terça-feira, novembro 15, 2022

Jovem de 25 anos morre afogada na praia de Barra do Cunhaú, no litoral sul do RN

Uma jovem de 25 anos de idade morreu afogada na manhã desta terça-feira (15) na praia de Barra do Cunhaú, no município de Canguaretama, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Agilza de Holanda Silva e morava em Goianinha.


Afogamento aconteceu em trecho sinalizado por fortes correntes — Foto: Divulgação


O corpo da jovem foi encontrado por populares por volta das 8h. De acordo com a Polícia Militar de Canguaretama, testemunhas contaram que a jovem, que é natural de São José de Mipibu, estava em uma festa e pela manhã decidiu ver o nascer do sol e tomar um banho de mar, quando se afogou.



A PM informou ainda que o trecho no qual Agilza se afogou é sinalizado, com placas, como perigoso por conta das correntezas.


As testemunhas disseram à PM que algumas pessoas tentaram impedir que a jovem entrasse na água. Pouco tempo após entrar, ela se afogou.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado e fez o recolhimento do corpo da jovem nesta manhã.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Viatura de fiscalização de trânsito de Macau, RN, é destruída por incêndio na madrugada

Uma viatura do Departamento de Trânsito de Macau foi destruída pelo fogo na madrugada desta terça-feira (15). A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. Nenhum suspeito foi preso.


Segundo o comandante da Guarda Municipal de Macau, Júnior Miguel a viatura usada na fiscalização de trânsito estava estacionada em frente a um dos prédios da prefeitura, no centro da cidade.


Os guardas identificaram as chamas por volta da 0h45 e demoraram cerca de uma hora para conter as chamas.


Viatura do Departamento de Trânsito foi incendiada na madrugada desta terça-feira (15) — Foto: Redes sociais


Como a cidade não tem uma unidade do Corpo de Bombeiros, eles precisaram acionar um carro pipa da prefeitura, mas as chamas foram apagadas pela chuva antes da chegada do veículo.


Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil. Segundo os agentes, não há câmeras de segurança nos prédios próximos, que possam ajudar na identificação de suspeitos.


O comando da guarda suspeita que o possível crime tenha sido motivado como represália por multas aplicadas recentemente na cidade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policial militar é baleado durante confronto com assaltantes na Grande Natal



Um policial militar em serviço foi baleado na perna durante uma busca a assaltantes na noite de segunda-feira (14) em Extremoz, na Grande Natal.


Segundo o relato da equipe policial ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a viatura fazia um patrulhamento de rotina no município, quando foi abordada por um homem que tinha sido assaltado.


O homem informou aos policiais que foi roubado por três criminosos que estavam armados e vestiam moletons e calças jeans. Eles tinham fugido levando a motocicleta dele.


A vítima também informou aos policiais o modelo e a placa da moto roubada, além da direção em que os criminosos tinham ido.


Ainda de acordo com o relato policial, a equipe encontrou a motocicleta minutos depois, porém os criminosos estavam escondidos perto dela e teriam atirado contra os policiais, que revidaram.


Durante o tiroteio, um sargento da PM foi baleado em uma das pernas e socorrido ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal. O militar foi atendido e já está em casa.


A moto encontrada foi levada para a Central de Flagrantes da Polícia Civil. Os criminosos conseguiram fugir.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaristas fazem ato com intenções golpistas em Natal

Apoiadores radicais do presidente Jair Bolsonaro (PL) interditaram nesta terça-feira (15), Dia da Proclamação da República, parcialmente a Avenida Hermes da Fonseca, na Zona Leste de Natal.


Manifestação acontece nesta terça-feira (15) em Natal — Foto: Reprodução


Os bolsonaristas declaram não aceitar o resultado das urnas – que registraram o desejo da maioria dos brasileiros e não tiveram caso de fraude detectada, inclusive pelas Forças Armadas.


Os manifestantes defendem abertamente um golpe – por meio de intervenção militar no governo, uma afronta à Constituição do Brasil e à democracia.


Os manifestantes estão ocupando desde o dia 1º de novembro a frente do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, que fica na Avenida Hermes da Fonseca. Na tarde desta terça, eles tomaram conta de um dos lados da avenida, no sentido Centro, que precisou ser interditado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). O outro sentido ficou livre.


Manifestação começou à tarde e seguiu durante a noite em Natal — Foto: Reprodução


Até a atualização mais recente desta matéria, às 19h, a manifestação continuava e a STTU mantinha a interdição da via, com desvios para quem passava pela região. A interdição começava no cruzamento com a Avenida Alexandrino de Alencar.


Os manifestantes usavam roupas do Brasil, carregavam bandeiras e faixas. A PM e a STTU acompanhavam a manifestação no local.


Via foi parcialmente interditada pela STTU — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Covid-19: Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte recomenda volta do uso de máscaras em locais fechados

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte recomendou a volta do uso de máscaras em locais fechados, por causa do surgimento de uma nova variante da Covid-19 e da retomada do aumento de casos da doença no país.


Pessoa anda com máscara de proteção contra a Covid-19 na mão. — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO


A recomendação, no entanto, não representa uma obrigatoriedade. O uso de máscaras não é obrigatório em locais fechados do estado desde abril de 2022.


A nova recomendação foi publicada após reunião dos membros do comitê científico da pasta, que também sugeriram o início da aplicação da quinta dose da vacina contra o vírus em pessoas idosas.


A reunião do comitê aconteceu na noite de segunda-feira (14). A equipe da Secretaria de Saúde e os pesquisadores da UFRN que fazem parte do comitê decidiram realizar as novas recomendações diante de uma "apresentação das tendências e estratégias de controle da Covid-19 e do período sazonal da circulação de vírus respiratórios".



Segundo o governo, as medidas foram sugeridas devido à identificação de uma nova subvariante no país (BQ.1) e do aumento de casos em alguns estados e focam na prevenção de aumento de casos no Rio Grande do Norte.


As recomendações sugerem atenção para a vacinação em todas as idades, isolamento em casos positivos ou sintomáticos, ampliação da capacidade de vigilância e ampliação de horários e pontos de vacinação, para melhor acesso da população.


"Precisamos fazer este alerta para que caso exista aumento do número de casos no estado e internações, possamos estar preparados e principalmente precaver a população para que cada um faça a sua parte, principalmente com atenção às suas doses da vacinação contra a Covid-19", disse Lyane Ramalho Secretaria adjunta da Sesap e membro do Comitê Cientifico.

Segundo a Sesap, o RN está com a taxa de ocupação de leitos para Covid em 37%, sem fila de espera e com casos diários entre 4 a 15  confirmados, sem óbitos.


Quanto à vacinação, a porcentagem preocupa o comitê. 95% da população está vacinada com a primeira dose (D1), 87% com a segunda dose (D2), 55% de vacinados com a primeira dose de reforço (D3) e apenas 21% com a segunda dose de reforço (D4).



"Precisamos clamar a população para que vá aos postos de saúde. Só assim conseguiremos atravessar este vírus com maior controle e menos óbitos", diz Lyane Ramalho.

Confira as recomendações:


Iniciar a vacinação da D5 para idosos, em conjunto com a vacinação já disponível para pessoas imunocomprometidas, e a D4 entre aqueles que não vacinaram;

Implementar canal de ouvidoria junto à Imunização da SUVIGE/CVS/SESAP para receber denúncias sobre a vacinação e salas de vacina;

Ampliar o horário de vacinação e pontos de vacinação;

Ampliar a capacidade de vigilância genômica no RN;

Fazer tratativas com o Ministério da Saúde, em conjunto com o CONASS, para aquisição de vacinas de nova geração;

Retomar o uso de máscaras faciais, como recomendação, de forma não obrigatória, em situações de ambientes fechados;

Estimular que os profissionais de saúde e farmácias procedam à notificação dos casos;

Os estabelecimentos de ensino da educação básica devem estimular pais e responsáveis a vacinar suas crianças e adolescentes e contribuir como local de vacinação de seus educandos, sobretudo com a retomada das atividades escolares das redes estadual e municipal;

Realizar busca ativa da população que está atrasada em relação à segunda, terceira e quarta doses, ou que ainda não foi vacinada;

Promover e estimular que as gestões municipais e os profissionais de saúde solicitem a testagem ampliada de todos os sintomáticos e testagem populacional estratificada, com a notificação dos casos;

A Atenção Primária à Saúde dos municípios, em conjunto com os NUREVEs das URSAPs, devem proceder ao monitoramento e acompanhamento dos casos ainda ativos, promovendo o isolamento social;

Reforçar a comunicação acerca de que todo paciente sintomático respiratório deve realizar o distanciamento social e usar a máscara.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Orçamento de 2023: Bancada federal do RN destina emendas para estradas, barragem e construção de hospitais

A bancada federal do Rio Grande do Norte, composta pelos oito deputados federais e três senadores potiguares no Congresso Nacional, quer destinar pelo menos R$ 284,8 milhões em emendas coletivas, dentro do projeto de lei do orçamento geral da União de 2023, para ações no estado.


Barragem de Oiticica no Rio Grande do Norte obras RN (Arquivo) — Foto: Sandro Menezes


O orçamento será votado em dezembro. Os maiores investimentos previstos pela bancada são para as áreas de saúde e infraestrutura. Se destacam, na lista, recursos para construção de um novo hospital em Natal, além das obras de duplicação da Reta Tabajara, na BR-304, e conclusão da barragem de Oiticica.


Segundo as informações repassadas pela assessoria da coordenação da bancada, os parlamentares pretendem destinar R$ 18,9 milhões para construção do hospital municipal de Natal. Dentro da área de meio ambiente, eles também destinaram R$ 5,5 milhões para a construção de um hospital veterinário na capital potiguar.



Os deputados e senadores também destinaram R$ 18.992.366,00 para a obra de Oiticica e o mesmo valor para continuidade da duplicação da Reta Tabajara, na BR-304, em Macaíba, na Grande Natal.


Também há previsão de investimentos em recuperação de uma estrada estadual. Foram destinados mais de R$ 18,9 milhões para pavimentação e manutenção da RN 203, entre São Tomé e Cerro Corá.


Não consta na lista, porém, recursos para a construção de um novo hospital de traumas na região metropolitana de Natal, que tinham sido solicitados pela governadora Fátima Bezerra (PT) durante reunião da bancada com gestores, no estado.


O documento foi concluído na última segunda-feira (14) e também destina recursos para a educação, agricultura, meio ambiente e saneamento básico, em menor escala.


No campo da agricultura, o único órgão beneficiado no estado será o Ministério da Agricultura, que deverá receber aportes que somam R$ 12,1 milhões para aquisição de equipamentos e custeio.


O mesmo ocorre na educação, onde o IFRN deverá receber R$ 18,4 milhões de emendas parlamentares para uso na aquisição de equipamentos e custeio.


No saneamento básico, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deverá receber quase R$ 25 milhões para obras de saneamento básico rural.



Valor de emendas por setor

Saúde - R$ 131.346.564,00

Infraestrutura - R$ 92.461.830,00

Saneamento - R$ 24.984.732,00

Educação - R$ 18.492.366,00

Agricultura - R$ 12.100.000,00

Meio Ambiente - R$ 5.500.000,00


Fonte: g1

Leia Mais ››

Idosa restaura área que era ocupada por lixo e faz 'praça da saudade' em homenagem a neto falecido em Mossoró

O luto da dona Terezinha Marques, 83 anos, se transformou em uma praça construída em um espaço antes ocupado pelo lixo, em Mossoró, no Oeste potiguar.


Praça da Saudade foi construída por avó em homenagem a neto que faleceu com 4 anos de idade. — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca


A Praça da Saudade Robson Domingos é uma homenagem da idosa ao neto Robson, que faleceu aos 4 anos de idade, com uma pneumonia, em 2016.


Como forma de ressignificar a dor pela perda precoce, a avó teve a ideia de construir uma praça em frente à sua residência.


Localizada no bairro Lagoa do Mato, a praça se tornou um ponto de encontro para a população local.


"Meu neto era uma criança que todo mundo queria bem, cativava a todos do bairros. Comecei colocando uns pneus, depois alguns brinquedos que ele gostava, recordando a criança alegre que ele era", lembra Teresinha.


O espaço, que antes era ocupado por lixo e ocasionava transtornos à população, ganhou vida com plantas e brinquedos.


Praça é mantida com ajuda da mãe de Robson e vizinhos — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Cabugi


"Com a iniciativa dela, o ambiente que era cinzento por causa do lixo, recebeu um novo ar para ela e para vizinhança”, diz a vizinha Esmeralda Bento.


"Muitos tem curiosidade e entram na pracinha para tirar foto, é um ambiente com flores, brinquedos e as crianças do bairros se divertem”, acrescenta Teresinha.


Com a ajuda da filha Reliene Martins, mãe de Robson, ela está ampliando a praça e construindo um canteiro maior de flores e plantas.


"O legal disso tudo é que todos ajudam. Um vizinho vem e rega as plantas, outro doa um brinquedo e assim vamos mantendo viva a história do meu filho”, relata Reliene Marques.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher cai de trio elétrico e morre na Parada da Diversidade, em Curitiba

Uma mulher de 42 anos morreu após cair de um trio elétrico na Parada da Diversidade nesta terça-feira (15), em Curitiba. A informação foi confirmada pela Polícia Militar.


Trio elétrico estava na Rua Lysimaco Ferreira da Costa quando vítima caiu — Foto: Giuliano Gomes/PR Press


A RPC apurou que ela teve ferimentos graves na cabeça, foi socorrida, mas morreu na ambulância a caminho do hospital. Um homem também caiu do trio e teve ferimentos leves.


De acordo com a corporação, a queda foi por volta das 16h30, quando o trio estava na Rua Lysimaco Ferreira da Costa, na esquina com a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.


A reportagem entrou em contato com a Associação Paranaense da Parada da Diversidade (Appad), que organiza o evento, e aguarda uma resposta.



Em nota divulgada nas redes sociais, a associação disse apenas que o evento precisou ser encerrado antes do previsto e que fará uma coletiva de imprensa.


A parada está na 21ª edição e reuniu milhares de pessoas no Centro da cidade. A marcha celebra a comunidade LBTQIA+ e este ano teve como tema "Nosso maior orgulho é ser quem somos. Por um Paraná de todes, Márcio Marins Presente!".


Segundo a organização, a marcha começou por volta das 14h30, passando pela Rua Barão do Serro Azul e Avenida Cândido de Abreu, em direção à Praça Nossa Senhora de Salette. O evento iria até as 19h, mas foi encerrado antes diante do acidente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Presidente de ONG exposta por bolsonaristas em lista de boicote relata desistência de adoção e queda nas doações

Uma lista de boicotes a empresas e entidades que apoiaram o candidato eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou não se posicionaram a favor do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), divulgada por grupos bolsonaristas, tem causado transtornos à União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) de Itapetininga (SP).


ONG em Itapetininga tem uma estrutura com capacidade de abrigar 260 animais — Foto: Uipa/Divulgação


Conforme relato da presidente da Uipa, Fernanda Nery, a instituição não recebeu doações de ração e dinheiro desde a divulgação da lista, no início de novembro. “Depois da eleição, não recebemos mais ajuda. Com certeza tem relação com a lista de boicote”, diz.



Atualmente, a Uipa abriga 317 animais, entre cães e gatos, além de cavalos e jumentos.


Ao ver a entidade na lista, um homem, que passava pelo processo de adoção, acabou desistindo de adotar um cão, conta Fernanda. “Ele ligou na Uipa e disse: ‘que foi postada uma lista dizendo que vocês apoiam o PT e não vou mais querer o cachorro”.


Tentativa de boicote faz Uipa de Itapetininga precisar interromper resgates. — Foto: Redes sociais


Represálias

A ONG chegou a lamentar a situação em uma rede social. Na postagem, explicaram que os resgates precisaram ser interrompidos, devido a falta de doações. “Isso não é política, isso é fanatismo, gente sem coração e sem senso do ridículo. (...) Os animais não possuem partidos políticos e eles estão morrendo por falta de ajuda”.



Segundo a presidente Fernanda, bolsonaristas publicaram comentários ironizando a situação em que se encontra a ONG. “Pessoas comentando ‘faz o L agora’. E varios perfis falsos rindo”, relata.


“Ficamos tão nervosos que diminuímos o ritmo das postagens”, finalizou Fernanda.


Apoio

Diversas pessoas entraram em contato com a Uipa para prestar solidariedade à ONG. “Recebemos ligações de pessoas que votaram nele [Jair Bolsonaro] e não compactuam com a atitude”, comentou Fernanda.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Trabalhadores pretos ganham 40,2% menos do que brancos por hora trabalhada

Trabalhadores pretos ganham em média muito menos do que brancos por uma hora de trabalho: a hora de trabalho de uma pessoa preta valeu 40,2% menos que a de um branco no país entre abril e junho deste ano. No caso dos pardos, o valor foi 38,4% menor que o recebido pelos brancos.


Diversidade ainda é desafio nas empresas — Foto: RF Studio/Pexels


Os dados são da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com informações referentes ao segundo trimestre do ano.


Em média, a hora de trabalho do brasileiro vale R$ 15,23.


Por cor, os valores médios são:



Brancos ganham R$ 19,22;

Pretos, R$ 11,49;

E pardos, R$ 11,84.

Isso implica que pretos e pardos precisem trabalhar mais horas para conseguir ganhar, no fim do mês, o mesmo valor que brancos. Considerando o rendimento médio por hora, para chegar ao valor de R$ 1.212, equivalente ao salário mínimo:


Um trabalhador branco precisaria trabalhar 63 horas;

Já um preto levaria quase 105,5 horas.

Segundo o IBGE, as populações preta e parda representam 9,1% e 47%, respectivamente, da população brasileira. Já na força de trabalho, a população parda representa 45%, e a preta, 10,2%.


Uma década de estagnação


Em uma década, a situação não evoluiu. No mesmo período de 2012, o valor pago por hora a uma pessoa preta era 42,8% menor do que o pago a uma pessoa branca.


A falta de acesso à educação superior é um dos fatores que influenciam na diferença de renda. Segundo um documento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado em 2021, nas últimas duas décadas 65,1% dos cargos de nível superior eram ocupados por pessoas brancas. Já pretos e pardos preenchiam 27,3% dessas vagas.


Outros fatores que entram na conta são o tamanho do mercado de trabalho informal e a discriminação indireta, segundo o diretor do Núcleo de Estudos Raciais do Insper Michael França.


Capital da desigualdade

O Distrito Federal é a unidade da Federação com a maior discrepância entre os rendimentos: pretos ganham 51% menos do que brancos por hora trabalhada. De acordo com os economistas Raul Velloso e Michael França, a presença massiva de cargos públicos com salários altos na capital federal, os quais tendem a ser preenchidos por brancos, ajuda a explicar essa disparidade.


Dados do Ministério do Planejamento mostram que 48,1% dos servidores públicos são brancos, enquanto apenas 4,2% são pretos. Pardos são 24%. O percentual restante é de amarelos, indígenas e outras etnias.



É possível ver que há uma sub-representação de pretos e pardos no serviço público em relação a sua presença na força de trabalho: 7,7% dos trabalhadores do Distrito Federal são pretos e 43,9%, pardos.


Conquistas pernambucanas

Pernambuco é o estado com menor disparidade de valor por hora trabalhada entre brancos e pretos no país. Em 2012, a diferença salarial por hora entre brancos e pretos era de 45,7%. Em 2022, esse número diminuiu 26 pontos percentuais, para 19,4%.


De acordo com o pernambucano Hugo Melo, economista do Observatório da Indústria, possivelmente a população reagiu a incentivos de novas políticas públicas. Uma delas é a política de cotas, que forneceu oportunidade de adentrar no mercado de trabalho com qualificação.


A maioria da população do estado é composta por pretos e pardos, enquanto os brancos compõem apenas 36% da população. Isso faz com que o impacto da qualificação por meio das políticas de cotas e da inserção no mercado de trabalho fiquem mais evidentes.


Para o economista, além da política federal, programas estaduais foram fundamentais para a diminuição dessa disparidade. Alguns exemplos são a ampliação do ensino integrado das escolas e o Programa Ganha Mundo, no qual jovens de escola pública do ensino médio ganham bolsas para estudar em diversos países, como Austrália, Canadá, Portugal, Inglaterra e Espanha.



Entre 2007 e 2014, o PIB de Pernambuco cresceu acima da média dos outros estados, com a chegada de indústrias como a refinaria da Fiat e o estaleiro Atlântico Sul. Para Hugo, o aumento do PIB, a chegada de polos industriais e as políticas de inserção social podem ter influenciado na diminuição de disparidades.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Preso suspeito de planejar morte de rival que resultou em tiroteio no show de Nattan e Xand Avião no Piauí

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (15), um homem suspeito de planejar a morte de Elton Jonatas Pereira Lira, que resultou no tiroteio durante o show dos cantores Xand Avião e Nattan, em Floriano, Sul do Piauí. Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas no evento.


Suspeito preso tentou fugir do hospital, mas foi levado de volta em Floriano — Foto: Reprodução


Segundo o delegado Roni Oliveira, responsável pelo caso, foi cumprido o mandado de prisão temporária contra R.S.S, um dos suspeitos do atentado ocorrido na madrugada de sábado (12). O homem preso é um dos nove feridos na troca de tiros e que tentou fugir seminu do hospital, mas mas foi levado de volta até a unidade.


Conforme a investigação, Elton e um grupo rival iniciaram uma confusão no banheiro e essa briga evoluiu para o tiroteio. Um policial à paisana atirou contra Elton, que estava com duas armas e iniciou os disparos.


Elton Jonatas não resistiu aos ferimentos e foi a única pessoa a morrer na ocasião. Ele tinha passagens pela polícia por homicídio e tráfico de drogas.


"O suspeito preso teria arquitetado a morte de Elton para o local do evento, juntando-se a outros indivíduos. Contudo, foi frustrado pela reação da vítima e em seguida pela ação um policial militar de folga, que evitou tragédia ainda maior", disse o delegado.

Ao g1, o delegado Roni informou que a ainda não se sabe quantas pessoas participaram do tiroteio. A investigação continua para identificar os demais envolvidos.


Pronunciamento dos artistas


O tiroteio ocorreu quando Xand Avião havia acabado de se apresentar e já tinha saído do palco. Nas redes sociais, o cantor relatou que tomou conhecimento do tiroteio somente na manhã do sábado (12), através da filha dele após voo para Fortaleza. Xand tranquilizou os fãs e lamentou o ocorrido.



"Quem está me ligando, preocupado com o comandante, tá tudo bem. Graças a Deus. Realmente eu não sei o que aconteceu, porque eu não estava mais lá. Quando eu pousei em Fortaleza, minha filha me ligou e eu fiquei sabendo através dela. Depois eu fui ligar para equipe do Nattan para saber o que aconteceu", contou.


Nattanzinho, que faria o show após a apresentação de Xand Avião, também comentou a situação. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram ele e sua equipe no chão do camarim durante o tiroteio.

"Graças a Deus tudo bem aqui, estou no hotel, consegui sair de lá, um cara sacou arma, não sei o que aconteceu, ouvi muito tiro, loucura, Xand tinha acabo de tocar, eu seria o próximo... 'Tô com o coração apertado, não sei o que pode ter acontecido, vou esperar...", disse.



Estado de saúde dos feridos

Os nove feridos foram encaminhados para o Hospital Regional Tibério Nunes. As vítimas são:


Wyndnny Coelho de Sá Paiva

Paulo Vitor Bastos Amorim

Marcelo Augusto Barros Oliveira

Daniel de Sousa Nunes

Tiago de Freitas Franco de Sousa

Kauan Rodrigues

Alberto Santos Silva

Guilherme Alves Procópio

Samuel Carlos de Sousa Barbosa

Conforme o diretor técnico do hospital regional Tibério Nunes, Leonardo Correia, várias outras foram atendidas com crises de pânico e ansiedade.


Uma das pessoas recebeu alta no sábado (12) e oito ainda permanecem internadas. Um dos internados tentou fugir, mas foi levado de volta ao hospital.


Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano — Foto: Divulgação


O homem que foi baleado no tórax, Daniel de Sousa Nunes, apresenta o estado de saúde mais grave. Ele passou por cirurgia para remoção do projétil e está acordado, medicado e sendo acompanhado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Conforme o hospital, os demais pacientes foram atingidos em locais de menor gravidade, como braço, perna ou mesmo de raspão, e recuperam-se bem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bebê que teria sido agredida pela mãe ganha festa de mêsversário em hospital

Funcionários do Hospital Municipal de Belford Roxo se sensibilizaram com a história da bebezinha de quase dois meses que deu entrada na unidade no domingo (13) com suspeitas de maus-tratos ocasionados pela mãe, e improvisaram uma festinha de mêsversário para a menininha que completa dois meses na quarta-feira (16).


Bebê ganha festa de mêsversário dos funcionários do Hospital Municipal de Belford Roxo — Foto: Arquivo Pessoal


Maria Vitória (nome fictício) foi levada à unidade depois que a mãe teria jogado a bebê no chão na frente dos vizinhos.


A Polícia Militar foi chamada, e a mulher foi presa por homens do 39º BPM no bairro de Heliópolis. No local, os agentes encontraram um grupo de populares tentando agredir a acusada.


Bolo e amor para Maria Vitória

Os policiais e o Conselho Tutelar constataram alguns sinais de maus-tratos e um ferimento na cabeça da menina. A criança foi socorrida para o Hospital Municipal de Belford Roxo e a mulher encaminhada para a 54ª DP (Belford Roxo), onde a ocorrência foi registrada.


“A criança chegou à unidade com assaduras pelo corpo e com infecção urinária. Ela está passando por tratamento e sendo assistida pela equipe médica”, informou a Prefeitura de Belford Roxo.

Para levar um pouquinho de alegria para o entorno da menina, que nasceu no dia 16 de setembro, eles compraram bolo, montaram uma decoração e até escolheram um nome fictício para a bebê para poderem fazer fotos e quem sabe mostrar para ela no futuro.


Bolo da bebezinha — Foto: Arquivo pessoal

Festa que os funcionários do Hospital Municipal de Belford Roxo montaram para Maria Vitória — Foto: Arquivo Pessoal


Fonte: g1

Leia Mais ››

Casal encontra câmera escondida em apartamento de Copacabana contratado através de plataforma de aluguéis por temporada



Um casal de Goiânia que alugou um apartamento pela plataforma Airbnb em Copacabana, na Zona Sul do Rio, procurou a polícia quando percebeu que estavam sendo filmadas. As jovens Ana Lúcia Bezerra e Júlia Stoppa encontraram a câmera escondida em um armário de frente para a cama.


“Eu olhei pra um armário que tinha em cima da entrada do quarto e vi um brilho. Na hora que eu vi o seu brilho, eu falei amor, acho que tem uma câmera de verdade. A Ana ficou muito preocupada. Eu tirei uma foto com flash do celular e apareceu um brilho linho que parece um olhinho mesmo de câmera”, disse a tatuadora Júlia.



As duas gravaram o momento em que conseguiram abrir o local onde a câmera ficava escondida. “Olha aqui. Câmera! Câmera. Apontado para o que? Cama de casal. Câmera no Airbnb em Copacabana. Airbnb caríssimo. Na beira da praia”, disse a jovem.


Assim que o casal encontrou a câmera foi à delegacia fazer um boletim de ocorrência. Elas ainda denunciaram o dono do apartamento à plataforma de aluguéis Airbnb, mas não tiveram o suporte que esperavam.


“Não tivemos nenhum contato antes com o dono do apartamento. confiamos cegamente na plataforma do Airbnb e tivemos esse problema enorme”, ressaltou Ana Lúcia.


Segundo um especialista, casos como esse são raros, mas caso o locatário tenha alguma desconfiança, deve ficar atento a superfícies de vidro ou ligadas à energia elétrica.


“Em objetos decorativos em estantes, eletrodomésticos, porque muitas vezes essas câmeras precisam estar conectadas a algum tipo de alimentação para gravar. Então, eletrodomésticos e outros objetos que possam disfarçar essa conexão. Abajur, relógios são suspeitos porque são energizados e podem estar gravando permanentemente imagens”, diz Geraldo Portela, especialista em Gerenciamento de Riscos e Segurança.


“O cara é gringo. Ele é francês. Ele tem que entender que no Brasil existe justiça. Essa coisa séria. Isso é um crime. Ele foi criminoso. Não tem como ele talvez alegar futuramente que seja por segurança a câmera porque ela estava virada pra cama de casal”, diz a jovem.


Em nota, o Airbnb disse que condena qualquer postura ou atitude que viole a privacidade de seus usuários. Informou ainda que a segurança é prioridade da plataforma e que desativou o anúncio e suspendeu o perfil do anfitrião enquanto avalia o ocorrido. A empresa não informou se adotará medidas jurídicas contra o proprietário.


A Polícia Civil informou que está investigando o caso. O RJ1 não conseguiu contato com o dono do apartamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Isenção do IR até R$ 5 mil está fora da revisão do orçamento de 2023 e será tratada ao longo do mandato, diz Wellington Dias

Promessa de campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, a isenção do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) para quem ganha até R$ 5 mil mensais não estará incluída nas discussões sobre os ajustes no orçamento de 2023.


Imposto de renda — Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil


A informação é do coordenador do PT responsável pela revisão do orçamento do próximo ano, senador eleito Wellington Dias (PT). Ele participou nesta sexta-feira a noite do programa Roda Viva, da TV Cultura.


Segundo ele, o tema será tratado ao longo do mandato de Lula, que vai de 2023 a 2026.


"É uma proposta para o mandato. Ela não está sendo tratada nem na PEC [da transição, que abre espaço para novos gastos públicos no próximo ano] e nem na reorganização do orçamento [de 2023]", declarou ele.



"Temos uma situação em que temos de tratar de forma emergencial o que já é emergência agora. Faltam remédios, há filas de cirurgias, de exames, não consegue porque não tem dinheiro para comprar insumos, pagar profissionais. O presidente [eleito, Luiz Inácio Lula da Silva] quer que conste o dinheiro necessário para abrir 2023 já reduzindo essas filas", declarou.


Última correção foi em 2015

A última correção da tabela foi realizada em 2015. Pelas regras vigentes atualmente, quem recebe até R$ 1.903,98 por mês está isento do Imposto de Renda. Para valores de R$ 1.903,99 até R$ 2.826,65, a alíquota é de 7,5% e, para rendas de R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 por mês, é de 15%. De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68, a tributação é de 22,5% e, acima de R$ 4.664,68, é de 27,5%.


Em fevereiro deste ano, o Unafisco Nacional calculou que a defasagem acumulada da tabela do IR das pessoas físicas atingiu, naquele momento, 134,53%. O percentual considera os ajustes realizados e a inflação acumulada desde 1996 (ano em que a tabela do IRPF deixou de sofrer reajustes anuais).


Se se a tabela da base de cálculo fosse corrigida integralmente pela inflação acumulada nos últimos anos (134,53% até fevereiro deste ano), quem tem renda mensal de até R$ 4.465 estaria isento - valor próximo dos R$ 5 mil de isenção prometidos por Lula na campanha presidencial.



Com a reposição da inflação dos últimos anos, o Unafisco calculou que o número de contribuintes isentos do Imposto de Renda quase triplicaria e mais de 15 milhões de brasileiros deixariam de pagar IR. A faixa de isenção subiria para até R$ 4.465.


O número de contribuintes isentos no ano-calendário 2022 é estimado em 8,28 milhões, de um total de 33,5 milhões de declarantes. A Unafisco calculou em fevereiro que o número total saltaria para 23,75 milhões com uma correção integral da tabela.


Formato ainda não divulgado

O detalhamento das mudanças no Imposto de Renda, porém, ainda não foi divulgado pela equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.


Nos cálculos do Sindifisco Nacional, sindicato que reúne os auditores da Receita Federal, a mudança proposta por Lula traria uma perda de arrecadação de R$ 21,5 bilhões se somente a faixa de isenção subir para até R$ 5 mil. Nesse caso, restaria apenas uma alíquota vigente, de 27,5% (que vigoraria para quem ganha acima disso).


Já no caso de todas as faixas serem corrigidas, a perda de recursos pode ser muito maior. De acordo com conta do Unafisco Nacional (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), a correção da tabela, e de todas as faixas de renda em 162,7% (para atingir R$ 5 mil propostos por Lula), resultaria em uma renúncia de arrecadação de mais de R$ 190 bilhões.



Medida pioraria distribuição de renda, diz Tesouro

A área técnica do Tesouro Nacional avaliou, em 2020, que ampliar faixa de isenção do IR favorece quem ganhava mais de R$ 1.951 por mês, os 20% mais ricos da população em 2018 (ano base do estudo).


Esses passariam a pagar menos imposto de renda, dinheiro que o governo utiliza para financiamento de programas sociais e custeio da máquina pública.


"Alterações sobre o Imposto de Renda podem ser progressivas ou regressivas. Rever isenções sobre o IRPF é exemplo de medida progressiva e reduz distorções. Por outro lado, o aumento da faixa de isenção do IRPF, é, sim, uma medida regressiva, ou seja, tende a piorar a distribuição de renda ao favorecer as parcelas mais ricas da população", afirmou o Tesouro Nacional em resposta a questionamento do g1 naquele momento.


Em 2018, o antigo Ministério da Fazenda, então sob o comando de Eduardo Guardia, divulgou um estudo apontando que a correção da faixa de isenção do IRPF de dobrar a faixa de isenção do IR, dos atuais R$ 1.903,99 para R$ 3.807,98, implicaria um custo de R$ 28 bilhões a R$ 73 bilhões por ano — dependendo do formato adotado.


Na ocasião, a pasta avaliou que a maior parte dessa renúncia fiscal beneficiaria os declarantes mais ricos da população brasileira.


"A concentração do benefício nas camadas mais ricas da sociedade ocorre porque o número de contribuintes do IRPF é muito pequeno, e a parcela pobre da sociedade já não paga esse tributo. Assim, qualquer medida que eleve a faixa de isenção irá favorecer, primordialmente, os mais ricos e reduzir ainda mais a progressividade que o IRPF confere ao sistema tributário", dizia o estudo na época.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aras diz ao STF que empréstimo consignado do Auxílio Brasil é inconstitucional

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) na qual disse que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil é inconstitucional.


Aras se posicionou em uma ação, protocolada pelo PDT no STF, que pede o cancelamento do consignado do Auxílio Brasil. Ouvir a opinião da PGR é praxe nesses casos.


O procurador-geral da República, Augusto Aras — Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Na argumentação do procurador-geral, essa modalidade de consignado fere a dignidade das pessoas, na medida em que leva ao superendividamento de pessoas vulneráveis socialmente. Ele tambem afirmou que o consignado do Auxílio Brasil contraria o direito do consumidor.


“O que fez a lei impugnada, ao aumentar os limites para (ou possibilitar) a contratação de empréstimos com pagamento descontado em folha pelo INSS ou pela União (crédito consignado), foi retirar uma camada de proteção a direitos da população hipossuficiente”, escreveu Aras.



O relator do caso no STF é o ministro Nunes Marques. A concessão do consignado do Auxílio Brasil foi uma iniciativa do governo Jair Bolsonaro.


Como funciona o consignado

De acordo com as normas estabelecidas pelo governo federal, o valor máximo do consignado está limitado a 40% do valor mensal do Auxílio Brasil. Para o cálculo, serão considerados os R$ 400, já que o valor atual de R$ 600 só vale até dezembro. Assim, o valor da parcela será, no máximo, R$ 160.


O Ministério da Cidadania estabeleceu um limite de juros de 3,5% ao mês, mas cada instituição financeira pode adotar uma taxa diferente, respeitando esse teto. No caso da Caixa, o banco estabeleceu uma taxa de 3,45% ao mês.



Se o benefício for cancelado, o empréstimo não será cancelado. Ou seja, mesmo se deixar de receber o Auxílio Brasil, o beneficiário precisa se organizar para pagar todos os meses o empréstimo até o final do prazo do contrato, depositando na sua conta o valor da parcela.


No empréstimo consignado, o desconto é feito direto na fonte. Ou seja, durante o prazo contratado, a parcela é descontada diretamente do valor mensal do benefício.


No ato da contratação, as instituições financeiras devem informar ao beneficiário as seguintes condições:


Valor total contratado com e sem juros;

Taxa efetiva mensal e anual de juros;

Valor, quantidade e periodicidade das prestações;

Soma do total a pagar ao final do empréstimo;

Data do início e fim do desconto;

Valor líquido do benefício restante após a contratação


Críticas

A oferta de crédito consignado por meio do Auxílio Brasil tem sido criticada por especialistas e entidades. Eles alegam que a medida pode ser danosa à população, porque os recursos do programa de transferência de renda costumam ser utilizados para gastos básicos de sobrevivência.


Para o Idec, a taxa máxima de juros estabelecida pelo governo, de 3,5% ao mês, é abusiva.


“Isso porque ela é bem maior do que a praticada atualmente para outros tipos de empréstimo consignado, como os para aposentados, pensionistas e servidores públicos”, disse a entidade.


Na avaliação da Caixa Econômica, porém, o crédito pode ser uma oportunidade para os beneficiários do Auxílio Brasil quitarem empréstimos com juros mais altos, como o cartão de crédito.


"Clientes que possuem empréstimos com taxas de juros elevadas podem verificar se o consignado tem taxas mais acessíveis e utilizar o valor para liquidação de dívidas mais caras", argumenta o banco.


Fonte: g1

Leia Mais ››