quarta-feira, março 25, 2020

Mandetta afirma que segue no cargo e diz que viu 'grande colaboração na fala do presidente' Bolsonaro

Resultado de imagem para Casos de coronavírus no BrasilUm dia depois de o presidente Jair Bolsonaro ter feito um pronunciamento criticando medidas de isolamento social adotadas no Brasil contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta quarta-feira (25) que permanece no cargo e defendeu o posicionamento do presidente.

"Eu vou deixar muito claro: eu saio daqui na hora que acharem que eu não devo trabalhar, que o presidente achar, porque foi ele que me nomeou. Ou se eu tiver doente, o que é possível, eu ter uma doença, ou no momento que eu achar que esse período todo de turbulência já tenha passado e que eu possa não ser mais útil. Nesse momento de crise agora, eu vou trabalhar ao máximo. Equipe está todinha focada. Nós vamos trabalhar com critério técnico", disse Mandetta.

Atividade econômica
Mandetta defendeu a manutenção da atividade econômica no Brasil. Ele afirmou que essa é uma das preocupações do comitê interministerial que atua no enfrentamento da crise. "Tenho certeza que esse comitê vai achar boas soluções para a economia", disse Mandetta.

O ministro citou a agropecuária como exemplo de ramo que precisa continuar ativo para evitar consequências em outros setores.

"Eu sou de um estado agrícola. Nós temos safra para colher, uma safra daqui a pouco para plantar e sem alimento não adianta a gente fazer luta, porque quem está segurando a economia desse país é o agro. A gente então precisa pensar tudo isso", disse o ministro, para na sequência apoiar o pronunciamento de Bolsonaro, que foi criticado por políticos e entidades médicas.

"E eu vejo nesse sentido a grande colaboração da fala do presidente. Chamar a atenção de todos que é preciso pensar na economia" - Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde
Medidas dos estados e ministério
Nesta quarta-feira, governadores afirmaram que vão manter atos que determinam a restrição de circulação e o isolamento social mesmo após o presidente Jair Bolsonaro pedir o fim das medidas. Entidades do setor da saúde e da área da ciência condenaram o pronunciamento de Bolsonaro.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse nesta quarta que as orientações do Ministério da Saúde são "claras" e não incluem a restrição geral de circulação no país.

"Paciente sintomático deve permanecer em isolamento domiciliar juntamente com os seus familiares, pacientes com mais de 60 anos devem se manter em isolamento domiciliar sempre e todo tempo possível. Quando for necessário, a saída para alguma atividade como por exemplo fazer um atendimento médico fazer um procedimento médico, ok", disse Gabbardo.

"Além disso, as nossas orientações são para que a circulação seja a menor possível no sentido de não haver aglomerações. Essas são as recomendações: não haver aglomeração", afirmou o ministro.

"Agora, (quanto) à circulação, nós não colocamos nenhuma objeção. Os locais onde fizeram uma restrição maior dessa circulação fizeram por razões que entenderam que era o momento adequado. E agora nós vamos ter que conversar com eles para ver até que momento isso deve ser mantido e vamos principalmente ter ideia de qual foi o resultado", disse o secretário-executivo.

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››

Mourão diz que posição do governo 'é uma só': isolamento e distanciamento social

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta quarta-feira (25) que a posição do governo "é uma só": o isolamento e o distanciamento social.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão — Foto: Reprodução EPTV

Mourão deu a declaração ao conceder uma entrevista por videoconferência sobre ações do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

Durante a entrevista, ele foi questionado sobre o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, nesta quarta (24), no qual Bolsonaro pediu a "volta à normalidade" em meio à pandemia do coronavírus, o fim do "confinamento em massa" e afirmou que os meios de comunicação espalharam "pavor".

"A posição do nosso governo, por enquanto, é uma só: o isolamento e o distanciamento social", afirmou Mourão.
Para Mourão, "pode ser" que Bolsonaro "tenha se expressado de uma forma que não foi a melhor".

O vice-presidente da República declarou ainda que Bolsonaro está, "por enquanto", dentro da política sugerida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Repercussão
Logo após o pronunciamento do presidente da República ter ido ao ar, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que a fala de Bolsonaro foi "grave" e que o país precisa de uma "liderança séria".

"Neste momento grave, o país precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população. Consideramos grave a posição externada pelo presidente da República hoje, em cadeia nacional, de ataque às medidas de contenção ao Covid-19", afirmou Alcolumbre.

Em seguida, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o pronunciamento foi "equivocado" e que os brasileiros precisam seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Desde o início desta crise venho pedindo sensatez, equilíbrio e união. O pronunciamento do presidente foi equivocado ao atacar a imprensa, os governadores e especialistas em saúde pública", publicou Rodrigo Maia em uma rede social.

Dados do coronavírus
De acordo com o Ministério da Saúde, até a tarde desta quarta-feira, o Brasil registrou 57 mortes e 2.433 casos confirmados de covid-19, a doença provocada pelo coronavírus.

Conforme a OMS, também até a tarde desta quarta, foram registrados no mundo 416.686 casos confirmados de coronavírus, com 18.589 mortes, em 197 países.

Governadores
Pelo menos 25 dos 27 governadores informaram nesta quarta que vão manter regras de isolamento. Essas ações são recomendadas por autoridades sanitárias, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo Mourão, o ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, comandará nesta quinta-feira (26) uma reunião cujo objetivo será definir um "planejamento comum" diante das diferentes legislações dos estados sobre isolamento.

"Amanhã de manhã, o ministro Braga Netto [...] estará realizando uma reunião com os representantes dos ministérios e também ouvindo os governadores dos estados para que se defina um planejamento comum, restrições comuns, de modo que seja assegurado em todo o Brasil o fluxo logístico", explicou.

Para o vice-presidente, é necessário o transporte de itens como remédios, vacinas e testes para diagnóstico da Covid-19 nas regiões do país.

Sobre o atrito entre governadores e Bolsonaro, Mourão disse que "isso faz parte da política". Segundo ele, existe um ambiente de "cooperação" entre os governos federal e estaduais e que esta reunião da Casa Civil vai alinhar os decretos dos governadores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mortes por coronavírus sobem para 59 no Brasil; são 2.554 casos

Resultado de imagem para Casos de coronavírus no Brasil
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 19h40 de quarta-feira (25), 2.527 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 59 mortos. O Rio de Janeiro registra oito mortos e São Paulo, 48. Amazonas, Pernambuco e Rio Grande do Sul registraram mortes pela Covid-19.

O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde desta quarta-feira (25), informando que o Brasil registra 2.433 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 57 mortes - os dados ainda não foram atualizados por todas as secretarias de saúde estaduais.

Na manhã desta quarta-feira (25), Pará chegou a sete casos confirmados e Minas Gerais registrou mais três casos, contabilizando 133 infectados. Já a Bahia tem 84 casos confirmados. O Distrito Federal registrou cinco novos casos e totaliza 182 infectados. O Rio de Janeiro, agora, registra um total de 270 casos da doença e, São Paulo, 862.

Também na quarta, a prefeitura de Porto Alegre confirmou a primeira morte pela Covid-19 no Rio Grande do Sul. Paciente era uma mulher de 91 anos que estava na UTI. O caso foi confirmado pela secretaria de saúde do estado e pelo Ministério da Saúde.

Confira o balanço das secretarias de Saúde:

Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

EstadoSecretarias da SaúdeMinistério da Saúde
AC2323
AL1111
AP11
AM5454
BA9184
CE211200
DF191160
ES4039
GO2929
MA88
MT98
MS2424
MG133133
PA77
PB53
PR9781
PE4646
PI88
RJ370370
RN1414
RS162123
RO55
RR88
SC122109
SP862862
SE1616
TO77
Total25542433

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sobe para 6 o número de casos suspeitos de Covid-19 em Caraúbas, RN

Os casos suspeitos de pacientes com Covid-19 subiram para seis em Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte, segundo o novo boletim divulgado na tarde desta quarta-feira (25) pela Secretaria Municipal da Saúde. Até o momento nenhum caso confirmado.


Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Umarizal registra primeiro caso suspeito do novo coronavírus

Umarizal registra primeiro caso suspeito do novo coronavírusA Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou na tarde desta quarta-feira (25), o primeiro caso suspeito para o novo Coronavírus em Umarizal, no Oeste do Rio Grande do Norte. O paciente é um homem de 43 anos de idade e sem histórico de comorbidades.

O paciente, que trabalhava no estado do Ceará e voltou para a cidade após o decreto de quarentena, apresenta sintomas como febre, dificuldades respiratória e tosse. Seu quadro clínico se agravou na noite desta terça-feira (24).

O autônomo foi encaminhado para o Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, onde foi feito exame de Raio-X e cumprido todo o protocolo para detectar o Covid-19. Após o resultado do exame de imagem, o paciente foi orientado a colher o SWAB, exame que comprovará ou não a presença do novo vírus.

A SMS tomará todas as providências para a orientação quanto ao isolamento domiciliar do paciente e à sua família e dará toda a assistência médica necessária, caso se confirme o diagnóstico, no tratamento do paciente que permanecerá com sua identidade mantida em sigilo.

A Secretaria de Saúde alerta e reitera a necessidade de toda a população cumprir a determinação de se manter em isolamento social e somente sair de casa em uma necessidade realmente urgente. A SMS conta com a colaboração de todos os umarizalenses nessa luta contra um inimigo invisível e que poderá trazer grandes prejuízos a todos.

Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Boletim é atualizado de casos suspeitos de Coronavírus em Apodi


A Prefeitura de Apodi vem a público informar à população que notificamos mais 2 casos SUSPEITOS DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) em Apodi, totalizando 3 casos suspeitos até aqui.

Foi realizada a coleta do exame e os pacientes foram orientados a manter-se em isolamento e cuidados domiciliares.

Fonte: Apodiário
Leia Mais ››

Seturn diz que transporte de ônibus de Natal pode parar se prefeitura não oferecer subsídio

As empresas que realizam o transporte público de ônibus de Natal querem subsídio da prefeitura para continuarem as operações. O motivo é a redução da circulação dos passageiros, por causa do isolamento social praticado para evitar o contágio pelo coronavírus. Os empresários afirmam que podem parar as atividades no final do mês.

Ônibus operam em Natal com avisos sobre cuidado com aglomerações e não circulam com passageiros em pé — Foto: Pedro Vitorino
Ônibus operam em Natal com avisos sobre cuidado com aglomerações e não circulam com passageiros em pé — Foto: Pedro Vitorino

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) alega que não tem como arcar com as despesas se a prefeitura não entrar com o subsídio. De acordo com Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn, as empresas vão suspender as atividades no final do mês porque não terão como pagar aos fornecedores e também arcar com os salários de funcionários.

Queiroga diz que a redução é de 79% no fluxo de passageiros entre o dia 10 de março e esta terça-feira (24). “Se fossemos cobrar isso na passagem, a tarifa iria a R$ 15, o que é inviável”, alega.

‘‘A baixa demanda da comunidade natalense em utilizar os ônibus interfere diretamente na tarifa. Pode chegar a faltar pagamento para os operadores e, com isso, eles consequentemente virão a parar suas atividades. A sugestão imposta é que a Prefeitura realize o subsídio desses salários dos motoristas, cobradores e demais trabalhadores envolvidos. A Câmara Municipal pode, inclusive, protocolar em estado de emergência essa solicitação’’, sugere Nilson Queiroga.

O consultor afirma que as empresas podem ir à falência diante da situação.

Redução de frota
A Prefeitura de Natal acertou em 30% mais 46 ônibus a quantidade de veículo operando na cidade, por causa da pandemia do novo coronavírus. No início da semana, o sistema de transporte rodou com 30% da frota e foram registradas lotações. O número foi reajustado para que não aja aglomerações dentro dos coletivos, o que facilita a transmissão do Covid-19.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeitura convoca 192 aprovados em concurso da Semtas para reforçar combate ao coronavírus em Natal

A Prefeitura do Natal convocou nesta quarta-feira (25) 192 aprovados em um concurso de 2016 para preencher cargos efetivos na Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A relação dos convocados foi publicada na edição desta quarta do Diário Oficial do Município (DOM).

Prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas) — Foto: Google Maps/Reprodução
Prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas) — Foto: Google Maps/Reprodução

Acompanha a relação dos aprovados uma portaria que estabelece um regime especial de contratação dos novos servidores, inclusive abrindo mão de prazos de comparecimento e da apresentação prévia de exames médicos ocupacionais.

Essas medidas acontecem pelo estado de emergência e calamidade de Natal devido à pandemia do novo coronavírus. As etapas de contratação vão ser obedecidas ao fim do estado de calamidade pública.

Estão entre os convocados psicólogos, pedagogos, administradores, orientadores sociais, assistentes sociais, assistentes administrativos, cuidadores, além de outros profissionais. Dentro do quadro efetivo, eles vão atuar neste momento em ações voltadas aos mais necessitados, como as pessoas em situação de rua que estão sendo abrigadas em escolas.

Os convocados devem enviar, no prazo máximo de dois dias, os documentos necessários para o e-mail semad@natal.gov.br. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (84) 98786-1986, inclusive por mensagem.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: Startup produz equipamento de proteção para doar a profissionais da saúde do RN

Uma startup potiguar está produzindo protetores faciais em impressoras 3D para doar a unidades hospitalares do Rio Grande do Norte. O equipamento será usado por profissionais de saúde, como forma de proteção ao novo coronavírus. A Void 3D, empresa incubada no Instituto Metrópole Digital da UFRN, produziu 170 unidades entre a segunda (23) e a terça-feira (24) e a expectativa é de fechar esta quarta-feira com 250 protetores prontos.

Empresa Void #d está produzindo protetores faciais para doar a unidades hospitalares do RN — Foto: Assessoria de Imprensa/IMD
Empresa Void #d está produzindo protetores faciais para doar a unidades hospitalares do RN — Foto: Assessoria de Imprensa/IMD

O projeto é financiado por uma vaquinha virtual e a quantidade de protetores faciais produzida vai depender do dinheiro arrecadado. De acordo com Arthur Andrade, diretor da Void 3D, a primeira doação deve acontecer no Hospital Giselda Trigueiro, referência em infectologia no estado, até a sexta-feira (27).

O Instituto de Medicina Tropical da UFRN, que está realizando os testes de confirmação do Covid-19, também vai receber unidades, assim como o hospital Promater, que está auxiliando no projeto. Em seguida, mais unidades serão indicadas para doação.

Arthur Andrade conta que a iniciativa de doação dos equipamentos de proteção individual surgiu na República Tcheca. Uma empresa local produziu os protetores e deixou o projeto aberto na internet, para quem quisesse replicar.

“Conversamos e decidimos fazer aqui. Abrimos a vaquinha virtual no domingo (22) e de cara recebemos muitas doações. Então começamos a produção na segunda, com recursos próprios”, conta Andrade. Ele explica que, como o dinheiro da vaquinha só sai quando ela é encerrada, a Void 3D está investindo recursos próprios para reaver o valor depois.

Ainda segundo Arthur Andrade, além dos protetores faciais, a equipe da Void 3D iniciou pesquisas para desenvolver outros tipos de máscaras e também respiradores mecânicos. “Estamos em fase de testes”, afirma.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em carta, governadores do Nordeste mantêm medidas preventivas ao coronavírus após Bolsonaro pedir fim de isolamento

Os governadores dos nove estados do Nordeste divulgaram, na tarde desta quarta-feira (25), uma carta em que afirmam que vão manter as medidas preventivas já tomadas com relação ao novo coronavírus, mesmo após o presidente Jair Bolsonaro pedir o fim do isolamento social.

Consórcio Nordeste é liderado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT) — Foto: Gov/BA
Consórcio Nordeste é liderado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT) — Foto: Gov/BA

No documento, o Consórcio Nordeste, que é liderado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), pontua que as determinações continuarão válidas de acordo com os registros dos órgãos oficiais de saúde de cada estado.

Entre as medidas tomadas pelo governo da Bahia estão o fechamento de escolas, suspensão de voos de/para cidades com registro de contaminação e fechamento de rodoviárias. Veja todas as medidas aqui.

Os governadores ponderam ainda que é "um momento de guerra" contra uma doença altamente contagiosa e "com milhares de vítimas fatais" em todo o mundo, e que a decisão prioritária foi a de "cuidar da vida das pessoas, não esquecendo da responsabilidade de administrar a economia dos estados".

Ainda no documento, os nove governadores se disseram frustrados com o posicionamento agressivo da presidência da república e disseram que ele "deveria exercer o seu papel de liderança e coalizão em nome do Brasil".

Na noite de terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro disse, em pronunciamento oficial, que os meios de comunicação espalham uma sensação de "pavor" e que, se contrair o vírus, não pegará mais do que uma "gripezinha".

O governador Rui Costa já havia se manifestado contra a fala do presidente Jair Bolsonaro na noite de terça-feira (24), após o pronunciamento do presidente.

"Não é gripezinha. Vou continuar trabalhando em defesa da vida. Olhar nos olhos das pessoas e dizer: estamos numa guerra. ACORDA. Temos que vencê-la. Chega de discurso vazio e delírios. Vamos trabalhar mais e mais. Responsabilidade. Todos contra o coronavírus", disse em uma rede social.

Outras autoridades da Bahia, como o prefeito de Salvador, ACM Neto, também se manifestaram após a fala de Bolsonaro. Até a manhã desta quarta-feira (25), quando o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi divulgado, o estado tinha 84 casos confirmados da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Psicólogos no RN oferecem apoio emocional gratuito para quem está em isolamento

O Núcleo Apego e Perdas, formado por psicólogos potiguares, está oferecendo apoio emocional por telefone a pacientes que necessitem durante o período de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus.

Ajuda tem sido oferecida em outros estados — Foto: Thomaz Fernandes/G1
Ajuda tem sido oferecida em outros estados — Foto: Thomaz Fernandes/G1

"Cuidar da saúde física de todos tem sido prioridade através do recolhimento preventivo, mas não podemos descuidar da nossa saúde mental em nenhum momento", explicou a psicóloga Millena Câmara, uma das fundadoras do Apego e Perdas .

O grupo criou o "SOS Linha de Apoio Emocional", que vai funcionar todos os dias das 9h às 21h. Os contatos podem ser feito pelos telefones que estão nas redes sociais do grupo (clique AQUI).

A ação em Natal começou através do Instituto Entrelaços, do Rio de Janeiro, que passou a reunir profissionais de outros estados do Brasil dispostos a contribuírem no suporte emocional das pessoas neste período. São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás são outros estados que oferecem essa ajuda.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Projeto potiguar que verifica qualidade do ar é selecionado para Feira Brasileira de Ciências

Um projeto do campus central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi selecionado para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que é considerada a maior sobre o tema no país.

Projeto do IFRN verifica qualidade do ar — Foto: Davi Severiano
Projeto do IFRN verifica qualidade do ar — Foto: Davi Severiano

Desenvolvido pelo Centro de Competências em Software Livre, o projeto AirQ criou um equipamento que consegue verificar a qualidade do ar detectando os principais poluentes atmosféricos. A plataforma consegue ser implantada em diversos locais, como indústrias e laboratórios.

Os testes foram realizados no próprio campus central do IFRN. Na oportunidade, o dispositivo apontou a influência positiva do bosque e a interferência negativa da atividade antrópica na qualidade do ar do instituto.

Diante dos níveis de poluição e dos impactos negativos causados pelas atividades humanas, o projeto visa realizar a verificação da qualidade do ar, por meio da detecção dos principais poluentes atmosféricos, de modo acessível e funcional. O projeto pode ser implementado em diversos locais, a exemplo de indústrias e laboratórios.

O projeto é idealizado por uma equipe composta pelo professor orientador Moisés Cirilo de Brito Souto, pela co-orientadora Carolyna Cibelly Fernandes, que é graduanda do curso Rede Computadores, e pelos estudantes Klicyelle do Nascimento, Leonardo Pereira Barros e Keyvisson Macena Bulhões da Silveira.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sobe para 839 o número de casos suspeitos de coronavírus no RN; confira lista de cidades

Subiu para 839 o número de casos suspeitos do novo coronavírus - o Covid-19 - segundo divulgou a Secretaria Estadual de Saúde na tarde desta quarta-feira (25). O estado segue com 14 pacientes confirmados para a doença e tem pouco mais de 104 casos descartados, conforme os dados atualizados até às 8h15. O boletim foi divulgado no início da tarde.

Até esta terça-feira (24), o número de suspeitos no estado era de 478, ou seja, os casos suspeitos notificados tiveram crescimento de 75% de um dia para o outro. O número de casos confirmados se manteve o mesmo. Já a quantidade de municípios com casos suspeitos passou de 64 para 82. Veja a lista no final desta matéria.

Dentre os 14 casos confirmados, ainda de acordo com a Sesap, a maior ocorrência é em indivíduos jovens, de 30 a 39 anos, do sexo feminino. Os pacientes confirmados estão principalmente na região Leste do Rio Grande do Norte: 9 em Natal, 4 em Parnamirim, na região metropolitana, e um em Mossoró, no Oeste potiguar.

Entre os casos suspeitos registrados no Rio Grande do Norte, há 20 que são de pessoas que não são residentes no estado. Da mesma 5, entre o número de casos descartados, são de outras unidades federativas do Brasil. Aos casos suspeitos, também foram somados dois casos "prováveis".

Definição dos casos, segundo a Sesap
Caso suspeito: caso que apresente características compatíveis com os critérios clínicos e epidemiológicos (febre ou pelo menos um sintoma respiratório como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal, coriza ou dor de garganta, além de contato com casos suspeitos ou confirmados para Covid-19;

Caso provável: pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado nos últimos 14 dias e que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, sinais de cianose e dispneia). Nesta situação é importante observar a presença de outros sinais e sintomas como: fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, manchas vermelhas pelo corpo, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência

Vela a lista de cidades e o número atual de casos suspeitos
Acari - 1
Assú - 24
Afonso Bezerra - 1
Alto do Rodrigues - 6
Angicos - 5
Apodi - 1
Areia Branca - 2
Augusto Severo - 1
Baraúna - 20
Barcelona 2
Bodó - 5
Brejinho - 2
Caicó - 2 (1 descartado)
Canguaretama - 5
Caraúbas - 3
Carnaubais - 2
Ceará-Mirim - 5 (1 descartado)
Cerro Corá - 1
Coronel João Pessoa - 2
Cruzeta - 2
Currais Novos - 1
Doutor Severiano - 1
Parnamirim - 53 (13 descartados e 4 confirmados)
Espírito Santo - 1
Extremoz - 5
Felipe Guerra - 1
Fernando Pedroza - 1
Florânia - 2
Frutuoso Gomes - 1
Goianinha - 1 (1 descartado)
Governado Dix-Sep Rosado - 4
Guamaré - 22
Ipueira - 2
Itajá - 1
Januário Cicco - 1
Jardim do Seridó - 1
João Câmara - 3
Jucurutu - 3
Jundiá - 2
Lagoa d’Anta - 2
Lagoa de Velhos - 1
Lagoa Salgada - 1
Lajes - 1
Macaíba - 9
Macau - 2
Marcelino Vieira - 1
Maxaranguape - 1
Montanhas - 3
Monte Alegre - 1
Monte das Gameleiras - 2
Mossoró - 131 (6 descartados e 1 confirmado)
Natal - 389 (68 descartados e 9 confirmados)
Nísia Floresta - 2 (3 descartados)
Nova Cruz - 4
Parelhas - 4
Rio do Fogo - 3
Passa e Fica - 1
Patu - 3
Santa Maria - 1
Pau dos Ferros - 2
Pedro Velho - 2
Pendências - 1 (2 descartados)
Pilões - 1
Rafael Fernandes - 1
Tibau - 4
Ruy Barbosa - 1
Santa Cruz - 4
Santana dos Matos - 1
Santo Antônio - 1
São Fernando - 1
São Francisco do Oeste - 1
São Gonçalo do Amarante - 16 (1 descartado)
São João do Sabugi - 3
São José de Mipibu - 5
São José do Campestre - 4
São Miguel - 3 (1 descartado)
São Miguel do Gostoso - 2 (1 descartado)
São Paulo do Potengi - 1
Serra do Mel - 1
Tibau do Sul - 1
Touros - 2
Vera Cruz - 1

Fonte: G1
Leia Mais ››