segunda-feira, setembro 09, 2013

Rádio Cidade firma parceria com o Pe. Maciel de Apodi-RN

Pe. Chages e Pe. Maciel
Itaú/RN  -     Apodi/RN
A Rádio Cidade firmou parceria na noite desta terça-feira (09), com o Pe. Maciel de Apodi-RN para retransmitir o Programa Despertar, apresenta pelo Pároco na Rádio Vale do Apodi que vai ao ar de Segunda à Sexta-feira com duração de uma hora, das 5h as 6h da manhã.

O Programa Despertar apresentado pelo Padre Marciel, será retransmitido já a partir de amanhã (quarta-feira, 10). O Pe. Maciel convidou os itauense a ouvirem o programa, na noite de hoje, quando participou do novenário de Nossa Senhora das Dores, mas não imaginava ainda firmar essa parceria, onde todos acordarão em sintonia com a palavra de Deus. É Rádio Cidade mais uma vez buscando interatividade para nossos ouvintes.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Itauenses prestigiam com euforia o 7 de Setembro

As comemorações para o dia 7 de Setembro em Itaú-RN, teve inicio logo cedo com a alvorada da Banda de Filarmônica José Praxedes Fernandes, conduzida pelo Maestro Gildásio Ramos, os jovens itauenses percorreram algumas ruas anunciando a Independência do Brasil.

As 7h aconteceu o hasteamento da Bandeira Nacional em frente à sede do poder executivo municipal. A secretária de Educação Mirianete Brasil fez um rápido discurso fazendo um resgate da história do município, e que hoje caiu no esquecimento, por destacarem a data como sem importância, passando a palavra para o Prefeito Ciro Bezerra (DEM) que fez seu discurso dizendo ser patriota e não poderia passar em branco essa data, agradecendo a todos por se fazerem presente.

Após o hasteamento o Secretário do Esporte, Júnior Martins, expôs a programação alusiva ao dia da Pátria, que aconteceu na praça Marcolino Bessa, com o Ciclismo, mini maratona, corrida de 100m, salto à distância e o tradicional pau de sebo.

Confira agora os ganhadores de cada modalidade:

Ciclismo

1º Lugar: Mateus Lopes

2º Artêmio Rezende

Mini Maratona

1º Lugar: Zuca (Assentamento Paraná)

2º Lugar: Erverton Jesus (Sítio Lages)

Corrida de 100M (Aberto)


1º Lugar: Erverton Jesus (Sítio Lages)

2º Lugar: Pretinho (Sítio Jerusalém)

Corrida de 100M (Até 14 anos)

1º Lugar: Matheus Lopes

2º Lugar: Wesley

Salto a Distância Masculino

1º Lugar: Pedro Ronaldo – Salto: 4,50cm

2º Lugar: Augusto Monte – Salto: 3,88cm

Salto a Distância Feminino

1º Lugar: Dara Rezende – Salto: 3,88cm

2º Lugar: Sthephanie Karen – Salto 3,60cm


Leia Mais ››

Populares deterioram o patrimônio público.

Morar em uma cidade limpa, bonita e organizada é o sonho de qualquer cidadão, principalmente quando encontramos um gestor que zela e ama a cidade que administra, e isso é o que temos visto na cidade de Itaú-RN.

Os gestores municipais nos últimos anos tem se esforçado para deixar a cidade nesse padrão e uma parte da população cobra melhorias no que se fere a limpeza e urbanização do município; por outro lado existe outra parte que preferem ver tudo ir por água baixo.

A prova disso são as condições em que se encontram as praças e os canteiros do município de Itaú-RN, os bancos do canteiro central, por exemplo, nos últimos dias foi vítima de um ato de vandalismo causando sua deterioração. O que serviria para o descanso, ponto encontro de amigos, namorados e familiares, são destruídos pelos populares que preferem ver tudo ir por água abaixo, desperdiçando os poucos recursos que são destinados ao município de Itaú-RN, que poderiam ser investidos em outros projetos de beneficiamento de todos.

Outra situação verificada pela reportagem é a Praça da Saudade que fica localizada no Bairro Nossa Senhora das Dôres, um monumento que antes, era visto como o mais bonito de Itaú-RN, e que hoje vemos apenas as marcas da destruição deixada pelos Vândalos.

O Prefeito municipal Ciro Bezerra (DEM) disse que “o que resta é lamentar, porque foi conquistado com muita luta esses bancos e essa ornamentação do canteiro central, e assim, eu acho que a população que ela ao invés de ajudar ela quer destruir, e com isso causando danos ao erário público, porque nós vamos ter que fazer o reparo desses bancos e isso vai gera uma despesa não programada de poderiam ser investidas em saúde e educação e com ação desse tipo faz com que o município deixe de investir mais em áreas determinantes, e vá corrigir erros da sociedade”.    

Ciro fez um pedido especial aos pais para que oriente seus filhos em relação a conservação dos bens públicos, dando uma boa educação, porque esses atos causam prejuízos ao município, consequente prejudicando toda sociedade.

Em relação a Praça da Saudade o Gestor Municipal apontou a falta de apoio dos moradores da localidade para coibir a prática dos vândalos, visto que o deterioramento causa despesas não programada para o município. Com isso a primeira sugestão dada pelo Prefeito seria uma educação volta para o assunto, segundo a contratação de vigias para guardar os bens coibindo essas ações.

A Redação do Cidade News pediu para que Ciro, fizesse um pedido não como gestor mas como cidadão itauense, que se preocupa com o bem estar em comum, para preservar esses bens deixando a cidade mais bonita.

“Como cidadão, é claro, exercendo também a função que mim foi dada pelo povo, de que eles vejam a cidade de Itaú como a sua porta de entrada, se você não faz em casa, se você não quer destruir a sua casa, também não queria destruir a nossa cidade. Quando você chega na Praça da Saudade, na época em que ela estava pronta, bonita, você se sentia bem, você se sentia a vontade, você saia do bairro centro para ir pra Praça da Saudade (Bairro Nossa Senhora das Dôres), e quando vem acontecer ações como essa (vandalismo), isso tira o brilho, tirou o brilho daquela rua, então assim, como cidadão eu peço a todos vocês que zelem todos os bens, não só a Praça a Saudade mais todos os bens públicos do município deve ser zelado como sendo a porta de entrada de sua casa” finalizou.






Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Dados do Detran indicam aumento na quantidade de carteiras suspensas no Rio Grande do Norte

Os números foram disponibilizados pela Procuradoria Jurídica e pelo Setor de Estatística do Detran/RN. Foto: DivulgaçãoA quantidade de Carteiras de Habilitação suspensas pelo Detran/RN aumentou 10,5% no primeiro semestre deste ano. Ao todo, 526 condutores tiveram suspenso o direito de dirigir, enquanto que no mesmo período de 2012 esse número foi de 476. Do total de suspensões deste ano, 94,48% são de motoristas do sexo masculino. Apesar do número de emissão de carteiras de habilitação para mulheres condutoras ter diminuído 5,55% entre o primeiro semestre de 2013 e o de 2012, a participação nos números totais de carteiras suspensas referentes ao sexo feminino mais do que dobrou, indo de apenas 2,52% para 5,51% em 2013.

Já a quantidade total de CNHs apreendidas também apresentou aumento parecido ao de suspensas, com crescimento de 7,3%, tomando como referência o mesmo período citado anteriormente. Nos seis meses iniciais de 2013, 1.869 carteiras foram apreendidas.

Para o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN, Adryano Barbosa, estes números são fruto da integração das ações. “Sobretudo a partir deste ano, tornamos a parceria entre as instituições que trabalham pela segurança no trânsito mais intensa e integrada, notadamente com a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal. Além disso, a própria instituição da Lei Seca tornou as medidas mais enérgicas”.

Os principais motivos para apreensão foram a infringência aos artigos 165 e 162/V do Código de Trânsito Brasileiro. O primeiro trata da proibição de dirigir sob a influência de Álcool, sendo responsável por 48,58% das apreensões. Já o artigo 162, em seu inciso V, trata do impedimento de conduzir veículo com CNH suspensa há mais de trinta dias. Segundo o CTB, em ambos os casos a infração é de natureza gravíssima, gera multa e retenção do veículo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Leonardo confirma afastamento político entre Fafá Rosado e Rosalba Ciarlini

Um dos três aliados da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) confirmou o rompimento da mulher dele, a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, com o sistema político da governadora, comandado em Mossoró pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, ex-deputado estadual que preside o DEM mossoroense. Segundo Leonardo Nogueira, Fafá irá se filiar ao PMDB, partido do presidente da Câmara, Henrique Alves, e do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, que recentemente anunciou o rompimento oficial com o governo Rosalba.

Segundo Leonardo Nogueira, a ex-prefeita Fafá Rosado deverá se filiar ao PMDB até o próximo dia 25 de setembro. A saída de Fafá do DEM sacramenta o afastamento político dela em relação à governadora Rosalba Ciarlini. No PMDB, Fafá deverá disputar um cargo eletivo em 2014, provavelmente de deputada federal, segundo o marido. “Conversamos com Henrique Eduardo, Garibaldi Filho e Walter Alves e ficamos de acertar os detalhes sobre a filiação de Fafá, que será entre os dias 20 e 25 deste mês”, afirmou.

O rompimento de Fafá Rosado se deve à total falta de prestígio dela dentro do sistema político da governadora Rosalba Ciarlini e ao fracasso do atual governo do Estado, que enfrenta seguidas crises e não conseguiu ainda se reerguer perante a opinião pública. O próprio Leonardo Nogueira tem aproveitado as oportunidades para criticar a gestão estadual, tanto em pronunciamentos na Assembleia, quanto em entrevistas à imprensa. O democrata afirma que a gestão estadual não vem correspondendo.

Apesar de já estar certa a ida de Fafá para o PMDB, Leonardo diz que ainda há interesse de partidos como o PR e do PV, de ter a ex-prefeita Fafá nesses partidos. O prazo para a troca de legendas com vistas ao pleito de 2014 é o final deste mês. Instado a falar que cargo Fafá disputará nas próximas eleições, o deputado estadual Leonardo Nogueira disse que todos os partidos deixaram claro que essa definição só vai acontecer no ano que vem. “As definições dos palanques é que vão definir a participação dela. Hoje ela está sendo colocada, tanto pelo PMDB, quanto pelo PV e pelo PR para disputar o cargo de deputada federal”, declarou.

Ao abordar a situação institucional do Rio Grande do Norte, o deputado Leonardo Nogueira defendeu a superação dos problemas entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. “É um problema que precisa ser superado e de uma maneira que contemple o bom senso de todos aqueles que sabem das dificuldades do Estado”. Leonardo classificou como de difícil resolução a questão, haja vista que nem o Supremo Tribunal Federal conseguiu chegar a um acordo. “O STF era um órgão que poderia equacionar de maneira sensata, mas o que estamos vendo é que até o Supremo está com dificuldade para solucionar essa questão”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

UFRN abre concurso para professor efetivo em diversas áreas

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Coordenadoria de Concursos, lançou dois editais que visam ao preenchimento das vagas para professor do Magistério Superior nas classes de nível A. Os interessados em participar do concurso público devem se inscrever até o dia 20 deste mês na página www.sigrh.ufrn.br.

As atividades referentes ao cargo de professor do Magistério Superior envolvem a atuação em ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas, conforme a necessidade da Instituição, expressa na expectativa de atuação profissional e no plano de trabalho a ser deliberado pela unidade de lotação do servidor.

Estão disponíveis 24 vagas de professor do Magistério Superior, distribuídas por unidades de lotação dos Centros de Ciências Exatas e Aplicadas (CCET) e de Tecnologia (CT); e 25 vagas para os Centros de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), de Educação (CE) e de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA).

Também serão oferecidas 36 vagas para o Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) e para as unidades acadêmicas especializadas, como a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), a Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) e o Instituto Metrópole Digital (IMD).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

João Maia justifica não rompimento temporário com Rosalba: “Está muito longe da eleição”

O presidente do Partido da República, deputado federal João Maia, confirmou na manhã desta segunda-feira que o PR se manterá aliado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), pelo menos até outubro que vem. Ele destacou que o sentimento predominante na legenda é de que é cedo para uma decisão de rompimento. “Estou indo para a China, e aí a gente vai fazer  a reunião lá para outubro, dia 17 de outubro”, afirmou.

Nos meios políticos, era aguardada para o próximo dia 14 a reunião do PR para discutir os rumos da legenda em 2014. Contudo, devido a uma viagem de João Maia para a China, acompanhando o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e busca de investidores para o novo aeroporto, o encontro teve de ser adiado. “E eu precisava conversar com as pessoas. Conversar antes de chegar à reunião”, explicou.

Segundo João Maia, porém, o momento por que passa o Estado não comporta rompimento. Ele reconhece que o governo está mal e que a governadora Rosalba Ciarlini precisa melhorar. Entretanto, é preciso olhar o Estado. “O sentimento do PR, que escuto, é que o governo vai mal. Precisa melhorar. Mas que eu acho, e até me orgulho desse sentimento, de que a gente precisa olhar o Estado. Está muito longe para a próxima eleição”, afirmou.

DÚVIDA

O PR afirmava ter uma aliança com o PMDB, e que acompanharia a legenda se o PMDB rompesse com o governo, o que não aconteceu até agora. João Maia transferiu a reunião que decidiria o futuro do PR do próximo dia 14 para apenas outubro, quando deverá retornar de uma viagem à China.

Nos meios políticos, especula-se que o PR poderá ser o maior beneficiário do rompimento do PMDB, ocupando os espaços deixados pelos peemedebistas. Embora não assuma como indicação, a nova secretária de Assistência Social, Shirley Targino, é do PR. Na semana passada, ela defendeu o retorno do programa do leite, atualmente na Agricultura, para a Assistência Social – algo que o PMDB não conseguiu. Ela também disse acreditar que o PR não irá romper com o governo do Estado.

Na última sexta-feira, o presidente da Federação da Agricultura, José Álvares Vieira, recentemente filiado ao PR, disse que não será pelo fato de o PMDB romper com o governo Rosalba Ciarlini que o PR fará o mesmo. Ele afirmou que o PR é um partido “independente”.

José Vieira disse que o PR precisa ajudar o Estado, que não deve entrar, nesse momento, “numa guerra política e eleitoral”. Segundo Vieira, a classe política deve fazer todo o esforço para concretizar ações para o Estado. “Nas eleições no próximo ano eu acho que nós precisamos fazer todo esforço possível para poder trazer as ações para o Estado do Rio Grande do Norte. Porque as pessoas passam, mas as ações precisam permanecer e têm que ser estruturantes”.

Sobre o futuro do PR, José Vieira disse acreditar que a legenda presidida no Estado pelo deputado federal João Maia, tomará a “melhor decisão”. “Eu acredito no deputado João Maia, que tomará juntamente com todo o partido a melhor decisão, na hora certa, analisando com muita seriedade”, disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministério Público investiga possíveis maus tratos a cães farejadores da Polícia Militar do RN

 Conselho de Veterinária tem 30 dias para realizar vistoria no CPcães e emitir parecer sobre o caso. Foto: José AldenirDenúncias de que os cães farejadores e de patrulhamento da Polícia Militar estariam sofrendo maus-tratos, principalmente a falta de alimentação em horários e quantidades adequadas, motivaram a Promotoria do Meio Ambiente a instaurar inquérito civil público contra a corporação. Na ação, o órgão requisita vistoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) às instalações da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães), na zona Norte de Natal, para averiguação do caso.

Segundo a promotora do Meio Ambiente, Rossana Sudário, o órgão já estava investigando a situação dos cavalos da Polícia Militar, quando recebeu denúncias anônimas de que os cães também estariam sendo submetidos a uma alimentação inadequada, o que poderia prejudicar não apenas o rendimento dos animais nas ações policiais, mas principalmente, comprometer a saúde deles.

“Recebemos algumas denúncias e, como atuamos na defesa da fauna, temos por obrigação investigar a situação em que esses animais estão sendo tratados e mantidos. Por isso, solicitei ao Conselho de Veterinária que fizesse uma vistoria para analisar a saúde e o alojamento onde os animais são mantidos para averiguar se realmente o teor das denúncias é verdadeiro ou não. Por enquanto, estou aguardando a resposta do órgão”, explicou a promotora.

Rossana disse que determinou prazo de 30 dias para que o CRMV envie relatório sobre a situação encontrada pelos veterinários e, se for vista alguma irregularidade, sugestões de medidas que podem ser adotadas para melhorar a situação.

Ela falou também que, caso sejam confirmadas as denúncias, a diretoria da Polícia Militar será chamada pelo Ministério Público para explicar o que estaria ocasionando o problema e o que faria para resolvê-lo o mais breve possível, já que se trata da saúde dos cães. “O parecer oficial do conselho é essencial para que possamos saber a real situação dos animais e o que fazer, caso sejam confirmadas as denúncias. Por enquanto, vamos aguardá-lo”, afirmou.

22 cães da corporação participaram do Desfile de 7 de Setembro

Questionado sobre as denúncias, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva disse desconhecer situações como a denunciada ao Ministério Público e afirmou que cada um dos 22 cães, de cinco raças diferentes, são cuidados por um policial treinador, que é responsável pelo animal.

“Todos são bem tratados, recebem alimentação fornecida pela própria PM e estão bem nutridos, como a população pode comprovar durante o desfile do 7 de Setembro, no sábado passado, quando todos os 22 cachorros da corporação participaram do evento. O alojamento deles também é adequado para eles, por isso, vou aguardar a notificação do MP para apresentar o material que for necessário para comprovar que essas denúncias são infundadas”, explicou o comandante Araújo.

Os cães da CPCães, que é subordinada ao Batalhão de Polícia de Choque (BP Choque), são divididos entre animais farejadores, das raças pastor alemão belga, pastor alemão pelagem cinza e labradores e os cães de patrulhamento, das raças rottweiler e pastor alemão, conforme o tenente da companhia, Anderson Lima. Ele também enfatizou que cada treinador cuida dos seus animais como se fossem “filhos”.

Cavalos do Policiamento Montado também foram alvo de investigação

A promotora Rossana Sudário disse que as denúncias de falta de alimentação para os cães da Polícia Militar surgiram pouco tempo depois de iniciada as investigações sobre o mesmo problema, envolvendo os cavalos do Comando do Regimento de Policiamento Montado (CRpom), também situado na zona Norte de Natal.

Ela disse que, na ocasião, foi constatado que alguns animais estavam magros, entretanto, os veterinários responsáveis pela vistoria explicou que o fato poderia estar relacionado a outras situações, sem ser falta de alimentos. “Poderia ser um aspecto do próprio animal e do seu organismo. Por isso, é tão importante que seja feita uma vistoria por parte de profissionais especializados, para que não ocorram mal-entendidos”, explicou.

Conforme o comandante do CRpom, major Dimas Vicente da Silva, afirmou na época, houve um problema no provimento do capim fenado pelos fornecedores devido às fortes chuvas, que dificultaram a colheita e que o problema não ocasionou a falta de alimento para os animais, e sim apenas uma redução. Durante seis dias houve redução e depois a situação foi normalizada, mas não trouxe nenhum prejuízo aos animais”, disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Senadores do RN receberam quase meio milhão de reais de verba indenizatória

Senador Paulo Davim foi o que mais gastou até o final de agosto. Foto: Divulgação
Os senadores do Rio Grande do Norte já receberam, apenas nos primeiros oito meses deste ano, o equivalente a R$ 412.253,38 de verba indenizatória. O valor é referente ao ressarcimento dos gastos com passagens aéreas para os estados de origem, locação de automóveis e imóveis para escritório, entre outros. Além disso, os parlamentares ainda têm direito ao salário de R$ 26,7 mil e ao auxílio-moradia, de R$ 3,8 mil para aqueles que não ocupam residências funcionais do Senado.

Do RN, o mais gastador até agora tem sido o senador Paulo Davim (PV), no cargo por ser suplente do atual ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB). Conforme levantamento do site Contas Abertas, o pevista foi reembolsado até agora em R$ 164.810,01. Os maiores custos do presidente estadual do PV foram com passagens aéreas (R$ 67,5 mil) e com locomoção, hospedagem e alimentação (R$ 61,2 mil).

Na sequência potiguar da lista aparece o presidente nacional do DEM , senador José Agripino Maia. O democrata já consumiu este ano R$ 146.671,99. A maior parte desta quantia (R$ 45,2 mil) teve como única destinação os gastos com locomoção, hospedagem, alimentação, combustíveis e lubrificantes. Agripino também deve estar preocupado com a violência, já que R$ 28,9 mil foram para sua segurança privada.

Mas, o parlamentar também pagou R$ 35,2 mil com passagens aéreas e outros R$ 26 mil com a contratação de consultorias, assessorias, pesquisas, trabalhos técnicos e outros serviços de apoio ao exercício do mandato parlamentar.

Já o senador Garibaldi Alves (PMDB), o pai, no cargo desde que Rosalba Ciarlini (DEM) renunciou ao mandato para assumir o governo, é o mais econômico dos representantes potiguares na Casa. O peemedebista utilizou R$ 100.771,55 de verba indenizatória. O curioso neste caso é que quase todo o valor foi destinado apenas para a compra de passagens aéreas (R$ 89,6 mil).

Cada parlamentar tem direito a receber mensalmente o somatório da verba indenizatória pelo exercício de atividade parlamentar (R$ 15 mil) e do valor correspondente a cinco trechos aéreos, ida e volta, da capital do Estado de origem a Brasília. É a chamada Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores (CEAPS).

A cota destina-se ao ressarcimento das despesas efetuadas com o aluguel de imóvel destinado à instalação de escritório de apoio à atividade parlamentar, compreendendo as despesas de locação e demais serviços para o funcionamento do local. Além disso, também deve ser utilizada para a aquisição de material de consumo para uso no escritório e a locação de meios de transportes destinados à locomoção dentro do Estado de origem, hospedagem e alimentação do parlamentar ou de servidores comissionados e efetivos lotados em seu gabinete.

A verba indenizatória ainda pode ser utilizada para a compra de combustíveis e lubrificantes; a contratação de consultorias, assessorias, pesquisas, trabalhos técnicos e outros serviços de apoio ao exercício do mandato parlamentar; o pagamento de serviços de segurança prestados por empresa especializada; a divulgação da atividade parlamentar e a aquisição de passagens aéreas, aquáticas e terrestres nacionais.



Todos os 81 senadores do país já receberam R$ 14,5 milhões

Todos os 81 senadores da República já receberam este ano, impressionantes R$ 14,5 milhões em verba indenizatória. O levantamento foi feito pelo portal da organização não-governamental Contas Abertas.

A maior parte do valor ressarcido foi com relação às passagens aéreas. Os parlamentares receberam R$ 4,4 milhões, até o último dia 3 de setembro, relativo a este quesito. O alto valor é justificável pelo fato da necessidade freqüente dos senadores em viajar para os seus estados de origem.

Em segundo lugar, entre as despesas pagas através de verba indenizatória, estão os gastos com locomoção, hospedagem, alimentação, combustíveis e lubrificantes. Foram ressarcidos R$ 3,6 milhões aos senadores este ano.

Logo atrás, estão os ressarcimentos relativos ao aluguel de imóveis para escritório político, compreendendo as despesas internas. Os senadores receberam R$ 2,6 milhões para as locações. Completa a lista os gastos com divulgação da atividade parlamentar (R$ 1,7 milhão), contratação de consultorias e assessorias (R$ 1,3 milhão), aquisição de material de consumo (R$ 550,3 mil) e segurança privada (R$ 232,5 mil).

Ainda de acordo com o Contas Abertas, o senador João Capiberibe (PSB), do Amapá, lidera a lista dos parlamentares que mais foram ressarcidos em 2013. O senador já reembolsou R$ 310,4 mil do Senado. Jader Barbalho (PMDB/PA), Aníbal Diniz (PT/AC), Wellington Dias (PT/PI) e José Pimentel (PT/CE), completam a lista dos senadores que mais foram reembolsados em 2013. Os senadores receberam respectivamente: R$ 303,3 mil, R$ 293 mil, R$ 288,4 mil e R$ 279,8 mil.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Foragido de Areia Branca foi localizado baleado no Tarcísio Maia em Mossoró

Jéferson Romário Pereira detento foragido do Centro de Detenção de Areia Branca foi reconhecido, no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.O mesmo foi vitima de espancamento e com dois disparos de arma de fogo, sendo um na cabeça e outro nas costas, com os dois projeteis alojados. De acirdo com informações, Jéferson fugiu do presidio estadual de Caicó, onde cumpria pena por homicídio e foi preso roubando na cidade de Areia Branca. O malévolo conseguiu fugir na semana passada e se abrigou na casa de uma irmã no Assentamento Palheiro II, na zona rural de Upanema. Segundo a irmã, Jéferson apresentava muito nervosisimo, pediu comida e disse não saber o que tinha ido fazer na casa dela. Já na noite de sábado o CIOSP central de operações da policia militar da cidade de Mossoró foi acionada para uma ocorrência de assalto em um comercio no Assentamento e o acusado seria Jéferson. Um homem sem documento de identificação foi encontrado caído e já desacordado as margens da Br 304 próximo a Mossoró. Na manhã de hoje os policiais “Raniere e Lopes” da viatura de Radio Patrulha de Areia Branca, localizaram o indivíduo em um dos leitos do HRTM. Jéferson deu um nome falso na recepção para se internar e negou dizer o que tinha ocorrido. O mesmo apresenta marcas de espancamento por todo corpo,a mandíbula fraturada , uma bala alojada no cranio e outra no região abdomem Jéferson Romário Pereira, não aceitou os procedimentos cirúrgicos no Tarcísio Maia, assinou um termo se responsabilizando pelas consequências, foi liberado e vai ser conduzido para uma das celas do CDP de Areia Branca.





Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora/Jr Dantas
Leia Mais ››

Dois são presos ao tentar receber benefício com identidade falsa no RN

A Polícia Federal prendeu duas pessoas que tentavam receber um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizando documentos falsos. Um eletricista de 46 anos e uma funcionária pública de 38 anos foram detidos e levados para a sede da PF nesta segunda-feira (9) em Natal.
De acordo com a PF, os policiais já sabiam que pessoas com documentos falsos iriam procurar a agência de um banco na avenida Capitão Mor Gouveia, na zona Oeste da cidade. Os policiais aguardavam a chegada dos suspeitos e fizeram a abordagem. O eletricista estava com uma carteira de identidade adulterada. O homem entregou a mulher, que foi presa em seguida na área dos caixas. Ela foi responsável por passar a documentação falsificada.

O suspeito confessou que possui antecedentes criminais por estelionato e declarou que recebeu o convite da mulher dentro do banco. A funcionária pública teria dito que “tinha um dinheiro do INSS para receber” e que precisava de uma foto dele para providenciar um novo RG. Após a entrega do documento, os dois foram até a agência para tentar sacar o dinheiro. O eletricista disse que aceitou participar do crime mesmo não sabendo quanto receberia.

Já a funcionária pública negou ter falsificado o documento e afirmou que não conhecia o homem preso. A mulher informou que só deu uma carona ao suspeito. A dupla responderá por tentativa de estelionato e uso de documento falso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Casal é alvo de atentado e mulher é morta a tiros na Grande Natal

Homem e mulher estavam dentro de Gol cinza em Parnamirim (Foto: Murilo Meireles/G1)
Um casal foi vítima de um atentado no bairro Cohabinal, em Parnamirim, na Grande Natal. Atingida por tiros, uma mulher de 28 anos morreu no local, enquanto o homem foi socorrido inicialmente para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, e transferido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

Os responsáveis pelos disparos foram dois homens a bordo de uma moto. Eles passaram atirando ao lado do carro, um Gol cinza, onde estavam as duas vítimas.

A dupla fugiu e ainda não foi localizada. O crime aconteceu por volta das 18h nas imediações de um banco.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adolescente de 14 anos pratica assalto e diz que trabalhou como servente pra comprar arma

Policiais do 4º Batalhão da PM apreenderam um adolescente de 14 anos, na tarde desta segunda-feira (9), na rua São Jorge, no Vale Dourado, zona Norte de Natal. O menor tinha roubado uma moto Traxx, junto com um comparsa, por volta das 16h. Na ocasião, os suspeitos abordaram um casal e praticaram o assalto.

Porém, uma viatura passava próximo ao local e acabou se deparando com a ocorrência. O adolescente de 14 anos acabou apreendido, mas o comparsa dele conseguiu fugir. O menor de idade foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde prestou depoimento.

Em conversa com o Portal BO, o adolescente declarou que tinha comprado o revólver calibre 32 pela quantia de R$ 200. Para conseguir esse dinheiro, ele informou que trabalhou como servente de pedreiro, ajudando ao pai.

Após comprar a arma, ele decidiu ser assaltante. O adolescente foi ouvido pelo delegado de plantão e, em seguida, entregue aos cuidados dos pais. 

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Trio rouba cabelos avaliados em R$ 2 mil de salão em Natal; veja vídeo


Assaltantes roubaram cabelos avaliados em R$ 2 mil em um salão de beleza nesta segunda-feira (9) no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal. O crime foi cometido por duas mulheres e um homem, que ainda levaram R$ 200 em dinheiro e o celular de uma funcionária do estabelecimento. (veja vídeo gravado pela câmera de segurança)

No vídeo gravado pela câmera de segurança do local, as duas mulheres entram no salão de beleza falando em celulares. O homem entra escondendo a arma em um boné e anuncia o assalto. A ação aconteceu às 17h15 e durou cerca de um minuto.

As testemunhas informaram que o trio já havia aparecido no salão durante a tarde. As duas mulheres também foram ao estabelecimento no dia anterior para pedir o orçamento de um serviço. O salão fica no cruzamento das avenidas Lima e Silva e Prudente de Morais.

Os suspeitos fugiram em um carro branco e continuam foragidos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acidente entre carros deixa três vítimas fatais na BR-222 em Tianguá no Ceará

Três pessoas morreram após se envolverem em acidente de trânsito na BR-222, próximo a localidade de Bela Vista em Tianguá. 

O incidente aconteceu quando o motorista de uma Hilux trafegava na contramão da via e acabou colidindo com um Golf. Os passageiros deste último, dois soldados do Ronda do Quarteirão e um funcionário da CIOPS de Sobral, não resistiram a colisão e tiveram morte imediata. 

Os policiais foram identificados como Diego de Almeida Bento, 24, Tarsiano Frota do Nascimento, 24, e o funcionário da célula CIOPS Wesley Siridó Lima Filho, 24, todos residia em Sobral. A Polícia Civil de Tianguá irá abrir um inquérito para apurar as causas do acidente.

Reprodução Cidade News Itaú via Ceará Agora
Leia Mais ››

PRF prende dez e registra duas mortes durante final de semana no RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou duas mortes e prendeu dez pessoas em rodovias federais no Rio Grande do Norte, entre a sexta-feira (6) e o domingo passado (8). Dessas, três delas foram por embriaguez ao volante, duas por receptação de veículos roubados, três por entrega de veículo a condutores não habilitados, uma por furto e uma por corrupção ativa.

Das mortes, a primeira foi registrada na noite de sexta. Francisco Canindé da Silva, 47 anos, faleceu após colidir com um veículo, no km 111 da BR-101, em Parnamirim. Já na madrugada do sábado, uma colisão frontal entre uma carreta e um Fiat Siena resultou na morte de José Alex Garcia, 31 anos, no km 276 da BR-304.

Além das prisões, foram registrados pela PRF duas apreensões de motocicletas com queixas de roubo e 31 acidentes, sendo 16 sem vítimas.

No período, a Polícia Rodoviária Federal protocolou ainda aplicação de 549 testes de bafômetro, retirada de 21 condutores de circulação por dirigir sob efeito de álcool, 407 autuações por infração de percurso e 1.716 veículos fiscalizados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Colisão entre duas motos deixa duas vítimas fatais e uma em estado grave na Paraíba

Por volta das 18h00 deste domingo (08), um grave acidente automobilístico envolvendo duas motocicletas foi registrado na PB-393, nas proximidades da Serra da Arara, rodovia que liga as cidades de Cajazeiras à São João do Rio do Peixe-PB.

Segundo informações, duas motos vieram a colidir frontalmente, sendo a primeira uma Suzuki, cor azul, placa MOC-6005, inscrição de Cajazeiras-PB, e a outra uma Honda CG Titan, cor verde, placa MYU-9655, inscrição de Venha Ver-RN.

Informações são que os dois condutores da moto e um garupa foram socorridos e levados em estado grave até o Hospital Regional de Cajazeiras, ao chegar naquela casa de saúde, ambos teriam sido entubados, sendo identificado um deles como: Edward Lira de Freitas, 32 anos, residente no Bairro Vila Nova I, em Cajazeiras.

Quanto aos outros dois, a Polícia não conseguiu identificar até o presente momento, sendo comunicado um tempo depois que ambos condutores (um deles o identificado acima), teriam ido a óbito, e a terceira vítima, provavelmente o garupa de uma das motos encontra-se em estado grave, sendo que o mesmo foi transferido para Campina Grande apresentando traumatismo craniano. No momento do acidente, todas as vítimas foram socorridas pelo SAMU de Cajazeiras e a Polícia de trânsito esteve no local realizando os procedimentos de praxe.

Reprodução Cidade News Itaú via Folha do Sertão
Leia Mais ››

Ambulância de Jacaraú/PB colide com caminhão e motorista morre na hora

Por volta da 01h00 da madrugada, um grave acidente aconteceu em um trecho da BR-101, próximo ao posto Jatuarana.

Eudes Pessoa, de aproximadamente 35 anos, conduzia uma ambulância tipo Doblô, da cidade de Jacaraú/PB, cidade que faz fronteira com Nova Cruz, quando colidiu na traseira de um caminhão carreta. Informações de Júnior Campos da Talismã FM, são que o condutor da ambulância teria cochilado a 150km/h. O homem morreu na hora. 

Além de Eudes, vinha no veículo uma técnica de enfermagem, identificada como Risonete e mais uma criança acompanhada de sua mãe. A técnica de enfermagem foi socorrida com um corte na cabeça para o Hospital de Emergência e Trauma da capital paraibana e não corre risco de morte.

A criança que estava hospitalizada, mas que recebeu alta na noite deste domingo, 08 de Setembro, e sua mãe sofreram apenas lesões, receberam atendimentos médicos e foram liberados.

Reprodução Cidade News Itaú via Blog do Mago
Leia Mais ››

Aposentada morre queimada após atear fogo no próprio corpo dentro de casa na Paraíba

Aposentada Josefa da Conceição Cosme, 72 anos, morreu no início da manhã deste domingo (8), após atear fogo no próprio corpo, conforme informou a delegada Juvanira Linhares, da 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita. O fato foi registrado na cidade de Cruz de Espírito Santo, na região metropolitana de João Pessoa. 

Segundo informações da delegada ao Portal Correio, a vítima contratou um mototaxista e foi até um posto de combustíveis onde comprou um produto inflamável. “Na hora da compra ela disse que o combustível seria para abastecer o veículo de um parente”. 

Ao chegar em casa com o produto, a mulher se trancou no banheiro jogando o líquido inflamável em seu corpo e, em seguida, ateou fogo. Josefa da Conceição morreu na hora. 

“Ela morava sozinha por opção, segundo informaram os parentes. Vizinhos ainda tentaram salvar a vítima, mas já era tarde”, disse a delegada Juvanira Linhares acrescentando que o corpo foi encaminhado para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) de João Pessoa. “O caso será investigado pela Delegacia de Cruz do Espírito Santo”, finalizou a delegada. 

Reprodução Cidade News Itaú via Portal Correio
Leia Mais ››

Jovem encontrado morto próximo a Santa Cruz foi assassinado a tiros e teve os olhos arrancados

A Família do jovem Adriano Rodrigues da Silva, que foi encontrado morto em uma estrada de barro que fica as margens da BR 226 próximo a cidade de Santa Cruz/RN, no dia 19 de Julho deste ano de 2013, depois de vários dias do seu desaparecimento e, consequentemente, aguardava o laudo para saber da confirmação de como o jovem foi morto, enfim, recebeu essa semana o laudo do ITEP com a causa da morte do jovem. 

Segundo os laudos técnicos do ITEP, ele foi morto por arma de fogo, sofrendo três tiros, sendo um na cabeça, peito e costas.

Antes disso segundo a perícia ele foi brutalmente espancado, torturado, tendo as pernas, os braços e maxilares quebrados e os olhos arrancados, uma morte cruel que a família não esperava. As informações foram repassadas pela família da vítima.

Reprodução Cidade News Itaú via Santa Cruz Online
Leia Mais ››

Mãe e filho morreram atropelados por motoristas que faziam racha em Juazeiro do Norte/CE

Um racha entre dois veículos terminou com a morte de mãe e filho na noite de sábado (7) em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Uma terceira pessoa teve fratura na perna. Segundo a Polícia Civil, dois veículos faziam racha – corrida ilegal entre carros em espaço urbano – quando um dos motoristas perdeu o controle do carro e colidiu com uma motocicleta ocupada por três pessoas. 

Daniela Bezerra de Araújo, 34 anos, e o filho dela Guilherme Bezerra de Araújo, de 5 anos, morreram no momento do acidente. De acordo com testemunhas, eles foram arremessados por cerca de 10 metros com o impacto do veículo.

Cícero Bezerra, que conduzia a moto, fraturou a perna e sofreu escoriações em todo o corpo. Ele foi levado ao Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e passa bem, segundo médicos da unidade. Ainda de acordo com a polícia, o suspeito de ter atropelado as vítimas saiu do local sem prestar socorro. 

Ele foi identificado por testemunhas e é considerado foragido. O caso gerou revolta entre a população do Bairro José Geraldo Cruz, onde ocorreu o acidente. Os moradores viraram o carro do foragido várias vezes e tentaram incendiar o automóvel, mas foram contidos pela polícia. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pau dos Ferros: FINECAP 2013 alcança sucesso de público e organização!


A edição 2013 da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar - FINECAP, pode ser classificada em duas palavras: Organização e sucesso.

Uma impecável estrutura em som, iluminação, camarotes e stands, que foi elogiada por todos, além de atrações a nível nacional, muita animação e gente bonita, foram os componentes para o sucesso de mais uma edição da Feira.

Em todas as noites, milhares de pessoas foram a Praça de Eventos de Pau dos Ferros prestigiar as apresentações, além de acompanhar as novidades que eram apresentadas nos stands da feira de negócios.

Ao longo dos mais de 100 stands vendidos, diversas empresas, instituições e marcas aproveitaram a importância e representatividade da FINECAP para destacar seus produtos e serviços para os milhares de visitantes que circulavam pela praça entre os três dias de eventos. Aqueles que aguardavam o início das apresentações nos palcos principais, tinha a opção de experimentar uma boa culinária e apresentações de artistas locais, no espaço gastronômico. Espaço concorrido nos três dias de evento.


E a FINECAP 2013 não foi importante apenas para as empresas presentes no evento, pois, além de ambulantes, donos de bares e quiosques, os turistas que vieram a Pau dos Ferros entre os dias 6 e 8 de setembro, lotaram pousadas e hotéis, além de movimentar restaurantes, lojas, enfim, toda a economia do município foi aquecida com a realização de mais esta edição da festa.

No quesito segurança, mais uma vez, a FINECAP seguiu a tradição de ser um evento seguro e tranquilo para seus participantes. Com a presença de centenas de seguranças contratados pela Prefeitura de Pau dos Ferros, além da parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que garantiram a segurança de todos. Somando-se a isto, a campanha da não utilização das garrafas de vidro, contou com a participação e aprovação de toda a população.

Os artistas que se apresentaram nos dois palcos da Praça de Eventos foram nomes de destaque na mídia nacional como Luan Santana, Biquini Cavadão, Dorgival Dantas e a noite do Forró das Antigas, além de outros. E como prova da aceitação de todos, foi a lotação do evento em todas as noites.


Em suas palavras, Luan Santana se disse muito satisfeito de poder vir a Pau dos Ferros, e se mostrou impressionado com a estrutura e organização do evento, além da animação e entusiasmo do público.

Para o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, foi uma grande satisfação poder constatar o sucesso que foi a FINECAP. "Foram muitas dificuldades que foram superadas com trabalho e dedicação. O reflexo disso foi a satisfação de todos e sempre as palavras de parabéns por toda a organização do evento", comentou.

Fabrício ainda comentou que todas as dificuldades foram vencidas, pois sabe da importância do evento para Pau dos Ferros e região, no aspecto cultural e econômico. "Tudo foi feito com muita racionalidade, pois sabíamos do momento de dificuldade, porém, reconhecemos a relevância da realização desta feira", afirmou o Prefeito.

Por fim, a FINECAP foi considerada um grande sucesso por todos que participaram direta e indiretamente do evento, mostrando que a edição 2013 foi considerada como uma das melhores de todos os tempos, por estrutura, organização e nível de atrações.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››