terça-feira, novembro 15, 2022

Casal encontra câmera escondida em apartamento de Copacabana contratado através de plataforma de aluguéis por temporada



Um casal de Goiânia que alugou um apartamento pela plataforma Airbnb em Copacabana, na Zona Sul do Rio, procurou a polícia quando percebeu que estavam sendo filmadas. As jovens Ana Lúcia Bezerra e Júlia Stoppa encontraram a câmera escondida em um armário de frente para a cama.


“Eu olhei pra um armário que tinha em cima da entrada do quarto e vi um brilho. Na hora que eu vi o seu brilho, eu falei amor, acho que tem uma câmera de verdade. A Ana ficou muito preocupada. Eu tirei uma foto com flash do celular e apareceu um brilho linho que parece um olhinho mesmo de câmera”, disse a tatuadora Júlia.



As duas gravaram o momento em que conseguiram abrir o local onde a câmera ficava escondida. “Olha aqui. Câmera! Câmera. Apontado para o que? Cama de casal. Câmera no Airbnb em Copacabana. Airbnb caríssimo. Na beira da praia”, disse a jovem.


Assim que o casal encontrou a câmera foi à delegacia fazer um boletim de ocorrência. Elas ainda denunciaram o dono do apartamento à plataforma de aluguéis Airbnb, mas não tiveram o suporte que esperavam.


“Não tivemos nenhum contato antes com o dono do apartamento. confiamos cegamente na plataforma do Airbnb e tivemos esse problema enorme”, ressaltou Ana Lúcia.


Segundo um especialista, casos como esse são raros, mas caso o locatário tenha alguma desconfiança, deve ficar atento a superfícies de vidro ou ligadas à energia elétrica.


“Em objetos decorativos em estantes, eletrodomésticos, porque muitas vezes essas câmeras precisam estar conectadas a algum tipo de alimentação para gravar. Então, eletrodomésticos e outros objetos que possam disfarçar essa conexão. Abajur, relógios são suspeitos porque são energizados e podem estar gravando permanentemente imagens”, diz Geraldo Portela, especialista em Gerenciamento de Riscos e Segurança.


“O cara é gringo. Ele é francês. Ele tem que entender que no Brasil existe justiça. Essa coisa séria. Isso é um crime. Ele foi criminoso. Não tem como ele talvez alegar futuramente que seja por segurança a câmera porque ela estava virada pra cama de casal”, diz a jovem.


Em nota, o Airbnb disse que condena qualquer postura ou atitude que viole a privacidade de seus usuários. Informou ainda que a segurança é prioridade da plataforma e que desativou o anúncio e suspendeu o perfil do anfitrião enquanto avalia o ocorrido. A empresa não informou se adotará medidas jurídicas contra o proprietário.


A Polícia Civil informou que está investigando o caso. O RJ1 não conseguiu contato com o dono do apartamento.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!