segunda-feira, julho 24, 2023

Homem é assassinado a tiros em Patu/RN; Populares relatam ter ouvido cerca de 5 disparos de arma de fogo

Crime choca moradores de Patu/RN; Vítima é morta a tiros no Bairro Nova Patu, testemunhas contam ter ouvido 5 tiros.


Na tarde desta segunda-feira, 24 de julho, um crime de homicídio chocou os moradores da cidade de Patu, localizada no Rio Grande do Norte. Por volta das 12h40, um homem identificado apenas como Manel dos Furada foi vítima de disparos de arma de fogo no Bairro Nova Patu.

A Polícia Militar prontamente chegou ao local e realizou o isolamento da área para preservar as evidências e iniciar as investigações. Testemunhas relatam ter ouvido cerca de cinco disparos arma de fogo, a motivação do crime permanece desconhecida para as autoridades policiais locais.


O corpo da vítima será submetido a exames pelo ITEP (Instituto Técnico-Científico de Perícia) para poderem auxiliar na elucidação do caso. Após os procedimentos periciais, será liberado para os familiares, que poderão providenciar o sepultamento.


Fonte: Folha Portiguar

Leia Mais ››

Choque entre duas motos deixa um morto e outro ferido no município de São Rafael interior do RN

Luciano sem camisa vítima fatal

Mais uma pessoa morre vítima de acidente de trânsito neste final de semana no Oeste do Rio Grande do Norte.  Dessa vez o sinistro aconteceu, na noite deste domingo 23 de julho de 2023, na cidade de São Rafael.


Um choque entre duas motos terminou com um morto e outro ferido. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, as motos eram conduzida por homens que não possivelmente não usavam capacetes, equipamento obrigatório de segurança.


As duas motos se chocaram em frente ao balneário chapéu de palha, na zona urbana do município. Uma das motos era guiada pela pessoa identificada como Luciano, e a outra pela pessoa conhecida como Nego de beta.


Os dois condutores foram socorridos para o hospital municipal, uma delas conhecida como Luciano, não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar, antes mesmo de ser transferido para Mossoró. Já a outra vítima, chegou a ser transferida, se queixando de diversas dores pelo corpo.


O corpo de Luciano, deverá ser levado por uma funerária para o Instituto Técnico Cientifico de Perícia – ITEP de Mossoró, para ser feito os trabalhos de necropsia e depois liberado para velório e sepultamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Registro de estupros de vulneráveis cresce 35,8% no RN em 2023

Estupros de crianças de 0 a 11 anos têm o maior número atualmente. - Foto: Adriano Abreu

Os casos de estupro de vulnerável tiveram um crescimento de 35,8% no Rio Grande do Norte no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com ocorrências registradas pela Polícia Civil, apresentados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESED). O crime, segundo o Tribunal de Justiça, é caracterizado pela prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com menor de 14 anos com ou sem consentimento. A vulnerabilidade também compreende qualquer pessoa que não seja capaz de oferecer resistência ao ato. 


Estupros de crianças de 0 a 11 anos têm o maior número atualmente. Foram registrados 202 casos, segundo os dados. Um crescimento de 22,4%. Com relação à pré-adolescentes e adolescentes (12 a 17 anos) o aumento foi de 45,1%, saltando de 113 para 164 registros. Este tipo e violência também apresentou aumento entre vítimas a partir dos 18 aos 24 anos de idade, saindo de 5 para 13 casos.


Os casos de estupro saltaram 12,1%. Este se caracteriza por constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso, de acordo com o TJ.  Vítimas de 18 a 65 anos são as mais afetadas, de acordo com a SESED, saindo de 53 registros para 70. Crescimento de 32%.


Os suspeitos variam entre pai, padrasto, companheiros e conhecidos da família da vítima. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (20), dentre as crianças e adolescentes entre 0 e 13 anos de idade vítimas de estupro no ano passado, os principais autores são familiares (64,4% dos casos) e 21,6% são conhecidos da vítima, mas sem relação de parentesco.


No RN não é difícil se deparar com uma série de notícias relacionadas a crimes sexuais. Nas ultimas semanas, dois crimes contra crianças chamaram atenção dos potiguares.


Na última segunda-feira (17), um homem de 59 anos foi preso suspeito de estuprar uma criança de seis anos em Macaíba, Grande Natal. Não foi divulgado o grau de proximidade deste homem com a vítima ou sua família. Segundo investigação da Polícia Civil, ele teria, inclusive, ameaçado a mãe da criança para que não fosse denunciado.  A tentativa foi frustrada, já que foi preso. 


No dia 10 deste mês, um outro homem foi preso sob suspeita de estuprar a enteada de oito anos de idade, no mesmo município. De acordo com o divulgado pela Polícia Civil, a investigação que culminou na prisão do padrasto começou há cerca de sete meses, em dezembro passado, quando a genitora da criança foi presa em flagrante pelo crime de tortura contra a filha. 


Durante o interrogatório, a mulher confessou que teria praticado o crime, pois a filha teria algum envolvimento amoroso com seu ex-companheiro. A confissão do motivo da tortura contra a criança despertou a suspeita de que ela teria sido vítima de estupro de vulnerável.


Crescimento é atribuído aumento de delegacias especializadas


De acordo com a diretora do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), Paoulla Maués, ela imputa o número ao crescimento da notificação vinculado à quantidade de delegacias especializadas em proteção à criança ao adolescente (DPCA), que passou de apenas uma em 2021 para três este ano em todo o RN. “No ano passado, nós tínhamos uma delegacia especializada em todo estado, este ano nós temos três e além disso nós aumentamos as atribuições das DEAMS [Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher]”, disse. 


Até o ano passado, as DEAMs não registravam crimes contra dignidade sexual de crianças e adolescentes, o que passou a ser feito e contribuiu para cobertura de atuação das delegacias no combate a este crime, de acordo com a diretora. “Este ano, todas as DEAMs, que nós temos 12, onde não tem delegacia especializada em criança e adolescente, elas assumem a investigação”, complementa. 


Maués não exclui, no entanto, a existência da subnotificação. De acordo com ela, ainda é difícil identificar quando as violências contra criança e adolescentes acontecem dentro do seio familiar.  “Um crime que ocorre no ambiente doméstico ou familiar contra uma criança dessa natureza, ele é o mais subnotificado de todos”, disse.  


Um outro fator contribuinte para o aumento do registro trata-se da Lei 13.931 de 2019, que constitui “objeto de notificação compulsória, em todo o território nacional, os casos em que houver indícios ou confirmação de violência contra a mulher atendida em serviços de saúde públicos e privados”, tanto na rede privada quanto pública de saúde. A publicação diz ainda que em casos em que houver indícios ou confirmação de violência contra a mulher serão obrigatoriamente comunicados à autoridade policial no prazo de 24h. 


Brasil apresentou aumento 8,2% em 2022


O ano de 2022 também registrou aumento nos casos de estupro e estupro de vulnerável em todo o País. Foram mais de 74 mil notificações, o que representa 36,9 em cada grupo de 100 mil habitantes. O número, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, é 8,2% maior do que o registrado em 2021. Os casos de estupro somaram 18.110 vítimas em 2022, crescimento de 7% em relação ao ano anterior, e os de estupro de vulnerável,  56.820 vítimas, 8,6% a mais do que no ano anterior.


De acordo com o anuário, no ano passado, 88,7% das vítimas eram do sexo feminino e 11,3%, do masculino; 56,8% eram pretas ou pardas (no ano anterior. eram 52,2%); 42,3%, brancas; 0,5%, indígenas; e 0,4%, amarelas.


Ainda segundo o anuário, é comum a criança não ser capaz de reconhecer o abuso, seja por falta de conhecimento, seja por vínculo com o agressor, o que reflete o dado de que a maioria dos agressores é próximo ou faz parte da família da vítima. 


Atualmente, quem comete crimes contra dignidade sexual - como casos de estupro, assédio e afins - está sujeito a pena de 8 a 15 anos de reclusão. Ainda este ano, tramita no legislativo o PL 85/2023 que prevê que se o estupro for cometido em hospital com abuso de poder ou confiança, a punição será 50% maior do que prevê a lesgislação atual. 


Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Comitiva potiguar quer fortalecer turismo em evento pela América Latina

Objetivo das reuniões e agenda internacional é fortalecer o turismo potiguar - Foto: Canindé Soares

A nova presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Roberta Duarte, quer fortalecer o turismo internacional no Estado. Ela vai liderar a comitiva do Meeting Brasil 2023 por quatro países da América Latina, junto a representates do setor do turismo. O objetivo é fomentar os negócios diretos e relacionamento institucional entre operadores e agentes de viagens sul-americanos com representantes do trade potiguar, entidades e municípios.


A comitiva embarca no próximo sábado (29) para as visitas, mas antes disso outros agentes estão atuando em busca de ampliar a malha viária do estado na escala nacional. A secretária estadual de Turismo, Ana Maria Costa, o secretário estadual da Fazenda do Estado, Carlos Eduardo Xavier, e a presidente da Emprotur estão em São Paulo para participar de reuniões com companhias aéreas.


Os encontros se iniciaram nesta segunda (24) e continuam nesta terça-feira (25). As primeiras reuniões foram com a Latam e a Gol, já as conversas para Azul e a Smile ficaram para o dia seguinte. "O foco dessa viagem é fortalecer os laços com as companhias aéreas e conseguir novos trechos para Natal, tanto nacional como internacional", disse Roberta Duarte.


A presidente da Emprotur afirmou que perspectivas de novas rotas para o Estado já estão sendo negociadas. Ela disse que rotas específicas já foram discutidas, mas preferiu ainda não revelá-las.


"Além de campanha cooperadas que nós estamos fazendo fora do país, nós também participamos de alguns eventos como forma de captar e promover o estado para essas operadoras e agências visando motagem de pacotes com Natal", afirmou Roberta Duarte.


Terminadas as reuniões em São Paulo, o foco passará a ser o estrangeiro. Os secretários estaduais de Turismo e Fazenda darão lugar à diretora de Promoção Turística da Emprotur, Nayara Santana, representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-RN) e da secretária municipal de Turismo de Natal, Ohana Fernandes.


Eles vão passar pelas cidades de Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Córdoba (Argentina) e Assunção (Paraguai), do dia 31 de julho a 7 de agosto. As visitas fazem parte do Meeting Brasil, um evento realizado pela Expan + Inteligência em Turismo, que há mais de 30 anos promove rodadas de negócios entre empresários brasileiros e agentes de viagens e operadores de turismo da América Latina em 17 países. 


“Somada às ações planejadas para o segundo semestre, a participação do Rio Grande do Norte no Meeting Brasil, passando pela Colômbia, Peru, Argentina e Paraguai, vem fortalecer ainda mais este que é o principal mercado emissor de turistas internacionais para o nosso estado”, ressaltou a presidente da Emprotur.


As etapas do evento em 2023 começa em Bogotá (31), segue por Lima (02/08), passa por Córdoba (04/08) e encerra em Assunção (07/08).


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Formandos de Medicina fazem rateio, formatura é realizada e cerimonialista será processado


A festa de formatura da turma de Medicina da Universidade Potiguar ocorreu. Depois da tensão devido à falta de pagamento por parte do cerimonial aos fornecedores da festa, os agora médicos fizeram o rateio do valor referente a R$ 317 mil e o baile ocorreu entre o sábado e domingo (23), no Centro de Convenções, com tudo o que estava previsto, incluindo as bandas. A situação com o antigo cerimonialista será judicializada. 


Os formandos da turma de Medicina estavam com a festa sob risco porque débitos com as bandas e o buffet da festa, que deveriam ter sido quitados pelo cerimonial contratado (e que gerenciava parte dos recursos já repassados), não foram quitados até a quinta-feira (20). Então, o temor dos formandos era que a festa não ocorresse.


Houve uma denúncia e o cerimonialista chegou a ser conduzido até à Polícia Civil, mas não chegou a permanecer detido. Ele alegou descontrole financeiro e não honrou o compromisso. Então, os formandos tiveram contato com uma empresa pernambucana que está no mercado desde 2010 e acharam uma solução. 


A forma encontrada para conseguir realizar a festa conforme estava planejada foi viabilizar um rateio entre os 65 formandos. O novo cerimonial efetuou o pagamento aos fornecedores e vai receber o repasse por parte dos formandos, que terão que pagar aproximadamente R$ 4,7 mil além do que já havia sido investido para a formatura.


Até a manhã desta segunda-feira (24), ainda não havia a confirmação se a denúncia contra o antigo cerimonialista estava formalizada. Ele deverá ser denunciado por estelionato.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Trabalhadores da saúde estadual realizam ato em frente ao Hospital Deoclécio Marques


Trabalhadores da saúde estadual realizam, na manhã desta segunda-feira (24), um ato público em frente ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, Grande Natal. Este já é o sexto dia de greve no segmento na tentativa de pressionar o governo Fátima Bezerra (PT) a atender a pauta da categoria e superar pontos que já deveriam ter sido cumpridos, de acordo com o Sindsaúde. 


A pauta de negociação abrange ainda reposição das perdas salariais de 21,87%; Implementação e pagamento do adicional dos técnicos de Radiologia; Reenquadramento respeitando o tempo de serviço; Convocação do cadastro de reserva e realização de novo concurso público e implementação das mudanças de carga horária de 30hs para 40hs.


O calendário de greve seguirá com um ato e Assembleia Geral na governadoria nesta terça-feira (25). 


Na ultima sexta-feira (21), trabalhadores da saúde se uniram a trabalhadores do Detran em um ato em frente a Governadoria. Ambos os segmentos ficaram acampados no local, com faixas, cartazes e gritos de ordem. 


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Prefeito de Florânia é agredido a paulada durante visita a obra

Prefeito de Florânia foi agredido com uma paulada na cabeça — Foto: Redes sociais

O prefeito da cidade de Florânia, Saint Clay Alcântara, foi agredido a paulada na tarde de domingo (23) enquanto visitava uma obra de pavimentação.


Segundo a Polícia Militar, o prefeito estava na Rua Aprígio Azevedo quando foi atingido com uma paulada na cabeça por um homem que mora no local.


Após agredir o prefeito, o suspeito ainda teria tomado o celular dele e fugido em uma moto. Até a última atualização desta matéria o agressor não havia sido preso.


O pedaço de madeira que foi utilizado pelo agressor foi recolhido pela polícia. Através das redes sociais o prefeito informou que está bem.


Madeira usada para agredir prefeito de Florânia foi recolhido pela Polícia Militar — Foto: Redes sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››

Campanha de vacinação contra meningite entra na última semana no RN

Vacina contra meningite — Foto: Ascom/SMS

A campanha de vacinação contra a meningite entra nos últimos dias no Rio Grande do Norte. A aplicação segue até o dia 31 de julho, a próxima segunda-feira, nos postos de saúde do estado.


A vacina meningocócica ACWY previne a meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Recentemente a vacina foi ampliada para adolescentes de 13 a 19 anos de idade no estado, por recomendação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Esse é o público que atualmente está sendo vacinado.


Segundo a pasta, adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, apesar do risco maior de adoecimento ser em crianças menores de um ano de idade.



“Por isso chamamos a atenção dos adolescentes para que procurem as unidades básicas de saúde até 31 de julho, para que recebam a dose e garantam a proteção contra a meningite, doença grave e que pode levar à morte”, ressalta ela.

O imunizante entrou no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde em 2020, inicialmente para adolescentes de 11 e 12 anos.



Meningite

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, que provoca uma infecção nas meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral, podendo causar sequelas e até mesmo a morte.


Os principais sintomas da doeça são: febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.



Fonte: g1

Leia Mais ››

Mais de 53 mil potiguares estão no terceiro lote de restituição do imposto de renda; saiba como consultar

Imposto de Renda 2023: pagamento do 3º lote de restituições acontece em 31 de julho. — Foto: Marcos Serra / g1


A Receita Federal abriu a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 nesta segunda-feira (24). No Rio Grande do Norte serão contemplados 53.217 contribuintes. O valor total do crédito no Estado é de R$ 72.954.017,95. Os pagamentos serão feitos a partir de 31 de julho.


Este lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.


Como fazer a consulta?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção "Meu Imposto de Renda". Em seguida, basta clicar em "Consultar a Restituição".



"A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC", afirmou o Fisco em nota.


Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que estejam equivocadas. (veja mais abaixo)


A Receita Federal ainda lembrou que disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases do Fisco informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.


Como é feito o pagamento?

De acordo com a Receita, o pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.


"Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil", informou o Fisco.


Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones:



Capitais: 4004-0001;

Demais localidades: 0800-729-0001;

Telefone especial exclusivo para deficientes auditivos: 0800-729-0088.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, precisará fazer o requerimento do pagamento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Para isso, basta fazer o login e acessar o menu "Declarações e Demonstrativos", selecionando a aba "Meu Imposto de Renda". Em seguida, o contribuinte deve clicar na opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pequena cidade onde Antonia nasceu comemora primeira vitória do Brasil na Copa

Moradores de pequena cidade onde Antônia nasceu no RN se reúnem para acompanhar estreia do Brasil na Copa — Foto: Igor Jácome/g1

O jogo da seleção brasileira feminina teve um gosto especial para os pouco mais de 4 mil moradores da pequena cidade de Riacho de Santana, no interior do Rio Grande do Norte. Isso porque a jogadora Antonia, lateral direita da seleção, nasceu no município.


Moradores do município se reuniram no Centro Comercial Arlindo Bessa para acompanhar a partida em um telão instalado pela prefeitura e comemoraram a primeira vitória do Brasil na Copa do Mundo.


Primeiro técnico vibra

A torcida organizada de Antonia no mercado público contou com a presença do primeiro treinador dela. Jandeilmo Cleidson, o Cleidão, trabalhou com a atleta em 2007 a 2008, conquistando títulos em competições escolares. Ele vibrou muito com a estreia.


- É uma emoção indescritível. Nós sabíamos que ela tinha um potencial enorme. Hoje ela está aí nos enchendo de orgulho. Não só a mim, mas a todos de Riacho de Santana - falou Cleidão.


O irmão Roniedon Silva também se emocionou ao ver Antonia em campo no Mundial e lembrou também da ascensão muito rápida até a convocação para a seleção brasileira. "É um sentimento de muita felicidade. Ver todo mundo da cidade torcendo, vibrando, se emocionando", contou.



O começo de tudo

Antonia deu os primeiros passos na carreira nas quadras de futsal em jogos interclasse em Riacho de Santana. Quando passou a estudar na Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes, teve a chance de disputar os Jogos Escolares do RN (Jerns), sendo bicampeã invicta do futsal feminino, em 2007 e 2008.


"Ela se destacava e muito. Muito nova já, desde criança, já demonstrava um potencial acima da média. E não era tão comum nessa região meninas jogarem bola. Ela começou a despontar jogando entre os meninos e se sobressaía", contou o primeiro técnico dela, Jandeilmo Cleidson, conhecido como Cleidão.


Em Riacho de Santana, moradores usam camisetas com o nome da jogadora Antonia — Foto: Igor Jácome/g1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher simula sexo oral com microfone em palco e leva bronca de Léo Santana: 'sou casado, respeite minha mulher'

Mulher simulou sexo oral em cima do palco do cantor Léo Santana — Foto: Reprodução/Redes sociais

O cantor baiano Léo Santana enfrentou uma situação constrangedora durante show no domingo (23), na cidade de Barcarena, que fica no estado do Pará. O artista precisou parar a apresentação rapidamente para advertir uma mulher, que simulou gestos de sexo oral durante o show.


A fã, que não foi identificada, estava no palco para participar do "Desafio do Posturado e Calmo", momento em que o soteropolitano chama pessoas no meio do público para cantar a atual música de trabalho.


A brincadeira se tornou um dos momentos mais aguardados da apresentação, já que muitos registros costumam viralizar nas redes sociais. Dessa vez, no entanto, o que tem se espalhado na internet é o gesto feito pela mulher. Com o microfone nas mãos, em vez de cantar, ela simulou sexo oral com o órgão reprodutor masculino, o que incomodou Léo. Imediatamente, ele desabafou:



"Parou, parou! Aí já é falta de respeito. Sou casado, respeite a minha esposa", disse o soteropolitano, que foi aplaudido pelos espectadores logo em seguida.


Em seguida, Léo convidou a mulher a se retirar do palco, e chamou outra pessoa para participar da brincadeira.


Na manhã desta segunda-feira (24), o cantor já está de volta a Salvador e postou vídeos nas redes sociais enquanto praticava exercícios físicos, mas não comentou o assunto.


Léo Santana é casado com a dançarina Lore Improta desde fevereiro de 2021. Os dois são pais da pequena Liz, que completará dois anos de idade no mês de setembro.


Em entrevistas anteriores, Lore Improta comentou o assédio da mulherada ao marido e afirmou que, apesar de não se importar com elogios e pedidos de foto, fica irritada quando as fãs passam do limite.


"A gente tem um relacionamento muito saudável nesse sentido, do ciúme. A gente se respeita muito, confia muito um no outro e eu acho que isso é a base de tudo, mas a partir do momento que tem um desrespeito, eu preciso me posicionar", disse a dançarina, que também não falou sobre o ocorrido em Barcarena, nas redes sociais.


Léo Santana e Lore Improta são pais da pequena Liz, de quase dois anos de idade — Foto: Redes Sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Barbie' estreia em primeiro lugar na bilheteria nacional e fatura R$ 84 milhões

Margot Robbie e Ryan Gosling contracenam em 'Barbie' — Foto: WB via BBC

Na semana de estreia de "Barbie" e "Oppenheimer" nos cinemas, o filme da famosa boneca levou a melhor na bilheteria nacional.


"Barbie" somou R$ 84,7 milhões e levou 4 milhões de pessoas às salas de cinema do país. Já "Oppenheimer" faturou R$ 12,9 milhões, sendo assistido por 526 mil pessoas. Os dados são da ComScore e referentes ao período entre os dias 20 e 23 de julho.


Líder na última semana, "Missão: Impossível - Acerto De Contas Parte 1" ficou com a terceira posição. O sétimo filme da saga arrecadou R$ 6,7 milhões, com um público de 288 mil pessoas.


No total, os dez filmes mais vistos no período somaram R$ 113,2 milhões e levaram 5,3 milhão de pessoas aos cinemas. Impulsionado pela estreia de "Barbie", o valor representa um aumento de 276% em relação ao último final de semana.


Confira, abaixo, os dados de bilheteria coletados pela ComScore entre os dias 20 e 23 de julho:


"Barbie" – R$ 84,9 milhões

"Oppenheimer" – R$ 12,9 milhões

"Missão: Impossível – Acerto De Contas Parte Um" – R$ 6,7 milhões

"Elementos" – R$ 5,8 milhões

"Sobrenatural: A Porta Vermelha" – R$ 1 milhão

"Os Aventureiros: A Origem" – R$ 727 mil

"Indiana Jones e a Relíquia do Destino" – R$ 545 mil

"Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" – R$ 319,5 mil

"A pequena sereia" – R$ 93,2 mil

"Perdida" – R$ 78,5 mil


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ronnie Lessa foi beber em bar depois de matar Marielle, diz Élcio em delação

Ronnie Lessa atirou contra Marielle Franco — Foto: Reprodução/JN; Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio de Janeiro/AFP/Arquivo

Após matar Marielle, Ronnie Lessa foi a um bar na Barra da Tijuca para beber, contou o ex-PM Élcio Queiroz em sua delação sobre o crime.


A informação consta no documento da delação premiada de Élcio, que está preso pelo crime desde 2019, e que a TV Globo teve acesso. No documento, ele dá detalhes de como foi o planejamento do crime, o dia do assassinato e até como se desfizeram do veículo para ocultar provas.


Em um dos trechos da delação, Élcio conta que na noite do dia 14 de março de 2018, após o crime, ele e Ronnie fugiram para a casa da mãe de Lessa. De lá, pediram um táxi até um bar na avenida Olegário Maciel, na Barra da Tijuca, onde encontraram Maxwell, ex-bombeiro preso na operação nesta segunda-feira (24), para beber.


🔔 Acompanhe tudo sobre o caso Marielle direto no seu celular. Clique aqui para participar da comunidade do g1 no WhatsApp.


Élcio conta que ao chegarem no bar, Maxwell os recepcionou já dizendo que sabiam que eles tinham matado as vítimas porque a imprensa já estava noticiando o caso.


"O Maxwell veio ao nosso encontro e disse que sabia que havia sido a gente, mesmo sem falarmos nada, pois nesse momento já estava passando de 5 em 5 minutos no noticiário", disse Élcio em trecho da delação.

Em sua delação, Élcio revelou que Maxwell e Ronnie tentaram matar Marielle em 2017 em um atentado, mas que o ex-bombeiro havia dito que o carro falhou e, por isso, não conseguiram continuar seguindo a vereador.


“Teve uma hora que o Maxwell falou para mim, como se estivesse se justificando, falando que estava trabalhando nisso há um tempo, que o carro havia falhado e que não havia sido por querer”, disse Élcio na delação.


Élcio diz que Lessa duvidava da versão e que acreditava que ele, na verdade, tinha ficado com medo e inventado a pane mecânica.


Na delação, contou que nesse momento no bar, estava também a esposa de Maxwell, mas que ela não gostava de Lessa e deixou o local. Na sequência, diz que “continuamos ali bebendo e falando de outras coisas”.


Ele conta que seguiram no bar até às 3h, cerca de cinco horas após o assassinato, quando saiu do local acompanhado de Lessa em direção à casa dele, onde havia deixado seu carro para assumir a direção do veículo que usaram para cometer o crime.


Delação

O ex-PM Élcio de Queiroz firmou delação premiada com a Polícia Federal (PF) e com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Preso desde 2019, ele decidiu falar quatro anos após sua prisão. De acordo com a PF, o motivo seria uma dissonância no discurso de Ronnie Lessa, também preso, que teria mentido à polícia.


A delação abriu novos caminhos na investigação sobre o caso e a PF fez uma operação que terminou com a prisão de Maxwell e com a busca e apreensão em outros sete endereços. Os alvos dos mandados de busca são o próprio Maxwell, além de Denis Lessa, irmão de Roni, que os recebeu após o crime; Edilson Barbosa dos Santos, que ajudou a ocultar o carro usado no crime; João Paulo Vianna dos Santo Soares; Maurício da Conceição Santos Júnior e Jomar Duarte Bittencourt Junior.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lessa usou submetralhadora do Bope desviada após incêndio para matar Marielle, diz delator

Élcio de Queiroz — Foto: Tribunal de Justiça

O ex-PM Élcio Queiroz disse em sua delação premiada que Ronnie Lessa usou uma submetralhadora do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para matar Marielle Franco. O crime aconteceu em 2018. Além dela, o motorista Anderson Gomes também morreu.


"A arma utilizada foi uma MP5K. Segundo o Ronnie Lessa, essa arma foi do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Quando o paiol do Bope pegou fogo essa arma sumiu", disse Élcio.

A arma, segundo ele, foi reformada.


"Como o Ronnie já havia trabalhado no Bope com essa MP5K e gostava muito dela, procurou saber quem havia ficado com a arma e comprou a arma dessa pessoa, reformou-a e tinha um cuidado muito grande por essa arma. Não sei informar quem estava com essa arma, mas imagino que possa ser alguém que estava na ativa na época do incêndio no paiol", detalhou.


O ex-PM disse ainda que, após o crime, perguntava a Lessa sobre o "fim que ele havia dado a arma". Segundo Élcio, Lessa falava que não iria vendê-la com medo que fosse encontrada.


🔔 Acompanhe tudo sobre o caso Marielle direto no seu celular. Clique aqui para participar da comunidade do g1 no WhatsApp.


Réu pelos assassinatos, Élcio foi convencido a fazer a delação após desconfiar de Lessa, também réu pelo crime. Os dois estão presos em Rondônia.


Apontado como o autor dos disparos, Lessa teria dito que não fez nenhuma pesquisa sobre Marielle. Élcio desconfiou que o amigo mentiu e por isso fez a delação, de acordo com a Polícia Federal.


"O convencimento do Élcio (para delatar), foi porque o Ronnie garantiu que não tinha feito pesquisa em Marielle e isso gerou uma desconfiança por parte de Élcio", disse o delegado Jaime Cândido, da Polícia Federal, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (24).


Na delação, Élcio confessou participação no crime, disse que Ronnie Lessa matou Marielle e deu outros detalhes do atentado.


Ronnie Lessa e Élcio Queiroz deixam a Delegacia de Homicídios, na Barra — Foto: Reprodução/TV Globo


No documento, a que o g1 e a GloboNews tiveram acesso, Élcio é questionado várias vezes se sabia de alguma pesquisa prévia a respeito da vítima, Marielle. Ele responde que não tinha certeza.


No depoimento, ele revela que os dois ficaram aguardando a vítima na saída da Casa das Pretas, e que Ronnie Lessa apontou quem era Marielle.


A pesquisa para chegar até o local, de acordo com Élcio, foi feita no Instagram da própria vereadora, que divulgou o evento naquele dia, 14 de março de 2018.



"No momento que ela saiu, ele falou: 'É ela'. Aí ela deu a volta, só que ela fala com uma pessoa. Eu achei que essa senhora estava se despedindo dela. Mas não, só que essa pessoa entrou no carro", relatou Élcio.


"Achei que ia abortar a missão, mas ele falou pra ficar tranquilo que não ia pegar nela não, ele me tranquilizou".

No carro estavam a vereadora, o motorista Anderson e a assessora Fernanda Chaves, que sobreviveu.


Élcio disse que Lessa sabia exatamente quem era Marielle, mas não sabia qual era o veículo ou se ela andava com algum motorista.


"Não, do veículo não sabia, ele não falou nada não; ele desconfiou porque o cara estava em pé ali na porta com o celular, ele achou que era aquele veículo ali", contou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Padre é preso por suspeita de abusar de meninos dentro de paróquia em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio


Policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) prenderam um padre de 33 anos nesta segunda-feira (24). Segundo a polícia, ele abusou de duas crianças da Paróquia de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.


Na época dos abusos, Ramon Guilherme Pitilo da Silva Ramos exercia o sacerdócio na unidade e a suspeita da polícia é que ele tenha cometido o abuso contra os meninos, que na época tinham 11 e 12 anos, dentro da própria paróquia.


Ele foi preso nesta segunda (24), depois da investigação da delegacia especializada. Ele chegou na unidade acompanhado do advogado.



A mãe de um dos meninos contou que o filho fazia orientação espiritual quando foi abusado. Segundo ela, o padre pediu que ele não contasse a ninguém.


Após a denúncia, ele foi afastado das funções religiosas no dia 8 de julho. Agora, o mandado de prisão sem prazo determinado foi aceito pela Justiça, e Ramon preso.


O suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário e passará por audiência de custódia para aguardar o julgamento. Ele pode ser condenado a mais de 20 anos de prisão.


“Ele responde a dois crimes de estupro de vulnerável com pena. Então, considerando os dois crimes, pode ultrapassar 20 anos de reclusão”, diz o delegado Luiz Henrique Marques.


Para o advogado de defesa do padre, Walace Martins, o pedido de prisão do Ministério Público e o mandado de prisão da Justiça são ilegais.


A arquidiocese São Sebastião, que afastou o padre, não se manifestou sobre a prisão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moraes e familiares prestam depoimento sobre hostilidades sofridas no aeroporto de Roma


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a esposa dele e os três filhos prestaram depoimento à Polícia Federal nesta segunda-feira (26) sobre as hostilidades sofridas no aeroporto de Roma.


A Polícia Federal investiga o empresário Roberto Mantovani, de Santa Bárbara d'Oeste, e a esposa dele, Andrea Mantovani, por suposta agressão a um filho de Moraes e hostilidades dirigidas contra o ministro no aeroporto da capital italiana, no dia 14 de julho. O casal nega as agressões. O empresário, segundo a defesa, relatou ter "afastado com o braço" o filho do ministro para defender a esposa.


Na ocasião, Andréa teria se aproximado do ministro e o chamado de "bandido, comunista e comprado". Além dos xingamentos proferidos contra Moraes, o filho dele também teria sido agredido com um tapa por Roberto.


Roberto alegou à PF que não sabia que a discussão era com o filho do ministro.


A PF pediu ajuda à polícia em Roma para ter acesso às imagens das câmeras do aeroporto, em um acordo de cooperação internacional.


As imagens devem ajudar a continuidade das investigações do caso no Brasil, para esclarecer o que aconteceu.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ex-ministro do GSI pede para não ser obrigado a depor na CPI do MST

O general Gonçalves Dias em depoimento à CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em Brasília. — Foto: CLÁUDIO REIS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

A defesa do ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Gonçalves Dias pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (24) para que ele não seja obrigado a comparecer à CPI do MST na Câmara dos Deputados.


O ex-ministro foi convocado pela comissão no último dia 11. A convocação — diferentemente do convite — tem presença obrigatória. A comissão prevê ouvir o general no dia 1º de agosto.


O requerimento, aprovado pelos deputados, teve como autor o relator do colegiado, Ricardo Salles (PL-SP). Salles afirma que a convocação tem como objetivo "relatar ações realizadas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no monitoramento de invasões de terra ocorridas no Brasil".



Ao STF, a defesa de Gonçalves Dias argumentou que não há relação entre a convocação e os fatos que são investigados pela comissão.


Segundo os advogados do ex-ministro, no período em que a Abin esteve vinculada ao GSI, não foi produzido relatório sobre o que é investigado pela CPI.


Caso o STF entenda que a ida é obrigatória, os advogados pedem que sejam garantidos:


direito ao silêncio diante de perguntas que não tenham relação direta com o que a comissão investiga

direito de "não sofrer constrangimentos físicos ou morais, como medidas privativas de liberdade ou restritivas de direitos"

Conhecido como G. Dias, o general do Exército esteve à frente da pasta no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Ele pediu demissão após a divulgação de imagens do circuito interno do Palácio do Planalto nas quais o então ministro aparece no edifício durante invasões golpistas de 8 de janeiro.


Na avaliação da defesa, apesar da condição de testemunha prevista no requerimento, o militar vai, na prática, como investigado.


A intenção da CPI, de acordo com os advogados, é levar o militar para a "criação de um fato político", com o objetivo de constrangê-lo.


"Sua convocação, portanto, está longe de se exibir como ato legal e legítimo de investigação parlamentar e insere-se dentro de contexto maior, no qual se constata o intuito retaliatório da oposição, já que o requerimento de oitiva foi apresentado pelo deputado federal Ricardo Salles, sabidamente da contrário e refratário ao governo democraticamente eleito, extrapolando seus poderes investigatórios com medidas descabidas, que têm unicamente o objetivo de constranger o ora paciente [Gonçalves Dias], especialmente em relação ao incidente ocorrido em 08 de janeiro, quando da invasão do Palácio do Planalto, a fim de alimentar narrativas descabidas que se sustentam apenas nas redes sociais", escreveu a defesa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PGR pede que redes sociais informem se denunciados pelo 8 de janeiro seguem perfis de Bolsonaro

Vândalos invadem o Palácio do Planalto, em Brasília, em 8 de janeiro. — Foto: REUTERS

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (24) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que solicite às redes sociais esclarecimentos sobre os vínculos entre 244 denunciados por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro e perfis do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas plataformas.


O pedido foi apresentado em um dos inquéritos abertos pelo STF para apurar os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.


No ofício enviado a Moraes, a PGR pede que as plataformas informem se os denunciados:


eram ou são seguidores de Bolsonaro

data na qual ex-seguidores deixaram de seguir perfil

repostaram publicações do ex-presidente a respeito de supostas fraudes no sistema eleitoral e relacionadas à intervenção militar


A medida é um desdobramento de uma solicitação feita pela PGR na última semana.


Na ocasião, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos — indicado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para representar a PGR nos casos relacionados aos ataques — havia pedido a Moraes que as redes sociais identificassem seguidores de Bolsonaro.


O Ministério Público Federal argumentou que a medida não se tratava de investigação dos seguidores, mas de um mapeamento sobre o alcance de postagens do ex-presidente com informações falsas sobre as eleições e as urnas eletrônicas.


Nesta segunda (24), a PGR voltou a defender a medida solicitada junto ao ministro do STF, mas reformulou o pedido.


Segundo Carlos Frederico Santos, é "pertinente considerar o expressivo volume de dados decorrente do número de seguidores em redes sociais" de Jair Bolsonaro.


"A demandar tempo e esforços, o que, neste momento, poderá comprometer a capacidade operacional de levantamento, de forma célere, dos dados solicitados, além do risco de comprometer o fluxo seguro para a transmissão das informações", escreveu.


"Assim, visando o interesse público e a paz social, considerando, ainda, a imprescindibilidade de garantir a eficiência e celeridade no andamento das investigações e diante do que se mostra mais necessário no atual momento das investigações, o Ministério Público Federal requer que seja desconsiderado o pedido", acrescentou.

Agora, a Procuradoria-Geral da República defende uma delimitação do alcance da medida. Segundo o ofício, a identificação deverá ser focada em uma lista de réus anexadas ao pedido. A assessoria de imprensa da PGR informou que constam da lista 244 denunciados.


Réus no STF


Após seis meses dos atos golpistas, o STF já tornou réus 1.290 acusados de participação nos atos. Cerca de 250 pessoas ainda continuam presas por conta das ações.


O relator dos casos, ministro Alexandre de Moraes, já demonstrou desejo de levar a julgamento — ainda neste segundo semestre — as primeiras ações relacionadas aos atos.



A Corte ainda tem em tramitação ao menos sete inquéritos solicitados pela Procuradoria-Geral da República para investigar autores intelectuais, instigadores, executores e autoridades com foro privilegiado por envolvimento no vandalismo.


O ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de uma destas investigações, pela publicação, em uma rede social, de um vídeo em que questionava o sistema eleitoral. Em depoimento no caso, em abril, o ex-presidente afirmou aos investigadores que compartilhou o material sem querer.


Fonte: g1

Leia Mais ››