segunda-feira, maio 09, 2022

Polícia Civil do RN abre inquérito para investigar entrada de bilhetes de criminosos em presídios por meio de advogados

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirmou que abriu um inquérito para apurar a entrada de bilhetes de criminosos em penitenciárias do estado, supostamente levados por advogados para seus clientes presos.


Mensagem encontrada dentro de banheiro da sala de atendimento aos advogados na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga. — Foto: Cedida


Os casos foram divulgados no dia 2 de maio pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado.


Na ocasião, a Seap divulgou mudanças no acesso de advogados aos presídios e informou que enviou os materiais apreendidos à Polícia Civil e ao Ministério Público para abertura de investigação.


Ao g1, a polícia confirmou nesta segunda-feira (9) que o inquérito foi instaurado e está a cargo da Delegacia de Nísia Floreta, na Grande Natal - município onde fica localizado o Presídio Rogério Coutinho Madruga, no complexo de Alcaçuz.


Criminosos apontados como líderes de facções criminosas que atuam no estado estão detidos na unidade. Segundo a Seap, dos 10 casos de bilhetes encontrados com advogados desde o início do ano, sete foram lá.


Presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como pavilhão 5 de Alcaçuz (Arquivo) — Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi


De acordo com a Polícia Civil, as oitivas de pessoas envolvidas serão iniciadas nesta semana. A corporação, no entanto, não confirmou quantas pessoas são investigadas. A polícia também não informou quais seriam os supostos crimes investigados.


Mensagens

Segundo as informações divulgadas pela Seap, a troca de mensagens ocorre por meio de bilhetes portados pelos próprios advogados dos presos, que receberiam até R$ 1 mil pelo serviço ilícito.



"Algumas apreensões foram registradas pelas câmeras de circuito interno das unidades, inclusive casos de troca de salas de atendimento para que o advogado pudesse falar com liderança do crime organizado que sequer era cliente dele. As imagens também estão em poder das autoridades", informou a pasta.


“Não vou mais mandar gravata (advogado) aí porque CADA IDEIA É MIL REAIS” (sic), de um dos bilhetes em poder da polícia.

Numa das mensagens, levada por um advogado, constam crimes como tráfico de drogas, porte e posse de arma de fogo e movimentação detalhada financeira da organização criminosa.


“Em relação a LSD, para conseguir e ajeitar o material, a mulher de [nome suprimido] que vai ensinar como fazer acontecer. Aonde estão os MÓNEIS, O FERRO [arma] E OS DINHEIROS, ele ficou na mão dela” (SIC), diz outra mensagem apreendida.

Em outro trecho, o interlocutor diz: “Em cima da ideia do [nome suprimido], já que ele vem passando por cima das ideias é para afastar ele da QBD [Quebrada - ponto de venda de drogas] e para brecar ele de vender por 6 meses, se passar por cima, levar ele para o conselho [liderança de facção] e explicar o que levou a isso. Caso passe por cima das ideias do [nomes supreimidos] e do conselho, já era. Em cima das mercadorias, os manos [nomes suprimidos] tão com autonomia de abastecer geral”.


Mensagem entre preso e pessoas fora da cadeia, que teria sido flagrada com advogado em presídio do RN — Foto: Seap/Cedida


Ao todo, são identificadas 25 pessoas em estrutura organizada e com divisões de tarefas, típica de organizações criminosas.


Com outro advogado, também na penitenciária de segurança máxima, foi apreendido o seguinte bilhete: “Aí [nome suprimido] tá sabido demais. O cavalo lá eu tenho interesse mas desse valor não. O cavalo lá eu conheço. Dá pra ficar por 65 1 de leite 1 de oro 10 mil” (sic).


Outra mensagem, desta vez apreendida com uma advogada, fala da disputa por pontos de venda de drogas.


“Mano velho, o que eu posso fazer para te ajudar é colocar dois aviões lá no campo, desde que pegue comigo. Se você encantar de mandar colocar avião para trabalhar com mercadoria dos outros não vai dar certo porque eu vou mandar parar”.


Mensagem entre preso e pessoas fora da cadeia apreendidas com advogado no RN — Foto: Cedido


Outro bilhete, apreendido na sala de atendimento dos advogados, após a assistência jurídica a três internos, trata da venda de entorpecentes e produtos de roubos e furtos. O material foi apreendido e registrada ocorrência na Polícia Civil.


“Foi determinado que o rapaz ia vender lá dentro do beco. Ele começou a discutir e todos pegaram a visão do que aconteceu e ele foi disciplinado”, diz um dos trechos.

Mudança no acesso dos advogados aos presídios

Após as apreensões de bilhetes, a Seap alterou os procedimentos de entrada dos advogados nos presídios, por meio de uma recomendação publicada no dia 29 de abril, mas a validade do documento foi discutida na Justiça.


No dia 1º de maio, a seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal, contra as novas normas, e conseguiu indeferimento de parte delas, porém o juiz federal plantonista Francisco Glauber manteve outras.


O que mudou

De acordo com a pasta, agora os advogados deverão passar pelo bodyscan (aparelho de raios-x semelhante aos utilizados em aeroportos) e terão as visitas limitadas a 30 minutos de atendimento por cliente.


Outras normas criadas pela pasta foram a limitação de atendimento jurídico de um preso por advogado ao dia, em cada unidade, e a revisão dos pertences dos advogados, inclusive das documentações deles, antes de entrar nos parlatórios. Essas duas medidas foram suspensas pela Justiça.


Na decisão, o magistrado entendeu como “razoável e proporcional”, o tempo de 30 minutos para a assistência jurídica dos advogados, visto “a necessidade logística e de observância de toda a rotina de uma unidade prisional”.


Segundo a Seap, há registros de uma visita com quatro horas e trinta e um minutos de duração para um único interno já condenado. "Numa unidade com três salas de atendimento, outras assistências jurídicas ficam prejudicadas", argumentou a pasta.


Sobre o bodyscam, o juiz entendeu que o equipamento já é utilizado até mesmo em unidades judiciais e o uso não traz qualquer ofensa jurídica à dignidade da profissão.



No dia 2 de maio, o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, afirmou que as medidas surpreenderam a categoria e defendeu que não há motivo para as novas regras estabelecidas. "A OAB vai continuar insistindo no cumprimento integral sa defesa das prerrogativas e não vê motivos nenhum para que se tenha tomado uma medida tão drástrica, principalmente sem conversar", afirmou.


O presidente ainda confirmou que teve conhecimento apenas de um caso recente de um advogado flagrado com mensagens relacionadas a uma facção criminosa, mas disse desconhecer outras situações semelhantes.


"Nós tivemos um episódio recente onde foi apreendido um material com um advogado, que era realmente uma comunicação, aparentemente, de facção criminosa. Nós fomos comunicados e já estamos tomando as devidas providências no tribunal de ética e disciplina. O local que deve enfrentar esses excessos eventualmente praticados por advogados é o tribunal de ética e disciplina da OAB. Nós não nos furtamos em agir quando há necessidade", declarou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Donos de motéis do RN se reunem com representantes da Segurança Pública e pedem reforço de policiamento após assaltos

Donos de motéis e representantes do setor se reuniram nesta segunda-feira (9) com autoridades da Segurança Pública do Rio Grande do Norte para pedir reforço do policiamento e das investigações para prender criminosos que realizaram assaltos aos estabelecimentos ao longo dos últimos meses.


Reunião entre donos de motéis e secretário de segurança do RN sobre assaltos aos estabelecimentos. — Foto: Pedro Santiago


Na reunião com o secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo, o diretor regional da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), Militão Chaves, afirmou que pelo menos seis assaltos foram registrados em seis estabelecimentos diferentes ao longo do mês de abril, na Grande Natal.


Ainda de acordo ele, o estado tem mais de 100 motéis, sendo a maioria na região metropolitana de Natal, e os estabelecimentos empregam cerca de 2 mil pessoas.


Na ocasião, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Habib Chalita, considerou que o "crescente número de assaltos nos motéis" causa prejuízo financeiro aos estabelecimentos e traumatiza funcionários e clientes.


Ele ainda ressaltou que o setor tem sua parcela de contribuição na geração de emprego e renda e lembrou que uma das principais datas deste segmento é o dia dos namorados, comemorado em junho.


“Precisamos de ações mais incisivas para que esses criminosos sejam detidos e não só os motéis, como todo o setor produtivo, possam vir a desempenhar seu papel na economia de forma tranquila”, defendeu.


Coronel Araújo afirmou aos empresários como tem sido feito o trabalho da Polícia Militar no combate à criminalidade e ouviu dos empresários possíveis iniciativas a serem colocadas em prática para que esse índice de crimes nos motéis possa diminuir.


No final da reunião, ficou acertado um novo encontro entre as entidades e empresários do setor com os representantes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Corpo encontrado em veleiro à deriva no RN segue sem identificação; documentos em italiano foram achados com ele

O corpo encontrado pela Marinha dentro de um veleiro em alto mar, no último sábado (7), segue sem identificação oficial até a manhã desta segunda-feira (9), no Instituto Técnico Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep), em Natal.


Porto de Natal — Foto: Canindé Soares


Segundo o órgão, o corpo é de um homem e, junto com ele, foi encontrada uma documentação marítima, bem como outros documentos - todos em italiano. Um dos papeis seria um pedido de asilo, de acordo com as análises iniciais.


Ainda de acordo com o Itep, não foi possível colher as digitais, porque o corpo estava em avançado estado de decomposição.


Os peritos vão coletar amostras de DNA, no entanto são necessárias outras amostras - de um possível familiar, por exemplo - para comparação e identificação.


A embarcação foi identificada como o Veleiro Mona-Mi F. S., segundo o relato de ocorrência recebido pelo órgão.


A Marinha do Brasil confirmou ainda no sábado que o barco foi encontrado distante cerca de 26 quilômetros da costa de Natal. O corpo estava dentro da embarcação.


O veleiro foi rebocado até Natal por um barco pesqueiro que se encontrava nas proximidades. Além do Itep, a Marinha acionou a Polícia Federal para apurar o caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Idoso morre e outras quatro pessoas ficam feridas após carros baterem de frente em estrada do RN

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em uma colisão frontal entre dois carros na tarde deste domingo (8), em Acarí, na região Seridó do estado.


Carro capotado após colisão em rodovia no RN — Foto: Redes sociais


De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o acidente aconteceu por volta das 14h20 na rodovia RN-288, nas imediações da comunidade rural Sítio Imburana, no município de Acarí.


Após a batida, um dos carros, um Voyage, capotou e caiu no barranco às margens da rodovia. Cinco pessoas estavam no veículo.


O motorista ficou preso às ferragens e precisou ser retirado com a ajuda dos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele foi identificado como José Pereira da Silva, de 60 anos, que era de Caicó.


Carro destruído após colisão em rodovia estadual do RN em Acarí — Foto: Redes sociais


O condutor do outro veículo, um homem de 26 anos, natural da cidade de campo Redondo, também foi socorrido e continua internado. De acordo com o CPRE, ele não tem habilitação e após ser liberado do hospital, deve comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos.


No total, quatro pessoas ficaram feridas e foram levadas para a Unidade Mista de Saúde na cidade de Cruzeta.


Ainda de acordo com o CPRE, não foi possível indicar o que teria provocado o acidente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Família não sabe quando corpo de influncenciadora potiguar que morreu em acidente em Portugal será transportado para o Brasil

A família da influenciadora digital potiguar Handkelly Bezerra, que morreu na madrugada do último sábado (7) em um acidente de trânsito em Portugal, ainda não sabe quando o corpo dela será transportado para o Brasil.


Handkelly Bezerra faleceu em acidente em Portugal — Foto: Reprodução


De acordo com parentes, o marido dela, que também se envolveu no acidente e ficou ferido deve dar entrada no processo nesta segunda-feira (9).


"Não tem previsão ainda (do traslado). A família acredita que levará de uma semana a 10 dias, por causa da burocracia. Hoje é que o consulado e o IML vão abrir, porque estavam fechados no fim de semana", informou Lázaro Bezerra, que é tio paterno de Hand, como ela era mais conhecida.


Ainda de acordo com Lázaro, o marido de Hand teve fraturas nas costelas e uma luxação na bacia, mas foi liberado do hospital e já está hospedado novamente no hotel.


O homem afirmou que a família está muito abalada pela morte precoce da influencenciadora digital, que deixa um filho adolescente.


"Meu irmão está inconsolável. Ele e a esposa. É desesperador. Aquela coisa: ninguém esperava. Aconteceu de repente, na viagem dos sonhos dela", disse o tio Lázaro

Hand estava registrando sua viagem à Europa com o marido e postou fotos e vídeos de passeios por Portugal ao longo da sexta-feira (6). Em suas últimas postagens ela avisou aos seguidores que viajaria na madrugada do sábado (7) para outro país europeu.


Segundo os amigos, o casal estava em um transporte por aplicativo e seguia para o aeroporto, porém o veículo se envolveu em um acidente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio morre aos 59 anos com câncer

Prefeito de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, Paulo Emídio de Medeiros morreu às 2h49 desta segunda-feira (9), aos 59 anos, na capital potiguar. Ele estava em tratamento contra um câncer: um linfoma não Hodgkin (LNH).


Paulo Emídio, prefeito de São Gonçalo do Amarante, RN, morreu aos 59 anos vítima de câncer — Foto: Redes sociais


O prefeito estava internado desde 20 de abril na Policlinica, no Alecrim, quando se licenciou da prefeitura. Em 2 de fevereiro, ele fez uma parte do tratamento em São Paulo.


Paulinho deixa a mulher, Terezinha Maia, duas filhas, Emília Caroline e Natália Candice, e três netos, Davi Vinícius, Theo Henrique e Thomas Carlos.


O velório acontecerá às 11h30 no ginásio de esportes do bairro Amarante, em São Gonçalo, onde haverá missa aberta ao público. Antes, na Câmara Municipal, haverá sessão solene extraordinária em homenagem ao prefeito, restrita à família e vereadores.



Já no início da tarde o cortejo seguirá para São Fernando, no Seridó, para ser velado no ginásio de esportes Paulo Emídio de Medeiros, no bairro Vital Galdino, e sepultado às 8h da terça-feira (10) no cemitério municipal.


Paulo Emidio de Medeiros, mais conhecido como Paulinho, nasceu em 14 de julho de 1962, em São Fernando, na região Seridó potiguar. Era casado com Terezinha Maia, com quem tem duas filhas, Emília Caroline e Natália Candice, e três netos, Davi Vinícius, Theo Henrique e Thomas Carlos.


Formado em Gestão Pública pela Universidade Potiguar (UnP), Paulinho foi vice-prefeito e prefeito por dois mandatos em São Fernando, de 1992 a 2008. Neste período ainda exerceu os cargos de tesoureiro e conselheiro da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), e presidente da Associação dos Municípios do Seridó.


Em 2009, a convite do então prefeito Jaime Calado, assumiu a pasta de Finanças do município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. No ano seguinte (2010) foi titular da Secretaria Estadual de Articulação Política do governo Iberê Ferreira.


Em 2011 retornou a São Gonçalo do Amarante como secretário de Habitação, Regularização Fundiária e Saneamento onde atuou até final de junho de 2016, quando se desligou do cargo para ser pré-candidato a prefeitura do município. Em outubro daquele ano foi eleito prefeito de São Gonçalo do Amarante com 46,13% dos votos válidos.


Em 2020, foi reeleito com quase 60% dos votos válidos. Em 2021, havia iniciado a execução de um programa de ações estruturantes para o município, com obras de saneamento básico, pontilhões interligando comunidades rurais, estradas e parques ecológicos.


Segundo o IBGE, São Gonçalo do Amarante é o quarto município mais populoso do Rio Grande do Norte, atrás apenas de Natal, Mossoró e Parnamirim.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Diretor de hospital em Natal e pai de paciente trocam agressões em ala pediátrica; vídeo

O ex-secretário de Saúde do Rio Grande do Norte e de Natal Luiz Roberto Fonseca se envolveu em um tumulto na noite do sábado (7), na urgência pediátrica do Hospital Rio Grande. O ex-secretário, que é médico e o atual diretor médico da unidade, trocou agressões com o pai de uma criança que estava aguardando atendimento. Por nota, o hospital confirmou o episódio, que foi registrado por pessoas que estavam na unidade. 


Médico Luiz Roberto Fonseca se envolveu em confusão em setor pediátrico do Hospital Rio Grande


O tumulto teria começado devido a uma suposta morosidade no atendimento. O homem, que acompanhava a filha no aguardo ao atendimento, teria proferido xingamentos a funcionários do local, quando o diretor da unidade estava chegando e interveio em defesa dos profissionais da unidade. O homem se exaltou ainda mais e entrou em luta corporal com o diretor da unidade.


As imagens mostram Luiz Roberto Fonseca agarrando o pescoço do homem, que não foi identificado, enquanto outras pessoas no local tentavam apartar a briga. O bate-boca continuou por mais alguns instantes após os dois serem separados, mas as imagens não mostram o desfecho da situação.



De acordo com o Hospital Rio Grande, o homem que se envolveu no incidente estava "visivelmente alterado, fora de seu comportamento normal, ameaçando funcionários e provocando riscos para si, para a equipe de saúde e para os demais clientes que aguardavam o atendimento".


Confira nota:


O Hospital Rio Grande lamenta o ocorrido na noite deste sábado (7) no Pronto Socorro Pediatrico da unidade. 


Esclarece que o acompanhante de um paciente encontrava-se visivelmente alterado, fora do seu comportamento normal, ameaçando funcionários e provocando riscos para si, para equipe de saúde e para os demais clientes que aguardavam por atendimento, entre elas várias crianças. 


Diante do fato e do difícil diálogo, a direção precisou intervir para estabelecer a capacidade de atendimento do hospital que ficou paralisado temporariamente devido às reações agressivas apresentadas pelo acompanhante. 


O médico ao ser chamado para avaliar a situação, chegou a ser agredido algumas vezes com empurrões e xingamentos, necessitando conter o acompanhante para acalma-lo. 


A situação durou poucos minutos, sendo resolvida em seguida, com entendimento e pedido de desculpas de ambos os lados. 


SOBRECARGA DE ATENDIMENTO 


Os hospitais de todo o país estão enfrentando uma sobrecarrega de atendimento em decorrência da epidemia de viroses respiratórias e de arboviroses e infelizmente aqui no RN não é diferente!


O Hospital Rio Grande está trabalhando no MÁXIMO da sua capacidade física e profissional, com três médicos no plantão e todos os demais profissionais dando o seu melhor. 


A unidade está completamente ocupada! E diante disso lamentamos pela não possibilidade de aumentar a nossa capacidade de atendimento pois chegamos ao patamar máximo possível! 


Esperamos superar esse difícil momento em breve!


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

No RN, índice de gravidez na adolescência cai 41% em 10 anos

O número de casos de gravidez em crianças e adolescentes, na faixa etária de 10 a 19 anos, está continuamente em queda no Rio Grande do Norte. Em 2021, 5.749 casos foram registrados, uma redução de 41,92% quando comparado a uma década atrás (9.899 casos em 2011). Mesmo assim, os índices ainda preocupam profissionais da saúde pelos riscos que apresentam às jovens e seus bebês. Os dados são da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap). Alice, nome fictício, tem 17 anos e estava prestes a dar à luz ao seu filho na Maternidade Escola Januário Cicco quando conversou com reportagem. A jovem não planejou a gravidez e abandonou os estudos.


Mesmo com queda, especialistas alertam para os riscos da gravidez na adolescência. Uma das complicações é a ocorrência de partos prematuros


Com 37 semanas de gestação, Alice estava acompanhada pela mãe e contou que seu parto estava marcado para o dia seguinte. A gravidez da jovem não foi planejada e ela nem acreditava que podia ter filhos. “Foi uma surpresa, tenho um cisto no útero e o médico com quem me consultei na época disse que eu não podia mais engravidar. Moro junto com meu esposo e não usamos nada para evitar”.


Em outubro do ano passado, Alice começou a sentir enjoos e decidiu fazer um exame de farmácia. Sem acreditar no resultado positivo, confirmou o resultado com exame de sangue. “Assim que descobri, contei para a minha mãe e marido e eles ficaram felizes. Minha gravidez foi boa, graças a Deus, só a pressão que ficou muito alta. Senti muitas dores e não conhecia muito bem meu corpo mas estou muito ansiosa para ver o rosto do meu filho. O pai está no Rio Grande do Sul, arranjou um emprego por lá e vamos nos mudar”. 


A adolescente é sexualmente ativa desde os 15 anos. Natalense, mudou com seu companheiro para Brejinho, a uma hora de distância da capital, com quem já estabeleceu uma união estável. Alice cursou até o nono ano do Ensino Fundamental II e não tem planos para retornar aos estudos. Antes mesmo de engravidar, já tinha abandonado a escola. “Eu estudava, mas depois que aconteceu tudo isso, encontrei a pessoa certa que disse que ia me ajudar em tudo e fui para o interior”, relata.


Sua mãe Maria, nome  também fictício, teve Alice com 17 anos. Por isso, conta que deu todo apoio para sua filha. “Quando ela me contou, tive uma surpresa grande, mas agora a família está feliz com a chegada do meu neto. Todo mundo ajudou. Tivemos que lidar com pessoas julgando ela por ser nova e não estar estudando mas essas críticas a gente ignora”, comenta.


Em 1994, Vilma Barros engravidou aos 15 anos e teve uma experiência complicada, sendo até expulsa da casa dos seus pais. Durante a gestação, precisou abandonar os estudos para cuidar da filha enquanto o então namorado, hoje marido, trabalhava em uma padaria para sustentar a jovem família. 23 anos depois do nascimento de Érica, conseguiu completar o ensino médio. Vilma também já concluiu o ensino superior e atualmente faz pós-graduação. 


“Eu namorava desde os 14 anos e engravidei de forma inesperada aos 15. Morava no Guarapes e não conhecia nenhuma forma de evitar, a verdade é essa. Eu não tinha conhecimento sobre isso. Meu pai me expulsou de casa e fui morar com meus sogros que também não aceitavam a gravidez. Foi muito difícil, eu sofri demais. Foram dois anos horríveis da minha vida, fui praticamente obrigada a amadurecer”, relata. 


Com o nascimento da filha, os familiares passaram a aceitar a situação. Vilma dedicou três anos aos cuidados com a filha de forma exclusiva. “Depois, tive que optar por estudar ou trabalhar, não tive adolescência. Comecei a trabalhar em um hotel como ASG e fiquei lá por dez anos, pelos horários não tinha como conciliar com a escola mas eu tinha muita vontade de retomar os estudos”, diz.  


Hoje com 42 anos, Vilma conta que é o orgulho do pai que, durante sua gravidez, se recusou a falar com ela. “Quando eu vou no interior, ele fala para todo mundo “minha filha é formada”. Passei esse tempo sem estudar para realmente não deixar faltar nada para meus filhos. Tenho três: Érica de 27 anos, Débora de 23 e Gabriel com 11 anos. Falo com eles sobre tudo, são meus amigos e já sou até avó. A mais velha teve uma menina aos 23 anos e eu acompanhei todo o processo”.


Especialistas alertam sobre riscos


Dos 4459 partos realizados em 2021 na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), 548 foram de mães com idade menor ou igual a 19 anos. Esse número representa uma redução de 6,48% quando comparado ao ano anterior (586 casos). Em 2018 e 2019, foram 580 e 508 partos nessa faixa etária, respectivamente. 


Para Luciana Araújo, médica ginecologista e obstetra,  os principais riscos desses casos são partos prematuros, baixo peso ao nascer, restrição de crescimento intrauterino, anemia e deficiência de nutrientes, bem como risco de pré-eclampsia, hipertensão gestacional, infecção urinária e ruptura prematura da bolsa. 


As jovens chegam na MEJC encaminhadas pelas Secretarias de Saúde através do sistema de regulação. “Fazemos a consulta pré-natal e multidisciplinar, que é acompanhada por uma enfermeira, assistente social e psicóloga. A maioria precisa desse suporte, até para que a família aceite a gestação de uma forma melhor. No pré-natal de alto risco, ficamos com casos de gestantes até 15 anos. Dos 15 aos 19, elas são atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde”, explica Luciana, que também é plantonista e responsável pelo pré-natal de alto risco.


Além disso, durante as consultas é dado um enfoque em métodos contraceptivos no pós-parto, amamentação e retorno aos estudos. “Notamos que a maioria deixa de estudar para se dedicar só ao bebê porque às vezes não tem com quem deixar. Isso influencia bastante no desenvolvimento psicológico das mães, que ainda está em formação. Elas começam a vida adulta antes do tempo”.


Os fatores que contribuem para casos de gestantes adolescentes são a falta de acesso ou baixa adesão aos métodos contraceptivos, início da vida sexual precoce, uso de álcool, drogas e tabagismo, assim como a falta de informação. Luciana também comentou sobre as altas taxas de reincidência na Maternidade. Foi visto que dentre adolescentes que não tem o acompanhamento pós-parto, 20 a 30% acabam engravidando novamente dentro de um ano, 50% no segundo e 61% após cinco anos do primeiro parto.


“O contexto de vida de cada uma pode levar a essa  reincidência. Observamos que condições socioeconômicas desfavoráveis, início precoce da atividade sexual, baixa adesão aos métodos contraceptivos, abandono aos estudos e a formação precoce de união estável são fatores que impactam nesses quadros. Oferecemos o DIU, comprimidos, camisinhas, adesivos, entre outros métodos contraceptivos. A maioria aceita mas temos as exceções”, pontua a médica.


De acordo com Mariana Carvalho, psicóloga hospitalar da MEJC, a gravidez na adolescência é considerada a questão de saúde pública, entendida como um fenômeno social complexo que envolve fatores sociais, culturais, históricos e psíquicos. “Muitas pessoas supõe que a gravidez na adolescência é algo não planejado ou desejado mas nem sempre é o caso. É um fenômeno complexo que  precisa também de um olhar complexo e multidisciplinar”.


Segundo Mariana, em alguns casos advindos do interior do Estado, por exemplo,  é possível perceber que a própria adolescência já é algo restrito. “Acredito que há dois fatores bem fortes que influenciam na ocorrência desses casos como a ausência de outros projetos de vida, sejam planos profissionais, educacionais ou financeiros. Muitas jovens gestantes não tem essa projeção e substituem pelo projeto da maternidade. Além disso, a repetição da história familiar, uma questão transgeracional onde as referências femininas tem histórico de gravidez na adolescência”.


Sesap e SMS buscam reduzir casos de gravidez


Segundo o Ministério da Saúde, por meio do sistema DATASUS, o índice de nascidos  vivos de mães entre 10 a 19 anos no RN correspondia a 9.899 casos em 2011. Conforme acompanhamento da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS/Sesap), esse número baixou para 8.230 em 2017. No ano passado, foram 5.749 casos sendo 1.754 deles na Grande Natal. Seguem as regiões de saúde de São José de Mipibu com 885 nascidos, 711 em Mossoró, 478 em Pau dos Ferros e, 399, 366 e 315 em Caicó, Santa Cruz e Assu, nessa ordem.


Para contribuir com a redução desses índices, a Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap) apoia e monitora a execução de ações promovidas pelos municípios, principalmente com o programa Saúde na Escola e na atenção primária à saúde em Unidades Básicas (UBS). Luciana Olinto, enfermeira e técnica do Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente, comenta que pela dificuldade do adolescente buscar a atenção primária é preciso aproveitar o espaço escolar onde estão inseridos.


“Os dados mostram uma queda progressiva na ocorrência de gravidez na adolescência ao longo dos últimos anos no Rio Grande do Norte. É uma questão complexa que envolve projetos de vida. Precisamos de investimento através de políticas públicas para que esses jovens vislumbrem uma mudança de cenário”, explica.


O programa Saúde na Escola,  parceria entre Ministério da Saúde e da Educação, tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. A adesão é facultativa para cada escola. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEEC), 2.448 instituições de ensino, tanto estaduais quanto municipais, aderiram ao programa no RN.


Em Natal, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que das 146 unidades apenas 27 contam com o programa, sendo 25 escolas de ensino fundamental e dois centros municipais de educação infantil (CMEI). Por trabalhar com o conceito de territorialidade, é necessário que a escola esteja próxima de uma UBS para adesão. Contatada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que seu Núcleo de Saúde do Adolescente prepara um programa junto ao Núcleo de Saúde na Escola que vai promover palestras de educação sexual e combate ao abuso e exploração sexual. Não há previsão oficial para início das atividades. 


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte está com 7 pré-candidatos a governador confirmados

Os partidos políticos têm praticamente três meses para definição e homologação  dos candidatos majoritários às eleições de outubro,  mas já são sete os postulantes ao cargo de governador do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima  Bezerra, que é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e buscará a reeleição com apoios, até agora, do PC do B -  partido do vice-governador Antenor Roberto de Medeiros, e ainda PSB, PV, PDT, PROS, Republicanos e MDB, que indicará como companheiro dela para vice o deputado federal Walter Alves. Está confirmada também a candidatura do ex-deputado Fábio Dantas, pelo Solidariedade, com apoio do PL e deve contar também com o PTB, PSC e PP. O PSDB e o União Brasil discutem os rumos que vão tomar. A tendência do União Brasil é a oposição.


Fátima Bezerra vai concorrer à reeleição e articula coligação


Enquanto não chega o período de 15 dias para realizações de convenções partidárias, que vão de 20 de julho a 05 de agosto, a governadora Fátima Bezerra intensificou as visitas ao interior e vem recebido prefeitos no gabinete da Governadoria.


No meio da semana, Fátima Bezerra transpareceu sua preocupação com a veiculação de noticias falsas durante a campanha eleitoral. “Em tempos de disseminação de fake news e uso das redes como arma política, eventos como esse são essenciais para o fortalecimento da nossa democracia”, dizia ela, ao encerrar um curso sobre condutas vedadas a agentes públicos no dia 04.


Partidos de oposição ao grupo da situação, lançarão outros cinco candidatos a governador do Estado, além do ex-vice-governador Fábio Dantas, do partido SOLIDARIEDADE, que de saída faz aliança com o Partido Liberal (PL) do pré-candidato a senador Rogério Marinho e ainda PTB, PSC, PP.


Fábio Dantas é candidato pelo Solidariedade em chapa de oposição


Fábio Dantas aposta no apoio de pelo menos 120 prefeitos e no fato de o PT nunca ter vencido uma eleição majoritária em Natal, maior colégio eleitoral do Estado, com mais de 575 mil eleitores para alavancar sua pré-candidatura, além do apoio de partidos bolsonaristas e de todos os segmentos políticos: “Todo apoio é bem-vindo, eu quero apoio do centro, da esquerda insatisfeita com o governo Fátima”, dizia ele, quando se lançou pré-candidato. 


Em meio a essas pré-candidaturas, uma decisão mais aguardada é a do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), que continua em silêncio, sem anunciar apoio à Fátima Bezerra ou a Fábio Dantas, mas a bancada tucana na Casa dividiu-se ao meio no apoio aos dois, vez que os deputados Galeno Torquato, Getúlio Rego, Gustavo Carvalho, José Dias, Nelter Queiroz e Tomba Farias fazem oposição sistemática ao governo e  os deputados Albert Dickson, Ezequiel Ferreira, Doutor Bernardo, Kleber Rodrigues, Raimundo Fernandes e Ubaldo Fernandes a acompanham o governo. 


Os outros pré-candidados a governador são o empresário Haroldo Azevedo (PATRIOTA),   a vereadora de Grossos, Clorissa Linhares (Brasil 35), o influencer digital Wesli Dantas (DC) e os esquerdistas Rosália Fernandes (PSTU) e Danniel Morais (PSOL).


Presidente estadual do PSOL, Daniel Morais diz ter “muito orgulho” de representar o partido como pré-candidato ao governo “e defender um programa verdadeiramente socialista para o Estado”.


Pré-candidatos majoritários


A GOVERNADOR:

Fátima Bezerra (PT)

Fábio Dantas (SD)

Haroldo Azevedo (PATRI)

Clorissa Linhares (Brasil 31)

Rosália Fernandes (PSTU)

Daniel Morais (PSOL)

Wesli Dantas (DC)


A SENADOR: 

Rogério Marinho (PL)

Carlos Eduardo (PDT)

Rafael Motta (PSB)

Robério Paulino, Freitas Júnior ou Gláucio Tavares (PSOL)

Ney Lopes (Brasil 35)

Dario Barbosa (PSTU)

Shirlei Medeiros (DC)


Fonte: Tribuna do Norte/partidos

Leia Mais ››

PIX bateu recorde de transações na sexta-feira (6), diz Banco Central



O sistema PIX bateu recorde de transações em um só dia na sexta-feira (6), informou o Banco Central. De acordo com o BC, foram feitas 73.198.432 de operações. O recorde anterior, de 63.504.253, foi alcançado em 7 de abril.


O PIX, lançado em novembro de 2020, tem mais de 430 milhões de chaves registradas, segundo a instituição.


Além de servir para compras e pagamento de contas, a expectativa do mercado é que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito e estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana. A quantia cai instantaneamente.


O PIX permite fazer e receber pagamentos ou transferências via QR Code, link ou inserção dos dados de pessoas físicas e jurídicas, como e-mail, número de celular, CPF ou CNPJ, as chamas chaves PIX, que funcionarão como uma espécie de "apelido" para identificar o usuário. Com essas chaves, não será preciso mais digitar os dados bancários.


A pessoa física pode ter chaves em mais de uma instituição bancária, mas só pode ter uma modalidade por instituição. Se cadastrar o CPF em um determinado banco, por exemplo, ele só pode ser usado como chave naquele banco.


Saque e troco

Em novembro de 2021, foram lançadas as funcionalidades PIX Saque e o PIX Troco. Por meio delas, é possível realizar saques em alguns estabelecimentos, ou pedir troco em moeda corrente. As novas modalidades, porém, tiveram baixa adesão.


Entre dezembro do ano passado e março desde ano, foram realizadas apenas 290 mil transações das modalidades, de acordo com balanço feito pelo Banco Central do Brasil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra menor média móvel de mortes por Covid desde abril de 2020; são 84 vítimas por dia

Fazendo upload: 140522 de 140522 bytes.


O Brasil registrou nesta segunda-feira (9) 59 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 664.248 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 84 --a menor registrada desde 8 de abril de 2020 (quando estava em 83), no início da pandemia. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -12%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes da doença.


Brasil, 9 de maio

Total de mortes: 664.248

Registro de mortes em 24 horas: 59

Média de mortes nos últimos 7 dias: 84 (variação em 14 dias: -12%)

Total de casos conhecidos confirmados: 30.570.405

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 10.606

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 16.219 (variação em 14 dias: +19%)

Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo não tiveram registro de morte em 24 horas. No Acre, também não houve qualquer novo caso registrado no período.


O país também registrou 10.606 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 30.570.405 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 16.219, variação de +19% em relação a duas semanas atrás --quando estava na casa dos 12 mil casos diários, nível mais baixo desde os primeiros meses do surto de Covid em 2020.



Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Curva de mortes nos estados

Em alta (6 estados): RN, AP, CE, AL, RJ, PE

Em estabilidade (8 estados): GO, PR, RR, SE, MA, PI, ES, RS

Em queda (12 estados e o DF): AC, SP, DF, MS, PA, MG, PB, BA, TO, RO, MT, SC, AM

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.


Veja a situação nos estados

O g1 exibe abaixo os gráficos de alguns estados na evolução de mortes por Covid e casos conhecidos da doença. Para ver a situação em todos os estados e no DF, além dos números nacionais, visite a página especial com mais detalhes e análises.


Consórcio de veículos de imprensa

Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre g1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho de 2020, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal (saiba mais).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após ser presa, suspeita de envolvimento na morte do marido empresário chega em Salvador

A viúva do empresário Leandro Troesch, encontrado morto dentro de um dos quartos da Pousada Paraíso Perdido, chegou em Salvador, na tarde desta segunda-feira (9). Shirley da Silva Figueredo foi presa durante a manhã, na cidade de Iaçu, que fica a cerca de 280 km de Salvador. Ela é suspeita de envolvimento na morte do marido.


Viúva de empresário morto em quarto de pousada é presa — Foto: Redes sociais


Shirley foi detida por descumprir as medidas de prisão domiciliar. Ela já havia sido condenada a nove anos de detenção por participar de um crime de extorsão mediante sequestro, junto com o marido, em 2001. Ela estava em prisão domiciliar e fugiu após a morte do empresário, ocorrida em fevereiro deste ano.


Leandro foi encontrado morto dentro da própria pousada, que fica em Jaguaripe, no baixo sul da Bahia. A polícia acredita que Shirley tem envolvimento na morte do então companheiro, e informou que a prisão dela "vai ajudar a esclarecer as circunstâncias da morte do empresário".


Segundo a Polícia Civil, Shirley foi apresentada na sede do Departamento de Polícia do Interior (Depin) no Centro de Salvador.


Em seguida, ela foi levada para o Instituto Médico Legal (IML). Após os exames de corpo de delito, Shirley foi encaminhada para a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), onde está à disposição da Justiça.


Participação de Maqueila Bastos


Maqueila Bastos diz que tinha boa relação com empresário morto em pousada de luxo na BA — Foto: TV Bahia


Maqueila Bastos, amiga de Shirley, teve a prisão temporária decretada no dia 14 de março, por suspeita de também ter envolvimento na morte de Leandro. Ela foi encontrada na cidade de Aracaju, em Sergipe, no dia 24 de março, e transferida para Salvador no dia 11 de abril.


A investigada foi solta no dia 22 de abril, porque a Justiça decidiu não manter a prisão dela, por falta de provas. Na época, o g1 teve acesso ao inquérito policial onde Maqueila revelou que teve um relacionamento amoroso com Shirley. Ela disse ainda que Leandro sabia da relação.


Entenda o caso


Amiga da esposa de empresário encontrado morto em pousada de luxo na Bahia é presa em Sergipe — Foto: montagem


Leandro Troesch, dono da Paraíso Perdido, foi encontrado morto dentro de um dos quartos do estabelecimento, com marca de tiro na cabeça. Ele também já havia sido preso e condenado a 14 anos de prisão por crimes de sequestro e extorsão cometido em 2001. Este ano, ele estava em prisão domiciliar na pousada, assim como Shirley.


Em depoimento à polícia, a viúva disse que estava no banheiro e somente ouviu o barulho do tiro. Dias depois da morte de Leandro, no início de março, Marcel da Silva Vieira, conhecido como Billy, que era o "braço direito" do empresário, foi assassinado a tiros e tinha marca de golpes de faca no corpo.


Ele era uma testemunha fundamental na investigação. Marcel, que tinha envolvimento com drogas, foi morto no dia 6 de março, às vésperas de ser ouvido pela polícia, no distrito de Camassandi, que também fica em Jaguaripe.


O homem, que era funcionário de confiança de Leandro, prestou depoimento logo após a morte do empresário, mas seria ouvido, mais uma vez, no dia 7 de março.


O delegado Rafael Magalhães, que investiga o caso, afirmou que o cofre da pousada foi esvaziado e que o local do crime foi alterado, após a morte de Leandro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério Público investiga policial militar que ameaçou aluno de escola pública do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Câmara Legislativa (CLDF) cobraram providências do governo do DF após um policial militar dizer que iria "arrebentar" um aluno dentro do Centro Educacional (CED) 1, na região da Estrutural. A escola tem gestão compartilhada com a Polícia Militar (PMDF), e a ameaça foi gravada (veja mais abaixo).



PM ameaça bater em estudante do Centro Educacional 01 da Estrutural, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução


O MP investiga o caso e diz que "está atento para garantir o funcionamento adequado das escolas de gestão compartilhada com a PMDF". Nesta segunda-feira (9), a Comissão de Direitos Humanos da CLDF enviou um ofício para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, pedindo providências em um prazo de 30 dias.


O documento aponta ação truculenta, com "violência física e palavras de baixo calão por parte dos policiais". O texto diz ainda que, "por se tratar de estudantes adolescentes, a operação policial na escola é ainda mais sensível, visto que viola o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no artigo que fala sobre submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento".


Deputados, professores e especialistas em educação classificaram o episódio como "gravíssimo" e cobram providências da Secretaria de Educação. Até a publicação desta reportagem, a pasta não havia se manifestado sobre o caso, e nem a Polícia Militar.


Gestão militarizada de escola da Estrutural gerou polêmica desde o início


Charge de mural feito por alunos do CED 01 da Estrutural, para o Dia da Consciência Negra — Foto: TV Globo/Reprodução


O CED 1 da Estrutural, que é uma das 16 escolas com gestão compartilhada com a Polícia Militar em Brasília e, desde o início, foi local de atritos entre alunos, professores e policiais. Em novembro do ano passado, os estudantes fizeram um trabalho para o Dia da Consciência Negra, que abordava a violência policial contra jovens negros e, de acordo com professores, o diretor disciplinar da escola, que é PM, pediu que os cartazes fossem retirados.


A PMDF negou que houvesse ocorrido o pedido e disse, á época, que foi "apenas uma consulta, junto a direção da escola, sobre o tema abordado no trabalho dos estudantes". Professores e alunos classificaram a medida como censura e interferência indevida na parte pedagógica da escola.


Na semana passada, a vice-diretora, que esteve à frente da defesa do trabalho dos alunos foi exonerada do cargo. Na última quinta-feira (5), os estudantes do CED 1 da Estrutural fizeram um protesto, pedindo a volta da vice-diretora, e na ocasião, policiais militares foram filmados ameaçando os alunos, dentro da escola 


A ação foi filmada pelos próprios estudantes. Pelas imagens é possível ver que três militares levaram o aluno para dentro de uma sala de aula vazia onde um dos policiais ameaçou o adolescente.


O policial diz "Bota a mão pra trás, você. Tô falando sério. Tu não é machão? Lá em cima tu não é machão? no meio dos outros tu não é machão?".

O estudante questionou se iria apanhar dentro da escola, e o PM respondeu "Se precisar. Você quer ver? Vem me ameaçar... Eu te arrebento".


Segundo um aluno do CED 1 da Estrutural, os estudantes são tratados como bandidos dentro da escola.


"Aqui parece que nós é um bando de bandido, não é aluno não, eles trata nós não é como aluno não, é como bandido que eles tratam nós", diz o estudante.

Em 2019, os militares apagaram um grafite com o rosto do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela – ícone da luta pela igualdade racial – que havia sido pintado em um muro, antes da gestão da PM (veja imagem abaixo). À época, a direção do Centro Educacional decidiu refazer a pintura.


Rosto de Nelson Mandela grafitado no CED 1 da Estrutural — Foto: Ana Elisa Santana/Arquivo pessoal


Fonte: g1

Leia Mais ››