  

Com a decisão da Justiça, a polícia ganha mais dez dias para concluir o inquérito sobre o incêndio. Na quinta-feira (29), o delegado Marcelo Arigony --responsável pelas investigações-- afirmou que o tempo pode não ser o suficiente para finalizar o inquérito.

"Este período talvez não seja suficiente, mas é um tempo bastante razoável. Estamos tomando cerca de dez depoimentos por dia, talvez já tenhamos as perícias do IGP durante este prazo", disse.

O outro lado
Na quarta-feira (27), o advogado Jader Marques, que representa Elissandro Spohr, afirmou ao UOL que já aguardava o pedido de prisão preventiva.

"A prisão preventiva já poderia ter sido pedida no início. Se é cabível hoje, também era lá atrás. O próprio Kiko se ofereceu para ficar preso por mais 30 dias até o fim das investigações, mas a polícia quer trabalhar sem prazo", disse.

Após os dez dias, os delegados decidirão se tentarão outra medida para conseguir prorrogar ainda mais o prazo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Quem quiser romper, que rompa. Não queremos romper com ninguém", diz Lula em reunião do PT


O ex-presidente Lula (à esq.) fala a militantes no Diretório Nacional do PT, em Fotaleza

Em fala de abertura da reunião do Diretório Nacional do PT, nesta sexta-feira (1º), em Fortaleza, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado aos dirigentes do partido para que tenham "paciência" e "tolerância" na política de alianças com os partidos da base governista.

Segundo Lula, o PT deve adotar a linha de unir, evitando o "fogo amigo" contra partidos aliados.

Mesmo sem citar o nome do governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, Lula foi claro ao dizer que o foco do partido deve ser manter as alianças em torno da candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.

"Há um planejamento estratégico direcional de tolerância e paciência. De entender que, se alguém quiser romper conosco, que rompa. Nós não queremos romper com ninguém. O que nós queremos é fortalecer, só que não podemos impedir as pessoas de fazerem o que é de interesse dos partidos políticos. O ideal é que a gente consolide as forças políticas que estão ajudando esse país a mudar, como está mudando", afirmou Lula, diante das principais lideranças do partido.

A relação PT-PSB estremeceu ainda mais nos últimos dias com o aumento das especulações que Eduardo Campos será candidato à Presidência em 2014.

Primeiro, o governador de Pernambuco criticou Lula por "lançar" a candidatura de Dilma e disse que o país não precisa da "rinha" entre PT-PSDB.

Depois foram os irmãos Gomes que dispararam contra Eduardo Campos. O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) disse que o governador não tem proposta para o país. Depois, seu irmão Cid Gomes (PSB), o governador do Ceará, afirmou que Eduardo Campos deveria ser vice de Dilma.

Hoje, Lula afirmou que manter aliados na base do governo não será tarefa fácil. "Vocês estão acompanhando pelo noticiário que o que não falta é gente querendo arrumar confusão. É gente para, inclusive, tentar criar novidade dentro do nosso partido. Nós vamos partir para o nosso plano estratégico, que é a eleição da nossa presidente Dilma. 2013 é o ano da consagração da Dilma. Eu acho que este ano será mais importante até do que 2014, porque é nele que vamos consolidar a nossa presidente. Mas será um ano complicado de alianças", destacou o Lula.

Lula também citou que a "elite" brasileira vai atacar a presidente Dilma, com intuito de fortalecer a oposição.

"Eu acho que não será um ano fácil. Se alguém algum dia acreditou que a elite brasileira, sobretudo a elite política e parte dos meios de comunicação iriam aceitar a Dilma pura e simplesmente, já viram que não será assim. Nós temos que ter claro que eles vão fazer um esforço incomensurável para derrotas. E não é contra a Dilma, é contra a PT", destacou.

Uma das principais preocupações de Lula é a negação à política. "Nós estamos trabalhando num quadro onde a negação política está muito forte no imaginário popular. Negar a política significa colocar todo mundo no mesmo prato. Mas a negação da política é a margem da campanha deles. E como nós somos um partido político, mais do que ninguém, temos obrigação de defender a política. E nós queremos dar a resposta para fazer a reforma política, que eles não tiverem coragem de fazer", disse.

Depois, o ex-presidente afirmou ainda que  vai fazer "todo o esforço" para que Campos desista de uma possível candidatura.

Reunião
O diretório nacional do PT se reúne nesta sexta-feira e sábado (2) para definir estratégias políticas para 2013. Segundo o senador Eduardo Suplicy (SP), o principal objetivo do encontro é discutir a reforma política.

Em entrevista na chegada ao hotel onde está ocorrendo o encontro, o senador disse que vai defender que o partido apoie o financiamento público das campanhas, a divulgação em tempo real dos doadores e a realização de prévias com a realização de todos os partidos que compõem alianças.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

E-mails sugerem espionagem na gestão Chalita


Um conjunto de e-mails entregue pelo analista de sistemas Roberto Grobman ao Ministério Público sugere que um ex-diretor da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), subordinada à Secretaria da Educação de São Paulo, usou o cargo para fornecer informações internas do governo para um fornecedor, o grupo COC.

A aparente espionagem, para Grobman, é prova da relação entre o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP) e o COC na época em que ele foi secretário estadual da Educação (2002-2006).

Chalita é investigado em 11 inquéritos da Promotoria por suspeita de corrupção e enriquecimento ilícito. Todos os inquéritos são baseados em depoimentos de Grobman, que diz ter sido assessor informal de Chalita.

Editoria de Arte/Folhapress
Os e-mails, cujas cópias foram obtidas pela Folha, são trocados entre Milton Leme, diretor de tecnologia da FDE entre 2005 e 2006, e Chaim Zaher, dono do grupo educacional COC, vendido parcialmente em 2010.

"Que absurdo, este é o projeto do COC... Este é o edital que me pediram para ver", escreve Leme para Zaher em 27 de março de 2006. O assunto é a venda de dicionários eletrônicos para a FDE.

"Vamos entrar na briga", responde Zaher no dia seguinte. "Precisamos ver onde temos o dicionário eletrônico e (...) comprar urgente".

Outro e-mail traz como assunto o termo "Projeto Moderna", uma referência à editora que concorria com o COC nas licitações.

"Vejam o rapaz novamente... Querem publicar um edital relâmpago", avisa Leme para Zaher. O projeto seria para o treinamento de professores, segundo Grobman.

Zaher escreve que o COC poderia entrar com projetos por meio do Ceforp (Centro de Formação Profissional de Ribeirão Preto), curso que pertence ao empresário.

Zaher acabou perdendo ambos os negócios, segundo Grobman. Ele disse à Folha que Chalita preferiu contratar a editora Moderna porque o grupo espanhol que controla a empresa brasileira, o Santillana, prometeu que editaria os livros dele no exterior.

Grobman conta que Zaher o colocou como assessor de Chalita para prospectar negócios na secretaria. "Como eu não estava dando muitos resultados, ele colocou o Milton para espionar na FDE".

Leme é investigado em três dos 11 inquéritos. Ele diz que Grobman ganhou dinheiro do grupo ligado a José Serra (PSDB) para acusar Chalita. Segundo ele, Grobman chegou a oferecer R$ 500 mil para que ele sustentasse as acusações.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Maluf é autorizado pelo STF a ir para os EUA, mas desiste


Apesar de estar na lista de procurados pela Interpol (polícia internacional com 190 países-membros), o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) conseguiu autorização do STF (Supremo Tribunal Federal) para viajar ao exterior.

O pedido foi feito na semana passada, acompanhado de autorização da Câmara dos Deputados, e aceito pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Anteontem à noite, porém, a defesa do deputado federal informou ao STF que ele havia desistido da viagem.

O objetivo da ida de Maluf ao exterior seria representar a Câmara em um evento da ONU (Organização das Nações Unidas) neste mês.

Desde 2010, quando ocorreu a inclusão do nome dele no alerta vermelho da Interpol, a defesa de Maluf defende a tese de que a condição de congressista confere imunidade ao deputado --e que, por isso, ele não poderia ser detido fora do país.

Maluf pediu autorização de viagem para Nova York, nos EUA, cidade onde está a Promotoria que pediu a inclusão dele no alerta vermelho da polícia internacional.

Ex-prefeito de São Paulo, Maluf foi acusado de ter enviado ilegalmente para contas nos EUA recursos que teriam sido desviados de obras públicas no Brasil --como a construção da av. Jornalista Roberto Marinho (zona sul).

O pedido de permissão para viajar foi entregue pela defesa do deputado nos autos da ação penal do STF na qual ele e sua mulher são réus --sob a suspeita da prática de crimes financeiros, também ligados às obras da avenida da zona sul paulistana.

O ministro Lewandowski é relator do caso --e por isso recebeu a solicitação de Maluf.

O pedido de autorização do STF não poderia ser um instrumento jurídico para barrar uma eventual ação da Interpol no exterior, mas funciona como uma prestação de contas à Justiça brasileira sobre sua ausência.

A defesa e a assessoria de Maluf foram procuradas pela Folha, mas informaram que não iriam se pronunciar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Médico vence batalha, mas continua sem receber por parto de filho de Neymar


Dr. Herbert Kramer (d) com sua mulher, ao lado de Neymar no Hospital São Luiz
O médico Herbert Kramer afirma que Neymar ainda não pagou a dívida pelo parto do próprio filho, Davi Lucca, que nasceu no Hospital São Luiz, em São Paulo, em agosto de 2011. Kramer, responsável pelo pré-natal da mãe, Carolina Dantas, e pelo parto da criança, aguarda o julgamento do processo.

“Não recebi nada ainda. Não houve nenhum tipo de contato da parte do Neymar ou da família. Aguardamos o julgamento”, afirmou o médico ao UOL Esporte.

Apesar de não receber pelos serviços prestados, Kramer venceu a primeira batalha contra Neymar e seus representantes. Após a família do craque acionar o Conselho Regional de Medicina (CRM), acusando o médico de fazer cobranças indevidas em relação ao parto da criança, o órgão supervisor não aceitou as denúncias e respondeu que Kramer não cometeu nenhuma infração no caso.

“Eles entraram com uma carta dizendo que eu tinha cobrado coisa indevida, que o convênio da paciente que tinha que pagar o parto. O CRM mandou uma carta de volta dizendo que eu não cometi nenhuma infração as regras e normas do CRM”, disse Kramer.

Herbert voltou a dizer que não cobrou nada “por fora” em relação ao parto, pois o mesmo foi “particular” e realizado no Hospital São Luiz, já que o convênio médico da gestante não cobria o nascimento da criança em São Paulo, local escolhido pela família de Neymar.  

O médico Herbert Kramer abriu um processo contra o atacante do Santos e da seleção brasileira para cobrar honorários de R$ 45 mil na 6ª Vara Cível de Santos, referentes ao pagamento do parto de Davi Lucca, filho de Neymar.

Kramer alega que, além do parto, cobra o valor por ter fechado seu consultório na Baixada Santista por quatro dias para ficar à disposição da família, no Hospital São Luiz, em São Paulo. Segundo o médico, o valor é cobrado pelos serviços prestados da equipe médica, já que Kramer levou um médico auxiliar, Sérgio Kabbach, e sua esposa, Daniela Jordão, enfermeira obstetra. 

Tanto o Conselho Regional de Medicina (CRM) quanto a Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (Sogesp) disseram, por meio de suas assessorias de imprensa, que não estipulam tetos de valores. “Cada profissional privado tem autonomia para determinar seus honorários”, disse a assessoria do CRM.

Procurado pelo UOL Esporte, o estafef de Neymar alega que não entrará em acordo com o médico, e ressalta que não tem nada a dizer, pois segue aguardando o andamento do processo que, segundo eles, não possui novidades.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Noite desta sexta-feira (1°) terá paredão surpresa


Durante a manhã desta sexta-feira (1°), a Rede Globo veiculou uma chamada durante o programa "Mais Você" que anunciava a formação de um paredão surpresa para esta noite, no "BBB13". 

A informação pode estar relacionada à revelação que o diretor do reality, Boninho, fez por meio do seu twitter no dia 25 de fevereiro. De acordo com o diretor, o Big Fone deve tocar durante o programa ao vivo desta noite.

Quem atender poderá escolher alguém para indicar ao paredão e em seguida deverá ir até a despensa para abrir uma caixa surpresa.

O brother deve ser eliminado na noite de sábado, e um novo paredão pode ser formado no domingo.

Nas redes sociais, usuários dizem que o paredão surpresa é para compensar prova do líder da quinta-feira à noite, que teve o resultado questionado.

Polêmica

Telespectadores do "BBB13" usaram a internet para colocar em dúvida o resultado da prova do líder, que deu para Kamilla a liderança da semana. Antes de cravar o tempo de 1,4 divulgado pela produção, é possível ver, em vídeo disponibilizado no site oficial do programa, o cronômetro marcar 1,88 e passar para 1,135 até chegar a 1,4.

Com mais de 1,88 segundo, Kamilla ficaria atrás de Fani e Natália, que fizeram a prova em 1,408, e de Nasser, que completou a tarefa em 1,65, segundo os dados da produção.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Globo diz que prova que deu liderança a Kamilla é válida


Após polêmica na prova do líder de quinta-feira (28), da qual Kamilla saiu campeã, a Central Globo de Comunicação (CGCom) afirmou que a prova foi válida e que não haverá correções.

Segundo a Globo, o cronômetro tinha problemas com o zero após a vírgula, mas Kamilla foi realmente a mais rápida.

Em sua página no Facebook, a patrocinadora da prova, a Panasonic Brasil, afirmou que os cronômetros utilizados na prova não foram fornecidos pela marca e que já havia entrado em contato com a produção do "BBB13" para averiguar possíveis falhas. Eles se manifestaram após receberam diversas críticas de internautas sobre a validade da disputa.


Entenda a polêmica

Telespectadores do "BBB13" usaram a internet para colocar em dúvida o resultado da prova do líder de quinta-feira. Antes de cravar o tempo de 1,4 divulgado pela produção, é possível ver, em vídeo disponibilizado no site oficial do programa, o cronômetro marcar 1,88 e passar para 1,135 até chegar a 1,4.

Com mais de 1,88 segundo, Kamilla ficaria atrás de Fani e Natália, que fizeram a prova em 1,408, e de Nasser, que completou a tarefa em 1,65, segundo os dados da produção.

Alguns internautas argumentaram que o cronômetro não teria voltado, mas deixado de mostrar uma casa decimal, marcando 1,88 quando seria 1,088.

Eles levantaram também a suspeita de que o tempo correto de Nasser seria 1,065, o que daria a liderança ao gaúcho.

Outros dizem ainda que o cronômetro de Nasser demorou a parar, o que teria prejudicado o participante. Segundo essa versão, ele passa pelo sensor da televisão antes mesmo de 1 segundo.

No vídeo da prova de Nasser, porém, é possível ver que ele pisa no colchão antes de deslizar, o que poderia desclassificá-lo.

A prova

A tarefa, patrocinada por uma marca de aparelhos eletrônicos, exigia explosão e rapidez. Cada brother deveria pegar impulso em uma plataforma e se jogar em um colchão para deslizar até cruzar a tela de uma televisão gigante. Sensores marcavam o tempo no começo e no fim do colchão.

Para a realização da prova, os participantes tiveram de vestir um macacão especial. A ordem de participação foi definida por ordem alfabética, começando por Anamara. Na primeira tentativa, ela pisou no meio do colchão, o que era proibido. Por não ter sido avisada, a baiana ganhou mais uma chance. Na segunda tentativa, a sister deslizou em 2,276 segundos.

Andressa completou a tarefa em 3,46 segundos. Por sua vez, Fani fez em 1,408 segundo. Já Kamilla conseguiu ser mais rápida que Fani e realizou o circuito em apenas 1,4 segundo. Único homem a participar da prova, Nasser cumpriu a prova em 1,65 segundo.

Pela ordem alfabética, Natália foi a última a realizar a prova e levou 1,408 segundo, exatamente o mesmo tempo de Fani.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Nasser é anjo da semana e ganha carro no "BBB13"


Nasser é o anjo da semana no "BBB13". Além do colar da imunidade, conquistado pela segunda semana seguida, ele ainda ganhou um carro. Após vencer disputa que envolvia memória, o gaúcho afirmou: "Nunca foi tão fácil ganhar alguma coisa".

Os participantes do "BBB13" fizeram a prova do anjo no início da tarde desta sexta-feira (1°). A líder Kamilla leu as instruções: quem tirasse as bolinhas vermelhas de uma urna poderia participar, e o jogo seria disputado em ordem alfabética.

Anamara, Fani, Fernanda, Marcello, Nasser e Natália foram os sortudos. Apenas André e Andressa ficaram de fora.

O gaúcho deu o castigo do monstro a Marcello e Kamilla. Eles deverão se fingir de estátua até domingo, toda vez que uma música tocar.

Prova

Os brothers foram recebidos pelo jornalista Vinícius Valverde do lado de fora da casa e ouviram as instruções: seria um jogo de memória. "É uma prova que demanda concentração máxima", explicou.

Eles deveriam assistir ao movimento dos bancos de um carro e reproduzir as sequências observadas em uma tela de touchscreen.

Marcello foi o primeiro a errar, na segunda rodada, e foi eliminado da prova. Após algumas rodadas sem erros, Anamara se tornou a segunda eliminada. Fani também erra e sai da prova, e após Natália. Sobram apenas Nasser e Fernanda.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Salve": Morena revela que está viva e conta tudo sobre tráfico a Helô


http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20130301110122.jpg
"Salve Jorge" promete trazer para o telespectador fortes emoções a partir do dia 11 de março. É quando Morena (Nanda Costa) consegue falar com Helô (Giovanna Antonelli) e contar que está viva.

Tudo acontece quando Morena fica sabendo que a notícia de sua morte chegou ao Brasil. Preocupada com a reação de sua família, ela resolve entrar em contato com a delegada.

Lívia (Claudia Raia) também fica sabendo que o acidente no qual Morena se envolveu na Turquia não foi fatal.

A filha de Lucimar (Dira Paes) acessa um site e descobre que uma missa será celebrada em sua homenagem. Ela liga para Helô e conta tudo: "Eu fui traficada, dona Helô... ! Aquela Wanda... A história do emprego, era tudo mentira! Tô fugida aqui na Turquia! Eles pensam que eu morri, por isso que eu fiz o fake, pra mandar as informações pra senhora e poder voltar quando eles forem presos!", revela.

Helô pede calma e avisa que vai a Turquia resgatar Morena: "Preciso que eles continuem achando que você está morta! Me promete", pede a delegada.

Morena aceita a ideia e, acompanhada de Zyah (Domingos Montagner), ela vai para um hotel da cidade ficar escondida.

 Dias depois, um policial é enviado por Helô para levar Morena a Istambul. A jovem pede que Zyah a acompanhe e quando chegam a um hotel, Morena vê Lívia saindo de um lugar e corre animada para falar com ela. Sem saber que ela é a líder dos criminosos, a jovem conta toda a verdade.


"Salve": Com ajuda de Morena, Waleska revela esquema de tráfico para Helô

Morena (Nanda Costa) vai conseguir passar todos os detalhes do tráfico de pessoas para Helô (Giovanna Antonelli) nos próximos capítulos de "Salve Jorge".

Será através de Waleska (Laryssa Dias) que Wanda (Totia Meirelles) será totalmente desmascarada.

Tudo acontece quando Morena consegue fazer com que um celular chegue às mãos da amiga em Istambul. 

A quadrilha, desconfiada de que Demir (Tiago Abravanel) e Zyah (Domingos Montagner) sabem dos crimes, mandará as traficadas para a Holanda com o intuito de despistar os rapazes.

A essa altura, Morena já terá pedido para Zyah entregar um celular para Waleska contendo apenas o número de Helô. 

Quando elas retornam da Holanda, o marido de Tamar (Yanna Lavigne) consegue entregar o aparelho para Waleska, que liga de imediato para a delegada.

Na ligação, ela revela que há meninas presas em Istambul e pede socorro. Waleska conta que todas são escravizadas por uma máfia de tráfico humano.

A moça revela o local e o nome da boate.

"Salve Jorge" vai ao ar logo após o "Jornal Nacional".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››