sexta-feira, março 16, 2018

Romário lança sábado pré-candidatura ao governo do Rio

O senador Romário (Podemos-RJ) vai lançar a pré-candidatura ao governo do Rio amanhã, em um clube da Tijuca, Zona Norte. O evento deve contar com a presença do senador Álvaro Dias (Podemos-PR), pré-candidato da legenda à Presidência da República.

Romário aparece em primeiro lugar nas intenções de voto em pesquisas internas encomendadas por partidos. Com o capital político em alta e o cenário eleitoral indefinido, ele pretende angariar apoios e atrair outras siglas que possam encorpar a candidatura. O mandato de Romário no Senado vai até 2022, o que garante a ele um espaço mesmo em caso de derrota. No meio político, no entanto, a possibilidade de o senador encarar a campanha eleitoral é vista com ressalvas.

Em junho de 2016, ainda no PSB, Romário lançou a pré-candidatura à Prefeitura do Rio. Um mês depois, em uma reunião em um hotel da Zona Sul, comunicou ao presidente do partido, Carlos Siqueira, que havia desistido da empreitada. O PSB entrou na coligação de Indio da Costa (PSD) e, no segundo turno, Romário apoiou Marcelo Crivella (PRB), com quem já rompeu.

Em 2014, Romário apoiou Luiz Fernando Pezão (PMDB), então candidato à reeleição: “É o mais preparado para administrar o Rio”, disse na ocasião sobre o peemedebista.

Fonte: O Globo
Leia Mais ››

Educação estadual decide entrar em greve


De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (SINTE/RN), o governo do Estado vem descumprindo a Lei Nacional do Piso Salarial. Além disso, o salário dos aposentados está atrasado.

Por causa desses dois pontos, os servidores decidiram hoje (16) em assembleia decretar greve das escolas estaduais do RN por tempo indeterminado.

Com a definição, as regionais devem, ao longo da próxima semana, realizar assembleias em nível local para ratificar a decisão caso o governador Robinson Faria não apresente uma proposta para homologar o piso até segunda-feira (19).

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Quadrilha faz arrastões no litoral Sul potiguar, rouba arma de PM e troca tiros em lagoa; dois são presos

Dois homens foram presos na manhã desta quinta-feira (15) na Lagoa de Arituba, no litoral Sul potiguar, após uma série de assaltos em praias da região. Entre as vítimas está um cabo da PM, que teve sua pistola roubada, mas que não foi recuperada. A polícia acredita que a arma esteja com um terceiro bandido, que conseguiu fugir.

O Portal G1 teve acesso ao relatório feito pelos PMs que prenderam a dupla. Consta no documento que as guarnições que atenderam a ocorrência foram chamadas para fazer buscas e tentar localizar três pessoas que haviam feito vários assaltos pela região, incluindo um Renault/Duster de cor vermelha. O veículo havia sido roubado na praia de Tabatinga.

Ainda de acordo com o relatório, os policias conseguiram localizar os bandidos na Lagoa de Arituba, logo após terem assaltado o cabo da PM, que estava pescando na praia. Antes da prisão houve intensa troca de tiros, mas ninguém ficou ferido.

Os dois homens presos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Nísia Floresta, na Grande Natal, onde foram autuados.

Além do terceiro bandido e da pistola do policial, a PM ainda tenta localizar o Duster roubado em Tabatinga.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Assaltante chama frentista de vagabundo, durante assalto a um posto de combustíveis em Pau dos Ferros-RN

Uma dupla de assaltantes armados renderam o frentista de um posto combustível localizado na Rua Manoel Alexandre, no Bairro Princesinha do Oeste em Pau dos Ferros-RN. 

De acordo com informações os malévolos chegaram em uma motocicleta Honda Fan de cor preta, por volta das 15h30 desta quinta-feira(15), no momento que o garupa desceu do veículo com arma em punho e rendeu o frentista, anunciando o assalto exigindo que ele passasse o todo dinheiro. Diante de ameaça o funcionário entregou todo dinheiro que se encontrava em seus bolsos e ainda com ameaças o larapio disse “Passe o celular pra cá também, vagabundo” e vendo que o frentista não estava com o aparelho saíram em alta velocidade em direção a Escola Estadual Edilma de Freitas e tomando rumo ignorado. 

O frentista disse que durante o roubo permaneceu de cabeça baixa a mando dos meliantes e não reconheceu nenhum deles, mas um dos clientes que estava nas proximidades disse que se tratava de um com estatura baixa e o outro de estatura mais alta com uma tatuagem no braço direito, pela distância que se encontrava não reconheceu qual o tipo da tatuagem. 

A Polícia realizou diligências e ainda não obtiveram êxito sobre a identificação e nem localização dos bandidos e acredita que a moto usada no roubo, pode a mesma furtada no dia anterior no mesmo bairro.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Munição usada para matar Marielle é de lotes vendidos para a Polícia Federal

A munição utilizada pelos criminosos que mataram a vereadora Marielle Franco (PSOL) com tiros de uma pistola calibre 9mm na quarta-feira (14) é de lotes vendidos para a Polícia Federal de Brasília em 2006. A Polícia Civil já descobriu que a munição é original -- quer dizer, não foi recarregada. Isso porque a espoleta, que provoca o disparo da bala, é original. As informações foram obtidas com exclusividade pelo RJTV 1ª edição nesta sexta-feira (16).

Segundo a investigação, os lotes de munição UZZ-18 foram vendidos à PF de Brasília pela empresa CBC no dia 29 de dezembro de 2006, com as notas fiscais número 220-821 e 220-822.

Os agentes chegaram a essas conclusões após a conclusão da perícia. Agora, as polícias Civil e Federal vão iniciar um trabalho conjunto de rastreamento. A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar a origem das munições e as circunstâncias envolvendo as cápsulas encontradas no local do crime.

O carro modelo Cobalt, com placa de Nova Iguaçu, que foi usado pelos assassinos para matar a vereadora Marielle, era clonado. Segundo a polícia, o veículo original foi localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, mas os agentes continuam fazendo buscas para encontrar o carro clonado.

Carro da vereadora foi atingido por 13 disparos (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)
Carro da vereadora foi atingido por 13 disparos (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)

Pouco antes de morrer, a vereadora mediou o debate "Jovens Negras Movendo Estruturas", organizado pelo partido dela na Casa das Pretas, no Centro do Rio, que durou cerca de 2h. Segundo os investigadores, um carro com placa de Nova Iguaçu já estava parado na porta da Casa das Pretas, na Lapa, quando a vereadora chegou e estacionou. Neste momento, um homem saiu do carro e falou ao celular.

Cerca de duas horas depois, Marielle foi embora no carro com uma assessora e o motorista. O veículo que estava estacionado no local também saiu, piscou o farol e seguiu o carro de Marielle. De acordo com a investigação, no meio do caminho, um segundo veículo entrou na perseguição. As imagens não foram divulgadas pela polícia.

Em uma nova perícia feita no fim da tarde desta quinta (15), ficou constatado que 13 disparos atingiram o veículo em que Marielle estava: nove na lataria e quatro no vidro.

Protestos por todo o país marcaram a quinta-feira (15) (Foto: José Marcelo / G1 PI)
Protestos por todo o país marcaram a quinta-feira (15) (Foto: José Marcelo / G1 PI)

Durante toda a quinta-feira, a polícia coletou informações no local do crime e com testemunhas, como uma assessora de Marielle que também estava no carro e não foi atingida pelos tiros.

Marielle Franco e Anderson foram mortos a tiros dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, no Estácio, Centro do Rio, por volta das 21h30. A principal linha de investigação da Delegacia de Homicídios é execução, pois os criminosos fugiram sem levar nada.

Polícia Civil do Rio acredita que os assassinos seguiram o carro de Marielle por cerca de 4 km, desde o momento em que ela saiu do evento até o local do crime.

Segundo a investigação, Marielle não tinha o hábito de andar no banco de trás do veículo, que tem filme escuro nos vidros. Na noite de quarta, no entanto, ela estava no banco traseiro quando o crime ocorreu, o que seria mais um indício de que os assassinos estavam observando a vítima há algum tempo.

Os disparos foram efetuados a cerca de dois metros do carro das vítimas, quando um outro automóvel, um Cobalt prata, emparelhou. A perícia constatou que os tiros entraram pela parte traseira do lado do carona, onde Marielle estava sentada, e três disparos acabaram atingindo o motorista. De acordo com a Divisão de Homicídios, o atirador seria experiente e sabia o que estava fazendo.

Marielle Franco, vereadora do PSOL, em foto de outubro de 2017 em debate na Câmara (Foto: Mário Vasconcellos/Câmara do Rio)
Marielle Franco, vereadora do PSOL, em foto de outubro de 2017 em debate na Câmara (Foto: Mário Vasconcellos/Câmara do Rio)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem tenta fugir de bloqueio e polícia descobre conversa de WhatsApp com confissão de homicídio

Mensagem de WhatsApp revela confissão de assassinato  (Foto: Divulgação/ SSP-BA)Um jovem que dirigia uma motocicleta tentou fugir de um bloqueio policial em Salvador, na tarde de quinta-feira (15), teve o celular apreendido e a polícia descobriu no aparelho uma conversa no aplicativo WhatsApp em que ele confessou ter matado um rival do tráfico, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

Isaque Souza Soares, de 22 anos, foi preso por equipes do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Uruguai), quando estava sem os documentos da motocicleta e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A conversa com a confissão do assassinato foi entre ele e um comparsa de apelido 'Jajai'. Em um dos trechos ele diz: "Quem matou ele foi eu, 'mano'. Mas fica suave entre nós". A vítima, que a polícia não divulgou a identididade, foi morta foi morta semana passada, na Baixa do Fiscal.

Segundo a polícia, o suspeito é integrante de uma quadrilha de traficantes e também tem passagem por roubo. O criminoso foi apresentado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba.

Jovem confessou ter matado rival de tráfico em conversa no celular, diz SSP-BA (Foto: Divulgação/ SSP-BA)
Jovem confessou ter matado rival de tráfico em conversa no celular, diz SSP-BA (Foto: Divulgação/ SSP-BA)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avião atola ao lado da pista do aeroporto de Passo Fundo

Aeronave atola ao lado da pista do aeroporto de Passo Fundo (Foto: Reprodução/RBS TV)Um avião da companhia aérea Azul atolou ao lado da pista do Aeroporto Regional Lauro Kortz em Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira (16). O voo saiu de Campinas, no interior de São Paulo, com destino à cidade gaúcha. Ninguém ficou ferido.

A aeronave chegou ao aeroporto às 10h05. Durante a manobra de retorno, porém, o avião saiu da pista e ficou atolado no gramado lateral.

A Azul Linhas Aéreas informou que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros e lamenta eventuais transtornos.

O aeroporto está interditado, já que a aeronave permanece no local. Ainda não há previsão de retirada.

Voo saiu de Campinas, no interior de São Paulo, com destino a Passo Fundo, no Norte do RS (Foto: Reprodução/RBS TV)
Voo saiu de Campinas, no interior de São Paulo, com destino a Passo Fundo, no Norte do RS (Foto: Reprodução/RBS TV)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Kallás: Filipe Luís vai passar por cirurgia e pode voltar a jogar em dois meses

Reviravolta no caso Filipe Luís. O jornalista brasileiro Fernando Kallás, do diário espanhol “AS”, informou em entrada ao vivo no programa Redação SporTV nesta sexta-feira que o lateral-esquerdo tem, sim, chances de jogar a Copa do Mundo. O jogador do Atlético de Madrid vai passar por uma cirurgia para acelerar a recuperação da fratura na fíbula da perna esquerda sofrida na vitória sobre o Lokomotiv Moscou, quinta, pela Liga Europa.

- Com o passar da manhã, apurando com três fontes, confirmaram-me que fizeram exames e, pela localização da fratura, no centro do osso, ele pode passar por uma cirurgia. Claro que tem cautela, mas existe um otimismo muito grande que ele possa voltar em dois meses, oito semanas, e estar totalmente recuperado, jogando - disse.

Inicialmente, a previsão era que Filipe Luís estaria fora da Copa do Mundo e corria o risco até de perder a pré-temporada com o Atlético de Madrid. Ele se lesionou ao tentar evitar uma finalização do português Éderzito (autor do gol do título de Portugal na Eurocopa), que atingiu a sua perna e ocasionou a fratura.

- A notícia que parecia péssima não é tão ruim assim. É como o caso do Neymar: a cirurgia acelera a recuperação. Tem cautela, mas tem otimismo que o Filipe Luís pode voltar a jogar em oito semanas A questão é a localização da fratura: por ser central, dá essa possibilidade ao Filipe - reiterou Kallás. 

 Filipe Luís deixou o gramado de maca após sofrer a fratura na fíbula (Foto: Reuters)
Filipe Luís deixou o gramado de maca após sofrer a fratura na fíbula (Foto: Reuters)

Kallás relembrou ainda o drama vivido por Filipe Luís nas últimas duas Copas dos Mundo:

- Na Copa de 2010, ele começou a ser convocado pouco antes e não foi chamado, mesmo parecendo certo. Ele fraturou o tornozelo e ficou fora. Em 2014, foi mais estranho ainda, porque ele ficou na lista o tempo todo, e na hora da Copa, o Dunga levou o Maxwell. Nessa época ele era unanimidade, foi inexplicável a ausência dele. Ficar muito próximo das três Copas e não ir é muito complicado. O único que está envolvido pessoalmente nisso é ele próprio. É um jogador que por pouco pode perder a terceira Copa do Mundo.

Certo é que Filipe Luís desfalcará a seleção brasileira nos amistoso contra Rússia e Alemanha, nos dias 23 e 27 de março, respectivamente. Alex Sandro, da Juventus, foi chamado para o seu lugar.

Se voltar a atuar em exatos dois meses, Filipe Luís poderia jogar uma hipotética final de Liga Europa (no dia 16 de maio, em Lyon), além da despedida do Atlético de Madrid na temporada, dia 19, contra o Eibar, pela última rodada do Campeonato Espanhol. O Brasil estreia na Copa no dia 17 de junho, contra a Suíça, pelo Grupo E.

 (Foto: infoesporte)
(Foto: infoesporte)

Fonte: SporTV
Leia Mais ››

Ex-namorado é acusado pela morte de mulher na zona rural de Assu, RN

Corpo de Ana Patrícia foi encontrado em matagal na zona rural de Assu (Foto: Jalisson Ferreira/Assu Notícias)
Corpo de Ana Patrícia foi encontrado em matagal na zona rural de Assu (Foto: Jalisson Ferreira/Assu Notícias)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte acusou um homem como responsável pela morte de sua ex-namorada, Ana Patrícia da Conceição, na zona rural de Assu. O crime aconteceu madrugada do dia 17 de fevereiro deste ano e segundo a denúncia, tem características de feminicídio, como violência doméstica e familiar.

De acordo com o MP, apesar de serem ex-namorados, o acusado e a vítima ainda mantinham relação íntima e encontros esporádicos. Os investigadores apontaram que que a relação era permeada por muitas brigas.

O último encontro ocorreu na véspera do assassinato, quando Ana Patrícia foi ao encontro de Daniel Danilo Souza, o acusado, por volta das 12h. Juntos, eles compraram material escolar para as filhas da vítima e seguiram para a casa da irmã de Danilo, para jantar e passar a noite.

Por volta das 3h do dia 17 de fevereiro, deixaram a casa e se dirigiram para um matagal para supostamente manter relações sexuais, de acordo com o próprio depoimento dele. Para a promotoria, isso pode ter sido um pretexto utilizado pelo denunciado para praticar o assassinato, uma vez que já saiu da casa da irmã portando a arma do crime – uma faca peixeira – escondida na cintura.

Próximo ao corpo, os policiais que atenderam a ocorrência encontraram a faca usada no crime (Foto: Jalisson Ferreira/Assu Notícia)
Próximo ao corpo, os policiais que atenderam a ocorrência encontraram a faca usada no crime (Foto: Jalisson Ferreira/Assu Notícia)

Na mata, conforme as investigações, Danilo Daniel desferiu o primeiro golpe, de uma sequência, sem que Ana Patrícia esperasse ou tivesse chance de defesa. Ela morreu no local, sendo encontrada horas depois por populares. Após cometer o crime, o homem fugiu, deixando a faca no local.

Dois dias depois, como suspeito, ele foi encontrado e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde confessou o homicídio, alegando que discutiu com a vítima e, por ter sido supostamente ameaçado por ela, resolveu matá-la.

Com a denúncia, o MPRN ainda pediu à Justiça uma série de diligências relacionadas ao fato, a serem examinadas pelo Poder Judiciário. O denunciado continua preso na Cadeia Pública de Mossoró, onde permanece para aguardar o andamento do processo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casal morre e dois homens ficam feridos em acidente na BR-406, no RN

Casal morreu em acidente na BR-406, no RN (Foto: Josivan Dantas)

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente que aconteceu por volta das 10h desta sexta-feira (16) na BR-406. O caso foi na rotatória que liga a BR à rodovia conhecida como Estrada do Óleo, usada como acesso ao município de Alto do Rodrigues, na região da Costa Branca Potiguar.

Carro modelo Gol teria provocado acidente na BR-406 no RN; caso ainda será investigado (Foto: Josivan Dantas)
Carro modelo Gol teria provocado acidente na BR-406 no RN; caso ainda será investigado (Foto: Josivan Dantas)

De acordo com o major Marcos Carvalho, comandante da Companhia da Polícia Militar, três veículos se envolveram no acidente. Foram um carro modelo gol, uma caminhonete Hilux e um caminhão. Um casal que estava na Hilux morreu na hora.

O motorista do caminhão ficou preso às ferragens e teve fraturas em várias partes do corpo, mas foi resgatado e socorrido pelo Samu a Natal. Na mesma ambulância, foi socorrido também o motorista do veículo gol, que algumas escoriações.

De acordo com a Polícia Militar, era por volta de 10h quando o gol saiu da Estrada do Óleo e entrou na BR-406. De acordo com o major Carvalho, nesse momento a Hilux, que vinha no sentido de Natal à região Oeste bateu no gol. O caminhão, que vinha logo atrás, também bateu na Hilux.

O casal que estava na Hilux são donos de uma empresa de importados em Natal, segundo a PM. Apesar da informação, eles ainda não foram identificados oficialmente.


"É uma região muito perigosa. Não é o primeiro acidente que acontece aqui. A gente já sugeriu serem colocados quebra-molas, porque é uma área alta que não permite bem a visualização", considerou o major.

De acordo com ele, os sobreviventes não conseguiram explicar o acidente, pois ainda estavam em choque. Por volta do meio-dia a Polícia Rodoviária Federal e o Itep ainda eram aguardados no local, para realização de perícia.

Motorista de caminhão ficou preso às ferragens após acidente na BR-406, no RN (Foto: Josivan Dantas)
Motorista de caminhão ficou preso às ferragens após acidente na BR-406, no RN (Foto: Josivan Dantas)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspensão de negociações deixa RN sem empréstimos de mais de R$ 1,5 bilhão

Governadoria do Rio Grande do Norte (Foto: Rayane Mainara)As negociações de empréstimo entre bancos federais e o governo do Rio Grande do Norte estão suspensas pelo menos até junho, de acordo com informações do próprio gabinete-civil do estado. É que, para o Tesouro Nacional - órgão do governo federal - o estado tem pouca capacidade de pagamento e endividamento. Quase R$ 1,55 bilhão eram esperados. O estado já tinha inclusive leis estaduais que autorizavam as transações.

As informações foram confirmadas pela secretária Tatiana Mendes Cunha do Gabinete-Civil. Os empréstimos previstos eram dois: um de R$ 850 milhões, pelo Banco do Brasil, e outro de R$ 698 milhões com a Caixa Econômica Federal, aprovado pela Assembleia Legislativa no ano passado 2017.

De acordo com Tatiana, o governo federal considerou que o estado tem baixo endividamento, porém não tem capacidade e disponibilidade de dinheiro em caixa para pagamento de empréstimos. Um dos fatores que pesa contra, por exemplo, é a dificuldade de depositar em dia os salários dos servidores estaduais. Desde 2016, a folha é concluída com atraso.

Os empréstimos a estados da federação precisam de autorização do Tesouro. Em janeiro, técnicos do governo federal estiveram em missão no RN para coletar informações e dados e elaborar relatório sobre a situação fiscal potiguar. Uma análise preliminar evidenciava "um cenário de deterioração fiscal do Estado".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Lava Jato tem 101 autoridades com foro privilegiado respondendo a processos no STF

A Procuradora Geral da República Raquel Dodge fez um balanço, na manhã desta sexta-feira (16), dos números da Lava Jato, em âmbito federal. A operação completa quatro anos no sábado (17) e está em sua 49ª fase. Atualmente 101 pessoas com foro privilegiado respondem a ações penais relacionadas a operação no Supremo Tribunal Federal (STF).

"Pessoas com foro de prerrogativa, por função. Que são pessoas que lidam com verbas pública de patamar elevado dentro da administração pública brasileira", afirmou a procuradora-geral, durante um encontro em Porto Alegre, entre representantes do Ministério Público Federal (MPF), para marcar os quatro anos da operação.

Indagada sobre os acordos de delação premiada, Dodge afirmou que continuam sendo utilizados, mas com a exigência de provas, sendo que 134 foram enviados STF para serem homologados.

"Tenho procurado em relação a esses 134 acordos promover o cumprimento de cada uma das sua cláusula. Não é uma tarefa simples do ponto de vista do dia a dia do trabalho (...) considero que tão importante quanto desvendar crimes por meio de colaborações premiadas é cumprir os termos da colaboração, exigir que os colabores entreguem provas e tenho feito isso. Exigir dos colaboradores que não apenas prestem declaração culpando terceiros, mas apresentem claramente os indícios do que afirmam", disse.

Conforme os números apresentados por Dodge, os acordos preveem a devolução de R$ 2,7 bilhões, sendo R$ 1,3 bilhão no exterior, e R$ 1,4 bilhão no Brasil. "Até o momento, nós conseguimos recuperar 150 milhões de reais", afirmou, referindo-se ao dinheiro que está fora do país.

"O que queremos todos os que estão em Porto Alegre hoje é manter acesa a vontade de continuar trabalhando contra a corrupção no Brasil e promovendo a punição dos responsáveis, mas também promovendo a reparação do dano e promovendo indenizações que são devidas ao estado em razão dessa corrupção e dos recursos públicos que foram apropriados", afirmou logo após citar que foram feitas 4,6 mil manifestações junto ao STF, "uma média de 7 petições só em casos da Lava Jato no STF por dia. Isso mostra que o ímpeto de trabalho permanece vivo, vibrante, nós temos compromisso com resolutividade e celeridade".


Em relação aos processos levados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), Dodge afirmou que 12 governadores são investigados, 40 % do total em atividade no país, "é um número impressionante". Das três denúncias feitas, uma foi aceita.

Números da Lava Jato

36 denúncias no STF
3 denúncias no STJ
101 pessoas com foro privilegiado respondem a processos no STF
12 governadores são investigados 40% do total em atividade no país
3 governadores foram denunciados ao STJ (uma aceita)
134 delações premiadas firmadas com o MPF e encaminhadas ao STF
R$ 1,3 bilhão é o valor que está no exterior previsto para ser devolvido por meio de delações
R$ 1,4 bilhão é o valor no Brasil que deve ser devolvido por meio de delações
R$ 149,5 milhões é o valor que foi efetivamente devolvido
4,6 mil é o número de manifestações feitas pelo MPF junto ao STF em processos da Lava Jato 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bombardeios contra região síria de Guta Oriental matam civis

Homem leva um bebê dormindo dentro de uma mala de roupas em meio a dezenas de pessoas que abandonam a vila de Beit Sawa, no leste de Guta, na Síria, devido à guerra que assola a região (Foto: Omar Sanadiki/Reuters)Quarenta e dois civis morreram em bombardeios aéreos contra o reduto rebelde de Guta Oriental, nos arredores de Damasco, que é alvo há mais de três semanas de uma devastadora ofensiva do regime sírio, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Apenas na localidade de Kafar Batna os ataques mataram 31 civis e deixaram mais de 100 feridos, segundo a ONG.

O OSDH, que tem uma ampla rede de fontes na Síria, atribuiu os bombardeios - que atingiram a localidade de de Saqba pouco depois da meia-noite - à aviação da Rússia, país aliado do regime de Bashar al-Assad. Moscou já negou no passado ter bombardeado a região.

"As forças do regime tentam avançar para a localidade de Saqba", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Apoiado pela Rússia, o regime sírio iniciou em 18 de fevereiro uma ofensiva de grande intensidade contra o último reduto rebelde nas proximidades de Damasco. Desde então, mais de 1000 civis já morreram apenas nesta região.

O governo conseguiu reconquistar mais de 70% da área e os territórios que permanecem sob controle dos rebeldes foram divididos em três setores isolados, segundo o OSDH.

Homem carrega pertences durante saída da vila de Beit Sawa, em Guta Oriental (Foto: Omar Sanadiki/Reuters)
Homem carrega pertences durante saída da vila de Beit Sawa, em Guta Oriental (Foto: Omar Sanadiki/Reuters)

"Bombardeios aéreos russos e do regime atingiram várias localidades na zona sul do bastião rebelde, controlado pelo (grupo rebelde) Faylaq al-Rahman", disse nesta sexta-feira Abdel Rahman.

Na quinta-feira (15), quase 20 mil civis da cidade de Hamuriyah e seus arredores, asfixiados por semanas de bombardeios e anos de cerco, fugiram da zona sul de Guta ante o avanço das forças governamentais sírias.

Homem leva um bebê dormindo dentro de uma mala de roupas em meio a dezenas de pessoas que abandonam a vila de Beit Sawa, no leste de Guta, na Síria, devido à guerra que assola a região (Foto: Omar Sanadiki/Reuters)
Homem leva um bebê dormindo dentro de uma mala de roupas em meio a dezenas de pessoas que abandonam a vila de Beit Sawa, no leste de Guta, na Síria, devido à guerra que assola a região (Foto: Omar Sanadiki/Reuters)

Em Hamuriyah, que havia sido totalmente reconquistada pelo regime, combates foram registrados durante a noite após uma contraofensiva do grupo extremista Hayat Tahrir al-Sham, presente no território, e da facção rebelde Faylaq al Rahman.

"Hayat Tahrir al-Sham e Faylaq al-Rahman retomaram quase toda a localidade, mas os combates continuam na periferia", afirmou Rahman, que também citou as mortes de 14 combatentes do regime nesta frente de batalha.

Sete anos de guerra
Em todo o país, a guerra civil, que completa 7 anos nesta quinta, deixou 500 mil mortos, segundo o recente balanço do Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A professora Nisreen, de 38 anos, que é moradora de Duma, a maior cidade de Guta Oriental, contou ao G1 como é viver em alerta para se proteger de bombardeios. Há três semanas, a casa dela foi totalmente destruída. Com a intensificação dos bombardeios, ela deixou o trabalho e passou boa parte do dia em um porão com familiares e vizinhos.

“Se estamos sentados, OK, é aceitável. Mas quando queremos dormir, temos que dormir um ao lado do outro, não há espaço para qualquer outra pessoa”, diz. “É muito incômodo. As crianças choram o dia todo, elas têm medo do som dos bombardeios”, afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bala perdida atinge apartamento no sétimo andar de prédio na Zona Norte do Recife

Vidro de apartamento foi atingido por bala perdida no Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)Um apartamento do sétimo andar de um edifício localizado no bairro dos Aflitos, área nobre da Zona Norte do Recife, foi atingido por uma bala perdida, na tarde de quinta-feira (15). No momento do incidente, uma pessoa estava no imóvel, mas não se feriu.

O síndico do condomínio, que fica na Rua Xavier Marques, acionou a Polícia Militar e registrou a ocorrência na delegacia. Em nota, a Polícia Civil informou que o Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia do Espinheiro e será investigado. A corporação só vai se pronunciar sobre o caso quando as investigações estiverem consolidadas.

O caso aconteceu por volta das 15h. A bala atingiu a maior janela da sala, passou bem perto do sofá, bateu na parede do lado e ficou no chão. O buraco pode ser visto no vidro e na cortina. O fato deixou os moradores do edifício assustados.

A dona do apartamento, a engenheira química Ana Telles, contou que a sua funcionária, que estava passando roupa no momento do disparo, relatou como descobriu que o apartamento havia sido atingido por um tiro.

“Ela pensou logo que era um barulho provocado por um problema eléterico. Depois, percebeu buracos na parede, na janela e perto do sofá. E ainda achou a bala”, afirmou Ana.


A engenheira é de São Paulo e veio morar em Pernambuco por causa do trabalho. Ela afirma que decidiu morar no bairro dos Aflitos por ter achado o local tranquilo.

Por causa da bala perdida no apartamento, Ana disse que mudou essa percepção. “Dá um sentimento de instabilidade”, declarou.

Segundo o síndico Felipe Calegário, o fato dexiou todos com medo de ficar perto da janela. “Não sabemos o que aconteceu. Está esse clima de terror”, declarou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vereador compra voto e se diz injustiçado por colega não cumprir combinado

Serafim Xavier (esq.) e Kedson Batista (dir.) (Foto: Divulgação)

Dois vereadores de Aparecida do Rio Negro, a 70 quilômetros de Palmas, foram denunciados criminalmente por montar um esquema para burlar a eleição à presidência da Câmara de Vereadores da cidade. Segundo o Ministério Publico Estadual (MPE), Serafim Estácio Xavier, ex-vereador, pagou R$ 20 mil a Kedson Batista Soares, para deixar de votar na escolha do presidente em 2016. Ele teria confessado o crime e ainda se disse injustiçado pelo colega não ter cumprido o combinado.

O G1 ligou para a Câmara de Vereadores de Aparecida do Rio Negro, mas as ligações não foram atendidas. Não conseguimos contato com o vereador e o ex-vereador ou seus advogados.

Conforme investigado pelo MPE, no ano de 2015, quando ainda era vereador, Xavier se candidatou à presidência e ofereceu dinheiro a Soares, presidente na época, para que pudesse vencer a eleição e ocupar o cargo em 2016.

A ideia era que Xavier empatasse no número de votos com outro candidato e assumisse o cargo de presidente da câmara por ser mais velho. Porém, Soares se arrependeu do acordo e resolveu continuar no cargo mesmo após receber o valor indevido. Para isso, fez um decreto legislativo prorrogando a própria gestão por mais um ano.

Ainda segundo o MPE, a promotora responsável pelo caso ouviu testemunhas e teve acesso a conversas trocadas entre os envolvidos. Além disso, o próprio vereador Serafim Estácio Xavier teria confessado, se dizendo injustiçado pelo colega não ter cumprido o combinado.

O MPE ofereceu denúncia criminal contra os dois envolvidos. Xavier, que teria pago os R$ 20 mil, foi denunciado por oferecer vantagem indevida a funcionário público para praticar, omitir ou retardar ato de ofício. Ele pode pegar de dois a 12 anos de prisão e pagar multa.

Por outro lado, o vereador Kedson Batista Soares foi denunciado por receber vantagem indevida. Ele também pode ser condenado a até 12 anos de prisão e pagar multa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Se recusando a aceitar ‘padrão Fifa’, cidades americanas desistem da Copa

Cidades norte-americanas e canadenses se recusam a receber a Copa do Mundo de 2026, alegando que não aceitarão dar um “cheque em branco” para a Fifa ou seguir a cartilha estabelecida pela entidade em termos financeiros.

Nesta sexta-feira, os organizadores da candidatura conjunta de Estados Unidos, México e Canadá apresentam o plano para a entidade máxima do futebol sobre como pretendem organizar o Mundial. Em junho, a Fifa escolherá entre o trio da América do Norte e a candidatura do Marrocos.

No total, o projeto americano aponta para 23 cidades que poderiam receber a Copa. Dezessete delas estão nos EUA e incluirão locais como Arlington (Texas), Atlanta, Baltimore, Cincinnati, Denver, East Rutherford (New Jersey), Foxborough (Massachusetts), Houston, Inglewood ou Pasadena (Caliórnia), Kansas City, Landover (Maryland), Miami, Nashville (Tennessee), Orlando, Santa Clara e Seattle.

Em comparação ao Mundial de 1994, nos EUA, apenas duas sedes daquela Copa do Mundo poderão voltar a receber o evento: Pasadena e Orlando.

Mas é a ausência de algumas grandes cidades que chama a atenção. Chicago e Minneapolis se recusaram a aceitar as condições impostas pela Fifa, principalmente no que se refere às garantias que teriam de dar sobre bancar qualquer tipo de risco ou déficit Um dos critérios adotados pela Fifa é de que qualquer perda financeira precisa ser coberta pela cidade-sede.

No caso de Chicago, a cidade é a sede da US Soccer, a federação que controla o futebol nos EUA. “A incerteza para contribuintes, aliada à falta de vontade da Fifa em negociar, eram claras indicações de que a campanha não era do melhor interesse de Chicago”, declarou o prefeito Rahm Emanuel.

No Canadá, a resistência também foi clara. Vancouver, uma das principais cidades do país e sede da final do Mundial Feminino de Futebol em 2015, se recusou a assinar as condições impostas pela Fifa. Para as autoridades locais, não havia possibilidade em dar um “cheque em branco” para a entidade máxima do futebol.

Uma situação ainda mais curiosa envolve Edmonton. Ainda que a cidade faça parte da candidatura apresentada nesta semana, seu governo anunciou horas depois que retiraria o nome do local da lista de possíveis sedes.

Ricardo Miranda, ministro do Turismo do estado de Alberta, indicou que as informações sobre as condições eram “insuficientes” e que ele não estava disposto a deixar os contribuintes arcarem com eventuais perdas do evento.

A parte canadense da candidatura, portanto, se limitará a jogos em Toronto e Montreal. Do lado mexicano, três cidades foram confirmadas: Guadalajara, Cidade do Mexico e Monterrey.

CAPACIDADE

Apesar da recusa de algumas das principais cidades, os organizadores americanos insistem que a Copa de 2026 terá a maior capacidade média de espectador por jogo. Em média, 68 mil lugares poderão ser vendidos por jogo. Três dos estádios da candidatura contam com mais de 87 mil lugares.

Os dados da Fifa ainda indicam que a entidade pode ganhar US$ 300 milhões a mais num Mundial na América do Norte em vendas de direitos de TV, em comparação ao que poderia obter no Marrocos.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Direção dos tiros contra Marielle reforça hipótese de ataque premeditado

Uma execução premeditada, ligada à atividade política da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL), é investigada pela Polícia Civil do Rio como hipótese para explicar o assassinato da parlamentar quarta-feira, 14. Ela foi morta com três tiros na cabeça e um no pescoço quando ia para casa, de carro, com o motorista Anderson Gomes, de 39 anos, assassinado com três tiros pelas costas. Uma assessora, que estava ao lado de Marielle, sobreviveu e prestou depoimento à polícia.

“Uma das possibilidades, sim, é essa da execução. Mas não descartamos ainda outras (possibilidades) até porque o crime aconteceu há 10, 12 horas”, disse o chefe da Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa, na manhã de quinta-feira, 15. Ele se reuniu com o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), os delegados Fábio Cardoso, que está assumindo a Divisão de Homicídios, e Gineton Lages, titular da Delegacia de Homicídios

Antes de ser morta, Marielle foi a uma reunião de mulheres negras na Lapa, no centro. Saiu por volta das 21h30, acompanhada de Gomes e da assessora. Elas se sentaram no banco de trás e Gomes ficou no volante. O veículo seguia para a casa de Marielle, na Tijuca, zona norte.

Na altura da Praça da Bandeira, na Rua Joaquim Palhares, um Chevrolet Cobalt prata emparelhou à direita do veículo em que Marielle seguia. Um dos ocupantes disparou nove vezes contra a parlamentar, atingindo o vidro e parte da porta traseira direita do automóvel.

O carro onde estava a vereadora andou mais alguns metros, e os assassinos fugiram. Marielle e Gomes morreram imediatamente. A assessora foi atingida só por estilhaços e prestou depoimento ainda de madrugada, por cinco horas.

Outra testemunha, alguém que passava pelo local na hora do ataque, também teria prestado depoimento. A arma usada no crime foi uma pistola 9 milímetros, segundo a perícia, que recolheu cartuchos no local do crime. A polícia acredita que o carro foi seguido pelo veículo onde estava o assassino desde que ela saiu da reunião na Lapa.

O motivo é que, embora os vidros do automóvel de Marielle estivessem cobertos por película escura, os bandidos pareciam saber exatamente onde ela estava sentada – a vereadora não costumava ir atrás. Foi na direção daquele ponto que os disparos foram feitos. A exatidão dos tiros também chamou a atenção dos investigadores.

Segundo a TV Globo, imagens de câmeras mostram que um carro parado por duas horas perto de onde Marielle participava do evento. Esse automóvel teria saído quando o veículo da vereadora deixou o local.

A possibilidade de ter sido reação das milícias à intervenção chegou a ser repassada ao Palácio do Planalto nesta quinta, mas depois perdeu força. A informação recebida pelo Planalto é de que a principal de linha de investigação é mesmo de execução.

Ajuda federal

A Polícia Federal vai auxiliar a investigação, mas a chefia da apuração fica a cargo da Polícia Civil. A possibilidade de federalizar o caso havia sido cogitada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, mas não foi à frente. Investigações são federalizadas quando há delito contra os direitos humanos e incapacidade do Estado para apurar.

Então, a PF apura e a Justiça Federal julga. “É um caso que precisa do apoio de todas as forças investigatórias”, disse a procuradora.

De manhã, Rivaldo não demonstrou entusiasmo sobre a ajuda da PF. “Temos nossos protocolos estabelecidos. Quem quiser nos ajudar, receberemos a ajuda, de qualquer instituição. Entretanto, quero dizer que a Polícia Civil do Rio tem capacidade para resolver esse caso.”

O Disque-Denúncia do Rio recebeu na quinta-feira dez telefonemas com informações sobre o crime, porém o conteúdo não foi divulgado.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Curso teórico será obrigatório para quem vai renovar a CNH

A partir da entrada em vigor da Resolução 726/18, daqui a 90 dias, todas as pessoas terão que fazer um curso teórico de 10 horas/aula e depois passar por uma prova, para conseguir renovar a CNH, além dos exames médicos que já eram cobrados anteriormente. Esse curso poderá ser feito presencialmente ou à distância.

O texto da Resolução 726/18 que substitui a Resolução 168/04 do CONTRAN, foi publicada no dia 08/03, no Diário Oficial da União, e trata do processo de formação e especialização de condutores no Brasil. Os anexos foram publicados ontem, no site do Denatran.

De acordo com Dr. Mauricio José Alves, diretor do Denatran, a finalidade de se exigir curso teórico em toda renovação é aperfeiçoar os condutores.

“O Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH tem por objetivo precípuo atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações, mantendo o condutor permanentemente ciente e consciente das determinações emanadas do legislador, devendo, portanto, ser realizado a cada renovação, uma vez que as mudanças e atualizações são contínuas e objetivam garantir ao condutor o aperfeiçoamento e a atualização necessários para a condução do veículo no contexto atual revisando, atualizando e construindo conhecimentos que transformem a prática de condução com a qual este indivíduo chegou ao curso”, explica.

A Resolução diz ainda que, para esse curso, deve ser levado em consideração o estilo de vida dos condutores, suas características individuais, incluindo a experiência, atitudes, aptidões, motivações, decisões e comportamentos.

A nova 168/04

A Resolução 726/18 substitui a Resolução 168/04 do CONTRAN. O novo texto apresenta mudanças significativas para o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação de condutores, especializados e de reciclagem, fundamentado em teorias e práticas pedagógicas que sejam capazes de promover um trânsito mais seguro, no qual os condutores tenham condições de receber a devida formação.

Fonte: Portal do Trânsito
Leia Mais ››

Economia com fim de auxílio-moradia a juízes seria de R$ 1,6 bilhão

O fim do auxílio-moradia pago a funcionários do Judiciário e do Legislativo resultaria em uma economia anual de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos, segundo estudo produzido pela Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados. Uma proposta para limitar o benefício está em discussão em uma comissão especial da Casa.

A relatoria da comissão também avalia propor uma redução do período de férias dos juízes e promotores de 60 para 30 dias, o que resultaria em uma economia de R$ 1,15 bilhão por ano, de acordo com os técnicos.

O levantamento, ao qual o Estadão/Broadcast teve acesso, mostra que, nos 41 meses desde que o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, concedeu uma liminar estendendo o auxílio-moradia para todos os juízes do País, a União já desembolsou cerca de R$ 4 bilhões com o benefício. O julgamento da ação que trata do assunto, marcado para o próximo dia 22 na Corte, motivou a paralisação de juízes nesta quinta-feira, 15.

O estudo da consultoria legislativa tem como base dados informados pelos portais da transparência de cada órgão e será parte do parecer final do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), relator do projeto na Câmara que regulamenta o teto salarial dos servidores públicos. O relatório ainda será apresentado à comissão especial que analisa os “penduricalhos” nos salários dos servidores públicos.

“Com uma simples mudança no sistema de pagamento, esse R$ 1,6 bilhão poderia ser muito mais bem empregado na melhoria de infraestrutura nos municípios ou mesmo na ampliação do programa Bolsa Família”, disse o relator.

No levantamento, os consultores avaliaram o impacto financeiro do auxílio-moradia pago para os integrantes do Judiciário da União e das esferas estaduais, do Ministério Público da União e dos Ministérios Públicos estaduais, do Tribunal de Contas da União (TCU) e tribunais de contas estaduais, da Câmara dos Deputados e do Senado. O universo analisado é de 31.764 servidores na ativa. A média dos valores pagos é de R$ 4.377,73, sendo que na Câmara o auxílio pago aos deputados sem direito a apartamento funcional é de R$ 4.253 e no Senado a verba oferecida aos parlamentares é de R$ 5.500.

Com 12 mil juízes estaduais, os tribunais locais alcançariam a maior economia mensal sem o benefício: R$ 52,5 milhões. Nos Estados, o Ministério Público – que emprega 10,5 mil promotores e procuradores – economizaria R$ 46 milhões por mês. O Judiciário federal teria uma redução nos gastos mensais da ordem de R$ 26,3 milhões e o Ministério Público da União, mais R$ 10,1 milhões. A menor economia seria no TCU, que tem um quadro de 20 servidores na ativa com direito ao benefício: R$ 87,6 mil.

Metodologia

O valor economizado que poderia ser alcançado com o fim do pagamento do auxílio apurado pela consultoria da Câmara é maior do que o estimado no início do ano pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado. Na época, a pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), os técnicos calcularam um gasto de R$ 817 milhões à União somente em 2017 nos três Poderes com o auxílio. Já o trabalho feito na Câmara é uma média dos últimos anos na qual não foram incluídos os gastos do benefício no Executivo.

Férias

A análise feita pela consultoria da Câmara também avaliou o impacto da redução do período de férias de magistrados de 60 para 30 dias. Os consultores calcularam uma economia anual de R$ 1,15 bilhão com a compra de férias de magistrados, conselheiros, procuradores e promotores.

Uma proposta de emenda constitucional para reduzir as férias da categoria deve ser apresentada por Bueno. No Judiciário federal, a economia seria de R$ 231,5 milhões e nos tribunais estaduais chegaria a R$ 440.330.00. No Ministério Público da União, os gastos sofreriam uma redução de R$ 92.299.786 e nos Ministérios Públicos estaduais se chegaria a uma economia de R$ 384.743.333.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››