quarta-feira, junho 20, 2018

Latam demite funcionário envolvido em vídeo machista na Rússia


Felipe Wilson, envolvido em um vídeo machista com russas durante a Copa do Mundo, foi demitido pela Latam, empresa na qual ele atuava como supervisor de aeroportos.

A confirmação da demissão do homem foi feita pelo UOL junto a fontes ligadas à empresa. Wilson participou de uma gravação na qual pede para três russas repetirem uma frase de baixo calão em português. Nas imagens, os dois homens incentivam as mulheres a falar: “eu quero dar a b… para vocês”.

São pelo menos três casos de vídeos machistas divulgados desde o início do Mundial. Nesta quarta-feira, uma nova filmagem mostra um brasileiro agindo de maneira semelhante ao pedir para uma russa falar “você vai dar para todo mundo de Montes Claros.”

Os casos podem se tornar um problema jurídico no país-sede da Copa do Mundo. A jurista Alyona Popova entrou com uma denúncia após recolher assinaturas em uma petição que recrimina o ato de alguns brasileiros no país.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Jurista denuncia e brasileiros de vídeo podem responder por crime na Rússia


Após denúncia da jurista russa Alyona Popova, os brasileiros que aparecem em vídeos gravados na Rússia assediando uma mulher estrangeira podem responder por crime no país da Copa do Mundo. Nas imagens, o grupo faz a vítima repetir palavrões de conotação sexual, enquanto ela aparentemente não tinha ideia do que estava repetindo.

Alyona Popova, que é ativista feminista e uma das maiores referências no país em defesa dos direitos da mulher, abriu uma petição contra os atos machistas. Dessa forma, de acordo com informação do UOL, o Ministério de Assuntos Interiores deve começar a investigar o caso.

Três homens já foram identificados no vídeo, que já se tornou uma das maiores polêmicas do Mundial. O advogado Diego Valença Jatobá e o tenente da Polícia Militar de Santa Catarina Eduardo Nunes, além do engenheiro Luciano Gil.

Em sua representação oficial, Alyona afirma ainda que os torcedores deveriam pedir desculpas à mulher ofendida. “Os cidadãos estrangeiros deveriam também pedir desculpas publicamente para a menina e a sociedade russa e admitir o comportamento do sexismo, a falta de respeito às leis da Federação Russa, o desrespeito em relação a um cidadão russo, insultos, humilhação da honra e dignidade de um grupo de pessoas com base no sexo”, conclui.

O vídeo:


Fonte: Portal no AR
Leia Mais ››

Fux diz que é preciso 'mais imprensa e mais jornalismo' para combater notícias falsas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Fux, em seminário sobre o impacto das 'fake news' na sociedade. (Foto:  Alan Santos/Presidência da República)
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Fux, em seminário sobre o impacto das 'fake news' na sociedade. (Foto: Alan Santos/Presidência da República)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, disse nesta quarta-feira (20), que é preciso "mais imprensa e mais jornalismo" para combater notícias falsas.

Ele discursou em Brasília na abertura de um seminário sobre o impacto social, político e econômico das chamadas "fake news", do qual também participaram o presidente Michel Temer e os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

"As eleições no Brasil serão um exemplo de higidez democrática, exemplo de moralidade e de ética na politica brasileira. Para notícias falsas, nós precisamos de mais imprensa e mais jornalismo", disse Luiz Fux no encontro, organizado pela Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão).

O ministro afirmou que a difusão de notícias falsas causa "dano irreparável à candidatura alheia". Fux declarou que o TSE "está municiado para enfrentar as fake news".

Para isso, o tribunal atua na área de inteligência dos órgãos públicos e conta com apoio de marqueteiros, partidos políticos, Ministério Público Federal e Polícia Federal.

“Mais importante para o Tribunal Superior Eleitoral é atuar preventivamente do que repressivamente. Queremos que a sociedade brasileira, através do voto, dê uma demonstração de ética, de moralidade, de um voto acima de tudo consciente. Um voto consciente é um voto que se baseia na lisura informacional", declarou o ministro.

Ainda segundo Fux, as fake news "poluem o ambiente democrático".

"Sempre deve haver uma checagem, não só leitura do título da matéria, mas o seu contexto e acima de tudo aquela checagem profunda antes do compartilhamento que acaba difundindo a fake news”, afirmou o ministro.

Temer
O presidente Michel Temer disse que a "imprensa livre e a democracia são irmãs siamesas".

Segundo Temer, a liberdade de imprensa é um “pilar essencial da democracia” e é preciso “defendê-la e até cultivá-la”.

"Sociedades que valorizam a livre divulgação de ideias são mais fortes e mais dinâmicas", disse o presidente Michel Temer. "A desinformação não é uma informação. Se é desinformação ela não está protegida pelo texto constitucional", disse o presidente.


O presidente destacou que, nos países em que as informações circulam sem censura, opiniões divergentes ajudam a aguçar a percepção dos cidadãos.

No discurso, Temer lembrou que a Constituição garante a 'livre manifestação de pensamento", mas também proíbe o anonimato, em especial na internet.

"O trabalho da imprensa, portanto, ganha cada vez mais peso diante do desafio das notícias falsas", afirmou.

Ele ainda abordou as eleições no discurso, ao lembrar que, na disputa deste ano "haverá aqueles que apostam na desinformação de olho nos próprios interesses".

O presidente defendeu que os eleitores optem por projetos em vez de candidatos. Ele criticou candidatos que evitam expressar suas opiniões com receio de desagradar segmento e perder votos, o que seria na sua visão um "mal para o país".

“A malemolência muitas vezes de candidatos ao fundamento de que ‘ah, não vou dizer isso porque perco eleitorado tal, eleitorado qual’, é um mal para o país. Porque significa a escravização àquilo que um setor pode pensar, e o candidato não quer desagradar”, disse Temer.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, ao lado do presidente Michel Temer durante seminário sobre notícias falsas em Brasília. (Foto: Alan Santos/Presidência da República)
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, ao lado do presidente Michel Temer durante seminário sobre notícias falsas em Brasília. (Foto: Alan Santos/Presidência da República)

Eunício e Maia
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) afirmou Eunício afirmou que informações falsas divulgadas em especial nas redes sociais podem servir para “devastar” candidaturas nas eleições deste ano.

Segundo ele, uma mentira publicada pode macular uma reputação e levar anos para se recuperar o dano causado. “As redes sociais funcionam como uma imensa câmara de eco que em notícias fantasiosas repercutem com força extraordinária”, afirmou o senador.

Eunício ainda afirmou que é preciso ter cuidado para discutir o combate à fake news sem impor censura à imprensa. “Não se pode, sob o pretexto de combater a fake news, por em risco o exercício da liberdade de expressão”, declarou.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que as fake news vão além das informações falsas. Segundo ele, a prática também envolve notícias “construídas” a partir de dados sobre o público que consome as notícias no dia a dia.

“Seu uso [das fake news] em outros processos eleitorais demonstra a força desse instrumento de pressão[...] A força dessa técnica de convencimento não deve ser menosprezada”, disse Maia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cadete é expulso de academia militar por usar camiseta de Che Guevara

Rapone compartilhou fotos de sua formatura com uma camiseta de Che Guevara por baixo do uniforme (Foto: Reprodução Twitter)
Rapone compartilhou fotos de sua formatura com uma camiseta de Che Guevara por baixo do uniforme (Foto: Reprodução Twitter)

Um cadete da Academia Militar dos Estados Unidos, em West Point (NY), que usou uma camiseta com a famosa estampa de Che Guevara em sua cerimônia de formatura, foi expulso das forças armadas americanas.

Spenser Rapone, 26, foi dispensado por "conduta imprópria". Depois de se formar, ele serviria como segundo-tenente na infantaria do Exército.

Ele, provavelmente, não poderá se alistar nunca mais nem receber benefícios reservados para veteranos.

Investigação
Os militares começaram uma investigação contra Rapone em outubro do ano passado, depois de ele postar fotos pró-comunismo nas redes sociais, mostrando que usou uma camiseta do guerrilheiro argentino por baixo do uniforme. Outra imagem mostrava a inscrição "o comunismo vai vencer" escrita na parte interna de seu quepe.

As fotos viralizaram e Rapone foi apelidado de "cadete comunista", o que gerou indignação entre os militares e motivou a investigação.

O Exército encontrou dezenas de frases e memes comunistas na página do Twitter do jovem cadete. Ele também fazia diversos comentários desrespeitosos em relação à colegas oficiais.

Na terça, o Exército anunciou que o processo tinha sido concluído.

"Devido a restrições de privacidade, podemos passar informações muito limitadas", disse a tenente-coronel Nina Hill, porta-voz da instituição.

Rapone compartilhava fotos dizendo que '(Karl) Marx estava certo' (Foto: Reprodução Twitter)
Rapone compartilhava fotos dizendo que '(Karl) Marx estava certo' (Foto: Reprodução Twitter)

"Podemos confirmar, no entanto, que conduzimos uma investigação completa e que as ações apropriadas foram tomadas", afirmou Hill.

Em entrevistas à imprensa americana, Rapone disse que se considera um socialista revolucionário.

Ele foi convidado para participar da conferência Socialismo 2018 em Chicago, nos EUA, em julho.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Um dia após deixar treino com dores, Neymar volta a trabalhar com bola

Um dia após deixar treino com dores, Neymar volta a trabalhar com bola
Neymar treina normalmente antes de enfrentar a Costa Rica

Um dia após deixar o treino da Seleção com dores no tornozelo direito, Neymar foi a campo nesta quarta-feira em Sochi para trabalhar com os companheiros. Em publicação feita em rede social, a CBF divulgou fotos do camisa 10 treinando com bola, normalmente.

Após demonstrar semblante tranquilo e sorridente para pessoas próximas na terça, Neymar começou as atividades nesta quarta com fisioterapia pela manhã, na companhia de outros atletas que sentiram desgaste da estreia contra a Suíça.

Neymar ao lado de companheiros em atividades da Seleção (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Neymar ao lado de companheiros em atividades da Seleção (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

O problema de Neymar não teve a ver diretamente com a cirurgia no quinto metatarso do pé direito, feita em março, mas a soma de impactos - como as pancadas recebidas no domingo - numa região próxima causaram as dores.


Pela programação estipulada há mais de um mês, todo o dia da Seleção nesta quarta-feira será fechado à imprensa . À noite, a delegação viaja a São Petersburgo, onde enfrentará a Costa Rica na sexta.

Neymar trabalhou com bola nesta quarta-feira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Neymar trabalhou com bola nesta quarta-feira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Neymar e Gabriel Jesus (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Neymar e Gabriel Jesus (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Mãe 'dopa' filho que matou mulher e crianças e chama polícia: 'Aliviada'

O homem suspeito de matar a própria esposa e duas enteadas a facadas, em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi dopado pela própria mãe antes de ser preso, na madrugada desta quarta-feira (20). Em entrevista ao G1, a mãe de Magno Brandão, de 27 anos, disse que precisou tomar a atitude drástica porque estava sendo ameaçada. Durante a noite, ela, que prefere não se identificar, colocou remédio em uma bebida do filho para induzir o sono e, em seguida, chamou a polícia.

Os corpos de Thamiris de Souza Santos, de 30 anos, de Nayara Machado de Souza Santos, de oito, e Nicolly de Souza Santos, de quatro, foram achados na madrugada de domingo (10). As três foram assassinadas com facadas no tórax e pescoço e tiveram os corpos encontrados em estado de decomposição dentro da casa em que moravam, no bairro Parque Continental.

Brandão, namorado de Thamiris, se tornou o principal suspeito após fugir do local do crime. Segundo a polícia, vizinhos que acompanharam a movimentação da perícia e a retirada dos corpos relataram que, uma semana antes da morte das três, Thamiris e ele haviam tido uma forte discussão, possível de ser ouvida da rua.

Magno é o principal suspeito de esfaquear e matar Thamiris e as filhas dela, em São Vicente, SP (Foto: Arquivo Pessoal)
Magno é o principal suspeito de esfaquear e matar Thamiris e as filhas dela, em São Vicente, SP (Foto: Arquivo Pessoal)

Ele foi preso na casa da família, também em São Vicente, após ser denunciado pela própria mãe. “Ele chegou em casa nesta madrugada, dei um copo de suco com dois comprimidos calmantes, ele ficou dopado, dormiu e eu chamei a polícia”, explica a mãe de Magno. Ela ainda esclarece que estava sendo ameaçada e que nunca escondeu o filho dentro de casa.


A polícia prendeu Magno na casa da mãe, no Jardim Rio Branco, na Área Continental da cidade, logo após a denúncia. “Estou sendo ameaçada por causa do crime, mas não denunciei ele por isso. Denunciei porque era o certo. Estou aliviada, tirei um peso das costas”, completa. Após ser preso, o suspeito foi recolhido à cadeia anexa ao 5º Distrito Policial de Santos.

Magno foi preso na casa da família em São Vicente, SP. (Foto: Divulgação)
Magno foi preso na casa da família em São Vicente, SP. (Foto: Divulgação)

Crime

O crime aconteceu na terça-feira (5), mas os corpos de Thamiris, Nayara e Nicolly só foram achados na madrugada de domingo. As três foram assassinadas com facadas no tórax e pescoço e tiveram os corpos encontrados em estado de decomposição dentro da casa em que moravam, no bairro Parque Continental.

Durante as investigações, a polícia concluiu que Magno havia cometido o crime na terça-feira (5) e, durante cinco dias, permaneceu com os corpos dentro de casa sem acionar a polícia. A conclusão da polícia foi possível após vizinhos relatarem que ele foi visto no local um dia antes de as vítimas serem achadas.

Durante as investigações, o pai de Brandão foi ouvido pela polícia e confirmou que o filho é usuário de drogas e que, com frequência, fazia o uso de entorpecentes em área próxima à cachoeira do Paratinga, também na cidade.

O pai do suspeito também mostrou em seu celular mensagens enviadas por Brandão. O filho usou o celular da ex-companheira morta. Nelas, Brandão se desculpava, dizendo que ele "nunca o perdoaria pelo que fez", além de confessar que lembrava do fato de "acordar com uma faca na mão". Os relatos foram suficientes para que a Polícia Civil encarasse Brandão como principal suspeito da morte de Thamiris e das filhas.

Thamiris e suas duas filhas foram assassinadas em São Vicente, no litoral de SP. Companheiro é o principal suspeito do crime.  (Foto: Arquivo Pessoal)
Thamiris e suas duas filhas foram assassinadas em São Vicente, no litoral de SP. Companheiro é o principal suspeito do crime. (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Deputada diz que mala deixada na comissão do agrotóxico na Câmara era 'simulação de bomba'

Mala deixada na comissão do agrotóxico foi aberta por um policial legislativo (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)
Mala deixada na comissão do agrotóxico foi aberta por um policial legislativo (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)

Uma mala de plástico com uma “simulação de bomba” dentro foi deixada nesta quarta-feira (20) no fundo do plenário da comissão especial da Câmara dos Deputados que discute o uso de agrotóxicos, segundo a deputada Tereza Cristina (DEM-MS), que preside o colegiado.

Segundo ela, a pessoa que deixou o objeto já foi identificada. Uma sindicância foi aberta pelo Departamento de Polícia Legislativa (Depol) para apurar o caso.

"Houve um fato muito grave mala identifica essa mala, não sei se aqueles apitos já eram dessa mala. Essa mala tinha uma simulação de uma bomba, sem bomba. E vai ser aberta uma sindicância. Já temos imagem da pessoa que deixou. Por isso que a gente proíbe o acesso. É uma brincadeira de muito mau gosto", afirmou a deputada.

Pouco antes do início da reunião da comissão, destinada à votação do parecer que flexibiliza as regras para o uso de agrotóxicos, começou a tocar um alarme muito alto, que lembrava um alarme de carro.

Jornalistas e assessores sentadoss nas cadeiras no fundo plenário da comissão conseguiram identificar que o som vinha da mala de plástico. No momento, não houve tensão, e os presentes até riram da situação. Um dos assessores, então, retirou a mala do plenário e a entregou a um dos policiais legislativos.

O policial abriu a mala e encontrou "um simulacro de bomba", conforme foi informado à presidente da comissão.

O departamento de polícia da Câmara tirou fotos da mala fechada (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)
O departamento de polícia da Câmara tirou fotos da mala fechada (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Menino de 5 anos fica preso dentro de agência bancária após porta giratória travar no interior de SP

Enfermeira que estava no banco tranquilizou o menino  (Foto: José Luis Chizolini Filho/Divulgação)
Enfermeira que estava no banco tranquilizou o menino (Foto: José Luis Chizolini Filho/Divulgação)

Uma criança de cinco anos ficou presa dentro de uma agência bancária na noite de terça-feira (19), em Assis (SP). Segundo a Polícia Militar, a porta giratória travou e deixou o menino preso.

O garoto estava acompanhado dos pais, que foram usar os caixas eletrônicos, quando se afastou e foi até a porta.

No momento do acidente, havia uma enfermeira na agência. Ela tranquilizou a criança e os pais até o momento em que o resgate chegou ao local.

Os policiais militares conseguiram retirar a criança após desmontarem o porta-objetos, que fica ao lado da porta. O menino não teve ferimentos e já está em casa com os pais.

Policiais retiraram criança após desmontar porta objetos, que fica ao lado da porta (Foto: José Luis Chizolini Filho/Divulgação)
Policiais retiraram criança após desmontar porta objetos, que fica ao lado da porta (Foto: José Luis Chizolini Filho/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fifa responde CBF, defende árbitro de vídeo e se recusa a entregar áudios

Pouco mais de um dia depois de cobrar explicações da Fifa, a CBF recebeu uma resposta da entidade no que diz respeito à atuação da arbitragem no empate em 1 a 1 entre Brasil e Suíça no último domingo, na estreia das seleções na Copa do Mundo.

Também em uma carta, a Fifa defendeu o árbitro de vídeo e relatou que o uso do árbitro de vídeo pretende prevenir "erros óbvios e claros" e "sérios incidentes" que passem despercebidos. Com isso, a Fifa avaliza a atuação do árbitro mexicano César Ramos no jogo entre Brasil e Suíça.

Jogadores do Brasil reclamam com o árbitro na partida contra a Suíça (Foto: REUTERS/Darren Staples)
Jogadores do Brasil reclamam com o árbitro na partida contra a Suíça (Foto: REUTERS/Darren Staples)

Além disso, a entidade se recusou a entregar os áudios da comunicação entre a cabine do VAR e o mexicano César Ramos, árbitro responsável pelo confronto. E justificou que o acesso ao conteúdo das conversas iria expôr a privacidade da arbitragem, o que contraria as regras.

O documento foi assinado por Pierluigi Colina, diretor do departamento de arbitragem da Fifa, e Zvonimir Boban, secretário-geral-adjunto. Procurada, a entidade brasileira se disse satisfeita com o desfecho do assunto.

Na carta enderaçada ao presidente da Fifa na última segunda-feira, a CBF solicitou esclarecimentos em relação ao cumprimento do protocolo do VAR e questiona a razão pela qual a tecnologia não foi utilizada, segundo as palavras da CBF, nos dois episódios-chave da partida.

"Minuto 50: na ação, que levou ao gol suíço, é evidente que o jogador brasileiro Miranda foi claramente empurrado e deslocado pelo autor do gol, Zuber. Zuber puxa Miranda deliberadamente em duas diferentes ocasiões com as duas mãos. A segunda ocasião é mais clara, porque os corpos dos dois jogadores estão mais distantes. A ação caracteriza uma falta clara, que resultou numa vantagem para Zuber, pois Miranda foi incapaz de alcançar a bola. O árbitro não marcou falta, e Zuber fez o gol decisivo".
"Minuto 74: falta cometida pelo zagueiro da Suíça Manuel Akanji sobre o atacante brasileiro Gabriel Jesus, a qual, tendo sido cometida na área, teria causado um pênalti a favor do Brasil, mas não foi assinalada. Gabriel Jesus, que controlava a bola na área da Suíça numa clara oportunidade de fazer o gol, foi agarrado, também com as duas mãos, por Akanji, que o derrubou e portanto cometeu um pênalti claro. O árbitro, no entanto, não interveio e deixou o lance seguir".

"CBF mantém sua posição"

Em seguida, a CBF emitiu um comunicado confirmando o recebimento da resposta da Fifa e dando alguns detalhes da carta. Além disso, afirmou que segue discordando das decisões da arbitragem na partida, mas que não vai levar o caso adiante.

Confira:

"A FIFA encaminhou nesta terça-feira (19) uma resposta aos questionamentos apresentados pela CBF a respeito dos procedimentos adotados pelo VAR no jogo de estreia da Seleção Brasileira contra a Suíça no último domingo, 17.

O ofício assinado por Pierluigi Collina (Chefe da Comissão de Arbitragem ) e Zvonimir Boban (Secretário Geral Adjunto para Futebol) não analisa o mérito dos lances questionados pela CBF. Apenas reitera que a implementação do VAR nas leis do jogo tem como objetivo prevenir "erros claros e óbvios" e "sérios incidentes" que passem despercebidos e que os demais casos ficam sujeitos à exclusiva atuação do árbitro de campo.

“Como tem sido repetidamente comunicado, a pergunta que os VARs devem fazer a si mesmos quando o árbitro toma uma decisão durante uma partida não é "a decisão do árbitro foi correta?". Eles devem se perguntar se “a decisão do árbitro foi clara e obviamente errada?”, pois a interpretação do árbitro em todas as demais situações é e permanece a única relevante quando uma decisão é tomada.”, diz o texto da resposta da FIFA.

A FIFA esclareceu também que não fez nenhuma avaliação pública da atuação da arbitragem no jogo entre Brasil e Suíça. Diz o documento: “Finalmente, no que diz respeito a relatos incorretos na mídia, observe que o Comitê de Arbitragem da FIFA não fornece comentários não oficiais sobre as decisões dos árbitros. Se e quando o Comitê de Arbitragem da FIFA decidir comentar a decisão de um árbitro, isso só será feito oficialmente por meio de uma declaração oficial ou durante uma coletiva de imprensa.”

Por fim, a FIFA também comunica que antes da disputa da Copa do Mundo decidiu que as gravações das conversas entre os oficiais de jogo e os oficiais de vídeo não estariam disponíveis.

A CBF mantém sua posição de que houve claro erro de arbitragem nos lances questionados que poderiam ter sido evidenciados no caso da utilização do árbitro de vídeo e considera importante ter aberto esse debate. A entidade tem certeza de que, ao manter o diálogo com a FIFA, evitará erros em procedimentos futuros, bem como colaborará para o aperfeiçoamento do uso da tecnologia."

Fonte:Globo Esporte
Leia Mais ››

Avião com cerca de 400 kg de droga que seguia da Bolívia para a Europa é apreendido em pista clandestina em MT

Segundo a polícia, droga proveniente da Bolívia seria encaminhada para a Europa (Foto: Gefron-MT)
Segundo a polícia, droga proveniente da Bolívia seria encaminhada para a Europa (Foto: Gefron-MT)

Uma aeronave que transportava aproximadamente 420 kg de cloridrato de cocaína proveniente da Bolívia foi apreendida pela polícia após pousar em uma pista clandestina em Denise, a 208 km de Cuiabá, na madrugada desta quarta-feira (20).

Segundo a polícia, o piloto iria abastecer a aeronave no local antes de seguir com a droga para o Porto de Santos (SP). Na sequência, a droga seguiria para a Europa.

A apreensão foi feita pelo Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), em operação conjunta com o setor de inteligência da Polícia Federal, após recebimento de denúncia anônima.

De acordo com o Gefron, um homem, suspeito de dar suporte ao tráfico em solo, foi baleado e morreu após ser encaminhado para o hospital.

Aeronave foi abordada pela polícia após pousar em pista clandestina em Denise (MT) (Foto: Gefron-MT)
Aeronave foi abordada pela polícia após pousar em pista clandestina em Denise (MT) (Foto: Gefron-MT)

O piloto, assim como pelo menos outros três suspeitos de dar apoio à aeronave em um carro, na pista clandestina, fugiram do local durante a ação da polícia. Conforme o Gefron, eles entraram em uma região de mata e ainda estão sendo procurados.

Além da aeronave e da droga, também foram apreendidas duas armas no local. As apreensões serão encaminhadas para a Delegacia da Polícia Federal de Cáceres, a 220 km da capital, onde será lavrado o flagrante e feita a pesagem da droga.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Anvisa diz que nunca houve pedido de registro para fosfoetanolamina

Cápsulas de fosfoetanolamina produzidas desde os anos 90 no Instituto de Química de São Carlos; composto é objeto de polêmica desde 2016 (Foto: Cecília Bastos/USP Imagem)
Cápsulas de fosfoetanolamina produzidas desde os anos 90 no Instituto de Química de São Carlos; composto é objeto de polêmica desde 2016 (Foto: Cecília Bastos/USP Imagem)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão que regulamenta o setor de medicamentos no país, diz que nunca houve qualquer pedido para o registro da fosfoetanolamina: seja como medicamento, seja como suplemento alimentar. A resposta da agência é uma reação a um pedido do Ministério Público Federal, protocolado em Uberlândia (MG) no dia 13 de junho. O MPF pediu liberação e comercialização da substância como suplemento alimentar.

A agência salienta que o setor de alimentos da Anvisa já prevê a possibilidade da fosfoetanolamina ser comercializada como suplemento alimentar. Até agora, contudo, não houve qualquer pedido de registro da substância; e, por isso, não pode haver liberação de comercialização.

Ainda, a Anvisa alerta só ser possível fazer a liberação de qualquer produto para registro após a garantia de boas práticas da indústria (o que diminui a chance, por exemplo, de contaminações e de medicamentos falsos).

"A Anvisa não está proibindo empresas de produzir e comercializar produtos à base de fosfoetanolamina. Apenas exige das empresas interessadas que cumpram os trâmites legais para regularização da substância como alimento ou mesmo como medicamento."
Ainda, segundo a Anvisa, mesmo que a fosfoetanolamina seja aprovada como suplemento, nenhuma empresa poderá fazer propaganda sobre qualquer efeito terapêutico -- de acordo com lei brasileira.

"A Anvisa sempre procurou colaborar em todos os debates realizados para alertar sobre a inadequação de se liberar substâncias como a fosfoetanolamina por meio de recursos jurídicos, contrariando as práticas de todos os países desenvolvidos e o próprio esforço do Brasil", concluiu a agência.

A fosfoetanolamina ficou popularmente conhecida como "pílula do câncer", mas seus supostos efeitos anticancerígenos não foram comprovados em testes. Em polêmica desde meados de 2016, a pílula começou a ser sintetizada por químico aposentado da USP nos anos 1980, que incitou controvérsias por distribuir informalmente o medicamento.

Desde então, a pílula tem sido objeto de polêmica entre várias instituições -- e a Anvisa tem se manifestado no sentido de garantir que medicamentos passem por todos os testes necessários antes da sua aprovação.

Utilização como suplemento
De acordo com o procurador Cléber Eustáquio, que protocolou a ação com o pedido de comercialização da fosfoetanolamina, ficou demonstrado que a substância é atóxica e segura, sem apresentar quaisquer efeitos colaterais. Por isso, diz Eustáquio, ela poderia ser regularizada como suplemento alimentar.

"Infelizmente, existe um entendimento equivocado de que a fosfoetanolamina seria um medicamento, o que, com certeza, não o é. Trata-se de suplemento alimentar", diz Cléber Eustáquio.
O procurador pediu ainda que a Anvisa não realize qualquer impedimento para a comercialização da fosfo -- objeção que a agência diz não ser o seu papel institucional.

"A agência lembra que o processo de registro, seja de um medicamento ou de um suplemento, só se inicia se um interessado (produtor ou importador) requerer o registro e apresentar a documentação que ateste a qualidade e a conformidade do seu produto com o regulamento sanitário vigente".

"A Anvisa, portanto, não decide a priori por liberação ou proibição de nenhum produto, inclusive da fosfoetanolamina."
O lançamento da fosfoetanolamina como suplemento já tinha sido sugerido pelo então ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, em março de 2016. Em abril do mesmo ano, uma lei sancionada pela então presidente Dilma Rousseff autorizava a produção e venda da pílula, mas foram suspensas por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2016.

Em relação aos efeitos anticancerígenos, no entanto, os testes não vingaram. Em julho de 2016, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) iniciou um estudo e pacientes passaram por avaliação por uma equipe especializada com experiência em testes clínicos. Em 2017, o Icesp suspendeu a pesquisa devido à ausência de "benefício clínico significativo" nas pesquisas realizadas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caminhões de lixo e ônibus são queimados em novos ataques no Sul de MG

Após quase duas semanas sem ataques a ônibus no Sul de Minas, a região voltou a registrar veículos queimados em pelo menos duas cidades, na madrugada desta quarta-feira (20). Nos novos ataques, criminosos queimaram dois caminhões de lixo em São Sebastião do Paraíso (MG) e um ônibus da Prefeitura de Alterosa (MG).

Em São Sebastião do Paraíso, por volta das 2h, um grupo invadiu a garagem onde os caminhões estavam estacionados. Criminosos usaram uma garrafa de gasolina e atearam fogo em um dos veículos, que ficou completamente destruído.

O fogo se espalhou e atingiu o segundo caminhão. O pátio tem pelo menos 5 caminhões que fazem a coleta de lixo na cidade - os outros não foram atingidos.

Fogo destruiu caminhão em ataque em São Sebastião do Paraíso (MG) (Foto: Cacá Trovó/EPTV)
Fogo destruiu caminhão em ataque em São Sebastião do Paraíso (MG) (Foto: Cacá Trovó/EPTV)

As chamas chamaram atenção de um vizinho que acionou os bombeiros. Um funcionário entrou na cabine na tentativa de tirar o veículo do local. O fogo atingiu o retrovisor e a parte externa da cabine. A equipe dos bombeiros conseguiu retirar o funcionário sem ferimentos. As chamas foram controladas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a perícia da Polícia Civil esteve no local. Ainda não há informações sobre prisão dos suspeitos.

Em Alterosa, criminosos invadiram o pátio do almoxarifado da Prefeitura e atearam fogo no ônibus, que é utilizado no transporte diário de pacientes que fazem hemodiálise na cidade de Alfenas (MG). Conforme a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, o crime aconteceu por volta das 23h quando homens pularam o muro do local.

Ônibus ficou destruído após ataques em Alterosa (MG) (Foto: Prefeitura de Alterosa)
Ônibus ficou destruído após ataques em Alterosa (MG) (Foto: Prefeitura de Alterosa)

Os criminosos quebraram o vidro do veículo e atiraram um coquetel molotov. O vigia do almoxarifado e outros funcionários da prefeitura conseguiram controlar as chamas. Mas os bancos, assoalho e janelas foram destruídas. Ninguém ficou ferido. A polícia segue na busca pelos suspeitos.

Ataques
Os últimos ataques no Sul de Minas tinham sido registrados no dia 8 de junho, em Itanhandu, quando um ônibus escolar foi queimado. Com as novas ocorrências na madrugada desta quarta-feira, o número de cidade atacadas na região chega a 22.

Ônibus foi queimado em Itanhandu (MG) em ataque no dia 8 de junho (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Ônibus foi queimado em Itanhandu (MG) em ataque no dia 8 de junho (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Confira as cidades atingidas:

Alfenas: 3 ônibus queimados e ataque à base da PM
Alterosa: um ônibus da prefeitura queimado
Brazópolis: tiros contra viatura da polícia
Cambuí: coquetel molotov jogado dentro de agência bancária
Cruzília: Tiros contra a delegacia
Guaxupé: 6 ônibus queimados na garagem de empresa
Itajubá: 2 ônibus queimados e 1 tentativa em outro ônibus
Itanhandu: 1 ônibus queimado
Lavras: ataque a base da PM
Machado: 1 ônibus queimado
Monte Santo de Minas: 2 ônibus queimados na garagem da prefeitura
Passa Quatro: 1 ônibus queimado
Passos: 3 ônibus, 1 viatura da polícia e uma caminhonete queimados. Tiros contra o presídio e bases da polícia. Pedra com fogo na Câmara Municipal. Ataque contra um caminhão de lixo e uma van dos Correios.
Poços de Caldas: Galpões de empresa e 2 ônibus queimados
Pouso Alegre: 3 ônibus queimados
Santa Rita do Sapucaí: caminhão da Copasa queimado
São Bento Abade: três ônibus escolares queimados
São Lourenço: Casa de um policial militar foi alvo de tiros; tentativa de queimar um ônibus
São Sebastião do Paraíso: Dois caminhões de lixo queimados
Três Corações: Tentativa de queimar um ônibus
Três Pontas: Fogo no carro de agente penitenciário
Varginha: 1 viatura do Sistema Prisional e 1 ônibus queimados; ataque de tiros em presídio

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem joga gasolina, acende isqueiro e coloca fogo em porteiro no RJ

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um homem joga gasolina e coloca fogo em um porteiro, de 23 anos, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O vídeo mostra o jovem em chamas saíndo correndo da cabine, enquanto o agressor saia tranquilamente. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (19) e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, o jovem teve 50% do corpo queimados.

Porteiro estava trabalhando em Teresópolis, RJ, quando foi surpreendido pelo agressor (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Porteiro estava trabalhando em Teresópolis, RJ, quando foi surpreendido pelo agressor (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

O vídeo cedido pela Polícia Militar (PM) mostra o suspeito chegando próximo à cabine da portaria. Na imagem, é possível ver que ele fica parado por alguns segundos enquanto abre o galão de gasolina.

Neste momento, as imagens da câmera mostram que a vítima estava trabalhando. Um outro homem conversava pelo interfone, do lado de fora da cabine.

Em seguida, o homem entra no local, joga gasolina no rosto da vítima e usa um isqueiro para incendiar o porteiro.

Os bombeiros disseram que foram acionados às 16h09 e quando chegaram ao local encontraram a vítima em pé e lúcida na rua. Segundo os militares, o homem recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado ao Hospital das Clínicas.

O G1 tenta contato com a unidade para saber o estado de saúde da vítima.


A Polícia Militar informou que procura o suspeito de cometer o crime e que já encontrou o carro usado por ele para ir ao condomínio.

"Quem tiver alguma informação para que possamos chegar até o suspeito pode entrar em contato pelo número (21) 2742-7755", disse o comandante da PM, Marcos Santos.

O caso foi registrado na 110ª Delegacia de Polícia, em Teresópolis. O G1 aguarda resposta da Polícia Civil para saber sobre a motivação e outros detalhes do crime.

Fonte: G1
Leia Mais ››

CR7 marca de novo, Portugal segura forte pressão, vence e elimina Marrocos da Copa

O futebol é fascinante porque não precisa ser justo. Nesta quarta, Portugal talvez nem merecesse sair de campo com a vitória diante do Marrocos. Acontece que dispor de Cristiano Ronaldo faz toda a diferença. Na primeira chance (de poucas da equipe, diga-se), abriu o placar em forte cabeçada. Em inúmeras oportunidades, por outro lado, os africanos não foram capazes de marcar - por vezes, pararam no goleiro Rui Patrício.

Cristiano Ronaldo comemora gol em Portugal x Marrocos

A vitória foi dramática praticamente do início ao fim, graças ao esforço dos africanos, que fizeram partida bem mais consistente que a estreia - o placar, porém, foi o mesmo. Cristiano Ronaldo, agora artilheiro isolado da Copa, com quatro gols, fez Portugal arrancar a liderança provisória das mãos do Irã e eliminou o Marrocos ainda na segunda rodada do Grupo B da Copa do Mundo. A dor da eliminação - a primeira confirmada matematicamente no Mundial - será forte para os marroquinos.

SEMPRE ELE
Cristiano Ronaldo não precisa estar nos seus dias mais brilhantes para decidir jogos. Hoje, guardou de cabeça o gol da vitória sobre o Marrocos, logo aos 4 minutos do primeiro tempo. Momentos mais tarde, chutou bola cruzada com perigo, e só. Depois, foi mal na partida: duas faltas cobradas na barreira, uma simulação cômica de pênalti e um chute - raro para ele - bisonho. Mas é CR7. 4 gols em dois jogos na Copa 2018, artilheiro isolado. Não é para qualquer um.

Cristiano Ronaldo comemora vitória de Portugal sobre Marrocos

"BANKS" PATRÍCIO
A segurança de Rui Patrício foi o outro fator, além de CR7, que garantiu o placar de 1 a 0. O goleiro mostrou muita segurança, encaixando quase todas as bolas e espalmando a (quase) impossível. Belhanda cabeceou como manda o figurino, e Patrício foi buscar no cantinho. Momento digno de Gordon Banks - aquele da cabeçada de Pelé, na Copa de 1970. Ah, informação: Rui Patrício é o novo reforço do Wolverhampton, da Inglaterra.

ESFORÇO EM VÃO
Os marroquinos - hoje, sim - foram aqueles que muita gente esperava ver na Copa. Mostraram repertório, criaram muitas (!) chances, martelaram a seleção portuguesa desde o início de jogo, mas mesmo assim foram eliminados. Ziyech conduziu o time, Belhanda exigiu grandes defesas de Rui Patrício, e o zagueiro Benatia perdeu várias chances por falta de cacoete de atacante. Custou bem caro abusar da ineficiência - e, claro, ter perdido para o Irã.

Benatia lamenta em Portugal x Marrocos

PRÓXIMOS JOGOS
Então líder da chave, com quatro pontos, Portugal fecha participação na fase de grupos contra o Irã, segunda (25), às 15h (de Brasília), em Saransk. A conferir o placar de Espanha x Irã, logo mais, às 15h, para saber do que os portugueses precisam para se classificar. Zerado e de malas prontas para casa, Marrocos vai encarar a Espanha, no mesmo dia e horário de Portugal x Irã, em Kaliningrado.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Veto do governo é derrubado e inativos devem continuar na folha da UERN

Deputados derrubam veto do governo e inativos da UERN serão pagos pela folha. (Foto: João Gilberto/Ascom AL)
Deputados derrubam veto do governo e inativos da UERN serão pagos pela folha. (Foto: João Gilberto/Ascom AL)

Os deputados do Rio Grande do Norte derrubaram em sessão extraordinária nesta quarta-feira (20) o veto governamental a uma emenda que mantém os servidores aposentados da UERN na folha de pagamento da própria instituição.

A emenda foi aprovada no projeto de Lei 133/2017, que estima a receita e fixa as despesas do Estado para este ano. A proposta do governo era de retirar a responsabilidade de pagamento dos aposentados da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) para o Instituto de Previdência do Estado (IPERN), gerando insatisfação nos servidores.

A emenda do deputado George Soares (PR), vetada pelo governo, é para manter os aposentados na própria responsabilidade da folha normal da UERN, como está previsto no orçamento, uma vez que não havia previsão de recursos no Ipern para cumprir essa obrigação.

Na terça-feira (19) o veto governamental à emenda parlamentar já havia sido derrubado no Legislativo pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e com sua derrubada, os inativos da UERN permanecem na folha de pagamento normal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Servidores do RN fazem manifestação contra atrasos dos salários e 13º de 2017

Servidores fazem protesto no Centro Administrativo do Governo do RN (Foto: Sinsp/Divulgação)
Servidores fazem protesto no Centro Administrativo do Governo do RN (Foto: Sinsp/Divulgação)

Servidores do Rio Grande do Norte fizeram uma manifestação em frente à sede do governo, no Centro Administrativo do estado, na manhã desta quarta-feira (20). De acordo com representantes de sindicatos, o ato cobrou pagamento do 13º salário de 2017 e o depósito, dentro do mês, dos salários, que estão em atraso.

Os servidores também querem revisão dos salários desde 2010 e realização de concurso público. De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta (Sinsp), Janeayre Souto, há mais de dois anos os servidores públicos estaduais recebem os salários com atraso. "Os servidores estão ficando doentes, desesperados, com contas acumulando", disse.

Servidores fazem protesto contra atraso de salários no RN (Foto: Sinsp/Divulgação)
Servidores fazem protesto contra atraso de salários no RN (Foto: Sinsp/Divulgação)

Ela ainda criticou o fato de servidores de outros poderes terem recebido a primeira parcela do 13º salário de 2018, enquanto os do Executivo não receberam ainda o de 2017. "A crise não é apenas do Executivo, é do Estado, mas estão ninguém fala nada sobre isso", argumentou.

Uma comissão foi formada durante o protesto para os servidores tentarem apresentar a pauta de reivindicações ao governo. Até a última atualização, porém, a reunião ainda não tinha sido marcada.

Faixas são deixadas em frente à governadoria do RN, durante protesto de servidores (Foto: Sinsp/Divulgação)
Faixas são deixadas em frente à governadoria do RN, durante protesto de servidores (Foto: Sinsp/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP investiga desabastecimento de gás de cozinha no RN


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vai investigar o desabastecimento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido popularmente como o gás de cozinha, em razão de possível redução da produção desse gás pela Petrobrás no estado. O procurador-geral de Justiça (PGJ), Eudo Rodrigues Leite, constituiu uma comissão formada por seis promotores de Justiça para apurar a falta do produto.

A medida foi tomada após a instituição tomar conhecimento da situação, ao ser procurada pelo presidente do Sindicato Patronal dos Revendedores de GLP do Estado (Singás-RN), Francisco Alessandro Correia dos Santos. A informação repassada ao PGJ é de que 95% dos pontos de revendas iriam começar a ficar sem o produto a partir dessa terça-feira, 19, porque a Petrobrás teria reduzido a produção. Ainda de acordo com o Singás, muitos revendedores não estão conseguindo cumprir contratos com órgãos públicos, como escolas e hospitais, e os maiores atingidos são as pessoas mais carentes, que utilizam os chamados “botijões” de gás de cozinha.

A comissão que vai investigar esse desabastecimento será formada pela procuradora-geral de Justiça adjunta (PGJA), Elaine Cardoso, e pelos promotores de Justiça Carlos Henrique Rodrigues da Silva, Leonardo Cartaxo, Marcus Aurélio de Freitas Barros, Maria Danielle Simões e Sérgio Luiz de Sena.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Defesa falha e ABC perde no primeiro jogo da semifinal da Copa do Nordeste


O ABC saiu atrás na semifinal da Copa do Nordeste. Jogando no estádio Castelão, em São Luís, o Alvinegro foi derrotado pelo Sampaio Corrêa-MA por 1 a 0, na noite dessa terça-feira (19).

O único gol do jogo saiu após falha do zagueiro Samuel e pênalti cometido por Tonhão. O atacante Uilliam cobrou e não deu chance para o goleiro Rodrigo.

Com o revés, o ABC precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à final do Nordestão. Um novo 1 a 0 a favor do Alvinegro leva a disputa para os pênaltis.

Empate, vitória abecedista por um gol – desde que o Sampaio marque um – ou vitória do time maranhense eliminam o ABC.

O jogo da volta será no próximo dia 28, às 21h45, no estádio Frasqueirão.

Antes, o clube potiguar enfrenta a Juazeirense-BA, no sábado (23), às 20 horas, no estádio Adauto Moraes. O jogo é válido pela 11ª rodada da Série C.

Fonte: Portal no AR
Leia Mais ››

Em 12 meses, furtos de cabos da rede elétrica causam 320 horas de falta de energia no RN

Cabos furtados no município de Ceará-Mirim, grande Natal. (Foto: Cosern/Divulgação)
Cabos furtados no município de Ceará-Mirim, grande Natal. (Foto: Cosern/Divulgação)

Na última quinta-feira (14), a Companhia Elétrica do Rio Grande do Norte (Cosern) registrou uma suspensão no fornecimento de energia elétrica no município de Barra de Maxaranguape, Litoral Norte potiguar. No mesmo dia, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), reduziu em 35% o abastecimento de água na Zona Norte de Natal. As duas situações têm uma mesma explicação: o roubo de cabos da rede elétrica.

O crime tem sido recorrente na região nos 12 últimos meses e, segundo a Cosern, já causou 320 horas de interrupção no abastecimento de enérgia elétrica, o que equivale a mais de 13 dias sem energia.

Moradores dos municípios de Ceará-Mirim, Extremoz e Barra de Maxaranguape já foram prejudicados por este tipo de crime. Ainda segundo a companhia, os cabos roubados nesse período somam 25 quilômetros e prejuízo superior a R$230 mil para a empresa.

A população pode ajudar na identificação do problema e denunciar a prática pelo número 116.

Fonte: G1
Leia Mais ››