quarta-feira, agosto 14, 2019

Quatro casos de sarampo são investigados. RN está em alerta

Após confirmação do primeiro caso de sarampo no estado, 19 anos depois do último registro, oficializada no final do mês passado, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reconheceu que o Rio Grande do Norte está em “surto” da doença. A condição é apontada nas composições do Ministério da Saúde para qualquer estado que tenha pelo menos um caso confirmado da doença e se estende até o que não seja identificado e não haja circulação do vírus pelos próximos 90 dias. A secretaria ainda não confirma o caso da criança de um ano e seis meses internada no Hospital Maria Alice Fernandes, na zona Norte de Natal. Segundo a Sesap, mais outros três casos  suspeitos estão em investigação.

Resultado de imagem para Quatro casos de sarampo são investigados. RN está em alerta
Subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, falou sobre andamento das investigações 

Em entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 14, a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da coordenação de promoção à Saúde da Sesap, Alessandra Lucchesi, disse que a confirmação do caso, que seria o primeiro entre crianças, ainda não pode ser feita. Apesar do exame realizado na noite desta terça-feira, 13, ter detectado o anticorpo IgM específico para vírus do sarampo, Lucchesi explica que o protocolo do diagnóstico estipula outras etapas para a confirmação. Uma amostra de secreção da garganta e narinas do paciente foi enviada para um instituto de excelência no Rio de Janeiro e somente um resultado positivo dessa análise poderá confirmar a doença. Entre transporte, processamento e análise, o trâmite pode durar até 10 dias. 


Ainda segundo a Sesap, cerca de 50 pessoas que tiveram contato com a criança receberam o bloqueio vacinal para evitar a proliferação do vírus. Algumas pessoas que também tiveram contato com a criança não tomaram a vacina agora por já terem se vacinado em outra ocasião.

Além do caso provável e o já confirmado, o panorama da doença no estado contempla outros três casos "suspeitos", entre eles o pai da criança de Tibau do Sul. Assim como sua filha, o homem apresentou os sintomas e não tinha comprovação vacinal contra o sarampo. Além dele, também estão sendo investigados os casos de uma mulher de 19 anos, em Extremoz e outra criança, de seis anos, em Macaíba. Nos três casos, não há mais a presença dos sintomas da doença, porém a investigação continua até os resultados dos exames confirmarem ou não o sarampo.


O único caso confirmado no RN é o do homem de 54 anos, que foi diagnosticado com sarampo no final do mês passado, após apresentar os sintomas e passar pelo protocolo de diagnóstico completo. Ele esteve em São Paulo, estado com maior número de casos registrados no Brasil, entre os dias 7 e 11 de julho, quando foi infectado. Após acompanhamento clínico, já voltou às suas atividades normais como professor.   A Sesap informou que também realizou a investigação de outros quatro casos, mas que tiveram o diagnóstico positivo para a doença descartado.

Vacinação
Apenas em 2019, o Ministério da Saúde, já enviou para os estados brasileiros mais de 16 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O lote extra de 100 mil doses pedido pela Sesap para cobertura vacinal do RN já chegou e o panorama do estoque de vacinas é satisfatório, com cerca de 110 mil doses da vacina. “Tenho doses suficientes para manter as cotas dos municípios com certa tranquilidade. Fomos um dos poucos estados – senão o único – a conseguir dose extra da vacina, já que essas estão sendo encaminhadas para São Paulo, que possui o maior número de focos da doença”, afirma Lucchesi.

O estoque de vacina enviado pelo Ministério da Saúde serve para atender o que é chamado de vacinação de rotina e está previsto no Calendário Nacional de Vacinação, além de intensificar a imunização de crianças de seis meses a menores de um ano de idade que residem ou estão em deslocamento para municípios que, neste momento, apresentam surto ativo da doença. A vacinação não é indicada para gestantes e imunossuprimidos (quando o sistema de imunidade está com baixa atividade). 


Lucchesi recorda que a Tríplice Viral faz parte do calendário vacinal da criança e do adulto e esteve sempre disponível nas unidades básicas de saúde, porém com baixa procura. No final de julho, a TRIBUNA DO NORTE, esteve em unidades básicas de saúde da capital potiguar e pôde averiguar o acúmulo de pessoas que procuravam se proteger contra o sarampo. Na ocasião, a equipe de reportagem esteve na Unidade Básica de Saúde São João, na avenida Romualdo Galvão, em uma manhã, mais de 30 pessoas já tinham se vacinado contra o sarampo – o triplo da demanda normal do posto para essa vacina durante o dia a dia. Em Natal, a vacina está sendo oferecida em 170 salas espalhadas pela capital, em postos e unidades de saúde. 

Sarampo
Uma das principais causas de mortalidade infantil nas décadas de 1970 e 1980, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e grave. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, enquanto uma pessoa com gripe é capaz de contaminar de cinco a seis pessoas que não estão imunizadas, um indivíduo infectado com sarampo pode contaminar cerca de 16 pessoas que não estão protegidas contra a doença.

A imunização contra o sarampo está contida na vacina Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Ela faz parte do Programa Nacional de Imunizações, e está dentro do calendário regular de vacinas disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas de até 49 anos. A primeira dose é dada para a criança quando ela tem um ano de idade e, a segunda, aos 15 meses de vida.

Quem tomou as duas doses da vacina na infância, está protegido contra a doença, e deve tomar uma terceira dose de "bloqueio" apenas com orientação das autoridades de saúde ligadas à vigilância epidemiológica. A vacina Tríplice Viral é considerada uma vacina segura, não sendo recomendada apenas para gestantes, bebês com idade inferior a seis meses e pessoas com o sistema imunológico comprometido, de acordo com a orientação médica. 
Entenda como se dá a transmissão e como prevenir 
Sarampo:
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. 

Principais sintomas:
Febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo (coriza) ou entupido; mal-estar intenso; manchas vermelhas no rosto (após três dias)

Transmissão:
Causado por um vírus altamente contagioso, sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. 

Prevenção:
Apenas por vacinação. 

Tratamento:
Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.

IMPORTANTE: Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas descritos acima.

Número de casos
Brasil: 1.388 casos confirmados (0,58 casos por 100.000 habitantes)

1º São Paulo -    (1.220)

2º Rio de Janeiro -    (4)

3º Bahia  -   (1)

4º Paraná -  (1)

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Boato sobre bomba em avião atrasa voo no Aeroporto do Recife

Um boato sobre uma bomba dentro de um avião atrasou um voo que saiu do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na tarde desta quarta-feira (14). A Polícia Federal (PF) foi acionada para a ocorrência e informou que o caso foi informado por um passageiro, dentro da aeronave, mas que a informação não procedia.

Boato sobre bomba foi registrado no Aeroporto Internacional do Recife nesta quarta-feira (14) — Foto: Reprodução/TV Globo
Boato sobre bomba foi registrado no Aeroporto Internacional do Recife nesta quarta-feira (14) — Foto: Reprodução/TV Globo

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a companhia foi acionada para a ocorrência às 14h. O voo de número 2502 estava saindo do Recife para Natal, capital do Rio Grande do Norte, operado pela companhia Azul Linhas Aéreas.

A PF disse que um idoso de 64 anos avisou que estava transportando em sua bagagem de mão líquidos inflamáveis e explosivos e, em seguida, informou a uma comissária de bordo que se tratava de uma bomba. A aeronave foi esvaziada e uma vistoria foi feita na bagagem do homem, além de outros processos técnicos de segurança.

A polícia confirmou que não havia ameaça ou substâncias explosivas na bagagem e que se tratava de uma brincadeira. Um registro da ocorrência foi feito na Polícia Federal e o passageiro poderá responder criminalmente pelo caso. Ele não embarcou no mesmo voo, mas a PF não esclareceu se ele ficou detido ou se foi liberado.

A Infraero informou, ainda, que o voo em questão teve a partida atrasada, por causa dos procedimentos realizados pela Polícia Federal. Depois disso, o voo seguiu para a capital potiguar. De acordo com o site da Infraero, o voo, que estava previsto para as 14h, teve o embarque confirmado às 16h18.

O G1 entrou em contato com a Azul, para saber se outros voos foram afetados e foi informado que a empresa não irá comentar o caso "para não atrapalhar as investigações policiais."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após caso confirmado, RN investiga quatro suspeitas de sarampo

Depois de confirmar o primeiro caso de sarampo em 19 anos, o Rio Grande do Norte está com outras quatro suspeitas da doença. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), um caso é considerado provável e outros três ainda estão sendo investigados.

FOTO: DIVULGAÇÃO/MINISTÉRIO DA SAÚDE

O caso provável é de uma criança de um ano e seis meses, que está internada no Hospital Maria Alice Fernandes, na zona Norte de Natal, desde o último domingo (11). Segundo Alessandra Lucchesi, Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Coordenação de Promoção à Saúde, o primeiro exame feito na menina atestou o vírus do sarampo. No entanto, a suspeita só será confirmada após o resultado de um segundo teste realizado no Rio de Janeiro.

“O caso provável ainda não é confirmado. Ele tem um dos exames reagentes para o sarampo, mas falta o outro procedimento relacionado as outras secreções que foram enviadas para análise no laboratório de referência nacional”, destacou Alessandra.

A menina é natural de Tibau do Sul, no litoral Sul potiguar, e não teve contato com o paciente do único caso confirmado até agora. No entanto, o pai dela, de 19 anos, está entre as pessoas investigadas, mas as amostras coletadas ainda estão em análise, conforme informou a Sesap. “A gente acredita que o pai foi o possível transmissor para a filha.”

Segundo a secretaria, ela não está mais no período em que pode transmitir a doença, mas ainda segue no hospital pois ainda necessita de acompanhamento médico.

Outros casos investigados

Os outros dois casos ainda em investigação foram relatados em Macaíba, em um menino de 6 anos, e em Extremoz, em uma moça de 19 anos. De acordo com a Sesap, em ambos os casos, os testes iniciais indicaram reagentes de sarampo e também de outros vírus.

“Todo caso suspeito demanda uma investigação. Então, casos em investigação são todos aqueles que apresentaram sintomatologia suspeita para sarampo. Foram pessoas que apresentaram manchinhas vermelhas na pele, associadas à febre e outros sintomas – coriza, conjuntivite, tosse ou manchinhas na mucosa da boca”, disse Alessandra.

Além do caso do confirmado, do provável e dos três investigados, o RN possui ainda outros casos já descartados. Neles, os exames não apontaram a presença do vírus do sarampo.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Taxas de cartórios só poderão ser modificadas com nova lei

Qualquer cidadão que já precisou emitir a escritura de um imóvel já deve ter se questionado o porquê dos valores serem tão altos. O próprio setor imobiliário já se manifestou relatando que nos cartórios potiguares essas taxas chegam a ser o dobro do que é cobrado em outros estados. Contudo, essa realidade não deve ser alterada de forma tão simples. É preciso que o Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) encaminhe lei à Assembleia Legislativa para alterar as taxas vigentes e o que acontece é apenas a atualização dos valores, por meio de Leis Complementares. Os altos valores se devem à composição dessas taxas que não ficam apenas para os cartórios, mas são rateadas para o próprio TJRN, Ministério Público e Procuradoria do Estado. Além disso, incidem ainda impostos municipais.

SEDE DO TJRN - FOTO EDUARDO MAIA

Em resposta aos questionamentos do Portal No Ar, o Tribunal de Justiça informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que, diferente do que alegam empreendedores do setor imobiliário, estas taxas não chegam a 5% do valor dos imóveis. “Os valores referentes às custas com escritura (contrato para compra e venda de imóveis) e com o registro da escritura (documento que transfere definitivamente a titularidade do imóvel ao comprador) não chegam a 5% do total do imóvel, no RN. Um imóvel vendido por R$ 150 mil, tem valor da escritura em R$ 3.334,18 e de registro de escritura de R$ 1.626,58. Neste total, estão incluídos Emolumentos (recebidos pelo cartório extrajudicial); Taxa de fiscalização do Poder Judiciário (único valor recebido pelo Poder Judiciário); Fundo do Ministério Público (recebido pelo MPRN); Fundo de Compensação dos Registradores de Pessoais Naturais (destinado aos cartórios); Fundo da Procuradoria Geral do Estado (recebido pela PGE)”, informou a Justiça potiguar.

Os valores, no entanto, continuam superiores ao que é cobrado em outros estados, porém, cada unidade da federação é responsável por estabelecer as suas custas cartoriais mediante lei. No exemplo citado para um imóvel de R$ 150 mil, no estado de Pernambuco custaria R$ 1.809,85 e em São Paulo, R$ 1.616,18. Um reajuste para reduzir essas taxas no RN, segundo o TJRN teria que partir de sua própria iniciativa e, por enquanto não há previsão para tanto, segundo a instituição.

Como a arrecadação dessas taxas é dividida para diversos órgãos, o custo termina sendo elevado. A parte que cabe ao Poder Judiciário (FDJ) é destinada a recuperação de prédios, construção de unidades, melhoria no atendimento à população, equipamentos de informática, insumos e manutenção da estrutura física e operacional da Justiça Estadual. Já o Fundo de Compensação dos Registradores de Pessoais Naturais (destinado aos cartórios), por exemplo, é usado para custear isenções de serviços para determinados públicos.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

IPEM/RN fiscaliza eletrodomésticos à venda em lojas de quatro cidades

O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RN) fiscalizou na “Operação Cozinha Segura”, mais de dois mil e quinhentos eletrodomésticos nas cidades de Natal, Jucurutu, Florânia e Mossoró. A operação foi realizada de 5 a 9 de agosto como parte do cronograma nacional do Inmetro.

OPERAÇÃO COZINHA SEGURA IPEM/RN. DIVULGAÇÃO

Entre os itens verificados na Operação Especial “Cozinha Segura” estão os seguintes produtos: batedeira, cafeteira e máquina de café, centrífuga, coifa/exaustor, espremedor de frutas, faca elétrica, fritadeira, grill e churrasqueira elétrica, iogurteira, liquidificador, máquina de pão, panela e pipoqueira elétrica, processador, descascador, ralador e mixer elétrico.

Os fiscais do IPEM/RN visitaram 46 lojas e fiscalizaram e aprovaram 2591 produtos de diversas marcas. Na ação verificou se os eletrodomésticos atendem à regulamentação do órgão e se estão sendo comercializados com Selo de Avaliação da Conformidade e com as informações obrigatórias sobre o fabricante, distribuidor ou importador.

“O principal objetivo dessa operação é garantir que todas as exigências do Inmetro, órgão ao qual o IPEM e vinculado, estão sendo cumpridas e assim garantir que o consumidor possa utilizar esses produtos de forma segura e sem riscos à sua saúde. É importante frisar que as exigências são as mesmas tanto para produtos nacionais como importados”, explicou o diretor-geral do IPEM/RN, Theodorico Bezerra Netto.

Caso o consumidor encontre algum produto que não contenha as exigências acima pode fazer uma denúncia e reclamação por meio da Ouvidoria do órgão nos telefones: 0800 281 4054 e (84) 98177-8758 e do e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Detran começa a emitir boleto com Taxa dos Bombeiros

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) informou, nesta quarta-feira, que liberou no sistema do órgão a emissão dos boletos para pagamento da chamada ‘Taxa dos Bombeiros’.

FOTO: SÉRGIO HENRIQUE/REPRODUÇÃO/CBMRN

Os boletos podem ser acessados no site do Detran na aba ‘Consulta de Veículos e Boletos’. Em seguida, o usuário digita a placa e Renavam do veículo a ser consultado, tendo logo a seguir acesso a emissão do boleto para quitação da taxa. Ressaltamos que as datas de pagamento continuaram as mesmas já definidas anteriormente de acordo com a placa do veículo, porém não é cobrado nenhum acréscimo nas que já estão vencidas, sendo as mesmas emitidas com a data atual no ato da expedição.

A Taxa dos Bombeiros é prevista na Lei Complementar Estadual nº 247/2002, alterada pela Lei Complementar nº 612/2017 é destinada ao Fundo Especial de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (Funrebom).

Quem quitou o IPVA sem a ‘Taxa dos Bombeiros’ precisará acessar o site do Detran para imprimir o boleto com o tributo. Isso porque o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) do ano que vem só será emitido com a quitação desse imposto.

Para as pessoas que ainda não pagaram o IPVA, a cobrança da ‘Taxa dos Bombeiros’ volta a ficar estampada no boleto para pagamento.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Receita paga terceiro lote do IRPF 2019 nesta quinta

O terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019 será pago nesta quinta-feira (15) e irá contemplar 2.978.614 contribuintes em todo o Brasil, totalizando o valor de R$ 3,8 bilhões. No Rio Grande do Norte, o crédito bancário totaliza o valor de R$ 41.665.329,22, contemplando 30.521 contribuintes.

FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

O lote de restituição do IRPF contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o telefone 146. Na consulta à página da Receita, pelo serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesse caso, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo “Pessoa Física” para tablets e smartphones, que facilita consulta diretamente nas bases da Receita Federal sobre liberação das restituições do IRPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição (Peres), ou diretamente no e-CAC, no serviço “Extrato do Processamento da DIRPF”.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fonte :Portal no Ar
Leia Mais ››

Justiça nega bloqueio de contas do Estado para pagar atrasados


A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN negou, em unanimidade, um recurso da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do RN para bloquear R$ 604.476,93 na conta bancária do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de pagamento do 13º salário do ano de 2017 dos delegados aposentados. O pedido havia sido negado na primeira instância, pela 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal.

No recurso, a Associação alegava que, apesar de reconhecer a autonomia administrativa e financeira do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern), prevista nos artigos 94 e 95 da Lei Complementar Estadual nº 308/2005, “a gestão da folha de pagamento dos servidores estaduais, ativos e inativos, compete ao chefe do Executivo estadual”.

Acrescentava que “a decisão de parcelamento é exclusiva da Governadora do Estado, seja dos servidores ativos e/ou inativos” e que “o pagamento da remuneração dos aposentados não vem sendo efetuado, exatamente porque tal decisão foi da Chefe do Executivo Estadual, Governadora Fátima Bezerra”, ao anunciar o parcelamento do pagamento dos servidores priorizando as folhas mais recentes em detrimento das antigas.

Argumentava ainda que “quando do deferimento da tutela de urgência, ainda no final do ano de 2018, o Juízo de primeira instância não fez qualquer distinção entre ativos e inativos, sem esquecer que, na relação de associados que aparelha a petição inicial da Ação Ordinária, constam alguns Delegados aposentados”.

A Associação afirmou ainda que a primeira instância da Justiça não poderia, a esta altura, indeferir o pedido de bloqueio das contas do Estado, uma vez que a questão relativa aos ativos e/ou inativos já estava preclusa desde a decisão anterior e que o bloqueio ora almejado nada mais seria que uma mera consequência da decisão anterior. Defendeu a presença da Fumaça do Bom Direito e da possibilidade de lesão grave ou de difícil reparação.

Decisão

Para o relator do recurso, desembargador Ibanez Monteiro, a Lei Complementar Estadual nº 308/2005 é clara ao definir o Ipern como o “gestor único do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte” e que “o Ipern goza de autonomia funcional, administrativa e financeira, operando com contas distintas da titularizada pelo Tesouro Estadual”.

“Não há dúvidas, portanto, que a conta única do Estado do Rio Grande do Norte não pode ser comprometida com o pagamento dos proventos a que fazem jus os inativos, de forma que foi acertada a decisão agravada que assim concluiu”, comentou o magistrado da Corte de Justiça.

Fonte: Portal no Ar Com informações do TJRN
Leia Mais ››

Pesquisa do Itep identifica que 98% dos medicamentos aprendidos no RN eram falsificados

O uso de medicamentos para o estilo de vida em busca de melhorias estéticas para o corpo têm aumentado significadamente nos dias atuais, seja para incremento de massa muscular, emagrecimento, disfunção erétil, entre outros. Porém, os consumidores precisam ficar atentos para não terem prejuízos para a saúde. Pesquisa desenvolvida no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) mostra que 98,6% dos medicamentos apreendidos, nos anos de 2017 e 2018 em operações da Delegacia Especializada em Narcóticos, eram falsificados seja por não terem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou não apresentar as substâncias descritas nos rótulos.

O trabalho desenvolvido no Núcleo de Laboratório Central de Perícias Forenses pelos peritos criminais Leonardo Rêgo e Lucas Nobre analisou 144 itens, dos quais apenas 6,3% apresentavam registro da Anvisa na embalagem.

“Na maior parte dos medicamentos analisados, foram identificadas a presença de esteroides anabolizantes (74,3%), seguidos de 22,9% de itens que não continham nenhuma substância ativa. Em 33,3% dos itens analisados, a substância detectada não era condizente com a descrita no rótulo do produto e 10,4% não apresentavam rótulo algum”, enfatizou o perito criminal Leonardo Rêgo.

Não foi detectada nenhuma substância ativa em 46,6% dos produtos que não apresentavam rótulo, sendo o restante (53,4%) apresentando esteroides anabolizantes na sua formulação.

“Esse estudo permitiu traçar um perfil dos medicamentos analisados, no qual foi observado que quase a totalidade era formada por substâncias anabolizantes esteroides”, concluiu o perito criminal Lucas Nobre.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

RN imuniza mais de 97% do rebanho contra febre aftosa

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que ocorreu durante todo o mês de maio 2019, no Rio Grande do Norte, terminou com um saldo positivo. A cobertura do rebanho foi de 97% e se mantém entre uma das maiores coberturas do Brasil segundo o balanço final da campanha divulgado hoje (13), pelo IDIARN – Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA. DIVULGAÇÃO/IDIARN

Os resultados foram positivos para a pecuária do Estado, indicando que a adesão dos produtores continua efetiva principalmente na primeira etapa onde todos os animais devem ser vacinados. A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

“O RN foi reconhecido internacionalmente livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014. Os bons índices de cobertura das campanhas de vacinações nos mantêm aptos para a exportação dos animais”, afirmou Mario Manso, Diretor Geral do Idiarn.

A segunda etapa da campanha de 2019 contra a aftosa acontecerá durante o mês de novembro em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Nessa etapa a vacinação será obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses, porém, os demais animais também deverão ser declarados. O criador que deixar de declarar seu rebanho, pagará multa e ficará impedido de movimentar seus animais, além de não ter acesso às linhas de créditos rurais e aos benefícios de órgãos estaduais e federais.

Para adquirir a vacina o produtor cadastrado junto ao IDIARN deverá comparecer em uma das lojas autorizadas a comercialização, e após isso, vacinar seus animais e declarar o rebanho em um dos escritórios do IDIARN, EMATER ou Secretárias Municipais de Agricultura.

fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo do RN divulga calendário de pagamento de agosto

O Governo do Rio Grande do Norte divulgou nesta terça-feira, 13, o calendário de pagamento dos servidores públicos. Em imagem publicada no perfil oficial do Governo do RN no Instagram, estão especificadas as datas para lançamento dos salários.

FOTO: MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

No dia 15 de agosto, servidores que recebem até R$ 3 mil e servidores da segurança pública receberão integralmente. No mesmo dia, quem recebe mais de R$ 3 mil receberá 30% do valor.

Já no dia 31 de agosto, os que recebem mais de R$ 3 mil receberão o restante do salário (70%), além dos servidores de órgãos com arrecadação própria.


Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Tribunal de Justiça do RN quer reajuste salarial de 4,94%

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte enviou projeto de lei complementar à Assembleia Legislativa querendo reajuste salarial de 4,94% para 2.807 servidores efetivos e comissionados do Pode Judiciário.

FOTO: WELLINGTON ROCHA/ARQUIVO/PORTAL NO AR

Se aprovado, o reajuste será efetuado em três parcelas e retroativo a 1º de maio. A primeira parte é de 2%, paga em 1º de agosto. A segunda de 1,47%, a partir de 1º de outubro. Por fim, outra parcela de 1,47%, a partir de 1º de dezembro. A divisão é justificada para “diluir o impacto”.

De acordo com o projeto, aprovado pelo pleno do Tribunal em 17 de julho, caso o reajuste eleve a despesa acima do permitido, será aplicada a fração percentual disponível.

Segundo os dados do próprio TJ, o reajuste de 4,94% terá impacto de R$ 2,32 milhões por mês e de R$ 27,8 milhões em um ano na folha de ativos. O Tribunal alega que o aumento não se trata de reajuste. “Se trata de mera reposição da inflação”.

fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Polícia indicia filhos de Flordelis no caso da morte do pastor Anderson

Os filhos da pastora e deputada federal Flordelis (PSD-RJ) Flávio dos Santos Rodrigues e Lucas dos Santos de Souza foram indiciados pela morte do marido dela, o pastor Anderson do Carmo, nesta quarta-feira (14). Ambos foram indiciados por crime de homicídio qualificado.

Flávio dos Santos chegando na Delegacia de Homicídios — Foto: Carlos Brito/ G1
Flávio dos Santos chegando na Delegacia de Homicídios — Foto: Carlos Brito/ G1

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) entregou nesta quarta o inquérito do caso ao Ministério Público Estadual.

De acordo com a delegada Bárbara Lomba, titular da especializada, o documento também pede a prisão preventiva dos filhos da parlamentar. Ainda segundo a delegada, o inquérito foi desmembrado, e agora será dado início à segunda fase da investigação para identificar a participação de possíveis coautores no crime.

Filho da deputada Flordelis, Lucas dos Santos de Souza — Foto: Patrícia Teixeira/G1
Filho da deputada Flordelis, Lucas dos Santos de Souza — Foto: Patrícia Teixeira/G1

Anderson do Carmo foi morto com vários tiros, na garagem da casa da família, em Pendotiba, em 16 de junho. Flávio e Lucas Cézar dos Santos de Souza estão presos, suspeitos de participar do crime. Flávio é filho biológico de Flordelis, enquanto Lucas foi adotado. A suspeita da Polícia Civil é que tenham cometido o crime para defender a mãe após uma traição.

A pistola utilizada no crime foi encontrada na casa da deputada. O celular de Anderson do Carmo ainda não apareceu. A mãe de Anderson afirmou, no mesmo mês, que não queria mais nenhum contato com a nora.

Nesta quarta, um celular foi encontrado na cela onde Flávio está preso sozinho. Seu advogado alega que o aparelho não é dele e estava no vaso sanitário, que estaria entupido desde que ele ocupou a cela.

Defesa diz que decisão "traz certo alívio"
A defesa de Flávio dos Santos informou nesta quarta-feira (14) que não recebeu com surpresa o indiciamento do filho de Flordelis. Os advogados questionaram “a forma como foram conduzidas as investigações”. Segundo eles, em alguns momentos foi cerceado o acesso dos advogados ao processo. A decisão, segundo a defesa, “traz certo alívio” ao saberem que o inquérito vai sair da delegacia e será encaminhado ao Judiciário.

Flordelis e o marido, o pastor Anderson Carmo, morto na casa da família — Foto: Reprodução/ Facebook
Flordelis e o marido, o pastor Anderson Carmo, morto na casa da família — Foto: Reprodução/ Facebook

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça suspende passaportes diplomáticos concedidos por governo a líderes da Igreja Mundial do Poder de Deus

Resultado de imagem para Justiça suspende passaportes diplomáticos concedidos por governo a líderes da Igreja Mundial do Poder de DeusA Justiça Federal em São Paulo determinou nesta quarta-feira (14) a suspensão e recolhimento dos passaportes diplomáticos do pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, e de sua mulher, a bispa Franciléia.

A decisão foi tomada pelo juiz Hong Kou Hen, da 8ª Vara Cível, em ação movida pelo advogado Ricardo Nacle.

Os passaportes foram concedidos na semana passada pelo governo Jair Bolsorano. Na decisão do Itamaraty publicada no último dia 9, no "Diário Oficial da União", a concessão do documento aos líderes da igreja se justifica porque "ao portar passaporte diplomático, seu titular poderá desempenhar de maneira mais eficiente suas atividades em prol das comunidades brasileiras no exterior".

O documento tem validade de três anos e não dá direito a privilégio ou imunidade no Brasil ou no exterior. O que muitos países concedem ao portador é facilidade na fila de imigração e, em alguns casos, isenção de visto de curta duração.

É a segunda vez que a Justiça Federal em São Paulo susta os passaportes do pastor e da bispa. Em 2016, os documentos que haviam sido concedidos pelo governo Dilma Roussef também foram cancelados.

Um decreto presidencial lista aqueles que podem receber o documento: o presidente e o vice-presidente da República, ex-presidentes, governadores, ministros, ocupantes de cargo de natureza especial, militares em missões da ONU, integrantes do Congresso Nacional, ministros do Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República e juízes brasileiros em tribunais internacionais.

Em junho deste ano, o governo de Jair Bolsonaro concedeu passaporte diplomático ao pastor R. R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, e à sua mulher, Maria Magdalena Soares, também integrante da igreja.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério da Justiça notifica Facebook por rede social ter contratado pessoas para transcrever áudios de usuários

O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou o Facebook nesta quarta-feira (14) após ter sido revelado que a rede social havia contratado funcionários para transcrever áudios de usuários.

Mark Zuckerberg, presidente do Facebook — Foto: Aaron Bernstein/Reuters
Mark Zuckerberg, presidente do Facebook — Foto: Aaron Bernstein/Reuters

A notificação foi feita especificamente pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon). Em nota, a Senacon afirmou que inicia uma nova investigação sobre a empresa, que tem até 10 dias para responder aos questionamentos.

"Caso o Facebook não responda aos questionamentos no prazo estipulado, bem como se responder e houver indícios de violação de direitos dos consumidores, o órgão poderá instaurar processo administrativo, que eventualmente poderá resultar na imposição de multa", disse o comunicado.

De acordo com o ministério, o Facebook já é investigado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (DPDC/Senacon) em outros casos envolvendo o tratamento de dados dos consumidores.

Escuta do Facebook
O caso foi revelado pela agência Bloomberg, nesta terça-feira (13), que reportou que o Facebook pagou funcionários terceirizados para transcrever arquivos de áudio dos usuários do aplicativo Messenger. A agência afirmou que recebeu a informação de pessoas que foram contratadas para realizar o serviço, mas que precisavam permanecer anônimas para não perder os empregos.


De acordo com a reportagem, pessoas contratadas para fazer a transcrição dos áudios não recebiam informações sobre a origem das gravações, nem sobre como foram feitas.

A empresa — que acabou de receber uma multa histórica de US$ 5 bilhões de reguladores nos Estados Unidos por violações de privacidade — sempre negou que coletasse áudios de usuários de maneira não solicitada para direcionar publicidade

Executivos do Facebook já disseram, em depoimentos a legisladores dos EUA, que apenas obtêm informações de áudio se o usuário utiliza o microfone para alguma ação, como mandar mensagens de áudio pelo aplicativo Messenger.

Outras também fizeram
Com a revelação da atividade de escuta e transcrição dos áudios, o Facebook entrou para uma lista de empresas que já mantinham práticas semelhantes. Google, Apple e Microsoft revelaram no último mês que também contrataram pessoas para transcrever trechos de conversas que usuários mantinham com seus assistentes virtuais.

Google e Apple afirmam que interromperam essas atividades. Em nota, o Facebook afirmou que também interrompeu a prática.

Inicialmente, o Google defendeu a prática como um meio de melhorar os algoritmos responsáveis pelo assistente de voz. Depois, a empresa afirmou que suspenderia a prática por 3 meses. O caso foi revelado por uma TV da Holanda, que mostrou que a empresa fazia transcrições de áudios no país.

No caso da Apple, as informações foram reveladas também por uma reportagem, do jornal "The Guardian. Depois foram confirmadas pela companhia, que disse que suspenderia as transcrições.

O caso foi especialmente controverso para a Apple, já que a empresa usa o argumento da privacidade dos usuários como parte determinante do marketing em seus produtos. Executivos da empresa, como o presidente Tim Cook, já afirmaram publicamente que consideram a privacidade "um direito humano fundamental".

"Enquanto realizamos uma revisão completa, estamos suspendendo as análises da Siri globalmente. Adicionalmente, em um update futuro do software, os usuários terão a possibilidade de escolher não participar dos programas de análise de conteúdo", disse a Apple em posicionamento.

Já a Microsoft afirmou que coleta dados de conversas para proporcionar e melhorar serviços habilitados para voz — como a busca, comandos de voz ou serviços de tradução —, mas somente quando obtém a autorização do usuário. As aplicações são para o Skype e para a assistente Cortana.

O uso de assistentes de voz está expandido e empresas como o Google tem investido nesse segmento. Com isso, cresce também o escrutínio sobre essas empresas. Quando o caso do Google, na Holanda, foi revelado, a Comissão Europeia se posicionou, afirmando que "o uso de assistentes de voz por provedores como Google, Apple e Amazon está se mostrando de alto risco para a privacidade dos envolvidos".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após instabilidade nos portais, MEC prorroga prazos do Prouni e Fies

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou nesta quarta-feira (14) o prazo das inscrições das etapas em andamento do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Prouni e Fies têm prazos prorrogados pelo Ministério da Educação — Foto: Reprodução/RBS TV
Prouni e Fies têm prazos prorrogados pelo Ministério da Educação — Foto: Reprodução/RBS TV

Novas datas:

Prouni: estudantes não matriculados em instituições de ensino superior podem se inscrever nas bolsas remanescentes até 19 de agosto. Para os matriculados, a data final continua a ser 30 de setembro.
Fies: as Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das instituições podem validar as informações prestadas por estudantes pré-selecionados na lista de espera até 16 de agosto.

A decisão ocorre após o portal do programa e do fundo sofrer ataques hackers entre 5 e 7 de agosto, segundo o ministério. Alguns estudantes poderiam se prejudicar devido à instabilidade nas páginas do site do MEC.


O Sistema Presença, que registra a frequência escolar para pagamento do benefício do Bolsa Família, também passou por instabilidade. O ministério, no entanto, decidiu não prorrogar o prazo, já que a data limite para envio das informações é 23 de agosto.

Bolsas remanescentes do Prouni
Os interessados em obter uma bolsa de estudos deverão se inscrever no site do programa (http://www.siteprouni.mec.gov.br/). Pode concorrer:

Quem for professor da rede pública de ensino
Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, não tenha zerado na redação e tenha obtido nota superior a 450 pontos.
O Prouni foi criado em 2004 para oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Igreja Ortodoxa: Padre russo que afundou bebê com força em batismo é afastado

Resultado de imagem para Padre russo que afundou bebê com força em batismo é afastado
Um padre da Igreja Ortodoxa foi banido na Rússia depois de tentar batizar um bebê à força na cidade de Gatchina, na região de Leningrado, a cerca de 50km ao sul de São Petersburgo. O incidente, que ocorreu no dia 10 de agosto, foi filmado, e o vídeo mostra a mãe da criança tentando impedir o batismo violento.

O padre, identificado como Foty pelo veículo "Radio Free Europe", deverá ficar afastado do clero por um ano. Nas imagens, ele aparece tentando afundar o bebê, de 1 ano de idade, várias vezes na água, à força, apesar dos choros e chutes da criança. A mãe tenta, então, tirar o filho do padre, mas ele se recusa a entregá-lo.


A criança teve arranhões e ficou com hematomas depois do episódio, afirmou uma estação de TV russa ao relatar o caso no Twitter.

O sacerdote ainda tentou defender o modo como agiu, afirmando que os pais do bebê desconheciam os ritos da igreja. Ele também disse que tinha a intenção de mergulhar a cabeça da criança na água três vezes, conforme as regras do batismo, e que a mãe se comportou de forma "extremamente emocional".

A diocese local da Igreja Ortodoxa, entretanto, emitiu um pedido de desculpas no mesmo dia pelo ocorrido, e afirmou que o padre havia sido banido dos deveres ministeriais, impedido de usar roupas clericais e que não poderia dar bênçãos por um ano.

O vídeo causou grande comoção na Rússia, diz a "Radio Free Europe", e atraiu a atenção de autoridades superiores da capital. Hieromonk Gennady, do departamento de educação paroquial do Patriarcado de Moscou, chamou a atitude do padre de "loucura" em comentários à RIA Novosti.

"Uma pessoa inadequada no tecido sagrado pode se tornar um obstáculo insuperável no caminho de Deus, não apenas para as dezenas, mas para as milhares de pessoas que assistiram ao vídeo", declarou Gennady à agência de notícias estatal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Bandidos de esquerda começaram a voltar ao poder' na Argentina, diz Bolsonaro sobre vitória da oposição nas primárias

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quarta-feira (14), que "bandidos de esquerda começaram a voltar ao poder" na Argentina, ao comentar a vitória da chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner nas eleições primárias.

Presidente Jair Bolsonaro acena para multidão em Parnaíba, no Piauí — Foto: Andrê Nascimento/G1
Presidente Jair Bolsonaro acena para multidão em Parnaíba, no Piauí — Foto: Andrê Nascimento/G1

"A Argentina está mergulhando no caos, a Argentina começa a trilhar o rumo da Venezuela, porque nas primárias bandidos de esquerda começaram a voltar ao poder", afirmou Bolsonaro em evento no Piauí.

Nesta terça-feira (13), Alberto Fernández chamou Bolsonaro de "racista, misógino e violento". A declaração foi feita em um programa de TV horas após Bolsonaro ter dito que o Brasil poderia ver uma onda de imigrantes fugirem da Argentina se políticos de esquerda vencerem as eleições presidenciais de outubro.

O presidente brasileiro apoia Mauricio Macri, candidato à reeleição no país vizinho. Diante da derrota nas primárias, o presidente argentino anunciou nesta quarta novas medidas econômicas, como elevação do salário mínimo, bônus a trabalhadores e congelamento do preço da gasolina por 90 dias.

Alberto Fernández, candidato à Presidência na chapa em que Cristina Kirchner é vice, vota nas prévias na Argentina — Foto: Agustin Marcarian/Reuters
Alberto Fernández, candidato à Presidência na chapa em que Cristina Kirchner é vice, vota nas prévias na Argentina — Foto: Agustin Marcarian/Reuters

Em discurso para moradores de Parnaíba (PI) que o aguardavam no aeroporto, Bolsonaro também criticou "corruptos e comunistas" do Brasil, voltando a usar o termo "cocô".

"O Mão Santa [prefeito de Parnaíba] me disse uma coisa: 'Vamos acabar com o cocô no Brasil'. O cocô é essa raça de corruptos e comunistas. Nas próximas eleições, nós vamos varrer esta turma vermelha do Brasil. Já que na Venezuela acabou, vou mandar este cambada para lá", afirmou.

Esta é pelo menos a quarta vez em que o presidente da República menciona a palavra "cocô", ou termo semelhante, ao falar em público nos últimos dias.

Na sexta-feira (9), ao ser questionado sobre preservação ambiental, sugeriu a repórteres em Brasília que "fazer cocô dia sim, dia não" poderia reduzir a poluição.

No sábado (10), repetiu a sugestão a jornalistas, dizendo que se tratava de uma brincadeira. "Para a gente preservar o meio ambiente, vai um dia no banheiro, e no outro dia, não. Um dia faz cocô, no outro não faz. Levaram para o lado sério."

Nesta segunda-feira (12), em visita ao Rio Grande do Sul, o presidente disse que encontrar "cocozinho petrificado em índio" impedia a realização de obras públicas.

Ida ao Nordeste
Nesta quarta, Bolsonaro teve o primeiro encontro com um governador do Nordeste após a polêmica causada por declaração sobre governadores da região. Ele foi recebido por Wellington Dias (PT), que o cumprimentou e logo voltou a Teresina.

A fala do presidente sobre o Nordeste foi gravada durante conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni no dia 19 de julho. Na ocasião, Bolsonaro afirmou que "daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão".

Governadores reagiram, cobrando explicações do presidente, e afirmaram ter recebido "com espanto e profunda indignação a declaração".

No dia seguinte, Bolsonaro afirmou que fez uma “crítica” aos governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e da Paraíba, João Azevêdo (PSB), “nada mais além disso”.


Durante o discurso a apoiadores nesta quarta, Bolsonaro disse que "alguns governadores estão querendo separar o Nordeste do Brasil, estes cabras estão no caminho errado". "O caminho do Brasil é um só, um só povo, só raça, uma só bandeira verde-amarela."

"Nunca fechei as portas pra ninguém, eles que se reúnem, fazem manifestações contra mim, querem dividir o Nordeste, o Brasil é um país só, estamos nos livrando desse mal vermelho, do comunismo, isso é muito bom", afirmou.

Durante entrevista a jornalistas, o presidente também disse que ficou "muito honrado" com a concessão do seu nome a uma escola do Serviço Social do Comércio (Sesc) inaugurada nesta quarta em Parnaíba.

O letreiro chegou a ser colocado no prédio do imóvel, mas foi retirado. "Fico muito honrado com essa possibilidade. Ações na Justiça foram movidas, caso elas sejam vencidas, o prefeito que decide. No momento está sub judice, e não vim aqui pra fazer campanha antecipada", afirmou Bolsonaro.

Já o presidente do Sesc, Valdeci Cavalcante, disse: "No nosso coração, permanece o desejo de homenagear o presidente, dando o nome dele para a escola. Ainda nesta semana, ele me disse que vai pedir a autorização do jurídico do Planalto para poder aceitar o convite e ter seu nome em uma de nossas escolas do Sesc".

"O Bolsonaro prefere agir com mais cautela, para que as pessoas não se aproveitem da situação e façam jogo político ou antecipem campanha."

Bolsonaro também negou a possibilidade de criar um novo imposto – o chefe da Receita Federal, Marcos Cintra, pretende implantar a Contribuição Provisória (CP) para substituir impostos federais – e disse que ainda não escolheu o nome do próximo Procurador-Geral da República.

"A PGR ainda tenho tempo ainda, tá difícil a escolha, tem muitos bons nomes e tenho certeza que o escolhido além de ser aprovado no Senado [...]. Não tem nome A, B ou C", disse.


A viagem do presidente nesta quarta foi a primeira ao Piauí e a terceira ao Nordeste desde que ele tomou posse.

Depois da declaração polêmica sobre "governadores de 'paraíba'", Bolsonaro fez duas viagens à Bahia, mas não se encontrou com o governador Rui Costa (PT) em nenhuma delas.

Radares
O presidente voltou a criticar instalação de radares nas rodovias. Há dois dias ele disse que iria anunciar o fim dos radares móveis nas estradas federais. "A partir de segunda-feira, tá suspenso radar móvel", disse nesta quarta.

"Respeito a Justiça, mas não consigo entender. Se quiserem que eu instale mais de 8 mil pardais no Brasil, vai custar 1 bilhão pro povo, pra botar assaltantes na pista, pra roubar vocês, não queremos pardais mais. É nossa intenção, agora temos uma batalha pela frente", afirmou no Piauí.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil tem 1.388 casos de sarampo em 2019; 95% deles estão em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná

Desde a primeira semana de 2019, o Brasil registrou 1.388 casos confirmados de sarampo, sendo que 1.322 deles (95,2%) ocorreram no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e no Paraná, que apresentam surto da doença (veja a lista das cidades abaixo). O restante, 66 infecções (4,8%), ocorreram nos outros estados do Brasil. Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta quarta-feira (14).

Resultado de imagem para Brasil tem 1.388 casos de sarampo em 2019; 95% deles estão em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e ParanáO sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.

As últimas onze semanas epidemiológicas (20 a 31) apresentaram uma disparada no número de casos confirmados, intensificada pelo estado de São Paulo. Durante este período, 1.226 novos pacientes com a doença foram recebidos pelas unidades de saúde, sendo que 1.220 eram infecções ocorridas em território paulista.

Como é possível ver no gráfico acima, 99,5% dos novos casos que ocorreram desde o início de maio no Brasil estão em São Paulo. Apenas na última semana, o estado teve uma alta de 36% no número de infecções. Os dados da Secretaria Estadual da Saúde paulista apontam que a capital tem 75,5% desses pacientes.

Vacina do sarampo
Há uma campanha de vacinação nos estados brasileiros com surto, com doses disponíveis nas unidades do Sistema Único de Saúde. A população com idade entre 20 e 29 anos é a mais afetada até agora e, por isso, tem prioridade na imunização.

Nenhum dos estados com maior número de casos atingiu a cobertura vacinal de 95% da tríplice viral. A vacina garante a imunização contra sarampo, caxumba e rubéola em crianças de um ano de idade. Rio de Janeiro tem o menor índice, com 51,23% do grupo infantil protegido; depois, temos Bahia, com 61,69%; São Paulo, com 74,65%; e Paraná, com 89,53%.

Preciso tomar a vacina contra o sarampo?

Cada estado tem uma campanha em curso. São Paulo quer vacinar 4,4 milhões de jovens de 15 a 29 anos. Até 8 de agosto, apenas 1,2 milhão de pessoas dessa faixa etária estavam protegidas – o número representa 27% da meta.

A vacina não é restrita ao público jovem – eles são o foco para garantir uma barreira de proteção contra o vírus enquanto há o surto. Veja abaixo quem pode/deve e quem não pode/deve receber uma dose contra o sarampo:

Bebês com menos de 6 meses: contraindicada a vacina em quaisquer circunstâncias.
Bebês de 6 meses a 1 ano de idade: podem tomar a vacina, dependendo da orientação. Alguns municípios do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e a cidade de Salvador estão recomendando. Para informações, consulte o site.
Crianças de 12 meses: deve ser dada uma dose.
Crianças de 15 meses: devem receber a segunda dose.
Crianças e Adolescentes que só tomaram uma dose: devem receber a segunda dose.
Adolescentes e adultos jovens, de 15 a 29 anos, no Município de São Paulo: devem receber mais uma dose, independentemente do número de doses anteriores.
Pessoas até 29 anos de idade, em geral: devem ter 2 doses na vida, com intervalo de 1 mês entre elas.
Pessoas entre 30 e 50 anos de idade: devem fazer 1 dose se não souberem seu estado vacinal. Idealmente devem ter duas doses feitas na vida.
Pessoas com 60 anos ou mais de idade: não precisa ser vacinado. Mas não há limite de idade para receber a vacina. Idosos podem receber a vacina.
Situações especiais
Gestantes: contraindicada a vacina.
Mães que estão amamentando: podem tomar a vacina, mesmo no primeiro dia pós-parto.
Mulheres que querem engravidar: depois da vacina, idealmente deve-se esperar 30 dias para engravidar. Se tomou a vacina e não sabia que estava grávida, converse com seu médico.
Imunossuprimidos: contraindicada a vacina
Alergia a ovo: pode tomar a vacina se a alergia não for grave. Alergia GRAVE ao ovo: converse com seu médico.
Tomou a vacina da febre amarela há menos de 30 dias: aguarde pelo menos 1 mês para receber a vacina do sarampo
Alguém muito próximo de você teve sarampo e foi indicada vacina de bloqueio pela Vigilância Epidemiológica: tome a vacina independentemente de quaisquer doses de vacina anteriores. Mesmo se você tomou a vacina da febre amarela há menos de 30 dias, deve receber o bloqueio do sarampo.
Quem já teve sarampo: não precisa se vacinar.

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››