domingo, setembro 03, 2023

Cruzeiro cai de alto de igreja e deixa duas pessoas feridas no interior do RN

Haste de ferro e cruzeiro da igreja no município de São Fernando caíram na manhã deste domingo (3) — Foto: Cedida

Um cruzeiro caiu do alto de igreja de Nossa Senhora das Dores e deixou duas pessoas feridas, na manhã deste domingo (3), em São Fernando, no Seridó potiguar. O acidente aconteceu por volta das 8h.


Segundo o Padre Ronneyvingli Edley, administrador paroquial, as vítimas são duas mulheres que colaboram com as atividades na paróquia.


Elas foram socorridas ao hospital regional de Caicó, também no Seridó potiguar e, segundo o padre, passam bem. Uma delas terá que fazer exames de radiografia.


Ainda de acordo com o padre, a comunidade local celebra desde o dia 24 de agosto a festa da co-padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores, marcada para se encerrar neste domingo (3).


Imagem mostra haste de ferro e cruzeiro em cima da igreja, antes de acidente registrado neste domingo (3) em São Fernando, no RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Para a festa, foram instaladas bandeirinhas em uma haste de ferro localizada atrás do cruzeiro, no alto da igreja.


Ainda de acordo com o padre, a princípio, a suspeita é de que a estrutura tenha sido derrubada pela força de uma ventania que tomou a cidade, na manhã deste domingo (3).


Segundo o secretário de Administração do município, Caio Medeiros, a igreja é antiga, foi construída em 1884, e uma das possibilidades é que a estrutura do cruzeiro estivesse comprometida.


De acordo com ele, as pacientes já receberam os cuidados de saúde em Caicó e os entulhos da estrutura que caiu foram retirados do local pelo município.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Chefe do tráfico em bairro de Natal é localizado em pizzaria, oferece suborno de R$ 50 mil a policiais e acaba preso por corrupção

Giroflex, Polícia Militar RN — Foto: Raiane Miranda

Um homem de 27 anos apontado como chefe do tráfico de drogas na Vila de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, foi localizado e preso pela Polícia Militar em uma pizzaria de Nova Parnamirim, em Parnamirim, região metropolitana, neste sábado (2).


Segundo a Polícia Militar, equipes foram deslocadas ao estabelecimento na avenida Abel Cabral após o recebimento de uma denúncia.


Chegando ao local, os policiais identificaram o suspeito e levaram o homem para fora da pizzaria, para colher mais informações e esclarecimentos. Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto.


Ainda de acordo com a Polícia Militar, o homem ofereceu R$ 50 mil aos policiais que estavam no local, a fim de suborná-los e escapar da prisão. No entanto, ele também recebeu voz de prisão em flagrante por corrupção ativa.


O suspeito foi conduzido para Delegacia de Plantão em Parnamirim, onde foi lavrada a prisão em flagrante por corrupção.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jovem e adolescente são executados a tiros em calçada da Zona Oeste de Natal

Polícia Militar no local onde jovem e adolescente foram executados a tiros neste sábado (2) em Natal — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi

Um homem de 21 e um adolescente de 17 anos foram executados a tiros na noite de sábado (2) em Felipe Camarão, bairro da Zona Oeste de Natal.


O crime aconteceu na Rua Pai Celestial e atraiu a atenção de moradores da região. Segundo a Polícia Militar, as vítimas foram baleadas por ocupantes de um carro de cor cinza que passou pelo local. Os autores do crime fugiram em seguida.


As duas vítimas morreram em uma calçada, antes da chegada do socorro médico. No chão, a polícia encontrou diversas cápsulas de balas calibre 12.


As vítimas foram identificadas como Edivan Araújo Bezerra, de 21 anos, e Joanderson Fagundes da Silva, de 17 anos.



Ainda de acordo com a polícia, o jovem e o adolescente não tinham passagem pela polícia, mas familiares das vítimas confirmaram que ambos eram usuários de drogas.


Nenhum suspeito do crime foi preso até a última atualização desta matéria. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Wesley Safadão fala de problema de saúde em último show antes de anúncio de pausa na agenda: 'É mental'

Cantor Wesley Safadão vai se afastar dos palcos para tratar de problemas de saúde — Foto: Reprodução

O cantor Wesley Safadão anunciou neste domingo (3), pelas redes sociais, que vai fazer uma pausa na agenda de shows para cuidar da saúde, por orientação médica.


Embora o comunicado não informe qual é o problema de saúde enfrentado pelo artista de 34 anos, vídeos gravados por fãs no último show realizado por ele na madrugada, em Natal, mostram Wesley falando sobre o assunto.


"Para quem não está entendendo o que o Safadão tem, na verdade é cabeça, é mental", disse.

Em um vídeo publicado no perfil de um fã clube do cantor nas redes sociais (veja acima), Wesley agradece ao público de mais de 20 mil pessoas pela presença no evento, realizado na Arena das Dunas.



"Não estou tão bem nesses último dias, e hoje foi um dia muito difícil, já tem uns dois, três dias que eu não consigo dormir direito, e quando eu subi aqui... na verdade me deram um sossega leão hoje, às cinco da tarde, seis. Eu dei um cochilo e consegui realizar esse show de hoje. Mas não consegui dar o meu melhor aqui para vocês", afirmou o cantor.


"A vontade é de ficar um pouco mais, mas já está batendo três horas, eu tenho que aprender a me respeitar e cuidar um pouco. Para quem não está entendendo o que o Safadão tem, na verdade é cabeça, é mental", afirmou antes de se despedir do público.


Cancelamento de shows

Conforme o anúncio feito nas redes sociais o cantor irá se afastar dos palcos por orientação médica. O comunicado, no entanto, não especifica o problema.


"Pedimos a compreensão de todos e agradecemos o carinho que sempre tiveram com o Wesley", diz a nota. O perfil oficial do artista postou na legenda: "Em breve estarei de volta, até lá espero contar com o apoio de todos vocês!".


Multidão acompanhou show de Wesley Safadão na Arena das Dunas em Natal — Foto: Divulgação


O último show, em Natal, foi do projeto TBT do Safadão, no qual o artista canta músicas que marcaram o seu repertório ao longo de mais de uma década de carreira.



A empresa Camarote Shows anunciou que em breve serão divulgadas mais informações sobre a agenda de compromissos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Professora é gravada dizendo 'isso é falta de uma boa surra' para criança com autismo em SP


O Fantástico deste domingo (3) mostrou dois casos de educadores que agiram com agressividade contra alunos com deficiência, em escolas de São Paulo. Num dos episódios, os pais de um menino de 12 anos, com autismo, descobriram que o aluno era humilhado em sala de aula, numa escola particular, depois de colorem um gravador na mochila dele para captar o áudio das ofensas.


Os pais contam que o filho estava tendo uma resistência muito grande para ir à escola, mas não dizia o motivo. A ideia da gravação surgiu após um relatório assinado pela diretora, que dizia que o garoto "tinha preguiça de fazer a lição".



“Tenho mais o que fazer! Não tenho que ficar correndo atrás de você! Acabou! Você não tem idade para isso! Não sai daí! Todo dia essa palhaçada! Isso é falta de tomar uma boa surra, viu menino?! Se você tomasse uma boa surra você ia parar com suas graças! Você entende sim! Se você não quer copiar, cala a sua boca e olha. Se você fosse meu filho, você não teria mais pernas porque eu tinha quebrado as duas!”, gritou uma professora.

A gravação foi feita dentro da sala de aula de uma escola particular da Zona Norte de São Paulo. Os gritos foram dirigidos a um garoto com autismo de 12 anos, filho de Thiago Camargos, analista de suporte, e de Alessandra Tavolasse, assistente financeira.


A mãe conta que, quando ele foi para o sexto ano, com mais professores, começaram os maiores problemas. A rotina mudou e aumentaram as reclamações, como a de que ele jogava a mochila, saía correndo e batia a porta. Os pais falaram que poderiam ficar um tempo com ele na escola, mas foram impedidos. Eles disseram ainda que poderiam levar um profissional para ficar com ele, mas a instituição informou que não podiam aceitar acompanhantes de fora, mas também não forneciam esse acompanhante.



A ideia da gravação surgiu após um relatório assinado pela diretora Andréa Claudia Camargo aos pais. O documento afirmava que o garoto ‘tinha preguiça de fazer a lição’ e que muitas vezes ele fazia 'ruídos de bichos'. Os pais, então, colocaram um gravador na mochila por três dias seguidos.


“Uma coisa é ser autista, outra coisa é ser mal-educado. Eu já cansei de falar para vocês que o autista tem alguma coisa na cabeça que não funciona”, disse uma professora em uma das gravações.


“A gente ficou alguns dias sem dormir. Eu não conseguia falar com ninguém porque eu começava a falar com alguém e começava a chorar”, conta o pai.

O casal decidiu registrar um boletim de ocorrência de discriminação por motivo de deficiência contra a diretora Andréa e moveu uma ação indenizatória contra a diretora e contra a escola.


“A gente entende que teve uma violação da família como um todo. Os pais também sofreram danos, mas, sem dúvida alguma, a criança foi a mais prejudicada”, afirma Gabriel de Oliveira Silva, advogado da família Camargos.

A diretora Andrea Claudia Camargo não respondeu ao pedido de entrevista do Fantástico. A produção também fez tentativas com a secretária e com um advogado da escola.


“Desrespeito, humilhação, culpa", diz a mãe. Medo de deixar o filho da gente em algum lugar e pensar que pode acontecer isso com ele de novo", diz Alessandra.

Thiago e Alessandra matricularam o filho numa escola pública, onde ele está em fase de adaptação.


Agressão em escola estadual de Salles Oliveira, no interior paulista

No outro episódio, ocorrido em escola estadual do município de Sales Oliveira (SP), um vídeo da agressão foi registrado por outro estudante. Uma professora maltrata uma estudante de 13 anos com transtorno desafiador opositor e deficiência intelectual moderada.


Os pais da estudante, o trabalhador rural Edson Ventura Chaves, e a caseira Edinalda Moreira Ferreira, contam que a adolescente já enfrentava problemas havia um ano.


“A escola só falava que a nossa filha que era culpada, o comportamento dela era difícil, que ela agredia, era violenta. Nós acreditávamos na escola e acreditávamos nos profissionais que estavam lá dentro”, diz o pai.

A menina chegava em casa e ficava quieta, no quarto, sem vontade de levantar para ir para a escola, segundo os pais. Eles notaram a diferença, porque a adolescente não era agressiva.


O episódio aconteceu na última quinta-feira (31). A aluna foi levada para casa e a escola comunicou aos pais que ela havia sido agressiva. Nesta semana, os pais foram surpreendidos ao assistir ao vídeo na internet. Ao disserem o que sentiram ao ver as imagens, eles falaram em indignação e que foram traídos e enganados.


O vídeo mostra também a professora dizendo que foi agredida fisicamente pela aluna. A professora chegou a registrar um boletim de ocorrência contra a estudante.


“Um outro colega de sala gravou de maneira escondida para conseguir demonstrar o que havia acontecido. Não fosse esse vídeo, muito provavelmente os pais não teriam tido conhecimento do que efetivamente aconteceu ali”, conta Victória Vitti de Laurentiz, advogada da família Chaves.

Em nota, a Secretaria Estadual da Educação afirma que a professora foi afastada da sala de aula e que uma apuração foi aberta, sendo que ao final do processo, ela poderá ter seu contrato rescindido.


Edinalva e Edson ainda não sabem onde a filha vai estudar. Ela já está há uma semana fora da escola. Os pais contam que ela não quer estudar mais.


"Perdi o chão porque a gente é mãe né? A gente quer proteger o filho e quando a gente põe o filho na escola é para ter uma educação”, diz a mãe.

O que dizem os especialistas e os direitos dos estudantes com deficiência

No Brasil, estudantes com deficiência têm direito de estudar em qualquer escola, pública ou privada. Todas precisam se adaptar para atender a esses alunos.


“No caso das pessoas com deficiência intelectual ou com algum comprometimento cognitivo, essa pessoa vai enfrentar certamente também barreiras atitudinais. É a atitude das pessoas que lidam com essa pessoa com deficiência e não têm capacidade, preparo. Infelizmente a matrícula é aceita, mas o aluno é colocado lá de maneira negligente e de alguma forma aguardando-se que os pais desistam”, afirma Camilla Varella, advogada da comissão das pessoas com deficiência da OAB.

A deputada Andrea Werner preside a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa De São Paulo. Somente neste ano, ela recebeu 197 denúncias de violações nas escolas.


“Para você fazer a inclusão de verdade não é preciso só boa vontade, é preciso investimento. A lei garante que essas crianças têm direito a adaptação de material, adaptação de currículo, adaptação do espaço. A um acompanhante especializado muitas vezes”, afirma Andréa Werner, deputada estadual (PSB-SP).

Para especialistas, o desafio da inclusão de alunos com deficiência no ensino só vai ser superado se houver adaptação das escolas e investimento na preparação dos profissionais.


A especialista em educação inclusiva Carolina Videira diz que toda criança é capaz de aprender.


“Já é mais do que fundamentado na ciência e na pedagogia. Então a gente não tem nenhum motivo para deixar uma criança para trás. O problema é bem complexo. Ele tem várias camadas. O professor está no final dessa fila. Ele não tem um suporte especializado, mas é ele que lida com a criança dentro da sala de aula”, afirma Carolina.


Fonte: Fantastico

Leia Mais ››

Kayky Brito: ator permanece internado em estado grave em UTI

O ator Kayky Brito permanece internado e sedado na UTI do hospital Copa D'or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, neste domingo (3). Ele foi atropelado na madrugada de sábado (2).


O boletim divulgado pela unidade indica que ele está "sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados da equipe assistente na UTI".


Neste domingo, a família foi ao hospital. "Kayky é forte e vai sair dessa", afirmou sua mãe, Sandra Brito.


Sandra agradeceu as orações pelo filho e disse que o ator é forte e que acredita que ele vai se recuperar.


"Quero agradecer, da mesma forma que a gente pede orações, a gente agradece. O Kayky está estável, lógico que ele precisa de muitos cuidados ainda. Gente, obrigada. Sou muito grata a vocês, e a todo mundo que está rezando pelo Kayky. Ele é forte, nós somos todos fortes, acredito muito em Deus e ele vai sair dessa", disse Sandra.


Bruno de Luca escreve sobre acidente com o amigo Kayky Brito — Foto: Reprodução/Instagram


Quem também se pronunciou foi o ator e apresentador Bruno de Luca.


"Estou muito triste e abalado com o que aconteceu, apreensivo, mas com fé de que Deus vai interceder pelo meu irmão. Quero pedir uma corrente de oração pelo Kayky, para ele sair dessa o mais rápido possível", escreveu Bruno no Instagram.



O acidente


Kayky Brito, de 34 anos, foi atropelado na madrugada de sábado (2) na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Uma câmera de segurança que registrou o acidente marcava 00h50, na altura do número 4.700, da Avenida Lucio Costa.


O ator atravessava a rua quando foi atingido pelo veículo de um motorista de aplicativo. O condutor parou e prestou socorro, aguardando a chegada da polícia e do corpo de bombeiros. Em seguida, o homem foi levado à 16ª Delegacia de Polícia da Barra da Tijuca para prestar esclarecimentos.


Na delegacia, o motorista disse que Kayky cruzou a pista repentinamente, correndo. O homem relatou ainda que tentou desviar do ator, jogando o carro para a faixa da direita, mas não conseguiu evitar a colisão.



Da delegacia, o condutor foi ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de alcoolemia, que deu negativo para ingestão de bebidas alcoólicas ou quaisquer substâncias de efeito semelhante. Segundo o laudo, ele estava lúcido, atento, apresentou discurso coerente e vestia roupas alinhadas.


De acordo com o delegado Ângelo José Lages Machado, o homem foi autuado por lesão corporal de trânsito. O próximo passo da investigação é saber se o carro estava ou não em excesso de velocidade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Kayky Brito: Bruno de Luca e outras testemunhas vão ser intimadas para prestar depoimento

Kayky Brito — Foto: Reprodução/ Instagram

A 16ª DP (Barra da Tijuca) vai intimar as testemunhas do atropelamento do ator Kayky Brito para depoimentos ainda nesta semana. A informação foi confirmada pelo delegado titular da unidade, Ângelo José Lages Machado.


A polícia também vai tentar determinar se o veículo estava acima do limite da velocidade.


Entre as testemunhas que devem ser intimadas, está o ator Bruno de Luca. Em depoimento, o motorista envolvido no atropelamento afirmou que ele estava no local.


"Ele é testemunha do fato, ele viu o que aconteceu e vai ser chamado para prestar esclarecimentos", disse o delegado.

A passageira que estava no carro do motorista de aplicativo naquele momento também será chamada para prestar depoimento, além de quem estava no quiosque em frente ao local do atropelamento:


"A gente precisa identificar essa passageira. A gente sabe que ela estava no veículo, junto com a filha de dez anos. Além dessa passageira, vamos identificar as pessoas que estavam nesse quiosque e o funcionário desse quiosque, e a gente monta esse quebra-cabeça"


Bruno de Luca postou sobre o atropelamento do amigo e "pediu uma corrente de oração":


Bruno de Luca escreve sobre acidente com o amigo Kayky Brito — Foto: Reprodução/Instagram


Exame para determinar velocidade

De acordo com o delegado da 16ª, o motorista foi autuado por lesão corporal de trânsito. O próximo passo da investigação é saber se o carro estava ou não em excesso de velocidade.


O procedimento será feito através de uma perícia específica para este tipo de caso, com perícia de áudio e vídeo para determinar a velocidade média do veículo.


João Gabriel Cardim Guimarães e Bruno Krupp — Foto: Reprodução


Outras investigações já utilizaram o mesmo processo: um laudo indicou que Bruno Krupp atropelou e matou João Gabriel Cardim Guimarães, de 16 anos, quando dirigia em alta velocidade. O exame indicou que ele trafegava entre 126,1 km/h e 152,1 km/h.



Uma análise de dois trechos do veículo em moviento concluiu que o veículo atingiu ao menos a velocidade de 136,3 km/h no primeiro trecho e 126,1 km/h no segundo.


Hitallo Muller Azevedo e Gracyanne Barbosa — Foto: Reprodução


Marcus Vinicius Cardoso Fazenda, que atropelou e matou o personal trainer Hitallo Muller Azevedo, também teve a culpa determinada pela investigação após o mesmo procedimento. Hitallo atendia clientes famosos, como Gracyanne Barbosa.


Segundo as investigações, Marcus dirigia embriagado na contramão e acima da alta velocidade permitida.


Os investigadores concluíram ainda que o veículo seguia a 83,4 km/h, em um trecho da via onde a velocidade máxima permitida é de 70 km/h.


Após o acidente que matou o personal, uma testemunha disse que "sentiu cheiro forte de bebida alcoólica dentro do carro" de Marcus, embora não pudesse afirmar que ele estivesse alcoolizado.


Apesar de não ter feito teste do bafômetro, o inquérito afirma que Marcus Vinicius ingeriu bebida alcoólica, de acordo com a testemunha e médicos.


Sedado na UTI

O ator Kayky Brito foi atropelado na madrugada de sábado (2) e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa d'Or, em Copacabana, no Rio de Janeiro.


O boletim divulgado neste domingo pela unidade indica que ele está "sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados da equipe assistente na UTI".


O g1 Rio agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e para receber as notícias do Grande Rio direto no seu celular!


Acidente

Kayky Brito, de 34 anos, foi atropelado na madrugada de sábado (2) na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Uma câmera de segurança que registrou o acidente marcava 00h50, na altura do número 4.700, da Avenida Lucio Costa.


O ator atravessava a rua quando foi atingido pelo veículo de um motorista de aplicativo. O condutor parou e prestou socorro, aguardando a chegada da polícia e do corpo de bombeiros. Em seguida, o homem foi levado à 16ª Delegacia de Polícia da Barra da Tijuca para prestar esclarecimentos.



Primeiros socorros e diagnóstico

Kayky foi socorrido pelo corpo de bombeiros e levado ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. Antes de ser levado pelos militares, Kayky apresentou dificuldades para respirar.


Já no hospital, o ator foi internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), e seu estado de saúde foi dado como gravíssimo. Ele sofreu politrauma corporal e traumatismo craniano.


O politrauma corporal, também chamado de politraumatismo, é uma lesão grave de ao menos dois órgãos ou duas partes diferentes do corpo causadas ou por colisão ou por queimadura.


Politrauma corporal e traumatismo craniano: entenda os riscos

No Hospital Municipal Miguel Couto, o ator recebeu os primeiros cuidados e foi estabilizado, sedado e intubado. Os exames iniciais demonstraram que, apesar das múltiplas fraturas pelo corpo, sua coluna está preservada.


Ainda na tarde de sábado, o ator foi transferido do Hospital Municipal Miguel Couto para o Hospital Copa D'Or, unidade de atendimento particular em Copacabana, na zona sul da capital fluminense.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Família busca dançarina da cantora Iza, que deu entrada em hospital do RJ com ferimentos de arma de fogo na perna

Iza compartilha post sobre dançarina desaparecida — Foto: Reprodução

Parentes e amigos procuram informações sobre Mileide Guedes dos Anjos Soares, de 24 anos, dançarina da cantora Iza que está desaparecida desde quinta-feira (31).


A própria cantora compartilhou neste domingo (3) um post pedindo informações sobre o paradeiro de Mileide. "Coração apertado, mas fé que vamos encontrá-la", postou Iza.


Mileide foi vista pela última vez no Hospital Salgado Filho, no Méier. A direção do Hospital Municipal Salgado Filho informou ao g1 que a paciente deu entrada na unidade na madrugada de sábado (02), com ferimentos de arma de fogo na perna. Ela foi avaliada pela equipe médica da unidade e seu quadro era estável. A paciente saiu do hospital na manhã do mesmo dia, sem que tivesse recebido alta.


Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado na 12ª DP (Copacabana) e encaminhado à Delegacia de Descobertas de Paradeiros (DDPA), que dará continuidade às investigações.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Piloto que ficou 13 dias perdido na Amazônia morre um ano depois em segunda queda de avião em RR

Piloto paranaense morre após avião cair pela segunda vez — Foto: Reprodução/Facebook

O piloto paranaense Otávio Augusto Munhoz da Silva, de 38 anos, que havia ficado 13 dias desaparecido na floresta amazônica após uma queda de avião, em setembro de 2022, morreu após o avião cair novamente na região do município de Mucajaí, Sul de Roraima. A informação foi confirmada neste domingo (3) pela Polícia Civil.


O piloto sofreu um acidente aéreo no dia 28 de agosto, numa região de mata, na vila Samaúma. O relato é da irmã dele, que contou o que ocorreu um em um boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil no dia 1° de setembro. Ele era considerado desaparecido.



De acordo com a família, Otávio era piloto particular e faz táxi aéreo na região de Boa Vista, capital de Roraima. Samaúma é uma região de rota conhecida por ser usada por garimpeiros ilegais que acessam a Terra Yanomami.


O corpo foi removido ao Instituto de Medicina Legal (IML) e liberado no sábado (2) aos familiares para o translado a Londrina, no Paraná, onde será sepultado.


A Polícia Civil está investigando a causa do acidente.


Queda de avião há um ano


Piloto paranaense que desapareceu após avião cair em Roraima — Foto: Reprodução/RPC


Em setembro de 2022, o avião em que Otávio estava caiu em uma região de mata fechada. O piloto foi encontrado por um homem depois de caminhar atrás de ajuda após 13 dias desaparecido. À época, a mãe dele chegou a dizer ao g1 estar "aliviada" por ter encontrado o filho com vida. Reveja a reportagem do primeiro acidente do piloto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prédio de três andares desaba em Salvador; moradores estavam foram de casa no momento do acidente

Imóvel desabou na noite deste domingo (3) — Foto: Redes sociais

Um imóvel desabou na noite deste domingo (3) na região da Baixa do Tubo, no bairro de Cosme de Farias, em Salvador. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cachorros treinados fizeram buscas nos escombros e nenhuma vítima foi encontrada.


Após conversa com moradores da região, o diretor da Defasa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, informou que o prédio tinha três andares: o primeiro funcionava como estufaria e o segundo e terceiro, como apartamentos. Os dois moradores que vivem no local não estavam em casa no momento do acidente, que aconteceu por volta das 20h.


Ainda não há informações sobre o que causou o desabamento e também não é possível afirmar se outros imóveis da rua Edson Saldanha tiveram a estrutura afetada.



Segundo o diretor da Codesal, uma retroescavadeira será levada até o local para retirar os escombros.


Além dos bombeiros, a Defesa Civil (Codesal), a Polícia Militar e a Neoenergia Coelba foram acionadas para a ocorrência.


Cachorros do Corpo de Bombeiros fazem buscas no local — Foto: Corpo de Bombeiros

Imóvel desabou na noite deste domingo (3) — Foto: Victor Castro

Não há informações sobre possíveis vítimas — Foto: Redes sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pausa na carreira de Wesley Safadão é motivada por 'fortes crises de ansiedade', diz assessoria

Cantor Wesley Safadão vai se afastar dos palcos para tratar de problemas de saúde — Foto: Reprodução

O cantor Wesley Safadão anunciou na manhã deste domingo (3) que irá dar uma pausa na agenda de shows por tempo indeterminado. O artista sofreu "fortes crises de ansiedade" na noite deste sábado (2), conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa dele.


Conforme o anúncio, feito nas redes sociais do artista, o músico de 34 anos irá se afastar dos palcos por orientação médica. Com isto, os próximos shows dele estão cancelados.


"Pedimos a compreensão de todos e agradecemos o carinho que sempre tiveram com o Wesley", diz a nota. O perfil oficial do artista completou, na legenda: "Em breve estarei de volta, até lá espero contar com o apoio de todos vocês!".


Até a noite deste sábado, o cantor cearense estava realizando shows normalmente, e se apresentou em Natal, no Rio Grande do Norte, para um show do projeto TBT do Safadão, no qual o artista canta músicas que marcaram o repertório ao longo de mais de uma década de carreira.


A empresa Camarote Shows anunciou que em breve serão divulgadas mais informações sobre como vai ficar a agenda de compromissos do cantor.


Wesley Safadão fará pausa na agenda de shows por motivos médicos — Foto: Reprodução/Instagram


Cantor cancelou shows em 2022 por hérnia de disco

Em junho de 2022, Wesley Safadão cancelou uma série de shows devido a uma lesão na coluna. À época, em vídeo nas redes sociais, o cantor relatou sentir muitas dores em razão de uma hérnia de disco.


"Às vezes, é um movimento besta, uma coisa simples, que trava a coluna e, quando trava... Gente, eu chorei. Saíam lágrimas dos meus olhos. Nem queria, mas era muita dor", afirmou o artista.


Em julho de 2022, Safadão passou por uma cirurgia em São Paulo para retirar a hérnia, que quase evoluiu para uma Síndrome da Cauda Equina, uma consequência rara do problema nos discos e que afeta os nervos.


A síndrome é caracterizada pela perda de sensibilidade e sensação de formigamento nas pernas. O problema também causa a disfunção no esfíncter, o que causa dificuldade de controle de urina e fezes.


Em setembro do mesmo ano, após se recuperar da cirurgia na lombar, o cantor voltou a cancelar shows por conta de dores na coluna.


"Meu Deus, estava me sentindo tão bem, gente. Pulei tanto num show esses dias. Travou. Estou sem acreditar", lamentou Safadão nas redes sociais.


Sucesso no forró

Natural de Fortaleza, no Ceará, Wesley Safadão é um dos maiores nomes do forró no Brasil atualmente. O artista começou a vida nos palcos em 2007, com 19 anos, na banda Garota Safada, criada por sua mãe.


Em 2015, o cantor lançou seu primeiro álbum solo. Desde então, ele tem acumulado sucessos e parcerias com cantores de sertanejo, piseiro e outros ritmos, conquistando uma média de quase 11 milhões de ouvintes mensais em plataformas de streaming como Spotify.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ex-prefeito de cidade de MG é preso suspeito de matar esposa médica em quarto de hotel do ES

uvio Luziano Serafim, de 44 anos, foi prefeito de Catuji, em Minas Gerais, e está preso suspeito de matar a esposa médica Juliana Pimenta Ruas El Aouar, de 39 anos — Foto: Reprodução

O ex-prefeito da cidade de Catuji, em Minas Gerais, Fuvio Luziano Serafim, de 44 anos, foi preso neste sábado (2) suspeito de matar a esposa médica Juliana Pimenta Ruas El Aouar, de 39 anos, em um quarto de hotel localizado em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. O dois moravam na cidade mineira Teófilo Otoni, mas estavam hospedados no local. No quarto ao lado, estava o motorista do casal, identificado como Robson Gonçalves dos Santos, de 52 anos, que também foi preso pelo crime. A Polícia Civil já investiga o caso como feminicídio e homicídio, respectivamente.


De acordo com dados da plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fuvio foi prefeito de Catuji por dois mandatos consecutivos. O primeiro, em 2012, recebeu 4.051 votos. No segundo, em 2016, 3286.


Juliana era médica em Teófilo Otoni e o pai dela, Samir El-Aouar, é ex-prefeito da cidade e atua na mesma profissão.


Nas redes sociais, o ex-prefeito celebrou a data do casamento com a médica no dia 17 de novembro de 2018.


O crime


Fuvio Luziano Serafim, de 44 anos, foi prefeito de Catuji, em Minas Gerais, e está preso suspeito de matar a esposa médica Juliana Pimenta Ruas El Aouar, de 39 anos. — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Juliana Pimenta Ruas El Aouar foi encontrada morta na manhã de sábado (2) em um quarto de hotel de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, onde o casal estava hospedado.



De acordo com o boletim de ocorrência, o cenário encontrado pelos peritos foi o quarto toda revirado, sangue nas roupas de cama e a médica toda machucada.


Consta ainda no documento que os peritos encontraram vidros de remédios quebrados e a janela do quarto onde o casal estava aberta, o que levou os profissionais a verificaram se se havia sido jogado para fora do espaço.


Os peritos encontraram, então, um medicado de uso controlado, indicado como agente anestésico único para procedimentos cirúrgicos e diagnósticos que não necessitem de relaxamento muscular esquelético no estacionamento do hotel, exatamente embaixo do quarto do casal.


No atestado de óbito da médica, as causas da morte apontadas são:


Hipoxemia (baixa concentração de oxigênio no sangue)

Asfixia mecânica

Broncoaspiração (entrada de substâncias estranhas, tais como alimentos e saliva, na via respiratória)

Traumatismo cranioencefálico (lesão física ao tecido cerebral que, temporária ou permanentemente, incapacita a função cerebral)

Segundo a Polícia Militar, uma equipe foi acionada para verificar a informação de que teria acontecido um homicídio nas dependências do hotel. Quando os policiais chegaram ao local, o gerente do estabelecimento disse aos militares que havia uma hóspede em um quarto com o marido e, em outro quarto, estava o motorista do casal.



Ainda de acordo com o relato aos policiais, o gerente do hotel disse que, durante a madrugada, outros hóspedes reclamaram de barulho e bagunça no quarto do casal. Já pela manhã, Fuvio compareceu à recepção do estabelecimento, bastante alterado, querendo pagar a conta, alegando que a esposa estava passando mal e teria desmaiado. Neste momento, foi feito contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou o óbito no local.


Ex-prefeito e motorista com versões diferentes


Marido de médica de MG e motorista do casal foram presos pela morte da profissional em hotel do ES — Foto: PC/Divulgação


De acordo com boletim, o marido da médica e o motorista do casal deram versão diferentes sobre a morte de Juliana.



Consta no documento que um agente da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Colatina compareceu ao local do fato para realizar as diligências. Ao questionar Fulvio sobre o que teria acontecido dentro do quarto, o esposo relatou que a médica teria passado por um procedimento cirúrgico em um hospital particular da cidade na sexta-feira (1º), e que, após isso, os dois teriam ido a uma churrascaria. Segundo o esposo de Juliana, ela estava feliz e ambos foram dormir às 20h.


O marido da médica ainda relatou que, quando acordou por volta de 8h de sábado, encontrou a esposa desmaiada na cama, possivelmente já morta, e foi orientado pelo Samu a colocá-la no chão do quarto para tentar reanimá-la.


Em contrapartida, ainda segundo o boletim de ocorrência, o motorista do casal relatou uma versão diferente, no qual teria sido chamado pelo marido de Juliana para ir ao quarto onde os dois estavam hospedados, pois a média havia caído no banheiro e precisava de ajuda.


Segundo a Polícia Militar, o marido da mulher e o motorista do casal foram encaminhados à Delegacia Regional de Colatina.


Prisão em flagrante

A Polícia Civil que os dois homens foram presos em flagrante. O marido de Juliana, Fulvio Luziano Serafim, foi autuado por homicídio qualificado por motivo torpe mediante recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido, cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino (feminicidio).



Já o motorista do casal, que não teve a identidade revelada, foi autuado em flagrante por homicídio qualificado por motivo torpe mediante recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido.


Os dos homens foram encaminhados ao sistema prisional do Espírito Santo.


Ainda de acordo com a corporação, o caso seguirá sob investigação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo precisará de R$ 168 bilhões a mais em 2024 para fechar as contas; especialistas veem 'otimismo' e 'meta distante'


A equipe econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conta com um aumento significativo da arrecadação de impostos em 2024 para atingir a meta de "déficit zero" nas contas do governo, incluída na proposta do Orçamento do próximo ano.


Especialistas ouvidos pelo g1, no entanto, apontam que as medidas são "incertas" e que existe "viés de otimismo" na proposta de Orçamento.


O projeto de lei com a previsão de despesas e receitas para o próximo ano foi enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional na última quinta-feira (31).


O texto prevê um equilíbrio nas contas públicas em 2024 – ou seja, sem resultado negativo nem positivo no próximo ano.


Para gastar exatamente o quanto pretende arrecadar, no entanto, o governo precisará aumentar as receitas em R$ 168 bilhões.


A proposta de orçamento já trouxe as medidas apontadas pelo governo para impulsionar a arrecadação (veja abaixo a lista completa), mas parte ainda precisa ser votada por deputados e senadores.


É o caso, por exemplo, da tributação de "offshores" no exterior e de fundos exclusivos, e do fim da dedução dos juros sobre capital próprio. As três ações juntas podem render até R$ 31 bilhões, segundo estimativas da equipe econômica.


Para a diretora da Instituição Fiscal Independente, Vilma Pinto, se por um lado a meta de zerar o déficit em 2024 sinaliza o compromisso do governo com a disciplina fiscal, por outro, há incerteza quanto à viabilidade da própria meta.


Isso porque, segundo a especialista, a dependência de medidas que ainda estão tramitando no Congresso pode frustrar a expectativa de arrecadação para 2024.


“O que me preocupa nesse projeto de Orçamento que foi apresentado para o ano que vem é que boa parte das receitas que estão ali colocadas na peça orçamentária são receitas ainda incertas”, afirmou Vilma.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já reconheceu que será difícil aumentar a arrecadação no valor necessário para zerar o déficit nas contas do governo no próximo ano.


"Não estamos negando o desafio, não estamos negando a dificuldade. Estamos reafirmando o compromisso da área econômica em obter o melhor resultado possível, levando em consideração a opinião do Congresso Nacional”, disse Haddad na última quinta.


Despesas 'subestimadas'

Na avaliação de Marcos Mendes, pesquisador associado do Insper, há um “viés de otimismo” nas estimativas de receitas, mas também nas projeções de despesas que estão na proposta de Orçamento para 2024.


Para o pesquisador, existem despesas subestimadas – por exemplo os gastos com benefícios previdenciários.


Ou seja: Mendes calcula que o valor reservado pelo governo federal para esses pagamentos no ano que vem será insuficiente.


A proposta de Orçamento prevê cerca de R$ 914 bilhões para despesas previdenciárias. Na estimativa do especialista, seriam necessários ao menos mais R$ 16 bilhões para essa categoria, considerando o impacto do reajuste do salário mínimo no valor dos benefícios e a fila de pedidos que estão represados.



Como parte dos benefícios previdenciários equivalem ao salário mínimo, eventuais reajustes no salário mínimo impactam no valor dos benefícios previdenciários.


O projeto de lei enviado ao Congresso prevê que o salário mínimo suba para R$ 1.421 em 2024, aumento de R$ 101 em relação ao patamar atual, que é de R$ 1.320.


Medidas para aumentar a arrecadação

Veja medidas propostas pelo governo na proposta de Orçamento para aumentar a arrecadação em até R$ 168 bilhões em 2024:


▶️ Volta do voto de qualidade no Carf, órgão colegiado responsável pelo julgamento de recursos de empresas multadas pela Receita Federal. Expectativa de arrecadação: R$ 54,7 bilhões



▶️ Realização de transações da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) com os contribuintes que possuem débitos. Expectativa de arrecadação: R$ 43,3 bilhões


▶️ Incentivos fiscais de ICMS na base de cálculo de impostos federais (IRPJ e CSLL). Expectativa de arrecadação: R$ 35,3 bilhões


▶️ Fim da dedutibilidade dos juros sobre capital próprio, que consiste em uma forma de distribuição dos lucros de uma empresa de capital aberto (que tem ações na bolsa) aos seus acionistas. Expectativa de arrecadação: R$ 10,5 bilhões


▶️ Tributação de "offshores", ativos financeiros no exterior. Expectativa de arrecadação: R$ 7 bilhões


▶️ Taxação dos chamados fundos exclusivos, fundos de investimento fechados, compostos geralmente por um único cotista de alta renda. Expectativa de arrecadação: R$ 13,3 bilhões


▶️ Taxação do mercado de apostas eletrônicas em jogos esportivos. Expectativa de arrecadação: R$ 700 milhões


Fonte: g1

Leia Mais ››