terça-feira, novembro 28, 2023

Receita Federal apreende em Natal quase 5 quilos de skunk enviados em embalagem de piscina infantil

Receita Federal apreende em Natal quase 5 quilos de skunk enviados em embalagem de piscina infantil — Foto: Foto: Reprodução

A Receita Federal apreendeu, nesta terça-feira (28), 4,5 kg de skunk - também conhecida como supermaconha - em uma transportadora em Natal. A droga estaria embalada como uma piscina infantil e estava sendo enviada como encomenda para um destinatário no Rio Grande do Norte.


A apreensão aconteceu durante uma operação da Receita para o combate ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho, contrafação e pirataria.


Após a descoberta, o material foi apreendido e será entregue à Polícia Judiciária, que se encarregará das investigações para identificar os responsáveis pelo crime.


Somente em 2023, a Receita Federal já havia apreendido cerca de 7 kg de skunk e aproximadamente 2.300 comprimidos de ecstasy em outras operações nos Correios e em transportadoras.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Quatro pessoas ficam feridas após cobertura de centro comercial cair durante chuvas na Grande Natal

Quatro pessoas ficam feridas após teto de centro comercial cair durante chuvas na Grande Natal — Foto: Reprodução

Quatro pessoas ficaram feridas após a cobertura de um centro comercial cair durante a manhã desta terça-feira (28) na cidade de Extremoz, na Grande Natal. As fortes chuvas no Rio Grande do Norte desde a manhã de segunda-feira (27) resultaram em transtornos em vários municípios, incluindo na capital.


De acordo com informações de testemunhas, por volta das 10h, a cobertura do centro comercial, que fica localizado em um posto de combustível ainda não inaugurado, despencou em razão das chuvas e do vento. Apesar do posto ainda não estar em operação, as lojas do espaço já estão em funcionamento.


Das quatro pessoas atingidas pela estrutura, duas foram socorridas para receber atendimento no Hospital e Maternidade Presidente Café Filho, unidade municipal de Extremoz. Outras duas tiveram ferimentos leves e não precisaram de socorro médico ao hospital.



Nesta terça-feira (28), em uma área próxima ao centro comercial onde o incidente no centro comercial aconteceu, um homem teve seu o carro engolido por uma cratera.


Em Natal, a prefeitura decidiu decretar situação de emergência em razão das chuvas. Pelo menos 60 pessoas ficaram desabrigadas após as fortes chuvas que caíram sobre a capital potiguar e cidades da região metropolitana entre a segunda-feira (27) e manhã desta terça-feira (28).


As prefeituras de Natal e Parnamirim suspenderam as aulas na rede municipal nesta terça-feira (28). O governo do estado também suspendeu as aulas na rede estadual na capital e nos municípios da região metropolitana "onde choveu forte".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeitura de Natal decreta situação de emergência por 90 dias por causa das chuvas

Ruas ficaram alagadas em Natal após fortes chuvas — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

A Prefeitura de Natal decretou situação de emergência pelo prazo de 90 dias em razão das chuvas intensas que afetaram diversas partes da cidade desde segunda-feira (27). O decreto assinado pelo prefeito Álvaro Dias foi publicado nesta terça-feira (28) no Diário Oficial do Município.


Para o decreto, a prefeitura considerou o transbordamento de lagoas de captação, imóveis alagados com perdas de móveis pelos moradores, crateras abertas pela cidade, pequenos deslizamentos em encostas, quedas de árvores e casas em situações de risco de desabamento.


Outro motivo para a publicação do decreto, segundo o texto, está a presença de desabrigados e moradores desalojados nas quatro zonas da cidade.


Casa alagada após fortes chuvas em Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


No documento, a prefeitura autoriza ações resolutivas durante este período:


Autoriza a mobilização de todos os órgãos do município para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.

Autoriza as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil a adentrar nas casas, para prestar socorro ou determinar a pronta evacuação, e usar de propriedade particular, em caso de iminente perigo público. Agentes públicos poderão ser responsabilizados em caso de omissão de suas obrigações.

Autoriza-se o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre.


O decreto prevê ainda a dispensa de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, melhorias habitacionais, reforma ou recuperação de imóveis atingidos pelas fortes chuvas, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias.


O decreto assinado pelo prefeito Álvaro Dias entrou em vigor no momento da publicação, nesta terça-feira (28).


Transtornos no município

As fortes chuvas que caem sobre Natal e cidades da região metropolitana desde a segunda-feira (27) provocaram alagamentos em ruas e casas da capital, causaram suspensão das aulas nas escolas municipais, dos atendimentos em unidades de saúde e do funcionamento das linhas de trens urbanos.


Pelo menos 60 pessoas ficaram desabrigadas após as fortes chuvas que caíram sobre a capital potiguar e cidades da região metropolitana entre a segunda-feira (27) e manhã desta terça-feira (28).


As estações pluviométricas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram acumulados de até 240 milímetros em 24 horas, na Zona Norte da capital.


O volume é atípico para o período do ano e histórico, segundo afirmou o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mais de 2 mil raios atingiram o RN em menos de 48 horas, diz Cosern

Tempestade de raios — Foto: Rayza Ribas/Aplicativo VC na RPC

Mais de 2,1 mil raios atingiram o Rio Grande do Norte em menos de 48 horas, segundo um levantamento feito pela Neoenergia Cosern com base em dados da plataforma ClimaTempo.


As fortes chuvas que caem desde a segunda-feira (27) sobre Natal e cidades da região metropolitana, além de cidades da região Agreste potiguar, vêm provocando alagamentos em casas e ruas, crateras, suspensão de serviços, interdição de vias importantes como a BR-101 e a Ponte Newton Navarro, entre outros transtornos.


Em alguns bairros de Natal e cidades vizinhas, como Parnamirim, o fornecimento de energia elétrica precisou ser suspenso em algumas ruas por questões de segurança.


Por volta das 11h desta terça-feira (28), a Neoenergia Cosern registrou interrupções pontuais no fornecimento de energia em Parnamirim, Extremoz, Monte Alegre, São Gonçalo do Amarante e Natal. A empresa informou que equipes técnicas "seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento integral de energia elétrica, respeitando as diretrizes de segurança impostas para a ocasião".


A concessionária de energia também informou que triplicou o número de equipes em campo para atender as demandas relacionadas às chuvas em todas as regiões do RN, totalizando mais de 200 profissionais em atuação. Para dar suporte técnico a esses profissionais, o quantitativo de engenheiros e técnicos no Centro de Operações Integradas (COI), em Natal, aumentou em 100%.


Orientações de segurança para os dias de chuvas

Em caso de imóvel alagado, desligue o disjuntor imediatamente;

Não utilize aparelhos domésticos ligados na energia se estiver com o corpo molhado e descalço;

Em caso de choque elétrico, desligue imediatamente o disjuntor da residência e só depois auxilie a vítima;

Não utilize telefone celular com o carregador conectado na tomada;

Evite o uso do T (benjamim);

Se estiver ao ar livre, busque abrigo tão logo veja nuvens carregadas no céu ou escute um trovão;

Evite colher frutas, legumes ou verduras, abrigar-se ou caminhar perto de árvores;

Não fique próximo a animais e nem ande a cavalo;

Não fique próximo a cercas de arame;

Não fique próximo a objetos metálicos pontiagudos como enxadas, pás e facões;

Não se abrigue debaixo de varandas, barracos e celeiros;

Não caminhe em áreas descampadas;

Não fique parado em rodovias, ruas ou estradas;

Não suba em locais como telhados, terraços e montanhas;

Não se banhar em praia, rio, açude ou piscina durante uma tempestade;

Quando possível e em segurança, faça a revisão periódica das instalações elétricas internas da residência com auxílio de um eletricista profissional.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em menos de 12 horas, homem tem casa alagada e carro engolido por cratera em cidades diferentes do RN

Vigilante teve casa alagada e carro engolido por cratera em diferentes cidades do RN — Foto: Reprodução

Em menos de 12 horas, um vigilante de Natal teve dois grandes prejuízos, em diferentes cidades da região metropolitana da capital potiguar. Ambos foram causados pelas chuvas que caem desde a segunda-feira (27) no Rio Grande do Norte.


A casa de Eziel dos Santos Teixeira, de 60 anos, ficou alagada o bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital, na noite de segunda-feira (27).


Nesta terça-feira (28), o carro dele acabou caindo em uma cratera que se abriu na região conhecida como Moinho dos Ventos, em Extremoz, e quebrou. A distância entre as duas cidades é de cerca de 20 km.



Eziel conta que a água começou a entrar na casa dele por volta das 21h. "Deu um metro (de água) dentro de casa. Quando deu meia-noite, pegamos o carro e fomos para Extremoz, para a casa do meu enteado", contou.


Segundo Erickson Marlon, de 31 anos, enteado de Eziel, a casa foi inundada após a lagoa de captação do bairro Pajuçara transbordar.


"Ele perdeu tudo dentro de casa. As únicas coisas que conseguiu salvar foram algumas roupas e uma televisão. Todo o resto se perdeu", contou ao g1.



"Passou um carro, depois passou outro, quando fui passar, o buraco se abriu", relatou Eziel.


"A gente não sabe tudo que danificou, mas quebrou motor, para-choque, arranhou as portas, foi muita coisa", disse o enteado.


A família voltou ao bairro Pajuçara na manhã desta terça-feira (28), após o nível da água baixar, para tentar recuperar pertences e ajudar vizinhos.


As fortes chuvas que caem sobre Natal e cidades da região metropolitana desde a segunda-feira (27) provocaram alagamentos em ruas e casas da capital, causaram suspensão das aulas nas escolas municipais, dos atendimentos em unidades de saúde e do funcionamento das linhas de trens urbanos.


As estações pluviométricas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram acumulados de até 240 milímetros em 24 horas, na Zona Norte da capital.


O volume é atípico para o período do ano e histórico, segundo afirmou o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn).



Somente a cidade de Brejinho, na região Agreste potiguar, registrou mais de 300 milímetros de chuva em 24 horas, segundo o monitoramento da empresa estatal. De acordo com o especialista, o volume é metade do esperado para todo o ano no município.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PL pede cassação após servidores acusarem Janones de fazer rachadinha


O PL, maior bancada da Câmara, encaminhou à Mesa Diretora da Câmara um pedido para cassar o mandato do deputado André Janones (Avante-MG) após servidores do gabinete do parlamentar o acusarem de fazer rachadinha.


Agora, o pedido será encaminhado à Presidência da Casa e, em seguida, despachado ao Conselho de Ética, que pode transformar a representação em processo.


A rachadinha é uma prática irregular que consiste em um parlamentar exigir que funcionários repassem a ele parte de seus salários. Muitas vezes, são funcionários fantasmas, que nem vão aos gabinetes.


Segundo assessores e ex-assessores do deputado, o esquema no gabinete começou a partir de 2019, quando ele assumiu o primeiro mandato na Câmara.


Segundo esses denunciantes, a prática foi adotada, pelo menos, durante todo o primeiro mandato de Janones (2019-2022). E teria, também, sido adotada pela ex-assessora de André Janones Leandra Guedes na prefeitura de Ituiutaba (MG) – ela foi eleita prefeita do município em 2020 e levou parte dos assessores para compor sua equipe no novo posto.


A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam o caso.


Janones e Leandra negam as irregularidades apontadas nas denúncias. "Usaram uma gravação clandestina e criminosa, um áudio retirado de contexto e para tentar me imputar um crime que eu jamais cometi. Aproveito para solicitar que o conteúdo criminosamente gravado seja disponibilizado na integra e não edições manipuladas, postada quase simultaneamente por todas as lideranças de extrema-direita", disse Janones em uma rede social.



Áudio

Em áudio revelado pelo portal "Metrópoles" nesta segunda-feira (27), obtido também pelo g1, Janones se dirige aos seus funcionários do gabinete em reunião em fevereiro de 2019.


A gravação foi feita na primeira reunião da equipe de Janones após assumir a liderança do Avante na Câmara.


Em dado momento, o deputado começa a discursar sobre corrupção, e se compromete a não se “corromper”.


Na sequência, no entanto, diz que “algumas pessoas” presentes à reunião teriam salários mais altos, para que pudessem “ajudar” a recompor o patrimônio perdido por ele nas eleições de 2016 à Prefeitura de Ituiutaba.


Janones diz não achar “justo” que um funcionário recebesse R$ 10 mil líquidos e que ele, R$ 25 mil, mas tivesse que pagar R$ 15 mil mensais em dívidas. Ele nega que o esquema seja uma rachadinha e diz não considerar uma corrupção.


"Não me corromper significa não ceder à corrupção. Tem algumas pessoas aqui, que vou conversar em particular depois, que vão receber um pouco de salário a mais e elas vão me ajudar a pagar as contas que ficou da minha campanha de prefeito, porque eu perdi R$ 675 mil na campanha. Elas vão ganhar a mais para isso. ‘Ah, isso é devolver salário, e você está chamando de outro nome.’ Não é, porque o devolver salário você manda na minha conta, e eu faço o que eu quiser. Isso são simplesmente pessoas que eu confio e que participaram comigo em 2016, que eu acho que elas entendem que realmente meu patrimônio foi todo dilapidado”, afirmou.


O material deve ser anexado às investigações em curso na PF e no Ministério Público Federal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo estuda lançar 'Desenrola' para renegociação de dívidas das empresas, diz Alckmin


O governo estuda lançar um programa para renegociação de dívidas de empresas, aos moldes do "Desenrola Brasil". A informação foi dada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, nesta terça-feira (28).


"Tivemos especialmente meses atrás taxas de juros muito elevadas e muitas empresas vindo ainda de problemas do tempo da Covid, da pandemia, tiveram dificuldade. Então, há necessidade sim de ter uma discussão da mesma forma que se buscou um Desenrola para pessoas, ter um desenrola para empresas", disse a jornalistas.

Mais cedo, Alckmin participou do Fórum de Comércio e Serviços, em que confirmou a intenção do governo de criar o programa. "Uma questão que estamos discutindo é o Desenrola Empresas também", afirmou.



O que é o Desenrola Brasil

O “Desenrola Brasil’ foi criado para a renegociação de dívidas de pessoas físicas, com o objetivo de retomar o potencial de consumo da população.


A estimativa do Ministério da Fazenda é que o programa beneficie 70 milhões de pessoas, principalmente devedores com renda bruta de até dois salários mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).


Fórum de Comércio e Serviços

O Fórum de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) foi criado no início do mês, com o objetivo de contribuir na elaboração de políticas públicas para o setor.


Segundo o presidente em exercício e ministro de MDIC, o Fórum discutiu nesta terça-feira (28) questões como desoneração da folha de pagamento, imposto de importação para compras de até US$ 50 e exportação de serviços.


Alckmin afirmou que o imposto de importação é o terceiro passo do governo, depois da regularização das empresas e da cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) --aplicado pelos estados.



"A primeira etapa foi a formalização, ter a plataforma para as empresas estarem formalizadas. A segunda, o ICMS, já começa a ser tributada. A terceira a ser discutida é o imposto de importação", disse.


Fonte:g1
Leia Mais ››

Líder do governo vai reunir senadores e Dino em jantar para articular sabatina


O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vai dar um jantar na noite desta quinta-feira (30), para articular votos para a sabatina de Flávio Dino , indicado por Lula a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O líder já avisou senadores e líderes partidários sobre o encontro, que será na casa dele.


Além de senadores e líderes de partidos, o próprio Dino estará no jantar — o que permitirá o corpo a corpo de candidato com os senadores. Essa articulação política, feita de forma pessoal, num ambiente menos formal e mais amigável , como um jantar, é essencial para garantir votos a Dino.


O entendimento, no governo, é que o foco das articulações tem que ser na sabatina à vaga ao STF, já que a indicação de Paulo Gonet ao comando da Procuradoria-Geral da República não enfrenta resistências nem na oposição. Ele é conservador e isso agrada todos os polos no Senado.


Já o ministro Flávio Dino tem situação diferente. Senadores dizem que, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na sabatina, o apoio está mapeado e o voto é aberto. A articulação que tem que ficar bem azeitada é a no plenário, segunda fase da análise da indicação. Lá, o governo precisa de pelo menos 41 votos — e para não passar susto, tem que ter margem de 45 votos , pelo menos.


Dino tem chances de ver seu nome aprovado, mas precisará do empenho de senadores da base e de negociações e compensações que o governo possa fazer.


A oposição tem resistência a ele que personificou, no governo Lula, o duelo com bolsonaristas em todas as arenas: no Congresso e nas redes sociais. Dino sempre de foi de ofensiva e de defesas firmes — com conhecimento técnico e oratória, o que irritava essa ala bolsonarista.


As negociações dão conta de um placar de 48 votos a favor de Dino — mas esse número pode mudar e depende de muitos fatores, inclusive do tom das conversas no Senado a partir de agora.


Fonte: Blog da Camila Bomfim

Leia Mais ››

Assessores acusam André Janones de montar esquema de 'rachadinha' em gabinete na Câmara

Leandra Guedes e André Janones em evento político, em imagem de redes sociais — Foto: Instagram/Reprodução

Assessores e ex-assessores do deputado federal André Janones (Avante-MG) afirmam que o parlamentar operou um esquema de "rachadinha" no gabinete a partir de 2019, quando assumiu o primeiro mandato.


A rachadinha é uma prática ilegal na qual o gabinete de um parlamentar contrata funcionários, mas impõe a condição de que eles "devolvam" parte dos salários. Muitas vezes, são funcionários fantasmas, que nem vão aos gabinetes.


Segundo esses denunciantes, a prática foi adotada, pelo menos, durante todo o primeiro mandato de Janones (2019-2022).


E teria, também, sido adotada pela ex-assessora de André Janones Leandra Guedes na prefeitura de Ituiutaba (MG) – ela foi eleita prefeita do município em 2020 e levou parte dos assessores para compor sua equipe no novo posto.



Em razão do foro privilegiado de Janones, a denúncia tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde maio deste ano.


Janones e Leandra negam as irregularidades apontadas nas denúncias.


"[...] usaram uma gravação clandestina e criminosa, um áudio retirado de contexto e para tentar me imputar um crime que eu jamais cometi. Aproveito para solicitar que o conteúdo criminosamente gravado seja disponibilizado na integra e não edições manipuladas, postada quase simultaneamente por todas as lideranças de extrema-direita", disse Janones em uma rede social.


"Essas denuncias vazias nunca se tornaram uma ação penal ou qualquer processo, por não haver materialiade. Não são verdade, e sim escândalos fabricados. No mais, repito eu nunca recebi um único real de assessor, não comprei mansões, nem enriqueci e isso por uma simples razão, eu nunca fiz rachadinha", prosseguiu.


"A prefeita Leandra Guedes, ex-assessora do deputado federal André Janones, informa que não tem conhecimento do conteúdo divulgado nesta segunda-feira (27) e jamais presenciou ou participou de qualquer conduta ilegal", afirmou Leandra em nota.


Questionada pela TV Globo, a Polícia Federal disse que não poderia informar os avanços na investigação porque não comenta procedimentos em curso.


A primeira denúncia

A primeira denúncia foi feita por Fabricio Ferreira de Oliveira, que integrava o grupo político de Janones e trabalhou no gabinete entre fevereiro de 2019 e novembro de 2021.



Ao MPF em Minas, Oliveira disse que Janones recebia parte do salário de servidores comissionados lotados em seu gabinete em Brasília. O esquema seria operado pela então secretária parlamentar Leandra Guedes.


O agora ex-assessor anexou à denúncia uma gravação com outro assessor de Janones, Alisson Alves Camargos. No áudio, Alisson diz que recebia cerca de R$ 10 mil e que repassava, mensalmente, quase R$ 5 mil para “eles" – em referência a André Janones e Leandra Guedes.


“É quase cinco contos que eu passo pra eles. Nem nove mil tô tirando. Nove mil no papel, entendeu?”, diz Alisson. “É aquele mesmo esquema: dá o dinheiro pra Leandra, e ela passa pro André”, afirma em outro momento da gravação.


Leandra, segundo assessores ouvidos pelo g1, era responsável por pressionar e cobrar as contribuições — ora esporádicas, ora mensais. Os repasses eram feitos em dinheiro.


À época, Oliveira disse ao MPF que, embora negasse, Janones era o destinatário dos valores – e que a prática teria começado em 2019, anunciada pelo próprio deputado em reunião com os funcionários.


Novos áudios

Quando a primeira denúncia foi protocolada, os ex-assessores tinham como provas apenas conversas entre eles. Neste mês, no entanto, surgiram novos áudios que mostram o próprio deputado André Janones aparece explicando o suposto esquema.


O áudio foi revelado pelo portal "Metrópoles" nesta segunda-feira (27) e obtido também pelo g1. O material deve ser anexado às investigações em curso na PF e no Ministério Público Federal.


Segundo assessores de Janones – um que deixou a equipe após as eleições de 2022, e outro que segue no gabinete –, a gravação foi feita na primeira reunião da equipe de Janones após assumir a liderança do Avante na Câmara, em 5 de fevereiro de 2019.


Em quase 50 minutos de áudio, Janones se dirige aos 15 funcionários escolhidos para trabalhar na estrutura. Em dado momento, o deputado começa a discursar sobre corrupção, e se compromete a não se “corromper”.


Na sequência, no entanto, diz que “algumas pessoas” presentes à reunião teriam salários mais altos, para que pudessem “ajudar” a recompor o patrimônio perdido por ele nas eleições de 2016 à Prefeitura de Ituiutaba.


Janones diz não achar “justo” que um funcionário recebesse R$ 10 mil líquidos e que ele, R$ 25 mil, mas tivesse que pagar R$ 15 mil mensais em dívidas. Ele nega que o esquema seja uma rachadinha e diz não considerar uma corrupção.


"Não me corromper significa não ceder à corrupção. Tem algumas pessoas aqui, que vou conversar em particular depois, que vão receber um pouco de salário a mais e elas vão me ajudar a pagar as contas que ficou da minha campanha de prefeito, porque eu perdi R$ 675 mil na campanha. Elas vão ganhar a mais para isso. ‘Ah, isso é devolver salário, e você está chamando de outro nome.’ Não é, porque o devolver salário você manda na minha conta, e eu faço o que eu quiser. Isso são simplesmente pessoas que eu confio e que participaram comigo em 2016, que eu acho que elas entendem que realmente meu patrimônio foi todo dilapidado.”


“Acho justo que essas pessoas participem comigo da reconstrução disso. Não considero isso uma corrupção. É uma pessoa que é amigo, que entendo que, na hora que eu conversar, vai se dispor a me ajudar”, afirma.


“Não acho justo, por exemplo, o Mário vai ganhar R$ 10 mil, e eu vou ganhar R$ 25, né, de… Só que o Mário os 10 mil é dele, é líquido. Eu, dos 25, 15 eu vou usar para pagar as dívidas que ficou de 2016. Não é justo, entendeu?”

Segundo os assessores, o esquema teria se iniciado nesse dia. Eles dizem que, por medo, colegas não rejeitaram a prática.


A participação de Leandra Guedes

O esquema, segundo os denunciantes, foi se atualizando com o passar do tempo e ganhando forma na mão de Leandra Guedes.


De acordo com os assessores, cabia a Leandra cobrar e juntar os valores obtidos. Com a eleição à prefeitura, a responsabilidade pelas cobranças teria sido repassada a aliadas de Leandra no gabinete.


Algumas trocas de mensagens de Janones com integrantes do gabinete, também reveladas nas últimas semanas, mostram que ele tentou atribuir à Leandra o destino do dinheiro.


Mostram, também, uma tentativa de Janones de rebater o áudio de Alisson Camargos que atribuía a Leandra e ao deputado a operação do suposto esquema.



“Hoje que ouvi os áudios. Hora nenhuma o Alisson fala que devolve dinheiro pra mim. É sério que vocês não perceberam isso? Ele fala que todo mês ele tem que pagar a Leandra, só isso. Pagar o dinheiro que ele devia. Quem fala meu nome é o Fabricio. E ainda assim ele fala 'deve' passar pro André. Ele não afirma.”


Captura de tela mostra mensagens atribuídas a deputado André Janones (Avante-MG) sobre suposta rachadinha — Foto: Reprodução


Fonte:g1

Leia Mais ››

85º Homicídio em Mossoró 2023: Homem é morto a tiros em via pública no Dom Jaime Câmara


O crime aconteceu por volta de 00h20min desta madrugada de terça feira 28 de novembro de 2023, na Travessa Manoel Batista de Morais, na localidade conhecida como Baixinha, no Bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró no Oeste Potiguar.


A vítima foi identificada como David Edson Nogueira Rocha de 36 anos. Tentando escapar da morte, a vítima correu cerca de 80 mestros, mas foi perseguido e morto com vários tiros de pistola calibre 380.


Testemunhas relataram para a Polícia Militar, que após os disparos, um moto Bros foi vista saindo do local. A PM realizou o isolamento do corpo até a chegada das equipes da Polícia Civil e do Itep.


Após os procedimentos de perícia o corpo de David Edson Nogueira Rocha foi recolhido para exames no IML do Itep. Ainda não há informações sobre a motivação do crime e a polícia desconhece a identidade do autor dos disparos que mataram a vítima.


No site da justiça consta um processo, onde David Edson foi investigado por um crime de lesão corporal mediante violência doméstica contra sua companheira, processo já arquivado.


Esse foi o quarto assassinato ocorrido em Mossoró, nos últimos quatro dias. A cidade já contabiliza 85 homicídios no ano de 2023. A 10ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Pedido do MP ameaça empregos e pode trazer prejuízos ao RN, diz APER

José Maria Vilar considera que a medida, após meses de análise e vultosos investimentos, pode provocar um efeito cascata no setor - FOTO: ALBERTO LEANDRO

A Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER) criticou a recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), que pede o cancelamento de Licença de Instalação (LI) do Parque Eólico na Serra do Feiticeiro, em Lajes, na região Central potiguar. Para a entidade, a medida pode acarretar em prejuízos para o Estado, municípios e população. Por meio de nota assinada pelo vice-presidente José Maria Vilar, a associação destacou que o processo alvo do MP foi analisado por um órgão técnico e juridicamente habilitado para tal atividade.



Vilar considera que a medida, após meses de análise e vultosos investimentos já realizados para a instalação do parque eólico, pode provocar um efeito cascata no setor. “Pode gerar forte insegurança jurídica para os atuais e potenciais investidores, com prejuízos também para o Estado, municípios e população, que seria beneficiada pelos investimentos. Vale destacar ainda que os investimentos serão realizados em áreas da região semiárida, que contam com poucas oportunidades de emprego e renda”, frisou ele.



A recomendação em questão foi divulgada na última quinta-feira (23) e foi direcionada ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). De acordo com o documento, a emissão da LI pelo Idema ocorreu mesmo após negativa do Núcleo de licenciamento de Parques Eólicos (NUPE/Idema) e da importância da Serra do Feiticeiro na conservação da Caatinga. O Parque de Lajes, segundo o órgão ministerial, está parcialmente inserido na região.



Em nota, o Idema/RN informou que vai analisar os critérios técnicos indicados pelo MPRN “para posterior posicionamento, pois a mesma se trata de um projeto amplamente discutido tecnicamente pelo órgão ambiental”.



De acordo com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), oito anos foram levados para a emissão da licença, de 2014 a 2022. Para o presidente da entidade, Roberto Serquiz, todas as etapas para a liberação da instalação do parque foram analisadas, debatidas e ajustadas anteriormente. A recomendação de cancelamento pegou de surpresa o setor.



Como a energia eólica está altamente presente na região Nordeste, o setor avalia que medidas como a do MPRN podem iniciar a migração de investimentos do Rio Grande do Norte para estados vizinhos. A presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoum, criticou a interferência. “Se a todo momento os licenciamentos ficarem sujeitos a dúvidas e questionamentos por órgãos do Ministério Público, que tem o seu papel fundamental, isso vai prejudicar os nossos investimentos em energia eólica”, disse ela em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, na semana passada.



A representante do setor reforça que o licenciamento dos parques eólicos está baseado em uma resolução federal do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), publicada em 2014, seguida rigorosamente pelos órgãos ambientais para realizar a licença de empreendimentos. Além da insegurança jurídica, ela afirma que ações como essa prejudica, o processo para descarbonização da matriz energética.



Em Lajes, onde o parque eólico já teve processo de instalação iniciada, a presidente da Abeeólica afirma que a possível suspensão da LI pode levar a empresa responsável pelo projeto a desistir de investir no Rio Grande do Norte. Posteriormente, diz ela, o Estado poderá enfrentar um panorama de desistência e migrações de investimentos para outras regiões.


fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Governo do RN anuncia novo empréstimo de cerca de R$ 881 milhões com o Banco Mundial

Hospital da Mulher, em Mossoró, foi construído com recursos de empréstimo do Banco Mundial — Foto: Raiane Miranda

O Rio Grande do Norte vai pegar um empréstimo de US$ 180 milhões - cerca de R$ 881 milhões na cotação atual - com o Banco Mundial. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pelo governo do estado.


O dinheiro deverá ser investido em estradas, turismo e agricultura. Em um evento realizado em Natal, o estado prestou contas de US$ 360 milhões investidos nos últimos 10 anos, dentro de uma operação financeira com a instituição.


Desde 2014, os empréstimos do Banco Mundial têm sido a principal fonte de investimentos das gestões estaduais no RN. Os US$ 360 milhões captados inicialmente foram investidos em 12 áreas diferentes.



Na saúde, os recursos foram usados, por exemplo, na construção do Hospital da Mulher, em Mossoró, no Oeste potiguar. A unidade inaugurada em dezembro de 2022 demandou R$ 134 milhões, por meio do projeto Governo Cidadão.


Na Agricultura, a produção de queijos regionais de forma artesanal também recebeu investimentos, com a modernização de 39 queijeiras.


"Foi um desafio muito grande e já foi dado pelo Banco Mundial o aval para a gente ter uma segunda fase, um valor significativo, em torno de R$ 1 bilhão para renovação do financiamento", afirmou Virgínia Ferreira, coordenadora do projeto e Secretária de Planejamento do RN.


Evento apresentou prestação de contas dos empréstimos do Banco Mundial ao RN — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


De acordo com o Banco Mundial, o estado poderá contar com o novo recurso a partir de 2024.


"Nós já temos, no quis diz respeito às rodovias, todos os projetos executivos, assim como os investimentos na área de turismo e agricultura", disse a governadora do estado, Fátima Bezerra (PT).


"Podemos esperar que até 2024 vamos andar, dar continuidade a todo o trabalho que foi feito até agora", disse Sophie Nadeau, gerente de operaçoes do banco no Brasil.


O governo já começou a pagar o primeiro empréstimo em parcelas semestrais, mas não informou os valores das parcelas, que são variáveis, de acordo com a taxa de juros externa. Para o segundo empréstimo, o governo ainda tem cinco anos de carência para iniciar o pagamento.


O estado tem 17 anos, a partir de agora, para quitar os empréstimos. O prazo total era de 30 anos. Segundo o governo, os recursos para pagamento dos financiamentos saem do Tesouro Estadual.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério Público denuncia quatro colombianos por furto de rosário de ouro em igreja de MG

Rosário beneditino do século XIX — Foto: Divulgação/Basílica de Nossa Senhora do Pilar

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou quatro colombianos pelo furto de um rosário de ouro do século XIX. A peça estava exposta no Museu de Arte Sacra da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, na Região Central do estado.


O crime ocorreu no último 10 de novembro. Câmeras de segurança filmaram a ação de uma dupla de suspeitos, que chegou a ficar mais de 40 minutos no local até conseguir furtar o objeto


O rosário beneditino faz parte do acervo da igreja, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1939.


De acordo com o MPMG, uma mulher foi presa, um casal é considerado foragido, e o outro homem teve o pedido de prisão preventiva requerido. Todos eles foram denunciados por furto qualificado e associação criminosa.


O órgão também pede que seja fixado um valor de R$ 100 mil para a reparação dos danos materiais causados com a subtração do bem, e mais R$ 500 mil por danos morais coletivos.


Já o terço segue desaparecido. Ele foi inserido pelo MP no site Sondar, um sistema usado para divulgar bens culturais furtados ou roubados no estado.



“Com a expectativa de que a sociedade possa nos trazer informação para localizarmos mais rápido possível e, quem sabe, ainda recuperar o rosário e devolver para o local onde ele nunca deveria ter saído”, disse Marcelo Azevedo Mafra, promotor de Justiça.

'Operação Relicário'

Os denunciados são William Cardona Silva, também conhecido como Javier Hernando Abril Duque, Ingrid Lorena Ceron Rincon, Carol Viviana Pineda Rojas e Miller Daniel Hortua Laverde.


A prisão preventiva dos três primeiros já havia sido decretada pela Justiça, sendo que Ingrid Lorena foi presa no dia 17 de novembro, em São Paulo, durante a Operação Relicário. William Cardona e Carol Viviana estão foragidos.


O Ministério Público também pediu a prisão preventiva de Miller Daniel, e a transferência de Ingrid Lorena para o sistema prisional de Minas Gerais. Ainda foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços de Belo Horizonte e SP.


Além do furto em Ouro Preto, o MP apurou que os denunciados têm parentesco e vínculos afetivos entre si. Eles constituíram uma associação criminosa estável, especializada na prática de crimes contra o patrimônio em diversos estados, com divisão de tarefas e repartição dos bens furtados.


Furto do rosário

De acordo com o MP, a quadrilha saiu de São Paulo, no dia 8 de novembro, e foi até Ouro Preto, em um carro alugado, para planejar o crime. No dia 10, os quatro voltaram à cidade para furtar o rosário.



Imagens de segurança registraram que, por volta das 13 horas, William Cardona, Carol Viviana e Ingrid Lorena entraram no museu da igreja. Com auxílio de uma ferramenta, William e Carol romperam a trava do vidro de proteção e forçaram a vitrine, sem quebrá-la e acionar o alarme.


Também é possível ver Ingrid andando pelo museu, com o objetivo de impedir a aproximação de testemunhas. Miller Daniel ficou o tempo todo ao lado de fora, vigiando a movimentação de pessoas.


Logo após o crime, os denunciados fugiram para Belo Horizonte. Pouco tempo depois, foram para um imóvel alugado em Betim.



No dia 11, Ingrid e Miller devolveram o veículo alugado no Centro da capital mineira e retornaram para São Paulo, de ônibus. Na madrugada do dia 12, os outros dois acusados também foram para SP.


Segundo o MP, os suspeitos acumulam antecedentes criminais em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Maranhão, Piauí, Rondônia, Tocantins e Ceará.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dentista encontrado morto em apartamento de prédio de luxo em Salvador: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre crime

Dentista de 36 anos foi encontrado morto em apartamento de prédio de luxo em Salvador — Foto: Redes sociais

O dentista Lucas Maia de Oliveira, de 36 anos, foi encontrado morto, no sábado (25), no apartamento em que morava, no prédio de luxo Celebration Garibaldi, localizado no Rio Vermelho, bairro boêmio de Salvador. O corpo dele foi encontrado amarrado na cama.


Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Testemunhas relataram que Lucas enviava fotos de pessoas com quem se relacionava para os amigos mais próximos, por segurança.


As imagens mais recentes já foram disponibilizadas à polícia e podem ajudar a elucidar o crime. Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso:


Quem era Lucas Maia?


Lucas Maia era dentista e fazia atendimentos gratuitos para pessoas de baixa renda — Foto: Redes sociais


Lucas Maia tinha 36 anos, era dentista, e fazia atendimentos gratuitos para pessoas de baixa renda. Ele planejava abrir uma filial da clínica que tinha na capital baiana, na cidade de Santo Antônio de Jesus, onde nasceu.


Ela era solteiro, morava em Salvador há 20 anos e tinha uma clínica no Largo dos Mares. Em 2019, se tornou tutor de um cachorro batizado de Hashi, que virou seu fiel escudeiro.


Nas redes sociais, Lucas Maia se identificava como implantodontista, profissional especializado na realização de instalação de implantes dentários.


O dentista era o filho mais velho e tinha cinco irmãos. Ele era definido por amigos como um homem de bom humor e amante de praia.


O corpo de Lucas foi enterrado na tarde de domingo (26), em Santo Antônio de Jesus. A despedida foi marcada por muita comoção de familiares e amigos, que se reuniram no Velório Paroquial. Em seguida, eles seguiram para o cemitério municipal, onde o corpo foi sepultado.



Como o corpo foi encontrado?


Crime aconteceu em um apartamento do prédio Celebration Garibaldi, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador — Foto: Divulgação


Lucas foi encontrado por volta das 16h30 do sábado, após um amigo pegar a chave do apartamento dele com uma diarista e ir ao local. O corpo estava amarrado, em estado de gigantismo.


Ele estava desaparecido desde a quinta-feira (23). Na ocasião, os familiares foram orientados a procurá-lo no apartamento dele e em hospitais.


No imóvel de Lucas havia pó de café espalhado pelo chão da sala. O cachorro dele foi encontrado preso na varanda do apartamento quando o corpo do dentista foi localizado. Um amigo do dentista assumiu os cuidados com o cão.



Há suspeito pelo crime?


Imagens obtidas pelo jornalismo da Rede Bahia mostram a movimentação do suspeito de envolvimento na morte do dentista. No entanto, a Polícia Civil ainda não detalhou se o suspeito foi identificado.


Fontes confirmaram ao g1 e à TV Bahia que essas imagens são analisadas pela Polícia Civil na investigação do crime.


Qual o cronologia do crime?


Suspeito aparece na imagem com capuz. Ele carrega mala do dentista encontrado morto em Salvador — Foto: Acervo pessoal


Segundo informações obtidas pela reportagem da Rede Bahia, o dentista Lucas Maia de Oliveira teria chegado ao prédio por volta de 13h de quinta-feira (23), acompanhado do suspeito.


No mesmo dia, por volta de 21h, um vizinho interfonou para a portaria do prédio e disse ter ouvido um pedido de socorro. O profissional teria subido até o 10º andar, onde fica o apartamento de Lucas Maia. Porém, o porteiro teria tentado contato, sem sucesso. Após escutar apenas o barulho feito pelo ventilador, o porteiro não teria chamado a polícia e retornou para a portaria.


Na madrugada de sexta-feira (24), o suspeito saiu do apartamento de Lucas. Ele usou as escadas para descer do 10° para o 8° andar, de onde chamou o elevador.


Neste momento, o homem já usava um casaco que seria da vítima, com o qual é flagrado pelas câmeras no elevador. A mala utilizada pelo suspeito também pertencia ao dentista. Antes de deixar o local, o suspeito ainda teria ficado por cerca de 30 minutos no carro da vítima e depois saiu.


No vídeo, é possível ver o suspeito em dois momentos:


📹 Elevador: em uma das imagens, o suspeito entra no elevador de serviço, que registra 1h36 de sexta-feira (24). Ele carregava uma mala e usava um capuz. O homem apertou um botão no elevador, e, em seguida, tentou se certificar sobre o destino. Durante todo o tempo, ele ficou de cabeça baixa e seu rosto não foi visto. O relógio da câmera marcava 1h37, quando o elevador abre a porta.



Porém, o homem não desceu e apertou um novo botão de destino. Cerca de 25 segundos depois, a porta do elevador abriu novamente e o homem deixou o local. Foi possível ver que o suspeito tem uma espécie de símbolo tatuado na mão esquerda.


📹 Garagem: em outro vídeo que é analisado pela polícia, o suspeito caminhou pela garagem, que, de acordo com identificação da câmera, seria o segundo pavimento de estacionamentos, o G2.


No registro, foi possível ver que o relógio marca 1h30. O homem usava capuz e caminhou com tranquilidade, enquanto empurrava a mala até que desapareceu da imagem. Não foi possível ver se ele seguiu em direção aos elevadores ou tem outro destino.


Ele teria deixado o local no carro de Lucas por volta de 2h.



Quais itens de Lucas foram roubados?


Polícia localizou carro de dentista encontrado morto em apartamento de prédio de luxo em Salvador — Foto: Acervo pessoal


O carro, o celular, a TV e notebook de Lucas Maia foram roubados pelo suspeito. O imóvel estava revirado e, segundo a polícia, foi saqueado. Além isso, móveis foram quebrados.


O veículo, um carro branco, modelo Nivus, foi localizado no domingo (26), na região da Avenida Vasco da Gama, próxima da entrada do Vale da Muriçoca, a cerca de 2,5 quilômetros do edifício onde morava o dentista.


O veículo foi levado para o pátio da Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e será periciado. A chave reserva não foi localizada e um chaveiro foi chamado para abrir o carro.



O que diz a família da vítima?


Pai de dentista morto em Salvador diz que filho pode ter sido asfixiado — Foto: TV Bahia


Lourenço Sampaio, pai do dentista, disse que o filho pode ter sido asfixiado antes de ter os pés amarrados com o lençol da cama. Ele afirmou que a polícia relatou que o apartamento foi revirado, mas não havia sinal de violência.


O pai do dentista lamentou a morte do filho, a quem descreveu como uma pessoa que gostava de festas, viagens e tinha muitos amigos.


"Uma pessoa muito querida por todos, não tinha intrigas com ninguém, brigas, nunca teve envolvimento com nada desse tipo”, pontuou.

Lourenço Sampaio confirmou ainda que há um ano o filho foi vítima de um golpe conhecido como "boa noite, Cinderela". Nesse tipo de crime, as vítimas são dopadas e roubadas.


Na ocasião, Lucas teria ficado dois dias desacordado. Ele teve objetos do apartamento e o carro roubado.



O que falta esclarecer?


Lucas Maia foi encontrado morto em Salvador — Foto: Redes sociais


A Polícia Civil ainda não informou detalhes sobre quem é o suspeito que aparece nas imagens de segurança do prédio em que Lucas foi encontrado morto.


Além disso, apesar de itens terem sido levados do apartamento, incluindo o carro da vítima, a polícia não disse que trata-se de um crime de latrocínio, quando há roubo seguido de morte, ou uma execução.


Fonte: g1

Leia Mais ››