segunda-feira, junho 07, 2021

Polícia investiga 'festa' em delegacia para jovem preso no dia do aniversário de 18 anos no RN

A Polícia Civil e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte informaram que vão abrir procedimentos administrativos para investigar uma "festa de aniversário" promovida dentro de uma delegacia para um jovem preso no dia em que completava 18 anos de idade.


O caso aconteceu no último sábado (5) em Macau, na Costa Branca potiguar, foi filmado e ganhou as redes sociais. De acordo com as imagens, policiais compraram bolo e refrigerante para "comemorar" o aniversário do rapaz, suspeito de roubar um aparelho de som de carro.


Ao chegarem à delegacia, com o suspeito detido, os policiais teriam constatado que o jovem completava 18 anos no mesmo dia.


No vídeo, militares dizem que compraram um bolo e refrigerante para comemorar o aniversário do jovem e também cantam "parabéns" para o rapaz. As imagens têm pouco mais de dois minutos.


O vídeo também mostra o bolo sendo cortado. O primeiro pedaço é oferecido à vítima do furto e o segundo é dado a mãe do suspeito, que o acompanhou até a delegacia.


Após as imagens circularem pelas redes sociais, a Polícia Militar informou que vai instaurar um procedimento administrativo disciplinar para apurar os fatos.


Já a Polícia Civil informou por meio de nota que a "suposta comemoração de aniversário do homem conduzido à delegacia de Macau não foi promovida nem era de conhecimento da instituição", mesmo tendo acontecido dentro da delegacia.


A Polícia Civil também informou que lamenta o ocorrido e vai apurar se houve participação de policiais civis no caso.


Policial corta bolo em 'festa de aniversário' feita dentro delegacia para jovem preso no dia em que completava 18 anos de idade no RN — Foto: Reprodução


Fonte: G1

Leia Mais ››

Município do RN perde 100 doses da Pfizer após bandidos roubarem fiação e posto de saúde ficar sem energia

Bandidos roubaram a fiação de um posto de saúde no município de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, no fim de semana. O crime deixou a unidade sem energia elétrica e fez o município perder 100 doses da vacina da Pfizer contra a Covid, que estavam refrigeradas no local.


Doses foram perdidas — Foto: Raiane Miranda


O furto aconteceu no posto de saúde do Potengi. A prefeitura explicou que os funcionários da unidade se depararam com o local sem energia elétrica quando chegaram para o expediente nesta segunda-feira (7). A prefeitura, assim, não soube dizer se o crime ocorreu no sábado ou domingo.


Em nota, a Prefeitura de Macaíba disse que vacinas para outras doenças, que também eram armazenadas no local, também foram perdidas sem refrigeração adequada após o furto da fiação.


"A Secretaria Municipal de Saúde vem a público lamentar a ação de vândalos que no último final de semana furtaram a fiação do posto de saúde do Potengi, onde estavam armazenadas 100 doses da vacina Pfizer, que foram consequentemente perdidas, assim como outras de rotina que estavam sendo aplicadas na unidade, por exemplo meningite, influenza, entre outras".


O município informou que registrou boletim de ocorrência do caso e solicitou "a colaboração de todos para que os responsáveis por este crime sejam identificados, encontrados e punidos por este prejuízo incalculável para a prefeitura e para a própria população".


A prefeitura de Macaíba disse ainda que vai usar a própria reserva técnica para seguir vacinando o público de gestantes e solicitou à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) o reabastecimento das doses perdidas.


Até a última atualização desta matéria, a Sesap informou que não recebeu a notificação, mas a equipe de vigilância epidemiológica se dispôs a auxiliar o município. As doses que foram perdidas serão investigadas pela pasta.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid: RN tem taxa de ocupação de 93% nos leitos de UTI

O Rio Grande do Norte está com 93,4% dos leitos críticos para Covid-19 ocupados nesta segunda-feira (7). É o que aponta o Regula RN, plataforma utilizada pelo governo do RN para monitoramento dos leitos em todo o estado. A consulta foi realizada às 14h. No início da semana passada, essa taxa era de 99%.


Leitos críticos UTI Covid-19 Hospital De Campanha de São Gonçalo do Amarante, Grande Natal RN Rio Grande do Norte — Foto: Sandro Menezes


O estado está desde o início de março com ocupação média acima dos 90%. A situação mais grave atualmente é na Região Oeste, que tem 99,1% dos leitos de UTI sendo utilizados. A Região Seridó tem 92,5% e a Região Metropolitana tem 91,1%.


Taxa de ocupação está acima de 93% no RN — Foto: Divulgação


Ao todo, 13 hospitais em todo o estado estão com 100% de ocupação e não possuem mais vagas para leitos de UTI Covid no momento. Outros 11 hospitais estão com ocupação acima de 80%.


Na rede de assistência, atualmente o estado tem 414 leitos críticos disponíveis, com 368 ocupados e 26 disponíveis - outros 20 estão bloqueados. Ao todo 63 pessoas estão na fila à espera de um leito de UTI.


Taxa de ocupação nos hospitais públicos do RN com leitos Covid — Foto: Divulgação


A plataforma aponta ainda que até está segunda o estado já registrou 874 pessoas que morreram com a Covid na fila por um leito crítico durante toda pandemia. Há cerca de 15 dias, esse número passava de 800. O estado também teve recentemente o maior número de solicitações por um leito de UTI em um dia.


O Regula RN indica ainda que atualmente 72% das pessoas internadas em leitos de UTI no estado têm abaixo de 60 anos de idade - outros 28% são idosos. A mudança no perfil entre os internados é apontada pelos especialistas principalmente pela vacinação já mais avançada no público de pessoas idosas.


Atualmente o estado tem 758 mil pessoas vacinadas contra Covid com pelo menos uma das doses. O estado também possui 275.370 casos confirmados de infecção pelo coronavírus e 6.295 mortes pela doença, sendo 12 delas nas últimas 24 horas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN confirma primeiro caso de mucormicose em paciente do estado que teve Covid

O primeiro caso de infecção por mucormicose em um paciente que teve a Covid-19 foi registrado no Rio Grande do Norte. A informação foi divulgada, nesta segunda (7), pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).


Segundo médicos indianos, casos de mucormicose estão se tornando mais numerosos no país, especialmente em mais jovens — Foto: Getty Images via BBC


De acordo com a Sesap, a paciente é uma mulher, de 42 anos, de Natal, que fez uma biópsia que confirmou a ocorrência do fungo. Ela encontra-se em tratamento , internada em um hospital da capital.


A equipe de vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Natal e da Sesap estão acompanhando o quadro, avaliando os exames, o histórico de movimentações da paciente e sua situação clínica atual.


Um surto de mucormicose entre pacientes de Covid-19 na Índia registrado nas últimas semanas tem chamado a atenção do mundo. Causada por fungos da ordem Mucorales, a doença pode acometer os pulmões e mutilar os seios da face.


Paciente se recupera bem

De acordo com Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde do município de Natal, a paciente teve Covid da forma leve. "Nesse período ela notou uma afta na região do palato que não teve melhora. Ela foi encaminhada para o serviço de saúde para possível tratamento e, de lá, foi encaminhada para os hospitais de referência", explicou.


Segundo ela, a paciente reage bem ao tratamento e há previsão de alta nos próximos dias.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN vai receber mais 43.290 doses de vacinas da Pfizer nesta terça (8), diz governadora

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que o Rio Grande do Norte vai receber 43.290 doses de vacinas da Pfizer nesta terça-feira (8).


RN vai receber mais 43.290 doses de vacinas da Pfizer nesta terça (8), diz governadora — Foto: Geraldo Bubniak/Divulgação/Sesa


A informação foi publicada nas redes sociais da gestora. Com essa nova remessa, o RN soma 1.680.350 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas, entre Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que na manhã desta segunda (7) distribui aos municípios mais uma remessa de vacinas. São 13.638 mil doses do imunizante da Pfizer que serão destinados às gestantes e puérperas com ou sem comorbidades, pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente.



Vacinação no RN

De acordo com o RN+Vacina, sisetma que monitora a vacinação no Rio Grande do Norte, o estado já aplicou 1.128.879 doses de imunizantes contra a Covid-19. Deste total, 752.947 pessoas receberam apenas a primeira dose e 375.932 já receberam as duas doses.


Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que na manhã desta segunda (7) distribui aos municípios mais uma remessa de vacinas — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

Secretário de Segurança do AM diz que 31 suspeitos de ataques foram presos



O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, disse nesta segunda-feira (7) que foram feitas 31 prisões de suspeitos de participação nos ataques em Manaus e em cidades no interior. Entre os presos, estão duas lideranças que estariam planejando as ocorrências. Uma criança de 11 anos, que também participou dos ataques, foi apreendida.


Esta foi a segunda noite de ataques no estado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, eles começaram como represália pela morte de um traficante de drogas que integrava uma facção criminosa, e a ordem para os atos de vandalismo partiu de integrantes de um grupo criminoso que estão dentro de um presídio. (Veja mais abaixo)


De acordo com Bonates, o estado espera receber na terça-feira (8) um efetivo de homens da Força Nacional. O secretário disse não saber quantos homens serão deslocados ao estado. O auxílio da Força Nacional foi solicitado pelo governador Wilson Lima para ajudar a conter a onda de violência que assola o Amazonas desde o fim de semana.



"O nosso efetivo é pequeno para o volume de ações. A tropa vai ter uma hora que não vai ter como tocar capital e interior. Foi sugerido e o governador acatou a decisão de pedir apoio da Força Nacional. Esperamos que até amanhã eles estejam aqui para fazer o reforço", afirmou Bonates.


Ainda de acordo com o secretário, uma reunião foi realizada em Brasília nesta segunda-feira para alinhar a ação. "Não sabemos qual será o efetivo, depende da Senasp e do Ministério da Justiça. Eles estão em reunião nesse momento para avaliar, já que também tem outras ações que eles devem auxiliar no resto do país", disse o secretário.


Bonates também disse que a Secretaria de Segurança Pública está contando com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou tropas para os municípios do Careiro da Várzea e Careiro Castanho.


O secretário disse que o estado ainda não solicitou a transferência dos mandantes da onda de violência para presídios federais, conforme anunciado, anteriormente, já que ainda não conseguiram chegar no cerne da organização criminosa. “Ainda não chegamos onde queremos chegar”.


O secretário também respondeu às acusações dos traficantes sobre o envolvimento de policiais no tráfico de drogas no estado. “Tivemos um problema com alguns policiais envolvidos no tráfico, mas eles foram presos, pois não admitimos policiais bandidos. O governo mandar cortar na carne mesmo, mas isso não é uma prática comum. A grande maioria está nas ruas combatendo o crime”, disse.


Fazendo upload: 628870 de 628870 bytes.


Onda de ataques

Manaus viveu mais uma onda de violência entre o fim da noite de domingo (6) e a madrugada desta segunda-feira (7). Uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o prédio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e um caixa eletrônico foram incendiados por criminosos. Ônibus do transporte coletivo ficaram sem circular, e as aulas nas escolas públicas e privadas foram suspensas (leia mais abaixo).


Cidades registram ataques no AM


No Centro de Manaus, o alvo dos criminosos nesta madrugada foi o prédio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Segundo o delegado Marcelo Martins, os homens aproveitaram que o nível do rio Negro está elevado e chegaram em duas embarcações, atirando contra o prédio.


Agentes que estavam no local trocaram tiros com os bandidos. Uma granada também foi jogada no local, mas não explodiu. A polícia, então, acionou o grupo Marte, que detonou o artefato. Não houve feridos, e o local ficará fechado para o atendimento ao público nesta segunda-feira.


Outros alvos dos ataques

A UBS do Lírio do Vale foi um dos alvos dos criminosos. Segundo um morador que preferiu não se identificar, o fogo começou por volta das 20h de domingo. Uma outra moradora percebeu a ação dos bandidos e alertou os demais. "Ela estava no carro, chegaram em uma moto, pularam o muro e quando ela viu, o fogo já estava alto", contou.


Ainda segundo o homem, os bombeiros foram acionados, e com a ajuda dos moradores conseguiram apagar o incêndio. Na manhã desta segunda-feira (7), agentes da prefeitura estavam no local para avaliar os estragos.


Outro local que também sofreu ataques dos criminosos foi a sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Também na noite de domingo, homens armados dispararam tiros contra o local.


Um caixa eletrônico localizado na Praça 14 de Janeiro, no Centro, também foi atacado. O local fica em frente à uma escola pública e ao prédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE).


Ônibus não circulam

Os ônibus do transporte coletivo de Manaus não saíram às ruas na manhã desta segunda-feira (7). É o segundo dia consecutivo que o serviço não funciona na capital, devido à onda de violência vivida na cidade.


Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou que o serviço seguirá assim por toda a manhã e ainda não tem previsão de normalização.


Nas garagens das empresas, os veículos seguem parados. Motoristas e cobradores do primeiro turno, que compreende os horários da manhã e da tarde, foram dispensados e os demais seguem aguardando novas orientações das empresas.


Aulas suspensas

O governo do Amazonas informou, em nota, que órgãos da administração estadual vão funcionar por trabalho remoto nesta segunda-feira. No entanto, segundo o texto, os serviços essenciais das áreas de saúde e segurança não sofrerão qualquer descontinuidade nos atendimentos.


As aulas nas escolas da rede pública foram suspensas e serão realizadas apenas na modalidade remota. Nas escolas particulares, também não haverá atividades.


Ataques no fim de semana

Ao menos 16 veículos foram incendiados durante a madrugada de domingo (6) em Manaus, numa onda de ataques em represália à morte de um traficante, ocorrida no sábado (5), segundo o governo do Amazonas.


Um distrito de obras da prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, foi alvo de ataques. O prédio onde funcionava o escritório e um trator foram incendiados. Uma agência bancária foi depredada.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mais dois pacientes de MS com quadros graves da Covid são enviados a SP

Mais dois pacientes de Mato Grosso do Sul, com quadros graves para Covid, foram enviados à capital paulista, nesta segunda-feira (7), totalizando o remanejamento de sete pessoas do estado para São Paulo.


Dois pacientes foram levados a São Paulo para tratarem da Covid — Foto: SESMS/Reprodução


De acordo com a SES, a previsão do embarque dos pacientes, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), era para às 16h, na base aérea da capital com destino o aeroporto de Congonhas. O avião levantou voo com os dois pacientes por volta das 17h30 (horário local).


A princípio, seriam levados três pacientes graves com Covid a São Paulo, nesta segunda (7). Porém, a secretaria estadual de Saúde (SES) informou que uma das pessoas passou mal durante o trajeto até o ponto de embarque, em Campo Grande, e teve que retornar à unidade de saúde em que estava.


Aterrissando em São Paulo, uma pessoa será encaminhada para o Hospital Geral Vila Penteado e a outra para Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília.


As transferências para outros estados estão sendo feitas pois Mato Grosso do Sul "está na situação de eminente colapso da saúde provocado pelo agravamento da pandemia", de acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.



Somente nesta segunda foram confirmados mais 1.650 casos novos e 63 mortes; as UTIs estão com ocupação de 109% e o estado está mandando pacientes graves para outras unidades da federação.


Além de grande número de infectados e mortes, o estado registra uma superlotação nos hospitais. Nesta segunda, 1.303 pacientes estão internados, sendo 751 em leitos clínicos e 552 em unidades de terapia intensiva (UTIs).


Mato Grosso do Sul tem ainda uma fila com 271 pacientes com Covid ou suspeita de que estão com a doença na fila por um leito clínico ou de UTI nos hospitais.


A Central Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul está levantando a possibilidade de novas transferências. O estado realiza tratativa para a transferência de pacientes para o município de São Bernardo do Campo (SP) e para o Amazonas.


Outros envios

As transferências de sul-mato-grossenses para outros estados começaram na quarta-feira (2). Uma paciente de Bonito foi encaminhada para Porto Velho, em Rondônia. O estado havia oferecido 10 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) ao governo de Mato Grosso do Sul.


Na sexta-feira (4), mais 7 pacientes de Dourados seguiram para Rondônia, e, no sábado (5), mais um caso grave, desta vez do município de Itaquirai, foi enviado para o estado, totalizando nove transferências.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Caixa anuncia redução das parcelas de financiamento habitacional para auxiliar clientes na crise

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta segunda-feira (7) que o banco irá oferecer redução de até 75% no valor das parcelas de financiamento habitacional, por prazo limitado, para auxiliar os clientes em meio à atual crise financeira.


Caixa Econômica Federal — Foto: Caixa Econômica Federal/Divulgação


Além disso, beneficiários do Auxílio Emergencial ou do Seguro Desemprego poderão contar com uma "pausa" no pagamento das parcelas.


De acordo com Guimarães, a solicitação de redução da parcela deverá ser feita pelo App Habitação Caixa. O desconto será concedido por prazo determinado, conforme o percentual concedido:


redução de até 25% da prestação por até 6 meses;

redução de 25% a 74,99% da prestação por até 3 meses;

e redução acima de 75% da prestação, mediante comprovação da perda de renda e avaliação pela Caixa.


Para ter acesso a até 74,99% de desconto por até 3 meses não será necessário qualquer tipo de comprovação ou análise.


Já os clientes que desejarem mais de 75% de desconto precisarão comprovar que perderam renda e serão submetidos a uma avaliação.


Ao final do prazo estabelecido, a cobrança volta ao valor normal e os desconto concedidos serão cobrados, proporcionalmente, até o final do contrato.


O banco enfatizou que "a taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração" mediante a concessão do desconto nas parcelas.


Suspensão de parcelas

Já a suspensão do pagamento das parcelas para quem estiver recebendo o Auxílio Emergencial em 2021 ou o Seguro Desemprego deverá ser solicitada pelo App Habitação Caixa ou por meio do telefone 0800-104-0104.


A pausa da cobrança será feita pelo prazo de até 6 meses.


"Essas medidas proporcionam às famílias a possibilidade de se reorganizarem para voltar a pagar integralmente a prestação mensal", destacou a Caixa em comunicado à imprensa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Anvisa pede mais informações sobre ButanVac para liberar testes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou ao Instituto Butantan no último sábado (5) um novo pedido cobrando mais informações sobre a ButanVac, candidata a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto.


Foto de arquivo mostra Dimas Covas e João Doria (PSDB) em anúncio da fabricação da Butanvac em São Paulo — Foto: Divulgação/GESP


Segundo a Agência, a documentação faltante é relacionada à análise de qualidade da vacina, segundo a Agência. A Anvisa declarou que o pedido de autorização para os estudos clínicos da ButanVac encontra-se em fase de "exigência".


"Isso quer dizer que os especialistas da Anvisa aguardam que o Instituto Butantan complete a apresentação da documentação necessária para que a análise científica seja concluída", disse a agência.

Em nota publicada no site do Instituto nesta segunda (7), o Butantan confirma o pedido, mas não esclarece quando irá enviar a nova documentação.


"Os últimos dados enviados à Anvisa, referentes ao protocolo clínico, foram encaminhados na última quarta (2) e uma nova exigência foi feita neste sábado (5). Uma reunião havia sido feita entre o Instituto Butantan e a Anvisa no dia 2, para discutir os documentos de Qualidade, e no dia 4 a exigência de Qualidade foi cumprida", diz o texto.


"A entrega da documentação à agência é condição essencial para permitir a finalização da análise. Sem a entrega das informações não é possível a conclusão do processo", disse ainda a nota.


Segundo a Anvisa, desde que o pedido de autorização foi feito pelo Butantan, a agência gastou 24 dias efetivamente analisando os documentos, e "passou outros 48 dias aguardando o cumprimento das exigências e a complementação das informações" por parte do instituto.


A agência declarou ainda que os últimos dados enviados pelo Butantan foram recebidos na última quinta-feira (3) eram referentes ao Protocolo Clínico e estão sendo analisados por técnicos da Anvisa.


A ButanVac, primeira vacina contra a Covid-19 produzida no Brasil sem que seja necessária a importação de matéria-prima, já foi testada em animais e o pedido de autorização se refere às fases 1 e 2 de testes da vacina.


Pedidos de informações


Embalagem da vacina Butanvac — Foto: Leonardo Benassatto/REUTERS


Esta é a quarta vez em que a Anvisa pede, publicamente, mais informações ao Butantan sobre o imunizante. No dia 26 de março, dia do anúncio de seu desenvolvimento, o instituto fez o primeiro pedido autorização à Anvisa para iniciar esses testes. De acordo com a agência, o pedido estava incompleto e, por isso, não atendia aos requisitos técnicos para a liberação.


Um mês depois, o centro de pesquisa protocolou outro pedido, mas a Anvisa novamente considerou que faltavam esclarecimentos.


Já no último dia 14, o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que a Anvisa enviou 15 questões adicionais ao instituto. A agência, entretanto, esclareceu que as solicitações não eram novas. Na ocasião, uma das pendências era a apresentação da última versão do protocolo clínico.


De acordo com Covas, os primeiros 6 milhões de doses já estão em produção, mesmo sem a liberação dos testes clínicos, e devem estar disponíveis em breve.


A expectativa é a de que um total de 18 milhões esteja pronto até junho, e um total de 40 milhões até o fim do ano. No entanto, esta meta é considerada irreal por alguns especialistas, uma vez que o novo imunizantes nem sequer foi testado em humanos até o momento.


Estimando-se que de cada ovo seja possível tirar duas doses da ButanVac, passarão pelo instituto 20 milhões de ovos para produzir as 40 milhões de doses prometidas pelo governo no próximo semestre - caso esse prazo seja de fato cumprido — Foto: Instituto Butantan


Como é feita a ButanVac

Os insumos básicos da vacina são ovos de galinha, frascos e embalagens, os mesmos usados para fazer a vacina da gripe. Estima-se que cada ovo tenha material suficiente para produzir duas doses de vacina.


Em cada ovo é injetada uma pequena quantidade do vírus da "doença de Newcastle", um mal aviário que é inofensivo em humanos. Esse vírus foi geneticamente modificado para receber a estrutura do coronavírus e estimular a produção de anticorpos contra a Covid-19 no organismo humano.


A técnica, em tese, permitiria a produção de vacinas ainda mais eficazes contra as novas variantes do coronavírus, uma vez que se pode escolher de qual cepa será retirada a proteína do vírus.


O trabalho com os ovos também permitiria a independência de importação de insumos da Índia e da China, barateando e acelerando a produção de um imunizante.


Como agora já existem vacinas disponíveis e comprovadas contra a Covid-19, a ButanVac precisará ter sua eficácia testada em relação a esses imunizantes.


O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), já formalizou ao Instituto Butantan o interesse em adquirir 4 milhões de doses da ButanVac.


No mesmo dia em que a vacina foi anunciada, o Ministério da Ciência também pediu aprovação na Anvisa para testes clínicos de outra vacina nacional, chamada Versamune, em desenvolvimento com a Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pássaro entra em motor e avião retorna ao Aeroporto Castro Pinto após decolagem, na PB

Um pássaro entrou no motor de um avião que saiu do Aeroporto Castro Pinto com destino a São Paulo, neste domingo (6), na Paraíba. O voo 3174, da Latam, feito por uma aeronave do modelo Airbus A320 precisou retornar ao aeroporto assim que decolou.


Segundo a Latam Airlines Brasil, a aeronave decolou às 13h27, mas minutos depois precisou pousar após a colisão com a ave. A passageira Tatiane Ferrara, que é fotógrafa e psicóloga, filmou a decolagem e percebeu algo estranho.


Avião precisa retornar a aeroporto após decolagem — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco


"Eu estava filmando para mostrar para meus filhos como que é levantar voo, porque eles nunca viajaram de avião. A gente percebeu que o avião não estava subindo muito, que estava em uma altura razoavelmente baixa, e a gente escutou um barulho e ele não estava pegando velocidade. Aí começamos a ficar meio apavorados", relatou.



Após a colisão, o avião retornou para o aeroporto e fez os procedimentos para reduzir a altitude e pousar com segurança.


"A gente começou a ver onde o voo estava passando, pelo aplicativo, e ele estava fazendo um 'oito', não estava dando sequência na viagem. Logo em seguida o comandante avisou que tinha acontecido um acidente com o pássaro", completou.


Em nota, a Latam explicou que uma equipe trabalhou nos reparos e, enquanto os passageiros aguardavam uma nova aeronave, a empresa prestou apoio distribuindo lanches entre eles.


"A companhia prestou toda assistência necessária aos passageiros impactados. Por fim, reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura", disse a companhia.


Adriel Ferreira, que é diretor de operações e ia viajar à trabalho para Patos de Minas, afirmou que, apesar do atraso na viagem, o mais importante é a segurança de todos.


"Eu ia pegar o carro em Campinas para ir a Patos de Minas. Vou perder um dia de trabalho, mas vou continuar trabalhando. Graças a Deus deu tudo certo com o voo e a gente está em segurança".


O voo 3174 decolou novamente de João Pessoa às 20h, em um novo avião do mesmo modelo, e pousou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 23h17.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pagamentos do abono salarial 2020-2021 terminam em 30 de junho



A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (7) que o pagamento do abono salarial termina no dia 30 de junho.


A data é o limite para o calendário 2020-2021, ano-base 2019. Trabalhadores que deixarem de sacar até o prazo final deverão esperar até a abertura da próxima janela de pagamentos do benefício.


Pelas regras do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o beneficiário tem direito assegurado ao abono pelo prazo de cinco anos e acúmulos são depositados no calendário seguinte.


Segundo a Caixa, mais de 560 mil trabalhadores não sacaram o benefício, no valor total de R$ 328 milhões.


Ainda segundo o balanço, foram pagos R$ 17 bilhões para 22 milhões de trabalhadores, dos quais 6,3 milhões receberam o dinheiro pela Poupança Social Digital, movimentada pelo app Caixa TEM.


Mudanças no pagamento


O próximo calendário de pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep terá início apenas em 2022. A decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que é formado por representantes do governo, dos trabalhadores e dos patrões.


Antes, o benefício era pago a partir do segundo semestre de cada ano. Com o novo calendário, os valores previstos para o segundo semestre de 2021 serão pagos somente em 2022.


"Com essa alteração, o calendário 2022, ano-base 2020, terá início previsto para janeiro de 2022", diz a Caixa.

O valor do abono salarial pode chegar ao valor de até um salário mínimo, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só recebe o valor total quem trabalhou os 12 meses do ano anterior.


Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano anterior ao pagamento.


É preciso ainda estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fiocruz confirma chegada de nova remessa de IFA neste sábado

A Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, confirmou nesta segunda-feira (7) que irá receber uma nova remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produzir a vacina contra Covid-19. O material será encaminhado para Bio-Manguinhos, setor responsável pela produção.


O IFA irá chegar neste sábado (12) e as entregas semanais das doses estão garantidas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 10 de julho. Havia um receio que a fundação interrompesse a fabricação do imunizante temporariamente pela falta do IFA.


A AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme acordado. A Fiocruz aguarda a confirmação da possibilidade de aceleração das próximas remessas de IFA, já que a instituição permanece com capacidade de produção superior a de disponibilização do insumo.


A Fiocruz já entregou 50 milhões de doses ao PNI e deve atingir o índice de 65 milhões até o final de julho. A fundação recebeu ainda bancos de células e vírus dos Estados Unidos para a produção nacional do IFA.


Frascos da AstraZeneca/Fiocruz — Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins


Mudança nas entregas das vacinas

A partir desta semana, haverá uma mudança na entrega das doses por parte da Fiocruz. A alteração foi um pedido da Coordenação de Logística do próprio Ministério.


As entregas de doses de vacina ocorrerão em duas remessas: uma às sextas-feiras, para o Estado do Rio; e outra aos sábados, para o almoxarifado central do Ministério da Saúde em São Paulo. Após serem recebidos pelo Governo Federal, os imunizantes serão distribuídos aos demais estados federativos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Remédio contra o Alzheimer é aprovado por agência dos EUA

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, aprovou nesta segunda-feira (7) um novo medicamento para tratar pacientes com Alzheimer. Chamado Aduhelm, o fármaco da empresa da Biogen Inc. é o primeiro desenvolvido para combater o declínio cognitivo relacionado à causa da doença.


"Aduhelm é o primeiro tratamento que visa a fisiopatologia subjacente da doença de Alzheimer, a presença de placas de beta-amiloide no cérebro", disse Patrizia Cavazzoni, da FDA.

O Aduhelm é o primeiro medicamento contra o Alzheimer aprovado em 18 anos. O tratamento pode custar 50 mil dólares - ou cerca de R$ 250 mil - por ano.


A droga é mais uma que aposta na ação dos anticorpos monoclonais: ela é desenvolvida a partir de células de defesa de idosos que não tinham demência. Ela foi projetada para ser capaz de remover depósitos aderentes de uma proteína chamada beta-amiloide do cérebro de pacientes nos estágios iniciais da doença para conter, entre outras consequências, a perda de memória e a incapacidade de cuidar de si mesmo.


Apesar de comemorada pelos cientistas da FDA, a decisão é considerada controversa. Isso porque um painel de especialistas independentes considerou, em novembro, que as evidências sobre o medicamento eram insuficientes.


O medicamento é um anticorpo monoclonal também conhecido por seu nome genérico, aducanumabe. Ele foi testado em dois ensaios clínicos de fase 3, em pacientes já em estágio avançado da doença. Em um dos ensaios, o Aduhelm demonstrou uma redução no declínio cognitivo da doença, mas o resultado não conseguiu ser repetido em outro estudo.


O ensaio clínico da nova droga chegou a ser suspenso porque aparentava não funcionar. Mas a farmacêutica revisou os dados e disse que em doses mais altas a droga freou o avanço do Alzheimer em 22%.

A própria agencia reguladora americana, a FDA, disse que ainda há dúvidas e que por isso a aprovação está condicionada a uma nova fase de testes, que podem demorar anos. Mas enquanto isso a droga estará disponível para os pacientes.


A farmacêutica já entrou com pedido de liberação da nova droga também no Brasil.


"Como costuma acontecer quando se trata de interpretar dados científicos, a comunidade de especialistas ofereceu perspectivas diferentes", disse Cavazzoni em um comunicado sobre a polêmica, segundo a agência AFP.


O professor de neurociência da Universidade de Londres, no Reino Unido, John Hardy, disse à agência RFI que o medicamento não deverá ser usado para todos os pacientes.


"Embora eu esteja satisfeito com a aprovação do aducanumabe [nome genérico], temos que deixar claro que, na melhor das hipóteses, essa é uma droga de benefício marginal que só ajudará pacientes selecionados com muito cuidado", disse John Hardy.


Pioneiro

O último medicamento para Alzheimer foi aprovado em 2003. É a memantina, que age impedindo a ação do excesso do glutamato nos neurônios. Altos níveis do composto facilitam a entrada do cálcio nas células neuronais, levando-as à morte.


O Aduhelm, por sua vez, é o primeiro a atuar na causa subjacente da doença, que os cientistas acreditam ser o acúmulo excessivo de uma proteína chamada beta-amiloide no tecido cerebral de algumas pessoas à medida que seu sistema imunológico envelhece.


Em ambos os estudos em que foi testado, o medicamento foi capaz de reduzir o acúmulo da beta-amiloide no pacientes. Neles, os pesquisadores observaram que medicamento o Aduhelm, ao fornecer anticorpos, conseguiu restaurar parte de sua capacidade do organismo de eliminar o acúmulo da proteína.


Pensamentos negativos recorrentes: pesquisadores descobriram relação entre esse tipo de comportamento e a acumulação de proteína beta-amiloide no cérebro, associadas à Doença de Alzheimer — Foto: Hugo Voigt por Pixabay


O Alzheimer

O Alzheimer é uma doença que destrói progressivamente o tecido cerebral, afetando a memória dos pacientes. Também podem ocorrer alterações de humor acentuadas e problemas de comunicação. Os primeiros sinais começam, na maior parte dos casos, após os 65 anos.


A doença é a forma mais comum de demência, afetando entre 30 e 40 milhões de pessoas em todo o mundo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Jogadores da seleção brasileira decidem disputar a Copa América

Apesar de algumas insatisfações, os jogadores da Seleção decidiram que irão disputar a Copa América, que começa no próximo domingo. O Brasil estreia diante da Venezuela, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.


A decisão dos atletas deve ser comunicada juntamente com um manifesto, com críticas à forma como o evento foi organizado, em meio à pandemia de Covid-19. A tendência é que isso aconteça somente depois da partida contra o Paraguai, às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.


A seleção brasileira disputará a Copa América com elenco muito parecido com o que está reunido para os jogos das Eliminatórias. Tite ainda pode chamar mais três atletas. A lista será anunciada na quarta-feira.


Desde a última segunda-feira, quando o Brasil foi anunciado como sede do torneio, antes previsto para acontecer na Argentina e na Colômbia, os jogadores da Seleção passaram a discutir um possível boicote.


Jogadores da seleção brasileira vão disputar a Copa América — Foto: Lucas Figueiredo / CBF


O tema também foi tratado junto a líderes de outras seleções sul-americanas. A falta de consenso, porém, fez com que a ideia não prosperasse.


Os jogadores da seleção brasileira ficaram insatisfeitos sobretudo com a forma que o assunto foi tratado por Rogério Caboclo, que acabou afastado da presidência da CBF no domingo, após denúncias de assédio sexual e moral. Ele esteve na Granja Comary no domingo passado (dia 30 de maio), um dia antes do Brasil ser anunciado como sede da competição, e não falou do tema com os atletas.


Os jogadores pediram uma reunião com o cartola, o que aconteceu na quarta-feira. Na ocasião, líderes do elenco sugeriram a disputa de partidas adiadas das Eliminatórias na data em que deveria ocorrer a Copa América. Eles reforçaram que a insatisfação com o torneio não tinha relação com um desejo de ter férias.


A questão técnica também pesou para os atletas aceitarem jogar o torneio. Esta será a última oportunidade em que a seleção brasileira estará reunida por um longo período antes da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Vale lembrar que a Copa das Confederações, que antigamente ocorria no ano anterior aos mundiais, foi extinta.


Durante esta semana em que a disputa ou não da Copa América foi debatida internamente na Seleção, as entrevistas coletivas dos jogadores foram canceladas. O único a se pronunciar foi o volante Casemiro, na saída de campo após a vitória por 2 a 0 sobre o Equador. O volante disse que todos sabiam qual era a posição dos atletas e da comissão técnica de Tite, mas não revelou qual era ela:


– Nosso posicionamento todo mundo sabe, mais claro impossível, Tite deixou claro nosso posicionamento e o que nós pensamos da Copa América. Existe respeito e uma hierarquia que temos que respeitar, e claro que queremos dar nossa posição – afirmou o volante, antes de prosseguir:


– Queremos falar. Não queremos desviar o foco, porque isso (Eliminatórias) para nós é a Copa do Mundo. Mas queremos falar, expressar a nossa opinião, se é certo ou não, cada um vai determinar, mas queremos expressar nossa opinião, sim.


Nesta quarta, os atletas e demais funcionários da Seleção que desejarem poderão se vacinar na sede da Conmebol, no Paraguai. A imunização, porém, não é obrigatória para os participantes da Copa América.


Conmebol tenta estancar sangria

Reuniões tensas entre cartolas. Confrontos políticos. Preocupações com a Covid-19. Os contornos da Copa América de 2021 - que originalmente seria realizada na Colômbia e na Argentina no ano passado - tornaram a missão da Conmebol ainda mais difícil na inesperada nova edição brasileira da tradicional competição continental. Os cartolas sul-americanos negociam até o último minuto com cada associação nacional de futebol para evitar novos sustos.


A manifestação da Associação de Futebol da Argentina no último domingo foi considerada uma vitória pela Conmebol. Ao lado da seleção brasileira, eram os argentinos quem mais tratavam da possibilidade de desistirem da competição. A Conmebol autorizou todas as seleções a decidirem se vão se concentrar na cidade em que forem atuar na Copa América ou não.


A Argentina optou por ir e voltar de Buenos Aires, para ficar no centro de treinamento de Ezeiza, ao lado do aeroporto. Todos os voos da competição serão fretados, com despesas pagas pela Conmebol. A confederação sul-americana vai gastar, pelo menos, US$ 40 milhões (R$ 200 milhões) em toda a organização - número que aumentou para atender todas as demandas num momento de crise.


Outras seleções reafirmaram seus compromissos de atuar na Copa América. A seleção do Equador já comunicou que voa para o Brasil depois da partida contra o Peru, nesta terça-feira. Havia reunião marcada para debater o tema com associação de jogadores locais, mas foi cancelada. A decisão foi por viajar para jogar a Copa América, sem mudanças de rota.


A condição de outros atletas de seleções - como dos bolivianos - também sempre foi clara em disputar a competição. A premiação original para cada participante - US$ 4 milhões - se somou à pressão de dirigentes de cada associação, que se comprometeram a controlar seus atletas.


Fonte: Globo Esporte

Leia Mais ››

Moraes determina que PGR preste esclarecimentos para decidir se arquiva inquérito dos atos antidemocráticos



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta segunda-feira (7) que a Procuradoria-Geral da República preste esclarecimentos sobre o pedido de arquivamento do inquérito que apura a participação de parlamentares bolsonaristas no financiamento e na organização de atos antidemocráticos.


Antes de decidir sobre a continuidade ou encerramento do inquérito, Moraes, que é o relator do caso, estabeleceu que a PGR preste as seguintes informações, "de maneira direta e específica":


quais medidas restritivas de direito impostas aos investigados durante a apuração deveriam ser encerradas, já que a PGR sugere a manutenção de investigações em instâncias inferiores, como nas Justiças Federal e Estadual;

como há dados sigilosos, qual documentação deve seguir para as instâncias inferiores, caso se decida pela continuidade de investigações.

Arquivamento

O pedido de arquivamento foi apresentado pelo Ministério Público na última sexta-feira (4). O parecer do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, levou cinco meses para ser produzido.


O texto afirma que as investigações da Polícia Federal não conseguiram apontar a participação dos deputados e senadores nos supostos crimes investigados.


"Esse inadequado direcionamento da investigação impediu a identificação de lacunas e dos meios necessários, adequados e proporcionais para alcançar a sua finalidade, impossibilitou a delimitação do problema, e fez com que as anões e as diligências de toda a equipe policial se afastassem do escopo das buscas e apreensões", escreveu Medeiros no parecer.


Os parlamentares investigados no inquérito são:


Alê Silva, deputada (PSL-MG)

Aline Sleutjes, deputada (PSL-PR)

Bia Kicis, deputada (PSL-DF)

Carla Zambelli, deputada (PSL-SP)

Caroline de Toni, deputada (PSL-SC)

General Girão, deputado (PSL-RN)

Guga Peixoto, deputado (PSL-SP)

Junio Amaral, deputado (PSL-MG)

Os deputados Daniel Silveira (PSL-RJ) e Otoni de Paula (PSC-RJ) também foram investigados, mas ambos estão denunciados ao Supremo com base nesse inquérito. Então, para eles, o arquivamento não se aplica. No caso do senador Arolde de Oliveira(PSD-RJ), que também era investigado, a PGR pediu a extinção da punibilidade, já que ele morreu em outubro do ano passado.


Na manifestação ao Supremo, a Procuradoria pede ainda que seis investigações que envolvem pessoas sem foro no STF sejam enviadas para a primeira instância da Justiça. A TV Globo apurou que entre essas pessoas está o blogueiro Allan dos Santos.


De acordo com o parecer da PGR, a Polícia Federal tomou depoimentos, verificou contas inautênticas em redes sociais, solicitou informações a operadoras de telefonia, mas não fez a análise dessas informações. Segundo o texto, o Ministério Público Federal só tomou conhecimento dessas iniciativas da PF por meio de informações da imprensa.


"Enquanto isso, e sem que a empreitada proposta pela Polícia Federal tenha alcançado um resultado conclusivo, as diligências efetivamente pertinentes ao inquérito, apontadas ao longo desta manifestação, foram deixadas de lado, sem que a necessária análise, inclusive pericial, dos dados informáticos existentes nos aparelhos de telefonia celular e equipamentos computacionais recolhidos, tenha sido realizada", diz o parecer.


No entanto, a TV Globo teve acesso ao relatório parcial em que a Polícia Federal pede novas diligências para a apuração.


A PF afirmou que encontrou indícios de que apoiadores e parlamentares bolsonaristas discutiram ações para a propagação de discursos de ódio e a favor do rompimento institucional. Mas a PGR não concordou com as novas investigações e pediu o arquivamento sem fazer nenhuma nova diligência.


A conclusão do inquérito dos atos antidemocráticos se deu um dia depois de o Exército anunciar a decisão de arquivar processo disciplinar e não punir o general Eduardo Pazuello por participação em um ato político com o presidente Jair Bolsonaro — o Regulamento Disciplinar do Exército e o Estatuto das Forças Armadas proíbem manifestações políticas de militares da ativa.


O inquérito

O inquérito sobre os atos antidemocráticos foi aberto pelo Supremo Tribunal Federal a pedido da Procuradoria-Geral da República. As investigações foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.


O pedido da PGR foi apresentado em 20 de abril do ano passado, um dia após atos realizados em todo o país que tinham entre os manifestantes defensores do fechamento do Congresso, do STF e da reedição do AI-5, o ato institucional que endureceu o regime militar no país.


Fonte: G1

Leia Mais ››