quarta-feira, agosto 16, 2023

61° Homicídio em Mossoró 2023: Tornozelado é morto a tiros em via publica no Dom Jaime Câmara


Mais um homicídio a bala em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte.  O crime aconteceu no início da tarde desta quarta-feira 16 de agosto de 2023, ao lado da Unidade de Saúde do  Bairro Dom Jaime Câmara.


A vítima foi o preso de justiça com uso de tornozeleira eletrônica  Francisco Canindé da Silva, morto com três tiros de pistola 9mm. Ele trafegava de moto quando foi alvejado e morreu em via pública.


De acordo com a Polícia,  Canindé, como era mais conhecido, respondia na justiça por crime de violência doméstica contra a mulher. Passou um período preso e depois foi solto com uso de tornozeleira eletrônica.



Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Militar recupera caminhão com carga roubados em Governador Dix Sept Rosado no Oeste Potiguar


A Polícia Militar  da 3ª CPM de governador Dix-Sept Rosado, sob o comando do sargento Wescley recuperou nesta terça feira 15 de agosto de 2023, um caminhão baú de uma transportadora que havia sido roubado e levado para a zona rural daquela município.


Durante o roubo, os criminosos levaram o motorista e seu ajudante de reféns, para evitar que eles acionassem a Polícia Militar. Depois de 14 horas, em poder dos bandidos, os dois foram encontrados, juntamente com o veículo e toda a carga.


Após reber informações sobre o roubo do caminhão com a carga e que a localização do GPS estaria zona rural de Governador Dix Sept Rosado, os policiais entraram em diligências com realização de buscas em toda a região.


Segundo o sargento Wescley comandante do destacamento da cidade, as buscas foram intensas, mas exitosas. O caminhão e a carga foram localizados em uma região de mata e de difícíl acesso na Comunidade de Horizonte, zona rural do município. O motorista e o ajudante também foram localizados e estão bem.


O caminhão com a carga foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil da cidade para os procedimentos cabíveis. A equipe comandada pelo delegado Rafael Arraes, vai investigar o caso e tentar chegar aos responsáveis pelo roubo.




Fonte: g1

Leia Mais ››

Crianças são assaltadas enquanto brincavam na frente de casa em Mossoró

Crianças são assaltadas enquanto brincavam na frente de casa em Mossoró; VÍDEO — Foto: Reprodução

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que três crianças foram roubadas por uma dupla criminosos em Mossoró, no Oeste potiguar.


O caso aconteceu na noite de segunda-feira (14) no bairro Barrocas. As vítimas brincavam sentadas na calçada de uma casa no momento em que os suspeitos pararam a moto e realizaram a abordagem. No roubo, o celular de uma das crianças foi levado.


Logo após o crime, as imagens mostram as crianças correndo para dentro de casa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia prende dois suspeitos e diz que ex-vereador de Severiano Melo, encontrado morto no RN foi vítima de latrocínio

Ex-vereador de Severiano Melo, no interior do RN, é morto a tiros em estrada carroçável — Foto: Redes sociais

A Polícia Civil prendeu dois homens suspeitos da morte do ex-vereador da cidade de Severiano Melo, no interior do Rio Grande do Norte, Francisco Ornil dos Santos, conhecido como Tico da Malhada, de 67 anos. O ex-vereador foi encontrado morto a tiros no dia 8 de agosto, uma terça-feira, no município de Pedra Grande.


De acordo com os investigadores, o ex-parlamentar foi vítima de um latrocínio, que é o roubo com resultado em morte. Quatro criminosos teriam participado do crime. Dois suspeitos seguem foragidos.


Segundo o delegado responsável pela investigação, um dos criminosos procurou o ex-vereador para supostamente comprar castanhas, mas na verdade já tinha intenção de roubar o comerciante, que trabalhava comprando e revendendo o produto.



"Ele já tinha planejado executar um roubo e para isso procurou três comparsas. Levaram o senhor Ornil para a área rural de João Câmara e depois para Pedra Grande. Roubaram dinheiro, exigiram que ele fizesse pix, fizesse transferências, entregasse dinheiro e acabaram tirando a vida do senhor Francisco Ornil", disse o delegado Cristiano Zadrozny, do município de São Bento do Norte.


Desaparecimento

A vítima morava em Natal e saiu de casa a caminho da cidade de João Câmara no dia 5 de agosto, data em que desapareceu.


O veículo utilizado por Tico, uma Fiat Strada preta, foi encontrada um dia após o desaparecimento em uma estrada carroçável, próximo a um lixão do município de Pedra Grande. Na terça-feira, o corpo do ex-vereador foi encontrado próximo ao local de abandono do veículo.


Ele foi morto por disparos de arma de fogo e teve seu celular, carteira e dinheiro roubados pelos autores do crime.


A prisões dos suspeitos aconteceram na tarde desta terça-feira (15), segundo a Polícia Civil.

Um homem, de 27 anos, foi preso no município de João Câmara. Já o segundo suspeito, de 28 anos, foi preso em São Bento do Norte. Os outros dois envolvidos também já foram identificados, mas continuam foragidos.


A prisão preventiva dos quatro indiciados foi solicitada pela Polícia Civil. O pedido foi deferido pelo Poder Judiciário.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policiais encontram 21 kg de cocaína em fundo falso de carro e prendem dupla em Mossoró

Cocaína apreendida em fundo falso no porta-malas de carro em Mossoró — Foto: Pedro Hugo/Inter TV Costa Branca

Dois homens foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Mossoró, após serem flagrados com 20 tabletes de cocaína escondidos em um compartimento secreto no porta-malas do carro em que eles estavam. O caso aconteceu na noite de terça-feira (15), durante fiscalização da corporação.


Os presos são um homem de 43 anos e outro de 48 anos, que era foragido da Justiça pelo crime de roubo.


Ao ser abordado para uma fiscalização da PRF na saída de Mossoró para Assu, na BR-304, o motorista apresentou um documento falso aos policiais, com nome de outra pessoa e confessou que não tinha carteira de habilitação.



Depois de abrirem o porta-malas do veículo para verificar os itens de segurança obrigatórios, com estepe, triângulo, entre outros, os policiais constaram sinais de que haveria um fundo falso. Eles conseguiram abrir o compartimento e localizaram 20 tabletes de cocaína, que pesaram mais de 21 kg.


O motorista, o passageiro, a droga e o veículo modelo Pálio Weekend foram levados para a Delegacia de Plantão de Mossoró, onde a polícia constatou que o motorista havia apresentado identidade falsa e era foragido da Justiça.


Eles foram presos em flagrante por tráfico de drogas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça Federal concede liminar e suspende decisão do conselho da Ufersa para destituição da reitora

Professora Ludimilla Oliveira é nova reitora da Ufersa — Foto: Arquivo/Ufersa

A Justiça Federal concedeu nesta quarta-feira (16) uma liminar que suspende a solicitação de destituição da professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira do cargo de reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), sediada em Mossoró, no Oeste potiguar.


O pedido de destituição, que aconteceu por meio de ofício no dia 31 de julho, após uma reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), é pela anulação ou revogação do decreto que nomeou a reitora em agosto de 2020 e foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).


A decisão se deu após a professora Ludmilla ter o título de doutora cassado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por plágio na tese apresentada em 2011.


Reunião do Conselho da Ufersa que decidiu pedir ao MEC a destituição da reitora — Foto: Higo Lima/Assecom/Ufersa


A liminar

Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira impetrou um mandado de segurança com o intuito de suspender os efeitos da decisão do Consuni enviada ao MEC. Entre os motivos apresentados pela ex-reitora no pedido, ela aponta supostas ilegalidades como: a não competência do Consuni para indicar destituição, o cerceamento da defesa, um vício na formação da comissão do Consuni para a decisão.


Além destes pontos, de acordo com o pedido de liminar de Ludmilla, o título de doutor não seria exigência para manutenção no cargo de reitor, mas apenas para figurar na lista tríplice de escolha.


Ainda no documento oficial, assinado pelo juiz Lauro Henrique Lobo Bandeira, a Justiça Federal intima ao Ministério Público Federal que apresente parecer no prazo de 10 dias.



Nomeação

Ludimilla Oliveira foi a terceira colocada na consulta feita à comunidade, em junho de 2020, para definição do reitor da Ufersa. Ela teve 18,33% dos votos. Rodrigo Codes (37,55%) e Jean Berg (24,84%) ficaram à frente.


A lista tríplice da Ufersa foi encaminhada ao Ministério da Educação e à presidência da república. A presidência tem o poder de escolha, independentemente da posição entre os três nomes.


Em agosto daquele ano, em visita ao Rio Grande do Norte, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a nomeação de Ludmilla.


O Ministério Público Federal chegou a ingressar com uma ação contra a nomeação alegando que o então presidente não seguiu a votação da comunidade acadêmica, mas o pedido foi negado pela Justiça Federal.


O juiz Orlan Donato Rocha, titular da 8ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, considerou que a prerrogativa conferida ao Presidente da República de nomeação de reitor e vice-reitor de universidade federal de modo algum configura intervenção indevida na autonomia universitária.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Deputados estaduais aprovam projeto que reconhece Baía Formosa como Capital do Surfe no RN

Terra de Italo Ferreira, Baía Formosa fica no litoral sul do Rio Grande do Norte — Foto: Canindé Soares

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou nesta terça-feira (15) um projeto de lei que reconhece a cidade de Baía Formosa, no litoral Sul potiguar, como a "Capital do Surfe no RN'.


A cidade ganhou mais fama no Brasil recentemente, por conta dos feitos do seu filho mais conhecido, Ítalo Ferreira, que se sagrou campeão mundial de surfe em 2019 e ouro olímpico em 2021, na primeira vez da modalidade nos Jogos.


O projeto é de autoria do deputado estadual Francisco do PT. A proposta reforça que especialistas consideram a Praia do Pontal, a mais frequentada em Baía Formosa, como a “sétima melhor onda do Brasil” e que campeonatos regionais e nacionais já foram disputados no trecho.



O deputado explicou que a dimensão de Ítalo Ferreira no cenário mundial do esporte tem estimulado jovens da cidade a iniciarem na modalide.


"A consolidação e surgimento de nomes não é coincidência. O fato de ter um nome de destaque no cenário nacional e mundial, como Ítalo Ferreira, incentiva outros jovens a praticarem o esporte, tendo esse um número cada vez maior de adeptos", afirmou Francisco do PT.


"Um ídolo como esse serve como um farol para iluminar e inspirar outros que querem seguir caminho semelhante".


A cidade de Baía Formosa já possui uma escultura em homenagem a Italo Ferreira. A obra de ferro, do artista Guaraci Gabriel, foi inaugurada em janeiro do ano passado e fica exatamente na Praia do Pontal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pela primeira vez desde o início da pandemia, hospital referência para Covid no RN não tem pacientes internados com a doença

Hospital Giselda Trigueiro, em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Hospital Giselda Trigueiro, refererência para o tratamento da Covid no Rio Grande do Norte, amanheceu nesta quarta-feira (16) sem ter nenhum paciente internado com a doença. Essa é a primeira vez que isso acontece desde março de 2020, quando foi declarada a pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e os primeiros casos foram identificados no RN.


A unidade teve, durante os momentos mais críticos da pandemia, a maior rede de UTI Covid da rede pública no estado. Em vários momentos, esteve com 100% de ocupação.


A informação sobre o esvaziamento dos leitos de pacientes com Covid foi dada pelo diretor do hospital, o médico infectologista André Prudente.



"É uma satisfação imensa anunciar que hoje, pela primeira vez desde março de 2020, o Hospital Giselda Trigueiro amanhece sem nenhuma pessoa internada por Covid-19, já que o último caso recebeu alta ontem [terça-feira]", disse.

Após um ano de enfrentamento à Covid, o diretor chegou a dizer que, apesar de nunca ter ido a uma guerra, acreditava que o cenário de uma não era muito diferente do que se passava no Giselda Trigueiro no período mais crítico da pandemia.


Infectologista André Prudente, diretor do Hospital Giselda Trigueiro, em entrevista coletiva — Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Divulgação


"Foram quase três anos e meio de muita luta em que a presença da doença no hospital se tornou rotineira, mas felizmente hoje conseguimos atingir essa feliz marca", comemorou.



André Prudente reforçou a necessidade de manter a vacinação contra a Covid atualizada para que esse novo cenário no Hospital Giselda Trigueiro passe a ser mais frequente.


"Para que isso continue não podemos baixar a guarda, lembre-se: vacinem-se! Aqueles que não estão ainda vacinados devem procurar imediatamente os postos de saúde e aqueles que estão com o esquema vacinal incompleto devem procurar completá-lo pra que a gente mantenha essa feliz marca".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Postos de combustíveis de Natal aumentam preços após anúncio da Petrobras e gasolina chega a R$ 6,59

Motoristas fazem fila em posto com gasolina abaixo de R$ 6 em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Postos de combustíveis de Natal começaram a reajustar os preços dos produtos nesta quarta-feira (16), após o anúncio do aumento do valor da gasolina e do diesel vendidos pelas refinarias da Petrobras, em todo o país. Em alguns estabelecimentos, o aumento chegou a R$ 0,61 no preço da gasolina.


A equipe da Inter TV flagrou a mudança de preço em alguns estabelecimentos da capital potiguar. No bairro Pajuçara, Zona Norte da capital, um posto aumentou o preço da gasolina de R$ 5,98 para R$ 6,59.


Em outro posto da cidade, o valor chegou a ser registrado como R$ 6,99, mas um frentista baixou para R$ 6,49 após a chegada da reportagem ao local.



Pela manhã, alguns estabelecimentos ainda mantinham preços abaixo dos R$ 6 e chegaram a registrar filas. Em um posto do bairro Cidade Nova, na Zona Oeste, os motoristas queriam aproveitar a gasolina a R$ 5,59.


A Petrobras anunciou nesta terça-feira (15) um aumento nos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras, válido a partir desta quarta-feira (16).


O litro da gasolina teve uma alta de R$ 0,41, chegando a R$ 2,93.

O litro do diesel subiu R$ 0,78, passando a R$ 3,80.


Frentista muda preço da gasolina em placa de posto de combustíveis em Natal — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi


Em nota, a Petrobras destacou que o "o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda".



Apesar das altas, a companhia diz que até aqui, em 2023, a variação acumulada nos preços dos combustíveis apresenta uma redução de R$ 0,15 por litro para a gasolina e de R$ 0,69 por litro para o diesel.


Após o anúncio desta terça-feira (15), o sindicato que representa os revendedores de combustíveis do Rio Grande do Norte informou que, mesmo tendo combustível fornecido pela Refinaria Clara Camarão, da empresa 3R Petroleum, que já vende a preços mais elevados que a Petrobras, os postos do estado poderiam registrar alta de preços.


"Teoricamente não deveria nos afetar, em função do estado ser suprido majoritariamente pelo grupo 3R Petroleum, mas na prática nós entendemos que o estado também será afetado, uma vez que uma parte do que a gente consumia aqui vinha da base de Cabedelo, na Paraíba, assim como também da base de Suape, em Pernambuco", disse o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do RN (SindPostos), Maxwell Flor.


"Aquela alternativa que os postos tinham de buscar combustível barato, na prática, não vai mais existir, uma vez que os preços passam a ficar equivalentes", completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Macas presas no Hospital Walfredo Gurgel afetam atendimento do Samu em Natal

Maca ao lado de ambulância do Samu Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Com macas presas com pacientes no Hospital Walfredo Gurgel, nesta quarta-feira (16), o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) chegou a ficar sem nenhuma ambulância disponível para atendimentos de urgência e emergência, por alguns minutos, durante a madrugada, em Natal.


O serviço conta com 12 ambulâncias na capital potiguar. No início da manhã, ainda havia 12 macas presas, porém foram usadas 8 macas reservas, o que liberou 8 viaturas para atendimentos. Ainda assim, quem precisou de serviço teve longa espera.


Maca reserva do Samu é utilizada, por causa de macas presas no Hospital Walfredo Gurgel — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Foi o caso de uma vítima de um acidente que aconteceu por volta das 6h20 na avenida João Medeiros Filho, perto do viaduto da Redinha, na Zona Norte da cidade. Na queda de moto, a passageira ficou ferida, mas só foi atendida pelo Samu às 7h50, cerca de uma hora e meio depois.


Por volta das 9h, o Samu Natal informou que as 12 ambulâncias já estavam operando.


Equipe do Samu atende vítima de acidente de trânsito em Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Maior hospital público do Rio Grande do Norte, o Hospital Walfredo Gurgel passa por superlotação desde julho. Em outras ocasiões, como no dia 7 de agosto, o Samu também ficou em macas disponíveis, porque ao chegarem à unidade de saúde, os pacientes não tinham outras macas para serem transferidos.



No mesmo dia, a secretária de Saúde do Rio Grande do Norte, Lyane Ramalho, afirmou que a superlotação do hospital é um "problema crônico" e disse que o estado trabalha para que os municípios possam absorver parte da demanda, como os atendimentos de menor complexidade.


Em nota enviada por volta das 11h30, a Secretaria de Saúde negou que tenha retido todas as macas do Samu Natal durante a madrugada desta quarta-feira (15), informação confirmada à Inter TV Cabugi pelo Samu.


"Em virtude da alta de atendimentos no período e do perfil de urgência do hospital, momentaneamente quatro macas foram retidas, sendo substituídas prontamente por macas de reserva, liberando as ambulâncias antes das primeiras horas da manhã", diz a nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Larissa Manoela não tinha conta bancária em seu nome até 2022, afirmam advogados da atriz

Larissa Manoela revela como era o controle sobre seu dinheiro — Foto: Reprodução/ TV Globo

A equipe jurídica de Larissa Manoela afirma que a atriz só foi ter uma conta bancária em seu nome em 2022 e que, de todos os 11 imóveis adquiridos ao longo de sua carreira, somente um levava sua assinatura. A informação foi divulgada pelo site Metrópoles e confirmada pelos advogados, em nota, nesta quarta-feira (16).


A notícia chega dias após Manoela dizer ao Fantástico que abriu mão de todo o patrimônio que acumulou em 18 anos de carreira, devido a uma briga com seu pai e sua mãe, Gilberto e Silvana Elias dos Santos.


Segundo os advogados da artista, o imóvel em nome de Manoela "foi vendido para, junto com um empréstimo, a atriz adquirir uma casa". Agora, ela estaria pagando a residência.


Leia a nota na íntegra

De todos os 11 imóveis adquiridos por meio do trabalho de Larissa Manoela, apenas um deles estava em seu nome. Um apartamento na zona oeste do Rio de Janeiro. O restante, estava no nome de empresas ou foram colocados diretamente no nome de seus pais. O imóvel que era de sua propriedade foi vendido para, junto com um empréstimo, a atriz adquirir uma casa. Larissa está pagando essa residência.


A atriz também conseguiu ter a posse do seu carro, que estava no nome de uma das empresas. Vale ressaltar que, em 18 anos de carreira, esse é o primeiro bem adquirido pela própria atriz e que está exclusivamente no nome dela.


Durante todo esse tempo, a atriz tentou contato e diversas propostas de negociação com os pais. Todas foram frustradas. Assuntos importantes como o plano de saúde da atriz não foram repassados para ela, que ficou mais de três meses sem plano e descobriu por um acaso a situação.


Até o ano de 2022, Larissa Manoela não tinha sequer uma conta bancária em seu nome. As contas que existiam eram jurídicas e geridas pelos pais. Gilberto e Silvana fizeram transferências volumosas de dinheiro da conta jurídica para a conta pessoal, deixando a sem recursos. Tudo isso antes de Larissa abrir mão de todos os bens apurados.


Sobre as informações caluniosas dos veículos em nome do ator André Luiz Frambach, os dois carros que lhe pertencem foram comprados com o seu dinheiro.


André começou a trabalhar ainda criança, com oito anos, e, desde 2016, ele vem emendando trabalhos na TV. A sua última novela na Rede Globo terminou neste ano. Ainda em 2023 gravou dois filmes, sendo um que um deles vai estrear agora em novembro. Além da carreira como ator, ele tem a sua produtora artística e realiza trabalhos com ela. Todas as transações financeiras podem ser comprovadas por meio de extratos bancários.



O caso

A atriz e cantora Larissa Manoela chocou o país ao revelar, em entrevista exclusiva ao Fantástico, que abriu mão de um patrimônio de R$ 18 milhões para evitar uma briga judicial com os pais, que administravam sua carreira e dinheiro.


A artista, que começou a trabalhar aos quatro anos de idade e já acumula 18 anos de carreira, afirmou que, entre outras questões, só tinha 2% de participação na empresa criada por seus pais para gerenciamento de seus contratos de trabalho e que, mesmo depois da maioridade, precisava pedir dinheiro para pagar contas de valores baixos, como idas para praia.


O que dizem os pais

Em nota, a defesa de Gilberto e Silvana Elias dos Santos, pais da atriz, afirma que Larissa Manoela falta com a verdade quando diz que não sabia qual era o percentual dela na empresa Dalari, já que assinou uma alteração contratual em janeiro de 2020 na qual constava clara e expressamente o percentual de 2%. Segundo o advogado, também não é verdade que Larissa não tinha acesso a dinheiro no dia a dia, porque ela sempre teve e utilizou seus cartões de crédito com os quais sempre pôde comprar tudo que desejou.


De acordo ainda com a nota, a atriz distorce a realidade quando diz que tem dificuldade para negociar a saída das sociedades com os pais, uma vez que as notificações formais só foram recebidas por eles no início de agosto. E que os pais estão dentro do prazo para as providências legais.


O advogado afirma que é Larissa quem se recusa a conversar com a mãe e sequer responde as mensagens do pai. Por fim, a defesa diz que os pais acreditam ser extremamente triste e lamentável a opção de Larissa pela ingratidão, pela indiferença e pelo desrespeito. E que a atriz é amada incondicionalmente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vereadores de Florianópolis aprovam advertência pública escrita a vereador que beijou parlamentar à força

Vídeo divulgado mostra parlamentar sendo abraçada a força em Florianópolis — Foto: Reprodução/Redes Sociais/@carla.ayres13

A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou, na segunda-feira (14), uma advertência pública escrita ao vereador Marquinhos Silva (PSC), denunciado por assédio contra Carla Ayres (PT). O caso aconteceu em dezembro de 2022, quando um vídeo mostrou a parlamentar sendo beijada à força.


Os vereadores aprovaram o parecer da relatora Maryanne Mattos (PL) pela representação contra Silva. Foram 18 votos favoráveis, contra um contrário.


Antes de ser votada no plenário, o parecer foi aprovado no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.


A defesa do vereador Silva afirmou que a decisão é uma "jornada triste e tortuosa que se encerra, com o restabelecimento da verdade:


"Ficou claramente demonstrado, inclusive com os depoimentos das testemunhas arroladas pela própria vereadora denunciante, que a acusação baseada em assédio sexual ou violência política de gênero é despropositada".


Nas redes sociais, a vereadora expressou "indignação diante da aplicação de advertência". Afirmou que a ação "não é proporcional à quebra de decoro parlamentar constatada nas imagens".


"Além de não contemplar a punição indicada em sua denúncia, a decisão do Conselho de Ética, chancelada pelo Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis, representa um terrível exemplo à sociedade, disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em depoimento à PF, Delgatti diz que recebeu R$ 40 mil de Zambelli para invadir sistemas do Judiciário, diz advogado


O hacker Walter Delgatti reafirmou em depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira (16) que recebeu dinheiro da deputada Carla Zambelli (PL-SP) para invadir qualquer sistema do poder Judiciário. Ele disse que o valor foi de R$ 40 mil.


A informação é do advogado de Delgatti, Ariovaldo Moreira, que falou com a imprensa após o depoimento, em Brasília.


Segundo o defensor, o hacker apresentou provas "relacionadas a pagamentos que ele recebeu da deputada".


"Ele faz provas de que recebeu valores da Carla Zambelli. Segundo o Walter, o valor chega próximo a R$ 40 mil. Foi próximo a R$ 14 mil em depósito bancário. O restante, em espécie. [Para] invadir qualquer sistema do Judiciário", afirmou o advogado.



Delgatti foi preso em julho, em operação da Polícia Federal que investiga a tentativa de invasão nos sistemas do Judiciário. No dia da operação, houve buscas e apreensões da polícia em endereços de Zambelli.


O advogado também disse que, no depoimento desta quarta, Delgatti apresentou novas provas e citou mais pessoas envolvidas no caso da invasão dos sistemas do Judiciário.


"Foram citadas outras pessoas envolvidas ou que colaboraram com o Walter na invasão", disse Moreira.


Delação premiada

O advogado foi questionado se Delgatti estaria fechando acordo de delação premiada com a Polícia Federal.


"Neste momento, com a PF, não", respondeu Moreira.


Então os jornalistas perguntaram se Delgatti estaria tratando de delação com algum outro órgão, como a Procuradoria-Geral da República (PGR).


"Infelizmente, não posso te dar esse resposta", afirmou.


Investigações sobre o hacker

Conhecido como o "hacker de Araraquara", em razão de ter acessado mensagens de autoridades da Operação Lava Jato, Delgatti voltou a entrar na mira da PF em janeiro deste ano pela invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a inclusão de um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



No ofício, havia inclusive a frase "faz o L" – um dos slogans da campanha eleitoral mais recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, ele disse que o falso documento foi redigido pela deputada Carla Zambelli (PL-SP).


Em junho, Delgatti disse à PF que:


ele encontrou com Zambelli em setembro de 2022, às vésperas da eleição, em um posto de gasolina e que ela pediu que ele invadisse a urna eletrônica ou qualquer sistema da Justiça brasileira. Segundo Delagatti, a intenção dela era mostrar a fragilidade dos sistemas;

ele chegou a tentar invadir a urna, mas que o código fonte não estava conectado a um computador em rede e, por isso, não conseguiu;

respondeu a Zambelli que não tinha tido sucesso e que ela pediu que ele invadisse o celular e e-mail do ministro Alexandre de Moraes para tentar conversas comprometedoras. Ele disse que já tinha acessado o e-mail de Moraes em 2019 e não havia encontrado nada;

conseguiu ter acesso ao sistema do CNJ e que foi ele quem deu a ideia de emitir um mandado de prisão em desfavor de Moraes, como sendo emitido por ele mesmo. Disse à PF que ao contar isso a Zambelli, ela enviou um texto para publicar, mas que o português estava ruim. Que após fazer os ajustes, emitiu o mandado incluindo o bloqueio de bens no mesmo montante da multa aplicada ao PL.

foi levado por Zambelli para um encontro com Bolsonaro no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, em agosto de 2022.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF identifica no celular de Mauro Cid nome que consta de recibo de recompra do Rolex

Recibo de compra de Rolex em nome de Frederick Wassef — Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) identificou no rascunho do celular de Mauro Cid uma mensagem que teria como destinatário uma pessoa chamada Chase Leonard. É o mesmo nome que consta no recibo do Rolex que foi recomprado por Frederick Wassef.


O Rolex é uma das peças-chave de investigação da PF que apura a suposta tentativa de vender ilegalmente presentes dados ao governo por delegações de outros países. O esquema teria sido capitaneado por militares e advogados ligados ao então presidente Jair Bolsonaro, como seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid. 


De acordo com a PF, a mensagem em rascunho no celular de Mauro Cid tinha o link para "o anúncio de venda de um relógio da marca Rolex, similar ao que compunha o kit de joias em ouro branco e diamantes, encaminhado ao acervo privado do ex-Presidente Jair Bolsonaro".


O destinatário da mensagem é o contato atribuído a Chase Leonard. O nome de Leonard aparece como o responsável pelo atendimento na Precision Watches, em que o advogado Frederick Wassef recomprou o Rolex.


Em entrevista na terça-feira (16), Wassef afirmou que viajou aos Estados Unidos e comprou um relógio Rolex em 14 de março deste ano como "presente ao governo brasileiro". Ele negou, entretanto, ter participado de uma "operação de resgate" da joia a mando de Mauro Cid, ex-assessor de Bolsonaro.



Operação da PF

Na sexta-feira (11), a Polícia Federal fez buscas em uma operação que averigua a suposta tentativa de vender ilegalmente presentes dados ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro por delegações estrangeiras. Entre os alvos da operação, estavam:


Mauro Cesar Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e tenente-coronel do Exército;

Mauro Cesar Lourena Cid, general do Exército e pai de Mauro Cesar Barbosa Cid;

Osmar Crivelatti, tenente do Exército e ex-ajudante de ordens

Frederick Wassef, advogado que já defendeu Bolsonaro e familiares em diversos processos na Justiça.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››

Presidente da Petrobras diz que reajustes nos preços de combustíveis mostram que nova política 'passou no teste'

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, em entrevista coletiva — Foto: Pilar Olivares/Reuters

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse nesta quarta-feira (16) que os reajustes no preço do diesel e da gasolina mostram que a nova política de preços adotada pela estatal "passou no teste". Ele participou de uma reunião da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento do Senado para prestar esclarecimentos, entre outros temas, sobre a definição de preços pela Petrobras.


Nesta terça-feira (15), a empresa anunciou um aumento na gasolina e no diesel nas refinarias. O litro da gasolina vendido às distribuidoras teve uma alta de R$ 0,41, chegando a R$ 2,93, e o do diesel subiu R$ 0,78, passando a R$ 3,80.



Jean Paul Prates afirmou que o reajuste é um símbolo de que a política foi aprovada, no sentido de só subir os preços da gasolina e do diesel quando for necessário.


"Esse é o mérito da política. A política passou no teste? Qual é o teste que se propunha? Alguns mais céticos diziam: 'Não, mas a Petrobras, o Jean, o Lula não vai deixar, enquanto o preço lá fora está baixando está tudo muito bonito, quero ver na hora que subir lá fora, como é que eles vão se comportar, se vão fazer o ajuste'. Fizemos. Portanto, a política passou no teste", disse.


"E vamos fazer quantos [reajustes] forem necessários, agora sem ficar seguindo o PPI, que é a paridade de importação, e menos ainda as volatilidades ocasionais", continuou Jean Paul Prates.


Já na nova política de preços, a estatal passou a considerar o intervalo entre duas referências de mercado:


o maior valor que um comprador pode pagar antes de querer procurar outro fornecedor;

e o menor valor que a Petrobras pode praticar na venda, mantendo o lucro.

Segundo o presidente da estatal, a nova política tem permitido à Petrobras "ter um preço competitivo" e "segurar as volatilidades".


"Como eu disse aqui, junho e julho foram volatilidades que absolutamente circularam em torno de um mesmo preço médio, nós mantivemos a reta, ao invés de ficar circulando em volta, ao invés de causar insegurança, instabilidade, incerteza de preço de frete, inflação e deflação a todo tempo, 118 reajustes. Nós fizemos patamares e agora precisamos reajustar porque chegamos a um patamar maior, superior estabilizado, não era mais volátil, ele foi volatilizando até chegar a um patamar superior”, disse Jean Paul.


Presidente da Petrobras diz que ajuste no preço dos combustíveis é 'justo'


Autossuficiência

O reajuste desta terça foi anunciado após críticas de agentes privados de que os preços da estatal haviam "descolado" do mercado externo, nos últimos meses, por conta da utilização da nova política de preços adotada dede maio.


Nesta quarta-feira (16), Jean Paul disse aos senadores que não via razão para um país autossuficiente em Petróleo, segundo ele, como o Brasil, seguir a paridade internacional.


Apesar de produzir mais combustível do que consome, o Brasil ainda importa parte do material por motivos como deficiências estruturais na cadeia de produção no país. Analistas apontavam que, com a mudança na política, o descolamento de preços poderia gerar a falta do produto, e causar problemas de logística, freando a economia.


"Quando se chega à autossuficiência, como? Por que diabos você vai praticar o preço da paridade de importação, que é o preço da refinaria lá da Alemanha, ou do porto de Roterdão, ou de um terminal no Texas, mais o frete, mais as despesas colocadas na porta de uma refinaria brasileira? Era isso que a gente estava pagando", afirmou Jean Paul.


Intervenção do governo

O presidente da Petrobras afirmou também que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não intervém na companhia.



"Presidente Lula, ministro, quem quer que seja [não] chega para nós e diz 'olha, baixa aí, segura ali, faz isso ou faz aquilo'. Nós estamos comandando o processo como deve ser, com as variáveis do modelo do plano nosso de abastecimento. E é esse programa, com 40 mil variáveis de atendimentos no território nacional, que comanda essa política, eu prefiro chamar de estratégia comercial, porque chegar ao consumidor final com o melhor preço, com a melhor condição em todo território nacional", afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Integrantes do Supremo e do TCU reagem com ceticismo à versão de Wassef

Recibo de compra de Rolex em nome de Frederick Wassef — Foto: Reprodução; TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO/Graziela Azevedo/TV Globo/

Foi entre o deboche, a ironia e a descrença que se situaram as reações de integrantes de cortes superiores à versão apresentada na terça-feira (15) por Frederick Wassef para a recompra do Rolex dado de presidente a Jair Bolsonaro e vendido nos Estados Unidos.


Integrantes do Supremo ouvidos pelo blog lembram que Wassef apresentou, num espaço de seis dias, ao menos três versões diferentes e conflitantes sobre o assunto: primeiro negou ter “vendido” ou tido “posse” de qualquer joia; depois disse a Andreia Sadi que jamais havia visto o relógio e, por fim, ontem, admitiu que recomprou a peça nos EUA, mas de livre e espontânea vontade, e não a pedido de Bolsonaro.



“Preguiça”, resumiu um integrante da corte sobre a trama. Para um segundo membro de corte superior, Wassef aparenta estar “tentando fabricar um álibi”, mas o produto final da iniciativa foi “bizarro”.


Fonte: Blog da Daniela Lima

Leia Mais ››

Wassef tenta isentar Bolsonaro, mas versão é classificada como 'fantasiosa' e 'hilária' pela PF

Recibo de compra de Rolex em nome de Frederick Wassef — Foto: Graziela Azevedo/TV Globo

Diante das provas, Frederick Wassef não teve outra saída a não ser confirmar nesta terça-feira (16) que recomprou o Rolex vendido por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.


A versão, no entanto, foi classificada como "fantasiosa" e "hilária" na Polícia Federal.


Segundo investigadores, o advogado do ex-presidente buscou isentar seu cliente – mas a própria PF já tem provas indicando exatamente o contrário.


Em entrevista em um hotel de São Paulo, Wassef admitiu ter feito a recompra do Rolex recebido como presente oficial por Jair Bolsonaro e negociado ilegalmente nos Estados Unidos.


Disse também:


que usou dinheiro próprio,

que não seguia ordens de Bolsonaro nem do ex-ajudante de ordens Mauro Barbosa Cid,

e que devolveu o relógio para a União.


Investigadores avaliam, no entanto, que assim como o advogado foi obrigado a admitir a recompra do presente oficial, terá eventualmente que dizer quem ordenou a transação. Isso, diante de novas provas que a PF já tem e que ainda está colhendo.


Com a colaboração do FBI, a Polícia Federal avalia que será possível descobrir o caminho do dinheiro usado para reaver o relógio.


Justificativa 'não cola'

A PF avalia que a versão de Wassef "não cola". Por exemplo, a justificativa dada por ele para fazer a compra em dinheiro, após sacar os valores de sua própria conta em Miami.



Na avaliação dos investigadores, essa operação truncada era justamente uma tentativa de não deixar rastros.


A compra, no entanto, foi localizada em uma joalheria da Pensilvânia. E confrontado com isso, chegou a apresentar o recibo com seu nome na coletiva desta terça.


A PF agora quer acessar o sigilo bancário de Wassef não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos.


Condenação é tida como provável

A avaliação na PF, e também no Supremo Tribunal Federal, é que Bolsonaro e seu ex-ajudante Mauro Barbosa Cid não devem escapar de uma condenação no caso da venda dos presentes oficiais.


Para os investigadores, os indícios apontam, sim, para trânsito de dinheiro de forma ilegal no Brasil e no exterior. E indicam que toda essa operação teria beneficiado o ex-presidente.


O caso é definido como "muito grave" por pessoas ligadas à investigação.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››