domingo, abril 14, 2013

Vacinação contra a gripe tem início amanhã


Começa nesta segunda-feira, dia 15, em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Neste ano, o período de vacinação ocorre entre 15 a 26 de abril. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. Também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos, que terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs).
Na campanha do ano passado, 26 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 86,3% da população-alvo. O índice superou a meta de 80% prevista. Na etapa atual, o público-alvo representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas. “A novidade da campanha é que, neste ano, fazem parte do público prioritário mulheres no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicos. A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o posto de saúde porque tem tratamento”, alerta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
No Rio Grande do Norte, o público-alvo representa 585.435 pessoas, sendo a meta vacinar 80% desta população. O Ministério da Saúde vai disponibilizar 641.060 doses da vacina para o estado.
Em Mossoró, o público-alvo fica em torno de 32 mil pessoas, conforme dados do Departamento de Vigilância à Saúde.
A vacina é imprescindível para inibir a atuação de doenças potencialmente graves, que podem afetar, principalmente, idosos, gestantes, doentes crônicos, hipertensos, entre outros, alerta o médico infectologista do Hospital Rodolfo Fernandes, Alfredo Passalacqua.
A coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária, Alanny Medeiros, convoca toda população-alvo para participar da campanha. “No ano passado, superamos a meta e, para este ano, vamos montar uma estratégia para repetir o sucesso da campanha”, destaca.

Reprodução Cidade News Itaú

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