domingo, agosto 25, 2013

Pastor Evangélico estupra e toca fogo em menina de 10 anos. Veja chocantes fotos!

Essa Garotinha de 10 anos que se chamava  Márcia Andréia do Prado Constantino foi pega dentro de uma das Igrejas Assembléia de Deus, de Maringá, Estado do Paraná,  por um membro que já havia sido pastor, que foi afastado por suspeita de abuso. Nada confirmado. O mesmo conhecia a família e até tinha um convívio com os pais.
O acontecido não foi planejado. Deu vontade, ele falou com a garota que lhe daria um pedaço de bolo, ela entrou no seu carro e foi levada por ele até a sua casa onde lá ele abusou e a matou com uma sacola na cabeça asfixiada. Não satisfeito levou para um matagal com ela já morta, abusou mais um pouco sobre o capu do carro e depois jogou álcool sobre seu corpo e colocou fogo.
O ex-pastor evangélico ainda foi ao velório da menina para consolar os pais. Só foi identificado pelos exames colhidos nos órgãos genitais da criança.
Natanael Búfalo é o nome do ex-pastor evangélico. Ele tem 3 filhos: um menino e duas meninas com idade inferior a 12 anos. Perguntado a ele se alguém fizesse com uma das suas filhas o que ele fez com essa menina das fotos, ele disse: "Eu mataria".


A foto do criminoso




Reprodução Cidade News Itaú via Tribuna de Barras/Digital Mipibu
Leia Mais ››

Jovem é arremessada para fora de veículo em Apodi


Na manhã deste domingo (25/08), por voltas das 10H40, uma jovem foi arremessada para fora de um veículo em uma estrada que abona acesso a Barragem de Santa Cruz, situada nas proximidades do município de Apodi.

O Portal SOS Notícias do RN conversou com a assistente social do Hospital de Apodi, Mikaline Freitas, e com a socorrista Lauriana Costa.


Segundo informações, um veículo Volkswagen Saveiro, que vinha da cidade de Martins, sobrou em uma curva, cerca de treze pessoas ocupavam o automóvel. A pessoa de nome Artenes Helen da Silva, 18 anos, foi arremessada para fora do carro em circunstâncias da derrapada.

 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou socorro para com a vítima, onde a mesma foi encaminhada ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho, no entanto, a jovem não aparentava nenhuma lesão física, porém, alegava fortes dores na região lombar. Em seguida, foi conduzida ao Hospital Regional Tarcísio Maia, localizado na cidade de Mossoró.


Reprodução Cidade News Itaú via SOS Notícias do RN
Leia Mais ››

Criança é vítima de atropelamento na zona rural de Severiano Melo

Na tarde deste domingo (25/08), um incidente foi registrado no município de Severiano Melo, mais precisamente no Sítio Floresta. Uma criança foi atropelada por um veículo.

Informações dão conta de que a criança identificada como José Flávio de Lima Medeiros, 07 anos, foi vítima de atropelamento por um veículo caminhonete Ford F-1000, na zona rural do município referido.


O Portal SOS Notícias do RN contatou a equipe técnica do Hospital Regional Hélio Morais Marinho na cidade de Apodi, onde a criança foi socorrida. A mesma sofreu lesão no fêmur, sendo encaminhado para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

Mesmo com a gravidade da ocorrência, a vítima se encontra fora de perigo, no entanto, seu estado de saúde inspira cuidados.

Reprodução Cidade News vi SOS Notícias do RN
Leia Mais ››

Acidente com vítima fatal nas proximidades da ponte do Sítio Santa Rosa.

 Por volta das 17:15 da tarde de hoje 25, a Policia Militar recebeu a informação de um acidente grave com vítima fatal na RN-233, que liga as cidades de Apodi e Caraúbas, mas precisamente nas proximidades da ponte do Sítio Santa Rosa, Zona Rural de Apodi. De imediato a ROCAM se deslocou até o local e constatou a veracidade da ocorrência. A vítima fatal de nome, Arivan Maia Oliveira, 39 anos, morador da Rua Sebastião Lúcio da Silva, Bairro Lagoa Seca, Apodi, vinha em sua motocicleta Phaênix da Shineray, 50cc, com destino a Apodi, quando o mesmo perdeu o controle da motocicleta e invadiu a contramão, sendo colhido por um veículo Celta de cor Prata e placa MZI-9880 que vinha no sentido oposto. A vítima teve morte imediata e o motorista do carro se evadiu do local. Arivan trabalha como Gari na cidade de Apodi. A policia fez o isolamento da área até a chegada do ITEP que após os trabalhos de perícia no local, removeu o corpo para a sede do órgão em Mossoró.

 Vítima
 

Reprodução Cidade News Itaú via Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Acidente na estrada da barragem de Santa Cruz em Apodi.

Por volta das 09:00 da manhã de hoje, 25,a Policia Militar recebeu uma informação de um acidente de trânsito na estrada da barragem de Santa Cruz. De imediato a guarnição da Rádio Patrulha se deslocou até o local, e ao chegar populares informaram que a vítima, uma mulher, já havia sido socorrida para o hospital de Apodi e seu estado de saúde era instável. Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, percebeu-se que a mesma teria perdido o controle do veículo uma Fiat Strada de cabine dupla vermelha, em uma curva daquela estrada.




Reprodução Cidade News Itaú via Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Elementos tomam duas motos de assalto na comunidade de Santa Cruz Zona Rural de Apodi.

Na tarde de hoje, 25, a policia foi informada que no Sítio Santa Cruz, Zona Rural de Apodi, quatro elementos armados teriam tomado duas motocicletas de assalto. Segundo as vítimas, os elementos magros e morenos os abordaram com armas do tipo revolver, tomaram os veículos dos mesmos. Foram roubadas, uma Honda CG TITAN 150 vermelha, e uma Honda FAN 150 preta de placa OEV-88307. Quem tiver alguma informação ou tenha visto essas motocicletas, denuncie ligando para o 190, não precisa se identificar.

Reprodução Cidade News Itaú via Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Campeão nas Copas de 58 e 62, ex-goleiro Gylmar morre em São Paulo

Gylmar dos Santos Neves faleceu neste domingo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo

O ex-goleiro Gylmar dos Santos Neves, bicampeão mundial pela seleção brasileira nas Copas de 1958 e 1962, morreu neste domingo em São Paulo. A informação foi confirmada ao UOL Esporte por Marcelo Izar Neves, filho do ex-goleiro. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês, e não resistiu após sofrer um infarto. Na última quinta-feira, ele havia completado 83 anos. Também neste domingo, De Sordi, campeão do mundo em 58, com Gylmar, faleceu no Paraná aos 82 anos.

Segundo Marcelo, Gylmar estava internado desde o começo da semana com infecção urinária. Como já estava debilitado devido a um AVC (acidente vascular cerebral) sofrido há 13 anos, a situação foi agravada por um quadro de desidratação. Por fim, ele sofreu um infarto que o deixou inconsciente e em estado considerado irreversível.

No sábado, o filho do bicampeão chegou a falar em 'quebra-cabeça' para explicar o estado de seu pai: "Mexe em uma coisa, mas piora outra". Ele havia sido completamente sedado para evitar maiores sofrimentos e estava recebendo antibióticos para amenizar o quadro.

"Por causa de todos esses anos de doença depois do AVC, o coração estava muito fraco", declarou o filho. Por volta das 18h30 horas, foi confirmada a morte do bicampeão mundial. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do ex-goleiro.

O outro filho de Gylmar, Rogério, é médico e veio dos Estados Unidos para acompanhar a situação do pai. Após reunião com a equipe do Sírio Libanês, foi decidido não fazer nenhuma outra intervenção, já que a situação do ex-goleiro era considerada extremamente delicada após o infarto. Assim, ele foi mantido fora da UTI até a hora da morte.

O AVC sofrido em 2000 deixou Gylmar com 40% de seu corpo paralisado. Desde então, ele passou a se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas. Segundo os familiares, as sequelas causadas pelo acidente vascular cerebral foram definitivas para o agravamento do quadro do ex-goleiro desde sua internação.

Além dos títulos pela seleção brasileira, Gylmar dos Santos Neves é ídolo de Santos e Corinthians. Sua carreira começou no Jabaquara, no ano de 1951. Defendeu o clube do Parque São Jorge até 1961 e conquistou os títulos paulistas de 1951, 1952 e 1954, além do Rio-São Paulo de 1954.

Nos anos seguintes, ele defendeu o Santos, clube em que conquistou dois Mundiais Interclubes, em 1962 e 1963. Ele defendeu o clube da Baixada até se aposentar em 1969, último ano em que vestiu a camisa da seleção brasileira.

Depois de deixar o futebol, Gilmar se dedicou a uma revendedora de veículos na capital paulista e também foi dirigente do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da cidade de São Paulo por dois anos.

Considerado um dos melhores de todos os tempos por ter conquistado ao menos uma vez todos os títulos que disputou pelos clubes que defendeu e pela seleção brasileira, Gylmar dos Santos Neves chegou a ser chamado de "Pelé do gol". Em 1998, ele foi eleito para a seleção de todos os tempos do Santos pela Federação Paulista de Futebol.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem morre afogado na praia de Ponta Negra, em Natal

Corpo foi resgatado por surfista no fim da manhã (Foto: Fernanda Zauli/G1)O corpo de um homem foi resgatado no fim da manhã deste domingo (25) na praia de Ponta Negra, em Natal. De acordo com a Polícia Militar, um surfista avistou o corpo boiando no mar e o retirou da água. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o homem - que não foi identificado - já estava sem vida. O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) recolheu o corpo por volta das 14h30.
O corpo do banhista foi encontrado na direção do quiosque 27. O garçom Edmilson Ferreira da Silva, de 28 anos, foi em busca de socorro assim que o banhista foi retirado da água, mas não encontrou nenhum bombeiro. "Eu fui correndo até o posto dos bombeiros, mas não tinha ninguém. Aqui é sempre assim, não tem socorro quando alguém precisa. O corpo ficou estirado na areia uma meia hora até chegar um bombeiro. Uma mulher ainda tentou fazer massagem cardíaca nele, mas não adiantou", disse.
O banhista não foi identificado, mas, de acordo com a PM, algumas pessoas que passaram pelo local disseram que ele era morador do Alecrim e que vendia churrasquinho no bairro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem com camisa do exército amarra funcionária e leva 50 mil de correspondente bancário

Imagem ilustrativaArmado e vestindo uma “camisa rajada do exército”, um homem assaltou um correspondente bancário nesse sábado (24), na cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba. De acordo com o 6º Batalhão da Polícia Militar, a funcionária do estabelecimento teve as mãos e os pés amarrados. O bandido fugiu levando R$ 50 mil.
A polícia foi acionada após denúncia pelo 190. Chegando ao local encontrou a funcionária amarrada e as portal do correspondente bancário fechadas.

Ainda segundo a polícia, “uma testemunha, parente da vítima, disse ter visto o suspeito rondando a loja, que ele estava em uma moto Yamaha Tererê e não tinha visto outro comparsa”.

O estabelecimento possui três câmeras de segurança, porém elas estavam desligadas para manutenção.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Filho de pastor da Assembleia de Deus morre com suspeita de leptospirose

Anselmo FilhoO corpo do jovem Anselmo Filho foi sepultado na manhã deste sábado (24), no Cemitério Monte Santo, localizado na cidade de Campina Grande no Agreste Paraibano.

Ele morreu na manhã da última sexta-feira (23), com suspeita de leptospirose (doença causada por uma bactéria do tipo Leptospira, eliminada principalmente na urina de roedores).

A informação foi confirmada ao Portal Correio, pelo amigo da família e vereador da Câmara Municipal de Campina Grande, Alexandre do Sindicato. Anselmo Filho era conhecido na cidade, pois seu pai é o atual pastor da Igreja Assembleia de Deus do Templo Central.

Na rede social Facebook, centenas de amigos do jovem e da família, deixaram suas manifestações de luto e lamentações pela morte de Anselmo. 

Postagens dos amigos

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bandidos são flagrados retirando dinheiro de caixa eletrônico em JP

José PereiraUm homem foi preso neste sábado (24), sob suspeita de integrar um grupo responsável por fazer sucessíveis saques em caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil, localizada no bairro dos Bancários em João Pessoa.
Com José Pereira Alves, 31 anos, foram encontrados R$ 5 mil, cartões, equipamentos e ferramentas para aplicar o conhecido golpe ‘chupa cabra’, José Pereira estava com outros dois comparsas, quando foram interceptados por um policial a paisana que passava pelo local e achou a atitude do grupo suspeita.

Material encontrado com um dos suspeitosPoliciais militares integrantes do 5º Batalhão da Polícia Militar foram acionados, mas não conseguiram evitar a fuga de dois dos acusados. Natural da cidade de Patos, no Sertão Paraibano, José Pereira afirmou ao delegado Basílio – plantonista da 9ª Delegacia Distrital – que atualmente estava trabalhando na cidade de Parnamirim (RN).

Durante a ação policial, um advogado foi preso por desacato as autoridades policiais. Ele também foi encaminhado à 9ª Delegacia Distrital, no bairro de Mangabeira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Rio Grande do Norte produzirá bebida destilada de melão

Considerado um dos símbolos da economia potiguar, o melão, produzido na região de Mossoró, também será reconhecido por ser o principal ingrediente para a composição de um produto inédito a ser lançado no mercado. Por meio de parceria firmada entre o Sebrae no Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Fundação Guimarães Duque, será produzida uma bebida destilada à base da fruta, que é uma das principais pautas de exportação do Estado. A expectativa é de que o lançamento do produto ocorra no próximo ano.

O termo do convênio de cooperação técnica e financeira para o desenvolvimento da bebida destilada de fruta foi assinado na noite de quinta-feira (22), durante a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), em Mossoró. Entretanto, a ação conjunta já teve início e os testes para a produção já estão em andamento.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a ideia é promover a agregação de valor ao produto com base nos processos de inovação. “Estamos sempre promovendo a melhoria nos processos, e buscando na inovação uma maneira de garantir produtos inovadores e com elevado valor agregado. Será o caso desta bebida, uma novidade para o mercado”, ressalta.

Embora ainda não divulgado, a bebida já possui o nome definido, e terá a marca patenteada pelo Sebrae-RN. Segundo o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcante Júnior, posteriormente, será permitida a produção do produto por parte de empresas interessadas. “Temos todas as condições de produzirmos um produto nobre, de excelente qualidade, pois contamos com profissionais capacitados envolvidos no processo. Já entramos com a solicitação da patente, e, futuramente, outras empresas poderão fabricar o destilado”, detalha.

O termo de cooperação firmado entre o Sebrae-RN e as instituições parceiras cria novas oportunidades e alerta para um nicho de mercado ainda pouco explorado na região. Por meio do convênio poderão ser produzidas outras bebidas tendo como ingrediente principal as frutas típicas da região.

“Este é um momento importante que trará desdobramentos positivos, pois, além da bebida de melão, prevê a produção de outras bebidas à base de fruta. Como representante da universidade, ficamos muito felizes com a parceria, que certamente darão bons frutos”, destaca Arimatéia Matos, reitor da Ufersa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sem chuva, preço do mel de Jandaíra dispara, mas não há produto no mercado

Pequenas e delicadas, as abelhas de jandaíra foram durante muito tempo uma fonte de renda extra para o município e Jandaíra, localizado na microrregião de Mato Grande, no Rio Grande do Norte. Praticamente não existia casa na cidade ou na zona rural em que não houvesse pelo menos uma colmeia dessas abelhinhas no quintal. Agora, porém, é difícil encontrar, até mesmo, as abelhas. Mais uma das marcas que a seca deixou e que ainda está no interior do Estado.

A triste realidade foi constatada in loco pelo portalnoar.com em viagem ao município de Jandaíra. Para se ter uma ideia, são cerca de 20 criadores que hoje ainda têm a abelhinha em casa. Nenhum deles consegue produzir o cobiçado mel. “Hoje, estamos tendo dificuldade até para manter as abelhas vivas. A seca está grande não há flor. Sem isso, elas não produzem cera e não tem como se alimentar. É uma pena, mas é a realidade”, afirmou João Batista Joaquim do Nascimento, conhecido como João Bigodão.

Experiente na criação de abelhas de Jandaíra, João Bigodão não se lembra de nenhum momento tão difícil para os apicultores do município. “Quando a produção estava baixa, o litro saia por uns R$ 100, mas sempre vendia por, no máximo, R$ 70. Isso dava uma renda extra de R$ 1,8 mil por mês. Como faz quase dois anos que não produzimos nada, ninguém está tendo renda nenhuma e ainda trabalhando, zelando, paras as abelhas não morrerem”, revelou João Bigodão, que tem como “renda principal” o salário que ganha pelo trabalho em uma fazenda da região.

A situação de João Bigodão é consequência, segundo ele, em dois fatores principais: a falta de planejamento para a atividade econômica e a dificuldade que é a criação da abelha de Jandaíra. “Ela (abelha) não dá com qualquer planta. É um bichinho difícil, complicado, não é igual às de fora, a italiana, a africana. Só dá em plantas nativas, como calumbi, sajadeira. Só na época de flora dessas plantas que ela produz o mel. Talvez se tivesse um investimento em irrigação, não sei. Mas seria um investimento alto de qualquer forma para uma cidade do porte de Jandaíra”, comentou o apicultor nas horas vagas.

Vereador Reginaldo Dantas também cria as abelhas de jandaíra (Foto: Ciro Marques)
O planejamento, segundo João, é feito por cada um dos criadores. Ele, por exemplo, tenta fazer um rodizio da cera para que as abelhas, pelo menos, tenham o que se alimentar no período de seca. Com mais de 70 colmeias (cada uma tem, num período bom, até três “safras” por ano) no quintal de casa, isso é possível para ela, mas não para todos. “Sei que teve muita gente que perdeu as abelhas nesse período. Sou a favor da criação de um banco de cera, para a gente poder armazenar lá no período de grande produção e depois, nos de baixa, ficar retirando para, pelo menos alimentar as abelhas”, defendeu.

E pensar que há alguns anos, quando a produção do mel de Jandaíra estava em um bom momento, o produto era uma das mais populares do Rio Grande do Norte. “Teve um tempo que eu vendia mel de Jandaíra para muitos deputados potiguares. Eles adoravam e a gente tinha uma pequena produção em casa. Ainda temos, mas assim como a criação de João Bigodão, a da minha família está difícil. Só dá mesmo para mantê-las vivas”, afirmou o vereador do município, Reginaldo Dantas.

Colmeia onde o mel de jandaíra é produzido (Foto: Ciro Marques)
Segundo ele, a criação de abelha ainda é feita nas comunidades de Arueira, Tubibal, Guarapes e Cabeço, mas não há produção comercial significativa. “A produção de mel não deixou ninguém rico, mas funcionou como uma renda extra significativa aqui em Jandaíra. Muitas famílias encontraram na produção de mel um complemento importante, até porque não demanda muito tempo ou investimento”, explicou Reginaldo.

O trabalho, realmente, não é tão grande. Segundo João Bigodão, com um trabalho de, aproximadamente, 5 minutos diários, é possível resolver tudo. “Só limpo as colmeias, faço um rodizio na cera, cuido para não aparecer aranha ou lagartixas que se alimentam da abelha e pronto. É o suficiente. Não é preciso mais do que isso. Na época da produção, era só isso e ter o trabalho, depois, de tirar o mel”, contou Bigodão.

Mel só tem sido suficiente para alimentar as próprias abelhas e não para o comércio (Foto: Ciro Marques)


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pai de Kevin lamenta fim de investigação e vê Justiça agir por dinheiro

Limbert Beltran, pai de Kevin Espada, lamenta o fim das investições da morte do filho
Após receber a notícia da arquivação do processo de investigação do caso da morte do filho Kevin Espada, o pai Limbert Beltran mostrou surpresa e decepção. Impotente, Beltrán lamenta ter acreditado demais na Justiça e em seus advogados e dz que esperava mais do Corinthians, que, segundo ele, tratou o caso como uma negociação de jogador.

 "É muito injusto o que acontece. Vejo que as pessoas são duras, insensíveis, acham que o que importa é dinheiro, mas não há dinheiro que pague a perda de um um filho, que resolva", disse, em entrevista ao jornal Lance!.

Linbert diz ter confiado em seus advogados e na Justiça para que o caso fosse resolvido, já que ele e sua família são "ignorantes em leis". Apesar da confiança, o pai do jovem morto em Oruro diz que já esperava que o jovem corintiano que assumiu a culpa do disparo do sinalizador que acertou Kevin saísse impune.

"Este jovem estará na rua, solto e feliz, e nada vai acontecer. Aconteceu o que eu esperava. Sinto uma impotência, pois confiei demais em quem não devia e agora não vejo como fazer mais nada", admite, sem eperanças.

O boliviano ainda acusa a Justiça de seu país de ter se deixado manipular por questões políticas nas investigações e ter agido por dinheiro. "Pensava que o Brasil era um país diferente, com mentalidade avançada, mas paro para pensar e vejo que é o mesmo que a Bolívia. As coisas acontecem por interesse. Isso é triste, lamentável".

Mas a decepção de Limbert Beltran não é só com a Justiça, como também com o Corinthians, que se dispôs a ajudar a família, mas não tratou o caso como o boliviano esperava. Primeiro, o clube paulista ofereceu US$ 200 mil para a família,, por meio de um deputado, mas depois baixou a oferta para US$ 50 mil.

"Não tive outra alternativa. Parecia negociação de jogador. Eu me arrependo de ter esperado, de ter demorado. Talvez, se tivesse mais dinheiro antes, poderia ter tentado pelas próprias mãos fazer algo, não confiar na Justiça Pública. Eu esperava mais do Corinthians, me pareceu que eles só quiseram aparecer para a imprensa, mas não estavam realmente interessados na situação".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Implantação da CEI da Folha de Pagamento expõe fragilidade de Cláudia na Câmara

Aliados de Cláudia estão insatisfeitosPela primeira vez em sua centenária história a Câmara Municipal de Mossoró terá uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), o equivalente a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

O assunto escolhido é a folha de pagamento do município. O pedido da oposição não encontrou muitas resistências na bancada governista.
O único vereador do grupo a tentar barrar a CEI foi Francisco Carlos (PV). Ele usou como principal argumento o entendimento de que a comissão desrespeita o regimento.
Mas a palavra final sobre a instalação era do presidente da Câmara Municipal, Francisco José Júnior (PSD), um governista. Ele alegou entender que a CEI cumpriu o previsto no regimento.
Nos bastidores, o líder do governo Manoel Bezerra de Maria (DEM) ainda tentou argumentar que a CEI iria prejudicar muitas pessoas e aconselhou os colegas a terem "cuidado".
Mas é fato que o governo Cláudia não tem uma relação sólida com a bancada. São comuns desabafos de vereadores nos corredores da Câmara Municipal sobre falta de prestígio dos parlamentares.
Muitos governistas lamentam o não-cumprimento de acordos. Há lamentações por espaços no governo nos escalões menores.
Está aí a explicação para o pouco empenho da bancada governista em tentar barrar a CEI. Pelo menos é assim que ocorre no Congresso Nacional e Assembleia Legislativa em tentativas de barrar CPIs.
Outro aspecto diz respeito a possibilidade da prefeita ser cassada. Nos bastidores é quase consenso que Mossoró terá uma nova eleição por conta do volume de processos que podem resultar em perda de mandato da prefeita na Justiça Eleitoral.

VERSÃO
Para o secretário municipal de Comunicação, Julierme Torres, a CEI não preocupa nem muito menos é uma demonstração de fragilidade do governismo. "Uma CEI é um direito constitucional das minorias. Não tem nada a ver com a bancada. No Governo Federal muitas CPIs foram instaladas por decisão judicial. Em Mossoró isso não vai acontecer", frisou.

MARPE
A única tentativa de instalar CEI na Câmara de Mossoró foi relacionada ao relatório Marpe em 1993. O documento apontava irregularidades na primeira passagem da hoje governadora Rosalba Ciarlini (DEM) pela Prefeitura entre 1989 e 1993.
Uma articulação feita pelo rosalbismo, que estava à época na oposição, evitou a instalação da CEI.

Comissão inicia trabalhos amanhã na presidência da Câmara Municipal

Amanhã, às 10h, na sala da presidência da Câmara Municipal de Mossoró, começa a funcionar a CEI da Folha de Pagamento.
A primeira sessão terá a finalidade de analisar documentos e apresentar requerimentos. 
A CEI funcionará às segundas e quintas-feiras. No começo da semana a prioridade é a análise de documentos e proposições. O final será para que os convocados prestem depoimento.
Todas as sessões serão gravadas conforme já anunciou o presidente Vingt-un Rosado Neto (PSB).
A comissão analisa três questões: 1) Servidores com carga horária de 40 horas no Estado e 180 horas na prefeitura; 2) Redução de salários dos servidores, o que é ilegal; 3) Servidores municipais recebendo salários acima do da prefeita de Mossoró. 
O presidente explica que fará tudo para que a CEI atenda às expectativas da população. "Não temos o interesse de prejudicar ninguém nem de antecipar culpados", avisou.
A CEI terá um prazo de 90 dias para apresentar o relatório.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Colisão entre carro e duas carretas deixa um morto e dois feridos em Jaguaribe

Um acidente entre um carro e duas carretas terminou com a morte de uma pessoa e deixou outras duas feridas na madrugada deste domingo (25), no km 303, na BR-116, em frente a uma fábrica de sabão na cidade de Jaguaribe.

Um veículo Gol trazia 4 pessoas de uma vaquejada na cidade de Icó e trafegava pela via em alta velocidade, quando o motorista perdeu o controle do veículo, que chocou-se com duas carretas.

Com o forte impacto, o condutor, José Artur da Silva Filho, de 21 anos, foi arremessado do veículo e não resistiu aos ferimentos. Vinícius Falcão de Souza, de 27 anos, e Joaquim Richarde Vitor Pinheiro, foram levados ao Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. Uma mulher que estava no veículo escapou do acidente sem ferimentos graves.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Depois da cerveja sem álcool cientistas australianos criam cerveja que não dá ressaca

Um grupo de cientistas australianos deve ganhar a simpatia dos apreciadores de cerveja.

De acordo com o jornal "The Australian", eles criaram uma fórmula para que a bebida não deixe ressaca no dia seguinte.

O estudo foi realizado pela Griffith University e tratou de fazer a cerveja ficar mais hidratante. Para isso, usou eletrólitos, substância usada comumente em bebidas esportivas.

Apesar de também ter menos concentração de álcool (2,3% contra 4,8%), os cientistas garantem que o líquido ficou com o mesmo gosto de uma cerveja normal. 

A pesquisa teve início, na verdade, como uma tentativa de diminuir os efeitos negativos do álcool em pessoas desidratadas.

A questão é que muitos dos sintomas associados à ressaca são causados pela desidratação.

De maneira simplificada, quando o álcool entra na corrente sanguínea, bloqueia uma enzima que facilita a reabsorção da água no corpo. Isso faz os rins mandarem o líquido direto para a bexiga --o que causa as diversas idas ao banheiro.

Esse quadro faz com que outros órgãos "roubem" água do cérebro, o que causa dor de cabeça no dia seguinte, e com que haja perda de nutrientes como sódio e potássio, cuja falta causa náuseas e fadiga.

Todos os sintomas são aliviados porque a cerveja "anti-ressaca" supre essas substâncias.

A pesquisa foi publicada no "International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

´Amor à Vida´: Bruno desconfia que Félix está por trás de sequestro

Enquanto tenta recuperar Paulinha (Klara Castanho), Paloma (Paolla Oliveira) liga para o irmão, Félix (Mateus Solano), direto do aeroporto onde tenta impedir a viagem de Alejandra (Maria Maya). Bruno (Malvino Salvador), que já desconfiava do vilão, não pensa duas vezes e arranca o celular da mão de Paloma para que ela não conte o que planeja para Félix.

Do outro lado da linha, o vilão estranha a ligação ter sido interrompida subitamente. Bruno imediatamente começa a questionar Paloma sobre Alejandra e como ela estaria sendo financiada para ter tanto dinheiro para executar esse sequestro.

"Não confio nele", diz o corretor. Mesmo assim, a médica, que acha a suspeita dele sem pé nem cabeça, decide não revelar que Bruno e ela farão a viagem.

O episódio vai ao ar amanhã (26).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem confessa que matou e enterrou filha e ex em Mongaguá, SP

Filha do suspeito foi encontrada enterrada no terreno onde ele trabalhava, em Mongaguá (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Agnaldo Soares Bastos foi preso neste sábado (24), suspeito de ter matado a filha, de oito anos, e a ex-mulher. O corpo da menina foi encontrado nos fundos de um depósito de materiais de construção onde o homem trabalhava em Mongaguá, no litoral de São Paulo. A mãe da criança, Ednéia Silva Mendes, de 38 anos, foi encontrada enterrada nos fundos da casa do suspeito. Segundo a polícia, a mulher e a criança foram mortas na segunda-feira (19), em horários diferentes. As vítimas teriam sido mortas com golpes na cabeça.

O irmão da vítima Josemir Candido da Silva disse que ela estava com medo que o ex-marido lhe fizesse mal. “Ela sempre falava que ele queria matar ela e dizia: ‘Se alguma coisa me acontecer, vocês cuidam da menina para mim'. Ela esteve em casa faz um tempo, pedindo para eu e minha esposa ver se tinha como ela ficar em casa com a menina", explica.
O cheiro do corpo da mulher chamou a atenção de vizinhos que ligaram para a polícia. "Por volta das 10h a Polícia Militar recebeu a ligação de uma pessoa dizendo que havia um corpo nos fundos de uma residência. Os policiais realmente constataram um corpo parcialmente enterrado. A partir daí, os policiais de Mongaguá conseguiram encontrar um indivíduo, que teria contato com a vítima. Uma outra informação indicou um corpo de uma menina, que aparentava ter oito anos” explica o capitão da Polícia Militar Argeo Rodrigues.

O dono da loja, onde o suspeito trabalhava, José Mendes de Oliveira disse que durante a manhã um funcionário lhe chamou a atenção para o terreno atrás de uma construção, que fica em seu depósito. “De manhã a gente abriu a loja e ele estava normal. Um rapaz que trabalha para mim disse que a casa velha, como a gente chama, estava mexida. Nesse intervalo ele chegou e perguntou o que estava acontecendo e eu disse que tinham andado por ali. Quando soube o que tinha acontecido fui para a casa que ele morava, aí o policial falou que ele matou a mulher e faltava a filha, logo lembrei do que tinha visto de manhã", diz.
A policia encontrou o corpo enterrado com menos de 10 centímetros de terra, enrolado em um plástico preto e com uma capa amarela por cima. O suspeito chegou a tentar cobrir o corpo com uma massa de concreto fina por cima. Agnaldo trabalhava há 15 anos no comércio de Mendes. "Ele nunca apresentou nenhum problema. Não bebe, não fuma. Tanto que no futuro ele ia morar comigo na loja. Não acredito no que eu vi hoje.  A gente viu essa criança nascer. Não quero nem pensar no que ele fez com ela, porque se não eu vou chorar. Triste saber que um ser humano estava aí”, conta José.

A delegada Selma Santana Rodrigues diz que o suspeito confessou o crime. “Ele admitiu que praticou esses dois homicídios e a ocultação dos cadáveres”, conta. O cabo de uma pá foi encontrado enterrado junto com o corpo da menina, e a polícia acredita que o objeto serviu como arma para matar a criança. Segundo a polícia, depois dos crimes, Agnaldo queimou roupas e documentos das vítimas. 

O suspeito será autuado pela ocultação do cadáver e terá o pedido de prisão preventiva pelos dois homicídios. Os corpos das vítimas devem ser liberados para o enterro neste domingo (25).

Corpo da ex-mulher do suspeito estava enterrado nos fundos da casa onde ele morava (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Duas décadas depois da Chacina de Vigário Geral, apenas um dos 52 acusados está preso



Na sala da casa, a pequena Núbia, de apenas 10 anos, tremia. Não havia muito o que fazer. Sob o lençol que usava para dormir, abraçou os quatro primos, um deles de apenas 2 meses, fechou os olhos e passou a ouvir os estampidos dos tiros que tiraram a vida de oito integrantes de sua família. Terminada a sessão de horror, ela acompanhou uma interminável discussão dos algozes: matar ou não as crianças? A cena compõe um dos mais trágicos casos de violência no Rio. A chamada Chacina de Vigário Geral, na qual 21 inocentes foram assassinados por policiais militares, na noite de 29 de agosto de 1993, completa 20 anos na quinta-feira sob a sombra da impunidade.

Dos 52 acusados pelo crime, apenas sete foram condenados. Desses, três conseguiram ser absolvidos em um segundo julgamento; um quarto, que estava foragido, foi morto em 2007. Somente três continuaram detidos. Mas um deles teve a pena extinta no ano passado, outro passou para a condicional e o último, que permanece detido, Sirlei Alves Teixeira, só está atrás das grades por conta de outros crimes que cometeu quando estava foragido da Justiça.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasil do desperdício: a cada ano, país joga R$ 1 trilhão no lixo

dinheiropeloraloTodos os anos, cerca de R$ 1 trilhão, o equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina, é desperdiçado no Brasil. Quase nada está imune à perda. Uma lista sem fim de problemas tem levado esses recursos e muito mais. De cada R$ 100 produzidos, quase R$ 25 somem em meio à ineficiência do Estado e do setor privado, a falhas de logística e de infraestrutura, ao excesso de burocracia, ao descaso, à corrupção e à falta de planejamento.

Além de dinheiro, que poderia ser investido em educação, saúde e transporte público, escorre pelo ralo muitas outras oportunidades. O Brasil deixou passar a bonança externa — entre 2003 e 2008, o mundo viveu a sua era de ouro, puxado pelo supercrescimento chinês — sem fazer as reformas estruturais necessárias à economia. Agora, se vê sem capacidade de colher os frutos do bônus demográfico, período único em que as nações usam a sua força de trabalho para se tornarem ricas. De farto e próspero, o país ganha cada vez mais a cara do desperdício.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jogador argentino tem Ferrari roubada na Itália

Máxi Lopez (à esq.) teve o carro roubado em Roma, na ItáliaO atacante argentino Máxi Lopez teve sua Ferrari 599 roubada em Fiumicino, na província de Roma, na Itália. De acordo com a imprensa local, o jogador havia emprestado o carro a um amigo, que foi quem percebeu o desaparecimento do veículo e denunciou o caso à polícia.

As investigações para tentar localizar a Ferrari de Máxi Lopez já foram iniciadas pela polícia militarizada da região, que fica a cerca de 20 quilômetros da capital italiana.

Máxi Lopez joga atualmente pelo Catania, depois de passagens pelo Milan e Sampdoria. O jogador argentino também já atuou no futebol brasileiro, pelo Grêmio, em 2009.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dois manifestantes morrem em protestos contra bombardeios na RDC

Nairóbi, 25 ago (EFE).- Duas pessoas morreram nas manifestações registradas no sábado na cidade de Goma, em uma das províncias da República Democrática do Congo (RDC) mais assediadas pelo grupo rebelde M23, em protesto contra os bombardeios que causaram a morte de três civis.

Além disso, segundo informou a emissora congolesa "Rádio Okapi", nos combates entre uma brigada da Missão da ONU no congo (Monusco) e as Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) contra os insurgentes do M23 três boinas azuis ficaram feridos.

Os confrontos foram retomados no sábado na região de Kibati, a 15 quilômetros de Goma, informou a Monusco em comunicado.

Os projéteis que caíram no sábado, pelo segundo dia consecutivo, sobre a cidade de Goma foram lançados pelo M23, segundo a missão da ONU.

A RDC está imersa em um frágil processo de paz após a segunda guerra do Congo (1998-2003), que envolveu vários países africanos, e mantém desdobrados em seu território cerca de 19 mil soldados da ONU. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Blatter reclama de ausência de Dilma na final da Copa das Confederações

A presidente Dilma Rousseff discursa na abertura da Copa das Confederações

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, revelou uma insatisfação da entidade com a presidente Dilma Rousseff, que não foi ao encerramento da Copa das Confederações, no Maracanã. Na abertura do evento, a chefe de estado foi vaiada no estádio Mané Garrincha, em Brasília. No episódio, Blatter reclamou com o público por vaiar a presidente. 

"Eu escrevi a ela depois da Copa das Confederações. Na carta, expressei que estávamos insatisfeitos com o fato de que ela não esteve na final. Eu tinha que dizer isso a ela. Mas não recebi nenhuma resposta", afirmou Blatter, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.

Durante o torneio, Dilma cogitou um encontro com o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, o que, porém, foi cancelado. Durante o torneio, a presidente viu a aprovação do seu governo cair em mais de 20 pontos percentuais, segundo pesquisa Datafolha. 

Durante a Copa das Confederações milhares de pessoas foram às ruas protestando contra gastos públicos na Copa do Mundo.

"A única coisa não positiva que eu disse sobre o Brasil foi o fato de que foram vocês que pediram para organizar a Copa do Mundo. Se é que isso é negativo. O problema que tivemos na organização foi a Lei Geral da Copa, que levou tanto tempo para ser aceita e ir a cada etapa no Congresso. Isso foi uma preocupação. A aprovação da lei foi sendo adiada e criou preocupações dentro da Fifa, entre os patrocinadores e televisões", disse Blatter. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Número de motos já é maior do que o de carros nos Estados do Norte e do Nordeste

Fábrica de motos em Manaus; frota e acidentes dispararam nos últimos cinco anos no Norte e no Nordeste

Regiões mais pobres do país, Norte e Nordeste viram uma mudança do perfil de sua frota nos últimos anos e, hoje, já têm mais motos do que carros circulando nas ruas. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em 2012 o número de motos nas duas regiões superou o dos carros, diferente do que aconteceu nas demais regiões do país.

No Nordeste, o número de motos e motonetas superou a marca de 5 milhões, contra 4,9 milhões de carros nas ruas. O salto do número de motos é recente –elas praticamente dobraram de quantidade em apenas cinco anos. Em 2008, eram 2,6 milhões de motos e 3,3 milhões de carros.

No Norte, a proporção é ainda maior: 1,6 milhão de motos contra 1,2 milhão de carros. A maior quantidade de motos na região, porém, é um fenômeno menos recente: desde 2008 isso ocorre. Para efeito de comparação, o Estado com maior frota --São Paulo-- tem uma moto para cada 3,1 carros circulando nas ruas. No país, essa média é de 2,1.

Arte/UOL

Explicação econômica
A explicação para a febre das motos nas duas regiões é econômica. O aumento real do valor do salário mínimo, as facilidades no crédito e até o Bolsa Família explicam a mudança de perfil da frota nas duas regiões mais pobres do país.

"A renda média da população pobre cresceu de forma significativa nos últimos anos, e cresce mais rápido que a das classes A e B", informou a economista Luciana Caetano, citando que as duas regiões são basicamente dominadas por pessoas das classes C, D e E, principais públicos das motos.

"Muitas vezes o proprietário consegue a receita para pagar a parcela com a própria movimentação que tem. É o substituto do cavalo, do jumento, da carroça", disse Caetano.

Acidentes crescem
Com as motos e suas facilidades, as duas regiões passaram a registrar mais mortes no trânsito.  O crescimento no número de óbitos fez o assunto entrar no topo da lista de problemas de saúde pública nas duas regiões, especialmente nas emergências do interior.

Segundo dados do Datasus, do Ministério da Saúde, a região que registrou maior aumento no número de mortes foi o Nordeste. Entre 2006 e 2011, o número absoluto de óbitos saltou de 2.125 mortes para 4.035. Ou seja, por dia, 11 nordestinos morrem por dia em acidentes.

Traduzindo em dados, o crescimento foi de 89%, 30 pontos percentuais a mais que a média nacional do mesmo período, que foi de 59%.

"O número de acidentes é extremamente preocupante. Sem dúvida é uma epidemia. Da quantidade de leitos usados pelo SUS [Sistema Único de Saúde], a grande maioria é para vítimas de acidentes de moto. É um gasto enorme", disse Eloy Yanes, coordenador do Comitê para Redução de Morbimortalidade no Trânsito de Alagoas.

Imprudência
Além de tirar vidas, os acidentes também causam prejuízos aos cofres públicos. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Tráfico, a cada morte, cinco pacientes por acidente de moto são internados em estado grave em um hospital.

Já segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cada paciente custa, em média, R$ 152 mil aos hospitais, sobrecarregando o serviço público de saúde, especialmente nos Estados pobres.

Para Yanes, muitos condutores não estão verdadeiramente aptos a dirigir motos na região. "O acidente de trânsito não é uma fatalidade, é algo perfeitamente evitável. Ou foi uma falta de boa condução, ou de cuidado, ou imprudência. Mesmo com Lei Seca, aqui temos muitos condutores bebendo e dirigindo", disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chelsea anuncia contratação do meia Willian, ex-Corinthians

Willian chegou a fazer exames médicos no Tottenham; fechou com o Chelsea

O Chelsea anunciou neste domingo (25) a contratação do meia Willian, que estava no Anzhi e foi revelado pelo Corinthians. O time de José Mourinho venceu uma disputa com o Tottenham, que esteve perto de contratar o jogador na última semana, quando o brasileiro chegou a fazer exames médicos para o clube.

Willian ainda precisa da concessão de uma licença de trabalho para confirmar a transferência oficialmente. A imprensa inglesa especulou na última sexta-feira (23) que a proposta do Chelsea venceu a dos rivais na última hora, por 2 milhões de libras (R$ 7,32 milhões) a mais do que o oferecido pelo Tottenham.

Os números da transferência não foram divulgados pelo Chelsea, mas entre os jornais britânicos se comenta o valor de 32 milhões de libras (R$ 117 milhões) pelo passe de Willian.

O acordo pode mudar os planos do Tottenham, que queria Willian justamente para a posição de Gareth Bale, que está em negociação com o Real Madrid, naquela que pode ser a maior transferência  da história do futebol mundial. O clube espanhol estaria disposto a desembolsar cerca de R$ 320 milhões para contar com o jogador.

Sem a chegada de William, no entanto, o clube inglês pode repensar os planos e adiar a saída de Bale até que seja fechado um acordo com outro jogador para a posição.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››