domingo, abril 14, 2013

Neymar brilha, faz quatro gols após 18 meses e Santos rebaixa o Barbarense


União Barbarense0x4Santos

No dia em que teve mais uma vez seu nome ligado a negociações com o Barcelona, Neymar mostrou que, ao menos por enquanto, a torcida do Santos pode continuar contando com ele. Em Santa Bárbara D'Oeste, o camisa 11 deu show, fez quatro gols e garantiu a goleada por 4 a 0 sobre o União Barbarense, em duelo válido pela 18ª rodada do Paulistão.

Neymar não fazia quatro gols em uma partida desde o dia 29 de outubro de 2011, quando fez todos na vitória por 4 a 1 sobre o Atlético-PR, no Pacaembu. Naquela ocasião, aliás, ele fez seis gols, mas dois acabaram anulados pelo árbitro Francisco Carlos Nascimento.  

Com a goleada, o Santos, que não teve Muricy Ramalho no banco de reservas, chegou aos 36 pontos e assumiu momentaneamente a vice-liderança do campeonato. Já a equipe da casa se manteve com 13 e, assim, foi rebaixada à Série A2 do Paulista para o ano que vem.

Tata surpreendeu ao escalar a equipe com três atacantes para o duelo no interior. Ele sacou o lateral Galhardo, lançou Patito Rodriguez e deslocou Alan Santos para a direita. Superior tecnicamente e forte ofensivamente, o time partiu para cima logo de cara, e assustou com uma cabeçada de Edu Dracena, aos quatro minutos. Aos sete, Neymar inaugurou o marcador.  Ele recebeu passe de Cícero dentro da área, aproveitou-se de falha do zagueiro e, mesmo escorregando, chutou cruzado, sem chances para o goleiro.

Precisando da vitória para evitar o rebaixamento com uma rodada de antecedência, o Barbarense ensaiou uma pressão ao gol de Rafael, com as melhores jogadas saindo sempre dos pés do habilidoso Cesinha. Na melhor delas, aos 25 minutos, o atacante passou por três marcadores, entrou na grande área e soltou uma pancada, obrigando o goleiro santista a fazer boa defesa.

Os donos da casa, no entanto, acabaram castigados. No lance seguinte, Guilherme Santos fez boa jogada pela lateral esquerda, cruzou e encontrou Patito Rodriguez na grande área. O argentino pegou mal na bola e acabou dando uma assistência para Neymar, que só empurrou para o fundo do gol, fazendo o segundo dele na partida. 

O União Barbarense voltou a assustar na reta final do primeiro tempo, com Bruno Santos e, de novo, Cesinha. Ambos, porém, esbarraram na defesa santista e os primeiros 45 minutos acabaram com a vantagem de dois gols.

Dois minutos. Foi esse o tempo que Neymar demorou para ampliar o placar no começo do segundo tempo. Patito, o garçom da noite, fez jogada pela esquerda, cruzou e encontrou o craque na pequena área. Com categoria, ele deu um leve toque por cima do goleiro e fez o terceiro da noite.

O brilho de Neymar ainda não havia apagado. Três minutos depois, ele se arriscou em jogada individual e, mais uma vez, teve sucesso. Em uma bela arrancada pela direita, conduziu a bola, invadiu a grande área e chutou forte, no canto esquerdo superior de Walter. Quarto dele no jogo, e festa da torcida, que passou a ovacionar seu maior ídolo.

Os jogadores do Barbarense, então, começaram a perder a cabeça e cometeram algumas faltas mais duras nos rivais, especialmente no camisa 11, que, solto em campo, até arriscou alguns dribles de efeito. Neste sábado, ele chegou aos 137 gols e ficou a oito de se igualar a Antoninho como 12º maior goleador da história do clube.

Por muito pouco Neymar não conseguiu marcar o quinto na partida. Aliás, ele até fez, mas o bandeirinha anotou impedimento e anulou o tento, marcado aos 22 minutos. 

Com a goleada garantida, o Santos passou a apenas administrar o resultado e trocar passes, esperando o melhor momento de contragolpear. Sempre com o camisa 11 liderando o ataque, o alvinegro demorou a levar perigo ao gol de Walter. Enquanto isso, os donos da casa, sem sucesso, tentavam ao menos diminuir o placar, já que o rebaixamento já estava sacramentado.

Na próxima rodada, a última da fase de classificação, o Santos recebe o Penapolense, no domingo, às 16h. Já o Barbarense fará o duelo de rebaixados contra o Guarani, em Campinas, no mesmo dia e horário.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!