domingo, outubro 21, 2012

Defesa Civil Estadual convida municípios para assinarem o protocolo da Operação Carro Pipa



A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), realiza o segundo convite de adesão dos municípios, em situação de emergência, para assinarem o protocolo de intenções com Sejuc, a partir desta terça-feira (23), até o dia 1º de novembro, para que o município possa ser beneficiado com a Operação Carro Pipa estadual.

A Operação Carro Pipa irá atender 52 municípios potiguares em situação de emergência ou Estado de Calamidade Pública, devidamente reconhecidos pelo Governo Estadual, em virtude da estiagem/seca, e que não foram contemplados com a Operação Pipa do Exército.

O prefeito deve procurar o Setor de Convênio da Sejuc, no Centro Administrativo, do dia 23 de outubro a 1º de novembro, das 8 às 17h. Para a assinatura do Termo é necessário trazer o documento original e a cópia da carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

Solicitação de documentos pendentes:

A defesa Civil informa aos coordenadores que verificou pendências nos municípios relacionados abaixo, que ainda estão pendentes quanto á documentação necessária, pois os pipeiros já estão cadastrados e aprovados para atender os municípios, qualquer dúvidas entrar em contato com o Ten. Lavínio no Tel. (84) 8114-5772.

Galinhos: Relatório Fotográfico e Portaria do comitê de fiscalização.
João Dias: Não apresentou documentação.
Itaú: Não apresentou documentação.
Pau dos Ferros: Não apresentou documentação.
Paraná: Não apresentou documentação.
Poço Branco: Não apresentou documentação.
Sitio Novo: Não apresentou documentação.
Umarizal: Não apresentou documentação.

OBS: Os Prefeitos fizeram a sua parte e os pipeiros fizeram a deles faltam os coordenadores fazerem as suas.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News com informações da CEDEC-RN
Leia Mais ››

No Brasil, punição para furto é mais severa que para corrupção


Segundo levantamento d’O Globo, a baixíssima incidência de presos condenados por corrupção no sistema carcerário brasileiro não pode ser atribuída à natureza não violenta do crime. Prova disso é que aproximadamente 70 mil pessoas cumprem pena no país por furto, destaca o pesquisador da Fundação Getulio Vargas Pedro Abramovay, ex-secretário nacional de Justiça.

Para cada preso por corrupção no país, há cem encarcerados por subtração de coisa alheia, de acordo com a estatística mais atualizada do Depen. Embora considere os dois crimes graves, Abramovay não concorda com a adoção de diferentes critérios na hora de decidir quem deve ir ou não para a cadeia.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pau dos Ferros/RN : GTOR prende motoqueiro embriagado e com mandato de prisão


Na tarde de sexta-feira (19), por volta das 14h40min,  o GTOR do 4ºDPRE intercepta na Rua Manoel Alexandre em Pau dos Ferros/RN, o  cidadão fugitivo do presídio da zona Norte de Natal e com mandato de prisão, o mesmo seguia em uma motocicleta em alta velocidade quando foi interceptado por policiais do GTOR que o prenderam e em seguida logo após ser levado à 4ª DRPC o mesmo consegue fugir , em nova ação  o GTOR consegue captura-lo  desta vez a pé pelas as ruas da cidade quando um Policial  pega uma moto de um cidadão que passava ali próximo e consegue aproximar-se do fugitivo, minutos depois o fugitivo cai e preso novamente pelos os Policiais de transito.

O cidadão por nome de Thalles Jose Alves de Araújo está preso por dirigir embriagado e também por força de mandato.

O Thalles nega sua identificação, não apresenta nenhum documento, e será encaminhado para realizar  exame de identificação no ITEP em Mossoró RN.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vândalos aterrorizam moradores apedrejando casas no conjunto Novo Rumo em Jucurutu



Na Foto: Vitima mostra pedras jogadas em sua casa / Foto Damião Oliveira


Uma onda de vandalismo praticada prioritariamente a noite vem tirando o sono dos moradores da Rua da Liberdade no Conjunto Novo Rumo localizado na cidade de Jucurutu aqui na Região do Seridó.

De acordo com informações repassadas a nossa reportagem, os moradores do "Novo Rumo" estão pedindo providências as autoridades competentes da cidade de Jucurutu pois vândalos vem apedrejando várias residências nos últimos dias naquela cidade.


A residência do senhor Assis de Eleoteria (foto acima) é um dos alvos dos indivíduos que estão agindo durante a noite e revoltando a população daquela localidade. Como mostra a foto acima a casa do mesmo já foi apedrejada vários vezes e o mesmo mostra quantas pedras já foram jogadas em sua residência. 

A Policia Militar da cidade de Jucurutu já foi acionada várias vezes mais ainda não conseguiu prender em flagrante os vândalos que estão causando prejuízos para os moradores do conjunto Novo Rumo.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Motocicleta roubada em evento na cidade de Caraúbas é recuperada pela Policia Militar.


Caraúbas- Na noite de ontem, 20, a Policia Militar daquela cidade, recebeu a informação que no evento que estava acontecendo em praça pública, uma motocicleta tipo jonny 50cc de cor vermelha, havia sido roubada. De imediato o GTO de Apodi e de Patu, que estavam em missão na cidade, juntamente com o Cap. Carvalho, saíram em patrulhamento pelas ruas, conseguindo avistar uma motocicleta com as mesmas características, e quando se aproximaram, o elemento saltou da moto e adentrou ao mato, conseguindo fugir, ainda foi realizados buscas no local, mas sem êxito. A moto foi encaminhada para a delegacia de Caraúbas para a realização dos procedimentos.

Fonte: Sentinelas do Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agentes Penitenciarios prendem dois homens com drogas e celulares no muro da DP de Assu


Material apreendido com a dupla


Por volta das 00h10min. Agentes Penitenciários do CDP de Assu, “Centro de Detenção Provisório de Assu”, prendem dois elementos que adentraram na parte interna do muro da Delegacia da Cidade de Assu/RN.

De acordo com informações repassadas a nossa reportagem pelos agentes JOSÉ e EDUARDO, ao fazerem monitoramento através das câmeras de filmagens da delegacia, notaram a presença dos dois indivíduos já dentro das dependências internas da delegacia. Os dois agentes penitenciários, juntamente com um policial civil que estava na delegacia, fizeram uma abordagem aos dois elementos e encontraram em poder os mesmos 108 gramas de maconha prensada, 3 celulares e 2 carregadores, que seria distribuído com os detentos do CDP de Assu. 

Foram detidos pelos agentes: ADRIANO SIMÃO NUNES "Adriano de Baé", 35 anos, natural de Assu, residente na Rua Adalberto Amorim, 1508, Bairro Dom Elizeu, e, GUSTAVO HENRIQUE CABRAL DE ARAÚJO "Gugu", 20 anos, natural de Assu, residente na Rua João Rosado de França, s/n, Bairro Vertentes.

ADRIANO, já é detendo do CDP de Assu esta com alvará soltura apenas um mês, onde cumpria pena por trafico de droga, Art. 33 e furtos, Art. 155, já GUSTAVO, já teve passagem pela policia quando menor de idade, Os dois foram conduzidos pelos agentes penitenciários José e Eduardo, juntamente com os materiais apreendidos para Delegacia de Plantão em Mossoró, e foram apresentados ao delegado plantonista Dr. CAETANO BALMANN, que após ouvir os dois, indiciou os mesmo por trafico de droga.

Os dois serão reconduzidos de volta para a Cidade de Assu, onde ficarão detidos no Centro de Detenção Provisório, aguardando a decisão da justiça.

Fonte: NORE Assu/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caminhão carregado com máquina capota na BR 226 neste Sábado




Grave acidente foi registrado por volta das 17:00h deste Sábado (20/10/12),  na BR 226, na saída de Currais Novos, nas proximidades da curva do Povoado Maniçoba.
Um caminhão Mercedes de placas NNU 2934, dirigido por JADÉ MEDEIROS FILHO, residente em Santa Luzia-PB, carregado com uma Caterpillar, perdeu o controle e colidiu com uma barreira do acostamento.
O condutor foi encaminhado ao HPJM e teve apenas escoriações leves, mesmo com a gravidade do acidente.


Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acidente com vítima fatal registrado na BR-406 próximo ao Posto Santana em João Câmara


Um acidente com moto na BR 406 foi registrado na madrugada deste domingo(21) no município de João Câmara. A vítima fatal, um jovem identificado como Gustavo da Silva Paulino, de 18 anos, neto de Chico Crispim proprietário de um mercadinho na rua capitão José da Penha.

O acidente aconteceu na BR 406 entre o Posto Santana e a fazenda Santa Luzia, por volta das 3h20 da madrugada deste domingo. 

O jovem vinha em sua moto da cidade de Taipu onde havia participado de uma festa, ao passar ame frente a fazenda Santa Luzia perdeu o controle da moto, bateu em uma placa de sinalização que fica as margens da BR e caiu com uma distância de aproximadamente dez metros. 

O jovem teve morreu no local.Até o momento não se tem informações do teria provocado o acidente. Até às 8h30 o corpo se encontrava no local sob a guarnição da PM esperando a chegada do ITEP para remoção. 

Fonte: Assis Silva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PMs da RP de Pau dos Ferros acha bolsa e devolve para dona


PMs que se encontrava em serviço na RP de Pau dos Ferros/RN, acharam uma bolsa de mão, contendo cheques e documentos pessoais de uma senhora pauferrense que reside na capital Potiguar.
Um dos Policiais da RP, por volta das 13h00min desse sábado (20) adentrou no banco do Brasil para fazer um saque, quando encontrou a bolsa de mão  em dos caixas  eletrônico, ao indagar as pessoas que se encontravam no local, não pertencia a nenhuma delas.
O comandante da patrulha revistou a bolsa na presença de testemunhas e através de uma nota de compra em loja conseguiram o numero do telefone, entraram em  contato  e se tratava de um familiar da mesma que reside no Bairro Nações Unidas, os PMs foram até esse parente  em buscas de novas informações  e localizaram a Senhora  próximo a Pousada do Anísio,  ela muita agradecida com atitude dos policiais, disse que andava distraída por problemas de saúde de familiares e ainda não tinha notado que perdera a bolsa.
A guarnição de RP(Rádio Patrulha) era composta pelo Sargento Negreiros e os PMs Fontes e Leandro.

Fonte: Nosso Paraná/₢idade News Itaú
Leia Mais ››

Caixa eletrônico é arrombado no prédio da Funasa em Natal/RN


Por volta das 5h20 deste domingo, cinco assaltantes invadiram o prédio da Funasa, na Alexandrino de Alencar, arrombaram um caixa eletrônico do Banco do Brasil e levaram todo o dinheiro disponível. Havia no local cinco seguranças da empresa terceirizada, que monitora o prédio. Os funcionários foram rendidos, trancafiados em um banheiro, e as cinco armas que portavam também foram levadas pelos criminosos.

Os assaltantes chegaram ao local munidos de informações privilegiadas. Eles já sabiam, por exemplo, o local onde estava o caixa eletrônico e inclusive que este havia sido abastecido na quarta-feira anterior. A máquina foi arrombada com um maçarico e a operação foi feita exatamente no local onde havia o dinheiro. 

Por isso, os investigadores acreditam que o executor tinha conhecimento aprofundado sobre a matéria. A ação foi planejada, mas se concretizou em um tempo consideravelmente alto, de aproximadamente uma hora. Antes de trancafiar os seguranças, um assaltante vestiu a farda de um dos funcionários para que pudesse render quem chegasse ao local.

Quando o TN Online chegou ao prédio, a Polícia Militar fazia as primeiras movimentações. O chefe da divisão administrativa da Funasa, Ângelo José, afirmou que após o boletim de ocorrência, os representantes das quatro instituições federais (TCU, AGU, Funasa e outra) que trabalham no prédio devem se reunir para tomar providências quanto à permanência ou não do caixa no local e outras que se fizerem necessárias. Ainda não se sabe o valor do dinheiro levado pelos criminosos. 

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

No 1º turno, políticos pediram votos em troca de drogas e pó de café


Alimentos recolhidos no Amapá que poderiam ser usados para compra de votos
Era domingo de eleição na cidade amazonense de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus, quando a candidata a vereadora Carme Cristina (PDT) foi presa. Segundo a Polícia Civil, ela trocava pasta base de cocaína por votos. A pedetista não foi eleita e segue na penitenciária da cidade. Distante dali, outra história de ligação entre drogas e política. Denúncia de que votos estariam sendo trocados por pedras de crack em Parque Brasil, bairro da periferia de Teresina (PI), fez com que a promotoria pedisse investigação à Polícia Federal, menos de um mês antes do primeiro turno. Os casos representam a face de um problema que persiste e desafia autoridades Brasil afora: a compra de votos.

Levantamentos da PF e do Ministérios Público nos estados mostram que a forma mais comum continua sendo o pagamento em dinheiro. Mas está longe de ser a única. Em Foz do Iguaçu (PR), por exemplo, o suposto esquema envolvia oferta de aparelhos ortodônticos em troca de votos para um candidato a vereador, cujo nome não foi divulgado. Quatro pessoas foram presas pela Polícia Federal em setembro. O interessado na venda do voto comparecia a uma clínica dentária com a fotocópia do seu título de eleitor e a de mais um amigo. Após a entrega dos documentos, um dentista analisava se os “pacientes” precisavam de restaurações e de aparelhos para os dentes, por exemplo. Neste caso, o dentista já fazia um molde da arcada dentária do interessado. A polícia encontrou no consultório cerca de 200 moldes destes, fotocópias de títulos e panfletos do candidato indiciado.

Em Alagoas, a troca se deu por meio de programas sociais. Em julho, a PF prendeu em flagrante um candidato a vereador em Palmeira dos Índios. Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do político, foram encontrados cadastros com nomes de eleitores e documentos timbrados da prefeitura. Segundo a PF, os eleitores deveriam comparecer à casa dele com o título eleitoral para trocar seus votos por moradias do programa “Minha Casa Minha Vida”. Ainda no estado, no município de Feira Grande, a PF apreendeu no início de outubro 250 bicicletas que seriam distribuídas em troca de votos.

No balanço que divulgou sobre suas ações no primeiro turno em cada estado, a PF informou que, no Amapá, policiais apreenderam no dia 3 de outubro uma tonelada de pó de café que, supostamente, seria usada para compra de votos no dia do pleito. Não foi informado o município em que a apreensão ocorreu. No mesmo dia, agentes encontraram em Macapá quatro toneladas de alimentos e material de campanha do prefeito e candidato à reeleição, Roberto Góes (PDT). O GLOBO tentou contato com a campanha do pedetista, mas não obteve sucesso.

Nem distribuição de madeira ficou fora da lista de itens distribuídos em troca de votos. Em Formoso, no Norte de Goiás, o MP informou que, por meio de interceptações telefônicas, ficou comprovado que candidatos a vereador, a vice-prefeito e dois secretários municipais ofereceram madeira, além de terem dado garantia de emprego, feito transporte de eleitores e doação de material de construção e gasolina. O promotor de Justiça Joás de França Barros propôs denúncias criminais por compra de voto, ações civis públicas por atos de improbidade administrativa e representações de investigação judicial eleitoral.

Na Paraíba, o MP recebeu denúncia de que candidatos a vereadores comprariam voto por até R$ 200. Lá, foi criado um site em que os eleitores poderiam anexar arquivos que ajudavam a comprovar as denúncias.

"Uma das denúncias dizia que um prefeito do interior afirmou em comício tinha R$ 3 milhões para se eleger. Pelo menos 60% das denúncias que recebemos são sobre compra de votos ou desvio de dinheiro para aplicação nas campanhas", disse o promotor Bertrand Asfora, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MP da Paraíba.

Um esquema de compra e venda de votos envolvendo as duas únicas coligações que disputaram a prefeitura de São José do Ouro, no norte do Rio Grande do Sul, levou o MP a oferecer representação eleitoral e denúncia criminal contra os candidatos das duas chapas, contra um vereador e contra 45 eleitores. As chapas ofereciam, de acordo com o MP, desde botijões de gás e vales-combustível a compras em supermercados. Segundo o MP, escutas comprovaram que um dos candidatos intermediou a aprovação de uma eleitora em teste para a obtenção da carteira de motorista.

"Os eleitores sabem que estão fazendo uma prática ilícita, não são ingênuos. Muitos estudiosos os tratam como ingênuos e o candidato como um canalha. Não é assim. É uma canalhice geral", afirma o cientista político Paulo Bahia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tanto a pessoa que compra quanto a que vende o voto respondem pelo crime. A pena é de quatro anos de prisão e pagamento de multa. Pode resultar até na perda do mandato.

"Infelizmente, a gente ainda vê essa prática. Mas se existe quem compra é porque existe quem venda. Ainda falta conscientização. Tem começar com educação de básica mesmo, dizendo nas escolas qual a importância do voto e a consequência de fazer uma má escolha", declarou a promotora da 76ª Zona Eleitoral em João Pessoa, Cristiana Vasconcelos.

Fonte: Extra/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-Miss Brasil morre em decorrência de parada cardíca



Morreu aos 70 anos, nesse sábado, 20, na cidade de Pelotas, em Porto Alegre, a ex-Miss Brasil Vera Maria Brauner Menezes, coroada no concurso de 1961, em decorrência a uma parada cardíaca, informou o jornal gaúcho Zero Hora.

Vera foi a segunda gaúcha a conquistar o primeiro lugar do maior concurso de beleza do país. Ela foi coroada Miss Brasil após a vencedora, a mineira Staël Maria da Rocha Abelha, renunciar ao posto. Segundo o jornal, a ex- Miss morreu em casa e seu corpo está sendo velado na capela A1 do Cemitério Ecumênico São Francisco de Paulo. Seu corpo será cremado em São Leopoldo. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mega-Sena acumula e paga R$ 25 milhões na quarta-feira


A Caixa Econômica Federal (CEF) realizou na noite desse sábado o sorteio 1.435 da Mega-Sena. O prêmio, estimado em R$ 19 milhões, acumulou, e pode pagar R$ 25 milhões na próxima quarta-feira. Confira os números:

04 - 15 - 45 - 47 - 50 - 52

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 93 apostadores acertaram cinco números (quina), recebendo R$ 26.165,43. A quadra saiu para 6.915 apostadores, que levaram R$ 502,71 como prêmio. O sorteio deste sábado foi realizado na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ACIDENTE COM VITIMA FATAL NA RN-016 EM ASSU/RN


Na madrugada de hoje 21 de outubro por volta das 00:35hs aconteceu um acidente com vitima fatal na NR-016 mais precisamente entre as comunidades de Mutamba da Caeira e Linda Flor envolvendo uma moto titan de placa MYH 1507 conduzido por Antônio Rosenildo de Maria, 29 anos mais conhecido pro “Tourinho filho de Chico Felipe” residente na comunidade de Linda Flor. As informações são que o mesmo seguia na referida RN com destino a Linda Flor quando perdeu o controle da moto batendo no meio fio, a vitima viajava sozinho e teve morte no local caindo fora da pista de rolamento, ficando dentro do mato. A equipe do SAMU foi até o local, mas infelizmente a vitima tinha vindo a óbito, os agentes do NORE estiveram no local realizando os procedimentos, isolando a área aguardando os peritos do Itep. 






Fonte: Focoelho/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher é morta a facadas em Currais Novos/RN


Por volta das 02:30h deste Domingo (21/10/12) um homicídio foi registrado na Rua Operário José Vicente Neto, Bairro Santa Maria Gorete, Currais Novos. A vítima, LUCIENE DA SILVA DE 42 ANOS levou várias cutiladas de faca na altura do pescoço e veio a óbito na cozinha da residência, onde foi encontrada duas facas sujas de sangue. O principal acusado trata-se do senhor JOSÉ MATHIAS PEIXOTO DE 65 ANOS com quem a vítima tinha um relacionamento amoroso. O acusado é ex-cunhado do dono da residência e costumava se encontrar com a vítima naquele local. O motivo do crime é desconhecido. A Polícia está em diligências nesse momento a procura do acusado que não em parentes em Currais Novos e sim em Natal.






Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

111° HOMICÍDIO NA CIDADE DE MOSSORÓ EM 2012.


O jovem Daniel Felipe da Silva, mais conhecido como “Daniel Urubu”, 21 anos de idade, residente na Rua Raimundo Jacinto da Costa, no Bairro Belo Horizonte, foi executado com cerca de 4 disparos de arma de fogo na BR-304 próximo a entrada do bairro Bom Jesus.

Segundo informações a vítima saia de uma festa no bairro Bom Jesus em uma motocicleta Pop de cor preta, quando foi surpreendido por elementos não identificados por volta das 4h30min deste domingo, 21 de Outubro de 2012 que efetuaram vários disparos contra o mesmo. "Daniel Urubu" estava foragido da Penitenciária Agrícola Mario Negocio, onde cumpria um crime de receptação. O Delegado de Plantão Dr. Luiz Fernandes, esteve no local e colhendo as primeiras informações sobre o crime que será investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró.

A Polícia Rodoviária Federal e a Policia Militar fizeram o isolamento do local até a chegada dos peritos do ITEP que realizou os procedimentos de perícia e removeu o corpo para a sede do órgão onde será feitos os procedimentos de necropsia e depois liberado para o sepultamento.



BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cultivo de palma é saída para o semiárido na estiagem


Um volumoso rico em energia e capaz de substituir o milho, mas que é pouco cultivado no Rio Grande do Norte, a palma forrageira é apontada como opção para nutrir os rebanhos ovinocaprino e bovino em períodos de estiagem. Para estimular pecuaristas a adotarem esse tipo de ração, o Sebrae no Rio Grande do Norte promoveu palestra neste sábado (20) sobre o os custos e rendimentos do cultivo intensivo da palma, no Espaço Empreendedor, na Festa do Boi.

A experiência do produtor Alexandre Medeiros foi apresentada aos participantes da capacitação. O agrônomo tem uma propriedade no município de Angicos, na região Central do estado, onde a seca castiga os pastos, e resolveu apostar no cultivo da palma forrageira de forma adensada e com irrigação. Os testes duraram 22 anos, mas o pecuarista chegou a uma forma de manejo adequada dos quatro hectares plantados. Ele consegue obter anualmente mais de 600 toneladas por hectare. Tudo isso utilizando pouca água.

“Com uma adubação favorável e um bom manejo consegue-se alta produtividade. Vejo a palma como uma das principais alternativas de produção de alimentos para o semiárido e uma opção para o pequeno produtor”, sugere Alexandre Medeiros. É com o farelo da palma (desidratada) ou com planta em estado natural que o produtor alimenta dois mil caprinos e 150 cabeças de gado bovino.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Conselhos tutelares sofrem com menos de um 1% dos R$ 38 milhões em recursos


Considerados verdadeiros guardiões dos direitos da infância e adolescência, os conselhos tutelares, presentes em quase todo o território brasileiro, não receberam nem 1% dos R$ 38 milhões previstos pelo governo federal no programa para reestruturar e qualificar os órgãos em 2012.

Dependentes dos orçamentos minguados das prefeituras para funcionar, os conselhos padecem de todo tipo de problema — falta de mobiliário, computador, telefone, carro e até tinta para imprimir processos. E o pouco que a União reserva demora a chegar.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Morador de rua ganha US$ 200 mil em raspadinha


Um morador de rua de Greenville, no Estado americano da Carolina do Sul, tirou a sorte grande e ganhou US$ 200 mil em uma raspadinha local. O homem informou às autoridades lotéricas locais que usará o dinheiro para cuidar de si mesmo e de sua família. As informações são do site Huffington Post.

Segundo as autoridades, o homem contou que gritou, pulou e sorriu ao ver que ganhara a bolada ao raspar o bilhete, que custa US$ 10. "Isso vai me colocar onde eu preciso estar", disse o morador de rua ao site Greenville Online.

O homem também contou que costumava trabalhar na construção civil, mas passou a morar em abrigos após enfrentar dificuldades para encontrar trabalho. Ele coletou o prêmio na quinta-feira.

Fonte: Terra/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Amigos e familiares inauguram avenida Hebe Camargo em São Paulo



Amigos e familiares de Hebe Camargo, incluindo seu sobrinho, Cláudio Pesutti (esq.) e a atriz Lolita Rodrigues (dir.), se reuniram na manhã deste sábado (20) para inauguração da avenida que leva o nome da apresentadora, na zona sul de São Paulo (20/10/2012). Hebe morreu aos 83 anos, no dia 29 de setembro.

Fonte: Portal Miséria/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Seca afeta 195 municípios da PB e 2 cidades vão ter racionamento de água


Falta de água tem matado animais no interior e maltratado as pessoas na Paraíba (Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba)
Pelo menos 87,44% dos municípios paraibanos estão sendo atingidos pela estiagem. Em maio deste ano, o governo decretou situação de emergência em 195 dos 223 municípios da Paraíba e medidas como o racionamento de água e abastecimento com carros-pipa já foram adotadas. Os meteorologistas afirmam que as regiões mais afetadas são Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão. No período que deveria chover mais no Cariri e Curimataú, choveu 58,74% abaixo da média esperada.

De acordo com a Defesa Civil da Paraíba, a lista de cidades em situação de emergência por causa da seca deve deve ser atualizada em novembro, quando se encerram os prazos do decreto e as prefeituras apresentarem dados sobre as situações nos municípios.
Marle Bandeira, meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), explicou que entre os meses de fevereiro e maio, considerado o período mais chuvoso em algumas regiões do estado, foi registrado um saldo negativo em diversos municípios paraibanos. No Alto Sertão, era esperado uma média de 653,2 mm, mas choveu apenas 336 mm. Ou seja, 48,6% abaixo do esperado para o período considerado o mais chuvoso.

Já no Sertão, a média para o período era de 603,5mm, mas choveu apenas 249,1mm, que foi 58,74% do esperado. A região que foi mais afetada pela estiagem entre fevereiro e maio foi o Cariri e Curimataú. Os meteorologistas aguardavam uma média de 356,1mm, mas o registrado foi 75,2%, ou seja, 78,9% abaixo da média esperada para o período. Em Patos, no Sertão da Paraíba, a Aesa registrou uma das temperaturas mais altas, 36º C.

A situação é crítica no Alto Sertão da Paraíba, de acordo com o Secretário de Agricultura de Catolé do Rocha. É necessário percorrer 60km para buscar água em um açude em São José do Brejo do Cruz. A adutora que leva água do rio Piranhas, abastecendo os 28 mil habitantes do município, está passando por racionamento e quase todo o fornecimento na zona urbana e zona rural vem sendo feito através de carros-pipa.

“Desde julho o abastecimento está apertado por causa do racionamento. Estamos buscando a solução no Açude do Baião, distante mais de 60km de Catolé do Rocha. Escolas, unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e até o presídio estão sofrendo com a situação. Está crítico”, afirmou o secretário Adjailson de Almeida Silva.

De acordo com a assessoria de imprensa da Defesa Civil da Paraíba, as regiões afetadas pela seca estão sendo assistidas tanto pelo governo Estadual quanto o Federal. Carros-pipa estão abastecendo os moradores da região. Equipes estão realizando a recuperação de poços artesianos e ração está sendo distribuídas para os animais, que também sofrem com a estiagem.

Causa
Marle Bandeira explicou que a falta de chuva no interior do estado foi provocado pelas baixas temperaturas registradas nas águas do oceano atlântico. “As águas superficiais do oceano estavam com as temperaturas mais baixas que o normal e isso contribuiu para a não ocorrência de chuva em toda Paraíba. Por conta das baixas temperaturas, não foi possível ocorrer a formação de nuvens para levar chuva para os municípios paraibanos”, explicou Marle Bandeira.

A previsão para os próximos dias é de variação de nuvens no Curimataú e Sertão. Para o Litoral, Brejo e Agreste, a previsão é de chuvas espaças.

Racionamento 
Por conta a estiagem, a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (19) que as cidades de Remígio e Esperança, e os distritos de Lagoa do Mato, São Miguel e Cepilho, todas localizadas no Agreste paraibano, devem adotar um sistema de racionamento de água.

Conforme notícia divulgada nos perfis de redes sociais da Cagepa, o racionamento se deve ao baixo volume de água armazenada no Açude Vaca Brava, responsável pelo abastecimento das cidades que vão precisar racionar água. Os municípios de Remígio e Esperança estão localizados na microrregião paraibana do Curimataú, uma das mais afetadas pela estiagem no estado.

Combate a seca
Entre as ações do Comitê de Combate a Estiagem, estão a entrega de cerca de 7 mil cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Humano Nacional, recuperação de poços artesianos e Operação Carro Pipa. O Exército Brasileiro fez 293.678 atendimentos à população de 107 municípios.

A Secretaria de Infraestrutura do Estado em parceria com o Ministério da Integração Nacional atenderam 93 municípios com 222 carros-pipa. Além de distribuírem 19 mil toneladas de ração animal em 20 pólos de atendimento, que atendem mais de 20.000 produtores em 50 municípios.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pelo menos 1400 prefeitos do país deixam dívidas para o sucessor quitá-las


Pelo menos 1.400 prefeitos de todo o país podem ser pegos pela Lei de Responsabilidade Fiscal por deixar obras iniciadas sem recursos em caixa para o sucessor quitá-las. Conforme apontou estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a dívida das prefeituras soma     R$ 8,2 bilhões, valor referente a recursos já comprometidos – com base em convênios firmados com o governo federal – que a União não repassou aos municípios. Em Minas Gerais o rombo chega a R$ 753,3 milhões. Segundo o levantamento da CNM, o governo federal acumula uma dívida de R$ 18,2 bilhões com as prefeituras, previstos em orçamentos de anos anteriores que, embora autorizados pela União, não foram pagos.

A situação financeira dos municípios em final de mandato é alarmante, de acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziukoski. “Existem municípios à beira da falência. Se fossem empresas privadas as prefeituras já teriam falido. O maior impacto é estrutural, que vem se somando por um sufoco que o Congresso Nacional e o Executivo têm colocado nas prefeituras”, disse Ziulkoski. Conforme mostrou o estudo realizado entre maio e julho, prefeituras estão com dificuldade de pagar os funcionários, fornecedores e implantar plenamente o piso nacional do magistério. Prefeitos se mobilizaram em 10 de outubro em Brasília e vão se encontrar novamente em 13 de novembro e 11 de dezembro em Brasília para discutir alternativas e encontrar caminhos para superar essa situação.

As principais razões apontadas pela entidade que justificam o desequilíbrio das contas são: a queda na receita da União em razão da fraca atividade econômica e devido à política de desoneração do governo federal; o volume de recursos comprometidos pelo governo federal e não repassados aos municípios; o impacto financeiro de legislações nacionais como a Lei do Piso do Magistério; os aumentos do salário mínimo; e o crescimento das despesas, entre outros.

A CNM calcula que o desequilíbrio financeiro dos municípios em todo o país atinja R$ 25,4 bilhões – esse é o volume de recursos previstos, mas que não entraram no caixa das prefeituras. Em Minas, o desequilíbrio será de R$ 2,7 bilhões. Desse total, a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) representa R$ 6,9 bilhões. Essa queda se deveu em boa parte à desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que teve um custo de R$ 1,4 bilhão, e à redução de R$ 155 milhões do IPI-exportação. O Executivo federal, de acordo com Ziulkoski, reduziu também o chamado imposto dos combustíveis, gerando uma perda de arrecadação de R$ 595 milhões para as prefeituras.

O maior custo estimado foi da Lei do Piso do Magistério, com impacto de R$ 5,42 bilhões, seguido pelo aumento do salário mínimo, que provocou aumento da folha de pagamento dos servidores municipais em R$ 2,6 bilhões, de acordo com o estudo. Dessa forma, no cenário de 2012, o total da frustração de receita será de pelo menos R$ 9,1 bilhões e o aumento das despesas mais o não pagamento de convênios em execução impactará um total de R$ 16,2 bilhões.

Fonte: Estado de Minas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cantora famosa revela que foi estuprada


A cantora Cyndi Lauper, 59 anos, fez uma revelação pessoal em sua nova biografia, "Cyndi Lauper: A Memoir". Nas páginas do livro, ela contou que foi estuprada no início da carreira, nos anos 80.

De acordo com Cyndi, duas mulheres a seguraram enquanto um homem a forçou a ter uma relação sexual. A história foi mantida em segredo até hoje porque ela teve vergonha de compartilhar o drama com os fãs e os amigos.

Além disso, a cantora revelou que chegou a fugir de casa, em Nova York, depois que seu padrastro tentou violentá-la sexualmente. Nessa época, ela virou moradora de rua e cantava por dinheiro. "Era muito nova. Muitas vezes, não conseguia aguentar e passava o dia todo deitada", disse.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Khamis, filho mais novo de Gaddafi, é morto em combate em Bani Walid, na Líbia


Khamis, 28, o filho mais novo do ex-ditador líbio Muammar Gaddafi, foi morto neste sábado (20) na cidade de Bani Walid, oeste da Líbia, informou à Agência Efe Anouar Echouan, um dos chefes da milícia "O Escudo da Líbia", afiliada às forças de segurança.

A fonte acrescentou que Khamis morreu durante um confronto que começou nesta manhã em Bani Walid, cidade 90 quilômetros ao sudeste de Trípoli e palco de enfrentamentos entre milícias locais e forças regulares desde o início da semana. Os combates deixaram ao menos 20 mortos e centenas de feridos.

As autoridades líbias tinham dado Khamis como morto no final de agosto de 2011, durante o episódio conhecido como Batalha de Tarhuna, que aconteceu na cidade pouco depois da queda de Trípoli pelas mãos dos insurgentes, em 20 de agosto do mesmo ano.

Segundo a fonte, o corpo de Khamis, líder de uma das brigadas de elite mais temidas do antigo regime, foi transferido ao hospital de Misrata, para onde há exatamente um ano foi enviado o corpo de seu pai, assassinado depois de ser capturado por milicianos em Sirte, sua cidade natal.

O porta-voz do Parlamento líbio, Omar Humeidan, explicou à rede "Líbia al Ahrar" que em um primeiro momento Khamis ficou ferido durante os combates. O filho de Kadafi morreu somente enquanto era transferido a um hospital de Misrata, de onde é originária a milícia "Escudo da Líbia" ("Deraa Líbia", em árabe).

Ao comando da brigada que levava seu nome, Khamis foi o responsável, nos primeiros momentos do levantamento popular armado que eclodiu em fevereiro de 2011, de reprimir os insurgentes no leste do país.

Em 20 de outubro de 2011, mesmo dia em que Gaddafi foi capturado, torturado e morto em uma situação ainda não esclarecida, seu filho Mutassim também foi detido e assassinado.
O restante do clã Gaddafi está disperso. A viúva do ex-ditador está na Argélia com três filhos, Mohammed, Hannibal e Aisha. Saadi procurou asilo na Nigéria, enquanto Saif está sob custódia. O paradeiro de Hana, filha adotiva do casal, é desconhecido.

Dúvidas sobre prisão de ex-chanceler
O ex-porta-voz do derrotado regime Musa Ibrahim desmentiu neste sábado sua prisão, em uma gravação sonora publicada na internet.

"Sobre as informações sobre minha prisão hoje (...), trata-se de uma tentativa de desviar a atenção sobre os crimes cometidos pelos rebeldes da Otan contra nossa gente em Bani Walid", declarou, em uma gravação cuja autenticidade não pode ser comprovada.

A prisão de Ibrahim, que também foi chanceler de Gaddafi, foi anunciada mais cedo pelo escritório do chefe do governo e pela imprensa oficial líbia. Contudo, horas mais tarde, as autoridades pareciam se retratar.

O porta-voz do governo de transição líbio, Naser al Manaa, declarou à televisão privada Libya al-Ahrar que o executivo "até o momento não comunicou nada oficial sobre a detenção de qualquer membro do ex-regime".

"Estamos fora da Líbia e não temos nenhum vínculo ou contato com Bani Walid, cidade hostilizada há duas semanas pelas forças governamentais”, declarou Musa Ibrahim.

O ex-porta-voz afirmou que crianças e mulheres foram "assassinadas injustamente" nessa cidade situada a sudeste da capital Trípoli pelas "forças da Al Qaeda, que se aliaram a grupos criminosos de Misrata".

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››