domingo, agosto 13, 2017

Itaú recebe comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró


O município de Itaú-RN recebeu na manhã desta sexta-feira (11) a reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró no Palácio Rui Bessa Nunes, sede do Poder Legislativo Municipal.

O Prefeito Ciro Bezerra acolheu a todos deixando sua mensagem de boas vindas, se dizendo feliz em poder acolher o comitê juntamente com a Secretária de Meio Ambiente, Karina Bezerra, que logo em seguida fez uma apresentação ao comitê mostrando as ações da secretaria no município, destacando as ações de conscientização da população itauense.



A reunião do comitê serviu para amarrar pontos aos quais o comitê terá que seguir, escolhendo membros de várias cidades que fazem o rio Apodi Mossoró para juntos apresentarem um relatório com os pontos positivos e negativos, destacando as ações que estão dando certo para que as demais localidades sigam suas experiências.

O estudante Geraldo Brás fez sua apresentação do TCC sobre as ações do comitê da bacia, mostrando os resultados dessas ações, satisfazendo os membros que parabenizaram o jovem Geraldo Brás pela bela apresentação.



A reunião foi coordenada pelo Professor Dr. Ramiro Gustavo Valera com a participação dos representantes do município de Itaú como: O Prefeito Ciro Bezerra, a Primeira Dama e Secretária da Assistência Social Jaíra Martins, o chefe de gabinete Wilson Melo, o Secretário de Esportes Junior Martins, o Secretário de Cultura Jonilso Ferreira, a Assistente Social Das Dores Ferreira, a coordenadora do Bolsa Família Leyla Maia, O Geógrafo Emeson Mateus, representantes do Ibama, da Semarh e da região do Alto Oeste.

Após os avisos a secretária Karina Bezerra convidou todos os presentes para o almoço que aconteceu no restaurante Maria Bonita, bar e petiscaria.

Um Comitê de Bacia é um órgão colegiado com funções deliberativas, normativas e consultivas composto pelo poder público federal, estadual, municipal, usuários de água e sociedade civil com o objetivo principal de gerenciar águas na bacia onde atua. O CBH Apodi-Mossoró foi criado pelo Decreto Governamental nº 21.654, de 10 de setembro de 2010.





Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Jovem de Assu morre após acidente em Natal

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste sábado (12) no túnel que dá acesso a Ponte de Igapó, na zona norte de Natal, onde um motoqueiro identificado como Berguinho do conjunto Feliz Assu da cidade de Assu, veio a óbito no local. Populares tentaram prestar os primeiros socorros e acionar o SAMU, mas o homem não resistiu aos ferimentos.

Uma equipe do ITEP foi enviada ao local para fazer a remoção do corpo até a sede do órgão no bairro da Ribeira.



Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Policia Militar de Serra do Mel recupera veículo roubado no município

Policiais Militares da VTR do Pelotão de Polícia da Serra do Mel, lotados no 12º Batalhão de Policia Militar, comandado pelo TC. Humberto Pimenta, recuperaram neste sábado (12) um veículo tipo Hilux de cor preta, ano 2009/2010, placa NNR 6320 com registro na Serra do Mel.

O referido veículo tinha sido roubado na Vila Alagoas na Serra do Mel, diante dos fatos os militares conduziram a Hilux até a Delegacia de Polícia Civil de Plantão em Mossoró, onde foi realizado o Termo de Exibição e Apreensão do veículo, antes da devolução ao proprietário.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Uruguaio é encontrado morto em falésia na praia da Pipa, RN

Falésias da praia da Pipa (Foto: Canindé Soares)Um uruguaio foi encontrado morto na tarde deste sábado (12) nas falésias da praia da Pipa, uma das mais badaladas do litoral potiguar. O estrangeiro foi identificado como Ricardo Miguel Ferreira Facilli, de 42 anos. A causa da morte ainda não foi esclarecida.
Segundo a Polícia Militar, o corpo foi encontrado por volta das 15h30. Estava sob o mirante do Santuário Ecológico, numa região chamada de Praia dos Golfinhos.
Em razão do difícil acesso ao local, o corpo foi retirado por uma equipe do Corpo dos Bombeiros.
A praia da Pipa fica no município de Tibau do Sul, no litoral Sul do estado. Um dos pontos mais visitados por turistas que vão à região são as falésias, também chamadas de chapadões. Nos pontos mais altos, as falésias chegam a 40 metros.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Advogado é baleado em tentativa de assalto na Zona Leste

Um advogado identificado como Rodrigo Paiva Fernandes foi baleado na tarde deste sábado, 12, em uma tentativa de assalto no Barro Vermelho, zona Leste. O crime ocorreu no cruzamento das avenidas Régulo Tinoco e Alberto Maranhão. A vítima teve a bala alojada na região do abdômen, atingindo o fígado, e passou por cirurgia no hospital Walfredo Gurgel, com estado de saúde estável.

A vítima foi rendida quando ia buscar um amigo de carro e foi surpreendida por dois bandidos armados. Rodrigo saiu do carro, um modelo Edge e com mãos para o alto. Os assaltantes entraram no carro e não conseguiram ligar no sistema automático e atiraram contra a vítima, mesmo sem reagir.

Os bandidos fugiram e até o momento não foram identificados.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Mais de 50 servidores da saúde são demitidos em Mossoró

Parte dos servidores pertenciam a estrutura do Hospital da MulherNesta semana foi anunciada a demissão de 55 trabalhadores da empresa JMT, terceirizada que fornece limpeza, manutenção e serviços gerais para os hospitais públicos do Rio Grande do Norte.

Os cargos dispensados estão localizados sobretudo no Hospital Regional Tarcísio Maia e no Hospital Rafael Fernandes, ambos em Mossoró.

A demissão tende a aprofundar o caos no atendimento pelo Sistema Único de Saúde em Mossoró e região.

Segundo o Sindsaúde as demissões envolvem sobretudo trabalhadores da JMT remanejados do antigo Hospital da Mulher (fechado em 2016).

“A patronal aproveita a demissão em massa para “castigar” os servidores que porventura tem ações judiciais contra a empresa, dentre outros critérios arbitrários.  O episódio demonstra a fragilidade das relações terceirizadas de trabalho, nas quais a trabalhadora e o trabalhador estão propensos a perder seus empregos repentinamente e por motivos injustos”, destaca o Sindsaúde em comunicado emitido nesta sexta-feira.

“Neste sentido, repudiamos a demissão em massa de terceirizados da saúde nos hospitais públicos do RN. As trabalhadoras e trabalhadores precisam se unir e lutar por nenhum emprego a menos. Os hospitais já estão no limite, e demitir terceirizados da saúde neste momento de calamidade pública só vai alimentar o caos nos hospitais e a sobrecarga de trabalho”, conclui o sindicato.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

ABC é derrotado pelo Paraná e segue no Z-4

O Mais Querido enfrentou o Paraná Clube/PR neste sábado (12), no estádio Durival Britto, em Curitiba (PR), jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, fez uma boa partida, mas acabou perdendo por 1 a 0. O gol do time paranaense foi marcado por Renatinho, em cobrança de penalidade.

Com o resultado, o Clube do Povo permanece com 16 pontos conquistados e fica na 19ª colocação na classificação. O próximo desafio do Alvinegro na competição está marcado para o sábado (19), contra o Internacional/RS, às 16h30, no estádio Frasqueirão.


Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Ovos contaminados já atingem 16 países europeus

Técnico analisa ovos para testar contaminação na AlemanhaAo menos 15 países da União Europeia (UE), Suíça e Hong Kong foram afetados pela crise dos ovos contaminados, anunciou a Comissão Europeia nesta sexta-feira (11).

Na UE, os países atingidos são Bélgica, Holanda, Alemanha, França, Suécia, Reino Unido, Áustria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polônia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia e Dinamarca, disse um porta-voz do Executivo europeu à imprensa.

Na Espanha, o departamento de saúde do País Basco identificou 20 toneladas de ovo líquido contaminado com fipronil em Biscaia, segundo o jornal "El País". Os ovos vinham da França e seriam usado na preparação de outros alimentos.

Há granjas "bloqueadas" em quatro países, nos quais "se confirmou a presença da utilização ilegal desse produto": Bélgica e Holanda, origem da crise, além de Alemanha e França, segundo a mesma fonte.

Os demais integrantes da lista "receberam exportações procedentes desses quatro países", acrescentou.

A Comissão anunciou ainda que fará uma reunião com representantes desses países, em 26 de setembro próximo, para "tirar as lições" do episódio.

No centro dessa crise está o uso de fipronil por parte de empresas especializadas na desinfecção de propriedades agrícolas.

O caso veio à tona na semana passada, provocando a retirada de milhões de ovos de supermercados alemães e holandeses.

As investigações realizadas na Bélgica e na Holanda se aceleraram na quinta-feira, o que levou à detenção de dois diretores de uma empresa que teria usado essa substância em galinheiros para tratamento contra o piolho vermelho.

O fipronil está presente nos produtos veterinários utilizados em animais de estimação contra pulgas e carrapatos, mas seu uso é proibido em animais destinados ao consumo e à indústria alimentícia na União Europeia (UE). Em doses altas, pode provocar problemas neurológicos e vômitos. 

Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

Jovem morre ao fazer selfie com corpo para fora do carro

"Ele amava câmeras e rolês. Era um anjo de luz. Sempre espontâneo e engraçado, contagiava a todos com sua alegria". Foi com essas palavras que a estudante Iannyne Lopes, 20 anos, definiu seu amigo Simon Almeida, 19, o jovem que morreu ao sofrer um acidente enquanto fazia selfies na última quinta-feira (10), em Jaboticabal (a 360 quilômetros de São Paulo).

De acordo com a polícia, Almeida era passageiro de um carro em movimento e estava com parte do corpo para fora do veículo fazendo selfies quando a motorista perdeu o controle da direção e o corpo do jovem acabou batendo contra uma árvore. O estudante chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.

Iannyne e Simon eram amigos de infância acompanham vida um do outro por meio das redes sociais. Ela conta que, apesar morarem em Estados diferentes nos últimos tempos, mantinham contato sempre pelas redes sociais. "Ele ainda era uma criança. Fiquei abalada com a notícia, mas creio que ele cumpriu sua missão", disse a amiga. 

Segundo o boletim de ocorrência, a motorista e o passageiro estiveram em um bar antes do acidente. Entretanto, exames preliminares não apontaram embriaguez da condutora do carro. Mesmo assim, amostras de sangue foram colhidas e a polícia aguarda o laudo oficial.

O caso está sendo investigado e foi registrado como homicídio culposo – quando não há intenção de matar. Ainda segundo a polícia, a motorista estava muito abalada com a morte do melhor amigo e por isso ainda não prestou depoimento. O celular usado por Simon foi apreendido e o carro envolvido no acidente foi encaminhado ao pátio da Polícia Militar. O UOL não conseguiu contato com o delegado para saber sobre o andamento das investigações.

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Temer afirma que não discute reforma política e se contradiz sobre encontros com Gilmar Mendes

Em nota à imprensa, o presidente Michel Temer negou, neste sábado (12), que esteja participando das discussões sobre a reforma política. A declaração do peemedebista contradiz a justificativa apresentada por ele para os vários encontros que têm mantido com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive fora da agenda oficial no Palácio do Jaburu. Temer tem atribuído as conversas com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às discussões sobre reforma política.

“O presidente Michel Temer não está participando da discussão sobre a reforma política. Não se envolveu na adoção do distritão nem na criação do fundo eleitoral. Esses são temas do Congresso Nacional”, diz o comunicado.

No último domingo, Temer recebeu Gilmar no Jaburu. O próprio ministro alegou que o encontro foi para discutir mudanças no sistema político e eleitoral. No fim de junho, os dois também se encontraram na residência oficial também a pretexto de discutir reforma política, fora da agenda. Essa reunião ocorreu na véspera da escolha de Raquel Dodge como nova procuradora-geral da República e da sessão do Supremo que validou a delação da JBS.

A nota divulgada pelo Planalto neste sábado é uma resposta a matérias publicadas nos últimos dias que indicam que Temer apoia a criação de um fundo eleitoral de R$ 3,6 bilhões para financiar as campanhas eleitorais e a instituição do voto majoritário para as eleições de deputado e vereador, o chamado “distritão”.

Nesse caso, os eleitos serão aqueles parlamentares que obtiverem a maior votação, até que todas as vagas sejam preenchidas. Uma das principais críticas ao modelo, adotado em apenas quatro países, é que ele favorece os políticos com mandato, mais conhecidos do eleitorado.

De acordo com reportagem deste sábado do jornal O Estado de S. Paulo, o governo apoia a destinação de recursos de emendas para a criação desse fundo eleitoral, alternativa defendida por políticos diante da proibição do financiamento empresarial.

Fonte: Congresso em Foco
Leia Mais ››

Ex-senador boliviano Roger Pinto Molina é internado no DF em estado grave após avião pilotado por ele cair

 Avião pilotado por ex-senador boliviano Roger Pinto Molina cai em Luziânia, Goiás (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Avião pilotado por ex-senador boliviano Roger Pinto Molina cai em Luziânia, Goiás (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O ex-senador boliviano Roger Pinto Molina, de 58 anos, que pilotava um avião que caiu em Luziânia, no GO, neste sábado (12) deu entrada no centro de trauma do Hospital de Base de Brasília em estado grave por volta de 20h.
Segundo o hospital, Molina sofreu politraumatismo e traumatismo crânio encefálico. Os médicos o submeteram a uma traqueostomia de urgência (intervenção na qual um orifício é aberto na traqueia para permitir a passagem de ar) e a drenagem no tórax. Ele respira com ajuda de ventilação mecânica, ainda de acordo com o hospital. Por volta das 22h de sábado (12), seria submetido a uma tomografia. Ao chegar ao Hospital de Base, o ex-senador havia sofrido parada cardiorrespiratória, informou o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
O acidente foi logo após a decolagem no Aeroclube de Luziânia, cidade do entorno do Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás, Molina tinha várias lesões pelo corpo, mas estava consciente no momento do atendimento. Ele veio para Brasília transportado de helicóptero.

 Avião de pequeno porte pilotado pelo ex-senador boliviano Roger Pinto Molina cai no Aeroclube de Luziânia, em Goiás (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Avião de pequeno porte pilotado pelo ex-senador boliviano Roger Pinto Molina cai no Aeroclube de Luziânia, em Goiás (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Os bombeiros informaram ainda que o avião caiu na cabeceira da pista logo após a decolagem. Não houve explosão após a batida com o solo. "Ele foi estabilizado por equipes dos bombeiros e do Samu e levado em seguida para o hospital. Ele apresentava politraumatismo, mas seu quadro era estável", disse ao G1 o major dos bombeiros Juliano Borges.

A história do político ficou conhecido em 2013, quando ele buscou asilo político alegando perseguição política do então presidente Evo Morales.
De acordo com a Força Aérea Brasileira, uma equipe do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) foi deslocada para o local para fazer a coleta de dados para a investigação que irá explicar a queda do avião.
Chapecoense
Roger Pinto Molina é sogro de Miguel Quiroga, piloto do avião que caiu com a delegação da Chapecoense, em novembro do ano passado, na região de Medellín, na Colômbia
Quiroga era casado com Daniela Quiroga, filha de Molina, e tinha três filhos, o mais novo de apenas quatro meses. Ele também era o proprietário da empresa LaMia, que recentemente também havia feito um voo da seleção argentina para enfrentar o Brasil, em Belo Horizonte.
Na época, o ex-senador chegou a pedir perdão às famílias das vítimas do acidente.
"Queremos dizer para os milhões de brasileiros, especificamente para os familiares, filhos, pais e irmãos de Chapecó que sentimos muito. A palavra desculpa não resolve nada. Mas, queremos pedir perdão se foi um acidente que poderia ser evitado ou não. A capacidade e a vontade do nosso filho não está em questão, as investigações vão estabelecer o grau de responsabilidade", disse.
Asilo brasileiro

Senador bolviano Roger Pinto Molina chega ao Brasil/GNews (Foto: Reprodução Globo News)
Senador bolviano Roger Pinto Molina chega ao Brasil/GNews (Foto: Reprodução Globo News)

Roger Pinto refugiou-se na embaixada brasileira em La Paz no dia 28 de maio de 2012. Em 8 de junho do mesmo ano, o Brasil concedeu asilo ao senador. A decisão foi criticada pela Bolívia, que falou em "equívoco".
Sem conseguir um salvo-conduto do governo boliviano, Roger Pinto viveu mais de um ano no edifício da embaixada brasileira em La Paz. Segundo uma das três filhas, Pinto estava em um espaço de 20 m², com cama, escrivaninha, TV, frigobar e mesa, sem banheiro próprio.
A viagem entre a capital boliviana e a cidade de Corumbá (MS) – que durou 22 horas – foi feita em um carro da embaixada do Brasil, com apoio de fuzileiros navais. A vinda dele foi investigada pelo Itamaraty.
Na Bolívia, Roger Pinto foi condenado no mês de junho a um ano de prisão por "abandono do dever" e por "dano econômico ao Estado". Segundo a denúncia, ele foi responsável por prejuízo de mais de 1,6 milhão de dólares aos cofres públicos em 2000, acusado de conceder recursos de maneira irregular à Universidade Amazônica de Pando. Ele responde ainda a cerca de 20 processos por desacato, venda de bens do Estado e corrupção.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Joesley entregará ao MP anexo sobre jantar com deputado Fábio Faria

O empresário Joesley Batista vai entregar ao Ministério Público um anexo complementar à sua delação para esclarecer o jantar que Ricardo Saud, ex-executivo da JBS, disse ter sido palco para a combinação de propina para o deputado Fábio Faria (PSD).

Joesley e Saud têm até o início de setembro para narrar detalhes sobre histórias já contadas na delação da JBS- que veio a público em maio. 

O blog apurou que Joesley Batista prepara cerca de 50 anexos complementares com detalhes sobre pagamentos a políticos já delatados, além de notas e locais de entregue de dinheiro a pessoas que figuram em planilhas entregues aos investigadores. 

No caso do episódio envolvendo Fabio Faria, Joesley vai reafirmar Saud e dizer que, sim, houve um jantar para negociar propina com o deputado do PSD, mas que a conversa aconteceu separadamente das esposas dos participantes do encontro, que aconteceu na casa de Joesley, em São Paulo. 

Entre as  convidadas estavam, além de Ticiana - mulher de Joesley -, Patricia Abravanel - esposa de Faria.

Na delação, Saud deu detalhes sobre o jantar. "Foi um jantar muito elegante, até. Foi o Fábio Faria com a noiva dele, a Patricia Abravanel, a filha do Silvio Santos. Foi o Robinson Faria [governador do Rio Grande do Norte] com a esposa dele. Nós todos com as esposas, e tal, para tratar de propina. É até bacana, né?", disse o executivo ao Ministério Público.

Nesta sexta-feira, a GloboNews revelou que o casal Faria e Abravanel vai tentar anular parte da delação de Saud. A principal prova da defesa deles é uma mensagem de voz enviada por Ticiana ao celular de Patricia, em que ela desmente que no jantar teria discutido propina. 

Joesley vai confirmar Saud sobre o acerto no jantar, mas vai explicar no anexo complementar que o assunto não foi tratado na frente das esposas.

O advogado do casal, José Luis Oliveira Lima, afirmou em nota que Ticiana desmente categoricamente Ricardo Saud "invalidando a sua fala". Ele ressaltou que vai requerer que o STF análise esses e outros fatos.

"Interessante que somente após o áudio da sua esposa vir a público é que Joesley Batista pensa em esclarecer esse fato ao MPF. Interessante, também, que no longo áudio que Ticiana encaminhou a Patrícia Abravanel, em momento algum ela faz menção a eventual separação dos integrantes do jantar em ambientes da casa, inclusive cita os assuntos que trataram", disse.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após denúncia, pastor é preso com submetralhadora em Piracicaba

Um pastor de 42 anos foi preso, na madrugada deste sábado, em Piracicaba (SP), após ser flagrado com uma espingarda e uma submetralhadora de uso restrito, além de munições. De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito foi flagrado, após uma denúncia anônima, em uma caminhonete no Bairro Verde. Ele escondia as duas armas e algumas munições no veículo.
A Polícia Militar fez mais buscas no local e encontrou uma Kombi em um terreno baldio. Dentro dela, havia um carregador de pistola vazio.
Ainda segundo o registro da ocorrência, a Kombi tinha modificações para esconder os objetos. A suspeita é que o pastor vendia as armas, munições e acessórios. Os veículos e tudo o que foi encontrado vão passar por perícia. O homem foi preso sem fiança determinada.
Ele vai ser transferido ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba, onde permanecerá à disposição da Justiça. O boletim de ocorrência não especifica de qual igreja o homem é pastor.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 1.958: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 7 mi

Mega-sena (Foto: Heloise Hamada/G1)Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.958 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (12) no município de Feijó (AC). As dezenas foram: 15 - 20 - 22 - 24 - 34 - 55. A expectativa de prêmio era de R$ 2,5 milhões. A previsão para o próximo sorteio é de R$ 7 milhões.
A Quina teve 32 acertadores. Cada um ganhou R$ 52.452,50. Outras 2.670 pessoas ganharam R$ 898,06, cada, na Quadra.
Este foi o terceiro concursos da semana, como parte da "Mega Semana dos Pais". Os dois primeiros foram na terça (8) e na quinta (10). Normalmente, os sorteios ocorrem às quartas e sábados.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Confronto em protesto de supremacistas brancos nos EUA deixa ao menos 1 morto e 33 feridos

Pelo menos uma pessoa morreu e outras 33 ficaram feridas neste sábado (12) em um protesto de supremacistas brancos na cidade universitária de Charlottesville, no Estado americano de Virgínia.
Durante o confronto, um homem atropelou um grupo de pessoas que protestava contra a marcha da extrema-direita dos EUA, que é contra negros, imigrantes, gays e judeus. A vítima, que segundo a imprensa norte-americana uma mulher de 32 anos, não teve a identidade divulgada.
Além disso, dois policiais morreram na queda de um helicóptero perto do local dos confrontos. A informação foi confirmada pelo Departamento de Polícia de Charlottesville.
Segundo informações da polícia, depois que os agentes dispersaram os manifestantes, um carro atingiu várias pessoas que estavam na rua.

Grupo de supremacistas brancos entram em confronto com antifascistas (Foto: REUTERS/Joshua Roberts)
Grupo de supremacistas brancos entram em confronto com antifascistas (Foto: REUTERS/Joshua Roberts)

Detido
Segundo o site TMZ, o motorista do veículo era James Alex Fields Jr, de 20 anos, natural de Ohio. Ele já foi preso e acusado formalmente de assassinato em segundo grau. O jovem, residente em Maumee (Ohio), está detido na prisão do condado de Albermarle-Charlottesville. O chefe de Polícia da cidade, Al Thomas, afirmou em coletiva de imprensa que o atropelamento foi um ato premeditado.
Fontes no Hospital da Universidade da Virgínia informaram que outras 19 estavam sendo atendidas após terem ficado feridas no atropelamento.

Durante confronto, a prefeitura da cidade declarou estado de emergência e, através de um comunicado no Twitter, citou o ato como uma "iminente guerra civil". Segundo a polícia de Virgínia, alguns manifestantes foram detidos durante o confronto.
A cidade Charlottesville, que tem pouco mais de 50 mil habitantes, foi escolhida como palco dos protestos após anunciar que pretende retirar uma estátua do general confederado Robert E. Lee de um parque municipal, segundo a BBC.
O general Lee foi o comandante das forças dos Estados Confederados da América, a união de seis estados separatistas do Sul dos Estados Unidos, durante a Guerra Civil norte-americana (1861-1865). Os Estados Confederados, do sul americano buscaram a independência para impedir a abolição da escravatura. Mesmo após a derrota definitiva no conflito, Lee se tornou um símbolo dos movimentos de extrema-direita norte-americanos, que ainda hoje o lembram como um herói.
A remoção da estátua de Lee foi considerada como uma afronta pelos grupos de direita, que decidiram protestar. Atualmente, várias cidades americanas vêm retirando homenagens a militares confederados - o que tem gerado alívio, de um lado, e fúria, de outro.
Por precaução, mais de mil agentes de segurança tinham sido mobilizados, segundo a Efe, e o governador do estado, o democrata Terry McAuliffe, tinha pedido aos cidadãos que se mantenham afastados do protesto.
Na noite desta sexta-feira (11), centenas de homens e mulheres carregavam tochas, fizeram saudações nazistas e gritavam palavras de ordem contra negros, imigrantes, homossexuais e judeus.
O protesto foi descrito pelos participantes como um aquecimento para o evento "Unir a Direita", previsto para este sábado na cidade e que prometia reunir mais de mil pessoas, incluindo os principais líderes de grupos associados à extrema direita no país.

Grupo de supremacistas brancos entram em confronto com antifascistas (Foto: Joshua Roberts/ Reuters)
Grupo de supremacistas brancos entram em confronto com antifascistas (Foto: Joshua Roberts/ Reuters)

Protesto de sexta-feira
De acordo com a BBC, os participantes do protesto de sexta-feira carregavam bandeiras e gritavam palavras de ordem como: "Vocês não vão nos substituir", em referência a imigrantes; "Vidas Brancas Importam", em contraposição ao movimento negro Black Lives Matter; e "Morte aos Antifas", abreviação de "antifascistas", como são conhecidos grupos que se opõem a protestos neonazistas.
Estudantes negros do campus da universidade da Virginia e jovens que se apresentavam como antifascistas tentaram fazer uma "parede-humana" para impedir a chegada dos manifestantes à parada final do marcha, uma estátua do terceiro presidente americano, Thomas Jefferson.
Reações
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta oficial no Twitter para se manifestar sobre o confronto. "Nós todos devemos estar unidos e condenar tudo o que representa o ódio. Não há lugar para esse tipo de violência na América. Vamos continuar unidos", afirmou.
A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, também condenou o confronto no Twitter. “Nosso país incentiva a liberdade de expressão, mas vamos nos comunicar sem ódio em nossos corações. Nada de bom vem da violência”, afirmou.
O governador da Virgínia, o democrata Terry McAuliffe, condenou de forma veemente os manifestantes neonazistas e racistas que estiveram no protesto em Charlottesville, na Virgínia, onde entraram em confronto com grupos antirracistas.
"Tenho uma mensagem para os nazistas e supremacistas brancos. Vão para casa e não voltem nunca mais. Vocês não são queridos nessa comunidade. Fingem ser patriotas, mas não são nada disso. Patriotas são [os ex-presidentes] George Washington e Thomas Jefferson, que uniram o país. Levem seu ódio e intolerância embora", declarou McAuliffe, dizendo que os Estados Unidos são uma "nação de imigrantes".

Supremacistas brancos carregam tochas na Universidade da Virgínia, no sábado (11), na véspera da marcha ‘Unite The Right’, em Charlottesville, nos Estados Unidos   (Foto: Alejandro Alvarez/News2Share via Reuters )
Supremacistas brancos carregam tochas na Universidade da Virgínia, no sábado (11), na véspera da marcha ‘Unite The Right’, em Charlottesville, nos Estados Unidos (Foto: Alejandro Alvarez/News2Share via Reuters )

Fonte: G1
Leia Mais ››

Deslizamento de terra deixa mortos e desaparecidos na Índia

Pelo menos sete pessoas morreram e um número indeterminado estão desaparecidas, após ficarem presas no ônibus em que viajavam, em um deslizamento de terras causado das fortes chuvas no norte da Índia.
O fato aconteceu por volta das 4h20 (horário local, 18h50 de sábado em Brasília), quando a terra soterrou um ônibus e pelo menos dois carros que circulavam em uma estrada do distrito de Mandi, no estado indiano de Himachal Pradesh, informou à Agência Efe a Polícia local.
"Foram retirados sete corpos e resgatados cinco feridos até agora", disse o porta-voz da Força de Resposta de Desastres Nacionais da Índia (NDRF, na sigla em inglês), Anil Shekhawat.
A operação de resgate das vítimas continua e se mobilizou membros do Exército, policiais e pessoal da NDRF, segundo Shekhawat.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, lamentou o fato através de uma mensagem publicada no Twitter.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Terremoto causa deslizamentos no Peru e deixa um morto

Um terremoto submarino de magnitude 5,6 atingiu a costa sul do Peru no Oceano Pacífico nesta sexta-feira (11), provocando deslizamentos de terras nas estradas que mataram uma pessoa e feriram duas, disse uma autoridade regional.
A governadora de Arequipa, Yamila Osorio, acrescentou no Twitter que as autoridades estavam trabalhando para limpar estradas afetadas por deslizamentos de terras.
O terremoto teve 41 km de profundidade e ocorreu a cerca de 89 km da cidade costeira de Canama no final da sexta-feira, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ainda dá? Atlético-GO vence o Coritiba e ganha ânimo para acreditar na permanência

Se a missão é complicada, nada melhor do que uma vitória na abertura do segundo turno para aumentar as esperanças rubro-negras contra o rebaixamento. Com gol de Jorginho no segundo tempo, o Atlético-GO venceu o Coritiba por 1 a 0 no Olímpico, em Goiânia, e ganhou sobrevida para tentar reagir na Série A. O Dragão teve leve superioridade durante toda a partida, enquanto o Coxa jamais engrenou.


PANORAMA
Com a vitória, o Atlético-GO chega a 15 pontos, permanece na lanterna, mas se aproxima dos concorrentes na luta contra a degola. O Coritiba estaciona nos 25 pontos e permanece na parte intermediária. Na próxima rodada, o Dragão visita o Flamengo, sábado, na Ilha. O Coxa recebe o Santos, domingo, no Couto Pereira.

LANCE CAPITAL
O único gol da partida saiu aos 17 minutos do segundo tempo. Após cobrança de lateral, a bola caiu nos pés de Jorginho dentro da área do Coritiba. Ele limpou para a perna canhota, que não é a boa, e bateu. O chute sofreu desvio e entrou.

INÍCIO MORNO
O primeiro tempo foi quente apenas na temperatura. Pouco inspirados, Atlético-GO e Coritiba começaram sem intensidade, e o jogo foi morno. Mesmo com mais posse, o Dragão não conseguiu criar uma grande chance. A melhor oportunidade foi aos 18 minutos, quando William Matheus quase fez gol contra ao desviar de cabeça na área. O Coxa arriscou alguns contra-ataques, mas só levou perigo em chute cruzado de Léo, aos 22. O goleiro Felipe fez a defesa em dois tempos.


SEGUNDO TEMPO
A leve superioridade do Atlético-GO continuou na etapa final, mas desta vez o time conseguiu ser mais incisivo. Após cobrança de lateral, a bola sobrou para Jorginho, que limpou para a perna canhota e marcou. Em desvantagem, o Coritiba tentou sair mais para o ataque, mas acabou dando espaços para o Dragão. A equipe visitante chegou perto do empate apenas na bola aérea, como em um cabeceio do zagueiro Márcio. De resto, foi o Rubro-Negro que continuou ditando o ritmo até o apito final.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Com zaga artilheira, Internacional bate o Londrina e embala a quarta vitória seguida

Na base do “chuveirinho”, o Inter embalou de vez na Série B. Em tarde dos zagueiros, a equipe gaúcha superou o Londrina por 3 a 1 no Beira-Rio e emendou a quarta vitória em sequência, em jogo válido pela 20ª rodada da Série B.

Todos os gols foram anotados na segunda etapa e, pelo lado do Inter, de cabeça. Victor Cuesta abriu o marcador ao escorar cobrança de falta de D’Alessandro. Bidia ainda marcou para os visitantes e deixou o ambiente tensionado para mais de 30 mil torcedores no estádio. Mas o caminho da vitória já estava traçado: era por cima. Em duas cobranças de escanteio de Camilo, Klaus desviou de cabeça como centroavante e decretou o 3 a 1.


COMO FICA?
Com o triunfo, o Inter se manteve na segunda colocação da Série B, com 36 pontos, e manteve a distância de três para o líder América-MG, com 39. No próximo sábado, tenta emendar a boa fase em duelo contra o ABC, no Frasqueirão. Já o time paranaense cai para 12º, com 27. Buscará a reabilitação na próxima terça-feira diante do Brasil de Pelotas, no Estádio do Café.

PRIMEIRO TEMPO
Em casa, o Inter tinha volume de jogo, com posse de bola, mas sofria pela falta de criatividade. Assim, exagerava em cruzamentos ou em disparos a longa distância, como num chute forte de Cuesta. Bem marcado por Bidia, D’Alessandro pouco produzia. Por sua vez, o Londrina especulava contra-ataques e tentava comprovar a fama de um dos visitantes mais indesejáveis da Série B. Em um desses lances, o goleiro César fez uma saída de bola perfeita, no qual Carlos Henrique chutou para fora, com liberdade.

SEGUNDO TEMPO
Demorou apenas três minutos para o Inter balançar o placar na segunda etapa. Após cobrança de falta de D’Alessandro, Victor Cuesta subiu sozinho na grande área e desviou para as redes. O camisa 10 colorado ainda quase anotou um gol olímpico, mas a cobrança de escanteio rebateu no travessão. Quando o time gaúcho relaxou, o Londrina chegou ao empate. Aos 23 minutos, o meio-campista aproveitou falha defensiva para deixar tudo igual.

Com o empate, Guto tentou mudar o panorama da partida. Tirou D’Alessandro e Pottker e apostou em Camilo e Nico López. O time melhorou... na base do chuveirinho. Pois a vitória sairia em duas batidas de escanteio de Camilo, que entrou muito bem na partida. E nas duas cobranças, foi Klaus quem se mostraria soberano na área para marcar dois gols de cabeça e distensionar de vez o ambiente no Beira-Rio. 

FOI OU NÃO FOI PENAL?
Logo aos seis minutos de jogo, um lance polêmico. Eduardo Sasha disputou a bola com Gustavo Silva na área, caiu e pediu pênalti. O árbitro mandou o jogo seguir.

NOME DO JOGO
Quando o jogo apertou, surgiu Klaus para concretizar a vitória do Inter. O zagueiro anotou dois gols de cabeça e garantiu a vitória colorada. 

FELIZ DIA DOS PAIS
Um torcedor colorado ganhou um pelo presente na partida. Durante o intervalo, a esposa anunciou no telão para todo mundo ver que estava grávida. A cena gerou emoção no estádio. 

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Neilton perde pênalti, e Avaí bate o Vitória em confronto direto contra o Z-4

Na briga direta contra o rebaixamento, o Avaí levou a melhor sobre o Vitória. Na noite deste sábado, o time catarinense bateu o rival baiano por 1 a 0 no Barradão, em Salvador, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Júnior Dutra marcou o único gol da partida, que contou com 10.981 pagantes, para uma renda de R$ 165.389,00. 


TABELA DE CLASSIFICAÇÃO
O triunfo faz o Avaí subir para a 17ª colocação, com 21 pontos, próximo da saída do Z-4. O Vitória, com 19 pontos, ocupa a 19ª posição do Campeonato Brasileiro.

PRÓXIMA RODADA
O Vitória terá uma semana de preparação para a partida contra o líder Corinthians, marcada para o próximo sábado, em Itaquera. No domingo, o Avaí recebe o São Paulo, na Ressacada, em novo confronto direto para se afastar da zona de rebaixamento.

O PRIMEIRO TEMPO
Na corrida contra o rebaixamento, os jogadores de Avaí e Vitória decidiram mostrar fôlego. Em um primeiro tempo de pouca articulação e criatividade, a velocidade predominou nas ações ofensivas. Willians Santana e David foram os principais responsáveis por acelerar as jogadas. Mas, se sobrou rapidez, faltou pontaria. Principalmente para Neilton. Aos 26, o atacante rubro-negro teve a chance de abrir ao placar em cobrança de pênalti, mas isolou a bola. Minutos depois, ele recebeu passe açucarado de Santiago Tréllez e, de cara com o gol, finalizou em cima do goleiro Douglas Friedrich.  

O SEGUNDO TEMPO
A velocidade seguiu como principal característica dos dois times após o intervalo. E a falta de pontaria de Neilton também. O atacante rubro-negro finalizou para fora após passe de Patric e chute por cima do gol depois dejogada de Danilinho. Enquanto o Vitória perdia chances, o Avaí precisou de apenas uma investida para balançar as redes. Júnior Dutra recebeu lançamento de Willians Santana, dominou com liberdade, driblou Fernando Miguel e chutou com estilo para abrir o placar. O gol abateu a equipe baiana, que não conseguiu esboçar reação. O time comandado por Claudinei Oliveira aproveitou para montar contra-ataques, mas não chegou a levar perigo à meta defendida por Fernando Miguel.

RECLAMAÇÃO SEM RAZÃO
Os jogadores do Avaí reclamaram bastante do pênalti ocorrido no primeiro tempo. Ricardo Marques Ribeiro não viu a falta, mas foi alertado pelo auxiliar de linha de fundo e apontou a penalidade. Os atletas do Avaí questionaram a marcação, mas Douglas Friedrich atingiu claramente a coxa de David, e o árbitro utilizou as marcas das travas da chuteira do goleiro no atacante rubro-negro para justificar a decisão. 

E AÍ, JUIZÃO?!
Se não houve do que reclamar do pênalti no primeiro tempo, o Avaí teve motivos para queixas na segunda etapa. Juninho, lateral do Vitória, tentou cortar lançamento, errou o domínio e tocou a bola com o braço dentro da área. Os jogadores do time catarinense questionaram Ricardo Marques Ribeiro sobre o lance, mas o árbitro não assinalou a penalidade e ainda puniu Betão e Simião com cartões amarelos por reclamação.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››