domingo, abril 24, 2022

Teto de supermercado desaba no interior do RN; família é atingida, mas passa bem

O teto de um supermercado localizado no Centro de Acari, município na região Seridó, desabou na noite de sexta-feira (22). O proprietário do estabelecimento chegou a ficar preso aos destroços. A esposa dele e a filha de 8 anos também se feriram, mas todos passam bem.


Na manhã deste sábado (23), equipes da prefeitura estiveram no local. A causa prévia foi um ataque de cupim que acabou deteriorando a madeira que sustentava a estrutura do prédio.


Segundo a família, eles estavam fechando o estabelecimento quando o teto desabou. O dono do supermercado, José Euder de Araújo Silva, estava guardando uma moto quando a estrutura cedeu. Ele precisou de atendimento médico porque uma das pernas ficou presa e apresentou um inchaço. O comerciante chegou a ser levado a um hospital de Natal, mas, apesar do susto, nada grave foi constatado e ele já está em casa.


Teto de supermercado desaba no interior do RN — Foto: Cedida


A esposa do proprietário, Rayane Soares de Oliveira, e uma filha de 8 anos também estavam no local no momento do desabamento. Elas tiveram apenas algumas escoriações e passam bem.


"A gente não escutou nenhum barulho, nada que fosse suspeito. Estava tudo normal. A gente passou o dia todo lá, e, na hora de fechar, caiu tudo", contou Rayane.


"Minha menina conseguiu correr logo. Ela levou alguns pontos na cabeça, mas está bem também. Quando vi que não tinha mais nada para cair, consegui sair. E ele ficou preso. Os meninos entraram e retiraram ele", lembra.


"Deus nos deu a oportunidade de viver novamente".

O supermercado funciona em um prédio centenário, onde funcionou o primeiro cinema da cidade. O local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, que acompanhou a vistoria da Defesa Civil do município.


Raul Victor Dantas e Silva, assessor de obras e projetos da prefeitura de Acari, relatou que o supermercado "ficará fechado até que seja regularizada a situação do prédio, sendo feitas as manutenções para que possa ser utilizado novamente".


Estrutura de madeira desabou — Foto: Cedida


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ciclista é atropelada na BR-405 e motorista foge sem prestar socorro no RN

O motorista de um carro atropelou uma ciclista e fugiu do local sem prestar socorro à vítima, na noite desta quinta-feira (21), em Rafael Fernandes, na região Oeste potiguar. A colisão foi registrada por câmeras de segurança.


Carro atropela ciclista e motorista foge sem prestar socorro no RN — Foto: Reprodução


O atropelamento aconteceu na avenida Egídio Chagas do Nascimento, trecho urbano da BR-405, por volta das 19h25.


Pelo vídeo, é possível ver o carro modelo Spin de cor branca invadir a via e bater na ciclista - uma mulher de 43 anos. O motorista foge em seguida.


Um homem que passava pelo local socorreu a vítima após o acidente. Ela foi encaminhada para o hospital de Pau dos Ferros e, após receber atendimento, foi liberada. Ela não teve nenhum ferimento grave, mas ficou com a perna machucada.



De acordo com o secretário de Segurança do município, Marcelo Alexandre, a vítima é uma cunhada, que estava indo para a casa do pai dela.


O secretário ainda informou que as placas do carro apontam que o veículo é do município de Água Nova e seria um táxi que faz viagens intermunicipais na região.


A secretaria está tentando localizar o motorista.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Protesto em Natal pede justiça por morte de três ciclistas atropelados na BR-406

Um protesto realizado neste domingo (24) em Natal pede justiça pela morte de três ciclistas que foram atropelados na BR-406, em Guamaré, no último dia 18. O ato reuniu cerca de 400 ciclistas que também pediam mais segurança no trânsito.


Entre os manifestantes estava dona Neusa Maria, tia de Odair José da Rocha, de 43 anos - uma das vítimas do atropelamento que matou três pessoas em Guamaré. "Nós estamos aqui porque queremos justiça. Esse crime não pode ficar impune", disse Neusa.


Protesto em Natal pede justiça por morte de três ciclistas e mais segurança no trânsito — Foto: Pedro Trindade/INter TV Cabugi

Os manifestantes se reuniram por volta das 15h na Praça Pedro Velho e foram pedalando até Ponta Negra.


Protesto em Natal pede justiça por morte de três ciclistas e mais segurança no trânsito — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Odair trabalhava como operador de máquina escavadeira, era casado há 21 anos e tinha quatro filhos. Além de Odair, outras duas pessoas morreram no acidente: Renato José Malaquias e Carlos Eduardo dos Santos, de 63 anos.


Para o presidente da Associação dos Ciclistas do RN, Fabiano Silva, é preciso reforçar a fiscalização para ajudar a evitar acidentes. "Criação de acostamento, sinalização vertical, limpeza de rodovias e principalmente a fiscalização eletrônica e humana. Essa fiscalização precisa acontecer diuturnamente. Porque ela não só salva vidas de ciclistas, salva vida também de motoristas. O que aconteceu com os ciclistas é um reflexo do que vem acontecendo entre os próprios motoristas aqui na região metropolitana e em todo o estado. A violência do trânsito está muito séria no Rio Grande do Norte", afirmou.


Com esse protesto, de uma forma geral, a ideia é reduzir mortes no trânsito. Todos nós somos o trânsito: pedestre, ciclista, motociclista, condutor de veículo. Estamos próximos ao maio amarelo e nosso objetivo é fazer uma campanha pra redução de mortes no trânsito, que é uma verdadeira epidemia. Muita gente morre no trânsito", afirmou o empresário Ronald Vittal, que também participava do ato.


Acidente mata três ciclistas

Três ciclistas morreram na BR-406, em Guamaré, na noite de 18 de abril após serem atropelados. O motorista do carro fugiu sem prestar socorro.


O acidente aconteceu por volta das 18h, próximo à comunidade Baixa do Meio. Os ciclistas pedalavam às margens da BR-406 quando foram atingidos pelo carro desgovernado.


As três vítimas moravam na comunidade Baixa do Meio e foram identificadas como Odair José da Rocha, de 41 anos; Renato José Malaquias, de 37; e Carlos Eduardo dos Santos, de 63 anos.


De acordo com a PM, um quarto ciclista que acompanhava o grupo, mas não foi atingido pelo veículo, confirmou que o motorista do carro fugiu sem prestar socorro.


No dia seguinte ao acidente o carro foi apreendido e a polícia descobriu que quem dirigia o veículo era o secretário adjunto de transportes da cidade de Guamaré, Severino Inácio de Souza. Ele disse em depoimento à Polícia Civil que não permaneceu no local do acidente, após o carro que dirigia atropelar e matar três ciclistas na BR-406, por estar "muito nervoso".


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra chuvas 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses do ano

O volume de chuvas registrado no RN até este domingo (24) está 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses de 2022. Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).


Volume de chuvas registrado no RN está 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses do ano — Foto: Hudson Helder


O sistema de monitoramento da Emparn registrou um volume médio no período de janeiro a abril deste ano de 466,7 milímetros (mm) em todo o estado, enquanto o esperado era de 429,8 mm. A região que mais recebeu carga d´água foi o Oeste Potiguar, com o acumulado de 560.6mm.


Com as chuvas, as reservas hídricas do estado alcançaram 43,59% da capacidade total.


“Nesse final de abril e início de maio, as chuvas continuarão ocorrendo em todas as regiões, com bons índices, devido as boas condições termodinâmicas dos oceanos atlântico e pacífico”, explica o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.


Pelo mapa do monitoramento deste domingo (24), divulgado às 9h15, as chuvas mais intensas nas últimas 24h ocorreram na Microrregião de Pau dos Ferros.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pesquisa desenvolvida em Natal usa inteligência artificial para prever surtos de dengue

Um grupo de cientistas desenvolveu, em Natal, um método baseado em inteligência artificial capaz de prever um surto de dengue com até seis semanas de antecedência. Dessa forma, as autoridades de saúde podem ser avisadas com antecedência sobre o risco e executar medidas de contenção.


Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue. — Foto: Reprdoução/EPTV


Para realizar o estudo, ao longo de quatro anos, foram espalhadas armadilhas para coletar ovos, conhecidas como ovitrampa (que simulam um ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti), nas quatro regiões de Natal, a cada 300m², formando uma malha de captura de mosquitos e ovos.


“Essa técnica, conhecida como ovitrampa, foi implantada em Natal pelo então diretor do Centro de Zoonoses de Natal, Alessandre Medeiros (in memorian). O Centro de Zoonoses de Natal é vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal”, explicou Ricardo Valentim, diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e um dos pesquisadores envolvidos na pesquisa.


Além disso, os pesquisadores recolheram informações sobre casos confirmados e internações pela doença.


O trabalho realizado pelos pesquisadores foi validado cientificamente, por meio da publicação de um artigo científico no Scientific Report, periódico do grupo Nature, um dos principais repositórios científicos do mundo.


Com o título em português 'Inteligência computacional orientada a dados aplicada à previsão de surtos de dengue: um estudo de caso na escala da cidade de Natal, RN-Brasil', o trabalho apresenta os resultados obtidos pelos pesquisadores que desenvolveram um algoritmo usando a técnicas de inteligências artificiais, como por exemplo, aprendizagem de máquina, que ensina os computadores a aprenderem determinados padrões.


“A publicação é importante, pois chancela a qualidade da pesquisa feita, o que garante o rigor científico e a revisão por pares, aspecto importante para ciência global, além de divulgar internacionalmente um importante resultado científico de cientistas potiguares”, reforça Ricardo Valentim, diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Ainda de acordo com ele, a grande inovação deste método computacional foi a utilização de ovos dos mosquitos. Com isso, o algoritmo consegue prever com antecedência um iminente surto de dengue no município, antes mesmo dos primeiros casos ocorrerem.


“A precisão de acerto do algoritmo é superior a 90%”, completou.

“Esse achado científico representa um marco importante, pois agora a autoridade de saúde pública do município de Natal poderá aplicar métodos mais efetivos de prevenção aos surtos de dengue na cidade, e com isso poderá evitar adoecimentos, hospitais lotados e mortes”, pontuou.


Expansão

Segundo os pesquisadores, o método pode ser replicado para outros lugares do Brasil e também para outros países tropicais que vivem surtos ou epidemias de dengue, possibilitando a melhora da resposta dos sistemas de saúde à doença que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões das Américas. O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor proporção, da espécie Aedes albopictus.


Esses mosquitos também transmitem outras doenças, como a chikungunya e a zika. A dengue ocorre de forma generalizada ao longo dos trópicos, com variações locais de risco influenciadas pela precipitação, temperatura e rápida urbanização não planejada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Wesley Safadão é confirmado como atração do São João de Assú, no RN; veja nova programação

A prefeitura de Assú anunciou mais uma atração nacional de peso para o São João 2022. Wesley Safadão vai se apresentar no dia 21 de junho e a programação da festa foi alterada. Agora serão 11 dias de shows gratuitos na Praça São João Batista, na cidade localizada a 207 km de Natal.


Wesley Safadão se apresenta no São João de Assú — Foto: Divulgação


Com inúmeros hits, Wesley Safadão arrasta multidões por onde passa e, em Assú, se junta a nomes como Zezé di Camargo e Luciano, Zé Neto e Cristiano, João Gomes, Xand Avião, Raí Saia Rodada, Zé Vaqueiro e Tarcísio do Acordeon, atrações anunciadas anteriormente.


Bandas locais e regionais também estão confirmadas na grade do São João mais antigo do mundo - 296 anos de tradição.



Confira a nova programação do São João de Assú:

14 de junho - João Gomes, Xand Avião e Artoni Gleyson


15 de junho - Raí Saia Rodada, Núzio Medeiros e Lucas Santos


16 de junho - Tarcísio do Acordeon, Henry Freitas e Forró Emoções


17 de junho - Zé Vaqueiro, Fádja Lorena e Alinne Reis


18 de junho - Taty Girl, Circuito Musical e Xodó Nordestino


19 de junho - Zezé di Camargo e Luciano, Litto Lins e Forró da Tradição


21 de junho - Wesley Safadão, Art do Samba e Forró Resenha


22 de junho - Zé Neto e Cristiano, Priscyla Arrazo e Werick Mendes


23 de junho - A Furiosa do Vale, Juninho Ousado e Pode Balançar


24 de junho - Thiago Brado (show religioso) / Bonde do Brasil, Chrys e Elly e Bruno Martins


25 de junho - Zé Cantor, Babado Novo e Rafinha no Comando


Fonte: g1

Leia Mais ››

Agricultores de 24 municípios do RN recebem 26 mil mudas cultivadas pelo sistema prisional

Agricultores de 24 municípios do Rio Grande do Norte foram beneficiados com a doação de 26 mil mudas de cajueiro anão precoce cultivadas no sistema prisional do estado.


Agricultores de 24 municípios do RN recebem 26 mil mudas cultivadas pelo sistema prisional — Foto: Divulgação


A iniciativa é do projeto sem fins lucrativos "Cultivando a Cidadania", da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) e da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), com apoio da Vara de Execuções Penais de Mossoró (VEP).


Outras 3 mil mudas estão em fase de enxerto e em breve serão destinadas para doação aos afetados pela seca.


As plantas são cultivadas em uma estufa na Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio Feminino, em Mossoró, por 20 internas privadas de liberdade capacitadas pela Emater. Elas realizam o plantio das castanhas de caju, a manutenção e o enxerto das plantas. De acordo com a Seap, para cada três dias de trabalho na lavoura, elas tem direito a um dia da pena remido.


O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, destaca que o projeto cumpre a finalidade de ressocialização das internas privadas de liberdade através do trabalho em prol da comunidade.


O diretor da Penitenciária Mário Negócio, Márcio Morais, lembra que a estufa foi construída com recursos arrecadados de prestações pecuniárias pela VEP; e que uma nova estrutura foi erguida para atender a unidade masculina.


Os municípios beneficiados foram: Rafael Godeiro (500 mudas); Boa Saúde (800); São Bento do Norte (1.000); Pedra Grande (500); Viçosa (500); Lagoa Nova (900); Ceará Mirim (380); São Gonçalo do Amarante (1.000); Umarizal (1.500); Severiano Melo (1.500); Mossoró (4.000); Riacho da Cruz (1.000); Upanema (1.000); Paraú (500); João Dias (500); Triunfo Potiguar (500); Florânia (1.000); São Fernando (410); Lucrécia (2.000); Doutor Severiano (1.000); Portalegre (2.500); Luís Gomes (1.500); Serrinha dos Pintos (500); e Lagoa Nova (1.000).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Restaurantes populares de Mossoró e Baraúna retomam atendimento na segunda-feira (25), diz Sethas

As quatro unidades do Restaurante Popular que tiveram as atividades suspensas em Mossoró e Baraúna retomarão o atendimento ao público na segunda-feira (25). A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) nesta sexta-feira (22).


Unidade do restaurante popular de Mossoró foi fechada — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Cabugi


Em nota, a pasta informou que "as atividades nos Restaurantes Populares Alto São Manoel, Santo Antônio, UERN e em Baraúna haviam sido suspensas para salvaguardar a saúde da população usuária das unidades em razão da falta de condições sanitárias encontradas pela fiscalização da Secretaria na unidade produtora dos alimentos", que fica no mesmo prédio do Restaurante Popular de Alto São Manoel, em Mossoró.



Após reunião com representantes da Sethas e das empresas nesta sexta-feira, ficou definido o retorno do serviço de fornecimento de alimentos.


No comunicado, a pasta do governo reforça que as fornecedoras "já fizeram a correção dos problemas sanitários encontrados" e que "diante da gravidade da situação, a Sethas irá adotar as providências contratuais necessárias".


Inspeção

A Sethas informou que o problema foi constatado na terça-feira (19) através de uma inspeção de rotina em Mossoró. O motivo foi a condição precária de armazenamento na produtora dos alimentos. Na oportunidade, foram solicitadas à Superintendência de Vigilância em Saúde do RN (Suvisa) e à Vigilância Sanitária de Mossoró"a interdição imediata do espaço" e "a suspensão do fornecimento para quatro unidades de Restaurante Popular em Mossoró e Baraúna".


Na unidade da UERN, o café da manhã continuou sendo servido porque é preparado por uma empresa diferente da que é responsável pelas outras unidades.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeito de matar idosa e abandonar em carro ligou para polícia, diz jornal

Um homem suspeito de matar a facadas uma idosa no Rio Grande do Sul ligou para a Polícia Civil prometendo se entregar nas próximas horas, segundo o site do jornal Zero Hora. O corpo foi encontrado ontem (23) dentro de um carro abandonado na beira da praia de Itapeva, em Torres, a 193 km de Porto Alegre.

 

Imagem: RBS TV/Divulgação


O suspeito teria sido o responsável pelo assassinato de Marlene Gonçalves Martins da Silva Zucheto, 74. Seu corpo estava ensanguentado, deitado de bruços no banco da frente do próprio veículo, um Voyage branco com placas de Santa Catarina.

 

De acordo com o jornal, o suspeito ligou para a polícia por intermédio de uma amiga, ainda no sábado. A expectativa é de que o homem se apresente acompanhado da advogada, que agendou visita à delegacia de Torres na segunda-feira (25).

 

O crime

 

Segundo a polícia, o corpo da idosa tem sinais de perfuração no braço, perna e peito. Os sinais de luta corporal indicam que ela tentou resistir ao agressor, que deixou dentro do carro a faca usada no crime.

 

A arma branca passará por exames periciais assim como o veículo abandonado na praia.

 

A rotina da mulher está sendo reconstituída pela polícia. Até agora, sabe-se que ela morava sozinha na cidade e que se sustentava com a renda da aposentadoria e do aluguel de casas no litoral norte gaúcho.

 

Testemunhas já começaram a ser ouvidas e imagens de câmeras de segurança da cidade estão sendo analisadas. A suspeita é que o crime teria ocorrido entre 4h e 6h de sábado.

 

Fonte: Uol

Leia Mais ››

Caloteiro paquerou e foi reconhecido por causa de reportagem em novo golpe

Ruan Pamponet Costa, que ficou conhecido como "golpista do restaurante", tentou aplicar um novo golpe em um estabelecimento em Palmas. Durante sua permanência no local, segundo funcionários, ele foi agradável e até paquerou, mas acabou descoberto devido às reportagens sobre sua prisão em Goiânia. 


Ruan Pamponet Costa, 42 anos, aplica golpes em bares fingindo passar mal na hora de pagar a contaImagem: Reprodução/Band


Em entrevista à TV Anhanguera, afiliada da Globo no Tocantins, Sara Silva, gerente do restaurante de Palmas, disse que lembrou das reportagens sobre a tentativa de golpe aplicada por ele seis dias antes no restaurante em Goiânia e resolveu buscar na internet para conferir se era a mesma pessoa.


Ao ver as imagens de Ruan, ela notou não apenas a mesma fisionomia mas também as mesmas tatuagens no braço, o que confirmou a suspeita.


Sara contou que os funcionários estavam desconfiados do homem em função do tamanho do gasto e tentaram fechar a conta dele antes que ele a pedisse, sob a justificativa de que havia uma troca de turno no restaurante.


Neste momento, o homem pediu para falar com a gerente, o que intensificou as suspeitas e levou à busca na internet e, consequentemente, possibilitou a prisão em flagrante. 


Segundo os funcionários, durante sua permanência no restaurante, ele foi agradável e até paquerou, sentando em uma mesa onde estavam duas mulheres e oferecendo para comprar bebidas para elas.


"Ele tem um perfil considerado encantador, porque ele tem postura, fala muito bem, em nenhum momento demonstrou agressividade. Ele não demonstrava perigo", relatou Sara Silva.


Ruan aplicou novo golpe dois dias após sair da cadeia


Ruan Pamponet Costa teve a prisão preventiva decretada após o novo calote, de R$ 5.200, no restaurante na Praia da Graciosa, em Palmas. O crime aconteceu apenas dois dias após ele sair da cadeia, em Goiânia, por não quitar uma conta no valor de R$ 6.000 em outro estabelecimento.


A prática também foi reproduzida por Ruan em outros estados e no Distrito Federal. Há mais de 40 processos envolvendo o suspeito, que costumava se passar por jogador de futebol, a maioria por estelionato.


Fonte: Uol

Leia Mais ››

Empresário morre ao tentar salvar duas crianças de afogamento em rio em GO.

O empresário Weberson Gomes, de 35 anos, morreu afogado no rio Araguaia, em Aruanã (GO), ao tentar salvar duas crianças que estavam se afogando.


Homem morre ao tentar salvar crianças que se afogavamImagem: Reprodução/ Facebook


Gomes estaria sentado em um banco de areia que cedeu com as duas crianças. O empresário conseguiu salvar as crianças, mas foi encontrado sem vida pelo Corpo de Bombeiros.


A prefeitura de Itaberaí, cidade onde Gomes morava, lamentou a morte. "A prefeitura de Itaberaí deixa as mais sinceras condolências a família e amigos por esta inestimável perda", escreveu.


Fonte: Uol

Leia Mais ››

Paraquedista morre após salto no interior de SP

Uma paraquedista, de 33 anos, morreu durante um salto no centro de paraquedismo de Boituva, interior de São Paulo, na manhã deste domingo (24). Testemunhas contaram que o acidente aconteceu quando ela tentou fazer uma manobra.


Fazendo upload: 484628 de 484628 bytes.
Bruna Ploner morreu após sofrer politraumatismo em Boituva (SP) — Foto: Facebook/ Reprodução


A paraquedista, identificada como Bruna Ploner, integrante do Exército Brasileiro, foi atendida ainda com vida e levada ao Hospital Municipal São Luiz, em Boituva, mas não resistiu aos ferimentos.


Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada por volta das 9h para atender a ocorrência. Os bombeiros constataram que Bruna sofreu politraumatismo durante a tentativa de pouso.


Ao g1, a escola de paraquedismo "Go Fly" informou que Bruna estava desacompanhada e que o acidente aconteceu após ela tentar fazer um curva, em baixa altitude. Ainda de acordo com a empresa, não houve falha nos equipamentos.


A Polícia Civil informou que o local do acidente está sendo periciado e que já solicitou a apreensão do equipamento utilizado pela paraquedista. A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dupla invade hospital em SP e executa paciente na frente da equipe médica

Um paciente de 37 anos foi executado a tiros, na manhã neste domingo (23), quando estava prestes a receber alta médica após ficar internado no Hospital Santo Amaro (HSA), em Guarujá, no litoral de São Paulo.


Bandidos invadem hospital em SP e executam paciente na frente da equipe médica. — Foto: Reprodução


Câmeras de monitoramento do local registraram a ação dos dois criminosos, que atiraram no paciente na frente da equipe médica.


Um vídeo obtido pelo g1 na tarde deste domingo mostra toda a ação, que ocorreu por volta das 11h30 em uma das entradas do hospital. As imagens mostram o paciente, identificado como Gilianderson dos Santos, na cadeira de rodas, vestindo uma touca escura e uma roupa azul. Ele estava prestes a receber alta da ala de Traumatologia do hospital.



Dois funcionários do hospital estavam no local. Eles chegaram a sair pela porta da sala, porém retornaram em menos de dez segundos, com outros dois homens que já carregavam as armas nas mãos. Os suspeitos estavam fortemente armados e usavas capacetes de motoqueiros para dificultar a identificação.


A dupla disparou cerca de seis tiros na direção de Gilianderson. Alguns atingiram a cabeça do paciente e outros o abdômen. Após o ataque, ele caiu da cadeira de rodas. A ação toda durou menos de um minuto.


Segundo o Hospital Santo Amaro, Gilianderson deu entrada na unidade na noite da última sexta-feira (22) vítima de ferimento por arma de fogo na nádega e na perna. Na ocasião em que ele chegou ao Pronto Socorro, a Polícia foi acionada e realizou um boletim de ocorrência.


O que diz o hospital

O hospital afirmou, por meio de nota, que nesta manhã, ao receber alta, uma pessoa estaria aguardando o paciente na porta do hospital. Enquanto ele esperava a liberação, dois indivíduos invadiram o local, tendo surpreendido a todos e alvejaram a vítima ainda na cadeira de rodas, ocasionando o óbito.


A Polícia Militar foi acionada, por volta de 12h, e a ocorrência se encontra em andamento pela Delegacia Sede de Guarujá. O local foi isolado e preservado para a perícia técnica. A Polícia Militar realiza uma operação na cidade para localizar os autores dos disparos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Diretora de escola investigada por maus-tratos e tortura completa 1 mês foragida da Justiça de SP

A diretora da escolinha particular da Zona Leste de São Paulo investigada por maus-tratos e tortura contra crianças completa nesta sexta-feira (22) um mês que está foragida da Justiça. Roberta Regina Rossi Serme, de 40 anos, que é também uma das donas da Escola de Educação Infantil Colmeia Mágica, continuava sendo procurada pela Polícia Civil até a última atualização desta reportagem. Ela não havia se entregado ou sido presa.


Roberta Sermes, diretora da Escola Infantil Colmeia Mágica, onde crianças foram amarradas; vídeo que circula nas redes sociais mostra maus-tratos — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


A Justiça decretou a prisão temporária da diretora Roberta no último dia 22 de março, a pedido da polícia. Vídeos que circulam nas redes sociais mostraram alunos da creche amarrados com lençóis e chorando em banheiros. Eles aparecem com os braços imobilizados, enrolados com panos, como se usassem camisas de força. E estão presos em cadeirinhas de bebês embaixo da pia e perto da privada. Fotos de crianças machucadas também foram compartilhadas.



As imagens viralizaram e chegaram ao conhecimento da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) da 8ª Delegacia Seccional, que abriu inquérito para investigar o caso.


O prazo para o cumprimento do mandado de prisão temporária de 30 dias contra Roberta expira nesta sexta. O g1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) para saber se a delegacia que investiga os crimes solicitou ao poder judiciário a prorrogação da temporária contra a diretora, mas a pasta informou que, devido ao feriado de Tiradentes, "não temos condições de atualizar o caso esta semana, uma vez que os cartórios estão fechados."



Em abril, a polícia indiciou Roberta, a irmã dela, a pedagoga e outra dona da escolinha, Fernanda Carolina Rossi Serme, 37 anos, e Solange da Silva Hernandez, de 55 anos, auxiliar de limpeza da creche, por maus-tratos, tortura, associação criminosa, perigo de vida e constrangimento contra crianças. Fernanda e Solange respondem aos crimes em liberdade.


Todas as três investigadas negam as acusações e se dizem inocentes (leia mais abaixo). Elas foram responsabilizadas criminalmente pela investigação por suspeita de participarem dos castigos às crianças que choravam ou se recusavam a se alimentar.


Segundo a polícia, além de planejar fugir, Roberta retirou materiais de dentro da escola para atrapalhar as investigações e ameaçou funcionárias. A investigação já vasculhou mais de 20 endereços à procura da diretora.


Donas e funcionária indiciadas


A Colmeia mágica atende alunos de 0 a 5 anos de idade, do berçário ao ensino infantil. Os vídeos e fotos dos alunos amarrados e chorando provocaram protestos dos pais dos alunos e indignação da população. O caso foi revelado em março pelo g1.


O que as 3 investigadas dizem

A reportagem não conseguiu localizar a defesa das irmãs Serme para comentar o assunto. Em seus depoimentos anteriores à polícia, Roberta e Fernanda negaram as acusações.


Antes de fugir, Roberta chegou a confirmar em seu depoimento à polícia que os vídeos foram gravados na sua escola e que as crianças que aparecem lá são seus alunos. Mas negou que as amarrasse ou ordenasse a alguém para amarrá-las. Disse ainda que desconhecia quem teria feito isso. Mas desconfiava que as cenas pudessem ter sido montadas por alguma funcionária insatisfeita para prejudicar ela e sua irmã. Fernanda também se mostrou surpresa com os vídeos quando foi ouvida na delegacia.


O advogado André Dias, que defende as irmãs Serme, falou no mês passado à imprensa que sabe onde Roberta está escondida, mas que ela não irá se entregar até que a Justiça julgue os pedidos para que a diretora não seja presa. Um dos habeas corpus solicitados, feito antes da decretação da prisão dela, foi negado. Outros dois, providenciados após o mandado para que ela fosse presa, ainda não teriam sido analisados.



Solange também negou ter cometido algum crime. Além de acusar Roberta de "embalar'" as crianças, a funcionária falou à polícia, e em entrevista à TV Globo e ao g1, que as professoras da Colmeia Mágica eram orientadas pela diretora a fazer o mesmo "procedimento". Ela ainda falou que não ajudou a patroa a amarrar os alunos.


Professoras acusam donas e funcionária


Menino com hematoma perto do olho e garoto internado no respirador. Ambos chegaram feridos e doentes em casa após saírem do berçário da Colmeia Mágica, em São Paulo — Foto: Reprodução/Divulgação


As professoras que trabalhavam na escola também confirmaram em seus depoimentos à polícia que era Roberta que enrolava as crianças em lençóis, acreditando que com isso elas parariam de chorar. Segundo elas, a diretora não suportava ouvir choros dos alunos. Elas, porém, deram uma versão diferente da de Solange e negaram que ajudassem a diretora nesse "procedimento".



Essas mesmas professoras, que foram ouvidas pela investigação na condição de testemunhas, disseram que viram Solange cobrir o rosto de um bebê de 2 meses com um cobertor, deixando-o sufocado. O garoto acabou internado por dois dias num hospital com dificuldades de respirar no ano passado.


Na entrevista, Solange negou essa acusação feita pelas professoras.


Ainda segundo as professoras, Fernanda, a outra dona da creche, sabia dos maus-tratos e outros crimes cometidos contra os alunos, mas a pedagoga era conivente ao ser omissa e não impedir que isso ocorresse. Na entrevista, Solange disse que nunca viu Fernanda amarrando crianças na escolinha.


As professoras também contaram à investigação que viram outras punições: algumas crianças, que desobedeciam as regras da direção, eram levadas para um banheiro escuro, sem a presença das educadoras. E as maiores eram colocadas em pé por horas na sala de Roberta para "pensarem" sobre o que fizeram.


De acordo com as professoras, a diretora gritava com funcionárias e com as crianças, que tinham "muito medo" dela.


Crianças tiveram sofrimentos, diz MP


Pais de alunos ouvidos pela investigação identificaram seus filhos nos vídeos e fotos e relataram que alguns deles iam para a escolinha e voltavam de lá machucados.


Quando concordou com o pedido de prisão temporária contra Roberta, o Ministério Público havia informado que os vídeos das crianças amarradas, as fotos de algumas delas machucadas após saírem da escolinha, e os depoimentos de testemunhas (tanto das professoras quanto dos pais de alunos) que estão com a polícia mostram que os alunos tiveram "intensos sofrimentos físicos e psicológicos".


No entendimento da Justiça , que decretou a prisão temporária por 30 dias da diretora, as provas demonstram que "há fortes indícios" de que ela esteja envolvida "na prática dos delitos".


Polícia apura remédio para dormir e morte


Heloísa Vitória Teodoro tinha pouco mais de 3 meses quando foi levada às pressas da escolinha até o hospital, onde morreu de parada cardíaca em 2010 — Foto: Reprodução/Redes sociais/Divulgação/Arquivo pessoal/Google Maps


A Colmeia Mágica fica na Vila Formosa e foi fundada em 2000. De acordo com a prefeitura, ela funcionou de forma irregular por 16 anos e somente em novembro de 2016 a Secretaria Municipal de Educação deu autorização para o funcionamento.


A escolinha passou a ser investigada pela Cerco da 8ª Delegacia Seccional depois que os policiais receberam as filmagens por meio de uma denúncia, solicitando que elas fossem apuradas. Não há confirmação de quem gravou os vídeos. A suspeita é de que possa ter sido alguma funcionária da creche descontente com o que viu.


Como há relatos de que a direção da escola dava remédios que causavam sono nas crianças, a polícia investiga se medicamentos foram usados para fazer os bebês dormirem. Segundo depoimentos de testemunhas, a prática seria usada para evitar também que as crianças chorassem.


Comprimidos foram apreendidos pela investigação numa das duas buscas e apreensões realizadas na Colmeia Mágica com autorização judicial. No começo de março, três celulares das proprietárias também foram recolhidos para análise. Sete lençóis que teriam sido usados para amarrar os bebês acabaram apreendidos. Em outro mandado judicial de busca e apreensão, a polícia apreendeu cadeirinhas infantis. Todo o material será periciado.



A polícia identificou outros casos mais antigos envolvendo a escolinha. Em 2010, uma bebê de 3 meses morreu após ter se engasgado no berçário da creche. O hospital confirmou que ela teve uma parada cardiorrespiratória. O Cerco da 8ª Seccional pediu à Justiça a reabertura deste caso, que acabou arquivado à época.


Em 2014, a mãe de um garoto de 3 anos gravou um vídeo que mostra o filho dela acusando Roberta de arranhá-lo no rosto. Este foi outro caso arquivado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Barroso diz que Forças Armadas são orientadas a 'atacar' e 'desacreditar' processo eleitoral

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou neste domingo (24) que as Forças Armadas "estão sendo orientadas para atacar o processo" eleitoral brasileiro e "tentar desacreditá-lo".


O ministro Luís Roberto Barroso, do STF — Foto: Nelson Jr./SCO/STF


Ele apontou, entretanto, que desde a redemocratização do país, "se teve uma instituição de onde não veio notícia ruim e que teve um comportamento exemplar, foram as Forças Armadas".


Barroso deu a declaração durante participação por vídeoconferência em um seminário sobre o Brasil promovido pela universidade Hertie School, de Berlim, na Alemanha.


Ele não citou quem está orientando as Forças Armadas contra o processo eleitoral. O presidente Jair Bolsonaro já questionou diversas vezes a segurança das urnas eletrônicas e apontou o risco de fraude nas eleições.


De acordo com o ministro, os "ataques" ao processo eleitoral são "totalmente infundados e fraudulentos".


"Desde 1996 não tem um episódio de fraude no Brasil. Eleições totalmente limpas, seguras e auditáveis. E agora se vai pretender usar as Forças Armadas para atacar? Gentilmente convidadas a participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo?", questionou Barroso.

No ano passado, em meio aos ataques feitos por Bolsonaro, Barroso, que na época era também o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), discutiu com o então ministro da Defesa, Braga Netto, a inclusão de um representante das Forças Armadas em uma comissão de transparência das eleições.


'Retrocesso cucaracha'

Barroso apontou que ocorreram no Brasil recentemente "repetidos movimentos para jogar as Forças Armadas no varejo da política". Ele avaliou, porém, que, até o momento, "o profissionalismo e respeito à Constituição" têm prevalecido.


O ministro do STF lembrou de episódios como a participação do presidente Jair Bolsonaro em um protesto que ocorreu em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, quando os participantes pediram o fechamento do Congresso e do STF.


Lembrou ainda de um desfile de veículos militares, que passou pela Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia em que o Congresso votou - e rejeitou - uma proposta que instituía o voto impresso no país, apoiada por Bolsonaro e aliados dele.


O ministro do STF também recordou das demissões, por Bolsonaro, de "militares admirados", como os ex-ministros Carlos Albertos dos Santos Cruz (Secretaria de Governo) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa), além da substituição, no ano passado, dos três comandantes militares.


"Todos nós assistimos repetidos movimentos para jogar as Forças Armadas no varejo da política. Isso seria uma tragédia para a democracia e para as Forças Armadas, que levaram três décadas para se recuperar do desprestígio do regime militar e se tornarem instituições respeitadas", disse Barroso.


"Tenho uma expectativa de que elas não se deixem seduzir por esse esforço que eu vejo de jogá-las nesse universo, a fogueira das paixões políticas. Até agora, o profissionalismo e respeito à Constituição têm ocorrido, mas não deve passar despercebido que militares admirados foram afastados: general Santos Cruz, Fernando Azevedo, os três comandantes das Forças", continuou o ministro.


"É preciso ter atenção a esse retrocesso cucaracha de voltar à tradição latino-americana de colocar Exército envolvido com política", completou ele.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Gasto com educação recua pelo 5º ano consecutivo e é o menor em dez anos, mostra levantamento



Em queda nos últimos cinco anos, o gasto público com educação atingiu em 2021 o menor patamar desde 2012, segundo estudo divulgado na semana passada pela organização não governamental Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).


Em 2021, o valor das despesas autorizadas em educação (R$ 129,8 bilhões) foi cerca de R$ 3 bilhões superior ao de 2020 (R$ 126,9 bilhões). Mas a execução financeira foi menor (R$ 118,4 bilhões), indica o estudo (os valores, obtidos no Portal Siga Brasil, do orçamento federal, foram corrigidos pela inflação).


Segundo o Inesc, entre 2019 e 2021, a execução diminuiu R$ 8 bilhões em termos reais (de R$ 126,6 bilhões para R$ 118,4 bilhões).


Para 2022, o instituto observa que o valor autorizado para educação (R$ 123,7 bilhões) é R$ 6,2 bilhões menor que a verba de 2021 (R$ 129,8 bilhões).


A autorização para gastos é diferente da despesa propriamente dita, que tem ficado abaixo do valor previsto no orçamento no início de cada ano.


"Como se pode constatar, não há luz no final do túnel nem mesmo no último ano de governo, visto que os recursos para a função educação continuam em queda", diz o estudo.


O g1 entrou em contato com o Ministério da Economia, com a Secretaria do Tesouro Nacional e com o Ministério da Educação. Questionou se não seriam necessários mais recursos para as políticas educacionais, diante da necessidade de melhor formação do capital humano no país, mas não obteve resposta. A área econômica informou somente que o tema é de responsabilidade do Ministério da Educação.


A União atua principalmente no ensino superior. Os estados, em parceria com os municípios, são responsáveis por ações no ensino fundamental e médio. Além da arrecadação própria, estados e municípios também recebem repasses de recursos do governo federal.


A redução de recursos para o setor coincide com a vigência da regra do teto de gastos, que teve início em 2017, pela qual a maior parte das despesas é limitada pela variação da inflação do ano anterior, inclusive os gastos livres com educação.


Parte desses gastos, porém, está fora do teto, como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), com novas regras, aprovadas no fim de 2020 — que estabelecem um aumento gradativo da contribuição do governo federal.


Plano Nacional de Educação

Com a queda nas despesas em educação, o Inesc observa que parte da metas do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pelo Congresso Nacional em 2014, ainda não foi cumprida.


O plano prevê a ampliação do investimento público em educação em até 7% do Produto Interno Bruto (PIB) no quinto ano de vigência da lei e em 10% até 2024.


O PNE também fixa 20 metas para os governos federal, estaduais e municipais em todas as etapas de ensino, além da formação de professores.


Há objetivos de erradicação do analfabetismo e universalização da educação infantil (crianças de 4 e 5 anos), do ensino fundamental (6 a 14 anos) e do ensino médio (15 a 17 anos).


A oferta de educação infantil em creches, pelo PNE, deveria ser ampliada de forma a atender mínimo de 50% das crianças de até 3 anos. Ao final dos dez anos de vigência do PNE, os brasileiros deveriam ser alfabetizados, no máximo, até os 6 anos.


"A começar pelo financiamento, que, conforme assinalado, deveria estar em 7% do Produto Interno Bruto (PIB) desde 2019 e alcançar 10% em 2024, no entanto, a realidade é 5,6% [do PIB], distante da meta intermediária", informou o Inesc.


FNDE em alta

Os números mostram, porém, aumento de recursos para Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável por políticas fundamentais como a aquisição de livros didáticos, transporte escolar, alimentação escolar, entre outros.


Em 2021, foram gastos R$ 34,9 bilhões, contra R$ 29,7 bilhões em 2020 e R$ 29,8 bilhões em 2019.


O FNDE está no centro das denúncias de supostas irregularidades na liberação de verbas, que vieram à tona nas últimas semanas.


Há denúncias de sobrepreço de R$ 700 milhões na licitação de ônibus escolares, e de influência de pastores no repasse de recursos para construção de escolas. O caso levou à exoneração de Milton Ribeiro do Ministério da Educação no final de março.


O Inesc observa que o recuo de gastos em 2020 está relacionado com a pandemia da Covid-19, que gerou suspensão de aulas, e, consequentemente, do transporte escolar no país. E observa que o orçamento para transporte escolar subiu em 2021, atingindo R$ 331 milhões, contra R$ 202 milhões em 2020, mas que ainda ficou distante do valor gasto em 2019, quando somou R$ 588 milhões.


"Com o retorno das aulas presenciais [em 2021], vários lugares ainda estão sem o serviço, impossibilitando que muitos estudantes acessem as escolas. No entanto, o programa que garante novos veículos, como o Caminho da Escola, vem perdendo recursos e chegou a 2022 com parcos R$ 17 milhões, o que equivale a 3% do que foi autorizado em 2019", avaliou o instituto.


Segundo a entidade, a ação que prevê melhoria da infraestrutura das escolas tem tido "execução irrisória", com R$ 460 milhões gastos (após a autorização para R$ 955 milhões em despesas).


"O que se vê nos noticiários são salas lotadas, sem ventilação adequada", diz o estudo.


Ensino superior

De acordo com os dados compilados pelo Inesc, a educação superior, de responsabilidade da União, também tem sido atingida pela redução dos gastos.


Em 2021, os valores (corrigidos pela inflação, comparação considerada mais adequada por especialistas) são os menores em nove anos.


Para a entidade, o ensino superior em geral — e as universidades, em particular — tem sido atacado sistematicamente ao longo dos anos de governo Bolsonaro.


O corte de recursos impediu, segundo o estudo, o aumento das matrículas, a substituição de professores que se aposentaram, a manutenção e ampliação dos espaços, a manutenção e ampliação dos projetos de pesquisa e as bolsas para a pós-graduação.


"Seja com ameaças à pesquisa e à ciência, seja com cortes de recursos, há um projeto político para enfraquecimento dessas instituições, tentando descredenciá-las como vozes importantes em vários setores da vida, tais como a crise sanitária, que demonstrou o quanto é relevante para um país ter instituições como o Instituto Butantã e a Fiocruz, que abasteceram o país com parte das vacinas ofertadas à população", avaliou o Inesc.


Fonte: g1

Leia Mais ››