sábado, março 10, 2012

Dupla sousense é presa pela equipe da 4ª DRPC após arrombamento em Pau dos Ferros/RN, estudante universitário é mentor do furto.

Um jovem foi preso e um adolescente apreendido por policias da 4ª DRPC após arrombarem residência no Bairro Princesinha do Oeste, em Pau dos Ferros/RN.


O arrombamento aconteceu por volta das 22:30 horas desta sexta-feira(09), na residência de Ricardo, proprietário de uma academia na cidade. Segundo informações a dupla teria vindo durante a tarde fazer o reconhecimento do local e a noite após o dono sair para sua academia forçaram a porta da frente com a chapa de uma churrasqueira e invadiram a residência pegando jóias, uma arma de fogo,tipo 765, perfume e outros pertences da vitima.

A equipe do Dr. Inácio Rodrigues agiu rápido e localizou a dupla em uma Pousada localizada na Rua Donaciano Cavalcante, Bairro São Benedito, por volta das 11:00 da manha deste sábado(10), com eles foram encontrados no apartamento a arma de fogo, tipo765, com dois carregadores , com onze munições de mesmo calibre, R$ 131 reais em cédulas e dez reais em moedas, e jóias levadas da vitima, alem de um capacete preto, um toca ninja, faca, canivete e outros pertences, após a casa cair a dupla disse que são residentes na cidade de Sousa/RN, sendo identificado como sendo Flávio Wilson do Nascimento(foto), 20 anos e um adolescente de 17 anos, dos pertences da vitima ainda faltam documentos e cartões da esposa e um relógio.

O adolescente, acompanhado de um membro do Conselho Tutelar, em suas declarações disse que estavam na cidade a três dias e foram convidados por um estudante da Facep , EFO, 18 anos, residente no Bairro Chico Cajá, em Pau dos Ferros/RN para vir a Pau dos Ferros, alugando a Pousada dizendo que estavam na cidade para trabalhar em uma empresa de conserto de frios, tendo como fiador o estudante, segundo o adolescente foi o estudante quem fez o levantamento do local e planejou tudo, mostrando a casa , deixando e indo buscar a dupla no local, a Policia procurou EFO mas não localizou, recebendo a informação de seu genitor que apresentará o mesmo na próxima segunda-feira a Autoridade Policial.

O inusitado é que o estudante durante a manha deste sábado foi a 4ª DRPC juntamente com a vitima e repassava informações”falsas” para a equipe, dizendo que dois jovens do bairro Manoel Deodato, teriam sido vistos nas proximidades da casa no inicio da noite.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Casal tenta roubar comerciante em Marcelino Vieira/RN

Um casal tentou roubar o comerciante Luis Gonzaga Dias, 50 anos, residente na Rua Coronel José Marcelino, em Marcelino Vieira/RN, fato ocorrido por volta das 17:30 horas desta sexta-feira(09). De acordo com informações o comerciante se encontrava em sua residência quando o casal chegou em uma motocicleta Broz, cor preta, placa não anotada, a mulher desceu da garupa e pediu água, o comerciante vendo os desconhecidos e ao perceber o homem armado empurrou a mulher e fechou aporta, o malévolo ainda efetuou dois disparos de arma de fogo, que não atingiu ninguém e em seguida fugiram com destino ignorado, sem levar nada.

A Polícia após tomar conhecimento do fato,realizou diligencias e ninguém foi preso.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Tentativa de homicídio neste Sábado em C. Novos


VÍTIMA
MOMENTO QUE ERA CONDUZIDO PARA NATAL


Uma tentativa de homicídio foi registrado por volta das 18:00h deste Sábado (10/03) na Rua Manoel Macaco, Bairro Santa Maria Gorete, tendo como vítima FRANCIVAN SOUZA SILVA DE 20 ANOS MAIS CONHECIDO COMO BAMBAM, residente no Sítio Santa Izabel, Bairro Paizinho Maria. Segundo a equipe do Hospital Regional de Currais Novos que atendeu a vítima, uma perfuração atingiu o tórax e atravessou saindo pela costas. Ele foi encaminhado para Natal em estado grave.
Uma testemunha disse a nossa reportagem que estava em casa na companhia do BAMBAM quando o acusado conhecido como GASPAZINHO adentrou na residência e efetuou vários disparos atingindo a vítima.
A Polícia Militar foi acionada e colocou todo o efetivo nas Ruas e fez barreiras nas cidades vizinhas. Recebemos a informação que colegas PMs de Tangará conseguiram efetuar a prisão do acusado. O GTO (Grupo Tático Operacional) da 3ªCIPM já se deslocou até Tangará para conduzir Gaspazinho para a delegacia de C. Novos.
A Polícia acredita que o crime pode ter sido motivado por envolvimento com o tráfico drogas.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Depois de quase três horas, mulher de empresário de Cajazeiras é liberada pelos sequestradores. Vídeo!





Depois de quase três horas sendo refém de sequestradores, a senhora, Maria de Fátima Cartaxo, 58 anos, foi liberada no sítio Cachoeira da Moça, próximo a comunidade de Bandarra, entre os municípios de São João do Rio do Peixe e Uiraúna. Ela é esposa do empresário cajazeirense, Ivandir Ramalho.
Segundo informações dos familiares a polícia Civil, Dona Fátima estava saindo da manicure (nas proximidades do Colégio Nossa Senhora de Lourdes), nesta sexta-feira (10), quando foi abordada por dois homens que anunciaram o assalto, em seguida a seqüestraram. O carro usado na ação dos assaltantes foi da própria vítima, uma Toyota Hilux SW4.

Em contato com a reportagem do Diário do Sertão o delegado regional, Gilson Teles, disse que o caminho percorrido pelos sequestradores foi Cajazeiras sentido São João do Rio do Peixe, depois pegaram a BR 405 que dá acesso a Marizópolis, adentrando a BR 230 sentido Sousa, onde abasteceram. Após este percurso fizeram o retorno e deixaram a vítima no Sítio Cachoeira da Moça. “Eles disseram à vítima que queria ir à cidade de Sousa, pois eles estavam vindo de um outro assalto, provavelmente do Ceará, porém, depois de fazer o percurso com a vítima deixaram ela em uma comunidade rural e fugiram talvez para o Rio Grande do Norte. Continuamos na busca destes assaltantes, pois levaram o carro da vítima”. Disse.

Gilson descartou que o sequestro tenha sido orquestra. “Agora um detalhe: a vítima relatou que os dois homens estavam armados, mas em nenhum momento fizeram algum tipo de ameaça ou agressão a senhora. Segundo Dona Fátima, eles estavam sempre em contato com outras pessoas pelo telefone e com uma grande quantidade em dinheiro”. Ressaltou.

O caso foi entregue a delegada, Amim de Oliveira, que deve ouvir a vítima para buscar mais dados do assalto seguido de sequestro.

Conjunta
A ação teve a participação das polícias Civil e Militar que continuam mobilizadas para prender os dois assaltantes.

Detalhe
Ivandir Ramalho, esposo da vítima, é proprietário de vários postos de combustíveis na cidade e região, além de empresas de material de construção, pousada e churrascaria.

Fonte: Diario do Sertão
Leia Mais ››

Jovem foi encontrado agonizando em comunidade de Assu e morreu antes de dá entrada no hospital


Na madrugada de hoje 10 de março a Polícia Militar foi informada de que existia o corpo de um jovem sobre a pista de rolamento na RN-016, próximo a comunidade de Mutamba da Caieira.
Uma viatura foi até o local e quando chegou o jovem já estava sendo socorrido por uma ambulância que passava no local, a vítima, mas infelizmente a vitima faleceu antes mesmo de dar entrada no hospital regional de Assu.
Até o momento não se sabe ainda ao certo o que aconteceu, a trata-se de Daniel dos Santos Texeira, 16 anos que residia na comunidade do Panom.

Fonte: focoelho
Leia Mais ››

POLICIAIS DA ROCAM PRENDE HOMEM ACUSADO DE TRÊS HOMICÍDIO E SUSPEITO DE MAIS ONZE

  Várias viaturas da policia militar, entre elas ROCAM-4 e 20, GTO, RPs 212 e 214 foram acionadas através de uma denúncia feita por populares ao CIOSP para prender  na Rua Ferreira Leite, 27, bairro Doze Anos o jovem Francisco Emanuel Pereira da Silva, 18 anos, vulgo “Cam”, morador do bairro Quixabeirinha no inicio da tarde deste sábado (10/03), acusado de três homicídios e suspeito de mais onze na zona sul de Mossoró
  Os policiais se aproximaram da Rua onde o denunciante informou o lugar do elemento, quando foram surpreendido com o elementos que ao avistar as viaturas tentou fugir pelos muros das residências vizinhas, mas foi cercado pelos policiais alcançado e preso.
  Cam cumpria pena no CEDUC de Mossoró, acusado de vários crimes, mas ha cerca de dois meses se encontrava foragido. Segundo informações ele assume a autoria de três homicídios, mas está sendo investigado por mais 11 homicídios.
  “Cam”, como é tido um elemento perigoso foi conduzido para a delegacia de plantão, onde foi lavrado o flagrante por porte ilegal de arma de fogo.


BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA





Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO BAIRRO ALTO DA CONCEIÇÃO EM MOSSORÓ

Imagem ilustrativa

  No inicio da manhã deste sábado (10/03) por volta das 6h20min o CIOSP de Mossoró registrou uma tentativa de homicídio no bairro Alto da Conceição em Mossoró.
  A vítima de nome Antônio Gilvandi de Meneses, 30 anos, mais conhecido como "Bibiu" que estava na Rua Antônio Delmiro, próximo a praça da Pirâmide foi surpreendido por um elemento que chegou até o mesmo a pé e desferiu duas cutiladas de faca em Antônio que foi atingido na região das costas e outro no braço esquerdo. 
  A viatura BRAVO do SAMU foi até o local, mas devido a gravidade dos ferimentos da vítima, o mesmo foi transferido para a viatura ALFA e conduzido em estado grave para o HRTM.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

PM apreende 230gm de crack no João Paulo II

Jaedson Santos, Raimundo Soares e Adriano Queiroz - FOTO: Sidney Silva


Policiais da guarnição Rádio Patrulha (RP-03) conseguiram prender na manhã deste sábado, 10 de março, por volta das 08 horas, 3 jovens e apreender um menor de idade portando crack no Bairro João Paulo II, Zona Oeste de Caicó.

A abordagem aconteceu quando era feita um patrulhamento de rotina em rua Pércia Leite. Quando os acusados viram a viatura correram para dentro de uma residência, momento em que os policiais decidiram abordá-los. Os três presos foram identificados como: Jaedson Santos, servente de pedreiro, residente na Rua Pércia Leite, nº 84, Bairro João Paulo II, Raimundo Rafael Soares, 26 anos, residente na Rua Sebastião Vitor da Silva, nº 20, Paulo VI e Adriano Queiroz de Araújo, 22 anos, residente na Rua Pércia Leite, João Paulo II. O menor apreendido tem 17 anos.

Jaedson Santos, Raimundo Soares e Adriano Queiroz - FOTO: Sidney Silva


A droga que pesou 230 gramas, foi apreendida e estava em poder do menor, segundo o que disseram os três maiores e eles não tinham nada haver com a ocorrência. Além do crack, foram apreendidos 3 celulares e um aparelho de playstation.

Todos foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil para serem autuados em flagrante.

Finte: Sidney Silva
Leia Mais ››

Bento XVI volta a condenar o casamento entre gays

O Papa Bento XVI voltou a condenar nesta sexta-feira (9) o casamento entre pessoas do mesmo sexo, no momento em que muitos países tendem a legalizá-lo, ao considerar que atenta contra a família tradicional e leva a transformar as diferenças sexuais em "irrelevantes".

Ao receber nesta sexta-feira, no Vaticano, um grupo de bispos dos Estados Unidos, que realizam a tradicional visita "ad limina", efetuada a cada cinco anos, o Papa denunciou "poderosas correntes políticas e culturais" que querem "alterar a definição legal do matrimônio".

A condenação foi pronunciada pouco depois de o Estado de Maryland, no leste dos Estados Unidos, tornar-se o oitavo do país a legalizar a união entre gays.

Embora o Papa não tenha mencionado abertamente este tipo de casamento, nem a adoção de crianças por parte de casais homossexuais, a Igreja Católica está empenhada em combater a tendência crescente no mundo, em particular nos Estados Unidos, a favor da legalização da união entre pessoas do mesmo sexo.

Na mensagem, o Papa pediu à Igreja, e sobretudo aos católicos, que continuem defendendo o casamento tradicional, entre um homem e uma mulher, considerado "indissolúvel".

"É cada vez mais evidente que o desprezo à indissolubilidade da aliança matrimonial, e a rejeição generalizada a uma ética sexual responsável e madura, baseada na prática da castidade, deram lugar a graves problemas sociais que acarretam um imenso custo humano e econômico", disse o Papa ao referir-se à "crise contemporânea" da família.

Assim como condenou o aborto, a eutanásia e a manipulação genética desde que foi eleito pontífice em 2005, Bento XVI se opõe ao casamento homossexual, legalizado em vários países europeus, entre eles a Espanha.

Fonte: Portal Miséria
Leia Mais ››

Assalto ao BB de Catarina: Preso mais um da quadrilha

Sobe para cinco o numero de presos acusados de participação no assalto ao BB de Catarina, e quatro mortos em confronto com a policia.

Um verdadeiro cerco policial envolvendo BPChoque, Gate, Cotam, Cotar, Canil e Força Tática, comandado diretamente pelo Comandante Geral do CPI (Comando de Policiamento do Interior) Coronel Gomes Filho, conseguiu prender na manhã de ontem, sexta-feira (9), por volta das 10:30hs, na localidade de Sito Retiro, zona rural do município de Acopiara, Francisco Jânio Pereira Mota, 46, natural de Icó/CE, acusado de participar diretamente do assalto a agência do Banco do Brasil, Casa Lotérica e na execução do PM Alves Neto, na cidade de Catarina, região Inhamuns, distante 398 km de Fortaleza. Fato ocorrido a 14 dias.

De acordo com informações do coronel Gomes Filho, Jânio Mota, foi preso tentando fugir em um carro de linha não esboçou qualquer reação. “Após recebermos uma ligação de um morador, passamos a diligenciar naquela região. A nossa equipe passou a noite embrenhada no mato próximo ao local indicado. Ao amanhecer do dia, ontem, fizemos uma abordagem em uma residência na localidade de Sitio Retiro, zona rural do município de Acopiara, foi quando conseguimos localizar e prender o Jânio Mota. Ele não esboçou qualquer reação” disse o coronel Gomes Filho.
Ainda de acordo com o comandante, Jânio Mota foi ele preso tentando fugir em um carro de linha, mas o veiculo foi interceptado pelo policias da Força Tática de Apoio (FTA), do 10º Batalhão Provisório da PM, sediado em Iguatu.

Também na operação policial, um rapaz de identidade preservada pela policia, foi detido e conduzido para o destacamento de Catarina. O acusado Jânio Mota, foi com os policiais ainda em diligencias na tentativa de encontrar armas e o restante do dinheiro oriundo do assalto. Zé Roberto continua foragido e não está baleado.

Jânio Mota foi condenado pela Justiça Federal a uma pena de 23 anos de prisão pela prática de assalto aos Correios do Município de Triunfo, Estado da Paraíba.

Segundo o coronel Gomes Filho comandante do CPI, a uma determinação do governador Cid Gomes, secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Bezerra, e do comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, que as buscas não parem até que o ultimo bandido seja preso.

Fonte: Portal Miséria
Leia Mais ››

Justiça decreta sequestro de bens de acusados de estupro coletivo na PB

A Justiça decretou na sexta-feira (9) o sequestro de parte dos bens de dois irmãos acusados de planejar o estupro de coletivo de cinco mulheres na cidade de Queimadas, no Agreste da Paraíba, na madrugada do dia 12 de fevereiro. A decisão foi tomada pela juíza da 1ª Vara de Queimadas, Flávia Baptista Rocha, após um pedido movido pela família de uma das mulheres mortas durante o crime, a recepcionista Michele Domingos da Silva.

A ação pedindo o leilão dos bens dos irmãos Eduardo dos Santos Pereira e Luciano dos Santos Pereira foi impetrada no último dia 28 de fevereiro. De acordo com o advogado que representa os pais da vítima, Francisco Pedro da Silva, o processo foi motivado porque ela era a principal fonte de renda da família e os valores arrecadados pela Justiça deverão ser revertidos em indenização.

No despacho determinando o sequestro dos bens, a juíza elenca duas motocicletas, dois automóveis, além de dois capacetes e dois cavalos de raça. Segundo a Polícia Civil, o somatório dos bens corresponderia a mais de R$ 200 mil e praticamente todos teriam sido adquiridos com dinheiro em espécie pelos acusados. A juíza também autoriza a realização de leilões para a venda dos bens.

Para o advogado Francisco Pedro da Silva a decisão da Justiça foi bastante positiva. Segundo ele, após o crime, os bens servirão de amparo para a família de Michele. “Eles serão leiloados o mais rápido possível e o dinheiro depositado em caderneta de poupança, até que o fim da sentença condene os acusados e a família da vítima tenha o direito de utilizar esses recursos”, explicou.
No dia 28 de fevereiro a Justiça aceitou aceitou as denúncias e representações do Ministério Público da Paraíba contra os sete adultos e três adolescentes apontados como envolvidos nos estupros de cinco mulheres e morte de duas delas. Nove integrantes do grupo serão julgados monocraticamente por estupro, cárcere privado, lesão corporal e formação de quadrilha. Além destes quatro crimes, Eduardo dos Santos Pereira será levado ao tribunal do júri devido à acusação por dois homicídios qualificados.

Paralelo às investigações sobre o estupro coletivo e os dois homicídios, a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar a origem dos bens de Eduardo e Luciano. Segundo o delegado regional de Campina Grande, André Rabelo, um deles possuía alto padrão de vida apesar de não trabalhar. “Possuiu carros novos, cavalo de raça e vive sem nunca trabalhar, sem bater um prego em uma barra de sabão”, declarou o delegado em entrevista ao Fantástico.

A principal suspeita é sobre a existência de uma ligação deles com o traficante Nem, do Rio de Janeiro. A família de Nem tem origens na cidade de Queimadas e um dos irmãos já morou na Rocinha.

Fonte: Portal Miséria
Leia Mais ››

Quixadá-CE: Ex-vereador esfaqueia seu companheiro dentro de Motel


O ex-vereador de Quixadá, Ildelbrando Ferreira Lima, de 61 anos, discutiu e entrou em luta corporal quando esfaqueou o seu parceiro no quarto de um motel daquela cidade. Ele foi preso em flagrante por policiais militares sob a acusação de tentativa de homicídio contra o jovem Jardel Dantas da Silva, de 24 anos, com quem, supostamente, se relacionava. 

Segundo a polícia, uma funcionária do motel que funciona no Bairro São João de Quixadá ligou para a Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações Policiais e Segurança) pedindo a ajuda. Ela tinha ouvido barulhos estranhos dentro do quarto e, depois, um grito pedindo socorro. Quando os PMs chegaram já viu que o jovem havia sido lesionado e estava sangrando. 

O mesmo foi lesionado, segundo disse, com três facadas desfechadas pelo ex-vereador atingindo-o no braço esquerdo, tórax e perna direita. Na luta, Jardel conseguiu desarmar Ildebrando e até o lesionou com sua própria faca. Ambos seguem internados no Hospital Jesus Maria Jose de Quixadá. Ildebrando está sob escolta policial. A última eleição que o mesmo disputou foi em 2000 pelo PFL quando obteve apenas 338 votos.

Fonte: Portal Miséria
Leia Mais ››

Inscrição indevida no Serasa gera indenização de R$ 4 mil no RN

O Banco Carrefour S/A, por determinação da Justiça, terá que retirar dos cadastros de proteção ao crédito o nome de uma consumidora, que foi indevidamente inscrita no SERASA. Além disso, a juíza da 17ª Vara Cível de Natal, Renata Aguiar de Medeiros Pires, fixou o pagamento de R$ 4 mil a título de danos morais.

De acordo com os autos do processo, a autora da ação, ao tentar fazer compras no comércio local, foi surpreendida com a informação de que seu nome encontrava-se inscrito no SERASA em virtude de débito contraído junto ao Banco Carrefour. Ela afirma que jamais manteve qualquer relação jurídica e, apesar de haver solicitado o Cartão Carrefour, este jamais lhe foi entregue.

Em sua defesa, o Banco Carrefour alegou que a parte autora contratou e não pagou a dívida contraída no cartão do crédito, pelo que a inscrição do seu nome em cadastro de inadimplente se deu por culpa exclusiva da vítima.

De acordo com a magistrada, não há demonstração de que a parte autora tenha efetuado qualquer contrato com a parte ré, ou se utilizado dos seus serviços, de modo que procedeu esta de forma injustificada ao inscrever o nome daquela em serviços de proteção ao crédito. “Tal fato resta claro em razão de não terem sido trazidos aos autos o termo de adesão ao contrato de cartão de crédito efetivamente subscrito pela parte autora ou até as telas de computador do sistema de informática da parte ré comprovando que houve pagamentos de faturas, o que afastaria a tese de fraude por terceiro estelionatário, haja vista que o fraudador não paga qualquer fatura de consumo”, destacou Renata Aguiar de Medeiros Pires.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Inscrições para o Prominp já estão abertas


Foram abertas na última quarta-feira, dia 7, as inscrições para o processo de seleção pública que o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Promimp) vai realizar com o objetivo de atender a demanda futura por mão de obra da indústria nacional de petróleo e gás. Detalhes do sexto ciclo de seleção do Prominp foram divulgados nesta segunda-feira, pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster.

Serão oferecidas 11.671 vagas em 14 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. Os estados incluídos neste ciclo, com o respectivo número de vagas, são: Amazonas (562), Bahia (920), Ceará (212), Espírito Santo (387), Maranhão (130), Minas Gerais (180), Mato Grosso do Sul (708), Pernambuco (384), Rio de Janeiro (4.602), Rio Grande do Norte (485), Rio Grande do Sul (1.192), Santa Catarina (524), Sergipe (364) e São Paulo (1.021). (Confira aqui as vagas por estado, cidade, nível e categorai profissional).

De acordo com o edital, que será publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, o prazo de inscrições dos candidatos vai até 12 de abril. Para os cursos de nível básico, a inscrição custará R$ 25. Nos níveis médio e técnico, R$ 42. Para as categorias de nível superior, o valor será de R$ 63.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. As inscrições podem ser feitas no site do Prominp, ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. O processo será executado pela Fundação Cesgranrio.

As 11.671 vagas estão assim distribuídas: 7.335 para cursos gratuitos de nível básico; 3.706 para os de nível médio e técnico; e 630 para as categorias de nível superior. Em categorias específicas dos níveis médio e superior, há oferta de vagas para pessoas com deficiência (63).

Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).

A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. Esta ação faz parte do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP) do Prominp que tem como objetivo melhorar a qualificação dos profissionais que serão aproveitados pelas empresas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural. Até o momento, foram realizados cinco ciclos de qualificação, com 80.463 pessoas qualificadas, e investidos R$ 218,5 milhões. A previsão é de que, até 2015, o setor de petróleo e gás demande cerca de 212.600 profissionais qualificados.

Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no edital, que estará disponível para consulta e download nos sites do Prominp e da Cesgranrio. As provas estão previstas para 13 de maio, e o resultado final será divulgado em 6 de junho.

Fonte: Agência O Globo
Leia Mais ››

Justiça irá leiloar bens sequestrados, e o dinheiro será depositado em uma poupança, que servirá para indenizar família de vítima.

Decisão foi da juíza da 1ª Vara de Queimadas, após um pedido dos advogados de uma das vítimas mortas.


A Justiça decretou ontem o sequestro de parte dos bens dos irmãos Eduardo dos Santos Pereira e Luciano dos Santos Pereira, acusados de serem os mentores e coautores do ‘estupro coletivo’ que ficou conhecido como a ‘Barbárie de Queimadas’, em que cinco mulheres foram estupradas e duas delas mortas no início do mês de fevereiro deste ano. A decisão foi da juíza da 1ª Vara de Queimadas, Flávia Baptista Rocha, após um pedido dos advogados de uma das vítimas mortas, a recepcionista Michele Domingos da Silva, de 29 anos.
No despacho, a magistrada elenca duas motocicletas, sendo uma NXR 150 bros, de placa NQK 9469 e uma CBR 600RR, de placa OFB 2210; um automóvel Punto ELX de placas NQD 6030; um carro Hyundai I30, de placas MPS 5094; além de dois capacetes e dois cavalos de raça, avaliados cada um em cerca de R$ 10 mil. De acordo com a polícia, o somatório dos bens corresponderia a mais de R$ 200 mil e praticamente todos eles teriam sido comprados com dinheiro em espécie pelos acusados.
Na decisão, a juíza assevera que “analisando os pressupostos para a concessão da medida requerida, mesmo num juízo sumário de cognição, tenho que os indícios e evidências colhidos até então nos autos do inquérito policial, a serem confirmados pela prova judicial, se mostram bastantes a demonstrar a coautoria dos requeridos Eduardo dos Santos Pereira e Luciano dos Santos Pereira nos crimes de que foi vítima a filha dos interessados, ora requerentes. Outrossim, a materialidade está bem comprovada por prova robusta”. A decisão ainda nomeia Lilia Maria Martins da Silva como depositária fiel dos cavalos e autoriza a realização de leilões para a venda dos bens.
“Para nós, a decisão foi muito positiva porque não se sabe ainda, inclusive, a procedência desses bens. Depois dessa barbaridade a família ficou completamente desamparada. E nesse contexto os bens servirão de amparo. Eles serão leiloados o mais rápido possível e o dinheiro depositado em caderneta de poupança, até que o fim da sentença condene os acusados e a família da vítima tenha o direito de utilizar esses recursos”, explicou o advogado Francisco Pedro da Silva, relatando o encaminhamento que será dado a partir de agora.

Fonte: É Sertão
Leia Mais ››

Jovem de 21 anos morre em gravíssimo acidente de moto na cidade de Nazarezinho


Policiais Militares do destacamento policial da cidade de Nazarezinho - PB atenderam a uma gravíssima ocorrência de acidente de trânsito ocorrido, por volta das 23h00min, do dia 09/03, na PB estadual 384, que liga São Gonçalo a cidade de Nazarezinho.


O jovem José Florêncio da Silva, solteiro, de 21 anos de idade, funcionário público, residente no Sítio Lamarão, transitava na referida estrada conduzindo uma moto Honda, CG 125, de cor verde, placa KJU 2150/PE, com destino a cidade de Nazarezinho/PB.


Quando se aproximava daquela cidade, faltando apenas um KM, se chocou com uma vaca que estava no meio da pista , o qual veio a óbito no local, que foi isolado até a chegada do delegado de Polícia Civil, que após as providencias de praxe, liberou o corpo. 

Fonte: É Sertão
Leia Mais ››

Doze agências dos Correios já foram assaltadas este ano no RN

Uma onda de assaltos a agências dos Correios está ocorrendo desde janeiro no Rio Grande do Norte, especialmente no interior do Estado. Já foram pelo menos 12 agências assaltadas, das 196 agências existentes em Natal e no interior do Estado. Para tentar minimizar o problema, e garantir mais segurança para os funcionários da empresa, a diretoria regional dos Correios fez uma reunião essa semana com o comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo, para pedir mais policiamento. Da reunião com a cúpula da PM ficaram definidas estratégias, tanto da corporação, quanto dos Correios para ampliar a segurança para clientes e funcionários.

Além de medidas preventivas que não podem ser divulgadas pelos Correios, pelo risco de segurança que isso poderia causar, serão realizadas reuniões nas diretorias regionais, junto com Batalhões e Companhias de Policiamento. Essas reuniões devem ocorrer no Oeste, Seridó, Alto Oeste e Agreste do Rio Grande do Norte. "Antigamente se dizia que os dias perigosos eram os que se faziam pagamentos. Hoje não é mais assim. Parece que a estratégia dos bandidos mudou. Eles escolhem a cidade e depois agem. Abordam os funcionários, anunciam o assalto, chegam a fazer clientes de reféns", conta Mauro José da Silva, assessor de comunicação dos Correios.

Segundo Mauro, os empregados dos Correios são os mais visados na ação criminosa. "No assalto que houve na agência em São Tomé, chegaram a prender todo mundo na agência e esperar 20 minutos até que o cofre abrisse no horário programado", contou. "Eles estudam o funcionamento das agências. Já levaram uma quantia considerável de dinheiro", acrescentou, sem no entanto, divulgar o valor, conforme orientação da empresa. 

Vulnerabilidade

As agências dos Correios em geral são mais vulneráveis à ação dos criminosos porque a maioria não conta, como os bancos, com segurança privada, que inclusive se mantém armada, durante o expediente aberto ao público. Outra vulnerabilidade dos Correios, segundo aponta o assessor de comunicação, é que desde o dia 2 de janeiro a empresa funciona como correspondente bancário do Banco do Brasil. "Os assaltantes acham que há mais dinheiro em circulação", opina Mauro José da Silva.
Por se tratar de uma instituição ligada ao Governo Federal, os inquéritos das ocorrências às agências dos Correios são conduzidas à Polícia Federal, mas o trabalho preventivo e ostensivo será executado pela Polícia Militar, conforme ficou definido na reunião da terça-feira. Em geral, das doze ocorrências, os fugitivos permanecem sendo procurados pela polícia. (SHS)

Fonte: DN
Leia Mais ››

Tatu será o mascote oficial da Copa 2014


O mascote da Copa 2014 será um tatu – um pouco diferente do normal, com traços de desenho animado japonês, mas um tatu. Terá a cor azul e vestirá um short verde e uma camisa branca. Nas animações que estão sendo feitas neste momento, o tatu vira uma bola de futebol.

Por que um tatu? A explicação: mora na Mata Atlântica e no Cerrado, corre risco de extinção e o fato de virar uma bola. O novo mascote será apresentado ao distinto público em outubro. Em seguida, a Fifa começa uma campanha no Brasil para escolher, com votação pela internet e SMS, o nome do tatu.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Tio de Álvaro Dias sofre grave acidente em Barra de Tabatinga

Imagem meramente ilustrativa

O empresário José Augusto Dias, 78 anos, tio do ex-deputado Álvaro Dias (PMDB), sofreu um grave acidente na noite desta sexta-feira (09), quando se dirigia de Natal para sua casa de Praia em Barra de Tabatinga.

O acidente ocorreu já em Tabatinga, quando José Augusto se chocou com um ônibus. Segundo informações de familiares, seu estado de saúde é grave. Há suspeitas de ruptura de bexiga e traumatismo craniano.

A vítima passou por uma cirurgia no Hospital Walfredo Gurgel, acompanhado pelos sobrinhos-médicos Deborah Dias e Robinson Dias. A família pede orações pela recuperação de José Augusto e o blog se une a todos eles.

Fonte: Blog do Seridó
Leia Mais ››

Vereador é cassado por infidelidade

Vereadores e prefeitos que deixaram os partidos que foram eleitos e ingressaram em outros na atual legislatura sem uma justificativa aceitável, tem o primeiro motivo concreto para se preocupar. Com base em denúncia do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral confirmou nesta quinta-feira, à noite, a cassação por infidelidade partidária do primeiro vereador do RN.
O TRE julgou procedente ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), para reconhecer a desfiliação sem justa causa e decretar a perda do mandato do vereador do município de Jardim de Piranhas/RN, Otoniel Rodrigues da Silva, por desfiliação partidária. Entre vereadores e prefeitos, 57 estão na mira do Ministério Público Eleitoral (MPE).
Na ação, o MPE alegou que o vereador desfiliou-se, sem justa causa, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), para filiar-se ao Partido Verde (PV), violando assim a legislação que disciplina o processo de perda de cargo eletivo, bem como de justificação de desfiliação partidária.
O juiz Nilo Ferreira, relator do processo, ao votar, julgou procedente o pedido do MPE, destacando a ausência de manifestação do vereador no processo, que não contestou a ação, reputando-se assim os fatos alegados pelo MPE como verdadeiros. 
Todos os demais Membros da Corte acompanharam o voto do relator, sendo determinado ainda que a Presidência da Câmara de Vereadores de Jardim de Piranhas fosse comunicada da decisão, para que seja empossado o 1º suplente do PDT.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Governo do Estado lança Programa Banco de Sementes


A governadora Rosalba Ciarlini participa neste sábado (10), às 10h, do lançamento oficial do Programa Banco de Sementes no município de Governador Dix-sept Rosado, na região Oeste do estado. O Programa, de autoria da Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER-RN), tem como objetivo beneficiar os agricultores do Estado através da distribuição de sementes.
Serão distribuídas 155 toneladas de sementes de feijão, 150 toneladas de milho, 65 toneladas de sorgo, 20 toneladas de algodão e 5 toneladas de arroz, que beneficiarão os agricultores do município que sejam cadastrados junto à Emater.
O Rio Grande do Norte possui hoje 1.103 Bancos de Sementes, que estão distribuídos em 149 municípios em todas as regiões do estado.
Para Antônio Carlos Magalhães, coordenador de agropecuária da Sape e do Programa, esse projeto é muito importante para o desenvolvimento da agricultura no RN. "São cerca de 40 mil agricultores familiares recebendo um benefício direto em 149 municípios do Rio Grande do Norte", afirmou Antônio Carlos.
O evento contará também com a participação do secretário da Sape, Betinho Rosado, do presidente da Emparn, José Geraldo Silva, do diretor geral da Emater-RN, Sebastião Ronaldo Cruz e do diretor geral da Ceasa-RN, José Adécio Costa.

RODOVIA
Além do lançamento do programa Banco de Sementes, acontecerá também a assinatura da Ordem de Serviço para a construção de cercas de proteção na Faixa de Domínio da Rodovia RN - 117, no trecho de divisas entre os municípios de Mossoró/Governador Dix-sept Rosado/Caraúbas, com extensão de 61,5 quilômetros. A obra será executada pela construtora Luiz Costa Ltda.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Falta de chuva ameaça safra 2012


A previsão é de chuva intensa em todo o Rio Grande do Norte por pelo menos sete dias. Pelo menos foi o que anunciou ontem a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Mas isso não é suficiente para deixar o agricultor tranqüilo com relação ao inverno.
De acordo com o coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (FETARN), Manoel Cândido, a esperança agora está depositada na crença católica de São José. "Estamos numa situação bastante delicada. A esperança é a partir de 19 de março", disse.
Para ele, o inverno, até agora, está fraco e não garante sustentação de lavoura. "Na região de Pau dos Ferros e das serras tem caído alguma chuva, mas não são significativas. No médio Oeste é que não está bom", disse.
Na experiência de Cândido, continuando assim com pouca chuva, significa pouca safra. "No começo do ano, a Emparn disse que o inverno se concentraria nos primeiros meses do ano com chuva acima da média, o que não aconteceu; agora falam que o inverno começará a partir de agora, mas não sei se vai acontecer", completou.
Para a Emparn, o inverno já começou. Tanto que divulgou ocorrência de chuvas no semiárido potiguar acima de 100 milímetros em diversos municípios, principalmente na região Oeste. 
A meteorologia disse estar acompanhando diariamente o período chuvoso no Estado e constata que no município de Viçosa, em janeiro, as chuvas acumuladas atingiram 264,3 milímetros, seguido de Martins, com 232mm, e Venha Ver, com 189mm. Também foram registradas boas chuvas em Rafael Fernandes (184mm), Tenente Ananias (117mm) e Encanto (77mm).
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, meteorologistas dos núcleos estaduais do Nordeste se reuniram em Natal para fazer a previsão climática para o período chuvoso da região. De acordo com o relatório apresentado, as chuvas no Estado ocorrerão de forma normal.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Tribunal de Contas do Estado pede exoneração de servidora da Uern

O Tribunal de Contas (TCE) do Estado do Rio Grande do Norte divulgou ontem o pedido de exoneração da servidora da Universidade do Estado do Rio Grande Norte (UERN), Paula Viviana Souza de Queiroz. A decisão foi do Conselheiro Carlos Thompson Fernandes, que julgou irregular o ato de admissão assinado em abril de 2007 pelo reitor Milton Marques de Medeiros. De acordo com a determinação do TCE, servidor, deve ser cumprida num prazo de 60 dias a contar do trânsito em julgado do acórdão proferido pela Corte de Contas.
De acordo com informações publicadas pelo TCE, a servidora teria se submetido a concurso público para a área de parasitologia, mas foi lotada no quadro de enfermagem da instituição que exige o diploma de Medicina ou Enfermagem. 
A Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Joana D'arc Lacerda Alves Felipe, afirmou que a servidora Paula Viviana é professora do Departamento de Medicina da Universidade, e que tem graduação e pós-graduação na área de saúde, atendendo as exigências do edital para o cargo para o qual ela foi aprovada.
Segundo a Diretora de Recursos Humanos, Míriam Tavares, a servidora é graduada em medicina veterinária, tem mestrado em bioquímica e doutorado em ciências da saúde, e o edital para o cargo que ela assumiu exigia apenas graduação e pós-graduação na área da saúde.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Polícia Civil do RN está entre as piores em número de delegados

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte está entre as piores do Brasil no que diz respeito ao número de delegados por habitantes. A situação foi revelada ontem pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que verificou a situação da Polícia Judiciária em todos os estados-membros do Brasil. O RN é o terceiro pior na re-lação delegado/habitante.
A média de delegados por habitantes no Rio Grande do Norte é de apenas cinco para cada 100 mil pessoas. No Estado do Amapá, líder, a relação é de 19,74 para cada 100 mil. Essa mesma média do RN se repetiu no Paraná e Alagoas.
Os dados são do Diagnóstico das Investigações em Homicídios, realizado em todo o Brasil em dezembro de 2011 e divulgado nacionalmente hoje em articulação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A iniciativa é uma das ações realizadas pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP).
A pesquisa trata da estrutura de pessoal e de equipamentos da Polícia Civil, das formas de comunicação entre MP e Polícia, do fluxo da persecução penal e da capacitação dos agentes. O objetivo é identificar problemas na persecução penal dos crimes de homicídio e, a partir daí, discutir propostas e implementar mu-danças para superar as dificuldades.
Após a divulgação do estudo, o delegado-geral da Polícia Civil do RN, Fábio Rogério, reconheceu as dificuldades enfrentadas atualmente pela Polícia Civil norte-rio-grandense e falou na possibilidade de convocar novos delegados para amenizar essa situação crítica.
Fábio Rogério confirmou que há dificuldade no trabalho da Polícia Judiciária devido ao baixo número de delegados pelo Estado. Para tentar amenizar o problema, o Governo, de acordo com o delegado-geral, vem se esforçando para ampliar os quadros da Polícia Civil e a expectativa é que mais profissionais sejam convo-cados.
Em 2008, o estado promoveu concurso público que previa o preenchimento de 90 vagas para o cargo de delegado, além de vagas para agentes e escrivães. No entanto, mesmo após o curso de formação, somente nove delegados, nove escrivães e 53 agentes foram convocados no início do ano. Agora, Fábio Rogério projeta a convocação de mais 19 delegados para os próximos meses.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Polícia nega ligação de preso em chacina

Um homem de 29 anos foi preso na noite de quinta-feira passada, em Caicó, sob suspeita de estar ligado a crimes cometidos na região Seridó do Rio Grande do Norte. Extraoficialmente, ele foi apontado como envolvido na morte do ex-prefeito de Campo Grande, Antônio Francisco Nóbrega Martins Veras, e mais dois policiais militares que faziam sua segurança, em março de 2010. A Polícia Civil, no entanto, nega a participação do suspeito nesse crime. Diz que não existe nenhuma prova contra ele.
José Pereira Targino Filho, natural de Janduís, foi preso por policiais militares de Caicó na noite de quinta passada. Os meios de comunicação da região Seridó do Rio Grande do Norte divulgaram que o criminoso, procurado pela Justiça, tinha relações com a morte do ex-prefeito e os dois policiais.
Ontem à tarde, o delegado Márcio Delegado, do Departamento Especializado em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) de Natal, negou que houvesse qualquer tipo de investigação contra José Pereira, referente à morte de Antônio Veras e os dois policiais assassinados.
Delgado afirmou que o criminoso é investigado por crimes de homicídio ocorridos no interior do Rio Grande do Norte, mas "isso não quer dizer que ele esteja envolvido na morte de Antônio Veras".
A princípio, ele confirmou à reportagem que havia sido ventilada a participação dele na chacina, mas voltou atrás e disse que só poderia falar sobre tal envolvimento através de provas periciais. "Ele não foi preso com nenhuma arma e isso dificulta provar qualquer coisa", explica o delegado, que acrescenta: "o caso vai ser elucidado com o resultado de exames de balísticas", referindo-se à comparação entre as armas usadas no crime e armas que foram apreendidas na investigação.
Ao blog do radialista Sidney Silva, de Caicó, o major Walmery Costa, comandante da PM na cidade, disse que havia recebido informações sobre a presença de criminosos na sua área e que determinou a realização de uma operação. A ação resultou na prisão de José.
"Nós do Batalhão de Caicó, só cumprimos o nosso trabalho que é o ostensivo, se ele era foragido, e estava em nossa área, tínhamos que prendê-lo, foi o que fizemos", disse Costa.
O delegado Márcio Delgado afirmou que continua esperando pelo resultado dos exames de comparação balística para indiciar os autores. Ele afirma já ter a identificação dos suspeitos de terem participado diretamente da execução e que busca provas contra as pessoas que ordenaram o assassinato.


Fonte: Defato
Leia Mais ››

Governo Dilma muda Programa Minha Casa Minha Vida para beneficiar mulheres

Brasília (AE) - As regras do programa Minha Casa Minha Vida vão mudar para privilegiar as mulheres. O anúncio foi feito ontem pela presidenta Dilma Rousseff fez, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, por ocasião do Dia Internacional da Mulher. "Sinto alegria de chefiar um governo que tem o maior conjunto de programas de apoio à mulher na nossa história. Mas sei que governo e sociedade precisam fazer muito mais para a valorização plena da mulher", disse. Na fala, a presidenta pregou um exercício de igualdade, alertando que "a luta pela valorização da mulher é, portanto, um dever de todos: brasileiras e brasileiros de todas as classes, de todos os credos, de todas as raças e de todas as regiões do País".

Dilma, no entanto, admitiu que sua chegada ao comando do País representou um novo momento de valorização da mulher no Brasil. "Minha chegada à Presidência significou um momento único de afirmação da mulher na sociedade brasileira", destacou. Mas ela também alertou: "Não podemos aceitar o falso triunfalismo, mas também não devemos nos render ao amargor derrotista".

Garantindo que não poderá jamais ter uma atitude ressentida contra os homens, Dilma  afirmou também que "uma presidenta não pode ter uma política tímida, ultrapassada e meramente compensatória para as mulheres". Ela lembrou que o Brasil tem 97 milhões de mulheres, ou seja, 51% da população; e que 40% das famílias são chefiadas atualmente por mulheres (contra menos de 25%, dez anos atrás), mas na sequência lembrou que as mulheres ocupam apenas 45% das vagas de trabalho. "E continuamos recebendo menos que os homens pelo mesmo trabalho realizado. Isso tem que melhorar", defendeu.

"Em certas circunstâncias, a mulher continua sendo a mais pobre dos pobres, a mais sofredora entre os sofredores", afirmou a presidenta da República, mas alertando que a mulher, mesmo sob uma dura condição de pobreza, é "a principal mola de propulsão para vencer a miséria", porque é o centro da família. Depois dessa análise, Dilma justificou o motivo de o seu governo dar importância especial à mulher nos programas sociais. 

Lembrou que 93% dos cartões do Bolsa Família estão em nome de mulheres e que 47% dos contratos da primeira etapa do programa "Minha Casa, Minha Vida" foram assinados por mulheres. "Esse porcentual será ainda maior no Minha Casa, Minha Vida 2", ressaltou, lembrando que a escritura dos apartamentos populares será feita em nome da mulher.

Dilma lembrou que o seu governo, em relação às mulheres, tem procurado estimular os programas de capacitação, microcrédito e igualdade no emprego, citando várias ações e programas já colocados em prática. "Temos procurado apoiar a luta das mulheres em todas as áreas, sejam elas cientistas, profissionais liberais, operárias ou empregadas domésticas", disse. 

Participação política foi uma conquista lenta e gradual

Brasília (ABr) - A mulher adquiriu o direito de votar em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Código Eleitoral Provisório. Apesar da conquista, essa legislação estabelecia restrições: podiam votar as casadas, mas precisavam de autorização do marido, e as mulheres solteiras e viúvas com renda própria. O voto era facultativo. Esses requisitos foram extintos em duas etapas no Código Eleitoral - a primeira em 1934 e, a segunda, em 1946. Desde então o voto passou a ser obrigatório para todas as mulheres, sem exceção.

O  Rio Grande do Norte foi o primeiro a conceder o direito de voto feminino, em 1927, três anos antes da nacionalização do direito. Em entrevista à Agência Brasil, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral Walter Costa Porto lembra como o voto feminino era interpretado.  "[Na época] havia argumentos incríveis, [como por exemplo] que a mulher não podia ser chamada para essa coisa bárbara que eram as eleições", disse ele.

Nos dias atuais, as mulheres ganharam mais espaço na política, mas a participação ainda é pequena. A cientista política Andrea Azevedo disse que o avanço foi mais lento do que poderia ter ocorrido. "Se você pensar que há quase 100 anos as mulheres brasileiras podem votar e hoje as mulheres são menos de 12% dentro da Câmara dos Deputados, conseguiram atingir o recorde de quase um terço de ministras no governo Dilma [Rousseff]. Nota-se que esse avanço foi muito lento", disse .

A professora da Universidade de Brasília (UnB) Liliane Machado, especialista em feminismo, disse que o pequeno percentual de mulheres no Congresso Nacional reflete o preconceito que ainda existe do eleitor na hora de votar. Ela acrescentou ainda que as próprias mulheres têm preconceito em relação ao gênero feminino. "Se a mulher, desde que nasce, ouve dizer que é inferior ao homem, ela projeta essa representação", ressaltou a especialista.

Para Liliane Machado, a reserva de 30% do total de vagas para disputas eleitorais destinadas às mulheres é pequena. Segundo ela, os partidos políticos indicam a existência desse percentual para cumprir a lei. 

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››