quinta-feira, agosto 25, 2022

Monitor da Violência: RN é estado do Nordeste com maior redução de assassinatos

O Rio Grande do Norte foi o estado do Nordeste que registrou a maior redução no número de mortes violentes no primeiro semestre de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Monitor da Violência, do g1, divulgados nesta quinta-feira (25).


Cápsulas dos disparos de arma de fogo — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A queda de mortes no estado foi de 18% - resultado da diferença entre os 635 casos que ocorreram entre janeiro e junho de 2021 e os 519 que ocorreram nos seis primeiros meses de 2022.


Foram contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes:


homicídios dolosos (incluindo os feminicídios)

latrocínios (roubos seguidos de morte)

lesões corporais seguidas de morte

Em todo o país, o percentual de redução de mortes do RN só não foi maior que em Roraima (-34%) e no Distrito Federal (-21%). O Brasil teve 20,1 mil assassinatos nos primeiros seis meses deste ano, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.


No Nordeste, em média, a queda foi superior a 5%, porém três estados da região tiveram alta nas mortes, na contramão da queda regional e nacional. Foram Alagoas (6%), Pernambuco (10%) e Piauí (7%).


Veja a variação dos indicadores de violência nos estados. — Foto: Elcio Horiuchi/g1


O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


Veja os estados com a maiores quedas:

Roraima: -34%

Distrito Federal: -21%

Rio Grande do Norte: -18%

Amapá: -17%

Maranhão: -17%

Espírito Santo: - 16,5%

Rio de Janeiro: -16%

Acre: -15%

Goiás: -14%

Bahia: -10%

Causas

Segundo Bruno Paes Manso, do NEV-USP, é difícil apontar hipóteses sobre as causas da variação dos indicadores de violência, mas é possível identificar algumas tendências. Ele afirma que existem diversos motivos por trás das ações dos homicidas.


"Há os assassinos ocasionais, que matam numa discussão de bar ou numa briga de trânsito, por exemplo. Muitas vezes, ficam cegos de ódio e só percebem depois que mataram e jogaram a própria vida fora por um motivo idiota."

"Há também os casos de feminicídios, vinculados a homens misóginos e machistas, que se sentem donos de suas mulheres e as assassinam porque se sentem ameaçados. Casos como esses são mais prováveis quando o agressor tem uma arma na mão."

"Existem, porém, um outro tipo de homicídio, com motivações diferentes, que costumam ser mais relevantes nas variações de curto prazo das curvas de violência. São os casos ligados a disputas no mercado criminal."


Paes Manso pontua que, quando gangues rivais brigam por poder ou mercado nos territórios, os homicídios costumam crescer. Foi o que aconteceu em 2017, ano em que as duas maiores gangues do Brasil entraram em confronto dentro dos presídios. O Brasil fechou aquele ano como o mais violento da história.


O pesquisador afirma que, desde então, o cenário de criminalidade brasileiro está ano a ano menos violento - o que não significa que o crime parou ou diminuiu.


"Esse novo modelo criminal tem se revelado menos conflituoso e mais profissional, o que aumenta seus lucros e reduz seus custos. A fotografia que vemos, portanto, parece ser a de um novo perfil do mercado criminal, formado por grupos menos impulsivos e mais estratégicos, que ganham mais dinheiro por serem menos violentos", diz Paes Manso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem com seis mandados de prisão preventiva e suspeito de homicídios e tráfico é capturado pela polícia

Um homem apontado pela Polícia Civil de Pernambuco como de "alta periculosidade" foi preso no Rio Grande do Norte. Segundo os investigadores, havia seis mandados de prisão em aberto contra Renan Souto Raimundo, de 26 anos, suspeito de homicídios e envolvimento com tráfico de drogas


Os detalhes da prisão, que aconteceu na terça-feira (23), foram divulgados em coletiva de imprensa no Recife, nesta quinta-feira (25). O delegado Samuel Basílio disse que Renan estava foragido há cerca de um ano.


"A maioria dos delitos cometidos por ele eram em razão da disputa do tráfico de drogas, desavenças e disputa entre bairros. No momento de sua captura, ele foi preso em flagrante também em posse de uma arma calibre 38", declarou o delegado.


Revolver .38 apreendido com criminoso foragido da polícia de Pernambuco — Foto: Divulgação/PCPE


Durante a operação conjunta da Polícia Civil de Pernambuco com a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado Polícia Civil do Rio Grande do Norte, o suspeito foi autuado em flagrante na terça (23) pela posse de um revólver calibre .38, com 12 munições intactas.


Itens apreendidos com criminoso foragido de Pernambuco e capturado no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/PCPE


Além da pistola e dos projéteis, a polícia também encontrou diversos cartões de crédito, um veículo novo, alguns aparelhos celulares e indícios de que ele comandava o tráfico de drogas à distância.


"No caderno havia anotações, possivelmente contas do tráfico de drogas, né? Mesmo a distância estava ainda no controle da situação", disse o delegado.


De acordo com Basílio, as investigações da Polícia Civil continuam no sentido de identificar o restante da quadrilha ligada a Renan, que "mesmo a distância ainda estava no controle da situação".


Após a inserção do criminoso no sistema prisional do Rio Grande do Norte, a PCPE aguarda os trâmites legais para que o suspeito seja transferido até o estado de Pernambuco.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Eleições terão 3,4 mil novas urnas eletrônicas em 2022 no RN

Quase metade das urnas eletrônicas que serão usadas nas Eleições de 2022 no Rio Grande do Norte são de um novo modelo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). São 3,4 mil novas urnas.


Novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2022 no RN. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


As novas urnas do modelo 2020 da Justiça Eleitoral têm um processador 18 vezes mais rápido, uma vida útil de 10 anos e uma bateria com autonomia de 10 horas - ou seja, se faltar energia em uma seção, a urna pode funcionar durante todo o horário de votação.


"Ela ampliou a tecnologia, deu mais segurança, transparência e mais celeridade. Essa urna é bem mais rápida que as urnas anteriores", afirma Tayronne Dantas, coordenador das Eleições no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.


Para o eleitor, a mudança é principalmente no design: o teclado fica abaixo da tela, que continua com alto relevo para pessoas com necessidades visuais. Também há intérprete de libras e ajuste no contraste de acordo com a luminosidade da seção eleitoral. Para o mesário, o terminal onde o presidente da mesa digita o número do título, agora tem a tela de touchscreen.


"É muito bom para nós, quando vamos fazer a preparação delas, é muito mais rápido. Então o boletim de urna vai sair muito mais rápido que na urna antiga", diz Marco Maia, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RN



O novo modelo corresponde a quase 50% do total das urnas que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte usará nas eleições deste ano. Serão 8,9 mil urnas ao todo, sendo 3,4 mil do novo modelo e as demais urnas já utilizadas nas eleições anteriores.


A Justiça Eleitoral vai usar 7,6 mil urnas de seção em todas as zonas do estado, além de urnas de contingência e reservas.


As novas urnas chegaram ao estado no começo do ano e estão sendo distribuídas desde 17 de agosto, até 2 de setembro. Elas seguem vazias, sem os dados dos candidatos e das eleições como um todo. Esses dados serão colocados em outra etapa, de preparação das urnas, que começa no dia 19 de setembro.


"Nós temos 46% de urnas 2020 e elas vão ficar o mais próximo possível de Natal e região metropolitana, haja vista que são urnas novas, a gente precisamos analisar o comportamento delas. As de 2015, que têm um bom comportamento, vão ficar mais para o Alto Oeste do estado, e as demais nas regiões centrais do estado", afirmou Tayronne Dantas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com 18 casos confirmados de varíola dos macacos, RN lança plano de contingência

Com 18 casos confirmados de pacientes com varíola dos macacos (Monkeypox) no Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) lançou nesta quinta-feira (25) um plano de contingência para prevenção e combate à disseminação da doença.


Representantes da Sesap apresentam plano de contingência contra a varíola dos macacos no RN — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Segundo o governo, o documento pretende orientar os serviços de saúde do estado sobre as medidas de preparação e resposta.


Três unidades de saúde são apontadas como referência para casos suspeitos e confirmados: o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, e o Hospital Maria Alice Fernandes, também em Natal, porém voltado ao público pediátrico (infantil).



Segundo a Sesap, o Rio Grande do Norte vem monitorando a doença desde o comunicado de risco divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional em 19 de maio de 2022.


Ainda de acordo com a pasta, o plano de contingência do estado foi elaborado a partir das "evidências disponíveis" até o dia 22 de agosto de 2022.


"A Sesap vem trabalhando constantemente junto aos municípios, desde antes da confirmação do primeiro caso. Esse documento vem complementar e sistematizar o trabalho e deve ser avaliado e revisado sempre que estiverem disponíveis novas evidências científicas", disse o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.


O mais recente boletim epidemiológico aponta que, além dos 18 casos confirmados nos municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró, o estado conta com 69 casos suspeitos em outros 15 municípios.


"Estamos monitorando todos os casos, promovendo uma vigilância epidemiológica e treinando constantemente os profissionais para identificação dos casos, tratamento e medidas de cuidado", completou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.


O plano detalha os níveis de resposta aos casos, a definição necessária para identificar a doença, passa por procedimentos epidemiológicos e de rastreamento de contatos, atos de precaução, até as medidas de resposta, como orientações para isolamento domiciliar, tratamento e acesso aos serviços de saúde.



"Até agora nenhum caso necessitou de internação aqui no RN. De toda forma, estamos preparados para qualquer eventualidade, dando o suporte necessário aos que forem infectados", reforçou André Prudente, diretor do Hospital Giselda Trigueiro.


A Sesap informou que ainda aguarda que o Ministério da Saúde envie insumos (kits) para realização dos exames, para detecção mais rápida da doença.


Precaução

Entre outras medidas, o documento orienta, por exemplo, que os profissionais de saúde utilizem equipamentos de proteção para evitar contaminação, no atendimento a pacientes com suspeita da doença.


"O indivíduo que busca atendimento devido a lesões cutâneas agudas e febre deve ser priorizado. No momento do acolhimento, seja em nível ambulatorial, atenção primária ou atenção hospitalar, sugere-se que o paciente receba uma máscara cirúrgica, com orientação quanto à forma correta do seu uso, e seja conduzido para uma área separada dos outros usuários. Sendo diagnosticado como caso suspeito de Monkeypox, o paciente deve ser mantido isolado (precauções para contato e gotículas). As lesões de pele em áreas expostas devem ser protegidas por lençol, vestimentas ou avental com mangas longas. A notificação à vigilância epidemiológica deve ser imediata", orienta o documento.


Durante a apresentação do plano, os representantes da Sesap informaram que a população deve manter cuidados no dia-a-dia, com uma limpeza mais efetiva das roupas, bem como das roupas de cama e de banho.


Eles também explicaram que o grupo contaminado no RN é basicamente de homens com idades entre 18 e 45 anos do sexo masculino e que existe um comportamento diferente entre crianças e adultos. Crianças mais desnutridas tendem a ter uma evolução maior da doença, o que ainda não aconteceu no Brasil, segundo o médico André Prudente.


Ainda de acordo com a Sesap, a doença tem duas linhagens: uma da África Oriental e outra da África Ocidental. A ocidental é menos grave e é a mais incidente no mundo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ex-prefeita de Natal Micarla de Sousa é absolvida de acusação de fraude em licitação

A Justiça Federal absolveu nesta quarta-feira (24) a ex-prefeita de Natal Micarla de Sousa da acusação de fraude em licitação no contrato com a Associação Marca. O processo faz parte da Operação Assepsia, deflagrada em 2012.


Ex-prefeita de Natal Micarla de Sousa é absolvida de acusação de fraude em licitação em processo da Operação Assepsia — Foto: Reprodução


Além da jornalista, foram absolvidas outras 14 pessoas dos crimes de dispensa indevida de licitação e de fraude à licitação em relação à contratação da Associação Marca, organização social que atuava na saúde do município de Natal durante a sua gestão.


Na sentença, o juiz federal Mario Jambo afirmou que, após as investigações, os crimes de fraude à licitação e dispensa indevida de licitação não foram identificados.



"Não há como se enquadrar as condutas imputadas na denúncia nos arts. 89 e 90 da Lei nº. 8.666/93 (correspondentes aos crimes de fraude de licitação e dispensa indevida de licitação). Diante do reconhecimento da atipicidade das condutas, impõe-se a absolvição dos réus", afirmou o magistrado.


Operação Assepsia

A Operação Assepsia foi deflagrada em 2012 para investigar um suposto esquema de fraude em processo licitatório, lavagem de dinheiro, desvio de verba, corrupção passiva e associação criminosa gerida a partir da Prefeitura de Natal,em procedimento que incidia sobre terceirização do serviço de saúde.


O processo inicialmente tramitava na Justiça Estadual, mas foi enviado para o Judiciário Federal em fevereiro de 2014 por envolver recursos da União. Em junho de 2014, a Justiça Federal acatou quatro denúncias contra 32 acusados, dentre eles a ex-prefeita.


Dentro da Operação Assepsia, a ex-prefeita foi condenada a 16 anos de prisão por corrupção em 2016. O processo tramita em segunda instância e aguarda julgamento de recurso. Nesta ação, o objeto do caso também foi a contratação da Associação Marca.


O entendimento inicial foi de que que a ex-prefeita teria levado vantagem financeira com a fraude na licitação. Com a decisão desta quarta-feira (24), a defesa de Micarla de Sousa reforça que não pode existir indícios de corrupção já que a justiça compreendeu que não houve fraude no processo licitatório.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Erosão ameaça paisagem do Morro do Careca, em Natal; entenda

A paisagem do Morro do Careca, um dos principais pontos turísticos de Natal, localizado na Praia de Ponta Negra, vem mudando ao longo do tempo. É possível perceber que a areia do morro tem descido com mais frequência e os fatores, segundo os especialistas, são provocados principalmente pelo avanço do mar.


Morro do Careca, em Natal, sofre com erosão de duna — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A área é de proteção ambiental há 25 anos, sendo proibido subir na área da duna. Apesar de haver placas sinalizando a proibição, na área restaram, praticamente, só as estacas.


"Se nada for feito, a gente pode ter esse ponto de identidade visual perdido. O processo de erosão marinha ocorre em função de mudanças climáticas globais. O mar avança, começa a remover mais areia da praia", afirma Rodrigo de Freitas, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Nas base do Morro do Careca é possível perceber a formação de falésias, algumas com até 3 metros de altura. De acordo com especialistas, o cartão postal de Natal já perdeu cerca de 5% de sua areia, que acabou sendo levada pelo mar.


Ainda segundo o professor do Departamento de Geografia da UFRN, o desgaste na parte de baixo do morro traz risco para os banhistas de um possível desmoronamento das falésias.


Para ele, o processo de engorda da praia poderia fazer com que as ondas deixassem de atingir a base do morro, o que evitaria o desgaste e a erosão no local.



O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) afirma que mantém a fiscalização para evitar ações de vandalismo ou a subida no morro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra queda na média móvel de mortes por Covid em 20 estados e no DF



O Brasil registrou nesta quinta-feira (25) 197 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 683.328 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 150. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -31%, indicando tendência de queda.


Da mesma forma, DF e mais 20 estados brasileiros apresentam tendência de queda nas mortes pela doença, algo que não ocorria simultaneamente em mais de 20 unidades federativas desde 22 de abril deste ano (veja lista mais abaixo).


Brasil, 25 de agosto

Total de mortes: 683.328

Registro de mortes em 24 horas: 197

Média de mortes nos últimos 7 dias: 150 (variação em 14 dias: -31%)

Total de casos conhecidos confirmados: 34.348.213

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 21.398

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 15.108 (variação em 14 dias: -35%)

Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Roraima e Tocantins não registraram novas mortes pela doença no período de 24 horas. Em Rondônia, pelo segundo dia seguido, houve a subtração de um óbito do total acumulado devido a uma correção.


No total, o país registrou 21.398 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.348.213 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 15.108, o menor valor registrado desde 25 de maio (quando estava em 14.455), há 92 dias. A variação foi de -35% em relação a duas semanas atrás.



Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Curva de mortes nos estados

Em alta (4 estados): PA, TO, RN, AM

Em estabilidade (2 estados): AL, ES

Em queda (20 estados e o DF): BA, PB, RS, PE, GO, PR, CE, MS, MG, SP, MA, AP, SE, RJ, PI, SC, RO, MT, DF, RR, AC

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Senacon vai investigar 23 bancos por possível fraude em cartões de crédito consignado



O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai investigar 23 instituições financeiras por possível fraude em cartões de crédito consignado.


A fraude consistiria na emissão não autorizada dos cartões, e pela cobrança de juros em faturas com desconto do pagamento mínimo feito diretamente em folha. Segundo a denúncia, ela ocorre quando um cliente, ao contratar um empréstimo consignado, também recebe um cartão de crédito, sem ter a devida informação de que o empréstimo recebido é lançado como saque no cartão e depositado em sua conta corrente.


A investigação foi aberta nesta segunda-feira (22).


Segundo comunicado da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que faz parte do ministério, a denúncia foi feita pelo Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon) do estado do Rio de Janeiro.



Bancos que serão investigados, segundo a Senacon:


Banco BMG S.A

Banco Bradescard

Banco Bradesco Cartões S.A

Banco Bradesco S.A

Banco Cetelem S.A

Banco CSF S.A

Banco do Brasil S.A

Banco Itaucard S.A

Banco Losango S.A

Banco Pan

Banco Santander (Brasil) S.A

Banco Triângulo S.A

Bancoob

BV Financeira S.A. CFI

Caixa Econômica Federal

Hipercard BM S.A FIN

Itaú CBD CFI

Luizacred S.A. SOC CFI,

Midway S.A - SCFI,

Nu Pagamentos S.A

Pernambucanas Financ S.A. CFI

Portoseg S.A. CFI

Realize CFI S.A

O que dizem os bancos

Procurado pela Reuters, o Itaú disse que "que não comercializa cartão de crédito consignado e está à disposição da Senacon para eventuais esclarecimentos adicionais".


O g1 procurou todos os bancos que constam da denúncia e aguarda manifestação. O Banco Triângulo não foi encontrado.


Em nota, a Nu Pagamentos afirmou que "não é uma instituição habilitada para oferecer este produto e não oferece cartão consignado".


O Santander informou que não foi procurado pelo Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon) do Rio de Janeiro, nem pelo Ministério da Justiça. "O Banco destaca que todos os seus produtos e serviços atendem à regulação e que está à disposição dos órgãos competentes para prestar esclarecimentos”.



O banco BV informou em nota que "é contra práticas de superendividamento e esclarece que não oferece esse produto para seus clientes”.


O BB informou que "não emite cartão de crédito consignado há 4 anos e está à disposição da Senacon para esclarecimentos adicionais."


O Bradesco disse que não vai comentar o assunto.


O Banco CSF afirmou que não comercializa cartão de crédito consignado e que está à disposição da Senacon para esclarecimentos.


A Porto Seguro Bank também informou que não comercializa cartão de crédito consignado e que "a empresa segue à disposição da Senacon para qualquer esclarecimento necessário.”


A Realize CFI, instituição financeira da Lojas Renner, afirma que não comercializa crédito consignado e que "está à disposição da Senacon para esclarecimentos adicionais”.


O Banco Bmg diz que não recebeu formalmente o processo administrativo e que se manifestará nos autos. A instituição diz ainda que "cumpre detidamente toda a regulação e autorregulação bancária, bem como as legislações aplicáveis, preservando a excelência no atendimento e a ética com transparência.”


O Banco Cetelem diz que ainda não foi notificado "e, portanto, não tem respaldo suficiente para comentar o caso. A instituição reforça que segue com as melhores práticas no relacionamento com o cliente, sempre respeitando a legislação e garantindo segurança e transparência em todos os seus processos."



O Sicoob informou que está à disposição dos órgãos competentes para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o caso. "A instituição financeira cooperativa reitera que preza pela ética, transparência e clareza em seus atos, visando sempre o bem-estar dos cooperados e da comunidade", diz o comunicado.


Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as instituições financeiras, assim que notificadas, prestarão todos os esclarecimentos necessários às autoridades.


"Cabe esclarecer que, das 23 instituições apontadas como investigadas pela Senacon, apenas 7 atuam neste mercado de cartão consignado, ou seja, 16 sequer ofertam o produto a seus clientes e, mesmo as que estão autorizadas a atuar, não necessariamente estariam ofertando", diz a entidade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Golpistas no WhatsApp usam álbum de figurinhas da Copa do Mundo para atrair vítimas e roubar dados

Um golpe com uma suposta promoção de figurinhas do álbum da Copa do Mundo de Futebol de 2022 pipoca em grupos do WhatsApp.


Golpe virtual com álbum da Copa do Mundo de 2022 — Foto: Reprodução/ Whatsapp


Com links não oficiais, as mensagens oferecem o álbum da Copa e mais de 400 figurinhas para quem clicar. Em troca, a página pede dados pessoais e compartilhamento da promoção no WhatsApp.


"Estão reunidos aí todos os elementos de uma fraude", alerta Thiago Ayub, especialista no desenvolvimento de ferramentas de segurança digital e diretor de tecnologia na Sage Networks.


O g1 procurou a Panini, empresa responsável pela venda do álbum da Copa, mas até a última atualização da matéria não houve resposta.


Como funciona o golpe

O link da falsa promoção leva a uma página com quatro questões sobre a Panini e então desafia o internauta a clicar em caixas de presentes para conseguir álbum e figurinhas.


Com informações dos segundos e ofertas restantes, o site pressiona constantemente a pessoa para que avance pelos testes.


Em qualquer caixa que clicar, o visitante "acertará" e receberá um anúncio do site de que será premiado com o álbum e as 400 figurinhas caso compartilhe a promoção a 5 grupos ou 20 amigos no WhatsApp. A pessoa ainda é manipulada para oferecer seu endereço.


Caso o internauta siga as exigências, ele será redirecionado a outros sites para passar mais dados pessoais. Ainda aparecerá um site de apostas esportivas, onde o usuário volta a ser pressionado a preencher o cadastro o mais rápido possível para concorrer a R$ 1.000.


Página também tenta seduzir internauta com supostas avaliações de clientes da promoção — Foto: Reprodução


Indícios de fraude

Thiago Ayub analisou os links da mensagem e afirmou que a promoção não é citada no site oficial ou nas redes sociais da Panini e também que o endereço da empresa termina em ".br". O endereço do site do golpe termina em ".ru", da Rússia.


Além disso, Ayub cita como uma pista importante a mentira na página de que o participante tem até 500 segundos para divulgar a promoção. "Se pensarmos numa empresa de verdade fazendo uma promoção, ela quererá que você divulgue a promoção pelo maior tempo possível", diz.


Ele ainda relata que o código-fonte da página tem linhas e códigos ocultos. Esses recursos impedem a auditoria do que o site faz com o dispositivo usado para o acesso.


"Somente a um golpista interessaria que o computador ou celular que acesse a página executasse comandos sem o conhecimento e consentimento do usuário e das pessoas em geral."


O diretor da equipe de Pesquisa e Análise da Kapersky Fabio Assolini acrescenta que esquemas como esses são pensados para fazer a vítima se inscrever em outros sites.


"Vale lembrar que os sites de apostas também possuem o esquema de afiliados, fazendo com que os criadores da campanha ganhem uma ‘comissão’ para cada inscrição de alguém que clicou em seu link compartilhado”, explica.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Adélio Bispo, autor de facada em Bolsonaro, tem transtorno delirante e é perigoso para a sociedade, diz laudo

Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada no presidente Jair Bolsonaro (PL), continua representando perigo para a sociedade, de acordo com novo laudo pericial. O documento é resultado de uma perícia médica a qual Adélio foi submetido no final de julho, no Presídio de Campo Grande (MS), onde está preso.


Adelio Bispo de Oliveira, autor de facada em Bolsonaro. — Foto: Reprodução/GloboNews


A perícia foi realizada por peritos da Justiça Federal e apontou que o quadro de insanidade apresentado por Adélio continua.


“Permanece com diagnóstico clínico de transtorno delirante persistente, com alucinações de cunho religioso, persecutório e político que se manifestam frequentemente”, detalha o documento.

O laudo relata que o quadro é agravado porque Adélio se recusa a receber medicação psicotrópica, recomendada para o tratamento da doença.



Os peritos concluíram que a periculosidade do preso persiste. Contudo, o documento cita que há possibilidade de cura da doença em caso de tratamento adequado. “Indicaram que o prazo necessário para medida de segurança seria de dois anos”, completa o laudo.


O documento ainda indica que a medida de segurança imposta a Adélio deveria ser cumprida em hospital psiquiátrico de custódia devido à recusa do preso em se submeter ao tratamento no presídio. “Pode levar ao agravamento do seu estado clínico, com a consequente impossibilidade de cessação de sua periculosidade”, acrescenta.


Contudo, a permanência dele no presídio de Campo Grande leva em consideração a própria segurança de Adélio, conforme também consta no laudo. De acordo com o documento, a integridade física do preso estaria prejudicada se ele fosse colocado fora do Sistema Penitenciário Federal.


Adélio 'isento de pena'

O juiz Bruno Savino, da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora, expediu no dia 14 de junho de 2019 a sentença de Adélio Bispo. Na ocasião, ele converteu a prisão preventiva em internação por tempo indeterminado. Pela decisão, o agressor deveria permanecer na Penitenciária Federal de Campo Grande.


Na sentença, o juiz aplicou a figura jurídica da "absolvição imprópria", na qual uma pessoa não pode ser condenada. Como no caso de Adélio ficou constatado que ele é inimputável, não poderia ser punido por ter doença mental.



Na sentença, o juiz aplicou a figura jurídica da "absolvição imprópria", na qual uma pessoa não pode ser condenada. Como no caso de Adélio ficou constatado que ele é inimputável, não poderia ser punido por ter doença mental.


"A internação deverá perdurar por prazo indeterminado e enquanto não for averiguada, mediante perícia médica, a cessação da periculosidade", determinou Savino.

Ainda conforme o magistrado, Adélio Bispo não poderia ir para o sistema prisional comum porque isso "lhe acarretaria concreto risco de morte".


Em agosto de 2020, o g1 mostrou que a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a permanência de Adélio Bispo na Penitenciária Federal de Campo Grande. A medida ocorreu após um juiz de Campo Grande decidir que ele deveria ser transferido para um hospital psiquiátrico de Barbacena.


Atentado

O atentado ocorreu em 6 de setembro de 2018, quando Jair Bolsonaro ainda era candidato a presidente da República e participava de um ato de campanha em Juiz de Fora.


Adélio Bispo foi preso no mesmo dia e, segundo a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), confessou ter sido o autor da facada.


Em depoimento enviado à Justiça, Bolsonaro foi indagado se, antes da facada, percebeu a aproximação de Adélio Bispo. Respondeu que não. Questionado, então, se teve tempo de se defender, também respondeu que não.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem testa positivo para varíola dos macacos, Covid e HIV

Cientistas da Universidade da Catania, na Itália, relataram na revista científica “Journal of Infection” o primeiro caso de coinfecção dos vírus da varíola dos macacos (monkeypox), SARS-CoV-2 (Covid-19) e HIV. O paciente é um homem de 36 anos.


Segundo o artigo, o paciente passou cinco dias na Espanha entre os dias 16 e 20 de junho. Primeiro, ele teve febre, dor de garganta, fadiga e dor de cabeça. O teste deu positivo para Covid-19.


Após testar positivo para SARS-CoV-2, uma erupção começou a se desenvolver no braço esquerdo e outras lesões começaram a aparecer. Devido à progressão das erupções, ele procurou o hospital.


Imagens mostram as lesões cutâneas da monkeypox em paciente na Itália — Foto: Reprodução/Journal of Infection


No atendimento, o paciente contou que tomou duas doses da vacina contra a Covid-19, realizou o teste de HIV em 2021 (com resultado negativo), e relatou que teve relações sexuais sem proteção na Espanha (durante a viagem).


No dia seguinte à admissão no hospital, ele fez o teste para monkeypox e o resultado também foi positivo – ele também seguia positivando para Covid-19. Os médicos também colheram amostras para uma série de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O resultado deu positivo para o HIV-1 (a versão mais comum).



Já no terceiro dia, quase todas as lesões começaram a se transformar em crostas. No sexto dia, os testes seguiam positivos para os dois vírus, apesar da ausência de novas lesões. Com a resolução dos sintomas, ele foi liberado para isolamento em casa e começou o tratamento de HIV.


"Nosso caso enfatiza que a relação sexual pode ser a forma predominante de transmissão (do vírus monkeypox). Portanto, a triagem completa de ISTs é recomendada após o diagnóstico de varíola dos macacos. De fato, nosso paciente testou positivo para HIV-1 e, dada sua contagem de CD4 preservada, poderíamos supor que a infecção era relativamente recente”, disseram os médicos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pesquisa Seta/98 FM mostra Jorge do Rosário em terceiro lugar para deputado estadual



Pesquisa Seta/98 FM divulgada na noite desta quinta-feira (25), mostra o candidato a deputado estadual Jorge do Rosário (Avante) como o terceiro mais citado pelo eleitor potiguar na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa.


De acordo com o levantamento, 1,6% dos entrevistados disseram que votam em Jorge do Rosário para deputado estadual, o que coloca o candidato do avante em terceiro lugar nessa pesquisa.


Para chegar a esse resultado, a pesquisa Seta entrevistou 1.500 eleitores de forma presencial no período de 20 a 22 de agosto. A margem de erro é de 2,7 pp., com intervalo de confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são o BR-02466/2022 e RN-06561/2022.




Leia Mais ››

Universidades testam novo modelo de urna eletrônica e atestam segurança da votação, diz TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quinta-feira (25) que três universidades atestaram a segurança da nova urna eletrônica que será utilizada nas eleições deste ano marcadas para outubro.


Nova urna eletrônica que será usada no Brasil em 2022 — Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE


Os testes nos códigos-fonte das urnas modelo EU 2020 foram feitos pela Universidade de São Paulo (USP), pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que já entregaram as conclusões ao tribunal.


Essas urnas não passaram pelo Teste Público de Segurança (TPS) realizado em maio porque só foram entregues em dezembro do ano passado, quando o edital de testagem já tinha sido lançado. Assim, a análise foi feita pelas universidades em parceria com a Corte.



Segundo o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, a urna desse modelo mais recente foi exposta aos mesmos ataques executados em todos os Testes Públicos de Segurança já realizados anteriormente.


O Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP) concluiu que o modelo novo da urna testado preserva todas as proteções existentes nas versões anteriores, dotadas de hardware de segurança, criando um cenário similar de resistência a invasões quando utilizadas.


Segundo o TSE, em nenhum teste de segurança foi possível alterar o destino e a integridade de uma votação.


O teste público do novo modelo de urna foi alvo de questionamento das Forças Armadas na Comissão da Transparência das Eleições, criada pelo TSE em 2021 para discutir a segurança da votação.


Em resposta, a Corte informou que a análise da segurança dos sistemas já estava prevista em um convênio firmado com a universidade. Desde outubro passado, a USP colabora com a Justiça Eleitoral para aprimorar a integridade e a confiabilidade do voto eletrônico.


Eleitores interessados podem simular a votação na urna eletrônica no site do Tribunal Superior Eleitoral


UFPE e Unicamp

Especialistas do Centro de Informática da UFPE e do Instituto de Computação da Unicamp também analisaram os códigos-fonte do sistema eletrônico de votação por cerca de três meses, como parte de um projeto piloto.


Os resultados também confirmaram a segurança e confiabilidade dos sistemas que serão utilizados no pleito deste ano.


Segundo o professor Ricardo Dahab, diretor-geral de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unicamp, “nada foi encontrado que possa colocar em dúvida a integridade e a confiabilidade do código-fonte da urna eletrônica brasileira nos aspectos que compõem o objeto do presente trabalho”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moraes determina bloqueio de redes e contas bancárias da mulher de Daniel Silveira



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (25) o bloqueio de redes sociais e contas bancárias de Paola da Silva Daniel, mulher do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). O ministro também determinou que ela seja ouvida pela Polícia Federal em cinco dias.


Na decisão, Moraes afirma que Paola ajudou o marido a burlar ordem do STF publicando em sua rede social um vídeo de Daniel Silveira atacando o ministro. O deputado está proibido de usar as redes.


“Os perfis criados nas redes sociais se revelam como um artifício utilizado pelo réu Daniel Lúcio da Silveira para reproduzir o conteúdo que já foi objeto de bloqueio nestes autos, burlando decisão judicial. Assim, a utilização das redes sociais de sua esposa, criados com a intenção de se esquivar dos bloqueios determinados, deve ser restringida”, disse o ministro na decisão.


Moraes também afirmou que as redes sociais de Paola são utilizadas por Daniel Silveira “notadamente para a promoção, replicação e compartilhamento de notícias fraudulentas (fake news)”. Ele determinou multa diária de R$ 15 mil no caso de descumprimento da decisão.


O ministro também decidiu proibir Paola de criar outros perfis. Em sua conta no Twitter, ela afirmou que “o que está acontecendo é gravíssimo”.


Medidas restritivas

Moraes é relator do processo que condenou Silveira a oito anos e nove meses de prisão. Posteriormente, a pena que foi revogada por meio de indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).


Na segunda (22), o ministro determinou que a Polícia Federal elabore um relatório detalhado sobre o descumprimento de medidas restritivas pelo deputado.


Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República. Silveira está proibido de usar as redes sociais, frequentar eventos políticos e deve usar tornozeleira eletrônica.


As medidas foram fixadas no fim de março, antes de o deputado bolsonarista ser condenado pelo STF por atos antidemocráticos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

STF adia julgamento sobre exclusividade do MP para propor ações de improbidade



O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou nesta quinta-feira (25) o julgamento sobre a validade de uma regra da nova lei de improbidade que passou a prever, em mudanças aprovadas em 2021, a exclusividade do Ministério Público para propor ações de improbidade administrativa à Justiça.


O plenário julga duas ações apresentadas pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) e pela Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe).


Até o momento, cinco ministros votaram para derrubar a exclusividade e dois divergiram. A sessão foi encerrada mais cedo em razão da posse da nova presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O julgamento continua na próxima quarta (31).


Até 2021, a lei de improbidade previa que o MP e o ente público interessado poderiam apresentar ação para ressarcir os cofres públicos. A nova lei limitou essa legitimidade ao Ministério Público.


Segundo as associações, a alteração afrontou a autonomia da advocacia pública, pois os entes ficarão “à mercê da atuação do Ministério Público para buscar o ressarcimento do dano ao erário”.


Outro ponto questionado é a legitimidade exclusiva do MP para propor acordos de não persecução civil – aqueles em que é possível extinguir a ação de improbidade e a punibilidade do agente.



Na última semana, o STF terminou de analisar outros processos relacionados às mudanças na Lei de Improbidade – esses, relacionados à aplicação da lei a casos anteriores.


Votos dos ministros

O julgamento teve início nesta quarta com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, pela inconstitucionalidade das mudanças e pela volta da possibilidade de outros interessados apresentarem ações de improbidade e dos acordos.


“Se há ações temerárias, aqueles que propuseram devem ser responsabilizados”, afirmou. “Mas não se pode impedir que toda a advocacia pública defenda o patrimônio público.”


O ministro André Mendonça acompanhou o relator. ”A advocacia pública tem por dever constitucional representar o ente público”, disse.



Nesta quinta, também votaram nesse sentido os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber.


Barroso destacou que impedir as entidades estatais de ajuizar as ações de improbidade vai contra o que diz a Constituição.


Já os ministros Nunes Marques e Dias Toffoli divergiram do relator.


O ministro Nunes Marques entendeu que a exclusividade deve ser mantida. “Pode-se discordar, mas isso não faz a norma inconstitucional”, disse. “A Constituição deu ao MP a competência e deixou ao arbítrio do legislador o poder de ampliar ou reduzir os legitimados.”


Já o ministro Dias Toffoli divergiu em parte, entendendo que o MP deve ter exclusividade nas ações e os entes públicos somente poderiam entrar com ação de improbidade para requerer o ressarcimento ao erário.


“Nós temos mais de 5.500 municípios e nós, principalmente aqueles que vêm do interior, muitas vezes um opositor assume a prefeitura e começa a fazer uma persecução contra o antecessor”, afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››