quarta-feira, novembro 23, 2022

Jet-ski, carro, roupas de grife e joias são apreendidos com suspeitos de furtos e roubos em Natal

Uma operação deflagrada nesta sexta-feira (23) pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Natal cumpriu quatro mandados de prisão preventiva contra suspeitos de roubos e furtos na capital potiguar.


Jet-ski está entre materiais apreendidos pela Polícia Civil com suspeitos de furtos e roubos em Natal. — Foto: PCRN/Divulgação


Os alvos da operação são homens com idades entre 21 e 31 anos. Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no município de Parnamirim, na região metropolitana.


Foram apreendidas maquinetas de cartão de crédito, entorpecentes, uma arma de fogo e munições, bem como um veículo HB20, uma moto, um jet ski, televisões, uma caixa de som, aparelhos celulares, roupas e outros artigos de grife, além de relógios de pulso e joias.


Armas, joias, celulares e roupas de marca foram apreendidas durante operação da Polícia Civil no RN — Foto: Divulgação


Segundo a polícia, possivelmente parte dos objetos recuperados foi roubada em um assalto a uma residência no bairro Candelária, zona sul de Natal, em 31 de março deste ano.


Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Criminal da Comarca de Natal, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).


Os quatro suspeitos foram conduzidos até a delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Civil prende 16 suspeitos de integrar organização criminosa no Agreste potiguar

Deflagrada na manhã desta quarta-feira (23), a Operação "Fim de Festa II", da Polícia Civil, prendeu 16 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa que atua em São Paulo do Potengi e cidades do Agreste potiguar.


Dinheiro e droga apreendida durante operação da Polícia Civil no Agreste potiguar. — Foto: PCRN/Divulgação


Os crimes investigados são de tráfico de drogas, homicídios e roubos.

As investigações da Polícia Civil resultaram na expedição de 26 mandados de busca e apreensão, além de 22 mandados de prisão preventiva. Ao longo da operação, 16 alvos foram detidos.


A operação contou com o apoio de aproximadamente 100 policiais civis de 21 delegacias do estado, que cumpriram mandados nas cidades potiguares de São Paulo do Potengi, João Câmara, Lagoa de Velhos, Parnamirim, Natal, Nísia Floresta, Tangará e em João Pessoa, capital da Paraíba.



Ao longo das buscas, foram apreendidos na posse de um dos alvos maconha, balança de precisão e dinheiro fracionado. Ele foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.


Todos os suspeitos foram conduzidos até a delegacia e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Operação Pélagos: PF cumpre 34 mandados de prisão contra suspeitos de tráfico de drogas no RN e outros seis estados

A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (23) para um desarticular grupo de pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas, além de outros crimes, com atuação principalmente região metropolitana de Natal.


Policiais do Bope em viatura descaracterizada, com dois homens algemados, na Ponte de Igapó, em Natal. — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


A Operação Pélagos cumpre 42 mandados de busca e apreensão e 34 mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, em Natal e nos estados do Acre, Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro.


Do total de mandados expedidos pela Justiça, 31 de busca e apreensão e 20 de prisão foram cumpridos no Rio Grande do Norte.



Além da PF, a ação conta com apoio de policiais militares, civis e penais do Rio Grande do Norte. Cerca de 240 agentes atuam no cumprimento dos mandados. Em Natal, o helicóptero Potiguar I também foi usado nas buscas.


Segundo a Polícia Federal, a operação é a continuidade a uma ação desenvolvida anteriormente pela mesma força-tarefa. Com a identificação de novos integrantes do grupo criminoso, a polícia fez os pedidos de medidas à Justiça, que expediu os mandados de prisão.


"O objetivo é desarticular uma facção criminosa local que traz e difunde grande quantidade de cocaína consumida na Grande Natal. O tráfico de drogas, como é notório, por sua natureza, desencadeia uma série de outros crimes, sobretudo crimes contra a pessoa e contra o patrimônio. As investigações continuarão com a devida autorização judicial a fim de se identificar e prender outros integrantes que até o momento não foram completamente qualificados", afirma o delegado Wesley de Assis Urzedo, que coordenou a ação.


Os detidos serão encaminhados à sede da Polícia Federal no bairro de Lagoa Nova e, posteriormente, conduzidos ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição justiça.


De acordo com a PF, o nome da operação é uma alusão à palavra oceano em sua perspectiva de profundidade e tamanho, o que denota a relação de forte influência da organização criminosa investigada na sua área de atuação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Assembleia do RN aprova projeto de lei que aumenta altura mínima e idade máxima para ingresso na Polícia Militar

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta terça-feira (22), o projeto de lei que que altera o estatuto dos policiais militares do estado. A medida tinha sido enviada pelo governo do estado no início de novembro.


Formatura de soldados da PM no RN — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN


A atualização na lei altera critérios de ingresso de militares. Entre outras mudanças, aumentou a estatura mínima para e a idade máxima para que candidatos possam entrar na corporação. O projeto foi aprovado à unanimidade, segundo a ALRN.


Para candidatos do sexo masculino, a altura mínima exigida passou a ser de 1,60m e para as mulheres 1,55m. As idades passaram a ser no mínimo 21 e no máximo 35 anos.



Outra mudança apresentada pelo governo era o tipo de curso superior aceito para os candidatos à PM. Os cursos tecnólogos passam a ser aceitos nos editais de concursos que serão abertos.


Até então, apenas candidatos com até 30 anos de idade podiam ingressar na PM e os cursos tecnólogos não eram aceitos. A altura mínima exigida para os homens era de 1,65m e para mulheres, 1,60m.


O projeto de lei enviado pelo governo também previu alterações nas regras para ingresso nos quadros de praças músicos, que precisarão ter "comprovada habilitação técnica no instrumento exigido". No caso dos praças de saúde, também deverá ser exigida habilitação técnica acompanhada de registro no conselho profissional da categoria.


O outro projeto relativo à segurança pública e também aprovado à unanimidade, enviado pelo Executivo, dispõe sobre a convocação, em caráter excepcional, de servidores militares da reserva para a execução de atividades e serviços à preservação da ordem pública e do patrimônio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Escolas públicas de Natal e do RN não terão aulas em horários de jogos do Brasil na Copa do Mundo

As escolas da rede pública municipal de Natal e estadual do Rio Grande do Norte não terão aulas nos horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. A decisão foi comunicada pelas secretarias de educação.


Sala de aula da Escola Estadual Padre Bernardino Fernandes, em Marcelino Vieira, no RN — Foto: João Vital


Um ofício enviado pela pasta municipal comunica que as aulas matutinas permanecerão no horário normal e que os turnos vespertinos e noturno (EJA) não terão aulas, "cabendo aos professores encaminhar atividades pedagógicas para o estudante trazer em momento posterior".


Segundo a pasta, a decisão é baseada no Decreto Municipal 12.682, publicado nesta quarta-feira (23), que estabelece critérios de funcionamento nas repartições públicas de Natal durante os jogos.


A Secretaria Estadual de Educação informou que as aulas do turno vespertino no dia dos jogos do Brasil estarão suspensas. "As escolas deverão buscar repor esse horário dentro do calendário letivo", informou a pasta.


Os jogos do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar serão nesta quinta-feira (24), às 16h, na segunda-feira (23), às 13h, e no dia 2 de dezembro, novamente às 16h.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) informou que também vai suspender as aulas nos horários de jogos e que as atividades nesta quinta-feira (24), dia da estreia, encerram às 14h.


UFRN

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ficou facultado ao servidor docente e técnico-administrativo flexibilizar o horário do expediente nos dias dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2022.


A instituição disse que ao flexibilizar o horário devem "ser preservados os serviços considerados essenciais, em conformidade com os termos da Portaria ME nº 9.763, de 9 de novembro de 2022" e que "as horas não trabalhadas serão objeto de compensação".


A Universidade recomendou ainda que não sejam feitas atividades avaliativas nos horários dos jogoso e que se considere a participação dos estudantes em caso de aula.


"A manutenção das atividades acadêmicas dependerá das condições necessárias para sua realização. Neste caso, recomenda-se que sejam consideradas possíveis limitações de participação dos estudantes, bem como não sejam realizadas atividades avaliativas nos horários dos jogos da Seleção Brasileira".


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Será Pedrinho': torcedor recebe camisas da Seleção com erro na personalização e viraliza na web

O corretor de seguros Pedro Gurgel teve uma surpresa ao receber uma encomenda com três camisas da seleção brasileira personalizadas para acompanhar os jogos da Copa do Mundo do Catar. Após esperar mais de 30 dias, ao abrir o pacote nesta quarta-feira (23), em Natal, encontrou as peças com os nomes escritos ao lado de um curioso "será". "Sabem aquele meme que já vem pronto?", postou nas redes sociais


'Será Perinho', 'Será Paulinha', 'Será Maria': camisas da seleção brasileira personalizadas com erro — Foto: Cedida


Ao g1, o corretor contou que comprou as camisas pela internet no dia 20 de outubro e que vivia a ansiedade pela chegada delas para poder torcer pelo Brasil contra a Sérvia, nesta quinta-feira (24).


"Era uma pra mim, outra para minha esposa e outra para minha sobrinha. Eu tinha descrito no pedido, onde eles pedem para deixar a mensagem informando o tamanho da camisa e que aquela camisa seria nome 'tal', o número 'tal'. Aquela outra seria nome 'tal', número 'tal' e assim por diante", relatou.


No print também compartilhado por Pedro, ele mostra que detalhou o pedido com "o nome será Paulinha", "o nome será Maria Clara" e o "nome será Pedrinho", todas com o número 12..


"Essa encomenda chegou ao Brasil no dia 10 de novembro. Chegou em Curitiba e ficou até dia 18, quando apareceu em Jaboatão dos Guararapes, e eu já ansioso pensando que não ia chegar a tempo para assistir ao jogo do Brasil amanhã (quinta-feira)", lembrou.



O problema é que o fornecedor entendeu que o "será" fazia parte da personalização.


Pedro Gurgel mostra como realizou pedido com os nomes para personalização de camisas — Foto: Cedida


"Hoje [quarta-feira] chegou na portaria do meu prédio, eu peguei todo feliz. Quando fui abrir, tinham vindo todas as camisas 'será Pedrinho', 'será Paulinha' e 'será Maria'. Eu não ligo pra isso, não. Agora minha sobrinha é que eu acho que não vai querer usar a camisa 'será Maria'", disse.

As postagens de Pedro viralizaram em grupos de mensagens e, em uma delas, ele brincou com a situação.


"Nem inventem de copiar. Deixem a minha camisa ser única e exclusiva", falou o dono da camisa "será Pedrinho".


Casal de potiguares mora no Catar há 10 anos e recebeu a família para a copa do mundo


Fonte: g1

Leia Mais ››

Covid-19: RN recebe 23 mil doses de Pfizer pediátrica e vai liberar vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte liberou a vacinação contra a Covid-19 para as crianças de seis meses a 2 anos de idade, sem comorbidades.


Covid-19: RN recebe 23 mil doses de Pfizer pediátrica e vai liberar vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos — Foto: Divulgação/SESPB


Segundo a pasta, a medida foi discutida com a Câmara Técnica de Vacinação. Na tarde desta quarta-feira (23), o estado deve receber 23 mil doses da Pfizer pediátrica, destinada para essa faixa etária.


Na terça-feira (22) o estado recebeu do Ministério da Saúde 16.140 doses da Coronavac. Com isso, também será possível retomar a vacinação contra a Covid-19 das crianças entre 3 e 4 anos, que havia sido interrompida pela falta de doses, segundo o governo estadual.



De acordo com RN+Vacina, apenas 6% das crianças com essa idade estão totalmente vacinadas e 15% foram vacinadas com a primeira dose.


"Seguimos também com as doses de reforço principalmente para o público adulto jovem, que está com a vacinação em atraso. A ideia é vacinar nos ambientes de trabalho, numa pactuação dos munícipios com as empresas, para que se consiga diminuir as barreiras de acesso, completando o esquema vacinal com a terceira e quarta dose", explicou a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima.


Vacinação de crianças em Natal

A imunização de crianças de 6 meses a 2 anos de idade começa nesta quinta-feira (24) nas Unidades Básicas de Saúde de referência de Natal, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h30h, distribuídas nos cinco Distritos Sanitários. Nos dias de jogos do Brasil, as UBS seguirão os horários estabelecidos pelo Decreto Municipal 12.682, publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira. Os expedientes serão até às 14h nesta quinta-feira (24) e no dia 02 de dezembro, e até às 11h no da segunda-feira (28).


As UBS de referência são: Pajuçara e África; Vale Dourado e Soledade II; Candelária e Nova Descoberta; São João e Alecrim; Bairro Nordeste e Felipe Camarão II.



Reforço para idosos

Na semana passada a Sesap emitiu uma nota informativa aos municípios do RN recomendando o início imediato da terceira dose de reforço (quinta dose) contra a Covid-19 para as pessoas acima de 80 anos de idade.


A medida leva em consideração, principalmente, a circulação mundial da variante Ômicron BQ1 e identificação da variante BE.9 no Amazonas, a baixa adesão da D4 em idosos, além das recomendações do Comitê Científico, divulgadas no último dia 14 de novembro.


O estado já estava vacinando com a 5ª dose as pessoas imunossuprimidas. Agora, podem procurar o reforço os idosos acima de 80 anos com um intervalo mínimo de 4 meses após a quarta dose.


As vacinas a serem utilizadas no reforço são as da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fiscalização encontra 30 trabalhadores em situação análoga à escravidão no Rio Grande do Norte

Fiscalizações realizadas ao longo de novembro localizaram 30 trabalhadores em situação análoga à escravidão na região Oeste potiguar, próximo ao município de Mossoró. Os casos ocorreram em dois locais de extração de carnaúba, além de uma pedreira e uma salina.


Fiscalização localizou trabalhadores em situação análoga à escravidão no Rio Grande do Norte. — Foto: Cedida


As ações foram confirmadas nesta quarta-feira (23) ao g1 pela coordenadora do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério da Economia, a auditora-fiscal do Trabalho Gislene Stacholski.


De acordo com ela, os trabalhadores foram encontrados em situações degradantes, sem locais adequados para dormir, se alimentar, ou acesso a banheiros. Eles também não eram registrados e não tinham direitos trabalhistas.


Trabalhadores em situação análoga à escravidão não tinham banheiros, ou locais adequados para se alimentar. — Foto: Cedida


Foram resgatados 20 trabalhadores da carnaúba em Upanema, quatro trabalhadores de pedreira em Felipe Guerra e seis trabalhadores de uma salina em Grossos.


Segundo Gislene, os responsáveis pelas empresas investigadas tiveram que providenciar transporte para que os homens voltassem para suas casas e pagar valores relacionados aos direitos trabalhistas das vítimas - cerca de R$ 70 mil. Os pagamentos foram concluídos nesta terça-feira (22).


Os empregados também terão direito a três parcelas de seguro-desemprego especial de trabalhador resgatado e foram encaminhados aos órgãos municipais de assistência social de suas cidades, para atendimento prioritário.


Maior parte dos trabalhadores resgatados dormia embaixo de árvores, no Oeste potiguar. — Foto: Cedida


"A principal característica que levou à classificação de situação análoga à escravidão foi a degradância em que foram encontrados. Eles estavam dormindo nos locais de trabalho sem alojamento, sem nenhuma estrutura. Estavam embaixo de árvores, alguns em barracas de lona, mas sem banheiro, sem disponibilização de água potável. Além disso, não tinham registros e direitos trabalhistas garantidos", explicou a coordenadora.

Segundo os auditores, nos locais em que os trabalhadores foram encontrados ou nas frentes de serviços não havia instalação sanitária, chuveiro, lavatório ou lavanderias. As necessidades fisiológicas eram feitas no mato. Não havia local para o preparo, guarda e cozimento dos alimentos, nem local para refeições.


Os trabalhadores também não tinham acesso a exame médico admissional, nem material de primeiros socorros ou equipamento de proteção individual.


Carne usada na refeição dos trabalhadores, exposta sobre árvore. — Foto: Cedida


A operação fiscal começou no dia 15 de novembro e deve seguir até a próxima sexta-feira (25) a conclusão das providências administrativas, como os autos de infração emitidos contra as empresas.


Participaram da ação fiscal de resgate, além da Auditoria Fiscal do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Polícia Federal (PF).


"Esse é um trabalho que temos feito desde 2018, principalmente com foco na extração de carnaúba, mas houve a necessidade de ampliar a atuação. Os trabalhadores de salinas têm grandes riscos de prejuízo para sua saúde, trabalhando na situação como foram encontrados", ressaltou a coordenadora.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Black Friday deve movimentar R$ 378 milhões em Natal e Mossoró, diz Fecomércio

Impulsionada pela Copa do Mundo de futebol e pelas compras de final de ano, a Black Friday deve movimentar cerca de R$ 378 milhões em vendas no Rio Grande do Norte, segundo anunciou a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio). A data anual conhecida por descontos e promoções acontece na próxima sexta-feira (25).


Placa de desconto da Black Friday — Foto: Chico Escolano/EPTV


Os números coletados pelo Instituto Fecomércio RN em pesquisa sobre a intenção de compras dos consumidores de Natal e Mossoró apontam que os eletrodomésticos e eletrônicos serão os tipos de produtos mais procurados pelos consumidores potiguares.


Em média, os consumidores de Natal pretendem gastar R$ 762,50. Em Mossoró, o valor é menor: R$ 532,31.



Na capital potiguar, o estudo constatou que, após dois anos de queda, a intenção de consumo para a data voltou a crescer. Em 2022, 57,14% dos natalenses pretendem ir às compras durante a Black Friday.


Em 2021, 51,17% diziam que iam às compras na Black Friday, enquanto que, em 2020, o número foi de 56,84%. A estimativa é que, em Natal, a Black Friday 2022 faça movimentar em torno de R$ 336 milhões em vendas.


Os itens mais procurados pelos consumidores da capital potiguar serão eletrodomésticos (37,36%); eletrônicos (22,70%); roupas e acessórios (19,54%); celulares, smartphones e tablets (10,63%).


Os móveis e decoração (9,48%) calçados (8,33%), entre outros itens como brinquedos, perfumes, cosméticos, material esportivo, livros, produtos de informática, alimentos e até viagem, também ficaram entre as categorias mais desejadas para as compras na Black Friday neste ano.


Quanto aos gastos que o natalense pretende desembolsar, 44,03% dos compradores esperam gastar mais de R$ 1.000; enquanto que 21,31% dos entrevistados almejam desembolsar valores que variam entre R$ 201 e R$ 500.


Já 17,90% esperam gastar entre R$ 501 e R$ 1.000; enquanto que 15,63% afirmaram ter intenção de desembolsar cifras de até R$ 200 nas compras. Os que disseram que ainda não sabem quanto vão gastar nas compras totalizaram 1,14%.


Com base nos dados da pesquisa, o ticket médio previsto do consumidor para as compras da Black Friday deste ano será de R$ 762,50. Número superior ao registrado em 2021, quando o valor médio calculado foi de R$ 541,50.


Em Natal, 36,65% dos consumidores devem buscar os produtos em promoções nos shoppings; 31,82% devem procurar os itens no comércio eletrônico; enquanto 20,17% dos entrevistados têm a intenção de comprar no comércio de rua.


Os dados também revelam que 55,21% dos compradores pretendem pagar utilizando o cartão de crédito. A intenção de pagar à vista no dinheiro ou pix somou 25,63% das indicações. Cartão de débito aparece com 14,37% das menções. Em 2021, 61,44% pretendiam comprar no cartão de crédito; 22,88% almejavam adquirir os itens à vista; e 6,54% pretendiam comprar no débito.


A pesquisa ocorreu entre os dias 24 de outubro e 04 de novembro de 2022. Nm Natal, foram ouvidas 609 pessoas. Em Mossoró, 501 pessoas foram entrevistadas. Segundo o instituto, o índice de confiança é de 95%, com erro amostral de aproximadamente 4% para mais ou para menos.


Mossoró

Em Mossoró, mais de 40% dos entrevistados (42,32%) pretendem ir às compras durante a Black Friday. Apesar do bom número de consumidores que vão às compras, a intenção é menor em relação ao ano anterior, quando 52,80% diziam que iriam comprar na data.


A estimativa é que a Black Friday faça movimentar aproximadamente R$ 42 milhões em vendas no comércio mossoroense em 2022.


As categorias de itens que despontam na preferência de consumo, na cidade, são: eletrodomésticos (27,36%); eletrônicos (22,17%); roupas e acessórios (21,23%); celular, smartphones e tablets (18,87%); móveis e decoração (9,43%); e calçados (8,02%); outros itens como perfumes e cosméticos; produtos de informática; alimentos e bebidas; brinquedos e viagem foram citados por 37,74% dos entrevistados.


No que diz respeito aos gastos para a data, 36,32% dos consumidores mossoroenses que vão às compras pretendem gastar acima de R$ 1 mil na Black Friday. Em seguida, vêm os que planejam fazer compras nos valores que variam de R$ 201 a R$ 500, com 18,87% das respostas.


Aqueles que pretendem desembolsar entre R$ 501 e R$ 1.000 em produtos correspondem a 11,32%, e os que pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200 somam 9,91%. Outros 20,28% ainda não definiram o valor das compras.


Em Mossoró, o ticket médio previsto para as compras na Black Friday, neste ano, foi de R$ 532,31. Em 2021, o valor médio obtido tinha sido de R$ 533,71.


A tendência é que o cartão de crédito seja o método de pagamento mais utilizado pelos mossoroenses. 71,89% dos consumidores disseram que vão comprar a prazo os itens na Black Friday deste ano, oito pontos maior do que o registrado em 2021.


O pagamento à vista será a opção de 15,59%, que pretendem utilizar o pagamento em espécie para barganhar mais descontos com os métodos à vista. Outras formas de pagamento foram citadas por 3,23%.


Para esta data, a análise mostra que 35,85% dos compradores vão buscar as compras pela internet; 21,23% comprarão em shoppings e 16,98% afirmam que usarão o comércio de rua.


Em 2021, a intenção dos consumidores mossoroenses em comprar no meio eletrônico era de 26,52%, enquanto quem dizia que iria comprar nos shoppings eram 21,21%, ao passo que as compras no comércio se apresentavam com 44,70% das intenções.


Fone: g1

Leia Mais ››

Dentista que estava desaparecido morreu após sofrer queda de 7 metros de altura na Dutra em Taubaté, SP

A Polícia Civil divulgou que o dentista Alisson Frade, de 31 anos, morreu após sofrer uma queda de uma altura de 7 metros na Dutra, em Taubaté. Ele estava desaparecido desde domingo (20) e foi encontrado morto nesta quarta-feira (23).


Desaparecimento de dentista de 25 anos em Taubaté mobiliza buscas da polícia, família e amigos — Foto: Arquivo pessoal


Segundo a Polícia Civil, o corpo dele foi encontrado por volta do meio-dia, em uma área de mata embaixo de um viaduto, no km 118 da Dutra, próximo ao entroncamento com a Carvalho Pinto em Taubaté, onde ele havia sido visto pela última vez.


De acordo com a polícia, a namorada relata que o jovem estava embriagado quando desapareceu. A suspeita é que ele tenha caminhado até o viaduto e caído acidentalmente.



Apesar da suspeita de morte acidental, a polícia vai investigar o caso e pediu à Justiça a quebra do sigilo telefônico da vítima, de mensagens de celular e histórico de acessos na internet.


Desde domingo (20), que a família, amigos e a polícia estavam fazendo buscas para tentar encontrar o Alisson. Nesta quarta-feira, a polícia contou com o apoio de cães farejadores e um grupo de operações especiais para dar continuidade nas buscas.


Polícia encontra corpo de dentista de 31 anos que estava desaparecido após brigar com a namorada. — Foto: André Bias/TV Vanguarda


Um coletor de lixo, que trabalha na concessionária que administra a rodovia, foi quem encontrou o corpo do dentista. Ele estava trabalhando, quando viu Alisson caído embaixo do viaduto e avisou a empresa, que acionou as autoridades.



O local foi isolado para perícia e no início da tarde o corpo de Alisson foi retirado da rodovia e levado para o Instituto Médico Legal.


Velório

O velório de Alisson Frade será realizado a partir das 20h desta quarta-feira (23), na Sagrada Família, em Taubaté. O sepultamento será na quinta-feira (24), às 9h, no Cemitério Paineiras, em Taubaté.


Polícia usa cães farejadores em buscas por dentista desaparecido em Taubaté — Foto: Arquivo Pessoal


O caso

O desaparecimento do dentista de 31 anos causou grande mobilização da polícia, família e amigos em Taubaté (SP). A última pessoa que esteve com Allison antes do desaparecimento foi a namorada, Paloma Moreira.


Paloma explica que o namorado estava embriagado na volta do casamento em que estavam e os dois discutiram. Ela preferiu parar a viagem para conversar, com o objetivo de tranquilizar a situação.



Allison, no entanto, não se acalmou, pegou a chave do carro e saiu andando pelo canto da estrada, mas não voltou mais.


Com a demora do retorno dele, Paloma acionou a concessionária responsável pela rodovia e explicou a situação. Os funcionários tentaram procurar Allison ainda na madrugada, mas não o encontraram. Sem chave, o carro foi guinchado.


Ela avisou a família do namorado sobre o desaparecimento e os pais deles registraram um boletim de ocorrência na Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Casos de Covid sobem em 15 estados, aponta boletim da Fiocruz



Novo boletim Infogripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira (23) mostrou que 15 estados registraram um aumento de casos graves de Covid-19.


O levantamento tem base nas últimas seis semanas (tendência de longo prazo). O crescimento no número de infectados pelo vírus também atingiu 17 capitais brasileiras e já apareceu em todas as regiões do País.


A maioria dos infectados são adultos acima dos 60 anos. Entre todos os diagnósticos de doenças respiratórias, o coronavírus corresponde a 61% dos resultados positivos nas últimas quatro semanas – no último boletim da Fiocruz, da semana passada, essa porcentagem era de 47%.



No Amazonas, o cenário epidemiológico está estável e em patamares considerados baixos, de acordo com a Fiocruz. O estado foi um dos primeiros a registrar um crescimento de casos positivos de Covid-19, ainda no final de outubro.


A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 21 de novembro. Há uma semana, o boletim apontava aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 12 estados.


Confira os estados que registraram crescimento nos casos de Covid-19, de acordo com o boletim da Fiocruz desta quarta: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.


Confira as capitais que registraram crescimento nos casos de Covid-19: Aracaju (SE), Belém (PA), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).


Testes positivos em alta

Entre os dias 5 e 11 de novembro, a porcentagem de exames positivos para Covid feitos na rede privada foi de 39,9%, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). Na semana anterior (de 29 de outubro a 4 de novembro), esse número era de 23,1%.


Também houve aumento no número de exames realizados: de 18.510 para 54.380 no mesmo período, uma elevação de 194%.


Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apontaram que, na última semana de outubro, os testes de farmácia para Covid-19 voltaram a apresentar taxas de positividade de 20,75%. No consolidado do último mês, outubro terminou com 7.986 testes positivos – 13,26% do total e 44% acima dos indicadores de setembro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

YouTube desmonetiza canais da Jovem Pan

O YouTube decidiu desmonetizar os canais da rede Jovem Pan por conta de desinformação eleitoral e violações de diretrizes de publicidade da plataforma relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveis.


Canal "Pingo nos Is" foi o responsável pelas violações, segundo a plataforma — Foto: REUTERS/Lucy Nicholson


A informação foi confirmada pela rede social ao g1, citando o canal "Pingo nos Is" como o programa da emissora responsável pelas violações.


"O canal Os Pingos nos Is incorreu em repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições e nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, incluindo as relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveis, atos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização. Desta forma, suspendemos a monetização do respectivo canal e dos outros que integram a rede Jovem Pan no YouTube, de acordo com nossas regras", escreveu a empresa, em nota.



Toda vez que o YouTube aplica um tipo de suspensão, o canal penalizado ainda pode contestar a decisão. Caso a Jovem Pan não seja bem-sucedida na contestação, a desmonetização pode ser permanente.


O canal "Pingo nos Is" é um dos maiores da emissora, com 5,38 milhões de inscritos e diversos vídeos diários com mais de 700 mil visualizações.


O que é a monetização do YouTube?

Para ganhar dinheiro com os vídeos, os canais precisam ter a monetização por meio do Programa de Parcerias do YouTube. Ele é usado para exibir propaganda em vídeos de um canal e repassar parte do dinheiro para o autor do conteúdo.


Para manter a monetização, é preciso seguir as regras do YouTube. Caso elas sejam descumpridas, o canal pode ter os anúncios desativados em seus vídeos ou até mesmo ser encerrado pela plataforma.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mãe e filha reagem a roubo, batem em ladrão e recuperam bicicleta em Rio Claro

Uma jovem de 20 anos e a mãe dela reagiram a um roubo, bateram no ladrão e recuperaram uma bicicleta em Rio Claro (SP). Antes que conseguisse fugir, o homem foi atingido por uma pedrada e segurado até a chegada da Polícia Militar.


Homem é agredido por vítimas após roubar bicicleta em Rio Claro — Foto: Reprodução


O crime aconteceu na segunda-feira (21), próximo ao Lago Azul, e câmeras de segurança flagraram a reação. A polícia orienta não reagir a assaltos.


A jovem Ana Paula Febras, que trabalha em um salão de cabeleireiro, contou ao g1 que estava em seu horário de almoço quando o homem abriu o portão de sua casa e tentou roubar a bicicleta.


"Ele começou a me ameaçar e tentar fugir com ela [bicicleta]. Consegui segurar ele pelo pescoço, foi quando minha mãe e minha tia ouviram os gritos e correram para ajudar. Aí entramos em luta corporal", disse.


De onde a jovem mora até o local onde as câmeras de segurança flagraram, há uma distância de 10 metros. "Todo tempo ele apanhando", contou.


"Eu não tive medo na hora porque já vivi uma situação assim, agi por impulso e só pensei em bater nele pra ele largar a bicicleta. E conseguir segurar o indivíduo até o momento que a polícia chegasse", disse.

Mãe e filha chamaram a Polícia Militar, que foi até o local e prendeu o homem.


Mãe e filha reagem a assalto, batem em ladrão e recuperam bicicleta em Rio Claro — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Casal encontra câmera escondida em quarto de motel e chama a polícia, em Jaboatão

Um casal chamou a polícia depois de encontrar uma câmera escondida dentro de uma tomada em um quarto de um motel, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O caso ocorreu no Nexos Hotel, e, segundo a Polícia Militar, o equipamento estava instalado em frente da cama da suíte.


Nexos Hotel, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes — Foto: Reprodução/Google Street View


O incidente, que está sendo investigado pela Polícia Civil, aconteceu na manhã de sábado (19) e foi confirmado nesta quarta-feira (23) pela corporação. Um homem de 31 anos e uma mulher de 32 anos, que não tiveram os nomes divulgados, encontraram o equipamento e fizeram a denúncia.



A PM informou, em nota, que o 6º Batalhão foi acionado para atuar num "atrito verbal" entre um casal e funcionários do motel. O estabelecimento informou, entretanto, que não houve atrito e que os trabalhadores se prontificaram de imediato a auxiliar o casal e identificar os responsáveis.


"Segundo informações repassadas ao efetivo, o homem alugou um quarto e verificou a presença de câmera escondida dentro de uma tomada", disse a PM, no texto.


O casal e um representante do motel foram encaminhados à Delegacia de Prazeres, em Jaboatão, para prestar esclarecimentos sobre o caso. O g1 tentou, mas não conseguiu contato com o homem e a mulher que encontraram a câmera no quarto.


A Polícia Civil informou que instaurou inquérito para apurar "outras ocorrências de ilícitos penais", que ficou sob responsabilidade da Delegacia de Piedade, também em Jaboatão. Não foram divulgados detalhes da investigação, nem se algo foi registrado pela câmera.


O que diz o motel

Por meio de nota, o Nexos, cuja razão social é Pousada Recanto dos Guararapes, informou que "um dispositivo eletrônico foi encontrado em uma das suítes" e que, após a identificação, a polícia foi acionada para apurar o fato.


"A Pousada Recanto dos Guararapes reforça a confiança no trabalho policial, além de estar colaborando para a identificação e responsabilização do autor do fato e apuração com a maior brevidade possível", afirmou o motel, por meio de nota.


O Nexos também disse que só vai repassar informações sobre o ocorrido após a conclusão da apuração do caso, "com o objetivo de não atrapalhar as investigações".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Empresários do ES são suspeitos de esquema de adulteração de cerveja que era enviada para RJ e SP

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (23), mandados de busca e apreensão em locais de Vila Velha, na Grande Vitória, ligados a empresários suspeitos de um esquema de adulteração de cerveja.


Policiais cumprem mandado de busca e apreensão em locais ligados a empresários investigados por esquema de adulteração de cerveja — Foto: Reprodução/TV Gazeta


A suspeita é que os empresários vendiam cervejas mais baratas com rótulos de marcas mais caras, causando prejuízo aos consumidores.


Diversas garrafas de cerveja foram recolhidas para serem analisadas em laboratório.


Policia recolheu garrafas de cervejas que seriam adulteradas para passarem por análise — Foto: Reprodução/TV Gazeta


"Nós identificamos que existe uma organização criminosa que ela atua no estado do Espírito Santo. Essa organização tem pelo menos três empresários que fazem parte dela no Espírito Santo e mais dois que fazem parte dela distribuindo isso nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo" , disse o delegado Eduardo Passamani.

As cervejas eram comercializadas em bares e distribuidoras do município. Os donos dos estabelecimento que faziam a venda podem estar envolvidos no esquema.


"Nessa ação de hoje nós cumprimos seis mandados de busca e apreensão. Foram três mandados na casa dos empresários e três mandados nos locais onde funcionavam as empresas que estariam envolvidas no esquema. A intensão é responsabilizar os culpados e se for o caso levar eles para a cadeia", explicou o delegado.

De acordo com a polícia, a iniciativa da operação neste momento foi inibir a ação de falsificadores, especialmente em um momento que o consumo de bebidas aumenta, como a Copa do Mundo e as festas de fim de ano.


Cervejas baratas estariam recebendo rótulos de marcas mais caras para serem vendidas por preço mais elevado — Foto: Reprodução/TV Gazeta


A cerveja falsificada no Espírito Santo também era enviada pra São Paulo e Rio de Janeiro. os envolvidos não foram presos, mas devem responder por fraude fiscal e também outros crimes.


O delegado dá algumas dicas de como o consumidor pode ficar atento e não comprar produtos adulterados.


"Quando ele pede uma cerveja ele pode tentar olhar a rotulagem. A rotulagem diz muito sobre um produto. Se o rótulo tá saindo, tá amassado, tá colado de forma diferente. A tampa tá amassada com ferrugem, algum indicativo ali, não compra, não consuma aquele produto", reforçou o delegado.

Essa foi a segunda fase da operação, que já prendeu oito pessoas em junho deste ano. As empresas responsáveis pelas marcas das cervejas também são vítimas desse esquema. Na época, foi divulgado um vídeo pela Polícia Civil mostrando como era feita a adulteração das cervejas falsificadas apreendidas em um galpão.


Fonte: g1

Leia Mais ››