sexta-feira, março 13, 2020

RN tem primeiro caso confirmado do novo coronavírus, diz Secretaria Estadual de Saúde

Resultado de imagem para RN tem primeiro caso confirmado do novo coronavírus, diz Secretaria Estadual de SaúdeO Rio Grande do Norte tem o primeiro caso confirmado do novo coronavírus. A informação foi confirmada na noite desta quinta-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

De acordo com a Sesap, a paciente trata-se de uma mulher, de 24 anos, com histórico de viagem à Europa (França, Itália e Áustria). A paciente passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas em Natal, onde reside. As análises laboratoriais foram realizadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência nacional para os exames do Covid-19.

A Sesap destaca que a paciente foi contaminada na Europa, ou seja, ainda não há transmissão local no RN – quando ocorre de pessoa a pessoa. A paciente começou a manifestar os sintomas da doença ao retornar ao Estado, quando procurou assistência médica. Desde a notificação, todas as medidas de controle e prevenção da doença vêm sendo tomadas pelas Secretarias de Estado e Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, até às 16h20 desta quinta o Brasil registrava 77 casos confirmados do novo coronavírus.

As secretarias reforçam a necessidade da população manter as medidas de higiene que protegem não só para o Covid-19, mas para diversos vírus de transmissão respiratória que circulam em nosso território, como sarampo e a influenza.

Em nota, a Sesap e a SMS Natal reafirmam que não é um momento para pânico. "O Estado vem intensificando a articulação com os municípios para operacionalizar o plano de contingências que prevê a ampliação das ações assistenciais, de vigilância e de educação em saúde. Trabalhando arduamente para atender os casos suspeitos por covid-19 independente de confirmação, buscando, assim, evitar novos adoecimentos".

OMS declara pandemia
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira (11) a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.


Apesar disso, os diretores ressaltaram que a declaração não muda as orientações, e que os governos devem manter o foco na contenção da circulação do vírus.

Na prática, o termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu nesta quinta-feira (12) que todos os países "redobrem" o comprometimento contra a pandemia de coronavírus.

Fonte: G1
Leia Mais ››

OAB-RN suspende sessões e eventos após anúncio de pandemia do coronavírus

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN) anunciou que as sessões, os eventos e reuniões institucionais estão suspensos temporariamente até pelo menos o dia 21 de março, com possibilidade de prorrogação, por conta da pandemia do novo coronavírus anunciada pela Organização Mundial de Saúde. O atendimento ao público segue normal.

Atendimento ao público, no entanto, segue normal na sede  — Foto: Alice Soares
Atendimento ao público, no entanto, segue normal na sede — Foto: Alice Soares

A portaria com a medida, assinada pelo presidente do órgão, Aldo Medeiros, foi publicada nesta quinta-feira (12). Havia sessões ordinárias dos órgãos colegiados nos dias 16 e 21 de março - eram reuniões das Comissões Temáticas, das Turmas do TED e do Conselho Seccional.

A suspensão das atividades também foi adotada pelo Conselho Federal da OAB e outras seccionais. O órgão entende que "esta é a melhor solução em defesa da saúde dos membros, dos colaboradores e do público que circula pelas entidades".

Havia também sessões dois eventos marcados na sede da Ordem no RN: "Já aconteceu comigo? Violações contra a mulher nos espaços públicos e privados", que aconteceria no dia 16 de março; e "Direito e Negócios", no dia 18. Ainda não há remarcação de datas para esses eventos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Técnico do Arsenal, Mikel Arteta testa positivo para a covid-19

Paul Childs/Reuters
O técnico do Arsenal, Mikel Arteta, testou positivo para a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada hoje pelo clube londrino em nota oficial. Após o anúncio, os executivos da Premier League marcaram uma reunião de urgência para discutir o futuro da competição. 

Segundo o comunicado, jogadores e funcionários da equipe que tiveram contato com Arteta se isolarão de acordo com orientações de autoridades de saúde britânicas. A equipe espera para os próximos dias o retorno às atividades de pessoas que não estiveram próximas do técnico. 

"A saúde de nosso pessoal e do público em geral é nossa prioridade e é aí que está nosso foco. Nossos pensamentos estão com Mikel, que está decepcionado, mas de bom humor", afirmou Vinai Venkatesham, diretor administrativo do clube.

"Estamos em diálogo ativo com todas as pessoas relevantes para gerenciar essa situação de forma adequada e estamos ansiosos para voltar a treinar e jogar assim que o conselho médico permitir", acrescentou.

O diretor de futebol do clube, Raul Sanllehi, afirmou ainda que todos "serão totalmente apoiados" na equipe. "Estamos ansiosos para voltar a treinar e jogar assim que a orientação médica permitir. Obviamente, a recuperação total de Mikel é a prioridade agora para todos nós", declarou.

 Dois dias antes, o Arsenal e o Manchester City anunciaram o adiamento da partida entre os dois times, que aconteceria ontem, no Etihad Stadium. O motivo foi o diagnóstico positivo para covid-19 em Evangelos Marinakis, proprietário do Olympiacos, que havia sido rival do time londrino no dia 27 de fevereiro pela Liga Europa.

"Recebemos orientação médica e estamos monitorando pessoas que estiveram em contato com ele (Marinakis) no jogo de 13 dias atrás. Como resultado deste exercício, identificamos um número de jogadores que se encontraram com o proprietário do Olympiacos imediatamente após o jogo", informou o Arsenal na nota da última terça-feira.

Hoje, o próprio Arteta explicou que passou por exames após apresentar sintomas. "Isso é realmente decepcionante, mas fiz o teste depois de me sentir mal. Estarei de volta ao trabalho assim que for permitido", explicou ao site oficial do clube.

 O Arsenal se prontificou a trabalhar com as autoridades de saúde da Inglaterra em relação às instalações e aos jogadores do clube, assim como em contato direto com a Premier League, a Associação de Futebol da Inglaterra e os clubes.

"É claro que não poderemos jogar alguns jogos nas datas programadas no momento. Atualizaremos os torcedores que tiverem ingressos para os próximos jogos com mais informações o mais rápido possível", acrescentou.

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Coronavírus: governo antecipa metade do 13º de aposentados e suspende prova de vida do INSS

Resultado de imagem para INSS decide suspender prova de vida
O Ministério da Economia anunciou nesta quinta-feira (12) cinco medidas para reduzir o impacto da epidemia do novo coronavírus no país.

Segundo a nota do ministério, as primeiras ações são "dedicadas especialmente a parcela da população mais vulnerável à pandemia".

"Neste momento crítico, mesmo diante do exíguo espaço fiscal, o Ministério da Economia buscará, em conjunto com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, a realocação ágil de recursos orçamentários para que não falte suporte ao sistema de saúde brasileiro", diz a pasta.

Foram anunciadas as seguintes medidas:

Antecipação do 13º salário
O Ministério da Economia anunciou que vai pagar, em abril, a primeira metade do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. Essa parcela, em geral, é paga em julho. Ao todo, serão desembolsados R$ 23 bilhões.

Prova de vida suspensa
O governo decidiu suspender, por 120 dias, a prova de vida dos beneficiários do INSS. A medida deve valer até meados de setembro.

A lei prevê que, todos os anos, beneficiários do INSS precisam comprovar ao governo que estão vivos. A medida evita fraudes e pagamento indevido dos benefícios. Essa comprovação é sempre presencial e pode ser feita em uma agência do INSS, em embaixadas e consulados ou na casa de aposentados e pensionistas com dificuldade de locomoção.

Reduzir juros do consignado do INSS
O governo vai propor ao Conselho Nacional de Previdência Social que reduza os juros máximos do empréstimo consignado de beneficiários do INSS. O prazo máximo para as operações também será ampliado.

O Ministério da Economia também vai enviar uma proposta para que a margem consignável – ou seja, o valor máximo do empréstimo com base no benefício recebido – seja ampliada.

Preferência tarifária
O Ministério da Economia deve definir, junto com o Ministério da Saúde, a lista de produtos médico-hospitalares que terão preferência tarifária. Isso significa que o Brasil poderá definir impostos de importação mais baixos para esses produtos, de modo a garantir o abastecimento nacional.


Desembaraço aduaneiro
O ministério definiu que o desembaraço aduaneiro de produtos médico-hospitalares seja priorizado. Em outras palavras, cargas desses produtos que chegarem ao Brasil serão processadas com maior rapidez na alfândega, para evitar que fiquem retidas e isso prejudique o atendimento.

Gonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: Bolsonaro e ministro usam máscara em transmissão ao vivo por rede social

O presidente Jair Bolsonaro usou máscara em uma transmissão ao vivo que fez no início da noite desta quinta-feira (12) por uma rede social.

 — Foto: Reprodução / rede social
— Foto: Reprodução / rede social

Ele estava acompanhado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e de uma intérprete de libras, ambos também de máscaras.

Durante a transmissão, o presidente falou sobre a pandemia de coronavírus.

"Estou de máscara porque uma das pessoas que veio no meu voo desceu em São Paulo, fez exames e deu positivo. Não tem o resultado do meu ainda. Estão dizendo que deu negativo. Tomara que esta fake news seja verdade", afirmou.

Nesta quinta, o Palácio do Planalto informou que o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, contraiu o vírus. Ele está em isolamento domiciliar em São Paulo.

Wajngarten integrou a comitiva presidencial que viajou para os Estados Unidos na semana passada. Ele teve contato com o presidente norte-americano Donald Trump, que disse não ter preocupação.

Devido ao teste positivo de Wajngarten, os integrantes da comitiva – inclusive Bolsonaro, a primeira-dama Michelle e familiares do presidente – se submeteram ao teste para identificação do coronavírus.

Uso de máscaras
Durante a transmissão da "live", Bolsonaro afirmou que utilizou a máscara porque é "suspeito" e explicou por que a intérprete de libras também usava.


"Ela foi colocar uma máscara apropriada porque eu continuo como suspeito. Uma das pessoas que veio no avião conosco já deu negativo. Espero que todo mundo deu negativo também e que o positivo fique só com o Fábio, que está lá em São Paulo de quarentena em casa. E está bem", afirmou.

O ministro Luiz Henrique Mandetta disse que o objetivo foi mostrar como é um atendimento médico. "Quem está olhando a gente de máscara aqui é para a gente mostrar como que as pessoas, por exemplo, se você for no médico, ele vai atender com uma máscara como esta", declarou.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, o presidente, o ministro e a intérprete fizeram durante a transmissão ao vivo "uma proteção equivalente a um profissional de saúde em atendimento a um paciente suspeito".

"O ministro e a intérprete fazem uma proteção equivalente a um profissional de saúde em atendimento a um paciente suspeito, conforme relatado durante a própria live. Eles usam máscaras N95, enquanto o paciente utiliza a máscara cirúrgica. O mesmo protocolo de segurança foi publicado e utilizado na Operação Regresso, de repatriação de brasileiros da China", afirmou o secretário.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda o uso de máscaras para pessoas saudáveis.

Segundo a entidade, a máscara só é necessária para quem está tossindo ou espirrando e só tem efetividade se associada ao álcool em gel e à lavagem de mãos.

As orientações estão no site da OMS, na seção que trata do coronavírus (em inglês).

Veja quais são as recomendações da OMS:

Se você está saudável, só precisa usar a máscara quando estiver cuidando de alguém com suspeita de infecção pelo SARSCov-2.
Use a máscara se você estiver tossindo ou espirrando.
Máscaras só são efetivas se forem combinadas à lavagem frequente de mãos com álcool gel ou água e sabão.
Se você usa a máscara, deve saber como usá-la e descartá-la corretamente.
Antes de colocar a máscara, lave as mãos com álcool gel ou água e sabão.
Cubra o nariz e a boca com a máscara, e certifique-se de que não há espaços abertos entre o rosto e a máscara.
Evite tocar a máscara durante o uso; se o fizer, limpe as mãos com álcool gel ou água e sabão.
Substitua a máscara por uma nova assim que a primeira estiver úmida, e não reutilize máscaras de uso único.
Para remover a máscara: retire-a por trás (não toque a parte frontal da máscara); descarte imediatamente em uma lixeira fechada; limpe as mãos com álcool gel ou água e sabão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

INSS decide suspender prova de vida

O INSS vai suspender a exigência da prova de vida dos beneficiários para evitar ida às agências bancárias num momento de avanço do novo coronavírus no Brasil, disse ao jornal O Estado de São Paulo, o presidente do órgão, Leonardo Rolim. A medida valerá também para segurados que estão fazendo o agendamento domiciliar do procedimento.

Créditos: Adriano Abreu
Resultado de imagem para INSS decide suspender prova de vida
 Decisão do presidente do INSS ocorre após avanço do número de casos confirmados no Brasil


O INSS também já está discutindo a operacionalização da concessão do auxílio-doença para segurados da Previdência que já testaram positivo para o coronavírus e precisarão ficar em isolamento. O mais provável, segundo Rolim, é que eles sejam dispensados da perícia médica, justamente para evitar o alastramento da infecção.

As medidas estão sendo discutidas sob orientação do Ministério da Saúde. A prova de vida é feita pelo segurado a cada 12 meses para comprovar que ele está vivo. Esse procedimento é obrigatório para que o benefício continue sendo pago.

TRF3 suspende perícias
Para enfrentar e prevenir o crescimento de casos do novo coronavírus (Covid-19), o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Mairan Maia, e a corregedora-regional da Justiça Federal da 3ª Região, Marisa Santos, assinaram, nesta quinta-feira, 12, portaria que suspende todas as perícias médicas judiciais, além das perícias médicas de magistrados e servidores, por 14 dias. A medida valerá para todas as Seções Judiciárias da Justiça Federal em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

Foi decidido também que magistrados e servidores que tenham retornado de regiões consideradas endêmicas ou aqueles que tiveram contato com viajantes dessas regiões, sejam afastados dos locais de trabalho por 14 dias, a partir da data de retorno ao Brasil ou do contato, com a realização de teletrabalho.

Magistrados e servidores que se sintam mais expostos aos riscos de contaminação, seja por doenças pré-existentes, baixa imunidade ou idade, poderão também trabalhar de casa, pelo prazo de 14 dias, sob prévia comunicação.

As audiências, como a de custódia de presos, poderão ser feitas por videoconferência e o magistrado poderá limitar a presença de pessoas aos atos processuais. Eventos comemorativos e culturais serão suspensos pelo prazo de duas semanas.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Coronavírus: médicos da USP riram e pediram para manter rotina, diz doente

Estudante frequenta aulas do curso de Geografia na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), da USP - Ronaldo Silva - 11.mar.2020/Estadão ConteúdoO estudante da USP (Universidade de São Paulo) que teve confirmação de infecção pela covid-19 diz que sofreu deboche quando procurou atendimento médico pela primeira vez após suspeitar de estar com o novo coronavírus. Ele e sua ex-esposa, que também está infectada, procuraram o Hospital Universitário da USP em 3 de março.

"A primeira médica que nos atendeu agiu com total deboche e pouco caso —chegou a rir da gente", escreveu o estudante em texto que circulava ontem em grupos de aplicativos de mensagem. 

RELACIONADAS

Segundo o relato dele, a médica "nem encostou" em sua esposa. "E disse que as pessoas 'estão surtadas' com o coronavírus. Insistimos e ela simplesmente nos deu as costas e saiu andando", recorda. O UOL procurou o Hospital Universitário, mas não obteve retorno até o momento.

A ex-companheira do estudante fez uma viagem pela Europa em fevereiro, tendo passado por Itália e Espanha. Ela voltou ao Brasil no dia 27 do mês passado, mas não apresentava sintomas. Eles estiveram juntos até o dia 28. No dia 3, a ex-mulher começou a se sentir mal, tendo procurado atendimento no hospital da USP.

"Só coincidência"

Após ser alvo de deboche, o ex-casal procurou a ouvidoria da instituição médica e foi atendido pela chefe de plantão. "Após o atendimento, ela disse que os sintomas não eram plenamente compatíveis com o coronavírus e que provavelmente era só uma coincidência".

No dia seguinte, o universitário tinha uma consulta de rotina. Seu médico, ao saber da situação da ex-mulher dele, disse que "as pessoas estão surtadas demais e que não precisava me preocupar".

"Com isso, voltei ao trabalho normalmente e, à noite, fui à aula desencanado, absolutamente convencido de que não era nada e tinha caído na histeria coletiva do coronavírus.".

Febre, garganta ardendo

Ele lembra que, na aula, conversou com várias pessoas, "caneta da lista de presença passou por mim, livros, etc. Já havia até esquecido do que tinha acontecido". "Mas tudo mudou na quinta (5) de manhã, quando acordei com febre e com a garganta ardendo." Ele está no primeiro ano do curso de Geografia.

O estudante voltou ao Hospital Universitário e diz ter recebido um tratamento diferente do visto dias antes, quando estava com a ex-companheira. "Fui colocado em uma sala isolado, e um médico e uma residente vieram me atender com toda aquela roupa como se eu fosse um objeto radioativo —o procedimento correto".

O caso dele foi indicado, na ocasião, como compatível com coronavírus. "Apenas neste momento recebi a orientação de ficar em casa e recebi um atestado que me afastava do trabalho por dez dias."

"De férias com a ex"

 A ex-mulher teve a confirmação de que estava com a covid-19 no dia 6 de março. "Neste momento comecei a tratar o meu também como praticamente confirmado. Desde então, estamos juntos, "de férias com a ex", em casa, isolados —só a gente e o cachorro, que está fora de perigo."

Na mensagem, o estudante disse esperar, "ansiosamente, que, depois que tudo isso passar, possa levar minha vida normal e reste apenas os memes e que eu não fique sem grupo nos trabalhos ou não queiram que eu vá ao trabalho de campo..."

Até agora, tudo que está sendo dito e essa repercussão toda acaba nos assustando e causando um pouco de sentimento de culpa. Mas vir falar aqui dá um certo alívio.

O universitário quer também evitar "maior propagação de boataria" ou que julguem que ele tenha colocado "propositalmente pessoas em risco —sinal dos tempos de hoje em que mais vale um pré-julgamento".

Após o caso do aluno do curso de Geografia, a USP criou um comitê para acompanhar os casos da covid-19. O objetivo é "acompanhar permanentemente a evolução da presença do vírus entre alunos, professores e servidores". "A USP gostaria de tranquilizar a comunidade interna e externa, reforçando que a instituição segue todos os protocolos estabelecidos."

Hoje, alguns professores decidiram cancelar suas aulas por conta própria.

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Di Ferrero é diagnosticado com coronavírus e cancela show no Rio de Janeiro

O cantor Di Ferrero divulgou nesta quinta-feira (12) que foi diagnosticado com o coronavírus. Isolado, ele teve de cancelar um show que faria no Rio de Janeiro neste sábado (14).

"Quero falar que estou bem, estou me cuidando, já estou isolado e vou ficar mais uns dias isolado. Estou sentindo como se eu tivesse uma gripe, estava com um pouco de falta de ar e agora já estou bem", afirmou o antigo vocalista do NX Zero em seu perfil no Instagram.

Além do cantor, nos últimos dias os atores Tom Hanks e sua mulher, Rita Wilson, a influencer Gabriela Pugliesi e outros famosos foram diagnosticados.

Di Ferrero aposta em carreira solo pop — Foto: Divulgação
Di Ferrero aposta em carreira solo pop — Foto: Divulgação

Fonte: G1
Leia Mais ››