domingo, fevereiro 20, 2022

Homem tenta invadir casa em Natal, tem o abdômen perfurado por portão e fica pendurado nu e de cabeça pra baixo

Um homem de 25 anos tentou invadir na manhã desta sexta-feira (18) uma casa no bairro Barro Vermelho, na Zona Leste de Natal, e ficou preso no portão praticamente nu, e de cabeça para baixo, por mais de uma hora.


Homem ficou pendurado e praticamente nu ao tentar pular portão de casa em Natal — Foto: Reprodução


À princípio, os populares acreditavam que o invasor estava sendo seguro pela cueca, que ficou presa no topo do portão. Mas, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o rapaz sofreu uma perfuração no abdômen pela barra de ferro do portão.


A cena chamou a atenção de moradores da Rua Desembargador Régulo Tinoco, que gravaram vídeos do episódio (veja acima). Nos registros, é possível ver que ele tem marcas de cortes e arranhões espalhadas pelo corpo.



Segundo o Samu, apesar disso, o invasor estava consciente quando foi atendido e foi encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel.


De acordo com a Polícia Militar, o homem é usuário de drogas e teve um surto quando tentou invadir a residência.

Um policial militar que passava pela rua no momento do incidente acionou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que encaminhou viaturas ao local. A família do rapaz também foi chamada.


Até a atualização mais recente desta matéria, os proprietários da casa não haviam registrado boletim de ocorrência da tentativa de invasão na delegacia da região.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após perseguição, homem capota carro e é preso pela PRF com 245 quilos de maconha na Grande Natal

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (17) um homem de 26 anos com 245 quilos de maconha, no município de São José de Mipibu, na Grande Natal. O suspeito estava em fuga, perseguido por uma equipe da PRF da Paraíba, quando capotou o carro modelo Fiat Palio Fire. A carga apreendida é avaliada em R$ 700 mil.


PRF prende homem com 245 quilos de maconha na Grande Natal — Foto: Divulgação/PRF


A prisão por tráfico de drogas ocorreu no km 133 da BR-101, por volta das 10h20. O suspeito se lesionou no acidente e foi socorrido por uma equipe do Samu, sendo acompanhado pela PRF.


No interior do carro foram encontrados 322 tabletes de maconha. A droga apreendida foi levada para a delegacia de Polícia Civil de São José de Mipibu.


Em depoimento na delegacia, o suspeito revelou que pegou a droga em Recife e que estava a caminho de Natal. Ele receberia a quantia de R$ 2 mil para realizar o transporte da carga. Afirmou ainda que já havia feito este serviço anteriormente, mas que nunca tinha sido preso.


Após perseguição, homem capota carro e é preso pela PRF com 245 quilos de maconha na Grande Natal — Foto: Divulgação/PRF


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após chuvas no RN, açude Itans ainda acumula menos de 1% da capacidade de armazenamento de água

As boas chuvas que caem no Rio Grande do Norte desde janeiro aumentam a esperança de que os reservatórios de água recuperem o volume de água perdida durante os anos de seca. No entanto, em Caicó, no Seridó potiguar, o açude Itans, um dos maiores do Rio Grande do Norte, segue numa situação difícil.


O reservatório está com menos de 1% da capacidade total. A falta de água já fez com que o abastecimento fosse suspenso no município, além de prejudicar pescadores e agricultores.


A horta em que o agricultor Geraldo Jousé trabalha é irrigada com a água que vem do açude Itans. Os pés de coentro, cebolinha e alface são plantados na área do reservatório. Se ele estivesse cheio, toda a área de plantio estaria coberta de água. Mas com a seca do açude, e a cada dia a água indo para mais longe, está mais difícil manter a irrigação das hortaliças.



“Tem que colocar mais cano porque não dá. Se for acolá pra cima, aí é que é cano. Todo mundo vem sofrendo com isso aqui, todos os rendeiros sofrem quando esse açude não enche. E se não chover esse ano a tendência é secar mais ainda”, lamenta o agricultor Geraldo Josué.


Açude Itans acumula pouco menos de 600 mil metros cúbicos de água. Capacidade é de 75,8 milhões — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


A última vez que o açude Itans atingiu a capacidade total e transbordou foi em 2009. De lá pra cá, mesmo atravessando alguns invernos e períodos de estiagem, o açude não conseguiu atingir uma reserva hídrica satisfatória. Nos últimos anos, a situação só tem piorado. Em junho do ano passado, o açude atingiu o volume morto e está apenas com 0,7% do que pode armazenar.



Isso representa um volume atual de 500 mil metros cúbicos de água diante dos 75 milhões de metros cúbicos que o reservatório pode armazenar. Para o Instituto de Gestão das Águas, (Igarn), o Itans já é considerado um açude seco. O volume de água abaixo de 1% já atinge as atividades importantes de quem depende dele. O abastecimento de água foi suspenso quando o açude chegou ao volume morto.


“Se tem um volume morto, já corta o abastecimento de água, já corta a qualidade. O açude tá praticamente seco”, afirma o responsável pelo escritório Dnocs em Caicó, Ubiratan Machado.


As chuvas antecipadas pelo interior do estado, no mês de janeiro, não foram suficientes para mudar a realidade do Itans. De acordo com o responsável pelo escritório o motivo é que não choveu nos lugares fundamentais para que o açude recebesse água.


“Teve muita chuva no centro da cidade. Teve chuva aqui, mas foi fina e quando acontece uma chuva maior, passa dois dias sem chover e a evaporação vai embora. Se não chover nos rios, afluentes que jogam para dentro do açude, então tem que pelo menos chover na cabeceira do açude. E tá uma escassez muito grande de chuva na cabeceira do açude”, explica Ubiratan.



Praticamente sem água, a pesca já se tornou inviável. De acordo com o Dnocs, 11 irrigantes utilizam o perímetro irrigado da água que vem do Itans, além de 165 famílias em torno do reservatório que possuem concessões para utilizar a água que ainda resta.


“Fica difícil porque pelo movimento da pesca, o açude muito seco, muita lama, é complicado, dificultoso. Com relação ao abastecimento da estação, nós estamos usando uma pequena demanda de aproximadamente de 4 a 5 litros por segundo, é como estamos atendendo a estação para que a gente salve nossas matrizes” explica Jorge Luiz da Silva, responsável pela estação de piscicultura.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estudante potiguar fica entre 1% com melhores notas em seleção e ganha bolsa para cursar Física em universidade dos EUA

O estudante potiguar José Moraes de Albuquerque Neto, de 18 anos, ficou entre 1% dos alunos com melhores notas na seleção da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e conseguiu uma bolsa de 100 mil dólares para os quatro anos de curso de Física fora do país. Esse benefício é concedido apenas para quem consegue os melhores resultados.


Estudante potiguar fica entre 1% com melhores notas em seleção de universidade dos EUA e ganha bolsa para cursar Física — Foto: Divulgação


Ele fez a prova de seleção em Brasília, em outubro do ano passado, e respondeu a 58 questões de matemática, 52 questões de leitura em inglês e outras 44 de gramática. Aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Porto em 2021, José ainda aguarda o resultado de outras oito universidades americanas.



A escolha pela Michigan State University, segundo ele, se deu porque a instituição possui o melhor departamento de física nuclear norte-americano, além de ostentar um dos três melhores laboratórios do mundo nessa área.


José Neto conta que a curiosidade pela física sempre esteve na sua vida, mas o interesse passou a ser maior durante o Ensino Médio. "Sempre fui muito experimentalista, buscava o sentido das coisas, como o Universo funcionava e levantava dúvidas. A Física é a ciência que perfeitamente permite isso", explicou. Agora, ele sonha em ser pesquisador. "Meu foco é a pesquisa em física nuclear e física atômica. Quero ser professor universitário", garantiu.


No ano passado, ele foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O estudante fez questão de destacar a contribuição dos professores da escola durante todo o processo. "Pude ver o brilho no olhar dos professores - especialmente os de Física e Química - quando descobriram que eu queria ser um cientista pesquisador. Eles me apoiaram em todos os aspectos, sempre", contou.


O professor de Física Ewerton Barros, que deu aula para José Neto durante conclusão do Ensino Médio, destacou as qualidades do aluno. "Um rapaz de inteligência diferenciada, muito humilde, de bem com a vida e conhecedor e estudioso de várias áreas de conhecimento. José Neto é aquele tipo de aluno que engrandece nossa carreira de professor. Ele alçará voos ainda maiores, não tenho dúvidas".



Apesar de esperar outros resultados, José Neto disse que deve optar pela universidade de Michigan.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MP pede condenação dos ministros Fábio Faria e Rogério Marinho por propaganda eleitoral antecipada durante visita de Bolsonaro ao RN

O Ministério Público pediu à Justiça Eleitoral a condenação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, por propaganda eleitoral antecipada durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte no dia 9 de fevereiro.


Fábio Faria e Rogério Marinho durante visita do presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte no dia 9 de fevereiro. MP pediu condenação dos dois por propaganda eleitoral antecipada. — Foto: Reprodução


Na ocasião, o governo federal fez uma solenidade em alusão à chegada das águas da transposição do Rio São Francisco a Jardim de Piranhas, no Seridó potiguar.


Segundo o Ministério Público Eleitoral, durante o evento, os ministros teriam pedido votos para o presidente e para a candidatura de Marinho ao Senado, além de falarem contra a reeleição da governadora do estado, Fátima Bezerra (PT).



"As condutas referentes à candidatura do presidente da República foram encaminhadas à Procuradoria-Geral Eleitoral", informou o Ministério Público Eleitoral.

Em nota, o ministro Rogério Marinho afirmou que não foi notificado e, portanto, não conhece o teor da representação. Também alegou que recebe com "surpresa" as acusações, porque não divulgou qualquer espécie de propaganda eleitoral no evento citado.


"Ressalte-se, de todo modo, ser estranho o teor da acusação noticiada, pois não existem vedações legais à divulgação de críticas à administração de quem quer que seja ou mencionar pré-candidaturas", considerou o ministro.


A assessoria do ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi procurada, mas não se posicionou sobre o assunto até a última atualização desta matéria.


Representação

A representação protocolada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte pede a condenação de Fábio Faria e Rogério Marinho à pena de multa.


De acordo com o procurador regional Eleitoral no RN, Rodrigo Telles, houve desvio de finalidade da inauguração, que “transformou-se em um ato político-eleitoral, mediante a induvidosa, indesejável e abusiva antecipação da campanha eleitoral, inclusive com pedido explícito de votos (…)”.


O MP ainda afirma que foi apenas a partir do discurso de Fábio Faria no evento, com anuência e apoio de Rogério Marinho, que se confirmou a candidatura do atual ministro do Desenvolvimento Regional ao Senado, apoiado pelo presidente da República.



O MP Eleitoral considerou, ainda, que Fábio Faria “não se limitou a tecer eventuais críticas administrativas à atual Governadora do RN e pretensa candidata à reeleição no pleito que se avizinha, tendo, em vez disso, de forma explícita, conclamado os eleitores que o ouviam a não votar nela”.


Para o procurador regional Eleitoral, a referência expressa às eleições de 2022, antes do prazo permitido, extrapolaria os limites constitucionais da liberdade de expressão.


"As manifestações em referência foram levadas a efeito em um evento oficial do governo federal relativo à inauguração de obras hídricas, o que, por si só, demonstra a ilicitude da conduta do representado, uma vez que, obviamente, seja no período eleitoral, seja na pré-campanha, é vedada a manifestação político-eleitoral em eventos custeados com recursos públicos”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carga com 9 milhões de litros de gasolina chega ao RN sem atender normas da ANP e distribuidoras precisam comprar combustível em outros estados

Nove milhões de litros de gasolina que chegaram na última quarta-feira (16) ao Rio Grande do Norte para abastecer os postos de combustíveis do estado não poderão ser utilizados.


De acordo com informações da gerência do Ativo Industrial de Guamaré o combustível chegou fora das normas determinadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). A carga, que seria suficiente para abastecer o estado por seis dias, chegou em um navio.


Por telefone, o diretor do ativo industrial, Gustavo Bruno, negou à Inter TV Cabugi que haja risco de desabastecimento, mas informou que as distribuidoras potiguares terão que pegar gasolina de outros estados como Paraíba, Ceará e Pernambuco. Ele também explicou que as distribuidoras devem ter um estoque mínimo para cinco dias nas regiões que atendem.


Entrada da Unidade de Operações da Petrobras em Guamaré, no RN (Arquivo) — Foto: Igor Jácome/G1


Segundo o diretor, uma falha no ponto de ebulição do combustível impossibilitou o uso do produto. Um novo navio deve chegar ao Rio Grande do Norte no próximo sábado (19) para buscar o combustível. Outra embarcação deve chegar a Guamaré apenas na segunda-feira (21) para abastecer o estado novamente.


A direção do ativo industrial - a antiga refinaria Clara Camarão - não informou a origem do combustível. A Inter TV Cabugi procurou a Petrobras, mas não recebeu posicionamento sobre o assunto até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Covid: Taxa de mortes entre não vacinados é 240 vezes maior do que a de imunizados com dose de reforço no RN

A taxa de morte por covid-19 entre pacientes não vacinados é 240 vezes maior que no caso dos pacientes que completaram o esquema vacinal e tomaram a dose de reforço contra a doença, no Rio Grande do Norte.


Fazendo upload: 590255 de 590255 bytes.
Leitos de UTI Covid-19 — Foto: Ariel Dantas


O resultado foi publicado em um relatório divulgado nesta sexta-feira (18) pelos pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN.


Para chegar às taxas, os pesquisadores cruzaram dados de dois sistemas criados pelo laboratório e usados pelas autoridades de saúde no estado ao longo da pandemia: o RN Mais Vacina - utilizado na administração da vacinação - e o Regula RN - que administra os leitos da rede pública.


"Foram observados os óbitos de pacientes que foram internados em leitos covid-19 SUS/RN no período de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, considerando-se somente os óbitos após o início da imunização no RN", informou o relatório.


Os cálculos levaram em conta o número de mortes em cada grupo e a população que faz parte desses grupos.


Em janeiro, 95% dos internados no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, não tinham a imunização completa contra a Covid-19.


Mortes por Covid-19 a cada 100 mil habitantes no RN

GrupoTaxa de Óbitos
Não Vacinados693,36
Vacinados com a D1122,76
Vacinados com a D226,36
Vacinados com a D32,89


Como resultado, os pesquisadores constaram que a taxa de morte por Covid-19 entre pacientes internados e não vacinados era de 693,36 a cada 100 mil habitantes, reduzia já no caso de pacientes com apenas uma ou duas doses e chegava a apenas 2,89 mortes a cada 100 mil habitantes no caso de pessoas que tomaram a dose de reforço.


Das mais de 3 mil mortes registradas ao longo de um ano, 2.183 foram de pessoas que não tomaram nenhuma dose de vacina. Já o número de pacientes que tomaram a dose de reforço e, ainda assim, morreram com a doença, foi de 30.


"A vacinação tem sido uma ferramenta de intervenção pública bastante efetiva e como demonstrado neste Relatório. Sem dúvida, a imunização completa com a dose de reforço são as condições que levam a maior efetividade para evitar formas graves da covid-19 e óbitos. Neste contexto, o estado deve se esforçar para ampliar rapidamente a cobertura vacinal, em relação à D2 e à dose de reforço", diz o relatório.

Os pesquisadores ainda sugeriram duas metas para a vacinação da população até a segunda quinzena de março: 85% com a D2 e 50% com a dose de reforço (D3).


"Ampliar a cobertura da D2 e da Dose de Reforço (D3) poderá contribuir para mitigar os possíveis efeitos da transmissibilidade depois do carnaval", consideraram.


No dia 16 de fevereiro de 2022, o RN conseguiu alcançar 90% de toda a sua população com pelo menos a primeira dose. Segundo os pesquisadores, é possível que, ainda no mês de fevereiro, o estado consiga chegar a 80% de toda a sua população com a segunda dose.


Veja o relatório completo aqui.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Balão cai em aeroporto e parte dele fica em cima de avião da Gol em Guarulhos, na Grande SP

Vídeos e fotos que circulam neste domingo (20) nas redes sociais mostram o momento em que um balão não tripulado cai no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Parte dele, uma bandeira que era presa por cordões ao balão, cai em cima da cauda de um avião da Gol estacionado no pátio.


Não há registro de feridos. Soltar balões é crime. Ninguém foi preso pela autoridades até a última atualização desta reportagem.


As imagens da queda do balão foram gravadas por funcionários que trabalham em Cumbica e por passageiros. Segundo testemunhas, ele sobrevoou o aeroporto até cair perto dos portões de embarque.



Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo disse que "realiza diligências para identificar a pessoa que soltou o objeto" e que a as policias Civil e Militar "estão empenhadas no combate à soltura de balão".


O caso foi registrado como "fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano", e é investigado pela 3ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), do Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) .


GRU Airport

A GRU Airport, empresa responsável por administrar o aeroporto de Cumbica, confirmou, por meio de nota, divulgada por sua assessoria de imprensa, que o caso acima ocorreu na manhã deste domingo.


Segundo a concessionária, a queda do balão não provocou interferência na operação do aeroporto.


"A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que, neste domingo (20), identificou a queda de um balão no pátio às 8h40. A operação no local foi paralisada e as equipes da concessionária atuaram para recolher o material. A rápida atuação para a retirada do balão não provocou interferência ou gerou riscos nas operações, que foram normalizadas às 8h49", disse a concessionária em nota.



A empresa disse ainda que, por mais que no Brasil a soltura de balões seja crime, são comuns os registros de queda de balão no aeroporto.


"Em 2020, a concessionária contabilizou mais de 33 ocorrências com balões. Em 2021, foram 44 registros", informa nota divulgada pela GRU.


SBT

O balão que foi localizado no aeroporto de Guarulhos tinha um logo da emissora SBT e personagens de um programa humorístico do canal.


Procurada pela reportagem, a empresa negou que o balão seja dela e repudiou o ato por meio de nota.


"O SBT esclarece que o balão que caiu neste domingo, dia 20, no Aeroporto de Guarulhos não tem qualquer relação com a empresa. A emissora não apoia a soltura de balões e espera que as autoridades apurem a responsabilidade do fato."


Sequência de fotos mostra balão caindo sobre aeronave no Aeroporto de Cumbica na manhã deste domingo (20) — Foto: Arquivo Pessoal


Gol

A reportagem procurou a Gol, que informou, em nota, que a queda do balão não machucou passageiros ou funcionários. A empresa disse ainda que o avião atingido pela bandeira não teve avarias e foi liberada para seguir voo após a retirada do objeto.


"A GOL informa que, na manhã deste domingo (20), um balão caiu no Aeroporto de Guarulhos, próximo da aeronave que estava em processo de embarque do voo G3 7682 (Guarulhos-Buenos Aires). As equipes de solo do aeroporto e de manutenção da GOL atuaram com agilidade para a retirada do balão, garantindo a segurança dos passageiros e de todos os envolvidos na operação. A empresa informa ainda que aeronave não sofreu danos e foi liberada para seguir com o voo programado", disse, em nota.


"A Companhia reforça que soltar balão é crime e põe em risco o espaço aéreo, já que os balões podem colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas dos aviões, provocar incêndios ou até mesmo cair na pista sobre aeronaves em abastecimento", completou a empresa.


Balão sobrevoa e cai perto de aviões no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo — Foto: Reprodução/Redes sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››

Paulinha Abelha apresenta quadro neurológico grave, diz boletim médico

A cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, apresenta quadro neurológico grave, é o que diz o último boletim médico divulgado no final da manhã deste domingo (20) pelo hospital particular onde ela está internada em Aracaju.


Paulinha Abelha — Foto: Reprodução Instagram


Paulinha permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o boletim, o quadro clinico é estável e sem necessidade de drogas para manutenção da vida. Ela também permanece em coma e intubada.


Integrantes da banda, familiares e fãs fizeram mais uma vigília de oração pela restauração da saúde da artista na noite desse sábado (19).



No fim da manhã deste sábado foi divulgado que após a investigação com exames complementares, foi afastada a possibilidade da cantora estar com "doenças infecciosas de interesse epidemiológico para a comunidade". O documento não trouxe mais detalhes sobre quais doenças seriam essas.


Entenda o caso


Paulinha Abelha foi hospitalizada em 11 de fevereiro em Aracaju depois de chegar de uma turnê com a banda Calcinha Preta em São Paulo. A internação foi para tratar de problemas renais, mas a causa não foi divulgada.


No dia 14, o quadro da cantora se agravou e ela foi transferida para a UTI, além de passar a fazer diálise.


No boletim médico divulgado na tarde da quinta (17), foi anunciado que Paulinha estava em coma, e por causa da instabilidade neurológica, não tinha condições clínicas suficientes para a transferência, mas no fim da noite a situação mudou, e por volta das 23, ela foi transferida para o Hospital Primavera, na Zona Sul de Aracaju, para fazer novos exames renais.



No início da tarde desta sexta-feira (18), o boletim médico informou que a cantora permanecia em coma, clinicamente estável, com quadro de infecção controlado e respirando com o suporte de aparelho. A assessoria da cantora informou ainda que está descartada a possibilidade de morte cerebral, e que nesta tarde ela passa por mais uma sessão de hemodiálise. Informou também que ela está sendo submetida a um novo tratamento, que só deve apresentar resposta em 72 horas. Com relação à transferência de Paulinha Abelha para hospital de outro estado, a assessoria informou que não há previsão de quando isso pode acontecer.


Na noite desta sexta-feira (18), segundo o boletim , Paulinha continuava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em coma, mas em estabilidade clínica, sem necessidade de drogas para manutenção da vida, recebendo terapia renal substitutiva sem intercorrências.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em show, Gusttavo Lima se pronuncia sobre suposta filha de 16 anos; entenda a situação



Durante um show em Campo Grande, o cantor Gusttavo Lima se pronunciou sobre o rumor de ser pai de uma jovem, de 16 anos, que mora no interior de São Paulo. Assista ao vídeo acima. A situação se deu após uma farmacêutica de Franca (SP), que atualmente mora em Santos (SP), ter entrado na Justiça para confirmar se o cantor é pai da filha dela.


No show, Gusttavo Lima ironizou a possibilidade de ter sido pai em 2004, quando tinha 15 anos de idade e morava no interior de Minas Gerais.



"Imagina eu agora com 32 anos de idade e ontem eu descobri que sou pai de uma menina de 17 anos. Tem base? Tem base? Pelo menos assim, ela está falando que sou pai", comentou Gusttavo Lima no meio do show.


O cantor relembrou a situação em que vivia quando tinha 15 anos. Na conversa com os fãs, que lotaram o estádio Morenão para a atração, se disse descrente com a possibilidade de ter sido pai tão novo.


"Mas, na época ,eu só tinha 15 anos, nem tinha dinheiro para comprar um lanche, quem dirá um motel. Cara, vou contar um negócio pra vocês. Eu ainda desisto disso, você está doido! Cara, não tem base! O ser humano está cada dia…", ironizou o cantor e seguiu com a apresentação musical.

Ao g1, a farmacêutica disse não entender a postura do cantor. "O ser humano que está cada vez mais difícil é ele. Difícil mesmo é a postura dele, de não se prontificar a fazer um teste de DNA sem tornar tudo público, sem necessidade de processo. Poderia ter sido feito de forma consensual, sem nenhum problema. Acho muita falta de empatia as declarações dele. E ela não tem 17, tem 16, [para] corrigir as mentiras dele".



Procurada pelo g1, a assessoria do cantor disse que Gusttavo Lima não fará teste de DNA por conta própria.


Em uma nota divulgada sobre o caso, a comunicação dele descartou a possibilidade de o cantor ser pai da garota.


"No ano de 2004, Gusttavo Lima vivia uma vida simples juntamente com seus pais e irmãos numa pequena comunidade rural no interior do Estado de MG. Na época, ele estava saindo da roça para tentar a carreira como cantor em Brasília (DF) e, até mesmo por falta de recursos financeiros, o artista sequer conhecia alguma cidade do interior paulista. Portanto, a história ventilada na mídia não procede", diz a nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia abre investigação sobre morte da 'Golpista de luxo’ de MS que caiu de sacada de apartamento em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina abriu inquérito para apurar a morte de Kelly Samara Carvalho dos Santos, de 33 anos. Conhecida como "Golpista de luxo", ela morreu na madrugada de sexta-feira (18) após cair da sacada do apartamento, no 4º andar, em Laguna, no Sul catarinense. A informação foi confirmada pelo delegado William Testoni neste sábado (19).


'Golpista de luxo’ de MS que inspirou personagem de novela da Globo morre ao cair do 4º andar em SC — Foto: Arquivo


Segundo o delegado, momentos antes da queda, a mulher estava acompanhada de um homem, o qual mantinham um relacionamento. Ele prestou esclarecimentos à polícia ainda na madrugada de sexta.


De acordo com Testoni, entre as hipóteses analisadas, a golpista teria caído da sacada do apartamento após ameaçar se jogar. Os policiais não conseguiram identificar câmeras que possam ter registrado a queda.


"Por ora, estamos trabalhando com as hipóteses de suicídio e até mesmo acidente, mas isso pode alterar conforme surjam novas provas. Ainda aguardamos os respectivos laudos a serem emitidos pela Polícia Científica", disse.


Natural de Amambai, a 352 km de Campo Grande, Kelly começou a aplicar golpes aos 13 anos e inspirou a personagem "Atena" da novela "A regra do jogo'" da Globo. Segundo a funerária Pax Primeira, o corpo será enterrado no cemitério municipal no domingo (20).


Queda do apartamento


Kelly Samara morreu nesta sexta-feira (18) — Foto: Arquivo


Conforme o delegado, Kelly e o namorado teriam chegado na casa por volta das 3h e o Corpo de Bombeiros foi acionado às 3h55. Segundo relato do homem, ela fazia uso de medicação controlada e o namorado queria terminar o relacionamento.



“Começou a falar que iria se matar, chegando a ir próximo da sacada do apartamento”, disse.


O namorado alegou ainda que chegou a segurar Kelly e levar para dentro do apartamento algumas vezes, mas que ela estava alterada e acabou saindo novamente. “Se sentou sobre o mural e começou a fazer como se fosse ‘balanço’, indo e voltando, sentada, até que se soltou ou não conseguiu se segurar”, confirmou o delegado.


Golpes que inspiraram personagem

Um dos crimes mais famoso envolvendo a mulher foi o furto de uma gravura do pintor espanhol Juan Miró, avaliada, na época, em US$ 18 mil. Para isso, ela seduzir o filho do dono da galeria Portal Galeria de Artes, em São Paulo, e aos poucos foi ganhando acesso ao local. A obra de arte foi vendida por ela por US$ 1 mil.


Dourados, a 226 km da Capital do estado de Mato Grosso do Sul, foi a última cidade em que Kelly foi presa, logo depois de dopar e roubar um empresário de Ponta Porã com um “boa noite Cinderela”. Em 2012 ganhou o direito de ir para o regime semiaberto e assim que saiu da cadeia, fugiu.


O histórico de Kelly rendeu até mesmo inspiração para novela. A personagem de Giovanna Antonelli em "A Regra do Jogo", da Rede Globo, foi baseada nos crimes da “Golpista de luxo”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tremor de terra de magnitude 2,4 atinge Canindé, no Ceará, e assusta moradores

A cidade de Canindé, a 115 km de Fortaleza, registrou um tremor de terra de magnitude preliminar 2,4 na noite deste sábado (19). O tremor foi sentido por muitos moradores. De acordo com o estudante e agricultor Edmar Silva, que mora no distrito de Iguaçu, o chão da casa tremeu e rachou.


Tremor de terra de magnitude preliminar 2,4 em Canindé. — Foto: Labsis/Divulgação


A cidade de Canindé, a 115 km de Fortaleza, registrou um tremor de terra de magnitude preliminar 2,4 na noite deste sábado (19). O tremor foi sentido por muitos moradores. De acordo com o estudante e agricultor Edmar Silva, que mora no distrito de Iguaçu, o chão da casa tremeu e rachou.


O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Itamaraty diz que crítica dos EUA à viagem de Bolsonaro à Rússia é 'extrapolação'

Fazendo upload: 247118 de 247118 bytes.


O Ministério das Relações Exteriores brasileiro divulgou nota neste sábado (19) em que chama de "extrapolação" a crítica do governo dos EUA à visita do presidente Jair Bolsonaro à Rússia, nesta semana.


Na sexta (18), a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o Brasil "parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global", ao comentar a viagem Bolsonaro.


A visita de Bolsonaro ao colega Vladimir Putin, em Moscou, ocorreu num momento de tensão entre Rússia e países do ocidente envolvendo a Ucrânia.


Durante o encontro com Putin, Bolsonaro afirmou que "somos solidários a todos aqueles países que querem e se empenham pela paz".



Na sexta, a porta-voz da Casa Branca afirmou que o Brasil "parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global". Já um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA afirmou à TV Globo que o momento em que Bolsonaro escolheu para se solidarizar com a Rússia "não poderia ter sido pior."


Bolsonaro já havia comentado as críticas do governo norte-americando à sua visita à Rússia, na sexta. ele afirmou que não tomou partido "de ninguém" ao se solidarizar com a Rússia.


O tom da nota divulgada pelo Itamaraty neste sábado é mais duro. Nela, o Ministério das Relações Exteriores diz lamentar as críticas feitas pelos EUA e afirma que elas não são "construtivas" nem "úteis".


"O Ministério das Relações Exteriores lamenta o teor da declaração da porta-voz da Casa Branca a respeito de pronunciamento do Senhor Presidente da República por ocasião de sua visita à Rússia. As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões às autoridades dos países amigos e manifestadas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). O Ministério das Relações Exteriores não considera construtivas, nem úteis, portanto, extrapolações semelhantes a respeito da fala do Presidente", diz a nota.



Crise na Ucrânia

A Rússia é atualmente o epicentro da maior crise diplomática internacional em curso. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirma que Putin deseja invadir a Ucrânia.


A Rússia argumenta que o leste europeu é área de influência do país e quer barrar a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos EUA.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Relator no Senado propõe cobrança de ICMS sobre preço médio do diesel nos últimos 5 anos

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator de dois projetos que tramitam no Senado sobre combustíveis, entregou nesta sexta-feira (18) um novo relatório sobre a proposta que trata do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre gasolina, etanol, diesel e gás de cozinha, entre outros.


O senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator de dois projetos sobre combustíveis, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado


No parecer, o parlamentar propôs que estados e Distrito Federal devem definir alíquotas uniformes do ICMS incidente sobre os combustíveis. E estabeleceu que, enquanto as alíquotas não forem unificadas, a base de cálculo para a cobrança do imposto sobre diesel e biodiesel será a média do preço cobrado ao consumidor nos últimos cinco anos.


Esse cálculo, pelo parecer, deverá valer até 31 de dezembro de 2022.


O projeto tem origem na Câmara dos Deputados, onde foi aprovado em outubro do ano passado. Prates propôs alterações no texto que, se aprovado com essas mudanças, terá de ser analisado novamente pelos deputados.


O projeto estava na pauta do Senado da última quarta-feira (16), mas a votação foi adiada por falta de acordo. A análise pode acontecer na próxima semana.


ICMS sobre combustíveis


Atualmente, está em vigor um congelamento do ICMS dos combustíveis, por decisão dos governadores, como medida para evitar novos aumentos nos preços aos consumidores.


Antes do congelamento, a base de cálculo do tributo era revista a cada 15 dias, ou seja, mais sensível a oscilações no preço do barril de petróleo e do dólar.


No relatório anterior, Prates não previa a alteração no diesel e no biodiesel e dava aos estados autonomia para decidir se queriam adotar uma alíquota fixa, em reais por litro, ou permanecer com o formato atual de cobrança, que é um percentual sobre o valor final dos combustíveis. Agora, pelo parecer, a mudança passa a ser obrigatória.


Além disso, na versão anterior do parecer, os governadores tinham autorização para alterar essa alíquota a cada 90 dias. No novo texto, esse período ficou maior: um ano para o primeiro reajuste e seis meses para os demais.


O projeto também cria mecanismos de compensação entre os estados, a fim de evitar perdas de arrecadação ou aumento de impostos.


Auxílio-Gás

No novo relatório, Jean Paul Prates mantevem a extensão do pagamento do Auxílio-Gás para pelo menos 11 milhões de famílias.


O Auxílio-Gás é um programa federal destinado a beneficiar famílias de baixa renda com o custeio de parte do botijão.



Atualmente, o programa, criado em novembro do ano, prevê que 5,5 milhões de famílias de baixa renda sejam beneficiadas com a medida.


Ou seja, conforme a proposta de Prates, o Auxílio-Gás passará a atingir o dobro de famílias.


De acordo com o senador, a medida implica um incremento de R$ 1,9 bilhão ao orçamento do programa. Para arcar com a despesa extra, foram indicados recursos do pré-sal oriundos dos campos de Sépia e Atapu, localizados na Bacia de Santos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Covaxin: Aras pede ao STF arquivamento de inquérito sobre suposta prevaricação de Bolsonaro

A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu nesta sexta-feira (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime de prevaricação no caso da vacina Covaxin.


O presidente Jair Bolsonaro durante evento no Palácio do Planalto em dezembro de 2021 — Foto: Antonio Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo


No entendimento do procurador-geral, Augusto Aras, a conduta atribuída a Bolsonaro no caso não configura crime. A Polícia Federal também concluiu que não houve crime por parte do presidente (leia detalhes mais abaixo).


O inquérito foi aberto em julho do ano passado por autorização da ministra Rosa Weber, relatora de uma notícia-crime apresentada por um grupo de senadores da CPI da Covid.


Em depoimento à CPI, no ano passado, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, Luis Ricardo Miranda, funcionário do Ministério da Saúde, disseram ter informado a Bolsonaro as suspeitas envolvendo as negociações para compra da vacina produzida na Índia.



Segundo eles, integrantes do alto escalão do ministério haviam feito pressão atípica para acelerar as negociações com uma empresa intermediária num valor acima do preço pago por outras vacinas.


Primeiro, o presidente Jair Bolsonaro confirmou o encontro com os irmãos Miranda, mas disse não ter sido avisado das suspeitas. Depois, integrantes do governo passaram a dizer que Bolsonaro recebeu as denúncias e as repassou para o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.


De acordo com o Código Penal, prevaricar consiste em: "Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal". O delito é listado entre os crimes praticados por funcionário público contra a administração pública.


Parecer da PGR

No parecer enviado ao Supremo, o procurador-geral Augusto Aras afirmou que o arquivamento do caso é "medida que se impõe", já que a conduta do presidente não pode ser enquadrada como prevaricação.


Aras argumentou que Bolsonaro não tinha o dever funcional de tomar nenhuma providência após ter sido comunicado de eventuais irregularidades, uma vez que essa atribuição não estava prevista nas competências no cargo.


"Levando-se em consideração que o comportamento atribuído ao presidente não está inserido no âmbito das suas atribuições, as quais estão expressamente consagradas no texto constitucional, não há que se falar em ato de ofício violado, razão pela qual revela-se ausente o elemento normativo do tipo", escreveu.


O procurador-geral também argumentou que, ainda que Bolsonaro tivesse o dever funcional de comunicar as suspeitas aos órgãos de fiscalização, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) analisaram os contratos relativos à aquisição da Covaxin.


Investigação da PF

O relatório da PF sobre as investigações do inquérito foram enviadas ao Supremo em 31 de janeiro. A Polícia Federal informou ter concluído que o presidente da República não cometeu o crime de prevaricação.


No documento, o delegado William Tito Schuman Marinho afirmou que o conteúdo do contrato da Covaxin não foi alvo da investigação, assim como eventuais irregularidades ou crimes envolvendo a negociação.


Marinho disse ainda ter considerado que Bolsonaro pode ter faltado com dever cívico, mas não cometeu crime.


"É legítimo, por certo, do ponto de vista da opinião pública, esperar que a principal autoridade pública da República manifeste, de algum modo, um agir. Mas, mesmo assim, na hipótese de omissão, tal conduta se aproximaria mais de uma ausência do cumprimento de um dever cívico, mas não de um desvio de um dever funcional", escreveu o delegado.


"Juridicamente, não é dever funcional (leia-se: legal), decorrente de regra de competência do cargo, a prática de ato de ofício de comunicação de irregularidades pelo presidente da República", completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››