segunda-feira, maio 21, 2018

Após reeleição de Maduro, EUA impõem novas sanções econômicas à Venezuela

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou, nesta segunda-feira (21), uma ordem executiva banindo o envolvimento de cidadãos norte-americanos em negociações de títulos da dívida da Venezuela e de outros ativos.

A medida foi confirmada a jornalistas por um membro sênior da administração da Casa Branca, segundo informou a agência de notícias Reuters.

"A ordem executiva de hoje fecha mais uma avenida de corrupção que observando que está sendo usada: ela impede que oficiais venezuelanos corruptos possam valorizar indevidamente e vender bens públicos em troca de propinas", disse a autoridade da Casa Branca aos repórteres.

A medida vale para bens relacionados ao petróleo e a outras áreas do governo da Venezuela.

A confirmação foi feita depois que o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, anunciou em seu perfil no Twitter que o país não ficaria "de braços cruzados". Na publicação, ele classificou as eleições venezuelanas como "uma farsa".

Eleições criticadas pela comunidade internacional
Neste domingo (20), Nicolás Maduro foi reeleito com 5,8 milhões de votos, em um processo eleitoral que não foi reconhecido pelos Estados Unidos e tem sido duramente criticado por diversos países, inclusive o Brasil. Veja a repercussão internacional das eleições na Venezuela.

Nicolás Maduro comemora reeleição neste domingo (20) na Venezuela (Foto: Ariana Cubillos/AP Photo)
Nicolás Maduro comemora reeleição neste domingo (20) na Venezuela (Foto: Ariana Cubillos/AP Photo)

O presidente foi reeleito com 67,7% dos votos aos 92,6% das urnas apuradas. O chavista obteve mais de 5,8 milhões de votos. A participação foi uma das mais baixas da história venezuelana: 46% do eleitorado e um total de 8,6 milhões de votos.

Os outros candidatos, Henri Falcón, que obteve 21% dos votos, e Javier Bertucci, com 11%, denunciaram irregularidades, disseram que não reconheciam o resultado e pediram novas eleições.

Pressão norte-americana
Os Estados Unidos, que desde março 2015 veem a Venezuela como uma "ameaça à segurança nacional", já aplicaram uma série de medidas contra dezenas de funcionários e ex-funcionários venezuelanos, inclusive Maduro e outras autoridades, acusando-os de corrupção e tráfico de drogas.

Na sexta-feira (18), ampliando a pressão que começou em agosto passado, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos já havia sancionado o poderoso líder venezuelano Diosdado Cabello, vice-presidente do Partido Socialista Unido (PSUV) e um dos políticos mais influentes do país, assim como sua esposa Marleny Contreras e o empresário Rafael Alfredo Sarria, segundo informou a agência France Presse (AFP).

Com a sanção a Cabello, não há quase nenhum importante líder venezuelano fora da mira do governo Trump.

De acordo com o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês) do Tesouro, no início de maio a lista de sanções a venezuelanos chegou a 62 pessoas e 15 entidades.

Washington, que compra um terço do petróleo venezuelano, proibiu entidades americanas de negociarem dívidas públicas do país ou de sua petroleira estatal PDVSA e de comercializar com petro, a criptomoeda lançada por Caracas.

A Venezuela, o país com as maiores reservas de petróleo do mundo, está atolada na pior crise econômica de sua história.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avião que levava Marília Mendonça é interceptado por fazer táxi-aéreo clandestino

Aeronave saiu de Fortaleza (CE) e chegou a Jundiaí por volta das 9h10 (Foto: Divulgação/Jornal da Região)
Aeronave saiu de Fortaleza (CE) e chegou a Jundiaí por volta das 9h10 (Foto: Divulgação/Jornal da Região)

Um avião que transportava a cantora sertaneja Marília Mendonça foi interditado ao pousar no Aeroporto de Jundiaí (SP), na manhã deste domingo (20), durante uma operação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de combate ao táxi-aéreo clandestino.

A Anac informou que a empresa dona do avião não tinha homologação para fazer táxi-aéreo e, portanto, não poderia cobrar pelo transporte de passageiros.

A primeira informação passada pela Voa-SP era de que a aeronave estava com a documentação irregular. A Anac esclareceu no início da tarde que a ação faz parte de uma operação para combater o transporte clandestino.

De acordo com a empresa Voa-SP, que administra o aeroporto, o jato de prefixo PR-STJ saiu de Fortaleza (CE) e chegou a Jundiaí por volta das 9h10. Assim que pousou, fiscais levaram o jatinho para o hangar, onde ficou retido.

Além da cantora, quatro pessoas estavam na aeronave (Foto: Divulgação)
Além da cantora, quatro pessoas estavam na aeronave (Foto: Divulgação)

Além de Marília e dos pilotos, quatro pessoas estavam na aeronave, todas da equipe da cantora. Fiscais da Anac foram ao pátio do aeroporto para liberar os passageiros. Os dois pilotos tiveram a habilitação suspensa cautelarmente.

Após a abordagem, os passageiros tiveram que prestar esclarecimentos aos fiscais da Anac. Até que a situação seja resolvida, avião e pilotos estão proibidos de voar.


A aeronave foi contratada pela empresa Workshow Produções Artísticas, produtora responsável também pela dupla Maiara e Maraísa, que segundo a Anac também teve o avião contratado de prefixo PP-BEE interditado no dia 14 deste mês.

Interdição de aeronave em Jundiaí visa coibir prática irregular de táxi-aéreo (Foto: Anac/Divulgação)
Interdição de aeronave em Jundiaí visa coibir prática irregular de táxi-aéreo (Foto: Anac/Divulgação)

Ainda em nota, a Anac afirma que questionou a empresa por telefone e ofício sobre a prática irregular, mas não obteve retorno. A agência esclarece que a medida é cautelar para manter a segurança dos passageiros e coibir a prática clandestina de comercialização de serviços aéreos.

A interdição da aeronave, que pertence a uma empresa particular, não atrapalhou o show da cantora com a dupla Maiara & Maraísa, realizado na tarde de domingo, no Parque da Uva.

Após a apresentação, Marília não voltou ao aeroporto. O G1 tentou entrar em contato com a assessoria da cantora, que ainda não respondeu ao questionamento.

 Avião só poderá decolar novamente após a documentação ser regularizada (Foto: Reprodução/Anac)
Avião só poderá decolar novamente após a documentação ser regularizada (Foto: Reprodução/Anac)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Comissão técnica define premiação por metas na Copa: convocação, final e título

O valor ainda não foi passado aos jogadores. Mas a forma de premiação da Seleção na Copa do Mundo da Rússia já está definida pela comissão técnica de Tite. Ao contrário de outros mundiais, os valores não serão pagos a cada classificação. E sim em caso de três metas específicas: convocação, chegada na final e conquista do hexacampeonato.

Edu Gaspar falou com a imprensa no primeiro dia de preparação na Granja Comary  (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)
Edu Gaspar falou com a imprensa no primeiro dia de preparação na Granja Comary (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

O coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, explicou a divisão na coletiva desta segunda-feira, a primeira desde a chegada à Granja Comary. Segundo ele, o formato é adotado desde que Tite assumiu o comando (no caso das eliminatórias, a premiação era por convocação e resultado dos jogos). Os valores, no entanto, variam de acordo com a função de cada um no grupo: jogador, comissão técnica, staff e etc.

- Ainda não deu tempo de passar todos os detalhes porque os atletas ainda não chegaram em sua totalidade. Mas a forma de premiação foi discutida previamente e mudamos um pouco a formatação. Os valores são internos, claro.

- Mas cada atleta e membro da comissão técnica será premiado pela convocação. Qualquer convocado vai ser premiado por essa primeira meta. De resto, apenas em caso de chegada na final e conquista do título - resumiu Edu.

O ex-volante e hoje dirigente defendeu a Seleção como jogador, participou de competições como a Copa América de 2004 e Copa das Confederações de 2005. Por isso sabe a importância de definir a questão da premiação de forma clara. O assunto já deu problemas internos em outros mundiais, como na Copa de 90.

- Antigamente, havia premiação por classificação na fase de grupos, por chegar às quartas, à semifinal, por passagem de fase de forma geral. Acredito que essa não é a melhro forma. O time chegar até a semifinal, ser eliminado e receber premiações até ali. Por outro lado, acho justo ser premiado pela convocação. E a partir do momento em que se chega à final ou é campeão, aí sim acho interessante serem premiados (novamente) - resumiu.

Premiação da Seleção na Copa 2018:

Convocação
Chegada na final
Conquista do hexacampeonato

Os jogadores da Seleção começaram a se apresentar nesta segunda, na Granja Comary. Dos 16 que são esperados no primeiro dia, 15 já estão em Teresópolis: Marquinhos, Filipe Luís, Fred, Fagner, Ederson, Danilo, Taison, Fernandinho, Willian, Pedro Geromel, Gabriel Jesus, Douglas Costa, Thiago Silva, Renato Augusto e Neymar.

O goleiro Cássio tem chegada prevista para o período da noite. Na terça-feira, Alisson, Paulinho, Miranda e Philippe Coutinho serão os últimos a se apresentarem a essa primeira etapa de treinamentos para a Copa do Mundo da Rússia.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Gay vítima de abuso no Chile conta que Papa disse 'Deus te fez assim e te ama assim'

Juan Carlos Cruz (esquerda) fala em entrevista coletiva ao lado de outras duas vítimas de abuso por padres em Roma, no começo de maio (Foto: Reuters/Stefano Rellandini)
Juan Carlos Cruz (esquerda) fala em entrevista coletiva ao lado de outras duas vítimas de abuso por padres em Roma, no começo de maio (Foto: Reuters/Stefano Rellandini)

O chileno Juan Carlos Cruz vítima de abuso praticado por um padre pedófilo contou que o Papa Francisco disse que não se importa por ele ser homossexual. "Deus te fez assim, te ama assim, a mim não importa", disse o Papa, segundo o jornal El País.

Cruz disse também que falou sobre sua vida e sobre os abusos sofridos durante seu encontro com o Papa. O pontífice, segundo ele, pediu perdão "em nome do Papa e da Igreja e por ter causado tanta dor nos últimos meses."

Na semana passada, 34 bispos chilenos colocaram seus cargos à disposição do Papa Francisco após os escândalos de abusos sexuais. Bispos, entre eles Juan Barros, são acusados de acobertarem os crimes de pedofilia cometidos pelo padre Karadima em uma paróquia de Santiago.

Karadima foi condenado a uma vida de oração e penitência pela Justiça do Vaticano em 2010. A Justiça chilena também realizou um julgamento contra Karadima e o considerou culpado, mas ele não foi condenado porque os crimes já estavam prescritos.

Recentemente o Papa Francisco reconheceu "graves erros de avaliação" sobre o caso. Ele chegou a defender Juan Barros, mas depois voltou atrás dizendo que havia cometido "graves erros" na condução da crise de abusos sexuais porque havia sido "mal informado".

O pontíficie afirmou também que seria duro com bispos chilenos para esclarecer acobertamentos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Primeira professora com síndrome de Down do país é homenageada no Rio

Professora Débora Seabra Araújo (D) tira fotos no Plenário da Alerj (Foto: Gabriel Barreira/G1)
Professora Débora Seabra Araújo (D) tira fotos no Plenário da Alerj (Foto: Gabriel Barreira/G1)

A professora Débora Seabra Araújo, a primeira com síndrome de Down a lecionar no país, é homenageada nesta segunda-feira (21) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ela será agraciada com a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Casa.

Débora Araújo foi personagem de uma reportagem do Fantástico, em 2013. Dos bancos escolares em Natal, no Rio Grande do Norte, onde nasceu, descobriu sua paixão: dar aulas. Formou-se e passou a lecionar no ensino fundamental.

Neste ano, Débora voltou aos holofotes. Não pela superação, mas pelo preconceito. A desembargadora Marília Castro Neves Vieira, a mesma que divulgou "fake news" sobre Marielle Franco, opinou sobre a professora.

"Poxa, pensei, legal, são os programas de inclusão social... Aí me perguntei: o que será que essa professora ensina a quem???? Esperem um momento que eu fui ali me matar e já volto, tá?", escreveu a juiza em uma rede social.

A professora, que já atuou em duas peças e sonha se tornar escritora de fábulas inclusivas, respondeu em uma carta.

Débora na Mesa, durante a sessão (Foto: Gabriel Barreira/G1)
Débora na Mesa, durante a sessão (Foto: Gabriel Barreira/G1)

"(...) Eu ensino muitas coisas para as crianças. A principal é que elas sejam educadas, tenham respeito pelas outras, aceitem as diferenças de cada uma, ajudem a quem precisa mais. (...) O que eu acho mais importante de tudo isso é ensinar a incluir as crianças e todo mundo pra acabar com o preconceito porque é crime. Quem discrimina é criminoso", escreveu a professora.

Dias depois da repercussão, com processos já abertos no Conselho Nacional de Justiça em acusações de injúria, Marília se desculpou. Em nova carta na web, se disse arrependida.

Em 2015, Débora recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro em Brasília. O prêmio é promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que elege todos os anos três pessoas – físicas ou jurídicas – consideradas exemplos no desenvolvimento de ações educativas no país.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criança de 6 anos é atingida por canivete manuseado pelo primo que tentava soltar cão e morre em MT

Aulas foram suspensas em escola onde criança estudava, em Nova Olímpia (MT) (Foto: Roberto Wolfart/TVCA)
Aulas foram suspensas em escola onde criança estudava, em Nova Olímpia (MT) (Foto: Roberto Wolfart/TVCA)

Um menino de 6 anos morreu após ser atingido no pescoço por um canivete que era manuseado pelo primo dele, de 12 anos, para tentar soltar um cachorro que estava amarrado com uma corda e estaria se enforcando, em Nova Olímpia, a 207 km de Cuiabá.

O incidente ocorreu na tarde de domingo (20), dentro de uma residência. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte da criança. A escola onde a vítima estudava decretou luto e suspendeu as aulas nesta segunda-feira (21).

Segundo a coordenadora da escola, Marcela Scariot, a família relatou que os primos brincavam e, quando seguiam pelo quintal para alimentar algumas galinhas, viram que o cachorro de estimação estava se enforcando e entraram com o animal dentro de casa, para pegar um canivete e tentar soltá-lo.

Quando o primo de 12 anos, que manuseava o objeto, conseguiu cortar a corda, o animal - que já estava assustado - teria saído correndo, acabando por derrubar a criança, que caiu sobre o canivete.

"O canivete atingiu uma artéria no pescoço e ele começou a sangrar muito. Ele saiu correndo na rua, sangrando e pedido ajuda. Os familiares o socorreram e o levaram imediatamente ao hospital", disse.
Segundo a coordenadora, a criança foi atendida rápido e a equipe médica fez tudo o que podia para estancar o sangue. Porém, segundo um dos médicos que atendeu o caso, nada mais poderia ser feito porque o menino já havia perdido muito sangue.

A Polícia Civil informou que o inquérito será conduzido pelo delegado Nelder Martins Pereira, que já deu início às investigações e aguarda os laudos que estão sendo elaborados pela equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Corpo da criança está sendo velado na Capela Mortuária do município (Foto: Roberto Wolfart/TVCA)
Corpo da criança está sendo velado na Capela Mortuária do município (Foto: Roberto Wolfart/TVCA)

Velório e sepultamento
O corpo da criança, que completaria 7 anos no dia 26 de junho, está sendo velado na Capela Mortuária de Nova Olímpia.

O sepultamento está previsto para ocorrer às 17h [18h no horário de Brasília], no cemitério municipal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Alok posta novo vídeo de incidente com avião: 'Ainda sem acreditar que sobrevivemos'

Alok (Foto: Reprodução/Instagram)
Alok (Foto: Reprodução/Instagram)

Alok compartilhou no Instagram um novo vídeo sobre o incidente deste domingo (20) com o avião em que ele estava. Na ocasião, a aeronave que transportava o DJ saiu da pista durante a decolagem no aeroporto em Juiz de Fora, da Zona da Mata mineira. Não houve feridos e a assessoria do DJ disse que ele passa bem.

“Ainda sem acreditar que sobrevivemos’, escreveu Alok em nova postagem no Stories do Instagram.

Por telefone na noite deste domingo, a assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB) informou inicialmente que houve uma “excursão de pista”, que o avião não chegou a derrapar, acendeu um alarme enquanto estava subindo, alertando alguma pane. Ainda segundo a FAB, seriam verificados quais procedimentos adotados neste caso.

A equipe do MGTV confirmou que nove pessoas, contando com piloto e copiloto, estavam na aeronave, um Cessna modelo 560X, prefixo PR-AAA. O avião pertence ao DJ e está em situação regular.

Logo após o incidente, o artista se manifestou nas redes sociais. DJ Alok gravou imagens mostrando o avião e tentou dizer algumas palavras aos fãs. "Galera, fui decolar aqui... o avião...", disse demonstrando nervosismo.

Mensagem de ALok no Instagram: 'Nascemos de novo!'; Juiz de Fora; domingo (20) (Foto: Reprodução/Alok/Instagram)
Mensagem de ALok no Instagram: 'Nascemos de novo!'; Juiz de Fora; domingo (20) (Foto: Reprodução/Alok/Instagram)

Avião do DJ Alok saiu da pista no procedimento de decolagem neste domingo (20) no Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora (Foto: Sarah Carvalho/Arquivo Pessoal)
Avião do DJ Alok saiu da pista no procedimento de decolagem neste domingo (20) no Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora (Foto: Sarah Carvalho/Arquivo Pessoal)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Raquel Dodge pede ao Supremo que denúncia contra Blairo Maggi seja enviada para o STJ

O ministro da agricultura, Blairo Maggi, acusado pela procuradora-geral da República por corrupção ativa (Foto: Antonio Araujo/Mapa)
O ministro da agricultura, Blairo Maggi, acusado pela procuradora-geral da República por corrupção ativa (Foto: Antonio Araujo/Mapa)

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) envie para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma denúncia apresentada no começo deste mês envolvendo o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP-MT). O documento foi apresentado na última quinta (17) e tornado público no processo nesta segunda (21).

Dodge entende que os fatos não aconteceram durante o mandato de Maggi como senador e não têm relação com o cargo. Para ela, como o STF definiu que esse tipo de crime não tem mais foro privilegiado, o caso não deve continuar no Supremo. O relator do caso é o ministro Luiz Fux, que não tem prazo para decidir sobre o pedido.

Embora o entendimento seja válido apenas para deputados e senadores e não inclua ministros de estado, Dodge considera que deve ser aplicada para Blairo Maggi porque ele é senador licenciado.

Vaga no tribunal
Raquel Dodge acusou Blairo Maggi de corrupção ativa. Segundo ela, em 2009, como governador do Mato Grosso, ele participou de suposto esquema de compra e venda de cadeiras no Tribunal de Contas do Estado.

Também foi acusado o ex-deputado estadual Sérgio Ricardo de Almeida, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do estado do Mato Grosso. Na denúncia, Dodge afirma que há provas de que o grupo pagou propina que pode chegar a até R$ 12 milhões para comprar uma cadeira no tribunal.

Agora, Raquel Dodge argumenta que o caso deve ir ao STJ porque o Supremo só restringiu o foro de parlamentar, mas não o de conselheiro de tribunal de contas. Como Sérgio Almeida tem foro privilegiado no STJ, o caso deve ser tocado naquele tribunal.

"Considerando que os supostos delitos perpetrados pelo Senador Federal Blairo Borges Maggi não se deram durante o mandato e não estão relacionados ao exercício do mandato parlamentar e o entendimento de que esta nova linha interpretativa deve se aplicar imediatamente aos feitos em curso, é forçoso reconhecer a incompetência superveniente desta Corte Constitucional para processar e julgar os fatos ilícitos apurados neste inquérito", escreveu a procuradora-geral.


A procuradora completou que foi o esquema descrito na denúncia que levou Sérgio Almeida ao cargo de conselheiro de contas. "Por outro lado, o segundo denunciado Sérgio Ricardo de Almeida é Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso. Os atos denunciados são anteriores à assunção deste cargo. Na verdade, são ilícitos que o guindaram a este cargo."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jogador é chamado de 'macaco' após jogo na Arena Pantanal e registra BO em Cuiabá

Ederson Batptista de Souza, de 29 anos, conhecido como 'Robinho' (Foto: Divulgação)
Ederson Batptista de Souza, de 29 anos, conhecido como 'Robinho' (Foto: Divulgação)

Uma suposta situação de racismo foi registrada após o jogo do Dom Bosco (MT) e do Corumbaense (MS), na noite desse domingo (20), pela Série D do Campeonato Brasileiro, na Arena Pantanal, em Cuiabá.

O jogador do Corumbaense, Ederson Batptista de Souza, de 29 anos, conhecido como ‘Robinho’, prestou queixa na delegacia depois de ser chamado de ‘macaco’, logo após a partida. Ele acusou o jogador do om Bosco, Bruno Felipe Pereira dos Santos, de 21 anos, de ter feito as ofensas.

Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Militar. Segundo a PM, houve um tumulto logo depois do término do jogo, que resultou no empate dos dois times.

Situação ocorreu após jogo do Dom Bosco (MT) e do Corumbaense (MS), que empataram em 1 a 1 na Arena Pantanal (Foto: TV Centro América)
Situação ocorreu após jogo do Dom Bosco (MT) e do Corumbaense (MS), que empataram em 1 a 1 na Arena Pantanal (Foto: TV Centro América)

Os seguranças privados da Arena Pantanal pediram apoio dos policiais e disseram que houve um tumulto entre os atletas.

Os policiais foram até o vestiário e conversaram com os jogadores. Ederson afirmou à PM que foi vítima de injúria racial. No entanto, Bruno também afirmou que foi ofendido da mesma forma. O G1 ligou para os jogadores, mas os celulares estavam desligados.

O representante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disse à PM que não presenciou as ofensas, apenas discussões ligadas ao futebol.

A Polícia Civil informou ao G1 que os dois jogadores foram ouvidos na Central de Flagrantes. O procedimento investigativo ficará por conta da 2ª Delegacia de Polícia da Capital para apurar as circunstâncias relatadas pelo jogador e que configurariam o crime de injúria racial.

Fonte: G1
Leia Mais ››

César Maia perde direitos políticos em condenação por improbidade administrativa

César Maia teve os direitos políticos suspensos por oito anos em decisão da Justiça do RJ (Foto: Reprodução GloboNews)
César Maia teve os direitos políticos suspensos por oito anos em decisão da Justiça do RJ (Foto: Reprodução GloboNews)

O ex-prefeito do Rio e atual vereador pelo DEM César Maia teve seus direitos políticos suspensos pela Justiça pelo prazo de oito anos. Condenado por improbidade administrativa, ele também deverá ressarcir os cofres públicos em R$ 3,3 milhões.

A decisão foi proferida pela juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Capital, que determinou a perda da função pública de Maia.

A condenação se deve a irregularidades cometidas pelo ex-prefeito no pagamento feito pela Prefeitura à Construtora OAS na fase final da construção do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari.

De acordo com a assessoria do vereador, a defesa está entrando com recurso na instância superior. “É uma decisão em primeira instância cujo recurso trará as justificativas.”, diz a nota.

Segundo o Tribunal de Justiça do RJ, a denúncia apresentada pelo Ministério Público aponta que o contrato assinado com a construtora foi prorrogado diversas vezes com acréscimo de valor e de prazo.

A demora teria sido proposital a fim de aguardar o resultado de ações judiciais sobre os modelos de gestão do hospital que seria inaugurado.

A magistrada concordou com a argumentação da promotoria e considerou que o caso demonstrou falta de preocupação com o patrimônio público, com gastos desnecessários que causaram lesão ao erário municipal.

O TJ-RJ destacou que também são réus na ação civil pública os ex-diretores da RioUrbe, Jorge Roberto Fortes e João Luiz Reis, o ex-secretário Municipal de Saúde, Jacob Kligerman, o ex-subsecretário de Administração de Finanças, Reynaldo Pinto de Souza Braga Júnior.

Assim como o ex-prefeito, eles perderam os direitos políticos por cinco anos e foram responsabilizados solidariamente a ressarcir o valor pago à OAS.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cuba pode levar até um ano para concluir investigações sobre acidente


Três dias após o acidente aéreo em Cuba, que matou 110 pessoas, as autoridades cubanas intensificaram as investigações para esclarecer as causas da queda do avião, na última sexta-feira (18), nos arredores de Havana (Cuba), e o processo de identificação das vítimas. As investigações sobre as causas do acidente podem levar até um ano, já a identificação das vítimas deve ser concluída em um mês.

O Instituto de Medicina Legal informou que foram identificados 33 mortos. Apenas três mulheres sobreviveram e estão em estado grave.

Reconhecido como um dos principais especialistas de Cuba pelo trabalho que desenvolveu nas buscas e descobertas dos restos do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara, na Bolívia, Jorge González disse que o processo de identificação das vítimas deve durar mais um mês. Porém, de acordo com ele, as investigações sobre as causas do acidente podem levar até um ano.

O ministro de Transporte de Cuba, Adel Yzquierdo, afirmou o bom estado da caixa-preta, que guarda a troca de comunicação da aeronave, do Boeing-737-200 da companhia mexicana Damojh arrendada pela Cubana de Aviação, deve ajudar nas investigações.

Yzquierdo disse que a comissão encarregada de investigar as causas da tragédia segue os protocolos internacionais. Dois especialistas da aeronáutica do México também participam das investigações.

Autoridades cubanas informaram que o governo de Cuba aceita a colaboração de especialistas estrangeiros para as investigações.

À bordo da aeronave, que fazia a rota Havana-Holguín, estavam 113 pessoas, das quais 102 cubanos, seis tripulantes mexicanos, dois turistas argentinos e uma mexicana, e duas saarauís residentes na ilha caribenha. Havia ainda um bebê, de dois anos, e quatro crianças cujas idades não foram divulgadas.

As três mulheres sobreviventes estão em estado crítico extremo e com prognóstico sigiloso, no Hospital Universitário General Calixto García, de Havana.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Governador discute realização de concurso para Policia Civil


O governador Robinson Faria se reuniu nesta segunda-feira, 21, com representantes dos delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil. A reunião tratou da realização de concurso público para as três carreiras, promoções, reestruturação do estatuto da categoria e implantação do plantão policial em Assu para atender os municípios do Vale do Açu e parte da região Oeste.

 Ficou definido que a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria de Administração irão incluir as vagas dos policiais exonerados no concurso. Hoje há 302 cargos vagos na Polícia Civil contabilizando delegados, agentes e escrivães que se aposentaram ou faleceram. Este número poderá ser ampliado em mais 36 cargos com a inclusão das vagas abertas pelos exonerados.

 O pagamento das promoções e a correção de distorções terá andamento e também será condicionada à disponibilidade financeira e às normas da Lei de Responsabilidade Fiscal. Em relação à reestruturação do Estatuto os entendimentos serão iniciados visando a definição do novo regramento. O funcionamento em regime de plantão da delegacia de Assu será definido compreendendo o período da sexta-feira à noite até a manhã da segunda-feira.

 “Estamos dialogando, ouvindo a categoria e encaminhando soluções. O RN e o Brasil enfrentam uma forte crise e precisamos adequar o atendimento às reivindicações ao que for possível e suportado pelo Estado, tudo dentro da Lei”, afirmou Robinson Faria.

 A reunião contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Expedito Ferreira de Souza, da secretária de estado da Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas, da delegada geral de Polícia Civil, Adriana Shirley, delegado geral adjunto da Polícia Civil, Gustavo Santana, da presidente da Associação dos delegados da Polícia Civil, Paoulla Maues, presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Nilton Arruda, presidente da Associação dos Escrivães da Polícia Civil, Roberto Moura, delegado de Assu, Cidorgeton Pinheiro, dirigentes das instituições e do deputado estadual Raimundo Fernandes, representando a Assembleia Legislativa.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

BNB deve financiar R$ 2,2 bilhões com recursos do FNE no RN


O Rio Grande do Norte terá, para este ano, R$ 2,205 bilhões em crédito do Banco do Nordeste com recursos do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste. Para 2018, o orçamento global do Banco é de R$ 42 bilhões, sendo R$ 30 bilhões com recursos do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) e R$ 12 bilhões do Crediamigo. A projeção foi apresentada pelo presidente da instituição financeira, Romildo Rolim, durante a reunião da diretoria do Sistema FIERN, na tarde desta sexta-feira, 18 de maio, na Casa da Indústria.

“Temos plenas condições de entrar nessa corrente de melhoria da economia para fazer toda a aplicação dos recursos. E cumprir todo o orçamento para 2018”, ressalta o presidente do BNB, Romildo Rolim. O valor é praticamente o dobro do que foi aplicado em 2017, quando os financiamentos chegaram a R$ 15,7 bilhões.

Ele lembra que com o aquecimento da economia, a partir de outubro do ano passado, há um crescimento na demanda por crédito e que levou ao aumento na oferta de crédito, pelo Banco, e também na meta para este ano. A mudança na taxa de juros que deixaram as taxas mais competitivas no mercado, também indicam a boa projeção.

Os resultados de 2017, segundo o executivo, é fruto de um trabalho de aproximação com o cliente, em ouvir o empresariado e o tomador de crédito sobre melhorias e demandas. “Participar de uma reunião como esta é bastante enriquecedor para que possamos entender as demandas e apresentar as nossas linhas”, disse Romildo Rolim. O presidente do BNB também destacou a parceria com a Associação Nordeste Forte.

A apresentação de resultados e metas foi feita pelo superintendente do BNB no Rio Grande do Norte, Fabrizzio Feitosa, que reiterou que vão aplicar todo o recurso previsto para este ano. No Rio Grande do Norte, para 2018, o orçamento é de R$ 2,205 bilhões com recursos do FNE. “Lembrando que meta não é teto, é piso. Havendo demanda, temos orçamento para ampliar”, afirma.

De janeiro a abril deste ano, destaca Feitosa, as operações aqui no Estado já somam R$ 869,8 milhões, em contratações, um incremento de 127% em relação ao mesmo período do ano passado. Dos quais R$ 689,7 milhões são do FNE, no primeiro quadrimestre, um crescimento de 237,9% em relação ao período de janeiro a abril do ano passado. No ano passado, as operações no Rio Grande do Norte somaram R$ 1,6 bilhão, um crescimento de 33%, comparado com 2016.

Com um crescimento de 42% nas operações de financiamento em 2017, em relação ao desempenho de 2016, o Banco do Nordeste tem como metas assegurar mais agilidade na concessão de crédito, ressalta o executivo do BNB. O desafio do banco este ano, segundo ele, é de “acelerar para desenvolver suas atividades”, com ações divididas em três eixos de atuação: a aplicação do FNE em sua totalidade, a agilidade na concessão do crédito e a eficiência na regularização da dívida.

Rolim destaca que o principal foco do banco são as micro, pequenas e mini empresas – setores que ficaram com 51% do crédito contratado em 2017.

Algumas linhas de crédito estão entre as prioridades da instituição, como o FNE Proinfa – para financiar a implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos, incluindo as zonas de processamento de exportação -, o FNE SOL Geração Centralizada; e o FNE Água, que tem foco no financiamento do acesso à água, saneamento e tratamento de esgoto de forma sustentável, sustentável. Nestas três linhas, o prazo é de vinte anos, com cinco de carência.

Além destas, durante a reunião, o presidente também apresentou outras operações de crédito com recursos do Fundo Constitucional de Desenvolvimento para o Nordeste, como o FNE Inovação, FNE Industrial, FNE Comércio e Serviços.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou durante a abertura da reunião a necessidade de desburocratizar o acesso ao crédito e de reduzir as taxas de juros. Também ressaltou a importância de conhecer as potencialidades do Rio Grande do Norte e destacou a atualização do estudo Mais RN, que traz o mapeamento de desafios e oportunidades de desenvolvimento do Estado, até 2035.

BNB em números

Market-Share Dominante No Nordeste
62,6% dos créditos de longo prazo
64,7% dos créditos rurais
7,8% da rede de agências da Região

LUCRO
Lucro Operacional: R$ 1,1 bilhão
Lucro Líquido: R$ 681,7 milhões
Retorno s/ PL Médio: 19,8%

RECURSOS APLICADOS
R$ 26,4 bilhões

ATIVO
BNB R$ 54,0 bilhõe
FNE R$ 74,5 bilhões

Metas para 2018 – Rio Grande do Norte

– FNE Total: R$ 2,205 bilhões
– Microcrédito Total: R$ 681 milhões
– Crediamigo: R$ 550 milhões
– Agroamigo: R$ 131 milhões
– PRONAF: R$ 155 milhões (inclui Agroamigo)
– MPE: R$ 230 milhões (FNE)

Resultados 2017 – Nordeste

R$ 15,97 bilhões no FNE – Maior aplicação anual da história (42% maior em relação a 2016)
R$ 10,37 Crediamigo + Agroamigo – Mais de 4,5 milhões de operações
R$ 7,94 bilhões regularização de dívidas

Resultados 2017 – Rio Grande do Norte

Contratações R$ 1.678 bilhão
FNE R$ 1.102 bilhão
Microcrédito R$ 563 milhões
Crediamigo R$ 434 milhões
Agroamigo R$ 128 milhões

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Petrobras anuncia novo aumento para o diesel e a gasolina


Os preços do diesel e da gasolina voltam a subir nas refinarias a partir de amanhã (22). Segundo informações do site da Petrobras, a gasolina subirá 0,9% e o diesel 0,97%. Com a alta, o preço da gasolina passará a custar R$ 2,0867, enquanto o do óleo diesel sobe para R$ 2,3716.

Este é o 11º aumento do preço da gasolina nos últimos dezessete dias. A exceção ocorreu entre os dias 12 e 15 deste mês, quando a estatal interrompeu a sequência de altas ao manter o preço da gasolina em R$ 1,9330, e entre os dias 19 e 21 quando os preços passaram para R$ 2,0680. Ao longo do mês de maio, o preço da gasolina subiu 16,07%.

O produto iniciou o mês custando R$ 2,0877 na porta das refinarias, sem a incidência de impostos, e passará a valer a partir da meia-noite de hoje R$ 2,0867, contra os R$ 2,0680 que vigora desde o último aumento, no sábado passado (19).

Já o óleo diesel, que aumentará 0,97%, acumula alta de 12,3% desde o dia 1º de maio. Com o último aumento, o preço do produto passará de R$ 2,3488 – preço que passou a valer também no último sábado – para R$ 2,3716. É o sétimo aumento consecutivo do produto.

A Petrobras rebate as criticas às altas constantes dos derivados a atribui as elevações de preços às oscilações do preço do barril do petróleo no mercado externo. Segundo a estatal, “os combustíveis derivados de petróleo são commodities e têm seus preços atrelados aos mercados internacionais, cujas cotações variam diariamente, para cima e para baixo”.

Segundo a companhia, a variação dos preços nas refinarias e terminais é importante para que a empresa possa competir de forma eficiente no mercado brasileiro.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Medo de facções faz testemunha desistir de depor e bandidos são soltos em Natal


“Não há ordem sem justiça”, afirmou o pensador Albert Camus. Mas o que fazer quando a justiça se torna paralela e toma o controle total dos cidadãos? Assim as facções que controlam o crime na capital do estado seguem fazendo vítimas, que calam seu grito e seguem a mercê da criminalidade.

O caso desta segunda-feira (21) retrata o controle que elas detêm sobre as comunidades nas periferias de Natal. Na manhã de hoje três homens foram presos ao tentar roubar passageiros de um ônibus. Durante o crime, um deles conseguiu subtrair o celular de uma mulher de dentro de sua bolsa, mas a mulher, aos gritos, conseguiu reaver o seu pertence, e o criminoso terminou preso pela Polícia Militar (PM) junto de seus comparsas.

A história que deveria terminar com a justiça sendo feita, terminou com embaraço para as forças policiais, pois a vítima do roubo optou por não testemunhar contra os bandidos, pois era moradora do bairro de Mãe Luiza, na zona Leste, que é tomada por uma destas facções.

Segundo informações de testemunhas ela firmou que “não iria para a delegacia, pois morava em Mãe Luiza e temia o julgamento dos criminosos que chefiam o morro”.

E desta forma, sem a testemunha, não se configuraria o flagrante do fato e o trio fica livre para continuar praticando seus delitos em outros coletivos de Natal.

Funcionários da empresa lamentaram o fato e, juntamente com as testemunhas, só tiveram como opção retornar ao seu cotidiano. “Ficamos à espera de novos ataques, e a Justiça permanece de mãos atadas enquanto a criminalidade faz a farra”, disse uma testemunha.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Criminosos invadem escola e roubam 40 quilos de carne em Mossoró

Câmera de segurança flagrou homens roubando 40 quilos de carne em escola pública de Mossoró  (Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca)
Câmera de segurança flagrou homens roubando 40 quilos de carne em escola pública de Mossoró (Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca)

Criminosos invadiram uma escola pública de Mossoró, na região Oeste potiguar, e roubaram 40 quilos de carne que seriam usados na merenda dos estudantes. O caso aconteceu na madrugada do sábado (19) e só foi percebido à tarde, quando o prédio foi aberto para a realização de um evento religioso. A ação foi registrada pelas câmeras de vigilância da instituição. Veja acima.

O caso aconteceu na Escola Estadual Aila Ramalho Cortez Pereira, que já foi alvo de bandidos quatro vezes, desde o ano passado. Em março, um homem armado fez um arrastão e levou celulares e outros bens de estudantes e funcionários da instituição.

Oito minutos de filmagens foram entregues para a Polícia Civil para ajudar nas investigações. As imagens mostram o primeiro criminosos entrando na cozinha sem camisa, mas com rosto coberto. Ele vai para o canto da cozinha e sai levando um botijão de gás. Outro homem aparece em seguida, de cara limpa.

Um deles abre o freezer e os dois começam a roubar a carne da merenda. Segundo a direção da escola, foram levados cerca de 40 quilos de carne. Minutos depois, eles ainda tentam entrar na dispensa, onde estão os mantimentos, mas a porta está trancada. Eles percebem que a câmera está ligada e deligam o equipamento.

Escola Estadual Aila Ramalho, em Mossoró, foi invadida quatro vezes por criminosos, desde 2017 (Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca)
Escola Estadual Aila Ramalho, em Mossoró, foi invadida quatro vezes por criminosos, desde 2017 (Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca)

De acordo com a diretora Hévila Cruz, as compras da semana tinham sido feitas na sexta-feira (18). A carne roubada seria usada na merenda dos 300 alunos da instituição, que funciona em horário integral, e era suficiente para dois dias. Ainda conforme a direção, os criminosos não levaram o botijão de gás.

Em todas as quatro vezes em que a escola foi invadida, desde o ano passado, o alvo foi a cozinha. Parte da estrutura foi danificada pelos invasores. Para reforçar a segurança, a escola instalou câmeras e grades em todas as portas e janelas, mas isso não inibiu a ação dos criminosos.

Dessa vez, eles entraram pelo telhado de uma galeria que fica na lateral da cozinha e tiveram acesso pelo forro. O caso foi registrado na Delegacia de Plantão e será encaminhado para a Delegacia de Furtos e Roubos do município.


Fonte: G1
Leia Mais ››

[VÍDEO] CARRO É ENCONTRADO TOTALMENTE CARBONIZADO NA ESTRADA DE RIACHINHO EM MOSSORÓ-RN


Um veículo Celta de cor prata,placas MYB 7273 Mossoró-RN,foi encontrado por populares totalmente carbonizado na manhã desta segunda feira 21 maio 2018,na Estrada de Riachino.na Zona Rural próximo a Granja Ave Forte em Mossoró no Rio Grande do Norte.
Ainda não sabemos se o veículo é fruto de roubo,se a PM já está sabendo do caso ou já foi acionada. Tai nosso registro em vídeo.



Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

RN fechou 123 vagas de emprego formal em abril, diz Caged

Carteira de trabalho (Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas)
Carteira de trabalho (Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas)

O Rio Grande do Norte fechou o mês de abril fechou com saldo negativo no emprego com carteira assinada. Foram fechadas 123 vagas, que representaram redução de 0,03%. Essa é a diferença entre 11.326 contratações contra 11.449 demissões. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho na última sexta-feira (18).

Apesar disso, houve crescimento no emprego em cinco dos oito setores econômicos no estado. Foi o caso do setor de serviços, por exemplo, que foi responsável pela criação de 590 vagas, e da Construção Civil, que criou 442 postos.

Dentro do mesmo período, o maior número de demissões foi registrado na agricultura, que reduziu 549 postos de trabalho, na indústria de transformação (-383) e no comércio (-317).

Já o salário médio de admissão no RN cresceu no último mês. Passou de R$ 1.165,46 em março para R$ 1.214,52 em abril, uma variação de 4,21%.

País
No Brasil, o saldo de empregos ficou positivo. Abril fechou com 115.898 postos de trabalho a mais do que em março, que já há havia apresentado números positivos. O resultado foi decorrente de 1.305.225 admissões e 1.189.327 desligamentos. Com isso, 2018 chegou ao final do primeiro quadrimestre com saldo de 336.855 empregos criados.

O quadro também é positivo se avaliados os últimos 12 meses. Entre maio de 2017 e abril de 2018 houve um crescimento de 283.118 postos de trabalho, um aumento de +0,75%.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Contra aumento do diesel, caminhoneiros voltam a bloquear parte da BR-101 na Grande Natal

Trecho da BR-101, em frente ao Parque de Exposições Arisfófanes Fernandes, voltou a ser bloqueado (Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi )
Trecho da BR-101, em frente ao Parque de Exposições Arisfófanes Fernandes, voltou a ser bloqueado (Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi )

Em protesto contra os constantes aumentos no preço do óleo diesel, caminhoneiros voltaram a fechar uma das vias da BR-101, sentido Natal-Parnamirim, na região metropolitana da capital potiguar, nesta segunda (21).

A primeira interdição foi por volta das 10h30 no Km 105,8 da rodovia, em frente ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. Por volta das 12h, a pista foi liberada, sendo novamente bloqueada às 14h20.

Caminhoneiro fizeram a primeira manifestação por volta das 10h30 (Foto: PRF/Divulgação )
Caminhoneiro fizeram a primeira manifestação por volta das 10h30 (Foto: PRF/Divulgação )

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal permanece no local.

Caminhoneiros protestam contra o aumento do diesel em vários estados. Nesta segunda (21), foi anunciada mais uma alta do valor nas refinarias, de 0,97% a partir de terça (22). Na semana passada, foram cinco reajustes diários seguidos. A escalada nos preços acontece em meio à disparada nos preços internacionais do petróleo.

Fonte: G1
Leia Mais ››