domingo, abril 14, 2013

Cidadão Itauense denuncia má distribuição do milho subsidiado pela CONAB na sessão da Câmara em Itaú-RN.


O futuro pertence a Deus. A nós como seres crentes, só nos restar crer em uma perspectiva vindoura. Porém não isso que vemos diante uma seca jamais vista nos últimos 50 anos.

Diante disso o Governo Federal tem se mobilizado juntamente com demais órgãos, estados e municípios, na busca de solução no enfrentamento contra a seca. E uma dessas medidas é a distribuição de ração e milho a preços mais acessíveis aos agricultores que tem sofrido para manter a sua criação de animais vivos.

Mas nem tudo transcorre como realmente está no papel, ou deveria ser. Na última sexta-feira (12) um cidadão expôs sua indignação como vem sendo feita a distribuição desses recursos, principalmente a falta de caráter de alguns agricultores que usam de má fé para se aproveitarem do beneficio vindo do Governo Federal.

Após as explicações pessoais dos vereadores, o cidadão pediu para que a democracia pudesse ser exercida, no que se refere as distribuições, e que as análises dos poços fossem feitas de maneira em que realmente beneficiasse as pessoas que necessitam e não aqueles que querem se beneficiar como no caso do milho, onde o mesmo denunciou a respeito de criadores que, em posse de ração comprada a preços menores, subsidiados pelo governo federal, revendem a mercadoria, o que é ilegal. Não sabendo por qual motivo uma única pessoa consegue retirar consecutivas vezes as sacas de milho, sendo que existe um grande burocracia para adquirir pelo menos alguma parte da quantidade permitida pelo projeto.


O Vereador Paulo Moreira (PHS) retratou fatos comprovados pela população em que pessoas que não possuem rebanho, recebe o benefício e revende a preço de mercado, exigindo uma fiscalização por parte dos responsáveis.

Já o vereador Ítalo Medeiros (PMDB) também argumentou sobre o assunto, dizendo que a situação já está passando dos limites, denunciando o desperdício de água por parte de alguns munícipes que não tem consciência da situação e fazem extravio dos recursos. Aproveitando a deixa para denunciar da existência de agricultores que já receberam 5 (cinco) vezes, enquanto outros se foram beneficiado uma vez foi muito.

imagesCAF6NRIWEssa situação não acontece somente em no município de Itaú-RN, a mídia do Rio Grande do Norte vem trazendo constantes denuncias da má distribuição desses recursos. O deputado Vivaldo Costa criticou em seu programa de rádio no dia 22 e março de 2013, o desempenho da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) de Caicó. Segundo Vivaldo o homem do campo tem enfrentado constantes problemas de filas, burocracia e até indisposição, para conseguir o milho subsidiado que é oferecido pelo órgão.

“Essa reclamação é quase que generalizada. Para salvar o rebanho o homem do campo precisa do milho, mas infelizmente este não tem chegado em quantidade suficiente. Vi as lideranças ligadas a Henrique serem enfáticas garantindo que o milho chegaria ha todos os municípios de maneira satisfatória. Eu não sei o que está havendo, mas a triste realidade é que este milhão não está chegando, é lamentável”, protestou o Papa Jerimum.

Vivaldo se colocou a disposição dos pecuaristas para reivindicar um tratamento justo e uma correta distribuição do milho. “Já fiz pronunciamentos, reclamações, denuncias através da Assembleia Legislativa, já fiz desafio às lideranças ligadas a Henrique Eduardo, mas infelizmente as providencias não foram tomadas satisfatoriamente. Espero que o presidente da Câmara dos Deputados [Henrique] possa resolver junto a CONAB a falta de milho dos pecuaristas do Seridó e do Rio Grande do Norte já que todos estão sofrendo as consequências desta seca”.

Está faltando também em nosso município as autoridade tomarem as redias da situação e procurarem uma solução para o problema, ao invés de ser cúmplice e beneficiar pessoas que tem condições suficiente de comprar a saca do milho a preço de mercado enquanto que os pequenos agricultores tem se sacrificado para conseguir migalhas deixadas pelos responsáveis pela distribuição, não se vendo nenhum incentivo que possa colaborar com esses agricultores, seja na agilidade da documentação, seja no transporte. Isso é uma verdadeira vergonha.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Vereadores enviam requerimento a SEMARH e ao DNIT.


No dia 12 de Abril do corrente ano (2013), sexta-feira, aconteceu, mais uma reunião dos vereadores na Câmara Municipal de Itaú. O vereador Antonio Dias (DEM) e Fafá Maia (DEM) enviaram requerimento aos órgãos responsável, solicitando melhorias para o município.

Antonio Dias (DEM), através do requerimento 006/2013 solicitou aos demais vereadores o envio de oficio ao Secretário de Recursos Hídricos do RN, Leonardo Rêgo, solicitando a verificação dos poços artesianos existente no município, restauração dos poços existentes, conclusão de poços que ficaram pela metade e perfuração de demais poço para que possam amenizar o sofrimento dos agricultores e animais que vem se tornando cada vez mais difícil, principalmente no que se diz respeito as chuvas, que não chegam, causando assim uma maior preocupação.

Já a vereadora Fafá Maia pediu apoio dos demais vereadores para unirem forças no que diz respeito a sinalização horizontal e vertical da BR 405, entre Itaú e Rodolfo Fernandes, alargamento da estrutura da ponte, pois a mesma tem gerado prejuízos, inclusive acidentes com vitimas fatais, a população, não só do município de Itaú, como também todos os motoristas que trafegam a BR 405, que através do requerimento 007 solicitou ações urgentes por parte do DNIT enviando o requerimento 007/2013 ao superintende regional do DNIT Ézio Gonçalves dos Reis.

Após leitura dos requerimentos, os mesmos foram posto em votação, sendo aprovado por unanimidade por todos os vereadores presentes. Não compareceu a casa legislativa os vereadores: Márcio Lima (PSB) e Reikson Brasil (PMDB).

O Vereador Antônio Dias elogiou a iniciativa da vereadora Fafá Maia, como também explicando os motivos de enviar o requerimento a SEMAR, agradecendo aos demais colegas por terem aprovado o projeto.

Gildo Pinheiro (PR) parabenizou a iniciativa do nobre vereador, visto que, a situação só tem se agravado cada vez mais, principalmente como a rapidez em que o reservatório que abastece a cidade vem secando a cada dia que passa. Dirigindo-se a vereadora Fafá Maia, alertando que já foram enviados vários requerimentos ao DNIT pedindo o reparo da ponte, mas que o órgão tem feito vista grosa, sendo apoiado pelo vereador Ítalo Medeiros, que se disse entristecido pelo descaso da pasta, que fez uma comparação, passando por cima, não fazendo os reparos necessários, visando um gato maior, preferindo fechar os olhos.

A vereadora Fafá (DEM) ainda argumentou que só após uma catástrofe, para que os órgãos públicos vejam o perigo que é a atual situação desse trecho.


O veador Jailson Brito (DEM) sugeriu a entrega do requerimento pessoalmente ao secretário do SEMARH, Leonardo Rêgo, acreditando ter mais força na liberação dos recursos.


O presidente da sessão vereador Paulo Moreira (PHS) agradeceu a presença de todos e parabenizou os vereadores pelos requerimentos, agradecendo o apoio da jurisdição da Câmara que vem contribuindo com os munícipes e a imprensa, em seguida deu a sessão por encerrada.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

FESTA DE SOLTEIRÕES E PAKERADOR EM ITAÚ/RN GARANTE GRANDE PRESENÇA DE PÚBLICO E MUITOS TRANSTORNOS








Quem saiu de suas casas e foi até o clube Acri em Itaú/RN para curtir uma das melhores bandas de forró do momento (Solteirões do Forró) e outra que estreava em solo itauense (Forró Pakerador) se deparou com um grande transtorno logo na chegada do evento. A entrada das pessoas já havia se iniciado quando uma denúncia feita ao corpo de bombeiros de Mossoró/RN trouxe a equipe de bombeiros para vistoriar as dependências do referido clube (Acri) gerando um um enorme transtorno ao público que não podiam entrar enquanto a fiscalização estivesse sendo realizada e quem já estava dentro apenas assistia a uma cena nunca vista em nossa cidade. O clube não possuía saída de emergência caso fosse necessária e ai o imbróglio foi desgastante para todos que aguardavam ansiosos para adentrar na festa e curtir o bom e velho forró.
Demorou mais de 1h para resolver o problema, o que culminou em um atraso do início da festa e só chegando ao fim com a derrubada de parte do muro da instituição. 
Entrada da Festa
Após resolvido essa questão, veio outra ainda mais incômoda, a entrada parecia uma lata de sardinha, pessoas se espremendo e apenas uma parte da portaria aberta, onde duas pessoas realizavam procedimentos de checagem de entradas (senhas) gerando impaciência nas pessoas que queriam entrar logo, já que a primeira banda (Solteirões) iniciava a sua apresentação. Até conseguir entrar as pessoas perderam muito tempo e a banda que não tinha nada a ver com o problema tocou apenas cerca de 1:20 minutos no máximo, pois tinha outro show em Mossoró/RN em uma vaquejada e como o horário de início da festa atrasou a banda não podia tocar mais. Os cantores ao anunciarem o termino de sua apresentação frustaram a expectativa das pessoas que esperavam que a apresentação durasse as 2 horas de práxis no ramo forrozeiro e os cantores diziam entre eles "Estamos atrasados, muito atrasados" para uma apresentação seguinte em Mossoró/RN.


Antes de Forró Pakerador entrar no palco o empresário responsável pela festa Jaílson Brito deu explicações aos expectadores dizendo que  uma pessoa tinha feito uma denúncia ao Corpo de Bombeiros de Mossoró e o corpo de bombeiros vieram fiscalizar encontrando o clube sem a requerida saída de emergência e tendo parte de um muro derrubado para que a festa não fosse cancelada. "Foi a festa mais desorganizada que já fiz" afirmou Jaílson Brito durante as explicações ao público e já pedindo desculpas ao público pelos transtornos ocorridos.

As Bandas:


Solteirões do Forró: Como sempre a banda cearense conseguiu mostrar ao público um repertório novo agradando muito aos presentes, o ponto fraco foi o tempo de apresentação da banda, cerca de 1:20 minutos, mas que a mesma não tinha nada a ver com isso, já que a banda já se encontrava na cidade desde muito cedo e no local da festa no horário estabelecido em contrato.

Forró Pakerador: A estreia da banda paraibana em solo itauense também agradou, cantores jovens, simpático com o público e bem sincronizados em palco, equipe sonora muito bem postada no palco e com sintonia de  entre os músicos.





Bombeiros: A equipe do corpo de bombeiros recebeu uma denúncia em Mossoró e prontamente se prontificou a fiscalizar da mesma, mostrando a eficácia da busca pela segurança nas casas de shows do RN e mesmo que muitos achem que atrapalharam o início da festa, trouxeram a segurança aos presentes em uma futura necessidade.
Denúncia: A quem interessava o cancelamento da festa? Até agora ninguém sabe que denunciou, porque denunciou e os motivos que levaram a realizar o feito. Seria inveja dos organizadores, perseguição política, Medo da festa agradar aos empresários que estavam presentes assistindo as bandas, ou simplesmente pirraça? A certeza é de que a festa ocorreu na maior tranquilidade e sem maiores constrangimentos após o início das apresentações.



Invasão: A Polícia militar foi acionada para conter junto aos seguranças algumas pessoas que tentaram invadir o local onde o muro havia sido derrubado e logo a situação foi controlada.







A Festa: Tirando os transtornos enfrentados a festa agradou aos presentes que viram as dependências do clube acri com lotação máxima, em muitas festas já realizada no clube ainda não tínhamos nos deparado com tamanha proporção de público vista como a deste sábado, 13 de abril. Olhávamos para todos os lados e o que víamos era uma multidão de gente bonita e que queriam curtir ao máximo cada segundo da festa. Eram câmeras de todos os lados registrados momentos que irão ficar na memória da galera e das redes sociais no país inteiro.


Vejam as Fotos.























Reprodução Cidade News Itaú via Professor Márcio Melo
Leia Mais ››

Termina na próxima segunda (15) prazo para partidos enviarem lista atualizada de filiados


Os partidos políticos têm até a próxima segunda-feira (15) para encaminhar à Justiça Eleitoral, via internet, informações atualizadas sobre a relação de filiados. As informações enviadas serão divulgadas pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), após o processamento dos dados.

Os 30 partidos com registro deferido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já enviaram as informações sobre a relação de filiados, conforme consulta realizada no sistema Filiaweb, aplicativo utilizado para disponibilizar os dados.

O prazo final para o envio das listas de filiados foi estabelecido pelo Provimento n° 10/2013 da CGE. A relação atualizada deve conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados às legendas estiverem inscritos.

O artigo 19 da Lei dos Partidos Políticos (Lei n° 9.096/1995) estipula que as legendas devem encaminhar as listas de seus filiados em abril e outubro de cada ano. Os dados devem ser disponibilizados por meio do sistema Filiaweb, que permite a interação on-line com o Sistema de Filiação Partidária.
Duplicidades

Após receber a relação dos filiados, a Corregedoria-Geral Eleitoral realiza o procedimento de identificação das duplicidades de filiação partidária, isto é, identifica as pessoas que estão ligadas a mais de uma legenda.

Aqueles que forem identificados como filiados a partidos diferentes serão notificados para informar à qual legenda estão efetivamente associados e comprovar eventual desfiliação que não tenha sido registrada pelo seu antigo partido. Os partidos também são notificados nos casos de dupla filiação. Em seguida, as relações oficiais de filiados são divulgadas na internet.

A legislação eleitoral determina que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado no provimento da CGE, a filiação constante na última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada (parágrafo 1º do artigo 19 da Lei dos Partidos Políticos).

Filados até 2012

Ao todo, há no Brasil 15.126.364 filiados a partidos políticos. Esse dado foi calculado com base nas últimas relações enviadas à Justiça Eleitoral, em outubro de 2012, pelos 30 partidos registrados no TSE.

O Partido Ecológico Nacional (PEN), que teve seu registro deferido em junho de 2012, informou ter 248 filiados. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) tem o maior número de filiados: 2.356.104. Em seguida, vem o Partido dos Trabalhadores (PT), com 1.551.626, e o Partido Progressista (PP), com 1.415.451 filiados.

O Partido Social Democrático (PSD) informou ter 180.344 filiados e o Partido Pátria Livre (PPL), 14.773. As duas agremiações conseguiram registro no TSE em 2011.

Reprodução Cidade News Itaú via TSE/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Motorista bêbado capota o carro e amigo de 17 anos morre em BR no RN


Local na BR-304 onde aconteceu o acidente que vitimou o estudante (Foto: Aline Bezerra/G1)

Um acidente de trânsito ocorrido na madrugada deste domingo (14), na BR-304, próximo ao município de Macaíba, na Grande Natal, deixou um estudante de 17 anos morto e um representante comercial, de 26, preso na delegacia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o comerciante dirigia um Gol preto quando, na altura do Km 300, perdeu a direção, tocou as rodas do carro no meio-fio e acabou capotando várias vezes.
O estudante, identificado como Maurílio Xavier da Silva, que estava no banco do carona, morreu na hora. Ele e o motorista, chamado Adriano Moura Rodrigues da Cruz, estavam sem cinto de segurança. Teste de bafômetro realizado no comerciante apontou para ingestão de bebida alcoólica. “O teste deu 0.53. O tolerável é praticamente zero, 0.05”, explicou o inspetor Roberto Cabral, da PRF.
Após o resultado positivo do teste, Adriano foi conduzido a Delegacia de Plantão da Zona Sul. Ele não quis falar com a imprensa, mas em depoimento confirmou que havia estado numa festa com o amigo, em Natal, e que os dois haviam bebido e estavam voltando para Macaíba, quando aconteceu o acidente. De acordo com o delegado Pedro Paulo Falcão, o comerciante disse que não se recorda se cochilou quando as rodas do carro bateram no meio-fio. “Ele disse que não se lembra. Sabe apenas que o carro subiu no meio-fio e depois o carro capotou várias vezes”, confirmou o delegado.
Ainda segundo o delegado, o banco do carona estava bastante reclinado, como se o estudante estivesse dormindo na hora em que o Gol capotou.
Familiares de Adriano estiveram na delegacia na manhã deste domingo e conseguiram a liberação do veículo, que foi rebocado. Já o motorista, poderá responder pelo crime em liberdade. Contudo, só será solto se pagar fiança de R$ 2 mil.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Batida entre ônibus e carro deixa 29 feridos no Rio


Um acidente de trânsito envolvendo um ônibus e um carro deixou 29 pessoas feridas na manhã deste domingo (14) em Parada de Lucas, na zona norte do Rio de Janeiro, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

O ônibus bateu em um Corsa por volta das 6h30 e tombou na pista lateral da avenida Brasil, sentido centro, na altura do Trevo das Margaridas, interrompendo o trânsito da região. Todos os feridos foram levados para três hospitais estaduais: Albert Schweitzer, em Realengo; Carlos Chagas, em Marechal Hermes; e Getúlio Vargas, na Penha.

O carro com placa de São Paulo já havia sido retirado da via quando a corporação atendeu ao chamado de socorro - segundo a polícia, o motorista não foi localizado. Já o motorista do ônibus estava entre os feridos.

Este é o terceiro acidente grave com ônibus registrado na capital fluminense só em abril. No dia 2, um ônibus caiu na pista lateral da avenida Brasil, na altura da Ilha do Governador, matando sete pessoas.

No último dia 10, um ônibus desgovernado atingiu Tatiana Ferreira, 28, que teve as pernas amputadas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a dona de casa teve morte cerebral na última sexta-feira (12).


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sobe para 11 número de mortos após incêndio em hotel na China


Onze pessoas morreram e 50 ficaram feridas devido a um incêndio que ocorreu neste domingo em um hotel da província central de Hubei, segundo informaram as autoridades locais.

O fogo surpreendeu os clientes do hotel, situado no distrito de Fancheng, na cidade de Xiangyang, às 6h38 horas (19h38), especificaram as fontes.

Os bombeiros demoraram cerca de duas horas para extinguir o fogo, que deixou pelo menos cinco mortos, e ainda não se sabe o número exato de feridos - que seriam centenas - nem a causa do incêndio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Número de mortos por novo vírus da gripe aviária na China sobe para 13


Chineses usam máscaras em Xangai, cidade onde mais duas mortes pelo novo vírus da gripe aviária foram registradas (Foto: Mark Ralston/AFP)
Mais duas pessoas morreram na China após infecção pelo novo vírus da gripe aviária, o H7N9, elevando para 13 o número de mortos no país, informaram agências internacionais neste domingo (14). As novas vítimas são de Xangai, de acordo com a Reuters.
No total, 60 pessoas estão infectadas com a doença - sendo que dois novos casos foram registrados na província chinesa de Henan.
Uma das novas vítimas é um homem de 34 anos que está internado no hospital, em estado grave. O outro caso é de um agricultor de 65 anos que se encontra em quadro de saúde estável, diz a Reuters. Os dois casos não parecem estar relacionados.
Pelo menos 19 pessoas que tiveram contato próximo com as duas novas vítimas estão sob observação, mas não há sinais de que tenham contraído o vírus, segundo a agência estatal de notícias Xinhua.
Outros quatro casos foram confirmados no leste da província de Zhejiang, segundo relato da Xinhua divulgado neste domingo. A informação eleva o número total de contaminados região para 15. Nenhuma das 483 pessoas que tiveram contato próximo com as vítimas apresentou sintomas.
Segundo a imprensa estatal chinesa, mais três vítimas foram identificadas em Xangai, o que elevou o número total de casos na cidade para 24, com um total de nove mortes.
Na capital chinesa
Pela primeira vez um caso de infecção pelo novo vírus H7N9, da gripe aviária, foi notificado oficialmente na capital da China, em Pequim. O caso indica que o vírus está se espalhando, informaram agências internacionais no sábado (13).
Autoridades sanitárias anunciaram o caso de uma menina de 7 anos infectada pelo vírus em Pequim. Ela é filha de um casal de comerciantes de aves e, provavelmente, teve contato com animais doentes. A garota está hospitalizada e seu estado de saúde é estável.
Na avaliação do representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael O'Leary, não há nada fora do comum até agora apesar do avanço do vírus para Pequim. "Não há como prever como a gripe vai se espalhar, mas não é surpreendente se tivermos casos em outros lugares, como ocorreu com Pequim", disse ele à Reuters.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA MILITAR DE TOUROS E RIO DO FOGO RECUPERA MOTO ROUBADA


No ultimo dia 12 de abril de 2013 no distrito de Punaú pertencente ao município de Rio do Fogo a Polícia Militar efetuou a prisão do adolescente de iniciais L.F, vulgo Esquerdinha, 17 anos de idade, natural de Ceará-Mirim quando circulava com uma motocicleta sem placas alfanuméricas cuja pesquisa só foi permitida graças a numeração do chassi como veículo roubado/furtado. O adolescente bem como o veículo recuperado foram conduzidos até a Autoridade Policial onde Esquerdinha responderá em liberdade por ato infracional equiparado ao crime de Receptação (Art.180 do CP) embora o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) não visa imposição de pena, tal qual o código penal, pois há uma substituição pela medida socioeducativa que visa a reeducação do jovem bem como para atender a sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.


Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

Saulo canta em carreira solo pela primeira vez no Axé Brasil


Saulo Fernandes, pela primeira vez, em carreira solo no Mineirão (Foto: Maurício Vieira/G1)

Com 16 anos de carreira e pela primeira vez com bailarinos na composição de seu show, Saulo Fernandes estreou para os foliões do Axé Brasil em carreira solo na noite deste sábado (13). O novo formato de apresentação não deixou para trás os sucessos da Banda Eva, da qual o cantor se despediu no carnaval deste ano. Mas foi com “Raiz de Todo Bem”, uma composição própria e parte do novo trabalho, que ele começou o show, seguida de outra novidade, a canção “Preta”. A ideia era mostrar com que cara segue a carreira solo do cantor. “Vou cantar muita coisa nova, e acho que já dá pra sentir um pouco do que vem por aí”, diz.

Alternando entre músicas que retratam as raízes africanas e a alegria do povo brasileiro, o cantor não deixou o recente passado para trás. Como não podia deixar de ser, logo vieram as antigas “Circulou”, “Toda linda” e “Oh, neguinha”, que marcaram sua passagem pela Banda Eva.

Saulo Fernandes, pela primeira vez, em carreira solo no Mineirão (Foto: Maurício Vieira/G1)

Márcio Victor do Psirico foi convidado a fazer uma participação especial no show de Saulo, cumprindo a promessa que fez que permanecer no Axé até o fim da noite. Juntos, eles cantaram juntos “Bahia com P”. Dançando muito e percorrendo os 45 metros da fachada do placo, o músico levantou a galera e ainda desceu para receber mais de perto o carinho dos mineiros.

Na saideira, o hino baiano “Prefixo de Verão” marcou o encerramento da apresentação e o caminho independente de Saulo Fernandes. Com a marca do carnaval de Salvador em canção, Saulo fez do Mineirão, um verdadeiro pedaço de Salvador.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››