terça-feira, abril 10, 2012

Prefeito de Caicó decreta estado de emergência por causa da seca



O prefeito Bibi Costa reuniu na tarde desta terça-feira (10) no salão nobre da prefeitura, a Defesa Civil Municipal. O objetivo foi discutir ações para minimizar os efeitos da seca. Da reunião, participaram representantes da Câmara Municipal, do Corpo de Bombeiros, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, das igrejas, da Fetarn e de secretarias e coordenações municipais. Já no inicio da reunião, o prefeito destacou algumas ações já implementadas, como o abastecimento de água, através de carros-pipa em algumas comunidades rurais. “No mês passado gastamos 10 mil reais, e a previsão é de gastarmos 20 mil reais já em maio”, explicou.

Na reunião também foi levantada uma preocupação com o abastecimento d’água na zona urbana, mesmo reconhecendo que os principais problemas com a seca em Caicó, estão concentrados nas comunidades rurais. Para se ter uma idéia, a principal adutora que abastece Caicó, com águas do Rio Piranhas está desativada, precisando de reparos para que volte a funcionar imediatamente.

Também foi sugerida, e de imediato acatada pelo presidente da Câmara Municipal, Leleu Fontes (PSB) a realização de uma audiência pública para discutir a seca. “Precisamos responder as dúvidas de todos os agricultores. Em seca o rebanho é salvo a beira de um rio ou açude, e essa onda de boataria de que não pode se queimar xiquexique, não pode queimar cardeiro, não pode pastorear animal dentro do açude, isso causa uma confusão grande no agricultor”, defendeu Bibi.

Outro assunto discutido foi à inovação do Governo Federal para a desburocratização do pagamento aos responsáveis pelos carros-pipas. “Hoje pode ser através do cartão entregue ao pipeiro. Ele abastece e pode receber seu pagamento diretamente na agencia bancária, credenciada junto ao Governo Federal”, disse Fernando Dionísio, secretário de infraestrutura e coordenador da Defesa Civil de Caicó. Ao final da reunião, o prefeito confirmou a decretação do estado de emergência em Caicó.

Fonte: Marcos Dantas
Leia Mais ››

INSS confirmou mais de três mil fraudes no uso do empréstimo consignado em 2011



No ano passado, foram registradas em todo o País cerca de 15 mil reclamações com relação ao empréstimo consignado, modalidade em que o desconto é feito no contracheque do trabalhador ou do aposentado. A informação foi divulgada agora há pouco pelo diretor de benefício do INSS, Benedito Brunca.

Ainda segundo o diretor, também em 2011, 3.320 pessoas foram vítimas de fraudes. Entre as fraudes, ele destaca o uso de documentos falsificados por terceiros para conseguir empréstimos em nome da pessoa lesada.

Brunca participa de uma reunião da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas, promovida para discutir o tema, principalmente quanto ao problema do endividamentos de idosos que fazem uso dessa modalidade de empréstimo. “Esse setor movimenta R$ 120 bilhões no Brasil atualmente. Existem no País 65 instituições financeiras, destas 14 são bancos que fazem o pagamento dos benefícios”, explicou.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Após polêmica no Canadá, Miss Universo passa a permitir transexuais



O concurso Miss Universo, promovido pelo magnata Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (10) que transexuais poderão participar dos campeonatos internacionais de beleza, e a primeira será a canadense Jenna Talackova, que finalmente poderá participar do concurso neste ano.

A justificativa é que os homens que mudaram de sexo merecem o mesmo tratamento do que qualquer outra mulher.

A Aliança Gay e Lésbica contra a Difamação (GLAAD, sigla em inglês), que lutou pela igualdade de direitos em nome de Talackova, comemorou a notícia.

“A Organização Miss Universo segue as instituições que têm adotado uma postura contra a discriminação das mulheres transexuais”, afirmou o porta-voz da GLAAD, Herndon Graddick.

“Os transexuais ainda têm negado a igualdade de oportunidades em termos de habitação, emprego e saúde. A decisão de hoje está em consonância com o crescente apoio público aos transexuais de todo o país”, acrescentou.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Juíza nega pedido de João Faustino para suspender o Sinal Fechado


A juíza Emanuella Cristina Pereira negou o pedido do suplente de senador João Faustino que pleitou na Justiça a “suspensão imediata da ação penal” do processo da Operação Sinal Fechado, onde o político e outras 29 pessoas são acusadas de integrarem um grande esquema de corrupção no Detran nas gestões de Wilma de Faria e Iberê Ferreira. João Faustino pediu para o processo ser paralisado porque houve um sexto aditamento a denúncia, para a qual ele não teria direito a defesa prévia com as novas informações.

Fonte: Panorama Político
Leia Mais ››

Policiais Militares prendem acusados de assaltarem residencias na praia de Pipa


Por Assessoria de Comunicação da PMRN


Por volta das 12 horas dessa segunda-feira, 9, Policiais Militares do Pelotão de Polícia Militar de Pipa realizaram a prisão de quatro pessoas acusadas de participarem de um assalto a uma pousada na Praia de Pipa. Entre as quatro pessoas presas está duas adolescentes, as quais foram apreendidas por ato infracional. 

Segundo informações do Tenente Daniel, Comandante do Pelotão de Pipa, os acusados foram identificados como partícipes e autores de um assalto a uma pousada da região. Com a ajuda de populares, que informaram a localização dos acusados após a prática da infração penal, a Polícia Militar do RN conseguiu interceptar um transporte coletivo no qual os delinquentes tentavam se evadir da localidade. 

Com os acusados foram apreendidos dois notebooks e um pendrive, roubados do estabelecimento de hospedagem, além de um revólver calibre 38, utilizado para a prática do delito. Ainda com os acusados foram apreendidas uma quantidade média de entorpecentes, onde todo o material apreendido foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais. 

O Tenente Daniel, Comandante do Pelotão de Polícia Militar de Pipa, ratificou o compromisso firmado junto à sociedade, garantindo a intensificação do policiamento e o combate ao tráfico de drogas na região. Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte - Servir e Proteger

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Polícia estoura boca de fumo e prende acusados de tráfico em Nova Cruz/RN



Os Policiais do serviço reservado, Radio patrulha e GTO sob o comando do Major Tavares, comandante do 8ºBPM, sediado em Nova Cruz, no agreste potiguar, estouraram mais uma boca de Fumo na cidade. O alvo desta vez foi na Rua Campo Santo (famosa rua do sapo) em Nova Cruz onde após denuncias anônimas conseguiram prender em fragrante de delito Weverton Torquato da Costa, com 18 anos de idade.

O acusado estava dentro de uma residência onde após buscas feitas no interior da casa foram encontrados 164 trouxinhas de maconha, mais um tablete da mesma droga, balança de precisão, vários celulares e um vasto material provavelmente usado como moeda de troca pelos viciados. Ainda foram apreendidos os menores, 17 anos, também de 17 anos, ambos se encontravam no interior da residência Juntamente com o acusado.

Esta é a terceira apreensão de drogas realizada no agreste em menos cinco dias. No domingo (08) à noite policiais dos destacamentos de Passa e Fica e Lagoa D`anta, realizaram as prisões de Adriano Barbosa, Targino Lindolfo e de Danilo Rodrigo. Com os dois a polícia apreendeu 11 pedras de crack, 1 tablete de maconha e 618 reais em espécie.

Já na noite da sexta-feira (06) foi preso João Galdino da Silva, conhecido como João do pó, de 36 anos de idade, residente no bairro planalto em Nova Cruz-RN. O comerciante foi acusado de espancar e estuprar sua companheira de por tráfico de drogas. A polícia encontrou escondido em uma grade de cerveja, no comércio de João do Pó, 9 papelotes de uma substância semelhante a cocaína. O combate ao tráfico de drogas na região do agreste potiguar tem sido prioridade no comando do Major Tavares.

Fonte: Eduardo Dantas via Júncior Campos
Leia Mais ››

Aluna de escola pública, garota de 13 anos é aprovada em faculdade particular de MG


  • <br>Lorena Aguiar Ribeiro, 13, foi aprovada em uma faculdade particular em Belo Horizonte

    Lorena Aguiar Ribeiro, 13, foi aprovada em uma faculdade particular em Belo Horizonte
Uma adolescente de 13 anos foi aprovada no vestibular de uma faculdade particular de Minas Gerais para o curso de direito e virou sensação entre os professores e colegas de uma escola municipal de Belo Horizonte. Apesar da aprovação, a garota não poderá ingressar na instituição de ensino por conta de não ter completado o ensino médio.
De acordo com Lorena Aguiar Ribeiro, os colegas da escola municipal Prefeito Amintas de Barros, onde ela cursa na parte da manhã o 9º ano do ensino fundamental, ficaram surpresos e a parabenizaram depois que souberam da sua aprovação Faculdade Anhanguera, localizada na capital mineira. Lorena fez o exame na condição de “treineira”, no último dia 28 de março.
“Eles ficaram surpresos. Alguns nem acreditaram. Os que são meus amigos mesmo ficaram muito felizes e me parabenizaram. Os meus professores ficaram muito orgulhosos”, contou a adolescente, que mora no bairro Alpes, região oeste da capital mineira. Segundo ela, a surpresa pela aprovação se deu pelo fato de não ter mantido um ritmo intenso de estudos.
“Eu fiquei muito surpresa quando recebi a notícia. Achei a prova bem difícil e fiquei na dúvida se conseguiria passar”, revelou a garota. “Eu gosto muito de estudar. Mas não sou aquela pessoa que fica horas por conta disso durante o dia. Estava estudando o normal do que vejo no 9º ano, mas intensifiquei os estudos apenas na véspera da prova. Estudei assuntos que não vejo no meu dia a dia”, explicou.
Lorena disse que os pais ficaram muito surpresos com a notícia da aprovação. “O meu pai é que me influenciava a fazer o vestibular como teste. A minha mãe ficou um pouco receosa por achar que era muito cedo, mas depois ficou bastante orgulhosa”, contou.
Estudante que ser modelo e fazer medicina
Apesar do feito, a adolescente afirmou que o seu objetivo é seguir a carreira de modelo e também ingressar no curso de medicina. “O meu sonho é ser modelo e me formar para médica legista”, revelou.
De acordo com Graciliano Antônio Ribeiro, 41, pai de Lorena, a família não pretende ingressar na Justiça para tentar garantir a vaga da filha na faculdade onde ela foi aprovada. “Acelerar o processo estudantil dela seria pior”, resumiu Ribeiro.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

RedeTV! e empresas ligadas ao refrigerante Dolly são condenadas a pagar R$ 1 mi à Coca-Cola


Garrafas vazias de Coca-Cola são reutilizadas
A RedeTV! e três empresas ligadas ao refrigerante Dolly terão de pagar R$ 1 milhão de indenização à Coca-Cola. A determinação é do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que entendeu que o “Programa 100% Brasil”, exibido em 2003 pela RedeTV!, divulgou notícias, debates e entrevistas com o objetivo de prejudicar a imagem do refrigerante Coca-Cola, causando a redução de sua venda e, indiretamente, incrementando as vendas da concorrente Dolly.

A Coca-Cola recorreu à Justiça alegando que os assuntos abordados no programa versavam sobre práticas ilícitas supostamente praticadas por ela, entre as quais sonegação fiscal, corrupção ativa, concorrência desleal e adição de substância entorpecente ao xarope do refrigerante.

Já as duas empresas ligadas à Dolly (Detall-Part, detentora da marca Dolly, e Ragi Refrigerantes, responsável pelo engarrafamento e comercialização do refrigerante) disseram que os entrevistados participaram do programa como meros entrevistados e não receberam nenhum tipo de orientação com relação a suas declarações.

A RedeTV! se defendeu no processo alegando que não tinha responsabilidade sobre o conteúdo do “Programa 100% Brasil”,  pois  a compra do espaço na grade da TV foi acertada entre a Dolly e um terceiro, com autorização para comercializar horários na grade de programação da emissora.

Ex-funcionários
De acordo com a decisão do TJSP, a intenção de denegrir a imagem da Coca-Cola era clara. “As reportagens e entrevistas veiculadas no programa tinham por único objeto explorar denúncias de irregularidades envolvendo a empresa autora [Coca-Cola], tanto que foram entrevistados basicamente ex-funcionários, parlamentares e outras autoridades públicas que, de alguma forma, guardavam relação com as acusações desferidas contra a requerente (Coca-Cola]”.

Segundo o relator do processo, desembargador Francisco Loureiro, “é possível concluir, sem sombra de dúvida, que o objetivo maior do programa não era informar o público acerca de fatos relevantes e de notório interesse público, mas sim ofender a Coca-Cola”.

Sobre a responsabilidade especifica da RedeTV!, o relator disse que o fato de a emissora comercializar horários de sua programação não a exime de responder pelos atos lesivos praticados por terceiros que adquirem tais espaços. E que cabia à RedeTV!, antes de exibir um programa produzido por terceiro, verificar o conteúdo da atração e deixar de exibi-la se constatado seu potencial lesivo.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Exames apontam alterações cerebrais em ator que se enforcou


Cintos que seguravam ator que se enforcou (Foto: Reprodução)O equipamento usado pelo ator, além das
roupas passam por perícia. (Foto: Reprodução)
O boletim médico divulgado na tarde desta terça-feira (10) pela equipe médica da Santa Casa de Itapeva aponta que o jovem Tiago Klimeck, 27 anos, passou por exames de tomografia que apontaram alterações. No entanto, o Hospital não tem autorização da família para divulgar que tipo de alteração cerebral foi apontada no exame. Ele continua em coma e em estado grave, respirando com a ajuda de aparelhos.
Na última sexta-feira (06), o rapaz, que representava Judas na encenação da Paixão de Cristo em Itararé (SP), sofreu enforcamento acidental na cena da morte do personagem. O jovem ficou aproximadamente quatro minutos desacordado até que alguém percebesse que ele estava realmente enforcado.
O rapaz está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Itapeva (SP). De acordo com o clínico geral da Unidade, o médico Mazen Aidar, Tiago sofreu uma asfixia mecânica que levou a falta de oxigênio no cérebro (hipóxia) grave e prolongada.
Os riscos da falta de oxigênio
O G1 entrevistou o neurocirurgião Mauri Rodrigues, de Itapetininga (SP), para entender o que significa a falta de oxigênio no cérebro. De acordo com o especialista, as vítimas de sufocamento podem apresentar quadros de alterações motoras e cognitivas. Segundo isso acontece porque com a falta de oxigênio no cérebro, células cerebrais sofrem degeneração ou até mesmo morrem.
O médico explicou que, quando ocorrem danos cognitivos, o paciente apresenta perda de memória, déficit de atenção e debilidade nos movimentos. “Isso depende da área afetada no cérebro". Ele ressalta ainda que em casos mais graves, o danos pode levar o paciente ao coma vegetativo.'"Nos casos de coma vegetativo, a pessoa não come, não fala e não anda”, relata. Por outro lado, ele afirma que há casos em que o paciente não apresenta nenhuma sequela.
De acordo com o especialista, os pacientes que sofrem sufocamento devem ser avaliados com muito cuidado. “Um enforcamento, por exemplo, depende do grau da hipóxia (falta de oxigênio no cérebro), por isso as sequelas variam de pessoa para pessoa. O exame para diagnosticar possíveis sequelas é a tomografia e os sinais neurológicos analisados por um especialista”.
O G1 comentou sobre o caso de Tiago com o neurocirurgião. Mauri explica que o fato de Tiago estar há mais de dois dias sem medicação para mantê-lo sedado, pode indicar que o cérebro está poupando atividade. “Quando uma pessoa não está sedada, é quando o cérebro está poupando atividade cerebral devido à sobrecarga de ação na hora que houve o sufocamento”, afirma.
Mauri afirma ainda que, quando a vítima é uma pessoa jovem, a falta de oxigênio pode ficar alojada em vários locais do cérebro. “É importante destacar que as situações variam em cada paciente e o tempo que a pessoa ficou sem oxigenação”, ressalta o neurocirurgião.

Fonte: G1
Leia Mais ››

STF vai julgar se empresa que hospeda sites é responsável por conteúdo


O STF (Supremo Tribunal Federal) vai julgar se o conteúdo publicado em redes sociais é de responsabilidade da empresa que hospeda o site ou do usuário. Ainda sem data prevista para ocorrer, a análise da matéria irá decidir se a empresa tem o dever de fiscalizar e retirar do ar o conteúdo quando considerar ofensivo, sem a intervenção do Judiciário.

O tema chegou à pauta da Corte por meio de um recurso pedido pelo Google Brasil Internet contra uma sentença da Justiça mineira. Como o Supremo reconheceu a existência de repercussão geral na ação, o que ficar decidido pelo plenário valerá para os demais casos semelhantes.

Neste ação específica, o Google foi condenado a indenizar em R$ 10 mil uma vítima de ofensas na rede social Orkut, devendo retirar do ar a comunidade virtual em que as ofensas ocorreram.

Em sua defesa, a empresa alega que o Orkut é uma plataforma cujo conteúdo é de responsabilidade exclusiva do usuário. O Google afirma ainda que, no momento do cadastro, o usuário aceita o contrato e submete-se aos termos de compromisso de serviço, assumindo obrigações.

“Não há como exigir da Google a tarefa de emitir juízo de valor sobre o conteúdo lançado no site, de modo a impedir a veiculação de determinado conteúdo”, explicam os advogados, ao sustentar que a empresa não desempenha qualquer tipo de controle prévio do que é publicado no domínio.

Para reverter a decisão, o Google alega que a sentença da Justiça mineira fere a Constituição Federal por resultar em censura prévia. De acordo com a defsa, determinar que o site hospedeiro fiscalize as informações veiculadas na rede seria expressamente proibido no texto constitucional (artigo 5º, incisos IV, IX, XIV e XXXIII, e artigo 220, parágrafo 1º, 2º e 6º, da CF).

Ainda segundo o Google, a liberdade de expressão e o direito à informação estariam em risco, bem como o princípio da reserva de jurisdição do Poder Judiciário, que seria “o único com capacidade para efetuar juízo de valor sobre conteúdos revestidos de subjetividade”.

Repercussão geral

A indenização havia sido imposta ao Google pelo Juizado Especial Cível. A confirmação da sentença pelo TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) fez com que a empresa apelasse ao STF.

Por entender que o tema pode atingir “inúmeros casos submetidos à apreciação do Poder Judiciário”, o relator da ação, ministro Luiz Fux, submeteu a matéria ao Plenário Virtual — sistema que permite votações sem que os ministros estejam reunidos fisicamente. A maioria dos ministros fez a mesma leitura e reconheceu a existência da repercussão geral.

Como não há regulamentação específica sobre o tema, o ministro Fux acredita que o julgamento da Corte terá como foco principal decidir se a incidência dos princípios constitucionais gera responsabilidades para as empresas hospedeiras. Mais especificamente, saber se há o dever de fiscalizar o conteúdo publicado nos seus domínios eletrônicos e retirar do ar as informações denunciadas como ofensivas, sem necessidade de intervenção do Judiciário.

Número do processo: 660861

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Vereadores de Porto Alegre aprovam CPI do Instituto Ronaldinho Gaúcho


Parecer do vereador Elói Guimarães a favor da CPI para investigar o Instituto Ronaldinho foi aprovado (Foto: Divulgação/ Elson Sempé Pedroso/ Câmara-POA)Parecer de Elói Guimarães foi aprovado (Foto:
Divulgação/Elson Sempé Pedroso/Câmara-POA)
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre aprovou na manhã desta terça-feira (10) o pedido de instalação de uma CPI para investigar supostas irregularidades cometidas nos convênios entre o Instituto Ronaldinho Gaúcho (IRG) e a prefeitura da cidade. O relatório elaborado pelo vereador Elói Guimarães (PTB) será encaminhado ao presidente da Casa, Mauro Zacher (PDT).
"Não restam dúvidas de que o presente pedido reúne as condições jurídico-formais a autorizar a abertura de CPI, pois atende aos pressupostos de um terço dos membros da Câmara (12 vereadores), existência de fato determinado e de tempo certo", diz o relatório, segundo a assessoria de imprensa da Câmara Municipal.
O parecer de Guimarães foi aprovado pela CCJ por seis votos a um. Foram favoráveis ao texto os vereadores Bernardino Vendruscolo (PSD), Sebastião Melo (PMDB), Waldir Canal (PRB), Kevin Krieger (PP) e Mauro Pinheiro (PT), além do relator. O único voto contrário foi dado pelo presidente da CCJ, Luiz Braz (PSDB), que alegou não reconhecer a 12ª assinatura do pedido de instalação, da suplente Maristela Maffei (PC do B).
Encerrada a votação, no entanto, Braz deixou claro que acata o resultado. "Como o momento político parece exigir a CPI, vou assinar o requerimento que pede a abertura da comissão", declarou.
A 12ª assinatura, de Maffei, causou dúvidas porque ela era suplente de Toni Proença (PPL), que retornou de licença no último dia 30, de acordo com o gabinete do vereador. Desta forma, ela não estaria na Câmara quando a CPI for instalada.
O primeiro pedido de CPI foi apresentado no início de março e encaminhado para exame da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a pedido de parlamentares da base do governo. Os vereadores questionaram a validade da assinatura de Aldacir Oliboni (PT), que renunciou para assumir vaga na Assembleia Legislativa. Pinheiro optou por retirá-lo e apresentar o novo pedido com 12 assinaturas que contemplam as exigências legais.
Entre os fatos a serem investigados, Pinheiro aponta que Roberto de Assis Moreira, o irmão de Ronaldinho, assinou documentos como presidente do IRG, como tesoureiro e ainda como representante do conselho fiscal da entidade. O vereador ainda vê a necessidade de examinar a contratação pelo IRG de outra entidade, o Instituto Nacional América (INA). De acordo com ele, há compras não comprovadas com notas fiscais, além da apresentação de notas fiscais emitidas em série e sem discriminação.
Em contato com o G1 no último dia 29, o advogado que responde por Assis Moreira, Sérgio Queiroz, garantiu que todas as contas entre o IRG e a Prefeitura estão em dia, o que, segundo ele, pode comprovado por meio de uma certidão negativa de débitos.
A respeito da acusação de que Assis Moreira tenha assinado documentos com diferentes cargos, o advogado argumentou que o instituto atende até 600 crianças por dia, motivo pelo qual seria impossível acumular funções.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Blatter aceita convite para falar sobre organização da Copa, diz senador


O senador Roberto Requião (PMDB-PR) disse nesta terça-feira (10) que o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, aceitou o convite para participar de uma audiência pública conjunta das comissões do Senado que analisam o projeto da Lei Geral da Copa.
A resposta foi enviada por Blatter em carta, e a informação dada aos senadores por Requião durante audiência do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

Ainda não há data prevista para a audiência, mas Blatter pediu que a reunião fosse marcada de acordo com sua agenda.
Requião pediu à secretaria da comissão que "agilizasse" a marcação da audiência. Segundo o senador, enquanto o encontro não ocorrer, a Lei Geral da Copa não poderá ser votada nas comissões - a menos que as comissões desistam do encontro.
Na semana passada, a Fifa havia informado que Blatter não se encontraria com os senadores e que o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, o substituiria. A sugestão foi rejeitada pelos senadores, que reforçaram o convite a Blatter.
Atrasos
Em sua fala na comissão, o ministro Aldo Rebelo disse que os os atrasos em obras para o Mundial de 2014 são "desprezíveis" e afirmou que tudo estará pronto até o evento.
"Atrasos são, do ponto de vista cronológico, muito desprezíveis. O Brasil sempre cumpre seu calendário. É possível recuperar sem maiores transtornos os atrasos. Nós não temos nenhum risco em relação à Copa do Mundo por causa do atraso em obras", disse o ministro. "O Brasil já fez coisas muito mais difíceis, muito mais improváveis. Nós vamos nos enrolar agora com a Copa do Mundo?"
O ministro elogiou as estruturas dos estádios que estão sendo construídos e descartou que alguns deles se tornem "elefantes brancos", ou seja, não tenham condições financeiras de se sustentarem sozinhos.
Chute no traseiro
Aldo não quis comentar os recentes conflitos entre o governo federal e a Fifa. O ministro entrou em rota de colisão com a entidade no início deste ano após críticas do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, à organização da Copa de 2014.
À época, Valcke disse que o Brasil estaria precisando de um "chute no traseiro". A solução do episódio passou por pedidos de desculpas de Valcke e do presidente da entidade, Joseph Blatter, aceitos pelo governo brasileiro.
"Não vamos alimentar aquilo porque temos coisas muito mais importantes para fazer", disse Aldo, que defendeu uma melhor relação com a entidade. "Não há como organizar uma Copa do Mundo num ambiente de colisão, enfrentamento e disputa entre o país-sede e os organizadores", afirmou.
O ministro defendeu a liberação de bebidas alcoólicas durante o Mundial, principal controvérsia da Lei Geral da Copa durante a tramitação na Câmara dos Deputados.
"A bebida não foi matéria propriamente controversa em nenhuma das Copas anteriormente realizadas. É uma questão de contrato", disse Aldo. Ele lembrou que os organizadores das próximas Copas do Mundo (Rússia em 2018, e Catar, em 2022) já liberaram o comércio de bebidas em seus estádios.
Bolsa Família
O ministro afirmou que o governo reivindicou à Fifa ingressos gratuitos para beneneficiários do programa Bolsa Família, do governo federal. Segundo ele, essa possibilidade está em discusssão com a entidade e os patrocinadores do evento. O ministro não deixou claro, entretanto, se a Lei Geral da Copa seria alterada no Senado para incluir a medida.
"Não há números definidos. Há apenas uma simpatia da Fifa e de parte dos patrocinadores com quem conversei para encontrarmos uma solução", disse Rebelo após a audiência no Senado.
De acordo com o texto da Lei Geral da Copa aprovado na Câmara dos Deputados, os beneficiários do Bolsa Família fazem parte do grupo que tem direito a adquirir os ingressos da chamada categoria 4, de ingressos populares, que deverão custar cerca de R$ 50. Também terão acessos a essas entradas idosos e estudantes.
Para o ministro, a gratuidade seria necessária porque, mesmo o preço mais barato, seria insuficiente para permitir o acesso dos beneficiários do programa aos jogos, segundo ele.
"Esses, nem a meia entrada resolve. Ganhar R$ 80, R$ 100 e achar que pode tirar disso para ingresso da Copa é um pouco demais", afirmou Aldo durante a audiência.
"Para os índios e para o Bolsa Família, acho que não tem como eles pagarem ingresso, por mais barato que seja. Eu acho que tem que ser uma forma de doação dos ingressos para essa faixa da população", afirmou o ministro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Atirador da Noruega é penalmente responsável, dizem psiquiatras


O acusado Anders Behring Breivik chega ao tribunal para audiência nesta segunda-feira (6) em tribunal em Oslo, na Noruega (Foto: AP)O acusado Anders Behring Breivik chega ao tribunal para audiência em 6 de fevereiro em tribunal em Oslo, na Noruega (Foto: AP)

Um segundo painel de psiquiatras que analisou Anders Behring Breivik concluiu que o atirador dos ataques de 22 de julho de 2011 na Noruega não sofre de doenças psiquiátricas e, portanto, é penalmente responsável, reabrindo o debate sobre o destino do réu.
A nova avaliação é contraditória com os resultados de um primeiro exame psiquiátrico oficial, que no ano passado concluiu que Breivik sofria de "esquizofrenia paranoide", e portanto deveria ser enviado para um hospital psiquiátrico e não para uma prisão.
Ultradireitista fanático, Breivik detonou uma bomba diante de um prédio do governo em Oslo e pouco depois abriu fogo contra jovens social-democratas que participavam em uma reunião política na ilha de Utoya, matando 77 pessoas no total.
O processo contra Breivik deve começar na próxima segunda-feira.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Garoto de 13 anos assume controle de ônibus após motorista passar mal


Jeremy Wuitschick assumiu controle de ônibus desgovernado. (Foto: BBC)Jeremy Wuitschick assumiu controle de ônibus desgovernado. (Foto: BBC)

Um menino de 13 anos assumiu a direção do seu ônibus escolar após o motorista ter tido uma convulsão e perdido o controle do veículo.

O jovem Jeremy Wuitschick estava a caminho da escola na cidade de Fife, no Estado americano de Washington.
O garoto da sétima série pulou de seu assento, assumiu o volante e conduziu o veículo para a lateral da estrada.

Menino salvou vida de colegas ao assumir volante. (Foto: BBC)Menino salvou vida de colegas ao assumir volante. (Foto: BBC)

Em seguida, desligou o motor e retirou as chaves da ignição.
Um administrador da escola, que estava passando de carro pelas imediações, entrou no veículo e fez primeiros socorros no motorista, que está atualmente hospitalizado.
Graças à destreza do jovem Jeremy, ninguém ficou ferido no incidente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Família busca cura para menina com síndrome rara que destrói rosto


Maha Asghar foi diagnosticada com a Síndrome Parry-Romberg (Foto: BBC)Maha Asghar foi diagnosticada com a Síndrome
Parry-Romberg (Foto: BBC)
Uma família de Manchester, na Inglaterra, está tentando conseguir uma cirurgia nos Estados Unidos para curar uma síndrome rara que está destruindo o rosto da filha de três anos.
Há um ano, a criança, Maha Asghar, foi diagnosticada com a Síndrome Parry-Romberg, um problema facial raro que afeta uma em 1 milhão de pessoas.
A doença faz com que o sistema imunológico ataque a criança e já está começando a destruir o rosto de Maha.
A família está tentando levantar 70 mil libras (mais de R$ 200 mil) para conseguir fazer o tratamento.
O National Health Service (NHS), o serviço público de saúde britânico, oferece cirurgia plástica para estes casos apenas a partir dos 16 anos, mas a família acredita que será tarde demais para Maha e quer levá-la para fazer tratamento nos Estados Unidos o mais rápido possível.
'No momento está afetando a visão dela e esta é minha principal preocupação, pois pode deixá-la sem enxergar', disse a mãe da criança, Shameem Asghar.
'Está destruindo os ossos, está destruindo a língua e a gengiva e causando muitos danos atrás da orelha, o que pode afetar a audição. Ela pode ter episódios de dor que podem durar de duas a três horas e é uma dor insuportável', descreveu a mãe da criança.
'É bem difícil assistir (às crises) sabendo o que pode acontecer. É como se estivéssemos em uma montanha-russa emocional', acrescentou.
Técnica pioneira
Até o momento, a família de Maha Ashghar conseguiu levantar 50 mil libras (quase R$ 145 mil) promovendo eventos e espera levar Maha para fazer a cirurgia em maio.
Shameem Asghar afirma que o NHS ofereceu o fornecimento do medicamento metotrexato, cujos efeitos colaterais 'podem afetar os rins, podem até matá-la'.
O professor de cirurgia John Siebert do Hospital da Universidade do Wisconsin, nos Estados Unidos, é o pioneiro em intervenções precoces nestes casos. Nestes procedimentos, o médico usa a reconstrução microcirúrgica para reparar a deformação.
A cirurgia de Siebert envolve a retirada de tecidos do próprio corpo do paciente e o transplante destes tecidos para o rosto.
O professor americano passou 20 anos aperfeiçoando a técnica que pode não apenas reparar a deformação, mas também mudar a biologia da doença e parar seu avanço.
Até o momento a cirurgia foi feita em 120 pacientes com a Síndrome de Parry-Romberg.
A doença, também conhecida como atrofia hemifacial progressiva, causa o encolhimento progressivo e a degeneração dos tecidos embaixo da pele, geralmente apenas em um lado do rosto.
A doença pode levar à perda da visão, dores fortes e convulsões. Ainda não existe cura.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criador de Os Simpsons, Matt Groening revela que verdadeira Springfield fica em Oregon


Reprodução
A cidade de Springfield, cidade natal de "Os Simpsons"
A cidade de Springfield, cidade natal de "Os Simpsons"


Um dos maiores segredos da televisão americana foi revelado. Matt Groening, criador da série "Os Simpsons" contou onde está a verdadeira Springfield, cidade de Homer, Bart, Lisa e Margie em entrevista publicada nesta terça-feira (10). "Springfield na verdade é uma cidade de Oregon. A única razão é: quando eu era uma criança, existia um programa chamado "Father Knows Best", que era situado em Springfield e eu fiquei emocionado na época por que imaginei que fosse a cidade mais próxima a Portland, minha cidade natal", disse em entrevista a "Smithsonian Magazine".

"Quando cresci, percebi que era apenas um nome fictício e também que Springfield era um dos nomes mais comuns de cidades americanas. Quando comecei a criar o show, imaginei que seria legal todo mundo pensar que era a sua Springfield", completou. Questionado por que não revelou antes, Groening justificou dizendo que "quando as pessoas vinham me perguntar se era a Springfield de Ohio ou de Massachussets, eu dizia apenas que sim". 

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

São Paulo tem cinco dias para contestar Ação que libera Oscar. Ministro está certo ao mostrar cautela antes de decidir


O Ministro Renato de Lacerda Paiva analisou os argumentos da Ação cautelar impetrada por Victor Russomano Neto, advogado de Oscar, mas não decidiu ainda se vai conceder a liminar para o atleta atuar no Internacional até o fim do processo que ele move contra o São Paulo.

O Ministro do TST quer ouvir os advogados do clube paulista antes de decidir.

Deu cinco dias para os são-paulinos contestarem a Ação Cautelar.

Opinião

A posição do Ministro mostra que ele ainda está em dúvida e precisa de mais informações.

Está correto ao ser tão cuidadoso.

A situação é bem complicada.

Oscar está desrespeitando o contrato que assinou com o time paulista, as portas do São Paulo continuam abertas para ele trabalhar, o boleiro não quer, e o Ministro precisa ser justo com ambas as partes.

A forma como o atleta deixou o Morumbi não pode servir de exemplo para outros jogadores.

Por outro lado, ninguém deve ser obrigado a ir trabalhar forçado em qualquer lugar.

Eu não queria estar na pele do Ministro Renato de Lacerda Paiva.

Fonte: Blog do Birner
Leia Mais ››

CBF clona medidas da Federação Paulista sem ligar para rebeldes


José Maria Marin segue na CBF o mesmo roteiro usado por Marco Polo Del Nero quando herdou a presidência da Federação Paulista das mãos de Eduardo José Farah, um antecessor que criou raiz no cargo e tocava a entidade como uma caixa-preta.

As condições em que Marin assumiu a CBF são semelhantes, já que Ricardo Teixeira e Farah são parecidos em vários aspectos.

O novo presidente da confederação acredita tanto na receita de Del Nero para se dar bem que não se preocupa em apagar as digitais do colega em sua gestão para evitar a ira dos cartolas que se rebelaram contra o presidente da FPF. Gaúchos, cariocas, baianos, paranaenses e mineiros são os rebeldes.

Veja abaixo as semelhanças entre as administrações de Del Nero e Marin.


Imprensa - Antes mesmo de esquentar a cadeira da presidência da FPF, Del Nero abriu as portas da entidade para jornalistas, contrariando os métodos de seu antecessor. Convidou a imprensa a sugerir mudanças no Campeonato Paulista e passou a receber com frequência jornalistas na entidade. Na CBF, Marin desandou a dar entrevistas coletivas, algo que Teixeira só fazia quando não tinha saída.

Arbitragem - Logo de cara, Del Nero tentou dar credibilidade ao departamento na FPF. Nomeou um policial militar para comandar a comissão que cuida do apito e criou os cargos de ouvidor e corregedor, clonados agora por Marin. Na época, Del Nero agradou aos grandes paulistas. Agora, Marin fez o mesmo com os dirigentes cariocas, críticos ácidos dos juízes no Brasileirão.

Sala de visitas -Ao assumir, Del Nero transformou uma sala que Farah usava sozinho num local para receber os dirigentes de clubes, diariamente. Eles também passaram a almoçar na entidade. Quando precisa de privacidade, o presidente despacha numa sala menor. No Rio, Marin anunciou que fará uma reforma na CBF para criar um amplo espaço a fim de receber dirigentes de federações e times.

Fonte: Blog do Perrone
Leia Mais ››

Mulher é presa tentando levar droga para o companheiro na Cadeia Publica de Mossoró


Agentes Penitenciários lotados na cadeia publica “Juiz Manoel Onofre de Souza” em Mossoró, sob o comando do Major PM Humberto Pimenta, prenderam no inicio da tarde de terça feira 10 de Abril de 2012, uma mulher tentando entrar no presídio com cerca de 100 gramas de maconha.

Francisca Lucineide de Medeiros, 22 anos de idade, domestica e residente na Rua Santa Maria Gorete, Promorar, no Bairro Santa Delmira. 

Ele disse que estava levando o entorpecente para seu companheiro, “Leonardo Bastos Cardoso” detido na cadeia publica acusado de homicídio. Lucineide disse ao Bacharel "Denys Carvalho" titular da especializada que não foi obrigada a levar a droga e que estava levando por que queria e por que o companheiro tinha pedido.

Após uma revista, ela foi detida conduzindo a droga nas partes intimas. Lucineide foi conduzida para a Delegacia Especializada em Narcótico, no alto de São Manoel, onde foi lavrado o flagrante por trafico de droga.

A domestica, que tem dois filhos menores de idade e se encontra grávida de três meses, será removida para o Centro Provisório de detenção feminino, no bairro Nova Betânia.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Polícia Civil prende mulher acusada de matar marido no interior do RN


A Polícia Militar prendeu no início da manhã desta terça-feira (10) uma mulher identificada como Alzenira Tomaz da Silva Barbosa, de 32 anos, acusada de mandar matar o marido, o mototaxista Washington Luís Barbosa, de 35 anos, morto a facadas durante a noite de ontem. Além dela também foram detidos o amante da acusada, José Aparecido da Silva, o “Zuza”, e dois homens, o Wanderson da Silva Souza, vulgo “Miga”, 21, e outro menor de 16 anos, que também teriam participado do crime.

O crime aconteceu por volta das 23 horas de ontem enquanto a vítima dormia. Segundo informações do delegado de Brejinho, Everaldo Fonseca, que lavrou o auto de prisão em flagrante, a mulher teria planejado o homicídio. “Ela abriu a porta para que os homens matassem o marido dela”, contou. Com o barulho no interior da residência, os filhos do casal de 12 e 14 anos acordaram e ao ver a movimentação começaram a gritar e chorar, despertando a atenção dos vizinhos, que resolveram chamar a polícia. Os policiais seguiram o carro no qual os homens empreenderam fuga e o interceptaram na entrada da cidade de Monte Alegre. O trio acabou preso, confessou o crime e denunciou a mulher como a mentora do homicídio. Apesar de alegar inicialmente que teria se tratado de um latrocínio, Alzira também acabou confessando ter mandado matar o marido.

O delegado explicou que Alzenira teria acertado com o amante o pagamento de cinco mil reais para que ele executasse a vítima. “Na tarde de ontem ela deu a quantia de mil reais de adiantamento, depois transferiu mais três mil reais para a conta bancária do amante e acertou a entrega de mais mil reais logo após o crime”. Com o acerto, Zuza chamou os outros dois homens para ajudá-lo no homicídio. Com os acusados a polícia apreendeu uma faca peixeira e uma foice utilizadas no crime. Em depoimento a mulher alegou que o marido a agredia verbalmente. A acusada era casada há cerca de 15 anos e se relacionava com o amante há aproximadamente um mês. 

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

CAICÓ: Presos no regime fechado fabricam mais de 1000 bolas por mês




Um bom exemplo demonstrado pelo órgão administrador do Pereirão, Sejuc, minimiza tempo em lucro, sem falar no respeito às leis de estímulo á recuperação de presos e apenados, que após o pagamento de suas penas não sabem aonde vão, o que vão fazer e nem onde vão ficar (a maioria).
Muitos vagam pelas ruas de caicó sem ter o que fazer, apenas aumentando as estatísticas de crimes, oriundos da falta de emprego.
Ontem pude perceber a prática de trabalho dentro da Penitenciária, empresas como essa que você vê estampada na bola, investe pesado na mão-de-obra do preso, que além de estimulá-los a ter uma renda extra, poderá encaminhá-los ao mercado de trabalho quando pagarem suas penas.
Sabemos que muitos não vão buscar esse caminho, porém, oportunidade talvez não falte!

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Ex-mulher de médico caicoense comete suicídio


A Polícia Militar registrou o suicídio de Maria Santana (foto), de 30 anos, por volta das 11h desta terça-feira, 09, em Caicó. Segundo o 6º BPM, ela estava em sua residência no bairro Vila Altiva, quando se enforcou utilizando uma corda.

Maria Santana foi casada com o ex-vice-prefeito de Guamaré, o médico caicoense Marcos Túlio Faria, que havia pedido afastamento do cargo recentemente. De acordo com amigos e familiares, a vítima apresentava quadro depressivo.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Operação Judas: George Leal relata vida de luxo e chora em depoimento


“George, não se preocupe que está tudo acertado com o presidente”. Foram com essas palavras que Carla Ubarana teria convencido o marido George Luís de Araújo Leal a auxiliá-la na execução das fraudes em precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A TRIBUNA DO NORTE teve acesso ao vídeo com o depoimento que o réu concedeu ao juiz José Armando Ponte, da 7ª vara Criminal, no dia 30 de março passado. Durante 52 minutos, o construtor explica o que adquiriu a partir do dinheiro ilegal e como tomou conhecimento do esquema fraudulento. No final da gravação, George chora e pede desculpas por ter envolvido os amigos, que cederam as contas para depósitos com quantias ilícitas.

“Já que tava coberto pela presidência, deixei rolar”. O réu disse que “não sabia dos métodos, não queria saber e ela [Carla Ubarana] não queria dizer”.  Ele é inquirido a responder o que adquiriu com os ganhos ilícitos. George passa a listar carros, terrenos, apartamento e viagens que foram comprados a partir das fraudes em precatórios. O homem relata a vida de luxo que passou a ser rotina a partir do ano de 2007. Diárias em hotéis de luxo em Paris chegaram a custar 11 mil euros e celulares foram adquiridos na Europa pelo preço de sete mil euros.

Segundo ele, inicialmente a própria conta recebia o dinheiro e posteriormente, envolveu os amigos. “Minha esposa pediu duas conta de amigos para colocar o dinheiro dos precatórios. Disse a um deles que era dinheiro de medição de obra, e tava querendo dividir para não entrar muito dinheiro na minha conta. Ele [Carlos Fasanaro] como é meu amigo aceitou e confiou. Ele não sabia que era de desvio de precatório. Disse a Carlos Eduardo [Palhares] que era de compra de precatório”, esclareceu.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››