sábado, setembro 16, 2017

Multidão acompanha procissão de Nossa Senhora das Dores em Itaú-RN


A Procissão de Nossa Senhora das Dores conclui a festa da Paróquia de Itaú; um momento único embora todos os anos aconteça, porém cada novo ano uma nova graça é experimentada pelos fiéis católicos paroquianos.

A procissão é o momento em que os fiéis vivem a caminhada vivida ao longo do mês de agosto até chegar a festa oficial da Mãe das Dores, restando na lembrança os cada gesto, cada dificuldade, cada picuinha, cada nova amizade, cada milagre que se pode ver no olho do irmão, tendo a certeza de que “Tudo passa, só amor permanece”.

2017 foi mais um ano de bênção, foram velhas e novas experiências, novos erros, mas também novos acertos, dentre eles o melhor, a ação do Espírito Santo em conduzir todos ao mesmo caminho, Jesus Cristo.



Hoje encerramos a festa, repletos da graça, repletos da devoção a Maria, repletos da humildade a qual o Pe. Bessa nos ensinou com seu jeito de compreender e conduzir o seu rebanho há um aprisco seguro. Homem de devasta experiência, passou por várias culturas; como São Paulo nos ensina em suas cartas: “Observai tudo e ficai com o que é bom”, o sacerdote assim faz, levando e trazendo novidades por onde quer que vá.



Uma multidão acompanhou a procissão de Nossa Senhora das Dores, concluindo a missão da Festa 2017, caminhando pedindo paz na cidade, paz na paróquia, paz no Estado, paz no Brasil, por fim PAZ PARA O MUNDO, que em meio a guerra da violência a VIDA perde os seus verdadeiros valores.

O sentimento agora será de saudade por ter chegado ao fim e ansiedade na espera da próxima festa, para viver e renovar essa experiência de comunidade.



A imagem da mãe Das Dores e os fies percorreram algumas ruas da cidade, sendo recebidos na Igreja Matriz ao som da Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes, concretizando com a benção do Santíssimo Sacramento.



Pe. Bessa pediu para a juventude Semear distribuir balões brancos que após a contagem regressiva, o anjo com a imagem de Nossa Senhora das Dores elevou os pedidos de paz da paróquia através dos balões.



Em seguida o Prefeito Ciro Bezerra, Pe. Bessa e Raimundo Fernandes arrearam as Bandeiras do Município, Nossa Senhora das Dores e Brasil, Respectivamente.



Na ida para casa um último pedido. Na saída da procissão foram distribuídas fitas para serem amaradas na grade da casa paroquial com o pedido dos fies.

Assim chegamos ao término da Festa de Nossa Senhora das Dores.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Carro roubado em Mossoró e usado num homicídio em Baraúna é localizado pela PM daquela cidade

A equipe Suçuarana da Polícia Militar de Baraúna,localizada na região oeste do RN comandada pelo El xerife Cb Reis e seus pares, Sd junivando e Sd Marcone saíram  em patrulhamento após um homicídio, ocorrido durante esta madrugada naquela cidade com informações que os suspeitos estavam em um prisma de cor preta de placas QGB 3749, que havia sido tomado de assalto em Mossoró. 

Diligências foram feitas por toda a madrugada e por volta das 07:00 desta manhã de sábado 16 de setembro a equipe localizou o veículo em uma estrada carroçável que liga Baraúna ao sítio Florêncio. 

O veículo será encaminhado à Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Mossoró onde será apresentado ao delegado para que adote as devidas providências.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Criminosos roubam carretas durante a madrugada de hoje em posto de combustíveis em Mossoró

Criminosos armados roubaram, na madrugada deste sábado 16 de setembro, duas carretas, que estavam estacionadas em um posto de combustíveis, localizado as margens da BR 304 em Mossoró. 

Os motoristas foram levados de reféns e depois liberados dentro do mato as margens da BR 405, no km 08 próximo a comunidade de Pedra Branca na zona rural de Mossoró. 

Policiais da VTR 234 e do Grupo Tático Operacional (GTO) do 2º BPM foram acionados e em uma ação conjunta localizaram os motoristas e uma das Carretas com a carga, mas sem os pneus em um matagal. 

O cavalinho de uma das carretas, foi localizado abandonado na RN 015 próximo ao sítio São José. Segundo a Polícia o veículo apresentou problemas de travamento, e foi deixado pelos criminosos. 

Os motoristas foram orientados a Comparecerem à Delegacia da Polícia Civil de Plantão para registro do Boletim de Ocorrência.





Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Agricultor é assassinado na madrugada deste sábado em Baraúna no Oeste Potiguar

A Polícia Militar registrou por volta de 01h30min desta madrugada de sábado 16 de setembro de 2017, um homicídio a bala na cidade de Barauna, distante 36 km de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte. 

A vítima, o agricultor Thiago Ribeiro conhecido popularmente como "Pardal" que residia em um dos Assentamentos da Maisa, foi baleado na praça central da cidade e morreu a caminho do Hospital Regional Tarcísio em Mossoró, pra onde era socorrido. 

Segundo relatos de testemunhas, a vítima estava em uma praça no centro de Baraúna e em algum momento teria afastado para fazer necessidade fisiológica em um local escuro quando foi baleado por indivíduos que fugiram em um carro de cor escura. 

O agricultor após ser baleado foi socorrido por populares para o hospital da cidade e depois transferido por uma ambulância do município para o Hospital Tarcísio Maia em Mosasoró, mas não resistiu e foi a óbito ao chegar na unidade hospitalar. 

A Polícia Civil de Baraúna que vai investigar o caso, ainda não tem informações sobre a motivação do crime, nem a identidade dos atiradores.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Polícia diz que viúva raptada em velório ajudou assassinos do marido; suspeito é identificado

Rony Emanuel Costa da Silva é foragido da Justiça do RN (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A polícia identificou um dos homens suspeitos de raptar Gerina Ribeiro da Silva no dia 21 de abril passado, na Zona Leste de Natal. A mulher velava o corpo do ex-companheiro, assassinado três dias antes, no momento em que os criminosos invadiram a funerária e a levaram. A polícia acredita que ela está morta, e que ajudou um grupo de traficantes a assassinar o ex-marido.
O suspeito procurado, segundo a Polícia Civil, é Rony Emanuel Costa da Silva, de 22 anos, contra quem foi expedido um mandado de prisão preventiva. Rony foi identificado a partir das imagens de uma câmera de segurança da funerária.
Dias após raptar Gerina, o jovem foi detido sob suspeita de assaltar um policial em Potilândia, na Zona Sul da capital, ocasião em que foi feita uma fotografia dele. Porém, em seguida, foi liberado.
À época a Polícia Civil ainda não dispunha das imagens da câmera de segurança. Posteriormente, a comparação da foto com a filmagem permitiu que a polícia chegasse ao nome de Rony Emanuel como um dos autores do rapto, e agora ele está foragido.
A Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor), que apura o caso, acredita que Gerina ajudou inimigos do ex-companheiro a encontrá-lo, para que ele fosse executado. Esse mesmo grupo de criminosos teria sumido com ela, e o motivo é queima de arquivo, já que, mesmo colaborando, Gerina da Silva presenciou o homicídio.

Gerina Ribeiro da Silva está desaparecida desde 21 de abril (Foto: Divulgação)
Gerina Ribeiro da Silva está desaparecida desde 21 de abril (Foto: Divulgação)

Apesar de o corpo da mulher nunca ter aparecido, o delegado Odilon Teodósio, da Deicor, diz que as investigações apontam que ela está morta. “Não acreditamos que esteja sendo mantida em cárcere todo esse tempo”, afirma.
Gerina Ribeiro da Silva foi até a granja na localidade de Arenã, em São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal, visitar ex-companheiro dela, Augusto Magalhães de Oliveira, no dia em que ele foi executado a tiros. O crime aconteceu no dia 18 de abril. “Os executores chegaram ao local cinco minutos depois dela”, conta Teodósio.
O delegado diz que as investigações indicam que ela sabia do plano dos criminosos. Gerina teria combinado de mostrar a eles onde ficava a granja em que Augusto estava escondido, em troca de alguma vantagem. “Fazia algum tempo que não estavam juntos”, acrescenta.
Odilon Teodósio afirma que Gerina da Silva mantinha relacionamento com Augusto de Oliveira desde 2010, quando ele foi preso com quilos cocaína. Além de Rony Emanuel, mais dois homens participaram do rapto da mulher. O delegado da Deicor garante que a polícia também já está perto de identificá-los.
Ex-companheiro devia ao tráfico
Ainda segundo o delegado da Divisão de Combate ao Crime Organizado, o assassinato de Augusto Magalhães de Oliveira foi ordenado por Davi Torres de Souza, conhecido como Braddock.
Odilon Teodósio explica que Braddock comandava o tráfico de drogas na região do Golandim, em São Gonçalo do Amarante, Grande Natal. Segundo o delegado, Augusto de Oliveira devia dinheiro referente a 50 quilos de crack ao traficante, o que dá, aproximadamente, R$ 500 mil. O homicídio foi a cobrança da dívida.
O delegado diz ainda que os homens que aparecem no vídeo em que Gerina é raptada pertencem à quadrilha de Braddock, o que leva a crer que o mesmo grupo responsável pelo assassinato levou a mulher.
Davi Braddock morreu em um confronto com policiais da Deicor no dia 1º de setembro passado. A troca de tiros aconteceu no Residencial Parque dos Flamboyants, no bairro Bela Vista, em Parnamirim, na Grande Natal. Além dele, mais três pessoas morreram na ocorrência.

Davi Torres de Souza, conhecido como Braddock, é apontado como líder de quadrilha. Ele morreu em confronto com a polícia (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sejuc transfere presos e fecha Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz, RN

Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz foi fechado pelo Governo do RN (Foto: Édipo Natan)O Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz, localizada na região Trairi, foi fechado nesta sexta-feira (15) pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Os 70 presos foram transferidos para outras unidades do sistema penitenciário do Estado. Este é o terceiro CDP fechado pelo Governo do RN em um mês.
A Sejuc não divulgou para quais unidades os presos foram transferidos "para que não ocorra quebra de segurança". O destino do prédio onde funcionava o CDP de Santa Cruz está sendo estudado pela secretaria. Os agentes que lá atuavam foram designados para outras unidades.
O fechamento do CDP faz parta de um " novo projeto de reestruturação do Sistema Penitenciário do RN". A Sejuca informou ainda que analisa a situação de outros Centros de Detenção Provisória do Estado.
Reestruturação
O primeiro CDP a ser fechado pela Sejuc foi o do bairro Potengi, na Zona Norte de Natal, no dia 18 de agosto. No dia seguinte, 19 de agosto, foi fechado o Centro de Detenção Provisória de Macau, na região da Costa Branca potiguar. Os 33 presos que estavam custodiados no local foram transferidos para unidades prisionais de Assu e Mossoró, ambas na região Oeste do estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeito Ciro Bezerra e autoridades participam da Procissão de Nossa Senhora Das Dores de Itaú-RN


Para concluir o momento de fé e devoção o prefeito Ciro Bezerra fez todo o percurso da Procissão de Nossa Senhora das Dores, acompanhado da Procurador Cláudia Regina, Vereador de Mossoró Petras e o Vereador Antônio Dias (Toinho Galego) de Itaú-RN.

Ciro fez o arreamento da Bandeira do Município, acompanhado pelo Padre Bessa e o Ministro Extraordinário da Sagrada Eucaristia, Raimundo Fernandes,  encerrando a Festa de Nossa Senhora das Dores 2017.

Claudia Regina se disse muito feliz em participar da procissão atendendo o pedido do Prefeito e Amigo, Ciro Bezerra, ficando encantada com a fé de devoção do Povo Itauense, percebendo a ação de Deus no meio do povo. "foi um momento único, algo inescapável, onde uma força do céu invadia todo o nosso ser", declarou emocionada Cláudia Regina.

Jáira Martins, Petras, Cairon, Cláudia e Ciro

Vereador Petras e Cláudia Regina



Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Prefeito Ciro Bezerra participa de toda festa de Nossa Senhora Das Dores em Itaú-RN

Devoto de Nossa Senhora das Dores o Prefeito Ciro Bezerra acompanhou durante todos os dias a Festa de Nossa Senhora Das Dores de 05 a 15 de Setembro. 
Católico Participante o gestor municipal faz parte do Grupo ECC (Encontro de Casais com Cristo), e durante toda festa recorreu a intercessão da Mãe de Jesus, em Itaú intitulada de Mãe das Dores, para obter sabedoria e conduzir a administração sob a luz do Espírito Santo.

Ciro Bezerra acompanhado da Primeira Dama Jaíra Martins

Acompanhado da Primeira Dama e Secretária da Assistência Social o casal renderam louvores ao céu em forma de agradecimento por todas as conquistas, ao mesmo tempo pedindo forças para caminhar e conduzir a administração municipal.

Ciro também fez uma avaliação sobre a festa de 2017, percebendo o grande avanço na parte religiosa da Festa, onde os fiéis sedentos de Deus, participaram maciçamente do evento: "Hoje podemos perceber os largos paços dados na parte religiosa da Festa Nossa Senhora das Dores, A sede de Deus e a motivação do Pe. Bessa, fizeram com que a população itauense como a própria paróquia participasse maciçamente do evento, dando um novo ardor a parte religiosa, não que nos outros anos a comunidade não participasse, mas esse ano foi impressionante a necessidade da oração; acredito que isso tudo aconteça pela "carência" e insegurança que vivemos nos tempos atuais, contundo, parabenizo toda equipe da festa pelo sucesso". Declarou Ciro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Prefeito Ciro Bezerra fala sobre Audiência Pública e questionamentos de Itauenses em Programa de Rádio


O Prefeito Ciro Bezerra e o assessor de comunicação Arlindo Maia conduziram o programa desta quarta-feira, 13 de setembro de 2017, em sua 28ª Edição que foi ao Ar pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9 MHz.

De início o Prefeito falou sobre a audiência Pública ocorrida na terça-feira (12) na Câmara Municipal de Itaú-RN às 14 horas, onde o mesmo lamentou o fato de o Gerente Regional da CAERN Pau dos Ferros-RN, Esmeraldo Alves, não ter comparecido a audiência e enviar um representante, o Engenheiro Anderson Araújo, embora o mesmo estivesse bem preparado para a audiência, no entanto o não comparecimento do Gerente Regional deixou a desejar.

Outro fato lamentado pelo gestor foi a participação popular que deixaram passar a oportunidade de reivindicar os seus direitos, porém concluiu que a ação do Vereador José Filho Melo foi louvável sendo de suma importância a audiência pública.

Em seguida o prefeito atendou os questionamentos da população entre eles a pergunta de uma popular que quis saber sobre a construção do novo cemitério. Ciro disse que o projeto está concluído com o terreno adquirido desde 2014, e que a falta de recursos financeiros tem impedido o andamento do projeto, mas devido a necessidade e urgência que o caso requer, dará um jeito de acelerar a licitação para que a obra seja executada.

Finalizando o prefeito falou sobre a limpeza pública que em meio as dificuldades está sendo tomada todas as medidas necessárias para resolver a situação da limpeza pública da cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

PM prende 5 pessoas e apreende mais de 30 quilos de maconha na Grande Natal

Maconha estava separada em 39 tabletes na Grande Natal (Foto: Divulgação/PM)Cinco pessoas foram presas e mais de 30 quilos de maconha apreendidos na tarde desta sexta-feira (15) em Extremoz, na Grande Natal. As prisões aconteceram após informação recebida pelo telefone de denúncias do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
A droga estava dividida em 49 tabletes. O número 127 do GAECO recebeu o alerta de que um automóvel modelo Gol, de cor branca, estaria saindo de Natal para realizar entrega dos entorpecentes na cidade de Extremoz.
O pelotão de Polícia Militar do município foi acionado e efetuou a prisão do motorista com cerca de quatro quilos da maconha. Após a prisão, o acusado levou os policiais a um outro local onde guardava mais de 30 quilos de drogas; e onde foram realizadas as demais prisões.
Desde a implementação do disque denúncia do Gaeco a atuação na repressão ao crime se intensificou. Além do número 127, o cidadão que quiser fazer qualquer denúncia pode fazer até mesmo pelo Whatsapp, através do telefone (84) 98863-4585; ou pleo email disque.denuncia@mprn.mp.br.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Agente penitenciário potiguar lança livro sobre a vida atrás das grades

Por trás das Grades é a primeira obra de Márcio Morais (Foto: Divulgação)'Por Trás das Grades’. Este é o título do livro de autoria do agente penitenciário potiguar Márcio Morais, que atualmente exerce a função de diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi, na região Oeste do estado. A obra será lançada no início de outubro, na Casa de Cultura Popular de Apodi.
O livro que é o primeiro escrito por Márcio Morais, e tem prefácio assinado pelo jornalista Thyago Macedo, com atuação destacada na área policial. A capa e diagramação são de Augusto Paiva, e a revisão ficou com Benjamim Linhares.
“O livro, que tem 58 capítulos e 215 páginas, mostra uma realidade pouco conhecida pela maioria das pessoas – que é o sistema penitenciário – além do dia a dia do agente penitenciário, do preso e de seus familiares.
“Sempre tive muito carinho pela comunicação e pela profissão de agente penitenciário. Assim, este livro é uma realização pessoal”, afirmou. “Este livro retrata um pouco como é a vida de um ser humano por trás das grades, privado de liberdade. As histórias são contadas de uma maneira diferente, descontraída, mas muito sincera”, acrescentou.
Após o lançamento do livro em Apodi, que custa R$ 30, a obra será lançada em outras cidades e também disponibilizada para a venda na internet por meio das redes socais do autor.
“Não brincamos com os sentimentos ou dificuldades dos internos ou dos seus familiares. Buscamos mostrar relatos pitorescos de como é a vida na penitenciária. Na prisão, sabemos que ninguém é santo. A vida por trás das grades é um mundo bem diferente do que vivemos aqui fora. Alguns chegam até a se acostumar, e quando deixam a detenção fazem de tudo para voltar, pois já se adaptaram ao mundo encarcerado”, relata Márcio Morais.
Márcio ressalta que as histórias narradas no livro são verdadeiras, mas os nomes e lugares são fictícios com a finalidade de proteger os personagens citados. “A vida por trás das grades é, antes de tudo, uma lição. Quem escapa é vencedor, seja ele o preso ou o operador de segurança. Para o preso, é um mundo arrodeado de traições e maquinações, e que muitas vezes, não vale nada. Já para o operador de segurança, uma vida de muito estresse e pouco.

Márcio Morais é diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi, no RN (Foto: Felipe Gibson/G1)
Márcio Morais é diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi, no RN (Foto: Felipe Gibson/G1)

Sobre o autor
Agente penitenciário há 7 anos, Márcio Morais é graduado em Pedagogia e acadêmico de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Já passou pelas redações dos jornais Gazeta do Oeste, O Mossoroense, De Fato, O Vale do Apodi, e atuou por muitos anos em diversas assessorias de comunicação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPRN divulga disque denúncia para combate ao crime organizado

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do RN divulgou um serviço próprio de denúncias por telefone, que já passou a funcionar. O número 127 atende 24 horas de forma gratuita. De acordo com o órgão, a identidade do denunciante é preservada.
Além do telefone, informações podem ser encaminhadas pelo WhatsApp para o número (84) 98863-4585. Ainda existe o e-mail disque.denuncia@mprn.mp.br. Por meio dessas ferramentas, conforme o MP, qualquer cidadão pode encaminhar denúncias que possam levar à prisão de criminosos, além de combater atos de corrupção e crimes de qualquer natureza.
Pelo WhatsApp também são aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações repassadas.
"O MPRN está determinado a reforçar a sua contribuição para a defesa do cidadão e da vida no nosso Estado, valores maiores de uma política de segurança pública, além da natural manutenção de um combate firme à corrupção em todos os municípios do RN", declarou o procurador-geral de Justiça, Eudo Leite.
"O serviço chega para funcionar como uma ponte entre o cidadão e o MPRN e esperamos que as denúncias possam facilitar as investigações como um todo", explica o promotor Fausto França, coordenador do Gaeco.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Família preparava surpresa para trabalhador que morreu soterrado em Natal; 'era aniversário dele'

Francisco Marcos de Lima Torres morreu soterrado em Natal (Foto: Arquivo da família)"Agente ia fazer uma surpresa para ele. O bolo estava pronto", lamenta Rejane Torres, mãe do trabalhador Francisco Marcos de Lima Torres, que morreu nesta quinta-feira (14) após ter sido soterrado. No momento do acidente, ele instalava um outdoor na Zona Sul de Natal.
Em casa, a família preparava uma festa, quando recebeu a notícia. O homem completava 29 anos de idade.
De acordo com a mãe, Francisco trabalhava instalando placas há poucas semanas, de maneira informal. Ela não sabe sequer dizer o nome da empresa para a qual ele prestava serviço quando o acidente aconteceu.
"O que eu quero é que seja feita Justiça. Ele não estava usando equipamento de proteção que era para receber", disse a mãe, emocionada.
O G1 não conseguiu falar com a empresa responsável pelo serviço.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, três homens trabalhavam na escavação de uma área para instalar a base de uma placa de propaganda. Durante a escavação, a área desabou e um deles, o Francisco, foi soterrado.
Ele chegou a ser socorrido com vida, mas morreu a caminho do hospital. Os trabalhadores faziam o serviço sem equipamentos de proteção, segundo os bombeiros.

Área desabou enquanto homem escavava para instalar um outdoor (Foto: Fernanda Zauli/G1)
Área desabou enquanto homem escavava para instalar um outdoor (Foto: Fernanda Zauli/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Obras de UPAs do RN devem passar por auditoria e podem ser canceladas, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde está avaliando a situação de quatro dos cinco municípios potiguares que contam com obras de Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Eles poderão passar por uma auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denassus) e serem obrigados a devolver os repasses federais, que somam R$ 10 milhões.
A maior parte das construções está parada ou atrasada, conforme apurou o G1. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento e atendem atualmente aos municípios de Assu, Caicó, Macau, Santo Antonio e São José de Mipibu. Algumas delas já estão em fase de conclusão, mas ainda dependem de um acordo entre vários municípios para começarem a operar. As prefeituras gestoras das obras alegam que não têm dinheiro para manter as unidades abertas com recursos próprios.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que foram repassados recursos para construção das UPAs referentes às duas primeiras parcelas, de um total de três. "Para receber a terceira e última parcela, é obrigatório que as gestões locais insiram no Sistema de Monitoramento de Obras da pasta (SISMOB) o atestado de conclusão de obras e comprovem o início de funcionamento das unidades, o que não aconteceu em nenhum dos casos", ressaltou.
Ainda de acordo com o governo federal, os gestores locais foram notificados e, com exceção de Assu, que solicitou prorrogação de prazo para conclusão da obra para dezembro de 2017, nenhuma outro município respondeu. Por isso os demais projetos vão à auditoria e poderão ser cancelados.
Após a publicação desta reportagem, o município de Caicó entrou em contato do G1 e informou que solicitou a prorrogação do prazo em junho deste ano.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Defensoria Pública pede suspensão do concurso para agente penitenciário no RN


Concurso prevê a criação de 571 vagas para agentes penitenciários no RN (Foto:  Divulgação/Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp))A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte está pedindo a suspensão do concurso público que prevê a criação de 571 vagas para agentes penitenciários do estado, antes que o resultado seja homologado. Segundo a defensora Cláudia Carvalho Queiroz, titular da 10ª Defensoria Cível de Natal, a medida é necessária porque o edital do concurso feriu o princípio de isonomia ao não especificar testes físicos diferenciados para os candidatos com deficiência.
As provas teóricas foram realizadas dia 16 de julho. Já os exames físicos, em agosto. Aproximadamente 15 mil pessoas participaram do concurso.
"No concurso de agente penitenciário aqui do estado, essa adaptação ocorreu só na fase objetiva. Na prova de aptidão física, o edital, no nosso entendimento, contraria a legislação em vigor estabelecendo que não haveria adaptação e todos concorreriam nos mesmos moldes e com os mesmos parâmetros. Mas, na verdade, pelo princípio da não discriminação, haveria a necessidade de adaptação para que todos concorram na medida das suas desigualdades. Se aquela deficiência é ou não compatível com o cargo, isso será verificado durante o curso de formação", ressaltou a defensora.
A Defensoria Pública explicou que o pedido de suspensão do concurso foi feito a partir de uma denúncia feita por um candidato que tem deficiência motora. Consta na ação que o candidato, no dia 9 de agosto, solicitou à banca examinadora que fosse feita uma adaptação do teste físico à sua condição de pessoa com deficiência, o que foi negado. A resposta foi a de que todos os candidatos deveriam participar dos testes de adaptação física “em igualdade de condições”, inclusive, independentemente da faixa etária, condição física e/ou psicológica”.
Assim, o candidato participou do teste físico no dia 26 de agosto, mas não conseguiu aprovação. O candidato alega que apresenta um encurtamento de 3,5 centímetros na perna esquerda, de modo que o esforço físico que ele fez não foi suficiente para alcançar o índice mínimo de 2.000 metros na corrida de média distância, tendo conseguido cumprir apenas 1.697 metros.
Além do pedido de suspensão, a Defensoria Pública dá prazo de 15 dias para que o Estado promova as retificações necessárias no edital, adequando o certame e publicando, no mesmo prazo, edital de convocação para um novo Exame de Aptidão Física para os candidatos inscritos como pessoas com deficiência e que foram reprovados, com as modificações que os permitam realizarem os exercícios de esforços físicos compatíveis com a sua condição física.
Até lá, ainda de acordo com a ação, o Estado deve suspender o prosseguimento do concurso público, uma vez que o certame já se encontra na fase de convocação dos aprovados.
Na ação, que foi instaurada no dia 4 deste mês, o Estado tem até esta sexta-feira (15) para tomar conhecimento da ação por meio do Processo Judicial Eletrônico e mais cinco dias para se manifestar a respeito.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministro da Justiça diz que diretor-geral da Polícia Federal continuará no cargo

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, informou nesta sexta-feira (15) à TV Globo que manterá no cargo o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello. A PF é vinculada ao ministério.
Grupos políticos faziam pressão para que houvesse a troca na direção da Polícia Federal.
Leandro Daiello está no cargo desde 2011, quando assumiu o posto a convite do então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Nesses últimos anos também passaram pela pasta Eugênio Aragão, Alexandre de Moraes e Osmar Serraglio, além do atual, Torquato Jardim. Todos mantiveram Daiello no posto.
Na gestão de Leandro Daiello, a Polícia Federal investigou políticos diversos, inclusive do PT, no governo Dilma Rousseff, e do PMDB, no governo Michel Temer.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Juiz ordena que Google dê informações para a Lava Jato no Rio

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal do Rio, determinou que a Google no Brasil forneça informações de inestigados na Operação Lava Jato para procuradores do Ministério Público Federal. Bretas bloqueou R$ 400 mil da empresa e aplicou multa diária de R$ 100 mil a contar a partir do último dia 4. A informação foi publicada nesta sexta-feira (15) pelo jornalista Ancelmo Gois em sua coluna no jornal O Globo.
O processo tramita em segredo de Justiça. Em 23 de setembro, a Google recebeu uma ordem judicial para apresentar os dados aos procuradores, mas que ainda não foi cumprida. Em suas decisões, o juiz Marcelo Bretas, braço da Lava jato no Rio, já mandou para a prisão empresários e políticos, entre eles o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), acusados de corrupção.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Google informou que não falará sobre o caso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Chefe de gabinete faz piadas em vídeo sobre crianças com câncer e gera polêmica: 'Foi uma brincadeira infeliz', diz

Edivaldo Rossetto disse estar arrependido (Foto: Ely Venâncio/EPTV)O chefe de gabinete da Prefeitura de Dourado (SP), afastado do cargo por dirigir um carro oficial da administração municipal a 210 km/h em uma rodovia, também causou polêmica na cidade ao fazer piadas em vídeo sobre crianças com câncer (veja acima). Em entrevista ao G1, Edivaldo Rossetto admitiu o erro. “Foi uma brincadeira infeliz”, disse.
Formado em jornalismo, Rossetto tem 30 anos e contou que já fez programa de humor em uma rádio de Jaú (SP). Ele disse que atualmente mantém o hobby em uma página no Twitter, com 46 mil seguidores, e no Instagram, com 12 mil.
Ele gravou os vídeos com as piadas e publicou no stories da rede social. A ferramenta disponibiliza os posts por apenas 24 horas e, nesse período, as publicações são visualizadas e comentadas por seguidores do perfil.
“Alguém gravou os vídeos com um celular e espalhou. A distribuição foi algo político, eu estava sendo vigiado e não sabia. Na hora que cometi um deslize isso pegou. Não é justificável, peço desculpas, eu errei. O fato de eu ser uma pessoa pública potencializou isso”, afirmou.

Críticas
As postagens geraram muitas críticas. Em uma postagem no Facebook, o prefeito Juninho Rogante (PSB) condenou a atitude.
“Por mais que sejam piadas que ele leu na internet, eu não concordo com isso. Repudio tudo que ele disse, não se faz esse tipo de ‘piada’. Apesar de ser algo pessoal, foi uma atitude de extremo mau gosto e não permitirei isso”, escreveu o prefeito.
O chefe de gabinete afastado disse reconhecer que fez “uma brincadeira idiota para amigos”. “Infelizmente vazou e ofendeu muitas pessoas. Não foi a minha intenção. As piadas, não fui eu quem as criou, estão disponíveis na internet, apenas li, mas não condiz com o que eu penso”.

Repercussão
Rossetto contou que já teve histórico de câncer na família, a avó materna morreu em decorrência da doença. Segundo ele, quando gravou os vídeos, não imaginou que pudessem gerar uma repercussão negativa. “Fiz piada, mas nada justifica, tenho consciência que errei”.
O jornalista disse ainda que tem sido ameaçado nas redes sociais. “Dizem que vão me matar, colocar fogo na minha casa, que se me encontrarem na rua vão me bater. Fico preocupado com a minha família”, ressaltou.

210 km/h na rodovia
A prefeitura abriu sindicância para apurar o uso indevido do carro oficial pelo chefe de gabinete. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o servidor atingindo a velocidade de 210 km/h em uma rodovia.
No vídeo, o funcionário ao volante tira sarro da situação e mostra o velocímetro do veículo. “Vamos ver quanto eu vou conseguir dar nele. Não presta, 210 [km/h] eles cortam”, disse na gravação.

Rossetto contou que gravou o vídeo há mais de um mês, mas disse não se lembrar em qual rodovia. A intenção, segundo ele, foi postar na rede social em uma ocasião em que falava sobre carros.
“Nunca fui de correr, estava em uma reta sem ninguém. Filmei só para fazer graça. Sempre critiquei quem gosta de correr e acabei fazendo a mesma coisa. Foi um erro”, declarou.
O presidente da Câmara Municipal de Dourado, Braz Desajacomo, informou que os vereadores pediram explicações e providências para o chefe do Executivo.
O prefeito informou que, quando teve acesso ao material, de imediato afastou o chefe de gabinete das funções de seu cargo, com suspensão do salário.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério Público de SP investiga viagens de Doria

O prefeito João Doria fala em entrevista coletiva sobre o acordo para o Parque Augusta (Foto: TV Globo/Reprodução)O Ministério Público do Estado de São Paulo pediu esclarecimentos ao prefeito da capital, João Doria (PSDB), sobre as viagens que ele tem feito. O prefeito realizou viagens recentes para cidades como Curitiba, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza, onde ministrou palestras ou recebeu prêmios. O prefeito também realizou diversas viagens internacionais.
O promotor Marcelo Camargo Milani pediu que o prefeito informe o roteiro das viagens e as circunstâncias pelas quais essas viagens se deram, quem participou dessas comitivas e a forma como os custos foram pagos.
O pedido teve origem em uma representação feita pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que acusa o prefeito de usar o cargo para fazer campanha antecipada à Presidência da República. O prefeito tem o prazo de 20 dias para responder os questionamentos.
Em nota, a prefeitura disse que responderá em breve os questionamentos do Ministério Público para comprovar a total legalidade nas ações. A prefeitura também ressaltou que as viagens são custeadas pelo próprio prefeito.
Prefeito diz que vai explicar

Doria afirmou nesta terça que não tem "nenhum problema em responder ao Ministério Público" sobre as viagens, mas já adiantou que não pretende encerrá-las. 
"As viagens que faço, faço com meu dinheiro. Eu pago as minhas viagens, seja no Brasil, seja no exterior. É uma opção que tive. Assim como uso o meu automóvel, devolvo o meu salário para o terceiro setor e quero voltar a dizer: vamos continuar a viajar. No Brasil e fora do Brasil, quantas vezes forem necessárias para mostrar o valor da nossa cidade atrair investimento, gerar empregos e produtividade".
Segundo o tucano, as viagens dentro do país já renderam frutos para a capital: "Exemplo concreto é [a viagem a] Palmas. Pode parecer distante e de pouca expressão, mas não é. A cidade de Palmas tem um programa de educação exemplar. Nós firmamos um convênio com o prefeito com o objetivo de aprimorar a educação básica municipal, tomando como base a referência que faz de Palma, pelo Ideb, melhor avaliada do que São Paulo".
"Nós temos que ter grandeza e humildade. Grandeza para compreender a dimensão do Brasil e a importância de São Paulo no contexto nacional. E humildade para aprender com quem quer que seja a melhorar a gestão pública municipalista", completou o prefeito.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Moradores da cidade mais pobre do Brasil batem no prefeito e o amarram em poste? Não é verdade!

Moradores da cidade mais pobre do Brasil batem no prefeito e o amarram em poste? Não é verdade!

Uma notícia que tem sido bastante divulgada nas redes sociais diz que moradores da cidade mais pobre do Brasil bateram no prefeito e o amarraram em um poste. Não é verdade.

 (Foto: Arte/G1)

A história teve início no Maranhão e ganhou repercussão Brasil afora porque usa a foto de um homem amarrado a um poste sob o título: "Moradores da cidade mais pobre do Brasil descem o pau no prefeito e o amarram em poste".
Citada na reportagem que circula nas redes, a Prefeitura de Marajá do Sena diz que a informação não procede.
Um outro detalhe denota a falsidade da mensagem: a foto do homem amarrado ao poste é, na verdade, de um suspeito de quebrar vidros de uma casa em Uberlândia (MG). A imagem foi feita em 4 de julho deste ano.

Imagem de homem amarrado ao poste (Foto: Reprodução)
Imagem de homem amarrado ao poste (Foto: Reprodução)

Marajá do Sena é o município mais pobre do país pelo critério do rendimento médio domiciliar (R$ 370,48), de acordo com o IBGE, embora esse não seja o único critério para medir a pobreza de uma cidade.
O município ocupa a posição 5.562 no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), de 0,452. Essa é a quarta pior posição no ranking.

Reprodução de notícia falsa que circula na internet (Foto: Reprodução/ Facebook)
Reprodução de notícia falsa que circula na internet (Foto: Reprodução/ Facebook)

É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web. Sugestões podem ser enviadas pelo VC no G1, pelo Fale Conosco ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, com a hashtag #eounaoe (caso prefira, a hashtag pode ser enviada logo após a mensagem também!)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Perto do fim do prazo, líderes consideram incerta aprovação da reforma política

A pós meses de negociações, líderes de partidos na Câmara dos Deputados ouvidos pelo G1 veem com incerteza a aprovação da reforma política. O motivo é a falta de acordo entre as legendas em relação aos principais pontos.
Para as mudanças poderem valer nas eleições de 2018, precisam ser aprovadas até 6 de outubro. Portanto, os parlamentares têm, no máximo, três semanas para analisar a reforma.
Os textos considerados mais importantes – porque alteram o sistema eleitoral, criam um fundo com dinheiro público e extinguem coligações – mudam a Constituição.
Por isso, exigem mais tempo de tramitação, quórum alto nas sessões e apoio mínimo de três quintos dos parlamentares (308 dos 513 deputados e 49 dos 81 senadores).
Tanto na Câmara quanto do Senado, as propostas têm de ser aprovadas em dois turnos e, entre cada turno, são exigidas, no mínimo, cinco sessões.
Na semana passada, os deputados tentaram votar a mudança do sistema eleitoral e, assim como nos últimos meses, a sessão no plenário avançou pela madrugada e foi encerrada por falta de acordo (também não havia quórum suficiente porque partidos passaram a obstruir a sessão).
Para os próximos dias, há mais um fator complicador: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumirá a Presidência da República de maneira interina porque Michel Temer viajará para os Estados Unidos – Maia é um dos principais articuladores da reforma política.
Na ausência dele, os trabalhos serão conduzidos, portanto, pelo primeiro-vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG).

O que dizem os líderes
Na avaliação do líder do PSD na Câmara, deputado Marcos Montes (MG), a chance de aprovar a reforma política para as eleições de 2018 está com os "últimos suspiros" no Congresso. Ele pondera, contudo, que é cedo para afirmar que a reforma vai "fracassar".
"Estamos dando os últimos suspiros. Ainda há uma chance, se houver compreensão de que não podemos continuar nesse sistema eleitoral", disse.
Já o líder do PSDB na Casa, Ricardo Tripoli (SP), diz ser possível votar as mudanças nas regras eleitorais. "Temos expectativa de, na terça ou na quarta, ainda buscar um entendimento", afirmou.
O deputado acredita que as resistências não estão localizadas em partidos específicos e o trabalho de convencimento deve ser feito pelos líderes partidário nas respectivas bancadas.
"A resistência está fragmentada. Não tem mais uma coisa localizada. Vai ter que haver um trabalho de cada líder", disse.
O líder do PR, José Rocha (BA), por sua vez, afirmou ao G1 que há chance de aprovação de uma reforma política, embora ele diga discordar do modelo visto como o "mais viável" no momento.
Segundo o deputado, o PR não vai apoiar alteração no sistema eleitoral para 2018 nem a criação do fundo para bancar campanhas com dinheiro público.
O líder do PT, Carlos Zarattini (SP), por outro lado, se diz mais cético. Para ele, a proposta que muda o sistema eleitoral está "praticamente inviabilizada". Para conseguir criar o fundo eleitoral, uma saída, segundo ele, seria tentar aprovar um projeto de lei, que exige tramitação mais simples em relação a PECs.
"O mais recomendável, na verdade, é terminar a votação que acaba com as coligações e cria uma cláusula de barreira. No caso dessa PEC, os deputados já aprovaram o texto-base, mas ainda precisam votar os destaques [sugestões de mudanças ao projeto original] para concluir a votação", afirmou.

A reforma política em discussão
Saiba abaixo o que prevê uma das propostas em discussão na Câmara:
>>> SISTEMA ELEITORAL
Como é hoje a escolha de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores?
Sistema proporcional com lista aberta
O eleitor vota no partido ou no candidato. Os partidos podem se juntar em coligações. É feito um cálculo com base nos votos para definir o número de vagas a que cada coligação ou partido terá direito. São eleitos os mais votados das coligações ou partidos.
Como pode ficar?
Em 2018 e 2020:
Sistema "distritão" com voto em legenda
O eleitor poderá votar no candidato ou no partido. Os mais votados serão eleitos. Os votos na legenda também serão distribuídos entre os candidatos. O texto, porém, não especifica como será feita a distribuição, se de forma igual entre os candidatos ou proporcionalmente ao número de votos obtidos.
A partir de 2022:
Sistema distrital misto proporcional
>> Metade das vagas será preenchida pelos candidatos mais votados; a outra metade, pelos nomes pré-definidos pelos partidos em uma lista
>> Os eleitores terão direito a dois votos: um para eleger candidato no distrito e outro para votar na lista partidária preordenada de candidatos
>> O total de vagas destinadas a cada partido no estado e no Distrito Federal será distribuído proporcionalmente ao número de votos

>> Estados e municípios serão divididos em distritos, a serem definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
>> Candidatos nos distritos eleitorais ou a outros cargos majoritários poderão figurar simultaneamente nas listas partidárias preordenadas.
>>> FUNDO ELEITORAL
O texto discutido no plenário prevê a criação de um fundo eleitoral para financiar campanhas constituído por recursos públicos. O valor seria definido depois pelo Congresso.
Datas de posse
Pelo texto, as datas de posse serão alteras para:
Presidente da República: 7 de janeiro
Governadores e prefeitos: 6 de janeiro
Fim das coligações
Pela proposta, a partir de 2018 estarão proibidas as coligações de partidos nas eleições que seguem o sistema proporcional, por meio do qual são escolhidos deputados estaduais, deputados distritais, deputados federais e vereadores.
Há entre os destaques apresentados uma sugestão para o fim das coligações valer somente a partir de 2020.
Cláusula de barreira
Os partidos têm que preencher alguns critérios de desempenho nas urnas (chamada de cláusula de barreira ou de desempenho) para terem direito a tempo de propaganda no rádio e na TV, além de acesso ao Fundo Partidário. Em 2017, esse fundo acumula R$ 819 milhões.
O texto prevê, contudo, uma fase de transição entre as regras atuais e a implementação total das exigências estabelecidas na PEC. Os critérios se ampliarão, gradativamente, nas eleições de 2018, de 2022 e de 2026. Em 2030, passará a valer o novo formato.

Fonte: G1
Leia Mais ››