sexta-feira, março 24, 2023

Adolescente é apreendido por produzir fake news sobre ataques no RN

Com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Polícia Civil e o Ministério Público da Paraíba apreenderam na manhã desta quinta-feira (23) um adolescente apontado como o autor de uma informação falsa (fake news) em que emitia ordem para ataques criminosos. Esses “salves” seriam para ataques nos dois Estados.


O adolescente tem 17 anos de idade e foi apreendido no município paraibano de Nova Floresta. Foto: Polícia Civil/PB


O adolescente tem 17 anos de idade e foi apreendido no município paraibano de Nova Floresta.


O MPRN, o MPPB e a Polícia Civil da Paraíba identificaram a origem das mensagens e deflagraram a operação Domo. Os mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário foram cumpridos por policiais paraibanos.


Objetos eletrônicos utilizados pelo suspeito foram apreendidos. O adolescente já foi encaminhado para ser ouvido pela Polícia Civil. A Justiça da Paraíba deverá determinar o local onde ele ficará recolhido.


Domo


A operação desta quinta-feira foi inspirada no sistema de defesa denominado Domo de Ferro, adotado por Israel, utilizado para conter ataques de nações inimigas.


Fonte: 98 FM

Leia Mais ››

Mais 15 suspeitos são presos por participação em ataques no RN

No Rio Grande do Norte, foram presos 15 suspeitos de liderarem ou participarem da organização criminosa responsável por ataques violentos. O estado chegou nesta quinta-feira (23) ao décimo dia sob ações criminosos, com incêndios e tiros a prédios públicos e veículos. 


Tom Costa/MJSP
Agentes da Força Nacional estão no estado para reforçar segurança


As prisões ocorreram no âmbito da Operação Sentinela, deflagrada pelo Ministério Público Estadual, com apoio da Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Administração Penitenciária.


Foram cumpridos oito mandados de prisão e 26 de busca e apreensão em dez municípios. Cinco pessoas não foram encontradas e passaram a ser consideradas foragidas.


De acordo com o Ministério da Justiça, a maioria dos presos já tinha condenação por crime organizado, tráfico de drogas, roubo e homicídios. Alguns cumpriam pena no regime semiaberto com uso de tornozeleira eletrônica, e violaram o monitoramento durante os ataques.


Os policiais apreenderam armas, drogas, celulares, dinheiro e documentos. Os presos foram levados para penitenciárias estaduais.


Novos ataques


Dois novos ataques foram confirmados nesta quinta-feira em Lagoa Nova e Natal. Na primeira, no interior do estado, um ônibus escolar e um trator foram incendiados. Os criminosos fugiram.


Na capital potiguar, criminosos atearam fogo em uma estação elevatória da Companhia de Águas e Esgotos.


Os ataques tiveram início no dia 14 deste mês, e já somam mais de 200 em diversas cidades. Agentes da Força Nacional foram enviados para reforçar a segurança pública no estado. O reforço deve ultrapassar mais de 800 homens.


O governo federal anunciou mais de R$ 100 milhões em investimento em 2023 para ampliar penitenciárias, dobrar o número de viaturas, compra de câmeras para uso de policiais e aparelhos de raio-x no estado.


Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Policiais removem suposto explosivo na Ponte Newton Navarro

Policiais do Esquadrão Anti-Bombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram até a Ponte Newton Navarro para averiguar a denúncia de uma possível bomba no local. O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (23). 


O artefato será levado para análise pelos policiais


Segundo a PM, um artefato (que seria um suposto explosivo), foi encontrado próximo de um dos pilares que sustentam a ponte. O material suspeito foi recolhido e vai ser periciado pelos policiais do BOPE. 


Na tarde de terça-feira (21), um explosivo com pólvora prensada foi detonado no fundamento da Ponte de Igapó, em Natal. Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA-RN), a explosão causou danos estruturais a ponte.


Na zona Leste de Natal, um caixa com um suposto explosivo foi deixada no estacionamento do supermercado Bompreço na tarde desta quinta. O objeto foi detonado, de forma segura, por integrantes do Esquadrão Antibombas em ponto isolado no local. Desde a madrugada de terça-feira (14), o RN vive uma onda de ataques criminosos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Adolescente de 14 anos morre afogada após cair de cavalo no rio Piranhas-Açu no RN

Uma adolescente de 14 anos morreu afogada no Rio Piranhas-Açu, na cidade de Pendências, no interior do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, a menina atravessava o rio nesta quinta-feira (23) em um cavalo, quando caiu na água.


Acidente aconteceu no Rio Piranhas-Açu em Pendências — Foto: Divulgação


O acidente aconteceu por volta das 13h30. A vítima foi identificada como Lairla Bruna de Amorim Cruz, que estava na companhia de um primo, também adolescente.


Os dois estavam fazendo a travessia do rio - cada um montado em um cavalo. Em determinado momento da travessia, o animal em que a jovem estava se assustou e ela caiu no rio.



Segundo a PM, a adolescente não sabia nadar. O primo tentou salvar a Lairla, mas não conseguiu.


Corpo foi encontrado no rio por populares 3 horas após o afogamento — Foto: Divulgação


O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência, mas o corpo da adolescente foi encontrado por populares no rio, cerca de três horas depois do acidente.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Civil também foram acionados para realização de perícia e início das investigações.


Lairla tinha 14 anos de idade — Foto: Cedida


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moro escapa de morrer no governo de quem pensou em ferrá-lo


A tentação de culpar Lula pelo crescimento do crime organizado no país é grande e em breve atrairá vozes estridentes. Algumas delas já reclamam da incapacidade do governo de devolver a paz ao conflagrado estado do Rio Grande do Norte.


Mas como não foi Lula que governou o país nos últimos 4 anos, nem nos últimos 8, nem nos últimos 12, talvez soe precipitado crucificá-lo. Também não foi ele que estimulou a população a se armar sabendo que parte das armas cairia nas mãos de criminosos.


Bem, mas Lula, que agora chora por tudo, cometeu a incontinência verbal de revelar o que respondia, quando preso, a quem lhe perguntava como estava passando. Invariavelmente, ele dizia:


“Só vai ficar bem quando eu foder com o Moro”.


Se pode servir de consolo a Lula, dá para inferir que ele não sabia que no dia seguinte a Polícia Federal iria prender integrantes do PCC, a facção mais famosa do crime organizado, que planejavam matar o ex-juiz Sérgio Moro e outras autoridades públicas.


E não era para saber. Como órgão de Estado, a Polícia Federal não informa com antecedência a ninguém sobre o que fará amanhã ou daqui a pouco, nem mesmo ao ministro da Justiça ao qual está subordinada, quanto mais ao presidente da República.


É razoável supor que se Lula tivesse sido informado sobre a operação, calasse sobre o que lhe passava pela cabeça nos 580 dias de prisão em Curitiba. Seus instintos mais primitivos estavam à flor da pele. Ele queria vingar-se do juiz parcial que o condenara.


Que ironia! Lula só pensava em “foder” Moro. Pois foi no seu governo que Moro escapou de morrer. Se Moro tivesse sido assassinado culpariam o governo. Como foi avisado há dois meses e era protegido, culpam o governo da mesma forma. Quem culpa?


Os derrotados nas eleições passadas que afinal viveram um dia de glória depois de semanas sob o sufoco do escândalo das joias enviadas de presente pela ditadura da Arábia Saudita para o casal Bolsonaro – um agradinho no valor de quase 17 milhões de reais.


Direto dos Estados Unidos, onde se refugiou com medo de ser preso, Bolsonaro deu a senha para que seus seguidores malhassem Lula, o governo e o PT por conta do que não aconteceu a Moro. Escreveu no Twitter, ou Carlos, o Zero Dois, escreveu por ele:


“Em 2002, Celso Daniel. Em 2018, Jair Bolsonaro e agora Sérgio Moro. Tudo não pode ser só coincidência. O poder absoluto a qualquer preço sempre foi o objetivo da esquerda”.


No Senado, Moro que saiu do governo passado acusando Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal, discursou:


“Gosto de uma frase em sentido metafórico. Se vêm para cima da gente com uma faca, temos de usar um revólver. Se usam revólver, temos de vir com metralhadora. Se têm metralhadora, temos que ter um tanque ou um carro de combate.”


Deveria ter dito isso a Bolsonaro à época em que era seu ministro da Justiça. Vai ver que o disse e Bolsonaro não ligou. Os dois fizeram as pazes e estão numa boa.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››