quinta-feira, junho 03, 2021

Sargento da PM morre de Covid no mesmo dia em receberia a 1ª dose da vacina contra a doença no RN

Um sargento da Polícia Militar morreu por complicações da Covid no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (2) - exatamente o mesmo dia em que receberia a primeira dose da vacina contra a doença.


Sargento Gevanildo Araújo tinha 42 anos — Foto: Arquivo pessoal


Natural de Caicó, Gevanildo Alves de Araújo, de 42 anos, estava internado há alguns dias lutando contra a doença, mas não resistiu.


O policial estava na lista de convocados da PM para a próxima aplicação do imunizante contra o coronavírus, que aconteceria nesta quarta-feira (2). As forças de segurança são grupos prioritários na campanha de imunização em todo o Brasil.


De acordo com a PM, o sargento Gevanildo estava na corporação desde agosto de 2001 e era lotado na 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), no município de Jardim de Piranhas, no Seridó potiguar.


"A Polícia Militar lamenta a morte deste honrado profissional de segurança pública, externando aos amigos, companheiros de trabalho e familiares, os nossos sentimentos de mais profundo pesar", lamentou, em nota, o Comando da Polícia Militar no estado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Motorista morre e três pessoas ficam feridas após caminhão carregado de lenha tombar em estrada do RN

Um homem morreu e outros três ficaram feridos em um acidente que aconteceu na noite de quarta-feira (2) na RN-89 na região Seridó potiguar.


Caminhão carregado de lenha tombou na RN-89 na região Seridó do RN — Foto: DPRE/Cedida


Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, um caminhão carregado de lenha seguia entre os municípios de Ouro Branco e Jardim do Seridó, quando virou.


Ainda de acordo com a corporação, havia quatro pessoas no veículo. O motorista levava um passageiro na cabine e os outros dois estavam em cima da carga.


O motorista, identificado como Rafael Barbosa da Silva, morreu no local do acidente. Dois passageiros foram socorridos em estado grave e um terceiro teve ferimentos leves.


Inicialmente, as vítimas foram levadas ao Hospital Rui Mariz, em Jardim do Seridó, mas os que estavam em estado mais grave foram transferidos para Natal.


O caso ainda será investigado, mas a polícia apontou que as informações iniciais apontam que ele teria sido causado por uma falha mecânica.


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Procissão motorizada' celebra Corpus Christi na frente de hospitais em Natal

Uma "procissão motorizada" celebrou na tarde desta quinta-feira (3) o dia de Corpus Christi, da Igreja Católica, pelas ruas de Natal e também na frente dos principais hospitais e unidades de saúde do município.


Procissão motorizada celebrou Corpus Christi em Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


O trajeto era previsto pela Arquidiocese de Natal, que definiu que a procissão motorizada sairia da Catedral de Natal logo após a celebração da missa às 15h no local. Houve outro missa realizada às 8h.


Além da Catedral, outras igrejas também realizaram essa celebração pelas ruas da cidade, com o Santíssimo Sacramento sendo levado em um carro, pelos bairros da capital potiguar.


Procissão passou por hospitais e unidades de saúde de Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Por conta da pandemia da Covid, a Arquidiocese de Natal informou que não haveria procissões com pessoas nas ruas.



"Tradicionalmente, nesse dia, também acontece a procissão com o Santíssimo Sacramento. Neste ano, devido às restrições da pandemia, em várias paróquias haverá apenas a celebração da missa; outras realizarão a procissão motorizada, levando o Santíssimo Sacramento por algumas ruas, em um carro", informou.


Celebração começou na Catedral de Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Outras paróquias também apostaram na solidariedade. Na paróquia de Santo Antônio de Pádua, no conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal, o fieis produziram o tapete de Corpus Christi com alimentos doados, que serão entregues a famílias carentes da comunidade.


Procissão passou pela rua de Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid: Governo do RN publica lei que inclui profissionais públicos e privados da educação em grupo prioritário de vacinação

O governo do Rio Grande do Norte publicou nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial do Estado (DOE), a lei que inclui os profissionais das redes pública e privada de educação no grupo de "prioridade imediata" para vacinação contra a Covid no estado.


Sala de aula escola estadual RN — Foto: Sandro Menezes


De acordo com o documento, são considerados trabalhadores em educação "todos aqueles profissionais, de todas as categorias, que estejam atuando nas unidades escolares e órgãos de gestão das redes pública e privada de educação" no RN.


A data para o início dessa vacinação dessa categoria ainda não foi divulgada pelo governo do RN.


Para a vacinação dos profissionais da rede pública, o estado vai seguir um calendário próprio, que foi definido em um Plano de Retomada das aulas presenciais publicado no último mês de maio. De acordo com o governo, a vacinação vai começar por profissionais de creches e pré-escolas.


A lei diz que a vacinação dos profissionais da rede privada está condicionada "à comprovação do efetivo exercício presencial por meio de declaração emitida pela instituição de ensino".


No entanto, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), houve um acordo do governo com os municípios para que todos os profissionais sejam vacinados, independente se trabalham de forma presencial ou remota, já que as escolas particulares estão em ensino híbrido desde 2020.



O documento diz ainda que a vacinação dos profissionais em educação será operacionalizada por órgão estadual, como também será permitida a realização de convênios ou parcerias para a sua execução, de forma gratuita.


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou a inclusão dos profissionais da educação nos grupos prioritários de vacinação no dia 27 de maio após nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde.


Das 95 mil doses recebidas na quarta-feira (2), 10% delas foram separadas para aplicação exclusiva nos profissionais de educação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte recebe mais 14 mil doses de vacina da Pfizer

O Rio Grande do Norte recebeu nesta quinta-feira (3) mais um lote de vacinas contra a Covid. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), são 14.050 doses de imunizantes da Pfizer.


Novo lote de vacinas da Pfizer chega ao Rio Grande do Norte — Foto: Sandro Menezes/Assecom-RN


Segundo orientação do Ministério da Saúde, a vacina da Pfizer é destinada para a primeira dose de trabalhadores do setor aéreo e para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.


O estado recebeu esta semana 109.540 doses de vacina. Na quarta-feira (2), foram recebidas e distribuídas 95.500 doses, acrescidas de parte da reserva técnica, totalizando 121.555 vacinas destinadas a profissionais de saúde, portuários e pessoas com comorbidades e deficiência permanente, sendo 25 mil doses que inauguram o processo de imunização dos profissionais de educação, de acordo com a Sesap.


O governo do RN informa que a vacinação começa por profissionais de creches e pré-escolas, atendendo todos os trabalhadores que atuam em instituições de ensino.


Mais números

Com esses dois lotes, o RN atingiu a marca de 1,6 milhão de vacinas recebidas, entre primeira e segunda doses. A plataforma RN+Vacina aponta que até a tarde desta quinta-feira (3) foram registradas 1.105.595 vacinas aplicadas.


São 732.530 pessoas que receberam ao menos uma dose e 373.065 estão com o esquema vacinal completo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Com 3,7 mil solicitações de UTI Covid, maio é o mês com maior demanda no sistema de saúde do RN desde o início da pandemia

Com mais de 3,7 mil pedidos de internação de leitos críticos para Covid-19, maio de 2021 foi mês com maior demanda por assistência de saúde desde o início da pandemia no Rio Grande do Norte.


Leitos críticos UTI Covid-19 Hospital De Campanha de São Gonçalo do Amarante, Grande Natal — Foto: Sandro Menezes


Os dados são do Sistema Regula RN, usado na administração dos leitos públicos para Covid no Rio Grande do Norte.


Até então, com mais de 3,6 mil pedidos de leitos, março passado era o mês com maior número de pedidos de internação em leitos de UTI.


O aumento foi puxado principalmente pela demanda da região Oeste potiguar. Embora a região metropolitana de Natal lidere a demanda por assistência da rede pública de saúde, o número de pedidos de maio ficou praticamente igual ao de abril e abaixo de março, enquanto a região Oeste seguiu tendência de crescimento.


Ainda no dia 20, maio já havia se tornado o mês com maior número de casos confirmados no Rio Grande do Norte.


No dia 26 de maio, o estado registrou o maior número de solicitações por um leito de UTI, em um dia, desde o início da pandemia. Foram 156 pedidos encaminhados pelas unidades de saúde à Central de Regulações para pacientes que precisam desse tipo de internação.



O recorde anterior havia sido registrado no dia 15 de março, com 149 pacientes que precisavam de um leito no mesmo dia.


No dia 31 de maio, o estado alcançou o maior número de UTIs operacionais - em condição de uso - cadastradas no sistema. Eram 406 na rede pública, em todo o estado.


Apesar disso, nem todos os pacientes que precisaram de atendimento mais complexo conseguiram. Ao longo da pandemia, 854 pessoas morreram enquanto aguardavam um leito de UTI para Covid-19 no estado.


Na manhã desta quinta-feira (3), 71 pessoas estavam em uma fila de espera por um leito de UTI, enquanto havia apenas 9 leitos disponíveis no sistema. A taxa de ocupação de leitos críticos chegava a 97,7% no estado.


 

Na quarta-feira (2), o secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, apontou que o último relatório sobre a situação da pandemia no estado destaca sete cidades com alerta vermelho, quando à contaminação pela Covid.


A informação foi divulgada em uma entrevista coletiva promovida pelo governo, que pediu para a população manter o uso de máscara e distanciamento.


"O quadro é de extrema alerta, o que exige de todos nós, atenção e concentração de esforços para proteger vidas. O mapa do indicador composto mostra que a faixa da população em situação de alerta, amarela ou laranja, é muito alta, inclusive chegando pela primeira vez a 7 municípios em vermelho", disse.


Por outro lado, o secretário voltou a afirmar que o estado enfrenta dificuldades para abrir mais leitos.


"Estamos sem possibilidade de fazermos expansão de leitos, por falta de equipamentos, limitação de medicamentos e principalmente escassez de profissionais", considerou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Tapete solidário: tradição de Corpus Christi ganha nova versão com alimentos doados a famílias carentes em Natal

Tradição que marca as celebrações religiosas de Corpus Christi na Igreja Católica, o tapete produzido anualmente pelos fieis ganhou uma nova versão, nesta quinta-feira (3), na paróquia de Santo Antônio de Pádua, no conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal.


Tapete de Corpus Christi ganha versão com alimentos doados em Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Por causa da pandemia da Covid-19, o tapete foi produzido com alimentos doados pelos fieis e que serão doados a famílias carentes da comunidade.


Tapete de Corpus Christi montado com alimentos em igreja na Zona Norte de Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Segundo o padre Marcelo Coutinho, a paróquia teve a deia de construir os tapetes de Corpus Christi, como tapete solidário, com a participação dos fieis levando alimentos às pastorais.


"Vamos distribuir às famílias carentes de nossa comunidade, transformando esse tapete em sacolões", explicou.


Alimentos que serão doados a famílias carentes viram "tapete" de Corpus Christi em igreja de Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Na Igreja de Nossa Senhora de Candelária, na Zona Sul de Natal, a missa aconteceu com 30% da capacidade do templo e o tapete foi feito em gráfica para evitar aglomerações durante a confecção, por causa da pandemia. Uma "procissão motorizada" saiu do local em seguida.


Na Zona Sul de Natal, tapete de Corpus Christi foi impresso em gráfica para evitar aglomeração na pandemia — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Fonte: G1

Leia Mais ››

Pai e filha morrem em desabamento em Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio

Pai e filha morreram no desabamento de um prédio de quatro andares em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, na madrugada desta quinta-feira (3). Outras quatro pessoas ficaram feridas, entre elas a mãe da criança morta.


Vítimas do desabamento: Kiara foi resgatada com vida; a pequena Maitê e o pai, Natan, foram encontrados mortos — Foto: Reprodução/Facebook


Os mortos são Natan Gomes, que tem cerca de 30 anos, e sua filha Maitê, de aproximadamente 3 anos de idade. Eles são marido e filha de Kiara Abreu, última vítima resgatada com vida e levada para o Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio.


Os três eram os últimos soterrados, mas os bombeiros seguiram no local após a retirada dos corpos de pai e filha.


Quem são as vítimas resgatadas com vida:

Nataniela de Souza Gomes - 28 anos

Antônia Tatiana Conrado de Souza - 38 anos

Jonas Rodrigues de Souza - 29 anos

Kiara Abreu, 27 anos

A morte de Natan foi confirmada por volta do meio-dia, após cerca de nove horas de buscas e duas horas depois de confirmada a morte da criança, cujo corpo foi retirado dos escombros por volta das 10h20.


Oito famílias afetadas por desabamento

O prédio que desabou fica na Rua das Uvas, esquina com Avenida Areinhas. Ruas no entorno foram interditadas para os trabalhos de resgate.


No primeiro andar do prédio funcionava uma lan house, que seria administrada por Natan. Ele morava com a mulher e a filha em um pavimento superior. Ainda não há informação se as outras três vítimas que foram resgatadas com vida pertenciam à mesma família.



De acordo com a Prefeitura, oito famílias foram afetadas pelo desabamento e estão recebendo apoio do governo municipal.


"São oito núcleos familiares: três no predinho, e mais cinco famílias nos prédios em frente, que foram afetadas diretamente pelo desabamento", afirmou Laura Carneiro, secretária de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro.

"Todas estão cadastradas, o Estado ofereceu aluguel social, muitas delas têm onde ficar. Eles estão recebendo colchonete, cestas básicas e alimentação. Nosso posto avançado ficará aberto 48h no salão de festa da comunidade em revezamento de servidores para atender a=às famílias."


O que se sabe até agora

Prédio de 4 andares desabou por volta das 3h20;

Testemunhas disseram que estalos da estrutura começaram por volta das 2h;

Após o desabamento, houve um incêndio, que foi controlado;

Menina de aproximadamente 3 anos foi encontrada morta;

Corpo de Natan, pai da criança, foi retirado dos escombros após 9 horas de buscas;

Quatro pessoas foram socorridas com vida e levadas ao hospital;

Quarta pessoa a ser resgatada viva passou 6h sob os escombros;

Defesa Civil avalia danos em quatro imóveis vizinhos ao que desabou.

Três vítimas foram resgatadas ainda na madrugada. Uma quarta vítima foi retirada dos escombros por volta das 9h20, seis horas após o desabamento.


Local de difícil acesso

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia falado em 12 pessoas resgatadas. A informação foi atualizada no começo da manhã pelo comandante da corporação, coronel Leandro Monteiro, que confirmou o resgate de apenas três vítimas na madrugada. Na ocasião, ele também afirmou que pelo menos outras três estariam sob escombros aguardando o resgate.


"O que posso afirmar é que estamos em contato direto com uma vítima feminina. O local é de difícil acesso, de risco para os bombeiros - eles estão trabalhando sob os escombros e equipados com equipamento de segurança individual. É um trabalho de muita calma, muita paciência, nossos cães estão nos ajudando bastante" afirmou o comandante.

Seis ambulâncias e aeronave dos bombeiros

Segundo o coronel, seis ambulâncias foram enviadas ao local e uma aeronave da corporação ficou de prontidão nas imediações. Ao todo, 112 bombeiros foram envolvidos nos trabalhos de busca e resgate.


"A maior dificuldade é conscientizar os moradores dos prédios vizinhos a deixarem suas casas e seguirem para um local seguro", enfatizou.


A Defesa Civil foi ao local, e os técnicos avaliam os danos que foram causados em outros quatro imóveis, vizinhos ao que desabou - um ao lado direito e três em frente.


Prédio de quatro andares desabou em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução / TV Globo


Incêndio após desabamento

Equipes de três quartéis do Corpo de Bombeiros - Barra da Tijuca, Alto da Boa Vista e Jacarepaguá - trabalharam no local à procura de vítimas. Equipes da Assistência Social, Defesa Civil e Guarda Municipal também foram deslocados para a região.


Moradores de imóveis vizinhos disseram que começaram a ouvir estalos por volta de 2h e o imóvel ruiu por volta de 3h20. Também relataram que, após o desabamento, houve um incêndio no local. O fogo foi controlado pelos bombeiros.


"Eu pensei que era o transformador que tinha estourado, mas não. Depois que todo mundo desceu chorando e gritando, aí a gente veio pra rua e viu que o prédio desabou", contou uma moradora da região que se identificou como Luciana.


Prédio desabou em Rio das Pedras na madrugada desta quinta-feira (3) — Foto: Reprodução / TV Globo


Região de imóveis irregulares

Até as 8h40, não havia confirmação se o prédio havia sido construído de forma regular. Todavia, a subprefeitura de Jacarepaguá, Talita Galhardo, disse que, possivelmente, a construção era irregular.


"Eu não vou afirmar isso agora, mas é muito provável que não estivesse [regular] mesmo. Porque todas as construções do entorno, inclusive as que estão correndo risco, tem muitas que não têm nenhum tipo de licença, não tem nada", disse a subprefeita.

De acordo com a prefeitura, 75% dos imóveis irregulares demolidos na cidade entre 2019 e 2020 ficavam na Zona Oeste.


Escombros após desabamento de prédio na Zona Oeste do Rio, na madrugada desta quinta-feira — Foto: Reprodução / TV Globo


'Berço' das milícias

Rio das Pedras é considerado o berço da milícia no país. A região habitada em sua maioria por retirantes nordestinos, ainda nos anos de 1960, se protegeu como pode dos avanços das facções de narcotraficantes que começaram a dominar territórios duas décadas mais tarde.



A região resistiu a guerras sangrentas e viu surgir a falsa proteção de grupos paramilitares que prometiam a tranquilidade que moradores não teriam em favelas onde drogas eram vendidas.


Um dos fundadores da milícia na região foi o inspetor de polícia Félix Tostes. Tostes foi morto em 2007 com mais de 30 tiros. Na época, quem assumiu o comando da miliciana região foi o vereador Josinaldo Francisco da Cruz, o Nadinho de Rio das Pedras, que foi acusado pelo morte de Félix. Nadinho foi assassinado dois anos depois.


Há 2 anos, 24 mortos em outro desabamento

Em abril de 2019, 24 pessoas morreram no desabamento de dois prédios na Muzema, bairro vizinho ao Rio das Pedras, que haviam sido construídos de forma irregular, supostamente por milicianos que atuam na região.


Três homens que haviam sido presos acusados como responsáveis pela tragédia foram soltos pelo Tribunal de Justiça no mês passado. A decisão foi assinada pela juíza Simone de Faria Ferraz, que considerou haver 'excesso de prazo na custódia' do trio e determinou que eles aguardem o julgamento em liberdade.


Os três réus são José Bezerra de Lira, Rafael Gomes da Costa e Renato Siqueira Ribeiro. As investigações apontaram que os três têm envolvimento com milícias. José Bezerra, conhecido como Zé do Rolo, foi apontado pelos investigadores como o líder do grupo responsável por vender apartamentos nos prédios que caíram.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid: avião com mais 527 mil doses da vacina da Pfizer chega ao Brasil por Viracopos

O avião com o oitavo lote da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegou ao Brasil às 19h15 desta quinta-feira (3) pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, de Campinas (SP). A nova entrega, terceira e última desta semana, reúne mais 527 mil doses.


Lote com 527 mil doses da vacina da Pfizer chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), na noite desta quinta-feira (3) — Foto: UPS/ALF VCP TV


Com essa remessa, a farmacêutica entregou 5,8 milhões das 200 milhões de doses contratadas pelo governo federal. A empresa diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.


Equipes da Polícia Federal fazem a segurança no desembarque em Campinas (SP) e transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).


As entregas

A Pfizer utilizou o Aeroporto de Viracopos para todas as entregas ao Brasil até agora. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.



O segundo lote com 629 mil doses foi entregue no dia 5 de maio, enquanto outras 628 mil doses, da terceira remessa, chegaram no dia 12 deste mês. A quarta remessa, com mais 629 mil doses, chegou ao terminal de Campinas no dia 19 de maio.


O quinto lote desembarcou no dia 26 de maio, com 629 mil doses de vacina. Já a sexta remessa, com mais 936 mil doses, chegou ao terminal de Campinas na noite desta terça (1º). Na noite de quarta (2), outras 936 mil doses desembarcaram em Viracopos.


Armazenamento

No fim de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.


Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisavam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Tais condições não permitiam que a vacina fosse enviada para municípios distantes mais que 2h30 da capital do estado.


Histórico

A vacina da Pfizer/BioNTech foi alvo de recusa e polêmicas dentro do governo federal. Ainda no ano passado, três ofertas formais para venda de 70 milhões de doses foram feitas pela empresa e ficaram sem resposta do Ministério da Saúde.


Também em dezembro, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, descartou a compra da vacina por causa da exigência de armazenamento em baixas temperaturas.


A vacina foi a primeira a obter registro sanitário definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em fevereiro deste ano.


O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Advogada, jornalista e entregadores são agredidos por PMs na Zona Sul do Rio, segundo comissão da OAB

Uma advogada, um jornalista e dois entregadores de comida por aplicativo acusam policiais militares de agressão. A Comissão de Direitos Humanos da OAB acompanha o caso que terminou com a prisão dos envolvidos, no início da tarde desta quinta-feira (3).


A confusão aconteceu em frente a um ponto de retirada de bicicletas por aplicativo, no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Um policial também acabou ferido, segundo a nota divulgada pela Operação Segurança Presente.


Existem duas versões para o início do tumulto. Segundo informações da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), existia uma fila no local para a retirada das bicicletas. A fila era formada, em sua maioria, por entregadores de comida por aplicativo. Na versão da polícia, os entregadores estavam impedindo que outros usuários retirassem os veículos para o uso.


Ainda de acordo com informações da comissão, policias militares que estavam por perto decidiram intervir na organização da fila e deram prioridade para uma mulher que chegou por último. Os PMs teriam determinado que a mulher deveria ser atendida primeiro por não ser entregadora.


Uma das entregadoras que aguardava a sua vez não concordou com a ordem e argumentou que não deveria existir prioridades naquele serviço.



Confusão e agressões

Depois do posicionamento da trabalhadora, os policiais teriam iniciado as agressões. Outros entregadores entraram no confronto e a confusão aumentou, ainda de acordo com relatos da Comissão de Direitos Humanos da OAB.


Um vídeo gravado no local, mostra um tumulto generalizado na praça do Largo do Machado, com dois entregadores algemados e a revolta de muitas pessoas que passavam pela rua.


Um jornalista que passava pelo local e se envolveu no conflito também teria sido agredido e preso — Foto: Arquivo pessoal


Entre as pessoas na fila para retirar uma bicicleta, estava a advogada Vanessa Lima, que tentou mediar o conflito. Ela teria sido agredida e presa por questionar a prisão de dois outros jovens envolvidos na confusão.


Dois entregadores, a advogada e um jornalista foram levados para a 9ª DP (Catete), onde o caso foi registrado.


"A prisão dos jovens entregadores já era absurda por si só. A prisão de uma advogada que estava ali tentando mediar a situação e que se identificou como advogada dos rapazes... Ela ser presa e agredida é prova que o arbítrio está cada vez mais sem limites no nosso país", comentou o advogado Rodrigo Modengo, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB.


Colegas da advogada disseram ao G1 que ela levou um soco na nuca e foi levada para a viatura dos policiais. Um jornalista que passava pelo local e decidiu filmar o conflito também teria sido agredido e preso. A identidade do profissional não foi revelada.



PM acusa entregadores

Em nota, a Operação Segurança Presente, informou ao G1 que a confusão foi provocada pelos entregadores. Na versão da corporação, um casal reclamou com os policiais que foram impedidos de usar o serviço de aluguel de bicicletas pelos trabalhadores.


"A equipe foi até o local e verificou que os entregadores estavam ao lado das bicicletas esperando serem solicitados para entrega e não deixavam ninguém utilizar. Os agentes solicitaram que os entregadores se afastassem e permitissem o uso público da bicicleta", dizia parte da nota da PM.


PM diz que entregadores não deixam ninguém utilizar o serviço de bicicletas — Foto: Divulgação Polícia Militar


Segundo os policiais, outros entregadores foram se aglomerando e iniciou um tumulto.


"Os policiais foram desacatados e agredidos pelos entregadores. Durante a confusão um agente se machucou durante uma queda e foi levado para o Hospital Miguel Couto. Três pessoas envolvidas diretamente na confusão foram levadas para a 9ªDP (Catete), para prestarem esclarecimentos. A ocorrência segue em andamento", dizia outro trecho da nota.


Comissão da OAB protesta

A direção da Comissão de Direitos Humanos da OAB, através do secretário-geral Ítalo Pires Aguiar, se manifestou sobre o ocorrido na Zona Sul do Rio.


"Me causa profunda espécie que um policial militar, no exercício do cargo, agrida e prenda uma advogada que acompanhava seus clientes depois de uma abordagem inadequada feita pela polícia. A Polícia, enquanto instituição pública, precisa atualizar seus protocolos, sob pena de perder sua credibilidade diante da sociedade. A comissão de direitos humanos da OAB-RJ, juntamente com o setor de defesa das prerrogativas da entidade, está acompanhando o caso e se empenhará na responsabilização dos envolvidos", disse Ítalo, da comissão de direitos humanos da OAB.



Advogada acusa PMs

Ainda na delegacia, a advogada Vanessa Lima registrou em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, a sua versão da confusão. Segundo ela, os PMs foram truculentos e tentaram impedir os entregadores de trabalhar.


"Eu estava indo andar de bicicleta. Eu não conhecia ninguém, mas vi que eles estavam sendo truculentos e decidi acompanhar. Tudo porque uma menina lá, patricinha, queria pegar uma bicicleta e os meninos estavam indo trabalhar", disse Vanessa.


Advogada acusa PMs de agressão — Foto: Reprodução redes sociais


Vanessa contou ainda que os policiais pegaram a sua carteira de identificação da OAB e não devolveram. Ela disse ter sido agredida.


"Eu não agredi ninguém. Eu já estava lá fora. Já ia pedir um uber para ir pra delegacia ver os meninos, quando chegaram os policias me batendo. Eu estava só filmando. Eles pegaram a minha OAB, eu não sei onde está a minha carteira. Tem tudo filmado. Eu não conheço ninguém".


Nota da Operação Segurança Presente na integra

"Um casal procurou os policiais do Laranjeiras Presente no início da tarde desta quinta-feira (3/6) alegando que foram impedidos por entregadores de delivery de pegar uma bicicleta de aplicativo no Largo do Machado. A equipe foi até o local e verificou que os entregadores estavam ao lado das bicicletas esperando serem solicitados para entrega e não deixavam ninguém utilizar. Os agentes solicitaram que os entregadores se afastassem e permitissem o uso público da bicicleta. Segundo os policiais, outros entregadores foram se aglomerando e iniciou um tumulto. Os policiais foram desacatados e agredidos pelos entregadores. Durante a confusão um agente se machucou durante uma queda e foi levado para o Hospital Miguel Couto. Três pessoas envolvidas diretamente na confusão foram levadas para a 9ªDP (Catete), para prestarem esclarecimentos. A ocorrência segue em andamento."


Fonte: G1

Leia Mais ››

Médico do Emílio Ribas alerta para internação de pacientes com Covid que tomaram a 1ª dose da vacina e não voltaram para a 2ª

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste de São Paulo, tem observado um aumento no número de internações de pacientes com Covid-19 que já tomaram a primeira dose da vacina contra a doença, mas não retornaram para o reforço com a segunda dose.


Equipe de saúde cuida de paciente internado com Covid-19 na UTI do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, em foto do dia 17 de março. — Foto: Miguel Schincariol / AFP


A estimativa da Secretaria Estadual de Saúde é que mais de 500 mil pessoas deixaram de tomar segunda dose no estado de São Paulo (leia mais ao final da reportagem).


De acordo com o médico infectologista Jamal Suleiman, os dados completos sobre as internações de quem só tomou a primeira dose ainda estão sendo compilados pelo hospital, que é referência no tratamento contra a Covid. No entanto, segundo Suleiman, já é possível observar que as pessoas estão relaxando nas medidas de proteção após tomarem a primeira dose.


“O que tem acontecido é que as pessoas começaram a se sentir seguras tomando uma dose só. E acabam se expondo. E isso independente da vacina que tomaram. O indivíduo toma a vacina e baixa a guarda”, afirmou Suleiman ao G1. 


Proteção após segunda dose

Todas as vacinas disponíveis no Plano Nacional de Imunização (PNI) possuem esquema vacinal em duas doses. Cientistas estimam que a proteção é mais eficiente duas semanas após a segunda aplicação.


Mas, mesmo após isso, a orientação é que as pessoas mantenham medidas como uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social. Nenhuma vacina é capaz de proteger totalmente contra a doença, e a proteção coletiva só é alcançada depois que uma certa porcentagem de toda a população tenha recebido as duas doses.


“Já está chamando a nossa atenção para um fenômeno que não é bom. Ainda não foi tabulado, mas já nos apontam esses casos. Estamos capturando os dados com a equipe do setor de vigilância para ter informações mais precisas de quem foi internado já tendo tomado a primeira dose”, diz o infectologista.

'Não é hora de relaxar'

O médico alerta que, embora uma das funções da vacina seja diminuir a chance de uma pessoa desenvolver casos graves da doença, ainda existe a possibilidade de que ela seja internada.


“Se você toma a vacina e baixa os cuidados, todo o discurso para baixar a demanda na rede de saúde não se aplica. Sim, a vacina reduz a chance de ter a forma grave da doença, mas ainda pode ficar doente. E enquanto a gente não reduzir a circulação do vírus e criar esse cinturão de proteção, não é hora de relaxar.”


Jamal Suleiman, médico infectologistas do Instituto Emílio Ribas. — Foto: Reprodução/G1


Cinturão de proteção

Suleiman também citou o estudo clínico realizado pelo Instituto Butantan na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, onde toda a população adulta apta para receber a vacina foi imunizada com a Coronavac.


O resultado apontou uma redução de 95% das mortes por Covid na cidade após o fim da vacinação. Para os cientistas, o controle da epidemia se deu na cidade depois que 75% da população adulta foi vacinada.


“Temos que fazer o serviço completo e com as duas doses para que todos tenhamos segurança. Serrana mostra isso muito claro. Então não é só você. Vacina é coletivo”, diz Suleiman.

O estudo do Butantan apontou que a vacinação de adultos criou um “cinturão de proteção” que beneficiou crianças e adolescentes que ainda não podem receber as doses.


“A gente não está em Serrana, a gente ainda está muito longe de ter o cinturão de proteção. Ainda não dá para fazer o baile de queima das máscaras.”



Até as 18h30 desta quarta-feira (2), o “vacinômetro” do governo estadual apontava que foram aplicadas 17.683.458 de doses de vacinas contra a Covid no estado, sendo 11.891.670 de primeira dose e 5.791.788 de segunda dose. O montante de primeira dose representa 25,6% da população total do estado, e o da segunda dose, 12,5%.


Mais de 500 mil deixaram de tomar 2ª dose

Segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde divulgado na última quinta-feira (27), mais de 500 mil pessoas não voltaram para tomar a segunda dose das vacinas contra a Covid no estado de São Paulo.


O total inclui 212.403 pessoas que não tomaram a vacina da Fiocruz/AstraZeneca e outros 289.290 referentes à vacina do Butantan (CoronaVac).


O número é alarmante e representa aumento de 49% no comparativo com o que havia sido informado pela gestão estadual na segunda-feira (25).


Mais da metade das pessoas que se enquadram nestes públicos reside na Grande São Paulo, que registra 262.286 faltosos.


Para incentivar o reforço da vacina nessas pessoas que estão com a segunda dose atrasada, o governo decidiu criar o “Dia D” de vacinação neste sábado (5).


Cerca de 5 mil pontos de vacinação estarão abertos das 7h às 18h em todo o estado. O horário de funcionamento pode variar de acordo com o município.


Na cidade de São Paulo, a vacinação será realizada em todas as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e AMA/UBS Integradas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Menino de 13 anos que perdeu trufas após receber nota falsa de R$ 100 ganha doações: 'Fará cursos', diz mãe

Dezenas de pessoas fizeram doações para o adolescente de 13 anos que perdeu todas as trufas após uma mulher comprar os doces com uma nota falsa de R$ 100, em Jundiaí (SP).


Mãe do menino rasgou a nota falsa — Foto: Arquivo pessoal


Segundo a mãe do jovem, que não será identificada, muitos moradores de várias partes do país entraram em contato e ofereceram ajuda para o garoto depois que o caso repercutiu nas redes sociais.


"Nos ligaram e nos fizeram algumas transferências de dinheiro. Com o valor que arrecadamos eu disse que ele fará cursos, como algo para informática e aprender inglês", comemorou a mãe.

Relembre o caso

O segurança Sandro Moraes trabalha em um mercado na região do Bairro do Retiro e foi abordado pela criança na quinta-feira (27), que perguntou se poderia informar se a nota que havia ganhado era falsa.


“Na hora que peguei já vi que era uma falsificação muito grosseira. Era a mesma coisa de ter colocado numa impressora e feito uma cópia. Ele deve ter ficado feliz com a venda e não percebeu", diz.



Sandro ainda conta que, após o menino pedir ajuda, ele levou a cédula para o fiscal e fizeram testes. Muitos elementos, como a marca d’água, não existiam. A tristeza do menino chamou atenção do funcionário.


"Por dentro era um papel branco. O olho dele encheu de lágrima e ficou o sentimento de impotência. Coloquei a história nas redes sociais para as pessoas ajudarem.”

Ainda no mercado, o adolescente quis deixar a nota como exemplo para que as funcionárias do caixa não caíssem também no golpe.


“Foi honesto, não agiu de má-fé e ainda quis ajudar o pessoal. Acredito que a pessoa que repassou será difícil achar, mas, quando colocar a cabeça no travesseiro, vai bater a consciência”, afirma Sandro.


Nota rasgada

A mãe do menino contou que o filho costuma comprar doces para revender e ter uma renda extra própria.


"Ele já pegou algumas outras vezes [notas falsas] e rasgamos quando percebemos que tinha algo errado. Também não posso afirmar que a motorista tenha feito isso de maldade, porque ela também pode não ter percebido", contou a mãe.


Segundo ela, o adolescente estuda em uma escola da região e no tempo vago gosta de vender os doces. Não foi registrado boletim de ocorrência sobre a nota dada ao menino.


"Eu sempre sei onde meu filho está e às vezes ele compra alguns alimentos para a casa com o dinheirinho dele", ressaltou.


Segundo a Prefeitura de Jundiaí, a comercialização de mercadorias nos semáforos é proibida. A Lei nº 4.385/1994 não prevê possibilidade de autorização para esses locais. A fiscalização nos pontos de semáforos é realizada pela Guarda Municipal, conforme Lei nº 9.299/2019.


"A Guarda Municipal de Jundiaí apoia os fiscais do comércio da Prefeitura de Jundiaí sempre que solicitada, ou de forma isolada amparada pela Lei 9.299 de 14 de outubro de 2019 Art. 1º inciso X, que confere à Guarda Municipal de Jundiaí o poder de fiscalização e apreensão de produtos que estejam sendo vendidos de forma ilegal no município de Jundiaí", informou.



"Em casos em que crianças são flagradas efetuando a venda de produtos, a Guarda Municipal aciona o Conselho Tutelar da área correspondente que tem a competência legal para tomar as providências em casos de desrespeito aos Direitos Fundamentais das Crianças e Adolescentes."


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça arquiva processo contra Felipe Neto por suspeita de corrupção de menores

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) arquivou o processo contra o youtuber Felipe Neto, que era investigado por suspeita de corrupção de menores.


Felipe Neto — Foto: GloboNews


A juíza Daniella Alvarez Prado, da 35ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, aceitou o pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e decidiu pelo arquivamento do caso.


Felipe comemorou a decisão em suas redes sociais. Ele classificou a investigação como "um golpe baixo, sujo, horrível".


"A tentativa nojenta de me imputar um dos piores crimes da humanidade se encerrou hoje. A juíza do caso concordou com o parecer do Ministério Público, que informou que eu não cometi crime algum de corrupção de menores, pois nunca houve uma vítima sequer e eu nunca fiz nada nesse sentido", dizia um dos trechos publicados por Felipe.

"A alegação dos acusadores era de que eu teria cometido esse crime nojento apenas porque não colocava classificação indicativa de idade nos meus vídeos do passado. Ora, até hoje praticamente nenhum youtuber no planeta coloca classificação em seus vídeos. Foi um golpe baixo, sujo, horrível. Muitas pessoas acreditaram e acham que eu sou um corruptor de menores. Por isso, preciso de ajuda de vocês. Espalhem essa matéria, espalhem a verdade, eu peço do fundo do meu coração. Nós sempre vamos vencer!", concluiu o influenciador.



A investigação contra Felipe partiu da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), que deu início ao caso em novembro de 2020.


Os investigadores afirmaram na ocasião que o influenciador digital seria suspeito de divulgar material impróprio para crianças e adolescentes em seu canal do Youtube.


Segundo a polícia, Felipe Neto não teria limitado a classificação etária dos vídeos que teriam “conteúdo e linguajar inapropriado para menores”.


Mais uma vitória

Há menos de um mês, Felipe Neto também viu a Justiça arquivar outro inquérito contra ele. Na ocasião, a investigação contra o youtuber foi por ele ter chamado o presidente Jair Bolsonaro de genocida.


Em março, a Justiça do Rio já havia suspendido, através de liminar, o inquérito que investigava o caso, aberto após pedido do filho de Jair, o vereador Carlos Bolsonaro.


Assim como o último processo, essa investigação também estava por conta da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, com base na Lei de Segurança Nacional.


Em sua decisão, a juíza Gisele Guida Faria, da 38ª Vara Criminal, afirmou:


"A conduta do paciente expressou, apenas, ácida crítica ao Presidente da República, sem objetivar ou colocar em risco o Estado ou suas instituições."


Fonte: G1

Leia Mais ››