domingo, abril 22, 2012

Bandidos invadem casa lotérica, arrombam e levam dinheiro do cofre no sertão paraibano



A bandidagem aproveitou o feriado para praticar assalto na cidade de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Conforme informações, durante a madrugada deste sábado (21), indivíduos não identificados arrombaram o teto, quebraram o forro e entraram na Casa Lotérica que fica localizada no centro de Marizópolis, ao lado da BR 230. Os criminosos não se intimidaram com os equipamentos de segurança da agência, e arrancaram os fios das câmeras e alarmes. 


Em seguida os acusados arrombaram o caixa central e levaram certa quantia em dinheiro não informada pelo proprietário da agência. A equipe da Polícia Militar, Comandada pelo CB C. Rodrigues, e os SD Romero, SD Luciano e SD Diego Garrido, foram até o local onde realizaram os devidos procedimentos necessários ao caso. Equipes do IPC (Instituto de Polícia Científica) de Patos foram acionadas para realizar perícia no local. 

Fonte: folhadosertao
Leia Mais ››

Colisão envolvendo animal deixa um morto e outro ferido em Passa e Fica/RN


 

Milonis Marcolino da Silva, 25 anos de idade, residente no sítio Carnaúba, em Lagoa D`Antas, também no agreste, veio a óbito após o veículo em que ele vinha, um Celta Cinza, placas KKF 5516/RN colidir violentamente com um animal nas proximidades do sítio Cipoal. 

O condutor do veículo, identificado apenas como Nivaldo, foi socorrido para um hospital em Natal, com graves ferimentos. O acidente ocorreu no início da madrugada deste domingo – 22 de Abril - . As vítimas voltavam de uma vaquejada que acontecia na Cidade de Passa e Fica. Informações dão conta de que Nivaldo pudesse está ingerindo bebida alcoólica antes do acidente. 

Para o Soldado PM Mendes, pertencente ao 5º DPRE, o motorista dirigia em alta velocidade, considerando a distância do ponto da colisão até onde o veículo foi parar; aproximadamente 100 metros de distância. O soldado aproveitou para alertar os condutores a dirigirem com uma atenção maior, principalmente à noite quando há perca de visibilidade. Destacou também a conscientização dos proprietários de animais para que não os deixem soltos nas rodovias. 

Fonte: Júnior Campos via Trânsito e Notícia
Leia Mais ››

Agente penitenciário foi morto a tiros em São José do Campestre-RN



Um agente penitenciário foi assassinado na madrugada desse domingo, por volta de 1 hora da manhã no município de São José de Campestre, a 85 km da Capital Potiguar (Natal). Segundo um dos agentes da Delegacia e Plantão Zona Sul, Marcelo Luís Quintano de 35 anos de idade, estava em uma festa do Sabugueiro (A festa é realizada todos os sábados no clube da cidade, quando dois homens se aproximaram e começaram a efetuar os disparos.

O mesmo foi atingido por três disparos de arma de fogo, de acordo com a irmã Eneide Alves Pereira. Segundo ela, Marcelo chegou a ser levado no hospital da cidade (Hospital Maternidade Maria Vicência de Sousa), mas ele já deu entrada sem vida. O corpo foi conduzido para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) para autópsia e liberação do atestado de óbito.

Marcelo Luís era agente penitenciário (trabalhava presídio de Nova Cruz), ele foi convocado no último concurso público há quatro anos e tinha pouco mais de um ano na função. A ocorrência foi atendida pelos policiais militares lotados em São José de Campestre, mas o Boletim de Ocorrência (B.O.) foi registrado na plantão Zona Sul, em Natal, por volta das 4 horas.

A irmã de Marcelo foi orientada a apresentar o Boletim de Ocorrência na segunda-feira à Delegacia de São José do Campestre para que inicie as investigações. Saiba Mais: A falta de segurança do município é notória, Ana Paula, "A cidade conta apenas com dois policiais militares e uma viatura da PM".

Fonte: Portal RN e Imagens cedidas ao Blog Campestre Cidadão pelo PM - De Oliveira
Leia Mais ››

Jovem é transferida para Natal em estado grave apos sofrer queimaduras pelo corpo


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaMKwYevUiLvtLF6RkDNuHsMpd_sMI3XwelH-FlvRUIw0o8FtBn3fQzwt6U8MczF6j8biFJmlWGFeBsKF2pmCDCGDeUpI0BWN5klBRGA2fO8uHik3C7NDMaLV7mUA3eF-eZP0Yo00zDZg8/s1600/Andr%25C3%25A9ia.bmp
Na Foto: Andrea Barros


O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite deste sábado (21), para atender umaa ocorrência na rua Olegario Vale, 854 no centro de Caicó, onde a Andrea Bezerra Barros da Costa, 25 anos, tentou cometer suicídio colocando fogo no próprio corpo. 

Andrea foi socorrida pelos Bombeiros e conduzida até o Hospitalo Regional do Seridó onde recebeu os primeiros atendimentos médicos e em seguida foi transferida para Natal.

A Jovem que é esposa do Presidiário Valdir Sousa,  sofreu diversas queimaduras pelo corpo e está internada do centro de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel em Natal.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Mototaxista foi morto a tiros na manhã deste domingo na cidade de Caicó


Créditos Fotos Cabo M Sousa


A polícia foi acionada na manhã deste domingo para atender uma ocorrência de tiroteio no bairro Frei Damião em Caicó e Chegando ao local encontrou o jovem Daniel de Araújo Santos 25 anos, já morto com vários disparos de arma de fogo. Policiais apuram o que de fato aconteceu, mas pelas características do ocorrido, tudo leva a crer que tratou-se de uma execução sumária. 

A vítima residia no bairro Walfredo Gurgel, e segundo informações, tinha passagem pela justiça por assalto. A vizinhança diz ter ouvido vários disparos e quando saiu para olhar encontrou o jovem já caído em cima de sua moto ao lado de uma cerca. 


A polícia trabalha com uma pista que seria um passageiro que andou com o mototaxista por várias vezes durante a manhã de hoje. Várias guarnições da PM estão em diligência neste momento na tentativa de prender o autor deste homicídio em Caicó

As fotos são de exclusividade do Blog do CB M Sousa - com v&c

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Acidente com duas vitimas fatais registrado no município de Jucurutu


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwW-4rfLwWEL5e0YPrxEnJtJEjRvWdORo-JAQFEAzbHTBwEIg60T2SuAovOO3q5__NSJIJWtyF8gxap17pUWq-V214SHKZkfvuVmlejYMUUiSxKeq7pFCuT_ju1cdND4E4i4WAuWvrMe4/s1600/francim%C3%A1rio2.jpg
 Na Foto: Francmario


O domingo, 22, em Jucurutu começou com muita tristeza. Por volta de 01h00 desta madrugada,dois Jucurutuenses, conhecidos por João da Barraca e Francimário, que vinham de Triunfo Potiguar com destino a Jucurutu colidiram com a traseira de uma moto Pop 100, cor preta, placas NNR 7214, Jucurutu/RN, conduzido por Carlos Eduardo. 

O fato se deu em cima de uma ponte, no sítio Riachão, em Jucurutu. João da Barraca e Francimário vinham em uma motocicleta Fan 150, preta, placas NNR 7244 e, depois de participarem de um jogo do campeonato de futebol da Cidade de Triunfo Potiguar e passarem a noite comemorando, se deslocaram para Jucurutu. 


Os dois, João da Barraca e Francimário, morreram no local, enquanto Carlos Eduardo, ficou gravemente ferido e foi transferido para Natal em estado grave. João da Barraca e Francimário eram dois conhecidos cidadãos em Jucurutu. O primeiro era bastante famoso por possuir um bar no rio de Jucurutu que era muito frequentado. O segundo, Francimário, era um jogador de futebol, já tendo jogado, inclusive em equipes profissionais do RN e de outros Estados, além de já ter sido Secretário de Esportes do município. 

Fonte: Eduardo Dantas via 3ªCIA/6ºBPM da Polícia Militar de Jucurutu 
Leia Mais ››

JARDIM DO SERIDÓ: 02 jovens são esfaqueados durante festa


CAIO (FERIDO NO PEITO)
ALEX (FERIDO NAS COSTAS)


Durante uma festa realizada na madruga deste Domingo (22/04) no Clube Fazenda Casa Show em Jardim do Seridó, os jovens, CAIO CIPRIANO DE A. SEVERO DE 20 ANOS, residente na Rua Juvenal de Oliveira, Bairro São João, Jardim do Seridó e ALEX SOARES MEDEIROS DE 18 ANOS, residente no mesmo endereço foram esfaqueados com um punhal durante uma confusão. CAIO sofreu um punhalada no peito e foi transferido em estado grave para Natal e seu primo ALEX sofreu uma punhalada nas costas e ficou internado no Hospital Regional de Currais Novos.
Alex falou a nossa reportagem que é integrante da banda que iria tocar na sequencia da festa e se dirigia ao palco quando começou a confusão e só percebeu que tinha sido atingido quando subiu ao palco e os colegas viram o sangue na camisa e o avisaram.
A Polícia Militar e os seguranças agiram rápido e detiveram 06 suspeitos, entre eles,  menores de idade da cidade de Parelhas que são apontados como autores dessa tentativa de homicídio.
 Mais tarde repassaremos mais informações sobre a prisão dos suspeitos.

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

POLICIAIS DA DP DE MACAÍBA PRENDEM ACUSADO DE MATAR TAXISTA EM MACAÍBA NA SEXTA FEIRA DA PAIXÃO



Policiais Civis da Delegacia de Macaíba cumpriram,hoje,21 de abril,dia do Policial Civil mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal da Comarca de Macaíba contra JOSÉ CLAUDIANO COSME CAMPOS, 27 anos, residente na Rua Eloi de Souza, Centro, Macaíba/RN.
Claudiano é apontado como o executor do crime que teve como vítima o taxista da cidade de Parnamirim/RN PAULO ELTON FARIAS DA SILVA, crime ocorrido em plena sexta feira santa no centro da cidade (06.04.2012). Na hora da prisão Claudiano estava portando uma pistola  TAURUS .40, com registro de autorização do 7º Comando Militar do Exército em Pernambuco.  Tudo leva a crer que a PT foi a mesma utilizada no homicídio. Claudiano é bastante conhecido na criminalidade sendo um dos responsáveis pela distribuição e trafico de drogas no Bairro Morada da Fé, em Macaíba, sendo também acusado do crime de roubo.
O acusado será encaminhado ao plantão zona sul, onde será autuado pelo porte de arma de uso restrito e em seguida encaminhado a uma das unidades prisionais do Estado. 






Fonte: Sentinelas do Apodi via Macaíba Polícia
Leia Mais ››

Mototaxista é assassinado a tiros na manhã de hoje em Caicó/RN


O Mototaxista Daniel de Araújo Santos, 25 anos, residente à rua Manoel Cesário de Medeiros, bairro Walfredo Gurgel, em Caicó, foi brutalmente assassinado na manhã de hoje (22) por volta das 10:00hs da manhã.


Segundo conta uma irmã da vítima: A família já sabe quem solicitou a última corrida com o mototaxista... Trata-se de um menor, e que esse menor teria envolvimento com o mundo tráfico, que ainda não sabem apontar o motivo pelo qual o jovem foi morto, haja vista a polícia descartar a possibilidade de "latrocínio" (Roubo seguido de morte), pois seus objetos pessoais como dinheiro e Celular se encontrava no corpo da vítima.


Um ex-amigo da vítima, que tem um irmão envolvido com o tráfico, disse a reportagem do blog Jair Sampaio, que a vítima (Daniel), seria usuário de drogas, e que às vezes, sob o efeito da droga, era um pouco violento, pois diversas vezes presenciou a vítima fazendo uso de entorpecentes, essa pessoa que não quer ser identificada, disse também que a família talvez desconhecesse dessa dependência do mototaxista.


Perícia Técnica ainda não sabe precisar quantos foram os disparas que atingiram a vítima, mas percebe-se que há um tiro na nuca o outro nas costas, só após lauda do Itep é que a Polícia irá se pronunciar, ou se chegando ao acusado do crime, a polícia poderá dar mais detalhes sobre o fato.


 

Fonte: É Sertão
Leia Mais ››

42ª Morte de forma violenta em Mossoró em 2012


A Central de Operações da Policia Militar registrou no final da noite de sábado 21 de Abril de 2012, mais uma morte de forma violenta em Mossoró. O crime aconteceu por volta de 21 horas, na Rua Artur Bernardes no Bairro Santo Antonio.

Maria Alzerina da Silva, 75 anos de idade, foi alvejada no pescoço com um disparo de arma de fogo. A Mesma foi socorrida por familiares para o Hospital regional Tarcisio Maia, mas não resistiu e morreu momentos depois de chegar a Unidade Hospitalar.

Segundo informações de familiares, Maria Alzerina estava sentada na calçada de sua residência em meio a crianças e adultos. Num certo momento a idosa desceu até a rua para pegar uma criança que havia descido a calçada, quando quatro elementos teriam passado na rua em duas motocicletas trocando tiros. Ela foi alvejada por bala que ficou alojada na garganta.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Agentes da Divipoe Prendem Mossoroense com 119 Caixas de Cigarros Contrabandeados


Uma operação conjunto envolvendo agentes da 2ª Delegacia de Policia, da Delegacia Regional e da Divisão de Policia Civil do Oeste, Divipoe, prenderam no Bairro Santa Helena, um homem acusado de Exercício de Atividade Comercial Clandestino “Contrabando de cigarros”.

Jonas Pedro de Moura, 56 anos de idade residente na Rua João Cordeiro no Bairro Barrocas, foi detido com 119 caixas de cigarros. Cada caixa contem 50 pacotes, a maior parte importado. Jonas, responde processo por contrabando na Justiça Federal. O mesmo já cumpriu pena pela pratica criminosa.

Os agentes receberam informação que Jonas estava em Mossoró, exercendo seu comercio ilegal e no momento de sua localização, no Santa Helena, o mesmo tentou fugir do cerco, abandonado o veiculo e invadindo uma residência. Jonas foi detido e conduzido para a sede da Divipoe, no bairro Nova Betânia.

No veiculo de sua propriedade, um Santana de cor prata de placas MXX 7002, os agentes encontraram 370 reais em dinheiro fracionado e um carregador de pistola 380 com todas as munições. O Bacharel, Odilon Teodósio, titular da Divipoe acredita que Jonas estava armado e teria conseguido abandonar a arma dentro da residência. O carregado foi encontrado no meio de papeis dentro do veiculo, na hora que chegou à delegacia.

Dr. Odilon disse ainda que Jonas, há tempos atrás teria armado um flagrante contra um grupo de policiais e cinco deles foram excluídos das fileiras da Policia Militar de Mossoró, acusados de crime de extorsão. No momento de sua prisão, Jonas ainda convidou os agentes para “Uma conversa”. Alem dos processos que já responde o acusado, passa a responder pelo crime de posse de munições, art. 14 da lei 10826/2003.

A mercadoria foi periciada por uma equipe do Itep de Mossoró e ficará na sede da Divipoe aguardando a presença de representantes do fisco estadual que assumirá a posse e a guarda da mercadoria.

Jonas foi conduzido para O Centro Provisório de Detenção Masculino e ficará a disposição da justiça.





Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Menino de três anos é atropelado por veículo e morre no local; ele tentava atravessar a estrada



O sinistro aconteceu nesse sábado (21), pois ele estava com sua avó, quando se soltou da mão dela, correu em direção a estrada e foi atropelado.
Um menino de apenas três anos de idade foi atropelado na tarde deste sábado (21) na comunidade de Maria Soares, no município de Conceição.
O carro do condutor que atropelou a criança é um Ford Fusion, de cor branca, placas NPW-2173 da cidade de Itaporanga.
Segundo informações de testemunhas repassadas a nossa reportagem, o menino estava a márgem da estrada quando se soltou das mãos da avó e tentou atravessar a pista, porém nesse momento vinha um veículo, o qual não deu tempo feá-lo, e acabou batendo na criança.
A vítima teve imediata e o condutor do veículo evadiu-se do local do acidente.
O pequeno, era filho do casal Fábio Júnior Liberato da Silva  e Ivonete Lima da Silva.
A Policia foi acionada, e chegando no local do ocorrido isolou a área para tomada das devidas porvidências.

Fonte: É Sertão
Leia Mais ››

Crime Bárbaro: jovem é assassinado com mais de 30 facadas em Bayeux/PB; IMAGENS FORTES


Uma cena de barbaridade foi registrada na manhã deste domingo (22) no conjunto Comercial Norte, em Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa. Um jovem foi assassinado com mais de 30 golpes de faca no município.
Na madrugada, moradores denunciaram à polícia que um homem estava sendo agredido no local. A guarnição do soldado Malta e Everaldo foi averiguar a denúncia, mas não encontrou nenhum fato. Por volta das 5h, o corpo foi encontrado pela polícia após novas informações.
Familiares de Michael Simão dos Santos, 17, disseram que o jovem saiu de casa dizendo que iria para um show na cidade.
Segundo a polícia, a suspeita é que o crime tenha relação com acerto de contas. Como o jovem foi encontrado dentro de um cercado de uma fazenda, a PM acredita que a vítima tenha sido atraída para o “cheiro do queijo”. Os objetos da vítima foram encontrados a 200 metros do corpo
Não há suspeita dos responsáveis pelo assassinato. O crime já está sendo investigado pela 5ª Delegacia de Bayeux.

ATENÇÃO. IMAGENS FORTES ABAIXO:




Fonte: É Sertão
Leia Mais ››

Cantor Leonardo pede aos fãs corrente para recuperação do filho


Durante show na noite deste sábado (21), no Rio de Janeiro, o cantor Leonardo se emocionou e pediu aos fãs que fizessem uma corrente para o filho Pedro, internado em coma e em estado grave, após sofrer um acidente de carro, em Minas Gerais.

"Eu gostaria que a gente unisse hoje o show, a festa, a lembrança do Leandro e Leonardo, e fizesse uma corrente religiosa para que meu filho permaneça aqui com a gente", disse o cantor, enxugando os olhos.

Leonardo lembrou que, há 14 anos, o irmão e parceiro Leandro sentiu dores em um show e algum tempo depois morreu. Ele agradeceu a presença e o carinho de todos e as mensagens de apoio que vem recebendo.

O músico pisou no palco do Citibank Hall, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, às 22h40 da noite. Segundo assessores, foi o único compromisso que não cancelou até o fim de semana.

Depois de quatro músicas executadas, falou aos fãs, contou que o estado de saúde do filho é grave e mais uma vez recorreu ao irmão falecido: “Pelas fotos do carro que eu vi, pelo jeito que ele está no hospital antes de eu vir pra cá, eu vi que realmente tem um talismã na nossa vida chamado Leandro, que salvou esse moleque. Porque não foi bonito não”.

Leonardo também deixou transparecer seu orgulho paterno. “Eu sabia que o Pedro era um moleque muito querido. O Brasil todo fala. Mas agora estou vendo que ele é muito mais querido do que eu imaginava”, afirmou. E mais uma vez pediu orações para a recuperação do filho: “Na hora de botar a cabeça no travesseiro e vir orações ao nosso querido Pedrão. Volte pra nós aí. Vai melhorar, vamos lá, meu filho”.

Acidente após show

O filho de Leonardo, o também cantor Pedro Dantas, sofreu o acidente quando voltava de carro de Uberlândia (MG), após se apresentar em um show, na última quinta-feira (19). Os médicos do Instituto Ortopédico de Goiânia, onde ele está internado, diagnosticaram o cantor com um quadro "extremamente grave".

Segundo o diretor da UTI do hospital, Wandervan Antônio Azevedo, em uma tomografia realizada na noite deste sábado (21), não foi constatada alteração no edema cerebral apresentado por Pedro. O médico informou que, apesar da pneumonia, o que mais preocupa a equipe médica é a questão neurológica.

"Não teve nenhuma alteração, o que é bom. Não esperávamos que o edema fosse melhorar agora. Mas não aumentou, o que é muito importante", disse Azevedo.


Pneumonia

Azevedo falou novamente sobre a pneumonia, classificada como aspirativa: "Ele deve ter vomitado e foi para o pulmão", disse o diretor do hospital. A complicação, segundo o médico, está sendo tratada com antibiótico.

De acordo com Wandervan Azevedo, as próximas 48 horas são cruciais para saber como Pedro vai reagir ao tratamento. Enquanto isso, ele continua sedado, em coma induzido e respirando com ajuda de aparelhos, disse o diretor.

Exames

Na sexta à noite, o cantor passou por exames que constataram o edema cerebral e os médicos diagnosticaram a necessidade de que Pedro permanecesse em coma induzido por pelo menos três dias, para que cérebro volte ao tamanho normal.

Pedro, que faz dupla com o primo Thiago, filho do falecido Leandro, voltava de MG, onde realizou um show na noite de quinta-feira (19), quando capotou o carro, na rodovia MGC-452, próximo à divisa de Goiás e Minas Gerais. Ele foi internado no Hospital Municipal de Itumbiara, onde passou por cirurgia para conter hemorragia abdominal. Ainda na sexta-feira, ele foi encaminhado para Goiânia, onde está internado.

Visitas

Durante a tarde de sexta, parentes e amigos estiveram no hospital. A mãe, Maria Aparecida Dantas, foi a primeira a chegar. Em entrevista, Leonardo lamentou ocorrido com o filho: "Eu pedia para ele dormir na cidade e só viajar depois. Mas menino você sabe como é" (veja vídeo ao lado).

Thiago, com quem Pedro faz dupla, informou com exclusividade ao G1, na noite de sexta-feira, que cancelou os próximos shows da dupla. Segundo ele, a prioridade é a recuperação do companheiro.

Acidente

Pedro voltava de Uberlândia (MG), onde fez um show na noite de quinta-feira (19), quando capotou o carro que dirigia, um Kia Picanto. O acidente aconteceu por volta das 7h, na rodovia MGC-452, no município de Tupaciguara (MG), próximo à divisa de Minas Gerais com Goiás.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MEC vai recorrer de decisão judicial que liberou matrícula de menores de seis anos


 

O Ministério da Educação (MEC) vai recorrer, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), da decisão da Justiça Federal em Pernambuco que permitiu a matrícula de crianças com menos de seis anos no ensino fundamental. O pedido tinha sido feito pelo Ministério Público Federal no estado e a decisão foi estendida esta semana às redes de ensino de todo o país.
Em resolução aprovada em 2010, o Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu que apenas crianças que completassem seis anos de idade até 31 de março do ano em curso poderiam ser matriculadas no 1° ano do ensino do ensino fundamental. Os alunos que completassem 6 anos a partir de abril deveriam ser matriculados na pré-escola.
A decisão da Justiça Federal suspende a resolução do CNE e garante a matrícula dos menores de seis anos desde que seja comprovado, por meio de avaliação pedagógica, a capacidade intelectual do aluno. Esse teste deverá ser aplicado pela própria escola.

Fonnte: Martins em Pauta com informações Robson Pires
Leia Mais ››

Justiça determina penhora de bens e cassação de mandato do prefeito de Baraúnas


O juiz da Comarca de Baraúna determinou nesta quinta-feira, através de liminar, a penhora dos bens e suspensão de direitos políticos do prefeito de Baraúna, Aldivon Simão do Nascimento, do candidato à sua sucessão, Isoares Martins de Oliveira, do sobrinho de Isoares, DAYKSON RONALLY FONSECA DE OLIVEIRA (em letras maiúsculas no processo), e do ex-vereador Francisco Geilson de Oliveira.
Também são citadas como réus no processo de improbidade administrativa, as empresas Aquaparque Complexo Turístico Ltda, Perfil Comércio e Serviços Ltda e Multi Comercio e Empreendimentos Ltda.
Na sentença da ação de improbidade administrativa impetrada pelo Ministério Público de Baraúna, também foi pedida a cassação do mandato do prefeito Aldivon e devolução de recursos ao erário.
O processo de número 0000258-63.2012.8.20.0161 trata de ação onde foi investigada licitação suspeita, o que deu origem, em Baraúna, à CPI do Lixo.

Fonte: João Moacir via Thaísa Galvão
Leia Mais ››

SECA >> União reconhece apenas um município no RN em estado de emergência


O decreto que a governadora Rosalba Cialini (DEM) produziu pouco teve efeito. A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu ontem a situação de emergência em apenas 32 municípios em todo o Nordeste atingido pela seca.

Com isso, o número de cidades nessas condições passou de 229 para 261 na região. O Estado de Sergipe, onde a presidente Dilma Rousseff se reunirá segunda-feira com governadores nordestinos para discutir a seca, teve 18 municípios com emergência reconhecida ontem.

Também entraram na lista mais oito cidades do Piauí, cinco da Bahia e uma do Rio Grande do Norte. Em Pernambuco, os efeitos da estiagem atingem a agricultura e a pecuária. Cerca de cem mil pequenos produtores rurais do sertão já perderam suas lavouras de milho e feijão.

Segundo o secretário da Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranilson Ramos, 300 mil toneladas de alimentos deixaram de ser produzidos. A perda, disse ele, chega a 95% dos plantios. Nos 5% restantes, disse o secretário, a falta de chuva comprometeu a qualidade dos produtos.

Ramos considera a situação "grave" e "irreversível". O Estado, afirmou, tenta agora salvar os rebanhos bovino, caprino e ovino, que somam seis milhões de cabeças. Com a estiagem, os criadores intensificaram as vendas para abate, receosos com a falta de pastagens e perda de peso dos animais.

Fonte: Nominuto.com
Leia Mais ››

Victor & Leo confirmados para o São João de Assú


As sanfonas vão fazer a festa no São João do Assú 2012, através das grandes atrações que integram a programação. Neste ano, a festa vai contar com os shows de Garota Safada, Circuito Musical, Forró Estourado, Forró do Bom, Dorgival Dantas, Cavaleiros do Forró, Deixe de Brincadeira, Grafith, Forró Pegado, Amigos Sertanejos e a dupla Victor & Leo (foto).

O evento feito para comemorar o padroeiro São João Batista e as festas juninas completa 286 anos, com uma vasta programação reunindo festa, alegria e fé, atrativos que colocou o São João do Assú no roteiro dos grandes eventos festivos e religiosos do Nordeste do Brasil.

A parte religiosa do São João do Assú será de 14 a 24 de junho. A programação sociocultural com grandes shows musicais, festival de quadrilhas tradicional e estilizada, encontro de sanfoneiros, comidas típicas, artesanato e celebrações religiosas será realizada de 1º a 30 de junho. Em 2012, o São João do Assú traz como tema o centenário do “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Mina de ouro em Currais Novos será uma das maiores do Brasil


Pioneira na mineração e beneficiamento de ouro em escala industrial na região do Seridó, a empresa de mineração Crusader do Brasil, assina um protocolo de intenções com o Governo do Estado do RN, nesta segunda-feira, 23, às 9h, na Governadoria. A Crusader Resources é uma empresa de capital australiano que iniciou suas atividades no Brasil em 2004.  Através de sua subsidiária Cascar Mineração ela fará um investimento da ordem de R$ 400 milhões neste trabalho de exploração, o que deverá gerar 320 empregos diretos e 1.500 indiretos.

A exploração do minério de Currais Novos começou em 1920, através de garimpos. Agora, com a Crusader, será iniciado o Projeto Borborema, que transformará a mina de ouro de Currais Novos em uma das maiores do Brasil. Com o incremento da arrecadação e o crescimento social e urbano provocados pelo projeto, a perspectiva é que a região Seridó transforme-se novamente num pólo de desenvolvimento.

Toda a operação é feita de maneira sustentável dentro dos padrões internacionais. A Crusader atua em parceria com o governo, sempre visando a minimização de impactos ambientais. Além disso, a mineradora respeita a cultura e tradição das comunidades onde atua. Contrata o maior número possível de funcionários nas comunidades locais, investe em treinamento e capacitação, além de atuar ativamente em iniciativas para melhorar a qualidade da vida da população em geral. Atualmente a multinacional conta com um portfólio de alvarás de pesquisa que cobrem uma área da ordem de 3.500 Km².

Fonte: Marcos Dantas
Leia Mais ››

Professores fantasmas vão perder salários


Mais de um terço dos professores da rede estadual que foram convocados pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) para justificar o motivo de estarem recebendo salário sem trabalhar ignoraram o chamado. Dos 1.755 profissionais identificados no censo realizado pela SEEC em conjunto com a Secretaria Estadual de Administração e dos Recursos Humanos (Searh), exatamente 670 não se apresentaram dentro do prazo de duas semanas, que expirou no dia 13 deste mês, para esclarecer sua situação.

Hoje, no Diário Oficial do Estado, foi publicada uma relação com os nomes de todos os faltosos. Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da SEEC, Ivonete Bezerra, esses servidores permanecerão com o pagamento mensal suspenso até entrarem com um processo administrativo junto à Searh para prestar esclarecimentos sobre sua situação. Eles terão um prazo de dez dias, contando a partir de hoje, para preencher um documento que será analisado pela secretaria.

Já os que se apresentaram e mostraram documentos regulares para comprovar que estavam afastados por motivos justificáveis, como terem sido cedidos a outros órgãos públicos ou estarem de licença médica, terão sua situação regularizada e voltarão a receber os salários normalmente. O pagamento referente ao mês de março, que havia sido suspenso para todos os 1.755, será restituído na folha suplementar do mês de abril. Dentre os 1.085 se apresentaram, foram constatados 20 em situação irregular. A maioria dos casos envolvia professores que se mudaram do estado sem dar qualquer aviso à SEEC. Um deles, inclusive, estava morando na Europa.

Fonte: Novo Jornal
Leia Mais ››

Gene resistente a seca promete aumentar produtividade do milho


Em um modesto laboratório universitário em plena região agrícola argentina, a bióloga Raquel Chan conseguiu isolar um gene resistente à seca que, enxertado em soja, milho e trigo, promete multiplicar rendimentos em uma verdadeira revolução biotecnológica.

À frente do Instituto de Agrobiotecnologia da Universidade Nacional do Litoral (UNL), Chan coordenou um grupo de pesquisas que estudou o girassol e conseguiu identificar em seu complexo genoma o gene HAHB-4, que o torna resistente à seca e à salinidade do solo.

Inoculados com esse gene, a soja, o trigo e o milho “aumentam enormemente a produtividade”, explica a cientista de 52 anos, com voz grave que dissimula a paixão por seu trabalho.

“Para os produtores agropecuários, aumentar a produtividade em 10% já é uma maravilha, e isto dá muito mais, chegando inclusive a duplicá-la em um caso. O que posso assegurar é que em nenhum caso a planta transgênica produziu menos do que a não transformada” geneticamente, entusiasma-se.

Segundo ela, “quanto pior for a condição climática, maior é a diferença a favor da planta manipulada com relação à não manipulada”.

Ser resistente à seca não significa que a soja crescerá no deserto, alerta esta mulher afável, que recebeu a AFP em seu laboratório, sem maquiagem e esquiva às câmeras.

“Tem que haver um pouco de água. Será possível cultivar terras com um regime pluviométrico de 500 mm ao ano, o que é muito pouco, e onde hoje não há nada. Claro que nunca serão os Pampas úmidos”, admite a cientista, bióloga molecular.

O projeto de pesquisa sobre “genes envolvidos no meio ambiente”, que hoje rende frutos inesperados e cuja comercialização é estimada para 2015, começou em 1993, ano em que Chan retornou a Santa Fé após o doutorado em Estrasbrugo, França.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Apesar de proibida a discriminação, homens gays não podem doar sangue


Uma norma nacional considera inapto à doação qualquer homem que tenha se relacionado sexualmente com outro homem no período de 12 meses. O mesmo vale para heterossexuais que, no mesmo período, se relacionaram sexualmente com várias parceiras. Entidades de defesa dos direitos dos homossexuais reclamam da restrição e querem reacender o debate sobre o tema.

A regra do Ministério da Saúde, que vigora há mais de sete anos e vale para todos os hemocentros, foi baseada em estudos internacionais que apontam que o risco de contágio pelo vírus da AIDS (HIV) é 18 vezes maior nas relações entre homossexuais masculinos, na comparação com relações entre pessoas heterossexuais. O motivo é a prática do sexo anal, que aumenta o risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Em junho de 2011, o ministério baixou uma portaria que proíbe os hemocentros de usar a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) como critério para seleção de doadores de sangue. “Não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia”. Mas, na prática, os homossexuais masculinos ativos sexualmente seguem impedidos de doar sangue. Para as lésbicas, não há restrições.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Mesmo com saúde debilitada Bento XVI não cancela vinda ao Brasil


Com a saúde bastante debilitada, Bento XVI virá ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, exclusivamente como chefe eclesiástico. O Vaticano dispensou o protocolo de chefes de estado — que inclui a obrigação de participar de reuniões, dar declarações oficiais e viajar a Brasília para encontrar Dilma Rousseff

Fonte: Lauro Jardim
Leia Mais ››