quinta-feira, maio 23, 2013

Agencia dos Correios de Felipe Guerra-RN é assaltada pela 3ª vez em menos de um ano. Acusado de assalto acaba de ser preso pela Policia Militar de Apodi.


Na tarde desta quinta-feira (23/05/2013), por volta das 15:00hs, a Agencia dos Correios da cidade de Felipe Guerra, foi assaltado por dois indivíduos, ate o momento não identificado, que chegaram em moto Titan 150 cc, de cor azul, portando uma arma curta, onde renderam os clientes e funcionários, que estavam no interior da agencia, e levaram uma quantia, ate o momento não revelada.

Com essa ação, já é a terceira vez, em menos de um ano, que essa agencia é assaltada, e coincidentemente, por duplas, que chegam em motocicletas e praticam esse delito. Esse assalto, como os dois anteriores, vai ser investigado pela Policia Federal, por se tratar de órgão federal.

A Policia Militar da cidade foi ate a agencia, onde segundo populares que estavam na parte exterior, informaram aos policias que a dupla fugiu em direção a cidade baixa, onde seguiram na estrada do Sito Boqueirão, que da acesso as cidade de Caraubas e Governador Dixsep Rosado.

Varias viaturas estão na região na busca de capturas os acusados, mas ate o fechamento desta matéria, as equipes não tinha obtido êxito.

O Sgt. Ivanildo juntamente com o Sd. Túlio acabaram de prender na cidade de Mossoró  a pessoa conhecida até o momento por Paulinho acusado de assaltar os correios de Felipe Guerra, com o mesmo foi encontrado a arma usada no assalto um Revolver. Neste exato momento os policiais estão a procura do seu comparsa.

Reprodução Cidade News Itaú via F5 Apodi/Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Carro incendeia no centro de Itaú-RN, na manhã desta quinta-feira

Por volta das 10h da manhã desta quinta-feira (23) um carro Pálio de cor Branca, placa MMZ9903, Areia Branca-RN, incendiou-se em frente a borracharia do Jackson, na rua Domingo s Barreto, Centro, Itaú-RN, o motorista Jonas Batista de Souza, natural de Itaú, residente em Severiano Melo-RN, chegava ao estabelecimento para apanhar um amigo, quando deu a partida no veículo, o mesmo começou a sair uma fumaça vindo da parte do motor.

Populares ajudavam o motorista, quando a viatura da polícia militar comanda pelo Sargento Xavier, juntamente com o Soldado Magnaldo, perceberam a fumaça, de imediato os policias pegaram os extintores de incêndio da própria viatura (dois) e com o auxilia de um jato de água, disponível na borracharia conseguiram evitar algo de maior proporções.

O motorista acredita que o incêndio tenha sido provocado por um curto circuito na parte elétrica.






Confira o vídeo da ação dos policias no local do fato.



Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

Prefeito de Itaú/RN entrega atos de aposentadoria as servidoras publicas


O Prefeito Ciro Bezerra, juntamente com a Diretoria Executiva do Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, a Presidente Kaliandra Freitas e a Secretária Executiva Simone Araújo, entregaram nesta quarta-feira, dia 22 de maio do ano em curso, os atos de aposentadorias às 03 Servidoras Públicas Municipais que tiveram suas aposentadorias por idade e tempo de contribuição concedida.
FRANCISCA ELZA DA SILVA - Professora
NADJA MARIA DE SOUSA MARTINS - Professora
MARIA DO CEU DE BRITO - Auxiliar de Serviços Gerais
      A concessão das aposentadorias das Servidoras havia sido publicada no Diário Oficial dos Municípios (DOM), no dia 10 de maio de 2013.








Reprodução Cidade News Itaíu via Atualdiades
Leia Mais ››

Cinco municípios de três estados brasileiros realizarão novas eleições no próximo dia 02 de junho


No próximo dia 2 de junho, mais de 67,8 mil eleitores de cinco municípios voltarão às urnas para escolher seus prefeitos. Em São Paulo, os municípios que terão novas eleições são Cananéia e General Salgado. Em Pernambuco, também são dois: Primavera e Santa Maria da Boa Vista. E no Piauí, apenas o município de Simões tem o pleito marcado para o dia 2 de junho.

As novas eleições são necessárias devido à anulação dos pleitos realizados em outubro do ano passado. Em todas essas cidades, a eleição foi anulada pela Justiça Eleitoral porque o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos em outubro de 2012 teve o registro de candidatura indeferido.

Eleições no próximo semestre - Desde o inicio deste ano, foram realizadas novas eleições em 27 municípios de 11 Estados e já foram marcados novos pleitos para o mês de julho e agosto em mais 10 cidades.

No dia 7 de julho, as novas eleições ocorrerão em oito municípios: Glória D'Oeste e Juara, no Mato Grosso; Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco; Crissiumal e São José do Ouro, no Rio Grande do Sul; e Figueirão, Jardim, Bela Vista e Caracol, no Mato Grosso do Sul. Até o momento, está marcado um novo pleito no dia 4 de agosto apenas em Marituba, no Pará.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acidente envolvendo Ambulância de Macau foi registrado na manhã de hoje na BR-406


Um acidente foi registrado na manhã desta Quinta-feira (23 de Maio) na BR-406, entre a cidade de Guamaré e o distrito de Baixa do Meio, o acidente envolvendo uma ambulância da cidade de Macau, aconteceu devido uma ultrapassagem feita pelo condutor da ambulância. 

Segundo informações, o motorista da Ambulância que estava indo no sentido Macau / Natal com alguns pacientes entre eles um que estava sendo levado para hemodiálise, estava seguindo em alta velocidade quando tentou fazer uma ultrapassagem de um Caminhão, mais se deparou com outro veiculo que estava seguindo no sentido oposto, em uma tentativa de evitar uma tragédia maior, o condutor da Ambulância desviou do Veiculo e saiu da pista, assim perdendo o controle do veiculo e vindo a capotar por varias vezes. 

No Acidente, apenas o condutor da Ambulância e o paciente que estava sendo levado para hemodiálise se feriou, o condutor do veiculo fraturou o Braço, e o paciente fraturou a Bacia. os demais ocupantes da ambulância tiveram ferimentos leves.

Reprodução Cidade News Itaú via Blog Região Salineira
Leia Mais ››

CAMPO GRANDE: GTO DO 10º BPM PRENDE "HOMEM" ACUSADO DE TENTATIVA DE ESTUPRO DE MENOR DE IDADE


O GTO do 10º BPM sediado em Campo Grande, prendeu hoje (23/05) pela manhã um indivíduo conhecido por JÚNIOR, que mora nas proximidades do Mercado do Peixe em Campo Grande. 

De acordo com os Policiais do Grupo Tático Operacional, uma menina de 12 chegou até eles chorando muito e ao ser indagada, respondeu que estava sendo abusada sexualmente por um primo de nome JÚNIOR de 24 anos. Rapidamente os PMs foram até a residência do mesmo e o conduziram a DP de Campo Grande, onde foi realizado o boletim de ocorrência contra o indivíduo. Para a surpresa dos Policiais Militares, a mãe da criança também tinha sido vítima de tentativa de estupro pelo primo. 

A garota (nome preservado) resolveu denunciar após uma aula, onde a professora ensinou a se proteger de abusos sexuais. JÚNIOR não ficou preso devido a não ter sido pego em flagrante, porém o Delegado irá instaurar o inquérito e poderá pedir a Prisão Preventiva do acusado a qualquer momento.

Reprodução Cidade News Itaú via GTO Assú
Leia Mais ››

Mulher mata outra a facadas em Parelhas-RN


Por volta das 13h55 desta Quinta-Feira (23), foi registrado um homicídio em Parelhas, que teve como vitima ALITÔNIA BARBOSA DE 30 ANOS, residente no Conjunto IPE, Bairro Maria, zona sul da cidade.
A vítima sofreu duas cutiladas de faca peixeira, que atingiram o peito esquerdo e coxa esquerda. Ela também apresentava ferimentos de luta nas mãos e no maxilar.
O fato foi registrado na Rua Daniel Gomes de Oliveira no mesmo Bairro.
Informações da Polícia dão conta de que uma outra mulher foi a autora do homicídio.
Até o momento não há informações do que motivou o fato.
Ainda segundo informações a acusada praticou o ato em plena via publica fugindo em seguida em uma moto com destino ignorado.
A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Dr. José Augusto Dantas de Parelhas, onde ao dar entrada naquela casa de saúde veio a falecer.
A Polícia Militar foi acionada e realiza diligências para tentar capturar a acusada.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

OPERAÇÃO COMANDADA PELO 2º TENENTE RENÊ PRENDE CASAL DE TRAFICANTES EM LAJES/RN‏


A PM de Lajes/RN, soube através de um informante que a lotérica de Lajes do Cabugi seria assaltada entre segunda e terça feira, devido a grande demanda de dinheiro para o pagamento do bolsa família.
Diante da denuncia o 2º Tem. Renê Coordenou uma ação para evitar o assalto, colocando dois policiais militares a paisana e dois rodando com a viatura na área bancária.
Onde foi detectado pelos policiais a paisana uma atitude suspeita do meliante junto com uma mulher na garupa de uma moto, trata-se de João Lucas de Melo (19 anos), conhecido por "Lucas" e a mulher é Maria Suetonia da Silva, conhecida como "gaga", ao persegui-los em uma moto titan preta de placas MXL 9564, e serem abordados, encontramos com eles um revolver 38 com 12 munições, mas 62 pedras de crack e 35 de maconha.
Ao levá-lo a delegacia, os após a prisão, os policiais civis e militares adentraram em sua residencia quando acharam mais drogas e dinheiro fracionado.
Paraéns pelo excelente trabalho da PM de Lajes que tem a frente o 2º Ten PM Renê Pereira - Cmt do Pelotão.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Walter Alves solicita melhorias para a Central do Cidadão de Apodi


DEPUTADO-WALTER-ALVES
O deputado estadual Walter Alves (PMDB) protocolou, na sessão plenária desta quinta-feira (23), um requerimento cobrando do secretário Júlio César da Costa, titular da pasta de Justiça e Cidadania (Sejuc), a reforma e restruturação da Central do Cidadão do município de Apodi.

De acordo com o deputado, o prédio onde funciona a Central não dispõe de estrutura adequada que possa atender as demandas dos cerca de 40 mil residentes no município. Os problemas são vários. O prédio possui infiltrações, o sistema de climatização está falho, a cobertura está precisando de reparos.

“Os frutos deste requerimento serão colhidos rumo ao equilíbrio e à harmonização das relações de consumo. O pleito é necessário para a melhoria dos serviços oferecidos pela instituição e para a facilitação do exercício da cidadania”, disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

“Os políticos do RN não têm o menor compromisso com o povo”




O presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte (CUT-RN), José Rodrigues Sobrinho, é um homem politizado, e como tal, declara com força e coerência com os princípios que norteiam a luta dos trabalhadores que representa. Em entrevista ao Jornal de Hoje, Rodrigues abordou o problema da seca que atinge o semiárido nordestino sob o ponto de vista do agricultor que sofre os efeitos da estiagem, e afirmou, num misto de desabafo com denúncia: “Os políticos do Rio Grande do Norte não têm o menor compromisso com o povo”.

Rodrigues lidera o protesto dos trabalhadores rurais no chamado “Grito da Seca”, um movimento de luta pela melhoria das condições do campo e que pleiteia do Estado ações efetivas para que o agricultor não seja obrigado a deixar o interior. Entre os pleitos, está o direito elementar à água, bem que, na visão do movimento, não faltaria, não fosse o “comportamento da classe política”.

Neste trabalho, ele defende o direito das classes menos favorecidas de reivindicar seus direitos, argumentando que a classe política está letárgica, não consegue dar as respostas na velocidade que a população que sofre na pele os efeitos da estiagem deseja. “Se a sociedade não se mobilizar, não for para a rua, nada vai acontecer em seu benefício, porque os políticos do Rio Grande do Norte não têm o menor compromisso com o povo, porque isso está manifestado; eles só procuram o povo em época de eleição, daqui a mais uns meses nós vamos ser procurados, mas eu acredito que o povo aprenda, que o povo se conscientize. Nós estamos em um Estado em que não temos saúde, educação, estradas, respeito pela dignidade do homem do campo, não temos absolutamente nada. Então está na hora do povo pensar em si, pensar que as soluções não partem mais dos políticos e sim dele e por isso estamos chamando o povo para a rua”.

“Nós não podemos aceitar essa situação, temos o direito de manifestar, principalmente num fenômeno que se chama seca, onde as autoridades políticas estão ausentes aos anseios e às necessidades neste momento. Nós temos consciência que não vamos acabar com a seca nunca, mas podemos pelo menos acabar com a miséria que a seca causa ao povo nordestino e principalmente ao povo do Rio Grande do Norte e no momento, as autoridades, que deviam estar do lado do povo, estão contra o povo”, disse.

Segundo José Rodrigues, “a sociedade deve se conscientizar que o Nordeste é uma região onde somos explorados politicamente pelos nossos políticos, haja vista que você não tem conhecimento de nenhuma manifestação efetiva dos políticos dessa região, não sei, mas do Rio Grande do Norte podemos afirmar, que eles estão totalmente ausentes, até porque eles talvez se beneficiem com isso, através da tal da indústria da seca”.

Ainda na avaliação do presidente da CUT, “chegou o momento da sociedade organizada começar a se manifestar e dizer para a sociedade, como um todo, que já basta com esse tipo de procedimento, de comportamento da nossa classe política”. Rodrigues afirma que os políticos “têm que começar a entender e conhecer os problemas do povo, para poderem então ser representantes nossos, o que não está ocorrendo no momento”. Em sua argumentação, o representante da CUT assevera que, caso não haja uma reação da população diante da alegada inércia da classe política, com alternativas de políticas públicas para o campo, “o meio rural do Rio Grande do Norte, dentro de 10 anos, não terá mais ninguém, porque o povo não suporta o abandono em que vive; não há escola, não há educação que possa atender ao cidadão do campo, não há uma política para a juventude rural”, afirmou.

Rodrigues conclui destacando que o grito da seca visa lutar para que o problema da falta de água seja efetivamente solucionado, com o fim dos carros pipas e com a água chegando a todas as comunidades onde seja necessária. “Nós estamos nesse momento reivindicando uma posição firme, tanto do governo estadual quanto do federal, sobre o problema da seca. Nós não queremos continuar, todas as secas, com carro-pipa, central de convivência com a seca e é só o que sobra para o povo, o carro-pipa. Lamentavelmente nós temos muita comunidade que nem o carro-pipa chega, por ser adversário do político local e ele é quem determina para onde os carros devem ir e quem deve tomar água. O que nós estamos querendo, com respeito a essa parte da população tão sofrida, que são os nordestinos, que a gente acabe com essa miséria definitivamente. Não queremos continuar com política paternalista compensatória, queremos que as coisas se resolvam em definitivo”, defendeu o presidente da CUT.



“A governadora atual não tem mostrado nenhuma política estadual”

Pelo comportamento do governo até hoje, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não tem mostrado nenhuma política estadual em relação à seca. A declaração é do presidente da CUT José Rodrigues Sobrinho. “O que nós sabemos é o seguinte: o governo federal é quem está mandando dinheiro para perfurar poços, mas ninguém sabe onde estão furando esses poços; o governo federal manda dinheiro para atividades, nós não sabemos onde é que está”.

Rodrigues aponta o que para ele é uma contradição: o estado desembolsa milhões de reais para a construção de um estádio de futebol para a Copa do Mundo, mas não gasta um vintém do próprio bolso com políticas que minimizem os efeitos da seca no campo. “O que nós temos hoje de positivo aqui? É a construção de uma Arena das Dunas, onde vai haver quatro jogos de futebol, onde estão sendo gastos milhões e milhões e não se gasta milhões para que a gente no semiárido comece a vivenciar uma nova política”.

Ele afirma que para o semiárido nordestino, o semiárido que tem mais água no mundo, não há uma política de produção e de permanência do homem do campo. “Para acabar a seca, você acaba a seca com água e para isso nós reivindicamos água e energia na mesma maneira como essa água e energia é fornecida para os grandes empresários que chegam aqui para fazer irrigação. O dinheiro que eles trazem aqui é nenhum. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que é com o dinheiro do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que é dinheiro dos trabalhadores, financia as multinacionais para fazerem os grandes projetos de irrigação e aos trabalhadores, quando em uma seca dessas, a única coisa que sinaliza é o carro-pipa. Então, nós estamos dispostos a reivindicar e mostrar ao governo as alternativas políticas que nós temos para o Semiárido e para acabar com a miséria causada pela seca”, expôs o presidente da CUT.

Reprodução Cidade News itaú
Leia Mais ››

Ministro das Comunicações garante a Fábio Faria ampliação da rede de rádios comunitárias no RN


fabio paulo bernardo
O Rio Grande do Norte tem 146 rádios comunitárias, mas há espaço para ampliar essa rede.  Foi o que defendeu o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD-RN), ao conversar com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na tarde dessa quarta-feira (22). O deputado pediu a inclusão dos municípios de Assú, Montanhas, Santana do Matos, Apodi, Várzea, Touros, Antônio Martins, Severiano Melo e Florânia na lista de cidades que vão ser autorizadas a receber novas emissoras.

“Desde o início do meu mandato, defendo as rádios comunitárias por reconhecer o papel importante que elas desempenham. Destaquei um assessor (Emanoel Bezerra) para acompanhar os processos de concessão e renovação das licenças. Também já pedi ao governo federal que autorize a veiculação de propaganda governamental para que as rádios comunitárias tenham recursos para manutenção”, explicou o deputado.

O ministro Paulo Bernardo garantiu que as cidades indicadas pelo deputado Fábio Faria serão incluídas na próxima habilitação, quando os interessados são chamados a se inscrever e apresentar os documentos, prevista para agosto. Este ano, 13 avisos de habilitação devem ser publicados, contemplando mais de 700 municípios em todo país.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia prende mulher que agenciava adolescentes para programas no Seridó (Potiguar) e Paraíba


Esta semana, na terça-feira, (22), policiais civis da 8ª DP de Catolé do Rocha/PB, cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de Nerinalva Najane Gomes Ferreira, de 22 anos, localizada no Bairro do Brejinho em Brejo do Cruz/PB. De acordo com os policiais, a mulher agenciava encontros entre meninas menores de idade com pessoas de grande poder aquisitivo em São Bento/PB, Jardim de Piranhas/RN e Caicó/RN. Os encontros sexuais geralmente aconteciam em motéis em São Bento, e em sítios e fazendas das cidades seridoenses mencionadas.

Os policiais civis investigaram os passos de Nerinalva por cerca de 3 meses. Durante esse período descobriram que ela escolhia, agendava e intermediava os encontros.

Na casa de Nerinalva Najane, os policiais apreenderam, computadores que continham farto material pornográfico, inclusive, fotos de meninas menores de idade sem roupas, além de certa quantidade de maconha, um carro e uma moto com chassi e placa adulterados. O pai a mulher, Nerideus Ferreira da Silva, de 68 anos, assumiu ser o dono do veículo, e foi preso.

Depois de lavrado o flagrante, foi arbitrada fiança para Nerinalva, no valor de 33 mil reais. Com relação a seu pai, o crime é inafiançável, e ele foi encaminhado para a cadeia pública de Brejo do Cruz/PB.

Os policiais divulgaram fotos de Nerinalva Najane, ostentando duas armas de fogo. Segundo o que foi apurado, ela ameaçava as jovens que se negavam a fazer o programas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MENOR E APREENDIDO PELA TERCEIRA VEZ EM MENOS DE 24 HORAS EM MOSSORÓ


Em Mossoró como no Brasil afora para quem acompanha com atenção e preocupação o aumento dos crimes cometidos por menores, desde tráfico de drogas, até estupros e assassinatos, nos dá a constatação da total impossibilidade de fazer com que o criminoso pague por seus delitos.
 O menor que estupra, espanca, trafica e assassina é protegido pelo Estatuto do Menor e da Adolescência, uma lei dita de "primeiro mundo". Um erro, pois no primeiro mundo o menor criminoso é julgado como adulto e punido de acordo com o seu crime.
Por volta das 16 horas de hoje, o CIOSP recebeu varias ligações de populares dando conta que um elemento estava exibindo uma arma de fogo na rua Marechal Floriâno no bairro Paredões em Mossoró. A viatura 235 do Santo Antônio sob o comando do Sd Manoel e o Sd Lúcio com apoio da viatura do Oficial de Dia foram ao local da ocorrência.
Chegando lá se depararam com um menor de 16 anos que tentou se desfazer da arma no momento que avistou os policiais mais não obteve êxito.
Com o menor  foi apreendido um revolver calibre 32 com cinco muinições intactas e pintadas, essa e a terceira vez que este menor é conduzido para a Delegacia de Menores e o que chama mais atenção é que tudo isso em menos de 24 horas. Ontem o mesmo foi apreendido por desordem, e depois por problemas com drogas, já no dia de hoje por porte ilegal de arma.
Porém de acordo com o estatuto, e os problemas no nosso sistema prisional possivelmente ele vai está em casa ainda hoje para continuar a cometer seus "Atos Infracionais".

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Homem é assassinado a tiros enquanto cortava verduras debaixo de árvore


Alexandre Ribeiro de Barros, de 22 anos, foi morto a tiros, no início da tarde desta quinta-feira (23). Ele estava cortando verduras debaixo de uma árvore quando três homens chegaram e um deles atirou na cabeça da vítima. O autor dos disparos seria uma adolescente e foi visto por testemunhas.

O homicídio foi registrado por volta do meio dia, nos Guarapes. Os familiares de Alexandre contaram que ele saiu de casa carregando a panela e uma faca para cortar algumas verduras. Ele sentou em uma cadeira de balanço e morreu no próprio local.

Os bandidos, de acordo com testemunhas, chegaram ao local através de um morro localizado próximo ao local. Eles também teriam fugido pelo mesmo local. Pessoas que não quiseram se identificaram declaram que os três criminosos estavam com cara descoberta, inclusive o que portava a arma.

Alexandre Ribeiro não teve tempo de reação e foi baleado três vezes na cabeça. O corpo dele foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia para necropsia, mas deverá ser liberado até o final da tarde desta quinta-feira.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

William Bonner faz surpresa e visita camarim de Fátima Bernardes


Crítica: Elenco de Malhação dá show de canastrice em morte de Marcela - 1 (© Divulgação TV Globo)
Na manhã desta quinta-feira (23), William Bonner resolveu fazer uma surpresa para sua esposa, Fátima Bernardes. O jornalista foi até o camarim da apresentadora do 'Encontro' e ficou esperando o programa acabar para recebê-la.

Ao postar foto fazendo sinal de silêncio, o âncora do 'Jornal Nacional' escreveu: 'Xiu! Visita surpresa no camarim do Projac!'.

Então, o casal postou junto para um clique do Instagram e Bonner brincou: 'O marido tiete ganha pontos com a patroa!'.

Parece que Fátima gostou, não?

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cristiano Rolando recebe notificação de processo de Andressa Urach


Crítica: Elenco de Malhação dá show de canastrice em morte de Marcela - 1 (© Divulgação TV Globo)
A assessoria de imprensa de Andressa Urach confirmou ao Famosidades, nesta quinta-feira (23), que Cristiano Ronaldo já tem em mãos a notificação sobre o processo que a modelo move contra ele na Justiça.

Atualmente, a Vice-Miss Bumbum 2012 está em Nova York, nos Estados Unidos, para divulgar o concurso que lhe deu destaque. Dias antes, ela viajou a Madri, na Espanha, para contratar um escritório de advocacia para representá-la e exigir uma retratação por parte do craque português.

Em 20 de maio, a loira divulgou um comunicado à imprensa se defendendo e explicando a ação na Justiça:

'Quero declarar que nunca foi minha intenção levar isso a público e sempre quis preservar minha família e, principalmente, meu filho, mas depois de declarações mentirosas que afetaram a minha pessoa e a todos os que amo, tive que vir à Espanha e contratar um escritório de advocacia para pedir uma retratação ao jogador Cristiano Ronaldo por suas infelizes declarações. Não irei mais me pronunciar sobre este caso, a justiça provará os fatos. E que fique claro, nunca recebi nenhum tipo de processo, e se o receber sei que será provado somente que falo a verdade. Agradeço a todos os meus fãs que sempre acreditaram em mim e a alguns veículos de imprensa nacional e internacional, que acreditaram nos óbvios fatos e deram voz à verdade.'

Polêmica

Em 28 de abril, o jornal inglês 'The Sun' publicou detalhes de um suposto encontro amoroso entre Andressa e Cristiano Ronaldo. O relato completo foi dado em entrevista pela própria modelo.

O jogador, por sua vez, publicou um comunicado em sua página no Facebook indignado com a notícia que, segundo ele, pretendia 'dar voz a uma tal de Andressa, à procura de 'protagonismo'' às suas custas.

Vale lembrar que o craque do Real Madrid namora há três anos com a modelo Irina Shayk.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Companhia nega despejo de esgoto na morte de peixes em lagoa no RN


Gestor ambiental acredita que a seca na região causou alto teor de sal na água, matando as tilápias  (Foto: Eliabe Alves)
As causas da morte de milhares de peixes na lagoa que deu origem ao município de Lagoa Nova, a 140 quilômetros de Natal, seguem sem explicação concreta. A Secretaria de Meio Ambiente da cidade coloca a culpa em supostos despejos da lagoa de estabilização da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que fica anexo à lagoa.

A empresa nega a informação. Para a Caern, a mortandade ocorre devido aos efeitos da seca, mas também pode estar ligada à ação clandestina de agricultores.


 A lagoa teve dois casos de mortandade de peixes tilápia em 2013. A primeira, em fevereiro, deixou milhares de animais mortos (veja o vídeo ao lado). Buscando uma resposta para o fenômeno, uma análise da água foi realizada pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). O relatório, divulgado no dia 24 de abril, conclui que a lagoa sofreu um processo chamado de eutrofização.
“O fenômeno é causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) em uma massa de  água,  provocando  um  aumento  excessivo  de algas. Estas, por  sua  vez,  fomentam  o  desenvolvimento  dos consumidores  primários e eventualmente de outros elementos da teia alimentar nesse ecossistema”, diz o relatório assinado por um engenheiro ambiental.

O aumento da biomassa citado pode levar à diminuição do oxigênio na lagoa e provocar a morte dos organismos, além de diminuir a qualidade da água e alterar o ecossistema.

“Essa análise acusou a presença de coliformes fecais na água”, afirma o secretário de Meio Ambiente de Lagoa Nova, José Luiz Neto, que acusa a Caern de despejar esgoto na lagoa. “Foi construída há 12 anos uma piscina de dejetos para esgotamento sanitário anexa à lagoa. A obra foi feita irregularmente. A Caern despeja todo o esgoto na água”, afirma.

Segundo ele, a situação foi escancarada com a seca, que deixou o nível de água baixo na lagoa e prejudicou a oxigenação dos peixes

Caern revela prática ilegal de agricultores
Chefe da Unidade de Esgotos da Regional de Caicó da Caern, o engenheiro Bruno de Medeiros afirma que não houve qualquer extravasamento de dejetos da lagoa de estabilização da companhia.
O engenheiro ressalta a influência do fator seca e revela que agricultores da região costumam perfurar ilegalmente emissários da Caern, o que contribui para a mortandade na lagoa. “Muitos agricultores perfuram os emissários para irrigar as plantações de capim, fazendo com que a água servida e utilizada pela população em suas casas não chegue ao seu destino final, que seria a lagoa de estabilização, e escorra para a lagoa central da cidade”, ressalta o engenheiro.

Peixes apareceram mortos nesta quarta-feira (22) (Foto: Roberto Paixão)Peixes apareceram mortos nesta quarta-feira (22)
(Foto: Roberto Paixão)
Município quer audiência pública
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Lagoa Nova, dois protocolos para pedir a limpeza da água e a retirada da lagoa de estabilização da Caern foram enviados para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) nos dois últimos anos. “A lagoa que deu início à cidade corre o risco de ser dizimada”, alerta.

O secretário de Meio Ambiente afirma que vai tentar convocar uma audiência pública com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e Caern para tratar do caso.
“Já tentei contato anteriormente e nenhum dos órgãos se pronunciou. A poluição da lagoa já aumentou cinco vezes. Dá para sentir o mau cheiro e ver a água preta. Se não houver resposta vamos levar o caso ao Ministério Público”, conclui José Luiz Neto.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Anatel aprova fusão de empresas do grupo Telefônica/Vivo e exige redução de tarifa


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) aprovou nesta quinta-feira fusão que envolve dez empresas da Telefônica, entre elas a Vivo.

Conforme antecipou a coluna Mercado Aberto, da Folha, a agência condicionou a fusão a redução do valor cobrado pela assinatura básica de seus clientes de telefonia fixa em São Paulo.

O conselheiro Marcelo Bechara afirmou que a redução, segundo cálculos da própria empresa, deve ser de 16% a 25%. O valor depende dos ganhos que a empresa terá com a fusão. Segundo Bechara, essa redução deve ocorrer nos próximos cinco meses.

A revisão tarifária é imposta pela Anatel porque com a fusão a empresa terá ganhos econômicos, uma vez que o grupo deixa de pagar imposto entre operações de empresas do mesmo grupo.

Este é o primeiro processo de fusão envolvendo uma grande concessionária aprovado pela Anatel desde a alteração na LGT (Lei Geral de Telecomunicações) em 2011. Até então, as empresas de telefonia eram proibidas de prestar diversos serviços por uma única pessoa jurídica.

O processo de fusão não deve ser analisado pelo Cade, no entendimento da Anatel, porque não envolve criação de uma nova empresa. Com a decisão da Anatel, o grupo terá dois CNPJs: a Telefônica (que será responsável pelos serviços de telecomunicações) e a TDAT (que ficará a cargo dos outros serviços do grupo).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em 1ª ação conjunta de drones, FAB e PF apreendem drogas na fronteira


Drone da PF à frente e o da FAB atrás (Foto: Tahiane Stochero/G1)
Em uma ação inédita, os drones (veículos aéreos não tripulados, conhecidos no país como vants) da Força Aérea Brasileira e da Polícia Federal começaram a voar juntos para reprimir crimes na fronteira do Paraná com o Paraguai.
O G1 acompanhou nesta quinta-feira (23) uma operação na base da PF em São Miguel do Iguaçu, a 40 km de Foz de Iguaçu, de onde partiram dois drones da FAB e um da PF para vasculhar a fronteira. Com câmeras infravermelhas e sensores térmicos, os vants têm permitido o monitoramento de suspeitos de tráfico, fazendo com que policiais em terra abordem os carros e as embarcações após a visualização.

O coordenador do projeto vant da PF, Álvaro Marques, e o coronel Donald Grankow, comandante do Esquadrão Hórus, a tropa da FAB que voa com os drones no Brasil (Foto: Tahiane Stochero/G1)O coordenador do projeto vant da PF, Álvaro
Marques, e o coronel Donald Grankow, comandante
do Esquadrão Hórus, da FAB (Foto: Tahiane
Stochero/G1)
Nesta quinta, o tempo fechado não permitiu muitos voos e os aviões fizeram apenas uma identificação de áreas na fronteira para mapeamento. Mas na terça-feira (22), quando os drones começaram a operar conjuntamente pela primeira vez, os militares e os policiais dividiram o espaço aéreo sobre o Lago de Itaipu, cercando completamente a área. A ação resultou na apreensão de cerca de 200 kg de maconha, segundo o chefe do Centro de Inteligência e Análise Estratégica da PF, Disney Rossetti. 

A PF não diz se a droga estava em uma embarcação ou em um carro, pois não fornece informações sobre investigações em andamento.
A ideia é que o teste conjunto de drones da PF e da FAB possa ser expandido de forma ininterrupta nas fronteiras, em especial no Norte do país, afirma o delegado Rossetti. A ação integrada permite que “alvos”, como a polícia denomina quadrilhas sob investigação, possam ser monitorados diuturnamente. Isso porque se o vant da PF precisar voltar para a base para reabastecer, o da FAB pode “rendê-lo” e continuar seguindo os suspeitos.

Drones Tipos Arte 1 (Foto: Editoria de Arte / G1)
“Estamos unindo forças e compartilhando conhecimento. A PF tem um know-how de agir como polícia e usamos os vants neste sentido, como arma de inteligência. O uso de vants ainda é novo para todos nós”, diz Rossetti.
O coronel Donald Grankow, comandante do Esquadrão Hórus, a tropa da FAB que voa com os drones no Brasil, destaca a união das instituições. “Os vants têm finalidades diferentes e nós também possuímos conhecimentos e empregos diferentes. Somos militares de uma força armada, formados para a guerra. Eles são policiais, possuem uma formação de inteligência. Como estamos atuando há mais tempo, nossos pilotos, que são pilotos de caça e outros aviões também, já adquiriram uma técnica que pode ser compartilhada sobre como atuar com segurança."
Grankow diz que os aviões não tripulados têm um fator surpresa. “Com o vant, a gente pode ver os suspeitos, acompanhar os criminosos, descobrir coisas sem que eles, em terra, nos vejam”, acrescenta.

'Disputa'
A PF e a FAB, que usam aviões de empresas concorrentes, negam que haja uma eventual disputa entre as corporações. “Não há briga nenhuma entre os vants da PF e da FAB. Isso nunca houve. A ideia do trabalho conjunto é para gerar padrões de atuação. Eles são militares, têm uma visão diferente. Nós temos uma visão policial. Eu tenho quatro pilotos formados para o vant, todos são pilotos comerciais também. Os três pilotos deles que estão aqui são pilotos de caça. Aqui é a oportunidade para nossos pilotos conversarem, trocarem experiências que podem gerar um padrão de atuação para o futuro, para os grandes eventos”, diz o coordenador do projeto vant da PF, Álvaro Marques.

Drones Cronologia Arte 2 (Foto: Editoria de Arte / G1)
Apesar de serem de empresas concorrentes, tanto os drones da PF como os da FAB são israelenses. A PF opera dois vants Heron, da Israel Aeroespace Industries (IAI), que pesam até 1.100 kg e possuem autonomia de até 36 horas. Mas como possui apenas uma central de controle em solo, que recebe as imagens captadas e retransmite para um centro de controle em Brasília, a PF não tem capacidade de colocar os dois aviões voando ao mesmo tempo.
Já a FAB opera quatro vants do modelo Heron, da Elbit, com autonomia média  de 16 horas e peso de 450 kg. Na operação, porém, apenas dois são empregados.
Mecânicos e técnicos de ambas as empresas israelenses conversam e participam, nos bastidores, do teste, comparando o desempenho dos vants.
“A primeira coisa que queríamos descobrir era se, voando juntos, um não interferia no outro. Os vants possuem radares e antenas para que possam transmitir as imagens, em tempo real, para nossa base de controle em solo. Com o vant da FAB e o nosso próximos no ar, constatamos que não havia problemas, que a integração era perfeita”, diz Álvaro Marques.
“Outro teste que fizemos era para o caso de perda do link (chamado pela FAB de “enlace”), que permite que o piloto em terra veja e controle o vant. Se, por acaso, os três vants voando (os dois da FAB e um da PF) perdessem o contato com o solo ao mesmo tempo, o que podia acontecer? Como faríamos para eles voarem em segurança e pousarem sem cair ou se chocar no ar? Combinamos que cada um voltaria para a pista por um lado de uma cabeceira. E deu tudo certo”, acrescenta Marques.
Antes de ser agente da PF, Marques foi militar da Força Aérea e colega do coronel Grankow na academia militar que forma os oficiais. “Fomos colegas e somos amigos. Aqui é de piloto para piloto, não tem competição”, afirma.

Drone da FAB é usado em operação (Foto: Tahiane Stochero/G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Investidor diz que negociação de Neymar será fechada em 10 dias


Neymar pode ter feito contra o Joinville um de seus últimos jogos pelo Santos


A negociação de Neymar para o Barcelona deverá ser concluída em 10 dias. Essa é opinião de Roberto Moreno, diretor executivo da DIS. investidora que possui 40% do passe do craque santista. Em entrevista à Rádio Transamérica, o dirigente acenou com boas possibilidades de o negócio sair.

"Nós queremos receber o que nós investimos. 30 milhões de euros é um bom valor para nós. A minha sensibilidade me diz que este negócio será fechado em até 10 dias. O atleta já acenou que quer sair", afirmou Moreno.

Na quarta-feira, o Santos recusou uma segunda proposta do Barcelona pelo jogador, mas o clube espanhol agiu rápido e oficializou outra oferta, no valor de R$ 65 milhões, como mostrou o UOL Esporte.

Como Neymar da Silva Santos, pai do atacante, por contrato terá direito a 10% do valor que cabe ao Santos na transação, o Comitê Gestor do clube acredita que o representante do jogador pode aceitar a transferência imediata do filho com o aumento das propostas dos espanhóis.

A nova proposta do Barça “esquentou” a negociação, pois a cúpula santista não recusou de imediato e prometeu analisar a oferta. É a terceira proposta feita pelo Barcelona ao Santos para contratar Neymar. As propostas anteriores de R$ 42 e R$ 57 milhões foram recusadas pela diretoria alvinegra.

Após o duelo entre Santos e Joinville, o técnico Muricy Ramalho voltou a dizer que Neymar está cada vez mais perto de sair. Além dele, o goleiro Ivan, do time catarinense, disse que o atacante santista falou que realmente vai embora da Vila Belmiro.

“Pedi para ele ficar, só que ele já falou que não vai ficar, falou que já não dá mais, é complicado”, afirmou Ivan em entrevista à ESPN Brasil. “Ele falou que está difícil, complicado. Pedi para ele ficar, falei ‘fica aí cara, tu abrilhanta nossos gramados, é uma alegria poder jogar contra ti, poder te ver jogando', e ele falou ‘não dá mais, está complicado’”, completou.

Neymar tem contrato com o Santos até julho de 2014, com opção de renovação por mais um mês, caso o time da Vila Belmiro esteja disputando a Copa Libertadores da América. O vínculo do craque com o clube vencia em fevereiro de 2015, mas foi reduzido em agosto de 2011 sob alegação do presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro de um “projeto pioneiro”.

O direitos econômicos de Neymar estão divididos da seguinte forma: 55% pertencem ao Santos, 40% a DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, e 5% a Teisa, grupo de empresários formado por alguns conselheiros influentes do clube.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Herói de reféns de Cleveland ganha hambúrgueres pelo resto da vida


Charles Ramsey, vizinho da casa em que as jovens eram mantidas, fala com a imprensa em Cleveland (Foto: Scott ShawThe Plain Dealer/AP)
Lanchonetes de Cleveland, nos Estados Unidos, prometeram dar hambúrgueres de graça pelo resto da vida ao lavador de pratos Charles Ramsey, que ajudou a libertar três mulheres da cidade após uma década de sequestro. Em entrevistas após a libertação, Ramsey contou que estava comendo um hambúrguer do McDonald's quando escutou os gritos de Amanda Berry, uma das vítimas.
Mais de uma dúzia de estabelecimentos da cidade afirmaram que o homem não precisará mais pagar pelos sanduíches, segundo o jornal “The Cleveland Plain Dealer”. A lanchonete onde Ramsey trabalhava lavando pratos também criou um hambúrguer em sua homenagem.

Ramsey respondeu aos gritos de socorro de Berry e a ajudou a fugir de uma casa vizinha, na noite de segunda-feira. Ele também ficou ao telefone com os serviços de emergência, em ações que a polícia considerou como cruciais para resgatar duas outras mulheres e uma criança do cativeiro. Ele deverá receber uma recompensa financeira das autoridades.
O lavador de pratos de 43 anos já cumpriu pena de prisão por furto, em 1993, e em 2003 por violência doméstica. A vítima, sua ex-mulher, disse que atualmente se dá bem com Ramsey, e elogiou sua atitude.

Uma entrevista dada logo após a libertação das vítimas fez de Ramsey uma celebridade. Um vídeo com sua fala transformada em música já foi visto mais de 400 mil vezes no YouTube.
Na mesma entrevista, Ramsey contou que estava comendo um hambúrguer do McDonald's quando escutou os gritos de Berry. Isso levou a rede de lanchonetes a mandar uma mensagem ao homem pelo Twitter. "É assim que se faz, Charles Ramsey -- estaremos em contato".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fabio Santos indica que Jorge Henrique está fora do Corinthians


 Fábio Santos durante a partida entre Corinthians e Atlético Sorocaba no Pacaembu
Fabio Santos praticamente sacramentou a saída de Jorge Henrique do Corinthians em entrevista nesta quinta-feira, no CT Joaquim Grava. O lateral até mesmo desejou que o companheiro faça sucesso em outro clube.  “Ele está abalado, todo mundo sabia que isso podia acontecer. A gente torce para que ele possa ter sucesso em outros clubes”, declarou.

O lateral também defendeu o elenco sobre uma possível omissão na defesa do colega de equipe.  “A questão não é sair em defesa, todo mundo sabe que ele errou. Ele sabe. Não estamos aqui pra julgar, pedir para voltar ou não. A comissão técnica foi bem clara ao passar para a gente a conduta de disciplina”, explicou.

Jorge Henrique foi afastado por ter cometido um ato de indisciplina na véspera da semifinal do Campeonato Paulista, contra o São Paulo. A diretoria não deu detalhes do ocorrido, mas o diário Lance! publicou que ele teria ido a uma balada na noite anterior e mentido para Tite e sua comissão técnica, dizendo que estaria no hospital com o filho.

O episódio foi a gota d’água em uma sequência de problemas de comportamento e irritou a direção. A ideia agora é liberá-lo para um acerto com outro clube ou até a rescisão contratual.

Enquanto isso não se define, Jorge Henrique segue treinando longe do elenco profissional. Nesta terça-feira, por exemplo, ele deixou o CT Joaquim Grava enquanto seus ex-companheiros faziam seus trabalhos em campo. Uma reintegração ao elenco está praticamente descartada.

Nesta terça-feira, o Corinthians adiou a definição do “caso Jorge Henrique”. Afastado do grupo há cerca de duas semanas, o atacante se reuniria com a direção, mas seu procurador não pôde vir a São Paulo e o desfecho acabou ficando para os próximos dias.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››