sexta-feira, outubro 30, 2020

Pesquisas falsas ou levantamento de dados manipulados? Ameaças, perseguição, polícia: saiba o que movimentou a cidade de Itaú nesta sexta-feira (30)



O blog Cidade News Itaú já tinha relatado sobre o bombardeio de pesquisas no município de Itaú, e nesta sexta-feira (30) não foi diferente, pelo menos se ouviu falar em três equipes fazendo pesquisa e/ou levantamento para as eleições 2020.

O que ninguém esperava era que o dia seria de tantas revelações e questionamentos. A quem diga que oposição está desesperada, perdeu o rumo da campanha e está atirando para todos os lados com atos impensados, a cada dia, dando tiro no próprio pé.


A avalanche de pesquisas desta sexta chamou a atenção da população que ficou com a pulga atrás da orelha, questionando se essas coletas de informações não seriam um jogo de manipulação de dados ou até mesmo, mecanismos para burlar as informações a serem levantadas.


O que se sabe realmente de fato, é que a vantagem do candidato da situação, com 11 pontos na frente, segundo pesquisa do instituto ITEM Pesquisas, deixou a oposição desorientada, onde é possível ver o descontrole da equipe que não estão se entendendo e tentam uma forma de reverter essa situação.


Para isso talvez uma pesquisa que favorecesse o candidato da oposição, o quadra mudaria de situação, por outro lado, a pesquisa que é vista nas ruas, ou seja, as manifestações políticas do candidato da situação só tem crescido, assim a pressão sobre a oposição tem aumentado cada vez mais.


Daí surge às perguntas: qual instituto seria capaz de manipular os dados de uma pesquisa? Por quanto um instituto de credibilidade seria corrompido para satisfazer o ego de um candidato desesperado? 


Um dos principais fatos que ocorreu nesta sexta-feira envolveu uma vereadora do MDB que suspeitou de uma dessas pesquisas e resolveu tirar satisfação com os pesquisadores que faziam um suposto levantamento.


O blog Cidade News Itaú procurou a vereadora que nos contou em detalhes como tudo aconteceu.


De acordo com a candidata a mesma estava em visita no bairro Felicidade e percebeu que dois rapazes estavam passando nas residências do bairro anotando o número das casas em um caderno, perguntando quem era o candidato a prefeito do entrevistado, inclusive as casas fechadas os supostos pesquisadores faziam anotações no caderno que portavam; com a pulga atrás da orelha a candidata abordou os rapazes e fez vários questionamentos, onde os mesmos saíram em disparada e não responderam a indagações da candidata a vereadora.


Ainda de acordo com a candidata, com a fuga dos entrevistadores, ela subiu na garupa de uma moto e pediu para que o cidadão, seguisse os homens, pegando o seu celular e registrando o momento. 


A candidata classificou a ação como um ato desonesto, vergonhoso, pois sabe que esse levantamento configura uma explicita compra de votos e manipulação de dados, um ato de desespero.


Após a atitude da candidata a mesma ainda disse que um grupo da oposição, procuraram um morador do bairro fazendo ameaças, acusando o mesmo de ter impedido os pesquisadores de realizarem o seu trabalho, sendo que na verdade, ela (a vereadora) foi quem seguiu os pesquisadores e fez a investigação, que não obteve resposta. A candidata ainda disse que o homem que estava sendo acusado, estava apenas observando um correligionário da oposição que entrava nas casas para uma suposta compra de votos, ficando totalmente isento do fato que aconteceu com os pesquisadores.

Nas redes sociais o morador do bairro explicou o tinha acontecido com ele, levando os acusados a também emitirem sua opinião e explicar que não estavam ali o ameaçando, e sim apenas fazendo um questionamento, que não foi revelado, mas que toda comunidade ficou sabendo que era sobre a pesquisa que estava sendo feita nos bairros.


A confusão não acabou por aí, sabendo que no município havia outros grupos de pesquisadores ela resolveu fazer a mesma coisa, partiu para o outro bairro (Parabólica) e ao encontrar os pesquisadores quis saber qual instituto estava realizando a pesquisa ou levantamento, que segundo ela se identificaram como o instituto do TRF4, exigindo todas as informações do instituto. De acordo com a candidata a entrevistada ficou nervosa e ligou para os responsáveis pela pesquisa, em seguida tiraram fotos do seu carro e a polícia foi acionada. 


O fato movimentou a cidade e os grupos de Whatsapp onde os eleitores passaram a compartilhar informações sobre essas pesquisas, onde foi visto pesquisadores sem o crachá de identificação e correligionários da oposição fazendo perguntas (entrevistas) na comunidade; outro fato que chamou a atenção do povo de Itaú era que um carro seguia os pesquisadores, apontado em quais locais o questionário deveria ser aplicado, configurando assim uma explicita manipulação de resultados.

É sabido que a oposição não digeriu o resultado da pesquisa registrado no TSE pelo instituto ITEM e o Blog do João Marcolino e que alguma estratégia deveria ser pensada para não esfriar o povo e a equipe organizadora da campanha tomasse as rédias da situação.

Hoje as ações adotadas pela oposição são vistas como ato de desespero, a falta de norte, de rumo para encontrar a luz, vem fazendo com que remem contra a maré e o menor passo que seja dado tem se convertido em algo cada vez mais negativo.


A cada dia que se passa o dia 15 de novembro fica mais próximo, os nervos ficam a flor da pele e muitos vão se perdendo no meio caminho, enquanto outros preferem pular do barco e buscar apoio naqueles que estão em terra firme, com os pés no chão, assistindo de camarote o barco afundar com as mãos da própria tripulação.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Secretaria Municipal de Cultura abre as inscrição referentes a Lei Aldir Blanc: confira dos editais

 



A Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Cultura, abre as inscrição para os dois editais referentes a Lei Aldir Blanc que objetiva conceder subsídios e apoios financeiros para o setor artístico e cultural do município que em razão da pandemia do novo coronavírus tiveram suas atividades afetadas ou paralisadas. Os editais irão disponibilizar cerca de R$ 6.000,00 para concessão de subsídios a grupos, coletivos, associações, empresas, MEI, cooperativas, espaços e/ou organizações culturais com sede no município de Itaú-RN. Agora, artistas, produtores e demais interessados podem realizar a inscrição até o dia 10 de outubro, presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na sede da Prefeitura Municipal de Itaú-RN, situado à Rua Cleofas Nunes, 74 – Centro/ Itaú-RN


O Edital 001/2020 trata sobre a concessão de subsídios para espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social. 


O Edital 002/2020 disponibiliza informações para premiações artísticas culturais e aquisição de produtos, num total de mais R$ 53.000,00.


Confira os editais e seus anexos


EDITAL 001 E ANEXOS



EDITAL 002 E ANEXOS


Fonte: Assessoria de Comunicação

Leia Mais ››