quarta-feira, maio 25, 2022

Após fortes chuvas, ponte desaba e isola comunidades em Poço Branco

A ponte que liga o distrito de Alto Vermelho à cidade de Poço Branco, a 83 km de Natal, desabou na manhã desta quarta-feira (25) devido às fortes chuvas que atingiram a região. Em comunicado, a prefeitura informou que uma equipe do setor de engenharia esteve no local e verificou que o nível da água e velocidade continuam altos, "dificultando que fosse feito algum trabalho de imediato".


Há risco de mais desabamentos na estrada - apresentou rachaduras - e a orientação é que as pessoas não se aproximem da área da ponte para evitar acidentes.


Segundo a prefeitura, os 136 moradores dos distritos de Alto Vermelho e Lagoa do Boi ficaram com o deslocamento para a cidade impossibilitado.


Após fortes chuvas, ponte desaba e isola comunidades em Poço Branco — Foto: Cedida


Uma nova vistoria será feita na quinta-feira (26) pela manhã para a análise de uma ação emergencial que dará abertura de um novo caminho. A medida temporária possibilitaria o tráfego dos moradores daquelas comunidades.


A prefeitura também destacou que a ponte do distrito da Pousa foi interditada "por prevenção", já que "também mostra riscos à população".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Inmet emite alertas de chuvas intensas em todo o Rio Grande do Norte

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alerta de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte com validade até 10h desta quinta-feira (25). Um dos alertas está na escala de perigo potencial no grau de severidade e o outro está na escala de perigo (entenda abaixo).


Chuvas atingem todo o Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/Inmet


Grau de severidade

Perigo PotencialSituação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
PerigoSituação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autotidades.
Grande PerigoSituação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência


No alerta de perigo potencial, as chuvas podem atingir entre 20 e 30 mm/h e até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Já no de perigo, essas chuvas podem ser entre 30 e 60 mm/h e de 60 até 100 mm por dia.


Essas chuvas mais intensas vão atingir principalmente o litoral e as regiões Agreste e Central do estado.

O Inmet aponta que nesse tipo de alerta de perigo há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.


A recomendação é que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.


Além disso, é recomendado desligar aparelhos elétricos e se possível quadro geral de energia. Em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Veja cidades atingidas pelas chuvas mais intensas (perigo)

Afonso Bezerra

Angicos

Arez

Baía Formosa

Barcelona

Bento Fernandes

Bodó

Bom Jesus

Brejinho

Caiçara do Norte

Caiçara do Rio do Vento

Campo Redondo

Canguaretama

Ceará-Mirim

Cerro Corá

Coronel Ezequiel

Currais Novos

Espírito Santo

Extremoz

Fernando Pedroza

Galinhos

Goianinha

Guamaré

Ielmo Marinho

Jaçanã

Jandaíra

Januário Cicco

Japi

Jardim de Angicos

João Câmara

Jundiá

Lagoa d'Anta

Lagoa de Pedras

Lagoa de Velhos

Lagoa Nova

Lagoa Salgada

Lajes

Lajes Pintadas

Macaíba

Macau

Maxaranguape

Montanhas

Monte Alegre

Monte das Gameleiras

Natal

Nísia Floresta

Nova Cruz

Parazinho

Parnamirim

Passa e Fica

Passagem

Pedra Grande

Pedra Preta

Pedro Avelino

Pedro Velho

Poço Branco

Pureza

Riachuelo

Rio do Fogo

Ruy Barbosa

Santa Cruz

Santa Maria

Santana do Matos

Santo Antônio

São Bento do Norte

São Bento do Trairí

São Gonçalo do Amarante

São José de Mipibu

São José do Campestre

São Miguel do Gostoso

São Paulo do Potengi

São Pedro

São Tomé

Senador Elói de Souza

Senador Georgino Avelino

Serra Caiada

Serra de São Bento

Serrinha

Sítio Novo

Taipu

Tangará

Tibau do Sul

Touros

Várzea

Vera Cruz

Vila Flor


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem morre eletrocutado ao tentar roubar fiação de prédio abandonado em Natal

Um homem morreu eletrocutado ao tentar roubar a fiação de um prédio abandonado na Avenida Rio Branco, na Cidade Alta, em Natal, na tarde desta quarta-feira (25). Outros dois rapazes que também praticavam o crime se feriram e acabaram presos pela Polícia Militar.


Homem morre eletrocutado ao tentar roubar fiação de prédio abandonado em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A vítima estaria furtando fios de cobre e recebeu a descarga elétrica ao ter contato com fios de média tensão. Segundo informações de populares, também foi ouvido o barulho de uma explosão no prédio.


O tenente-coronel Sérgio Moura, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, esteve no local e disse que se trata de um morador de rua, que será identificado no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).



O prédio onde ocorreu o acidente sediou um agência de banco e está desativado. O comandante confirmou que "a porta estava entreaberta, e que, realmente, houve uma explosão, justamente no momento que ele (vítima) estava mexendo nos fios de média tensão".


A Neonergia Cosern foi acionada para desligar a energia do prédio e restaurar o transformador da rua, afetado pela descarga. Comerciantes da região dizem que os arrombamentos para furtar fios de cobre são comuns.


"Nós recomendamos, principalmente aos proprietários, que tomem as providências necessárias no sentido de reforçar portas, janelas, com tijolos e muros, e sempre manter uma vigilância, mesmo que seja privada", reforçou o comandante da PM.


Fonte: g1

Leia Mais ››

IBGE: Natal é 2ª capital com maior percentual de adultos que se declaram homossexuais ou bissexuais no Brasil

Natal é a segunda capital do país com maior percentual de adultos que se declararam homossexuais ou bissexuais ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Pessoas se reúnem ao redor de uma bandeira do orgulho LGBT — Foto: Mike Blake/Reuters


O dado foi divulgado nesta quarta-feira (25) dentro da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) - Quesito Orientação Sexual.


Segundo o instituto, 4% dos natalenses maiores de 18 anos que respoderam à entrevista se declararam homossexuais ou bissexuais.


Entre as capitais, o percentual só é menor que o registrado em Porto Alegre (5,1%). Macapá ficou na terceira colocação, com (3,9%).


Em média, 2,8% dos entrevistados nas capitais de todo o país se declararam homossexuais ou bissexuais. No Nordeste, a média das capitais foi de 2,2%.



A pesquisa colheu os dados em 2019 e investigou, pela primeira vez, em caráter experimental, essa característica da população brasileira.


Ao todo, 93% dos natalenses se declararam heterossexuais e 2,9% dos entrevistados não sabiam ou não quiseram informar sua sexualidade.


Rio Grande do Norte

Ainda de acordo com a pesquisa, no Rio Grande do Norte, 1,8% da população adulta seria homossexual ou bissexual. O percentual é pouco superior à media da região Nordeste, que foi de 1,5%.


93,8% dos potiguares se reconheceriam como heterossexuais e outros 4,4% não sabem ou não quiseram responder.


Pesquisa nacional

Segundo o IBGE, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, no país, o que corresponde a 1,8% da população adulta, maior de 18 anos. Já 1,7 milhão não sabe sua orientação sexual e 3,6 milhões não quiseram responder.


De acordo com a pesquisa, o percentual de pessoas que se declararam homossexuais ou bissexuais foi maior entre aquelas com maior nível de instrução e renda.


No grupo de pessoas com nível superior, 3,2% se declararam homossexual ou bissexual, percentual significativamente maior do que os sem instrução ou com nível fundamental incompleto (0,5%).


Os maiores percentuais de homossexuais ou bissexuais também foram observados nas duas classes de rendimento mais elevadas, sendo de 3,1% para os que moravam em domicílios cujo rendimento per capita era de mais de três a cinco salários mínimos, e de 3,5% naqueles com mais de cinco salários mínimos per capita.



Primeira edição da pesquisa

Essa foi a primeira vez que o IBGE coletou dados sobre a orientação sexual da população brasileira. As informações foram divulgadas em caráter experimental, segundo o instituto, pois ainda não atingiram um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia.


A PNS captou a orientação sexual de forma similar à utilizada em grandes pesquisas domiciliares que realizam esse tipo de investigação pelo mundo. Segundo o IBGE, a comparação dos resultados mostra que os dados da PNS estão coerentes com os gerados por outros países.


"Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a coleta da orientação sexual pela autodeclaração é realizada desde 2013, a National Health Interview Survey (NHIS) mostrou que, em 2018, 3,2% das mulheres e 2,7% dos homens norte-americanos se declararam homossexuais ou bissexuais. No Brasil, a PNS, primeira experiência relacionada ao tema, mostrou que esses percentuais foram de 1,8% e 1,9%, respectivamente", informou o IBGE.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Operação prende 12 suspeitos de tráfico de drogas, comércio de armas e organização criminosa no RN

Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu 12 pessoas entre a terça (24) e esta quarta-feira (25) nas cidades de Santa Cruz e Campo Redondo, na região do Trairi potiguar. Entre os detidos, há suspeitos de tráfico de drogas, além de comércio ilegal de armas de fogo e organização criminosa.


Operação da Polícia Civil prendeu 12 pessoas e apreendeu armas, drogas e dinheiro no interior do RN — Foto: Polícia Civil/Divulgação


A operação “Chave de Ouro” - como foi denominada - cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva, dois mandados de internação provisória e ainda registrou três prisões em flagrante. Armas, drogas e dinheiro foram apreendidos com os suspeitos.


Segundo a Polícia Civil, as ações foram iniciadas na terça-feira (24), com diligências que resultaram em três prisões em Santa Cruz. Foram presos em flagrante, pela suspeita de tráfico de drogas e associação para o tráfico uma jovem de 23 anos e dois rapazes de 21 e 25 anos, respectivamente. Um deles também foi autuado por comércio ilegal de armas de fogo.



A operação continuou nesta quarta-feira (25), com cumprimento de mandados em Campo Redondo, decorrentes da suspeita do crime de organização criminosa. Foram presas mais três pessoas com idades entre 24 e 34 anos.


Ainda em desfavor de um adolescente de 16 anos e de um homem de 19 anos, foram cumpridos dois mandados de internação provisória, relativos a ato infracional análogo à organização criminosa. O maior de idade responde por infrações cometidas ainda quando adolescente.


Além disso, foram cumpridos outros mandados de prisão preventiva pela suspeita do crime de organização criminosa contra mais quatro homens com idades entre 23 e 29 anos e que já estavam detidos no sistema prisional, devido a outros crimes.


A ação foi comandada por policiais civis da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Santa Cruz, com apoio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Natal e das Delegacias de Nísia Floresta, São Tomé, Tangará e Nova Cruz.


Os suspeitos foram conduzidos até a delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Já o adolescente de 16 anos e o homem de 19 anos foram conduzidos até o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (CIAD), em Natal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

IFRN oferta 1.276 vagas para cursos técnicos ainda em 2022

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou três editais ofertando 1.276 vagas em cursos técnicos.


IFRN oferta 1.276 vagas para cursos técnicos ainda em 2022 — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O edital nº 20/2022 é referente a cursos técnicos subsequentes, ou seja, aqueles para quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação profissional. Esse edital oferece 1.196 vagas em diferentes campi do IFRN. A inscrição custa R$ 30 e pode ser feita pela internet, na página da Fundação de Apoio do IFRN (Funcern), até 13 de junho.


As provas, segundo o cronograma, estão previstas para 10 de julho. Confira aqui o edital.


As vagas disponíveis para esse edital são:


Apodi - Química;

Caicó - Eletrotécnica e Vestuário;

Canguaretama - Mecânica;

Ceará-Mirim - Equipamentos Biomédicos e Manutenção e Suporte em Informática;

Ipanguaçu - Manutenção e Suporte em Informática;

Mossoró - Eletrotécnica, Mecânica, Petróleo e Gás e Saneamento;

Natal-Central - Eletrotécnica, Mecânica, Petróleo e Gás, Edificações, Geologia, Mineração e Segurança do Trabalho;

Natal-Cidade Alta - Eventos e Guia de Turismo;

Natal - Zona Norte - Manutenção e Suporte em Informática;

Nova Cruz - Administração;

Parnamirim - Mecatrônica e Rede de Computadores;

Parelhas - Mineração;

Santa Cruz - Manutenção e Suporte em Informática;

São Gonçalo do Amarante - Edificações;

São Paulo do Potengi - Edificações e Meio Ambiente.


Edital nº 21/2022

O edital nº 21/2022 traz 40 vagas destinadas para o curso de Edificações, ofertado no Campus Mossoró e no período noturno. Essa oferta tem como objetivo atender à política pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da oferta de educação profissional técnica de nível médio na perspectiva de uma formação integral. Confira aqui o edital.


“O preenchimento das vagas será através de processo classificatório e eliminatório e será realizado por meio de análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental das candidatas e candidatos inscritos, utilizando, para tanto, a média final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática obtidas pelo candidato no último ano do Ensino Fundamental”, traz o documento.


Edital nº 22/2022

O edital nº 22/2022, também com 40 vagas, traz a oferta de Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical, específica do Campus Jucurutu. Para esse edital, o processo seletivo estará aberto a pessoas com certificado de conclusão do Ensino Médio (ou de curso equivalente) e será realizado em etapa única, eliminatória e classificatória, através da aplicação de Teste de Habilidade Específica (THE). Confira aqui o edital.


Fonte; g1

Leia Mais ››

Operações com Pix entram na mira dos auditores fiscais do RN

Operações eletrônicas como o Pix passaram a ser monitoradas pelos auditores fiscais do Rio Grande do Norte, neste mês de maio, segundo a Secretaria Estadual de Tributação.


Com PIX, pagamento e transferência ficam mais fáceis de serem feitos — Foto: Júlia Martins/g1


A SET informou que atualizou as malhas ficais, que são os cruzamentos de dados fornecidos pelos contribuintes e instituições financeiras, e incluiu esses novos meios de pagamento nas análises.


Além do Pix, boletos, transferências e vouchers, entre outros, entram na mira dos auditores fiscais. Segundo o governo, a medida fortalece o combate à sonegação fiscal, que é considerada crime contra a ordem tributária.


Até então, o fisco operava com malhas que relacionavam apenas informações de vendas efetuadas com cartão de crédito ou débito, e, muitas vezes, não representavam a movimentação real das empresas.



Agora os auditores podem identificar, por exemplo, os casos em que uma empresa não emitiu notas fiscais, ou recolheu impostos com valores menores que o devido, mas recebeu pagamentos via Pix com valores acima dos informados.


As novas malhas fiscais - que são comparativos entre as informações dadas pelos contribuintes e os dados reais - envolvem quatro modalidades:


Inapto com movimento de pagamentos eletrônicos;

Divergência Receita Declarada (DAS) x Receita de pagamentos eletrônicos;

Divergência da Escrituração Fiscal Digital (EFD) x Pagamentos eletrônicos;

DAS Não informado x Receita de pagamentos eletrônicos.

“Temos atuado, desde o início desta gestão, para modernizar os nossos controles, o que é fundamental para a equalização de receitas do Estado em conformidade com a movimentação real dos setores econômicos. E acompanhar as novas formas de pagamento faz parte desse processo”, diz o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dengue é segunda maior causa de internação de pacientes no RN em maio

Com 145 solicitações de internação registradas entre o dia 1º de maio e a última segunda-feira (23), a dengue superou doenças como infarto no miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) e se tornou a segunda maior causa de ocupação de leitos na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte.


Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue. — Foto: Reprdoução/EPTV


Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde Pública. Somente a pneumonia causou mais solicitações de internação no período de 23 dias.


Em 36 casos, os pacientes com dengue tiveram febre hemorrágica. Desde o dia 1º, o estado registrou solicitações de internação pela doença todos os dias. O maior volume ocorreu em10 de maio - quando foram solicitados leitos para 13 pacientes.



Quase 59% das solicitações foram registradas na região metropolitana de Natal. Foram 85, ao todo. A segunda região com mais casos foi a de João Câmara, com 17 solicitações.


O g1 solicitou à Sesap os dados de internação dos meses anteriores, mas não recebeu os números até a última atualização desta matéria.


Aumento de casos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Sesap nesta terça-feira (24), até o dia 14 de maio, o estado registrou 14.860 casos prováveis de dengue, 4.563 casos prováveis de chikungunya e 1.008 casos prováveis de infecção pelo zika vírus em 2022.


A comparação com o ano anterior demonstra o crescimento do número de casos. Em 2021, considerando o mesmo período, o estado registrou pouco mais de 900 casos de dengue, 1.738 casos prováveis de chikungunya e menos de 100 casos de zika.


Decreto

No último dia 20 de maio, o governo do estado emitiu um decreto que oficializou situação de emergência em razão da epidemia de dengue no Rio Grande do Norte.


"A medida foi discutida com gestores municipais e representantes do Ministério Público como uma forma de viabilizar medidas de combate à doença no estado. Uma delas será a criação de um comitê para orientação aos municípios sobre a adoção do plano de contingenciamento elaborado pela Sesap", afirmou a Sesap.


A Sesap reforçou a necessidade de ampliação dos cuidados com a proliferação do Aedes aegypti, como manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito, limpar vasilhas e reservatórios de água de seus animais, não colocar lixo em terrenos baldios, manter caixas d'água sempre tampadas e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada.



Além dos cuidados, o governo recomanda que a população receba a visita do agente de endemias. O decreto estadual autoriza entrada dos servidores em prédios fechados ou abandonados, para realização do trabalho de prevenção e combate ao mosquito.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra chuvas com mais de 120 milímetros e intensidade de raios 'nunca antes vista' no litoral

As chuvas que caíram no Rio Grande do Norte entre a manhã de terça-feira (24) e às 7h desta quarta-feira (25) chegaram a acumular mais de 120 milímetros de água em Mossoró, no Oeste potiguar, e Afonso Bezerra, na região Central.


Pelo menos seis cidades potiguares registraram precipitações com mais de 100 milímetros.


Em Natal e outras cidades do Litoral, ocorreu uma série de raios, com "intensidade nunca antes vista para a região", segundo as palavras de Gilmar Bristot, chefe do setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do RN (Emparn).


Um vídeo mostra a queda de um raio no bairro Cohabinal, em Parnamirim (veja acima).


Raio cai em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Reprodução


O grande volume de água causou estragos em vários municípios - principalmente alagamentos.


Em Natal, moradores do bairro Igapó registraram um banheiro químico sendo arrastado pela enxurrada em uma rua.


A Emparn registrou os maiores volumes de água em Mossoró, no Oeste potiguar, onde os aparelhos registraram 127,5 mm de água. A cidade foi seguida por Afonso Bezerra (124,6 mm) e Angicos (115 mm), ambas na região Central, e Ielmo Marinho (104 mm), no Agreste.


Também houve chuvas acima de 100 mm em Ipanguaçu (102 mm) e Carnaubais (101,6 mm), no Oeste.


Pessoas andam com água na altura da cintura em Assú — Foto: Reprodução


Raios

Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, a ocorrência de raios foi incomum principalmente, porque o estado já vinha de um dia de chuvas, na segunda-feira (23) e tinha a atmosfera mais fria - o que não é um cenário ideal para ocorrência de raios.



"Na faixa litorânea Leste do Nordeste tivemos ocorrência de muita chuva, acompanhada de trovoadas e descargas elétricas de uma intensidade nunca vista antes para essa região. Isso, decorrente das condições do oceano atlântico com temperaturas bem aquecidas, librando muito umidade", explicou.


"O fato interessante é que mesmo depois de dois dias com chuvas, atmosfera fria, nós tivemos ocorrência desse fenômenos que são as descargas elétricas, que são muito incomuns de acontecer no litoral e da forma como aconteceu", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Chuva causa transtornos e alagamentos em cidades do RN

A chuva causou transtornos em algumas cidades do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (24).


Em Assú, por exemplo, a chuva chegou a atingir 75 milímetros durante o dia, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e provocou alagamentos em pontos da cidade, onde pessoas foram vistas caminhando com a água na altura da cintura (veja foto).


Pessoas andam com água na altura da cintura em Assú — Foto: Reprodução


A água chegou a invadir calçadas de estabelecimentos e fortes trovoadas também foram ouvidas.


Em Mossoró, principal cidade da Região Oeste, a chuva chegou a 73 milímetros, e também causou transtorno em partes da cidade. Relâmpagos também foram registrados no céu.


Chuva alagou ruas em Mossoró — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


O município de Angicos foi outro que sofreu com a água que caiu durante a tarde desta segunda e os alagamentos atingiram algumas vias da cidade. Carros tiveram dificuldades de passar por algumas ruas.


Na capital Natal, a chuva começou no início da noite, horário de pico, e causou congestionamento em algumas das principais vias da cidade, como BR-101 no sentido Zona Sul.


Congestionamento na BR-101 — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas intensas em boa parte do Rio Grande do Norte até a manhã desta quarta-feira (25), com maior intensidade nas cidades do litoral, onde pode superar os 100 milímetros por dia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil ultrapassa 666 mil mortos por Covid; média móvel é de 105 vítimas por dia



O Brasil registrou nesta quarta-feira (25) 157 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 666.112 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 105. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de 0%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.


Brasil, 25 de maio

Total de mortes: 666.112

Registro de mortes em 24 horas: 157

Média de mortes nos últimos 7 dias: 105 (variação em 14 dias: 0%)

Total de casos conhecidos confirmados: 30.838.912

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 6.000

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 14.455 (variação em 14 dias: -13%)

Acre, Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe não registraram morte pela doença em 24 horas. No Acre, também não houve qualquer registro de novo caso conhecido no período.


O país também registrou 6.000 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 30.838.912 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 14.455, variação de -13% em relação a duas semanas atrás.


No Paraná, houve redução de quase 20 mil casos registrados, e em Goiás foram quase 2.400 casos removidos nas últimas 24 horas. As secretarias de Saúde dos dois estados não informaram o que ocasionou as correções.



Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Curva de mortes nos estados

Em alta (10 estados e o DF): ES, DF, PA, MT, PB, MS, SC, PR, RS, MG, GO

Em estabilidade (10 estados): AC, PE, CE, SP, MA, AP, RR, AM, SE, PI

Em queda (6 estados): BA, RJ, TO, RO, RN, AL

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.



VACINAÇÃO: veja os dados do último balanço nacional (atualizado apenas em dias úteis)

Veja a situação nos estados

O g1 exibe abaixo os gráficos de alguns estados na evolução de mortes por Covid e casos conhecidos da doença. Para ver a situação em todos os estados e no DF, além dos números nacionais, visite a página especial com mais detalhes e análises.


Consórcio de veículos de imprensa

Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre g1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho de 2020, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MP investiga show de Gusttavo Lima com contrato de R$ 800 mil em cidade de 8 mil habitantes de RR

A contratação do cantor Gusttavo Lima pela prefeitura de São Luiz, o menor município de Roraima, por R$ 800 mil, é alvo de investigação pelo Ministério Público de Roraima (MPRR). A cidade tem uma população estimada em cerca de 8 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, dividindo o valor do cachê, daria R$ 100 por cada pessoa que vive na região, incluindo adultos e crianças.


Gusttavo Lima, o "Embaixador" — Foto: Reprodução/Instagram/Gusttavo Lima


O show deve ocorrer de dezembro, na 24ª edição da vaquejada na cidade. Além de Gusttavo Lima, se apresentam na festa a dupla Cesar Menotti e Fabiano e a cantora Solange Almeida. São Luiz tem um PIB de R$ 147,6 milhões, o segundo mais baixo do estado, ficando atrás apenas de Uiramutã.



Em nota enviada ao g1, o prefeito da cidade, James Batista (Solidariedade), disse não brincar com dinheiro público e que "o evento trará receitas diretas para as contas do município que permitirão o pagamento de todas as despesas". Veja a íntegra da nota ao final da reportagem.


O MPRR informou ao g1 que solicitou informações ao município, por meio da Promotoria de São Luiz, sobre como os recursos foram arrecadados e também se haverá retorno para os moradores. O MP não informou quando foi instaurada a investigação, mas disse que a prefeitura recebeu um prazo de dez dias para enviar resposta.


Gusttavo Lima, chamado nacionalmente de "Embaixador", tem um dos cachês mais altos do Brasil, chegando a até R$ 1,2 milhão por show.


A assessoria do artista também foi procurada, mas não retornou até a última atualização desta reportagem.


A contratação do show de Gusttavo Lima repercutiu nessa terça-feira (24) após um perfil no Twitter divulgar os valores fazendo uma comparação o total de habitantes de São Luiz, contrapondo o valor com os benefícios da Lei Rounet.



"Cada habitante pagou cerca de 100 reais para o show acontecer. Idosos, bebês, todos pagaram. Claro que não precisam de Lei Rouanet", destaca o perfil.


A publicação tem cerca de 10 mil compartilhamentos e mais de 50 mil curtidas entre os usuários de todo o país. Entre os comentários, alguns indagam "a cidade não deve ter um problema pra resolver pra ficar jogando dinheiro fora desse jeito" e também "será se Deus gosta de quem tira dos pobres? Família acima só se for a minha".


A diferença entre a contratação por pequenas prefeituras e a Lei Rouanet entrou em discussão nas redes sociais após o sertanejo Zé Neto criticar a lei e "alfinetar" a cantora Anitta em um show que custou R$ 400 mil à prefeitura de Sorriso (MT).


Postagem no Twitter viralizou com a informação sobre o show de Gusttavo Lima pago pela prefeitura de São Luiz — Foto: Reprodução/Twitter


Prefeito espera 50 mil pessoas em show

O prefeito James Batista, à época da confirmação da contratação do "Embaixador", disse ao g1 que a intenção é "atrair o estado de Roraima inteiro" para a festa. O extrato do contrato firmado com a empresa responsável pelo show de Gusttavo Lima, assinado no dia 25 de março, foi publicado em um jornal de grande circulação e tem vigência até 31 de dezembro.


A vaquejada está marcada para acontecer nos dias 1º, 2º e 3 de dezembro de 2022. O prefeito disse que estima um público de 50 mil pessoas no show de Gusttavo Lima. Ao todo, devem comparecer 100 mil pessoas no evento.


"É um evento grandioso. A gente sabia que ia dar uma repercussão imensa e a ideia era exatamente essa. A gente quer atrair o estado de Roraima inteiro para dentro de São Luiz", contou o prefeito ao g1 em reportagem publicada em março.


James disse ainda que trazer o artista com o maior cachê do Brasil é algo que vai "chocar todo o estado de Roraima".

"As pessoas vão se chocar. O estado vai estar assombrado, vai ficar assombrado com o que vai encontrar, com o que vai presenciar em São Luiz, o processo de transformação e da infraestrutura da cidade para receber as pessoas".



A tradicional vaquejada de São Luiz já trouxe várias atrações nacionais ao longo de 14 anos. Entre elas, as duplas Rick e Renner, Gian e Geovane, Milionário e José Rico e o cantor de brega Wanderley Andrade.


Veja a íntegra da nota do prefeito:

Como foi destacado na reportagem, o MP solicitou informações sobre a origem dos recursos e a resposta será protocolada amanhã, pela manhã.


Não brincamos com o dinheiro público, pois ao contrário do que muitos pensam, o evento trará receitas diretas para as contas do município que permitirão o pagamento de todas as despesas, incluindo os cachês dos artistas.


A falta de conhecimento do planejamento que temos e da realidade q São Luiz vive, faz com que muitos se precipitem em críticas pejorativas infundadas, mas estamos prontos para demonstrar que quando há planejamento, comprometimento e determinação o sucesso é mera consequência.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Remdesivir é liberado para pacientes de Covid que não precisam de oxigênio suplementar, diz Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na segunda-feira (23), a utilização do antiviral remdesivir para pacientes de Covid-19 para "pacientes adultos que não necessitem de administração suplementar de oxigênio e que apresentem risco aumentado de progredir para caso grave".


Medicamento Remdesivir produzido em laboratório nos EUA — Foto: Gilead Sciences/ via AP


O Remdesivir é produzido pela biofarmaceutica Gilead Sciences e o seu nome comercial é Veklury. Trata-se de um medicamento sintético administrado de forma intravenosa (injetado na veia). Ele age impedindo a replicação viral.


Em março do ano passado, o remédio já tinha recebido aval para utilização em pacientes hospitalizados com Covid. Seu uso estava restrito apenas a "pacientes adultos e adolescentes (com idade igual ou superior a 12 anos e com peso corporal de, pelo menos, 40 kg) com pneumonia que requeiram administração suplementar de oxigênio (oxigênio de baixo ou alto fluxo, ou outra ventilação não invasiva no início do tratamento)".


Agora, de acordo com a Anvisa, o tratamento para a nova indicação deve ser iniciado assim que for possível, após o diagnóstico de Covid-19 e dentro de sete dias depois do aparecimento dos sintomas.


"A duração total do tratamento deve ser de três dias. A recomendação é de dose única de 200 mg de remdesivir no primeiro dia, administrada por infusão intravenosa, e 100 mg nos dias seguintes, uma vez por dia, também por infusão intravenosa", afirma a agência.


A utilização ainda segue restrita ao ambiente hospitalar.

"Deverão ser mantidas as mesmas condições de segurança para a administração do medicamento em ambiente ambulatorial, já estabelecidas na bula do Veklury, como, por exemplo, a realização de testes laboratoriais hepáticos e renais em todos os pacientes, antes do início do tratamento", esclarece a Anvisa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Diretora de escola é agredida por estudante com 'mata-leão' no interior de SP

A diretora de uma escola em Itararé, no interior de São Paulo, registrou um boletim de ocorrência na terça-feira (24) após ser agredida por um estudante de 17 anos.


A agressão ocorreu na noite de segunda-feira (23), na Escola Estadual "Herculano Pimentel", e foi registrada por uma câmera de segurança.


Nas imagens, é possível ver que a mulher estava conversando com o aluno e outras duas pessoas dentro da escola, quando, em um determinado momento, a diretora se virou de costas e o estudante aplicou um golpe "mata-leão" nela.


Com o golpe, a diretora caiu no chão e a porta da escola caiu em cima dela. Na sequência, um homem também tentou conter o estudante, mas ele voltou a agredir a vítima no chão da unidade.


Diretora de escola é agredida por estudante com 'mata-leão' no interior de SP — Foto: Reprodução/Câmera de segurança


A Polícia Militar foi acionada e a vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo levada até a Santa Casa da cidade. O Conselho Tutelar também foi acionado.


Conforme o boletim de ocorrência, a diretora contou que chegou a desmaiar durante as agressões, porque o estudante apertou o pescoço dela. Apesar dos ferimentos, ela não precisou ser internada.


A diretora foi até a delegacia de Itararé na terça-feira para registrar um boletim de ocorrência. A vítima contou à polícia que a discussão com o aluno começou depois que ela pediu para que ele voltasse à sala de aula, pois o intervalo já havia terminado.



O BO foi registrado por desacato e lesão corporal, e a Polícia Civil vai investigar o caso. O adolescente não foi apreendido e será ouvido por meio de escuta especializada durante as investigações.


Repúdio

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que repudia toda e qualquer forma de agressão e de incitação à violência dentro ou fora das escolas.


"Os responsáveis pelo estudante foram chamados e o conselho escolar se reunirá para decidir sobre o caso. A escola coloca à disposição dos estudantes o atendimento pelo Programa Psicólogos na Educação, se autorizado por seus responsáveis", diz o texto.


Ainda segundo o estado, a equipe central do programa Conviva SP e do Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar (Gispec) seguem acompanhando a escola. O caso também foi registrado na Plataforma Conviva SP, que acompanha o registro de ocorrências escolares na rede estadual de ensino.


"A equipe gestora, junto com a supervisão, segue prestando apoio a todos da escola. A Diretoria de Ensino de Itararé e a escola seguem à disposição da comunidade escolar e autoridades para mais esclarecimentos".


Fonte: g1

Leia Mais ››