terça-feira, maio 09, 2017

Governo prende soldado em Pau dos Ferros enquanto bandidos estão soltos e agindo, diz deputado


O deputado Kelps Lima se pronunciou hoje, 9 de maio, na Assembleia Legislativa, contra a decisão errada do Governo Robinson que mandou prender administrativamente um policial militar em Pau dos Ferros por ele não ter aceitado trabalhar à força, durante seus dias de folga, no período do carnaval.

“O Governo precisa tomar juízo. Estamos vivendo a maior crise de segurança da história do Rio Grande do Norte e o Governo manda prender um soldado, que está recebendo salário atrasado, porque ele não quis trabalhar nos dias de folga em uma situação que não era de emergência?!”

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Caminhão carregado de botijões de gás tomba na Grande Natal


Caminhão carregado de botijões de gás tomba na tarde desta terça-feira(09), no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
Aparentemente, sem vítimas. Sem detalhes de como o acidente ocorreu.


Fotos: Rafale Correia e Dell

Fonte: Blog do BG
Leia Mais ››

Cinco elementos encapuzados tomam veículo de assalto na RN-233 na estrada de Paraú


Na noite desta segunda feira, 08 de maio, por volta das 22:20hs, aconteceu mais um assalto, onde cinco elementos encapuzados tomaram de assalto na RN-233, estrada de Paraú, um GM corsa de placas KLT 1189, com licenciamento em Paraú.
Logo após o assalto, os bandidos abandonaram o veículo utilizado no crime, um corsa Sedan Maxx, de cor bege, ano 2006 e placa MYW 3437 com licenciamento na cidade de Mossoró. Até o momento nada contra o veículo.

Os elementos conseguiram fugir com destino ignorado, já as diligencias continuam na tentativa de localizar esses meliantes.



Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Bandidos rendem vítima na chegada de casa e fazem arrastão em residência no conjunto IPE em Assu


Na noite desta segunda feira, 08 de maio, por volta das 20:hs, a polícia militar foi informada de que quatro elementos praticaram um assalto a uma residência na rua Samuel Sandoval da Fonseca, nas proximidades da clínica Hemodiálise, no conjunto IPE em Assu.
Segundo informações, os elementos chegaram na residência em um veículo tipo onix de cor branca, e teriam abordado o filho da vítima que chegava em casa em um veículo gol de cor vermelha.
Com isso os bandidos renderam os familiares e fizeram um rapa na residência, onde levaram duas televisões, dois computadores, aparelhos celulares e o veículo da vítima. Ainda de acordo com as informações, entre os quatro bandidos, um era deficiente físico que puxava de uma perna.

A polícia realizou diligências na tentativa de localizar e prender os elementos que fugiram no veículo da vítima.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Homem é preso por praticar arruaças e fazer ameaça a familiares


Durante a madrugada de domingo (07), policiais destacados em Dr. Severiano/RN, prenderam um homem de 38 anos, após receberem denúncias que o mesmo estava embriagado, ameaçando familiares e praticando arruaças na Vila Bodeto, zona rural de Dr. Severiano/RN.

De acordo com o Sargento Rosano, o homem no momento em que foi preso gritava alto pelo nome do satanás e dizia que era filho do “cão”. Muito alterado o homem tentou reagir, mas logo foi dominado e imobilizado pelos policiais, em seguida foi apresentado a autoridade policial e autuado em flagrante de delito na Lei Maria da Penha, devendo permanecer preso no Centro de Detenção Provisória de Pau dos Ferros à disposição da Justiça.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Carro é tomado de assalto no Centro de Pau dos Ferros/RN e abandonado posteriormente


Nesta segunda-feira(08), por volta das 13h30, um homem vestindo camiseta preta, short escuro e com revólver em punho, se aproximou de um veículo estacionado na Rua D. Pedro II Centro de Pau dos Ferros e assaltou o seu proprietário.

A vítima teve o seu carro, Siena branco, ano 2003, placas MYJ-7557, levado pelo assaltante que, minutos depois, abandonou o veículo na entrada no bairro Manoel Deodato.

Se alguém tiver alguma informação que possa levar a prisão do assaltante, ligue para 190 ou 3351-9650 (Delegacia Civil). Sua identidade será mantida em sigilo.

Fonte: Grupo Cidadão 190
Leia Mais ››

Irmãs de 5 e 7 anos morrem afogadas em açude no Sertão da Paraíba


Duas irmãs, de 5 e 7 anos, morreram afogadas em um açude na zona rural da cidade de Itaporanga, no Sertão da Paraíba, na manhã desta terça-feira (9). Segundo informações da Polícia Militar, as vítimas costumavam tomar banho no reservatório de água porque não tinham banheiro em casa. Ainda de acordo com a PM, a mãe das crianças precisou ser socorrida para o hospital ao passar mal quando soube das mortes

A PM relatou que o caso ocorreu por volta das 7h, no sítio Riachão, e o reservatório onde as meninas se afogaram fica a cerca de 200 metros da residência onde elas moravam. A PM informou, ainda, que as vítimas tinham ido tomar banho junto com outras duas crianças quando começaram a se afogar.

Um tio das crianças viu que elas estavam se afogando, mas quando chegou ao local elas já estavam mortas, segundo a PM. O local foi isolado para a realização de uma perícia do Instituto de Polícia Científica (IPC). A mãe das meninas passou mal quando soube do caso e precisou se socorrida para um hospital da cidade, não foi informado o estado de saúde dela.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governador nomeia novo procurador-geral de Justiça do RN

Eudo Rodrigues Leite é o escolhido novo procurador-geral de Justiça do MPRN (Foto: Arquivo Pessoal )

O governador Robinson Faria nomeou Eudo Rodrigues Leite o novo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte. O ato foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (9). O mandato é de dois anos e a posse para o biênio 2017/2019 está prevista para o dia 19 de junho.
Eudo Rodrigues Leite ficou em primeiro lugar na eleição do Ministério Público, com 148 votos. A lista tríplice com os membros do Ministério Público votados na eleição foi encaminhada ao governador do Estado, que escolheu o futuro titular do cargo de Procurador-Geral de Justiça.
“A escolha que faço tem como base o meu respeito e valorização da maioria democrática dos membros do MP, que colocaram Eudo Leite na condição de mais votado entre os integrantes da lista tríplice. O promotor tem uma trajetória profissional irretocável e estou certo de que honrará a função. Desejo sucesso na condução do MP/RN”, escreveu Robinson em seu perfil no Instagram na última segunda-feira (8) quando anunciou a escolha.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Contra fraudes, carteiras de habilitação passam a vir com QR-Code

Novo modelo de carteira de habilitação, que virá com QR-Code (Foto: Elielton Lopes/G1)

Todas as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas a partir deste mês de maio passarão a contar com um novo recurso: o QR-Code. A inclusão da tecnologia estava prevista nas mudanças anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As regras valem para todo o país. As funcionalidades foram divulgadas nesta terça (9) pelo Ministério das Cidades e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília.
As novas regras, divulgadas pelo Contran em maio de 2016, determinam mudanças no modelo das carteiras de habilitação emitidas a partir de janeiro deste ano. Entre as alterações, mudanças na cor, layout e inclusão de itens de segurança, como marcas d'água, holografia e dois números de identificação do condutor, um estadual e outro nacional.
O código, assim como as demais mudanças anunciadas pelo Contran, é para evitar falsificações e fraudes na CNH. O código fica na parte interna do documento e pode ser lido com a câmera do smartphone, no aplicativo Lince, desenvolvido pelo Serpro, disponível para download nas lojas de aplicativo dos smartphones.
Por parte do Denatran não haverá cobrança de taxas adicionais. Pode, no entanto, haver cobrança pelos departamentos de trânsito regionais de cada estado.
Utilidade
De acordo com o Denatran, haverá um sistema eletrônico, gerido pelo Serpro (empresa de tecnologia do governo), que dará acesso às informações do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) apenas com a leitura do código, sem a necessidade de digitar as informações.
Após a leitura do código bidimensional, qualquer pessoa poderá acessar informações pessoais do condutor, foto e números de identificação do documento. De acordo com o Serpro, posteriormente, dados dos veículos e infrações cometidas pelo condutor também serão disponibilizadas por meio da tecnologia. O banco de dados pode ser conferido sem acesso à internet.
O diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, explicou que todos os cidadãos terão acesso às informações contidas no banco de dados.
"Essa implementação tecnológica vai permitir a todos conferir a foto. Não só os agentes de segurança e agentes de fiscalização de transito, mas todos os agentes da sociedade", declarou o diretor do Denatran.
"Facilita toda a sociedade. Tanto para aquele que confere a CNH, os agentes de fiscalização, os agentes de segurança pública, tanto os empresários, uma vez que a carteira de motorista é um dos principais documentos de identificação", continuou.
"Com certeza você vai poder autenticar com mais garantia de que você é você naquele documento. Tem a fotografia, que está guardada num banco de dados, e ali, de uma forma offline, ele lê automaticamente e busca o dado, tanto da fotografia quanto dos dados que você tem na sua carteira de motorista", disse Glória Guimarães, presidente do Serpro.
Segundo o Ministério das Cidades, o QR-Code não pôde ser emitido junto com as demais mudanças no documento em janeiro porque o item foi adicionado após a divulgação da resolução que determinou as alterações, e não houve tempo para as gráficas se adaptarem.
O governo federal informou que todas CNHs emitidas a partir deste mês já contam com as novidades. As alterações nas antigas serão feitas à medida que os motoristas precisem renovar o documento.
De acordo com o Denatran, cerca de 300 mil CNHs já foram emitidas com o código desde 1º de maio. A previsão é que em 5 anos todas as habilitações do país contenham a tecnologia.
Fora do documento único
Em processo final de criação, o Documento de Identificação Nacional (DIN) conterá dados biométricos, foto, título de eleitor e o números do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O documento não vai incluir e nem substitui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fonte: G1
Leia Mais ››

EUA declaram emergência em central nuclear por colapso de túnel

Foto de arquivo mostra um reator nuclear em Hanford, Washington  (Foto: Mark Ralston/AFP)

A central nuclear de Hanford, no estado de Washington, na costa oeste dos Estados Unidos, declarou "uma situação de emergência" pelo colapso de um túnel por onde eram transportados materiais radioativos, informou nesta terça-feira (9) o Departamento de Energia do país.
O alerta foi emitido depois que ocorreu um desmoronamento em um dos túneis perto da Usina de Extração de Plutônio e Urânio (Purex, sigla em inglês) às 8h26 locais (12h26 de Brasília), acrescentou o Departamento em comunicado.
Como "os túneis contêm materiais contaminantes", as autoridades ordenaram a evacuação da usina, que fica 360 quilômetros a sudeste de Seattle e conta com cerca de 200 mil metros cúbicos de resíduos radioativos.
A usina de Purex está vazia há mais de 20 anos, mas continua altamente contaminada após ter sido o local onde foram realizadas as operações de processamento de containers que tinham armazenado plutônio.
O Departamento de Energia indicou que, por enquanto, não foram tomadas medidas em relação aos habitantes dos condados de Benton e Franklin, que ficam próximos das instalações nucleares, e onde vivem cerca de 280 mil pessoas.
A central nuclear de Hanford foi criada em 1943, dentro do projeto Manhattan para o desenvolvimento da primeira bomba atômica e produziu o plutônio utilizado na "Fat Man", o artefato nuclear lançado em Nagasaki, no Japão. Posteriormente, a usina se dedicou à produção de armas nucleares durante a Guerra Fria.
Em 2007, a central continha dois terços de todos os resíduos de alta radioatividade dos Estados Unidos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cuca está de volta ao Palmeiras: "Responsabilidade muito maior"

Cuca está de volta ao Palmeiras (Foto: Tossiro Neto)

Cuca está de volta ao Palmeiras. Depois de muita expectativa entre os torcedores, o treinador campeão brasileiro de 2016 foi apresentado na Academia de Futebol nesta terça-feira e iniciou a sua terceira passagem pelo clube – a segunda como técnico. Ele substitui Eduardo Baptista, demitido na semana passada, após derrota para o Jorge Wilstermann, na Bolívia, pela Libertadores.
Cuca já comanda o treinamento da tarde desta terça, quando começa a preparação da equipe para enfrentar o Vasco, no próximo domingo, em casa, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Os ingressos estão à venda.
Cuca foi apresentado pelo presidente do Palmeiras, Mauricio Galiotte, e pela presidente do grupo Fam/Crefisa, Leila Pereira, patrocinadora do clube. Galiotte ressaltou que Cuca só saiu do clube em dezembro por alegar "questões particulares".
– Eu saí no começo de dezembro, quando avisei que não iria ficar por motivos pessoais, familiares. Pretendia dar uma atenção maior e dei à família. Não determinei prazo específico de quando ficaria parado. Em teoria, cinco, seis meses, como acabou acontecendo – disse Cuca.
– Na sexta-feira, recebi ligação do Alexandre (Mattos) em cima de um possível retorno meu. Ele disse que se eu não viesse, viria outro. Eu estava até em negociação no mercado asiático. Se não viesse para cá, iria para lá. Já estava em condição de trabalhar, ainda que não tivesse feito o que queria, que era ver alguns treinos no mercado europeu – completou o treinador.
Cuca reafirmou que tinha a possibilidade de voltar a trabalhar no exterior e disse ter ficado "em dúvida" sobre voltar ao Verdão, mas acabou topando o desafio.
– Eu estava com alguma dúvida, sinceramente, em voltar ao Palmeiras, porque é muito precoce, muito em cima. Tinha condição de sair (para o exterior) também – disse Cuca.
– Um dos motivos principais que me fez vir foi o conhecimento de casa que tenho. É um trabalho muito difícil, responsabilidade muito maior, mas com conhecimento de casa bom, o que abrevia o trabalho. Todos sabem o carinho que tenho pelo clube – completou o treinador.
Momento especial
Em alta com a torcida, Cuca retorna ao Verdão cinco meses após ter deixado o clube, logo após a conquista do Brasileirão.
Palmeirense desde a infância, Cuca dirigiu o time alviverde em 51 partidas, com 29 vitórias, 11 empates e 11 derrotas.
Como jogador, Cuca atuou pelo Palmeiras em 1992, mas se despediu meses antes de o time sair da fila. No currículo, apenas um vice-campeonato paulista daquele ano. No total, foram 24 jogos com a camisa 8, 13 vitórias, quatro empates, sete derrotas e sete gols marcados.
Além de Cuca, que terá luvas pela contratação pagas pela Crefisa, a comissão técnica campeã brasileira também volta a trabalhar na Academia de Futebol: os auxiliares Cuquinha e Eudes Pedro e o observador técnico Daniel Cerqueira reforçam o Verdão.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Explosão de depósito de fogos de artifício no México deixa mortos e feridos

Moradores caminham entre os escombros de depósito pirotécnico que explodiu em San Isidro, Chilchotla, México  (Foto: Imelda Medina/Reuters)

Um depósito onde se armazenavam fogos de artifício no México explodiu na noite de segunda-feira (8), deixando mortos e feridos. Ao menos 14 pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas, informaram nesta terça fontes oficiais.
A explosão foi na comunidade de San Isidro no município de Chilchotla, estado de Puebla (centro do país), quando dezenas de moradores participavam dos preparativos para uma festa municipal que ocorrerá em 15 de maio, informou o governo de Puebla em um comunicado.
Um depósito de pirotecnia situado ao lado da igreja do povoado foi atingido por fogos de artifício e explodiu, de acordo com investigações iniciais.
O porta-voz do governo estadual, Javier Lozano Alarcón, detalhou que, dos 14 mortos, 11 são crianças.
Em declarações à imprensa local, Alarcón explicou que 22 feridos apresentam traumatismo craniano severo, queimaduras de terceiro grau e fraturas nas extremidades inferiores.
O governador de Puebla, Antonio Gali, e o secretário de Segurança do estado, Jesús Morales, se dirigirão nas próximas horas ao local da explosão.
A Secretaria de Saúde de Puebla informou que dez ambulâncias foram enviadas ao local do acidente para atender os feridos.

Moradora acende velas perto do lugar onde houve uma explosão de um depósito de fogos de artifício em San Isiro, Chilchotla, México  (Foto: Imelda Medina/Reuters)
Moradora acende velas perto do lugar onde houve uma explosão de um depósito de fogos de artifício em San Isiro, Chilchotla, México (Foto: Imelda Medina/Reuters)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Incêndio destrói fábrica de calçados da Carmen Steffens em SP e prejuízo é estimado em R$ 2 milhões

Cerca de 3 mil pares de calçados foram destruídos pelo incêndio na fábrica da Carmen Steffens em Franca, SP (Foto: Reprodução/EPTV)

Um incêndio destruiu uma fábrica de calçados da marca Carmen Steffens em Franca (SP) na madrugada desta terça-feira (9). Segundo a Polícia Militar, o fogo queimou 3 mil pares de sapatos femininos, prejuízo estimado em R$ 2 milhões. As causas serão investigadas.
Ainda de acordo com a PM, o incêndio teve início por volta de 0h25, na unidade localizada na Rua das Araras, no Jardim Primavera. Em pouco tempo, as chamas se espalharam pelas caixas de papelão usadas para embalar os calçados e também destruíram o maquinário do local.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por vizinhos da empresa e levou quatro horas para combater totalmente o fogo. Ao todo, quatro caminhões e 12 bombeiros trabalharam durante a madrugada. Não havia ninguém na fábrica no momento do incêndio.
O gerente da unidade, Generoso da Silva Lima, disse que a produção média dessa fábrica era de 600 pares de sapatos por dia e que o prejuízo é de cerca de R$ 2 milhões. As atividades foram suspensas e os trabalhadores remanejados para outros setores.
Lima explicou que existem sete barracões no local, mas apenas um deles foi atingido pelo fogo. As causas ainda estão sendo investigadas pela Polícia Civil. Peritos estiveram na empresa na manhã desta terça-feira e constataram que tudo foi destruído.

Caixas de papelão usadas para embalar os calçados foram destruídos durante o incêndio (Foto: Reprodução/EPTV)
Caixas de papelão usadas para embalar os calçados foram destruídos durante o incêndio (Foto: Reprodução/EPTV)

“Maquinário, estrutura de barracão, sapato, foi perda total. Não salvou nada, até as paredes foram destruídas, o telhado. Remanejamos os funcionários para outros setores, mas a fábrica está parada”, afirmou.
Criada em Franca, em 1993, a Carmen Steffens tornou-se uma das grifes mais conceituadas no ramo de calçados, roupas e acessórios no mundo. Atualmente, conta com 550 lojas em 18 países, entre eles Estados Unidos, França, Espanha e Austrália.

Incêndio destruiu unidade de fabricação de calçados da Carmen Steffens em Franca, SP (Foto: Reprodução/EPTV)
Incêndio destruiu unidade de fabricação de calçados da Carmen Steffens em Franca, SP (Foto: Reprodução/EPTV)

Em nota, a Carmen Steffens informou que o incêndio ocorreu "em uma pequena unidade", onde trabalhavam 25 pessoas, mas não havia ninguém no prédio. A empresa negou que o valor do prejuízo seja de R$ 2 milhões, como informado pelo gerente da unidade.
"Felizmente os danos foram somente materiais e estão no seguro, estimando aproximadamente R$ 800 mil em perdas. A perícia técnica e os bombeiros estão investigando as causas do incêndio", diz o comunicado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avalanche nos Alpes franceses deixa três mortos

O monte Greffier, nos Alpes franceses, onde dois esquiadores e um guia foram mortos por uma avalanche (Foto: Jean-Pierre Clatot/AFP)

Uma avalanche nos Alpes franceses matou dois esquiadores e um guia de montanha na manhã desta terça-feira (9), informaram fontes da administração do departamento de Savoie, onde ocorreu o acidente.
A avalanche aconteceu por volta do meio-dia local (7h de Brasília) a aproximadamente 3 mil metros de altitude, no sopé do monte Greffier. Em uma encosta, a neve se desprendeu e arrastou o grupo, explicaram as fontes.
Por enquanto, não se sabe a identidade e a nacionalidade das vítimas, mas as autoridades acreditam que o guia era francês.
Serviços de resgate foram enviados ao local da avalanche em helicóptero. Em princípio, temia-se que uma quarta vítima poderia estar sob a neve, mas as autoridades locais indicaram que os trabalhos de busca foram concluídos.
Os integrantes da excursão estavam equipados com detectores para casos de avalanche, o que facilitou sua localização.
Em declarações à rádio France Info, o subprefeito da comuna de Saint-Jean-de-Maurienne, que fica no departamento de Savoie, Morgan Tanguy, afirmou que as condições eram propícias para a prática de esqui de travessia, mas lembrou que a região está em alerta para o risco de avalanches.
Tanguy afirmou que os excursionistas tinham tomado as precauções adequadas, mas que acidentes deste tipo são difíceis de prever nesta época do ano.
O departamento de Savoie se encontra em alerta amarelo para avalanches, assim como outros na região dos Alpes, como Haute-Savoie, Hautes-Alpes, Alpes-de-Haute-Provence e Alpes-Maritimes.
A avalanche aconteceu no setor conhecido como Albaron, perto da localidade de Bessans,.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia investiga participação de outras 21 pessoas em grupo suspeito de fraudar concursos

Casa alugada em condomínio de luxo em João Pessoa funcionava como ponto de operações da quadrilha (Foto: Lucas Sá/DDF João Pessoa)

Pelo menos outras 21 pessoas estão sendo investigadas pela Polícia Civil da Paraíba como suspeitas de integrar o grupo criminoso que teria fraudado pelo menos 60 concursos públicos em seis estados do Nordeste. De acordo com o delegado de defraudações e falsificações de João Pessoa, Lucas Sá, o número final de pessoas envolvidas no esquema das fraudes pode passar de 40 até o fim das investigações.
A Operação Gabarito foi deflagrada no domingo (7), quando 19 pessoas foram presas em João Pessoa e no Rio Grande do Norte, durante a realização do concurso do Ministério Público do RN. Os suspeitos fraudavam documentos para facilitar empréstimos para pagar a fraude, diplomas para ingresso no cargo e gabarito da prova. Entre os presos estão dois irmãos, apontados como líderes do grupo e já aprovados em 29 concursos. A quadrilha cobrava até R$ 150 mil para vender o "kit completo" de aprovação.
“Além das pessoas que foram presas no domingo, temos estes outros suspeitos que já foram identificados e só não foram presos em flagrante pois não estavam atuando neste concurso específico. O grupo é grande e os membros se revezam de acordo com o concurso. O importante é que já sabemos quem são estas pessoas e agora vamos buscar a prisão preventiva delas”, explica Lucas Sá.
A audiência de custódia dos 19 presos no domingo aconteceu na segunda-feira (8) em João Pessoa e a Justiça manteve a prisão dos suspeitos. O delegado afirma que as fraudes começaram em 2005, e mais de 500 pessoas já foram beneficiadas com o esquema em concursos na Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí. O valor pago pelas pessoas para o grupo já acumulava pelo menos R$ 18 milhões.
O esquema funcionava por meio de escutas e transmissões eletrônicas durante a aplicação das provas. Parte dos suspeitos ficavam na casa onde os líderes do grupo foram presos, em João Pessoa, e eram responsáveis por receber as informações das provas de outros integrantes do grupo que faziam as provas. “Eles repassavam as informações para os ‘professores’, que respondiam as questões e mandavam os gabaritos para os candidatos”, explica Lucas Sá.
Segundo o delegado, os “clientes” do grupo eram contatados principalmente em cursinhos e por meio redes sociais. “São muitas as maneiras, mas as principais são pelo Facebook, WhatsApp e indicação de pessoas de cursinhos. Vários desses professores [presos] são professores de cursinho. Então eles acabam indicando a organização para os alunos desses cursos e fazendo a proposta de ingressar no esquema fraudulento”, disse o delegado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

TRF4 nega pedido de Lula para suspender processo sobre triplex

MPF acusa ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de receber um triplex da OAS como pagamento de propina (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a suspensão do processo do triplex da empreiteira OAS. Com isso, está mantido o depoimento do petista ao juiz Sérgio Moro nesta quarta (10), em Curitiba.
A decisão é do juiz federal Nivaldo Brunoni, convocado para substituir desembargador federal relator da Lava Jato na 8ª Turma, em Porto Alegre, João Pedro Gebran Neto. O G1 entrou em contato com os advogados de Lula e aguarda uma posição.
A defesa do ex-presidente recorreu com um habeas corpus que pedia liminarmente a suspensão do processo sobre o triplex da empreiteira OAS. Os advogados alegaram prejuízo pelo fato de haver juntada de documentos pela Petrobras nas últimas semanas. No pedido, os defensores solicitavam ainda mais tempo para análise de documentos.
Em sua decisão, o magistrado destacou que o interrogatório de Lula ganhou repercussão nacional e que isso mudou a rotina da Justiça Federal de Curitiba e de vários órgãos da capital paranaense.
“Medidas excepcionais foram tomadas para evitar tumulto e garantir a segurança nas proximidades do fórum federal; prazos foram suspensos, o acesso ao prédio-sede da Subseção Judiciária será restrito a pessoas previamente identificadas e o trânsito nas imediações será afetado, medidas que vem mobilizando vários órgãos da capital paranaense”, escreveu Brunoni.
Para o magistrado, não há razão para suspender o depoimento e o andamento da ação penal.
“Assim, ausente flagrante ilegalidade e possibilitada pela própria autoridade coatora a apresentação de documentação até a fase do art. 402 do CPP e, ainda, a eventual repetição de atos processuais já realizados, não há razão para o deferimento de suspensão do interrogatório do paciente e sobrestamento da ação penal”, diz o texto.
A defesa alega que "é materialmente impossível" analisar a documentação do processo até esta quarta (10), data em que o depoimento do ex-presidente ao juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal de Curitiba, está marcado. O MPF acusa Lula de receber um triplex da construtora, como pagamento de propina. O petista nega as acusações.

No habeas corpus, a defesa também pedia "a concessão da ordem para que seja concedido prazo razoável para a análise dos documentos, além da apresentação da íntegra da relação antes requerida e deferida pelo Juízo, com a eventual renovação dos atos processuais subsequentes que tenham sido prejudicados pela decisão ilegal."
Conforme a defesa de Lula, existem "5,42 gigabytes de mídia e cerca de 5 mil documentos estimados cerca de 100 mil páginas".
Porém, segundo Brunoni, a documentação que a Petrobras anexou ao processo foi requerida pela própria defesa e não está relacionada aos contratos indicados na denúncia. “Não há ilegalidade no não fornecimento de contratos e documentos que não digam respeito às imputações não contidas na denúncia”, explicou o relator.
O relator também negou a suspensão da tramitação do processo, também requerida pela defesa, até que examinasse todos os documentos. “Foge do razoável a defesa pretender o sobrestamento da ação penal até a aferição da integralidade da documentação por ela própria solicitada, quando a inicial acusatória está suficientemente instruída”, concluiu.
Moro retomou na última quinta-feira (4) os depoimentos de réus no processo. As audiências deveriam ter sido realizadas em 28 de abril, mas foram adiadas a pedido dos advogados, em função da greve geral marcada para aquele dia.
Lula também teve o depoimento adiado, mas a pedido da Polícia Federal, que alegou não ter conversado com as autoridades competentes para garantir a segurança no dia 3 de maio, data original da oitiva.
O processo
Nesta ação penal, o MPF acusa o ex-presidente de receber um apartamento triplex, no Guarujá, litoral paulista. O imóvel faz parte de uma série de obras que a OAS assumiu após a falência da antiga cooperativa de crédito do Sindicato dos Bancários de São Paulo, a Bancoop.
Quando ainda era parte do Bancoop, a família Lula possuía uma cota de um apartamento no edifício que seria construído. No entanto, a defesa do ex-presidente diz que a ex-primeira-dama Marisa Letícia decidiu suspender o negócio quando houve a transferência de responsabilidade para a OAS, recebendo os valores já pagos para o Bancoop.
O MPF sustenta, porém, que a OAS queria entregar o apartamento a Lula, como contrapartida por supostos serviços prestados por ele, atuando em favor da empresa junto a contratos com a Petrobras.
A afirmação está baseada, entre outras coisas, em visitas feitas pela família de Lula ao imóvel, em 2014. O apartamento recebeu uma série de melhorias após essa visita, incluindo a instalação de um elevador privativo para dar acesso aos andares do imóvel.
Em depoimento, o ex-presidente da empresa, José Aldemário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, afirmou que, quando houve a divulgação de que o triplex pertenceria a Lula, ele procurou João Vaccari Neto e, depois, Paulo Okamotto para saber como proceder, uma vez que o triplex estava em nome da OAS.
“A orientação que foi me passada naquela época foi ‘toque o assunto do mesmo jeito que você vinha conduzindo. O apartamento não pode ser comercializado, o apartamento continua em nome da OAS, e, depois, a gente vai ver como fazer a transferência ou o que for’”. De acordo com Pinheiro, assim foi feito.
Segundo o empresário, a cota pertencente a Lula e a Dona Marisa era de um apartamento típico do edifício Solaris (a unidade 141), e não de um triplex (a unidade 164). A diferença de preço entre o imóvel adquirido pela família do ex-presidente e o triplex ficava em torno de R$ 750 mil e R$ 800 mil. Essa diferença, segundo o réu, foi abativa no encontro de contas com João Vaccari.
"Eu fui orientado que esse apartamento eu poderia negociá-lo, porque o apartamento da família seria o triplex". Essa orientação, ainda de acordo com Léo Pinheiro, partiu de Vaccari e de Okamoto.
Pinheiro disse que o triplex tinha área três vezes maior do que a dos demais apartamentos e que valor era duas vezes e meia maior. Ainda segundo o réu, em momento algum foi falado que o presidente pagaria a diferença de preço.
Versão diferente
Outros ex-executivos da OAS que prestaram depoimento deram versões diferentes sobre o caso do apartamento. Eles disseram que não tinham conhecimento de que as obras executadas no apartamento seriam, de fato, para que o ex-presidente pudesse ficar com o imóvel. Fábio Yonamine e Paulo Gordilho disseram que as melhorias foram requisitadas por Pinheiro e que eles apenas obedeceram às ordens.
Os dois, porém, confirmaram à Justiça as visitas da família Lula ao apartamento, em 2014. Uma delas, inclusive, teve a presença do próprio ex-presidente, e a outra, apenas de dona Marisa e Fábio Luis Lula da Silva, filho do casal.
Fase final
Após o depoimento de Lula, o processo chegará à fase final. O MPF e as defesas poderão pedir as últimas diligências. Caso isso não ocorra, o juiz determinará os prazos para que as partes apresentem as alegações finais. Em seguida, os autos voltam para Moro, que vai definir a sentença, podendo condenar ou absolver os réus. Não há prazo para que a sentença seja publicada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Novo PGJ divulga lista e não irá aproveitar nomes da atual gestão


Nenhum nome da atual gestão deverá sobreviver à transição no comando do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

O PGJ eleito, Eudo Rodrigues, cumpre uma das promessas que fez, segundo a qual iria repaginar o comando da instituição com novos nomes nos postos.

Numa lista preliminar obtida pela reportagem, há nomes de peso, como a PGJ adjunta, que será Elaine Cardoso e combativos – e excelentes promotores – nas chefias de órgãos de investigação, como Emanuel Dhayan e Fausto França.

Confira quais serão os auxiliares do PGJ:

– PGJ Adjunta: Elaine Cardoso;

– Chefe de Gabinete: Carlos Henrique Rodrigues;

– CJAD: Oscar Hugo;

– CJUD: Marcelo Santos;

– Promotores Assessores: Hellen Maciel, Keiviany Sena, Paulo Lopes e Tatianne Sabrine;

– Núcleo Recursal: Flávio Nóbrega;

– Coord. GAECO e GSI: Fausto França;

– Promotores GAECO: Emanuel Dhayan, Rafael Galvão e Sílvio Brito;

– GAECO do Oeste: Fábio Melo;

– CEAF: Marcus Aurélio;

– CAOP Pat. Público: Liv Ferreira;

– CAOP Criminal: Glaucio Pinto;

– CAOP Saúde: Kalina Filgueira;

– CAOP Infância: Sandra Angélica;

– CAOP Meio Ambiente: Mariana Barbalho;

– CAOP Cidadania: Fladja Raiane;

– CAOP Inclusão: Leonardo Nagashima.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

Crianças recebem mochilas gigantes e viram memes na internet


As mochilas distribuídas pela prefeitura de Jequié, cidade do sudoeste da Bahia a 356 quilômetros de Salvador, se tornaram notícia e estão virando alvo de piadas nas redes sociais. O tamanho dos utensílios, distribuídos aos alunos da rede pública de ensino, chama a atenção por serem quase do mesmo tamanho dos estudantes. Há, inclusive, uma foto na qual uma criança sorri para a câmera de dentro de uma das mochilas.

As mochilas começaram a ser entregues nesta sexta-feira, 5, aos quase 18 mil alunos da rede pública municipal e fazem parte de uma série de investimentos na educação da cidade, segundo informa o site da prefeitura do município baiano. Além das mochilas, as crianças receberam estojo, caneta e borracha.

Na página da prefeitura no Facebook, os comentários ora criticavam, ora louvavam a atitude do Executivo municipal. “Tem gente rindo do tamanho da mochila? Só se for pra rir de alegria! Aplausos pra Jequié!”, escreveu uma pessoa. Já um internauta reprovou as mochilas. “As crianças ficaram igual umas tartarugas”, escreveu.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Tentativa de homicídio por arma de fogo no Abolição IV zona Oeste de Mossoró


Um jovem identificado como Antônio Victor Silva Melo, foi baleado na porta de casa, na tarde desta terça feira 09 de maio no Conjunto Abolição IV na zona Oeste de Mossoró RN. 

Segundo a Polícia Militar, a vítima estava na calçada de sua residência, localizada na Rua Onzieme Rosado, próximo a Unidade de Saúde quando foi surpreendido pelo atirador. 

O jovem foi atingido com vários disparos e socorrido pela Samu Para o Hospital Regional Tarcísio Maia e segundo informações o estado de saúde dele é considerado grave. 

Ainda não há informações sobre a identidade do atirador, nem qual seria a motivação do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

92° Crime de Homicídio em Mossoró 2017: homem é morto a tiros no Bairro Santa Helena.


A cidade de Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou na manhã desta terça feira 09 de maio de 2017, mais um homicídio provocado por arma de fogo. 

O crime aconteceu no quintal de uma casa localizada na Rua Maria Batista dos Santos no Loteamento Santa Helena no bairro Santo Antônio, zona Norte da cidade. 

Allysson Ferreira da Silva, padeiro de 25 anos, morador do Conjunto Redenção foi encontrado morto com três disparos de arma de fogo em um matagal nos fundos de uma residência 

Segundo informações repassadas pela polícia, Juninho como era mais conhecido era suspeito de envolvimento na morte do menor Lindomar Sales da Silva de 14 que morreu semana passada na UPA do Santo Antônio, depois que foi baleado na porta de sua casa na mesma Rua onde Allysson foi morto hoje de manhã. 

O delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Dr. Rafael Arraes,disse a reportagem do Fim da Linha, que Allysson foi morto no quintal da casa e arrastado para o matagal, haja visto que a perícia constatou a existência de marcas de sangue e sinais de arrasto de dentro para fora do quintal.

O delegado adiantou que a investigação está banstante avançada e que em 15 dias, no máximo o crime será esclarecido com sua autoria. 

O corpo de Allysson foi removido para a sede do ITEP onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade chega aos 92 assassinatos neste ano de 2017. 






Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Ministério Público do RN se prepara para 'eventuais locações' de carros blindados

Carro blindado com nível III-A garante proteção contra disparos de revólver de todos os calibres, inclusive submetralhadoras (pistolas) 9 milímetros e Magnum 44  (Foto: Adneison Severiano G1/AM)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte vai realizar uma licitação para 'eventuais locações' de carros blindados. A informação foi publicada na edição desta terça-feira (9) do Diário Oficial do Estado.
A assessoria de imprensa do Ministério Público explicou que o Gabinete de Segurança Institucional do órgão possui, dentro de sua estrutura, veículos blindados próprios. “Acontece que situação urgente e imprevista pode ocorrer (acidente, integrantes que precisem usar o blindado, manutenção). Logo, o que se planeja é ter um mecanismo rápido de contratação para quando a urgência acontecer. A quantidade de carros e sua contratação será de acordo com a necessidade. O custo será conhecido ao final do procedimento”.
No dia 24 de março, dentro da sede do MP, o então procurador-geral de Justiça Rinaldo Reis, o procurador-geral adjunto Jovino Pereira Sobrinho, e mais o promotor Wendell Beetoven Ribeiro Agra foram alvos de disparos de arma de fogo feitos por um servidor. Guilherme Wanderley Lopes da Silva, de 44 anos, está preso. Rinaldo não foi atingido, mas o atirador baleou Josino e Wendell. Eles ainda se recuperam dos ferimentos.
A publicação que trata da licitação é assinada pelo pregoeiro da Procuradoria-Geral de Justiça, Jorge Álvares Neto. Nela, ele torna público que o processo será realizado na modalidade pregão eletrônico, tipo menor preço por item, para a “contratação de empresa especializada nas prestação de serviço de locação e gerenciamento de veículo com blindagem nível III-A.
Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o nível III-A de blindagem tem uma resistência quatro vezes maior que o nível I e é a proteção usada por 95% do mercado. É resistente a armas de mão de todos os calibres, inclusive submetralhadoras (pistolas) 9 milímetros e Magnum 44.
Ainda de acordo com o MP, a licitação dispensa a contratação de motorista, mas exige seguro total e serviços de manutenção do veículo.

Edital
A sessão pública para a disputa de preços está marcada para às 10h do dia 22 deste mês.
O edital poderá ser adquirido na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, que fica na Rua Promotor Manoel Alves Pessôa Neto, nº 97, bairro de Candelária, Zona Sul de Natal, no horário das 8h às 12h e de 13h às 17h (de segunda a quinta-feira) e das 8h às 14h (sextas-feiras) ou nos seguintes endereços eletrônicos: www.mprn.mp.br e www.comprasgovernamentais.gov.br.
Informações pelo fone/fax (84) 3232-4557 ou correio eletrônico cpl@mprn.mp.br.
Governo
Em fevereiro, o Executivo estadual confirmou o aluguel de um carro blindado para o transporte do governador Robinson Faria. O contrato, com duração de 180 dias e valor de R$ 72 mil, não foi licitado porque, de acordo com o Diário Oficial, o estado de calamidade do sistema penitenciário autoriza a tomada de medidas emergenciais.
Calamidade
A situação de calamidade no sistema prisional potiguar completou 2 anos em março. Veja AQUI a íntegra do decreto.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Teste do Olhinho' em recém-nascidos passa a ser obrigatório em Natal

Procedimento é obrigatório e detecta problemas de visão  (Foto: Matheus Henrique/G1)

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta terça-feira (9), no Diário Oficial do Município, que o 'teste do olhinho' será obrigatório nos serviços de saúde do município de Natal. O procedimento obrigatório é realizado ainda na maternidade logo após o nascimento do bebê.
O procedimento facilitará o atendimento aos nascidos com algum tipo de problema de visão. O exame é fundamental para detectar problemas oculares como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma e retinopatia de prematuridade.
De acordo com a Portaria, o teste do reflexo vermelho deve ser realizado pelo pediatra responsável pela evolução médica do recém-nascido no alojamento conjunto ou enfermaria, preferencialmente, até a alta hospitalar da maternidade. As gestantes que não realizaram o parto nos serviços municipais de saúde e os recém-nascidos não tiveram o teste do reflexo vermelho feito deverão procurar o distrito sanitário do seu domicílio para saber qual a sua referência.
Teste do olhinho
O teste do olhinho é feito na maternidade. Durante o exame, um feixe de luz é lançado nos olhos do recém-nascido de forma inofensiva. Caso o reflexo seja vermelho, como é comum em fotografias tiradas com flash, o olho é sadio.
Se o resultado for branco, o bebê pode ter catarata congênita, uma doença que afeta o cristalino do olho, estrutura vital para o foco e visualização correta das imagens lançadas na retina.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acidente é Registrado nas Proximidades de São Paulo do Potengi-RN


A policia Militar registrou no inicio da manhã desta terça (09) mais um acidente na RN, que fica nas proximidades da Cidade de São Paulo do Potengi, nenhuma vitima fatal foi registrada,
O Acidente envolveu um veiculo de uma distribuidora de alimentos, e uma Strada.

Fonte: Portal ova Cruz Oficial
Leia Mais ››

Quadrilha ataca carro-forte em Natal, troca tiros com vigilantes e queima veículo

Criminosos atacaram carro-forte na manhã desta terça-feira (9) em Natal (Foto: Divulgação/PM)

Criminosos armados atacaram um carro forte que chegava ao Banco do Brasil de Neópolis, que fica na BR-101, na manhã desta terça-feira (9). Segundo a Polícia Militar, pelo menos seis homens armados participaram da ação e trocaram tiros com os vigilantes.

Carro foi encontrado queimado perto do local do crime  (Foto: Divulgação/PM)
Carro foi encontrado queimado perto do local do crime (Foto: Divulgação/PM)

Ainda segundo a PM, a ação aconteceu às 9h40. O carro-forte estava chegando ao banco quando os criminosos chegaram. Eles estavam em um carro modelo sedã, que foi abandonado. Segundo a PM, eles fugiram em uma caminhonete.

Armados, criminosos trocaram tiros com vigilantes  (Foto: Divulgação/PM)
Armados, criminosos trocaram tiros com vigilantes (Foto: Divulgação/PM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caminhão com placas de São João do Sabugi capota no Ceará e mata garoto


Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira (8), foi por volta das 15:30 min na CE-321 que liga Mucambo a BR-222. Sinistro foi na localidade de Alto do Coqueiro entre Mucambo e Cacimbas.

O motorista do caminhão Mercedes Benz, placas OWA 4953 São João do Sabugi-RN, carregado de couro trafegava sentido Mucambo/Sobral quando tentou desviar de outro veiculo que seguia à frente, perdeu o controle do volante e capotou.
Um dos ajudante de carga morreu na hora e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas, duas delas presas às ferragens. No momento do acidente chovia e a pista estava escorregadia. Romildo de 15 anos, morreu na hora.
O Corpo de Bombeiros de Sobral foi acionado para auxiliar na remoção dos feridos. Uma equipe da Perícia forense foi acionada para o local. Mais detalhes a qualquer momento. 

Fonte: Blog Jair Sampaio / Via Mucambo em Questão
Leia Mais ››

Enem 2017 ganha novo sistema de segurança para evitar furtos de senha

Para recuperar a senha do Enem 2017, será preciso inserir dados pessoais pedidos aleatoriamente pelo sistema (Foto: Reprodução/Inep)

O sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi aberto hoje para as inscrições da edição 2017, ganhou reforços de segurança para evitar furtos de senha. A partir deste ano, não será mais possível criar uma nova senha direto no próprio site, e o usuário receberá um alerta por e-mail quando sua senha for alterada.
Enem 2017: veja o passo a passo para se inscrever
O Inep já havia anunciado que mudaria o sistema em fevereiro. As medidas foram tomadas depois que uma brecha foi supostamente por internautas em um fórum anônimo, que disseminaram dicas para "furtar" a senha de candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que se destacaram no Enem 2016.
Procurado pelo G1, o Inep afirmou que não vai divulgar detalhes sobre as alterações porque "o objetivo é evitar eventuais tentativas de burlar os procedimento de segurança que foram implementados" para a edição atual. "O Sistema de troca de senha do Enem passou por mudanças para a edição 2017. Mas, como o objetivo é evitar eventuais tentativas de burlar os procedimento de segurança que foram implementados, o Inep não divulgará detalhes. O sistema é auto explicativo e os participantes conhecerão o processo no momento que buscarem o serviço de troca de senha", disse, em nota, o instituto.

A senha escolhida pelos candidatos no ato da inscrição é importante não só para o acesso ao local de provas e ao resultado do exame. Ela também é necessária na hora da inscrição no Sisu, já que os dois sistemas, apesar de estarem em páginas diferentes, são integrados. Em janeiro deste ano, na primeira edição do Sisu, o MEC afirmou que, em dois dias, pelo menos 100 mil candidatos pediram para trocar a senha do Enem.
O G1 separou abaixo dicas para manter sua senha do Enem segura, e explica os passos para recuperá-la, caso você a perca:
Como manter a senha segura
Além de um sistema de segurança reforçado pelo Inep, a segurança da senha do Enem de um candidato também depende dele mesmo. Segundo Altieres Rohr, especialista em segurança digital e colunista do G1, não existe uma única estratégia perfeita para isso: tudo depende da conveniência de cada um.
Guardar a informação só na memória pode ocasionar o esquecimento. Mas nem sempre anotá-la em um papel pode resolver esse problema. "Anotar a senha é questão de quem você acha que tem mais probabilidade de causar problemas. Se o seu principal inimigo é o seu irmão menor querendo te pregar uma peça, tem que levar isso em conta, porque ele vai ter acesso às suas coisas e via pegar sua senha."
Ele afirma que, caso a pessoa tenha um local físico seguro onde deixar a informação anotada, essa pode ser uma opção. Uma alternativa é o que Altieres chama de "solução digital". Segundo ele, há programas que guardam todas as senhas do usuário de modo que só ele tenha acesso. O especialista também lembra que, em telefones celulares com criptografia, é possível deixar a senha anotada dentro do aparalho. "Existem vários meios que funcionam de acordo com a conveniência."
Uma coisa que todos os candidatos devem fazer, porém, é garantir que, durante todo o período do Enem e do Sisu, eles tenham acesso direto ao endereço de e-mail e ao telefone celular indicado no ato de inscrição. Além de facilitar o processo de recuperação de senha, com a nova camada de segurança aplicada pelo Inep no Enem 2017, o candidato receberá por e-mail um alerta caso alguém tente acessar sua conta. "Se você for deixar de utilizar o e-mail, já faz a troca, deixa os dados sempre atualizados, para não correr o risco de perder o aviso se acontecer algum problema", recomenda o especialista.
Como recuperar a senha
O G1 testou o novo sistema de troca de senha. De acordo com informações do Inep, agora, a lista de informações exigida para recuperar o acesso vai mudar aleatoriamente a cada pedido. No primeiro teste do G1, foi possível cadastrar um novo e-mail utilizando os seguintes dados pessoais: CPF, e-mail, telefone celular e nome completo da mãe. Já em uma segunda tentativa, foi preciso informar o RG, por exemplo.

Caso a pessoa responda às questões corretamente, ela pode escolher um novo endereço de e-mail e um novo número de telefone para receber uma senha temporária. Depois, deverá retornar ao site para escolher uma nova senha. Ao mesmo tempo, o sistema encaminha, no e-mail antigo, um e-mail automático alertando sobre a mudança. Segundo o Inep, o e-mail também vai avisar que, caso o candidato não tenha solicitado a alteração, ele deve entrar em contato com o Inep.

Para Altieres Rohr, o reforço da segurança é positivo, mas que ainda há riscos de que pessoas mal intencionadas possam obter os dados pessoais dos candidatos. "No Brasil você tem uma série de bancos de dados a que pessoas maliciosas podem ter acesso que têm praticamente todas as informações que nós temos. Nesse sentido não tem muita diferença você solicitar uma coisa ou outra", explicou ele sobre as perguntas aleatórias.
Ele afirma, porém, que, ao trocar as exigências a cada solicitação de troca de senha, é possível oferecer maior conveniência aos usuários, sem fragilizar a segurança. "Precisa ter facilidade de uso, esse é um sistema usado por muita gente, eles têm que levar sempre isso em conta. Essa é a grande dificuldade, o grande quebra-cabeças que ele tem que resolver. Unir tanto a segurança ao fato de que o sistema precisa ser utilizado em todas essas circunstâncias. Aí existe um limite de segurança que você vai alcançar." Segundo ele, o sistema não poderia negar acesso a alguém que perdeu a senha do e-mail e do telefone, por exemplo. "Você não pode negar acesso, é uma condição do sistema."
Além disso, ele explica que o novo sistema pode ter, além dessa faceta externa e pública, algumas camadas de segurança internas que usem o comportamento do usuário para prever e detectar quando uma solicitação de troca de senha tem risco de ser maliciosa. "Pode às vezes ter uma inteligência interna do sistema que está fazendo um alerta, alguma coisa, além do que a gente está vendo por fora. Existe em muitas empresas, os bancos utilizam isso hoje, se foi registrada um troca de senha e de repente você teve uma transferência para a China, por exemplo. Você pode ter esse tipo de inteligência no sistema, utilizar uma série de combinações de fatores para atribuir um fator de confiança naquela recuperação."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Peritos da PF vão avaliar obras apreendidas em casas da ex-mulher de Sérgio Cabral

O quadro 'O Beijo', de Rubens Gerchman, foi apreendido pela PF na casa de Suzana Neves (Foto: Divulgação/MPF)

Polícia Federal cumpriu, nesta segunda-feira (8), buscas e apreensões em duas residências que pertenceriam a Suzana Neves, ex-mulher do ex-governador Sérgio Cabral. Ao todo 48 obras foram apreendidas na operação desta segunda. O G1 teve acesso a fotos de parte do material aprendido: há quadros como 'O Beijo', de Rubens Gerchman', e até uma camisa do Santos autografada por Pelé.
Ainda esta semana, peritos irão em Itaipava (RJ) e em São João Del Rei (MG) para avaliar os móveis, quadros e objetos de antiguidade encontrados nas casas. A força-tarefa da Lava Jato no Rio suspeita de que Susana tenha adquirido bens com o dinheiro da propina recebido pelo grupo liberado por Cabral.
A ida a esses locais foi motivada a partir de buscas ocorridas nas operações Calicute e Eficiência, fases anteriores da Lava Jato no Rio. Nessas ações, identificou-se que Suzana Neves teria comprado em nome de sua empresa, a Araras Empreendimentos Consultoria e Serviços Ltda, um imóvel em São João del Rei por R$ 600 mil sem que, aparentemente, tivesse recursos de origem lícita compatível.
As investigações também apontam que Suzana utilizou sua empresa para ocultar a origem ilícita de R$ 1.266.975,00. Entre outubro de 2011 e dezembro de 2013, foram identificadas 31 transferências bancárias de recursos vindos do grupo de empresas da empreiteira FW Engenharia, através da empresa Survey Mar e Serviços Ltda, que realizou pagamentos à Araras Empreendimentos a título de serviços de consultoria em valor quase duas vezes maior que a sua renda bruta declarada.
A Polícia Federal ainda encontrou, nessas fases anteriores da Lava Jato, uma nota de uma empresa de mudanças para esses dois endereços. Informantes relataram que, nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, houve o descarregamento de um “container de quadros” na casa. Essas suspeitas levaram o Ministério Público Federal a solicitar buscas ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

Uma camisa Santos com dedicatória de Pelé está entre os bens apreendidos na casa de Suzana Neves (Foto: Divulgação/MPF)
Uma camisa Santos com dedicatória de Pelé está entre os bens apreendidos na casa de Suzana Neves (Foto: Divulgação/MPF)

Na casa de São João Del Rei, em Minas Gerais, os policiais encontraram 61 itens, sendo 29 quadros. Entre eles, "O Beijo", de Rubens Gershman. Os agentes ainda encontraram na residência, uma camisa do Santos, emoldurada, com dedicatória do craque do século, Pelé – o G1 não conseguiu contato com o ex-jogador.
No local, de dois andares, os policiais encontraram uma grande quantidade de móveis antigos. Por não terem conhecimento dos valores, os investigadores pediram a ida ao local de peritos que farão a avaliação.
Enquanto isso não for definido, Suzana Neves foi escolhida como fiel depositária dos bens evitando o risco que eles sejam danificados durante a remoção das casas. A medida tem como objetivo garantir a preservação das obras.

Relógio antigo está entre os bens que serão avaliados pela PF (Foto: Divulgação/MPF)
Relógio antigo está entre os bens que serão avaliados pela PF (Foto: Divulgação/MPF)

Em Itaipava, na Região Serrana do Rio, os policiais encontraram 19 itens, a maioria quadros.
A investigação da Polícia Federal mostra que a sede da empresa de Suzana é a própria residência dela, no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Não há ninguém contratado no empreendimento.
Quase 50% dos valores recebidos pela Survey da FW no período analisado pela investigação foram repassados logo em seguida para a empresa de Suzana Neves. Toda a movimentação levantou suspeita para a lavagem de dinheiro pago como propina à organização criminosa em contratos que o Governo do Estado do Rio de Janeiro firmou com a FW Engenharia.
Operações anteriores à de segunda-feira resultaram em apreensões que indicam o pagamento de propina pela empreiteira FW Engenharia.

Casa em São João Del Rei (MG), onde obras foram encontradas pela PF (Foto: Divulgação/MPF)
Casa em São João Del Rei (MG), onde obras foram encontradas pela PF (Foto: Divulgação/MPF)

Um dos contratos firmados com a empresa FW, no valor de R$ 35 milhões, pretendeu a elaboração de projeto executivo e a execução de obras complementares de urbanização no Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, comunidade beneficiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Favelas.
A contratação foi financiada com recursos da União provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento.
As oito denúncias já apresentadas pela Força Tarefa da Lava Jato revelam como Sérgio Cabral instituiu, ao assumir o Governo do Rio de Janeiro, em 2007, um esquema de cartelização de empresas e favorecimento em licitações, mediante pagamento de propina de cerca de 5% em todas as grandes obras públicas de construção civil contratadas junto ao ente público, quase sempre custeadas ou financiadas com recursos federais.
As investigações demonstraram que a organização desviou mais de US$ 100 milhões dos cofres públicos. Suspeita-se que parte do dinheiro obtido irregularmente tenha sido enviado para o exterior.

O que diz a ex-mulher de Cabral?
A defesa de Suzana afirmou que ela jamais escondeu obras de arte ou qualquer outro objeto em sua propriedade. "A defesa destacou ainda que o imóvel localizado em Araras não é dela, pertence à sua mãe e ao seu falecido pai, desde a década de 70. Susana está à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários à investigação."

Fonte: G1
Leia Mais ››