domingo, setembro 10, 2017

Equipe Preá Bike realiza II Pedal com Maria em Itaú-RN


Mais um grande sucesso realizado na Festa de Nossa Senhora das Dores 2017, foi o II Pedal com Maria, o evento aconteceu na manhã desse domingo realizado pela Equipe Preá Bike.

O evento chama a atenção pela sua organização e participação dos ciclistas, onde mais de 150 ciclistas se inscreveram para o II Pedal com Maria.



O pedal teve início com o café da manhã as 06:30 em seguida deu-se início com a bênção do envio pelo também ciclista Pe. Bessa para em seguida percorrer uma trilha com mais de 33km passando por sítios até a cidade de Rodolfo Fernandes seguindo até Itaú.



Durante o percurso foram instalados vários pontos de apoios para hidratar e dar todo suporte necessário aos atletas.



O percurso também foi acompanhado por ambulância com um enfermeiro para auxiliar em qualquer imprevisto, mas Graças à Deus tudo transcorreu em plena tranquilidade; também registramos a presença da Polícia Militar que deu todo suporte ao evento quando os ciclistas tiveram que fazer uso da RN e BR para evitar acidentes.



O encerramento aconteceu no Clube ACRI com a entrega das comandas e sorteio de brindes. Os participantes de várias cidades parabenizaram a organização do evento e ficaram bastante felizes em participar do pedal, uma paixão das equipes que sempre estão trilhando novos caminhos.

O blog Cidade News Itaú acompanhou todo o percurso com total apoio e trás todos os clicks dos momentos do pedal.

Deixamos os nossos agradecimentos a toda equipe organizadora, em especial Jadson Fernandes e Dias Júnior.

Confira as fotos do II Pedal com Maria clicando nos álbuns.










Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Festa de Nossa Senhora das Dores marca fé e devoção em seu 5º dia.


A Festa de Nossa Senhora das Dores do Município de Itaú continua sendo um ponto de encontro entre as famílias para demonstrar sua fé e devoção à mãe Maria.

Neste sábado o público compareceu mais uma vez e participou atentamente das festividades.

Após a celebração da Santa Missa pelo Padre Bessa, houve a apresentação da Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes que interpretou alguns número musicais arrancando os aplausos da população que prestigiou a homenagem.

A Cada novo dia, a participação da comunidade continua fervorosa demonstrando todo amor e carinho por Nossa Senhora, pedindo a intercessão da virgem para aumentar a fé e a esperança de cada um.

Os Jovens do Semear cuidam do espaço kid's onde as crianças são chamadas a se divertir e aproveitar a festa da sua maneira.









Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Vereadora e família ficam sob mira de armas durante arrastão em casa, na Grande Natal

Criminosos fizeram um arrastão à casa de uma vereadora de Parnamirim, na Grande Natal, na noite deste sábado (9). De acordo com a Polícia Militar, Rhalessa Freire dos Santos (PTN) e sua família ficaram na mira de armas de fogo, enquanto os suspeitos recolhiam objetos de valor na casa dela.
O crime aconteceu no bairro Bela Parnamirim. Além dos objetos furtados do imóvel, os suspeitos levaram uma caminhonete modelo Saveiro, que pertencia à família.
A polícia foi acionada e fez diligências na região, mas até agora nenhum suspeito foi preso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspeito de abusar sexualmente a enteada por oito anos, homem é preso no interior do RN

A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem que vinha abusando sexualmente de sua enteada há pelo menos oitos anos, em João Câmara, na região Agreste potiguar. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a vítima sofria as agressões desde os 11 anos de idade e deu a luz a uma criança, filha do próprio padrasto, aos 14 anos.
Segundo a polícia, a mãe da jovem também era estuprada pelo homem, desde que descobriu que o companheiro abusava da sua filha.
A prisão aconteceu na última quinta-feira (7). Agentes da Delegacia de João Câmara e São Bento do Norte prenderam o homem em flagrante, encontrado abusando a jovem.
As equipes chegaram à casa dele após terem recebido uma denúncia. Autuado pelo crime de estupro, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Armados com fuzis, criminosos atiram contra carro da PM e atropelam motociclista na Grande Natal

Bope realiza perseguição a suspeitos na praia de Cotovelo, na Grande Natal (Foto: Sérgio Henrique/ Inter TV Cavbugi)A abordagem a um carro suspeito deu início a uma troca de tiros entre policiais e bandidos na região metropolitana de Natal, na manhã deste domingo (10). De acordo com o a Polícia Militar, os ocupantes de um veículo modelo Honda Civic atiraram com fuzis ao serem abordados por uma viatura do 3º Batalhão. A perseguição começou em São José de Mipibu e seguiu até a praia de Cotovelo, em Parnamirim, onde a polícia fez um cerco a uma casa. Os suspeitos conseguiram fugir.
Segundo a assessoria da PM, havia cinco suspeitos dentro do carro, armados com pelo menos dois fuzis. Na troca de tiros, disparos atingiram o parabrisa da viatura do 3º Batalhão da PM. Um policial ficou ferido com estilhaços, mas passa bem. Ele teria continuado na ocorrência.
Na fuga, pela BR-101, os suspeitos ainda atropelaram um motociclista. O estado de saúde dele ainda não foi informado.

Policia faz cerco em busca de suspeitos em Cotovelo, Parnamirim (Foto: Sérgio Henrique/ Inter TV Cabugi)
Policia faz cerco em busca de suspeitos em Cotovelo, Parnamirim (Foto: Sérgio Henrique/ Inter TV Cabugi)

Unidades do Bope e do Batalhão de Choque, além de outras forças policiais, foram enviadas para a região e ampliaram a perseguição. Foi realizado um cerco a uma casa na rua Lucas Gabriel, em Cotovelo.
Porém, quando invadiram a casa, os policiais encontraram apenas o carro usado pelos criminosos, também com marcas de tiros. A suspeita é que os suspeitos tenham ido até o local trocar de veículo para facilitar a fuga.
"Parece coisa de guerra. Assustador", disse uma moradora da região que ligou para o G1 para informar que havia um tiroteio perto da sua casa. Segundo ela, os vizinhos já haviam denunciado o imóvel como o esconderijo de uma quadrilha.

Tiros atingiram para-brisa da viatura do 3º Batalhão da PM (Foto: Divulgação/ PM)
Tiros atingiram para-brisa da viatura do 3º Batalhão da PM (Foto: Divulgação/ PM)

Policia encontrou carro usado pelos suspeitos em casa na praia de Cotovelo, em Parnamirim (Foto: Sérgio Henrique/ Inter TV Cabugi)
Policia encontrou carro usado pelos suspeitos em casa na praia de Cotovelo, em Parnamirim (Foto: Sérgio Henrique/ Inter TV Cabugi)

Na casa encontrada pela polícia em Cotovelo (RN), marcas de tiros são vistas nas vidraças (Foto: Sérgio Henrique/ Inter TV Cabugi )
Na casa encontrada pela polícia em Cotovelo (RN), marcas de tiros são vistas nas vidraças (Foto: Sérgio Henrique/ Inter TV Cabugi )

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia rastreia carro e prende suspeitos de arrastão a casa de praia na Grande Natal

Arma estava com suspeitos de arrastão na Grande Natal (Foto: Divulgação/ PM)Após rastrear um carro roubado, a Polícia Militar conseguiu prender um homem de 25 anos e apreender um adolescente de 17 no início da manhã deste domingo (10). Eles são suspeitos de fazerem um arrastão a uma casa na praia de Graçandú, município de Extremoz, na região metropolitana de Natal.
O assalto aconteceu na noite deste sábado (9) na praia que fica no litoral norte potiguar. Na fuga, os criminosos deixaram a casa em dois carros. Todo o material do roubo estava dividido entre os veículos.
Os dois suspeitos foram detidos por volta das 5h no bairro Planalto, na Zona Oeste da capital. Eles estavam com o carro modelo Honda Fit das vítimas, uma arma de fogo e parte do bens tomados durante o arrastão.
Segundo a assessoria da PM, viaturas ainda fazem buscas pelo outros suspeitos, que estavam em um carro modelo Civic, em Felipe Camarão, além de outros bairros da Zona Oeste.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Colisão entre motos deixa duas vítimas fatais na RN 079, zona rural de Alexandria/RN


Um acidente de transito envolvendo três motocicletas deixou duas pessoas mortas e outra gravemente ferida por volta das 02h40 deste sábado(09), na RN 079, trecho que liga Alexandria/RN a Bom Sucesso/PB, na zona rural de Alexandria/RN.

De acordo com informações Viviane Aquino Ribeiro, de 19 anos seguia pela rodovia estadual pilotando uma Honda pop, de cor vermelha, e em sua companhia uma adolescente de 17 anos, que trafegava na garupa sentido Alexandria/Bom Sucesso-PB, quando depararam com a motocicleta Honda Titan, placa NPW 5577, pilotada por Juliele Fonseca de Lima, em sentido contrário, ocasionando a colisão frontal, deixando todos feridos apresentando fraturas expostas. Ele residia em Bom Sucesso/PB e as jovens residentes em Alexandria/RN.

Todos foram socorridos para uma unidade de saúde local e em seguida transferidos para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN, onde Juliele e Viviane não resistindo a gravidade dos ferimentos faleceram durante atendimento médico na unidade hospitalar.


O blog não tomou conhecimento do atual estado de saúde da adolescente.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Motociclista colide em veículo na entrada de Assú na BR-304

Na noite deste sábado, 09 de setembro, por volta das 18;30hs, a polícia militar foi informada de que um acidente teria ocorrido na entrada de Assu, na BR-304, trecho que liga a rua Dr. Luiz Carlos.
Segundo informações, o condutor em visível estado de embriagues que seguia em uma motocicleta, colidiu em um veículo.

Os danos foram apenas materiais, policiais estiveram no local realizando os procedimentos.




Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Corpo de um homem é encontrado na barragem de Lagoa de Pedras no agreste Potiguar

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na manhã deste sábado (09) na barragem de Lagoa de Pedras, região do agreste Potiguar. O corpo foi retirado da água por uma equipe dos bombeiros que esteve no local. Sem maiores informações no momento.


A Polícia Militar isolou a área e aguarda a chegada da equipe do ITEP/Natal que realizará a remoção do corpo até a sede do órgão.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Ex-presidiário é baleado na mão no Bairro Malvinas em Mossoró

O ex-presidiário Sebastião Faustino de Sá, o "Chocolate" 46 anos foi baleado na noite deste sábado 09 de setembro no0 Bairro Malvinas em Mossoró, região oeste do Rio Grande do Norte. 

Segundo a polícia Militar que atendeu a ocorrência, Chocolate como é mais conhecido, foi atingido com um disparo de arma de fogo na mão direita,quan do caminhava em via pública naquele Bairro. 

O Samu encontrou a vítima ferida na rua Rosa Prata nas Malvinas e pediu apoio à PM para escoltar a ambulância até o Hospital Regional Tarcísio Maia para onde Chocolate foi levado. 

Aos policiais, a vítima informou que caminhava pela Favela do Velho, área das Malvinas, quando recebeu o disparo, mas não sabe quem teria atirado contra ele. 

Chocolate, que tem várias entradas no sistema prisional por arrombamento a residências,foi entregue aos cuidados da equipe médica de plantão do HRTM, mas não corre risco de morrer. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fachin envia à primeira instância denúncia contra Dilma, Lula e Mercadante

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), remeteu para a primeira instância da Justiça Federal em Brasília uma denúncia apresentada na última quarta (6) contra os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Aloizio Mercadante.
A acusação, feita pela Procuradoria Geral da República (PGR), se refere ao episódio da nomeação de Lula como ministro da Casa Civil por Dilma, em março do ano passado, antes de ela ser afastada do cargo, no processo de impeachment.
Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, há indícios do crime de obstrução de Justiça, pela suspeita de que a medida serviu para dar ao ex-presidente foro privilegiado no STF, de modo a evitar que ele fosse preso pelo juiz Sérgio Moro, da Lava Jato em Curitiba.
Caberá agora a um único juiz federal examinar se há indícios mínimos na denúncia que permita a abertura de um processo criminal. Se considerar que sim, ele determinará a abertura de uma ação penal, tornando os acusados réus na Justiça.
Em geral, esse tipo de decisão ocorre mais rápido na primeira instância, por ser tomada por um único juiz, que no STF, onde denúncias são analisadas de forma conjunta, por cinco ministros.
Na própria denúncia, Janot pedia que o caso permanecesse no STF, por ver ligação com outra denúncia, apresentada na terça (5), que acusa Dilma, Lula e outros seis petistas por suposta formação de organização criminosa.
Essa primeira denúncia está no STF por ter como denunciada a senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Para Fachin, no entanto, a conexão entre os dois casos não é suficiente para manter no STF a segunda denúncia, contra Lula e Dilma.
“Não depreendo motivo que justifique a permanência, perante esta Suprema Corte, que tem estrutura notoriamente limitada para instrução e tramitação de processos desta espécie, de feitos contra corréus que não detêm foro por prerrogativa de função, também em detrimento da garantia constitucional da duração razoável do processo” , escreveu Fachin no despacho.

Nesse caso, também foi acusado o ex-ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante, que também já não tem foro privilegiado. Ele foi acusado por supostamente oferecer apoio político, jurídico e financeiro ao ex-senador Delcídio do Amaral para evitar que ele fizesse delação premiada na Lava Jato.
Além de enviar o caso de Lula, Dilma e Mercadante para a primeira instância, Fachin também arquivou as suspeitas de que Dilma, sob suposta influência do ex-ministro José Eduardo Cardozo, nomeou o ministro do STJ Marcelo Navarro para atrapalhar a Lava Jato.
O ministro também retirou o sigilo da investigação no STF, mas os documentos ainda não haviam sido disponibilizados até a última atualização desta reportagem.
O que dizem os denunciados sobre as acusações
Em nota divulgada na quarta (6), Dilma afirmou ser lamentável que Janot ofereça denúncia "sem qualquer fundamento".
"É espantoso que a nova denúncia se baseie em provas ilegais e nulas, fruto de reconhecida situação abusiva em que conversas da presidenta eleita Dilma Rousseff foram indevidamente interceptadas, divulgadas e descontextualizadas na interpretação do seu real conteúdo", diz trecho da nota.
A defesa de Lula considerou a acusação "absurda":
"Essa é mais uma acusação absurda formulada contra o ex-Presidente Lula, pois pretende transformar em crime sua nomeação para o cargo de Ministro de Estado com o preenchimento de todos os requisitos previstos na Constituição Federal. O caráter abusivo da iniciativa do Procurador Geral da República fica ainda mais claro diante de recente decisão proferida pelo Ministro Celso de Mello, do STF, que reconheceu a legitimidade do ato de nomeação em situação muito similar àquela envolvendo Lula", diz nota do advogado Cristiano Zanin Martins.
A assessoria de Mercadante afirmou por meio de nota que ele já foi absolvido dessa acusação na Comissão de Ética Pública da Presidência e que a delação de Delcídio está sendo questionada.

Diálogo
Antes da posse de Lula como ministro, foi divulgada uma conversa telefônica entre ele e Dilma (abaixo) na qual tratavam da nomeação do ex-presidente. O áudio foi anulado por decisão do ministro Teori Zavascki, que morreu em janeiro deste ano.
No entanto, a Procuradoria Geral da República já havia apontado, na ocasião, outros indícios de obstrução, como o ato da nomeação, a nota oficial divulgada pela presidência após o áudio e depoimentos.
Na ocasião, opositores diziam que a intenção de Dilma ao nomear Lula era assegurar a ele foro privilegiado no STF, condição que o cargo de ministro garante. Com isso, as investigações do ex-presidente no âmbito da Lava Jato seriam transferidas do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal em Curitiba, para o STF.
Dilma: "Alô."
Lula: "Alô."
Dilma: "Lula, deixa eu te falar uma coisa."
Lula: "Fala, querida. Ahn?"
Dilma: "Seguinte, eu tô mandando o 'Bessias' junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!"
Lula: "Uhum. Tá bom, tá bom."
Dilma: "Só isso, você espera aí que ele tá indo aí."
Lula: "Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando."
Dilma: "Tá?!"
Lula: "Tá bom."
Dilma: "Tchau."
Lula: "Tchau, querida."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-sena, concurso 1.966: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 5,5 milhões

Mega-sena (Foto: Heloise Hamada/G1)Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.966 da Mega-Sena. As dezenas sorteadas foram: 10-13-19-32-40-60. A expectativa de prêmio era de R$ 2,5 milhões, e o sorteio foi às 20h (horário de Brasília) no município de Salto (SP).
A Quina teve 29 ganhadores. Cada um leva R$ 47.097,01. Outras 2.758 pessoas acertaram a Quadra. Neste caso, o prêmio é de R$ 707,45 para cada uma.
O concurso 1.967 da Mega-Sena será realizado na próxima quarta-feira (13), e a estimativa de prêmio é de R$ 5,5 milhões.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeito nega ter cometido ato ilícito após aparecer em vídeo recebendo dinheiro: 'A verdade vai aparecer'

Em vídeo de delação, Emanuel Pinheiro aparece recebendo maços de dinheiro (Foto: TVCA/Reprodução)O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), que apareceu recebendo maços de dinheiro em um vídeo da delação premiada feita pelo ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), ao Ministério Público Federal (MPF), negou neste sábado (9) ter cometido qualquer ato ilícito. Essa foi a primeira vez que Emanuel Pinheiro falou com a imprensa sobre o assunto.
Nas imagens, divulgadas há mais de duas semanas, Pinheiro aparece recebendo maços de dinheiro das mãos de Sílvio César Corrêa, ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa, e colocando o montante nos bolsos do paletó. Na época, ele era deputado estadual. Silval afirmou, na delação homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que o dinheiro pago ao atual prefeito da capital era de propina.
Hoje, durante vistoria realizada em obras de pavimentação e drenagem no Bairro Doutor Fábio, na capital, Emanuel Pinheiro afirmou que as imagens são de quatro anos atrás e foram divulgadas fora de contexto, aproveitando-se do fato de que ele ocupa o cardo de prefeito de Cuiabá.
"Eu sou advogado, há uma orientação jurídica para a gente falar no momento certo, até porque é agora que os elementos estão aparecendo. Podem ter certeza que estou absolutamento tranquilo. Não cometi nenhum ilícito e as coisas serão esclarecidas. A verdade vai aparecer e nós vamos, dentro dos autos, mostrar toda a contundência da nossa linha de defesa", afirmou.
Questionado se o dinheiro recebido foi declarado ou onde ele foi usado, Emanuel Pinheiro desconversou e pediu para que respeitem o posicionamento dos advogados dele, que devem falar no momento oportuno.
Suplementação
Sobre o decreto de suplementação de R$ 6,7 milhões do orçamento da Câmara de Vereadores de Cuiabá após a divulgação do vídeo da delação, Pinheiro disse se tratar de um pleito da Mesa Diretora que estaria sendo discutido desde maio deste ano.

O Ministério Público de Contas de Mato Grosso apontou indícios de falhas no decreto, em representação feita no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Posteriormente, o decreto foi suspenso pelo juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior, da Vara Especializadada Ação Civil Pública e Ação Popular.
"É um pleito da mesa da Câmara que está sendo discutido desde maio, tem todo o processo tecnicamente embasado, foi coordenado pelo secretário de finanças do município, pelo secretário de planejamento, pelo contador-geral do município e teve um total respaldo técnico para poder resolver um problema do Poder Legislativo. Eu joguei para o segundo semestre por causa do equilíbrio do caixa do município, porque eu estava no primeiro ano de governo", disse.
CPI
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) apresentou requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o prefeito de Cuiabá, mas o requerimento não atingiu o número necessário de assinaturas para que fosse levado adiante na Casa de Leis.
Brasil

No Brasil as Áreas Susceptíveis à Desertificação (ASD) possuem uma extensão de 1.340.863 km² e contam com uma população de 34 milhões de pessoas, onde 50% delas estão abaixo da linha da pobreza.
São, ao todo, 1.494 municípios em 11 estados da Federação. Mapeamento realizado pela Funceme identificou que 70,5 mil km² dessa área já estão na categoria de Fortemente Degradado, onde já está comprometida a produção agrícola, e a produtividade dos recursos naturais é muito baixa, com profundo reflexo sobre a capacidade de suporte para a vida humana e animal.
Causas
Vários fatores contribuem para a desertificação e, segundo especialistas, o processo ocorre, principalmente em áreas com grande índice de pobreza. Os fatores apontam para uma correlação negativa entre os índices de propensão à desertificação e o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) - e seus subíndices.
Entre as principais causas para a desertificação de uma área estão:
Uso intensivo da terra até a exaustão, sem preocupar-se em repor os elementos assimilados pelas plantas: não há um tempo do pousio adequado;
Sobrepastoreio: uso da terra com uma população animal acima de sua capacidade de suporte o que provoca ainda, a compactação do solo;
Desmatamento: deixando o solo totalmente desprotegido e favorecendo a erosão;
Queimadas que destroem a microfauna e as matérias orgânicas do solo;
Extrativismo de madeira para a produção de lenha feito de modo predatório;
Manejo e utilização com lavouras com a utilização de implementos agrícolas inadequados e plantação realizadas morro abaixo;
Irrigação: provocando a salinização e alcalinização do solo, por capilaridade, agravado pelos balanços hídricos negativos na maior parte do ano;
Mineração, por se tratar de atividade predatória, devasta todo o ambiente em volta;
Densidade populacional: cerca de 28hab./km² (uma das mais elevadas, tomando-se por base outras regiões semiáridas).

Consequências
Entre os efeitos da desertificação sobre a fertilidade do solo, estão a baixa qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos, que compromete a produtividade das culturas; a quantidade de terra arável; a produção de alimentos para subsistência e comercialização; agravamento de problemas sociais como desemprego, baixo nível de renda e êxodo rural, ocasionando a condição de pobreza.
Também são consequências da desertificação:
Queda na produção, determinada pela perda da matéria orgânica e nutrientes da camada superficial do solo e diminuição da água útil;
Perda da biodiversidade, uma vez que só plantas e animais mais rústicos e resistentes sobrevivem em condições tão desfavoráveis;
Agravamento dos problemas sociais pela perda da renda da aquicultura;
Migração, resultando em um maior número de favelas, aliada à incapacidade das cidades de prestar serviços básicos a esta população;
Perda de solos por erosão, que destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo, contribuindo para o processo de desertificação;
Assoreamento: fenômeno já bem observável em nossos reservatórios, intensificado pela remoção da vegetação das margens dos reservatórios;
Aumento das secas edáficas. Como o solo é um sistema poroso que armazena água, na medida em que se diminui sua espessura (devido a erosão) ele armazena menos água.

Fonte: G1
Leia Mais ››

100% do território cearense corre risco de desertificação, alerta Funceme

Ceará sofre com seca prologanda, o que agrava a situação da desertificação (Foto: José dos Santos/Arquivo pessoal)
Com 100% do território suscetível à desertificação, o Ceará é o único estado da federação que pode se tornar completamente infértil se não houver um trabalho de recuperação das áreas em situação mais crítica.
A desertificação é definida pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação como sendo a degradação de terras, nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas. O fenômeno é resultante de diversos fatores, entre eles as variações climáticas e atividades humanas.
Mapeamento atualizado do território cearense realizado em 2016 constatou que 17.042 km², equivalentes a 11,45% do estado, estão fortemente degradados e suscetíveis à desertificação, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para Margareth Carvalho, gerente do Núcleo de Recursos e Meio Ambiente da Funceme, a recuperação dessas áreas é, em tese, possível. "Para isso, precisamos de políticas públicas que tratem de manejo e conservação do solo", acredita.
Os cinco anos de seca contribuíram, fortemente, para o agravamento da situação. “Em 2013, contabilizamos mais de 30 mil açudes pequenos, de até meio hectare. Três anos depois, em 2016, o número desses açudes caiu para menos de 18 mil”, relata Margareth Carvalho. Segundo ela, o reservatório cria um ambiente mais úmido que contém o solo, diminuindo o processo de erosão e permitindo agricultura de subsistência.
Outro fator que agrava a qualidade do solo é a queimada, quando o agricultor põe fogo na mata para realizar plantio ou fazer pastagem. O processo, além de destruir a vegetação, retira a camada orgânica do solo, deixando-o mais pobre em nutrientes.
No período de ventos fortes no Ceará, de julho a novembro, o fogo pode ser alastrar facilmente destruindo grandes áreas da caatinga. Por essa razão, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) suspendeu, até o fim de dezembro, as queimadas controladas no Ceará a fim de proteger a cobertura florestal da caatinga.

Segundo o Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação (PAE), foram classificadas como áreas suscetíveis à desertificação, as que possuem degradação da cobertura vegetal, assoreamento dos rios, pastoreio excessivo, perda da biodiversidade, perda da capacidade produtiva do solo, baixa relação entre capacidade produtiva dos recursos naturais e a sua capacidade de recuperação. As áreas apontadas como mais suscetíveis à desertificação no Ceará são Sertões dos Inhamuns, Sertões de Irauçuba, Centro Norte e os Sertões do Médio Jaguaribe.
Em 2009, estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), identifica 15 municípios do Ceará com maior propensão à desertificação: Canindé, Morada Nova, Catarina, São João do Jaguaribe, Ibicuitinga, Itatira, Umari, Deputado Irapuan Pinheiro, Acopiara, Madalena, Quixadá, Ocara, Palhano, Ibaretama e Paramoti.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescente é morta por grupo de mulheres em posto na Zona Oeste de SP

Uma adolescente de 17 anos foi agredida até a morte em um posto de gasolina no bairro São Domingos, Zona Oeste de São Paulo, na madrugada de sexta-feira (8).
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a estudante Maria Gabriela Tome, de 17 anos, foi abordada por cinco mulheres por volta das 3h no posto, que fica na Rua Coronel José Rufino Freire. Após a agressão, o grupo fugiu.
Pessoas que estavam no posto socorreram a vítima e a levaram para o pronto-socorro Pirituba, onde ela morreu.
Testemunhas contaram à polícia que a adolescente estava tendo um caso com um homem casado e que uma das agressoras é a mulher traída.
A polícia informou que já identificou duas das cinco agressoras e que as procura. O caso foi registrado como homicídio no 33º Distrito Policial, em Pirituba.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem morre baleado durante festa de casamento em Guarapuava; suspeito de atirar é PM

Arma que jovem havia levado para casamento, segundo a polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Um jovem de 20 anos morreu ao ser baleado durante uma festa de casamento em Guarapuava, na região central do Paraná, na madrugada deste sábado (9). O suspeito de atirar é um policial militar. A Polícia Civil investiga o caso.
O crime ocorreu por volta das 3h30, no estacionamento de um centro de eventos no bairro Morro Alto. Testemunhas relatam que tudo começou em uma briga entre o rapaz e sua companheira, que é prima da noiva. A suspeita é a de que ele tenha dado tapas no rosto dela.
Por isso, ainda conforme as testemunhas, um segurança do evento precisou intervir na briga. Foi, então, que o jovem atirou para o alto no estacionamento. A polícia foi chamada ao local.
De acordo com a Polícia Militar (PM), quando a equipe chegou, o rapaz correu em direção ao carro policial e apontou o revólver para os policiais.
Um dos PMs, então, deu dois tiros em direção a ele para, conforme a polícia, "garantir a segurança própria e da equipe". O Corpo de Bombeiros foi chamado para socorrer a vítima, mas ela não resistiu ao ferimento, e morreu ainda no local.
A arma e a munição que estavam com o rapaz foram apreendidas.
No carro dele, os policiais ainda encontraram quase 19 gramas de cocaína no porta-luvas. Ele, conforme a PM, já tinha passagens na polícia por envolvimento em homicídios, por desacato a autoridades, por desobediência, por lesões corporais, por rixa e por drogas para consumo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estudante cria bicicleta elétrica movida a energia solar e chama atenção em Ipaussu

Uma bicicleta elétrica tem chamado a atenção dos moradores de Ipaussu (SP). Isso porque acopladas a bike vão várias placas de energia solar.
"É uma bicicleta legal. Eu nunca tinha visto aqui no Brasil e quando eu vi ele dando umas voltas por aqui em Ipaussu parei para perguntar o que era. Eu já tinha visto essas placas, mas não sabia que era de energia solar", afirma o morador Maycon da Silva.
A invenção é de um estudante da Etec de Ourinhos, resultado de seis meses de estudos dentro do curso de eletrotécnica. "É uma energia renovável, não emite poluente, ocupa pouco espaço na via”, explica Marcos Antonio Filho.

Bike é movida a energia solar e chama atenção em Ipaussu  (Foto: Reprodução/ TV TEM )Bike é movida a energia solar e chama atenção em Ipaussu (Foto: Reprodução/ TV TEM )

A bicicleta tem autonomia pra rodar 10 km aproximadamente, e pode alcançar uma velocidade de até 40 km/h. Se acabar a energia não tem problema, é só regular as placas na direção do sol, esperar de 40 a 50 minutos, para que as baterias recarreguem, e seguir viagem.
O investimento foi de R$ 5 mil. O estudante pretende patentear o projeto e aguarda respostas de algumas empresas fabricantes de bicicletas elétricas que se interessaram pela ideia.
“O objetivo é estimular as pessoas a procurar esse tipo de energia renovável, a gente sabe que hoje os nossos recursos naturais a gente tem uma limitação e a gente precisa pensar nisso."

Estudante desenvolveu o protótipo e pretende patenteá-lo  (Foto: Reprodução / TV TEM )
Estudante desenvolveu o protótipo e pretende patenteá-lo (Foto: Reprodução / TV TEM )

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é preso após tentar incendiar ex dentro de padaria onde mulher trabalha na BA; estabelecimento pegou fogo

Homem tentou incendiar ex e acabou colocando fogo em padaria na Bahia (Foto: Site Verdades Políticas  )
Um homem foi preso após tentar incendiar a ex-companheira, na tarde desta sexta-feira (8), na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. A situação ocorreu dentro da padaria onde a mulher trabalha, no centro do município. O estabelecimento pegou fogo após a ação. As informações foram passadas ao G1 pela Polícia Militar.
De acordo com a PM, o homem invadiu a padaria, por volta das 16h, e foi até o fundo do estabelecimento, onde a ex-companheira estava, para atacá-la. No entanto, o suspeito não conseguiu atingir a vítima e as chamas acabaram se alastrando no local. Testemunhas contaram que o homem usou gasolina na ação. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Segundo a PM, após a ação, agentes da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados e estiveram no local. O homem foi foi encaminhado pelos policiais para a Delegacia de Teixeira de Freitas, junto com a vítima e o dono da paradaria.
O Corpo de Bombeiros da cidade também foi acionado e conseguiu conter o fogo. Conforme os bombeiros, o trabalho foi dificultado por conta da fumaça provocada pelo incêndio. O combate às chamas durou cerca de uma hora.
De acordo com a PM, o suspeito não deveria se aproximar da vítima, porque há uma medida protetiva contra ele, movida pela mulher. Segundo a PM, a vítima já havia registrado queixa contra o suspeito por agressão outras vezes, e o homem não aceitava o fim do relacionamento.

Padaria fica localizada no centro da cidade de Teixeira de Freitas (Foto: Site Verdades Políticas  )

Incêndio foi debelado pelo Corpo de Bombeiros  (Foto: Site Verdades Políticas  )



Fonte: G1
Leia Mais ››

Furacão Irma cai de categoria ao passar por Cuba, mas deve se fortalecer ao chegar nos EUA

Furacão Irma sobre Cuba na sexta-feira (8) (Foto: Arte/G1)
O furacão Irma foi rebaixado para a categoria 3, mas vai se fortalecer novamente, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). Irma passou por Cuba, e segue em direção ao sul dos Estados Unidos, onde deve chegar entre a noite de sábado (9) e a manhã de domingo (10), segundo o NHC.
A destruição na costa norte de Cuba foi parecida com a que foi vista em outras ilhas do Caribe ao longo da última semana. O Irma passou pela província de Ciego de Avila por volta de meia-noite (horário de Brasília).
Em Cuba, Irma atingiu com força o centro da ilha, sobretudo as províncias de Camagüey e Ciego de Ávila, com rajadas de vento de até 260 km/h, segundo a imprensa estatal. Em Caibarien, principal cidade da costa norte de Villa Clara, as rajadas de vento provocavam um ruído "ensurdecedor". Os quase 40.000 habitantes da cidade permanecem reclusos em suas casas, nas residências de amigos ou em abrigos disponibilizados pelas autoridades, segundo a AFP.
Até o momento, pelo menos 25 pessoas já morreram em decorrência da passagem do Irma pelo Caribe. Um dos locais mais afetados foi Barbuda, onde o primeiro-ministro, Gaston Browne, estimou que 90% da ilha foi destruída e mais de 60% da população ficou desabrigada. Houve ainda grande destruição nas ilhas de São Bartolomeu e São Martinho e em Porto Rico milhares de pessoas ficaram sem fornecimento de energia.
Nos EUA, estados na rota prevista do Irma decretaram estado de emergência: Flórida, Virginia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Georgia e Alabama. Além disso, o presidente Donald Trump também decretou emergência em alguns deles, garantindo que o apoio federal será imediato em caso de necessidade.

Diversos condados da Flórida emitiram ordens de evacuação obrigatória e voos de entrada e saída do estado foram cancelados. Escolas, universidades e prédios públicos permanecerão fechados pelo menos até segunda-feira e centenas de abrigos já foram providenciados. Nesta sexta, a Disney anunciou que fechará seu complexo de parques próximo a Orlando por pelo menos dois dias.
O presidente Trump, reforçando apelos dos governadores da região, pediu que a população “saia do caminho” do Irma e se proteja em locais seguros.
José e Katia
José, outro furacão que está sobre o Atlântico e deve ter uma trajetória parecida com a de Irma, foi elevado à categoria 4 nesta sexta-feira e estava com ventos de 240 km/h às 17 horas (horário de Brasília), momento em que se posicionava a 540 km das Ilhas Leeward, no Caribe. Ilhas já atingidas pelo Irma mantém estados de alerta e emergência por uma possível passagem de José, também com grande potencial de destruição.
Já o furacão Katia, que está sobre o Golfo do México, a 195 km de Tampico e a 200 km de Veracruz, no México, é um fenômeno de categoria 2 e oferece riscos menores, apesar dos ventos de 165 km/h. A previsão é de que o fenômeno chegue em terra na noite de sábado, para depois se enfraquecer e se tornar uma tempestade tropical. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

O que eram os misteriosos flashes de luz vistos no céu do México durante o terremoto?

As luzes apareceram em diferentes partes do México durante o terremoto (Foto: Reprodução/Twitter/@orlaherrera)Um terremoto de magnitude 8,2 na escala Richter atingiu o território do México na madrugada desta sexta-feira (8) e acionou alertas de tsunami em vários pontos do litoral do Pacífico.
O epicentro foi registrado a 137 km a sudoeste de Tonalá, no Estado de Chiapas, mas o tremor chegou a ser sentido na capital Cidade do México, a centenas de quilômetros dali, onde também foram registradas luzes semelhantes às de uma aurora boreal, segundo relatos de moradores nas redes sociais e reportagens de veículos de imprensa locais, como o conglomerado de mídia Televisa.
Mas o que são esses misteriosos clarões de luz? E o que eles têm a ver com o terremoto?
Segundo pesquisadores da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, essas luzes aparecem devido a movimentos em camadas do solo, que geram cargas elétricas enormes quando acontecem perto de falhas geológicas da Terra.
São conhecidas como "luzes de terremoto" e são documentadas desde os anos 1600, de acordo com um comunicado da Associação Sismológica dos Estados Unidos.
Dois dias antes do terremoto de 1906 em San Francisco, por exemplo, um casal enxergou raios de luz no céu. Em 1998, um globo brilhante de luzes rosa e púrpura foi visto 11 dias antes de um terremoto devastador em Quebec, no Canadá.
Pouco antes do sismo de 2009 em L'Aquila, na Itália, transeuntes viram "chamas de luz" saindo dos paralelepípedos no centro histórico da cidade poucos segundos antes do tremor.
Câmeras de segurança também registraram raios de luz durante o terremoto de magnitude 8,0 em Pisco, no Peru, em 2007.
Vários vídeos publicados no YouTube mostram esferas de luz na época do terremoto seguido de tsunami em Fukushima, no Japão, em 2011. E agora algo parecido está acontecendo no México.
Experimentos em laboratório
Essas luzes de terremoto podem surgir antes ou durante os movimentos sísmicos.

Os raios mais comuns no céu são resultado da acumulação de carga elétrica nas nuvens. Mas experimentos feitos em laboratório na Universidade de Rutgers indicam que essas luzes na verdade são originadas pelo aumento de carga elétrica no solo quando surgem rachaduras na terra.
Os resultados foram apresentados em reunião da Sociedade Americana de Física pelo engenheiro biomédico Troy Shinbrot, em 2014.
Seu laboratório criou um modelo em miniatura das tensões, forças e rupturas que acontecem durante um terremoto.
Eles encheram tanques com diferentes substâncias, de farinha até pequenas bolas de vidro, e os agitaram sem parar com o objetivo de criar rachaduras.
A observação desse fenômeno indicou que o atrito provocava centenas de volts de eletricidade, o que sugere que até mesmo movimentos sutis do solo em falhas geológicas são suficientes para carregar a Terra e provocar raios no céu.
"Pegamos um pote cheio de farinha e o agitamos até que aparecessem rachaduras - isso produziu 200 volts de energia", disse Shinbrot.
A equipe liderada por Troy Shinbrot observou também outros dois tipos de materiais em partículas que se unem e deslizam de maneira parecida à da Terra nas zonas mais propensas a sismos.
Assim, eles descobriram que, ao ser movidos, todos desenvolvem uma voltagem elétrica, que pode ser muito maior se acontecer em meio a falhas geológicas.
"Eu não conheço um mecanismo que possa explicar isso, parece ser um novo tipo de física", afirmou.
Advertência para prevenir desastres
Ainda não há uma explicação para os motivos por trás da formação dessa carga nem por que as luzes aparecem algumas vezes e outras não.
"Nem todo grande terremoto é precedido por raios. Nem todos os raios que atingem o céu serão seguidos por um terremoto", disse Shinbrot.
"Percebemos que as luzes parecem anteceder alguns grandes terremotos de magnitude 5 ou maiores. Mas a voltagem nem sempre é a mesma. Às vezes é alta, e outras, é baixa", acrescentou.

Ainda assim, esses sinais luminosos de advertência poderiam ajudar a prevenir desastres.
No caso do terremoto de L'Aquila, sabe-se que um morador viu as luzes de dentro de sua casa duas horas antes do sismo e levou sua família para um local seguro.
Depois disso, surgiram projetos para observar e registrar essas luzes em regiões especialmente vulneráveis aos movimentos sísmicos.

Fonte: G1
Leia Mais ››