quarta-feira, abril 14, 2021

ITEP identifica suspeitos mortos em confronto com a PM em Itaú no interior do RN



O Instituto de Criminalística do ITEP de Pau dos Ferros, identificou neste quarta feira (14), um os dois suspeitos mortos durante uma troca de tiros com policiais miliates, fato ocorrido nesta terça feira (13) na cidade de Itaú na região do Alto Oeste Potiguar.


Eles foram identificados como: Joanatan Ricarti Silva Oliveira de 16 anos de idade, natural de Mossoró e Wilian Deivd Soares de Oliveira, 20 anos, morador da Rua Murumuru no Dom Jaime Câmara em Mossoró. De acordo com a polícia, Joanatan era suspeito de matar o cabo PM Francisco Marcolino Sobrinho, crime ocorrido no dia 08 desse mês no Planalto 13 de Maio em Mossoró.



O cabo estava dentro do seu carro, parado próximo a uma oficina mecânica, quando dois criminosos chegaram e anunciaram o assalto. O policial reagiu e após trocar tiros com um dos bandidos acabou sendo baleado e morto.


Ainda de acordo com a PM, após a ação criminosa, o suspeito fugiu de Mossoró para outra cidade da região, mas foi reconhecido por imagens gravadas por câmeras de monitoramento de um estabelecimento comercial, assaltado por ele na mesma noite do crime. No final da manhã desta terça feira (13), a policia recebeu uma denuncia, onde dois indivíduos estariam armados dentro de uma casa na cidade de Itaú.


Durante a averiguação da informação, os policiais foram surpreendidos por tiros disparados pelos suspeitos contra as guarnições. Houve revide e no confronto os dois suspeitos foram baleados e socorridos para o hospital da cidade, porém eles não resistiram. Os corpos foram encaminhados para a unidade do Itep de Pau dos Ferros, mas até o momento  penas Joanatan Ricarti foi identificado.   O corpo do outro suspeito permanece em uma das geladeiras da unidade pericial, aguardando a identificação.





A AÇÃO





Dois suspeitos, ainda não identificados, morreram em confronto com policiais militares, no início da tarde desta terça feira 13 de abril, na cidade de Itaú na região Oeste do Rio Grande do Norte. A PM informou que recebeu denuncias de que dois homens recém chegados a cidade, estariam escondidos em uma residência.


Equipes de policiais se deslocaram ao local e quando chegaram para averiguar a denuncia, foram surpreendidos com disparos de armas de fogo disparados pelos suspeitos em direção as guarnições. Houve revide a injusta agressão e na tr4oca de tiros, os dois suspeitos foram baleados e morreram quando eram socorridos pelos próprios policiais, para o hospital da cidade.


Com os dois, a PM apreendeu três armas de fogo, drogas e celulares. Segundo a Polícia Militar, os dois eram fortes suspeitos de envolvimento direto na morte do cabo Francisco Marcolino Sobrinho, assassinado durante uma tentativa de assalto em Mossoró.

Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Um suspeito morre e seis são presos em operação da polícia contra facção criminosa na Grande Natal

Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba prenderam na manhã desta quarta-feira (14) seis suspeitos de integrarem uma facção criminosa que, segundo investigações, têm participações nos últimos acontecimentos criminosos na cidade. Um outro suspeito foi morto após reagir a abordagem e um adolescente de 16 anos também acabou apreendido.


Polícia Civil apreendeu material com a quadrilha — Foto: Divulgação/Polícia Civil


Essa ação corresponde à 16ª fase da Operação Parabellum, que visa desarticular a ação de organizações criminosas em Macaíba. Essa fase foi iniciada após a prisão, na terça-feira (13), de um dos líderes da facção criminosa, que também é investigado pelo crime de homicídio.


Durante a manhã desta quarta, os policiais realizaram um cerco em uma região conhecida como “Baixa”. A investigações da Polícia Civil apontavam que um grupo de criminosos havia chegado à Macaíba vindo de outras cidades para fortalecer a facção e duelarem contra uma facção rival.


Durante a ação, os suspeitos tentaram fugir. Um dos envolvidos atirou diversas vezes contra os policiais e acabou sendo atingido. O suspeito chegou a ser levado para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele foi identificado como Francisco Moelho Rocha Almeida, 34 anos, e possuía mandado de prisão em aberto.


Com os suspeitos, estavam dois revólveres calibre 38 e 10 munições, além de duas já deflagradas. Havia ainda 21 porções de maconha prontas para a comercialização e R$ 154 em dinheiro fracionado. A operação contou com o apoio da Força Tarefa do Ministério da Justiça (FT NUDEM Mossoró/RN – SEOPI).



Na Delegacia de Macaíba, os suspeitos foram autuados pelos crimes de:


integrar organização criminosa armada e com a presença de adolescente

tráfico de drogas

associação para o tráfico de drogas

posse ilegal de arma de fogo e munições de uso permitido

receptação e corrupção de menores

Em seguida, eles foram encaminhados ao sistema prisional, onde estão à disposição da Justiça.


O adolescente de 16 anos apreendido foi levado ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP). Ele já estava sendo investigado e procurado pela Polícia Civil suspeito de envolvimento nos últimos homicídios ocorridos na cidade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Idema aponta pelo menos 40 imóveis em área de risco em falésia em Pipa onde família morreu soterrada em 2020

Em um relatório enviado no final de março ao Ministério Público Federal, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) apontou que pelo menos 40 imóveis estão em área de risco próxima a falésias na praia de Pipa, em Tibau do Sul, no litoral potiguar. Até um cemitério público está na área que gera preocupação dos especialistas.


Parte de falésia desaba e deixa 3 mortos de uma mesma família em Pipa — Foto: Arquivo pessoal


O relatório foi enviado dentro das ações que foram abertas para acompanhar a situação das falésias da região, após o desabamento que matou um casal e o filho de 7 meses em novembro de 2020. O estudo também levou em consideração um laudo feito pelo município sobre o processo de erosão.


Vista aérea falésia de Pipa Tibau do Sul — Foto: Idema


Prefeitura sabia de risco de desabamento de falésias em Pipa

Apesar da indicação de 40 imóveis em risco, apenas 11 foram vistoriados. De todos eles, apenas um possuía processo de licenciamento ambiental aberto. Três já tinham sido autuados por operarem sem licença válida e se instalarem em área de proteção ambiental.


Com base nas informações, o procurador da República Daniel Fontenele Sampaio Cunha despachou no dia 9 de abril uma série de recomendações para que o município faça a verificação e identificação em cada um dos estabelecimentos nas áreas com riscos de colapso e aponte medidas de contenção cabíveis, começando pelos estabelecimentos comerciais, com maior fluxo de pessoas.


Trecho da falésia que desabou em Pipa - foto de arquivo — Foto: Emilly Virgílio/Inter TV Cabugi


O procurador ainda deu prazo de 30 dias para que o município se manifeste sobre a existência de um bueiro de águas pluviais em frente a uma loja e que conta com ligações clandestinas, o "que estaria comprometendo seriamente a higidez da falésia naquela área".


O ofício também cobra uma manifestação do município sobre o cemitério municipal localizado na área de risco. Segundo o relatório do Idema, alguns dos jazigos estão há menos de 10 metros da borda da falésia. Por fim, procurador ainda determinou que a prefeitura preste informações sobre providências adotadas quanto à situação de um imóvel "com alto grau de desabamento".



No relatório do Idema, os especialistas indicaram pelo menos cinco problemas mais graves constatados na área e apontou que as principais causas das "anomalias" encontradas estão relacionadas à ação humana:


Edificações muito próximas na encosta da falésia

Encostas íngremes e erodidas, muitas vezes com "cicatrizes" de escorregamento

Vegetação de grande porte com troncos inclinados na encosta da falésia, o que reforça indícios de instabilidade por possível rastejamento do solo

Escadarias de acesso às praias destruídas ou interditadas devido ao movimento gravitacional de massa da encosta

e ausência ou ineficiência de calhas de drenagem das águas pluviais em todos os imóveis.

"A região da praia da Pipa consiste em uma área de intensa atividade turística e alta vulnerabilidade ambiental, uma vez que, não raro, ocorrem tombamentos de bloco como aquele que, recentemente, resultou em um acidente que vitimou uma família de três pessoas. Entende-se que para que seja possível a continuidade das atividades instaladas na região, garantindo um mínimo de segurança das pessoas que utilizam os imóveis e visitam as praias situadas abaixo das falésias, é imprescindível a efetuação em caráter emergencial do gerenciamento de risco proposto no laudo de inspeção com emissão de parecer técnico, abrangendo todos os imóveis localizados na faixa de risco, a ser coordenado por setores competentes que integram a estrutura administrativa municipal, acompanhado por profissionais qualificados", diz o relatório.


Entre as medidas sugeridas, os geólogo, geógrafos, ecólogos, fiscais e demais profissionais envolvidos no estudo recomendaram que o município notifique os proprietários do estabelecimentos para que apresentam projetos para reduzir riscos no local, com projetos de drenagem, por exemplo, bem como executem as medidas aprovadas pela gestão municipal. Pela recomendação, os estabelecimentos também devem impedir acessos de pessoas às áreas de instabilidade.


O estudo ainda recomendou a fiscalização periódica do município para acompanhar a situação e a implementação das medidas, além de análise e possível construção de um novo cemitério para retirada do atual. Além disso, o Idema recomendou que a prefeitura aumente a fiscalização para impedir novas construções em um espaço de 100 metros entre a borda da falésia e o restante do continente - área considerada de preservação.



Família morreu soterrada

O desabamento de uma falésia em 17 de novembro de 2020 causou a morte de Hugo Pereira, de 32 anos, Stela Souza, de 33, do filho do casal, Sol Souza Pereira, que tinha 7 meses de vida, e do cachorro da família.


Uma das vítimas, Hugo Pereira, de 32 anos, era gerente de recepção no hotel Sunbay. Ele é natural de Jundiaí, no interior de São Paulo, e morava havia alguns anos em Pipa.


Testemunhas relataram que eles estavam sentados próximos à falésia, quando houve o desabamento. Stela ainda chegou a tentar salvar o filho e o abraçou antes da queda. A família foi velada e sepultada sob forte comoção, em Pipa.

Fonte: G1

Leia Mais ››

Caminhão carregado de frangos tomba em rodovia do RN e parte dos animais morre

Um caminhão carregado de frangos tombou em uma rodovia do interior do Rio Grande do Norte e parte dos animais levados como carga-viva morreu, na manhã desta quarta-feira (14). O acidente aconteceu por volta das 6h na RN 120, no trecho entre os municípios de Serrinha e Lagoa de Pedras.


Caminhão com carga viva de frangos tomba em rodovia no interior do RN — Foto: Reprodução


Segundo informações da Polícia Militar de Serrinha, o condutor não soube dizer o que poderia teria causado o tombamento, que não teve envolvimento de outros veículos.


O acidente aconteceu próximo a uma curva e a principal suspeita é de um houve um cochilo ao volante.


A carreta com a carga de frangos se deslocava para o estado da Paraíba. A polícia não soube informar quantos animais havia na carroceria e confirmou que partes das galinhas morreu.


O motorista teve ferimentos leves e passa bem. O trânsito na rodovia ficou livre não foi precisou ser interditado.


Caminhão carregado de frangos tombou em rodovia no interior do RN — Foto: Redes sociais


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governadora do RN anuncia chegada de mais 89,4 mil doses de vacinas contra Covid-19

 A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou nesta quarta (14), através de uma rede social, que o estado vai receber um novo lote com mais 89.400 doses da vacina contra Covid-19. Segundo a gestora, a confirmação foi dada pelo Ministério da Saúde.


A expectativa é que as vacinas cheguem ao estado nesta quinta (15).


Ao todo, serão 36.400 imunizantes da CoronaVac e 53 mil de Oxford/AstraZeneca. Fátima Bezerra afirmou que "deste lote, são 54.752 vacinas para primeira dose e 26.470 para segunda dose, entre doses de CoronaVac e AstraZeneca".


O lote mais recente recebido no estado foi no dia 8 de abril com 69 mil doses.


O Rio Grande do Norte já recebeu 604.040 doses de CoronaVac e 150.650 da Oxford/Asrazeneca desde o início da vacinação.


Natal sem segunda dose

Em Natal a aplicação da segunda dose da CoronaVac foi suspensa na última segunda-feira (12) porque as vacinas acabaram. Na ocasião, a SMS informou que assim que chegarem novas doses a vacinação será retomada.


Vacina CoronaVac doses frascos Natal RN Covid-19 — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

Quase 9 mil pessoas estão com a 2ª dose da vacina contra Covid atrasada no RN

Pelo menos 4.422 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso na capital potiguar. Os dados são da plataforma RN + Vacina. O número representa quase 50% do total de "atrasados" para a segunda dose no estado.


Natal tem 4.422 pessoas em atraso para segunda dose da vacina contra Covid-19 — Foto: TV Globo / Reprodução


De acordo com o Laboratório de Inovação em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que desenvolveu o sistema RN + Vacina, ao todo, 8.967 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso no RN. Veja abaixo número de 'atrasados' por município no final desta matéria.


Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou que os números do sistema RN+Vacina têm atraso no cadastramento dos usuários e "não representa um dado atualizado em tempo real, podendo haver atraso médio de até 10 dias de atualização".


Todos os casos são de pessoas que tomaram a coronavac. Por causa do prazo maior, nenhuma pessoa que tomou a vacina de Oxford chegou ao prazo limite para a segunda dose. Os dados foram contabilizados no final desta terça (13).



A bula da coronavac orienta que todas as pessoas vacinadas devem receber segunda dose entre o décimo quarto dia ao vigésimo oitavo, porém para melhor eficácia é recomendado entre o vigésimo primeiro dia ao vigésimo oitavo dia.


Segunda dose suspensa

Em Natal a aplicação da segunda dose da coronavac foi suspensa na última segunda-feira (12) porque as vacinas acabaram. Na ocasião, a SMS informou que assim que chegarem novas doses a vacinação será retomada.


A segunda cidade com o maior número de atrasados é Mossoró (343), seguida por Parnamirim (252) e Macaíba (201).


De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato, 1,5 milhão de brasileiros já poderiam ter tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19, mas ainda não receberam o imunizante.


Pessoas com a 2ª dose em atraso por município

Natal 4422

Mossoró 343

Parnamirim 252

Macaíba 201

João Câmara 168

Nova Cruz 163

Ceará-Mirim 130

Parelhas 124

Santo Antônio 115

Extremoz 112

São Paulo do Potengi 103

Rio do Fogo 102

Jardim de Piranhas 95

Currais Novos 91

Patu 88

Lajes 84

Caicó 83

Açu 78

Macau 74

Touros 70

Augusto Severo 68

Lagoa Nova 65

Cerro Corá 59

São José do Campestre 57

Lagoa de Pedras 54

Taipu 52

Carnaúba dos Dantas 50

Brejinho 49

Cruzeta 47

Jucurutu 46

Tibau do Sul 46

Maxaranguape 45

Pau dos Ferros 43

São Gonçalo do Amarante 42

Santa Cruz 41

Canguaretama 40

São José de Mipibu 38

Areia Branca 37

Caraúbas 36

Serra de São Bento 35

Ipanguaçu 32

Itajá 32

Jundiá 26

Santana do Matos 26

Goianinha 25

Ielmo Marinho 25

Upanema 25

Baía Formosa 24

Grossos 23

Lajes Pintadas 22

Rafael Fernandes 22

São Miguel 22

Afonso Bezerra 21

Angicos 20

Nísia Floresta 20

Serra Negra do Norte 20

Serra Caiada 19

Sítio Novo 19

Tangará 19

Tibau 19

Januário Cicco 15

Montanhas 15

Triunfo Potiguar 15

Jaçanã 14

Paraná 14

Poço Branco 14

Guamaré 13

Luís Gomes 13

Passa e Fica 13

Pedro Velho 13

Pilões 13

Baraúna 12

Bom Jesus 12

Espírito Santo 12

Jardim do Seridó 12

Pendências 12

Riachuelo 12

Acari 11

Apodi 11

Barcelona 11

Campo Redondo 11

Janduís 11

Lagoa Salgada 11

Santa Maria 11

Bento Fernandes 10

Governador Dix-Sept Rosado 10

Jandaíra 10

Santana do Seridó 10

São Miguel do Gostoso 10

São Rafael 10

São Tomé 10

Antônio Martins 9

Monte Alegre 9

São João do Sabugi 9

Serra do Mel 9

Serrinha 9

Tenente Laurentino Cruz 9

Várzea 9

Ares 8

Caiçara do Norte 8

Galinhos 8

Pureza 8

Alexandria 7

Lagoa d'Anta 7

Pedra Preta 7

Porto do Mangue 7

Vera Cruz 7

Almino Afonso 6

Umarizal 6

Felipe Guerra 5

José da Penha 5

Lagoa de Velhos 5

Major Sales 5

Monte das Gameleiras 5

Pedra Grande 5

Rafael Godeiro 5

Alto do Rodrigues 4

Coronel João Pessoa 4

Encanto 4

Equador 4

Florânia 4

Messias Targino 4

Paraú 4

Pedro Avelino 4

São Vicente 4

Senador Elói de Souza 4

Senador Georgino Avelino 4

Tenente Ananias 4

Francisco Dantas 3

Japi 3

Jardim de Angicos 3

Marcelino Vieira 3

Olho d'Água do Borges 3

Ouro Branco 3

São Fernando 3

Serrinha dos Pintos 3

Taboleiro Grande 3

Venha-Ver 3

Água Nova 2

Bodó 2

Carnaubais 2

Doutor Severiano 2

Fernando Pedroza 2

Ipueira 2

Portalegre 2

São Bento do Norte 2

São Bento do Trairí 2

Severiano Melo 2

Timbaúba dos Batistas 2

Itaú 1

João Dias 1

Lucrécia 1

Martins 1

Passagem 1

Riacho da Cruz 1

Riacho de Santana 1

Ruy Barbosa 1

São José do Seridó 1

São Pedro 1

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motorista morre carbonizado após batida frontal na BR-406 no RN

Um motorista morreu carbonizado em um acidente que aconteceu na noite desta terça-feira (13) na BR-406, próximo ao município de João Câmara, na região do Mato Grande potiguar.


Acidente matou servidor da Assembleia Legislativa do RN — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


Após bater em outro veículo, o carro conduzida por Rafael Pessoa Maia pegou fogo. A noiva do homem e o motorista do outro veículo ficaram feridos.


Rafael era publicitário e servidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a colisão aconteceu no quilômetro 105 da BR-406, por volta das 18h30.


A caminhonete S10 que seguia no sentido de Natal a Macau bateu de frente com um carro modelo Fiat Idea, onde estava o casal, e que trafegava no sentido oposto. As causas do acidente ainda serão investigadas.


Em nota, a Assembleia Legislativa lamentou a morte do servidor, que atuava no setor de cerimonial da Casa.


"Sorridente e leal, Rafael dedicou os últimos seis anos às atividades do Legislativo Estadual como assessor parlamentar no gabinete do ex-deputado estadual, José Adécio e mais recentemente, no setor de Cerimonial da Assembleia Legislativa", diz um trecho da nota emitida pelo Legislativo.


Caminhonete foi destruída após colisão e incêndio no município de João Câmara, no RN — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN mantém intervalo de 14 a 28 dias entre doses da CoronaVac, apesar de estudo indicar maior eficácia a partir de 21 dias

A campanha de imunização contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte vai seguir com a recomendação de intervalo de 14 a 28 dias entre a aplicação das duas doses da vacina CoronaVac, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).


Doses tem melhor eficácia em períodos mais espaçados — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF


No domingo passado (11), um estudo preliminar do Instituto Butantan apontou que a eficácia desta vacina pode aumentar de 50,7% para 62,3% quando o intervalo entre as doses é maior, de 21 a 28 dias (leia mais abaixo).


Atualmente, a Sesap informou que continua valendo a recomendação enviada aos municípios na nota técnica mais recente, do dia 2 de abril. Mas pede preferência para aplicação da segunda dose no período máximo - depois do 21º dia.


"Ressaltamos que é de extrema importância que os esquemas vacinais com a D2 (segunda dose) sejam completados até a 4ª semana (de 2 a 4 semanas) após a dose inicial. Orienta-se que a D2 seja administrada, preferencialmente, levando em consideração o intervalo máximo (4 semanas)", diz a nota.


Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que não recebeu nenhuma recomendação do Ministério da Saúde e seguirá a atual - com a aplicação a partir de 14 dias. A pasta disse que, se o Ministério da Saúde orientar um novo período entre as doses, "seguirá as recomendações e atualizações do MS".



Maior eficácia

Segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas, o melhor esquema vacinal ocorre quando as doses são aplicadas com o intervalo máximo, de 28 dias, entre elas. Ele explicou que os testes foram feitos com intervalo de 14 dias porque, deste modo, os estudos de eficácia poderiam ser concluídos mais rapidamente.


“Nós já havíamos orientado que o melhor esquema vacinal é de 28 dias. Com os [testes em] profissionais de saúde foi feito de 14 [dias] pela situação da exposição deles e para obtenção mais rápida dos resultados do estudo. Mas o melhor esquema vacinal é de 28 dias, porque a medida que você espaça você ganha eficácia. Então uma eficácia já em 28 dias fica acima de 62%”, disse o diretor do instituto.

O estudo que mostrou maior eficácia com maiores intervalos entre as doses, divulgado neste domingo, é uma espécie de complemento da fase 3 dos testes da CoronaVac. No estudo de fase 3, anunciado em janeiro, o Butantan calculou que a eficácia global da CoronaVac foi de 50,38% com intervalo de 14 dias entre as duas doses. Já no estudo publicado neste domingo a eficácia foi de 50,7% com intervalo de até 21 dias entre as doses e chegou a 62,3% quando o espaçamento foi de 21 a 28 dias.


A cientista Natália Pasternak, doutora em microbiologia e fundadora do Instituto Questão de Ciência, disse que a eficácia maior com intervalos superiores já era esperada pela comunidade científica.


“Isso já era esperado. O motivo de usar só 15 dias no espaçamento entre primeira e segunda dose nos testes foi para acelerar o estudo, porque tinha muita urgência nos resultados, mas já era esperado que o espaçamento maior desse uma resposta melhor. Foi isso que eles observaram neste pré-print, que com um espaçamento maior do que 21 dias, ou seja, de até 28 dias, você consegue ter uma resposta maior de anticorpos nos idosos e uma eficácia maior da vacina”, explicou a pesquisadora.



Veja perguntas e respostas sobre a aplicação da CoronaVac no RN:

Qual é o intervalo ideal entre as doses da CoronaVac?

O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses, segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas. O pesquisador disse que, ainda que o intervalo possa ser de 14 a 28 dias, “a medida que você espaça as doses você ganha eficácia”. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.


Qual é o intervalo entre doses utilizado no estado de RN? E na capital?

O governo do Rio Grande do Norte recomenda atualmente intervalo de 14 a 28 dias entre as duas doses, indicando que deve haver preferência para aplicação da segunda dose entre 21 e 28 dias. Na capital Natal, a prefeitura também orienta a aplicação da vacina entre 14 e 28 dias.


O que acontece se eu perder a data marcada para retorno no cartão de vacinação?

É recomendado retornar pra a segunda dose no intervalo de 14 a 28 dias da primeira dose - mesmo que seja depois da data marcada no cartão. Os postos de saúde podem orientar a pessoa a voltar na data marcada, caso ela procure o serviço antes do dia determinado no cartão, mas não podem recusar a aplicação se ela procurar o posto após a data marcada no documento.


O que acontece se se eu perder a data marcada para retorno no cartão de vacinação e o intervalo entre as doses ficar acima de 28 dias?

Especialistas recomendam que se cumpra o prazo de até 28 dias entre as duas doses, pois é o tempo em que se há comprovação científica da eficácia. Em caso do prazo ser ultrapassado, a recomendação é ir com maior urgência possível para receber a segunda dose. "Pela nossa experiência sobre o sistema imunológico, é possível postergar por uma uma semana, 10 dias no máximo 15 dias, mas isso é esticando a corda, porque depois do prazo do estudo, gente não tem segurança", explica a imunologista e professora da UFRN, Janeusa Souto.



Posso tomar a vacina CoronaVac após receber a vacina contra a gripe?

O intervalo entre a vacina da Covid-19 e a vacina da gripe deve ser de, no mínimo, 14 dias. Portanto, se a pessoa tomar a vacina da gripe no dia 1, deve esperar até o dia 15 para receber a vacina da Covid-19, ou vice versa.


Posso tomar as duas doses da vacina da Covid-19 em postos diferentes?

A pessoa pode se vacinar em outro local se não puder comparecer no posto onde tomou a primeira dose da vacina. É recomendado que a vacina seja aplicada no mesmo município.


Estudo com maior intervalo


Um estudo clínico sobre a Coronavac divulgado neste domingo (11) mostrou que a eficácia da vacina é maior do que nos resultados iniciais divulgados entre dezembro e janeiro. O estudo foi feito pelo Instituto Butantan, que produz a vacina em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.


Segundo artigo científico encaminhado para revisão e publicação na revista científica Lancet, uma das mais respeitadas do mundo, a eficácia para casos sintomáticos de Covid-19 atingiu 50,7%, ante os 50,38% informados inicialmente. Ou seja, a vacina reduz pela metade os novos registros de contaminação em uma população vacinada.


Segundo o estudo, a eficácia da CoronaVac pode chegar a 62,3% com um intervalo de mais de 21 dias entre as duas doses da vacina. O estudo diz, no entanto, que a eficácia mínima da vacina já aparece na segunda semana depois da primeira dose.


O índice de eficácia global aponta a capacidade do imunizante de proteger em todos os casos – sejam eles leves, moderados ou graves. O número mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 50%.


Os resultados também apontaram que para os casos que requerem assistência médica a eficácia da vacina variou entre 83,7% e 100%, quando o estudo preliminar que subsidiou a autorização do uso emergencial do imunizante no país indicava entre 78% e 100%.



Participaram do estudo, feito entre 21 de julho e 16 de dezembro de 2020, 12.396 voluntários em 16 centros de pesquisa brasileiros. Todos receberam ao menos uma dose da vacina ou placebo. Desse total, 9.823 participantes receberam as duas doses. Ninguém morreu por Covid-19 durante o estudo.


“Esse estudo corrobora o que já havíamos anunciado há cerca de três meses e nos dão ainda mais segurança sobre a efetiva proteção que a vacina do Butantan proporciona. Não resta nenhuma sombra de dúvida sobre a qualidade do imunizante”, afirma Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Idosa de 78 anos é vítima de golpe de falso sequestro em Natal

Uma idosa de 78 anos foi vítima de um golpe de falso sequestro na manhã desta terça-feira (13) em Natal. A procuradora de justiça aposentada recebeu uma ligação de criminosos que se passaram por um de seus filhos e por sequestradores e exigiram dinheiro para poder libertar o suposto sequestrado.


Carro usado pela idosa vítima de falso sequestro em Natal foi interceptado na avenida Prudente de Morais. — Foto: Guarda Municipal/Cedida


A vítima chegou a fazer uma transferência bancária e sacou dinheiro para entregar aos bandidos, mas foi interceptada pela polícia e levada para casa.


Segundo um neto da vítima, que deu entrevista à Inter TV Cabugi, mas pediu para não ser identificado, a mulher recebeu uma ligação no telefone de casa. "Alguém ligou chamando por "mãe" e a secretária acreditou que era um dos filhos e passou para ela (a vítima). Disse que nessa ligação ela começou a ficar nervosa, falando de assalto, pegou o carro e saiu", relatou o neto.


A família foi informada da atitude e acionou a polícia para procurar a idosa. "Eu recebi uma ligação do meu tio perguntando se a gente estava bem, porque minha avó tinha saído de casa dizendo que alguém tinha sofrido um assalto. A gente falou que estava bem e ligamos para outro tio que também estava bem. Ai já surgiu a suspeita de um golpe", relatou o neto.



Sozinha, a aposentada foi a instituições financeiras e fez transações bancárias. "O que a gente sabe é que ela fez uma transferência e um saque", contou o neto.


A mulher seguia ao encontro de criminosos, mas foi encontrada por policiais militares e agentes da guarda municipal na avenida Prudente de Morais, na capital, onde foi interceptada.


O neto relatou que a mulher estava transtornada, por acreditar que o filho estava sob perigo, e só saiu do veículo quando conseguiu falar com ele e receber a confirmação de que ele estava bem. A vítima foi levada para casa para descansar um pouco antes de ir a uma delegacia prestar queixa pelo crime.


Os valores transferidos e sacados não foram informados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Municípios do RN relatam frascos de CoronaVac com quantidade menor de doses

Pelo menos 3.284 doses da vacina CoronaVac deixaram se ser aplicadas em potiguares porque frascos do imunizante teriam apresentados menos doses que o informado na embalagem, segundo a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap). Pelo menos 76 municípios relataram terem recebido frascos com 9 e não 10 doses, como informado na bula. Em nota, Instituto Butatan, que fabrica o imunizante no Brasil, atribuiu o problema a "prática incorreta na extração das doses nos serviços de vacinação".


Produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, CoronaVac em envasada com 10 doses por frasco, mas municípios relatam casos de produto com menos doses — Foto: Instituto Butantan/Divulgação


A Anvisa confirmou "um aumento de queixas técnicas relacionadas à redução de volume nas ampolas da vacina" e afirmou que os relatos estão sendo investigados com prioridade pela área de fiscalização.


A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que vai repor as doses aos municípios por meio da reserva técnica, além de notificar o Ministério da Saúde sobre o problema. Confira no final desta matéria a lista de municípios que notificaram doses a menos nos frascos.


"Os municípios relataram que, ao invés de 10 doses, estão vindo 9. Isso aconteceu também em outros estados, foram até mais que aqui, mas temos que repor, ou haverá uma defasagem na vacinação. Já fizemos um ofício sobre o assunto e vamos enviar hoje (terça, 13) ao Ministério da Saúde ", afirmou Kelly Maia, coordenadora de Vigilância em Saúde.



Parnamirim, na região metropolitana de Natal, foi uma das que registrou o problema e notificou a Sesap. "O que tem ocorrido é que alguns frascos de vacina contém menos doses do que o estabelecido, como, por exemplo, frascos da vacina Coronavac/Butantan, que tem indicação de dez doses e alguns estão vindo com nove doses, e a dose que falta gera uma incidência, que imediatamente é informada à Secretaria de Estado da Saúde Pública", informou em nota sobre perdas de vacinas.


Casos também aconteceram em estados como Paraná, na Bahia, Goiás e Tocantins, entre outros.


A Anvisa considerou que os eventos são considerados "de baixo risco", por não haver risco de óbito, de causar agravo permanente e nem temporário. "No entanto, todas as hipóteses estão sendo avaliadas para que se verifique a origem do problema e não haja prejuízos à vacinação em curso no país", disse.


Em nota, o Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios registrem no formulário técnico quando não for possível aspirar o total de doses declaradas nos rótulos das vacinas, para investigação da Anvisa.


Procurado pelo G1, o Instituto Butantan afirmou que cada frasco da vacina contra o novo coronavírus contém nominalmente 10 doses de 0,5 ml cada, totalizando 5 ml, e adicionalmente ainda é envasado conteúdo extra, chegando a 5,7 ml por ampola. De acordo com o instituto, o volume aprovado pela Anvisa seria suficiente para a extração das dez doses.


"Todas as notificações recebidas pelo instituto até o momento relatando suposto rendimento menor das ampolas foram devidamente investigadas, e identificou-se, em todos os casos, prática incorreta na extração das doses nos serviços de vacinação. Portanto, não se trata de falha nos processos de produção ou liberação dos lotes pelo Butantan".


De acordo com o instituto, todas as investigações foram feitas e todos os controles realizados nos lotes liberados foram avaliados. "A conclusão encontrada, e já dividida com a Vigilância Sanitária, é que não se trata de falha nos processos de produção ou liberação dos lotes por parte do Instituto Butantan. Na verdade, trata-se de uma prática incorreta no momento do uso das doses", reforçou.



O Butantan ainda informou que seringas de volumes superiores (ex: 3ml, 5ml), podem gerar dificuldades técnicas para visualizar o volume aspirado. Outro fator decisivo é a posição correta do frasco e da seringa no momento da aspiração. O instituto informou que "irá revisar a bula da vacina Coronavac, no intuito de promover de forma ainda mais clara as informações relacionadas à forma correta de se realizar a aspiração das doses, adicionando inclusive um QR Code que irá direcionar para um vídeo demonstrativo do procedimento".


Lista de municípios que notificaram doses a menos nos frascos

Natal - 708

Mossoró - 633

Parnamirim - 438

Caicó - 238

São Gonçalo – 52

Ceará Mirim – 89

Assu – 3

Currais Novos - 25

Apodi - 82

Santa Cruz - 19

Extremoz - 51

Macau - 60

João Câmara - 3

Parelhas - 81

Canguaretama – 1

Touros - 61

Caraúbas - 15

Santo Antônio - 20

Jardim do Seridó - 50

Jucurutu - 1

Baraúna – 16

Acari - 39

Alexandria 29

Umarizal - 22

Guamaré - 05

Pendências – 05

Patu - 02

Campo Redondo - 10

Severiano Melo - 04

Angicos - 29

Alto do Rodrigues - 25

Portalegre - 2

Upanema - 18

Poço Branco - 01

Vera Cruz - 06

Serra do Mel - 23

Arês - 3

Lajes - 06

Serra Negra do Norte - 3

José da Penha - 20

Felipe Guerra - 49

Tenente Ananias - 60

Afonso Bezerra - 02

Lagoa Salgada - 02

Grossos - 39

Ouro Branco - 13

Doutor Severiano - 9

Pureza - 02

Encanto - 12

Jaçanã - 08

Serrinha dos Pintos - 05

São Miguel do Gostoso - 11

Pedro Avelino – 3

Itaú - 7

Riacho de Santana - 2

Janduís - 51

São José do Seridó - 12

Jandaíra - 2

São Fernando - 11

Rodolfo Fernandes - 6

Riachuelo - 12

Bento Fernandes - 2

Tenente Laurentino - 7

Tibau - 01

Pilões - 10

Rafael Godeiro - 7

São Francisco do Oeste - 01

Água Nova - 07

Riacho da cruz - 01

Senador Georgino Avelino - 05

Santana do Seridó - 15

Japi - 06

Triunfo Potiguar - 01

Jardim de Angicos - 03

Taboleiro Grande - 08

Galinhos - 02


Fonte: G1

Leia Mais ››

Municípios foram orientados a guardar segunda dose de vacina contra Covid-19, diz Sesap

A Secretaria Estadual de Saúde ainda não sabe quando deverá receber novas remessas de vacina contra Covid-19 para repassar aos municípios potiguares e disse que as secretarias municipais tinham sido orientadas a guardar estoque para a segunda dose.


Aplicação vacina Covid-19 em Natal Rio Grande do Norte RN vacinação — Foto: Rennê Carvalho


Desde esta segunda-feira (12), a vacinação foi suspensa em Natal e inclusive pessoas que já tinham tomado a primeira dose ficaram sem a segunda aplicação da CoronaVac, porque as vacinas acabaram.


Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Maia, a expectativa do estado é receber mais doses até o fim da semana, porém, ela afirma que a Sesap normalmente só recebe a confirmação do Ministério da Saúde sobre envio e do número de doses um dia antes. O Instituto Butantan liberou nesta segunda-feira (12) mais 1,5 milhão de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde.


Em entrevista nesta terça-feira (13) ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, Kelly afirmou que os municípios foram orientados, na última grande remessa enviada ao estado, no início de abril, que a maioria das vacinas deveriam ser usadas para aplicação da segunda dose.


"Por que o estado não segurou essas doses e só enviou em tempo oportuno? Por causa de uma reorientação do Ministério da Saúde que reafirmava que a o estado deveria distribuir todas as doses para os municípios, deixando apenas a reserva técnica, para eventuais perdas. Dessa forma fizemos, distribuímos, mas esclarecemos que boa parte daquelas doses que estavam sendo enviadas deveria ser aplicada como D2", declarou.



Ainda de acordo com a coordenadora, cerca de 90% dos municípios vêm cumprindo com todas as orientações, para que não falte a segunda dose, "já que nós temos a clareza que a completude do esquema vacinal é o que vai garantir a imunização".


Questionada sobre os municípios onde as doses já teriam acabado, ela afirmou "em tese, usaram de uma forma que não deveria ter sido utilizada".


O G1 ligou para a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde para questionar se o município seguiu as orientações, mas não teve as ligações atendidas.


Kelly Maia ainda afirmou que a Sesap já havia informado aos municípios que não iria antecipar doses da reserva técnica para futura reposição, por considerar que seria injusto com os demais municípios que estão seguindo as orientações e não teria suficiente para todos.


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde envia as doses já especificando quantas são para primeira e segunda dose, bem como os públicos-alvo aos quais elas se destinam. Após ao chegar ao estado, as doses são distribuídas aos municípios seguindo as estimativas populacionais do IBGE.


Fonte: G1

Leia Mais ››