quinta-feira, outubro 12, 2023

71º Homicídio em Mossoró 2023: Preso do aberto é executado a tiros dentro de casa durante a madrugada no Planalto 13 de Maio


A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte registra mais um homicídio, o quarto do mês de outubro e 71º do ano de 2023. O crime aconteceu por volta das 03h20min desta madrufada de quinta feira (12) na Rua Genésio Xavier Rebouças, no Bairro Planalto 13 de Maio.


Criminosos arrombaram a porta de entrada da casa, invadiram o imóvel e executaram Iago Lucas Nascimento Costa de 24 anos, que dormia com a família na residência.


Segundo a polícia, a vítima respondia processo na justiça por crime de roubo majorado, inclusive com condenação e no mês de setembro passado, saiu para o regime aberto, tendo que assinar mensalmente a ficha de presença da justiça.


Uma das ocorrências envolvendo Iago Lucas, foi em julho de 2019, quando ele e outro comparsa trocaram tiros com policiais rodoviários federais, na Comunidade de Curral de Baixo, zona rural de Mossoró. Na ocasião ninguem ficou ferido, mas a PRF recuperou duas motos roubadas e celulares que estão com eles. O outro conseguiu fugir.


Ainda não há informações sobre motivação e autoria do crime. O delegado de plantão Dr. Roberto Moura esteve no local, acompanhando o trabalho da perícia do ITEP e já iniciou as investigações. A autoridade policial conversou com familiares da vítima na cena do crime.


Após a perícia o corpo de Iago Lucas, foi removido para exames necroscópicos no IML e depois será liberado para os familiares.





Fonte: g1

Leia Mais ››

70º Homicidio em Mossoró 2023: Popular é assassinado a tiros enquanto pedalava sua bicicleta nas Barrocas


Mossoró chega aos 70 assassinatos no ano de 2023. Um homem identificado como Alcimar Alves Marreiro de 48 anos, foi morto a tiros, no final da tarde desta quarta feira 11 de outubro, na Rua Cícero Ferreira Souto ao lado do Colégio das Irmãs no Bairro Barrocas.


Segundo a PM que isola o local do crime, a vítima pedalava sua bicicleta, em via publica, por volta das 17h20min, quando foi surpreendida pelos criminosos.


Populares relataram que ouviram cerca de quatro disparos de arma de fogo. Ainda não há informações sobre motivação e autores do crime, que fugiram após matar a vítima.


A Polícia Civil vai acompanhar o trabalho da perícia pela equipe do ITEP e começar as investigações para tentar esclarecer o caso.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Homem com várias entradas na polícia por práticas de furtos e roubos é morto a tiros em lixão na cidade de Assú


Um homem com várias entradas em delegacias foi encontrado morto, no final da tarde de terça feira 10 de outubro de 2023, próximo a um lixão na cidade de Assú, na região do Vale Potiguar.


O corpo de Edson Xavier da Silva, conhecido como ‘Boy Edilson’ foi achado por um popular que passava no local. Após ser acionada a Polícia Militar foi ao local e isolou o corpo até a chegada das equipes do Itep eda Polícia Civil.


No corpo havia perfurações provocadas por arma de fogo, embora não tenha sido encontrada nenhuma cápsula no local. ‘Boy Edilson’, como era mais conhecido, foi protagonista de vários roubos e furtos na cidade, chegando a ser presos algumas vezes pela polícia militar.


O corpo se encontra no Intituto Médico Legal do Itep unidade de Mossoró onde foi examinado e deverá ser liberado para familiares ainda nesta quarta feira (11). A causa da morte apontada pelo médico legista foi em decorrência de  projétil de arma de fogo (Paf)


Fonte: Fim da linha

Leia Mais ››

Corpo de Bombeiros confirma queda de aeronave em praia da Grande Natal

Helicóptero Potiguar 02 atua nas buscas por aeronave que caiu em praia da Grande Natal — Foto: Reprodução

Uma aeronave caiu na tarde desta quinta-feira (12) em mar aberto nas proximidades da praia de Santa Rita, na cidade de Extremoz, na Grande Natal. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.


Saiba maisCorpo de Bombeiros desmente queda de aeronave em praia da Grande Natal


Segundo informações da instituição, o acionamento dos militares aconteceu às 15h27. Equipes de mergulhadores e socorristas foram ao local em busca pelos ocupantes da aeronave. Ainda não há informações sobre a quantidade de passageiros ou modelo do veículo.


Além do trabalho do Corpo de Bombeiros, a Aeronave Potiguar 02, helicóptero da segurança pública estadual, está no local atuando nas buscas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Seis suspeitos de planejar morte de diretor de presídio são presos no RN

Polícia Civil do RN — Foto: Kléber Teixeira

Seis integrantes de uma organização criminosa que planejavam matar o diretor de um presídio no Rio Grande do Norte foram presos, nesta quarta-feira (11), em Caraúbas, Mossoró, Macau e Natal.


De acordo com investigações da Polícia Civil, iniciadas a partir de relatórios de inteligência, os suspeitos – alguns presos e outros não – estariam insatisfeitos com o regime disciplinar da cadeia. Por isso, planejavam o homicídio do diretor. Algumas ordens seriam repassadas por meio de familiares que realizavam visitas aos presos.


Nesta quarta, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão. Alguns destes, inclusive, foram cumpridos em desfavor de suspeitos que já estão presos por condenações ou por mandados de prisão cautelar. A ação está inserida no âmbito da "Operação Paz".


Os seis presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.


A PC informou que as investigações continuam e outras diligências ainda serão realizadas.


Operação Paz

A “Operação Paz” teve início em setembro, acontece simultaneamente em 12 estados da federação e é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Todas as forças de segurança estaduais participam das ações.


Segundo a Polícia Civil, o objetivo da operação é combater as mortes violentas intencionais, "agindo sobre os fatores que mais fomentam tais crimes, como o tráfico de drogas e a formação de organizações criminosas". No RN, a ação é coordenada pela DHPP.


Fonte: g1 

Leia Mais ››

Homem fica gravemente ferido após colisão entre carro e trem em Natal

Um homem ficou gravemente ferido após a colisão entre um carro e um trem no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal, no início da noite desta quarta-feira (11). A vítima conduzia o veículo que cruzava a linha férrea.


O motorista ficou preso às ferragens e só conseguiu ser retirado após a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros Militar. O homem foi levado por uma ambulância do Samu ao hospital Walfredo Gurgel.


Homem fica gravemente ferido após colisão entre carro e trem em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O Corpo de Bombeiros informou que o estado do condutor é grave.


Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos relatou que está apurando o acidente e que "a viagem sofreu paralisação em virtude do ocorrido".


Homem fica gravemente ferido após colisão entre carro e trem em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A CBTU alerta que "incidentes envolvendo o sistema ferroviário podem ser evitados com o simples respeito às normas e condutas de segurança nas proximidades da via férrea e sobre as Passagens de Nível".


"A via férrea é de uso exclusivo dos trens e sua transposição por pedestres e veículos deve ser realizada por meio das Passagens de Nível, mediante a conduta de parar, olhar e escutar, antes da travessia, conforme legislação vigente(Art. 212 CTB)", destaca a nota.


A companhia reforça ainda que "os trens circulam com faróis acesos, acionamento intermitente da buzina e velocidade reduzida nos trechos de maior adensamento urbano".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vereadora de Natal recebe ameaça de 'estupro corretivo': 'Vamos até o fim para que o criminoso seja responsabilizado'

Vereadora Brisa Bracchi (PT) recebeu ameaça por e-mail e vai registrar queixa na Polícia Civil — Foto: Verônica Macedo

A vereadora de Natal Brisa Bracchi (PT) recebeu uma ameça de "estupro corretivo" no e-mail do mandato dela na Câmara Municipal de Natal (CMN). A parlamentar expôs a situação em sessão ordinária no plenário da Casa Legislativa nesta quarta-feira (11) e informou que vai registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil para investigação do caso na sexta (13).


O relato de parte do conteúdo do e-mail foi feito no plenário (veja vídeo acima).


Segundo a vereadora, o e-mail foi enviado com um nome falso e de uma plataforma de e-mails anônimos, o que impossibilitou identificar a autoria imediatamente. Brisa disse ainda que informou a ameaça ao presidente Câmara para pedir reforço na segurança da Casa Legislativa.



A vereadora informou que parlamentares de outros estados também receberam a mesma ameaça e, por isso, vai buscar diálogo junto ao Ministério da Justiça para que a Polícia Federal também investigue o caso, além da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.


"Queria nesse momento repudiar, mas dizer que nós vamos até o fim para que esse canalha, esse criminoso, seja responsabilizado", disse a vereadora no plenário.

Em agosto, a vereadora do Rio de Janeiro Mônica Benício (RJ) também recebeu um e-mail semelhante. Em setembro, a vereadora de Belém (PA) Bia Caminha foi outra que recebeu conteúdo similar. As vereadoras de Belo Horizonte Cida Falabella e Iza Lourença também receberam o texto do 'estupro corretivo' em agosto. A deputada estadual por Pernambuco Rosa Amorim também recebeu o conteúdo.


Após ler parte do e-mail em plenário, a vereadora Brisa Bracchi recebeu a solidariedade de outros parlamentares.


"Nós, o conjunto de todo nós, temos uma responsabilidade de proteger quem está aqui e dizer que, indiferente das nossas posições políticas, independente das nossas adversidades, esse lugar precisa ser respeitado e qualquer pessoa que estiver aqui precisa ser respeitada", disse Brisa.


'Estupro corretivo'

O e-mail de ameaça recebido pela vereadora Brisa Bracchi (PT), que é abertamente bissexual, tinha o título de: "O estupro cura lésbicas e bissexuais e eu posso provar".


A vereadora expôs o e-mail no plenário, no qual ela reforçou que compartilha "com dor, mas também com o compromisso de que isso não me tira da luta".


O texto descreve uma cena de violência sexual, segundo a vereadora, e diz que um estudo teria comprovado "que o lesbianismo é uma doença que pode ser curada com a terapia alternativa" que é descrita.


A cena, que foi relatada por ela no plenário, cita a mulher nua, de pulsos amarrados, com cordas ou algemas plásticas. "Toda uma descrição de uma violência sexual que eu inclusive lamento ter que estar aqui lendo e descrevendo. Essa ameaça é uma ameaça criminosa", reforçou.


O autor do e-mail diz, no fim, que tem o endereço da vereadora e a questiona se pode demonstrar "o estupro corretivo" para ela.


"Não é a primeira vez que a gente fala da questão da violência à política de gênero, mas nunca, nem de perto, tinha chegado a uma situação tão grave", disse.


"É uma ameaça contra uma mulher, contra uma pessoa, mas também para tentar nos paralisar, dizer que nós não devemos estar nesse espaço , que esse espaço não é nosso. Que eu preciso ser curada, com agressão sexual, com talvez um dos tipos mais repugnantes, mais nojentos de violência. Uma dessas violências que a gente reza que nenhuma mulher que a gente conheça passe por uma situação como vem sendo descrita", completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Conheça a história das Meninas das Covinhas, que atrai fiéis a igreja no interior do RN todo dia 12 de outubro

Menina das Covinhas tem Igreja em Rodolfo Fernandes — Foto: Divulgação

O dia 12 de outubro é feriado nacional por conta de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. As paróquias em homenagem à santa e o Santuário em Aparecida, em São Paulo, recebem diversos fiéis católicos durante todo o dia.


Mas uma capela, bem na zona rural de Rodolfo Fernandes, município de pouco mais de 4 mil habitantes na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, também é destino de centenas de romeiros e fiéis todos os anos nesta mesma data.


O local é a Igreja das Covinhas, que, inclusive, foi reconhecida como Patrimônio Material, Histórico, Cultural, Paisagístico, Turístico e Religioso do RN pelo governo do Estado neste ano. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 4 de janeiro de 2023.



A estrutura da igreja foi construída há cerca de 40 anos por um agricultor chamado Bento Honório, ou Bento das Covinhas, morto em 2019.


A tradição conta que ele encontrou em um dos seus terrenos covas nas quais estavam enterradas duas meninas que morreram durante uma seca no século 19. A história das duas era contada a ele pela própria vó.


A construção da capela se deu como um ato de gratidão após uma enfermidade. Bento foi internado com uma doença que os médicos à época não conseguiam diagnosticar. Durante a internação, ele diz ter visto as Meninas das Covinhas o garantindo a cura - e dias depois estava livre da enfermidade. O agricultor atribui essa cura às meninas.


Igreja das Covinhas fica em Rodolfo Fernandes, onde as Meninas das Covinhas foram sepultadas — Foto: Divulgação


As duas já eram referência de fé na região, mas tiveram os nomes e as bençãos mais disseminadas diante da fé do agricultor.


Após a alta médica, Bento fez a promessa de erguer a igreja, segundo explica o site oficial da prefeitura de Rodolfo Fernandes.


"Ao ter sua prece atendida, Bento Honório pagou a promessa de construir uma igreja em homenagem às Meninas das Covinhas no local onde foram sepultadas e que tornou-se um centro de romaria", cita o texto.


O texto no site oficial da prefeitura conta que as meninas eram retirantes do Ceará, junto com o pai, de após grande seca ocorrida em 1977 no Nordeste, considerada uma das maiores da história e que culminou com milhares de vítimas fatais - por desidratação e desnutrição.


No final de 1877, o pai e as duas meninas teriam vindo do Ceará para o RN em busca de sobrevivência.


"Chegando ao interior de Portalegre, em território que hoje pertence ao município de Rodolfo Fernandes, as duas meninas não resistiram e morreram em baixo de uma árvore, enquanto o pai saiu a procura de água e alimento para socorrê-las", cita site o oficial de Rodolfo Fernandes.


Multidão neste ano na Igreja das Covinhas — Foto: Divulgação


Elas teriam sido enterradas exatamente onde faleceram, no trecho onde hoje fica a Igreja das Covinhas. A data de homenagem a elas foi escolhida como 12 de outubro por ser o Dia das Crianças.


No interior da capela, além das covinhas onde foram sepultadas as meninas, estão expostos ex-votos, fotografias e pertences pessoais deixados por pessoas que conseguiram alcançar uma graça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em visita de Dino a Natal, governo do RN anuncia projeto para ampliar Penitenciária de Alcaçuz

Dino anunciou ainda repasse de R$ 35 milhões para o estado — Foto: Pedro Henrique Santiago

O governo do Rio Grande do Norte anunciou uma obra para a ampliação do Complexo Penitenciário de Alcaçuz, a maior unidade prisional do estado. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (11) durante uma visita do Ministro da Justiça, Flávio Dino, a Natal para a entrega de equipamentos e repasses federais às pastas da Segurança e da Administração Penitenciária.


De acordo com o governo do RN, a nova unidade que será construída no complexo de Alcaçuz vai permitir a abertura de mais 408 vagas no sistema carcerário. O projeto foi enviado para análise da Caixa Econômica Federal (CEF), mas ainda não tem previsão para iniciar.



"Depois que eles [a CEF] fizerem essa análise, a gente vai licitar, através da Secretaria de Infraestrutura. Espero que sim [que comece neste ano]. Aí é o trâmite da Caixa Econômica que a gente tem que aguardar", disse o secretário da Administração Penitenciária do RN, Helton Edi Xavier.

Na cerimônia desta quarta, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, oficializou o repasse de aproximadamente R$ 35 milhões do Fundo Penitenciário para a Seap-RN. Outros cerca de R$ 16 milhões foram liberados para obras na área penitenciária, segundo Dino.


Segundo a governadora, o valor será investido "abrindo mais uma unidade no Complexo de Alcaçuz, por mais 408 vagas", além de "também expandir mais 120 vagas no Centro de Detenção Provisória no Potengi". O início da obra no CDP Potengi não foi confirmado.


Flávio Dino em cerimônia em Natal, no RN — Foto: Pedro Henrique Santiago


Entrega de veículos e equipamentos

Na cerimônia, foram entregues veículos e equipamentos para atuação no sistema prisional. "Nós estamos entregando viaturas e equipamentos para melhorar a administração penitenciária. E também vamos assinar repasses de recursos relativos ao Programa Escola Segura", disse o ministro.


"Nós já estamos ultrapassando aquela meta que, no auge da crise, a governadora havia estipulado de parcerias conosco", disse Dino.


Veículos e equipamentos foram entregues — Foto: Júlia Galvão/g1


O secretário da Seap disse que os materiais e recursos entregues foram divididos em três eixos.


"Equipamentos que vão ajudar na melhoria do controle, da segurança das unidades prisionais, vão ajudar com a questão da expansão das nossas assistências - estão chegando muitas fábricas de bloco, de chinela, para ajudar com o trabalho e com o estudo EAD, televisões, computadores - e também com a expansão de vagas", disse Helton Edi.



Entre os equipamentos recebidos estão bodyscann, raio-x, câmeras corporais e detectores de metais, por exemplo. O RN atualmente tem cerca de 12 mil apenados, entre todos os regimes.


Equipamentos entregues nesta quarta — Foto: Júlia Galvão/g1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Paraquedista de Goiânia morre durante salto em Boituva, no interior de SP

Paraquedista morre em Boituva, no interior de São Paulo — Foto: Reprodução/Instagram

Um paraquedista de 49 anos, natural de Goiânia (GO) morreu durante um salto em Boituva, no interior de São Paulo, na tarde de quarta-feira (11).


Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Humberto Siqueira Nogueira foi levado para um hospital da cidade com parada cardiorrespiratória e não resistiu.


Segundo relatos de testemunhas registrados em boletim de ocorrência, a vítima colidiu fortemente com o solo durante a aproximação de pouso. A Polícia Civil informou que não houve falha no equipamento e investiga as causas do acidente.


O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itapetininga (SP), mas ainda não foi liberado. Humberto será sepultado no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, às 8h de sexta-feira (13). O sepultamento está marcado para 11h, no mesmo local.



O empresário tinha experiência em esportes radicais com grupos de paraquedistas no interior de São Paulo.


Equipamentos do paraquedista que morreu em Boituva passarão por perícia criminal — Foto: Polícia Civil/ Divulgação

Equipamentos do paraquedista que morreu em Boituva passarão por perícia criminal — Foto: Polícia Civil/ Divulgação


Outros acidentes

O acidente de Humberto foi o segundo caso de morte envolvendo paraquedistas em Boituva no ano de 2023.


No dia 1º de julho, um homem de 44 anos morreu após sofrer um acidente no Centro Nacional de Paraquedismo.


Segundo a Associação de Paraquedismo, o acidente ocorreu após um erro de pouso. O paraquedista, que possuía 20 anos de experiência na área, teria descido em alta velocidade e atingido o solo.


Rodrigo de Barros Aleixo de Souza foi internado no Hospital Regional "Dr. Adib Domingos Jatene", em Sorocaba (SP), mas acabou morrendo 11 dias depois do acidente.


Em 2022, o g1 noticiou a morte de outros quatro paraquedistas em Boituva. Em junho, um homem de 38 anos morreu ao cair sobre o telhado de uma casa. O inquérito da Polícia Civil descartou falha no equipamento e apontou negligência por parte da empresa onde a vítima realizava as aulas.


Avião caiu na cidade de Boituva, no interior de SP — Foto: Polícia Militar/Divulgação


Em maio de 2022, dois atletas morreram após o pouso forçado de uma aeronave que saiu do CNP. Outras dez pessoas também ficaram feridas.


De acordo com um paraquedista que estava no avião no momento do acidente, a aeronave apresentou problemas a cerca de 900 pés (aproximadamente 275 metros) de altitude e tocou três vezes no solo antes de tombar e ficar com as rodas para cima.


Menos de um mês antes, um outro acidente fatal foi registrado no CNP. A paraquedista Bruna Ploner, sargento do Exército Brasileiro, morreu no dia 24 de abril após saltar com um paraquedas de alta performance.


Bruna Ploner, morreu após sofrer politraumatismo durante salto de paraquedas em Boituva (SP) — Foto: Arquivo Pessoal


O g1 tentou contato com o Centro Nacional de Paraquedismo em Boituva, mas, até a publicação desta reportagem, não conseguiu retorno.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Quebrada em 200 pedaços em atentado, imagem da Padroeira foi restaurada há 45 anos

Símbolo de fé, imagem da Padroeira já foi quebrada em mais de 200 pedaços — Foto: Arquivo Pessoal/ Maria Helena Chartuni

Hoje protegida em um nicho de ouro blindado a quatro metros do chão no Santuário Nacional de Aparecida (SP), onde fica em exposição, a imagem original de Nossa Senhora precisou ser restaurada há 45 anos, após ser quebrada em mais de 200 pedaços.


O atentado aconteceu no dia 16 de maio de 1978 durante uma missa na Basílica Velha em Aparecida. A imagem, que ficava em um cofre no altar, foi retirada por um jovem de 19 anos, que a derrubou no chão - leia mais detalhes do atentado abaixo.


A imagem, que ficou muito danificada - situação que causou comoção por parte dos devotos na época - foi encaminhada ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) para passar pelo processo de restauro.


Maria Helena Chartuni durante o restauro da imagem de Nossa Senhora Aparecida — Foto: Arquivo Pessoal/ Maria Helena Chartuni


Quebrada em 200 pedaços

A missão de restaurar a imagem foi delegada à artista plástica e chefe do Departamento de Restauração do museu, Maria Helena Chartuni. Ela, que até então não era devota, teve a vida transformada pelo trabalho, que classifica como o mais marcante e especial da sua vida.


“Assim que me escolheram eu perguntei: ‘Está muito quebrada?’. Responderam que seria tranquilo restaurar, mas quando eu vi foi um choque. A cabeça estava muito danificada. Aí, sim, tive a noção real do estrago. Era muito pesada e por isso quebrou muito, em mais de 200 pedaços”, lembra Chartuni.

Apesar de ter sido escolhida para a restauração, a artista conta que não era devota de Nossa Senhora Aparecida e não tinha relação com a Santa. Para ela, era como se fosse mais um trabalho em uma obra normal.


“Caiu no meu colo e foi um choque pela responsabilidade que estavam atribuindo a isso e pela dificuldade enorme do trabalho, mas para mim a imagem em si era indiferente. Eu não tinha ligação”, conta.


Maria Helena Chartuni em lançamento de livro sobre a restauração da imagem no Santuário Nacional de Aparecida, em 2016 — Foto: Divulgação/Thiago Leon


Conversa com a Santa

Mesmo não sendo devota da Padroeira, Maria Helena Chartuni decidiu rezar e ‘conversar’ com a Santa para pedir ajuda, tendo em vista à comoção enorme dos devotos pela situação em que a imagem havia ficado com o atentado em Aparecida.


“Eu então rezei um ‘Pai Nosso’ e uma ‘Ave Maria’. Fui aí que fui apresentada à Nossa Senhora. Ela já me conhecia muito bem. Falei para ela: ‘Agora somos nós. Preciso da sua ajuda. Você me ajuda e eu te ajudo’.”


A partir disso, foi mais de um mês de dedicação intensa e exclusiva ao trabalho ao qual havia sido escolhido para fazer. Apesar da entrega ao serviço e da experiência que já tinha na área, Chartuni afirma que não teria sido capaz se não fosse uma ajuda especial.


“Durante o processo aconteceram várias coisas curiosas. Às vezes eu sentia falta de algumas peças que eram essenciais na restauração, procurava de todas as formas e não encontrava, e no dia seguinte elas apareciam em cima da mesa, em locais muito visíveis, onde era muito difícil eu não ter visto antes.”


“Eu tive certeza da ajuda dela (Nossa Senhora) quando terminei. Fui contar os dias que levei para fazer a restauração e vi que foram 33 dias. 33 anos é a idade de Cristo”, completa.


Restauração da imagem original da Padroeira após ser quebrada em 200 pedaços completa 45 anos — Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional de Aparecida


De acordo com Chartuni, a restauração da imagem foi uma transformação completa vida na vida dela. Ela conta que, antes de receber essa missão, vivia um momento ruim.


“A vida é feita de altos e baixos e eu estava em um ‘baixo’. Mas isso me mudou muito. Foi um choque espiritual muito forte. Ao mesmo tempo que eu restaurei a imagem, Nossa Senhora me restaurou, sem que eu soubesse. Já restaurei muitas coisas, mas essa me transformou muito. Guardo as emoções e as lembranças desse trabalho até hoje”, diz a artista plástica.


Após restauro, imagem é levada de volta para Aparecida — Foto: Divulgação/ Portal A12


Entrega do trabalho

Após os 33 dias de trabalho, Chartuni entregou a imagem restaurada de Nossa Senhora Aparecida à direção do Masp. A partir disso, foi elaborada uma operação para encaminhar a imagem de volta ao Santuário Nacional, no interior de São Paulo.


Isso aconteceu no dia 19 agosto de 1978. O trajeto começou no vão do Masp e seguiu até Aparecida, em um caminhão do Corpo de Bombeiros em um cortejo acompanhado por milhares de fiéis. Uma multidão de devotos se aglomerava nos locais em que a operação passava.


O episódio também é inesquecível para Maria Helena, que só aí teve real noção da importância do trabalho que havia acabado de fazer.


“A fé das pessoas me chocou. Elas se ajoelhavam. Filas quilométricas na entrada do santuário. Eu estive lá e as pessoas me agradeciam, emocionadas. Beijavam a minha mão”, se recorda, também emocionada.


Imagem de Nossa Senhora Aparecida faz percurso até o Santuário Nacional — Foto: Santuário Nacional/Divulgação


“Foi a coisa mais linda que eu vi na minha vida. Foi impactante. Uma multidão acompanhando. Aprendi demais com a fé dos romeiros. É uma coisa muito verdadeira, genuína. Me transformou como pessoa e hoje sou muito devota também.”


O impacto foi tanto, que Chartuni comemora o fato de só ter descoberto a dimensão da importância da restauração da imagem, quando já a havia restaurado. Ela acredita que, se já tivesse essa noção, sentiria uma pressão muito maior durante o processo.


“Ainda bem que eu não tinha a real noção do que aquilo significava. Acho que é a mesma coisa com um médico, por exemplo: a responsabilidade parece muito maior quando precisa fazer uma cirurgia de uma personalidade, do que quando se trata de um paciente normal”, pontua.


12 de outubro na Basílica de Aparecida — Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional


Fonte: g1

Leia Mais ››

Alok comemora reencontro com o pai após ataque em festival em Israel: 'Alívio poder te abraçar'

Alok comemora reencontro com o pai — Foto: Reprodução / Twitter

O DJ Alok comemorou o reencontro com o pai no Instagram na noite desta quarta-feira (11). Juarez Petrillo, também conhecido como DJ Swarup, sobreviveu ao ataque do Hamas ao festival de música eletrônica chamado Universo Paralello no sábado (7) em Israel, o evento tem origem brasileira e foi criado por Petrillo.


"Que alívio poder te abraçar pai!", disse Alok na legenda da foto abraçando o pai. Na publicação, o DJ colocou a localização de São Paulo.

A rave ocorreu perto da fronteira com a Faixa de Gaza e foi um dos principais alvos do grupo terrorista Hamas, que atacou Israel e deixou pelo menos 260 mortos na região do festival.



O DJ Swarup estava tocando no momento do atentado, mas conseguiu escapar em segurança, segundo Alok.


'Estou em choque'

O DJ Swarup filmou o momento em que o festival foi interrompido após o ataque do Hamas, em Israel. O vídeo postado em rede social por ele mostra fumaça no céu e as pessoas se movimentando no local.


"Estou em choque até agora! E as bombas não param de explodir… depois conto mais detalhes", escreveu Petrillo.



"Surreal! [...] Já estava no palco para tocar. Espiritual demais! Foi a primeira vez que aconteceu isso, nunca uma festa parou assim! Sei nem o que fazer dizer", escreveu. "Helicópteros!! Explosões. Acabou a luz elétrica!! Bizarro!! Guerra!! Muito triste."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Avião decola com 'urgência’ rumo ao Egito para repatriar brasileiros em Gaza


Uma aeronave da Presidência da República vai decolar nesta quinta-feira (12), em Brasília, para a operação de resgate de brasileiros em Gaza. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião tem capacidade para até 40 passageiros.


O avião modelo VC-2 deverá pousar em Roma, na Itália, e será o primeiro disponibilizado pelo governo para a repatriação de nacionais que estão na Faixa de Gaza, um território palestino na fronteira com o Egito e Israel.


O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, cidade da Cisjordânia onde fica a sede da Autoridade Palestina, ainda aguarda a formação de um corredor humanitário, em território do Egito, para retirar brasileiros de Gaza.


22 brasileiros em Gaza já solicitaram repatriação. Segundo a representação diplomática brasileira na Palestina, 13 brasileiros estão em uma escola católica na Faixa de Gaza que está sendo utilizada como abrigo.


A FAB informou que o acionamento da aeronave ocorreu em "caráter de urgência” durante a tarde desta quinta.


Apesar de ter sido elencado como apto para missão, o avião cedido pelo Planalto não constou do cronograma inicial de voos disponibilizado pela Força Aérea no início desta semana.


De acordo com a FAB, os aviões VC-2 são utilizados em missões de transporte especial. Em 2020, no início da crise da Covid-19, o modelo foi utilizado na repatriação de brasileiros na China.


Plano do governo em Gaza

O plano do governo é conduzir os brasileiros para fora de Gaza por meio da fronteira com o Egito. O caminho levaria até a capital, Cairo, onde um avião estaria esperando os passageiros.


O Ministério das Relações Exteriores já contratou um ônibus para o transporte do grupo.


Gaza tem sido alvo de bombardeios de Israel desde o fim de semana, como reação ao grupo terrorista ter efetuado ataques em território israelense.


A Faixa de Gaza, controlada pelo grupo terrorista Hamas, vem sendo alvo de bombardeios por parte de Israel, uma resposta ao ataque-surpresa feito pelo Hamas contra o território israelense no último sábado (7).


O conflito, que entrou no sexto dia nesta quinta, deixou ao menos 1,3 mil israelenses mortos. Em Gaza, até o momento, 1.354 mortes foram confirmadas.



Brasileiros em Israel

Até esta quinta, dois grupos de brasileiros já foram repatriados em voos da FAB. Um terceiro chegará ao Brasil na madrugada desta sexta (13), em Recife e no Rio de Janeiro.


O Itamaraty afirmou, na última quarta (11), que mais de 2,7 mil pessoas já entraram em contato com as representações diplomáticas brasileiras em Israel e na Palestina. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o número não significa que todos solicitaram repatriação.


O Ministério das Relações Exteriores afirmou que os candidatos à repatriação estão sendo “acomodados conforme critérios de prioridade”.


“[A pasta] reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion”, diz nota divulgada nesta quinta.



O que aconteceu até agora?

▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa de Gaza, de onde Hamas lançou 5 mil foguetes.


Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país.


Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.


▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.


"Estamos em guerra e vamos ganhar", disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque.


"O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu."


Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.


▶️ Quantas pessoas morreram? O balanço mais recente das autoridades locais indicava, na manhã desta terça-feira, que mais de 1.600 pessoas morreram. Mais de 900 foram em Israel. O Ministério da Saúde de Gaza informou ter registrado 770 mortes de palestinos.


▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.



Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km². Para se ter uma ideia desse tamanho em comparação com cidades brasileiras, o território é um pouco maior que o da cidade de Fortaleza (312.4 km²) e menor que o de Curitiba (434,8 km²).


Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.


▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes.


Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.


Fonte: g1

Leia Mais ››